Pouca idade, grande capacidade, enorme responsabilidade!

Pouca idade, grande capacidade, enorme responsabilidade!

blog_barry-marshall.jpg

Em 1980, dois médicos autralianos chamados Barry Marshall e Robin Warren fizeram uma das maiores descobertas da Medicina do século passado, quando descreveram que uma bactéria chamada Helicobacter pylori (H. Pylori) era a causadora da úlcera de estômago e duodeno, enfermidade que naquela época acometia 10% da população mundial. Só que um fato inusitado ocorreu ao apresentarem a sua grande descoberta: eles foram ridicularizados pela comunidade médica, e a sua teoria foi motivo de risos em Congressos Médicos. Você deve estar curioso para saber a razão de tanto descaso com uma descoberta que 25 anos mais tarde rendeu a estes mesmos pesquisadores um Prêmio Nobel em Medicina. A resposta é simples, Barry Marshall tinha 30 anos de idade e ainda era residente. Isto mesmo, um jovem médico ajudou a descobrir que uma bactéria causava úlcera, e que ela estava relacionada a alguns tipos de gastrite e ao câncer de estômago. Mais do que isto, uma doença que era tratada com cirurgiaa mutiladoras e com seqüelas digestivas para sempre, atualmente é resolvida com uma semana de antibióticos. Hoje em dia existe até mesmo uma revista médica chamada Helicobacter pylori, e que é uma das mais respeitadas por especialistas nesta área. Como você observou neste caso, o pré-julgamento baseado na idade do personagem principal fez com que a credibilidade de um grande profissional fosse questionada, e uma grande idéia desprezada.

Todos nós utilizamos em nossos computadores um sistema operacional chamado Windows, que é o principal produto de uma das maiores empresas do Mundo, chamada Microsoft. Pois é, saiba que esta empresa foi fundada por um jovem, que por sinal abandonou o seu curso na Universidade de Harvard antes do seu término, chamado Bill Gates. Vamos mais além. Há uma grande chance de você ter encontrado o meu site e este blog através de um mecanismo de pesquisa chamado Google, que foi criado por dois jovens chamados Larry Page e Sergey Brin. Se você acha que na época da criação do Google estes profissionais já ostentavam o título de PhDs em computação ou engenharia você está muito enganado, eles não passavam de estudantes da Universidade de Stanford, e fizeram tudo isto dentro de um quarto do alojamento universitário. Hoje o Google é uma das empresas mais valorizadas de todos os tempos.

Obviamente, eu estou a anos-luz de qualquer uma destas incríveis pessoas quando se trata de genialidade, mas posso dizer que sempre convivi com as dificuldades que a precocidade me trouxe. Ao 17 anos passei no Vestibular para Medicina, e ao chegar à minha primeira aula de Anatomia me deparei com a seguinte placa na porta do anatômico: “Proibida a entrada para menores de 18 anos”. Neste momento eu pensei, a minha vida não vai ser nada fácil nesta profissão, ainda mais quando a sua aparência física é ainda mais pueril do que a sua idade real. Bom, aos 23 anos eu já era médico, e já operava alguns pacientes em minha residência de Cirurgia Geral. Certa vez, após receber a notícia de que o seu filho seria operado para o tratamento de uma apendicite, uma Mãe me relatou estar muito angustiada, e eu lhe disse que o quadro do seu filho era muito inicial e que ele teria uma ótima evolução. E ela respondeu, não estou preocupada com apendicite, estou preocupada com a idade do cirurgião, no caso, eu.

Aos 26 anos, eu já era plantonista do Hospital Sírio Libanês, e atendia às intercorrências dos pacientes internados neste Hospital. Por inúmeras vezes observei a frustração de familiares de pacientes ao descobrirem que o médico que resolveria a urgência de pessoas muito queridas era um jovem com a aparência de um aluno de Colegial, mesmo que o meu crachá negasse isto. Certa vez ao atender o ex-governador Mário Covas, a sua esposa exclamou em altos brados: “o Governador do Estado será cuidado por um menino?” Na verdade, nunca me ofendi com esta afirmação, já que ela só teve a coragem que de verbalizar algo que outros também pensavam.

Atualmente, graças ao meu preparo médico e ao passar dos anos, associados à uma dedicação intensa à minha profissão, aos bons resultados médicos alcançados, e a seriedade e a responsabilidade com que trato os meus pacientes, posso dizer que a minha credibilidade como profissional não é tão questionada apenas pela aparência mais jovem. Esta afirmação é facilmente comprovada pelo simples fato de que todos os pacientes em que eu indico cirurgia, estas são realizadas por mim. Mas uma coisa é certa, alguns pacientes ainda perguntam a minha idade durante as consultas, felizmente mais por curiosidade do que por insegurança.

Postado por:

Dr. Fernando Valério