As aparências enganam, e muito!

As aparências enganam, e muito!

blog_calcados.jpg

Ontem fui a um Shopping Center em São Paulo, com a intenção de comprar uma filmadora, já que infelizmente a minha havia se quebrado. Como pode se imaginar, a evolução tecnológica tornou o conserto da filmadora tão cara quanto à aquisição de um equipamento novo e moderno. Sendo assim, cheguei ao Shopping com o meu aspecto físico jovem e com uma vestimenta casual (bermuda e camisa polo), acompanhado da minha esposa, que também tem um ar bastante pueril. A primeira loja que entrei foi a Fast Shop, uma loja refinada e com produtos caros para clientes bastante diferenciados. Chegando à seção de filmadoras, solicitei a ajuda de um vendedor especializado na minha futura compra. Eis então que vem um Senhor suspirando, quase se arrastando pela loja, com uma má vontade tremenda em atender a um curioso (como ele supunha). Não bastando isto, ele foi extremamente frio e curto em suas respostas, mesmo percebendo que eu tinha uma enormidade de dúvidas. Com certeza ele não achou que havia qualquer possibilidade de que eu pudesse comprar a filmadora. Errou!

Saindo da Fast, entrei pela primeira vez na vida em uma das lojas das Casas Bahia, imaginando que não poderia ter um atendimento personalizado e com eficiência técnica em uma loja tão grande e com tantos produtos diferentes. Para se ter uma idéia, as filmadoras estavam sendo vendidas ao lado dos fogões. As aparências também me enganaram, já que tive a grata surpresa de ser atendido de forma exemplar, educada, gentil e carregada de informações técnicas. Ambos os vendedores não sabiam de algo importante, o meu filho faz aniversário em 20 dias, e eu realmente compraria a filmadora. E comprei, mas não foi na Fast.

Infelizmente este exemplo descreve algo que acontece todos os dias com todos nós. Quando vou a bancos, sempre sou melhor tratado e atendido mais rapidamente quando estou de gravata, e já fui até mesmo convidado a furar a fila por um funcionário, o que obviamente não aceitei. O mesmo acontece no supermercado, onde geralmente recebo a ajuda de embaladores quando estou bem vestido. O grande problema é que nós podemos estar perdendo grandes oportunidades quando temos este tipo de atitude, e caímos em um dos erros mais graves, o do preconceito.

Zico, um dos maiores jogadores de futebol do Mundo, foi questionado várias vezes por diversos técnicos porque era muito franzino. Zagalo, quando técnico, o colocou na reserva. Cafu, o capitão do “Penta”, foi recusado por quase todos os times de São Paulo em testes para escolhinhas de futebol. Ronaldo nunca jogou no Flamengo porque os diretores não achavam que valia a pena pagar a passagem de ônibus para que ele fosse treinar. Que pena, ele foi vendido pelo Cruzeiro por milhões de dólares aos 17 anos, e já Campeão Mundial. Como se vê, um simples esporte é rico em exemplos, e estas são apenas ilustrações de pessoas famosas. Pense e lembre-se quantas vezes você foi discrimado apenas pela sua aparência, e perceberá que esta é uma doença endêmica na nossa Sociedade.

Este artigo foi escrito apenas para nos lembrar que existem vários aspectos que devem ser analisados quando se avalia alguém ou uma empresa, e que a melhor maneira de não cometermos erros é evitar pré-julgamentos, principalmente quando eles se baseiam apenas na aparência.

Postado por:

Dr. Fernando Valério