Eduquem os seus filhos

Há alguns dias, quando estava saindo de casa em direção ao meu consultório, meu filho (2 anos e 11 meses) me perguntou se ele poderia ir junto trabalhar comigo. Prontamente lhe disse que se ele se preparasse muito para isto, eu teria todo orgulho em tê-lo ao meu lado. Durante todo o trajeto, refleti sobre o esforço que se faz para se chegar a este ponto da carreira e sobre o tipo de Educação que me foi oferecida pelos meus Pais.

Nós, Pais, devemos ter consideração pelos nossos filhos. Sabidamente, promover uma boa Educação requer esforço e dedicação, além do aspecto financeiro. Atualmente, como o volume de informações que pode ser atingido é enorme, principalmente devido a Internet, se sonegarmos às crianças a oportunidade de se prepararem para a vida ( e não somente para o Vestibular), com certeza teremos adultos frustrados. Será que ter um carro igual ao do vizinho é mais importante do que ter um filho estudando em uma escola melhor e um pouco mais cara? Será que os nossos filhos precisam de tantos brinquedos caros, se o que eles gostam mesmo é de brincar de bola e de bonecas? Será que precisamos sair com um monte de roupas novas cada vez que vamos ao Shopping? Invista na Educação dos seus filhos, garantam a eles a chance de serem pessoas capazes de decidir e de se destacarem, eles com certeza saberão valorizar isto no futuro.

Há um relato interessante de que crianças geradas através de inseminação artificial têm um desempenho escolar melhor do que a média das outras crianças. Se você acha que as crianças geradas desta forma têm alguma alteração biológica que as deixaram mais capazes, você errou. Na verdade, como são crianças muito esperadas, estes Pais têm uma dedicação muito maior do que os outros. Quando criança, a minha Mãe separava artigos de revistas e jornais que achava interessante, e me oferecia para ler. Este simples gesto me fez gostar da leitura, e me deu a percepção de que a busca por informação pode ser agradável. Participe da formação dos seus filhos, a Escola é apenas uma parte dela, e não é a maior.

Alguns estudos mostram que os grandes profissionais não são apenas aqueles que se destacaram com boas notas. Este é apenas um pedaço da Educação. Os grandes profissionais são aqueles que tiveram a oportunidade de viajar a lugares culturalmente interessantes, que leram muito sobre assuntos diversos, que tinham discussões sobre os mais variados temas com os próprios Pais, que gostavam de artes (cinema, teatro e música), além de praticarem esportes desde cedo.

Estude você também, os seus filhos vão precisar que você esteja preparado para orientá-los, para ajudá-los em suas atividades escolares, e principalmente, para que você seja um bom exemplo. Ame os seus filhos, abra mão de algumas coisas para que eles possam se tornar grandes pessoas.

Postado por:

Dr. Fernando Valério