Leia “A revolução dos bichos”.

Leia “A revolução dos bichos”.

blog_revolucao.jpg

O livro “A Revolução dos Bichos”, foi escrito por George Orwell em 1945, e descreve de forma voraz os aspectos do totalitarismo e do autoritarismo. Você deve estar pensando na razão de se discutir um livro lançado há mais de 60 anos, mas o objetivo deste artigo é mostrar que também somos submetidos ao totalitarismo e ao autoritarismo no nosso dia a dia.

Este livro conta a história de uma Granja que é comandada por um homem que usa e abusa dos animais, que trabalham sem férias, vivem em condições precárias e que não têm direito a emitir opiniões. Só que devido a este tratamento nada cordial e respeitoso, os animais se rebelam e assumem o controle total da Granja, expulsando o próprio dono. No começo as coisas fluem com muita tranqüilidade, com regras democráticas e igualitárias, com reuniões abertas a todos, e até mesmo com direito a voto nas questões mais polêmicas. O problema é que com o passar dos dias, alguns “líderes” descobrem o quanto o poder pode ser bom e, principalmente, útil aos seus interesses pessoais. A partir daí, começam a tomar as mesmas medidas previamente estabelecidas pelo antigo dono da Granja, adequando as leis já previamente discutidas para o próprio favorecimento, criando horários de trabalho ininterruptos, maltratando os animais mais fracos, e comendo alimentos mais requintados. Durante o livro, você percebe que o poder vai transformando alguns personagens em verdadeiros monstros, onde o caráter e a decência deixam de ser necessários, eles já são os “chefes” de qualquer forma. Nesta fase, eles já não se lembram da própria origem, e da razão pela qual assumiram o poder, a Justiça.

O importante é lembrarmos que passamos por isto todos os dias. No município de São Paulo, não podemos utilizar os nossos próprios carros uma vez por semana, devido ao chamado rodízio de veículos. No entanto, durante anos quase nada se investiu em transporte público para compensar o nosso esforço pessoal. Detalhe, não há desconto no IPVA pela restrição de utilizar um bem que foi comprado com o nosso próprio dinheiro, e fruto do nosso trabalho. Além disso, os carros do Governo estão liberados do rodízio. Isto é autoritarismo. E quando você vai a uma reunião do Colégio do seu filho, e a professora diz de que forma você deve se comportar em sua própria casa, sendo que ela nem sabe aonde você mora, não se interessa pelo tipo de Educação que você quer dar, e nem se dá ao trabalho de discutir isto com você. Ela criou as leis, mas não perguntou se você concordava, ou se achava que aquilo poderia ser bom à sua família. Ou quando você vai ao médico, e ele não lhe dá a oportunidade de questionar, de discutir os seus sintomas, de se aprofundar no tratamento que será estabelecido? Com certeza ele foi autoritário, e achou que você era menos importante do que a vaidade ou o do que o tempo dele.

Leia o livro, você vai identificar uma série de comportamentos que vão lhe mostrar que somos tratados de forma autoritária em vários momentos, e que nós temos o direito de questionar. Lembrem-se, quanto maior o poder, maior a responsabilidade. O poder não é um bem pessoal, e sim uma condição temporária capaz de tornar o Mundo um lugar muito melhor.

admin

Postado por:

admin