Filantropia: você encara este desafio?

Filantropia: você encara este desafio?

filantropia.jpg

Na semana passada, ao comentar sobre os anos em que atuei em um Hospital Público em São Paulo, sem qualquer tipo de remuneração ou benefício, ouvi de um médico a seguinte frase: “qual a diferença em se ter vínculo empregatício ou não, pois para mim não muda nada”. Muda tudo! Os objetivos e aspirações de quem desenvolve um trabalho filantropo são completamente diferentes daqueles dos contratados, principalmente em relação ao serviço público, em que o desgaste é imenso. A razão de discutir este tema aqui é não aceitar a banalização do meu esforço, o desrespeito aos meus ideais e a demonstração de que no nosso País ainda não se aprendeu que esperar o Governo fazer algo é viver sem qualidade.

Em 1999 tornei-me médico de um Hospital Estadual em São Paulo. Em nenhum momento recebi qualquer tipo de honorário deste Hospital, e meu único interesse era orientar os residentes de Cirurgia Digestiva. Desta forma, desenvolvia um trabalho de formação médica e de assistencialismo, já que, além de ensinar aos médicos em formação, participava de cirurgias e coordenava os ambulatórios. Logo no meu primeiro mês aumentei o número de cirurgias realizadas de 19 para 44. Ao final de 6 meses, já havia realizado mais de 300 cirurgias. Para se ter uma idéia do que são estes números, a fila de espera para marcação de cirurgias acabou. Isto mesmo, todos os pacientes foram tratados em um Hospital Público, e não havia mais espera para novos agendamentos. Deixo claro que tudo isto foi realizado apenas com esforço pessoal, dedicação e idealismo. Durante este período, apesar dos ótimos resultados, não tive apoio de qualquer membro da Diretoria do Hospital, obviamente os contratados, concursados há 30 anos, com estabilidade empregatícia e que aguardavam a aposentadoria integral. Na verdade, ouvi certa vez de um Diretor, após eu ter solicitado melhores condições de atendimento, de que os pacientes eram um grande problema. Caro funcionário (chamá-lo de médico seria uma afronta à Medicina), os pacientes não são um problema, são o nosso objetivo, são a razão de tanto estudo e o motivo de termos escolhido uma profissão tão especial. No entanto, a minha maior frustração foi saber que não deixei algum legado duradouro à esta Instuição Médica. No momento em que deixei o Hospital, após conflitos intermináveis em busca da qualidade e respeito ao ser humano, tudo voltou ao que era. É uma pena.

Fazer filantropia é mostrar-se solidário, ser um cidadão preocupado com as condições de vida das pessoas mais simples e necessitadas, utilizar o seu conhecimento em benefício da comunidade que o cerca e dar um grande exemplo de fraternidade. Se você também acredita que deve se preocupar com o sofrimento que está ao seu redor, e se empenha para amenizá-lo, deve ter entendido a minha indignação. Ao médico que ainda não aprendeu a diferença de ser voluntário ou empregado, lhe digo: ou você é muito egoísta e desumano (o que é um absurdo para um médico), ou não passa de um desinformado e despreparado para o cargo que exerce.

No Brasil, aquele que tem a audácia de fazer o bem e a caridade, deve ter a coragem para enfrentar a ingratidão, principalmente daqueles que teriam mais poder para ajudá-lo.

admin

Postado por:

admin