Leia mais e seja menos intuitivo.

Leia mais e seja menos intuitivo.

blog_livro.jpg

A média de livros lidos por ano na Europa é de 5 livros por pessoa. No Brasil, esta estatística é de menos de 1 livro por ano para cada habitante. A minha média pessoal anual é de 20 livros lidos, não se levando em consideração livros e artigos médicos. Saiba que este hábito me traz, além de um grande prazer, frutos diários evidentes. Atualmente percebo que os jovens são cada vez mais intuitivos, ou seja, baseiam o seu comportamento e opiniões no que eles acham, e não no que leram ou estudaram. Quando se trata de assuntos pontuais e com resultados a curto prazo, esta técnica pode até trazer bons resultados, mas não se consegue levar uma vida inteira calcando todos os nossos pensamentos em “feelings” ou sentimentos. As nossas posições sobre qualquer assunto devem ser condicionadas à nossa leitura e preparação prévia. Quando já temos uma sedimentação de tudo o que foi lido, e já entendemos os conceitos, aí sim, a nossa intuição pode ser muito bem utilizada, porque neste momento o nosso cérebro estará baseando uma sensação em informações anteriormente adquiridas.

Caso você tenha alguma dificuldade pela leitura, comece com livros pequenos, e que tratem de assuntos que lhe interessem muito ou que lhe divirtam. Após este início, que é sempre arrastado, você se sentirá estimulado a ler livros mais complexos e longos, e neste momento você terá adquirido um hábito fenomenal. Se você tem filhos, a leitura se tornará ainda mais fundamental na sua casa, já que as crianças nos copiam, e nada melhor do que copiar um bom hábito. Além disso, como você pode querer que uma criança acredite que a leitura é algo importante, tema repetido pela sua professora na Escola todos os dias, se os principais moldes de conduta, os Pais, não lêem nada. É muito fácil crucificar uma criança por não gostar de ler ou de estudar, mas a culpa não é só dela. Nós, Pais, precisamos demonstrar de que maneira a busca pela leitura nos diferenciou de alguma forma, seja pessoal ou profissionalmente.

No Brasil, infelizmente, estamos passando por um período de crise intelectual e de desprezo pela busca da informação. O maior responsável por isso é o Presidente Lula, que é fruto da crise da Educação e Social que nos persegue desde o período Colonial, mas que, no entanto, não o impediu de atingir o seu objetivo pessoal de se tornar o Presidente da República de um País de dimensões continentais. Devo ressaltar que ele chegou a este ponto sustentado por um carisma invejável, principalmente junto às classes mais pobres (de onde é oriundo), e pelo apoio de um partido inteiro, que sempre viu nele a única possibilidade de realmente chegar ao poder máximo, fato comprovado pelo número de vezes em que ele foi candidato a Presidente da República, mesmo tendo sido derrotado anteriormente. Até aí, esta é uma biografia invejável e até mesmo inspiradora, mas não dá o direito ao Presidente Lula de fazer apologia à incultura e ao despreparo educacional. Se você está me criticando por escrever assim de alguém como o Presidente Lula, um exemplo de conquistas em meio à dificuldades, eu lhe lanço um desafio: será que ele teria sido feito de bobo tantas vezes pelos seus assessores mais próximos caso ele tivesse uma imagem de maior preparo educacional e se interessasse pela leitura de jornais e livros, ou você já se esqueceu do Mensalão, da propina do caseiro e dos dólares em cuecas? Saiba que o Presidente Lula nunca leu o relatório completo do Mensalão, e pediu que a assessoria de imprensa lhe enviasse apenas o resumo. Enquanto o Presidente tentava explicar a balbúrdia que o cercava com discursos improvisados e mal elaborados, José Dirceu se tornou colunista do site IG e Palocci escreveu um livro (um best-seller).Se você acredita que será um novo Lula e que não precisará ler e estudar, eu torço para que você seja um raro abençoado, porque caso contrário, você terá perdido a chance de se preparar no momento mais importante da sua vida, a juventude. Não seja tolo, comece a freqüentar livrarias e bilbiotecas o quanto antes, e eu tenho certeza de que você me agradecerá pelo resto da vida.

Espero que este artigo seja inspirador para aqueles que já têm a leitura como parte das suas vidas, assim como para aqueles que estão começando a navegar por este mar infinito da Literatura, seja ela de negócios, ficção, auto-ajuda ou o que lhe chamar mais a atenção. Como diz o meu filho de 3 anos: “Papai, ler é importante para aprender as coisas difíceis”. Ele vê regularmente o Pai e a Mãe com livros nas mãos, e já tem prazer em ter um novo livro, que no momento é contado por adultos, mas que um dia será lido por ele.

Postado por:

Dr. Fernando Valério