Leia o “Caçador de Pipas”

o_cacador_de_pipa.jpg

Você pode estar achando muito estranho que um médico esteja indicando um livro de ficção, e se perguntando qual a relação disto com a área médica. Primeiro, o autor do livro, Khaled Hosseini, também é médico, e se ele teve a petulância de escrevê-lo, eu tive a audácia de indicá-lo. Segundo, este livro discute de forma profunda características que todos deveriam procurar em seus médicos, como a fraternidade, amizade, dignidade, educação, o respeito pelas diferenças e a coragem. Mais do que isso, o autor mostra como a falta destas virtudes pode ser prejudicial às pessoas que você mais ama.

“O caçador de pipas” é o relato da amizade de dois meninos que viviam no Afeganistão, por sinal local de nascimento de Khaled Hosseini. Amir, o personagem principal, era mais culto, mais rico, mas por outro lado, covarde e recalcado. Hassan, apesar de analfabeto, tinha uma grande percepção de tudo que o cercava, o que o tornava mais sábio e corajoso. Além disso, Hassam simboliza no livro todas as características citadas no parágrafo anterior, e o faz com uma ternura invejável, e em momento algum pousa de herói.

No decorrer do livro, Amir tem a chance de ajudar o amigo Hassam que passa por apuros. Mas não o faz. Este dia muda para sempre a vida destes meninos, e mostra que a falta de coragem e dignidade de Amir teve conseqüências irreparáveis e inesquecíveis. Mas, mesmo após este infortúnio, Hassam manteve o seu comportamento impecável, e continuou fiel ao amigo Amir. Você pode estar achando por este simples relato que Hassam era um fraco ou um bobo. Não era. Ele era o que todos gostaríamos de ser na vida: especiais.

Este tipo de comportamento de Hassam é o que eu acredito ser o adequado a todos os médicos. Nós não somos heróis ou salvadores, somos apenas profissionais da saúde. Cabe a nós apenas dedicar o nosso conhecimento e preparo ao bem-estar das pessoas, que foi o que escolhemos como profissão. Que as nossas frustrações pessoais não nos afastem dos nossos objetivos, das nossas convicções e sonhos, e que um dia sejamos lembrados, não como heróis, mas como Hassam, pessoas especiais.

Leia “O caçador de pipas”, e com certeza você olhará para o lado e perceberá como você é importante para as pessoas que o amam, e como as suas atitudes são relevantes para elas.

admin

Postado por:

admin