Honorários Médicos: saiba como proceder

Honorários Médicos: saiba como proceder

relogio2.jpg

O médico, como qualquer outro profissional, deve receber honorários pelo desenvolvimento das suas funções. No entanto, existem maneiras éticas e decentes de proceder esta cobrança. O comportamento médico em relação a sua forma de solicitar os honorários diz muito mais ao seu respeito do que se pode imaginar, e os pacientes devem estar atentos a isto. O meu interesse com este artigo é orientar a todos a como procederem com esta questão, tanto aos que se utilizam de convênios médicos como aqueles que preferem ou necessitam realizar consultas e procedimentos de forma particular.

Aos pacientes que buscam auxílio médico exclusivamente pelo seu convênio, estes provavelmente não terão qualquer custo referentes a pagamento médico durante o seu tratamento, a não ser é claro que o procedimento em questão não seja coberto pelo seu plano de saúde. Mas é exatamente aí que começam as grandes confusões, e que infelizmente alguns médicos se aproveitam da ingenuidade e boa fé dos pacientes e familiares. Quando um médico lhe disser que o tratamento a que você será submetido, assim como o material utilizado, não está coberto pelo convênio, confira esta informação você mesmo. Ou quando um profissional, se é que este termo é adequado a este tipo de médico, quiser lhe cobrar um adicional pela consulta, mesmo sendo referenciado do seu plano de saúde, não pague, não volte, e comunique ao seu convênio. Quando o médico se torna referenciado ao convênio ele assina um contrato, e já sabe neste momento os valores de consultas e tratamentos específicos. Se com o tempo ele achar que o valor pago não é justo, ele deve simplesmente pedir o seu desligamento do convênio, o que pode ser feito através de uma simples carta enviada por fax, e não onerar o paciente que não tem qualquer responsabilidade pela estipulação de valores e que já arca com as depesas do próprio convênio.

Quanto aos pacientes que realizam pagamentos de consultas e tratamentos específicos de forma particular, estes devem discutir com os seus médicos os valores a serem pagos. O valor da consulta é previamente estabelecido, e pode ser conferido com a própria secretária do médico no momento do agendamento, evitando-se assim alguma surpresa e conferindo se o valor é compatível com as suas possibilidades. Em relação aos procedimentos, todos os médicos têm um valor estipulado, e geralmente é ele quem discute isto com o paciente e, uma vez combinado, o valor deve ser mantido. No meu consultório sempre levo em consideração as condições financeiras dos meus pacientes, se os seus convênios médicos cobrem a parte hospitalar, e principalmente se os seus planos oferecem reembolso compatível com a minha cobrança. Além disso, a cobrança só deve ser realizada após a realização do procedimento, e nunca antes, e o médico deve apresentar recibo.

Se o seu médico segue estas normas de conduta, provavelmente você estará em boas mãos. Caso contrário, pense muito, desonestidade e medicina são uma combinação perigosa.

admin

Postado por:

admin