Colonoscopia: o que é este exame?

Postado em 31.01.2007 - 10:34

A colonoscopia é o principal exame existente para a avaliação das doenças do intestino grosso. Este é um exame endoscópico, ou seja, um aparelho é introduzido através do canal anal, até que toda a parte interna do intestino grosso seja avaliada.

A colonoscopia requer que o paciente realize um preparo intestinal previamente ao exame, para que no momento da sua realização, o intestino se encontre “limpo” (livre de fezes), e que permita ao médico um exame apurado da mucosa intestinal (revestimento interno do intestino). Este preparo é geralmente realizado através do uso de substâncias laxativas, e pode ser realizado em regime domiciliar ou hospitalar, segundo as orientações do seu médico.

Durante o exame, o paciente é medicado com sedativos e analgésicos por via endovenosa, facilitando-se a realização do exame e evitando-se qualquer desconforto importante. Quanto esta sedação é realizada de forma eficaz, o paciente simplesmente não se lembra de ter sido submetido à colonoscopia.

A colonoscopia tem por objetivo diagnosticar as doenças que acometem a mucosa intestinal, como os processos inflamatórios (retocolite ulcerativa, doença de Crohn), moléstia diverticular dos cólons, pólipos de intestino, câncer e alterações vasculares. Além desse aspecto, a colonoscopia tem como utilidade permitir que biópsias sejam realizadas, confirmando o diagnóstico endoscópico através do exame anátomo-patológico. Este exame também têm um aspecto terapêutico importante, permitindo que sangramentos sejam contidos sem a necessidade de cirurgia, a ressecção de pólipos e de pequenos tumores.

Com o passar dos anos a colonoscopia se tornou um exame muito seguro, cada vez mais sensível e eficaz, e com utilidade prática inquestionável.

190 Comentários para “Colonoscopia: o que é este exame?”

  1. 1 rosiane
    07.10.2009 às 08:41

    Parabéns!!
    Aqui encontrei tudo o que eu queria e muito bem explicado, com um vocabulário simples e esclarecedor!
    Obrigada!

  2. 2 Vanusa Gonçalves de Sousa Martins
    04.12.2009 às 16:54

    Dr. Fernando Valerio procurei o proctologista porque estava com problemas de hemorroida ele fez o toque e me orientou a fazer colonoscopia e ai detectou que minha hemorroida é de grau3, depois ele me encaminhou a fazer a ligadura elastica. No segundo dia que ocorreu o tratamento quando fui defeccar percebi que saiu um elastico.o que devo fazer? Depois de algum tempo eles realmente sairão?
    Parabens pelo seu blog amei!
    Vanusa

  3. 3 Dr. Fernando Valério
    06.12.2009 às 22:35

    Vanusa, os elásticos colocados através da ligadura tendem a cair após 2 a 10 dias da aplicação, e portanto o seu tratamento pode ter sido eficiente. Por sinal, a ligadura foi muito bem indicada para o tratamento de hemorróidas de grau III. De qualquer forma, é interessante fazer um retorno com o seu médico para avaliar a eficácia do tratamento.

  4. 4 Lya
    25.12.2009 às 17:58

    dr ,eu gostei do seu site,tenho 61 anos pois estou com uma diarreia ha 3 meses,com muco,negativo de fezes para bacteria e parasita,mas 1 positivo para as 3 amostras para sangue oculto,sendo que ja pude ver vestigio de sangue a olho nu uma so vez …agora vou fazer videocolonoscopia…estou insegura ,pois nao vivo no Brasil e pretendo voltar …o senhor pode me orientar sobre o que sugere?precisamente diante da minha insegurança penso em procura lo pois minha insegurança e muito grande…te agradeço

  5. 5 Dr. Fernando Valério
    27.12.2009 às 10:30

    Lya, como você apresentou sangue em suas fezes associada a diarréia, obviamente vai precisar passar por uma investigação clínica. Além disso, como você já tem mais de 50 anos, a investigação deve ser rigorosa. Por isso, a recomendação para que você faça uma colonoscopia está perfeita, e deve ser seguida por você. Este exame é importante por que avalia toda a mucosa do intestino grosso, podendo concluir com precisão se há algum problema intestinal.

  6. 6 Raquel
    09.01.2010 às 17:28

    Drº Fernando,meu marido vem tendo sangramento nas fezes e é muito(sangue vivo)marquei uma consulta para ele com um proctologista e o medico pediu a colonoscopia,mas não pude acompanha-lo na consulta com o médico.
    Ele não quiz me responder algumas perguntas e estou muito preocupada,ele tem apenas 43 anos e não sente nenhuma dor abdominal,fora a colonoscopia o medico pediu outros exames de sangue e urina.
    Drº temo que ele tenha alguma doença mais grave tire minha duvida…
    Pode ser uma suspeita de câncer no intestino.
    Obrigada!

  7. 7 Dr. Fernando Valério
    10.01.2010 às 10:16

    Raquel, em geral os sangramentos vivos em pessoas abaixo de 50 anos, ainda mais sem história familiar de câncer colorretal (intestino grosso), são originários de doenças do ânus, como as hemorróidas. A colonoscopia tem como objetivo a visualização do reto e do cólon, e provavelmente foi solicitada pelo médico do seu Marido com o objetivo de excluir alguma lesão intestinal que poderia estar causando o sangramento.

  8. 8 Maria Magaly
    15.01.2010 às 10:46

    Seu site é excelente,no meu exame de fezes deu positivo para sangue oculto,vou fazer a colonoscopia,meu médico disse que provavelmente pode ser polipos ou diverticulite;mas ficarei sossegada quando ver o resultado do exame.
    Meu marido tem diverticulite,mas a muito tempo não faz exame,ele precisa fazer periodicamente?

  9. 9 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 09:08

    Maria Magaly, a presença de divertículos intestinais não sugere a necessidade de acompanhamento com colonoscopia. No entanto, como prevenção ao câncer de intestino este exame é extremamente útil e deve ser realizado. A frequência com que a colonoscopia será realizada é determinada pelo médico que os acompanha, baseado obviamente na história familiar e pessoal de lesões intestinais.

  10. 10 marcelo da rocha franco
    23.01.2010 às 12:00

    Dr Fernando Valerio tudo bem? tive uma dor do lado esquerdo do abdomem foi no medico fiz uma ultrasonografia de abdomem total e o resultado foi colon descendente e sigmoide contraidos, com raras haustraçoes(colite) so que nao tive diarreia e o medico passou o remedio chaMADO AZULFIN 500mg para eu tomar cada 6 horas. esse diagnostico que tipo de doença pode ser? o medico mandou eu tomar o remedio por 15 dias e depois parar se voltar a dor ele vai fazer um colonoscopia para averiguar por completo qual doença pode ser.fiz exame de hemograma completo e nao deu infecçao no sangue. pergunto ao senhor nao devia ter feito por imediato o exame de colonoscopia porque se for uma doença grave fica mais facil tratar?pelo exame que fiz qual tipo de doença pode acometer na regiao abdominal do lado esquerdo ? obrigado.espero uma resposta

  11. 11 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 09:00

    Marcelo, a colonoscopia tem alguns critérios de indicação. Por exemplo, em casos de diverticulite aguda, como há risco de perfuração devido a inflamação, ela não é realizada. Nos casos de colite, não há problemas em realizar o exame no perído de dor abdominal. De qualquer forma, existem condutas médicas que variam de cada profissional.
    Em relação às possibilidade diagnósticas elas são inúmeras, variando desde divertículos intestinais, processos inflamatórios como as colites, alterações funcionais e até mesmo lesões tumorais. Desta forma, é importante que você siga as recomendações do seu médico para que se tenha um diagnóstico preciso do seu caso.

  12. 12 Márcia Machado
    17.02.2010 às 21:07

    Dr. Fernando Valério,
    Aqui em seu Blog pude ter muitas informações sobre doenças do intestino grosso. Muito obrigada. Mas como não sou médica e minha mãe que já tem 72 anos de idade e é hipertensa, e teve uma crise aguda de diverticulite associada com colite há uns 10 dias, que acreditamos ter sido desencadeada por uma medicação, gostaria de uma opinião sua, por favor. A seguir, descreverei o mais suscintamente possível o quadro clínico dela:
    À princípio, ela sentiu fortes dores na parte baixa das costas até às pernas, e consultou-se na emergência com um ortopedista que solicitou uma radiografia da coluna, prescrevendo DULCOLAX como laxante para fazer este exame.
    Tomada a medicação, no dia seguinte pela manhã, após as fortes dores e espasmos do intestino, houve a evacuação juntamente com náuseas e vômitos até o surgimento de sangue vivo em forma de diarréia. Solicitamos imediatamente uma ambulância que a encaminhou ao hospital, e ela foi internada. Após o primeiro exame de sangue que apresentava 15.100 leucócitos por mm cúbicos, diagnosticaram uma infecção intestinal. Iniciado o tratamento com antibiótico,( Microbacter 400mg )
    mesmo assim ela ficou com hemorragia durante 5 dias, e a infecção ia aumentando, até que eles passaram então a ministrar um macroantibiótico ( Flagil ) junto com o mesmo antibiótico, quando o leucograma apresentou quase 18.000 leucócitos por mm cúbicos. Feita a tumografia computadorizada, constataram diverticulite e colite, e mais exames foram feitos, até que, já estando internada há uns 10 dias, eles solicitaram a colonoscopia, mas a família achou que ela não deveria fazer este exame ainda. E, estando ela já sem sangramento aparente em suas fezes, sem febre, com o seu quadro estável, o médico lhe deu alta. Mas o último leucograma feito apresentou 10.770 leucócitos por mm cúbicos.
    O médico prescreveu toda a medicação que estava sendo ministrada na internação por via oral, e lhe orientou que procurasse um proctologista para uma investigação da causa da infecção.
    Dúvidas: O senhor como médico acha que 2 comprimidos de Dulcolax para uma senhora de 72 anos poderiam romper ou perfurar um divertículo ocasionando esta infecção? Nós da família deveríamos ter permitido que ela fizesse a colonoscopia, mesmo sabendo do risco que ela poderia estar correndo? Pelo quadro que ela apresenta, o senhor acha que possa ser câncer? Eu sei que é um comentário o que é exposto aqui, mas um médico já deve ter uma ideia pelo quadro dela. Por favor, Dr.Fernando, aguardo ansiosamente sua resposta, seja ela qual for. E desde já lhe agradeço por sua atenção.
    Márcia Machado

  13. 13 Dr. Fernando Valério
    18.02.2010 às 09:37

    Marcia, em relação ao medicamento laxativo, a princípio não há contra-indicação no seu uso. De qualquer forma, é importante que se avalie a causa da constipação antes que ele seja indicado. Quanto à colonoscopia, se realmente houve um quadro de diverticulite aguda, ela deve ser postergada, já que este quadro aumenta o risco de perfuração intestinal durante o exame. Mas lembre-se, o exame deverá ser realizado após liberação médica. Quanto ao risco de ser uma lesão maligna a causa dos problemas, ele existe e será avaliado durante a colonoscopia.

  14. 14 solange
    19.02.2010 às 21:32

    Gostaria de saber de que são esses sintomas: dores nas pernas, constipação intestinal por 05 dias, tonturas, visão turva por 01 dia e intoxicação. Qdo vou ao banheiro tenho sangramento anal após evacuação, sinto a presença de um pequeno caroço na parte externa do ânus. Obrigado.

  15. 15 Márcia Machado
    19.02.2010 às 23:43

    Dr.Fernando Valério,
    Muito obrigada por seus esclarecimentos. Em nome de toda a minha família, mais uma vez eu lhe agradeço.
    Um forte abraço,
    Márcia Machado

  16. 16 Dr. Fernando Valério
    22.02.2010 às 11:32

    Solange, saiba que os seus sintomas são muito amplos, e é muito difícil associar pela sua mensagem uma única causa para isto. Desta forma, sugiro que você procure um Proctologista em decorrência do seu sangramento anal e do abaulamento na região anal. Estes sintomas proctológicos podem estar associados a um quadro de hemorróidas, mas o especialista deverá confirmar isto em uma consulta formal. Quanto aos outros sintomas, acredito que você deva discutir com um Clínico Geral.

  17. 17 sandra
    12.03.2010 às 16:55

    ola a mim as hemorroidas sangraram fui ao medico disse-me que tinha der fazer a colonoscopia fiz em setembro de 2008 mas cerreu mal o medico furou-me o intestino fui operada de urgencia tentaram a lezer mas nao deu porque o buraco era grande e cortaram um pedaço do intestino.
    em maio de 2009 fui operada as hemorroides correu bem a operaçao entertanto comesei a ter dores quando ia a casa de banho fui ao medico que me operou examinou diz que tenho de ser operada outra vez mas eu disse que nao queria ja tinha sofrido muito por causa das hemorroides mas a verdade e que continou a sofrerna mesma sempre que vou a casa de banho nao sei o que fazer percisi de ajuda.um abraço sandra

  18. 18 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 09:12

    Sandra, caso as suas hemorróidas tenham se desenvolvido novamente, infelizmente uma nova cirurgia poderá ser realmente necessária. De qualquer forma, discuta com o seu médico se há a possibilidade de se realizar algum procedimento ambulatorial que possa evitar a realização da cirurgia.

  19. 19 sandra
    13.03.2010 às 14:08

    obrigad0 DR.Fernando Valerio eu ainda tenho medo com o que me aconteceu no exame da colonoscopia o medico disse que nao teve culpa mas eu nao sei fazem tantas colonoscopia como foi acontecer a mim que sou ainda nova tinha 32 anos eu ja falei com o medico de familia ele disse que desta vez se eu quiser vou a um medico privado que nao vou mais ao hospital que me fizeram a colonoscopia e operam-me as hemorroides.
    eu estou na suiça ha 6 anos e o bem que ha aqui e que se quiser vou a qualquer momento para ser operada o meu medico queria que eu fosse operar no novembro que passou eu disse que nao queria se eu resolver ir operar eu escrevo outra vez e mais uma vez obrigado por tudo.
    xau e um abraço.

  20. 20 Maira Ayello
    15.03.2010 às 12:23

    Dr. Fernando Valério primeiramente parabens pela iniciativa no auxilio pelo blog, maravilhoso …queria tirar algumas duvidas …Há 6 meses fiz uma cirurgia retosigmoide histeroscopia, retirei 25 do reto o utero, ovario esq, e 2 hernias o nodulo estava em 1/3 da cavidade intestinal em decorrencia de um endometrioma que ligou o meu colon do utero ao intestino, as biopsia todas positivas para endometriose e logo depois da cirurgia começei apresentar quadro de dor intensa do lado esquerdo não em baixo na parte alta seguida de vomitos e diarreias a crises duram de 2 a 3 horas, e achava que era da cirurgia, começei a perceber que era ao consumir leite, queijos, sorvete e pensei em intolerancia a lactose, fiz o exame segundo o gastro esta negativo e ele memso realizou a colono para verificar como ficou a anastomose e avisei ele de todos esses sintomas porem ele não colheu nada para biopsia e ai no retorno ele me disse que estou com crises de colite, estou tomando duspatalim e me pediu exame da vesicula para descartar se é ou não, agora a minha duvida ele me disse que a colite foi alguma situação de estresse que passei e realmente aconteceu com 20 dias de operada meu filho se queimou, e passamos momentos de muita angustia e muito nervoso nunca havia passado nada parecido ele ficou internado e as crises foram depois disso …
    resultado … agora que resolvemos o problema do nodulo no reto adquiri uma doença cronica no começo no intestino grosso ? e sera que tem exames para diagnosticar corretamente, vou toma duspatalim por 2 meses e voltar com ultra da vesicula … e agora Dr? to muito preocupada meu medico não fala muito é muito calado e ai fui ler sobre a colite ela é ulcerativa? será que é tudo igual ?
    quantas duvidas ….

  21. 21 Dr. Fernando Valério
    16.03.2010 às 12:06

    Maira, devido ao trauma cirúrgico na região intestinal devido ao quadro de endometriose, e agora relacionado ao estresse emocional grande em virtude da queimadura do seu filho, você pode ter desencadeado alguma alteração funcional em seu trato digestivo. Este quadro é tratado com medicações específicas (como as que você já está usando), dieta, exercícios físicos e controle do estresse e ansiedade. Como você já fez a colonoscopia, não acredito em algum problema mais sério em seu intestino. Quanto à retocolite, ela é uma doença inflamatória crônica, e que não tem relação com as alterações funcionais que descrevi.

  22. 22 Rodrigo
    17.03.2010 às 02:20

    Prezado Dr. Fernando,
    Há cerca de 10 anos sinto um desconforto com dores abdominais no lado inferior direito do abdome.
    Durante esse péríodo realizei cerca de quatro ou cinco ultrassonografia, sendo certo que todas apresentaram resultado normal.
    No último ano realizei uma tomografia do abdome e novamente o resultado foi normal, tendo sido constatado somente a presença de líqido livre no abdome.
    Ocorre que recentemente ao defecar verifiquei, aparentemente, a presença de sangue livre no interior das fezes.
    Esclareço que as dores não são diárias, contudo ocorrem com mais ou menos frequencia sem que haja algum fato determinante. Também é importante informar que não tive perda de peso, ao contrário tive algum ganho de peso nesse período.
    Gostaria de saber um possível diagnóstico para os sintomas, bem como se é necessário a realiação de exame para verificação de sangue oculto e de colonoscopia.
    Quanto ao exame de colonoscopia quais são os riscos?Pergunto pois sou receoso quanto a qualquer procedimento médico.
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

  23. 23 Dr. Fernando Valério
    17.03.2010 às 10:08

    Rodrigo, quanto a um diagnóstico provável, é muito difícil determinar uma causa para os seus sintomas através deste espaço e sem um exame físico realizado. De qualquer forma, existem diversas causas para dores abdominais, e que podem ser originárias do aparelho digestivo, urinário e até mesmo por alguma desordem muscular. Pensando em quadros gastrointestinais, podemos pensar em hipóteses funcionais e inflamatórias.
    Quanto ao sangramento, o seu médico deverá determinar se ele se origina no ânus ou no intestino. Caso ele tenha alguma dúvida sobre isto poderá solicitar algum exame, como a colonoscopia. Este exame é feito sobre sedação, e quando feito por profissional experiente tem mostrado índice de complicações muito pequenos.

  24. 24 Estela
    29.03.2010 às 19:00

    Dr. Fernando, eu tenho 23 anos e ano passado fui diagnosticada com intolerância a Lactose. Como minha avó faleceu de câncer de intestino, minha gastro me pediu que fizesse uma colonoscopia. Realizei esse exame, nessa ultima quarta feira (dia 24/03) e a médica que realizou disse que fez uma biópsia desde que voltei pra casa defeco todos os dias, houve dias até que defequei mais de uma vez num dia mesmo não sendo diarréia, quando vou me limpar com o papel higiênico percebo a presença de sangue vivo, as vezes misturado a fezes e as vezes não. Hoje já é segunda feira, ou seja, quinto dia após o exame e continuo percebendo sangue embora pouco mas será que aconteceu uma perfuração durante o exame?! Como devo proceder?!
    Desde já agradeço a atenção.

  25. 25 Medina
    29.03.2010 às 21:41

    Doutor Fernando, parabéns pelo Blog bastante esclarecedor e pela iniciativa em fazê-lo.
    Bem, tenho 31 anos e estou novamente apresentando sangue na fezes (na primeira vez foi detectado Fissura Anal e com apenas um boa pomada, os sintomas acabaram).
    Agora fui novamente ao Proctologista e o mesmo me solicitou uma Colonoscopia. Vi que esse exame não é muito indicado para detectar Hemorróidas. Não tenho na família (pelo menos que eu saiba) histórico de câncer de intestino ou algum outro tipo de câncer relacionado a isso, mas a outros sim (seio, próstata, cirrose)…
    Eu sempre me alimentei no café da manhã com alimentos constipantes (banana, maçã) e sempre minhas fezes foram duras… Acho que por isso agora o sangramento e um pouco de dor ao evacuar.
    O senhor acha que o médico pode ter detectado alguma coisa no exame de toque e ter pedido uma colonoscopia?
    Pelo pouco que descrevi acima, é motivo para eu me preocupar ou poderá ser só hemorróida mesmo?
    Obrigado desde já!!!

  26. 26 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 16:39

    Estela, obviamente não esperado que você passe a ter sangramento anal ou intestinal após a realização de um exame como a colonoscopia, a não ser que algum procedimento tenha sido realizado. Desta forma, entre em contato com o médico que solicitou o exame e avise-o do quadro atual.

  27. 27 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 16:45

    Medina, em relação ao seu quadro, as hemorróidas podem ser uma hipótese diagnóstica, mas não é a única. Quanto a colonoscopia, ela realmente não tem como objetivo a avaliação de problemas anais, e por isso o seu médico quer ter certeza de que o sangramento não se origina no intestino.

  28. 28 Patricia
    01.04.2010 às 17:07

    Dr. Fernando,
    Excelente o seu site. Encontrei tudo que precisava. Minha mãe fez hoje uma cirurgia pra retirada de um tumor no intestino, o médico disse que ela precisará usar a bolsa para coletar as fezes e que deu metástase no fígado. Eles vão fazer a biópsia. Caso o tumor seja maligno, disse que ela terá de fazer quimio e radio. Gostaria de saber as chances de cura dela e além da quimio e radio, quais são os outros cuidados e tratamentos ela deve fazer. Ela terá uma vida normal? Terá que fazer este tratamento pra sempre? Muito obrigada.

  29. 29 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 08:27

    Patricia, a sua Mãe pode apresentar um tumor que já evoluiu com metástase para o fígado, e por isso o prognóstico é sempre mais reservado e há a necessidade de tratamento complementar (quimioterapia e radioterapia). De qualquer forma, saiba que cada paciente responde de uma forma ao tratamento, e que de regra geral, 30% das pessoas que apresentaram metástase hepática devido ao câncer de intestino se curam.

  30. 30 Marcelo
    08.04.2010 às 18:22

    Dr Fernando, boa tarde.
    Meu pai foi pra sala de cirurgia nesta quarta feira, o médico abril e disse que afetou o figado e nao tem o que fazer, tirou um pedaço e esta no aguardo da biopcia, e partir para quimioterapia. Minha duvida é a seguinte, temos chances da cura pela quimioterapia ?? devemos levalo pra um outro especialista, este foi feito em uma cidade de são carlos, é bom leva-lo pra Jau ou Barretos pra desencargo??
    devemos contar pra ele a pura realidade ??
    Ele esta bem psicologicamente, o problema é a falta de apetite e consequentemente perda de peso, mas nao tem dor nenhuma, por favor, nos ajude.
    Obrigado

  31. 31 Dr. Fernando Valério
    09.04.2010 às 10:07

    Marcelo, o tumor de intestino tem como uma das principais vias de metástase o comprometimento do fígado. Caso as lesões metastáticas sejam limitadas ao fígado, há chances de cura, mesmo que não grandes. Obviamente ele deverá ser submetido a quimioterapia e ser avaliado por um Cirurgião Hepático ou Oncológico.
    Quanto ao fato de comunicá-lo ou não da doença, ele com o tempo perceberá o diagnóstico de câncer avançado, já que será submetido a uma série de procedimentos. Lembro a você, todos gostamos de respeito e carinho, e nem sempre esconder fatos condizem com estas atitudes. Com os meus pacientes dou sempre preferência a uma conversa honesta sobre o que está ocorrendo, mas sempre mostrando os possíveis caminhos que podem ser tomados.

  32. 32 Elaine
    21.04.2010 às 22:33

    Dr. Fernando,

    Parabéns pela iniciativa de seu blog. É maravilhoso!
    Por favor, me de uma luz!
    Tenho problema de prisão de ventre, e há 3 dias atrás comecei a ter muitos gases, e 24 horas depois comecei a evacuar normalmente. Fui ao banheiro 3 vez durante o dia, sem problema algum. No dia seguinte comecei a sentir como se fossem dores fraquinhas de gases e vontade de ir ao banheiro novamente, daí comecei a ver que não saiam mais fezes e sim uma coisa diferente com aspecto como se fosse uma “gosma” com vestígios longes de sangue, como coagulado e mais nada.
    Será que pode ter sido pelo fato de fazer força para ir ao banheiro as outras 3 vezes ou é possível que seja algo mais sério?
    Obrigado!

  33. 33 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 09:13

    Elaine, o que mais importa em seu relato é que você apresentou um quadro de sangramento, que pode ser intestinal ou anal. Saiba que todo quadro de sangramento deve ser avaliado por um Proctologista, que é o que lhe recomendo. Este especialista tentará identificar a fonte da hemorragia, e caso seja necessário, irá lhe solicitar algum exame específico.

  34. 34 Claudia
    12.05.2010 às 18:16

    Dr. Fernando
    Fui operada ás hemorroidas (grau II e III) pelo método do Longo ( PPH ), na passada 4ª feira, á 1 semana.
    Ainda tenha dores/ardor ao evacuar e depois desse acto, fica a doer durante 2 horas.
    Considera normal esta situação ? Por quanto mais tempo acha que vou ter estes sintomas ?
    Obrigado,

  35. 35 Dr. Fernando Valério
    19.05.2010 às 10:35

    Claudia, a cirurgia de hemorróida tem realmente um pós-operatório doloroso, e por isto o que você vem sentindo é esperado. De qualquer forma, o PPH (grampeador) propicia um tempo de recuperação menor do que a técnica convencional, e por isto espera-se que você evolua com melhora nos próximos dias.

  36. 36 Marina Soares
    27.05.2010 às 20:56

    Dr. Fernando Valério

    Minha mãe tem retocolite há mais de dez anos. Há 5 anos que não tinha crise. segunda-feira dia 24/05/2010 se submeteu a uma colonoscopia de rotina, e desde a segunda após o exame que ela está evacuando com sangue como se estivesse em crise, eis a minha dúvida: esse sangramento pode estar relacionado com a biopsia feita ou o exame pode ter desencadeado uma nova crise? Obrigada desde já pelo esclarecimento.

  37. 37 Dr. Fernando Valério
    28.05.2010 às 12:34

    Marina, as duas hipóteses citadas como causa para o sangramento da sua Mãe são viáveis. Por isso, discuta com o médico que solicitou o exame e o colonoscopista que impressão tiveram do intestino dela durante a endoscopia. Isto facilitará o entendimento sobre a causa do sangramento.

  38. 38 Aurelia
    12.06.2010 às 19:43

    Dr Fernando, meu pai sofre de hemorroidas há anos, mas há cerca de um mês ela se exteriorizou e ele não conseguiu retorna-la. Há tambem presença de sangramento, e a hemorroida se mostra muito endurecida. Estou preocupada pois o medico pediu uma biopsia. Será que pode ser cancer coloretal???? grata

  39. 39 Dr. Fernando Valério
    14.06.2010 às 10:35

    Aurelia, como não examinei o seu Pai não tenho como afirmar que impressão o médico dele teve do caso. Desta forma, não posso afirmar qual o objetivo da biópsia solicitada.

  40. 40 Maria
    29.06.2010 às 11:07

    Parabéns pelo exelente blog.
    Meu médico me recomendou uma colonoscopia devido o exame de fezes apresentar “cistos de endolimax nana”. Estou com muito medo do exame e consegui forças lendo seu blog.
    Ele não me deu remédio nenhum é o correto?
    Obrigada pela atenção.

  41. 41 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:12

    Maria, o seu médico deseja saber se há alguma alteração na mucosa intestinal. Por isso, a recomendação pela endoscopia.

  42. 42 Maria
    02.07.2010 às 13:09

    Obrigada, pela atenção.

  43. 43 Maria
    03.07.2010 às 16:38

    Dr. Fernando por gentileza gostaria de saber se cistos de endoclimax nana é transmitido de pessoa para pessoa e se tem alguma dieta alimentar? Eu posso passar para outra pessoa? Existe remédio para isso?
    Por favor me responda.
    Muito obrigada.

  44. 44 Dr. Fernando Valério
    04.07.2010 às 09:24

    Maria, esta parasitose é transmitida através das suas fezes, e desta forma, tendo uma boa higiene e saneamento adequados, não haverá transmissão. Quanto ao tratamento, obviamente existem medicamentos para o tratamento de parasitoses.

  45. 45 Maria
    04.07.2010 às 10:13

    Muito obrigada, que toda sua gentileza em ajudar as pessoas se transformem em muitas bençãos e Vitórias em sua carreira. Sucesso sempre.

  46. 46 Larissa
    09.07.2010 às 19:19

    Boa Tarde Dr.Fernando

    FIz uma retossigmoidoscopia e foi detectado , hemorroidas externas e internas grau 1, huperplasia linfoide no reto distal e uma lesão verrucosa de 2cm friavel que foi biopsiada …algo esta relacionado a cancer?Lembrando que onde surgiu a lesão foi retirado um polipo hiperplasico a 6 meses atras .Obrigado

  47. 47 Anna
    10.07.2010 às 20:44

    Exame de colonoscopia é o mesmo exame de videocolonoscopia?

    Grata,
    Anna

  48. 48 Dr. Fernando Valério
    12.07.2010 às 11:16

    Anna, colonoscopia e vídeo-colonoscopia são o mesmo exame sim.

  49. 49 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:40

    Larissa, pela sua descrição não há lesões suspeitas em seu exame que mostrem a presença de lesões pré-malignas ou malignas. De qualquer forma, aguarde a biópsia da lesão verrucosa citada.

  50. 50 Marcia
    16.07.2010 às 18:52

    óla,Doutor tenho 29 anos, tive um episodio de diarreia com sangue e tambem coloquei logo após, algo que digo parecido com bagaço de laranja com sangue(SEM FEZES),passado umas duas semanas voltei a observar sangue tipo soltando das fezes.tambem tive epsodios de muco.procurei proctologista que fez um exame (reto), e disse tudo bem,como tive outros episodios ,como gases ,sensação de evacuar imcompleto,voltei pra pedir a colonoscopia.quando tomei manitol evacuei muito vermelho sendo q so havia comido gelatina vermelho ha 3 horas antes.realizei a colo.e o medico disse que não havia nada.algumas horas depois evacuei fezes claras com sangue.não sei o que fazer será que seria o caso de procurar um gastro.me de alguma sugestão por favor.
    Desde já agradeço sua atenção.

  51. 51 Dr. Fernando Valério
    17.07.2010 às 10:47

    Marcia, como você mantém o sangramento digestivo e ainda não tem uma causa definida para tal sintoma, acredito ser interessante que você procure a ajuda de um Cirurgião do Aparelho Digestivo.

  52. 52 Marcia
    17.07.2010 às 11:48

    Obrigado Doutor,vou seguir seu conselho.

  53. 53 lorene
    05.08.2010 às 15:51

    ola,fiz uma colonoscopia e meu exame foi tudo bem e nao tinha nada,oresultado foi normal.mas uma semana depois estou com muitas dores nas costas,sito pontadas e mal estar…o que pode ter acontecido??sinto muita dor e sensibilidade,estou com medo de ter q precisar de cirurgia ou que algo de errado.obrigada

  54. 54 Marcia
    05.08.2010 às 19:44

    óla .Doutor,segui seu conselho e procurei um cirugião do ap digestivo,mas estou com muitas duvidas e por isso vou abusar um pouco mais da sua boa vontade,so pra relembrar coloquei sangue com muco nas fezes e tive somente um episodio de diarreia durante uns 2 meses,fiz colo e o medico so viu hemorroidas,fiz endoscopia e o medico achou gastrite cronica e bacteria H.pylori,mas diz que o sangue nao é referente a este.poderia então SANGUE COM MUCO no MEIO das fezes serem das hemorroidas,e outra duvida é :poderia a cor avermelhada das fezes quando tomei Manitol ser da gelatina vermelha que tinha comido umas horas antes de ingerir o remedio.os medicos não acham nada e isto esta me deixando aflita.obrigado pela atenção.

  55. 55 Dr. Fernando Valério
    06.08.2010 às 16:25

    Marcia, como a sua colonoscopia se mostrou normal, o sangramento provavelmente se relaciona com as hemorróidas.

  56. 56 Dr. Fernando Valério
    06.08.2010 às 16:38

    Lorene, como você apresenta alguns sintomas e eles podem estar relacionados ao preparo ou ao exame realizado. Por razões éticas, sugiro que você entre em contato com o médico que realizou o exame ou com o médico que o solicitou.

  57. 57 Michelle
    14.08.2010 às 12:25

    ola, doutor fiz uma cirurgia de trombose hemorroidaria, e a minha medica pediu um exame de retossigmoidoscopia pra que serve esse exame?? obrigada.

  58. 58 Dr. Fernando Valério
    14.08.2010 às 20:20

    Michele, este exame tem como objetivo principal a avaliação da região retal e do segmento intestinal denominado sigmóide.

  59. 59 Roberta Maia
    09.09.2010 às 23:28

    Ola Dr. meu nome é roberta eu gostaria de saber se o exame de colonoscopia pode ser feito sem anestesia por que minha mãe está com colostomia? pois ela esta muito insegura em fazer esse exame, Obrigada desde entao.

  60. 60 Dr. Fernando Valério
    10.09.2010 às 00:09

    Roberta Maia, a colonoscopia até pode ser feita sem analgesia ou sedação, mas não o recomendado, já que o exame pode trazer desconforto. De qualquer forma, a sua Mãe deverá discutir esta possibilidade com o médico que realizará o exame.

  61. 61 Marcia
    14.09.2010 às 23:21

    Olá DR Fernando,eu ja fiz pergunta pra vc no blog,agora voltei,o que acontece é que em maio deste ano tive um epsodio de diarreia com sangue e muco,fiz colono e o medico disse que nao tinha nada,mas eu desconfiei pois continuei a colocar muco,sangue não,gases,as vezes diarreia as vezes constipação,sensação de evacuaçao imcompleta,estes sintomas variam dias sim e outros não,fiz então exame transito intestinal que nada apareceu, mas se deu em 15 min.tambem fiz endos.e apareceu bacteria fiz tratamento.e como sugerido por vc procurei um cirugião ap.digestivo,repetimos a colono e ele falou para meu esposo por conta de eu ainda estar sedada que viu um pouco de inflamção no final,assim as palavras dele,DR será algo grave,estou assustada,li sobre estas doenças de crohn e retocolite,so existe estas 2 possibilidades?o tratamento para bacteria poderia ter amenizado a infeccão já que ele falou pouca,a biopsia ainda demora,por isso se vc poder me ajudar,só pra ressaltar nunca tive febre e nem dores fortes.eu agradeço.

  62. 62 Dr. Fernando Valério
    14.09.2010 às 23:55

    Marcia, como a sua colonoscopia se mostrou normal, as possibilidades de você estar apresentando um quadro de colite, retocolite ou Doença de Crohn são mínimas. Saiba também que o tratamento para a erradicação do Helicobacter pylori não mascararia um diagnóstico de inflamação intestinal instalado.

  63. 63 Joaquim Fonseca
    20.09.2010 às 01:19

    Prezado Dr. Fernnado, venho por este meio pedir uma orientação, pois estou preocupado, tenho 46 anos de idade,passo o dia sentado a uma secretária,e desde algum tempo atrás sinto a boca grossa e dores abdominais constantes, tenho muitos gases, sintome um pouco desconfortvál, embora todos os dias vá a casa de banho e faça as minhas necessidades (duras e rijas), tenho feito pouco exercício físico, a minha alimentação também tem sido um pouco dificiente em verdura, o meu almoço tem sido muito á base de sandes, pela manhã como cereias de multifrutos, a meio da manhã como alguma fruta ou iogurte, á noite como carne ou peixe, acompanhado com batata ou arroz e salada de alface e tomate e bêbo um copo de vinho.
    Como devo procedeu, será que haverá algum problema.
    Obrigado pela atenção
    Aguardo resposta.

  64. 64 Dr. Fernando Valério
    20.09.2010 às 11:59

    Joaquim Fonseca, como você apresenta uma dieta irregular e não pratica exercícios físicos com regularidade, é possível estar realmente apresentando problemas gastrointestinais em decorrência deste comportamento. Sendo assim, sugiro que você procure a ajuda de um Gastroenterologista.

  65. 65 rosa
    22.09.2010 às 19:12

    Olá dr,Fernando estou com uma dúvida ah varios mezes tenho muita diarreia ai fui a uma medica e fiz uma endoscopia e ela me passou varios exames, e fiz mas ela disse que tenho que fazer a colonoscopia e eu só tenho 28 anos é normal?
    e eu estou morrendo de medo.me ajude

  66. 66 Dr. Fernando Valério
    23.09.2010 às 10:23

    Rosa, é muito comum a realização de colonoscopia para a avaliação de diarréias crônicas, onde biópsias seriadas são realizadas.

  67. 67 carlo
    28.09.2010 às 14:32

    olá,durante o exame de colonoscopia eu senti dor,dentro da barriga, não estava totalmente cedado,é normal senti dor durante o exame?
    abraço

  68. 68 Dr. Fernando Valério
    28.09.2010 às 23:25

    Carlo, durante a sua colonoscopia houve a superficialização da sedação, e por isso você sentiu o desconforto no exame.

  69. 69 valeria
    03.10.2010 às 14:28

    Olá Drº! Fui diagnosticada com colite inespecifica há uns 20 dias, porém tenho diarreias constantes há 3 meses, estou tomando mesalazina de 6 em 6 horas há 15 dias e até agora os sintomas não desapareceram …. o que devo fazer Drº ?? Estou muito preocupada e já não suporto mais essa situação … será que nunca vou descobrir o tipo de colite? E será tbém que este remedio não está fazendo efeito ?? Aguardo anciosa sua resposta …. Mto obrigada.

  70. 70 Dr. Fernando Valério
    04.10.2010 às 09:28

    Valeria, a mesalazina é um dos remédios mais usados no tratamento das colites. Como você não apresenta bons resultados com este tratamento, recomendo que retorne ao seu médico e discuta outras opções para tratá-la.

  71. 71 Michelle
    08.10.2010 às 12:02

    Olá Dr, preciso fazer uma Colonoscopia e eu gostaria de saber se dá para fazer sem a sedação?? Tenho uma bb e não tenho quem possa me ajudar com ela, meu marido trabalha e só fica eu e ela em casa. Da última vez q eu fiz a Colono meu marido teve q me carregar no colo. Como é que eu vou cuidar da minha filha “dopada”??

  72. 72 RITA DE CÁSSIA
    09.10.2010 às 02:24

    DR.FUI FAZER UMA VIDEO COLONOSCOPIA !NOS EXAMES ACUSARAM PÓLIPO SÉSSIL ARREDONDADOS,LISO,RÓSEO,COM CERCA DE 4 mm NO CÓLON DESCENDENTE RESSECADO SEM INTERCORRÊNCIAAS.MAS O DR. SÓ POSE VER 30 CM,DO INTESTINO PORQUÊ NÃO TOMEI OS REMEDIOS QUE ELE MANDOU!!!EU MUITO IMBÉCIL RESOLVI,FAZER UMA HIDROCOLOTERAPIA PORQUÊ EU ACHAVA QUE ERA MARAVILHOSA E QUE SAIAMOS COM O INTESTINO MUITO MAIS LIMPO,DO QUE TOMAR REMEDIOS E TER QUE IR AO BANHEIRO O TEMPO TODO.COMCLUSÃO,DR. FERNANDO NÃO LIMPOU 1,20 CM, PARA CIMA NÃO DEU PARA VER,DE MANEIRA ALGUMA VOU TER QUE REPETIR O EXAME E ESTOU DESESPERADA!!!DR.FERNANDO TENHO,49 ANOS ESTOU MUITO CANSADA DE SOFRER,TENHO DEPRESSÃO PROFUNDA DESDE QUE PERDI MEU FILHO,EM UM ACIDENTE DE CARRO COM 20 AMOS,EU JÁ HAVIA PERDIDO MEU PAI QUANDO EU TINHA 13 ANOS,PERDI MEU MARIDO EM UM ACIDENTE DE AVIÃO,MEU IRMÃO SE MATOU,E AGORA FAZ 3 ANOS PERDI A PESSOA QUE EU MAIS AMAVA DEPOIS DO MEU FILHO E CLARO,MINHA QUERIDA !MINHA MÃE FOI A PESSOA QUE ME AJUDOU A NÃO COMETER UM UM SUICIDIO,QUANDO O MARCELO MORREU NAQUELE MALDITO ACIDENTE.MINHA MÃE ERA TUDO NA MINHA VIDA,EU LITERALMENTE ADORAVA A MINHA MÃE.EU ME CASEI COM 13 ANOS PORQUÊ ESTAVA GRAVIDA DO MARCELO,E COM QUATORZE ANOS JÁ TINHA DOIS FILHOS.MEU NOME E RITA DE CÁSSIA SOU DE CURITIBA PARANÁ

  73. 73 Dr. Fernando Valério
    10.10.2010 às 09:33

    Michelle, realizar a colonoscopia sem sedação pode lhe causar um desconforto enorme, e por isso, este tipo de conduta não é recomendada.

  74. 74 Dr. Fernando Valério
    10.10.2010 às 10:00

    Rita de Cássia, primeiramente me solidarizo com a perda do seus entes queridos, principalmente do seu filho. Quanto ao seu caso, a única maneira de se realizar o exame é ter um preparo intestinal forte, associado a lavagem intestinal e dieta rigorosa durante alguns dias. Provavelmente será necessária a sua internação para preparo eficiente do intestino.

  75. 75 Patricia
    13.10.2010 às 15:45

    Boa tarde Dr.

    Meu namorado teve cancêr de intestino com 22 anos. Ele retirou o tumor e fez quimio durante 8 meses. Faz acompanhamento uma vez por ano. Agora ele está com 26 anos e continua sentindo dores abdominais de vez em quando e também tem diarréia. Gostaria de saber se isso é normal já que uma parte do intestino foi retirada. Qual é o índice de reincidencia deste tipo de cancer? Estou preocupada. Obrigada.

  76. 76 Eliane Barbosa
    13.10.2010 às 19:48

    Tenho 54 anos e há nove perdi um irmão com câncer no intestino – houve metástase
    Há um ano tive um episodio de sangramento nas fezes associado a diarreia durante viagem ao Nordeste. Meu gastro me prescreveu antibióticos.
    Há tres meses, em outra viagem, para o Uruguai novamente tive diarreia com sangue que curou em um dia.
    No mês passado, meu marido viajou para os EUA e fiquei muito
    angustiada – sozinha e com medo.
    Comecei a comer fora e tive, de novo, diarreia, dor e sangue nas fezes
    O gastro me pediu para fazer uma ultra e tb a colonoscopia. Como sou super nervosa ele quer com anestesia
    Corro risco de morrer durante a anestesia?
    Qual o melhor preparo: manitol ou sulfato de magnésia.
    Não seria melhor esperar o resultado da ultra para fazer a colo?
    E se o sangramento voltar e até piorar?

  77. 77 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 00:07

    Patricia, para saber qual a chance de reincidência de um novo tumor, o seu namorado deveria primeiramente fazer uma avaliação genética para entender por que teve uma lesão tão grave em idade jovem. Por isso, recomendo uma avaliação com um oncogeneticista.

  78. 78 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 00:13

    Eliane Barbosa, o mais importante é que você realize a sua colonoscopia. Quanto aos riscos, procure locais e médicos experientes para realizar o exame. Em relação ao preparo, você deverá seguir as orientações do serviço escolhido para a realização da colonoscopia.

  79. 79 gessica luana
    26.10.2010 às 17:17

    minha mae fez a colonoscopia mas ainda ela nao levou o resultado pois esta com medo… no resultado do exame deu assim… aparelho introduzido ate o seco presença de grande quantidade de residuos fecais em colon ascendente e seco impedindo uma visualizaçao minuciosa do relevo mucoso dos colons transverso descendente sigmoide e reto sem anormalidade conclusao…preparo de colon inadequado segmentos visualizados dos colons sem anormalidade…por favor me diga Dr FERNANDO oque signifik tudo isso

  80. 80 Dr. Fernando Valério
    26.10.2010 às 22:57

    Gessica Luana, o exame da sua Mãe não foi completado devido a um preparo intestinal ineficaz para a realização da colonoscopia.

  81. 81 fernanda
    27.10.2010 às 14:16

    ola,tenho 29 anos tenho muitas ardencias e dores nas costas,o medico mandou fazer o exame do reto, mas tenho muito medo nao tem um medicamento que pode me ajudar,e nao consegui fazer a lavagem anal tem alguma sugestao…

  82. 82 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:50

    Fernanda, por razões éticas não posso indicar medicamentos através deste espaço.

  83. 83 patricia
    06.11.2010 às 00:19

    Dr Fernando, vou fazer uma colonoscopia dia 16 ás 9:30 A instrução do hospital é tomar laxativos na véspera e manitol as 22hs. Sei que o manitol fará o efeito 2 horas depois, e penso que vou passar a noite no toalet. Não consegui ainda questionar o hospital, e gostaria de saber se haveria algum problema eu iniciar o manitol por volta de 20hs. obrigada

  84. 84 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 00:39

    Patricia, você deve seguir a orientação dada pelo local onde você realizará o exame, já que este é protocolo da Instituição escolhida por você.

  85. 85 Fernando Lucena
    06.11.2010 às 23:08

    Dr. Fernando, tenho 30 anos já há vários anos sofro de hemorróidas; ultimamente vinha sofrendo com a dor e por isso procurei um proctologista, que confirmou o diagnóstico e solicitou uma colonoscopia; ocorre que, pesquisando a respeito, descobri que esse exame não é o mais indicado para casos de hemorróidas;portanto fiquei na dúvida: porque então o médico pediu esse exame, no qual eu preciso ser sedado e em que há sempre o risco de um acidente, como a perfuração do intestino, sendo que ele próprio confirmou que eram apenas hemorróidas após o toque retal? não haveriam no meu caso outras opções, menos invasivas e que representassem um menor risco? obrigado.

  86. 86 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 23:34

    Fernando Lucena, a colonoscopia tem como objetivo avaliar a mucosa do intestino grosso e reto. O canal anal é avaliado por um exame realizado no consultório chamado anuscopia. De qualquer forma, você deve discutir com o seu médico qual a razão para o exame solicitado.

  87. 87 marcia
    10.11.2010 às 09:34

    sinto doresdo lado esquerdo da barriga ao apertar,tenho dificuldade de defecar as vezes as vezes são bolinhas,tambem solto muitos gases e ao acordar quando vou ao banheiro solto gases com muco cor de clara de ovo estou muitopreocupada tenho 34 anos e estou com medo de estar com uma doença mais seria

  88. 88 Dr. Fernando Valério
    10.11.2010 às 16:04

    Marcia, o seu quadro pode decorrer apenas de alterações funcionais do intestino, o que é comum em mulheres jovens como você. De qualquer forma, vale a pena procurar um Gastroenterologista ou Proctologista para avalia-la.

  89. 89 Marta
    10.11.2010 às 19:11

    Eu ja consultei a proctologista, ja fiz a colonoscopia e ja tirei material pra biopicia, a medica disse que independende do resultado da biopicia eu terei que fazer a cirurgia. So vou consulat dia 18 com o resultado do exame, mas fiquei com algumas duvidas. Ela me disse que vou ficar 40 dias de atestado, porque precisa tanto tempo assim? A cirurgia é demorada? Os politipos e a hemorroidas sao cortadas, cauterizadas ou é a laser? Faz a cirurgia e ja é liberado para ir pra casa?

  90. 90 Dr. Fernando Valério
    10.11.2010 às 20:52

    Marta, o tempo de afastamento dependerá do procedimento que será realizado no seu caso.

  91. 91 marcia
    10.11.2010 às 21:20

    ja falei com um gastro tomei medicação para h pilory,mas continuei com os sintomas ele pediu uma colonoscopia mais estou com muito medo de fazer, esta marcado para o dia 16 e não me deram nenhuma dieta somente pediram para levar uma caixa de munvilax eu acho que deveria fazer sangue oculto mais ele disse que a colo mais completa estou nervosa e muito triste pesando no resultado o que vc acha?

  92. 92 marcia
    10.11.2010 às 22:25

    ja fui ao gastro tomei medicação para h pilory mais continuei com mesmo sintomas azia,muco,flatos,dor de estomago e ele pediu a colonoscopia estou com medo de fazer o exame foi marcado para o dia 16 e não tem nenhuma dieta para odia anterior ao exame pediram que eu leve uma caixa de munvilax não consigo dormir de tanto medo queria fazer antes sangue oculto mais ele disse que a colo e mais completa não sei o que faço com medo do resultado.

  93. 93 Dr. Fernando Valério
    11.11.2010 às 07:05

    Marcia, a colonoscopia é um exame para a avaliação da mucosa intestinal, que pode apresentar alterações que levariam aos sintomas de dor abdominal e muco nas fezes. Quanto ao preparo, cada Hospital ou Laboratório tem a sua rotina. Em relação a pesquisa de sangue oculto, ele funciona bem como triagem de algumas doenças, como os tumores, e nem sempre é obrigatória a sua realização antes da colonoscopia.

  94. 94 marcia
    11.11.2010 às 14:00

    tenho uma hernia umbilical tem algum risco para fazer a colonoscopia,tambem sou hipertensa

  95. 95 Dr. Fernando Valério
    11.11.2010 às 19:06

    Marcia, a hérnia umbilical não deve contra-indicar a realização da colonoscopia.

  96. 96 Marta
    14.11.2010 às 21:01

    Os protipos sao retirados e as hemorroidas tb, as cirurgias sao a laser? Outra pergunta qual a chance dos protipos serem malignos sendo que meu avo teve cancer de prostada?

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    14.11.2010 às 21:36

    Marta, os pólipos intestinais são retirados por colonoscopia, e se isto não for possível, através de cirurgia. Em relação à cirurgia de hemorróidas, ela pode ser realizada por tecnica convencional ou grampeamento (PPH). Outras técnicas são descritas, mas não apresentam o mesmo resultado ou não foram tão bem estudadas.

  98. 98 marcia
    17.11.2010 às 12:17

    doutor fiz a colonoscopia e foi tirado um pedaço para biopsia o medico deu lesões no íleo terminal estou c medo do resultado o que pode ser estas lesões

  99. 99 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 13:33

    Marcia, o mais importante agora é aguardar o resultado da biópsia. Não há razão para especulações quanto ao diagnóstico.

  100. 100 Priscila
    21.11.2010 às 12:41

    Olá Dr!

    Meu tio há um ano descobriu um câncer intestinal. Gostaria de saber a partir de qual idade é recomendada a colonoscopia preventiva? Obrigada!
    Priscila

  101. 101 Dr. Fernando Valério
    21.11.2010 às 22:46

    Priscila, de maneira geral aos 50 anos se inicia a prevenção através de colonoscopia. Para quem tem história familiar, a prevenção se inicia aos 40 anos.

  102. 102 marcia
    25.11.2010 às 20:48

    doutor o resultado da biopsia deu negativa para malignidade a conclusão foi ileíte cronica inespecificada qual o tratamento

  103. 103 Dr. Fernando Valério
    26.11.2010 às 23:11

    Marcia, o tratamento consiste no uso de antiinflamatórios específicos para o intestino.

  104. 104 vanessa Dias
    01.12.2010 às 09:14

    Bom dia Dr. Fernando..meu pai fez o exame de colonoscopia ontem, e o médico perfurou o intestino dele, tiveram que fazer uma cirurgia as pressas..Gostaria de saber se ele corre algum risco??Se tem algo melhor p/ fazer no momento???É muito ruim essa sensação, ele sempre faz esse exame..e nunca deu nada.Não sei o porque de ter acontecido isso agora.
    Obrigada!
    Aguardo Respostas!
    Vanessa

  105. 105 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 14:40

    Vanesssa Dias, apesar de ser um acontecimento raro, perfurações de intestino podem ocorrer durante a colonoscopia, principalmente quando há alguma medida terapêutica associada. Quanto à perfuração, o mais risco é o de infecção abdominal. No entanto, como o intestino estava limpo e preparado para o exame, a contaminação pelas fezes é menor. Além disso, a cirurgia de urgência é realmente necessária.

  106. 106 Ricardo
    01.12.2010 às 15:38

    Dr. Fernando parabéns pelo seu site! Bem tenho 32 anos e a mais ou menos um ano venho vendo mudanças graduais no formato das fezes bem como um grande aumento de gases. Elas parecem estar cada vez mais finas ou pastosas ou então endurecidas em formato de bolinhas ou então varias bolinhas condensadas.O aspecto varia muito.Sinto também de vez enquando forte dor do lado direito mais ou menos na região da última costela (1cm abaixo dela) esta dor é em forma de pontadas e passa rapidamente dura uns 3 a 4 segundos, sabe o que esta dor pode ser?
    Fui ao médico e ele me recomendou alguns exames de intolerancia ao glutem/lactose/tireóide e também a colonscopia. Os exames de sangue deram normais. A colonscopia com ileoscopia distal acusou colite inespecífica discreta no reto e no íleo terminal,e também teve a hipertrofia de um linfonodulo (confirmados pela biópsia).Ele pediu então uma ecografia de abdomem a qual não teve alterações. Ele me receitou Azulfin para mim tomar a cada 12 horas mas já estou tomando a 3 dias e não notei melhoras, ele demora para fazer efeito? Devo fazer mais algum exame complementar? A colite inespecífica leve causa tantos sintomas assim?

  107. 107 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 22:36

    Ricardo, o seu médico acredita que você apresenta um quadro de inflamação do cólon (colite), e está lhe tratando para este problema. Aguarde mais alguns dias para avaliar os efeitos da medicação prescrita.

  108. 108 Maria Martins
    06.12.2010 às 22:11

    Ilmo. Sr. DR. Fernando Valério

    Parabenizo, sua atenção diria até seu carinho para com as pessoas que buscam conselhos e orientação através do Sr. Dr.
    Li todas as perguntas e suas respostas, achei magnífica sua dedicação para com todos sem as conhecer pessoalmente.
    Que Deus lhe abençoe, e ilumine sempre seu caminho !!!
    Se todos que praticam a medicina fossem iguais ao SR. nosso mundo seria mais saudável!!!
    Cordialmente, Maria Martins.

  109. 109 Dr. Fernando Valério
    06.12.2010 às 22:56

    Maria Martins, agradeço muito as palavras gentis e motivadoras em relação ao trabalho que desenvolvo. Muito obrigado.

  110. 110 marcelo
    14.12.2010 às 10:25

    Bom dia doutor, há um mês encontro-me com alternâncias em diarréia pastosa e constirpação, também a sensação de que ao defecar não completar, não há sangue nas fezes! Sinto dor abdominal, não tenho moleza no corpo e acho não ter anemia, também tomei remédio para verme há pouco tempo. O que pode ser? Procuro qual especialista?

  111. 111 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 08:07

    Marcelo, este quadro se assemelha muito a alterações funcionais do intestino, que em geral tem um quadro emocional e de ansiedade envolvidos. Estas alterações são tratadas com medicamentos específicos, dieta e exercícios físicos. Procure a ajuda de um Gastroenterologista.

  112. 112 luciano
    18.12.2010 às 08:43

    bom dia Dr. Fernando, estou gostando muito do seu blog, pois tenho um histórico familiar de problemas gastrointestinais; mas gostaria que me ajudasse na seguinte questão: tenho 42 anos estou com doença de Parkinson a 6(seis) fazendo uso de akineton 2mg e sifrol 0,5 4 x dia, desde criança tenho desconfortos gastros relacionados com prisão, as vezes diarréia, muitos gases e muitas dores abdominais, ha qinze dias realizei uma colonoscopia pois apresentava diarréia por mais de 10 dias dor do lado direito na região inferior, e dor na região do umbigo, o exame foi realizado e o resultado da colono foi normal, mas a biópsia dos segmentos apresentou: hiperplasia linfática nodular, colite inespecifica leve, e ileite inespecifica leve, o médico disse que o resultado esta normal, porém receitou Nolium 40 2xdia, como meu sono é irregular ele tbm receitou Nortriptlina de 25 a noite, gostaria de saber sua opinião com relação ao resultado da biópsia e se de fato o resultado esta normal, óbvio sem querer ferir a ética médica, mas apenas uma segunda opinião. Desde já agradeço,
    abraços…

  113. 113 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 10:18

    Luciano, o quadro de inflamação foi muito leve e microscópico, não sendo sequer percebido na colonoscopia. Concordo com o seu médico em pensar que o quadro é mais funcional do que inflamatório.

  114. 114 luciano
    19.12.2010 às 17:12

    boa tarde, Dr. Fernando, agradeço sua atenção e mais uma vez Parabéns pelo seu trabalho…Abraços!!! Muito Obrigado!!!

  115. 115 elcio pacheco
    22.12.2010 às 19:03

    Dr valerio:
    faz 4 meses que dia sim dia nao tem diarreia.nao tem sangramento.muitas vezes depois do almoco,vem som dos intestinos e ahi corro e as fezes as vezes liquida,as vezes pastotas,as vezes tii fita, as finas emfim sempre varia.Faz 5 anos fiz uma colonoscopia e tirei 2 pequenos polipos.disseram que eu tenho ou tive diverticulite.o que me aconselha?
    tenho apetite,nao sangramento,nao perda de peso,nao anemia.
    elcio pacheco

  116. 116 Dr. Fernando Valério
    24.12.2010 às 09:54

    Elcio Pacheco, provavelmente você apresente alguma alteração funcional ou de má absorção, visto que a sua colonoscopia apresentava apenas dois pólipos pequenos. Por isso, recomendo que procure um Gastroenterologista ou Proctologista para ajudá-lo.

  117. 117 everaldo
    28.12.2010 às 06:28

    Dr. nunca tive sangramento nas fezes, somente após a colonoscopia, sangue vivo. tenho 50 anos e o meu médico solicitou exames preparatórios par retirada da vesícula e correção no umbigo (hernia umbilical.
    Estou muito triste pois ao evacuar o sangue vivo continua junto com as fezes. Ainda não peguei o resultado do exame de colonoscopia. Se ocorreu alguma perfuração, o meu organismo pode reconstituir a provavel perfuração sem ter que ser submetido a uma nova colonoscopia? nunca passei por esse constrangimento, devo tomar antibiotico e algum tipo de medicação para normalizar as evacuações? Desde já grato pelo apoio e ética profissional, porém peço sua preciosa sinceridade. Atenciosamente.Everaldo.

  118. 118 Dr. Fernando Valério
    28.12.2010 às 09:22

    Everaldo, provavelmente o excesso de evacuações durante o preparo para a colonoscopia pode ter causado uma inflamação nas veias anais ou até mesmo uma fissura anal. Além disso, se foi realizado algum procedimento ou biópsia durante o exame, o sangramento também poderia ser explicado. O mais importante é avisar ao médico que solicitou o exame que você apresenta o sangramento anal no momento.

  119. 119 Rodrigo Silva
    03.01.2011 às 22:12

    Hoje venho agradecer toda as informações aqui obtidas, pois me ajudou a esclarecer muitas dúvidas e ficar mais calmo. Faz 60 dias que fiz a cirurgia para retirada de um tumor(maligno) no retossigmoide. E dizer que correu tudo bem, tanto a cirurgia como a recuperação. E alertar a importância de procurarmos um especialista o quanto antes, quanto surgir qualquer alteração em nosso organismo. Pois quando detectado qualquer problema no inicio , tudo será mais fácil.
    Meu muito obrigado Dr.Fernando Valério

  120. 120 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 09:18

    Rodrigo Silva, agradeço muito o seu comentário, já que ele é extremamente útil e relevante a todos. Muito obrigado.

  121. 121 Dani Santos
    15.01.2011 às 18:22

    Doutor gostei muito do seu site, li todos os questionamentos, parabéns. Estou muito preocupada, ha tres meses tive minha bebê e na gravidez sofri muito com o intestino, sempre ressecada e tive sagramento duas vezes pouca coisa, mas sempre tive uma alimentação super saudavel, como sempre sofri com instestino preso e ressecado, sempre tive uma boa dieta. Mas assim que fiz a cesarea meu intestino ficou muito preguiçoso e ressecado, e teve um dia que tive muita dor ao evacuar e veio junto com as fezes sangue vivo, passei uma semana com um pequeno sangramento tomando antiinflamatorio e passando pomadas. Assim, procurei um gastro na minha cidade e fiz exames de sangue, de fezes e urina para descubrir o motivo do mal funcionamento do meu intestino deu tudo certinho, e tambem foi realizado uma colonoscopia, e teve diagnostico de lesões de ulcera infiltrativa no ceco, o medico pediu p fazer biopsia, e vai demorar 30 dias, e estou apavorada pois pode ser um câncer, tenho 30 anos, sempre tive uma alimentação saudavel, não tenho casos de câncer de tipo nenhum em minha família. O medico disse para me acalmar, ele disse q na minha idade é muito dificil ter um câncer, e também disse q se eu tiver um câncer é bem inicial. O que o senhor acha, mesmo não sendo câncer terei q retirar essas lesões? Obrigada doutor

  122. 122 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:38

    Dani Santos, entendo a sua ansiedade em relação ao achado do seu exame (úlcera em ceco). No entanto, não há nada o que fazer no momento senão aguardar a biópsia. Quanto à idade, obviamente os tumores de intestino costumam ocorrer em idades mais avançadas. Desejo que o resultado da sua biópsia seja favorável.

  123. 123 marco
    03.02.2011 às 14:45

    Olá,doutor!
    Meu nome é Marcio,32 anos.
    Há mais de 1 ano fiz colonoscopia que nada acusou.No entanto,ainda apresento alguns sintomas como evacuação com muco. Quando evacuo diariamente quase não sai muco,mas quando fico um dia inteiro sem ir ao banheiro,a próxima evacuação costuma apresentar muito muco. De vez em quando tbm sai secreção(parece óleo). Tenho tbm às vezes sensação de evacuação incompleta indo de 3 a 4 vezes ao banheiro,mas evacuando pouco ou sem sucesso.
    Como pode o resultado da colonoscopia e outros exames serem normais e esses sintomas persistirem por tanto tempo? Visto que não posso marcar uma viagem longa,pois esses sintomas interferem muito na minha qualidade de vida.
    Fui uma pessoa muita ansiosa e nervosa.Agora,procuro me controlar mais.
    O senhor acha tbm que o meu problema seria irritação do intestino e isso demora tanto assim para sarar?
    Obrigado!

  124. 124 Dr. Fernando Valério
    03.02.2011 às 23:04

    Marco, existem alterações funcionais do intestino que cursam com a presença de muco nas fezes. Neste caso, sugiro que você discuta com o seu médico esta possibilidade diagnóstica.

  125. 125 Márcio Antonio Lopes
    15.02.2011 às 21:32

    Dr. Fernando Valério

    Boa noite, Dr.

    Meu nome é Márcio, tenho 59 anos e gostaria de tirar
    uma dúvida: o exame de Colonoscopia pode detectar
    hemorróida e/ou fissura anal? e também hérnia umbilical?
    Grato Dr.

  126. 126 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 22:37

    Marcio Antonio Lopes, a colonoscopia é um exame adequado para a avaliação de lesões intestinais e retais. Para lesões anais, como hemorróidas e fissuras, o importante é ser avaliado por um Proctologista no consultório médico.

  127. 127 luciane
    16.02.2011 às 18:36

    Olá Dr.Fernando!

    Tenho 31 anos,retirei a visicula com isso tive diarreias continuas, meu medico receitou quesran para eu tomar e sutil efeito na diarreia, mais sempre tenho dor abdominal d lado direito e a dirreia se eu não tomar o Questran é dirreia na certa…
    Ja realizei exame de ulrason,ultrason abdominal ultravaginal e tomografia computatorizada e endoscopia todos deram normal
    Agora com as crises de dores abdominais do lado direito ele me solicitou a Colonoscopia sera que esse exame é preciso pois tenho medo de realiza-lo..
    Desde ja grata…

  128. 128 Dr. Fernando Valério
    16.02.2011 às 22:46

    Luciane, as cirurgias para retirada de vesícula podem causar quadro de diarréia em alguns pacientes. Quanto ao quadro doloroso, ele não é comum. Sendo assim, a colonoscopia pode ter boa indicação.

  129. 129 Luciane
    18.02.2011 às 15:41

    Dr.Fernando
    Obrigada pela atenção e por se esse profissional dedicado e respeitoso com os pacientes , medicos assim com amor no que faz que o mundo esta precisando…
    Abusando um pouco de sua boa vontade , vou realizar a Colonoscopia di 22,como eu posso saber se a biopsia, sendo que minha solicitação só da colonoscopia e se o senhor poderia me adiantar doenças relacionads , citei os sitomas acima…
    E se a Coonoscopia é um exame seguro…
    Obrigada e que nosso Grandioso Deus te ilumine sempre …

  130. 130 Dr. Fernando Valério
    19.02.2011 às 00:42

    Luciane, quando a colonoscopia é realizada em locais com boa indicação e com profissionais habilitados e capazes, o exame se torna seguro.

  131. 131 Luciane
    22.02.2011 às 12:27

    Ola Dr.
    realizei o exame hoje as 8;30 e estou bem, o mais desagradvel é a peparação,pois tem qe ir ao banheiro toda hora, mais o exame não doi nada vc nem ve…
    A unica coisa é que ainda to com a diarreia , pois aho que ainda não eliminei todo o manitol…
    Obrigda e fique com Deus quando sair o resultado elto ai tá.

  132. 132 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:57

    Luciane, tomara que o seu exame traga um resultado favorável.

  133. 133 Kátia Valéria Gonçalves
    24.02.2011 às 10:51

    Bom dia Dr.Fernando!
    Em 2004, fiz uma cirurgia para retirada de um lipoma em sigmóide. Em novembro de 2010 procurei um proctologista, pois comecei a sentir cólicas e minhas fezes são afinadas, tive uns epsódios de êmese. Ele sem me examinar, marcou logo uma colonoscopia. Até aí, achei normal. No dia do exame, que foi no seu consutório, tinham outros pacientes, que realizaram o mesmo exame. Fui levada para a sala, colocaram um roupão sobre minha roupa e me colocaram na maca, o anestesista pegou minaha veia, administrou uma medicação, e o proctologista introduziu o aparelho, comecei a sentir dor, ele introduziu mais e voltei a sentir mais dor, então ele retirou o aparelho e me tiraram da maca, e o anestesista falou que eu não tinha nada. A realização do exame durou aproximadamente 5 minutos. Dos outros pacientes também.
    Continuo sentido cólicas, e ontem verifiquei presença de muco nas fezes.
    O que devo fazer? Penso em marcar nova consulta com outro profissional.

  134. 134 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 15:23

    Kátia Valéria, entendo as suas queixas e dúvidas, mas não tenho como afirmar se você deve trocar de médico ou não, até porque correria o risco de cometer uma atitude antiética grave. Mas uma coisa é certa, como você ainda não está se sentindo bem, alguma ajuda médica é necessária.

  135. 135 Kátia Valéria Gonçalves
    25.02.2011 às 09:44

    Obrigada!

  136. 136 Tânia
    03.03.2011 às 14:47

    Boa tarde Doutor
    O meu marido anda com dores abdominais do lado esquerdo á quase 3 semanas, na semana passada num dia em que a dor estava mais forte ele dirigiu-se a uma unidade hospitalar a uma urgência. Fez Ecografia e Radiografia e o médico, disse-lhe que o melhor seria fazer uma Colonoscopia,pois para além das dores o meu marido anda muito pálido e está a emagrecer, como a minha cunhada trabalha nesse hospital disse-nos para pedirmos a requisição do exame á médica de familia e depois realiza o exame no referido hospital, aconselhou tb a que a médica requisita-se a sedação.
    Qual não é o meu espanto quando fui á médica e a senhora disse que o exame passa mas a sedação não porque o sistema não autoriza(pertenço a uma Unidade de Saude familiar), dizendo-me mesmo que ou ele faz sem sedação ou então para me dirigir a um particular e fazer o exame, não tendo nenhum tipo de comparticipação.
    Isto é permitido? Por favor ajude-me pois com isto tudo estamos a adiar o exame que é essencial para saber do estado de saude do meu marido.

  137. 137 Luciane
    03.03.2011 às 20:53

    Olá Dr. Fernando!!!
    Estou aki para relatar que minha Colonoscopia deu td normal graças a Deus!!!
    Mais as dores abdominais continuam , como operei da visicula a 4 anos atras esta suspeitando de aderência , ai te pergunto o que é isso eu posso engravida que exame pedi me ajudeeeeeee!!!
    Quero ser mãe!!!

  138. 138 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 09:36

    Luciane, acredito que não exista qualquer contraindicação para uma gestação. Espero que você abençoada com a gravidez desejada.

  139. 139 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 09:45

    Tânia, sugiro que você notifique o Conselho Regional de Medicina sobre a conduta adotada pelo Hospital em questão, e caso necessário, até mesmo a Justiça. Este exame é obviamente realizado sob sedação. Impor sofrimento desnecessário a qualquer pessoa é considerada falta de ética e pode submeter o médico e o Hospital a processos disciplinares rigorosos.

  140. 140 Bruna
    17.03.2011 às 11:09

    Bom dia Drº
    Creio que possa me ajduar diminuindo assim minha ansiedade e preocupação.
    Tenho formas dores abdominais a um pouco mais de um ano, as dores são constantes e diarias. Porém na semana passada saiu sangue vivo nas minhas fezes, e na segunda vez que fui ao banheiro saiu como se fosse uma linha fina de sangue…antes disso soh tive uma ocorrencia de sangue vivo somente uma vez ha alguns meses atras, lembrando que isso nao eh constante…alem disso tenho tinho suor noturno, muitas dores de cabeça, e incomodos na perna direita (como se fosse no musculo)
    Marquei medio para a proxima semana, mais ate la queria entender melhor o que pode ser esses sintomas…
    Desde ja agradeço a atenção

  141. 141 Dr. Fernando Valério
    17.03.2011 às 11:29

    Bruna, você fez muito bem em marcar uma consulta médica, já que todo sangramento anal deve ser avaliado. O seu médico investigará se você apresenta alguma lesão intestinal ou anal que cause os sintomas. Após definir um diagnóstico, um tratamento específico ao seu caso será prescrito.

  142. 142 maria olimpia
    20.03.2011 às 13:44

    dr. Fernando Valério, boa tarde!!! Me esclareça, por favor – tive gases minha vida inteira, e venho fazendo, há quase dois anos, acompanhamento com um nutricionista a fim de melhorarem problemas de digestão e diarréia frequente. Há suspeita séria de intolerância alimentar, portanto não como glúten, nem laticínios ou carne vermelha. Na maior parte do tempo me sinto ótima, desde que me mantenha também longe de alimentos ácidos, como frutas ácidas, molho de tomate e alimentos com vinagre. Meu médico pediu uma colonoscopia (tenho 58 anos, sou magra, não fumo nem bebo). Como ficou claro que as paredes de meu intestino estiveram inflamadas a maior parte de sua vida, há algum perigo com esse exame?? pode-se aproveitar e solicitar uma biopsia para confirmar alergia alimentar?? obrigada e um abraço

  143. 143 Dr. Fernando Valério
    20.03.2011 às 20:08

    Maria Olimpia, apesar da possível intolerância alimentar, o risco de você realizar a colonoscopia não é maior do que a população geral, e portanto você deve realizar o exame (até mesmo porque já tem mais de 50 anos). Quanto à possibilidade de biópsia, elas são realizadas para pesquisa de intolerância alimentar no intestino delgado, e a colonoscopia avalia o intestino grosso.

  144. 144 Lucas A.
    04.04.2011 às 16:42

    Dr. estou com uma diarreia a 5 meses ela ja diminuio bastante ai fui pro medico e ele passou a colonoscopia mais não sinto dor nem nada o que o senho acha que pode ser ?

  145. 145 Dr. Fernando Valério
    05.04.2011 às 09:41

    Lucas, o quadro de diarréia crônica pode ser decorrente de infecção, má absorção, inflamação (colites) e alterações funcionais (Síndrome do Intestino Irritável). A colonoscopia é um dos exames para a avaliação destes quadros.

  146. 146 Lucas A.
    06.04.2011 às 11:31

    Dr. fui ao medico ontem realizar a colonoscopia e descobri que tenho, colite moderada a direita e colite leve a esquerda, e gostaria de tirar três duvidas porque ele pediu a biopscia ? como vai ser minha alimentação daqui pra frente ? e como tenho 17 anos não tenho nenhum vicio se eu me tratar direito posso ter uma vida traquila tanto agora como mais lá na frente sem a possibilidade de desenvolver um cancer ?

  147. 147 vanessa
    06.04.2011 às 18:20

    olá doutor, tenho retocolite a 6 anos e controlo com mesalazina, no ano passado engravidei e perdi meu bebê com 9 semanas, na época meu médico disse que não foi devido ao medicamento, mas agora estou tentando engravidar novamente e tenho medo poios ainda tomo o medicamento(1 comprimido/dia). será que corro algum risco?

  148. 148 Dr. Fernando Valério
    07.04.2011 às 00:26

    Lucas A, a bióspsia é realizada para que se entenda o tipo e a causa desta colite. Após este resultado, um tratamento adequado será indicado. Obviamente, se você tiver uma alimentação adequada e um estilo de vida saudável, o controle do seu caso será mais fácil.

  149. 149 Dr. Fernando Valério
    07.04.2011 às 19:56

    Vanessa, saiba que abortos espontâneos acontecem com frequência maior do que se imagina, e pode não ter qualquer relação com a medicação. Desta forma, não se preocupe e planeje a próxima gestação.

  150. 150 Lucas A.
    09.04.2011 às 15:47

    Dr. fiz uns exames e gostaria que o senhor falasse o que que tem neles !!
    MIF (parasitologico)

    METODO DE HOFFMANE FAUST:

    Pesquisa de helmintos………Negativo
    Pesquisa de protozoarios………Negativo

    METODO DE BAERMAN / RUGAI:

    Pesquisa de larvas………Negativo
    Pesquisa de leucocitos………12/campo

    OBS:BLASTOSPOROS DE LEVEDURAS .

    ————————————

    GORDURA FECAL – DETERMINAÇÃO (SUDAM III) : mENOS DE 5% DE GORDURA FECAL .

    ————————————

    TESTE DE TOLERANCIA A LACTOSE:

    GLICEMIA DE JEJUM………………..81
    GLICEMIA 15′ APOS SOBRECARGA ……..114
    GLICEMIA 30′ APOS SOBRECARGA………109
    GLICEMIA 60′ APOS SOBRECARGA………104
    GLICEMIA 90′ APOS SOBRECARGA………81

    VALOR DE REFERENCIA: ELEVAÇÃO DE PELO MENOS 20 MG/DL EM ALGUMA DAS GLICEMIAS APOS SOBREACRGA DE LACTOSE .

    ————————————–

    COPROCULTURA (CULTURA DAS FEZES):

    ESCHERICHIA COLI ENTEROPATOGENICA GRUPO C

    ANTIBIOGRAMA

    GERME ISOLADO: ESCHERICHIA COLI ENTEROPATOGENICA GRUPO C

    ÁCIDO NALIDIXICO…..SENSIVEL : CLIPROFLOXACIN…..SENSIVEL
    AZTREONAM………SENSIVEL : ERITROMICINA….NÃO TESTADO
    AMICACINA………SENSIVEL : GENTAMICINA…….SENSIVEL
    AMPICILINA……..SENSIVEL : IMIPENEN……..NÃO TESTADO
    CARBENICILINA…..SENSIVEL : NITROFURANTOINA….SENSIVEL
    CEFALOTINA……..SENSIVEL : NETILMICINA……..SENSIVEL
    CEFOPERAZONE……NÃO TESTADO : NORFLOXACIN……..SENSIVEL
    CEFOTAXIMA……..SENSIVEL : OXACILINA…….NÃO TESTADO
    CEFOXITINA……..SENSIVEL : PEFLOXACIN……NÃO TESTADO
    CEFTAZIDIMA…….SENSIVEL : PENICILINA……NÃO TESTADO
    CEFTRIAXONA…….SENSIVEL : SULFATRIMETROPIN…SENSIVEL
    CLINDAMICINA……NÃO TESTADO : TETRACICLINA…….SENSIVEL
    CLORANFENICOL…..SENSIVEL : VANCOMICINA…..NÃO TESTADO

    —————————

    Se puder me ajudar doutor agradeço muito !!

  151. 151 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 09:45

    Lucas A, agradeço o seu comentário, mas este espaço destina-se a discutir aspectos de doenças, e a pura avaliação dos seus exames caracterizaria uma consulta médica pela Internet, o que é vetado pelo Conselho Federal de Medicina, e que pode gerar a processo disciplinar ético. Espero que entenda e leve os exames para o médico que os solicitou.

  152. 152 Lucas A.
    11.04.2011 às 17:46

    Tudo bem doutor, na verdade é que estou um pouco ansioso e o meu medico só esta marcado pra quinta-feira!!
    Mas Dr. ainda tenho uma duvida que não sai da minha cabeça que é, o porque do medico pedir a biopsia gostaria que o Dr. me explicasse a minha doença que é a colite moderada do lado direito e a leve do lado esquerdo ainda corre o risco de ser mais grave ou maligna ?
    E mais uma vez desculpe pelo constrangimento anterior !!

  153. 153 Dr. Fernando Valério
    11.04.2011 às 23:13

    Lucas A., colites são inflamações e por isso não caracterizam lesões malignas. As colites são na sua grande maioria tratadas com medicamentos.

  154. 154 Roselene
    12.04.2011 às 23:51

    Boa Noite!Dr.Fernando Valerio,por favor me tire uma dúvida.Meu marido têm 72 anos,é muito ativo trabalha em um quiosque na praia e a saúde dele é excelente,mas algumas semanas atrás,após comer anes de cebola que é fritura ele apresentou dores no abdomem do lado direito muito forte.Ele fez os exames de rotina e o levei ao gastroenterologista e o mesmo falou que esta tudo bem,mais não conseguiu descobrir a causa das dores.Então fez o pedido dos seguintes exames,colonoscopia funcional e dosagem da CEA.Portanto gostaria de saber se for possível,pra que e o porque desses exames,têm algum perigo?Desde já muito obrigado por sua compreenção.Rose.

  155. 155 waldemar caseiro
    13.04.2011 às 21:57

    drFERNANDO VALERIO.Parabens pela sua dedicação e alivio que o sr proporciona a todos atraves das sua respostas. Dr,o medico me recomendou o exame de colonoscopia, vou fazer no Hosp Oswaldo Cruz,gostaria de saber os riscos do exame,pois não gostaria de ir sem conhecimento nenhum.Estou com o diagnostico de diverticulite aguda no sigmoide. E GRAVE?.Estou tomando ciprofloxacina500mg 1cp de 12 em 12hs por 7 dias,flagyl 400mg 8/8h por 7dias e bioflac 15mg 1cp ao dia por 4 dias,devo marcar o exame quanto tempo depois?de tomar os remedios.Durante esse periodo de remedios devo comer o que? posso comer tudo, ou fibras e frutas,gostaria muita dessa orientação.Tenho 61 anos tenho direito a fazer o preparo no hospital?.O diagnostico levarei para o sr ,ja que o meu medico não è da area.Aguardo uma resposta ansiosamente sobre as minhas perguntas,obrigado parabens pela dedicação ,essa forma sua de agir e que faz um pais crescer e nos estimula a fazer o bem para o proximo.PARABENS!!!!

  156. 156 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:11

    Waldemar Caseiro, saiba que a colonoscopia nunca deve ser realizada na vigência de uma crise de diverticulite aguda. Por isso, você deve aguardar por 60 dias após o tratamento para realizar o exame. A colonoscopia é um exame seguro, e que deve ser realizado em ambiente adequado e com médicos experientes com o método. O maior risco é a perfuração intestinal, que ocorre em 1 a cada 5000 exames, principalmente quando um procedimento está associado. O preparo intestinal pode ser feito em casa ou no Hospital, mas como o Senhor tem mais de 60 anos tem o direito de fazê-lo em ambiente hospitalar. Durante o tratamento, evite alimentos ricos em fibras e grãos. Quando houver melhora do quadro, inicia-se a dieta com fibras, mas continua-se evitando os grãos.

  157. 157 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:45

    Roselene, qualquer pessoa da idade do seu Marido que apresente sintomas abdominais deve ser bem avaliado. Portanto, o médico dele solicitou m check-up intestinal, o que está correto.

  158. 158 Stela
    24.04.2011 às 16:12

    Dr. Fernando Valério
    estou com uma dúvida tremenda, desde 1998 surgiu na parte externa do meu ânus, uma bolha que até então não doia, mas de uns 4 anos para cá, constantemente ela tem inchado cada vez mais, e dói muto. Na primeira vez que doeu, fui ao um clínico que me disse ser um mamilo hemorroidal, me recitou uma pomada chamada xyloprocte e diclofenaco de sódio, fiquei bastante tempo sem os sintomas. Mas desde o ano passado voltei a sofer com este inchaço dolorido, criei coragem e me consultei diretamente com um colonproctologista que ao fazer o exame de Visualização me disse que estou apenas com um excesso de pele,e que pelo fato de meu intestino nunca ficar ressecado não há possibilidade de ser hemorróida, e que se eu quisesse ele faria uma cirurgia para a retirada deste excesso. Tambem gostaria de saber se arecuperação é dolorosa realmente como dizem. quanto tempo para arecuperação, se pode vltar ou não, se tem tratamento sem ser por método cirurgico? Me ajude nesta dúvida cruel!!!!!!!

  159. 159 Dr. Fernando Valério
    24.04.2011 às 23:16

    Stela, o excesso de pele na região anal em geral corresponde a um condiloma anal, que ocorre na parte externa do ânus. Habitualmente esta não é uma cirurgia com recuperação difícil.

  160. 160 antonio
    30.04.2011 às 04:32

    Dr.Fernando
    Minha mulher fez alguns exames pois estava com dores muito fortes na barriga.Ns imagens foram visto 3 massas e nos exames de samgue houveram algumas alteraçoes, os medicos pediram para ela fazer colonoscopia com biopsia, estou com medo de ser algum muito grave. Ela tem chance de estar com cancer no intestino. Estamos desesperados Dr. nos ajude pois estamos com muito medo. Gostaria de saber se tem chance de ser outra doença sem ser cancer. Por favor nos esclareça
    Obrigado

    Antonio Joaquim de Sousa

  161. 161 antonio
    30.04.2011 às 04:34

    ahh dr esclarecendo as massas estao localizadas no intestino

    oobrigado

  162. 162 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 09:07

    Antonio, obviamente há o risco de uma lesão mais grave no intestino. De qualquer forma, o importante agora é controla a ansiedade e manter a calma e realizar os exames solicitados.

  163. 163 Pedrinho
    05.05.2011 às 02:14

    Grato pela atenção dispensada.
    A minha pergunta se refera a situação do meu tio, pois o mesmo ficou sabendo da existência de um tumor, que muito provavelmente já está com infiltração na bexiga, pois, segundo o mesmo, será retirada dele (tio), parte da bexiga, intestino grosso e (RETO), e que ele (tio) terá que definitivamente utilizar uma bolsa para depósito das fezes.
    Este meu tio tem 47 anos de idade. Pergunto, existe alguma forma de recostituição do reto, para não precisar indefinitivamente ficar na dependência de uma bolsa plástica para depósito das fezes? Grato mais uma vez, e aguardo sua resposta.

  164. 164 Nilton Costa
    05.05.2011 às 13:16

    Ola Dr. Fernado!
    Bom dia!
    Que Deus vos Abençoe Sempre!!!
    Parabens por essa ajuda que o Senhor dá para agente que Acessa muito a internet!!

    Doutor, a mais ou menos uns quatro anos, tenho percebido que vou muito ao banheiro, as vezes tres vezes ao dia ou quatro, isso piora depois das refeiçoes… e quando estou no banheiro demoro muito, pois fico as vezes com a sensaçao de que ainda tem mais algo para defecar, percebo que esses sintomas pioram ainda mais quando estou preocupado ou ancioso com algo, muitos gases e flatulencias são comum pra mim no meu dia-dia, geralmente as fezes são pastosas, nao tenho colicas só mesmo as vontades de evacuar, geralmente quando eu evacuo fico aliviado por um bom tempo…então decidi ir a um gastro e fiz os seguintes Exames: Ultrasonografia Abdominal, hemograma, urina, Endoscopia digestiva alta, teste de intolerancia a lactose e uma colonoscopia(essa ele nao queria fazer, mas insisti muito a ai ele acabou solicitando tambem). resultado: Gastrite leve e intolerancia a lactose. mas ai doutor depois de um mes sem leite e derivados o sintomas continuaram…depois pesquisando na internet descobri q existe uma tal de colite microscopica, e que so é diagnosticada com a biopsia do intestino(no meu caso nao teve biopsia) então fui falar com medico que fez a colonoscopia e ele disse que no meu caso como tudo estava normal nao precisou fazer biopsia e que eu poderia ficar despreocupado, e relatou ainda é uma doença rara na minha idade, segundo ele tenho uma doença chamada sindrome do intestino irritavel e pediu pra mim ficar evitando o leite e derivados…bom douto tenho 21 anos, nao tenho historico familiar de cancer e nem doenças inflamatorias intestinais… o que o senhor acha?

    Obs: só lembrando que devido a minha insegurança ja fui em outros medicos e relataram o mesma coisa!!!

    o senhor acha q devo ficar tranquilo!!!
    O QUE O SENHOR PODE ME FALAR A RESPEITO DESSA COLITE MICROSCOPICA!

  165. 165 Nilton Costa
    05.05.2011 às 13:25

    há doutor, só mais uma coisa, essa colite microscopica realmente é rara? quem tem SII tem chances para evoluir para esse tipo de colite?

  166. 166 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 15:54

    Nilton, a colite microscópica só é diagnosticada através de biópsias seriadas realizadas no intestino grosso através da colonoscopia. Este quadro é infinitamente menos comum que a Síndrome do Intestino Irritável. De qualquer forma, estas são doenças diferentes, e não a evolução ou agravamento da outra.

  167. 167 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 16:00

    Pedrinho, no momento da cirurgia o médico responsável pelo procedimento avaliará se haverá reto suficiente remanescente para a reconstrução do trânsito intestinal. Obviamente ninguém quer conviver com uma colostomia definitiva, mas o objetivo no momento é curá-lo.

  168. 168 Lucas A.
    06.05.2011 às 16:40

    Dr. descobri que tenho retocolite ulcerativa e estou fazendo o tratamento com mesacol 800 mg de 8 em 8 horas e gostaria de saber o tratamento é demorado ? depois que eu ficar melhor vou poder comer tudo normalmente ? e como a inflamação pode voltar ?
    obrigado pela atenção !!

  169. 169 Dr. Fernando Valério
    07.05.2011 às 00:32

    Lucas A., o tratamento para a sua retocolite está adequado, e você deverá aguardar alguns dias para avaliar a resposta ao tratamento. Quanto ao tempo de uso do medicamento, esta será uma opção do seu médico. Em relação à dieta, com o controle da doença você estará liberado para ter uma dieta mais liberada, mas preferencialmente com alimentos saudáveis.

  170. 170 Renato Cesar
    10.05.2011 às 00:57

    Dr. Fernando Valério, primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog, é algo magnifico de vossa parte. Em nome de todos que ja lhe escreveram quero agradecer e elogiar por tamanha atenção.
    Minha mãe há 3 meses tem se queixado de dores abdominais diariamente. Acaba indo ao banheiro varias vezes por dia, mas sem muito resultado.
    Ela é uma pessoa muito anciosa e esta numa fase de muita tristeza pela perda de meu pai. Ano passado esteve internada por Gastrite medicamentosa. Os exames atuais mostraram que esta controlada. Bom, ela fez colonoscopia e a conclusão do exame foi:
    Pólipos do Cólon Descendente (2)
    Polipectomia endoscópica
    Moléstia diverticular Universal do Cólon.
    O médico vai demorar alguns dias para atender. Se for possivel, eu ficaria agradecido por alguma explicação e orientação quanto a alimentação.
    Muito obrigado Dr. e mais uma vez parabéns.
    Att.
    Renato

  171. 171 Dr. Fernando Valério
    11.05.2011 às 00:04

    Renato Cesar, em geral o quadro de pólipos é benigno e não deve gerar maiores preocupações. De qualquer forma, aguarde o resultado da biópsia. Quanto à doença diverticular, é preciso manter as fezes com a consistência pastosa para se evitar quadros de diverticulite aguda.

  172. 172 vera
    12.06.2011 às 02:57

    doutor preciso que me tire uma duvida,fiz uma colonoscopia que deu normal,mas fiz 3 bopsias e o resultado na conclusão deu colite cronica leve sedimentosa,mas o medico disse que esta normal,tenho ou n colite e se e grave

    gostaria muito de uma resposta

  173. 173 Dr. Fernando Valério
    12.06.2011 às 10:26

    Vera, a colite é inflamação da mucosa do intestino grosso. No seu caso, a inflamação está leve.

  174. 174 florisvaldo nunes
    12.06.2011 às 18:54

    eu fiquei satisfeito tambem com muitas resposta que procurei aqui e um escelente sait onde se pode fazer uma consulta virtua em algumas duvidas sobre doenças eu ate salvei o sait parabems doutor fernandes

  175. 175 Dr. Fernando Valério
    19.08.2011 às 18:54

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  176. 176 Alexandre Ribeiro
    03.01.2013 às 17:41

    Dr. Fernando, que bom poder contar com o sr. para esclarecimentos de algumas dúvidas, que Deus o abençõe sempre.

    Estou muito preocupado, e só agora que caiu a ficha que algo não anda bem, pois minhas fezes estão a mais ou menos uns 5 meses saindo pastosas ou liquidas, isso todos os dias, tem dia que somente uma vez, outro 2 vezes ao dia, fiz exame de fezes mif e sangue oculto, resultado normal, mas minhas fezes não saem como antes em forma de banana. Tem uns dois anos que levei um choque emocional muito grande e no momento estou passando por outro e fiquei por um bom periodo sem me alimentar adequadamente, agora estou procurando me alimentar, mas continua a mesma coisa. O que pode estar acontecendo Dr.?

    Um abraço!

  177. 177 Dr. Fernando Valério
    04.01.2013 às 09:14

    Os sintomas digestivos são muito parecidos entre si, mesmo para doenças diferentes. Por isso, primeiramente é interessante procurar o acompanhamento médico de um Proctologista. Este médico irá avaliar se as alterações de forma das fezes são decorrentes de problemas funcionais, de dieta, de processos inflamatórios. A partir do diagnóstico estabelecido, alguma orientação de dieta e/ou medicamento será dada.

  178. 178 marcia
    10.01.2013 às 22:52

    DR.meu medico me pediu uma colonoscopia,depois de uma serie de exames que fiz mais o que esta me deixando preucupada e que todos os meus exames estao normais,tive sanque nas fezes mais ja tem algun tempo que nao sai,dores abdominais tenho todos os dias,as fezes a dor ate me acorda a noite,mais nao e uma dor tao forte.nao vejo motivo de fazer colonoscopia se tivesse alguma coisa nao teria saido nos outros exames,tenho 31 anos me ajudem por favor

  179. 179 Dr. Fernando Valério
    11.01.2013 às 10:16

    A colonoscopia é um exame de endoscopia digestiva que permite a observação do interior do intestino. Este portanto é um exame específico e não substituído por outros.

  180. 180 Eduardo
    14.01.2013 às 17:20

    Dr. Fernando, irei fazer uma colonoscopia cuja hipótese diagnóstica mais provável é sindrome do intestino irritável ou Chron. No preparo devo tomar 4 comprimidos de duocolax no dia anterior, ocorre que esse remédio tem contraindicação exatamente em casos de doença inflamatória intestinal, o que fazer? Posso tomar o remédio ou não pois corro algum risco?

    Att. Eduardo.

  181. 181 Maria Isabel
    17.01.2013 às 15:44

    Dr Fernando, minha mae pegou o resultado da biopsia que ela fez e o diagnostico foi o seguinte: ADENOCARCINOMA TUBULAR BEM DIFERENCIADO ULCERADO, INVASOR.
    Por favor pode me informar o que quer dizer isso, não entendi nada, gostaria de saber se é um tumor maligno ou benigno porque no resultado não fala nada.
    Eu quero ir com ela no medico para levar o resultado, mas eu somente eu gostaria de saber o que significa este resultado para poder conforta-la quando o medico dizer a ele o que é que ela tem. Por favor me ajude. Vania

  182. 182 Maria Isabel
    17.01.2013 às 15:46

    Desculpe, esqueci de escrever que na Macroscopia diz que ela tem quatro fragmentos irregulares, pardacentos, granuladores e foscos, o maior com 3x3x2mm.
    O que significa isso ?

    Obrigada, Vania

  183. 183 Dr. Fernando Valério
    22.01.2013 às 13:54

    A colonoscopia é um exame usado para a avaliação de doenças do intestino grosso e reto. No entanto, para que se observe a mucosa (camada interna do intestino e reto) com tranquilidade o intestino deve estar limpo e sem a presença de fezes. Por isso, o uso de laxantes é necessário, mesmo em pacientes que apresentem como principal sintoma a diarreia, como ocorre na Síndrome do Intestino Irritável e na Doença de Crohn.

  184. 184 Dr. Fernando Valério
    22.01.2013 às 15:01

    O termo adenoma é usado para determinar as lesões benignas, enquanto o termo adenocarcinoma é usado para indicar que há uma lesão maligna. Este é o tipo mais comum de câncer do intestino e do reto.

  185. 185 jesse
    22.01.2013 às 22:40

    Olá doutor. doutor essa semana tenho ido ao banheiro e visto a presença de sangue vivo. Antes aparecia apenas de vez em quando. Sinto dores na região umbilical, porém que não são intensas. Além disso passei por um exame de colaboradores há um ano e meio que apontou colite e diverticulose, creio que é esse o nome. Em outubro passei pelo gastro que me indicou mesacol. O o que pode me dizer sobre o sangue vivo, já que t b tenho irritação na região do ânus?

  186. 186 Dr. Fernando Valério
    23.01.2013 às 09:43

    O sangramento anal é um sintoma importante e deve ser sempre investigado. O importante é conseguir identificar se a alteração ocorre no ânus ou no intestino. Após isto, um tratamento específico deve ser instituído. No caso de suspeita de doença intestinal, a colonoscopia é um exame muito importante.

  187. 187 Flavia
    23.01.2013 às 12:45

    Dr Fernando bom dia! Ontem realizei uma colonoscopia pois apresento diarréias constantes, graças a deus nao deu nada serio, apenas uma pequena inflamação na porção final do intestino grosso denominada colite, so que durante o exame a anestesia nao estava fazendo muito efeito pois eu tava muito nervosa e o medico precisou triplicar a anestesia para que eu nao me mexesse muito. So que após o exame fiquei c dores abdominais e no reto tb, hoje ainda persistem os sintomas, pode ser pq sou sensível a dor e por eu ter me mexido no exame? Algumas pessoas sentem dor ou e anormal? Aguardo resposta.

  188. 188 Dr. Fernando Valério
    23.01.2013 às 14:41

    A colonoscopia é um método de endoscopia do intestino grosso e reto. Como qualquer método de exame mais invasivo, ele pode gerar algum desconforto. Nestes casos recomenda-se entrar em contato com o médico que realizou o exame ou com o médico que acompanha o caso do paciente.

  189. 189 daniel
    27.01.2013 às 01:22

    Doutor boa noite
    A três meses venho sentindo uma dor que começa no quadrante inferior do lado direito e irradia para toda a barriga ( lado direito) , já passei por 7 médicos, na ultima consulta pedi para que o médico me passasse um pedido de exame oculto nas fezes, e o resultado foi esse:
    leucocitos: presentes (+)
    monócitos: presente (raros)
    vale ressaltar que eu ja fiz n exames que não deram alteração nenhuma, como, dois hemogramas completos, exame de fezes parasitologico, urina, creatinina, uréia, ultrasom completo do abdomem.
    porém estou um pouco preucupado. Mas não sei se vale toda essa preucupação levando em consideração que ainda sou novo, tenho 24 anos.
    aguardo ansiosamente sua resposta.
    MUITO OBRIGADO

  190. 190 Dr. Fernando Valério
    28.01.2013 às 10:49

    A colonoscopia é um exame interessante e extremamente útil , que mostra as alterações da mucosa intestinal. Nos casos em que há dúvida sobre a integridade do intestino grosso, este exame pode ser sugerido.

Deixe um comentário