Os Super-Heróis existem?

Os Super-Heróis existem?

blog_super-herois.jpg

Todos nós mantemos contato ou somos pessoas com alto grau de resolutividade para qualquer problema ou dificuldade. O tipo de pessoa que quero descrever é aquela em que todos despositam as maiores responsabilidades, sempre acreditam que esta resolverá qualquer crise ou situação, é o grande exemplo para todos, a grande conselheira e aquela em que os bons resultados já eram esperados. Ou seja, o infalível, o super-herói, o para-ráio. Em meu consultório, convivo com estas pessoas diariamente, e assisto de camarote as conseqüências em suas saúdes, tais como ansiedade, problemas gastrointestinais, insônia, estresse e a depressão. Com este artigo, gostaria de analisar os dois lados da moeda: o do super-herói e o do expectador (ou beneficiário).

O super-herói é aquele que descreve um grande feito com grande impolgação e recebe a seguinte resposta: eu já sabia! É aquele que administra a sua vida profissional, a vida pessoal, e familiar dele e de todos que o cercam, e está sempre passando uma imagem de que tudo isto foi realizado sem dificuldades. Este é o problema. Todos em volta acham que o nosso super-herói nunca se abala, não tem medo, não sofre, não se angustia, e é aí que começa o seu isolamento. Quando este solta uma frase um tanto pessimista todos se assustam e, às vezes, comentam que ela não combina com ele. Saiba que o super-herói é quase sempre muito reflexivo, tem um ar cansado, mas não se admite que ele reclame disto, já que não combina com a sua “força”. Ao super-herói vai um conselho: mostre as suas fraquezas, já que você pode ser muito bom em várias coisas, mas dificilmente será perfeito em alguma delas. Além disso, mostre que a sua praticidade não abona a necessidade de um lado afetivo compensador e acolhedor.

Caso você conviva com um super-herói, mas não é um deles, pense se você alguma vez perguntou se ele estava feliz, se estava cansado, se sentia sozinho. Invariavelmente, acreditamos que ele é tão forte que não requer uma preocupação tão humana. Bobagem, podemos estar nos afastando de pessoas muito importantes para a nossa vida. Por mais forte que alguma pessoa possa parecer, todos nós precisamos de carinho. O médico é um dos super-heróis mais comuns, já que tem uma imagem de onipresença e onipotência características, e por isso tem uma cobrança gigantesca sobre os seus ombros. Não é difícil entender por que a depressão e a estafa física são doenças tão comuns entre médicos.

Os super-heróis não existem, mas é fácil perceber que algumas pessoas são uma grande referência para as outras. Se você é um destes, cuidado, todos têm um limite, aprenda o seu. Se você é aquele sortudo que convive de forma próxima a uma destas pessoas especiais, lembre que afeto, agradecimento e respeito, também são aspectos muito importantes, mesmo para os mais fortes.

Postado por:

Dr. Fernando Valério