Pontualidade

Pontualidade

relogio01.jpg

Ontem eu estava em uma Livraria com meu filho, programa este que eu e a minha esposa fazemos com ele com freqüência, e que eu recomendo tanto por motivos lúdicos quanto educacionais, quando ele solicitou que lêssemos juntos o livro infantil “Bob Esponja vai ao médico”. Neste conto infantil, Bob Esponja estava gripado e precisava ir ao médico. No entanto, um personagem secundário chamado Patrick sugeriu ao colega que a consulta fosse cancelada, e deu duas razões para isto: os médicos fazem você esperar horas na sala de espera, e pior, lhe fazem ler revistas velhas.

Este é um dos maiores problemas nas relações médico-pacientes, já que a falta do cumprimento dos horários das consultas traz por si só um grande transtorno para ambos. O difícil atualmente é saber quem é o responsável por esta situação, os médicos ou os próprios pacientes.

Em meu consultório faço por regra que os horários sejam todos cumpridos de forma exemplar. Desta forma, as consultas duram em média 1 hora, enquanto os retornos, têm tempo de agendamento de 30 minutos. O mais interessante é que eu respeito os horários e alguns pacientes não. Como forma de demonstrar consideração que tenho por aqueles que cumprem a horário estipulado, quando um paciente se atrasa, é o seu tempo de consulta que é diminuído, mantendo sempre a próxima consulta no seu horário correto. Sendo assim, quando alguém se atrasa para a consulta, ele estará se prejudicando, já que a consulta, infelizmente, acaba se tornando mais objetiva, e com menor tempo para discussões mais profundas. Nos atrasos mais severos, nós entramos em contato com os pacientes e sugerimos que o seu horário seja remarcado, evitando-se assim uma consulta no mínimo inadequada e superficial.

Como relatou James C. Hunter no best seller “O monge e o executivo”, não se respeitar horários e datas é um sinal claro de que aquele que se atrasa acha que o seu tempo é mais importante que o do outro, o que é extramente arrogante. Além disso, o atraso passa uma mensagem de que quem espera não é importante, já que se fosse, provavelmente esta pessoa seria pontual.

Lembrem-se sempre, atrasar-se é um ato desrespeitoso e que cria hábito, e que deve ser sempre evitado, tanto por médicos, quanto por pacientes.

admin

Postado por:

admin