Subdesenvolvidos e acomodados

Subdesenvolvidos e acomodados

blog_atraso.jpg

No exato momento em que escrevo este artigo, eu deveria estar atendendo a um paciente. No entanto, este paciente não compareceu a consulta, e eu me dignei a ligar para ele para confirmar a sua presença. Na primeira vez que entrei em contato com ele, este estava no banho e pediu que eu lhe telefonasse em cinco minutos. Ele já estava 20 minutos atrasado. Na segunda tentativa, ele me disse que simplesmente havia perdido a hora, e em nenhum momento mostrou constrangimento com isto. Quanto percebi este comportamento pouco respeitoso, questionei a seriedade de se marcar uma consulta médica, o respeito com o profissional que o aguardava, e a oportunidade que ele tirou de outro paciente. E aí veio a decepção total, um jovem debochado me disse que não respeita horários porque é brasileiro, e que isto é cultural em nosso País. Além disso, disse-me que os médicos, em geral, também não têm consideração pelos seus pacientes, e que ele apenas seguiu a mesma linha de conduta.

Infelizmente vivemos no lixo da moral, do comportamento e da falta de caráter. Somos subdesenvolvidos, e nos divertimos com esta situação, já que assim, podemos fular filas, dar calotes, mentir compulsivamente, não comparecer a compromissos pré-agendados, atrasar as nossas contas, e simplesmente não sofrermos qualquer tipo de conflito moral.

O pior de tudo, é como me justificar e orientar a um jovem que terá imensas dificuldades na vida por estar muito mal preparado, se os nossos Ministros e auxiliares usam o dinheiro pago em nossos impostos em cartões de créditos corporativos e churrascarias, se o nosso Presidente desrepeita os demais Poderes da democracia, como o Judiciário e o Legislativo, se a impunidade é motivo de riso entre os poderosos. Como se vê, caminhamos para uma estrada sem volta, e a razão disto não é a falta de recursos financeiros em nosso País, e sim a completa falta de Educação e respeito pelo que é certo e direito. Como disse o ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, o problema do Brasil não é a falta de dinheiro, e sim a falta de gestão. Gestão esta que compromete a formação intelectual, social e moral de jovens como este que deposita a responsabildiade de seus atos na Cultura popular.

Quanto ao atendimento medíocre praticado por alguns médicos, peço as minhas mais sinceras desculpas, porque estes envergonham uma profissão tão maravilhosa como é a Arte da Medicina. Mas saiba, você não é obrigado a tolerar médicos que atrasem sempre, que marcam vários pacientes na mesma hora, que não lhe orientam e que não lhe dão retorno telefônico quando necessário. Existem profissionais dedicados e competentes, assim como em todas as áreas profissionais, e espero que você tenha a oportunidade de encontrar algum.

Em relação ao Brasil, espero que esta acomodação que nos domima termine logo, e que as pessoas de bem e com força para isto, incentivem o aprimoramento cultural e social do nosso Povo.

Postado por:

Dr. Fernando Valério