Sangramento anal: será hemorróida?

Postado em 03.01.2007 - 07:40

O sangramento anal, ou seja, a eliminação de sangue durante a evacuação, é um dos sintomas mais comuns apresentados por pacientes portadores de doenças digestivas e proctológicas. O meu objetivo com este artigo é evitar que este sintoma seja banalizado pelas pessoas como geralmente acontece. Grande parte dos pacientes que apresentam o sangramento anal acreditam que possuem apenas uma pequena hemorróida, e jamais procuram ajuda médica. É notório a todos que a hemorróida, que é uma dilatação dos vasos do ânus, é a maior causadora deste sintoma, mas não é a única.Várias doenças proctológicas e intestinais também podem apresentar o sangramento anal como sintoma, como a fissura anal, a fístula anorretal, as doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa, doença de Chron), a doença diverticular, o câncer de intestino e as mal formações vasculares do intestino. Desta forma, o aconselhamento médico se faz necessário para que um diagnóstico preciso seja feito.

Este cuidado deve ser mais intenso nas pessoas com idade maior de 50 anos e em pessoas que têm história familiar de câncer intestinal. Nestes, como o risco de desenvolvimento do câncer de intestino é maior, e o diagnóstico precoce traz chances de cura reais, a pesquisa da origem e da causa do sangramento deve ser mais intensa. Nos pacientes que atendo em meu consultório, e que apresentam estas características, eu sempre solicito exames de rastreamento para o câncer.
Outro dado muito importante é que a presença de hemorróida não exclui a possibilidade de outra causa de sangramento. Caso você já tenha um diagnóstico de hemorróida realizado por seu médico, e comece a apresentar mudança no padrão do sangramento, como aumento na intensidade, sangue misturado às fezes e presença de coágulos, discuta novamente o seu caso.

Em fevereiro de 2003 atendi um Senhor muito simpático e que se tornou um grande amigo. Naquela data, ele me procurou relatando sobre o seu caso de hemorróida. Durante a consulta, percebi que os sintomas apresentados exacerbavam um pouco o quadro de hemorróida, apesar de comprovar a sua presença no exame físico. Desta forma, sugeri que este paciente fizesse uma colonoscopia (endoscopia do intestino). De forma muito amigável, ele me disse que já tinha esta hemorróida antes mesmo do meu nascimento, e que tinha mais experiência com esta doença do que eu. Como percebi que ele estava apenas com medo do exame, e do seu provável diagnóstico, telefonei a ele no dia seguinte reforçando a minha sugestão.

Depois de três dias ele fez o exame, que mostrou a presença de dois tumores malignos de intestino. Dois dias depois ele foi operado, e hoje está completamente curado. Como fui presenteado por ele e sua família com um lindo quadro, que por sinal faz parte da decoração do meu consultório, todos os dias me lembro de que o mais óbvio em Medicina pode não ser o mais correto.

269 Comentários para “Sangramento anal: será hemorróida?”

  1. 1 Janaina França
    07.10.2008 às 00:24

    Ola.
    Entrei no site para procurar respostas para o sangramento anal da minha mae. Sou fonoaudiologa e trabalho em hospital, claro que me veio o pior do pensamento quando ela me disse que sangrou umas 4 vezes, sangue vivo e alguns coagulos. Marcamos um proctologista do convenio para amanha. Gostei da leiura acima e me tranquilizou, gostaria muito que o medico que vamos passar fosse tambem humano como você. Obrigado.

  2. 2 renata
    25.04.2009 às 21:41

    Gostei muito do seu artigo sobre hemorróidas meu marido se queixa de que quando vai oa banheiro evacua sangue,inclusive coáguos isso me deixou um pouco preocupada,mas vou pedir que ele faça exames não é verdade?só assim se afasta a ideia de algo pior.grata.

  3. 3 Alexandra
    21.05.2009 às 21:38

    Oi. Li seu artigo e foi muito importante para mim saber que apesar de 2 tumores malignos o seu paciente foi curado.
    Sou brasileira, 32 anos e moro na Republica de San Marino pois sou casada ha dois anos com sanmarinense. Tem dois meses que tive uma hemorragia anal durante 4 dias e meio. Nao procurei um medico porque pensava ser hemorroida. Pouco depois marquei uma consulta pois precisava controlar meu ferro, me sentia muito cansada e entao aproveitei para falar da hemorragia. Fez-me imediatamente o exame fisico e descartou a hemorroida. Me perguntou se eu tinha muco nas fezes e eu respondi que sim e tb um pouco de sangue. Me marcou a colonscopia para a prossima terça-feira 25/05.
    Acontece que me informando pela internet em casa, descobri que possuo alguns outros sintomas além do muco (catarro) e sangue nas fezes. O muco està presente jà hà mais ou menos 3 anos. O sangramento iniciou de um ano e meio para cà, ocorrendo uma volta ao dia e muito esporadicamente, o sangramento maior em volume e em numero de dias foi esse ultimo. Hà mais ou menos 2 anos e meio que de vez em quando sinto ingua no pescoço. E hà um ano e meio que frequentemente sofro com o aparecimento de afitas muito dolorosas e profundas na boca. Os sintomas mais recentes iniciaram da 4/5 meses, com alteraçao das fezes em cor e formato, dor no figado, almento do colesterol, colicas.
    Tenho muito temor. Espero que se for um cancer que eu tenha descoberto em tempo.

  4. 4 katia augusto
    15.06.2009 às 23:39

    Como sempre falo, alguns profissionais indepentende da aréa em que atuam são apenas profissionais, outros tem algo a mais chamado dom de Deus.

    Parabens Dr. pelo seu trabalho.

  5. 5 Ana Aurélia
    24.06.2009 às 16:03

    Muito bom seu BLOG ajudou muito no meu trabalho da faculdade esclareu umas duvidas !!!!!!!

    Obrigada!!!!!!!

    bjos!!!!

  6. 6 Ione S.N.Samesina
    02.07.2009 às 12:06

    gostei muito, do seu site, meu marido tem problemas com a hemorroida, às vezes ele sangra bastante, ele já fez uma laqueadura, mas agora o médico disse que tem um diverticulo,que ele precisava operar de novo para retirada do mamilo hemorroidal, mas ele fez um tratamento com homeopatia, e ajudou bastante, e não quis se subemeter a retirada do mamilo henorroida. Com os seus esclarecimentos, lembrei, que ele teve um tio que usava essa bolsa, e exalava um cheiro não agradável, entendi agora o que ele tinha,.Vou pedir ao meu marido, que volte ao medico pra verificar esse problema, como um comentario que eu li, se todos os profissionais fossem mais Humanos do que ser Humano, o mundo seria muito melhor,….Muitooo obrigada Dr.Fernando pelos esclarecimentos!!!!

  7. 7 Gelson de Stefani
    31.07.2009 às 19:01

    Dr. Fernando,

    Mais do que esclarecer sobre todos os tipos de problemas relacionados às hemorróidas, seu blog contém o encorajamento que precisamos pra procurar um especialista.
    Minhas dúvidas foram todas esclarecidas após a leitura, e sinto-me muito mais seguro para procurar ajuda.
    Na próxima 2a. feira ligarei para seu consultório para marcar uma hora.
    Muito obrigado!

  8. 8 vicente sabino damiano filho
    04.08.2009 às 00:58

    Dr Fernando, ando com dores ao sentar, ultimamente uma certa irritação e coceira no ânus.

    Raramente há sangramento vermelho vivo, não misturado com as fezes.

    Meu Pai faleceu no ano passado com 80 anos com câncer no intestino e próstata, eu tenho 50 anos.

    Quanto ao seu Site obtive explicações muito diretas, com certeza que devemos procurar ajuda médica especializada.

    Parabéns e obrigado Dr Fernando pelos seus esclarecimentos.

    Abs.

    Vicente Sabino Fº.

  9. 9 izabel
    16.09.2009 às 22:53

    Estou muito angustiada.Fiz exame de sangue oculto nas fezes e deu positivo.Estou com medo de cãncer, embora tenha feito o exame sem fazer rigorosamente a dieta recomendada por ignorar.Existe possibilidade desse exame dar positivo sem que necessariamente seja um sinal de cãncer?Atenciosamente izabel

  10. 10 Dr. Fernando Valério
    17.09.2009 às 15:40

    Cara Izabel, este exame apresenta sim resultados falso positivos, ainda mais quando mão se realizou um preparo adequado. Desta forma, converse com o médico que solicitou o exame e ele fará uma correlação clínica.

  11. 11 Ana Flávia
    17.09.2009 às 22:06

    Olá Dr. Valério.
    Há mais ou menos dois anos venho sofrendo ao evacuar, sentindo dores e sangramentos esporádicos, mas apenas quando as fezes ficavam ressecadas. Em períodos que descuidava da alimentação e quando não praticava atividade física, a dor ao evacuar era muito dolorosa. Aprendi a controlar a alimentação e a praticar atividade física, com isto não sentia nada. Ocorre que de algumas semanas pra cá vem sangrando muito, bem vivo e vermelho, e com presença de alguns coágulos, mas a dor não é como antes, apenas sangra na hora de evacuar, mas sangra bastante.
    Qual especialista devo procurar? Procotologista ou gatroenterologista?
    A colonoscopia é um exame eficiente para detectar tumores também no reto e intestino grosso, ou existe outro exame?
    Tenho 31 anos.
    Não tenho histórico de parentes com CA de intestino.
    Minha mãe teve CA de ovário, e minha avó materna de mama.

    Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo site.

  12. 12 Dr. Fernando Valério
    17.09.2009 às 22:46

    Cara Ana Flávia, saiba que para o tratamento das doenças do ânus você deverá procurar um Proctologista. Em relação à sua descrição de sintomas, chama a atenção a presença de coágulos, que demonstram que o sangramento pode ser intestinal ou anal (desde que volumoso). Quanto aos tumores colorretais, a colonoscopia é realmente o melhor exame para o diagnóstico destas alterações. Mas lembre-se, este tipo de tumor é mais frequente em pessoas maiores que 50 anos, principalmente quando não há histórico familiar deste tipo de câncer. De qualquer forma, procure um Proctologista.

  13. 13 magna
    18.09.2009 às 10:32

    Bom dia Dr.Fernando!

    Como muitos aqui tirando as duvidas,sou mais uma que durante muito tempo ja tenho alguns sintomas de hemorroidas,mas nunca tinha me tocado sobre isso.Hoje tenho 32 pra 33 anos,mas me lembro que na epoca dos meus 17 em que eu passava por tormentos psicologicos(sindrome do panico),eu ia ao banheiro e evacuava fezes com sangue,mas não sentia dor,em fim deixei por isso mesmo,e tambem era muito ressecada.Hoje ao contrario disso,vou sempre ao banheiro principalmente no periodo da manhã,e ja aconteceu varias vx de evacuar sangue tbm,mas vem sempre a ideia de que era o simples fato de forçar e nada mais,so que agora obeservei que estou com carne exposta e tbm as vx sinto apos evacuar meio dolorido,mas nem sempre,e as vx com sague.
    Então gostaria de saber que tipo de grau seria,pelo que eu estou comentando,e como é feito o exame de cara,e se nesse caso só é possivel com cirurgia,ou com sessões a pessoa pode ser curada,pois isso é bem constrangedor,nunca imaginava passar por essa,e tenho caso de familia que um tio meu já fez cirurgia de hemorroida.

    Ficaria muito grata por uma reposta Dr.Fernado,e parabés pelo site.

    Abraço.

  14. 14 Dr. Fernando Valério
    19.09.2009 às 11:28

    Cara Magna, provavelmente você esteja apresentando realmente um quadro de hemorróidas, mas que agora, além do sangramento, apresenta-se com um prolapso, que é a saída dos mamilos hemorroidários internos para fora do canal anal. Desta forma, você deverá procurar um Proctologista para confirmar este diagnóstico, e provavelmente realizar algum tratamento ambulatorial, como a ligadura elástica.

  15. 15 gilberto schoenau
    26.09.2009 às 22:39

    Dr. Fernando.
    comecei com sangramento de sangue vivo e agora apresento
    fezes escuras apenas em uma parede das fezes só na primeira
    evacuasão,o resto do dia é normal.
    Agradeço vossa atenção se for atendido fico muito grato.

  16. 16 Dr. Fernando Valério
    28.09.2009 às 09:38

    Caro Gilberto, saiba que todo sangramento anal deve ser investigado por um Proctologista. Obviamente as causas mais comuns são as hemorróidas e as fissuras anais. No entanto, como doenças intestinais também podem gerar o sangramento, é necessária a avaliação por um especialista.

  17. 17 JORGE ALEXANDRE
    29.09.2009 às 00:47

    PARABÉNS PELO SEU SITE , É POR DEMAIOS ESCLARECEDOR.

    TENHO 57 ANOS , ESTOU ACIMA DO MEU PESO, NÃO PRATICO EXERCÍCIO REGULARMENTE, E PASSO PELO MENOS QUATRO HORAS EM PÉ UMAS TRES VEZES POR SEMANA.DIAS DESSE DEPOIS DE MUITO ESFORÇO PARA ORGANIZAR UMA FESTINHA EM QUE PASSEI O DIA TODO TRABALHAN DO E FICANDO EM PÉ. NO DIA SEGUINTE SENTI UMA DOR AGUDA NO ANUS QUE ME IMPOSSIBILITAVA ATÉ SENTAR DIREITO. ISSO DUROU QUASE UMA SEMANA. ALIVIAVA A DOR UM POUCO COM BANHOS DE AGUÁ QUENTE ( NÃO TOMEI ANALGÉSICOS)UM BELO DIA PELA MANHÃ AO EVACUAR, APESAR DE MEU INTESTINO FUNCIONAR NORMALMENTE FIZ UM POUCO ESFORÇO E NOTEI QUE SUJEI O PAPEL SE SANGUE VIVO. ISSO DUROU UNS TRES DIAS SÓMENTE NA PARTE DA MANHÃ. TENDO PARADO DEPOIS DE MUITAS CAMINHADAS E MUITO LÍQUIDO, MAS VOLTANDO DE VEZ EM QUANDO QUANDO FAÇO ESFORÇO PRÁ EVACUAR. AS FEZES NÃO SAEM COM SAGUE MISTURADO ERA SEMPRE UM FILETE NA BORDA, MAS O PAPEL VINHA COM SANGUE VIVO. UMA VEZ PELA MANHÃ SÓ EM FAZER UM POUCO DE FORÇA SE DEIXAR SAIR AS FEZES PASSEI O PAPEL E SUJOU MUITO POUQUINHO, ESTOU PREOCUPADO? O SR. PODE ME ESCLARECER. MAIS UMA VEZ ME DESCULPE TER ME ALONGADO. É QUE ME PREOCUPEI MESMO ..SOU AMANTE DA VIDA. ABRAÇOS E QUE DEUS LHE ILUMINE SEMPRE

  18. 18 JORGE ALEXANDRE
    29.09.2009 às 00:48

    ME ESQUECI…NÃO SINTO DOR AO EVACUAR NEM DEPOIS

  19. 19 Dr. Fernando Valério
    29.09.2009 às 11:45

    Caro Jorge, em relação às suas dúvidas, saiba que o seu quadro pode ser decorrente de algumas doenças anais, como as hemorróidas, a fissura anal e a fístula perianal. As hemorróidas podem causar o sangramento sem a presença de dor ao evacuar, principalmente com fezes mais ressecadas e volumosas. A fissura por outro lado, tem como principal característica a dor ao evacuar. A fístula também pode apresentar sangramento, mas geralmente é perianal e discreto.

  20. 20 Henrique
    02.10.2009 às 02:08

    Boa Noite Dr. Fernando Valerio, primeiramente quero lhe parabenizar pelo site que é muito útil e esclarecedor.

    Tenho 26 anos, e há cerca de 4 dias, venho tendo sangramento ao evacuar, do tipo vermelho vivo, de ensopar o papel higiênico, chega a agua do vaso fica avermelhada, estou assustado com isso, pois acho muito sangue perdido… As fezes são ressecadas e volumosas.
    Não costumo comer nada com fibras, bebo muito pouca agua e muito pouco exercício físico, peso atualmente 60kg. Gostaria de saber o que pode ser esse problema, se devo procurar um Proctologista o quanto antes, e o que devo fazer pra amenizar enquanto não vou ao medico…
    Muito Obrigado. Abraços!

  21. 21 Henrique
    02.10.2009 às 02:11

    Desculpa, esqueci de falar que não sinto dor ao evacuar, nem antes, nem durante, nem depois.

  22. 22 Jessica
    03.10.2009 às 19:09

    Dr Fernando
    Boa noite, li o seu site e pude entender mais sobre as doenças anais. Tenho 21 anos e estou tendo a uns 3 meses sangramento na hora de evacuar,pois quando as fezes esta ressecada sangra bastante, e fica ardendo, eu não sei se posso estar com algum câncer intestinal, pois penso que pode ser hemorroídas, mas não sei!!! Há uns 4 anos atrás fiquei umas 2 semanas sem evacuar, enttão tomei em um dia 6 laxantes, onde tive diarréia,com esta consequência na semana seguinte comi muitos alimentos que me davam prisão de ventre, dai fiquei novamente com as fezes ressecadas, tornei tomar 3 laxantes, que causou a diarréia, então repetir comendo muitas coisas que me dão prisão de ventre, e por fim tomei mais 2 laxantes. E como consequência tive uma reação alérgica terrível,onde fiquei muito empolada com uma tremedeira no corpo. Desde então não posso tomar nenhum laxante mais pois os mesmos sintomas voltam.

    Doutor, queria saber do Senhor,se isso pode ter prejudicado uma área do meu intestino?

    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos!!

  23. 23 Dr. Fernando Valério
    04.10.2009 às 07:21

    Caro Henrique, saiba que todo sangramento anal deve gerar uma investigação por um proctologista, já que há um número enorme de doenças anais e intestinais que podem causar o sintoma descrito por você. Obviamente, o quadro mais comum a causar o sangramento são as hemorróidas, mas como lhe disse, não é o único, e por isso a necessidade da consulta. Por enquanto, mantenha uma boa hidratação e faça uma dieta rica em fibras.

  24. 24 Dr. Fernando Valério
    04.10.2009 às 07:23

    Henrique, algumas doenças responsáveis por sangramento anal não geram dor. De qualquer forma, esta é uma informação importante, porque ajuda a descartar alguns problemas como a fissura anal, que causa muita dor ao evacuar.

  25. 25 Dr. Fernando Valério
    04.10.2009 às 07:51

    Cara Jessica, em relação aos seus sintomas, obviamente você deveria procurar um Proctologista, já que todo sangramento anal deve ter um diagnóstico esclarecido. Além disso, saiba que tumores intestinais são raros em pessoas da sua idade, e por isso, não são a primeira hipótese para o seu caso. Sendo assim, você deve estar apresentando um quadro de doença anal, como hemorróidas ou fissura anal, que devem ser tratadas. Quanto ao uso de laxantes, não acredito que tenham lhe causado alguma lesão importante.

  26. 26 Jessica
    07.10.2009 às 14:39

    Obrigada pelo o esclarecimento doutor, fico mais aliviada!!!

  27. 27 Rafael
    19.10.2009 às 15:42

    Após a relação anal, senti um forte dor de barriga, e quando evacuei saiu muito sangue, até então achei normal, mas no outro dia me deu a mesma dor na barriga e o mesmo aconteceu… o que pode ser???

  28. 28 Dr. Fernando Valério
    20.10.2009 às 10:24

    Rafael, saiba que todo sangramento anal deve ser investigado. No seu caso especial, é importante saber se o quadro é intestinal, o que justificaria a dor abdominal, ou se é anal e decorrente do trauma. Desta forma, procure um Proctologista.

  29. 29 Joao
    06.11.2009 às 21:36

    Dr. Fernando,

    Eu tive à cerca de uma semana ou 10 dias sangramento anal.
    Depois parou, mas acho que agora acabou por formar umas hemorroidas, pois quando vou ao wc sinto uma ou duas “bolas” na zona do anus. Estas duas “bolas” voltam para dentro após evacuar.
    É um bocado mau, pois dificulta um bocado quando quero evacuar, e se forçar, é provável que piore as hemorroidas, correcto?

    Já à 2 ou 3 anos tive os mesmos sintomas, e acabou por passar, não me lembro em quanto tempo.
    Qual é o tempo expectável para isto passar?

    Uma última pergunta, no caso de ser cancro, sentiria na mesma este tipo de “bolas” ao evacuar?

  30. 30 Dr. Fernando Valério
    07.11.2009 às 07:40

    João, o seu caso deve estar relacionado a um quadro de hemorróidas que evolui com uma complicação chamada trombose hemorroidária. Desta forma, sugiro que você procure um Proctologista para confirmar o seu diagnóstico, e estabelecer um diagnóstico e um tratamento adequado.

  31. 31 Joao
    07.11.2009 às 22:53

    Obrigado pela resposta.
    De momento é muito complicado para mim conseguir marcar uma consulta para os próximos dias/semanas.
    Existe alguma complicação que possa surgir deste tipo de hemorroidas ou geralmente desaparece e voltam a aparecer de tempos a tempos?

    Quando tive os mesmos sintomas no passado acabou por desaparecer.

    É possível fazer algum tipo de tratamento em casa?
    Ouvi dizer que os banhos em água morna ajudam, mas pode ser um mito.

  32. 32 Dr. Fernando Valério
    08.11.2009 às 14:11

    João, os banhos de assento não são um mito, e têm resultado prático evidente. Em geral os quadros de trombose se resolvem espontaneamente. No entanto, quando submetido a tratamento, o quadro se resolve mais rapidamente. Além disso, o médico pode lhe orientar sobre dieta e hábitos de evacuação que podem evitar a repetição do quadro.

  33. 33 fabiana
    14.11.2009 às 03:30

    Doutor … venho sofrendo de diarreias a ,mais ou menos, 3 anos. Elas sao esporadicas e ,geralmente ,logo apos as refeicoes. A algumas semanas venho tendo sangramentos na hora de evacuar. Eles sao vermelho vivo e nao sao misturados com as fezes. Algumas vezes sinto colicas antes de ir ao banheiro. Nao tenho muco, melena, coagulos. Tenho 34 anos e uma tia com cancer de intestino e meu pai retirou polipos em uma colonoscopia a algumas semanas. Me ajude , estou muito preocupada. Obrigada

  34. 34 Dr. Fernando Valério
    15.11.2009 às 17:13

    Fabiana, como você apresenta um quadro de diarréia e evolui no momento com sangramento, é muito importante que você procure um Proctologista. É muito possível que uma colonoscopia (endoscopia do intestino grosso) seja solicitada para você.

  35. 35 Paulo Cezar
    18.11.2009 às 03:33

    Doutor, desde 3 dias atrás, venho sofrendo de sangramento em vermelho vivo (não misturado as fezes) e dores fortes ao evacuar. O que pode ser? Eu acredito que possa ser uma fissura anal. Tenho que procurar to proctologista? Existe algum tratamento caseiro? (tenho vergonha de ir ao médico)

  36. 36 Dr. Fernando Valério
    19.11.2009 às 14:06

    Paulo Cezar, saiba que todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, e que existem causas anais e intestinais para que o sangramento ocorra. Sendo assim, a avaliação de um especialista é muito importante.

  37. 37 Veridiana
    01.12.2009 às 13:04

    Doutor ,
    Há mais ou menos 3 anos senti dores no anus e notei que havia alguma coisa fora do meu anus, parecia uma bexiga , porém dura . Depois de dois dias ela desapareceu e não voltou mais. Porém a pouco dias depois de fazer um pouco de força para evacuar notei um pouco de sangue vivo no vaso sanitário. Passado dois dias percebi que havia um pouco de sangue misturado às fezes ( bem pouco) . Estou com dúvidas pois justamente neste dia fiquei menstruada ( estava bem no início ,tanto que só começou a descer no final da tarde) . Agora tbém no finalzinho percebi novamente mais um pouco . Ps . Nunca tinha percebido nenhum sangue nas minhas fezes até este dia em que tive que fazer um pouco de força. EStou muito preocupada ,pois tenho medo de que possa ser algo grave. Geralmente não costumo ter problemas para evacuar e qdo acontece é mais no início , depois sai normalmente s/ problemas . O que pode ser?

  38. 38 Dr. Fernando Valério
    03.12.2009 às 08:23

    Veridiana, provavelmente você apresenta um quadro de hemorróidas e que justificaria o seu sangramento. No entanto, todo quadro de sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, já que existem outras causas anais e intestinais que justificam a presença de sangue nas fezes.

  39. 39 Darci Magalhães
    03.12.2009 às 22:13

    Gostei muito do blog. E gostaria de tirar uma dúvida. Fiz a cirurgia de hemorroidas externa a 75 dias. Ocorreu tudo bem no pos operatorio, voltei ao consultorio do medico uma semana depois e estava inchado ainda. O medico falou que vai demorar uns 6 meses para diminuir esse inchaço (volume) que ficou apos a operação e que ainda poderá ficar um tipo de “orelhinha”, isso é normal?

  40. 40 Dr. Fernando Valério
    04.12.2009 às 08:35

    Darci, agradeço o seu interesse pelo blog/site. Em relação ao seu quadro, é comum que ocorra um aumento da pele próximo às incisões cirúrgicas devido à ferida operatória, que é chamado de plicoma. Infelizmente em alguns casos este excesso de pele persiste ao longo da vida pode necessitar de um procedimento cirúrgico para a sua retirada.

  41. 41 Junin
    05.12.2009 às 00:51

    Doutor tenho hemorroidas a uns 4 anos já. Perco muito sangue durante as fezes, gostaria de saber se isso pode causar ínguas persistentes no pescoço.
    Grato

  42. 42 Dr. Fernando Valério
    06.12.2009 às 22:41

    Junin,as hemorróidas não têm a capacidade de causar os distúrbios em pescoço descritos por você. Desta forma, sugiro que você procure a ajuda de um Cirurgião de Cabeça e Pescoço para que este profissional lhe avalie.

  43. 43 Reginaldo
    17.12.2009 às 21:00

    Doutor estou apresentando sangramento forte ao evacuar, porém sem nenhuma dor antes, durante ou depois da evacuação. Minhas fez\s são normais, de forma pastosa, mas o sangue se torna volumoso e toda vez que evacuou ele vem em tom de vermelho vivo. Poderia me orientar? moro numa cidade pequena do interior do Ceará onde não há proctologista. O que eu poderia fazer para reverter esse quadro? Ele pode se agravar? desde já muito obrigado> Abraços e parabéns pelo seu blos esclarecedor.
    Ps: Meu pais teve hemoróidas, inclusive foi operado, isso pode influenciar em alguma coisa o meu quadro? Espero ancioso uma resposta.

  44. 44 Dr. Fernando Valério
    18.12.2009 às 00:45

    Reginaldo, o seu quadro se assemelha muito com os sintomas de hemorróidas, já que há sangramento vivo acompanhado das evacuações e sem a presença de dor. No entanto, para a confirmação do diagnóstico e introdução de algum tratamento é importante que você procure ajuda médica. Por enquanto, mantenha uma dieta rica em fibras, evite condimentos e alimentos muito ácidos.

  45. 45 valdirene
    22.12.2009 às 18:32

    Boa tarde, Dr Fernando Valério
    senti uma colica na minha barriga a noite quando me levantei e fui ao banheiro para fazer xixi ao me limpar parecia que eu estava mentruada de tanto sangue vivo que estava no papel so que ao me limpar novamente note que não era da minha vagina que estava sangrando e sim o meu anús.Então tomei um comprimido para hemorróida(varicel) e logo em seguida não sangrou mais.Mas quando acabou o efeito do remédio voltou a sangrar denovo não tenho caso de cancêr na família so de diabete e de pressão alta. Agradeço por este espaço para poder tirar minha dúvida

  46. 46 Dr. Fernando Valério
    22.12.2009 às 22:59

    Valdirene, como você apresentou um sangramento anal associado a quadro de desconforto abdominal, sugiro que você procure um Proctologista. Este sangramento pode ter tido origem na região anal, mas também pode estar relacionado a algum problema intestinal. Por isso, é muito importante ser avaliada pelo especialista.

  47. 47 JORGE
    25.12.2009 às 08:11

    Bom dia DR.Fernando Valerio desde ja os es parabens pelo seu blog.A um ano e meio comecei a sangrar pelo anus na altura fiz uma colonoscopia total onde me foi diagonisticado hemorrides internas fiz um tratamento e passou ,agora tou sangrando de novo sangue vermelho vivo nao misturado com as vezes fica pingando no vaso sanitario nao sinti dor alguma a unica diferença e que agora sinto uns papos fora do anus que despois de evacuar voltam para dentro tou com receio que nao seja hemorroides pois minha mae faleceu com 71 anos de cancro no intestino que devo fazer tornar a fazer colonoscopia desde ja grato pela vossa atençao

  48. 48 Dr. Fernando Valério
    27.12.2009 às 10:18

    Jorge, saiba que o quadro descrito por você ainda é muito compatível com o diagnóstico de hemorróidas. De qualquer forma, este diagnóstico deve ser confirmado em consulta formal com um Proctologista. Em relação à colonoscopia, caso o seu médico acredite que o motivo do sangramento seja realmente um problema do ânus, a colonoscopia não será necessária.

  49. 49 tania Santos
    01.01.2010 às 21:05

    Seu blog é ótimo

  50. 50 arita
    01.01.2010 às 21:20

    Boa noite doutor.

    Gostaria de saber o que pode ser um sangramento anal coagulado cujo exame de colonoscopia feito acusou apenas hemorróidas.

  51. 51 Tila
    01.01.2010 às 22:31

    Boa Noite, doutor.

    É maravilhoso começar 2010 conhecendo pessoas como você. Que Deus te abençoe e toda sua família.
    Fiquei muito aliviada quando li teus esclarecimentos para as pessoas que te perguntam. Gostaria que me respondesse esta pergunta : È possivel um sangramento anal (intenso), coagulado, com mau cheiro, ser causado por hemorroídas?
    Obrigada. Feliz ano novo.

  52. 52 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 21:13

    Arita, em geral o sangramento digestivo com sangue coagulado é mais associado a sangramentos intestinais e não às doenças do ânus, como as hemorróidas. No entanto, saiba que em sangramentos hemorroidários mais volumosos, este sintoma pode ocorrer.

  53. 53 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 21:16

    Tila, em geral as hemorróidas apresentam sangramento vivo e sem odor associado. Os sintomas descritos por você são mais frequentes em distúrbios intestinais, e por isso é importante que uma avaliação seja feita por um Proctologista. Há uma grande possibilidade de que um exame endoscópico seja solicitado para a avaliação intestinal.

  54. 54 joao
    07.01.2010 às 13:32

    ola doutor, estou com sangramento anal ha mais de 1 mes.
    vou ao banheiro cerca de 4 vezes por dia, e as fezes saem com sangue, no começo sangrava bem pouco, hoje em dia, sangra demais e ja tem coagulos de sangue junto.
    e estou sentido muita dor ao redor do anus, e inchaço.
    tenho que tomar ate cuidado para peidar, porue se nao sai sangue tambem, ja percebi que tenho hemorroidas, o que devo fazer? tenho 18 anos. obrigado!

  55. 55 Dr. Fernando Valério
    07.01.2010 às 17:48

    João, todo sangramento anal deve ser investigado por um Proctologista, já que existem várias causas para que este sintoma ocorra. No seu caso, como há a presença de coágulos junto com as fezes, é importante saber se o sangramento não tem origem no seu intestino. Após a determinação da origem do sangramento, um tratamento deverá ser instituído pelo seu médico.

  56. 56 Daniel Carvalho
    08.01.2010 às 16:34

    Boa Tarde Dr. e Parabens pelo seu blog.

    Estou fazendo tratamento de gastrite pois sinto dores estomacais e abdominais, porém conversando com o médico expliquei que as vezes fico de 3 a 4 dias sem evacuar e quando acontece as fezes se acumulam e tenho de fazer força e após a evacuação sinto uma dor no meu abdomendo do lado esquerdo e sinto uma pressão no anus, isso aconteceu a 4 dias atras e as fezes aumularam muito e acho que por fazer força teve um pequeno sangramento. Isso pode ser decorrente da gastrite ou do intestino.
    Abraços

  57. 57 Dr. Fernando Valério
    08.01.2010 às 17:50

    Daniel, como você fez força ao evacuar, provavelmente o sangramento se originou de um trauma no ânus. Desta forma, é muito importante ser avaliado por um Proctologista, até mesmo para que se tenha a certeza da origem do sangramento, e para que um tratamento adequado seja prescrito.

  58. 58 mony
    10.01.2010 às 02:01

    doutor ta com 6 anos que fis a cirugia de emoroida no entanto a 3 anos voltei sentir os mesmo sitomas eu nao sangro com freguencia .mas tem um cisto ao redor do anos que quando eu evacuo sae para fora .quando eu mim lavo ele volta pra dentro eu estou com medo de cançer entestinal porque mim da colicas e fico com mal estar na barriga e fico as vezes com dor forte que nao posso nem colocar o pe no chao quando eu deito que solto gases alivia porem so passa com remedio para dor tenho 29 anos mim ajude estou muito preocupada

  59. 59 Dr. Fernando Valério
    10.01.2010 às 10:34

    Mony, em relação ao câncer de intestino, eu não ficaria tão apreensivo, já que você é muito jovem. Quanto ao seu caso, você pode estar apresentando algum problema intestinal, o que justificaria o desconforto abdominal. Quanto à lesão anal, você pode estar apresentando alguma dilatação de mamilos hemorroidários remanescentes da cirurgia. Desta forma, você deve ser avaliada por um Proctologista para ter estes quadros esclarecidos.

  60. 60 VANESSA CRISTINA DA FONSECA
    12.01.2010 às 10:39

    Bom dia Drº Fernando, parabéns pelo seu blog!!! Por favor, me esclareça uma dúvida: na semana passada percebi presença de sangue no papel higiênico após a evacuação.E ontem, as três vezes que evacuei aconteceu o mesmo, uma quantidade de sangue considerável no papel, na água do vaso sanitário tbém. Só não sei precisar direito se o sangue estava misturado às fezes ou não (isso faz diferença?).Forcei um pouquinho a barra para evacuar a tarde depois que eu já tinha evacuado o sangue chegou a pingar no vaso. Ao evacuar hoje de manhã, já não havia mais a presença de sangue, mas percebi a presença de muco (bem pouquinho).Por favor Drº, o que pode ser isso??? Não sinto dor ao evacuar.Não costumo ingerir muita água, no máximo 1 litro por dia. Há umas semanas atrás ingeri a noite shake com leite desnatado e chá verde ao invés do jantar e emagreci 5 kilos. (tem alguma coisa a ver?). Estou apavorada!!! O que devo fazer, procurar um proctologista??? Vc me indica algum no RJ? O diagnóstico pode ser feito na hora? Me ajuda Drº.!!! Muito obrigada pela atenção. Um grande abraço.

  61. 61 VANESSA CRISTINA DA FONSECA
    12.01.2010 às 10:41

    Ah, Drº a minha idade é 29 anos e minha vó já teve câncer de mama.

  62. 62 renato santos
    19.01.2010 às 10:34

    Dr. Fernando,
    as consultas médicas, sobretudo as de convênios, são insuficientes para esclarecer as dúvidas do paciente. Soma-se a isso o fato de que muitas dúvidas e questionamentos só nos ocorre após o atendimento médico. Nesse sentido, consultar seu site foi extremamente importante: escalreci dúvidas, me conscientizei de uma série de sintomas e procedimetos, o que me tranquilizou. Torço para que que continue com disposição e possibilidade para alimentar e renovar permanentemente seu site, que irei divulgar, pois é por demais útil ao leigo.
    Muita paz e saúde para continuar seu insubstituivel ofício.

  63. 63 Julia
    19.01.2010 às 13:45

    Boa tarde,

    Em primeiro queria parabeniza-lo pela atenção dada as pessoas. Hoje em dia ta dificil achar um profissional como o senhor.
    Indo direto ao assunto, em 2006 fiz o exame Retossigmoidoscopia Flexivel pois eu era muito ressecada e o resultado deu: Doença Hemorroidaria Incipiente e Hipertrofia Papilar, devido a esse resultado fiz um tratamento com Zelmac.Depois em 2007 fiz uma Video Colonoscopia onde deu Melanosis Colica, Dolico Colon e Fissura Anal, onde a única coisa a ser feita foi continuar com o tratamento com o Zelmac. Atualmente voltei a ter hemorróidas externas tratadas com pomadas e remédios, mas hoje estou com uma dor incontrolavel para evacuar, onde parece que tem alguma coisa que impede a saida das fezes, tenho várias vezes vontade de ir ao banheiro (vem dores ao mesmo tempo) mas chega na hora não sai nada, chego a suar frio e as vezes tenho sangramento. Me ajude, não sei o que faço. Já procurei diversos médicos mas todos parecem estar com a agenda lotada.. de qualquer forma, obrigada pela atenção.

  64. 64 Dr. Fernando Valério
    19.01.2010 às 15:49

    Julia, provavelmente o seu quadro decorre totalmente de uma fissura anal que se tornou crônica. A fissura crônica é um corte na borda anal, extremamente doloroso, e que pode estar acompanhado de uma papilite hipertrófica e de um excesso de pele na região anal extena, o que se denomina plicoma sentinela. Em geral, em quadros como este o tratamento é cirúrgico. Desta forma, sugiro que você procure um Proctologista da sua confiança para a indicação de um tratamento eficaz para o seu caso.

  65. 65 Dr. Fernando Valério
    19.01.2010 às 16:35

    Renato, agradeço as suas palavras de incentivo em relação ao site/blog que disponibilizo na Web. Este é um trabalho árduo e diário, já que todas os textos e respostas foram escritos pessoalmente por mim. Mas de qualquer forma, o desenvolvimento deste trabalho sempre foi muito recompensador do ponto de vista pessoal. Eu diria que estou fazendo a minha parte para que tenhamos uma Sociedade mais solidária e respeitosa.
    Quanto à motivação em continuar este trabalho, ela ainda é muito grande. Um grande abraço.

  66. 66 Dr. Fernando Valério
    19.01.2010 às 17:03

    Vanessa Cristina, obviamente todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, que dependendo dependendo da causa da hemorragia poderá realizar um diagnóstico no momento da própria consulta. Em relação ao seu sangramento em específico, como você é nova e não apresenta sintomas de dor anal ou abdominal, você tem uma grande possibilidade de ter apresentado um quadro de hemorróidas. De qualquer forma, este diagnóstico deve ser confirmado pelo seu médico em uma consulta formal.

  67. 67 Telma Italia
    20.01.2010 às 18:54

    Ola Dr.Fernando, encontrei essa pagina na web e me chamou atençao como o Sr respondi as perguntas dos virtuais c uma profissionalidade linda.Tenho 38 anos..em fevereiro de 2009 começei a evacuar c um pouco de sangue mas so uma vez e no decorrer dos meses começou dores do lado direito e a sentir meu umbigo dolorido e coçando, fiz exames de sangue urina feze ecografia de td abdome e nada apareceu, pq pensava q estava c apendice inflamada, tambem fiz visita num ginecologo e td normal e agora o gastro passou uma coloncospia. Doutor pela sua experiencia me diga sua opiniao. Moro na italia e esses medicos sao tao diferentes dos nossos ai no brasil… tou c medo desse exame..me ajude ..sempre tive problemas c prisao e evacuaçao desde nova. agradeço sua atençao.

  68. 68 Dr. Fernando Valério
    20.01.2010 às 22:57

    Telma, como você apresentou sangramento anal associado a quadro de dores abdominais, o seu médico na Itália deve ter alguma suspeita de que o sangramento possa ter origem no intestino. Desta forma, o exame ideal para que essa dúvida seja esclarecida é a colonoscopia.
    Quanto ao exame em específico, atualmente ele tem um índice de complicação baixo, principalmente quando realizado por profissionais experientes com o método.

  69. 69 joao
    22.01.2010 às 19:32

    ola doutor!
    fiz uma colonoscopia e uma biopsia que apresentou os seguintes resultados.
    como vou falar com o meu medico somente segunda feira
    gostaria de que osenhor pudesse me adiantar o que seria:

    1º lesao no ileodistal: processo inflamatorio cronico, intenso, granulomatoso.

    2ºlesao em colon esquerdo: colite cronica moderada, sem evidencias de granulomas.
    por favor me ajude, a decifrar oque e´isso. desde ja muitooo obrigado!!!

  70. 70 arita
    23.01.2010 às 13:46

    Dr.Fernando muito obrigada pela resposta. Agora já sei qual é a causa do meu sangramento anal.Chama-se Angiodisplasia de colon ascendente.Descobri em Teresina, porém estou muito nervosa com medo das reicidivas e o médico não me indicou nenhum tratamento,precaução,etc…apenas a ingestão de ferro. Há algum medicamento que possa me trazer beneficios? e os que trazem maleficios? E os hormônios, já me disseram que faz bem.É verdade ?
    Tenho apenas 45 anos e estou tão triste….

  71. 71 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 08:22

    João, o seu exame mostra que você apresenta uma ileite, que é a inflamação do íleo (parte final do intestino delgado) e uma colite, que é a inflamação do intestino grosso. Desta forma, o seu médico avaliará as imagens do exame, e juntamente com esta biópsia determinará se trata-se de uma inflamação inespecífica ou de alguma outra inflamação intestinal que necessite de algum tratamento. Quanto ao tratamento, ele é medicamentoso.

  72. 72 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 09:07

    Arita, a angiodisplasia é uma alteração vascular na parede intestinal, e que realmente pode gerar sangramento. Quanto à medidas preventivas, orienta-se manter uma boa dieta, rica em fibras e boa hidratação, evitando-se assim o ressecamento das fezes e trauma local. Em casos mais severos, outras medidas podem ser tomadas, como a esclerose do local afetado, por exemplo.

  73. 73 arita
    24.01.2010 às 11:10

    Dr. Fernando, compreendi nas entrelinhas da tua mensagem que aangiodisplasia não é tão grave assim. Muitíssimo obrigada. Só um ser supremo como DEUS para colocar no mundo grandes homens como você. Rezarei sempre pela sua permanência neste mundo por muitos anos.
    Tomarei as medidas (fibra,hidratação), e espero que o médico de Teresina possa fazer esta esclerose. Não sei se podemos considerar meu caso de SEVERO.
    Sangrei apenas duas vezes, mas foi muito, liquido e coagulado na 1ª eu até tomei duas bolsas de sangue no hospital da cidadeonde moro a 400 km de Teresina.

  74. 74 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 19:37

    Arita, agradeço as suas palavras gentis. Em relação ao seu caso, se você necessitou de transfusão sanguínea, o sangramento pode ser considerado importante. Portanto, você deve estar atenta ao seu quadro e ao surgimento de qualquer sangramento.

  75. 75 arita
    24.01.2010 às 20:06

    Muito obrigadaaaaaaaa, pelo carinho, pela atenção e pela consulta. Deus te retribuirá em dobro. Estou bem mais tranquila. Até logo.

  76. 76 alexandre almeida
    26.01.2010 às 13:16

    Boa Tarde!
    Parabéns pelo blog e pelos conselhos oferecidos. Gostaria de pedir uma opinião do Dr., fiz a cirurgia de hemorroidas e ficou aquelas “peles” sobrando. O fica melhor esteticamente para remover: a cirurgia convencional ou a Laser?
    Obrigado.

  77. 77 Dr. Fernando Valério
    26.01.2010 às 23:08

    Alexandre, os resultados cirúrgicos para a retirada dos plicomas anais (peles anais)são melhores com a realização da cirurgia convencional.

  78. 78 magna
    03.02.2010 às 15:58

    Boa Tarde Dotor..

    já vim aqui no seu blog no mes de setembro tirar uma duvida sobre hemorroida e o sr me disse que estou com prolapso,ate então não fui ao medico ainda,por medo msm e vergonha,confesso.E agora estou sentindo essa semana algo ao me sentar,um pouco de incomodação,percebo que não é por causa dos mamilos hemorroidarios e sim algo interno,não sinto nada ao defecar,so msm ao sentar nada q seja dolorido,mas uma vez ao me limpar com pouca de pressao senti uma dorzinha,não sei se vem do canal do reto,estou com medo mais ainda agora..sei q o sr vai me dizer só o procotologista pra dar o diagnostico,mas me tire essa duvida por favor..

    obs:dei uma olhada mais em seu blog e vejo q além de ser um blog muito bom em assunto de doenças,em tirar duvidas,tambem fala sobre assuntos sociais.

    Parabéns pela variedades!

    (quebrando 1 pouco protocolo)

    Saudações Tricolores..~.~

  79. 79 arita
    07.02.2010 às 22:00

    Boa Noite Dr.

    Volto a te procurar para dizer-lhe que uso (estrogeno e cálcio) – sou histerectomizada, não possuo mais ovários. Quero saber se esses medicamentos não são prejudiciais a angiodisplasia de colon (de 0,5 cm ) que tenho?
    Eles alteram alguma coisa a respeito dessa patologia?
    Muito obrigada !

  80. 80 Dr. Fernando Valério
    08.02.2010 às 08:35

    Arita, obviamente a reposição de hormônios pode trazer algumas alterações. No entando isto depende da dosagem hormonal. Desta forma, você deve discutir com o seu ginecologista os possíveis efeitos adversos da medicação que você vem fazendo atualmente.

  81. 81 Carlos Roberto ribeiro júnior
    12.02.2010 às 15:30

    Dr. gostei muito do seu blog. mas tenho uma pergunta para vc.fiz o exame colonos-copia o exame deu normal, mas des o dia do exame estou tendo cólicas intestinais e sangramento
    com coagulo tenho também um problemas com hemorroidas de gr
    2 e estas cólicas está muito frequente, no meu resultado diz que até dois dias é normal o sangramento, mas acompanhada de cólicas não estou intendendo,tenho casos positivo de câncer na familia.

  82. 82 Dr. Fernando Valério
    13.02.2010 às 10:15

    Carlos Roberto, o sangramento anal pode ser decorrente do quadro de hemorróidas, ainda mais porque o preparo para o exame pode lhe causar um enorme número de evacuações. Em relação ao quadro de dores abdominais, ele pode ser causado pela insuflação de gases durante o exame e pela própria manipulação do intestino e preparo intestinal realizado. No entanto, se os sintomas persistirem, você deverá procurar a ajuda do seu médico.

  83. 83 Luís Pinto
    21.02.2010 às 00:10

    Caro Dr. desde já os meus parabéns, pelo seu blog. Já tenho problemas de hemorróidas a muito anos (tenho 38 anos), mas já faz muito tempo que não sentia nada, à cerca de 2 meses tenho sentido algumas vez mau estar intestinal, e associado a isso, ultimamente tambem tenho sentido algum desconforto anal e como sofro de prisão intestinal, na ultima semana quando vou a banheiro sai sangue vivo no final das fezes, e no papel higiénico, sinto que tenho uma saliência pequena na saída do ânus, e de pois de defecar, fico a sentir dor e mau estar no ânus.

    Gostaria de saber o que me aconselha a fazer, visto que ando muito preocupado, porque tenho dois caso de câncer do intestino na família (dois Tios)

    Obrigado e aguardo uma resposta

  84. 84 Dr. Fernando Valério
    22.02.2010 às 12:01

    Luis Pinto, como você tem histórico de câncer intestinal na Família e evolui com sangramento anal, é muito importante que você procure ser avaliado por um Proctologista. De qualquer forma, não fique tão impressionado em relação ao quadro oncológico da sua Família, visto que existem outras razões para estes sintomas.

  85. 85 maria de fatima
    23.02.2010 às 12:36

    Boa tarde!
    Doutor é muito bom ter um profissional dedicado para atender os pacientes e pelo visto senhor é um deles.
    Gostaria de ter tido um profissional como o senhor para ter realizado minha cirurgia .
    Fiz a cirurgia de hemorroidas há 25 dias atrás e estou muito tensa , voltei ao médico 7 dias após a cirurgia eo mesmo pediu que eu voltasse dai há 40 dias, mas estou insegura , porque usei a pomada Fibrase, e antiflamatórios e analgésicos.
    Só que o médico não conversou comigo de como seria a cirurgia , a verdade é não me deu a atenção devida. E agora estou com receio de ter que operar navamente, pois sinto que meu anus está fechando muito e não consigo evacuar sem laxante, que sei que não é o ideal.
    Pergunto: Pode ocorrer isso mesmo do anus fechar após a cirurgia? E quantos dias deveria usar a pomada citada?
    Gostaria de tirar essas dúvidas já que meu médico não conversou nada comigo nem do pré nem do pós.
    Obrigada desde já pela atenção.

  86. 86 Dr. Fernando Valério
    23.02.2010 às 23:40

    Maria de Fatima, saiba que uma das complicações da cirurgia de hemorróida é a estenose do canal anal, ou seja, o estreitamento do ânus. Desta forma, aconselho você a fazer uso de fibras para manter um bolo fecal formado e que possa manter o canal anal dilatado no momento da evacuação. Em alguns casos é necessária a dilatação anal no consultório do cirurgião. Em casos em que a estenose anal já se estabeleceu, pode ser necessária uma nova cirurgia.

  87. 87 Roberta
    01.03.2010 às 17:40

    Boa tarde doutor.

    Ao ler sobre assuntos referente aos sintomas que eu estou sentindo,como prolapso tive conta tbm se meu caso tbm é Síndrome do Intestino Irritável.(não sei se tem haver )sou muito anciosa, toda vez que tenho que sair de casa vou muito ao banheiro,enquanto eu não me sentir totalmente cumprido o fato não me sinto bem em sair.E as vx se caso eu tiver anciosa por mais que eu tenha feito,as vx a vontade vem como seu eu tivesse tomado laxante.
    Dr. me tire essa duvida pois por esse motivo estou me tratando com psicologo achando que essa minha anciedade vem da cabeça,mas pensando bem me pergunto se isso não vem de problema fisico e nao pscologico,cheguei a passar até em psiquiatra e me receitou um remedio pra minha anciedade,so q ainda não tomei.

    Só relatanto esse meu problema de anciedade ..isso ja tenho desde que nasci e acho q por essas e outras isso ocorreu de eu estar com esse problma de hemorroida por ir muitas vx ao banheiro.

    E tem mais dr. essa semana estou sentindo uma dorzinha eh como se estivesse cortado perto da area do anus,eu senti q eh um prolapso q esta inflamado(imagino eu)qndo eu vacuo não sai sangue nas fezes mas sai no papel ,e ao me limpar e até msm ao me sentar sinto meio dolorido,isso está me amedrotando um pouco,pois já senti isso antes ,mas dessa vez a coisa ficou um pouco seria,pra amenizar, na hora do banho deixo a agua bater pra alivar ,isso q tem ajudado.

    Bom doutor desculpe pelo enorme texto mas antes de passar no medico gostaria de tirar essas duvidas no caso de ser sindrome ou coisa da minha cabeça por ser assim,apesar q ta problema é msm hemorroida se eu deveria passar alem do proctologista tbm passar no gastro.

    Desde já agradeço sua atenção.

  88. 88 Dr. Fernando Valério
    03.03.2010 às 09:49

    Roberta, em relação à Síndrome do Intestino Irritável, ela pode causar dor abdominal, gases intestinais, distensão abdominal, diarréia e aumento da frequência evacuatória, ou constipação. Este quadro tem relação com fatores emocionais, e deve ser tratado com medicamentos específicos.
    Quanto ao quadro anal, talvez pelo excesso de evacuações possa ter havido um trauma na região, o que faria com que o sangramento ocorresse. Sendo assim, sugiro que você procure um Proctologista para acompanhar o seu caso e tratá-la de forma efetiva.

  89. 89 Roberta
    03.03.2010 às 17:07

    Entendi Doutor,
    e pelo que ue vejo no relato da sindrome do intestino inrritavél,me enquadro em alguns sintomas,só gostaria de saber se seria o especialista em gastro mesmo pra eu poder ta passando e sair dessa tortura pisocologica.

    sobre a dor que eu tava sentindo já melhorei mas to ciente que tenho mesmo que passar em um proctologista.

    Enfim obrigada pela atenção e que Deus lhe abençoe.

  90. 90 James
    03.03.2010 às 23:23

    Dr. Fernando

    Estou com um problema desde o verão de 2009. Procurei 2 médicos especialistes em Proctologia, fiz exames internos e apliquei alguns medicamentos, mas os sintomas ainda ocorrem.

    Tenho um corrimento no ânus que não é de sangue e nem de pus. É de fezes. Ele fica úmido. Ocorre 1 a 2 vezes por semana. Tenho que me lavar porque o meu ânus assa rapidamente e tenho que tratar com pomada para assaduras.

    Será da alimentação, bactérias, alergia ou doença?
    Estou muito preocupado pois não sei como tratar. O Senhor teria alguma sugestão?

  91. 91 Dr. Fernando Valério
    04.03.2010 às 09:41

    Roberta, o próprio Proctologista poderá avaliar o seu quadro de Síndrome do Intestino Irritável, já que esta doença faz parte do grupo de patologias estudada na especialidade.

  92. 92 Dr. Fernando Valério
    05.03.2010 às 00:40

    James, em relação ao seu quadro, você pode estar apresentando uma discreta perda de líquido intestinal ou fezes. Isto pode ocorrer devido a uma alteração proctológica, como as hemorróidas, ou devido a alguns distúrbios funcionais da região anorretal. Desta forma, é importante que você seja reavaliado por um Proctologista e realize exames específicos ao seu quadro caso isto seja indicado.

  93. 93 Roberta
    22.03.2010 às 14:35

    Tenho 32 anos, a dois ano atras comecei a ter grandes hemorragias vaginais e descobrir que tinha endometriose e na mesma epoca tive hemorragia no intestino,fiz a colonocospia e a medica disse que tinha colite medicamentosa,a´pos esse episodio parei de ter hemorragia anal,mas continuei com a endometriose que operei a exatamente 9 meses atras tendo que retirar o utero, apartir desse momento melhorei da endometriose e a dois meses atras comecei a sentir muita tontura e mal estar o medico me disse que labirintite e agora comecei a ter outra vez hemorragia no intestino sendo que agora e diferente da primeira o sangue vem envolvido nas fezes,e junto vem tipo um cataro,procurei um medico e lee me passou uma colono,estou com medo enão sei muito,bem o que fazer.

  94. 94 Dr. Fernando Valério
    22.03.2010 às 19:00

    Roberta, como o seu médico tem a suspeita de que o sangramento e a secreção sejam originárias do intestino, é realmente preciso se submeter a uma colonoscopia, que é o exame mais adequado para verificar a mucosa intestinal.

  95. 95 marcelo
    23.03.2010 às 13:02

    Bom dia Dr…
    gostei muito de seus comentarios sobre os sintomas de hemorroida. Ja me consultei em tres proctologistas, um deles verificou e passou alguns medicamentos, e, os outros dois so olharam e tambem passaram alguns medicamentos, e nada ..
    eu mesmo verifiquei e vi fissuras, às vezes tenho ardencia e sagra quando evacuo, mas nao é todo o tempo , isto acontece quando as fezes estao muito secas. Gostaria que o sr. me ajudasse, porque no dia 29 irei novamente a consulta, e que eu gostaria que o senhor me instruisse de como devo proceder-me diante do medico, fazendo que tipos de perguntas, porque ele so olham passam medicamento e pronto.
    obrigado..

  96. 96 Daniel
    23.03.2010 às 23:27

    Tenho 18 anos, nao vou ao banheiro regularmente e quando vou faço esforço para evacuar o que esta me causando um sangramento anal,coisa q eu nunca tinha tido antes, o que poderia ser isso? ja aconteceram duas vezes, cheguei a tomar um laxante para ver se regulava o intestino mais nada adiantou e as fezes continuam duras causando dor e sangramento ao evacuar.

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    24.03.2010 às 07:49

    Marcelo, para que a sua consulta seja produtiva primeiramente você deve procurar a ajuda de um médico especialista, no caso, um Proctologista. Além disso, você deve relatar o seu caso com calma e permitir que o seu médico o avalie no exame físico. Para facilitar o entendimento do seu caso, faça um relato detalhado do período da dor, da região do ânus que você sente mais sensível, e fale sobre a sua dieta e hábitos de evacuação.

  98. 98 Dr. Fernando Valério
    24.03.2010 às 08:03

    Daniel, saiba que todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista. De qualquer forma, as causas mais comuns para sintomas como os seus são a fissura anal e as hemorróidas.

  99. 99 Adriana
    25.03.2010 às 09:42

    Bom dia Dr.Fernando

    Dr. ao ler certos depoimentos aqui me deparei com alguns semehante ao meu,um deles é que eu tenho hemorroida(acredito q seja,pois ao olhar no espelho proximo a vagina existe uma certa carne pra fora.E algumas vx qndo estava com as vezes ressecada e pela força saia sangue com as fezes,mas agora parou mais,o sangue sai so no papel e as vx sinto dor no anus após vacuar e se precionar doi.

    Ja ouve vezes de ter um certo corrimento parecia de fezes e as vx so de sangue e vivo.

    Estou preocupada gostaria de saber se já comentado isso por cima se é caso só de cirurgia ou por medicamentos isso pode haver solução?Ah! e minha alimentação ultimamente eh de fibras..

    Costumo muito a ir ao banheiro,minha amiga disse que já teve isso,mas nao to lembrada ql o nome do problema disso.

    Desde já agradeço a atenção.

  100. 100 Dr. Fernando Valério
    25.03.2010 às 10:18

    Adriana, saiba que todo sangramento anal deve ser pesquisado e avaliado por um Proctologista, mesmo que seja em pequena quantidade. Além disso, é necessário o esclarecimento sobre a causa do quadro doloroso anal. Desta forma, sugiro que você consulte um especialista.

  101. 101 Junior
    25.03.2010 às 11:58

    Dr, Estou mto ressecado ultimamente e quando vou ao banheiro as vezes tenho q me esforçar mto para defecar, e isso esta me causando um certo sangramento, o que pode ser?

  102. 102 Adriana
    25.03.2010 às 18:36

    Obrigada pela antenção.

  103. 103 Aline
    26.03.2010 às 16:55

    Olá Dr. Fernando. Já tive fissura anal e tenho quadros esporádicos de gastrite. Semana passada, tive uma leve diarréia (fezes amolecidas) com uma borra de sangue, parecia coagulado. No dia seguinte saiu sangue vivo. Mas no terceiro dia já havia parado. Fui ao medico e ele passou alguns exames como hemograma, parasitologico e MIF e o resultado foi normal. Além disso me receitou ciprofloxacina, para o caso de ser alguma bacteria do tipo Salmonella. mas pergunto se não pode ser hemorróidas, uma vez que tenho casos na família. Minha mãe operou e a do meu tio sangrava esporadicamente. Grata desde já.

  104. 104 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 08:06

    Junior, existem diveras causas para o sangramento anal, mas obviamente as mais comuns são as hemorróidas e a fissura anal. De qualquer forma, é válido que se procure a ajuda de um Proctologista para avaliar o seu quadro e para se instituir algum tratamentdo adequado.

  105. 105 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 08:37

    Aline, como você apresentou sangramento anal, obviamente as hemorróidas fazem parte das possibilidades diagnósticas. De qualquer maneira, é importante ser avaliado por um Proctologista para confirmar ou descartar este diagnóstico. Além disso, como você apresentou sangramento com coágulos, é interessante saber se o sintoma não decorre de alguma doença intestinal.

  106. 106 cleo
    01.04.2010 às 13:37

    OLÁ DR FERNANDO!
    GOSTARIA QUE VOCÊ TIRASSE MINHA DUVIDA.
    TENHO 20 ANOS E FIZ UMA CIRURGIA DE HEMORROIDAS INTERNA A 3 MESES,SÓ QUE AINDA EXISTES UMAS BOLHAS EXTERNA, QUE O MEDICO DISSE QUE COM O TEMPO ELAS VÃO MUCHANDO,MAS GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO VAI DEMORARA PARA ELAS DESAPARECEREM COMPLETAMENTE?
    EM QUANTOS AS HEMORROIDAS NÃO SINTO MAIS DOR E NEM SANGRAMENTO AO EVACUAR.
    MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!

  107. 107 cleo
    01.04.2010 às 13:52

    GOSTARIA DE DIZER AS PESSOAS QUE VÃO PASSAR POR ESSE PROCEDIMENTO QUE NÃO PRECISAM TER MEDO E NEM VERGONHA,POIS A CIRURGIA SERÁ RAPIDA E NAO HÁ DOR COMO TODOS FALAM E LOGO ESTARÁ EM CASA.
    PÓS OPERATÓRIO EXIGIR CALTELAS COM OS ALIMENTOS E ESFORÇO FÍSICO ATÉ AS CICATRIZAÇÃO.
    SEGUINDO A DIETA E OS MEDICAMENTOS ORIENTADO PELO MÉDICO,EM POUCOS DIAS ESTARÁ VOLTANDO AS ATIVIDADES NORMAIS.

  108. 108 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 08:17

    Cleo, devido a cirurgia para o tratamento das hemorróidas, pode haver um grande edema (inchaço) na região anal, e por isso você pode perceber o abaulamento. No entanto, com três meses de pós-operatório era esperado que este quadro já tivesse regredido. Por isso, acredito ser interessante rever os sintomas com o seu cirurgião e confirmar se trata-se apenas disso.

  109. 109 Danielle
    04.04.2010 às 11:43

    Olá Dr Fernando, tenho 29 anos e ando bastante preocupada com um sangramento anal que ocorre de vez em quando e com a eliminação de muco nas feze, tenho muito medo de estar com cencer no intestino, por favor me de uma luz para que eu possa fazer alguma coisa. Obrigada.

  110. 110 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 12:31

    Danielle, todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, e na sua idade, em geral corresponde a alguma doença anal (hemorróida, fissura) ou a algum problema inflamatório intestinal (colite, por exemplo). Desta forma, vale a pena procurar a ajuda de um especialista, mas não é necessário ficar tão preocupada com a possibilidade de um câncer de intestino.

  111. 111 Dora Dourado
    06.04.2010 às 21:05

    Dr. Valério,
    Boa noite !
    Dia 03/04/10 ao procurar informações que pudessem me acalmar sobre sangramento nas fezes e com alguns coagulos, encontrei seu site.
    Achei maravilhoso.O Sr. está de parabens.

    Bom saber que existem profissionais capazes de esclarecer coisas para nos “leigos”, tão alarmantes.

    Já fui ao proctologista que indicou fazer video colonoscopia no proximo dia 28/04, e enquanto isso, ir usando Proctyl supositorio. Estou morrendo de medo…
    Quando eu fizer o exame vou voltar a me comunicar.

    Como o Sr. pode ver, nem sei bem o que quero lhe dizer, mas muito obrigada por permitir esse desabafo em seu site.

    Um abraço.

    Dora Dourado

  112. 112 Dr. Fernando Valério
    07.04.2010 às 10:11

    Dora Dourado, como você apresenta sangramento anal e refere a presença de coágulos, é difícil determinar se o sangramento se origina no ânus ou no intestino. Desta forma, a colonoscopia é necessária e foi bem indicada. Desejo sucesso no seu exame.

  113. 113 Danielle
    09.04.2010 às 12:55

    Bom Dia.

    Dr. Fernando, tenho 28 anos e estou muito preocupada com a eliminação de catarro junto com as minhas fezes, tenho muito medo de ser um câncer no intestino já que o aparecimento de catarro é uma de suas principais características. Por favor me esclareça a repeito do assunto.

    Obrigada.

  114. 114 Dr. Fernando Valério
    09.04.2010 às 19:14

    Danielle, saiba que a presença de secreção e muco nas fezes é algo que pode ocorrer em algumas doenças intestinais, e não somente no câncer de intestino. Como você é jovem, deve ficar tranquila e procurar um Proctologista para avaliação.

  115. 115 Aline
    09.04.2010 às 20:31

    agradeço a atenção. Vou procurar um especialista.

  116. 116 arita
    16.04.2010 às 16:49

    Olá DR.

    Eu já estava com saudade de você. Sabe dr. eu sangrei novamente várias vezes em um só dia. Tomei transamim oral e injetável. Não me assustei tanto, graças aos seus esclarecimentos. Estou decidida a fazer a esclerose da angiodisplasia nas férias de julho (tomara que eu não sangre daqui até lá). Diga-me dr. esta esclerose é segura? resolverá meu problema?
    Um abraço de paz.

  117. 117 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 09:29

    Arita, a esclerose é uma das opções de tratamento, e deve ser realizada por profissional experiente na abordagem destas lesões. Em geral os resultados são bons, além de ser uma técnica menos invasiva do que a cirurgia.

  118. 118 celia regina
    26.04.2010 às 12:10

    BOM DIA
    Há um ano e meio fui submetida a uma histerectomia total em decorrência de um câncer de colo uterino,fiz quimioterapia,radioterapia e braquioterapia,atualmente estou bem.Tenho 55 anos,e no momento apresento sangue misturados nas fezes,coagulo, muco e as vezes sangramento sem evacuação,não tenho intestino preso,diante desses sintomas estou preocupada.Gostaria de sua opinião.
    Já marquei a colonoscopia.
    GRATA PELA ATENÇÃO

  119. 119 Dr. Fernando Valério
    27.04.2010 às 10:14

    Celia Regina, um dos efeitos colaterais mais comuns da radioterapia para o tratamento do câncer de colo do útero é a lesão que ela causa no reto, que se denomina retite actínica. Esta inflamação causa sangramento, secreção e desconforto no local. Desta forma, a sua colonoscopia está muito bem indicada.

  120. 120 denise
    29.04.2010 às 13:50

    Dr. tenho andado muito preocupada, pois no inicio de março tive dengue e durante os dias q estive doente quando fui ao banheiro evacuar sangrei, e de la pra ca tem sido assim… o sangue é vivo aparece no papel higienico, envolvendo parte das fezes e no vaso sanitario… ja estou ate com medo de ir ao banheiro… minha avó morreu em consequencia de diverticulite tenho um tio q tambem tem o problema e tem um outro q teve cancer de intestino…
    meu intestino é bem desregulado, as vezes fico uns 2 ou 3 dias sem ir ao banheiro, outras vezes estou com diarreias e colicas…
    tenho 28 anos.
    muito obrigada

  121. 121 Dr. Fernando Valério
    29.04.2010 às 18:16

    Denise, todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista que tentará identificar a causa do sangramento, seja ela anal ou intestinal. Além disso, no seu caso ainda há a alteração do ritmo intestinal, o que justifica mais ainda a avaliação por um especialista.

  122. 122 denise
    01.05.2010 às 17:59

    muito obrigada dr.

  123. 123 ary
    01.05.2010 às 23:47

    DR. TENHO HEMORRÓIDAS, MAS ELAS NÃO ME INCOMODAM,O QUE ME INCOMODA É A UMIDADE QUE FICA NA CUECA, O QUE ME CAUSA ASSADURAS TODOS OS DIAS. É NORMAL?

  124. 124 arita
    02.05.2010 às 17:56

    olá Dr.
    Sangrei ontem o dia todo e hoje pela manhã, tomei 2 transamim injetavel, 4 soro. Estou arrasada.Será que um problema assim poderá ser resolvido só com a esclerose.
    Vou me organizar para fazê-la na proxima semana.
    Eu te escreverei após o tratamento.
    Um grande abraço.

  125. 125 Dr. Fernando Valério
    06.05.2010 às 09:23

    Ary, esta umidade pode estar relacionada ao quadro de hemorróidas como a algum problema de pele na região perianal. Por isso, vale a pena procurar um Proctologista para melhor controle dos sintomas e identtificar uma causa.

  126. 126 Dr. Fernando Valério
    06.05.2010 às 09:32

    Arita, a escleroterapia é um procedimento ambulatorial e que pode ser usado em alguns casos de hemorróidas, mas tem as suas utilizações restritas. O seu Proctologista deverá avaliar se este método é suficiente para o seu caso.

  127. 127 Divany
    16.05.2010 às 20:06

    Olá doutor,estou um pouco apreensiva e gostaria de sua orientação,pois vc sabe que confio no que vc me orientar.Como já falamos anteriormente,sangrei uma vez ao evacuar,depois parou e voltei à normalidade.Neste domingo,voltou a acontecer um sangramente não muito intenso mas,tinha um coágulo.Tenho hemorróidas internas e externas e como não teria coragem de consultar-me com vc neste quesito,fui a um proctologista na 1º vez,que após exame disse ser o sangramento realmente do quadro apresentado.Após ter sangrado agora novamente,vc acha que devo ir ao médico outra vez,principalmente pelo coágulo?Não sinto dores e fiz colonoscopia à 6 meses atrás,com quadro apenas de divertículos.Me ajude ,por favor.

  128. 128 Divany
    16.05.2010 às 20:11

    Vc acha que em seis meses,poderia ter evoluido algo mais grave?Vc sabe que sou preocupada.

  129. 129 Dr. Fernando Valério
    20.05.2010 às 11:25

    Divany, como você já apresentou uma colonoscopia apenas com quadro de diverticulose presente, possivelmente o sangramento se origina das veias hemorroidárias. Desta forma, não acredito que algo de mais sério tenha ocorrido em um período de 6 meses. Desta forma, discuta com o seu Proctologista algum tratamento mais definitivo para as hemorróidas.

  130. 130 Divany
    20.05.2010 às 15:07

    Só mais uma questão:para hemorróidas de grau IV,apenas há indicação cirúrgica,ou as outras formas de tratamentos podem ser indicadas?abraços e até breve.

  131. 131 Dr. Fernando Valério
    21.05.2010 às 10:49

    Divany, nos casos de hemorróidas internas Grau IV, ou seja, naquelas em que o prolapso se torna permanente e irredutível, a cirurgia se torna a única opção quando o objetivo é a cura definitiva.

  132. 132 Rafel
    23.05.2010 às 14:55

    Boa Tarde Doutor!

    Faz um bom tempo que não tinha mais crise de hemorroidas.De um tempo pra cá venho tendo sangramento nas fezes, principalmente quando faço força pra evacuar.Qual o meljor tratamento a ser realizado?Sim!A bebida alcoolica e o cigarro influencia também?

    abraço

  133. 133 Dr. Fernando Valério
    26.05.2010 às 10:12

    Rafael, o interessante é que você procure um Proctologista. Todo sangramento anal deve ser avaliado por um especialista, mesmo que se tenha o diagnóstico prévio de hemorróidas. Além disso, caso este diagnóstico se confirme, você precisa realizar algum tratamento curativo em relação a este problema. Quanto a possíveis tratamentos, isto dependerá do seu diagnóstico. No caso de hemorróidas, a bebida alcoólica pode precipitar as crises, além de fazer força para evacuar, obviamente.

  134. 134 isaias
    08.06.2010 às 08:32

    eu tenho 40 anos e faz 4 dias que venho evacuano com muito sangue so que sempre isto a contece passa algum messes e isso volta o que devo fazer e tenho dores na bariga.

  135. 135 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 14:34

    Isaias, todos os casos de sangramento anal devem ser avaliados por um Proctologista, para que uma causa para tal sintoma seja esclarecida e tratada. Além disso, é importante levar em consideração que você tem dores abdominais, o que pode representar algum problema intestinal como causa da dor.

  136. 136 cristiane bergamaschi ferreira leite
    18.06.2010 às 16:29

    Boa tarde. Car’issimo Dr. meu marido foi diagnosticado com adenocarcinoma moderadamente diferenciado, do reto inferior, localizado a dois centimetros do anus. Tenho noticias que o procedimento cirurgico ‘amputacao’ do anus.existe possibilidades “esperanca” da quimioterapia e radioterapia, “medicina nuclear” eliminar esse tumor, ele tem 52 anos. Agradeco antecipadamente resposta

  137. 137 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 10:48

    Cristiane B Ferreira Leite, a evolução e prognóstico do seu Marido dependerão do grau em que o tumor se encontra, e da resposta que ele terá aos tratamentos. Desejo sinceramente muito sucesso no tratamento dele. Além disso, sugiro que caso ele tenha irmãos, que eles realizem colonoscopia de controle.

  138. 138 Natalia
    23.06.2010 às 14:04

    Dr. Fernando,
    Há um ano tive sangramento, muita dor ao evacuar e tinha uma bolinha fora do ânus. Fui a um proctologista que me examinou e disse trata-se de trombose e fissura anal. Medicou-me com Procto Glyvenol supositórios e melhorei.
    Há uns 20 dias atrás novamente tive sangramento ao evacuar e dor anal, que persiste mesmo após a evacuação (a sensação é de que há algum corte no ânus), mas dessa vez não há nada para fora do ânus. Repeti o tratamento com Procto Glyvenol e depois de 15 dias estava melhor, mas após 2 dias sem o uso, voltou a doer e sangrar (só fica sangue no papel, não pinga).
    Estou muito preocupada e já marquei nova consulta, mas infelizmente consegui apenas para o mês que vem…o que faço?
    Obrigada.

  139. 139 Silvana Alves
    23.06.2010 às 21:20

    Boa noite Dr.Fernando Valério, parabéns pelo trabalho que ajuda a muitos esclarecendo nossas dúvidas.
    Ano passado fiz uma colonoscopia que apresentou serios problemas de hemorróidas, fiz o exame devido sangramento ao evacuar, após o exame tive uma pequena melhora.
    Há uns dois meses tive um sagramento durante 15 dias seguidos, no momento meus sintomas são os seguintes:
    Tenho sangramentos em dias alternados e fezes com catarro escuro(com aparência de sangue). Numca tive intestino preso mas de ums 90 dias para cá quando sinto vontade de ir ao banheiro as fezes são em pequenas quantidades(esferas) envolvidas neste catarro escuro.
    Ainda não retornei ao médico, fico aguardando uma melhora achando se tratar sendo as hemorróidas.
    Não sinto nenhuma dor.

    Deus te abençoe!

  140. 140 Silvana Alves
    23.06.2010 às 21:34

    Boa noite! Quero agregar no conteudo anterior minha idade 50 anos, aguardo sua opinião a respeito do meu quadro!
    Há uns dois meses estou sentindo queimação frequente (todos os dias) no meu estomago, teria alguma ligação?

    Deus abençoe!

  141. 141 Eli
    25.06.2010 às 01:27

    Olá Dr.
    Gostaria muito de uma ajuda…
    tenho 38 anos e sou muito ressecada. De vez em quando fico dias sem ir ao banheiro, e quando vou sai uma fezes toda empelotada, porém nesta semana, notei que havia um pouquinho de sangue no meio das minhas fezes, e após a evacuação minha barriga, na parte inferior fica doendo muito.
    Há cerca de uns 3 meses fiz exames de sangue de vários tipos (porque controlo hipotireoidismo), e não deu nada de anormal. O que poderia estar acontecendo?
    Obrigada Dr.

  142. 142 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 10:23

    Natalia, a sua descrição coincide muito com os sintomas de uma fissura anal, que se caracteriza por dor anal e sangramento discreto. Desta forma, mantenha uma dieta boa em fibras, hidratação, e busque o atendimento de um Proctologista assim que possível.

  143. 143 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 10:33

    Silvana Alves, como você apresenta um quadro de hemorróidas já diagnostica, e a sua colonoscopia prévia não visualizou alguma alteração intestinal, a probabilidade do sangramento ter origem em vasos hemorroidários é grande. Desta forma, eu sugiro uma reavaliação com um Proctologista.
    Quanto ao quadro gástrico, é pouco provável que ele tenha relação com o sangramento anal.

  144. 144 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 10:59

    Eli, o seu sangramento pode ser decorrente apenas de um trauma na região anal em virtude das fezes ressecadas. De qualquer forma, é importante que você seja avaliada por um Proctologista, até mesmo para esclarecer se há relação entre o sangramento e a dor abdominal.

  145. 145 sergio
    29.06.2010 às 20:40

    bom dia srº doutor. tanho andado muito preocupado pois ja algum tempo que ando a sangrar do anus. o sangue e vivo e o papel hegienico vem principalmente com sangue e coágulo. nao sinto dor nenhuma. nao tanho fameliares com cancer. queria saber a sua openião perante estes sintomas.
    obrigado.

  146. 146 sergio
    29.06.2010 às 20:42

    ha esquecime de dizer que tanho 16 anos.

  147. 147 sergio
    29.06.2010 às 21:47

    e para completar o diagonostico eu nao sinto outro sintomas. A nao ser estes ja referidos. Queria que o Dr. me disse-se perante estes sintomas o que poderá ser.
    Muito obrigado e parabens pelo blog.

  148. 148 sergio
    29.06.2010 às 22:02

    pesso imensas desculpas mas ainda para completar os meus sintomas.Eu quando vou me limpar com o papel hegienico as vezes pinga gotas de sangue de cor vermelho vivo.

  149. 149 Dr. Fernando Valério
    30.06.2010 às 10:26

    Sergio, saiba que o seu caso deve ser avaliado por um Proctologista, já que todo paciente com sangramento anal segue esta conduta. No seu caso em especial, chama a atenção a presença de coágulos, o que demonstra haver a possibilidade do sangramento ter origem intestinal, o que reforça a necessidade de se procurar um médico.

  150. 150 sergio
    30.06.2010 às 11:16

    desculpe voltar a ecomudar. mas serao hemorróidas internas?
    eu tanho apenas 16 anos e tanho medo do que seja.Em relaçao aos coagulos sao pequenos e poucos e so aparecem as vezes, o sangue e vermelho vivo e vem separado das feses e quando limpo com o papel hegienico limpo principalmente sangue. as feses sao o normal, nao tanho qualquer outro sintoma. antes de consultar um medico queria saber a sua openiao.
    obrigado

  151. 151 joao
    02.07.2010 às 22:35

    ola , doutor valerio,
    uma duvida, tenho pancolite e uma inflamacao no ileo distal,
    so que derrepente comecei a sentir uma dor ao redor do anus, doia muitoo, e dai saiu uma feridinha, que solta um pus everdeado, o que é issso, como é o tratamento!!
    desde ja obrigado !!!!

  152. 152 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 09:32

    Sergio, em alguns casos, até pode existir a presença de coágulos em pessoas com hemorróidas, mas não é uma regra geral. Por isso reforço a necessiade de que você procure um Proctologista.

  153. 153 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 12:36

    João, existem algumas causas para a saída de secreção, sendo a mais comum a fístula anorretal (leia mais em http://www.drfernandovalerio.com.br/fistula_perianal.htm). Além disso, é importante dizer que algumas colites, como as que ocorrem na Doença de Crohn, a presença de fístula pode estar associada. Desta forma, sugiro que você procure um Proctologista para ser avaliado.

  154. 154 Adriana
    06.07.2010 às 15:01

    Boa tarde dotor..

    me tire uma duvida,tenho hemorroidas externas e tem dias q ta inflamado e inchado,como dizem q banho de assento faz bem qndo tomo banho deixo a agua bater bastante no local,mas fico na duvida se o melhor é banho com agua morna,fria,gelada ou quente..

    Outra coisa vejo muitas receitas caseiras ,como banho de assento como pó de castanha-da-india que alivia a inflamação,sumo de limão que é adistringente e vai muchar a hemorróida e a água gelada também tem esta função por provocar uma vaso constrição.

    To pra marcar um medico,mas gostaria d obter essas informaçães pq qndo se sente a dorzinha queremos nos livrar até o dotor dar a melhor receita e ver o que é melhor para mim.

    Desde já agradeço sua atenção.

  155. 155 Dr. Fernando Valério
    07.07.2010 às 08:31

    Adriana, os banhos de assento são realizados com água quente (40°C), já que o calor tem efeito antiinflamatório e melhor a circulação do local.

  156. 156 Shido
    19.07.2010 às 11:21

    Bom Dia Doutor Fernando.

    Tenho 28 anos e faz uns 2 meses atras tive o diagnóstico de uma fissura anal. fui submetido a uma anuscopia e foi constatada um fissura. faz alguns dias que ao evacuar pude observar na fezes um filete de muco com a cor avermelhada sobre as fezes(apenas um filete). aconteceu apenas uma vez, das demais vezes meu ritmo intestinal apresenta-se normal sem a presença desse filete de mucovermelho, mas mesmo assim marquei uma consulta, para daqui uma 2 semanas. Gostaria de sabe se existe a possibilidade de eu ter algum tipo de câncer no intestino.

    aguardo resposta

  157. 157 Dr. Fernando Valério
    20.07.2010 às 09:29

    Shido, como existe uma lesão anal que justifica o sangramento e você é muito novo, não acredito que deva se preocupar com a possibilidade de câncer de intestino.

  158. 158 Ricardo
    22.07.2010 às 15:53

    Olá doutor, a uns dias venho observando sangue nas minhas fezes, parece catarro com um sangue vivo/vermelho. Além disso no papel higiênico também tem sangue.
    Estou preocupado que isso possa ser cancêr! Devo me preocupar assim? Marquei com medico para semana que vêm..
    Tenho 18 anos..

    Obrigado

  159. 159 Dr. Fernando Valério
    23.07.2010 às 11:17

    Ricardo, você é muito jovem para se pensar em câncer com primeira hipótese. Desta forma, provavelmente você apresente algum problema anal ou algum processo inflamatório intestinal. Sendo assim, é realmente importante que você vá à sua consulta para ter uma avaliação do sangramento que vem ocorrendo.

  160. 160 Diego
    05.08.2010 às 23:44

    Doutor Fernando, parabéns pelo site.
    Estou muito perocupado.
    Tenho 23 anos e hoje acordei com dor na barriga e diarréia. Na segunda vez que fui ao banheiro e evacuei notei a presença de sangue meio coagulado nas fezes. Isso pode ser verminose ou alguma coisa mais grave?
    Há uns meses atras evacuei uma vez com uma pequena quantidade de sangue vivo.
    Obrigado

  161. 161 Dr. Fernando Valério
    06.08.2010 às 16:00

    Diego, o ato de se evacuar sangue pode representar que você tenha algum problema no ânus ou no intestino. Como o sangue estava coagulado em uma das evacuações, as chances de você ter estar com algum problema intestinal são maiores, e podem ser decorrentes de infecções ou processos inflamatórios. Por isso, é importante que você procure um Proctologista ou Gastroenterologista.

  162. 162 PEDRO RONALDO
    11.08.2010 às 13:59

    AMIGO

    EVACUO NORMALMENTE E NÃO SINTO DOR NENHUMA AO EVACUAR. ESTOU ACIMA DO PESO. QUANDO FICO MUITO TEMPO EM PÉ AO EVACUAR SUJO O PAPEL DE SANGUE VIVO MAS SERM DOR E ISSO OCORRE UMA VEZ OU OUTRA NEM SEMPRE. NOTEI QUE UM DIA ANTES DE SENTIR ESSES SINTOMAS PELO TEMPO QUE FIQUEI EM PE PRÁ TICAMNETE O DIA TODO , SENTI UM DOR NO ANUS POR UMA SEMANA. MAS AO EVACUAR NÃO SINTO DOR, ME AGACHANDO AO TOMAR BANHO NOTEI UMA SALIENCIA TIPO UM VERRUGUINHA NA LATERAL DO ANUS. E SINTO UMA FALHA COMO SE FOSSE FALAH DE SAIDA DE AR AO EVACUAR TB SEM DOR . O QUE PODE SER. TENHO 58 ANOS E ESTOUA CIMA DO PESO COM JÁ FALEI E NÃO TENHO PRATICADO ESPORTES. TRABALHO NA NOITE NO PALCO E TOMO MINHAS CERVEJINHAS. O QUE O SR PODE ME AJUDAR?

  163. 163 Dr. Fernando Valério
    13.08.2010 às 09:58

    Pedro Ronaldo, todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, ainda mais em pessoas acima de 50 anos. Mesmo que o quadro atual não cause dor e se assemelhe aos sintomas de hemorróidas, é necessária a avaliação do especialista.

  164. 164 jeniffer karoline anuda simen
    15.08.2010 às 17:47

    Doutor, gostaria de tirar essa dúvida com o senhor. Vou ao banheiro regularmenta, porem há duas semanas comecei a notar a presença de bolhas espumosas com sangue separadas das fezes no vaso sanitário.estou com muito medo já fiz várias pesquisas e não encontro nada.O senhor poderia me ajudar,pois estou com muito medo. obs tenho 22 anos. Desde já agradeço a atenção.

  165. 165 jeniffer karoline anuda simen
    15.08.2010 às 17:51

    Desculpe doutor, já fiz exame parasitológico e não acusou nada.obrigada

  166. 166 Dr. Fernando Valério
    16.08.2010 às 10:32

    Jeniffer Karoline, todo sangramento anal deve ser pesquisado por um Proctologista, para que se saiba a origem do sintoma, se anal ou intestinal. Após esta determinação da causa do sangramento, um tratamento específico ao seu caso será indicado. A consulta é realmente necessária no seu caso.

  167. 167 fernando miller
    21.08.2010 às 02:06

    Caro Dr. Fernando, estou há quase dois meses com sangramento anal, vermelho vivo, não misturado as fezes. Estou tomando metiformina para diabete, comprimido e acho que isso tem desarranjado meu intestino um pouco e com aumento de gases. Esses gases veem antes da evacuação.Fui a um médico em São Paulo e o mesmo me receitou antibiotico, anti inflamatório e proctyl. Uma semana depois ainda tenho sangramento. Parei de tomar metiformina para ver se melhora a flatulencia. Tenho 49 anos e estou com receio de que seja um cancer no intestino. Este médico acha ser hemorróida, mas pediu um exame de retosigmodoscopia, devo me preocupar? Pode ser uma inflamação do intestino? Abraço.

  168. 168 Dr. Fernando Valério
    22.08.2010 às 08:40

    Fernando Miller, em geral pessoas com menos de 50 anos e sem histórico familiar de câncer de intestino com sangramento anal como o descrito por você em geral representa apenas o diagnóstico de hemorróidas. No entanto, como a prevenção para o câncer começaria de qualquer forma aos 50 anos, seria interessante que você realizasse uma colonoscopia, que é a endoscopia do intestino grosso.

  169. 169 João
    31.08.2010 às 20:04

    Doutor tenho 50 anos e jah venho tendo sangramentos na hr de evacuar + separado das fezes as vezes em pequena quantidade e as vezes em quantidade maior e não sinto dor ao evacuar. O que pode estar acontecendo? Desde jah Obrigado!

  170. 170 Dr. Fernando Valério
    31.08.2010 às 22:25

    João, saiba que os sangramento anais podem ter origem no ânus ou no intestino, e que devem ser avaliados por um especialista. Por isso, procure a ajuda de um Proctologista para orientá-lo e examiná-lo.

  171. 171 Andressa
    01.09.2010 às 16:21

    Doutor meu pai vem tendo sangramento algumas vezes ao evacuar isso jah acontece a uns 2 anos so q ele não vaii ao medico e fico preocupada c/ele. Oq pode ser o motivo deste sangramento pq não paro de pensar nisso… Obrigado!

  172. 172 Dr. Fernando Valério
    01.09.2010 às 23:52

    Andressa, saiba que todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, principalmente em pessoas com idade maior que 50 anos. De qualquer forma, o sangramento pode ter origem no ânus ou no intestino, e para cada diagnóstico há um tipo de tratamento.

  173. 173 César
    11.09.2010 às 22:32

    Dr. Fernando, boa noite.
    Desde jovem eu tenho fobia de me consultar, pois tenho medo de saber se tenho uma doença terminal. Eu sei que é ridículo, porque se eu tiver, vou morrer de qualquer jeito mesmo.
    Mas meu caso é o seguinte, desde criança (com grandes períodos sem aparecer) eu tenho sangramento leve (raias) e muco (às vezes muito) nas fezes.
    As vezes, minhas fezes saem com se tivessem sido raspadas, com cortes tranversais.
    Ano passado fui ao médico (porque meu ânus doía),ele disse que eu estava com uma leve fissura anal e me mandou fazer uma colonoscopia.
    Fiquei curado rapidinho e, por covardia, nunca fiz a colonoscopia. Já fiz um exame de fezes e nunca fui receber.
    Tenho 26 anos e aparentemente saudável, meu avô materno morreu de leucemia.
    Dr, sinceramente, que doença eu posso ter?

  174. 174 Dr. Fernando Valério
    12.09.2010 às 19:23

    César, provavelmente você apresente a fissura anal já diagnosticada pelo seu médico. No entanto, para se confirmar o diagnóstico é necessária uma avaliação médica novamente.

  175. 175 maria elizabeth casula
    17.09.2010 às 12:20

    DR TIVE UM SANGRAMENTO APENAS UMA VES FAS MAIS OU MENOS UM MES NÃO TIVE MAIS PASSEI NO PROCTOLOGISTA ELE ME EXAMINOU E DISSE QUE E HEMORROIDA EMARCOU O RETORNO SÓ PARA ABRIL ISSO TEM ALGUM POBLEMA UM ABRAÇO.

  176. 176 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 01:03

    Maria Elizabeth, como o sangramento foi único e o diagnóstico foi de hemorróidas, que é uma doença benigna, a conduta não apresenta riscos.

  177. 177 Fabio
    20.09.2010 às 17:09

    Dr. Hà uns 2 anos atrás verifiquei a presença de sangue vivo ao evacuar. O sangue estava presente no papel e às vezes pingava no vaso sanitário. O sangue aparecia todas as vezes que evacuava por 1 semana aproximadamente e depois cessava, ficando algumas semanas sem sangrar. Nunca senti dor. Há uns meses atrás passei a evacuar 1 a 2 vezes ao dia e tomar mais líquido. Faz uns 2 meses que não tenho mais sangramentos ao evacuar. Será que meu problema foi resolvido ou devo consultar um proctologista mesmo assim?

  178. 178 Fabio
    20.09.2010 às 17:32

    Só acrescentando que tenho 30 anos.

  179. 179 Dr. Fernando Valério
    21.09.2010 às 00:18

    Fabio, qualquer histórico de sangramento anal deve ser pesquisado, mesmo que você não apresente sintomas no momento. Sendo assim, em uma consulta com um Proctologista você poderá ser avaliado de forma adequada.

  180. 180 Isabela
    08.10.2010 às 02:23

    Olá Dr. Fernando!
    Tenho 19 anos, e desde muito nova sinto dores ao evacuar. Há uns 11 meses percebi a presença de uma saliência ao redor do ânus. Sinto muita dor ao evacuar, mas nunca saia sangue. Há dois dias ao evacuar sangrei bastante, e em uma das vezes um coágulo. Esse sangramento, e o coágulo podem estar relacionados a hemorróidas?
    Muito obrigada!

  181. 181 Dr. Fernando Valério
    10.10.2010 às 09:28

    Isabela, as hemorróidas se caracterizam comumente pela presença de sangramento, mas os coágulos não são comuns e geralmente chamam a atenção para a possibilidade de um problemas intestinal ou do reto. Por isso, sugiro que você procure um Proctologista para avaliação do seu caso.

  182. 182 Silvana
    14.10.2010 às 01:55

    Dr. Fernando. Sempre tive intestino preso e de uns meses para cá apareceu um carocinho que nos primeiros dias doeu muito. Sinto dores ao evacuar, mais nada tão doloroso, suportavel. Fui diagnosticada com fissura anal posterior, plicoma anal hipertrofico sentinela. Estou com cirurgia marcada para o final do mês. Meu médico apenas diz para nao esquentar a cabeça e que vai ser tranquilo. Mas estou morrendo de medo. Quantos dias o Dr acredita que leva a recuperação? Será muito doloroso o pós operatório? Você acha que compensa realmente fazer a cirurgia? Obrigada!

  183. 183 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 07:51

    Silvana, a sua fissura anal é crônica e caso não tenha melhorado com tratamentos medicamentosos, a cirurgia se faz necessária. De qualquer forma o procedimento cirúrgico apresenta uma recuperação em torno de 10 dias e tem um alto índice de sucesso.

  184. 184 thiago
    19.10.2010 às 11:58

    Olá Doutor!
    Fui trabalhar numa zona rural, e lá almocei uma vez e durante este periodo bebi agua em varios cantos! A agua de lá provem de um poço, e não sei se era tratada!
    Depois disso Há uns dias (- ou + duas semanas) ao almoçar em um encontro sentir uma dor de barriga e evacuei bastante (fezes amolecidas), mas depois fiquei alividado.
    Poucos dias depois acordei com uma forte diarreia, evacuei parecido com agua, tanto que quando fui me lavar ainda pingou no chão (fezes alaranjadas)!
    E por fim depois deste epsódio venho sempre sentido uma desconforto abdominal e anal (quando ando de moto fica como se estivesse assado ao redor do anus) e evacuações pastosas e as vezes fragmentadas qdo acordo, e tenho as vezes a sensação de ter uma ondulação no anus qdo vou me limpar!
    E mais recente aparceu uma tosses secas parecidas tosses alergcas!
    Fui a dois medicos e ambos não me examinaram um passou o creme Novacort e outro ontem disse que devia sr uma verminose e passou Lactpan e sulfametoxazol+trimetoprima!
    Ando muito ansioso e pensando muitas besteiras!
    sem mais queixas

  185. 185 Dr. Fernando Valério
    19.10.2010 às 23:13

    Thiago, como houve claramente uma alteração da dieta e as condições de higiene eram questionáveis, recomendo que você realize exames de fezes para a pesquisa de parasitas.

  186. 186 Patrícia
    26.10.2010 às 09:01

    Boa Tarde Dr. Fernando.
    Sou Portuguesa e admiro o seu trabalho.

    É o seguinte, no último ano tornei-me uma pessoa um pouco hipocondriaca, tenho que confessar. Tudo é motivo para ficar em estado de alerta. Tou sempre atenta a tudo o que acontece comigo e etc.

    Ultimamente nas minhas fezes, quando limpo, noto que vêm umas pintinhas muito, mas muito pequeninas vermelhas nas fezes. Não tenho comido nada assim de especial, que me lembre de cor vermelha. A não ser por vezes iogurtes de morango com pedaços ou algo do género ou até molhos, mas só de vez em quando.

    Não achei nada normal (também porque estou a stressar com tudo) e tentei esmagar/esperemer uma dessas pintinhas vermelhas que ficou assim vermelho no papel depois de esmagada e dá a sensação de parecer sangue. As pintinhas são mesmo pequeninas. Mal se notam.

    Já me aconteceu isso na primavera deste ano, entretanto passou, fiz umas análises de rotina ao sangue e estava tudo normal, acabei por esquecer. Não estava com anemia nem nada.

    Agora noto-as novamente é começo a pensar que é sangue. Liguei para a linha de saude 24 (linha de Portugal que nos orientam a um médico se acharem necessário) a perguntar e disseram, já por várias vezes, que apenas se as fezes fossem muito escuras (quase pretas) ou então com rajadas de sangue bem vísiveis é que teria que consultar um médico ou preocupar-me. Disseram que provavelmente seria pela derivado a alguns alimentos ou assim.

    Não tenho dores nenhumas, as fezes são de cor normal, não tenho diarreia, sinto-me normal, a minha frequencia de idas ao banheiro é normal.

    Estou mesmo preocupada e como já liguei várias vezes para essa tal linha de saude 24 e deixam-me sossegada a dizer que não é nada, mas mesmo assim gostava de saber se já vos aconteceu.

    Tenho 25 anos e nunca tive hemorroidas nem nada do género.

    Agradeço resposta e muito obrigada desde já.

  187. 187 Dr. Fernando Valério
    26.10.2010 às 22:38

    Patrícia, existem diversas causas anais e intestinais que se apresentam com sangramento anal. Obviamente, a principal destas alterações são as hemorróidas. Por isso, seria interessante discutir o seu caso com um Proctologista, que lhe examinará, confirmará um diagnóstico e indicará um tratamento correto.

  188. 188 Luana
    28.10.2010 às 14:57

    Olá Dr.

    Estou com problema á um alteração no anus somente de um lado ele icha quando vou evacuar e arde só que não volta para o lugar devido, mas não sangra e fica vermelho; está me incomodando muito (prisão de ventre estou cuidado disso)mas ele uma espécie de cominho são 3 um do lado do outro.
    Qual será o procedimento mais correto para desaparecer isso?
    Gostaria muito que sumi-se isso,sei que uma especie de hemorroida trombosa e/ou prolaso possivelmente não sei direito.
    Como tratalo?

    Att…

  189. 189 Dr. Fernando Valério
    28.10.2010 às 15:42

    Luana, o mais importante no seu caso é que você procure um Proctologista para avaliar o seu caso e confirmar se há a presença de trombose hemorroidária ou não.

  190. 190 Rosângela Paixão
    02.11.2010 às 22:52

    Prezado Dr. Fernando
    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo execelente trabalho de orientação feita por ti.
    Tenho 32 anos, fiz 3 biopsias hepáticas inconclusivas e suspeita-se de colangite esclerosante primária. Minha enzimas hepáticas estavam bastante elevadas, por isso, iniciei uso do URSACOL(6 comprimidos ao dia). Há alguns meses e hoje ainda mais frequente, perçebo sangue nas fezes. Estou muito assustada. Fiz uma colonoscopia em 2008 e deu resultado dentro da normalidade.Por favor, Dr. Fernando, gostaria de saber se ó problema hepático que possuo e o uso contínuo do URSACOL pode provocar este tipo de sangramento? Antecipadamente agradeço as orientações.

  191. 191 Dr. Fernando Valério
    03.11.2010 às 08:52

    Rosângela Paixão, saiba que o sangramento pode ter origem anal ou intestinal. Em relação a colangite esclerosante há sempre o risco de estar associada a doença inflamatória intestinal, como a retocolite ulcerativa, e por isso ter uma colonoscopia normal já traz certa calma. De qualquer maneira, sugiro que você procure um Proctologista para avaliar o seu caso e examiná-la.

  192. 192 Marcelo
    05.11.2010 às 14:56

    Olá Dr. Fernando, em primeiro lugar parabéns pelo blog.

    Tenho 35 anos, e uma vida esportista saudável, pois sou atleta master (natação). Já faz um tempo venho notando que ao limpar as fezes, de vez em quando ficam marcas leves de sangue no papel, o problema é que quando faço a higiene limpo bastante forte que chego a machucar o ânus. Por vezes, ao evacuar, já apareceu sangue na saída do ânus, não misturado as fezes, mas ao limpar ficava no papel. Ontem estava com dor (parecendo uma dor de assadura no reto) sangrou um pouco mais, além das fezes estarem grandes e ressecadas. Esses sangramentos não ocorrem sempre, são poucas vezes. Conversei com um amigo médico (urologista) e ele me disse que, pelos sintomas, muito provavelmente seria uma fissura. Me orientou a usar proctil e natured, e fazer a higiene com pano úmido e de maneira leve.
    Não tenho constipação intestinal, cólicas, dor, etc, evacuo com uma boa freqüência (de uma a duas vezes ao dia) e tenho uma alimentação relativamente adequada, até por fazer esporte de rendimento.
    A título informativo, possibilidade de ser algo maligno é provável ou seria mais provável a resposta do meu amigo médico? Ah, lógico, ele me falou para consultar um especialista com regularidade a título de prevenção e investigação.

    Muito obrigado.

  193. 193 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 08:20

    Marcelo, a princípio o quadro de fissura anal é uma boa hipótese. De qualquer forma, assim como o seu amigo médico, recomendo que você se consulte com um Proctologista.

  194. 194 arita
    06.11.2010 às 16:37

    Boa tarde dr.Fernando

    Muito tempo né ? Pois é, voltei a te escrever para dizer que fiz a escleroterapia (eu tinha angiodisplasia de colon)desde junho e estou ótima.Quinze dias após o tratamento eu evacuei uma casca e de lá para cá, estou ótima. Agradeço todo dia a você e ao médico de Teresina que me tratou.
    abraços de paz.

  195. 195 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 23:28

    Arita, meus sinceros parabéns a você e ao médico que lhe atendeu pelo sucesso do seu tratamento. Este é o futuro da Medicina, ou seja, resolver casos complexos de forma minimamente invasiva.

  196. 196 Laura
    07.11.2010 às 20:48

    Dr. Fernado, Parabéns pelo seu blog e por sua atenção em responder a tantas perguntas com cuidado e dedicação.
    Gostaria de fazer a minha também. A algum tempo tenho notado “aquele carocinho” que fica na parte externa do anus. Reparei que ele sai quando fico muito tempo de pé ou quando estou passando roupa. Acabo tendo que colocá-lo de volta com ajuda de pomadas. Uma vez tomei o Varicell e foi muito bom (mas não estou encontrando pra comprar), existe outro medicamento tão bom ou melhor? Não tenho sangramentos.
    Aguardo sua resposta. Obrigada.

  197. 197 Dr. Fernando Valério
    07.11.2010 às 23:04

    Laura, você deve estar apresentando um quadro de hemorróidas que se apresentam com prolapso (saída do mamilo hemorroidário do canal anal). Estes quadros necessitam de tratamento ambulatorial ou cirúrgico, dependendo do grau da sua hemorróida. Por isso, recomendo que você seja avaliada por um Proctologista.

  198. 198 Ingrid
    08.11.2010 às 16:27

    Boa tarde Dr. Fernando

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelos esclarecimentos oferecidos em seu blog

    Emtão, a tres dias, percebi algo que me deixou bastante surpreza, no momento em que estava defecando notei que o vaso sanitario estava tingido de sangue, um vermelho vivo. Estou muito preucupada, pois não sinto dores e nenhum tipo de desconforto!
    Gostaria de alguma oientação com relação a qual especialista devo procurar!
    Agradeço desde ja… aguardo resposta!

  199. 199 Dr. Fernando Valério
    08.11.2010 às 19:47

    Ingrid, a sua pergunta é muito relevante. Todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, independentemente do sexo e da idade do paciente.

  200. 200 priscila
    24.11.2010 às 13:02

    Olá dr. fernando tenho notado a uma semana que toda vez qdo defeco e vou me limpar sai como se fosse uma mucosa liquida e transparente misturada com as fezes. o que seria isso, a pouco terminei um tratamento contra a h. pylori(08/11) teria alguma relação com o uso dos antibióticos.
    Desde já obrigado!!!

  201. 201 Mozart
    24.11.2010 às 23:33

    Dr. acho que tenho hemorroidas,mas não me incomoda muito, pois depois que defeco, sinto que estufa , mas depois volta ao normal bem rápido. O que vem me incomodando muito é o fato de ficar frequentemente com assaduras ao redor do anus, será por causa da hemorroida?

  202. 202 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 07:05

    Mozart, este quadro descrito por você pode ter relação com um quadro de hemorróidas. Desta forma, sugiro que você procure a ajuda de um Proctologista para avaliá-lo.

  203. 203 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 07:20

    Priscila, você está evacuando um pouco de muco, e que pode ser decorrente sim dos antibióticos usados para o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori.

  204. 204 Sissi
    13.12.2010 às 17:45

    Olá Dr. Fernando,

    tenho sangramento anal espontâneo junto com a menstruação, mas em menor quantidade. Também tenho um pouco de corrimento e ás vezes tenho a impressão de que sai também pelo ânus, porque suja um pouco a calcinha. Também notei que meus gases, ás vezes, parecem sair juntamente pela vagina. Fiz colonoscopia e deu tudo normal, ultra-som pélvico e endovaginal e deu normal, o CA 125 também deu normal. Meu ginecologista acredita não se tratar de endometriose e sim de uma fístula retovaginal.
    Teria um outro exame para detectar a fístula sem ser o enema opaco? E se detectado, será que eu poderia conviver com ela ao invés de operar e sem maiores consequências? O que causa a fístula?
    Tenho 34 anos, não tenho filhos, nunca tive nenhum problema de saúde e estes sintomas começaram em Junho deste ano.

    Agradeço demais a sua atenção, muito obrigada mesmo.

  205. 205 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 07:29

    Sissi, a fístula retovaginal é a comunicação anormal entre o reto e o canal vaginal, que faz com que gases e fezes sejam eliminados pela vagina. Desta forma, para a confirmação do diagnóstico, é preciso que se realize o enema opaco.

  206. 206 alex
    26.12.2010 às 15:14

    boa tarde dr!
    meu nome é alex tenho 34 anos,casado
    mais ou menos 1 ano e meio atrás fiz vários exames e fui diagnosticado com o cólon irritável. nessa época,tbm havia esporadicamente um pequeno sangramento anal e os exames da ocasião revelaram a presença de fissura anal.
    de 1 mês para cá,esses pequenos sangramentos voltaram. em 1 mês,ocorreu 2 vezes e em quantidade muito pequena.
    Se isso acontece raramente, provavelmente está associado à prisão de ventre(SII) e nesse caso devo incluir fibras em minha alimentação?
    Todos os exames que faço dão normais,exceto o de fissura anal realizado a cerca de 1 ano.
    disseram-me que a fissura pode abrir novamente por causa dos sintomas da sii?

  207. 207 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 09:42

    Alex, a fissura anal é um corte na região anal, que obviamente decorre de um trauma, como a evacuação de fezes ressecadas. Em razão disto, você deve ter a Síndrome do Intestino Irritável controlada, manter boa ingestão de fibras e líquidos, e praticar alguma atividade física com regularidade.

  208. 208 rafael
    04.01.2011 às 14:53

    dr, eu tive uma diarreia muito forte durante 2 dias e para parar tomei um remedio, fiquei uns 3 dias sem ir ao banheiro, quando evacuei não tive problemas algum, mas depois de uns dias minhas fezes começaram a sair com sangue, mas no momento nao sentir dor alguma, isso ja dura 3 meses, agora o sangue nao sai mais nas fezes, não sinto dor forte, só um desconforto e uma dor bem leve alguns minutos depois ao sentar depois das evacuações. Ninguem na minha familia nunca teve hemorroidas e não possuo nada de aparentemente diferente ao tocar no anus. Pelo que li parace ser fissura anal, como vou saber se vai curar sozinha ou se ja se tornou cronica? e se tormou crônica tenho que obrigatoriamente procurar um medico ou os sintomas vao desaparecer como estão desaparencendo bem lentamente meses 3 meses? Tenho 30anos

  209. 209 andre
    04.01.2011 às 17:46

    Boa tarde Dr.
    antes de tudo parabens pelo seu blog, esclarece muitas duvidas… o meu caso é o seguinte : ha uns 4anos atras acredito ter uma seria crise de homorroidas , muita dor apos as evacuacoes sem consegui nem andar … nao vinha sangue , apenas a pele pra fora do anus e muita dor, tomei varicel e depois de alguns meses a dor passou, mais a pele continuava pra fora, mesmo indo ao banheiro nunca mais tinha duido , a 1 mes atras voltou a dor muito ao evacuar e dor pessite muito apos , as vezes dura 4 horas, ate em torcir doi, mais so doi depois das evacuacoes e agora sangra muito pouco nas evacuacoes, o q o sr acha ?

  210. 210 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 18:19

    Rafael, fissuras anais com mais de 6 semanas de história são consideradas crônicas. Desta forma, recomendo que você seja avaliado por um Proctologista para saber a melhor forma de tratá-lo.

  211. 211 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 18:21

    Andre, o seu quadro é muito sugestivo de problemas anais, como hemorróidas e fissuras anais. Desta forma, para confirmar um diagnóstico e introduzir um tratamento adequado, procure um Proctologista.

  212. 212 Hugo 30 anos
    05.01.2011 às 21:44

    Dr.Fernando VALÉRIO
    Antes de mais os meus parabéns por o excelente trabalho,que vem a realizar:vou tentar explicar o meu caso da melhor maneira,em Agosto tive prisão de ventre ia a casa de banho mas
    não consegui fazer quase nada ,tentei mas não consegui,no dia seguinte fui de ferias e estava num sitio onde era difícil arranjar casa de banho aguentei ate a noite no entanto a noite não aguentei e fui fazer e as fezes era algumas moles e misturadas cm sangue,de manha voltei a fazer e já estava normal sem sangue ate hoje nunca mais aconteceu,gostaria que me desse a sua opinião. obrigado por a sua atenção

  213. 213 Dr. Fernando Valério
    05.01.2011 às 23:16

    Hugo, provavelmente você apenas traumatizou a região anal devido a evacuação. De qualquer forma, todo histórico de sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista.

  214. 214 Marli C.Mattos
    11.01.2011 às 21:04

    DR.FERNANDO VALÉRIO Gostei muito das informações contidas acima. Mas aconteceu algo ke no momento esta me preocupando seriamente tenho uma filha de 16 anos á dois dias ela vem tendo sangramento anal, sem relação com hora de evacuar,ela diz ke só ir fazer xixi ke o papel sai sujo de sangue e não é pouco, é vermelho vivo, perguntei se ela tinha notado algo de diferente no anus ou perto. ela disse ke tinha uma bolinha! mas não tem dor, estou com coração na mão!!!! Eu uns tres anos atras operei de fisura,mas andei notando ke de vez em kando aparesse uma bolinha no meu anus e é bem dolorida. sera oke tá acontecendo com minha fiha é a mesma koisa ke tive? e é normal na idade dela? desde já agradeço pela atenção dada a todos nós.

  215. 215 Anderson
    14.01.2011 às 13:00

    Doutor, parabéns pelo seu site, desde 1999 comecei perceber sangramentos leves nas fezes e sanitário, após isso em 2003 senti os sintomas de hemorróidas (sensação horrorosa), ao melhorar dos sintomas ficaram dois plicomas que com o tempo atingiram média de 1cm, qdo minha ex esposa viu ficou espantada e eu morri de vergonha, aff. A 3 meses aproveitei que ainda tinha plano de saúde e fui ao urologista, com muita vergonha mostrei, ele disse não ter necessidade de tirar, mas aquilo incomodava, não adiantava usar papel, a um mês atrás peguei linha de costura e amarrei os plicomas estrangulando-os, no começo fiquei com medo, pois já não era possível desamarrar, mas deu certo pois caíram e a pele ficou lisinha, queria saber se tem risco de voltar, pois hoje minha alimentação é rica em fibras e vou regularmente ao banheiro.

  216. 216 Margaret Gonçalves.
    19.01.2011 às 17:24

    Fui diagnosticada com fissura anal.Fiz todos os exames pré-operatórios e deram normais.Quando fiz uma biópsia,deu carcinoma de células escamosas moderadamente diferenciado.(CID.C21)O médico me deu 90% de cura.Estou muito triste e angustiada.Vou começar 6 semanas de radioterapia e quimioterapia.Tenho 54 anos,no geral tenho boa saúde.DR:com toda a sua vasta experiência,o que o sr.me diz.O médico me disse que o meu carcinoma,é no canal anal e quefoi diagnosticado no início.Porque não fazer a cirurgia antes e a quimio e a radio depois?Será que por ser o carcinoma inicial,com a quimio e a rádio,não será necessário a cirurgia?Há muito tempo,acompanho o sr.Obrigado.Sou do Rio de Janeiro,o sr:atende no Rio?

  217. 217 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 10:36

    Margaret Gonçalves, felizmente o seu quadro foi diagnosticado, e como aparentemente se encontra em estágio inicial, há boas chances de cura. Quanto à quimioterapia e à radioterapia, os tumores de ânus são tradados desta maneira inicialmente.

  218. 218 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 10:03

    Anderson, primeiramente não recomendo o método “caseiro” que você usou no tratamento dos seus plicomas, mas de qualquer forma você obteve sucesso. Como os plicomas em geral decorrem de processos inflamatórios na região, caso você não esteja apresentando qualquer problema anal, eles não deverão surgir novamente.

  219. 219 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 23:01

    Marli Mattos, entendo a sua angústia de Mãe, mas o mais importante no caso de qualquer sangramento anal é que se procure a ajuda de um Proctologista para um exame clínico adequado.

  220. 220 raquel
    08.02.2011 às 00:24

    Olá Dr.já faz um tempo que saiu em meu anus um caroço,no começo era bem pequeno,mais agora está um pouco maior que um caroço de feijão,e quando evacuo,principalmente quando estou ressecada,sai muito sangue,daquele bem vivo.Depois disso fica muito irritado com coceiras e dores dificeis até de sentar.Isso pode ser hemorroida?estou apavorada,por favor me ajude…

  221. 221 Dr. Fernando Valério
    08.02.2011 às 22:19

    Raquel, o seu quadro pode ser compatível com o diagnóstico de hemorróidas, mas há a necessidade de você procurar ajuda médica.

  222. 222 carina ferreira
    09.02.2011 às 19:49

    deito sangue nas fezes e doi-me ao evacuar isso poderá ser cancro nos intestinos

  223. 223 Dr. Fernando Valério
    09.02.2011 às 23:38

    Carina Ferreira, é difícil afirmar uma causa para o seu sangramento através deste espaço. Por isso, recomendo que você se consulte com um Proctologista.

  224. 224 cleonice
    17.02.2011 às 19:46

    DR.Fernando meu pai tem 74 anos, ele fez uma cirurgia de prostata ja faz quase 2 anos, ele ficou ótimo, não era cancer, ele fez apenas raspage no canal da uretra. Ja faz três dias que ele está colocando coágulos de sangue pelo anus, ele não sente dor, apenas sente vontade de ir ao banheiro e quando vai sai apenas coágulo, o Médico clínico receitou fazer endoscópia, será que pode ser alguma coisa no estomago ou será no intestino? Será que pode está relacionado a prostata? Estou muito preocupada, por favor me responda o mais rápido possível, desde ja agradeço, cleonice.

  225. 225 Dr. Fernando Valério
    17.02.2011 às 22:00

    Cleonice, o quadro do seu Pai é muito representativo, e por isso é importante que ele procure realizar a endoscopia o quanto antes. Caso ele apresente um sangramento mais volumoso, você deverá levá-lo imediatamente a um serviço médico de emergência.

  226. 226 Karina
    18.02.2011 às 11:20

    Dr. Tenho hemorroidas internas e externas o médico disse á uns 2 anos atrás que precisava fazer cirurgia. Agora estou preocupada, porque qdo vou evacuar, sangra e ontem saiu um coagulo de sangue junto. Pode ser CA, ou é devido ao problema de hemorroidas mesmo? Ele disse que tenho fussura Anal tbém. Estou com medo, o que eu faço?
    Obrigada Dr. Fernando pela atenção.

  227. 227 cleonice
    18.02.2011 às 19:04

    MUITO OBRIGADA DR. FERNANDO AGRADEÇO DE CORAÇÃO PELA ATENÇÃO, ESTAMOS TOMANDO PROVIDENCIAS EM RELAÇÃO AO MEU PAI, OBRIGADA MAIS UMA VEZ.

  228. 228 Dr. Fernando Valério
    19.02.2011 às 00:26

    Karina, todo sangramento anal deve ser avaliado, ainda mais quando apresenta coágulos. Não vejo razão para especular sobre um diagnóstico neste espaço, mas afirmo que você deve se consultar com um Proctologista com certa prontidão.

  229. 229 Lene
    10.04.2011 às 10:57

    Dr. Fernando,antes de mais nada,parabéns pela atitude nobre em responder aos nossos queixumes com tanto carinho e competência!
    Dr. Fernando,estou numa dúvida cruel,fui a três proctologistas para tentar resolver meus problemas.O primeiro foi categórico dizendo : ” você tem hemorróidas,prolapso e hipertonia, vai precisar de cirurgia”.Não deu relevância a coceira , à assadura e à secreção.Ele me indicou dois exames que confirmaram : hemorróidas de grau III,hipertonia e prolapso, me indicou uma pomada , que só veio me aumentar o desconforto e não deu importância a dor terrível ao evacuar e que a dor exacerbava horas após à evacuação.Como em 5 meses eu ficava cada vez pior,procurei o segundo e este me disse que jamais faria uma cirurgia em mim devido à hemorróidas,mas sim à fissura.Disse não entender o porquê da minha pele sensívelperianal estar tão sensível me prescreveu um antiflamatório e uma pomada Bepantol que nada resolveu.Como meu sofrimento parece não ter fim,procurei um outro procto e este está me tratando a quase 3 meses.Tomei Keflex 500mg , usei supositórios e as dores persistem .Este médico me disse que possuo a tríade : plicoma sentinela,2 papilas hipertróficas e fissura.Ele me indicou a título de segurança,uma colonoscopia e me disse que será provável realizar uma cirurgia,porém ele deixou claro que não fará a fissurectomia ( devido a possibilidade, que existe de incontinência para gases e fezes) e irá trabalhar nas papilas e nos plicomas.Disse-me que não tenho problemas com as hemorródas.Sinto que tenho um estreitamento que dificulta mesmo as fezes pastosas de se exteriorizarem e sempre com muita dor.Tenho 50 anos , o que faço? Um forte abraço e sucesso em seu trabalho!

  230. 230 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 15:15

    Lene, considerando que você apresenta a tríade completa da fissura anal crônica: fissura anal, plicoma sentinela e papilite hipertrófica, algum tratamento específico deve ser realizado. Em geral, a causa maior para que uma fissura anal se torne crônica é a presença de excesso de força na musculatura anal (hipertonia esfincteriana). Por isso, este músculo deve ser tratado, com pomadas que o relaxem ou através de cirurgia.

  231. 231 rick
    15.04.2011 às 13:27

    doutor a 1 ano a ir no baNHEIRO SAI UMA FEZES GRANDE E GROSSA E RESSECADA , E NA HIGIENIZACAO NO PAPEL SAIU UM POUCO MAIS UM POUCO SO DE SANGUE , OQUE SERIA? FORCEI PARA EVACUAR E SENTI MUITA DOR, PORQE A FEZES ERA GRANDE PARECIA QUE IA TER UM FILHO , E GROSSA TB, ESO FOI DESTA VES?

  232. 232 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 08:35

    Rick, provavelmente você esteja apresentando um quadro anal decorrente do trauma. Os diagnósticos mais comuns são as fissuras anais e as hemorróidas. Desta forma, é interessante que você seja avaliado por um Proctologista, tanto para lhe orientar sobre o funcionamento intestinal e para tratar o quadro anal.

  233. 233 rick
    16.04.2011 às 19:57

    desculpa ta mandando varios comentarios , e que nao formulei certa a pergunta! descula, e que no ano de 2010 aconteceu que defeqei uma fezes grossa e grande e doeu na hora so , e so foi desta ves , fas 1 ano ja! nuncA MAIS ACONTECEU FOI UMM UNICA VES! OBRIGADO ASSIM O DR PODE RESPONDER , SE ENTENDEU ERRADO A 1 PERGUNTA! ABRACOS

  234. 234 drfernando
    17.04.2011 às 09:04

    Rick, o que importa é que você apresentou um sangramento anal, e que provavelmente decorreu do trauma da evacuação com as fezes ressecadas. De qualquer maneira, nestes casos é sempre importante avaliar a região anal com um Proctologista.

  235. 235 Bia
    21.04.2011 às 12:18

    Eu estou com muitas dores no ânus na hora de fazer fezes e ele sangra também gostaria de saber o que está acontecendo comigo?

  236. 236 marco porcaro
    21.04.2011 às 16:11

    ola dr…..parabéns pelo site….
    dr….sou musico desde os 11 anos…..e ja bebi todas ,até alcool de posto….quando me trancou a barriga aos 18 anos…eu ia ao banheiro como vou todos os dias….mas elas ficaram amolecidas e me davam colicas….dai tomei 8 lactopurgas e coloquei 2 laxantes de supositorio…..,e tava meio bebeado….fui parar no hospital…4 semanas internados….sai de la com problemas no estomao,queimação….e dores no abidomem…e tbn me tornei uma pessoa muito extressada após o ocorrido
    Trati com um gastro…..e me receitou diedrate,q após 1 ano ele fez efeito….fiquie até os 22 sem beber….Dai voltei a abusar….bebida,cigarro,gorduras…engordei quase 30 kilos…quando senti uma dor no anus….e fui ao proctologista….ele me falou de uma glandula….q estava inflamada e melhorou….mas continuei a beber;;;;e agora me deu muitos gases….vou ao banheiro todos os dias…..e me sinto pessimo com os problemas da vida….procurei meu medico…meus sintomas vão de depressão a sii….ams hoje evacuei e saiu sangue….mas tipo….bem pouco e na bordinha…..tipo uma aguinha…..e vendo o que li sobre cancer….,que tem muco….eu tenho….tudo na minha cabeça é cancer;;;;;e cada dia tive um sintoma diferente….na segunda foi diarreia,na terça o estomago,na quarta me deu colica,na quinta eu estava otimoooooooo…dai comi um bolo hehe.;;e na sexta me deu diarreia de novo….e hoje tava otimo…eu naum tava com vontade mas fiquei la sentado pra ver se saia algo….saiu bem pouco….e um pouco de sangue…sera foi prq eu forcei???e agora to pessimo..chorando na cama….sera q a tenho algo??ou estu com sintoma de depressão??

  237. 237 Dr. Fernando Valério
    21.04.2011 às 18:27

    Bia, existem algumas doenças anais que podem causar dor e sangramento, como as hemorróidas e fissuras anais. Para confirmar o seu diagnóstico e instituir algum tratamento é recomendada a consulta com um Proctologista.

  238. 238 Dr. Fernando Valério
    21.04.2011 às 18:39

    Marco Porcaro, o mais importante no seu caso é se manter calmo e ser avaliado por um Proctologista. O sangramento deve ser avaliado, mas pode ser decorrente apenas de uma lesão anal benigna, e não ter relação com o câncer de intestino.

  239. 239 Silvia brassorotoniv
    30.04.2011 às 12:41

    No final de dezembro de 2009 fiz uma colonoscopia com biopsia que deu resultado de uma colite crônica, que sempre está em crise, a alguns dias quando evacuo ou faço alguma força sangra sangue vivo como de corte, principalmente quando evacuo, sinto uma cólica bem leve no baixo venre, agora vou fazer alguns exames tipo sangue oculto nas fezes outra nova colonoscopia com biopsia e mais alguns exames, gostaria de saber se a colite sangra. Obrigada pela sua atenção.

  240. 240 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 09:11

    Silvia Brassorotoniv, os sintomas mais comuns das colites são o sangramento, as dores abdominais e as alterações do ritmo intestinal.

  241. 241 Dr. Fernando Valério
    19.08.2011 às 18:53

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  242. 242 Elisabete pereira
    23.12.2012 às 13:34

    Boa tarde doutor etenho 28 anos eu estou um pouco assustada quando faco necessidades deito sangue pelo anus e fica me arder. Quando e mole nao deito sendo mais grosso deite e fica me arder. Sera alguma coisa de grave? Obrigado aguardo resposta

  243. 243 francisco
    28.12.2012 às 13:14

    fasso tratamemto de cancer de protata,fiz radioterapia 35 secoes de700mg depis da20 eu comecei a sentir dores horrivel a defecar.alem do mais vinha com sangre o intertino ficou compromitido digo preso uso olio mineral diaramemte e supositorio de glicerina e mesmo asim nao normalizou.hoje vivo deprecivo devido a cituacao que ja faz 1ano e 10 mezes,ate hoje vivo neste dilema.que posso fazer para a cura destes poblema,pois ja tenho uma dieta bem complicada,e ajuda de vez em quanto,nem sepre funciona ja tenho 62 anos precizo de uma orientacao.

  244. 244 Deco
    29.12.2012 às 15:00

    Olá Dr. Há 4 dias eu quando fui evacuar eu tive um sangramento vermelho, ao passar o papel vi sangue vermelho vivo. Assustei-me. As fezes estavam na coloração normal. Nos dias seguintes até hoje mudei minha alimentação colocando muitas frutas.. as fezes não estão tão rígidas, no entanto apesar de não ter mais sangue vermelho, inclusive no papel, noto poucos pontos de sangue vermelho nelas, discretos.. Não sinto dor. E não há sangramento.. Queria ouvir sua opinião..Obrigado!

  245. 245 Dr. Fernando Valério
    03.01.2013 às 15:31

    As hemorroidas são sabidamente as maiores causadoras de sangramento anal, principalmente por ter uma incidência muito alta na população. O sangramento decorrente de hemorroida costuma ser vermelho vivo, não misturado às fezes, que ocorrem no momento das evacuações.
    No entanto, todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, visto que existem uma série de outras doenças que podem ser apresentar com o mesmo sintoma de sangramento.

  246. 246 Dr. Fernando Valério
    03.01.2013 às 15:46

    Um distúrbio muito comum na região do reto é chamado de retite actínica. Esta doença ocorre em pessoas que realizaram radioterapia na região, e por esta razão evoluem com uma inflamação do reto. Esta alteração é tratada com medicamentos introduzidos pelo canal anal ou com cauterização das lesões através da colonoscopia. Apesar de ser um quadro que se caracteriza pela presença de sangramento, não tem relação com a presença de hemorroidas e tem um tratamento diferenciado.

  247. 247 drfernando
    03.01.2013 às 16:26

    Existem inúmeros problemas no ânus e no canal anal que podem causar a presença de sangue nas fezes e dor no local, como a fissura anal, as hemorroidas e a proctite (inflamação do canal anal). O mais importante é que toda pessoa com tais sintomas seja avaliada por um Proctologista.

  248. 248 doralice
    09.01.2013 às 16:14

    meu neto de nove meses evacou sangue com muitos pedaço de sangue oque sera doutor?

  249. 249 Dr. Fernando Valério
    10.01.2013 às 09:18

    Sabidamente as hemorroidas são grandes causadoras de sangramento anal. No entanto, o sangramento pode ter origem em outras doenças do ânus e do intestino. Por esta razão o adequado que todos os pacientes que apresentam evacuações com sangue nas fezes ou somente sangue, sem a presença de fezes, procurem a ajuda de um Proctologista.

  250. 250 edi pereira
    12.01.2013 às 00:49

    Olá doutor, tenho sangramentos anais. Minha idade é de 30 anos. São sangramentos leves no papel higienico, de cor clara. mas consumo alcool e sou fumante. Também estou na universidae e exagerei nas ultimas festas. Sou heterossexual. tabém sinto dores próximas ao cóccsi. Não sinto diarreia. Será que tenho hemorroida?

  251. 251 edi pereira
    12.01.2013 às 01:05

    sinto dores ao sentar, sei que não é provinientede nenhuma queda ou lesão.

  252. 252 Dr. Fernando Valério
    12.01.2013 às 09:40

    As hemorroidas são doenças que se caracterizam pela presença de abaulamento anal, sangramento e prolapso. A intensidade do sangramento pode variar de pessoa a pessoa. O importante é que qualquer pessoa este sintoma seja avaliado por um Proctologista.

  253. 253 Pedro Rodrigues
    18.01.2013 às 00:31

    Ola! Tenho Hemorroidas internas diagnosticadas pelo medico há cerca de 1 ano. Normalmente o que me acontece é sangrar um pouco depois da evacuação.
    Ontem estava no wc a tentar evacuar mas não consegui, apenas consegui libertar alguns gases…e quando me limpei notei presença de um espirro de sangue na sanita e no papel higiénico. Fiquei preocupada por sair sangue mesmo sem evacuar…
    Devo consultar rapidamente o meu medico para comunicar esta alteração?
    Obrigado pela atenção.

  254. 254 Deusdésio Vivaldo da Silva
    21.01.2013 às 13:59

    Doutor Fernando, meu nome é Deusdésio, tenho hoje 42a, sou portador de hidrocefalia do III ventrículo, já operado em 1991 para recisão de cisto, hoje já aos 42a para 43a em março, sei lá do nada comecei a sangrar e muito pelo anus, tenho bastante dor abdominal, cheguei até em pensar em próstata, mas me disseram que quando o prolema for na próstata o sangramento e pelo canal urinário, então não sei não, será que pode ser algo com a minha DVP, a válvula que tenho no abdomem, ela liga da cabeça até na bexiga, já há tenho á +- 21 anos, e ela está bem esticada, ou será que pode ser algum outro problema? o que o Sr. acha, favor me enviar e-mail se possível e também me orientar o que devo fazer com a máxima urgência, pois da medo, muito obrigado.

  255. 255 Rafael do Amaral Mendes
    24.01.2013 às 12:36

    Dr. Fernando, boa tarde!

    Tenho 26 anos e já apresentei hemorróida que foi tratada, mas de uns dias pra cá venho apresentando sangue nas fezes, mas isto só acontece depois que bebo. Devo procurar um proctologista, ou qual seria o outro médico?

  256. 256 rodrigo
    29.01.2013 às 12:36

    Quando Passo muito tempo sem ir ao banheiro tenho um pouco de sangue nas fezes com um pouco de dor, o que pode ser?

  257. 257 thaiza
    29.01.2013 às 17:51

    Boa tarde!!!
    Dr. Fernando Válerio,tenho notado que toda vez qdo defeco,e vou me limpar,sai um sangramento vivo,só no papel e pouco,nao dói nada,estou muito preocupada com isso.Tenho 22 anos,o que pode ser?
    Desde já muito obrigada.

  258. 258 ACP
    30.01.2013 às 01:58

    Boa Noite Dr Fernando,

    Na proxima semana vou acompanhar a minha mae de 52 anos a efectuar exame ao indestino – clonoscopia.

    Ela desde muito jovem apresenta hemorróides internas e externas, e na ultima clonoscopia efectuada foi detectada Colite Seca. Desde Outubro do ano passado ela passou a ter sangramentos vivos com frequência… esses sintomas acalmam com medicação, e supositórios para as hemorróides, ele é uma pessoa senvivel a nível intestinal devido á colite o medico retirou alguns alimentos nomeadamente a carne de porco e derivados pois causa reacção. Eu tenho que conhecimento que as evacuações com sangue ocorrem após a ingestão de alimentos mais apurados e comidas fortes… Esse sangramento poderá ser por causa das hemorróides internas? Ela também sofre prisão de ventre e sempre faz muito esforço para evacuar… Estou muito preocupada por ser a minha mãe… tenho medo que isto possa ser um cancro, e ando muito assusta, aparentemente ela está óptima, sempre bem disposta, não tem anemia,e não apresenta emagrecimento nem falta de apetite, ao evacuar tb nao sente dor. sente por vezes irritação no anus penso que é proprio das hemorroides. Mas solicito a sua opiniao o exame será efectuado na proxima semana mas mesmo assim agradeço que me dê a sua opniao sincera. Parabens pelo seu espaço :) Cumprimentos Alice

  259. 259 Nath
    01.02.2013 às 13:55

    Olá. doutor… Sou muito ressecada, fico uns 4 dias sem ir no banheiro.. nas ultimas 3 vezes que fui senti mta dor de tao ressecada que estava. Na ultima vez fiquei assustada saiu bastante sangue vermelho vivo e depois que vou no banheiro fica ardendo um pouco e logo passa. Tenho 24 anos e estou muito assutada.

  260. 260 Gonzaga34
    01.02.2013 às 19:45

    Dr.estou a tres semanas com um coçeira anal que ao anoitecer piora muito,percebi tambem que ao me limpar com o papel higienico aparece um pouco de sangue no papel,ja tomei albendazol e PYR-PAN (achei que estava com vermes) mas não deu em nada,quando evacuo não doi mais quando tomo banho que vou lavar a região anal não aguento, arde muito! O que pode ser,emorroidas ou alguma DST?

  261. 261 Carla
    02.02.2013 às 17:45

    Por favor, fiz uma cirurgia de fissura anal a 10 dias. Ainda sinto uma dorzinha,mas creio eu que seja por causa do corte que deu. E hoje fiquei menstruada e ainda nao fechou (cicatrizou) o cortino que foi dado. sera que tem algum problema eu usar absorvende? Estou com uma medo por ainda esta aberto o meu corte,ja que nao pode dar ponto.
    Obrigada

  262. 262 juliana
    06.02.2013 às 14:46

    ola. sou juliana Doutor , meu marido tem 47 anos sofre de sangramentos vermelho bem vivo , ele ja procurou um medico e ele disse que é hemorroida que ele tem que opera . mais meu marido só tá adiando a operaçao , doutor mais eu tenho duvidas ele vai todos os dias no banheiro todas as vezes sangra muito ele tem que ficar de repouso se nao sangra de perna a baixo e esta saindo coalogo sera que é cancer o pai dele operou a prosta . desde já obrigado

  263. 263 rodnei
    15.02.2013 às 11:56

    boa dia a todos

    eu gostaria de uma resposta com urgencia

    fis cilurgia de hemorroidas ja fas 3 meses..e ainda cinto dores qdo vo avacuar..e ainda ao redor do anus esta enchado..a por dente a cicatrizacao ta demorando..

    e normal a demora..ou se alguem ja fes essa cilurgia e uso uma pomada que cicratizo rapido que poderia me indicar o nomi..ja usei 2 tubos de proctil

    desde ja agradeco;;fiquem todos com deus..

  264. 264 Aroldo
    24.02.2013 às 16:44

    Caro Dr Fernando,

    Meu intestino sempre funciou regularmante desde criança, obedecendo a um horário certo (uma vez por dia, pela manhã) para ir ao banheiro. Há dois meses atrás, não sei se em razão de stress no trabalho, tive uma crise em que ia ao banheiro pelo menos umas 4 a 5 vezes no dia. Isso durou uns quinze dias. Há cerca de 10 dias fui ao banheiro como de costume mas parecia estar ressecado e fiz mais força para evacuar. Após isso comecei a sentir dor ao evacuar toda manhã, como se houvesse algo dando uma “alfinetada” no ânus e logo após evacuar via uma gota de sangue nas fezes e pinga uma outra sobre ela. Bom, depois de uma semana e meia assim, hoje não vejo mais sangue. Apenas sinto uma leve dor durante a evacuação e fico com um desconforto que dura até o horário do 1/2 dia. Apenas ontem, senti a mesma dor, que parece estar diminuindo ao evacuar, mas por algum motivo senti um desconforto terrível durante o dia todo. Passei uma pomada (Proctyl) que havia usado há muitos anos atrás quando tive uma pequena físsura anal (receitada por um Proctologista após o exame). Tive a sensação de ardência praticamente durante todo o dia. Eu já tenho consulta marcada com um Proctologista mas infelizmente, devido ao meu convênio médico, ela só acontecerá daqui a um mês. A minha pergunta tem a ver com se é normal sentir essa ardência e desconforto pelo uso da pomada e se pode haver uma cura expontânea só com o tratamento com a pomada? Muito obrigado e parabéns pelo site pois é muito esclarecedor. Ab.

  265. 265 Etienne Soares Miranda
    01.03.2013 às 15:11

    Obrigado pelo artigo, devo procurar um gastro ou protocologista?

  266. 266 Fernanda Safira
    06.03.2013 às 16:36

    Olá, entrei no site a procura de informações a respeito do problema do meu filho. A médica diagnosticou que ele tem alergia a leite de vaca, e não consegue defecar. Aparentemente a alergia não apresenta mais sintomas. Porém, ele não defeca sem a utilização de lavagem, o que me preocupa por saber que não é normal. Já fui a vários médicos e ninguém consegue identificar o seu problema. Será que o problema dele tem solução? Me oriente, porque estou me sentindo perdida, sem saber que profissional eu procuro.
    Abraços!!

  267. 267 Vitória
    06.03.2013 às 17:40

    Tenho problemas com hemorróidas, inclusive sinto vesículas, mas não me incomodam, não doem, não sangram, as vezes, qdo as fezes estão um pouco mais duras, que tenho que fazer um pouco mais de esforço, sinto que as vesículas ficam inchadas mas não sangra nada, há uns 10 anos tenho esse problema, só que de uns 08 meses pra cá, qdo tenho dificuldade em evacuar por conta das fezes estarem mais ressecadas, e consequentemente como disse as vesículas fiam mais inchadas, horas depois qdo vou ao banheiro novamente e não necessariamente evacuar, só ao urinar, as vezes ao sair gases, tenho sangramento de um vermelho vivo, limpo, muito sangramento, que após alguns poucos minutos para, não tenho caso de cancer de intestino na fmília, tenho 46 anos, poderia ser somente das hemorróidas, já que há um esforço para as fezes sair e ao limpar com o papel poderia machucar as vesículas?

  268. 268 Lee
    13.03.2013 às 12:43

    Olá Dr.
    Ontem a Noite, eu estava sentindo muita dor no estômago,
    quando fui ao banheiro, saiu água e sangue, e hoje pela manhã
    vim procurar um diagnóstico ou o porque do acontecido.
    Você pode me dar alguma informação?

  269. 269 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:06

    O quadro de sangramento anal deve ser sempre pesquisado e avaliado. Como ele pode surgir do intestino ou do canal anal, a consulta com um Proctologista é sempre importante. Este especialista tentará identificar pela história clínica e através de exames complementares a origem do sangramento, e com certeza propor algum tratamento.
    Quanto ao abaulamento na região anal, ele é o que denominados prolapso hemorroidário, e dependendo do grau pode ser tratado no próprio consultório (como ocorre com a ligadura elástica) ou até mesmo através de cirurgia.

Deixe um comentário