Dispepsia, gastrite, úlcera e dieta

Postado em 23.04.2009 - 09:00

O termo dispepsia (“má-digestão”) se refere a uma série de sintomas digestivos, sendo os mais comuns a dor epigástrica (“estômago”), que pode ser em queimação, pontada ou aperto, a presença de náusea e eructações (arrotos) frequentes, saciedade precoce e sensação de distensão do estômago após as refeições. Várias são as causas de dispepsia, sendo as mais comuns as funcionais (60% dos casos), as pépticas (gastrite e úlcera) e as biliares (cálculos ou pedras na vesícula). A dispepsia funcional tem como característica não apresentar qualquer alteração orgânica que justifique os sintomas,  e estudos mostram uma relação dos sintomas com o esvaziamento lento do conteúdo do estômago em direção ao intestino, uma má acomodação dos alimentos no estômago, a hipersensibilidade do estômago e infecção gástrica pela bactéria Helicobacter pylori. As causas pépticas, como a gastrite e úlcera, se caracterizam com o aumento da acidez no estômago, em tem relação com a infecção pela bactéria Helicobacter pylori e com hábitos alimentares e estilo de vida, assim como a dipepsia funcional. Em relação à dieta, sabe-se que 75% dos pacientes descrevem a alimentação como desencadeador dos sintomas.

Quanto à dieta, as orientações variam desde o ritmo alimentar até especificamente aos alimentos que devem ser evitados. Em relação ao ritmo alimentar, as dietas devem ser fracionadas, ou seja, pequenas refeições devem ser realizadas ao longo do dia, para que desta forma, os alimentos sejam digeridos com mais facilidade. Refeições com grande volume causam desconforto no estômago devido ao excesso de alimentos a serem digeridos, e prejudicam a absorção de nutrientes. Além disso, uma grande refeição não compensa longos períodos em jejum, o que é muito comum nos dias atuais devido ao ritmo profissional. Quanto ao ambiente das refeições, estas devem ser realizadas em locais tranquilos, serenos e sem discussões acaloradas. Também é interessante que se realize uma boa mastigação dos alimentos.

Quanto aos tipos de alimentos mais relacionados ao desencadeamento dos sintomas, estes são as dietas ricas em gordura e frituras, café (principalmente em excesso), chá, bebidas cola, chocolate, álcool, chicletes e balas, alimentos ácidos (tomate e derivados, vinhos, e frutas cítricas) e condimentos em excesso. A ingestão de gordura, por exemplo, causa um aumento da sensibilidade gástrica, podendo desencadear os sintomas de má-digestão e dor. Deve se lembrar que apesar de não ser um alimento, o tabagismo também tem relação com os quadros de dispepsia.

Como a dispepsia apresenta várias causas e com tratamentos diferenciados, é importante o acompanhamento médico para que um tratamento específico seja instituído, além de uma boa orientação dietética.

466 Comentários para “Dispepsia, gastrite, úlcera e dieta”

  1. 1 Mirian
    13.05.2009 às 21:18

    Dr Fernando
    Muito esclarecedores esses posts sobre as doenças do aparelho digestivo.
    Mirian

  2. 2 Lívia Ragoli
    04.06.2009 às 16:00

    Dr. Fernando, achei interessantíssimo e muito importante as dicas dadas no seu blog e outras informações sobre gastrite hemorrágica, que também encontrei na internet, assinadas pelo senhor; Constatei, recentemente, este problema, e a dieta agora é rigorosa; Obrigada pelas informações; Admiro este tipo de iniciativa!

  3. 3 Sheila
    10.06.2009 às 01:46

    Muito bacana esse site! É uma aula sobre os nossos órgãos da digestão!

  4. 4 gilvania
    12.07.2009 às 21:16

    Muito bom esse site e esclarecedor. Parabéns Dr

  5. 5 Franklin
    27.07.2009 às 17:14

    Parabéns Dr. Fernando Valério, a sua atitude de colocar a disposição do próximo, informações valiosas que podem dar uma direção a tomar no tratamento de diversas enfermidades do aparelho digestivo, no mínimo é um gesto de grandeza !!!
    Que DEUS o recompense !!!
    Eu mesmo estou aqui com uma dor intensa do lado direito do abdomem, abaixo da costela e bem na saída direita do estômago, não sei o que é ? se estomago, se duodeno, se
    vesícula biliar, ou fígado, só sei que estou muito apreensivo e preocupado, mas com fé em DEUS haverá de passar !!!

  6. 6 Marcos
    22.08.2009 às 23:31

    Muito obrigado Dr. pelos os esclarecimentos sobre as doenças do nosso aparelho digestivo. Eu particularmene fiquei sabendo atraves de exames que tenho gastrite crônica e hernia de hiato,e as informações sobre essas doenças que o senhor tem divulgado no blog,esta ajudando muito no meu tratamento.

  7. 7 Bebeto
    05.09.2009 às 12:59

    bom dia dr: gastrite cronica pode haver as veses ardencia ao lado da barriga e outas veses vc sentir desconforto ao da barriga como se do meio para as costa?

  8. 8 Joselita Pessoa
    05.09.2009 às 13:34

    Tenho Ulcera bulbar, com bacteria pylo…E tambem estou com pedra na vesicula, tenho como opera a vesicula antes de sara a ulcera??? OBRIGADA.

  9. 9 Dr. Fernando Valério
    08.09.2009 às 10:35

    Cara Joselita, você poderá realizar o tratamento da úlcera enquanto programa a sua cirurgia para a retirada da vesícula (colecistectomia), já que mais de 90% das úlceras benignas são causadas pela infecção da bactéria Helicobacter pylori, e que tem como tratamento o uso de antibióticos por 7 a 14 dias.

  10. 10 Dr. Fernando Valério
    08.09.2009 às 10:37

    Caro Bebeto, a gastrite em geral não causa os sintomas descritos por você. A gastrite se relaciona mais com dores de estômago, principalmente queimação, sensação de estufamento e de saciedade precoce.

  11. 11 Dieny
    06.10.2009 às 11:18

    Bom Dia, Doutor FernadoValerio meu marido esta internado no hospital Cachoeirinha e pela endoscopia deu ulcera mais devido a forma que ele chegou no hospital com sangramento e evacuando só sangue agora após 10 dias de internação ele vai ser transfirido p/Santa Casa p/fazer outro exame de colonoscopia e o médico disse que devido a quantidade de sangue que ele perdeu quando chegou no hospital desconfiam de alguma veia entupida no intestino ou machucada e apos o exame fara a cauterização,o sangramento parou no segundo dia de internação, mais como ele deixam as pessoas jogadas e ficam apenas vivas se Deus ajudar demorou p/ser feita a endoscopia ,gostaria de saber se esses procedimantos estão corretos e se ele corre algum risco nesses exames que ele fara amanhã .Agaurdo,obrigada Dieny.

  12. 12 Dr. Fernando Valério
    06.10.2009 às 16:17

    Cara Dieny, em relação ao caso do seu Marido, se os médicos que o estão acompanhando não têm certeza de que o sangramento abundante não se iniciou na úlcera de estômago, é importante que se procure uma nova fonte, que pode ser intestinal. Por isto a indicação da colonoscopia. Este exame, quando realizado por médicos experientes, representa pouco risco ao paciente.

  13. 13 Miguel
    09.10.2009 às 17:56

    Olá Doutor, muito bom o site. Fiz endoscopia e foi constatado ùlcera duodenal. O médico passou um tratamento com omeprazol, da seguinte maneira, tomar 1 comprimido por dia durante 14 dias (que corresponde a uma cartela com 14), depois tomar 4 comprimidos pela manhã e mais 4 a noite (que fecha uma cartela, sendo no total 7 cartelas) durante 7 dias, depois tomar outra cartela com 14 comprimidos durante 14 dias (um por dia novamente). Esse tratamente está correto Doutor? Gostaria de uma outra opinião.
    Desde já agradeço.

  14. 14 Dr. Fernando Valério
    10.10.2009 às 09:15

    Miguel, em relação ao seu exame, por razões éticas, não posso comentar prescrições realizadas por outros médicos, até mesmo porque este profissional conhece em detalhes os seus sintomas, lhe examinou e avaliou o resultados dos exames. De qualquer forma posso lhe dizer que 90% das úlceras de duodeno são associadas a uma infecção causada por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Para o tratamento desta úlcera e erradicação da bactéria se faz um tratamento com medicamentos que diminuam a acidez do estômago e duodeno, como o omeprazol, associados ao uso de antibióticos. A antibioticoterapia é realizada de 7 a 14 dias.

  15. 15 adriana
    15.10.2009 às 17:27

    dr fernando estou precisando de uma resposta urgente!

    vou fazer gastroplastia + retirada da vesicula ….tenho pressao alta porem deu helicobacter pylori.quero saber se posso operar sem fazer o tratamento. e se a resposta for nao quero saber porque.

    obrigada …estou perguntando porque nao consigo falar com meu medico e tive que colocar o plano de saude na justiça para que fosse realizada a cirurgia entao tenho que fazer logo.

  16. 16 Dr. Fernando Valério
    16.10.2009 às 15:00

    Cara Adriana, para fazer as suas cirurgias, a sua pressão deverá estar controlada. Quanto à bactéria Helicobacter pylori, ela deve ser tratada caso você apresenta alguma doença associada a ela, como gastrite crônica ou úlcera. Caso você seja apenas uma portadora assintomática, este tratamento não é obrigatório.

  17. 17 Marcos Costa
    27.10.2009 às 10:58

    Dr.Fernando Valério. Bom dia!
    Desde agum tempo(cerca de 03 anos) estou procurando solucionar um problema de saúde – OS SINTOMAS SÃO: uma espécie de ansia de vômito, mas nunca concretamente com vômitos, com fortes dores de cabeça (dores que iciciam próximas à coluna cervical-lado direito- e vai até o fonte da cabeça(remédio que tomo e é eficiente para essa dor “dorflex” – outro não resolve), do mesmo lado. Ao menos uma ou duas vezes por semana tenho esses sintomas. Já foram feitas três endoscopias, três utrasson, vários exames de sangue, porém, o único diagnóstico negatifo foi uma gastrite. Hoje(27.10.2009) surgiu mais um problema, em outra utrasson, apareceu um “pólipo vesicular” com 0,55cm, no entanto, já fiz a leitura de vosso posicionamento quanto ao pólipo,e entendi que provavelmente não seja maligno e deve ser acompanhado por utrassonografia. Todos os médicos que consultei receitaram “omeprazol” – sinto melhoras, porém, até o presente momento não restou solução.
    Desta forma, gostaria de pedir sua opinião em relação aos sintomas acima descritos (ânsia vômito e dores de cabeça). O sr. teria algum posicionamento quanto a investigação destes problemas, para que se chegue a uma conclusão e tratamento?
    Desde já agradeço a vossa atenção e colaboração.

    Marcos Costa. Apucarana PR

  18. 18 Dr. Fernando Valério
    27.10.2009 às 17:30

    Marcos Costa, em relação ao pólipo de vesículo, ratifico a informação de que pólipos do tamanho do seu devem apenas ser observados através de exames ultrassonográficos.
    Em relação ao quadro de náuseas, como é fortemente associado à cefaléia, e seus exames digestivos não mostram qualquer anormalidade, sugiro que você faça avaliação com Neurologista.

  19. 19 Priscila
    26.11.2009 às 12:57

    Dr Fernando. Estou preocupada com uma situação, fiz cirurgia da vesícula, por vídeo. O médico me passou omeprazol, as vezes esquecia de tomar, e as vezes estava sem dinheiro mesmo pra comprar. Eu sentia uma dor no mesmo local da vesícula, irradiando para as costas e essa dor tem aumentado, como moro num interior, estou sem condições de sair daqui agora, liguei pra ele, e ele manteve que deveria ser uma gastrite. Sei que só os exames podem checar isso, mas só posso me ausentar da cidade, daqui a três semanas, e aqui não tem como fazer. Tmbém sinto uma dorzinha na região das costelas esquerdas, as vezes no meio da barriga, e as vezes no lado direito só que abaixo das costelas, mas a mais forte é essa, que irradia pras costas. Se puder me ajudar, agradeço muito.

  20. 20 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:47

    Priscila, como você foi submetida a procedimento cirúrgico na região e não apresenta melhora dos sintomas com o uso de medicamentos que diminuam a acidez do estômago, o que seria suficiente para se tratar uma gastrite, acredito que realmente seja necessária a realização dos exames.
    De qualquer forma, manter uma dieta sem gorduras, frituras e doces também é muito importante.

  21. 21 Priscila
    27.11.2009 às 10:25

    Dr. Seria necessária uma urgência? como disse só vou poder me deslocar daqui a algumas semanas. Mas se for urgente vou dar um jeito. Estou preocupada. Quando tomo os medicamentos melhoro da dor, embora continue, só que em menor escala. Também quando como arroto constantemente, e passo o dia assim.

  22. 22 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 13:57

    Priscila, como não a avaliei pessoalmente não tenho como lhe dizer se o seu caso é de urgência ou se necessitará de uma cirurgia. Sendo assim, é importante que você procure o seu médico.

  23. 23 cintia
    30.11.2009 às 19:29

    Dr.MEU MARIDO É H.PILORY POSITIVO E EU SOU GASTROPLASTIZADA ,GOSTARIA DE SABER O Q ISSO PODERIA ME PREJUDICAR POIS COMO PESQUIZEI VI Q É TRANSMISIVEL!

  24. 24 Dr. Fernando Valério
    30.11.2009 às 22:30

    Cintia, a transmissão do Helicobacter pylori é por via fecal. Por isso, beijos e talheres, por exemplo, não são capazes de transmitir a doença. Isto é comprovado pelo fato do Helicobacter pylori não colonizar a boca. Desta forma, é possível entender porque esta bactéria é tão comum em Países com péssima qualidade de saneamento básico, como a Índia, Camboja e Vietnã, locais onde 80% da população com idade inferior a 18 anos já foi infectada.

  25. 25 isabela
    01.12.2009 às 22:40

    O Que Causa a Bactéria Helicobacter Pylori e Gastrite?

  26. 26 Dr. Fernando Valério
    03.12.2009 às 08:30

    Isabela, a infecção pela bactéria Helicobacter pylori é associada a falta de saneamento básico. Quando presente, a bactéria poderá causar gastrite, úlceras e alterações que aumentam a chance do desenvolvimento do câncer de estômago.

  27. 27 Ana Claudia
    29.12.2009 às 17:03

    Ola Dr. Fernando….sinto dores na “boca” do estomago apos comer e principalmente se comer doce…esta dor nao e forte, mas constante, penso que ate que se faca a digestao. As vezes tenho de me deitar de costas e esticar a coluna para aliviar. Tenho estas dores esporadicamente, porem no ultimo mes, tem sido constante. Se aperto a boca do estomago, parece melhorar, dai dou uns arrotos…mas se ficar sentada logo elas voltam.
    Um abraco…um excelente 2010 para o Sr. e desde ja agradeco a atencao!!!

  28. 28 Dr. Fernando Valério
    30.12.2009 às 16:31

    Ana Claudia, o seu caso é o que chamamos de dispepsia, ou seja, má digestão. Desta forma, é importante que você procure um Gastroenterologista ou Cirurgião do Aparelho Digestivo e faça uma pesquisa das razões para que este quadro tenha surgido. Sendo assim, o seu médico deverá entender o seu comportamento dietético, ritmo de vida, e possivelmente solicitar exames de imagem e laboratoriais. Após o diagnóstico, um tratamento específico será prescrito.

  29. 29 parabens pelo seu trabalho e obrigado por tirar nossas duvidas
    04.01.2010 às 19:48

    gostaria de saber o melhor tratamento para ESOFAGITE DE LEVE INTENSIDADE. ULCERA BULBAR. agradeço desde já e parabens pelo seu trabalho

  30. 30 parabens pelo seu trabalho e obrigado por tirar nossas duvidas
    04.01.2010 às 19:49

    meu nome é Rodrigo

  31. 31 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 21:48

    Rodrigo, a esofagite é tratada com medicamentos que diminuem a acidez gástrica e com dieta. Em relação ao quadro de úlcera bulbar, como este tipo de lesão pode ser causada por uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori, pode haver a necessidade de uso de antibióticos. Obviamente estes tratamentos deverão ser orientados por um médico.

  32. 32 Rodrigo
    04.01.2010 às 21:59

    ja tive h pytori e ulcera no duodeno . Após um longo tratamento de pouco mais de tres 3 meses com dieta bem rigida e remédio pyloripac fui curado.Tive alta para me alimentar sem restriçoes e sem remedios. Após um ano e meio voltei a sentir dores na parte superior do abdomem,fui ao médico e na enduscopia deu negativo para H.PYLORI, porém constatou ESOFAGITE DE LEVE INTENSIDADE e ÚLCERA BULBAR. DR.FERNANDO gostaria de saber se este diagnostico é mais grave do que tive a um ano e meio atras pois estou preocupado.Fui receitado a tomar 1 ometrasol ao acordar e outro ao dormir e proibido de tomar café e refrigerantes. Gostaria de saber se eu nao deveria fazer uma dieta mais rigida. Muito obrigado admiro seu trabahlo e sabedoria

  33. 33 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 22:09

    Rodrigo, esta úlcera bulbar pode ser apenas uma cicatriz, o que mostraria que o seu quadro ulceroso estaria curado. Em relação à dieta, obviamente o rigor dietético pode lhe trazer bons resultados.

  34. 34 Nathalia
    08.01.2010 às 00:50

    Dr. Fernando minha duvida é relacionada a vesicula biliar, fui diagnosticada com calculos há uns 2 anos, mas nunca fiz a operação apesar de me dizerem q é indicada a colecistectomia. A questão é q de umns tempos pra cá tenho sentido muita queimação, estufamento e tenho muitos gases, não sei se é devido a vesícula ou se é gastrite por exemplo. Pode ser alguma complicação? Ah, gostaria tb de saber se o dorflex pode levar a algum problema relacionado ao estomago ou vesicula biliar.
    Parabens pelo seu trabalho desde já agradeço, Nathalia.

  35. 35 Dr. Fernando Valério
    08.01.2010 às 08:18

    Nathalia, a presença do cálculo de vesícula não exclui a possibilidade de você apresentar outros sintomas digestivos, como a queimação, que em geral é decorrente de problemas no estômago. Quanto aos sintomas de gases e estufamento, eles podem ser decorrentes dos cálculos biliares e inflamação crônica da vesícula, como também de outros problemas intestinais. Desta forma, é importante que o médico que lhe acompanha investigue as causas dos sintomas. Caso a conclusão seja de que a vesícula biliar é a responsável pelo seu quadro, recomendaria a você que fosse submetida ao procedimento cirúrgico indicado previamente.

  36. 36 Simone
    16.01.2010 às 00:19

    Dr. Fernando,
    Parabéns pelo site muito esclarecedor, a mais ou menos 2 meses tenho sentido estufamento, azias, dores abdominais e um bolo na garganta, mal consigo me alimentar até água me da este mal estar, a uma semana fiz a endoscopia e verifiquei no papel de retirada do exame que além da endoscopia consta biopsia para endoscopia e anatomo. Estou muito anciosa e gostaria de saber o que significa estes exames na EDA.
    grata,
    Simone

  37. 37 Adriana
    17.01.2010 às 23:34

    DR.Há 6 meses fiz cirurgia aberta de hernia de hiato e retirei vesicula só que há alguns meses venho sentindo muita dor e queimação aonde ficava vesicula …Fui ao médico ele me pediu exames mas está tudo sendo feito pelo SUS já faz 2 meses e nada de eu ser chamada para fazer o exames ,e por isso fico preocupada em que eu possa estar com alguma doença mais grave será que isso pode ser possivel ?
    Desde já agradeço Obrigada .

  38. 38 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 08:05

    Adriana, como você evolui com desconforto na região que foi submetida a tratamento cirúrgico, realmente deverá ser submetida a alguns exames. Enquanto isto, você deverá fazer uso de medicamentos sintomáticos. Quanto à possibilidade de você apresentar algum problema grave, acho precoce pensar desta forma até que os exames sejam realizados.

  39. 39 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 08:41

    Simone, a biópsia pode ter sido realizada na sua endoscopia porque houve algum achado no exame que necessitava de uma avaliação microscópica ou somente para a pesquisa de uma bactéria chamada Helicobacter pylori.

  40. 40 Dr. Fernando Valério
    21.01.2010 às 17:29

    Dr Fernando.
    Estou a 1 semana com dores no estomago e azia. Infelizmente tenho uma alimentação não muito regular. Em 1998 realizei uma endoscopia com resultado de gastrite e negativo para H. Pylori. Em 2007 realizei outra endoscopia com o mesmo resultado. Nas 2 situações fiz o tratamento e fiquei bem.
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de uma nova gastrite? Existe a possibilidade de ser mais grave, pois os sintomas estão mais severos.

    Claudinei

  41. 41 drfernando
    22.01.2010 às 08:14

    Claudinei, obviamente você pode estar apresentando uma nova gastrite ou qualquer outro problema gástrico que justifique esta dor. Desta forma, é importante que você procure um Gastroenterologista e avalie o seu caso. Lembro que a dieta desregrada é um grande motivo para que você persista com sintomas relacionados a doenças do estômago.

  42. 42 Dynna
    23.01.2010 às 20:11

    Dr.Meu pai esta com ulcera e a bacteria hpilori.Ele ja esta tomando alguns remedios mas eu no sei o que dá como dieta para ele comer!!!Gostaria de algumas sugestoes do que ele pode e nao pode comer?Me ajude ele esta fraquinho.Há pode ou nao pode tomar leite???

  43. 43 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 09:17

    Dynna, em relação à dieta, ele deve evitar alimentos gordurosos, frituras, bebidas alcoólicas, refrigerantes, doces, chocolates, café, alimentos ácidos e cítricos. Quanto ao leite, em moderadas quantidades não vejo problema.

  44. 44 Joãozito
    26.01.2010 às 15:40

    Acabei de tomar o remédio PYLORIPAC IBP por 7 dias, para matar a H PYLORI, após isso, com quanto tempo depois posso beber alcool, sem que prejudique o tratamento?

  45. 45 Dr. Fernando Valério
    26.01.2010 às 23:11

    Joãozito, como os antibióticos são fortes e podem causar certo distúrbio gastrointestinal, sugiro que você evite bebidas alcoólicas por um período de 2 semanas após o tratamento para erradicação da bactéria Helicobacter pylori.

  46. 46 EDSON
    30.01.2010 às 10:37

    Dr . fernando que deus te abençoe deus da conhecimento p/ pessoas boas como o Sr p/ ajudar a qm precisa vc tm o coraçao muito bom e o admiro; bom minha duvida e q estou tomando o pyloritrat a 11 dias tem q doi e outro dia nao ; ( duvida este remedio e bom mesmo porque estou fazendo a dieta certinho o remedio tomo 1 comp por dia durante 28 dias e tem mais 7 cartelas 04 pela manha e 04 pela noite durante 07 dias ha estou tomando o cha chamado ( marcelina so p/ quando doer o estomogo , estou muito tonto e dor de kbça e ansia de vomito Dr a dor e bem no meio do estogo e muito chato essa dor vou ficar curado? eu leio muito sobre a espinheira santa esse cha e bom ou nao tem conhecimento do mesmo obrigado

  47. 47 EDSON
    30.01.2010 às 14:06

    Dr fernando eu posso tomar a vitamina vit forte depois das referiçoes , mas estou fazendo o tratamento com o pyloritrat

  48. 48 Dr. Fernando Valério
    31.01.2010 às 21:52

    Edson, caso você tenha uma gastrite ou úlcera associada com a bactéria Helicobacter pylori, é necessário o tratamento para erradicação da mesma. No entanto, como a bactéria é muito resistente, este tratamento requer o uso de antibióticos fortes e que podem causar desconforto abdominal e alteração do trânsito intestinal. Desta forma, conclua o tratamento e aguarde os resultados da terapêutica prescrita para você.

  49. 49 Dr. Fernando Valério
    31.01.2010 às 21:58

    Edson, por razões legais e éticas, não posso comentar ou prescrever remédios através deste espaço. Desta forma, sugiro que você tire esta dúvida com o médico que vem lhe acompanhando.

  50. 50 EDSON
    01.02.2010 às 19:46

    Dr fernando agradeço muito por me responder minhas perguntas , pensei q nao iria responder , o Sr nao sabe o quanto e importante p/ nos q temos este problema ter alguem com quem podemos contar, agadeço a deus por o Sr existir e dar p/ nos esse conforto q eu creio q muitos precisam eu falo muito em deus porq eu sou evangelico e pode ter certeza vou orar muito pela sua vida e da sua familia,muito obrigado mesmo . por favor continua com nosco . EDSON SILVA

  51. 51 Dr. Fernando Valério
    01.02.2010 às 22:31

    Edson, fico muito satisfeito em saber que este espaço foi útil para você. Espero que o mesmo ocorra com grande parte das pessoas que tem acesso a este site/blog. Quanto às respostas, saiba que em consideração a todos que deixam comentários neste blog ou aqueles que me enviam mensagens de e-mail, faço questão de responder a todos pessoalmente. Muito obrigado pela consideração a meu respeito.

  52. 52 ciro
    04.02.2010 às 13:00

    Dr. fernando, to com ulcera bulbar h1 com 11mm com lesao na parede do duodeno ,com remedios que to tomando ,ameprazol e amoxiliza ficarei curado ou presizarei de cirugias. uma perguta esta ulcera tem cura se seguir rigorozamente o tratamento ha foi prescrito por um clinico ,sera que terei que procurar um gastro obrigado

  53. 53 Dr. Fernando Valério
    06.02.2010 às 17:30

    Ciro, sabidamente 90% das úlceras benignas de estômago e duodeno são causadas por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Desta forma, o tratamento atual consiste em uso de medicação que diminua a produção de ácido pelo estômago e uso de antibióticos. Quanto à cirurgia, ela é reservada aos casos com complicação, como a perfuração e a hemorragia digestiva.

  54. 54 Maria do carmo (S)
    09.02.2010 às 20:58

    sou portadora de gastrite crônica e despepsia funcional,
    me orienta por favor que frutas posso comer além de banana
    prata e mamão,dizem que melão e melancia é frutas doces mas elas me pesam muito o estômago, a banana as vezes só consigo
    comer metade de uma. Estou tão magrela que fico triste.
    Estou me tratando com o gastro, mas por favor me diz, mas
    algumas coisas que posso comer pois quase tudo me faz mal!
    Desde já agradeço>

  55. 55 Dr. Fernando Valério
    10.02.2010 às 09:36

    Maria do Carmo, para portadores de dispepsia funcional e gastrite é recomendada a ingestão de frutas, mas evitando-se as ácidas. Quanto as frutas que costumam que costumam causar estufamento, evite-as ou a coma pequenas porções, principalmente à noite.

  56. 56 Constantin Koutroularis
    12.02.2010 às 21:54

    Boa Noite Dr Fernando, tenho uma duvida minha esposa fez uma endoscopia, e nela juntamente com gastrite leve foi encontrado um polipo sessil de 5mm, retirado e enviado para biopsia, o Sr poderia me esclarecer, se pde ser maligno e como aparece? Obrigado

  57. 57 Dr. Fernando Valério
    13.02.2010 às 10:29

    Constantin, a grande maioria dos pólipos retirados do estômago são benignos e não representam risco. No entanto, para a confirmação disto, vocês devem aguardar o resultado da biópsia realizada.

  58. 58 EDSON
    17.02.2010 às 13:41

    Dr fernando bom dia tire uma duvida por favor, ja tomei 28 comp durante 28 dias pela manha e agora comecei a tomar 04 pela manha e 04 pela noite , mas so q hoje o meu estomago esta doendo de mais e uma dor terrivel, ficou +ou- 15 dias sem doer nada so foi começar a tomar a tabela de 04 comp q começou esta dor no estomago todo e normal ? e a boca amarga ansia de vomito a dieta esta 100% , outra duvida o feijao come o caroço ou toma o caldo ,porq eu estou comendo so o caroço obrigado EDSON

  59. 59 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 18:31

    Edson, como você vem piorando os seus sintomas apesar do tratamento instituído, recomendo que você entre em contato com o médico que lhe prescreveu o tratamento. Quanto a orientações dietéticas, elas dependem muito do seu diagnóstico, que não foi elucidado por você aqui. Desta forma, não tenho condições de ajudá-lo de uma forma mais relevante.

  60. 60 Rayane
    18.02.2010 às 09:23

    Bom dia, eu faço parte desce quadro estou fazendo o tratamento com pyloripac, sinto q esta resolvendo, quando eu fico um tempo minimo de 3a4 horas sem comer meu estomago doi , mas quando eu me alimento a dor para , e normal Dr fernado , eu estou me alimentando pode se dizer quase 02 em 02 hoas , alias esta funcionando o tratamento ?

  61. 61 Dr. Fernando Valério
    18.02.2010 às 09:39

    Rayane, o tratamento para erradicação do Helicobacter pylori é realmente forte, com o uso de pelo menos dois antibióticos. Por isso, é importante que você mantenha uma boa dieta, e de preferência, com intervalos pequenos entre elas. Quanto ao sucesso do tratamento, ele deverá ser comprovado através de métodos de avaliação a critério do seu médico e após o término do tratamento medicamentoso.

  62. 62 wagner pacheco
    22.02.2010 às 14:29

    Tenho EB e ele já foi de 2,5cm e hoje e de 1 cm. Na minha endoscopia anterior (2008) deu esofagite não erosiva, pois agora uns quinze dias atrás fiz outra e a mesma deu esofagite erosiva leve (pequenas erosões isoladas na transição). Essa condição encontrada agora pode voltar a ser não erosiva? Segundo que eu tenho linda na NET a chance do portador de EB (curto) desenvolver para câncer e de 0,2% a 2% de chance ao ano isso e acumulativo, ou seja, daqui a dez anos as chances são de 20%? A displasia também e reversível tanto a de baixo grau como a de alto grau?

    Faço uso diário desses alimentos eles realmente são capazes de prevenir câncer esofágico.

  63. 63 wagner pacheco
    22.02.2010 às 14:30

    Faço uso diário desses alimentos eles realmente são capazes de prevenir câncer esofágico.

  64. 64 wagner pacheco
    22.02.2010 às 14:31

    Faço uso diário desses alimentos, Maçã, Aveia, óleo de Alho, Azeite de oliva, Tomate, Castanha-do-pará, Iogurte, Semente de linhaça, suco de Uva natural, cenoura, eles realmente são capazes de prevenir câncer esofágico.

  65. 65 Rayane
    23.02.2010 às 12:19

    Dr fernando bom dia , estou terminando hoje o meu tratamento com pyloripac, duvida ja posso sai da dieta , posso comer normalmente ,porq foi muito dificil p/ mim este mes com esta dieta , obrigada , gostaria muito de me consultar com o senhor , mas estou em Brasilia , obrigada por sua dedicaçao com a minha pessoa

  66. 66 HELBER ALVES
    23.02.2010 às 16:53

    OLA DR fernando gostaria de que tirasse minha duvida tenho um ano que estou com enjoo nada de vomito fiz endoscopia e nao deu nada ultrasom nada exame de fezes sague e urina deu nada nao tenho azia nem nada e so esse enjoo que encomoda omeprazol nao melhora nem pantoprazol resolve o enjoo para quanto eu fico bastante tempo no banho entao ai vem minha duvida eu fiquei uma semana sem tomar omeprazol esse tempo que eu fiquei sem tomar o remedio pode mascarar o exame de endoscopia e outra pra te o refluxo tem que ter a azia tambem poque sou tenho enjoo e o gastro me mandou por neurologista

  67. 67 Dr. Fernando Valério
    23.02.2010 às 23:16

    Wagner, primeiramente é importante saber que 0,5% das pessoas que têm o esôfago de Barrett evoluem com câncer de esôfago anualmente. Quanto o Barrett é curto, as chances disto ocorrer são menores ainda. Quanto à displasia, principalmente a de alto grau, necessitam de algum procedimento para tratamento, seja ele endoscópico ou cirúrgico.
    Em relação à dieta citada, obviamente são alimentos interessantes e saudáveis, mas não é possível garantir que tenham grande efeito na prevenção do câncer esofágico.

  68. 68 Dr. Fernando Valério
    23.02.2010 às 23:37

    Rayane, obviamente com o término do tratamento você já pode ficar mais a vontade em relação à dieta. Mas lembro a você que abusos alimentares sempre poderão lhe causar quadro de má-digestão, independentemente do tratamento para a erradicação do Helicobacter pylori.

  69. 69 Dr. Fernando Valério
    24.02.2010 às 00:00

    Helber, o ideal é que as endoscopias sejam feitas sem o uso de medicação, mas em quadros mais severos até mesmo com uso dos remédios citados o diagnóstico pode ser realizado. Desta forma, não ficaria na dúvida em relação à eficácia do exame realizado.

  70. 70 HELBER ALVES
    24.02.2010 às 00:21

    tenho outra duvida so o enjoo sem a azia pode considerar refluxo pq nao tenho nenhum do sintomas do refluxo so o enjoo agradeco por tirar minha duvida dr

  71. 71 Dr. Fernando Valério
    24.02.2010 às 07:55

    Helber, as náuseas ou enjoos são mais comuns dos quadros de dispepsia (má-digestão) do que de refluxo. Desta forma, problemas relacionados com a dispepsia devem ser pesquisados.

  72. 72 FABIANA
    24.02.2010 às 17:43

    OI GOSTARIA DE SABER QUAIS O SINTOMAS DESSA BACTERIAS COMO CONTRAI SE TEM CURA E COMO? E SE FAZ ESMAGRECER
    SE PODER RESPONDA PARA MEU EMAIL

  73. 73 Dr. Fernando Valério
    25.02.2010 às 10:55

    Fabiana, a bactéria Helicobacter pylori está associada a falta de saneamento básico e contaminação através das fezes. Quanto aos sintomas, isto dependerá das alterações que ela causará, como a gastrite e a úlcera. Em relação a cura, os tratamentos são eficientes em mais de 95% dos casos, e contém antibióticos e medicamentos que diminuam a acidez do estômago.

  74. 74 Martin
    25.02.2010 às 18:23

    Dr. Fernando, li o seu artigo sobre dispepsia.

    De uns tempos para cá, eu tenho tido problemas com má-digestão, em especial, de alimentos q

  75. 75 Martin
    25.02.2010 às 18:29

    Dr. Fernando, li o seu artigo sobre dispepsia.

    Fiz um exame de fezes e apareceu “gordura nas fezes”, em quantidade superior à normal. Em recente exame de ultrassonografia e ressonância, meu pâncreas não apresentou anormalidades. Parece que o problema está ligado à má absorção de gordura, pois tem causado emagrecimento. Fiz colonoscopia e não deu nada. Os demais órgãos digestivos estão ok.

    Nesse caso, a dificuldade na absorção de gordura, juntamente com o emagrecimento, episódios de flatulência, principalmente quando como algo contendo creme de leite, chocolate, feijão, poderia ser insuficiência de produção de LIPASE pelo PÂNCREAS? Nesse caso, é algo grave ou basta repor essa falta de lipase tomando algum remédio? Tenho que tomar continuamente? Há cura? É diferente de PANCREATITE (não tomo nada com álcool e nem fumo).

    Muito obrigado.

  76. 76 Rayane
    25.02.2010 às 20:12

    Dr fernando e um prazer comunicar p / o Sr q terminei o tratamento mas fiz a dieta 100% o resultado e q nao sinto mas nada este kit de pyloripac e bom mesmo , fiz um teste e almoçei feijoada e depois no lanche pasteis, claro q nao vou comer com frequencia porq o Sr me indicou uma boa dieta um abraço ,muito obrigado … pessoal faz a dieta certinho q o redultado vai ser mas positivo beijoooooosssss

  77. 77 amanda
    26.02.2010 às 13:56

    ola dr presizo que me tira umas duvidas
    1 o sintomas principal da gastrite e a dor no estomago?
    ou pode ter gastrite sem dor tipo so enjoo
    2 qual e a chance de uma endoscopia sair errada ? fiz uma endoscopia nao deu nada mas tenho sintomas de enjoo?
    3 se voce so tem enjoo e refluxo ou principal sintomas e a azia pq nao tenho azia nem nada
    todos os exames normal so enjoo sem vomito agradeco poder tirar minha duvida

  78. 78 Edson
    26.02.2010 às 19:56

    Dr fernando boa noite: JA terminei o tratamento faz 04 dias estou ainda com ansia de vomito e enjoos e normal ou faz parte ainda do tratamento e tambem com a boca amarga ou sera efeito do remedios ainda

  79. 79 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 08:28

    Martin, como você apresenta gordura em níveis mais elevados que o normal em suas fezes e alterações na ingestão de alimentos mais gordurosos, é possível que você apresente um quadro de má-absorção. A deficiência específica deverá ser pesquisada por um Gastroenterologista Clínico, que dosará as suas enzimas digestivas, discutirá a sua dieta e se necessário introduzirá a reposição medicamentosa das enzimas. Quanto ao caso de pancreatite, esta seria uma opção melhor caso você apresentasse uma pancreatite crônica, o que não acredito ser o seu caso.

  80. 80 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 08:34

    Rayane, fico feliz em saber que o resultado do seu tratamento foi bom. Mas lembre-se de manter um bom hábito dietético.

  81. 81 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 08:55

    Amanda, como você apresenta sintomas digestivos de má digestão e os seus exames estão normais, inclusive a endoscopia digestiva, provavelmente você apresente um quado de dispepsia funcional. Este quadro é tratado com boa dieta, medicamentos e exercícios físicos (que diminuem o quadro de estresse e ansiedade).

  82. 82 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 09:02

    Edson, agradeço o seu comentário, mas por razões éticas não posso comentar sobre o resultado de tratamentos prescritos por outros profissionais. Sendo assim, entre em contato com o seu médico e relate os seus sintomas após o tratamento efetuado.

  83. 83 Júlio Cesar
    10.03.2010 às 16:26

    Boa tarde, Dr. Fernando e parabéns pela página. Gostaria de tirar um dúvida com o Senhor a respeito do meu caso. Fiz a 1 ano atrás uma colecistectomia, em virtude de estar sentido dores abdominais e após exame constatar cálculos na vesícula. Entretanto, após a cirurugia ainda estava sentindo dores e procurei alguns médicos que constaram Pangastrite Endoscópia Enantemosa Leve. Em seguida, fui submetido aos medicamentos Pantocal 40 mg e Lonium 40 mg por cerca de 3 meses. Senti um certo alívio, porém ainda sentia algumas dores. Assim, voltei ao médico que disse-me que eu estava com a Síndrome do Intestino Irritado (SII, e receitou Omeprazol 20 mg + Dicetel 100 mg + Amytril 25 mg, o que deixou-me um pouco tonto, em virtude deste último medicamento estar associado a depressão. Não prossegui com o tratamento e procurei outro especialista que ressaltou que o meu caso não seria a gastrite e que poderia ser em função da bactéria H.Pylori. Fiz o exame e constatou-se a bactéria e tomei por 7 dias Claritromicina 500 mg + Amoxilina 500 mg + Pantoprazol 40 mg. Após, quase no final do tratamento senti fortes dores abdominais, creio que possa ser devido a carga de antibióticoa. Voltei ao médico e relatei o fato e foi receitado Omeprazol 20 mg 2x ao dia, estou tomando a cerca de 3 dias e ainda estou sentindo certo desconforto a partir da tarde na região. A minha dúvida seria quanto a estas dores, se estão relacionadas a carga de antibióticos ou a H.Pylori ou a Síndrome do Intestino Irritado (SII).

    Grato, pela atenção

  84. 84 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 07:59

    Julio Cesar, é muito difícil determinar a causa da sua dor, apesar do seu relato completo. De qualquer forma, acredito que este quadro possa estar mais associado a uma alteração funcional, como a Síndrome do Intestino Irritável ou a uma dispepsia funcional, mas isto é somente uma impressão. De qualquer forma, vale a pena associar aos medicamentos uma boa dieta e a prática de exercícios físicos.

  85. 85 Giovana
    15.03.2010 às 18:10

    Olá, boa tarde doutor.

    Preciso de um esclarecimento, se possível. No mês de Janeiro deste ano minha mãe realizou um endoscopia que diagnosticou úlcera e refluxo, sua médica receitou Nexium por quarenta dias. Ela tem 63 anos, é hipertensa e diabética e sentiu-se mal com essa medicação com sintomas do tipo constipação intestinal fazendo-se necessário o uso de supositórios. O fato é que ela confundiu-se com a quantidade e disse-me que havia tomado a quantidade equivalente aos quarenta dias e hoje (15/03/10) encontrou uma caixa com quatorze comprimidos que deixaram de ser tomados. Estou preocupada, pois ela não completou o tratamento e sua médica está de licença e só retorna no mês de Maio. Doutor, por favor, se ela tomar esses comprimidos remanescentes de forma tardia terá efeitos colaterais ou prejuízos no tratamento antes iniciado? O que o senhor nos sugere.

    Muito obrigada.
    PS: Aguardo resposta ansiosamente.

  86. 86 Dr. Fernando Valério
    16.03.2010 às 12:11

    Giovana, o tratamento com este tipo de medicação é mais interessante quando utilizado de forma contínua e por período mais longo. Desta forma, o uso do remédio atualmente não traria grandes vantagens na minha opinião. Desta forma, aguarde o retorno da médica dela para reavaliar se há a necessidade de novo tratamento.

  87. 87 Silvana Alves
    18.03.2010 às 22:01

    Boa Noite.

    Dr minha filha tem 16 anos e está com a bactéria helicobacter pylori, iniciou ontem a noite o tratamento com o pyloripac ibp, neste momento já fez uso de 12 comprimidos, está sentindo muito enjoo, perda do paladar, vi que estes sintomas podem ocorrer mesmo, mas gostaria de saber se este medicamento pode ser ingerido com leite.
    Desde já agradeço.
    Silvana
    Porto Feliz – SP

  88. 88 Alane Sirne
    20.03.2010 às 13:43

    Olá,eu tenho 29 anos estou tomando o pyloritrat IBP,comecei o tratamento no dia 15/03/10, e a minha duvida é relacionada a minha mestruação porque o mês passado eu mestruei no dia 14/02 e geralmente dura 4 dias e o meu ciclo é de 28 e até agora eu ñ mestruei ainda, gostaria de saber se esse atraso esta relacionado com o médicamento!Obrigado

  89. 89 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 07:54

    Silvana, o tratamento para a erradicação do Helicobater pylori é realmente muito agressivo e traz muitos efeitos colaterais. De qualquer forma, os comprimidos podem ser ingeridos com leite.

  90. 90 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 08:26

    Alane, o uso de antibióticos em doses altas, como no caso do tratamento para erradicação do Helicobacter pylori, pode causar a alteração do ciclo menstrual. No entanto, é muito importante que você procure o seu Ginecologista para verificar se não houve outra razão para o atraso menstrual.

  91. 91 izabela de oliveira
    31.03.2010 às 17:59

    Ola meu nome é izabela, resentimente perdi minha avó(materna)
    os motivos do falecimento dela são 4 : TROMBOSE NO ESTOMAGO,mar circulação , diabet, problema respiratoria , juntou tudo não teve jeito, mais depois de saber oq levou a minha vó ao obito , eu fiquei curiosa em saber , o que era e como se formava a trombose no estomago , eu li esse texto achei intereçante , e informativo, mas eu queria saber
    como é formado ha trombose no estomago , e guantos estagios e guais estagios tem antes de firar trombose no estomago,
    meu nome é izabela e eu tenho 11, eu queria saber por favor…

  92. 92 Dr. Fernando Valério
    01.04.2010 às 09:45

    Izabela, a sua avó apresentou um distúrbio vascular na região digestiva, que pode ocorrer devido a formação de placas de ateroesclerose, devido a processos inflamatórios vasculares (vasculites) e devido a êmbolos ou trombos nos vasos que nutrem estes órgãos. Isto pode ter ocorrido com a sua avó. De qualquer forma, isto é mais comum na região intestinal do que no estômago. Este quadro pode se iniciar de forma lenta, com sintomas de desconforto após as refeições devido ao baixo fluxo ou com sintomas agudos, como no caso da trombose ou embolia vascular.

  93. 93 ELAINE SANTOS
    04.04.2010 às 01:36

    Boa noite,Dr.Fernando

    Estou fazendo o uso do pyloritrat e gostaria de saber se sentir a boca amarga é normal?

    Um grande abraço

    Elaine

  94. 94 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 08:14

    Elaine, saiba que um dos efeitos colaterais da claritromicina, que é um dos antibióticos usados no tratamento desta infecção é exatamente este. Caso você queira ler mais sobre o Helicobacter pylori e os problemas que ele causa no estômago, leia o texto que publiquei neste blog sobre este assunto através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2010/03/28/helicobacter-pylori-e-as-suas-relacoes-com-a-gastrite-ulcera-e-cancer-de-estomago/

  95. 95 Lílian
    07.04.2010 às 13:02

    Bom dia Dr. Fernando Valério.
    Fiz endoscopia recentemente e foi constatado Esofagite. A biopsia do tecido do estômago indicou também gastrite crônica em atividade discreta e HPylori Positiva.
    A minha médica passou um tratamento inicial para cuidar da Esofagite(durante 45 dias com Omeprazol), e após esse tratamento tratar a Hpylori juntamente com a gastrite, já que aquela é causa desta. Estou fazendo o tratamento com omeprazol há oito dias e mais ou menos a uns 2 ou 3 dias tenho sentido enjoos frequentes, dores na barriga sem diarréia, como se fossem cólicas, vai e volta a dor. E de vez em quando tonturas. Esses sintomas tem a ver com o uso contínuo do Omeprazol?
    Muito obrigada pela atenção. Parabéns pelo blog, bastante esclarecedor.

  96. 96 LIA
    08.04.2010 às 16:44

    DR.FERNANDO MINHA IRMÃ FEZ ENDOSCOPIA E DEU ÚLCERA, ESTA FAZENDO TRATAMENTO COM OMEPRAZOL E CONTINUA SENTINDO DORES,ELA DIZ SENTIR COMO SE TIVESSE UM BOLO MUITO GRANDE NA BARRIGA .SERÁ QUE ISSO JÁ E SINTOMA DE CANCER NO ESTOMAGO? POIS ESTOU COM UM CUNHADO QUE JÁ FOI DESENGANADO COM CÃNCER NO ESTMAGO E ESTA APRESENTANDO UM BOLO NA BARRIGA QUE QUANDO PEGA NELE CORRE PARA UM LADO E PRO OUTRO. POR FAVOR ME RESPONDA MINHA IRMÃ JÁ ESTA DE CANCER?

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    09.04.2010 às 09:35

    Lílian, o omeprazol tem efeitos colaterais muito raros, mas que existem. De qualquer forma, por razões éticas, você deverá discutir esta dúvida com a médica que prescreveu a medicação e que vem lhe acompanhando de forma pessoal.

  98. 98 Dr. Fernando Valério
    09.04.2010 às 10:01

    Lia, a sua irmã foi diagnosticada com uma úlcera péptica a princípio benigna. Sendo assim, como o medicamento prescrito tinha o objetivo apenas de diminuir a acidez gástrica, acredito que a lesão não apresente qualquer risco de ser maligna. Além disso, acho que valeria a pena ter a presença da bactéria Helicobacter pylori pesquisada, já que ela tem uma enorme relação com a presença de úlceras no estômago e duodeno (leia mais em http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2010/03/28/helicobacter-pylori-e-as-suas-relacoes-com-a-gastrite-ulcera-e-cancer-de-estomago/)

  99. 99 LIA
    10.04.2010 às 15:09

    DR.FERNANDO BOA TARDE,MUITO BRIGADO POR SUA EXPLICAÇÃO,QUE JESUS LHE ABENÇÕE E GUIE SEUS PASSOS!!!!!!!!!!!

  100. 100 LIA
    11.04.2010 às 08:00

    bom dia,Dr Fernando meu cunhado foi desenganado com cÃncer no estômago e a cada dia que passa esta aparecendo sintomas que ñ sabemos se e normal,como por exemplo ele esta sentindo dor na barriga,com desinteria meio rosada,sentindo o corpo todo doendo,vomitando,porém a preocupação maior e com a desinteria pois se ele ñ está comendo nada só líquidos e muito pouco,de onde e que esta vindo essas fezes de cor estranha,são os órgãos dele que esta se dissolvendo e saindo como fezes?por favor me dê uma luz!!!!!!! obrigado.

  101. 101 Dr. Fernando Valério
    11.04.2010 às 09:57

    Lia, o seu cunhado está com uma doença avançada e grave e provavelmente fazendo de inúmeros medicamentos, o que aumenta o risco de efeitos colaterais relacionados. Desta forma, é importante que a Família entre em contato com o médico responsável por ele para que uma avaliação pessoal seja feita. Lembro a você que provavelmente ele já se encontre muito debilitado, e que alterações hidroeletrolíticas decorrentes da diarréia, podem ser graves e precisam ser tratadas.

  102. 102 Nanna
    15.04.2010 às 17:05

    Boa tarde Dr. Fernando,
    Estou em tratamento com Pyloripac, já na sequência final das cartelas para uso único e diário. Ocorre que como comecei o tratamento perto da Páscoa, algumas coisas sairam do meu controle. Estou comendo chocolates e tenho bebido refrigerantes. Sei que não deveria e nem poderia para o sucesso do meu tratamento mas, infelizmente, agravado à isso estou me tratando de uma síndrome do pânico (lexapro 10mg) e também sou extremamente ansiosa, o que me faz comer chocolate como vício. A minha dúvida é: por estar comendo chocolate e por ter bebido refrigerante (não diariamente mas várias vezes ao longo do tratamento) posso ter cortado o efeito do medicamento???
    Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo!!!

  103. 103 Nanna
    15.04.2010 às 17:09

    Mais duas dúvidas: li num site que antibióticos “cortam” os efeitos dos anticoncepcionais, isso é verdade ou mito? Tomo Yaz e fiquei preocupada com tal informação, já que a dosagem de antibiótico no Pyloripac é alta…

    E outra coisa, quando estamos fazendo uso de PyloriPac e já tomamos Pantoprazol (Pantozol ou Pantocal-compro de acordo com meu orçamento do mês, pois a diferença é enorme de preço), o certo era parar de tomar o pantoprazol durante o tratamento ou uma coisa nada interfere na outra????

    Att,

  104. 104 anna
    17.04.2010 às 01:08

    Boa Noite! Sou dentista e tenho uma amiga que apresenta dor no estômago e sensação de estômago cheio, sempre vomitando após ingentão de alimentos, a aproximadamente 20 dias, foi feito uma endoscopia digestiva onde havia ainda resíduos alimentares apesar do jejum de 8 horas, não apresenta gastrite, nem úlcera, pode ser uma dispepsia? Como chegar a esse diagnóstico? E que providencia tomar? Já que até agora não conseguimos nenhum diagnóstico.
    Obrigada desde já.

  105. 105 Valmir
    17.04.2010 às 12:37

    DR FERNANDO, BOM DIA!

    SINTO O ABDOMEM INCHADO APOS AS REFEIÇOES, COM UM ESTUFAMENTO AS VEZES INSUPORTAVEL!
    NÃO TENHO FLATULENCIA.
    JA FIZ ENDOSCOPIA E APRESENTOU HERNIA DE HIATO,POREM NAO SINTO NENHUM SINTOMA DE ASIA OU REFLUXO.
    QUANTO A INTOLERANCIA A LACTOSE, TAMBEM NAO TENHO SINTOMAS QUE APONTEM TAL INTOLERANCIA, A NAO SER O ESTUFAMENTO SOMENTE.
    SERA MÁ ABSORÇÃO DO CONSUMO DE LEITE?
    TOMO 2 OMEPRAZOL PELA MANHÃ TODOS OS DIAS.JÁ TENTEI DEIXAR DE TOMAR OMEPRAZOL, MAS OS SINTOMAS DE ESTUFAMENTO SE AGRAVARAM MUITO MAIS.
    O QUE POSSO FAZER PARA ELIMINAR ESSE ESTUFAMENTO INCOMODATIVO QUE JA PENDURA POR ANOS.
    OPERAR A HERNIA DE HIATO SERA A SOLUÇÃO?
    QUE MEDICAMENTO POSSA ELIMINAR COMPLETAMENTE ESSE ESTUFAMENTO?
    DEVO ELIMINAR O LEITE DA DIETA, APESAR DE NÃO TER TODOS OS SIMTOMAS DE INTOLERANCIA A LACTOSE!?

    AGRADEÇO O SEU EMPENHO NA CRIAÇÂO DESTE BLOG.

  106. 106 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 08:49

    Nanna, a dieta desregrada como a citada por você obviamente causam sintomas gástricos compatíveis com a dispepsia (má digestão). No entanto, lembro a você que a bactéria Helicobacter pylori causa uma infecção, e o que importa neste tratamento é que você faça uso correto da medicação. Caso você queira ler mais sobre o Helicobacter pylori, recomendo que leia o texto que publiquei neste blog sobre este assunto através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2010/03/28/helicobacter-pylori-e-as-suas-relacoes-com-a-gastrite-ulcera-e-cancer-de-estomago/

  107. 107 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 08:52

    Nanna, em relação aos efeitos colaterias dos medicamentos em específico, não faço este tipo de comentários por razões éticas, já que foram prescritos por outro profissional. Desta forma, você deverá procurar discutir este assunto com o médico que lhe indicou o tratamento.

  108. 108 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 09:48

    Anna, com certeza o caso da sua amiga é de dispepsia. No entanto, como ela realizou o exame de estômago cheio, pode ser necessário que ele seja repetido. Além disso, é interessante se procurar outras causas de dispepsia, como problemas na vesícula biliar, por exemplo.
    Quanto a tratamentos, por razões éticas não posso prescrever medicamentos através deste espaço.

  109. 109 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 10:01

    Valmir, em relação à sua hérnia de hiato, os sintomas não se relacionam com ela, e a cirurgia poderia até mesmo agravar os sintomas estufamento, visto que a cirurgia causa aumento da flatulência.
    Quanto ao seu caso em específico, você pode realmente necessitar de medicação, mas antes disto deve ter certeza de que o quadro não está associado a sua dieta, intolerância alimentar (como a citada por você) ou algum problema funcional gastrointestinal. Desta forma, uma consutla com Gastroenterologista seria interessante.

  110. 110 VALMIR
    19.04.2010 às 14:12

    DR FERNANDO, MUITO OBRIGADO POR RESPONDER TÃO RAPIDAMENTE!

    ESSE PROBLEMA FUNCIONAL GASTROINTESTNAL CITADO PELO DR. ACIMA. O QUE SERIA?

  111. 111 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 08:28

    Valmir, os quadros funcionais mais comuns que afetam o trato gastrointestinal são a dispepsia funcional e a Síndrome do Intestino Irritável.
    Quanto aos medicamentos antigases, eles tem por objetivo tornar as bolhas gasosas grandes em pequenas, o que diminui o desconforto abdominal e facilita o seu transporte pelo trato digestivo.

  112. 112 João Vinicius
    30.04.2010 às 19:00

    Dr. fiz exames e constataram dois polipos de 0,5 e 0,6 na vesicula . tenho a bacteria mas já tomei remedios.
    Tb tenho hernia de hiato e esofagite mas não tenho sintomas,só os arrotos.
    É necessário fazer uma cirurgia o que o sr recomenda?

  113. 113 Mara
    30.04.2010 às 19:24

    Dr Fernando, fi indicada por minha médica comprar o Pyloripac IBP 28, mas como era bem mais caro comprei o similar Pyloritrat IBP, teria alguma contra indicação ou faz o mesmo efeito?

    Grande Abraço.

  114. 114 helber alves de oliveira
    04.05.2010 às 00:23

    dr nao posso dizer que te tenho gatrite ou refluxo tenho so enjoo e nada outros problemas que o povo com dor ou estufamento reclama s entao fui em 4 gastros fiz 4 vezes hemograma nao deu nada fiz 3 exames de tiriode nao deu em nada fiz 5 endoscopia tambem nao deu nada e nem prescizava de biopsia desse o medico pq nao aprentava nenhuma anormalidade fora os exames de urina fezes e ultrason eu chego no gastro ele fala que um fala que e estresse outro fala que dispesia funcional mas e me manda tomar alprozolan 0,5mg pra depresao mentaliv 200 mg( oleo esseessencial de mentha piperita) fitoterapico e o meclin 25mg (cloridrato de meclizina ) acho que esse e pra enjoo associado a labiritite entao peso eles o exames de phmetria eles fala que nao presciza pq nao tenho nada de gastrite refluxo nem nada o que poderia fazer entao medicos estao certo PS:dos 4 gastro 3 e pasticular e 1 e do sus e todos com a mesma resposta primeira

  115. 115 Fabiano César
    05.05.2010 às 01:28

    Dr.Fernando Boa Noite!
    Eu Fiz uma cirurgia de Colicesctomia tem uma semana e venho tendo dores nas costas e uma cólica na região operada.
    Retornei ao Médico e fiz exame de sangue para ver relação do perfil hepático e deram normais.
    Meu Médico me disse que poderia ser um cálculo que migrou na hora da cirurgia e passou pelo duto e pode ter inflamado,porém não ocasionando obstrução, como mostrou-se nos exames.
    As dores vem e voltam , em menor intensidade de quando tinha antes de operar.
    Estou com muito medo de ser um cálculo suprimido, mas não tenho indicios de ictericia e hepáticos.
    Por favor me de sua opnião.
    Obrigado.

  116. 116 marlon maycon
    05.05.2010 às 08:59

    DR.Fernando,fiz a endoscopia acusou a bacteria tomei pyloritrat passei dois meses bem mais começou novamente as crises o q deve ser isso…sera q é a bacteria novamente ou ñ conseguio combater a bacteria…

  117. 117 Dr. Fernando Valério
    05.05.2010 às 10:39

    João Vinicius, a princípio os pólipos de vesícula biliar com indicação formal de cirurgia são os que apresentam 1cm ou mais de tamanho, o que não é o seu caso. Quanto à hérnia de hiato e esofagite, atualmente a maior tendência é o tratamento com medicamentos.

  118. 118 Dr. Fernando Valério
    05.05.2010 às 10:40

    Mara, por razões éticas não faço comentários sobre medicamentos neste espaço. Espero que você entenda esta posição.

  119. 119 Dr. Fernando Valério
    06.05.2010 às 10:04

    Helber, a pHmetria esofágica é um exame utilizado para avaliar a presença de ácido no esôfago, e em geral é realizado quando há a suspeita de refluxo gastroesofágico. Em relação ao seu caso, a pHmetria até poderia ser realizada, já que alguns casos de refluxo não demonstram alteração endoscópica. De qualquer forma, lembro que a dispepsia funcional em casos em que os exames são normais é sempre uma boa hipótese diagnóstica.

  120. 120 Dr. Fernando Valério
    06.05.2010 às 10:16

    Marlon Maycon, você pode estar apresentando os sintomas devido a não erradicação da bactéria ou por apresentar algum problema gástrico que não tenha relação com a infecção. Desta forma, comunique ao seu médico que os sintomas retornaram, e ele tomará atitudes em relação ao seu caso.

  121. 121 Dr. Fernando Valério
    07.05.2010 às 10:34

    Fabiano Cesar, primeiramente espero que a sua recuperação pós-cirúrgica esteja melhor. No entanto, por razões éticas, não posso comentar sobre um pós-operatório de um procedimento realizado por outro profissional, ainda mais quando há dúvidas sobre a evolução do quadro.

  122. 122 Manoel
    09.05.2010 às 13:27

    Dr. Fernando,

    Tenho 57 anos de idade, a alguns meses sentia dor no estômago e empachamento(noturno) em toda região abdminal, principalmente no fígado. procurei um médico clinico/gastro e hapatololista, informando sobre os sintomas, ele passou exames laboratoriais de sangue para verificar as condições do fígado e pâncreas, os resultados normais, solicitei uma ultrassonografia, falou-me que não era necessário, liberou-me informando que estava normal. Após alguns dias tive uma crise emorragica, indo pará na UTI hospitalar, feitos vários exames constatou-se Fígado gordo, perdas na versícula,cisto no ruim esquerdo, e principalmente úlcera duodenal. Fiz nova endocospia e biopsia no material estou aguardando resultado. Conatatei um cirurgia geral/gastro informou ser necessário cirugiar a versícula, porém o gastro que efetuou a ultima endocopsia informou-me não ser necessário a cirurgia, a menos qua tenha crise dolorosa.
    Gostaria da saber sua opinião, se devo submeter a cirurgia, ou se os sintomas do fígado e versícula e procedente da úlcera duodenal?
    Obrigado, ficarei muito grato pela sua opinião. Manoel.

  123. 123 Dr. Fernando Valério
    13.05.2010 às 10:57

    Manoel, a princípio o seu sangramento foi decorrente de uma lesõa ulcerosa no duodeno, e que deve ter sido tratada adequadamente. Em relação às pedras na vesícula, a indicação da cirurgia dependerá das suas condições clínicas, do tamanho das pedras (cálculos) e se este problema de vesícula é sintomático. De qualquer forma, obviamente o problema de vesícula não foi responsável pela hemorragia digestiva e por isso esta decisão em tratá-la pode ser discutida com calma.

  124. 124 Nilvânia
    23.05.2010 às 18:46

    Gostei muito do seu blog,nele tem informação importantissimos.Eu fiz endoscopia e descobrir que tenho ulcera duodenal,gostaria de saber se posso comer pizza ou se ela me prejudicar na cicatrização da ulcera?MUITO OBRIGADA!!!

  125. 125 Abner
    24.05.2010 às 11:07

    Dr. estou de novembro de 2009 sofrendo de problemas no estômago, tive gastrite moderada e tomei diversos remédios, estou com a bactéria h pylori, tratei em dezembro de 2009 com pyloripac, voltei a sentir dores e fiz a endoscopia e deu gastrite leve e a bactéria voltou, meu médico me perguntou se morava em casa, eu disse que sim, ele disse para verificar a caixa dágua e estava muito suja, tinha até vermes dentro acho que tinha mais de 5 anos que não limpava, estou fazendo agora o pyloripac retrat, meu estômago doi muito, o que mais me incomoda é a dor ás vezes intensa na boca do estômago, essa dor é normal? O que essa bactéria faz para provocar as dores? Ontém eu tomei um copo de limonada suiça e senti uma queimação horrível e a dor ficou mais intensa, percebe-se que a boca do meu estômago está irritada, espero que esse tratamento me ajude.

  126. 126 Dr. Fernando Valério
    25.05.2010 às 10:24

    Nilvânia, as pizzas costumam ser alimentos gordurosos, e por isso recomendo que você volte a fazer a ingestão deste tipo de alimento após a realização do seu tratamento para a úlcera.

  127. 127 Dr. Fernando Valério
    25.05.2010 às 10:26

    Abner, a bactéria Helicobacter pylorio costumeiramente causa problemas de gastrite crônica e úlceras, e que podem lhe causar desconforto na região do estômago. Além disso, os próprios remédios usados no tratamento são fortes, e por isso evite alimentos ácidos enquanto estiver se tratando.

  128. 128 Fábio Santos
    01.06.2010 às 04:43

    Dr Fenando,
    A 2 meses estou com dores de barriga e com diarréias e agóra no ultimo mes também com queimação e dores no estomago.
    Gastrite pode causar diarréia e dor abdomional (dor de barriga)????Estava preocupado com cancer de intenstino, mas agóra com esses sintomas estou confuso e minha endoscopia deve demorar a ser realizada devido a problemas financeiros, o que o Sr pode me informar, estou preocupado.
    DESDE JA LHE AGRADEÇO.

  129. 129 Dr. Fernando Valério
    03.06.2010 às 15:08

    Fábio Santos, a gastrite não costuma se relacionar com a diarréia, mas pode causar dores abdominais, principalmente na parte superior do abdome. Acredito que procurar a ajuda de um Gastroenterologista seja útil para o seu caso.

  130. 130 yara
    04.06.2010 às 11:44

    olá bom dia gostaria de saber se é possivel crianças com idade de 4 anos ter essa doneça dispepsia

  131. 131 FERNADA
    07.06.2010 às 13:38

    OLA DR FERNANDO FIZ UMA ENDOSCOPIA E CONTATOU GASTRITE LEVE E A BACETRIA H PILORY O MEDICO PASSOU O REMEDIO PYLORIPAC TO TOMANDO A MEDICAÇÃO CERTINHA E FAZENDO A DIETA , GOSTARIA DE SABER SE NESSE CASO TEM CURA A GASTRITE??

  132. 132 Paulo
    07.06.2010 às 19:38

    Dr. Fernando,

    Por causa de perda de peso (10 kg), fiz um exame de pesquisa de gordura nas fezes e deu positivo (++++). O médico me receitou DIGECAP ZIMÁTICO (EMS), para suprir a deficiência da enzima LIPASE, responsável pela absorção da gordura. Venho tomando 1 cp. no almo e 1 no jantar, 10 mins. antes de cada refeição dessas.

    Ocorre que, desde que passei a tomar esse remédio, eu recuperei todo o peso que perdi e venho engordando acima daquele peso que eu tinha (engordei 13 kg), mas estou me alimentando normalmente, sem excessos. Estou preocupado.

    Pergunto: o sr. acha que esse remédio pode estar causando um descontrole no meu peso? O sr. tem notícias ou precedentes disso?

  133. 133 Paulo
    07.06.2010 às 19:40

    Dr. Fernando, ainda sobre o e-mail anterior, existe uma dose certa para cada situação? Ainda, há outra alternativa de medicamento, sem ser esse?

    Paulo

  134. 134 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 14:41

    Paulo, a reposição de enzimas é importante caso você tenha deficiência destas substâncias, mas obviamente a dose tem que ser adequada individualmente.

  135. 135 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 14:44

    Fernanda, se a sua gastrite for relacionada à infecção pelo Helicobacter pylori e o tratamento for efetivo, a gastrite estará tratada.

  136. 136 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 15:38

    Yara, apesar de mais raro, o quadro de dispepsia pode ocorrer em crianças. Neste caso, vale a pena procurar um Gastropediatra.

  137. 137 Paulo
    09.06.2010 às 16:28

    Dr. Fernando, infelizmente a resposta não me satisfez, pois o sr. respondeu apenas parte das minhas perguntas. Por exemplo, eu havia perguntado se esse remédio poderia estar contribuindo para o fato de eu estar engordando mais que o normal, do que não obtive resposta.
    Achei sua resposta bastante genérica, com todo respeito. Todavia, estou entendendo que algumas perguntas o sr. não tem condições de responder, seja por desconhecimento sobre o assunto (afinal, o sr. não é obrigado a responder a todas as perguntas mesmo),seja por questões éticas.

    Em todo caso, agradeço pela sua manifestação e pelo espaço reservado para tirar nossas dúvidas.

    Paulo.

  138. 138 Dr. Fernando Valério
    10.06.2010 às 10:18

    Paulo, o Conselho Federal de Medicina não autoriza consultas médicas em mídias de massa, e a Internet está incluída neste contexto. Comentários muito específicos podem caracterizar consulta e trazer enormes transtornos a minha vida profissional. Por isso, as suas dúvidas devem ser esclarecidas pessoalmente com o seu médico. Tenho a certeza que você terá discernimento para compreender a minha posição.

  139. 139 FERNADA
    23.06.2010 às 12:10

    OLA DR FERNANDO FUI AO MEDICO E O MEDICO PASSOU O PANTOCAL DE 20 MGEM JEJUM , GOSTARIA DE SABER SE É A MESMA COISA DO OMEPRAZOL . A ALGUMA DIFERENÇA ENTRE ELES??
    OBRIGADO

  140. 140 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 10:21

    Fernanda, estes são medicamentos da mesma família, mas não são na verdade o mesmo remédio.

  141. 141 celene
    30.06.2010 às 12:11

    Bom dia Dr.
    estou fazendo o tratamento com piloritrat e sinto dores de estomago com esse remedio, fui ao hospital por causa da dor de estomago que ataca mais na parte da noite,mim plicaram buscopan e dipirona na veia,esses remedios misturados traz algum dano a minha saude? devo tomar leite fazendo este tratamento? estou comendo muiiito pouco e sinto fome e tenho medo de comer, o que o Dr. mim aconselha?
    obrigada

  142. 142 Adriano
    30.06.2010 às 15:27

    Boa tarde Dr. Fernando,
    Estou com problemas desde o natal de 2009, sinto-me empachado, parece que comi uma melancia tenho um pouco de tontura quando me levanto rápido, quando estou trabalhando sinto um desconforto no abdome, tomei omeprazol por um tempo 1 comprimido antes do café da manhã e 1 antes do jantar noite, durante um tempo melhorou, parei de tomar omeprazol, mas voltou esta sensação de empachamento, um pouco de tontura, sensação ruim no estomago.

  143. 143 Flávia
    01.07.2010 às 19:58

    Dr. Fernando, por favor me responda: dor bem na “boca do estômago” (perto do externo) sempre depois de se alimentar, pode significar gastrite ou refluxo? E dor nas costelas, também pode ter a ver com problemas gástricos?
    Obrigada,
    Flávia.

  144. 144 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 09:35

    Celene, as medicações para o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori são realmente fortes, e podem trazer desconforto gástrico. Em relação aos medicamentos usados no Hospital, não acreditam que trarão prejuízo à sua saúde, além de terem sido úteis em um momento de desconforto maior. Quanto à dieta, é normal não ter um grande apetite com o uso da medicação prescrita a você.

  145. 145 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 09:40

    Adriano, como você apresenta sintomas de má digestão, com distensão abdominal após as refeições, é interessante que procure um Gastroenterologista para verificar as razões para tais sintomas. Este médico irá verificar se há a necessidade de se realizar algum exame e instituirá um tratamento mais eficiente para o seu caso, e que pode incluir mudanças de hábitos de dieta e de exercícios físicos.

  146. 146 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 10:10

    Flavia, a dor na região relatada por você pode ser decorrente de esofagite, que é uma inflamação do esôfago causada pelo conteúdo ácido refluído do estômago em casos de refluxo gastroesofágico. Discuta estes sintomas com o seu Gastroenterologista, e ele lhe indicará algum exame (se necessário) e tratamento adequado ao seu caso.

  147. 147 Ursula
    03.07.2010 às 19:29

    Boa tarde, Dr. Fernando! Meu pai fez uma endoscopia no estomago e acusou: “hiperemia da mucosa do antro, com erosões de borda elevada, recobertas de fibrina, justa pilórica, piloro circular, pérvio.” Ulcers e hérnia (?). O material foi para biopsia. A maioria das metérias que li, inclusive a sua, não assusta muito, mas uma me deixou preocupada, especialmente em face das erosões e a fibrina.Poderia me ajudar a entender?? Obrigada.

  148. 148 Dr. Fernando Valério
    04.07.2010 às 09:25

    Ursula, o exame do seu Pai mostrou um processo inflamatório na mucosa do estômago. De qualquer forma, é importante que se aguarde o resultado da biópsia para avaliar do que se trata esta lesão.

  149. 149 Ursula
    04.07.2010 às 11:58

    Obrigada pelo pronta resposta. Mas, o fato de ter bordas elevadas e fibrina, pode ser indicativo de algo mais grave??

  150. 150 Dr. Fernando Valério
    05.07.2010 às 00:01

    Ursula, este quadro mostra uma lesão mais profunda e que sofreu processo inflamatório mais intenso. De qualquer forma, é preciso aguardar a biópsia.

  151. 151 FERNANDA
    05.07.2010 às 11:58

    BOM DIA DR FERNANDO GOSTARIA DE SABER SE ALGUMAS COISAS FAZ MAL A QUE TEM GASTRITE:
    CAFE DESCAFEINADO, PAO DE FORMA, TOMATE , CEBOLA, BATATA. POIS UNS DIZEM Q ESSAS COISAS FAL MAL E OUTROS NAO.
    OBRIGADO

  152. 152 tania
    05.07.2010 às 23:37

    fiz endoscopia e deu H pylori o médico indicou o remédio pyloripacIBP mas , sou alérgica a penicilina.existiria outro similar sem penicilina na fórmula

  153. 153 Dr. Fernando Valério
    06.07.2010 às 10:39

    Fernanda, na dieta para os pacientes com gastrite recomenda-se que se evite alimentos gordurosos, frituras, doces, chocolate, refrigerantes, cafeína (cafés e chás preto e mate), bebidas alcoólicas e alimentos muito ácidos e condimentados.

  154. 154 roberto
    06.07.2010 às 16:30

    doutor minha esposa toma omeprazol faz seis anos ela diz que se sente mal se ñ tomar ma elaq é hipertensa e o propanolol e a metildopa já ñ estão fazendo efeito eu acho que pode ser por causa do omeprazol que ela toma todo dia por ser? e por quanto tempo pode ser tomado o omeprazol

  155. 155 Dr. Fernando Valério
    06.07.2010 às 23:31

    Tania, existem esquemas de tratamento para a infecção pelo Helicobacter pylori e que não utilizam medicamentos como a penicilina e similares. Por razões éticas e para evitar automedicação, peço que você discuta quais são estes esquemas com o seu médico.

  156. 156 Dr. Fernando Valério
    07.07.2010 às 08:33

    Roberto, algumas medicações não devem ser tomadas em horários próximos a remédios que diminuam a acidez gástrica. Desta forma, sugiro que a sua esposa discuta com o médico que prescreveu as medicações sobre as possíveis interações medicamentosas. Além disso, saiba que o uso prolongado do omeprazol não tem mostrado qualquer efeito colateral.

  157. 157 Fernanda Orsini
    09.07.2010 às 19:51

    Dr., tomei anti-inflamatório cinco dias e estou fazendo três meses passando mal(vômitos, diarréia, azia, empachamento, já emagreci 7 kg), mas não sinto dor. Fiz uma endoscopia e o resultado foi gastrite endoscópica hemorrágia acentuada de corpo. Estou esperando o resultado da biópsia. Estou tomando Pantoprazol 40mg. Isso é perigoso? Tem cura? Quanto tempo? Será que foi causado pelo anti-inflamatório? Por favor, diga-me algo. Já não aguento mais essa agonia!
    Que Deus o abençoe!!!!

  158. 158 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:41

    Fernanda Orsini, o quadro de gastrite pode ter sido causada pelo uso excessivo de antiinflamatório, causando uma gastrite medicamentosa. Como você apresentou um padrão hemorrágico da doença, tome os medicamentos prescritos com rigor e mantenha uma dieta adequada.

  159. 159 Fernanda Orsini
    16.07.2010 às 17:42

    Dr. Fernando, muito obrigada por sua resposta!
    A bactéria H.Pylori pode ser vista a olho nu nas fezes, como micropontos pretos????? Ou só através do microscópio??? O Sr. acha que a bactéria, quando se tomando somente Pantoprazol, ela pode ser eliminada parcialmente pelas fezes??? Sei que pra erradicar a bactéria, temos que usar um IBP e dois antibióticos!!!! Desde já agradeço a atenção dispensada!

  160. 160 Dr. Fernando Valério
    17.07.2010 às 10:45

    Fernanda Orsini, as bactérias não são visualizadas a olho nu. Em relação ao uso isolado de bloqueador de acidez do estômago, ele não estimula a eliminação da bactéria pelas fezes. Na verdade, esta eliminação já ocorre naturalmente, tanto que a transmissão da bactéria Helicobacter pylori é fecal-oral e os exames de fezes podem diagnosticá-la, o que é muito usado para o diagnóstico da infecção em crianças, quando tentamos evitar a realização de endoscopia digestiva.

  161. 161 Ronilda
    19.07.2010 às 17:48

    Caríssimo doutor,fazem 10 dias meu marido descobriu que a glicose dele está acima de 200.Como ele toma omeprazol diariamente,gostaria,por favor,que me dissesse se esse medicamento pode ser a causa,lembrando que ele já foi ao médico e está em tratamento.Porém continua tomando o omeprazol.
    Desde já agradeço pela atenção.

  162. 162 Dr. Fernando Valério
    20.07.2010 às 09:35

    Ronilda, não acredito que a medicação citada seja a causa do aumento da glicemia do seu Marido. Aconselho que ele seja acompanhado por um Clínico ou Endocrinologista.

  163. 163 Ronilda
    20.07.2010 às 15:24

    Doutor,muito obrigado pela atenção!!!

  164. 164 FABIANA
    24.07.2010 às 11:24

    Doutor gostaria de saber se estou tomando o medicamento certo a medica me passou helicopac falou para eu tomar pela manha 4 compimidos que vem escrtio manha e o outros 4 a noite que vem escrito noite quando acabar e para eu tomar antes do café da manha o lansoprazol eu entendi isso esta correto…

  165. 165 Dr. Fernando Valério
    25.07.2010 às 00:18

    Fabiana, por razões éticas não faço orientações quanto a posologia de medicamentos prescritos por outros profissionais. Desta forma, entre em contato com a sua médica para ratificar a maneira correta para o uso da sua medicação.

  166. 166 Fernanda Orsini
    27.07.2010 às 19:19

    Dr. Fernando, o resultado da minha biópsia foi GASTRITE CRÔNICA ATIVA MODERADA COM REAÇÃO FOLICULAR, EXTRUSÃO CELULAR E H.PYLORI POSITIVA (++/3). Será que tomando o Pyloripac vou ficar curada. Em quanto tempo o remédio faz efeito? Estou preocupada!

  167. 167 Dr. Fernando Valério
    28.07.2010 às 09:58

    Fernanda Orsini, a gastrite crônica pode ter associação com a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, e por isso é importante realizar o tratamento. Este tratamento é medicamentoso e consiste em um esquema tríplice (uso de três medicamentos ao mesmo tempo), que pode variar de 7 a 14 dias. Quando se faz o tratamento de maneira correta, as chances de erradicar a bactéria e resolver o problema inflamatório são maiores de 95%.

  168. 168 Taciana
    06.08.2010 às 18:17

    Dr Valerio, boa tarde.
    Parabéns pelo seu trabalho, muito esclarecedor. Estou em tratamento para gatrite leve e esofagite há 6 meses. Tomava pantoprazol, mas tive reação e a gastro mudou para a ranitidina. Depois de um mes com a ranitidina, mudamos para a famotidina de 40 p/30 dias e 20mg p/ mais 30 dias. Faz uma semana q estou sem a medicação pq acabou, mas ainda sinto azia de vez em quando. Tenho agendada a endoscopia para o dia 20/08. Existe algum problema em continuar com a famotidina de 20 mg até o dia da endoscopia? Isso pode alterar o resultado do exame?

  169. 169 Danilo Santos
    13.08.2010 às 21:18

    Boa noite Dr. estou sentindo dor do lado direito perto do peito e nas costas, sempre quando engulo comida a dor ele vem, não é uma dor insuportavel, mas sinto um pouco, detalhe trabalho sentado o dia todo em 2 computadores, isso pode ser algo relacionado ao estomago ou algo do tipo ou é algum nervo inflamado? Obrigado.

  170. 170 Danilo Santos
    13.08.2010 às 21:21

    Há esqueci de falar minha idade Dr. tenho 26 anos. Obrigado.

  171. 171 drfernando
    14.08.2010 às 08:48

    Danilo Santos, a sua queixa pode ter relação com alterações do sistema digestivo. Por isso acho interessante que você procure um Gastroenterologista para avaliá-lo.

  172. 172 Dr. Fernando Valério
    14.08.2010 às 20:49

    Taciana, qualquer orientação em relação ao uso de medicações deve ser dada pelo médico responsável pelo seu caso.

  173. 173 Antonio Nunes
    18.08.2010 às 07:43

    Ola!
    Estou constantemente a arrotar e quando se torna mais intenso sinto dores na boca do estomago. Deito tambem frequentemente sangue na evacuaçao nao sei se devido a fissura ou emorroides ou ate se tem haver com o que tenho no estomago. POde me esclarecer? Obrigado

  174. 174 Dr. Fernando Valério
    18.08.2010 às 11:50

    Antonio Nunes, em geral não há relação entre o problema de estômago e o quadro anal. Desta forma, recomendo que você seja avaliado por um Cirurgião do Aparelho Digestivo para ter um diagnóstico e tratamento correto para o seu caso.

  175. 175 dillierge
    22.08.2010 às 18:26

    Olá doutor fernando, gostaria de tirar algumas duvidas, fiz uma endoscopia e estou com pangastrite e gastrite alcalina mas nao sinto dor no estomago e nem azia, só sinto muito enjoo e como se estivesse algo parado na minha garganta. estou tomando pantozol 40mg(1 ao dia em jejum) e motilium 3x ao dia ja tem uma semana mas ainda nao estou me sentindo bem, gostaria de saber se é assim mesmo, se demora muito para melhorar e se tem mais alguma coisa que eu possa fazer para melhorar essa indisposiçao? tambem estou meio zonza e me sentindo fraca. o que posso fazer? desde ja te agradeço.

  176. 176 Dr. Fernando Valério
    22.08.2010 às 22:49

    Dilierge, alguns casos de gastrite podem ter uma resposta mais lenta ao tratamento, principalmente quando há um componente alcalino. Por isso, tenha uma dieta muito adequada e discuta a resposta do seu tratamento com o médico que vem lhe assistindo.

  177. 177 Fernanda Orsini
    26.08.2010 às 17:27

    Dr. Fernando, tomei os antibióticos durante sete dias e lanzoprazol por mais 28. Estou no final do tratamento e ainda sinto enjôos, arrotos, mal estar! Será que não consegui erradicar a bactéria, pois ao meu entender, era pra eu estar boa, me sentindo bem!!! Estou entrando em desespero! Desde abril que passo mal, daqui a pouco termina o ano e não consigo melhorar!!! Sei que o senhor é uma pessoa ocupada, não faz prescrições médicas por site, e entendo a sua postura, mas gostaria muito que o Senhor me desse uma luz…as vezes passo o dia sem colocar uma gota de água na boca por causa do mal estar!!! Muito obrigada e que Deus lhe abençoe!!!! Aguardo anciosamente sua resposta!

  178. 178 Dr. Fernando Valério
    26.08.2010 às 23:23

    Fernanda Orsini, a primeira coisa que você deve fazer é realizar os exames de controle do tratamento pelo Helicobacter pylori. O momento ideal para realizar estes exames será definido pelo seu médico.

  179. 179 Caroline
    02.09.2010 às 23:25

    Boa noite, eu estou tomando o remédio Pantoprazol 40mg, pois estou com princípio de gastrite, mas na minha consulta esqueci de perguntar ao Gastro se o mesmo corta o efeito do anticoncepcional, isto pode acontecer?
    Obrigada!

  180. 180 Vani
    03.09.2010 às 11:38

    Tenho bastante confiança em suas orientações e acho importante um profissional manter um espaço como este. É realmente elogiável sua iniciativa.
    Tenho 41 anos e venho notando um desconforto abdominal, tipo queimação, abaixo das costelas, tanto do lado esquerdo quanto do direito. Os intestinos também não estão funcionando bem, as evacuações são espaçadas e em pouca quantidade. Fico na dúvida do que pode ser isso e qual profissional procurar, um gastro ou proctologista? Agradeço sua orientação e disponibilidade e parabéns pela sua dedicação.

  181. 181 Dr. Fernando Valério
    03.09.2010 às 12:24

    Caroline, saiba que os medicamentos bloqueadores de bomba de prótons, como o citado por você, não tem interação medicamentosa com os anticoncepcionais usados com mais frequência.

  182. 182 Dr. Fernando Valério
    03.09.2010 às 12:25

    Vani, os seus sintomas realmente indicam a procura por um médico. De qualquer maneira, estas duas especialidades podem lhe ajudar em seu caso, e por isso você poderá procurar um Gastroenterologista ou Proctologista.

  183. 183 Caroline
    03.09.2010 às 12:41

    Dr. Fernando, eu já tomo o anticoncepcional à 3 anos, então posso ficar tranquila referente ao Pantoprazol?!
    Obrigada.

  184. 184 ZEILA CARLA
    03.09.2010 às 19:41

    oLÁ dOUTOR, HÁ MAIS OU MENOS 2 MESES FUI TOMAR UM CHOCOLATE QUENTE E QUANDO BATEU NO MEU ESTOMAGO SENTI UMA DOR PAVOROSA SEGUIDA DE MUITOS GASES. POR CONTA PROPRIA TOMEI PANTOPRAZOL DE 40, POR UNS 10 DIAS. FUI AO GASTRO, ELE PEDIU ENDOSCOPIA, DEU GASTRITE CRONICA LEVE.QUANDO FIZ O EXAME EU TINHA PARADO DE TOMAR O PANTOPRAZOL A UNS 15 DIAS. QUERIA SABER SE POSSO DUVIDAR DA EFICACIA DO EXAME…. HELICOBACTR DEU MEGATIVO. OBRIGDADA.

  185. 185 Dr. Fernando Valério
    05.09.2010 às 09:49

    Caroline, você pode ficar tranquila em relação a esta associação de medicamentos.

  186. 186 Dr. Fernando Valério
    05.09.2010 às 09:57

    Zelia Carla, como no momento da endoscopia você já havia parado de fazer uso da medicação há 15 dias, podemos concluir o exame é válido e que não precisa ser repetido.

  187. 187 Diulia
    08.09.2010 às 18:18

    me ajude doutor mestruei mas minha barriga esta muito dura e grande parece até que estou gravida muitas pontadas ansia de vomito nauseas muita dor de cabeça arroto demais parece que ouço barulho na minha barriga estou desesperada mas eu mestruei normal pode ser gastrite ? me responda por favor obrigado!!!

  188. 188 Benedita
    08.09.2010 às 23:19

    Dr, Fernando eu sinto meu estomago cheio o tempo todo ha bastante tempo, ultimamente comecei a escarrar com sangue fui ao gastro e fiz uma endoscopia e atestou gastrite hemorragica porem eu não sinto azia, não arroto, ao cotrario sinto vontade ,mas não sai, estou tomando domperidona ates das refeições e nexium em jejum porem ontem me deu um mal estar muito grande no estomago que passei o dia deitada de tão ruim que eu fiquei. fico muito grata pela sua atenção e parabens pela iniciativa de atender os pacientes deste mal.

  189. 189 Dr. Fernando Valério
    09.09.2010 às 22:26

    Diulia, determinar o seu diagnóstico correto através do seu relato não seria possível, no entanto é interessante que você procure a ajuda de um Gastroenterologista para determinar as razões dos seus sintomas. Saiba que é muito comum ocorrer tais sintomas em alterações funcionais do trato digestivo, principalmente em jovens e mulheres.

  190. 190 Dr. Fernando Valério
    09.09.2010 às 22:36

    Benedita, como você apresenta sangramento digestivo, que pelo seu relato tem relação com gastrite hemorrágica, acredito que seja interessante comunicar ao seu médico que você apresenta quadro de desconforto estomacal. A sensação de plenitude gástrica (estômago cheio) ocorre devido ao processo inflamatório no estômago.

  191. 191 Ronilda
    18.09.2010 às 16:32

    Doutor,ouvi dizer que não se pode tomar o medicamento Omeprazol muito perto do horário das refeições.Por quê?Obrigado pela atenção.

  192. 192 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 00:54

    Ronilda, os remédios desta família devem ser tomados em jejum e sempre antes das refeições para que tenham um efeito máximo.

  193. 193 jamil jacinto souto-sarandi,pr
    21.09.2010 às 01:17

    DR fernado.comecei tomar pyloripac ibp hoje a noite,esse medicamento ,só podem ser tomados em jejum ? ou após as refeiçôes?diz tomar de manhã e a noite. por ser um medicamento muito forte é possìvel fazer mal se tomr ele com o estomago vazio?

    grato jamil 20/09/2010 as 00,17hr

  194. 194 Thatiana
    21.09.2010 às 09:06

    Dr Fernando, eu to com refluxo a algum tempo ja, e o medico me receitou omeprazol, todos os dias, e depois de algum tempo tomando parei e fiquei quase um mes sem tomar, entao a 3 dias consecutivos sinto dores no estomago, enjoo, ansias, e sempre surgem pela madrugada , gostaria de saber se e devido ao refluxo , e como eu parei com o remedio desencadeou isso, vou ao medico hj, mas eu moro no exterior e sinceramente os medicos aqui nao sao bons como no brasil, eles nao esclarece tantas coisas, muito obrigado pela atencao e paciencia, se quizer responder me por email esta ok!! God Bless You

  195. 195 Dr. Fernando Valério
    21.09.2010 às 09:24

    Jamil Jacinto, a recomendação é de que os bloqueadores de bomba de prótons sejam tomados antes das refeições. Entre em contato com o médico que lhe prescreveu o tratamento que ele certamente irá lhe orientar sobre este tipo de medicação.

  196. 196 Dr. Fernando Valério
    21.09.2010 às 09:26

    Thatiana, os seus sintomas podem ser decorrentes de problemas gástricos não relacionados ao refluxo, como a dispepsia funcional, que por sinal é a maior causa de má digestão. De qualquer forma, caso chegue-se a conclusão de que o seu problema se relaciona com o refluxo, você poderá ter que tomar medicações diariamente.

  197. 197 Mayara
    24.09.2010 às 15:02

    Dr. Fernando, estou com muita duvida, pois o medico me receitou o Pyloripac IBP 28, só que eu comprei o Pyloritrat IBP 28 e não sei se é o mesmo, e se posso tomar!
    Por favor me ajude.
    Obrigada.

  198. 198 Dr. Fernando Valério
    26.09.2010 às 00:45

    Mayara, por razões éticas não comento sobre remédios neste espaço, ainda mais quando a discussão é sobre variações comerciais. Espero que você entenda. Por favor, tire esta dúvida com o médico que vem lhe acompanhando.

  199. 199 Andressa
    26.09.2010 às 09:20

    Dr eu fiz uma endoscopia e deu que tenho H.Pilory
    comprei o medicamento Pilory Pac estou tomando a uma semana
    mais estou sentindo dores horriveis na boca do estomago,
    será que essa dor é causada pelo remedio?
    e será q doi porque ele etá matando a bactéria?
    fiko no aguardo obrigada q Deus abençoe

  200. 200 Dr. Fernando Valério
    27.09.2010 às 12:18

    Andressa, os medicamentos usados para o tratamento da bactéria Helicobacter pylori são muito fortes, e podem causar o desconforto citado por você. Caso seja tolerável, insista no tratamento. De qualquer forma, avise ao médico que prescreveu a medicação.

  201. 201 MONICA AP.VERZA
    05.10.2010 às 16:36

    ha dois anos descobri que tenho pangastrite hemorragica tomo omeprazol todos os dias o medico não pede outra endoscopia.como de tudo por favor me responda obrigada.

  202. 202 Dr. Fernando Valério
    05.10.2010 às 23:34

    Monica, caso você queira realizar um exame para reavaliar o seu caso, discuta com o seu médico sobre a possibilidade de uma nova endoscopia. Quanto ao tratamento recomendado, por razões éticas não posso fazer comentário sobre medicamentos prescritos por outros profissionais.

  203. 203 Fernanda Orsini
    07.10.2010 às 14:14

    Dr. Fernando, fiz o teste respiratório Carbono 14 e o número de contagens obtidas foi de 406 cpm, sendo faixa normal de contagens até 500 cpm. Este exame é tão eficaz quanto a endoscopia? Até pq sinto enjôos, eructações, meu estômago parece que tem bolhas de sabão. O senhor acha possível eu ter acabado com a bactéria e continuado com a gastrite? Muito obrigada por sua atenção! Deus abençoe sua vida!

  204. 204 Dr. Fernando Valério
    07.10.2010 às 20:23

    Fernanda Orsini, o teste respiratório para a pesquisa de Helicobacter pylori é tão eficaz quanto à biópsia e a endoscopia. Quanto ao seu quadro, se ele não era causado pela bactéria, realmente não haveria melhora do quadro com o tratamento.

  205. 205 alexandra
    08.10.2010 às 08:45

    Dr. Fernando,
    Minha filha tem 14 anos e ontem passou muito mal pela manha teve tontura, suor frio nas maos, vontade de vomitar de fato vomitou e uma dor forte no estomago e do lado direito abaixo da costela, ela tomou de cafe da manha cerais com leche achocolatado, o vomito estava escuro mas acredito que seja pelo chocolate (ela havia tomado cafe da manha uma hora e meia antes) sentiu dor de cabeca. ela me diz que a dor é como se ela estivesse constantemente com fome e sente ao comer como se estivesse entalada. Estamos fora do pais e gostaria de uma orientacao antes de enfrentar o desconhecido aqui no chile. percebi hoje que o lado direito dela abaixo da costela está um pouco inchado com relacao ao lado esquerdo. minha filha faz tratamento com etaconil e yasminiq para tratar taxa alta de testosterona. obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

  206. 206 Dr. Fernando Valério
    10.10.2010 às 09:32

    Alexandra, a sua filha parece estar apresentando um quadro de dispepsia (má digestão) aguda, que pode estar relacionado com quadro infeccioso, intolerância alimentar e intoxicação alimentar. No entanto, por razões éticas e obviamente se examinar a sua filha, não como lhe ajudar de forma mais eficaz através deste espaço. Sendo assim, caso ela não melhore, a procura por ajuda médica será necessária.

  207. 207 Rodrigo
    12.10.2010 às 11:31

    Olá doutor fiz endoscopia e deu: gastrite erosiva de antro e H pilory negativo, queria saber se é grave, o médico me receitou pantoprazol de 40mg. Qual é diferença entre gastrite erosiva e ulcera? Obrigado!!!

  208. 208 Carolina
    12.10.2010 às 19:12

    Olá Dr. Fernando,
    há um tempo comentei aqui ( na postagem sobre diverticulite) um problema que ocorreu com meu marido: uma fístula na bexiga e intestino, na qual o senhor me aconselhou um exame e estamos dando continuidade ao tratamento.

    Hoje peço novamente sua ajuda para o esclarecimento de uma dúvida. Meu marido já teve úlcera há muitos anos e achou que estivesse curado, mas a uma semana tem sentido muita dor no abdome, febre alta, dor ao tocar a cabeça ( e não cefaléia), falta de apetite, até perda de peso. Ele está tomando omeprazol para proteção do estômago, dipirona para febre e um aniti-ácido (magnésio), mas a dor é intensa, principalmente durante a noite. Sei que ele deve fazer uma endoscopia assim que puder, pois fiquei impressionada com a sua matéria sobre a doença de H. Pylori, mas gostaria de saber se a úlcera poderia ter sido causada pelo uso contínuo de Beserol?
    Fico preocupada, pois o Beserol contém paracetamol e talvez o seu excesso pode ter prejudicado o estômago, pois ele tomava dois comprimidos diariamente para o alívio de dores musculares. Como suspendemos o uso, ele está sentindo muita dor no corpo, além da dor da úlcera.

    Outro questionamento seria a respeito da diverticulite. Esse problema estaria relacionado de alguma maneira com a úlcera?

    Um grande abraço e sucesso sempre!

  209. 209 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 21:51

    Rodrigo, a inflamação do seu estômago não é grave e deve ser tratada com medicamentos e dieta. Quanto a gastrite, ela corresponde a uma inflamação na mucosa do estômago, enquanto a úlcera é uma ferida que compromete algumas camadas da parede do estômago.

  210. 210 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 21:59

    Carolina, as úlceras de estômago não se relacionam com o quadro de diverticulite aguda. Em relação ao uso de medicamentos e úlceras, os antiinflamatórios podem ter relação com este quadro.

  211. 211 Carolina
    13.10.2010 às 22:28

    Obrigada, Doutor Fernando.

  212. 212 alexandra
    15.10.2010 às 00:48

    Dr Fernando,muito obrigada por sua resposta.
    Levei minha filha ao medico, medicina familiar e ela diagnosticou como colón irritavel e disse também que ela esta desenvolvendo uma gastrite. Passou duas medicacoes: viadil composto 30 gotas de 8 em 8 horas se sentir dor e omeprazol 20mg 1 ao dia por 10 dias.
    Ela se sente melhor
    a medica tb me deixou um pedido de ecografia abdominal se fosse necessario para descartar apendicites pois ela falou que pela localidade da dor nao era apendicite.
    Uma amiga me contou que suco de couve é bom para gastrite é verdade isso?
    um abraco e muito obrigada
    Alexandra

  213. 213 dillierge
    15.10.2010 às 06:20

    Olá doutor! Gostaria de saber um pouco mais sobre gastrite alcalina, o que acontece, suas causas, consequencias, tratamento, etc, porque estou com gastrite alcalina há mais de 3 meses e ja fiz o tratamento mas quando os remedios acabaram voltou tudo outra vez, já nao estou aguentando de tanto enjoo, voltei ao medico e comecei o tratamento novamente. Por favor tire essas duvidas da minha cabeça. Desde já te agradeço.

  214. 214 Dr. Fernando Valério
    15.10.2010 às 07:51

    Alexandra, o importante na relação entre dieta e gastrite é ter uma dieta fracionada, com horários definidos, sem frituras, gorduras, refrigerantes, doces, café, bebidas alcoólicas e alimentos muito ácidos.

  215. 215 Dr. Fernando Valério
    15.10.2010 às 07:53

    Dilierge, a gastrite alcalina é causada pelo refluxo do conteúdo intestinal para o estômago. Este conteúdo é rico em bile e suco pancreático, e tem um pH mais alcalino. Como o estômago não é protegido para este tipo de substância, acaba se inflamando. Desta forma, o tratamento consiste em medicações que neutralizem as substâncias alcalinas, o que chamamos de quelantes.

  216. 216 dillierge
    15.10.2010 às 10:28

    Olá doutor, gostaria de saber só mais uma coisinha, rsrs…, o que causa a gastrite alcalina e esses medicamentos quelantes sao os inibidores de H+? Tem cura? O tratamento é mais demorado? Desculpe as varias perguntas mas estou muito preocupada com isso. Muito obrigada pela atençao.

  217. 217 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 00:18

    Dilierge, a gastrite alcalina é causada por uma falha no mecanismo que impediria o refluxo da líquido alcalino para o estômago. Quanto ao quelante, ele deve ser usado enquanto persistirem os sintomas e a inflamção gástrica esteja presente.

  218. 218 ALAN DAVIS
    18.10.2010 às 21:00

    DOUTOR QUERIA SABER QUAL PROBLEMA EU TENHO, ESTOU À 4 DIAS ARROTANDO O DIA TODO, ACORDO DE MADRUGADA UMAS 4 VEZES PRA ARROTAR,SEM CONTAR COM AS FLATULÊNCIAS. TENHO GASTRITE CRÔNICA, O QUE POSSO FAZER?
    DESDE JÁ OBRIGADO.

  219. 219 Dr. Fernando Valério
    18.10.2010 às 22:46

    Alan Davis, sintomas de eructações frequentes estão presentes em várias doenças digestivas, inclusive na gastrite crônica, e por isso é necessário que você procure um Gastroenterologista para avaliá-lo melhor.

  220. 220 Ingrid
    27.10.2010 às 15:58

    Boa tarde Dr.Fernando Valério!

    Fiz uma endoscopia e o resultado foi:
    1. Esofagite Não Erosiva Distal.
    2. Pangastrite Enantemática de Leve Intensidade
    HPylori = POSITIVO

    O médico me receitou Pyloripac Retrat, só que este remédio está me causando muito mal estar, sinto muita ânsia de vômito, sensação de desmaio, dor no estômago, dor de cabeça, sei que tudo isso está descrtito na bula, mas é muito ruim as sensações, isso passa logo após eu terminar o tratamento?

    Muitos obrigada pelas informações postadas.

  221. 221 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:51

    Ingrid, estes sintomas costumam se resolver logo após o término do tratamento para a erradicação do Helicobacter pylori.

  222. 222 Debora
    29.10.2010 às 21:05

    Dr. a 1 mês senti dores embaixo de minha costela lado direito.. fui ao gastrico e fiz a Endoscopia e foi detectado a Bacteria H.Pilory e tbm uma gastrite leve de antro,.,,, fiz o tratamento durante 7 dias com antibioticos … e agora estou tomando Pantazol,,, gostaria de saber se é normal esta dor em baixo das costela,,, uma dor bem leve mas constante

  223. 223 Dr. Fernando Valério
    30.10.2010 às 07:35

    Debora, estar sentindo dor em qualquer lugar do corpo nunca é normal. O importante é definir a causa para tal sintoma e avaliar se há gravidade e a melhor maneira de tratá-la.

  224. 224 Jose Barna de Souza
    01.11.2010 às 20:21

    Dr. Ha 1 mes fiz indoscopia e constou a bacteria h.piroly e fiz o tratamento com pyloritrat por 7 dias sendo q a reseita do medico tinha IBP e o q eu tomei nao tinha. Durante o tratamento o meu corpo ficou todo impolado e fui a um outro medico dermatologista onde o mesmo minpassou um med antealegico.
    Sera q a bacteria foi controlada pois eu ainda sentir ansia?
    Obrigado Dr. Boa noite

  225. 225 Dr. Fernando Valério
    01.11.2010 às 23:32

    Jose Barna de Souza, para saber se o seu tratamento apresentou sucesso e a bactéria Helicobacter pylori foi erradicada, você deverá ser submetido a algum exame para pesquisa, sendo o mais comum em nosso meio a endoscopia digestiva.

  226. 226 Fernanda Orsini
    06.11.2010 às 16:38

    Dr. Fernando, o que são pontinhos pretos, quase fiapinhos nas fezes??

  227. 227 Mara Queiroz
    06.11.2010 às 23:01

    Dr. Fernando,
    Boa noite!
    O uso de omeprazol e digecap zimático podem causar crises hemorroidárias (dor e sangramento)? Pois estas crises só ocorrem quando há o uso de bebidas alcóolicas, estando, no momento, abstêmio.
    Obrigada pelo seu blog. Bastante esclarecedor!

  228. 228 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 23:30

    Fernanda Orsini, não tenho como avaliar estas alterações na forma das suas fezes. Recomendo que você discuta com o seu médico a possibilidade de realizar exames de fezes.

  229. 229 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 23:32

    Mara Queiroz, não é descrita a associação destes medicamentos com problemas de hemorróidas.

  230. 230 dillierge
    07.11.2010 às 10:07

    Olá doutor! Já tirei algumas duvidas aqui no blog mas sabe como é né, se as coisas não melhoram temos que recorrer para sanar nossas duvidas e que bom que o senhor pode fazer isso por nos! Entao, ja estou a 4 meses com o diagnostico de gastrite alcalina, ja tomei pantozol, motilium, sucrafilm, e agora estou tomando nexium, tem dias que sinto uma ligeira melhora mas a maioria dos meus dias tem sinto com dor no estomago, enjoos e como se estivesse algo parado na minha garganta. Voltei ao meu medico e ele me pediu um ultrasom de abdomem total, fiz e nao deu nada. Sinto que estou anciosa porque tomo, tomo, remedio e nao melhoro, meu medico entao me passou um ansiolitico para ver se ajudaria porque pode ser que eu nao estou melhorando devido a ansiedade, mas mesmo assim sinto que nao esta me ajudando muito. Sei que o senhor nao pode dar muitos conselhos pelo blog mas ja nao sei mais o que fazer e pensar pois meu medico me disse que com essa medicaçao ja era pra eu ter melhorado! Estou pensando em fazer uma nova endoscopia. Existem casos assim como o meu? Sera que algum tipo de cirurgia nao resolveria? Desculpe esse monte de perguntas mas estou meio sem saber o que fazer. Desde já te agradeço.

  231. 231 Dr. Fernando Valério
    07.11.2010 às 10:41

    Dillierge, saiba que casos de gastrite alcalina podem ser tratados com medicamentos que neutralizem a ação de substâncias alcalinas.

  232. 232 SAMARA NEVES
    09.11.2010 às 01:34

    OLÁ DR. VALÉRIO, EU FIZ UMA ENDOSCOPIA A UNS TRÊS MESES, FOI CONSTATADO QUE ESTOU COM A H. PYLORE, APRESENTANDO UMA GASTRITE MODERADA E ESOFAGITE DE REFLUXO. FIZ UM TRATAMENTO DE TRINTA DIAS TOMANDO TRES MEDICAMENTOS, DOIS QUAIS DOIS FORAM PARA COMBATER VÁRIOS TIPOS DE VERMES E O OUTRO FOI O LANZOPRAZOL (56 CAPSULAS, 2 AO DIA). RETORNEI AO MÉDICO E ELE ME RECEITOU MAIS 28 CAPSULAS (2 AO DIA ) DE LANZOPRAZOL E 14 CARTELAS (4 CAPSULAS DE 12 EM 12 HS) DO PYLORITRAT. SENDO QUE DEVO TOMAR O PYLORITRAT E APÓS O TERMINO SEGUIR COM O LANZOPRAZOL. A DÚVIDA É QUE ELE PEDIU QUE EU NAO COMPRASSE O PYLORITRAT IBP, O QUAL SEGUNDO VERIFIQUEI VEM JUNTAMENTE COM AS 28 CAPSULAS DE LANZOPRAZOL. DIANTE DISSO, HÁ ALGUMA RESTRINÇÃO AO MEDICAMENTO “PYLORITRAT IBP”? SE EU QUISER COMPRÁ-LO TERIA ALGUM PROBLEMA? O EFEITO NÃO É O MESMO? POR FAVOR DR ME AJUDE.
    OBRIGADA

  233. 233 Dr. Fernando Valério
    09.11.2010 às 09:10

    Samara Neves, entendo a sua dúvida, mas por razões éticas não posso lhe orientar sobre a posologia ou uso de medicamentos que foram prescritos por outro profissional.

  234. 234 Fernanda Orsini
    09.11.2010 às 11:35

    Dr. Fernando, vou fazer o segundo tratamento com levofloxacino, amoxilina e lanzoprazol por minha conta, pois sinto que não melhorou! E não vou fazer outra endoscopia, pois tenho pavor! Todo mundo que conheço que tem essa bactéria, depois de um tempo melhora e eu continuo ainda sintomática! O senhor acha que esses remédios poderiam me prejudicar? Obrigada pela atenção!

  235. 235 Daniel Rampazzo
    09.11.2010 às 17:32

    Dr. Fernando,

    Boa Tarde.

    Uns 3 meses atrás tive uma dor forte na boca do estomago e fui diagnosticado por gastrite e medicado por um clinico geral para tomar omeprazol 1 comprimido por dia por 2 semanas.

    Fiz o tratamento corretamente e não sentia mais nada, até que 1 semana atrás voltei a ter essa dor forte na boca do estômago, fui no hospital e fui medicado para tomar lanosprazol por 30 dias, sendo 2 comprimidos por dia durante 15 dias e 1 comprimido por dia no 15 dias restantes.

    No momento não sinto mais dor, e estou fazendo dieta.

    Minha dúvida seria:

    - É necessário me consultar com um Gastro ?
    - Após o término do tratamento posso voltar a comer normalmente ?

    Muito Obrigado e Parabens pelo espaço.

  236. 236 Dr. Fernando Valério
    09.11.2010 às 23:09

    Fernanda Orsini, não se deve fazer um tratamento destes sem a recomendação médica. Saiba que se houver resistência bacteriana a algum dos antibióticos, você estará se tratando com a certeza de um resultado ruim. Existem esquemas secundários para o tratamento do Helicobacter pylori e que devem ser prescritos pelo seu médico.

  237. 237 Dr. Fernando Valério
    09.11.2010 às 23:19

    Daniel Rampazzo, seria interessante ter o acompanhamento de um Gastroenterologista sim, até porque em caso de recidiva dos sintomas, seria interessante realizar uma endoscopia digestiva.

  238. 238 Daniel Rampazzo
    10.11.2010 às 10:03

    Obrigado Dr. Fernando.

    Marquei consulta com um gastro da minha região para dia 29 apenas…

    Até lá, seria interessante não comer qualquer tipo de alimento que possa fazer mal ao meu estomago ? Tal como frituras, alimentos gordurosos, refrigerantes, doces, chocolates e tal ??

    Ontem foi aniversário da minha mãe e tive que me conter para não comer nada…

    É necessário evitar os alimentos 100% durante o tratamento, ou posso de vez em quando comer um barra de chocolate ou um pedaço de pizza ?

    Obrigado novamente, seu espaço é muito importante para nós.

  239. 239 Dr. Fernando Valério
    10.11.2010 às 15:58

    Daniel Rampazzo, o interessante é que você faça um esforço e se mantenha em dieta durante o tratamento. Lembro a você que chocolate e pizza não são considerados nutrientes imprescindíveis, e que por isso podem ser trocados por alimentos mais saudáveis.

  240. 240 marcelo
    11.11.2010 às 19:50

    doutor fernando pesso pelo amor de deus pra me ajudar ja fiz duas endoscopia a primeira deu a bacteria fiz o tratamendo melhorou passaram alguns meses o sintomas valtaram fiz novamente outra endoscopia deu novament gastrite cronica e uma enflamaçao no estomago.comecei a fazer o tratamento com omeprazol nao resolveu entao passei a tomar pantoprazol de 40 pra ver se iria melhorar nao resolveu entao resolvi compra novamente o pirolipac retrate para o reetratamento da bacteria tomando 4 comprimido pela manha e tres a noite sendo tres remedios associado mas estou estou sentindo um disconforto enorme na boca do estomago por favor devo para de tomar e cancelar o tratamento ou essas dores abdminais sao normais devido os remedios serem muito forte por favor doutor me ajude ja nao aguento ir mais em hospitais e cada um falar uma coisa.onde e sua clinica queria marcar uma consulta com vc.grato por me ajudar

  241. 241 Dr. Fernando Valério
    11.11.2010 às 23:36

    Marcelo, os medicamentos para a erradicação da bactéria Helicobacter pylori podem causar desconforto abdominal e digestivo. Por isso, não é recomendado fazer a auto-medicação.

  242. 242 marcelo
    12.11.2010 às 15:53

    DOUTOR E O MARCELO DO ITEM ACIMA JA COMPREI A CAIXA DO MEDICAMENTO VC ACHA QUE DEVO PARAR DE TOMAR TA FALTANDO SOMENTE 5 CARTELAS APECAR DO DESCONFORTO ABDOMINAL PARECE QUE ESTA MELHORANDO.DEVO PARAR OU NAO.

  243. 243 Dr. Fernando Valério
    13.11.2010 às 12:54

    Marcelo, por razões éticas e profissionais não posso orientar sobre a posologia, indicação e continuação ou não de qualquer medicamento prescrito por outro profissional. Espero que você entenda.

  244. 244 marcelo
    13.11.2010 às 22:16

    O DR FERNANDO SO ME RESP PELO AMOR DE DEUS ESSA QUEIMAÇAO NA BOCA DO ESTOMAGO E ESSAS DORES CONSTANTEMENTE E POR CAUSA DO REMEDIO PIROLIPAC QUE E FORTE.

  245. 245 Dr. Fernando Valério
    14.11.2010 às 08:27

    Marcelo, os medicamentos para o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori podem causar sintomas gástricos como os descritos por você.

  246. 246 Cida Silva/MG
    14.11.2010 às 20:11

    Dr. Fernando,
    gostaria que o Sr. me esclarecesse se acha possível q eu tenha a bactéria Helicobacter pylori, pois mais ou menos 1 hora após as refeições, geralmente sinto um estufamento no estomâgo, às vezes acidez, dou alguns arrotos e depois de 2 hrs. algumas vezes, sinto uma sensação de vazio no estômago.
    Agradeço sua atenção .
    Obrigada,
    Cida

  247. 247 Dr. Fernando Valério
    14.11.2010 às 20:57

    Cida Silva, a bactéria Helicobacter pylori até pode estar relacionada com quadros de dispepsia (má digestão), mas não são a única causa. Se o seu médico acreditar que a infecção pela bactéria possa estar relacionada ao seu quadro, ele mesmo solcitará uma endoscopia para pesquisa da mesma.

  248. 248 jose roberto bonaparte
    14.11.2010 às 21:58

    Dr. fernando, parabens pelo seu trabalho,gostaria de saber
    se o uso prolongado de pantoprazol, causa ma digestao, pois
    eu tomo aspirina prevent de 100mg e irrita o estomago, ha
    4 anos tomo o pantoprazol de 20mg antes do cafe, tenho ma
    digestao, pesadelos etc.
    muito ogrigado. Roberto

  249. 249 Dr. Fernando Valério
    14.11.2010 às 22:05

    José Roberto Bonaparte, os estudos não referem que os medicamentos desta Família causem este tipo efeito colateral. O próprio ácido acetil salicílico pode causar tais sintomas.

  250. 250 Fernanda Orsini
    15.11.2010 às 22:39

    Dr. Fernando, o tratamento inicial foi com claritromicina durante sete dias. Agora pretendo fazer o segundo tratamento com levofloxacino(Pyloripac Retrat). Portanto acredito que não haverá resistência ao tratamento já que estou mudando um dos antibióticos, e me corrija se estiver errada. Li que o segundo tratamento é com dez dias, mas para “garantir” melhor resultado farei com 14 dias. Resolvi tomar tal atitude por estar pesando 50 kg e não aguentar mais passar mal. Qual o tempo mais frequente ser de 10 ou 14 dias. Pena que trabalha tão longe de mim, pq se o senhor tivesse algum consultório no Rio de Janeiro, já seria sua paciente a muito tempo!! Muito grata por sua atenção.

  251. 251 Dr. Fernando Valério
    16.11.2010 às 00:06

    Fernanda Orsini, o tratamento para a erradicação do Helicobacter pylori varia de 7 a 14 dias. Quanto ao segundo esquema terapêutico, espera-se que ele seja eficiente.

  252. 252 HERBERTH PINHEIRO
    16.11.2010 às 15:42

    Olá Dr. Fernando, tratei uma gastrite crônica por 12 semanas com omeprazol, e há dois anos estou sem alcool e com uma alimentação na medida do possível equilibrada, perdi 30 Kg nessse período (de 96 para 66Kg), e o meu médico gastro-hepatologista me deu alta recentemente, perguntei-lhe sobre que tipos de alimonto a evitar daqui em diante, ele disse que deveria fazer uma alimentação equilibrada como vinha fazendo e comer de tudo um pouco pois os exames indicam que tudo está certo com o fígado e a gastrite, mas me surpreendeu ao dizer para eu comer frutas cítricas (como um dos alimentos protetores do estômago), tenho bastante dúvidas também acerca do leite, feijão e outras leguminosas se podem ser consumidas. Às vezes ainda sinto algum desconforto depois das refeições, mas nada muito atenuante.

  253. 253 Dr. Fernando Valério
    16.11.2010 às 20:10

    Herberth Pinheiro, algumas leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, batata-doce, repolho) são alimentos saudáveis mas que podem lhe causar desconforto abdominal. Quanto ao leite, evite os mais gordurosos e avalie se você não apresenta intolerância à lactose.

  254. 254 Eliane
    17.11.2010 às 11:54

    Dr.Fernando por favor me esclareça, quando a gastrite esta inflamada posso ter mta fraqueza e nauseas…e porque sinto esta moleza???
    Grata

  255. 255 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 13:32

    Eliane, a gastrite pode causar náuseas e vômitos, e se você está tendo uma ingestão alimentar ruim, a fraqueza também ocorrer.

  256. 256 Daniel
    18.11.2010 às 00:47

    Olá dr Fernando,estou com muitas duvidas espero que vc possa me ajudar embora creio que não seja a sua aréa(crianças)meu filho de 3 tem uma suposta alergia alimentar,os exames não detectam,tinha diarreias longas apartir de 1 mes de idade quando so mamava no peito,passamos para um leite especial,as diarreias longas ele não teve mais,de vez enquanto aparece mas não é longa,ha 2 anos ele dorme mau, geme, fez endoc.e nada acusou resolvemos refazer agora e embora o medico não tenha avistado nada a biopsia acusou:mucosa duodenal dentro dos limites,pangastrite cronica leve,helicobac.negativa,esofagite cronica leve,possivel associação com refluxo. no dia que realizou exame o medico comentou dificuldade pois o wendel estava encatarrado,pode ter influencia no resultado?outra duvida o que poderia causar estas inflamaçoes?seria a suposta alergia.é normal a biopsia não acusar nada mesmo ele tendo estas inflamaçoes?no caso a primeira que ele fez a uns meses atras ,dr o meu medo maior embora não haja caso na familia e se poderia ter relação com doença de cronh? existe cura para estas inflamaçoes?algo mais que gostaria de relatar é que o wwendel não tem vomitos.desculpes tantas perguntas mas so consegui consulta para o proximo mes.
    agradeço muito á atençao.

  257. 257 Dr. Fernando Valério
    18.11.2010 às 07:44

    Daniel, saiba que as crianças são realmente suscetíveis a quadros de alergias, intolerâncias alimentares e até mesmo doenças inflamatórias, como a Doença de Crohn. Em relação à doenças inflamatórias, é válido fazer exames de fezes que pesquisem leucócitos nas fezes e outras subtçâncias relacionadas a estes processos. De qualquer forma, o próprio refluxo gastroesofágico com esofagite é capaz de causar alterações fortes no quadro digestivo, inclusive com aumento da secreção respiratória. Sendo assim, recomendo que o seu filho tenha acompanhamento com um Gastropediatra.

  258. 258 Eliane
    18.11.2010 às 12:00

    Dr.Fernando obrigada pela sua resposta, realmente me alimentei pouco, e, tbm estou com tosse, pois sai de uma crise de asma que foi o que me causou a gastrite,então fraca e com tosse me senti mto fraca,agora estou tomando o LABEL 2x ao dia e tbm o PERIDAL 3x ao dia, começei a me senti melhor.
    Grata e novamente MUITO OBRIGADA

  259. 259 Daniel
    18.11.2010 às 12:29

    Dr obrigado pela resposta,mas o fato da mucosa duodenal estar dentro dos limites normais poderia eliminar a hipotese de crohn ou este fato não significa nada.é so outra pergunta o fato de ele estar encatarrado no dia da endocospia não poderia alterar o resultado da biopsia?
    Atenciosamente Daniel.

  260. 260 Dr. Fernando Valério
    18.11.2010 às 20:47

    Daniel, a doença de Crohn acomete mais comumente o intestino grosso e a parte final do intestino delgado, chamado íleo. A presença da doença em outros segmentos do tubo digestivo é mais rara. Quanto a secreção, ela precisa ser em volume muito grande para que o exame seja prejudicado.

  261. 261 Elton
    18.11.2010 às 21:12

    Olá Doutor, fui diagnosticado com a bacteria, e tomei o remedio pilorytrat, por 14 dias tomei o lansoprazol, e durante 7 dias os outros comprimidos a noite e pela manhã.
    Um dia depois de acabar os remedios, voltei a sentir uma queimação na boca do estomago, será do remédio? ou não matou a bacteria? Depois de acabar o tratamento a bacteria pode resistir por quanto tempo?
    E é normal, sentir tonturas,fraquezas, corpo quente as vezes?

    Obrigado.

  262. 262 Elton
    19.11.2010 às 11:08

    Olá, Doutor, postei uma pergunta não sei se ela chegou até você.
    Mas é normal, sentir sensações de desmaios, tonruras, quem está com H.Pylori? e um dia depois de acabar o tratamento voltei a sentir umas quenturas, é normal tambem?

    Obrigado.

  263. 263 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 07:44

    Elton, o quadro descrito por você pode ser decorrente da própria medicação. Outra possibilidade é que o seu desconforto gástrico não tivesse relação com a infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Além disso, para saber se o tratamento foi eficiente, você deverá realizar uma nova endoscopia em um período determinado pelo seu médico.

  264. 264 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 07:55

    Elton, as sensações de desmaio e tontura não se relacionam a infecção por Helicobacter pylori.

  265. 265 Elton
    20.11.2010 às 10:41

    Entendo Doutor, mas eu nunca cheguei a desmaiar, só aquela sensação dos labios dormentes,ela me indicou refazer o teste 60 dias apos terminar os medicamentos.

    Obrigado.

  266. 266 Joao
    20.11.2010 às 15:06

    Parabens pelo site Dr Fernando.

    Eu sinto muito enjou durante todo o dia, mas nao sinto nenhuma dor apenas desconforto acordo com solucos e arrotos que melhora depois do uso de omeprazol, mas tenho sensacoes de infartamento e queimacao no peito ( no esofago )e tonturas depois que como alguma coisa. Em pesquisa na internet vi que esses sintomas estao relacionados a dispepsia funcional vale apena lembrar que sempre senti isso a vida toda hoje tenho 38 anos ja fiz uma endoscopia onde nao foi detectado nenhum tipo de gastrite ou ulcera. Ja fiz tratamento para bacteria H. poly. e nao resolveu.

    Dr minha pesquisa esta certa em relacao os sintomas com a dispepsia funcional ?

    Os sintomas sao mais durante o dia a noite quando vou dormir que eu deito o desconforto melhora.

    Que devo comer para dimnuir o desconforto ?

    Com que frequencia deve tomar omeprazol ?

    Muito Obrigado !

  267. 267 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 18:22

    João, os sintomas da dispepsia funcional são muito semelhantes aos dos quadros pépticos (gastrite por exemplo). A melhor maneira de se controlar esta alteração é tendo uma boa dieta, praticando exercícios físicos, e se o seu médico recomendar, praticar atividades físicas.

  268. 268 HUMBERTO DE ANDRADE CAETANO
    22.11.2010 às 15:20

    BOA TARDE DR.FERNADO VALERIO
    PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER A DEUS E AO SENHOR SOBRE A MINHA DUVIDA QUE EU TINHA EM RELAÇÃO A POLIPO NA VESICULA QUE FOI MUITO BEM ESCLARECIDA MUITO O BRIGADO DE CORAÇÃO . DR. GOSTARIA DE SABER EU FIZ UMA ENDOSCOPIA DIG. ALTA COM BIOPSIA EO RESULTADO FOI PANGASTRITE ENDOSCOPIA ENAMENTOSA LEVE + BIOPSIA GASTRITE SUPERFICIAL LEVE
    ESTOU TRATANDO COM PANTOPRAZOL 40MG DOMPERIDIDONA 10 E DIMETICONA DE 80 JA TOMEI 1 MES E TENHO MAS 2 MESES PARA TOMAR ESSES MEDICAMENTOS MAS AINDA SINTO ALGUNS SINTOMAS COMO NAUSEA FRACA SEM VOMITO E UMA SANSAÇÃO DE ESTUFAMENTO NO ESTOMAGO E FALTA DE APITITE JA FAZIA UM TEMPO QUE NAO SINTIA E AGORA VOLTOU . A PERGUNTA È ISSO E NORMAL DO TRATAMENTO MESMO ? OU SERIA UMA REAÇÃO DA PROPRIA MEDICAÇÃO? CAUSAR NAUSEA SENDO O QUE ENCOMODA MAS E A NAUSEA ? ISSO E DECORRETE DA GASTRITE MESMO ? APOS O TERMINO DO TRATAMENTO SIGNIFICA QUE ESTA 100 % CURADO OU ? E QUAL O TEMPO PARA QUE EU POSSA FAZER OUTRA ENDOSCOPIA ? AGRADEÇO DESDE JA AO SENHOR MUITA PAZ E UM BOM NATAL PARA O SENHOR E PARA SUA FAMILA E UM PROSPERO ANO NOVO.

    HUMBERTO DE ANDRADE CAETANO – RIO DE JANEIRO

  269. 269 HUMBERTO DE ANDRADE CAETANO
    22.11.2010 às 15:22

    DR.FERNANDO DEU NEGATIVO PARA BACTERIA H.PYLORI
    HUMBERTO ANDRADE CAETANO

  270. 270 Júlia
    22.11.2010 às 17:26

    dr. comecei a tomar anticoncepcional no dia primeiro de novembro. e ja fazia tratamento para gastrite com o remedio pantocal. esse remedio pode cortar o efeito do anticoncepcional? tomo o pantocal de manha e o anticoncepcional de noite. obrigada.

  271. 271 Dr. Fernando Valério
    22.11.2010 às 23:54

    Humberto Caetano, saiba que a própria gastrite é capaz de causar os sintomas descritos por você, até porque todo o seu estômago está acometido pelo quadro inflamatório.

  272. 272 Dr. Fernando Valério
    22.11.2010 às 23:59

    Júlia, por razões éticas não comento sobre indicações e efeitos colaterais de medicamentos prescritos por outros profissionais.

  273. 273 VALMIR
    23.11.2010 às 18:49

    BOA TARDE DR.FERNANDO.

    GOSTARIA DE SABER, SE O MEDICAMENTO OMEPRAZOL, QUANDO TOMADO TODOS OS DIAS, (POR MUITOS ANOS) PODE CAUSAR ALGUM PROBLEMA.

    (TIPO: O PACIENTE, POR TER USADO POR UM LONGO PERIODO,NÃO MAIS CONSEGUE FICAR SEM O MEDICAMENTO).
    (OU: PREJUDICOU SUA SAUDE, POR TER TOMADO OMEPRAZOL POR MUITO TEMPO).

    AGRADEÇO DESDE JÁ SUA RESPOSTA!

  274. 274 Dr. Fernando Valério
    23.11.2010 às 23:16

    Valmir, os estudos atuais não mostram que há algum comprometimento da digestão e do aparelho digestivo com o uso prolongado do medicamento.

  275. 275 marcelo
    24.11.2010 às 17:26

    dr tudo bem gostaria de saber quais as frutas e legumes ou ervas que sao boas para quem tem gastrite,e ajudam no tratamento.

  276. 276 rodrigo
    24.11.2010 às 20:27

    Dr já fiz o tratamento para Hpilory já se fazem 3 meses com omepramix e estou tomando pantoprazol e não melhorei toda vez que eu como demora para fazer digestão a medica me disse que é dispsia funcional e falou que eu já posso comer de tudo aos poucos claro e na minha endoscopía de também gastrite enantemática moderada em antro Dr porque sinto isto e o que é este tipo de gastrite deus te abemçõe

  277. 277 rodrigo
    24.11.2010 às 20:33

    Dr também assim que como algo janto ou almoço até para respirar é dificíl porque será

  278. 278 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 07:53

    Marcelo, de maneira geral as verduras e frutas são uma dieta interessante para quem tem um quadro de gastrite. Só evite ingerir frutas muito ácidas em excesso.

  279. 279 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 08:06

    Rodrigo, quando se trata a infecção pelo Helicobacter pylori é interessante que se faça uma endoscopia para pesquisar se o tratamento foi eficiente. Caso a resposta seja favorável, a possibilidade de dispepsia funcional passa a existir.

  280. 280 Fabio Joel
    29.11.2010 às 12:35

    Doutor,
    Obrigado por nos atender!
    Ja fiz endoscopia e colonoscopia e exames de fezes e sangue e tb o de lactose, mas como o Sr ja falou antes, gastrite, hernia de hiato, esofagite nao provocam diarreias. Estou sofrendo deste mal a um ano, minha qualidade de vida esta pessima, o Sr vai me dizer para procurar orientacao medica, eu estou fazendo isso, mas confeco que no seu blog tenho obtido informacoes valiosas, por favor!!! PANCRAS, VISICULA, FIGADO pode causar essa diarreia cronica? Feses ACQUOSAS que flutuam na agua da privada sao sintomas do que??? Exessos de gases, dor abdominal, tambem observo o transito intestinal intenso fazendo muito baralho e me trazendo desconforto, o que o Sr pode me falar de tudo isso???

  281. 281 Dr. Fernando Valério
    29.11.2010 às 16:16

    Fabio Joel, fico satisfeito em saber que o conteúdo do blog lhe traz informações valiosas, mas elas nunca substituirão uma consulta formal com o seu médico.
    Em relação ao seu quadro, saiba que é interessante que você saiba que alterações hepato-biliares e pancreáticas podem causar diarréia crônica, mas não são as causas mais comuns. Por outro lado, alterações funcionais do trato digestivo evoluem com mais frequência com este tipo de alteração.

  282. 282 Fabio Joel
    30.11.2010 às 12:44

    Doutor, o que sao alteracoes funcionas do trato digestivo? estas alteracoes hepato-biliares e pancreaticas sao geralmente graves? tem cura? O medico me receitou LONIUM(brometo de otilonio) estou tomando a 5 dias, nao fez nenhum efeito, acho tao serio este quadro que tenho duvidas se tenho sindrome do intestino irritavel, ESTOU CONSULTANDO COM MEDICO DO SUS e vc sabe doutor, eles nao tem tempo para nos explicar e estou usando o dinheiro para fazer exames, que ate o momento so apareceu uma pequena alteracao no pancreas (leve alteracao) vou fazer tomagrafia abdominal, mais uma vez PARABENS pelo seu blog! aguardo sua resposta!!!

  283. 283 Dr. Fernando Valério
    30.11.2010 às 15:35

    Fabio Joel, alterações funcionais significam que o quadro existe, mas não se relaciona com qualquer causa orgânica, como tumores e inflamações.

  284. 284 Fabio Joel
    02.12.2010 às 22:09

    Doutor,
    alterações hepato-biliares e pancreáticas sao doencas graves? tem cura? Fezes que ficam boiando na agua da privada sao sintomas deste mal? Tambem observo PEQUENAS gotas de gordura, sao bem pequenas!
    O que pode ser doutor?

  285. 285 Dr. Fernando Valério
    02.12.2010 às 23:14

    Fabio Joel, todos os órgãos apresentam alterações leves e sérias. Por isso, o mais importante é que você seja avaliado por um Gastroenterologista.

  286. 286 rafael
    04.12.2010 às 07:19

    dr a 1 ano e 3 meses atras senti dores no estomago constante todos os dias as vezes com queimação fiz endoscopia e deu pangastrite leve cronica com ausencia de h pylori passado 1 ano e 3 meses comecei a sentir enjoo de manha quando acordo e desconforto sempre que deito , queimaçao no estomago pigarro na garganta e uma tose seca de vez enquando nesse 1 ano e tres meses que passou o quadro pode ter piorado muito??? obs o medico me receitou pantoprazol de 20mg 1 de noite e um de manha mais continuo sentindo enjoo todos os dias a queimaçao melhorou um pouco e possivel ?

  287. 287 Dr. Fernando Valério
    05.12.2010 às 08:30

    Rafael, o seu quadro de pangastrite pode estar associado a um refluxo gastroesofágico, e por isso você refere estes sintomas. Desta forma, é interessante que você discuta com o seu médico a resposta que vem tendo com a medicação prescrita.

  288. 288 rafael
    05.12.2010 às 11:20

    pq a gastrite me da enjoo somente pela manha quando acordo e nao mais durante o dia???

  289. 289 Dr. Fernando Valério
    05.12.2010 às 21:59

    Rafael, os sintomas são mais frequentes pela manhã porque você ficou muito tempo em jejum devido ao sono, o que causou agressão do ácido em um estômago “vazio”.

  290. 290 Loanda
    05.12.2010 às 23:00

    Doutor, tenho gastrite e comcei tomar pyloritrat, gostaria de saber se ele engorda ou emagrece, pois ja estou acima do peso.

  291. 291 Dr. Fernando Valério
    06.12.2010 às 08:38

    Loanda, as medicações para o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori não causam aumento de peso.

  292. 292 mauro
    09.12.2010 às 14:07

    gastrite cronica leve nao tem cura doutor , sempre vou ter isso??

  293. 293 HUMBERTO DE ANDRADE CAETANO
    09.12.2010 às 15:02

    BOA TARDE DR. FERNANDO VALERIO MINHA PERGUNTA E SIMPLES
    EXISTE A POSSIBILIDADE DE UMA PANGASTRITE NAO HAVENDO A PRESENÇA DE H PILORI EVOLUIR PARA UMA GASTRITE CRONICA OU UMA ULCERA ? OBS ESTANDO EM TRATAMENTO . MUITO OBRIGADO DOUTROR

  294. 294 Dr. Fernando Valério
    10.12.2010 às 14:15

    Mauro, a gastrite crônica pode ser curada ou pelo menos mantida de forma inativa.

  295. 295 Dr. Fernando Valério
    10.12.2010 às 14:22

    Humberto de Andrade Caetano, saiba que a pangastrite pode ocorrer por outras causas que não a infecção pelo Helicobacter pylori. A evolução para a gastrite crônica ocorre com mais facilidade. No entanto, a úlcera péptica (estômago e duodeno) são em 90% dos casos associadas ao Helicobacter pylori.

  296. 296 mauro
    11.12.2010 às 07:32

    pq tomo pantoprazol e continou com ardencia e enjoo nem sempre ele tira esses sintomas? ou so alivia?

  297. 297 Dr. Fernando Valério
    11.12.2010 às 07:46

    Mauro, o seu médico deve ser avisado de que a medicação não está sendo suficiente para o controle dos seus sintomas. Assim, ele poderá adequar a dose ou até mesmo substituir a medicação.

  298. 298 mauro
    11.12.2010 às 08:46

    e normal ter enjoo na gastrite??

  299. 299 Dr. Fernando Valério
    11.12.2010 às 09:26

    Mauro, como o esvaziamento gástrico pode estar diminuído no caso da gastrite, é comum o sentimento de náusea.

  300. 300 frnando
    11.12.2010 às 10:23

    o pantoprazol tira a queimaçao ou tira o enjoo omando ele os enjoo desaparecem tb?

  301. 301 Dr. Fernando Valério
    12.12.2010 às 08:40

    Fernando, os medicamentos que diminuem a acidez do estômago tem por objetivo levar a cicatrização da mucosa inflamada, melhorar o funcionamento gástrico, e assim eliminar o sintoma de náusea.

  302. 302 rafael
    13.12.2010 às 07:01

    dr tenho 28 anos a 1 e 3 meses atras sentia um incomodo no estomago fiz endoscopia a e deu pangastrite cronica leve mais nao tinha enjoo passado 1 ano e tres meses começei a senir enjoo todo dia de manha ja estou a um mes tomando pantoprazol e contino enjoado todo dia de manha dsem exeção o senhor acha que pode ter piorado muito em 1 e 3 meses o meu quadro de pangastrite leve sem h pyloi pode ter virado ulcera ou algo pior o que o senhor acha , pq antes nao tinha enjoo e agora tenho todo dia de manha ???

  303. 303 adriano
    14.12.2010 às 17:57

    dr pq refluxo causa enjoo qual motivo??

  304. 304 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 07:12

    Rafael, as náuseas podem ser causadas pelo piora do processo inflamatório do estômago (gastrite) ou por alguma outra alteração do trato digestivo, como quadros funcionais, inflamatórios, biliares. Por isso, recomendo que você seja avaliado por um Gastroenterologista novamente.

  305. 305 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 08:17

    Adriano, o refluxo causa enjôo porque estimula uma região no fundo do estômago e que desencadeia um reflexo de náusea.

  306. 306 adriano
    15.12.2010 às 09:58

    ddr pangastrite e normal perder peso , nao sinto fome fico enjoado o dia todo e perdi 3 kilos em 2 semanas entou toamndo pantoprazol e donperidona mais continou muito enjoado e perdendo peso sera que pode ser algomais grave ou e normal n quadro d epangastrite

  307. 307 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 14:22

    Adriano, por não estar se alimentando de maneira adequada, perder peso é uma consequência esperada. De qualquer forma, avise ao seu médico sobre este dado clínico.

  308. 308 arthur
    16.12.2010 às 06:43

    dr fernando a ulcera causa falta de apetite e emagrecimento todos os dias os so e vez enquando mesmo tomando pantoprazol o enjoo continua por quanto tempo e a falta de apetite tenho todos os dias isso a mais de 1 mes pode ser coisa pior ou sao sintomas da ulcera tb

  309. 309 arthur
    16.12.2010 às 06:48

    esqueci de citar acima dr fiz uma ultrasonografia e constou o seguinte camara gastrica co bastante conteudo liquido compativel com hipersecreção gastrica que liquido pode ser esse

  310. 310 Adriana silvestre
    16.12.2010 às 13:19

    Ola Dr. Meu nome é Adriana e gostaria de algumas informações. Dr estou sentindo uma dor forte no estômago, queimacao. Eu fui no médico e Só pelos sintomas ele diagnóstico refluxo. Me receitou omeprazol de manif e a noite. O fato é que estou sentindo uma dor Mas costas insuportável. Dor pelo corpo todo. Parece que a pele vai cair. Estou com uma tosse seca. Dor de cabeça constante e falta de apetite.
    Esses sintomas tem Ha ver com a medicação ou São típicas do refluxo. Eu moro do Londres e sinceramente não confio nos médicos daqui. Você acha melhor eu pedir um exame como endoscopia?
    Por faus me ajude esses sintomas tão me deixando preocupada.
    Desde já agradeço.

  311. 311 arthur
    17.12.2010 às 06:32

    as paredes do fundo corpo e antro apresentam enematema o que quer dizer isso pode causar enjoo diario sem parar?

  312. 312 Rodrigo
    17.12.2010 às 11:55

    Olá doutor estou com gastrite erosiva antral, e há 2 meses estou fazendo o tratamento com pantoprazol, e não alivia meus sintomas fico com queimação o dia todo. Estou com uma depressão por causa dessa doença, não consigo tirar ela da minha cabeça se eu estou passeando ela esta lá na minha cabeça não consigo parar de pensar. Queria saber se posso estar melhorando mais por causa da depressão fico sentindo os sintomas, que por muita vezes acho que é da minha cabeça. Obrigado! não tenho h pilory.

  313. 313 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:31

    Arthur, a úlcera péptica causa dor e desonforto, e por isso faz com que se diminua a ingestão de alimentos e consequente emagrecimento. De qualquer forma, é sempre importante que a úlcera seja biopsiada. Quanto ao líquido no estômago, ele é o suco gástrico.

  314. 314 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:40

    Adriana Silvestre, saiba que os seus sintomas estão muito ricos para um caso de refluxo gastroesofágico, e que você deveria ser avaliada por um Clínico Geral. Quanto a endoscopia, obviamente ela pode trazer informações relevantes sobre o seu caso. Mas saiba, na Europa o sistema de saúde é público, e tem-se uma resistência enorme em fazer exames em decorrência dos custos. A equação é dinheiro x pacientes.

  315. 315 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 10:12

    Arthur, enantema significa dizer que as paredes do estômago estão avermelhadas, o que pode corresponder a processo inflamatório.

  316. 316 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 10:13

    Rodrigo, obviamente quadros depressivos fazem com que ocorra a somatização e intensificação dos sintomas. Mas de qualquer forma, é preciso que você avalie com o seu médico se a medicação prescrita está sendo eficiente.

  317. 317 arthur
    19.12.2010 às 06:23

    quais os sintomas que um processo inflamatorio causa no nosso estomago no caso se for uma pangastrite quais modificaçoes esse proceso inflamatorio causa no estomago em termos de funçao

  318. 318 arthur
    19.12.2010 às 06:52

    dr tomar domperidona pode diminuir a absorsao de nutrientes da comida ja que ela acelera o esvaziamnto gastrico?

  319. 319 Dr. Fernando Valério
    20.12.2010 às 08:50

    Arthur, os sintomas mais comuns de um processo inflamatório no estômago (gastrite) são a dor, a sensação de saciedade precoce, queimação, azia, e plenitude do estômago após as refeições. Quanto medicamento pró-cinético comentado por você, ele não causa prejuízo à alimentação e nutrição.

  320. 320 Soraya Santos Alves
    23.12.2010 às 10:30

    Olá Dr. Fernando

    Tendo lido os comentários, e gostaria de fazer algumas perguntas, pois estou preocupada com o que venho sentindo.

    Final de Junho 2010 – Queimação e uma agua estranha na boca(depois classificada como refluxo)
    Fui ao medico e fiz endoscopia alta.

    Inicio de junho – Não deu nada de anormal na endoscopia. Indicado tratamento com pantoprazol durante 04 / 06 semanas. Não fiz o tratamento direito. Sintomas melhoraram. Parei com o remedio apos 02 semanas e nao voltei mais ao medico.

    05.12.10 – Apos refieção pesada com ingestão de 02 taças de vinnho, no dia seguinte sintomas se agravaram. Queimação, Refluxo, tosse seca, dor no torax e nas costas, rouquidão. sensação de peso no abdomem, dificuldade de engolir, sensção de alimentos parados na garganta, bolo na garganta, pontadas no ouvido, dor no abdomen, bem embaixo, do lado direito, intestino preso (so evacuo com laxantes), ou solto demais.

    16.12.10 – voltei ao medico, que esclareceu que eu nao deveria ter interrompido o tratamento e deveria ter retornado com ele apos o termino. relatei os sintomas, e ele receitou: Pantozol (02 comprimidos / 40 mg cada ao dia e Motilium – 03 comprimidos ao dia) por 28 dias, alem de indicarexames de phmetria 24 hs e manometria do esofago (agendados para 04.01)

    o que ocorre e que os sintomas parecem nao ter melhorado. ou melhor, diminuiram um pouco (bem pouco) a frequencia e instensidade, mas nao sarou. Agora ainda tenho ardencia na boca, visão embaçada (esta na reações adversas do pantozol), pontadas mais fortes no baixo ventre, lado direito, intestino mais preso ainda, arrotos 91 a 2 hrs. apos me alimentar), acidez na boca, dificuldade de engolir.

    esses sintomas ao mais durante o dia. Durmo bem a noite toda e nao tenho tosse, refluxo, queimação, nada disso. Nem precisa alterar a altura da cabeceira da cama. enfatizo tambem que qdo. estou ansiosa, ou deprimida (que e quase sempre) os sintomas parecem aumentar. E o mais preocupante de todos, e que qdo. fui ao medico, pela segunda vez tinha emagrecido 02/03 quilos em 02 semanas (ele achou normal). Mas hoje continuo sentindo a saciedade precoce (nao como nada e parece que meu estomago esta cheio), e se eu deixar pela minha vontade de comer, vou emagrecer dia a dia, pois nao sinto necessidade nenhuma de me alimentar. (antes eu me alimentava muito, bem, exageradamente ate, com excesso de gorduras, doces, bebidas gasosas, vinho, congelados, enlatados, sedentarismo, etc).

    o que fazer nessas semanas que antecedem ao exame ? estou preocupada e mal consigo localizar o medico, por que ele esta em viagem, devido as festas.

    obrigada

  321. 321 Dr. Fernando Valério
    24.12.2010 às 10:13

    Soraya Santos, como você não apresentou alterações relevantes em seus exames apresenta muitos sintomas, provavelmente, você apresente um quadro de alteração funcional do trato gastrointestinal, o que explicaria os seus sintomas. Por isso, evite alimentos gordurosos, frituras, doces, chocolates, refrigerantes.

  322. 322 marinez
    26.12.2010 às 16:35

    DR FERNANDO FAZ DOIS ANOS QUE TIREI A VESICULA E OPEREI UMA HERNIA DE HIATO, MAS DESDE ENTÃO BASTA EU ME ALIMENTAR QUE MINHA BARRIGA FICA ENORME E CHEIA DE GASES, QUERIA SABER SE É DEVIDO A CIRURGIA QUE TENHO ESSES GASES.

  323. 323 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 09:49

    Marinez, provavelmente você sofra de alguma alteração funcional do trato digestivo, e que poderá ser tratada com medicamentos, dieta e exercícios físicos. Procure a ajuda de um Gastroenterologista.

  324. 324 arthur
    27.12.2010 às 10:02

    dr quais sao as causas da pangastrite ja que nao tenho h pilory?quais possiveis causas

  325. 325 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 10:45

    Arthur, você pode ter a gastrite por uso de remédios, excesso de acidez no estômago, dieta irregular, jejum prolongado, estresse.

  326. 326 arthur
    27.12.2010 às 11:11

    dr minha boca ta azeda tudo que como fca azedo na boca o dia interiro pangastrite causa refluxo , mais nao sinto peito queimar muito so piharro e gostoa zedo na boca

  327. 327 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 11:12

    Arthur, a inflamação do estômago faz com que ocorra alterações de gosto, e às vezes, até mesmo certo refluxo e azia.

  328. 328 Renata
    27.12.2010 às 14:29

    Prezado Dr. Fernando,

    Gostaria, por gentileza, de uma ajuda sua. Tenho 24 anos e há 2 tomo Nexium (40mg) diariamente porque caso não tome sinto queimações, gases e dores. Já tive crises agudas de gastrite, uma depois de tomar Biprofenid e outra em uma época em que parei de tomar o Nexium. Fiz endoscopias e nunca dá nada. Além disso, tenho labirintite desde criança, e há 6 anos tomo labirin 24 mg diariamente. Tomo há 4 anos citalopram (20mg) também diariamente, com acompanhamento médico. Nos últimos 2 anos engordei 10 quilos (tinha 50, estou com 60, e 170cm), sem ter mudado em nada minha alimentação ou meus hábitos. Estou preocupada com isso e também porque, como mencionado acima, tomo muitos remédios, será que isso pode estar fazendo mal à minha saúde? Como eu posso resolver isso?

    Muito obrigada, Renata.

  329. 329 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 14:48

    Renata, o uso crônico de medicamentos pode sempre aumentar as chances de desconforto gástrico e má digestão (dispepsia). Por isso, é recomendado qeu você tenha uma dieta impecável, pratique exercícios físicos e se necessário, tome medicamentos para o estômago, sempre sob recomendação do seu médico.

  330. 330 arthur
    27.12.2010 às 19:13

    dr pq falam qu beber liquido durante o almoço faz mal pq dilui o suco gastrico e dificulta digestao , entao como faz bem tomar omemprazol ja que ele tb diminui acidez gastrica o que tb dificultaria digestao

  331. 331 Dr. Fernando Valério
    28.12.2010 às 09:15

    Arthur, a ingestão excessiva de líquidos durante a alimentação não prejudica a digestão, mas compromete o seu apetite em relação a alimentos saudáveis e que deveriam ser ingeridos. Em relação à medicação, há apenas a diminuição de uma fração do ácido clorídrico produzido, o que não comprometeria a digestão.

  332. 332 arthur
    28.12.2010 às 09:21

    dr faz 1 mes e meio que venho tendo enjoo , dor no estomago ,gosto azedo na boca ,perdi peso,minha barrga faz ruidos , veenho tomando enzomeprazol a 1 mes mais continou do mesmo jeito a 1 ano atras fiz endoscopia deu pangastrite cronica leve sem h pylori tudo que como minha boca fica azeda to com medo que seja cancer dr tenho 28 amos .obs :nao tenho vomitos so enjoo todos os dias principalmente de manha o qu o senhor acha

  333. 333 Dr. Fernando Valério
    28.12.2010 às 09:23

    Arthur, como você não apresentou melhora com esta medicação, é preciso que você discuta com o seu Gastroenterologista sobre a medicação usada e sobre o diagnóstico.

  334. 334 leandro
    28.12.2010 às 12:42

    DR.FERNADO VALERIO
    FIZ ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA (CONCLUSAO GASTRITE ENDOSCOPICA EROSIVA LEVE DO ANTRO.FEITO BIOPSIA PARA PESQUISA DE HELICOBACTER PYLORI PELO TESTE DA UREASE.RESULTADO…..POSITIVO.TERMINO HOJE 28/12/2010 O TRATAMENTO COM MEDICAMENTO PYLORIPAC TRIPLICE.GOSTARIA DE SABER SE NO DIA 31/12/2010 JA ESTOU LIBERADO PARA BEBIDA ALCOOLICA.GRATO

  335. 335 Dr. Fernando Valério
    29.12.2010 às 09:55

    Leandro, a liberação de dieta após qualquer tratamento deve ser dada pelo médico que o está acompanhando. Além do mais, o álcool não é um nutriente necessário, e portanto não há pressa alguma na sua ingestão.

  336. 336 tiago
    29.12.2010 às 11:55

    dr no caso do refluxo esofagico a necessidade de haver queimação no peito , pq tenho pigarro um atossezinha e um gosto azedo o tempo interiro na boca , a tenho pangastrite tb o que o senhor acha tem relação

  337. 337 Dr. Fernando Valério
    29.12.2010 às 13:52

    Tiago, o refluxo tradicionalmente causa azia e dor retroesternal (“atrás do peito”), mas isto não é obrigatório. Alguns pacientes referem mais distúrbios de tosse, rouquidão, pigarro e saliva espessa do que a azia. A pangastrite pode favorecer ao refluxo devido a um esvaziamento do estômago (gástrico) mais lento.

  338. 338 maria
    30.12.2010 às 06:52

    Dr.
    A úlcera bulbar sempre causa dor? Porque o resultado da endoscopia deu úlcera no intestino e leve gastrite, mas não sinto qualquer dor ou ardência, apenas perdi sangue, razão pela qual estou com anemia e fiz transfusão de sangue. Outra pergunta: com a medicação e alimentação adequada, podemos dizer que a úlcera tem cura? Poderá voltar a ter outro sangramento? Grata.

  339. 339 Dr. Fernando Valério
    30.12.2010 às 23:45

    Maria, a úlcera costuma causar dor, mas este sintoma não é obrigatório. No seu caso, o sangramento foi o quadro preponderante.

  340. 340 maria
    31.12.2010 às 08:59

    Pode-se dizer que a úlcera tem cura com o tratamento adequado? irá desaparecer?

  341. 341 tiago
    31.12.2010 às 09:26

    dr o fato de estar deitado comprimindo o estomago aumenta a nausea ao acordar para quem tem pangastrite pq reparei que sempre que deito parece quew da enjoo nessa posição

  342. 342 Dr. Fernando Valério
    01.01.2011 às 19:30

    Maria, úlceras pépticas benignas costumam ser curadas quando um tratamento adequado é realizado.

  343. 343 Dr. Fernando Valério
    01.01.2011 às 19:32

    Tiago, por gravidade o líquido gástrico pode tender a refluir quando se está deitado, e por isso o sintoma de náusea.

  344. 344 José Neto
    02.01.2011 às 10:52

    Bom dia Dr: retirei um pólipo na mucosa com menos de 1cm na conclusão da Biópsia vem dizendo pólipo hiperplásico isso que dizer o que que é benigno e que não ouve nenhum problema com ele outra coisa o pólipo pode voltar novamente, quanto a gastrite deu inflamação cronica moderada atividade leve e H pylori positivo eu tratando com aqueles antibioticos que são pyloripac ou pyloritrat eles eliminam a bacteria mesmos por favor mim tire essas duvidas.

  345. 345 Tamara
    02.01.2011 às 15:13

    Olá Doutor
    Obrigada por esclarer nossas duvidas. Um feliz ano novo para voce.
    Meu filho tem 4 anos e começou a ter muitas dificuldades em arotar, ficava em desesperado com dor no estomago. Fizemos alguns exames e a medica disse que ele tinha gastrite , receitou Label e Peridal iniciamos o tratamento agora no fim do ano, as dores passou mas ele continua tendo problemas para arotar ele forsa muito e vomita tudo que comeu.

  346. 346 vitor
    02.01.2011 às 15:50

    dr quand meu estomago esta vazio esta fzendo muito barulho , e tb quando almoço começa a fazer muiiitoo ruido , estou com muita ardencia e gosto azedo na boca dr o que pode ser , enjoo deleve pela manha

  347. 347 Dr. Fernando Valério
    03.01.2011 às 08:56

    José Neto, o pólipo hiperplásico é benigno e não tem potencial de malignização. Quanto à gastrite crônica causada pelo Helicobacter pylori, o tratamento consiste em uso de antibióticos e medicamentos que diminuam a acidez do estômago. A eficiência depende do uso correto da medicação e da resistência da bactérias aos antibióticos.

  348. 348 Dr. Fernando Valério
    03.01.2011 às 09:03

    Tamara, sugiro que você rediscuta o caso do seu filho com a Pediatra dele. Se necessário e a médica julgar necessário, ela poderá solicitar algum exame radiológico, que mostra como está a estrutura da região esôfago-gástrica.

  349. 349 Dr. Fernando Valério
    03.01.2011 às 09:04

    Vitor, o quadro descrito por você caracteriza uma dispepsia (má digestão), que pode ser causada por várias alterações gastrointestinais. Por isso, recomendo que você seja avaliado por um Gastroenterologista.

  350. 350 vitor
    03.01.2011 às 09:24

    dr a gastrite causa esse gosto azedo na boca quando me alimento???

  351. 351 Heloisa
    03.01.2011 às 10:00

    Dr. Fernando

    Gostaria de saber se a bactéria Helicobacter Pylori pode ser transmitida de pessoa a pessoa, por meio do beijo, por exemplo ou pela utilização de mesmos utensílios. Caso isso seja verdade, não devemos avisar pessoas de nosso relacionamento sobre este problema? E estas, têm como proteger-se do eventual contágio?
    Outras questões : há cura ou total erradicação do problema?
    O tratamento é longo?

    Obrigada

  352. 352 Fernanda Orsini
    03.01.2011 às 14:02

    Dr. Fernando Valério, primeiramente desejo à vc e toda sua família que este ano seja maravilhoso. Com muita paz e saúde!! O senhor merece, afinal, fez um site com informações maravilhosas e está sempre sanando dúvidas de quem sofre do aparelho digestivo.
    Meu esfíncter(acho) contrai o tempo todo, eructações, queimação, náusea. Será que estes sintomas são de hérnia de hiato, tomo pantoprazol 40 e motillium, mas sinto que a medicação não faz efeito! É na divisão do estômago com o tórax! Obrigada pela atenção!

  353. 353 arthur
    04.01.2011 às 07:49

    dr fiz endos copia e o resultado foi esofago gastro duodenoscopia normal o que quer dizer isso , urease negativo.sinto ardencia no estomago , leve enjoo , e boca meio azeda

  354. 354 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 08:54

    Vitor, a gastrite pode causar má digestão, e consequente alteração de paladar.

  355. 355 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 08:56

    Heloisa, o contágio da bactéria se dá apenas por via fecal-oral, e portanto não há infecção com beijos, talheres e copos. Quanto ao tratamento, ele dura de 7 a 14 dias, e erradica a bactéria Helicobacter pylori.

  356. 356 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 09:03

    Fernanda Orsini, os sintomas citados por você podem ter relação com o refluxo e hérnia de hiato. Desta forma, discuta com o seu Gastroenterologista se há a necessidade de se realizar algum exame para avaliação.

  357. 357 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 09:13

    Arthur, como os seus exames são normais, provavelmente você apresenta uma dispepsia funcional, que é tratada com dieta, exercícios físicos e medicamentos.

  358. 358 arthur
    04.01.2011 às 20:11

    de a 1 ano atras fiz endoscopia e deu pangastrite cronica leve passado 1 ano fiz de novo e nao deu nada , e possivel ja que era cronica como pode nao ter mais?

  359. 359 Dr. Fernando Valério
    05.01.2011 às 09:05

    Arthur, apesar da gastrite ser crônica em um período, você pode se curar dela.

  360. 360 arthur
    05.01.2011 às 20:58

    dr como surge uma dispepsia funcional pq ela acontece ja que nao timnha isso antes e pq tenho todos os dias fiz endoscopia e umtrasonografia e nao deu nada

  361. 361 Dr. Fernando Valério
    05.01.2011 às 23:12

    Arthur, a dispesia funcional costuma aparecer na fase adulta jovem, e tem relação com a dieta, falta de atividades físicas e fatores emocionais.

  362. 362 shirley
    11.01.2011 às 17:20

    Doutor valério tenho Gastrite Endoscópica enantematosa de Antro Grau Moderado a 7 anos e depois de tantos tratamentos senti uma melhora com o tratamento de pantoprazol e mylanta plus por 2 meses. a azia e queimação praticamente sumiu mas, o pesadelo principal não, tenho saciedade precoce e isso é terrível se eu não comer passo muito mal e tenho que comer com vontade ou não. o mal estar é terrível o enjoo é insuportável por favor o que faço? ja fiz todos os tratamentos para gastrite. não fumo, não bebo e não como frituras. como posso me curar desse enjoo de estômago vazio??

  363. 363 Danilo
    18.01.2011 às 14:54

    Boa tarde Dr. dia 18.12.2010 tive um dia muito estressante e fiquei durante todo o dia bastante ansioso, a noite passei mal e vomitei bastante, desde então sinto má-digestão e nauseas, foi feito ultrassom abdominal e está tudo certo, na endoscopia foi constatada gastrite leve, estou tomando a 20 dias pantoprazol e bromoprida, eu melhorando lentamente ainda não estou 100%, perdi 3 kg e estou com dificuldade de ganhar peso novamente pois parei com o chocolate e o refrigerante que eu consumia muito, gostaria de saber se posso fazer uso de suplementos alimentares como o whey protein, ou farão algum mal a gastrite como por exemplo nauseas. Queria saber também se é normal ter gastrite sem dor só com nauseas e indigestão.

  364. 364 Danilo
    18.01.2011 às 18:51

    Dia 18.12 depois de um dia de estresse no serviço passei mal e vomitei bastante, desde então estou com nauseas e indigestão, fiz ultrassom abdominal e está tudo ok, na endoscopia deu gastrite leve, estou tomando pantoprazol e bromoprida a 25 dias e ainda sinto estes sintomas apesar de mais fracos agora, é normal demorar a recuperação e posso tomar suplementos a base de soro do leite sem agravar os sintomas pois preciso ganhar peso.

  365. 365 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:05

    Danilo, problemas de estômago podem demorar até 8 semanas para apresentarem melhora. Quanto ao soro, caso você não esteja desidratado não vejo muita função no seu uso. Em relação a suplementos alimentares, discuta o uso destas substâncias com o médico que o acompanha.

  366. 366 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 23:08

    Shirley, para o tratamento do seu enjoo resistente, o seu Gastroenterologista deverá tratá-la de uma maneira da que tem feito até hoje. Além disso, é importante avaliar outras causas para a sua náusea.

  367. 367 Danieli
    26.01.2011 às 23:21

    Boa noite !!

    Dr Fernando, agradeço desde já sua atençao a tdos.

    Minha mãe foi diagnosticada c gastrite desde 2005, através de uma endoscopia, o resultado foi gastrite enemantosa leve de de antro tratou c omeprazol, em 2007 ela voltou ao gastro pois estava d novo c os sintomas (ela sentia muita fraqueza no estomago, como se estivesse c um buraco), tornou a fazer uma endoscopia e essa deu como resultado gastrite atrofica de antro, foi colhido biopsia e nesse não deu bacteria, ausencia de atrofia ausencia de metaplasia, deu gastrite cronica moderada d antro, novamente ela tratou, em 2009 ela retornou ao medico, fez a endoscopia e o resultado da endoscopia, gastrite atrofica de antro e gastrite leve de corpo,só q 2009deu bacteria em categoria de leve, na biopsia novamente ausencia de atrofia , de metaplasia, c esse resultado o medico passou p ela pyloripac ibp e tomou certinho e ele passou omeprazol de uso continuo,ela fez uma outra endoscopia agora dia 15, e o resultado da endoscopia foi somente gastrite leve de antro, foi pedido biopsia p ver a presença da bacteria.
    Agora minhas duvidas.. rs
    Pq nos exames endoscopicos dla dava gastrite atrofica, + na biopsia não dava atrofia??
    Esse ultimo exame q ela fez nem deu gastrite atrofica, deu como o de 2005, e o medico q fez o exame me falou q está td bem c o estomago dla q a biopsia é só p ver se eliminou mesmo a bacteria, seria possivél essa atrofia ter sumido, por ter tratado da bacteria em 2009?? dvo me preocupar c o resultado da biopsia , ou pelo resultado da endoscopia já podemos ficar tranquila????
    Minha grande preocupaçao sempre foi da atrofia estar relacionado a cancer gastrico.
    Desde já obrigada

  368. 368 Dr. Fernando Valério
    26.01.2011 às 23:45

    Danieli, a gastrite atrófica se relacionava a bactéria Helicobacter pylori. Como ela foi tratada, o quadro gástrico apresentou melhora. Quanto às diferenças entre os exames, o exame endoscópico pode sugerir um diagnóstico, mas que precisa ser confirmado pela biópsia.

  369. 369 Adriano Silveira Candido
    29.01.2011 às 12:22

    Dr. Fernando, bom dia, estou com diarreia faz uns dois meses pelo menos, fiz todos os exames de rotina e deu tudo certo, a não ser o de dosagem de gordura fecal que deu positivo, o que isso significa, pode ser grave?

  370. 370 Dr. Fernando Valério
    29.01.2011 às 15:13

    Adriano Candido, como você apresentou gordura nas fezes, o seu quadro pode ser relacionado a alguma síndrome de má absorção ou deficiência enzimática. Sugiro que você procure um Gastroenterologista.

  371. 371 Márcia
    01.02.2011 às 15:06

    Olá, tenho gastrite e esofagite, há mais de 5 anos e isso me causa um transtorno enorme, porque além das dores me causam mal hálito. Estou tomando hoje peridal e omeprazol. E também chá de espinheira santa antes das refeições. Qual o remédio mais indicado para que essas doenças não causem o mal hálito? O chá de espinheira santa ajuda?

  372. 372 Dr. Fernando Valério
    01.02.2011 às 22:52

    Marcia, entendo a sua dúvida, mas por razões éticas não posso indicar medicamentos através deste espaço.

  373. 373 Márcia
    02.02.2011 às 15:24

    Doutor e quanto a acupuntura? Ajuda?

  374. 374 Dr. Fernando Valério
    02.02.2011 às 16:00

    Marcia, não trabalho com este tipo de tratamento, e por isso não posso lhe afirmar quanto aos seus resultados.

  375. 375 AQUINO FERRO
    02.02.2011 às 19:51

    BOA TARDE. DOUTOR, ESTOU SENTINDO UMA DOR NO LADO DIREITO DA BARRIGA INDO PARA O MEIO. A DOR E TOLERÁVEL, MAIS NOS PRIMEIROS 3 DIAS FOI MAIS INCÔMODA. NÃO SINTO NENHUM SINTOMA APARENTE, EXEMPLO:DIARRÉIA, VÔMITO, NÁUSEA, QUIMAÇÃO NO ESTÔMAGO, DOR DE CABEÇA, FALTA DE APETITE, FEBRE, NADA. SÓ SINTO UMA LEVE DOR ABDOMINAL E NOS PRIMEIROS 2 DIAS UNS BARRULHOS. JÁ TOMEI REMÉDIOS PARA VERMES COMUNS, MAIS ANDA NÃO PASSOU, O QUE PODE SER?

  376. 376 Dr. Fernando Valério
    02.02.2011 às 22:42

    Aquino Ferro, existem várias causas para que alguém apresente desconforto abdominal, por isso recomendo que você procure um Gastroenterologista para ajudá-lo.

  377. 377 arthur
    03.02.2011 às 08:13

    dr estou com enjo constante e uma dorzinha no estomago ja fiz ultra sonografio e endoscopia mais nao acusaram nada e esse enjoo nao passa o que pode ser

  378. 378 Dr. Fernando Valério
    03.02.2011 às 08:49

    Arthur, sintomas de náuseas e enjoos podem ser decorrentes de uma série de alterações digestivas e de dieta. Como os seus exames estão normais, há sempre a possibilidade de você estar apresentando um quadro de dispepsia funcional.

  379. 379 gustavo
    05.02.2011 às 16:59

    dr a 3 meses venho sentindo um incomodo no estomago com enjoo e falta de apetite todos os dias , fiz endoscopia e ultrasonografia nao deram nada , a queimaçao no estomago passou so sinto mesmo o enjoo e a falta de paetite e um leve incomodo no estomago e muitos ruidos no estomago isso pode ser dispepsia funcional o que causa isso?

  380. 380 Dr. Fernando Valério
    06.02.2011 às 09:50

    Gustavo, como os seus exames estão compatíveis com a normalidade, o diagnóstico de dispepsia funcional deve ser lembrado. A dispepsia funcional é causada por dieta irregular, falta de atividades físicas e fatores emocionais.

  381. 381 valéria cristina
    10.02.2011 às 21:42

    Olá, dr! Há 30 dias,minha mãe fez uma cirurgia de hérnia de hiato e retirada de um mesotelioma papilífero, benigno, que estava grudado na parede externa do intestino. Ela está tendo uma recuperação muito penosa, pois gases e dores intensas não a deixam comer ou dormir. Já foi medicada com remédios fortes e não melhora. Inclusive, nesse exato momento, ela está no hospital tomando soro porque está com gases horríveis. Isso tudo é normal? O médico dela disse que é, mas já estamos começando a desconfiar. Por hora, agradeço.

  382. 382 Dr. Fernando Valério
    10.02.2011 às 23:06

    Valéria Cristina, entendo a sua preocupação com a sua Mãe, mas por razões éticas não posso comentar sobre um pós-operatório recente e sua evolução, ainda mais porque foi realizado por outro profissional.

  383. 383 eliane faria
    12.02.2011 às 13:28

    DR FERNANDO HÁ MAIS OU MENOS 3 MEZES VENHO SENTINDO UMAS DORES NO ABDOMEN, FIZ ULTRASOM, TOMOGRAFIA, TRANSITO DO INTESTINO E POR ULTIMO FIZ COLONOSCOPIA, N SEI AINDA O RESULTADO, MAS ME PARECE QUE ELE FALOU EM ÚLCERA, EXSTE ESSA POSSIBILIDADE NO INTESTINO?
    OU SERIA CANCER? NÃO TENHO TIDO QUASE DOR ALGUMA MAIS, NO INICIO TOMAVA 3 BUSCOPAN AO DIA E HOJE N TOMO NADA, ESTOU ESPERANDO O LAUDO DO MÉDICO, MAS QUERIA UMA SEGUNDA OPINIÃO, DESDE JÁ AGRADEÇO ABRAÇO ELIANE

  384. 384 vasco ferreira
    13.02.2011 às 18:17

    olá! doutor.há mais de 2 meses venho sentindo dores na barriga. no inicio fui as pressas para o hospital, com suspeita de apendicite, mas nao foi confirmada, segundo o medico era excesso de fezes, tomei laxantes na esperança que iria acabar essas dores,porem isso nao aconteceu. entao retornei ao medico,e foi pedido ultassom abdominal completa, porem nao deu nada absolutamente normal, entao fiz colonoscopia tambem nada, deu inconclusiva para pequenas lesoes mas isso nao foi levado em conta. fiz entao uma endoscopia deu gastrite endoscopica anantemosa leve, porem nao sinto dor no estomago. hoje sinto uma ardencia no lado direito abaixo das costelas e a barriga dolorida, nao sei mais o que fazer é o dia inteiro isso me encomodando. por favor me ajude.

  385. 385 vasco ferreira
    13.02.2011 às 18:20

    a proposito doutor tenho 29 anos, seria isso sindrome do colo irritado?

  386. 386 Diana Paula
    14.02.2011 às 15:25

    Dr Fernando Valério.

    Boa Tarde!

    Gostaria de tirar uma dúvida!
    É que há uns 2 meses atrás, fiz uma endoscopia e deu positivo para H Pylori.
    Qnd tomo alguma coisa relacionada ao leite ( vitamina, iogurte, leite puro), me sinto muito mal, e sempre acabo vomitando p/ me sentir melhor.
    Só agora tive dinheiro p/ comprar os remédios. E eu não tenho mais plano de saúde, por isso não tenho mais como voltar na médica que estava me atendendo.
    Ela passou o Omeprazol de 40 mg por 28 dias, pela manhã e em jejum e Pyloritrat por 7 dias 4 comprimidos de manhã e 4 a noite.
    Como tem um tempo que ela passou a receita, eu não lembro se os remédios devem ser administrados juntos ou se tomo o de 28 dias, e só depois quando terminar tomo o de 07 dias??? Por favor me ajude!!!
    Acabei de começar o tratamento e tomei o Omeprazol de manhã em jejum e duas horas depois tomei os 04 de Pyloritrat.
    Logo após comecei a sentir dor de cabeça, tontura, boca amarga e dor no estômago.
    Dr. Fernando, seria isso normal??? Estou administranto correto os medicamentos???

    Muito obrigada!!!

    Diana Paula de Melo Bastos.

  387. 387 nelson eduardo
    15.02.2011 às 00:46

    Caro dr. Há mais ou menos 2 meses venho enfrentando problemas com gases muito fortes. Arroto o tempo todo e sinto dores no estômago quando carrego peso. Minha barriga endurece e alivia muito pouco com os arrotos. Meu intestino está funcionando normalmente. O que pode ser?

  388. 388 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 09:30

    Eliane Faria, a possibilidade de existe uma úlcera em estômago, duodeno e intestinos é real. No entanto, os tratamentos são diferenciados para cada região, assim como as causas de úlcera. Por isso, aguarde os resultados dos exames e leve-os ao médico que os solicitou.

  389. 389 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 09:45

    Vasco Ferreira, como os seus exames não mostram alteração relevante e que expliquem o quadro, há a possibilidade de você estar apresentando um quadro de alteração gastrointestinal funcional, como a Síndrome do Intestino Irritável.

  390. 390 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 10:04

    Diana Paula, o tratamento e administração dos medicamentos para o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori deve ser simultânea, e não uma medicação em cada período.

  391. 391 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 10:13

    Nelson Eduardo, exitem várias causas para o excesso de gases intestinais, por isso o importante é passar por uma avaliação com um Gastroenterologista.

  392. 392 Diana Paula
    15.02.2011 às 13:29

    Sim doutor, então estou tomando corretamente?
    E esses sintomas de boca amarga, dor no estômago e dor de cabeça é normal?

    Obrigada

  393. 393 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 22:25

    Diana Paula, os medicamentos usados no tratamento da infecção pelo Helicobacter pylory causam desconforto abdominal e má digestão.

  394. 394 Dory
    16.02.2011 às 00:24

    Dr. Fernando: Estou fazendo uso de pyloritrat 07 dias, tratamento precedido po 14 dias de lanzoprazol (01) por dia.
    faltam dois dias para terminar os pyloritrat; sinto como que um bolo na garganta. Isso é normal? Tudo de bom para o Sr. com muitos anos de vida.

  395. 395 Sabrina Alves
    16.02.2011 às 15:28

    Boa tarde, morro de dores. Gostaria de saber se isso vem de familia? e depois de ulcera pode virar cancer?

  396. 396 Dr. Fernando Valério
    16.02.2011 às 17:39

    Dory, os remédios para o tratamento do Helicobacter pylori são realmente fortes e podem lhe causar tal desconforto.

  397. 397 Dr. Fernando Valério
    16.02.2011 às 17:57

    Sabrina Alves, em geral as úlceras são decorrentes de infecções e processos inflamatórios, e não por razões familiares. No caso do câncer, a úlcera pode ser a lesão encontrada incialmente.

  398. 398 Sabrina Alves
    17.02.2011 às 23:48

    huum, entendi!
    Obrigada DR. FERNANDO VALÉRIO.

  399. 399 joao manuel costa
    21.02.2011 às 20:29

    tou mal
    ajudeme tenho uma ulcera bul desde17 anos tenho 32 i nada de menhoras a frida nao para de crexer ate de beber eu dexei ja a muito tempo tou a tomar um jenerico omeprazol sandoz o meu pezo e de 62 k desde os meus 17 anos o k para 1.76 alt e mau e os nervos fazem kom k me doa mais sera k me pode acosenhar algo k m ajude a menhorar pois o medicamento ja o tomo a mais de 10 anos i a frida nao diminui a minha medica nao m ditou kalker dieta k fasso sou pobre i nao tenho ipotses para ir a um medico particular para k m diga o k comer

  400. 400 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:35

    João Manuel Costa, saiba que 90% das úlceras bulbares são causadas por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, e que deve ser tratada com antibióticos.

  401. 401 joao manuel costa
    24.02.2011 às 19:04

    obrigado pela sua resposta mas a minha pergunta kantos anos mais vou tomar o medicamento k minha medica receitou i ja fiz 3 indoscopia i a frida nao diminuio mas almentou tou com medo isto podera m matar ?mais uma vez obrigado

  402. 402 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 22:55

    Joao Manuel Costa, a sua médica, que é responsável pelo seu tratamento, deverá lhe dizer o tempo de tratamento.

  403. 403 Paula
    02.03.2011 às 23:12

    Olá Dr. Admiro muito sua disposição e dedicação em atender todas as perguntas desse topico.

    Gostaria de tirar uma duvida. Estou tomando o remedio pyloripac, posso beber durante o tratamento? ao menos 2 ou 3 dias?

    Desde já agradeço.

    Paula

  404. 404 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 09:54

    Paula, este tratamento contém antibióticos, e por isso não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, os medicamentos são fortes e a presença do álcool poderia lhe causa desconforto.

  405. 405 Pedro
    05.03.2011 às 14:29

    Olá doutor,

    Recentemente por orientação médica tomei uma injeção de Betatrinta, após alguns dias comecei a sentir queimação e nauseas. Foi a um gastro que suspeitou de gastrite aguda medicamentosa e receitou duas semanas de lanzoprazol, durante este periodo tive diarreia mas mantive o tratamento. Após o tratamento fiz uma EDA que diagnosticou gastrite enantematosa de antro em moderada atividade, o médico receitou pantozol 20mg por 90 dias. Mal comecei a tomar o medicamento e já estou com diarreia, lendo a bula observei que este efeito colateral é relativamente esperado, gostaria de saber se nesses casos continua-se com o tratamento.

    Grato

  406. 406 Dr. Fernando Valério
    06.03.2011 às 09:12

    Pedro, entendo o seu questionamento, mas por razões éticas não comento sobre a posologia de medicamentos neste espaço, ainda mais quando a medicação foi prescrita por outro profissional. Espero que você entenda.

  407. 407 Pedro
    06.03.2011 às 11:30

    Doutor, a intenção não era que o senhor comenta-se sobre a posologia do medicamento e sim sobre um efeito colateral que ocorre, segundo a bula, em até 10% dos casos. De qualquer forma entendo sua posição, obrigado pela atenção e parabéns pelo espaço.

  408. 408 Dr. Fernando Valério
    06.03.2011 às 12:07

    Pedro, fazer qualquer explanação sobre a continuidade do tratamento é posicionar-se sobre a posologia. Desta forma, infelizmente não posso lhe ajudar. Agradeço o retorno do seu comentário.

  409. 409 Marcio Luis da Silva
    11.03.2011 às 10:22

    Bom dia, Dr

    há aproximadamente 1 semana venho sentindo algumas dores na região lateral do abdome, com ose fosse uma fisgada, sempre que me levando ou faço algum movimento. Após 2 dias de sintomas, procurei um Gastro e ele, sem me pedir qualquer tipo de exame, diagnosticou como dispepsia funcional e me receitou um medicamento de manipulação. Estou tomando o medicamento há 3 dias. Gostaria de saber se é demorado o desaparecimento destas dores após o início do tratamento.

    Sem mais

    Obrigado

  410. 410 MARCIO LUIS DA SILVA
    11.03.2011 às 12:31

    Dr

    quais os sintomas de dispepsia, se o tratamento é muito demorado e em quanto tempo as dores (pontadas) desaparecem após o inicio de tratamento?

  411. 411 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:43

    Marcio Luis da Silva, os sintomas da dispepsia são dores de estômago, sensação de saciedade precoce e de estufamento após as refeições. Alguns incluem os gases intestinais como sintomas. O tratamento costuma apresentar resposta após um período de duas semanas.

  412. 412 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:53

    Marcio Luis da Silva, o tratamento da dispepsia funcional costuma apresentar resposta após duas semanas de tratamento.

  413. 413 crisla
    18.03.2011 às 21:15

    Doutor

    a bacteria h. pilory, ela sai pelas fezes ou pela urina?
    como que os remédios matam ela?
    e eu ñ consigo engolir o comprimido, então eu abro a capsula e misturo o po na banana ou no iogurte, tem problema?

    ou me dê uma solução para conseguir engolir o remedio

    obrigado.

  414. 414 Dr. Fernando Valério
    19.03.2011 às 09:21

    Crisla, a bactéria Helicobactyer pylori é eliminada pelas fezes. Quanto aos medicamentos, tente não abrir as cápsulas para ingeri-los. Caso contrário ou realmente não consiga, faça como vem fazendo.

  415. 415 Sergio
    21.03.2011 às 12:05

    Bom Dia Dr. Fiz endoscopia e acusou gastrite hemorrágica de severa intensidade com a presença da bactéria H Pylori, o médico me indicou o PYLORI PAC IBP por 7 dias, já terminei a fase dos antibióticos e estou no quinto comprimido de lanzoprazol 30 mg. No entanto, eu malho já tem 2 anos e com esses tratamentos comecei a perder peso, gostaria de saber de suplementos alimentares como whey protein, albumina, creatina, e bcaas prejudicam o tratamento da gastrite, ou se posso tomá-los normalmente? Ao término do tratamento com o lanzoprazol posso voltar a ingerir bebidas alcoólicas e voltar a me alimentar normalmente?
    Obrigado.

  416. 416 Dr. Fernando Valério
    22.03.2011 às 00:16

    Sergio, por razões éticas sugiro que o médico que vem lhe tratando avalie se estes suplementos são indicados e podem ser usados por você. De qualquer forma, acredito que com o tempo você retornaria ao seu peso habitual, independentemente do uso destas substâncias.

  417. 417 Carla
    23.03.2011 às 01:45

    Dr.Fernando boa noite tenho dispepsia funcional e me sinto perdida e impaciente com o desconforto estomacal sinto crises nervosas como panico ocasionada por algum alimento codimentado que ingero como tambem alimetação quente causa diarreia e o meu peso é bem baixo por motivo da ma alimentação não consigo aumentar meu peso tenho 48 anos 1.57 e peso 42 kl no maximo.Porque ao comer alguns alimentos sinto panico?Pela manhã so consigo comer bolacha com chá de canela e se como muito tenho crises de desmaio, sensação que estou demaiando e meu sistema nervoso fica muito abalado, por favor me explica alguma coisa e me indica um remedio que possa me curar.obrigada

  418. 418 Dr. Fernando Valério
    04.04.2011 às 10:24

    Carla, o seu quadro não é comum, visto que a dispepsia funcional causa distúrbios digestivos e não desmaios. Sugiro que você seja avaliada por um Clínico Geral para que o seu quadro seja melhor entendido.

  419. 419 Osvaldo
    04.04.2011 às 11:17

    Tenho gastrite enantematosa de antro em moderada atividade, sem presença de Hp. Estou tomando pantozol 20mg. A bula do medicamento indica um periodo que varia de 2 a 8 semanas para o tratamento de uceras, mas nada fala sobre o tratamento de gastrites. Imagino que o periodo de tratamento deva variar de caso para caso. Já fui a dois gastros e percebi que as opniões divergem um pouco. Enquanto um fala de tratamento de meses o outro fala em suspender o uso do medicamento com o fim dos sintomas. Gostaria que o senhor falasse da sua experiência na utilização destes medicamentos para gastrite.

  420. 420 Fabricio
    04.04.2011 às 22:00

    Dr.Fernando boa noite

    Fiz uma endoscopia digestiva alta dia 17 de março, e na semana passada saiu o resultado do exame com a biópsia. O resultado foi que eu tenho Gastrite Severa Erosiva de corpo e fundo, sem a presença da bactéria Helicobacter pylori. Como tratamento, o médico me passou 3 meses de Pantoprazol 40mg 2x ao dia (antes do café da manhã, e antes da janta).
    Gostaria de saber se o caso é grave, e gostaria de saber quais tipos de alimentos eu devo deixar de comer?

  421. 421 Fabricio
    04.04.2011 às 22:02

    Também gostaria de saber DR. FERNANDO, quanto tempo eu vou começar a notar as melhoras na sensação de estomago cheio e nauseas, pois estou com tratamento a 5 dias, e ainda não notei uma melhor considerável

    Agradecido Fabricio

  422. 422 Dr. Fernando Valério
    05.04.2011 às 09:33

    Fabricio, o seu quadro é de uma inflamação importante na mucosa do estômago. O quadro não é grave, mas exige tratamento medicamentoso e dieta adequada, tanto no seu conteúdo como nos horários. Evite alimentos gordurosos, frituras, doces, chocolates, bebidas alcoólicas, refrigerantes e café em excesso.

  423. 423 Dr. Fernando Valério
    05.04.2011 às 09:47

    Osvaldo, entendo a sua dúvida sobre o tempo de tratamento. No entanto, por razões éticas e para evitar a automedicação, não faço comentários sobre posologias neste espaço. Espero que você entenda.

  424. 424 Fabrício
    05.04.2011 às 13:49

    DR Fernando

    Na resposta anterior que você me deu, você falou que no meu caso deve ser feito uma dieta de conteúdo e horário. Gostaria de saber como assim horário?

    Desde já agradecido

  425. 425 João Alfredo
    05.04.2011 às 20:01

    Boa tarde DR Fernando

    Após relizar a endoscopia, foi diagnosticada uma gatrite severa erosiva. Gostaria de saber quais as principais causas, já que eu não faço uso de anti-inflamatórios, não fumo, e não foi constatada a presença da bactéria pylori.
    A única coisa diferente que eu comecei a fazer uso logo antes de me aparecer os sintomas da gastrite, foi um suplemento hipercalorico para ganhar massa muscular na academia, gostaria de saber se esse suplemento pode ter alguma relação com a gastrite.

    Obrigado…

  426. 426 Dr. Fernando Valério
    06.04.2011 às 09:41

    Fabrício, as dietas devem ser fracionadas e em 24 horas, você deve ter feito de 5 a 6 refeições. Desta forma, há uma divisão da quantidade de alimentos ingeridos e não há sobrecarga do sistema digestivo.

  427. 427 Dr. Fernando Valério
    06.04.2011 às 09:46

    João Alfredo, a sua gastrite pode ser decorrente de alimentação desregrada, com jejum prolongado, e conteúdo inadequado (frituras, gorduras, doces, refrigerantes).

  428. 428 Fabrício
    06.04.2011 às 15:30

    Dr Fernando

    Estou usando a medicação recomendada pelo meu médico (panoprazol 40 mg duas vezes ao dia, antes do café da manhã e antes da janta). Certos dias nessa semana eu não consegui comer direito, sentindo enjoo, náuseas. Amanhã vai fazer uma semana que estou nesse tratamento. Gostaria de saber se esses enjoos, náuseas que sinto podem estar ligados a medicação que estou tomando, fazendo com que ela não seja “bem aceita” pelo meu estômago?

    Att Fabrício

  429. 429 Fabrício
    06.04.2011 às 15:31

    A medicação eu escrevi errado no comentário anterior. O nome certo é Pantoprazol 40mg.

  430. 430 Dr. Fernando Valério
    07.04.2011 às 20:05

    Fabrício, por razões éticas não faço comentários sobre medicações neste espaço. Espero que você entenda.

  431. 431 jorge
    08.04.2011 às 11:48

    dr. fernando bom dia, eu estou a mais de 24 horas com arrotos constantes, o que osr me orienta.e qual o risco.

  432. 432 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 10:05

    Jorge, você pode estar apresentando algum quadro gástrico agudo, como uma infecção ou inflamação. É interessante manter uma dieta leve e caso não apresente melhora, procurar ajuda médica.

  433. 433 sandra pimentel
    11.04.2011 às 17:05

    Olá, sou produtora da Record e precisamos entrar em contato com uma pessoa que tenha úlcera nervosa por causa do estresse. Vcs teriam alguém para indicar?
    Obrigada

  434. 434 Dr. Fernando Valério
    11.04.2011 às 23:14

    Sandra Pimentel, agradeço muito o seu comentário, mas por razões éticas não posso sugerir o nome de pacientes ou pessoas com algum tipo de enfermidade. Espero que você entenda.

  435. 435 marcelo hhhhhhhhh
    16.04.2011 às 22:17

    doutor ja fiz quatro endoscopia todos as quatro deu gastrite cronica e hagpilory pela ultima ves agora a dois meses atras fui ao gastro disse para ele que tomei o remedio pirolipac por conta propria por o medico da outra vez ja me tinha receitado mas as dores abdominais voltaram novamente nalzea e outros mal estar no estomago.ele me chamou a atençao dizendo que nao poderia ter feito isso,concordo pedi a ele que pelo amor de deus pra me dar alguma coisa que aliviase essa nalzea e esse mal esta ele entao me receitou pantocal de 40 tomei por 40 dia deu uma aliviada mas agora ja se passaram duas semanas e o mal estar voltou novamente voltei a tomar o remedio pantocal novamente mas parece que ele me faz mais mal ainda.o doutor sera que a bacteria que foi constatada que faz passar tanto mal assim.pelo amor de deus doutor ja nao aguento mais ja tem 2 anos que luto com esse bacteria ja nao sei mais o que faço me ajuda diz o que devo fazer.me diz algumas orientaçoes que devo dizer a meu gastro por favor serei muito grato.

  436. 436 Dr. Fernando Valério
    17.04.2011 às 08:59

    Marcelo, a infecção pela bactéria Helicobacter pylori pode estar causando a sua gastrite e perpetuando o seu quadro. Por isso, recomendo que você discuta com o seu médico um novo esquema para o tratamento da infecção.

  437. 437 Laura
    17.04.2011 às 20:58

    Dr. sinto um bolo na garganta acompanhado de arrotos e azia a + ou – 2 meses, estive no gastro q pediu uma endoscopia cujo resultado só chega dia 25/4 estou aflita pois tomo omeprazol 40mg durante esses meses e não sinto melhora. Ah foi um pedacinho de algo pra biopsia. Obrigada, aguardo resposta do por qu^o omeprazol não está funcionando.

  438. 438 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 00:25

    Laura, antes de iniciar o tratamento e saber se ele será eficiente é preciso entender o resultado da biópsia e da endoscopia.

  439. 439 Claudenice
    18.04.2011 às 17:36

    Dr.Fernando,boa tarde,gostaria muito da sua ajuda,estou com a bacteria h.pylori,o meu médico receitou o pyloripac,mas na farmacia não tinha,entao comprei o pyloritrat,mas estou com uma enorme duvida,pois na cartela há 500mg de clritromicina,30mg de lansoprazol e 2 comp. de amoxicilina de 500mg,a duvida é saber se eu preciso tomar as duas amoxicilina
    ou se as duas é só em caso já de ulcera mesmo?
    Agradeço desde já

  440. 440 Keith Barbosa
    18.04.2011 às 18:20

    Prezado Doutor,
    Nas últimas semanas tenho tido eructações constantes (estou também sem apetite), fiz uma dieta rígida dos alimentos que podem aumentar os gases, mas mesmo assim nada resolveu, nem mesmo os remédios para gases. Seria necessário fazer a endoscopia para esse caso? só esse sintoma indicaria uma úlcera?
    Att.,
    Keith

  441. 441 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 22:42

    Claudenice, agradeço o seu comentário, mas para evitar a automedicação e por razões éticas não oriento posologias neste espaço. Espero que você entenda.

  442. 442 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 22:43

    Keith Barbosa, existem inúmeras causas de gases intestinais e eructações, como problemas inflamatórios, infecciosos, funcionais e dieta. Por isso, recomendo que você procure um Gastroenterologista.

  443. 443 Caterine Rocha
    28.04.2011 às 16:06

    Caro Dr.

    Faço um tratamento para gastrite, causada pela ansiedade estou tomando PANTOZOL em jejum, eu poderia tomar um outro remédio para ansiedade o Citalopram ás 10hrs?

    Fico no aguardo!

    Grata

  444. 444 Amanda
    29.04.2011 às 15:12

    Boa tarde Dr.

    Meu marido há um bom tempo se queixava com frequencia de mal estar estomacal, sentia-se empazinado. Sempre que isto acontecia ele tomava água com limão, pois tinha a sensação de melhora, porém no último mal estar ele tomou limão com bicarbonato, mas vomitou muito até que observamos a presença de um pouco de sangue no vômito ele foi para o hospital e agora a endoscopia acusou Pangastrite enantematosa moderada (fundo e corpo apresentando edema reticular e hiperemia moderada da mucosa).

    O que significa este diagnóstico?

    O hábito de ingerir água com limão pode ter contribuído para levá-lo a este caso de gastrite?

  445. 445 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 08:27

    Caterine Rocha, agradeço o comentário mas por razões éticas e para evitar a automedicação, não faço comentários sobre medicamentos neste espaço.

  446. 446 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 08:40

    Amanda, o seu marido apresenta um quadro de inflamação de toda a mucosa do estômago, e que pode ter relação sim com a ingestão de alimentos muito ácidos.

  447. 447 Tatiana
    02.05.2011 às 00:47

    Dr Boa noite! Fiquei maravilhada com seu site, parabéns pelo propósito de esclarecer as dúvidas das pessoas. Eu ando muito preocupada fiz um papanicolau e deu alteração, Celulas atípicas de siginificado indeterminado/Escamosas: Possivelmente não neoplásicas. Como fiz em um posto, a enfermeira me assustou dizendo q tinha sido bom eu ir buscar, foi marcado um exame de colposcopia. Será que por esse resultado dá pra entender que é grave? E outra coisa, sinto um desconforto do lado direito da barriga perto do baço e vesicula, fiz um ultrasson e nada apareceu, mas, a sensação é de como se estivesse com uma bola. Eu ando sentindo um pouco de enjoo e azia, as vezes. O que parece? Vou ficar muito feliz se obtiver uma resposta! Obrigada.

  448. 448 Dr. Fernando Valério
    02.05.2011 às 10:39

    Tatiana, em relação ao Papanicolau, a rotina é encaminhar a paciente para a colposcopia caso haja qualquer alteração. Isto não quer dizer que o seu caso tenha gravidade maior. Quanto às dores abdominais, como os exames iniciais estão compatíveis com a normalidade, possivelmente você poderá estar apresentando um quadro funcional, como a Síndrome do Intestino Irritável.

  449. 449 Tatiana
    03.05.2011 às 00:39

    Dr.boa noite! Agradeço pela resposta, vou me informar mais sobre Síndrome do Intestino Irritável.

  450. 450 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 17:28

    Tatiana, procure ler o artigo que publiquei sobre o tema em http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm

  451. 451 João Alfredo
    11.05.2011 às 22:09

    Doutor, estou em meio ao tratamento para uma gastrite erosiva severa, sem a presença da bactéria h.pylori. Durante o tratamento, venho sentindo repetidas vezes minhas pernas e braços cansados (sensação de fraqueza nos braços e pernas). Gostaria de saber se isso pode estar relacionado ao tratamento que estou fazendo, ou algo do tipo.

    Desde já agradecido…

  452. 452 Dr. Fernando Valério
    11.05.2011 às 23:42

    João Alfredo, em geral os tratamentos para gastrites não causam os sintomas referidos por você.

  453. 453 maria reginalda de oliveira
    02.06.2011 às 14:30

    Doutor boa tarde mim chamo Reginalda sou do estado de Sergipe , e estou encatada com este seu blog .. bom mas quero em primeiro lugar tirar uma duvida , é o senhor mesmo quem responde as perguntas ? , pois como sei que o senhor é muito ocupado …. bom agora vai meu relato : olha há tempos descobri que tenho uma gastrite a qual os medicos o consideram de leve , já fiz 3 endoscopia e nada de grave , mas os sintomas que sinto me assusta que são ansia de vomito, mau está insuportavel dores na regiao da coluna alem disso quando estou atacada mesmo fico palida que fico verde e minha lingua fica com uma camada branca , fiz exame de sangue e deu anemia por nome de {leucopenia} : bom quero saber se essa anemia é associado a gastrite ou se é leucemia : tbm gostaria de dizer que por falta de orientação tomei por 5 anos seguidos Omeprazol : lembrando que o médico disse para mim que essa anemia não tem remedio e que só uma boa alimentação resolve , mas a cada dia fico mais palida , O QUE O SENHOR MIM ORIENTA ?….. Seria injusto eu tomar tanto seu tempo , aguardo a resposta , um abraço ! reginalda

  454. 454 Dr. Fernando Valério
    02.06.2011 às 15:21

    Maria Reginalda de Oliveira, todos os comentários e textos deste blog são respondidos pessoalmente por mim, o que gera obviamente um enorme esforço. De qualquer maneira, para valorizar o conteúdo contido neste espaço estou criando critérios para resposta. Quanto ao seu caso, sugiro que ele seja discutido com o seu Gastroenterologista, que poderá lhe tratar de forma adequada desta gastrite.

  455. 455 ZEILA CARLA
    05.07.2011 às 22:35

    DR. O SENHOR É COMO POUCOS QUE MESMO COM TODOS OS SEUS AFAZERES AINDA SE IMPORTA E TENTA ESCLARECER AS DÚVIDAS E TEMORES DO SEU PRÓXIMO. QUE DEUS LHE ABENÇOE MUITO. LHE DÊ SAÚDE E MUITA SABEDORIA NA SUA PROFISSÃO.PESSOAS COMO O SENHOR É QUE FAZEM VALER A PENA A MEDICINA. OBRIGADA DE CORAÇÃO.

  456. 456 Dr. Fernando Valério
    19.08.2011 às 16:28

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  457. 457 Ana Paula
    04.01.2013 às 12:03

    Gostaria de saber se os remédios omeprazol 20 mg, amoxilina 500 mg e claritromicina 500 mg podem interferir na minha mestruação. Estou com uma bacteria em meu estomago e estou tratando com estes remédios que a médica me passou e minha mestruação esta atrasada, pode ser os remédios ??

  458. 458 Dr. Fernando Valério
    07.01.2013 às 10:43

    A gastrite causada pela infecção pela bactéria Helicobacter pylori requer um tratamento combinado de antibióticos e de medicamentos que diminuam a acidez (produção de ácido clorídrico) do estômago, o que se chama esquema tríplice. No entanto, todo medicamento pode trazer efeitos colaterais aos pacientes, e estes devem ser discutidos com o médico que os receitou. Por razões éticas, não posso comentar sobre remédios neste espaço.

  459. 459 José Eugênio
    09.01.2013 às 10:08

    Oi Dr.em min a gastrite se manifesta diferente pois
    durante o dia não sinto nada mais de madrugada sinto um grande desconforto,algumas vezes bato na barriga faz barulho,melhorando um pouco quando vou ao banheiro urinar e ao levantar melhora completamente.Faz uns 4 anos que sinto esses sintomas já fui ao medico mas ate hoje não adiantou.
    Que Deus abençoi sua carreira, pessoas que preocuba
    com as outras no dia de hoje é raridade.

  460. 460 Dr. Fernando Valério
    10.01.2013 às 09:24

    Alguns pacientes apresentam quadro de dor abdominal ou desconforto, e que pode ser causado por uma série de problemas, desde alterações digestivas (gastrite, dispepsia, Síndrome do Intestino Irritável, colite), como urinárias (cálculos renais, infecção urinária) ou ginecológicas (endometriose, cistos de ovário). O importante é ter um diagnóstico preciso e ser avaliado de maneira adequada em consulta clínica e através de exames complementares.
    Quanto ao desconforto abdominal que nos faz despertar do sono, este sintoma é conhecido como “clocking”, e é muito relacionado a problemas de estômago, já que o tempo de jejum prolongado ou o inverso, refeições próximas ao momento de se deitar, podem causar desconforto gástrico.

  461. 461 Paulo
    11.01.2013 às 17:14

    Dr Fernando Valerio ,. boa tarde diante de sua atençao ,. quero lhe perguntar ,. fiz a cirurgia de Hernia de Hiato e tem 1 ano e 10 mes,. e sinto o amargo na boca durante a noite,.acordo com a boca amarga, falei pro meu medico e nada de resolver o problema,.queria o seu parecer,. nao desmerecendo o meu medico,. mas uma visao de outro medico seria bom,.,.no mais muito obrigado pela atençao,.,.

  462. 462 Dr. Fernando Valério
    11.01.2013 às 21:28

    A hérnia de hiato é uma doença que está associada ao refluxo gastroesofágico. Nos casos de hérnias de hiato de dimensões maiores, a cirurgia pode ser necessária. No entanto, mesmo após a realização da cirurgia, pode haver a necessidade de acompanhamento para se ter certeza de que o refluxo está sendo bem controlado.

  463. 463 Thiago
    12.01.2013 às 04:44

    Ola,dr.
    No.domingo passado apos jantar,senti uma dor do laso direio do estomago,uma dor mto forte que me fez ate rolar no chao!!
    Fui para o hospital,fui medicado e voltei para casa!
    So q apartir dai,td vez q como ou fumo sinto ansia ou vomito!
    Oq sera q eu tenho?

  464. 464 Dr. Fernando Valério
    12.01.2013 às 09:46

    A dispepsia se caracteriza por dor de estômago, plenitude pós-prandial (empachamento) e saciedade precoce. Além disso, sintomas como náuseas e vômitos podem ocorrer. Desta forma, o importante é procurar entender a causa destes sintomas, que podem ser funcionais, pépticas (gastrite, esofagite, refluxo gastroesofágico, infecção por Helicobacter pylori, úlcera péptica), biliares (pedra ou cálculo na vesícula biliar), além do uso de medicamentos.

  465. 465 Isolete
    23.01.2013 às 12:29

    Boa Tarde, fiz uma endoscopia e deu gastrite erosiva antral mas tenho mta dor no estomago.Estou tomando nexium e Digedrat quase uma semana.Tb estou com depressão e estou tomando exodos isso pode ajudar a sentir mais dor?a Gastrite interfere no funcionamento do intestino ou algum dos remédios que estou tomando pode estar causando isso.

  466. 466 Dr. Fernando Valério
    23.01.2013 às 14:40

    A gastrite é uma inflamação do estômago, e evolui com sintomas de dispepsia, como dor, sensação de estufamento, saciedade precoce e azia.

Deixe um comentário