Constipação Intestinal: sintomas e tratamento

Postado em 30.06.2009 - 09:42


A constipação intestinal é a queixa digestiva mais comum na população geral, acometendo 15% das pessoas, sendo mais frequente nas mulheres, maiores que 60 anos e em sedentários. As principais causas da constipação crônica são alterações primárias do intestino (desordens motoras, quadros obstrutivos, Síndrome do Intestino Irritável, megacólon), alterações metabólicas (diabetes, hipotireoidismo, hipercalcemia), neurológicas (esclerose múltipla, lesões medulares, Parkinson) e decorrentes do uso de medicações. Os critérios para se definir a constipação intestinal são o esforço para se evacuar, fezes ressecadas e em pequena quantidade, sensação de evacuação incompleta, percepção de obstrução à passagem das fezes pelo ânus e reto, necessidade de manobras manuais para se realizar a evacuação (toque digital, por exemplo), e menos de três evacuações semanais. A necessidade de uso de laxantes para que ocorra a evacuação também caracteriza a constipação intestinal.

A avaliação inicial dos pacientes com constipação intestinal inclui a história clínica cuidadosa e o exame físico. Uma parte importante da história clínica inclui a definição da natureza e duração do quadro de constipação, assim como se pesquisar causas secundárias, como o uso de  medicamentos, tumores (em casos de sangramento e dor abdominal) ou distúrbios metabólicos e neurológicos. Os quadros recentes e persistentes de “prisão de ventre”, sem uma causa definida, devem ser pesquisados, para que se excluam alterações estruturais do intestino e doenças orgânicas, principalmente em idosos com anemia ou sangramento gastrointestinal oculto. O exame físico é em geral pouco elucidativo, mas pode ser útil em casos de doenças anais (hemorróidas e fissuras anais) que levam à retenção das fezes devido ao quadro doloroso local, na avaliação de alterações de força e contração da musculatura anal, e na procura por massas tumorais em reto e canal anal.

Quanto aos exames, o trânsito cólico é mais usado na avaliação dos pacientes com queixa de evacuação infrequente, e consiste em exame radiográfico que mostra a passagem de pequenos marcadores (argolas radiopacas ingeridas pelo paciente) durante o trânsito intestinal. Este exame é capaz de definir se há algum segmento intestinal em que os marcadores se acumulam ou se o paciente apresenta trânsito normal. Outro exame interessante é a defecografia, que representa a evacuação de contraste (bário) com consistência semelhante a das fezes, e que é monitorada por imagem radiológica em tempo real, mostrando assim o funcionamento intestinal e anorretal no momento da evacuação. Nos casos em que se percebe uma alteração da musculatura anal no momento da defecação, a manometria anorretal, que é um exame capaz de mostrar o trabalho da musculatura anorretal durante a evacuação, também pode ser usada. Exames de sangue (cálcio e testes funcionais da tireóide) e endoscopias (colonoscopia) não devem ser solicitados de forma rotineira, e sim em casos em que há sangramento, anemia, perda de peso, história familiar de câncer de intestino grosso e doença inflamatória intestinal e em casos de constipação aguda em idosos.

O tratamento se inicia com a determinação da causa da constipação intestinal. Causas secundárias devem ser avaliadas, como as doenças sistêmicas e uso de medicamentos, e tratadas especificamente. Assim que as causas secundárias são afastadas, a constipação deve ser associada com o trânsito cólico normal ou lento, e verificar se há alguma alteração de sinergia da musculatura anal durante a defecação. Os pacientes como constipação crônica devido ao trânsito lento devem ser tratados com alteração do estilo de vida, dieta e medicamentos. Os casos mais severos podem necessitar de cirurgia. Nos casos com alteração da musculatura anorretal, o tratamento envolve a realização de biofeedback, exercícios que relaxem a musculatura e alguns supositórios.

As alterações de estilo de vida incluem a realização de exercícios físicos e a tentativa de se diminuir o uso de laxantes, além de se estimular a evacuação após as refeições, principalmente pela manhã, quando o intestino grosso apresenta alta atividade motora. A dieta se relaciona com o aumento da ingestão de fibras e de líquidos, e é a abordagem mais fisiológica para o tratamento da constipação. Quanto às fibras, os cereais são as fibras mais eficientes e laxativas. Em alguns casos, utilizam-se formadores de bolo fecal em associação com a dieta rica em fibras, como o psyllium, a metilcelulose e a policarbofila de cálcio, que tem um efeito laxativo através da absorção de água e aumento do bolo fecal, sendo eficazes no aumento da frequência evacuatória e em tornar as fezes mais pastosas com mínimo risco de efeitos colaterais. Nos casos em que os hábitos de dieta e estilo de vida não são eficazes, há a necessidade do uso de laxativos, que têm risco pequeno, desde que não sejam usados de forma abusiva, e sempre prescritos por médicos após avaliação criteriosa do quadro.

Quanto à cirurgia, ela só deve ser indicada em casos extremos de constipação, quando o paciente já não responde a qualquer medicação, apresenta impactação das fezes e quando há inércia do trânsito cólico. Nos casos bem indicados, a maioria dos pacientes operados apresentam bons resultados, com aumento da qualidade de vida em 90% dos casos.

518 Comentários para “Constipação Intestinal: sintomas e tratamento”

  1. 1 Renato abdelcarim ayres
    13.09.2009 às 23:17

    Olá Dr Fernando, meu nome é Renato tenho 17 anos. no dia 7 de Agosto eu comecei derrepente, a noite com uma leve dor no lado direito do umbigo. Fiquei com medo pois penssei ser apendicite, quando me deitei a dor ficou mais intença mais consegui dormir.No dia seguinte fui ao médico e ela me falou que não era apendicite pois não tinha febre e a dor ja estava bem melhor e quando ela apalpou não doia. Me receitou um exame de fesses, e muita fibras e muita verdura e legumes. O problem é que sou meio hipocondríaco e ficava com medo de comer , então perdi muito peso. Depois fiquei desconfiado de ser verme mais o exame negou não deu nada. Só me recordando sou ressecado e estava tendo uma má alimentação. Voutei a comer normalmente mais tenho medo, e por isso como pouco estou comendo muitas fibras (Linhaça granola na comida) mais sinto umas leves dores que passam Instantaneamente, não sei se é coisa da minha cabeça mais sinto elas consegui regular meu intestino vou ao banheiro todos os dias. O que pode ser por favor me ajude parei até de fazer natação com medo de passar mal desde já te agradeço obrigado!!

  2. 2 Dr. Fernando Valério
    14.09.2009 às 12:36

    Caro Renato, como você apresenta um quadro de dor abdominal, presença de gases intestinais e alteração do hábito intestinal, você pode estar apresentando um quadro de Síndrome do Intestino Irritável ou até mesmo uma simples constipação crônica. De qualquer forma, este diagnóstico deve ser firmado por um médico em uma consulta formal. Por isso, procure um Proctologista ou Cirurgião do Aparelho Digestivo da sua confiança.

  3. 3 Renato abdelcarim ayres
    15.09.2009 às 20:30

    Dr Fernado obrigado,e Parabéns pelo seu trabalho, vi alguns videos no youtube. Obrigadão valeu!!!!!

  4. 4 Viviani
    22.09.2009 às 18:22

    Dr. Fernando, boa tarde!
    Há muitos anos sofro de constipação intestinal. Comecei a usar farinha de linhaça dourada e melhorou bastante. Mas percebo que vivo em “fases” boas e “fases” ruins com o meu intestino. Agora, por ex, estou completamente ressecada, com dores no baixo ventre e um pouco de dores nas pernas.
    O que o dr. me aconselharia?
    Muito obrigada!

  5. 5 Dr. Fernando Valério
    22.09.2009 às 18:30

    Cara Viviani, saiba que o quadro de constipação é muito comum, principalmente em mulheres. De forma geral, há uma boa resposta à dieta rica em fibras, mas pode ocorrer eventualmente a necessidade do uso de algum medicamento laxativo. Desta forma, discuta com o seu médico qual a medicação mais adequada para você.

  6. 6 livia cavalcante
    23.09.2009 às 16:45

    meu irmão esta c/um tumor no intestino e precisa fazer uma colonoscopia mas ele esta com contipaçaõ há duas semanas e vomitando,c/ nauseas tambem;em casa foi feito um fleetenema.no outro dia comeu activia.mamão.2 comprimidos de 46,suco de laranja mas nada até agora.seu abdomen esta muito distendido;o que devo fazer p/ajuda-lo,pois estou c/ o encaminhamento p/o hospital Mario kroeff pois sem a colonoscopia e lãmina naõ terei como interna-lo.

  7. 7 Dr. Fernando Valério
    23.09.2009 às 22:40

    Cara Livia, primeiramente me solidarizo com a doença do seu irmão. Em relação às suas dúvidas, saiba que ele deverá fazer o exame o quanto antes, com preparo intestinal através de fleet ou lavagem intestinal, já que vem apresentando sintomas que indicam possível obstrução intestinal. Por enquanto ele deve manter uma dieta leve.

  8. 8 PAULA VALERIA
    27.09.2009 às 20:17

    Dr. Fernando, tenho uma filha de um ano e três meses,ela tem muita dificuldade para defecar,suas feses são muito grossas e endurecidas. Já a levei em vários pediatras e sempre ouço os mesmos diagnósticos:ela tem q/ ingerir mais fibras e líqudos.Ela já não quer mais comer algumas frutas nem tomar sucos ricos em fibras(abusou de tanto a gente insistir). A última pediátra afimou que ela ñ tem problemas intestineis, apenas o ressecamento e passou PENTALAQUE, mas ñ melhorou, oproblema continua.O que devo fazer? Estou ficando desesperada,pois minha filinha chora muito quando vai defecar, já tem medo, acho até que ela prende quando vem a vontade de fazer. Por favor me ajude.

  9. 9 Dr. Fernando Valério
    28.09.2009 às 09:49

    Cara Paula, obviamente o tratamento mais recomendado para crianças com constipação é a ingestão de fibras e boa hidratação. Nos casos mais resistentes, alguns óleos podem ser prescritos. No entanto, como a sua filha reclama de dor, sugiro que ela passe por uma avaliação para verificar se não há um corte na região anal, o que caracterizaria uma fissura anal. Saiba que as crianças retardam a evacuação quando tem a fissura devido ao medo da dor.

  10. 10 Vanuza Jardim
    28.09.2009 às 12:34

    Dr. Fernando,

    Meu pai tem 79 anos e sempre teve entestino prêso e sempre tomou lactopurga, mas não está tomando. A prostata dele está crescida mas o medico não aconselhou a cirurgia( a um ano atrás)e agora ele reclama que ele tem vontade de evacuar por várias vezes a noite e durante o dia também, ele vai fazer xixi e acaba evacuano tambem meio que descontrolado(não é diarreia ,sai os pouquinhos, por varias vezes) , ele toma o doxazosina 2 mg-1cap. por dia, eu não sei se levo ele no médico da prostata em BH ou no medico que faz colonoscopia aqui na minha cidade que é interior de minas
    ele é ipocondríaco também… oque devo fazer?
    Grata,
    Vanuza.

  11. 11 Dr. Fernando Valério
    28.09.2009 às 18:01

    Vanuza, como o seu Pai vem apresentando um quadro de alteração do hábito intestinal, é prudente que ele seja avaliado por equipe multidisciplinar. Em relação ao quadro intestinal, sugiro que ele procure um Proctologista, que possivelmente indicará uma colonoscopia. Quanto à prostata, seria conveniente uma reavaliação com o Urologista.

  12. 12 Regina
    30.09.2009 às 00:14

    Prezado Dr.Fernando

    Tenho um sobrinho que fez uma cirurgia de mega colo congenito aos 4 meses de vida. Hoje ele tem dificuldades para evacuar com sintomas de constipação, alguns dizem que é problema psicologico outros dizem que problema na cirurgia. E necessario algum exame para avaliar o intestino, qual
    Desde já agradeço

  13. 13 Abata Borges
    30.09.2009 às 02:56

    Boa noite Dr,

    há dois meses tive uma filha desde entao tenho dificuldades para evacuar,vou ao banheiro todos os dias mais as fezes sao duras e volumosas,estava com dores imensuraveis para evacuar entao ha um mes procurei o proctologista ele constatou fissura anal disse para fazer o tratamento com pomada isossorbida 2% e banhos de assento mais nao resolveu melhorou mas nao resolveu, estou passando a pomada tres vezes ao dia só os banhos de assento q nao estou fazendo por falta de tempo por ter uma nenem recem nascida. Faz um mes q iniciei o tratamento estou tomando lactitol 667mg mais nao adianta, não apresento plicoma, fui ao medico novamente pedindo pelo amor de Deus a cirurgia mas ele disse q por estar amamentando nao seria recomendavel pelo fato da sedação e a anestesia local disse q era pra eu esperar mais 4 meses preciso de uma segunda opiniao pois no retorno o medico nao examinou minha fissura para ver se tinha melhorado e tbm nao me informou se minha fissura é cronica ou aguda. Preciso de um tratamento mais eficiente pois de tanta dor esta afetando minha vida social meu humor e principalmente nao me deixa cuidar da minha filha como gostaria. Sou de campinas e faço tratamento na clinica Reis Neto especializada em proctologia. Posso realizar a cirurgia mesmo amamentando?? Isso ira atrapalhar?? a Recuperaçao é rapida??

    muito obrigada

  14. 14 Dr. Fernando Valério
    30.09.2009 às 16:58

    Cara Regina, os casos de megacólon congênito podem evoluir com quadro de constipação, mesmo após a cirurgia. Desta forma, saiba que alguns exames funcionais possam ser realizados, mas deverão ser solicitados pelo médico que acompanha o seu sobrinho.

  15. 15 Dr. Fernando Valério
    30.09.2009 às 17:04

    Cara Abata, saiba que os quadros de fissura anal são muito dolorosos, e que prejudicam enormemente a qualidade de vida dos portadores da doença, e nos impedem até mesmo de curtir momentos especiais da vida, como a chegada de um bebê. Desta forma, em minhas pacientes, mesmo em amamentação, a cirurgia é indicada quando pomadas que relaxem a musculatura (como a que você usou) não podem ser usadas ou não têm boa resposta. Sendo assim, no dia da cirurgia, a paciente fica impossibilitada de amamentar devido à medicação anestésica. No entanto, no dia seguinte a amamentação fica liberada.

  16. 16 Abata Borges
    01.10.2009 às 02:42

    Obrigada pela atenção Doutor. Pensei que a isossorbida fosse uma pomada cicatrizante e não para relaxar a musculatura mas tudo bem.
    Muito obrigada novamente.

  17. 17 Dr. Fernando Valério
    01.10.2009 às 09:57

    Abata, a isossorbida causa um relaxamento da musculatura anal, que permite um fluxo sanguíneo melhor para a região da fissura, aumentando as chances de cicatrização. Além disso, quando o relaxamento é efetivo, diminui o trauma no momento da evacuação.

  18. 18 Regina
    01.10.2009 às 17:38

    Prezado Dr.Fernando

    Obrigada pela resposta… Esqueci de comentar que hoje meu sobrinho tem 9 anos, e o ultimo acompanhamento que ele fez foi quando tinha 6 anos e nada de sucesso. SE possível pode-me passar esses exames. Sei que precoce fazer essa pergunta, mas vou me arriscar. Meu sobrinho pode recuperar desse quadro de constipação?
    Muito Obrigada!!.

    Att.
    Regina

  19. 19 Dr. Fernando Valério
    02.10.2009 às 09:39

    Cara Regina, por razões éticas não posso solicitar exames para pacientes que nunca atendi pessoalmente. Estes exanes devem ser solicitados pelo médico que acompanha o seu sobrinho. Além disso, não sou especialista em pacientes pediátricos. Quanto à constipação, é muito difícil afirmar isto sem conhecer todo o histórico médico do seu sobrinho, e por não ter realizado a cirurgia para o tratamento do megacólon.

  20. 20 andréa
    09.10.2009 às 19:56

    BOA NOITE!!!

    EU QDO ERA PEQUENA SEMPRE QDO IA O BANHEIRO VINHA AQUELE CATARRO COM ALGUMAS VERMES PEQUENAS, SEMPE TIVE ESSE CATARRO, E VEZ EM QDO PENSO QUE SOLTAR UM GAS , VEM AQUELE CATARRO Ñ BRANCO MISTURADO CM POUCO D VEZES SOMENTE ISSO, FICO PREOUCUPADA, POIS TENHO 33 ANOS E MINHA MÃE FALECEU COM TUMOR NO COLON, ELA TIA 50 ANOS, POIS QUERIA SABER SE ISSO E ALGUM PROBLEMA, POIS NUNCA TIVE PRISÃO DE ENTRE, MAS ESSA SEMANA SENTIR QUE QUANDO FUI AO BANHEIRO SAI UM POUCO DURA E FIQUEI PREOUCUPADA, PQ QUANDO ESTAVA FAZENDO PAROU EÑ QUERIA SAI PQ ESTAVA UM POUCO DURO, ENTÃO TIVE DE FAZER MUITA FORÇA PARA SAIR E ISSO NUNCA ACONTECEU, POIS Dr QUERIA SABER O QUE DVO FAZER?
    FICO MUITO GRATA
    OBRIGADA!!!

  21. 21 Dr. Fernando Valério
    10.10.2009 às 09:20

    Andréa, como a sua Mãe apresentou câncer de cólon muito nova (50 anos), obviamente você deverá ter alguns cuidados especiais. Em geral, em casos como o da sua Família, os filhos devem realizar a prevenção através da colonoscopia aos 40 anos ou 15 anos antes da idade mais jovem de quem apresentou um tumor. Desta forma, você deveria realizar a colonoscopia aos 35 anos.
    Quanto ao seu caso atual, ele pode representar apenas um quadro de constipação, que pode ser decorrente de alteração da dieta. De qualquer forma, procure um Proctologista e avalie esta situação com este especialista.

  22. 22 andréa
    12.10.2009 às 21:35

    muito obrigada dr pela sua resposta…

  23. 23 Valmir
    15.10.2009 às 21:09

    Dr:tenho mau halito um remedio

  24. 24 Dr. Fernando Valério
    16.10.2009 às 15:06

    Valmir, mau hálito é uma alteração que prejudica relacionamentos pessoais, profissionais e diminui a auto-estima, e por isso deve ser tratado e identificada uma causa. Por isso, comece fazendo uma avaliação bucal com o seu dentista.

  25. 25 enilda silva souza
    19.10.2009 às 16:22

    DR.Fernando Valério, meu filho tem dois aninhos e tem costipação intestinal sempre,principalmente quando faz uso de madicamentos, uma vez que, o mesmo tem rinite alergica e sempre está usando remédio de alergia, estou desesperada as vezes ele fica até dez dias sem evacuar e sofre muito com isso, frutas, sucos tudo que contém fibra ele já nao aguenta mais nem olhar estou tentando agora com supositórios isso pode causar-lhe algum problema o que o senhor mim recomendaria.

  26. 26 Dr. Fernando Valério
    20.10.2009 às 10:25

    Enilda, o uso de supositórios não trazem problemas em geral. De qualquer forma, você deverá manter a dieta rica em fibras e boa hidratação. Também procure oferecer alimentos laxativos, principalmente as frutas, que são bem aceitas pelas crianças.

  27. 27 Maria José
    21.10.2009 às 15:35

    Olá Dr. fernando, tem 2 meses que estou fazendo dieta, e tomando medicação, fiz várias ultra-sons e 2 endoscopia 1 tomografia e 1 colonoscopia, exame de fezes deu cisto endolimax nana, e sangue oculto nas fezes deu positivo, na colo foi diagnosticado: colite cronica inespecifica c/ biopsia, porem continuo sentindo dor a barriga incha muito, só como sopa e legumes e carne branca,tomei sulfassalazina por 30 dias não tive nenhum resultado,porem apresentou uma melhora com duspatalin e diecetel, mas qdo faço qualquer esforço sinto muita dor no abdome,se comer qualquer comida que não seja liquido estufa a barriga,e não estou conseguindo dormir direito, esses remédios causa alguma alteração? gastro disse que tenho que tomar esses remedios por 6 meses é necessários tomar tanto tempo?

    Grata!

    Maria josé

  28. 28 Dr. Fernando Valério
    22.10.2009 às 08:17

    Maria José, como você apresentou melhora com os medicamentos citados, é importante que você use por um período, que em geral varia de 1 a 3 meses. No entanto, o seu médico deve considerar importante utilizá-los por um período mais longo para que você uma sedimentação do tratamento ou porque ele considerou o quadro intenso.
    Quanto aos sintomas descritos, acredito que elas sejam decorrentes do próprio quadro intestinal, e não das medicações prescritas.

  29. 29 silvia maia
    26.10.2009 às 00:47

    olá Dr . Fernando tenho 27 anos , sou casda e tenho dois filhos desde os 13 tenho contipação intestinal , já tomei diversos tipos de medicação laxativa , realizei exame de sangue oculto nas fezes que deu positivo nas três amostras , colonoscopia que graças a Deus deu sem alterações e fiz dietas com fibras alimentares e cortando parte das massas , contudo nada resolveu meu problema . atualmente passo de 10 a 15 dias constipada e faço uso de laxantes e realizo atividade aeróbica . e ainda percebo que as fezes no vaso deixadas são escuras e a água fica escura também , penso ser sangue .me preocupo e fico vamos dizer ” sem fé de ficar boa , passo a ser acostumada com a situação “

  30. 30 Dr. Fernando Valério
    26.10.2009 às 09:29

    Silvia Maria, a cor mais escura das fezes pode ser decorrente apenas da ação bacteriana (flora intestinal) sobre as fezes, e não necessariamente representa sangramento. Quanto ao seu caso, você deve realizar exames funcionais que mostrem a você a razão da sua constipação intestinal. De qualquer forma saiba que alguns pacientes devem realizar uso de laxativos para um funcionamento intestinal mais próximo do adequado, já que mesmo com a dieta rica em fibras e exercícios físicos, não apresentam boa resposta.

  31. 31 Diogo Macêdo
    28.10.2009 às 18:36

    Boa tarde Dr. Fernando. venho sentido dores a uns 3 meses nas verilhas e um pouco nos testiculos, quando faço esfoço fisico (Jogo de Bola) já fiz esame de ultrasom abdominal total e foi descartado ernia e apendicete e rins, mas continuo sentido dores (só quando faço esfoço)obs, tenho usado supositório de clicerina varias vezes para evacuar, 3 vezes por semana, será o que isso estar ocasionando essas dores?

  32. 32 Dr. Fernando Valério
    29.10.2009 às 09:11

    Diogo, não acredito que as suas dores em região inguinal possam ser causadas pelo uso de supositório de glicerina. Saiba que existe uma alteração dolorosa na virilha chamada Hérnia do Esporte, que acomete principalmente os atletas de esportes com maior impacto, como o futebol. Desta forma, sugiro que você leia o artigo publicado por mim no seguinte link http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2009/10/27/hernia-do-esporte-dor-inguinal-do-atleta-o-que-significa-esta-alteracao/#more-427

  33. 33 sonia mara s.cruz
    29.10.2009 às 10:57

    DR>Fernando gostaria de tirar uma duvida se possivel,tenho hernia no umbigo,nao doi,mas parece que minha barriga cada vez esta maior,fgormato de pera.Horrivel,pode ser desta hernia.Atenciosamente,Sonia

  34. 34 Dr. Fernando Valério
    29.10.2009 às 14:36

    Sonia, a hérnia umbilical é um abaulamento limitado a cicatriz umbilical, e não explica o aumento global do abdome. Desta forma, a hérnia umbilical não deve ser a responsável pelo sintoma descrito por você.

  35. 35 flavio nakao
    31.10.2009 às 00:00

    Prezado Dr. Fernando, tenho DRGE e hernia de iatho por deslizamento gostaria que o sr. pudesse tirar algumas dúvidas

    1-) a prisão de ventre que tenho esta relacionado com a hernia de hiato pelo enfraquecimento do diafragma o que devo fazer comer fibras ?

    2-) Meu Pai faleceu a pouco tempo , em junho deste ano 2009 desde então estou sofrendo destes problemas do esofago DRGE e hérnia de hiato e Ansiedade o medico me passou medicamento para um mes e melhorei bem porem comecei a comer novamente pensado que poderia comer de tudo ai voltou novamente como sou leigo sobre isso comecei a engordar ate quanto tempo tenho que tomar estes medicamentos ou vou ter que tomar para sempre !!

    3-) a ANSIEDADE tem me prejudicado muito com o problema de DRGE o estufamento do estomago se deve ao DRGE ou pela ansiedade

  36. 36 Dr. Fernando Valério
    31.10.2009 às 08:32

    Flavio, saiba primeiramente que o seu caso de hérnia de hiato não tem relação com o quadro de constipação intestinal, e que obviamente este problema intestinal apresentará melhora com o uso de dieta rica em fibras. Em relação ao quadro de estufamento do seu estômago, ele pode realmente ser decorrente de ansiedade, já que 60% dos casos de dispepsia são funcionais, ou seja, relacionados à dieta e ao comportamento emocional.

  37. 37 jean
    31.10.2009 às 18:43

    Dr. valerio, tenho 32 anos e sempre tive dificuldade de ir aos pes faz uns 2 meses venho tendodores abdominais fortes ja fiz endoscopia, colunoscopia e um raio x contrastado e nao apareceu nada esta tudo perfeito como tinha sangramento resolvi ir en um protologista que constatou que tenho hemorroidas, o problema eh que estou indo morar no exterior e soh deu tempo de fazer uma ligadura em seu consultorio resolvendo 1/4 das hemorroidas sempre tive uma dieta pobre em fibras mas ja faz uns 10 meses comecei mudar minha dieta com bastante fibras bastante salada e o nao tenho mais o intestino preso o problema eh que quando vo ao banho sai sangue junto das fezes que eh por causa das hemorroidas mas minha alimentacao esta rica em fibra queria saber se pode ser por causa da bebida alcool e se as dores fortes abdominais que tenho dapois de ir no banheiro sao normais muito obrigado desde ja !!!!

  38. 38 Dr. Fernando Valério
    02.11.2009 às 10:07

    Jean, como você ainda não concluiu o seu tratamento ambulatorial para a resolução das hemorróidas, ainda poderá apresentar sangramento, apesar de uma diera adequada. Obviamente, o uso de álcool pode estar associado ao sangramento anal. Quanto às dores abdominais, elas devem ser reavaliadas, visto que não são normais desconfortos abdominais após as evacuações.

  39. 39 livia cavalcante
    04.11.2009 às 15:21

    Em primeiro lugar boa tarde Dr. Fernando,quero lhe agradecer pela sua simpatia e pelas respostas as duvidas que temos.Gostaria de perguntar o seguint:o que e´ retenção de liquido,há uns dez anos mais ou menos operei minhas mãos,uma de cada vez pois tinha a sindrome do tunel do carpo.Hoje estou c/44anos,trabalho,sou tecnica de enfermagem,minhas mãos incham todos os dias,já fiz varios exames ate´reumatismo,artrose,artrite e outros e naõ constaram nada,o que devo fazer,pois fico até c/vergonha pois minhas maõs ficam horriveis.O que sera isso:Sem mais agradeço pela sua atenção.

  40. 40 neide
    04.11.2009 às 23:23

    boa noite doutor meu filho tem mega colo congenito e ele nao e de comer muito ele tem 1 ano e 6 mese e so toma 100grama de leite de soja ele tem muito gases e so anda doentinho ja teve este ano duas veses pernamonia ate agora nao conseguir a operaçao pra ele gostaria de saber se tem idade para faser esta cirugia faso lavagem em dois em dois dia com minilax mais acho que isso judia muito dele gostaria de saber que lugar do corpo dele que os medico fasem esta cirugia muito obrigada

  41. 41 Dr. Fernando Valério
    05.11.2009 às 08:26

    Livia, primeiramente agradeço as suas palavras gentis. Em relação às suas dúvidas, como não fazem parte da minha especialidade médica terei poucas chances de ajudá-la de forma mais efetiva. De qualquer forma, sugiro que você procure um cirurgião vascular para reavaliar o seu caso.

  42. 42 Dr. Fernando Valério
    05.11.2009 às 08:39

    Neide, o megacólon congênito é uma alteração neural da musculatura do intestino, e que evolui com consequente constipação intestinal. Desta forma, quando a cirurgia é realizada ela é feita através de uma incisão abdominal e a parte do intestino comprometida é retirada.

  43. 43 Fernanda
    05.11.2009 às 14:24

    Boa Tarde Dr. Fernando! Por favor me de uma luz….ja fazem meses que venho com uma dor do lado direito do umbigo, no inicio fiquei preocupada achando que poderia ser apendicite, fiz o exame de ultrasom, mas não constatou nada, continuei com as dores que estão ficando fortes e pedi pra fazer um exame de fezes (até isso tive que pedir, pq não apareceu nada no ultrasom, daí ja dizem que não tenho nada), achei que poderia ser vermes, mas também não constataram nada…ja estou ficando preocupada porque a médica diz ser coisa da minha cabeça, mas não estou legal, estou com dores há meses no mesmo local, ñ sou mais a mesma pois ia ao banheiro mto bem, ja estou pensando em tudo até em hérnia, sei lá…é que moro em cidade pequena, e estou achando que os médicos não possuem o conhecimento suficiente…o que pode ser Dr? já não sei mais o que pensar…mto obrigada!

  44. 44 Dr. Fernando Valério
    06.11.2009 às 08:37

    Fernanda, você pode estar apresentando um quadro funcional em seu trato digestivo, e que se caracteriza por dor abdominal e alteração do hábito intestinal. O quadro mais comum, e que ocorre muito em mulheres jovens se chama Síndrome do Intestino Irritável, e tem como característica não ser causada por algum distúrbio orgânico, e por isso os exames são normais. Caso você se interesse pelo assunto, leia um texto em site sobre esta doença através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm

  45. 45 GISLENE
    07.11.2009 às 10:50

    olá, meu nome é gislene,,, estou com problemas e preciso fazer uma cirurgia mas o proctologista só vai fazer depois que eu fizer um exame no qual não consigo descobrir onde faz, pois na cidade onde estou tratando DOURADOS-MS não faz e nem na capital CAMPO GRANDE tbm não faz, ja ligamos em cascavel e disseram ki lá tbm não faz. o nome do exame é DEFECOGRAFIA se algué ja fez ou puder me informar eu agradeço. sou de NAVIRAÍ-MS tenho 39 anos e necessito desta cirurgia. meu telefone é (67)34612978. abraço a todos.

  46. 46 rosemari leviski
    07.11.2009 às 19:09

    Boa noite Dr. Fernando, estou a escrever pela primeira vez ao sennhor, pois estou muito preocupada com minha neta. ela tem oito anos,quando ela vai ao banheiro nos ficamos assustado , a grossura eo tamanho de seu bolo fecau e de assustar de tao grande, sem contar que ela nao consegue segurar ;pois se suja demais nas calças e devido ao volume ela sofre muito,sem contar que ela nao pode defecar no vaso pois nao tem vaso que ela nao entupa.Dr me desculpe pelos detalhes , mas que medico devo consultar,pois ela sofre muito, fora os comentarios dos coleguinhas na escola.sem mais meus agradecimentos e aguardo uma resposta com brevidade. Um forte abraço. ass- rosemere,Ctba-PR

  47. 47 grasielle
    08.11.2009 às 10:22

    Boa Tarde Dr. Fernando! tenho 21 anos e desde mais nova sofro de contipação.passo mais de 5 dias sem defecar.quando consigo ten que ser com a ajuda do dedo,é uma fezes muito dura, escura, e com catarro.e ainda não consigo tudo.faço o uso de linhaça em pó,leite de soja,granola,farelo de trigo, e mesmo assim é muito complicado.
    O QUE FAÇO DR? PORFAVOR ME AJUDE.
    DESDE JÁ OBRIGADA!.

  48. 48 Dr. Fernando Valério
    08.11.2009 às 14:05

    Gislene, sabidamente este exame é realizado no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. De qualquer forma, acredito que outros hospitais renomados da Cidade também o realize.

  49. 49 Dr. Fernando Valério
    08.11.2009 às 14:08

    Rosemari, acredito que seja conveniente que a sua neta seja acompanhada por um(a) nutricionista, que oriente a dieta correta para que ela tenha evacuações mais frequentes e com bolo fecal menor. Também é importante que um Cirurgião Pediátrico a avalie para que seja possível observar se há algum distúrbio intestinal responsável pelos sintomas.

  50. 50 Dr. Fernando Valério
    08.11.2009 às 14:19

    Grasielle, primeiramente você deveria pesquisar as causas da sua constipação tão severa, e observar se há alguma alteração intestinal que necessite de um tratamento específico. Além disso, saiba que algumas pessoas, independentemente da boa dieta, podem necessitar de uso frequente de laxantes.

  51. 51 GISLENE
    10.11.2009 às 16:26

    OLÁ DR. FERNANDO ! PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER PELA ATENÇÃO,GOSTARIA DE CONTAR UM POUCO A MINHA HISTÓRIA. COMO EU JA DISSE TENHO 39 ANOS E SOU CASADA A 21. TENHO 2 FILHAS DE PARTOS NORMAIS UMA TEM 20 ANOS E A OUTRA TEM 16. MAS A SEIS ANOS ATRÁS EU TIVE UM FILHO KI NASCEU DE CESÁRIA FOI UMA OPÇÃO NOSSA PARA FAZER A LAKIADURA JUNTAS. MAS DEPOIS DE UNS 2 ANOS MAIS OU MENOS EU COMECEI A SENTIR DORES KI AFETAVA A BEXIGA, ENTÃO PROCUREI PRIMEIRAMENTE O MEU OBSTETRA POIS ERA O ÚNICO COM QUEM TIVE OS FILHOS E FIZ ALGUNS EXAMES NÃO DESCOBRIA NADA,ACABEI PROCURANDO O UROLOGISTA DAKI MESMO E TRATEI ALGUM TEMPO . FIZ EXAME DE UROLOGIA, CISTOSCOPIA E TUMOGRAFIA KI NÃO ACUSARAM NADA, A ÚNICA COISA ERA O ÚTERO ENCIMA DA BEXIGA, ENTÃO RESOLVEMOS FAZER HISTERECTOMIA KI TAMBÉM NÃO RESOLVEU. DE TANTO MINHA BEXIGA CONTRAIR ELA DIMINUIU E AGORA A CAPACIDADE DELA É A METADE DE UMA NORMAL E A CADA 100 ML DE LÍQUIDO KI ENTRA DENTRO DELA ELA COMEÇA A CONTRAIR, O MÉDICO ATÉ KERIA AMPLIAR MAS AKI NÃO TEM RECURSO E DISSE KI NÃO ERA 100% E EU TIVE MEDO. EM NOVEMBRO DO ANO PASSADO FIZ OUTRA URODINAMICA NA CAPITAL E O MEDICO ME DISSE KI NÃO TINHA MAIS REMEDIO PARA ELA POIS EU JA TINHA TOMADO DE TUDO. PARA RESUMIR FUI ENCAMINHADA PARA O NEUROLOGISTA SÓ ME PASSARAM UM CALMANTE VENLAXIM 150 MG, MAS EU PAREI DE TOMAR POIS NÃO KERIA FICAR ME DOPANDO DE REMEDIO E ALÉM DE SER CARO MUDEI PARA O MANIPULADO NÃO SEI SE FOI A REAÇÃO POIS ME ESCURECEU AS VISTAS E EU CAÍ, FOI ENTÃO KI ABANDONEI O REMÉDIO. MAS ENQUANTO EU NUM SENTIA DORES EU IA LEVANDO A VIDA E UM DIA SENTI UMAS DORES NAS COSTAS E FUI FAZER O EXAME DO RIM COM O MEU OBSTETRA E NÃO DEU NADA ENTÃO ELE ME ENCAMINHOU PARA A PSICÓLOGA ONDE EU TIVE ALGUMAS SEÇÕES COM ELA, FOI ENTÃO KI ELA PEDIU KI MEU OBSTETRA ME EXAMINASSE MELHOR POIS EU HAVIA RECLAMADO PRA ELA. FOI ENTÃO KI O MÉDICO VIU QUE EU ESTAVA COM UM ROMPIMENTO NO MÚSCULO E ESTAVA CAUSANDO ÉRNEA NO INTESTINO ONDE ESTÁ O OUTRO PROBLEMA RSRSRSRS TENHO INTESTINO PRESO E UMA UMA GRANDE ÉRNEA NO FINAL DO INTESTINO. FOI ENTÃO KI ELE ME ENCAMINHOU PARA O MESMO MÉDICO KI FEZ A HISTERECTOMIA E DIA 03 DE AGOSTO A TRÊS MESES ATRÁS EU FIZ UMA COLPOPERINEOPLASTIA ANTERIO E POSTERIOR E NADA DA DOR PASSAR E O MÉDICO SEMPRE OLHANDO A CIRURGIA E DISSE KI NÃO TINHA NADA DE ERRADO RSRSRSRSRS ATÉ QUE DIA 16 PASSADO EU RETORNEI NELE RECLAMANDO, ENTÃO ELE RESOLVEU VER MAIS PROFUNDAMENTE E ME MOSTROU NO VÍDIO ESTOU COM UM ROMPIMENTO NA PELVE DE UNS 5 CM ONDE O INTESTINO DESCEU E PARECE KI ESTÁ COLADO NO ROMPIMENTO TAMBÉM NÃO MUITO MAS DA PRA VER O INTESTINO COM O APARELHO KI ELE COLOCOU E FOI AÍ KI ELE ME DISSE KI NÃO FAZ A CIRURGIA AKI POIS PRECISA DO ACOMPANHAMENTO DE UM PROCTOLOGISTA E AKI NÃO TEM. MAS A UNS 15 DIAS ATRAS EU FUI LAVAR ROUPA E NÃO SEI O QUE ACONTECEU, NA SEXTA AMANHECI COM MUITA DOR NÃO AGUENTAVA FICAR DEITADA, NEM EM PÉ E NEM SENTADA ERA HORRÍVEL, FUI ENTÃO NO PROCTOLOGISTA DE DOURADOS QUE DISSE KI NÃO PODI FAZER A CIRURGIA SE ANTES EU FAZER O EXAME DE DEFECOGRAFIA, E NÃO CONSEGUI POIS QUANDO LIGO AS SECRETÁRIAS FALAM KI NUNCA OUVIRAM FALAR NESTE EXAME E EU SEI QUE EXISTE POIS TEM NA INTERNET, E O SENHOR ME DISSE KI FAZ EM SÃO PAULO MAS EU NUM TENHO NEM COMO IR PRA LÁ AINDA MAIS NAQUELE HOSPITAL ( SEM CONDIÇÕES )E ALÉM DO MAIS O PROCTOLOGISTA ME ENCAMINHOU A UM UROLOGISTA LÁ DA MESMA CIDADE KI TAMBÉM ME PEDIU ALGUNS EXAMES COMO O URODINÃMICA, ULTASSSOM DAS VIAS URINÁRIAS, EXAMES DE URINA. O EXAME URODINÂMICA JA MARQUEI É NA CAPITAL C.GRANDE, OS OUTROS ESTÃO MARCADOS AKI, MAS SÓ RESTOU O EXAME COMPLICADO E ELE ME DISSE KI EU TENHO QUE ME DESLOCAR PARA A CIDADE GRANDE PORQUE ELE QUER O EXAME. DISSE KI NÃO PODI FAZER A CIRURGIA SEM SABER SE TEM ALGUMA OUTRA COISA ENVOLVIDA. O UROLOGISTA FOI ELE QUEM ME ENCAMINHOU TAMBÉM É DE LÁ DOURADOS. HOJE ESTOU MELHOR MAS MEU ESTOMAGO EMBRULHA QUASE NÃO CONSIGO COMER E AXO QUE TOMEI MUITO REMÉDIO PRA DOR, ERA O DIA INTEIRO. TOMAVA 2 VEZES AO DIA BACTRIM, UMA VEZ UM COMPRIMIDO DE FELDENE, E AINDA VÁRIAS VEZES NO DIA TOMAVA NEXALGINA KI RESOLVIA LOGO A DOR MAS O EFEITO TAMBÉM PASSAVA LOGO. NOTEI KI A BEXIGA ESTAVA PRESA ANDEI TOMANDO DIURÉTICO FOI ENTÃO O QUE MELHOROU BEM MINHA DOR,ONTEM E HOOJE NÃO TOMEI NADA . O MÉDICO ME PEDIU REPOUSO DISSE QUE O INTESTINO PODI DESCER SE EU ME ESFORÇAR E A ÉRNEA TAMBÉM. E ANTES QUANDO ME DAVA DORES EU TINHA KI DEITAR DO LADO DIREITO COM UMA ALMOFADA ENTRE AS PERNAS E FICAR SEM SE MEXER, CHEGUEI A TOMAR BUSCOPAN NA VEIA E QUANDO TOMAVA BUSCOPAM EM COMPRIMIDO ERA 2 DE UMA VEZ. DESCOBRI TAMBÉM KI NÃO´POSSO TOMAR NADA KI TENHA DICLOFENACO KI ME TRANCA A URINA. ENTÃO DR. A UMA SEMANA NÓS ESTAMOS TENTANDO MARCAR O EXAME, MAS NÃO CONSEGUIMOS. ESTAMOS PROCURANDO OUTRA SOLUÇÃO,LIGAMOS EM UMUARAMA, CASCAVEL, LONDRINA, ARAPONGAS, DOURADOS, CAMPO GRANDE E NADA, MAS ATÉ SEMANA KI VEM VAMOS TENTANDO POIS MINHA URODINÃMICA FOI MARCADA PARA TERÇA PORQUE O APARELHO ESTAVA QUEBRADO E VOU FAZER ONDE O UROLOGISTA PEDIU CUJO LUGAR É ONDE FIZ NO ANO PASSADO. EU ACREDITO KI NÃO SEJA NADA SÉRIO, APENAS UMA CIRURGIA BEM FEITA ACHO QUE IRÁ RESOLVER.ENTÃO DR. MAIS UMA VEZ EU AGRADEÇO E PEÇO QUE SE PUDER ME ORIENTAR EM ALGUMA COISA SERIA MUITO BOM, POIS ATÉ SEGUNDA EU ESTAREI POR AKI. ” SE NÃO TIVÉSSEMOS ESPERANÇA NÃO ESTARÍAMOS LUTANDO “.

  52. 52 GISLENE
    10.11.2009 às 16:56

    DR FERNANDO ESQUECI DE DIZER QUE EM FEVEREIRO DESTE ANO EU FIZ EXAME DE COLONOSCOPIA E O RESULTADO DEU NORMAL. MAS DIZ NO EXAME PACTOLÓGICO KI TENHO PLICOMA ANAIS DE VOLUME MODERADO EM QAD, QAE, QPD, QPE E LMP E PEQUENOS MAMILOS HEMORROIDÁRIOS INTERNOS AXO KI DEVIDO AOS ESFORÇOS QUANDO VOU AO BANHEIRO, E ISTO NÃO ME ENCOMODA MUITO. NÃO POSSO COMER CARNE E A ALIMENTOS KI CONTÉM PIMENTA NÃO POSSO NE CHEGAR PERTO KI JA PASSO MAL E SE COMER ALGUMA COISA QUE CONTÉM PIMENTA, ME TRANCA A URINA E SINTO MUITA DOR NO INTESTINO, MAS AKI EM CASA NÃO USAMOS PIMENTA DE ESPÉCIE ALGUMA. NÃO TENHO PROBLEMAS DE CANCER NA FAMÍLIA GRAÇAS A DEUS. FIZ PREVENTIVO E MAMOGRAFIA FIM DO ANO PASSADO E DEU TUDO NORMAL, NUNCA TIVE DOENÇAS GENICOLÓGICAS E NEM MEU MARIDO. DESCULPA DR. POR TOMAR O SEU TEMPO, EU IA FAZER UMA PEKENA OBSERVAÇÃO E ACABEI ESCREVENDO OUTRA HISTÓRIA. UMA BOA TARDE… ABÇS.

  53. 53 andrea freitas
    10.11.2009 às 18:04

    caro dr.ha um mes e meio tive um resecamento das fezes quando fui ao banheiro sangrou e doeu muito.tres dias depois comecei a sentir dores no anus depois no coccix ,melhorou e comecei a sentis muito gases dores na barriga e na regiao lombar .fui ao procto q examinou e disse q tenho hemorroidas de grau 3 e pediu uma colonoscopia poque meu pai teve cancer no reto com 60 anos e faleceu sinto dores nas pernas o q pode ser ? sera q e algo grave estou com muito medo tenho uma filha de 2 anos porfavor me responda urgente sou muito nervosa vou fazer o exame quinta fera estou assustada sera q tenho cancer? desde ja agradeco

  54. 54 Dr. Fernando Valério
    11.11.2009 às 08:30

    Gislene, entendo as dificuldades para a marcação da defecografia. No entanto, concordo com o seu Proctologista, este exame é realmente importante e deve ser realizado de alguma forma.

  55. 55 Dr. Fernando Valério
    11.11.2009 às 08:33

    Andrea, sinceramente acredito que você deva ter traumatizado o ânus de alguma forma devido à evacuação traumática. Desta forma, é possível que você tenha algum problema anal, como uma hemorróida ou fissura anal. Em relação a colonoscopia, ela realmente deve ser realizada,já que você tem história familiar de câncer de intestino. No entanto, não acredito que você deva se preocupar com a possibilidade de câncer no momento, e sim realizar o exame como uma forma de prevenção.

  56. 56 priscila lopes
    11.11.2009 às 10:44

    oiii doutor?
    tenho 23 anoos.queria saber se cancer de intestino tem idade,porque ultimamente tenho dores abdominais,tenho fezes cm catarro,mas vou ao banheiro todos os dias,nao tenho historico familiar de cancer.nigurm da minha famila teve cancer,mas sou muito nervosa e estou com medo,porque que sai parece um catarro nas minhas fezes??
    por favor doutor me diz o que eu devo fazer o que pode ser??
    obrigado

  57. 57 GISLENE
    11.11.2009 às 18:22

    BOA TARDE DR. FERNANDO ! PRIMEIRAMENTE QUERO AGRADECER A SUA ATENÇÃO E AS RESPOSTAS. E QUERO PEDIR TAMBÉM SE ALGUÉM JA FEZ ESTE EXAME E PUDER ME AJUDAR, ME DÊ UMA LUZ RSRSRSRS SERÁ KI NÃO TEM OUTRO LUGAR A NÃO SER NESTE HOSPITAL QUE O SENHOR ME ENDICOU SÍRIO LIBANÊS, MORO NO MS E NÃO CONHECEMOS NADA POR LÁ,TAMBÉM AS DESPESAS FICARIAM MAIS CARAS. ATÉ PRUDENTE TUDO BEM OU NO PARANÁ,TALVEZ ALGUÉM JA TENHA FEITO ESTE EXAME E DAÍ POSSA ME INDICAR O LUGAR. DESDE JA AGRADEÇO… ABÇS.

  58. 58 andrea freitas
    11.11.2009 às 19:57

    entao dr sou a andrea ,contei o episodio das hemorroidas q sangrou para o senhor agora estou com dores abdominais gases e infeccao de urina isso tudo tem relacao com os intestinos,?faz quase 15 dias q comecaram os sintomas de infeccao ,fui ao clico q constatou infeccao urinaria no exame comecei com dores nas costas e quando ia defecar doia ate o reto estou preocupada de ser sintomas de cancer desde ja agradeco muito obrigado abracos

  59. 59 andrea freitas
    11.11.2009 às 20:46

    tenho 31anos e sou muito nervosa sinto coloicas fortes gases dores no baixo ventre sera q e do nervoso?e agora essa infeccao na urina muito obrigado dr pessoas como o sr q faz o o bem e muito raro e nos faz ter esperancas de um mundo melhor abracos q deus o abencoe

  60. 60 Dr. Fernando Valério
    12.11.2009 às 08:58

    Priscila, em geral os tumores de intestino grosso atingem pessoas com mais de 50 anos. De qualquer forma, em algumas síndromes genéticas, esta doença pode acometer pessoas mais jovens. No entanto, em relação ao seu caso, eu sugiro que você procure um Proctologista para avaliá-la, e este médico decidirá se será necessário realizar algum exame para avaliar o seu quadro, como uma endoscopia do intestino (colonoscopia).

  61. 61 Dr. Fernando Valério
    12.11.2009 às 09:16

    Andrea, em relação ao seu caso, saiba que tumores de intestino em pessoas tão novas são raros. Quando eles ocorrem, são decorrentes de alterações genéticas. Desta forma, procure um Proctologista para ser avaliada de maneira adequada. Quanto aos fatores emocionais, eles podem estar relacionados a alterações funcionais do intestino, como ocorre na Síndrome do Intestino Irritável. Caso você queira ler sobre este assunto, leia o meu artigo sobre este tema no seguinte link http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm

  62. 62 Carlos
    12.11.2009 às 18:51

    Boa tarde, ultimamente tenho evacuado, e logo em seguida sai uma grande quantidade de sangue, procurei um proctologista, e ele receitou uma dieta rica em fibras, passei entao a comer alimentos que contem fibras, mais continuou acontecendo os mesmo casos, nao sinto nenhum muchucado no anus, comprei por conta propria uma pomada com mede de dar alguma infeccao, “proctyl.
    mais toda vez que vou ao banheiro e o mesmo sofrimento, meu intestino fica preso durante dias, porque fico com medo, passei a usar formas para facilitar a saida das fezes. Estou preocupado, por que sinto umas dores da bacia ate o umbigo. o que pode ser? Estou realmente desesperado, marquei uma consulta, mais so conseguir daqui 5 semanas, e em minha cidade ha poucos proctologistas.

  63. 63 carlos
    12.11.2009 às 18:54

    completando, tenho 20 anos, e minha familia tem casos de encurtamento de reto, hemorroidas e fistulas.

  64. 64 ARIADNE
    12.11.2009 às 22:58

    Olá Dr, Boa noite!
    descobri que estou com endolimax nana
    o que eu devo fazer pra acabar com esse parasita?
    qual o remédio que devo tomar?

  65. 65 Dr. Fernando Valério
    14.11.2009 às 17:23

    Ariadne, como você apresenta um infecção por um protozoário, o seu médico deverá optar por alguma medicação para o seu caso.

  66. 66 Dr. Fernando Valério
    14.11.2009 às 17:57

    Carlos, existem algumas causas para a presença do sangramento. As mais comuns são as doenças anais, principalmente as hemorróidas. No entanto, se houver a suspeita de sangramento intestinal, pode ser necessário realizar uma endoscopia do intestino grosso, exame conhecido como colonoscopia. Caso se interesse em ler sobre o exame, acesse o link http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2007/01/31/colonoscopia-o-que-e-este-exame/

  67. 67 ARIADNE
    14.11.2009 às 23:33

    estou tomando albendazol esse medicamento é eficaz???

  68. 68 Dr. Fernando Valério
    15.11.2009 às 17:29

    Ariadne, esta é uma boa medicação para o seu caso.

  69. 69 GISLENE
    15.11.2009 às 23:06

    BOA NOITE DR. FERNANDO. ESTOU DE VOLTA PARA DIZER QUE AINDA NÃO CONSEGUI FAZER MEU EXAME RSRSRSR ATÉ CONSEGUI FALAR COM UMA PESSOA QUE DIZ FAZER ESTE EXAME , MAS ME DISSE KI NÃO TEM APOIO DE UM MÉDICO PARA FAZER O DIAGNOSTICO DO EXAME POIS É EM MARINGÁ E COMO O MÉDICO TERIA QUE FICAR SE DESLOCANDO PRA S. PAULO PRA FEZER APERFEIÇOAMENTO NÃO CONSEGUIU NINGUÉM AINDA E TAMBÉM ME DISSE QUE NO PARANÁ NÃO FAZ O EXAME NEM EM CURITIBA AÍ EU ME DESANIMEI, MAS FICOU DE PASSAR ALGUNS TELEFONES D S. PAULO SE CONSEGUIR. AGORA VOU PASSAR POR OUTRO PROCTOLOGISTA EM C. GRANDE TERÇA FEIRA PARA VER O QUE ELE ME FALA E TBM TENHO UMA URIDINAMICA PRA FAZER NA QUARTA, JA VOU APROVEITAR E SE ESTE TBM ME PEDIR O EXAME VOU TER QUE IR PARA S. PAULO NÃO VOU TER OUTRA OPÇÃO. ESTA SEMANA FIZ ULTRASSOM DOS RINS E BEXIGA E GRAÇAS A DEUS NÃO DEU NADA. JÁ ESTOU COM 10 DIAS KI NÃO TOMO REMÉDIO ALGUM ESTOU MELHOR E SEM DORES, MAS ESTOU SISMADA PQ QUANDO EVACUO PARECE KI TEM UM CORANTE AMARELO NAS FEZES CHEGA SER QUASE LARANJA, NÃO SEI SE FOI MUITO REMÉDIO QUE TOMEI E ATACOU O FIGADO E EU FICO ANSIOSA ATÉ CHEGAR A HORA DE VER O MÉDICO. MAS ACREDITO KI VAI DAR TUDO CERTO.

  70. 70 josiane
    25.11.2009 às 22:48

    meu filho tem 2 anos, e sofre de constipaçao funcional,nao sei mais o que fazer, ele sofre muito e eu acabo sofrendo tbém
    por favor me ajudem,ele fica sem evacuar mais de 12 dias ,uso minilax,eu nao quero que ele fique dependente de medicamentos,isso tem cura? qual é a causa disso??
    josiane de mones claros /MG

  71. 71 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:38

    Josiane, primeiramente você deveria conversar com o Pedriatra do seu filho para que uma avaliação intestinal fosse realizada, excluindo-se assim alguma causa orgânica para o problema. Caso o problema seja apenas funcional, você deverá utilizar a dieta como terapia para o problema, oferecendo substâncias ricas em fibras, como frutas (mamão, ameixa preta), cereais, legumes e boa hidratação. Caso seja necessário, procure um Nutricionista para uma orientação mais individualizada.

  72. 72 ANDREIA
    27.11.2009 às 11:17

    Bom dia Dr. Tem uns quatro meses estou com a sensaçao de barriga inchada,tenho muitos gases,as vezes sai catarro nas fezes, sempre tive intestino preso de uns tempos pra cá melhorou muito, mas as vezes minha fezes são moles e apresetam uma muco amarelado, tenho 29 anos nao tem caso de cancer de intestino na familia, estou preocupada???

  73. 73 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 15:06

    Andreia, primeiramente saiba que os tumores de intestino são pouco frequentes na sua idade, e por isso não fique tão preocupada. Em relação ao quadro de gases intestinais e alteração da forma das fezes, elas podem ser decorrentes de alterações funcionais do trato gastrointestinal, e que por sinal são comuns no sexo feminino e em jovens. Desta forma, vale a pena procurar um Proctologista ou Gastroenterologista para avaliá-la.

  74. 74 silvana
    01.12.2009 às 10:11

    estou comendo linhaça dourada faz 1 mês, uma colher de manhã, uma a noite, mas comecei sentir fortes dores de estomago, logo depois q consumo a linhaça são dores mto fortes q chegam a causar arrepios e suor frio, tentei diminuir a quantidade da linhaça mas não adiantou mesmo assim as dores não passam. uso a linhaça para ajudar na dieta para emagrecer, tive resultados e gostaria de continuar usando, o dr. teria uma resposta para essa dor?

  75. 75 Dr. Fernando Valério
    01.12.2009 às 10:46

    Silvana, a linhaça é uma boa fonte de fibras. No entanto, se você acredita que ela lhe trouxe desconforto, você deveria evitar o seu uso. De qualquer forma, lembro que qualquer dieta deve ser orientada por um médico ou nutricionista. Quanto a dor, é difícil lhe dizer por esta via o que realmente pode estar acontecendo.

  76. 76 Andrea
    03.12.2009 às 19:26

    Dr. Fernando tenho endolimax nana. O que devo tomar? Sinto às vezes mal estar pela manhã isso pode ser dela?

    Obrigada,

    Andréa

  77. 77 Dr. Fernando Valério
    04.12.2009 às 08:33

    Andrea, por razões éticas não posso utilizar este espaço para prescrever tratamentos. Desta forma, procure o seu médico e ele lhe indicará uma medicação adequada.

  78. 78 Tatiane
    05.12.2009 às 12:59

    Drº Fernando. Ando preocupada com meu irmão, faz dias que na hora de defecar sangra muito, teve um dia que o assustou muito ao defecar, veio um pedaço de sangue junto como se fosse um coagulo, fez uma colonoscopia mas não deu nada. Nós estamos meio perdido, pois o médico não nós informa nada, agora pediu um exame que faz contraste. Como é este exame, e o que poderiamos fazer para amenizar estes sangramentos, pois está frequnte? Obrigada por sua atenção.

  79. 79 Dr. Fernando Valério
    06.12.2009 às 22:57

    Tatiane, como o seu irmão apresentou sangramento às evacuações, é realmente muito importante que ele tenha acompanhamento médico, como já está fazendo. Como a colonoscopia se mostrou normal, podemos dizer que provavelmente o intestino grosso não é responsável pelos sintomas descritos. Sendo assim, o sangramento deve ocorre de alguma lesão anal ou gastrointestinal. Desta forma, se o médico dele solicitou um exame com contraste, ele deve ter alguma suspeita que justifique a realização do exame. Quanto ao exame contrastado, o contraste pode ser ingerido ou introduzido pelo canal anal, dependendo do objetivo do exame, e a seguir são realizadas radiografias.

  80. 80 Carla
    09.12.2009 às 14:20

    Dr. Fernando

    Tenho 16 anos e nunca tive constipação como estou tendo agora. Meus hábitos alimentares sempre foram os mesmos, mas confesso que não como muita fibra e nem bebo tanto líquido assim. Fui ao médico e depois de uma radiografia e de uma lavagem, foi receitado laxante e um remédio pra gases devido as dores na barriga. Queria saber quais os alimentos que devo evitar , se a constipação pode ser resultado de fatores emocionais e quando a constipação pode ser preocupante.

    Obrigada

  81. 81 Dr. Fernando Valério
    09.12.2009 às 21:48

    Carla, alguns fatores emocionais realmente podem causar distúrbios gastrointestinais, principalmente em jovens do sexo feminino. O melhor exemplo destas alterações funcionais é a Síndrome do Intestino Irritável. Caso você queira ler mais sobre este assunto, leia o meu artigo sobre este assunto no meu site através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm .
    Em relação à dieta, evite alimentos gordurosos, frituras, alimentos flatulentos, bebidas gasosas e alcoólicas, além de doces.

  82. 82 Carla
    10.12.2009 às 22:36

    Obrigada Dr. Fernando, acho que realmente estou com SII.
    O médico receitou o uso de laxante, queria saber até quando é recomendado usar (fazem 3 dias que estou tomando para conseguir a evacuação). Mudei os meus hábitos alimentares,estou comendo até muito pouco por causa do desconforto que sinto. Quando aparecerá o resultado?

  83. 83 Dr. Fernando Valério
    11.12.2009 às 09:13

    Carla, em relação a sua dúvida, por razões éticas não posso comentar sobre a eficácia e resultados de medicamentos, ainda mais quando prescritos por outros profissionais. Sendo assim, é importante que você procure discutir estas dúvidas com o médico que vem acompanhando o seu caso.

  84. 84 marcio
    15.12.2009 às 21:14

    Boa Noite Dr. Fernando!
    Acabo de saber que vou ter a nescessidade de fazer uma cirurgia , gostaria de saber sua opinião a respeito, fiz a video colonoscopia e meu diagnostico foi : exame até seco.foto 5
    diverticulos em colon sigmoide com severa formação de camaras de pressão e diverticulos apresentando sinais inflamatórios em involução ( diverticulite perfurada tratada clinicamente ) Não ha outras alterações indoscopicas presentes.

    resumo : Exame até seco
    Doença diverticular dos cólons
    Fotos

    O meu medico me orientou a fazer a cirurgia laparoscopica , como foi o único medico que consultei , o Dr. acha que é melhor consultar outro para pedir opinião para saber se realmente é necessário e se tem urgência de fazer a cirurgia, pois tive um quadro de diverticulite aguda , a um mês atrás diagnosticada por tomografia , pelo mesmo medico fiz o tratamento por antibióticos e repousos, e em sete dias se passaram as dores.
    Estou preocupado , pois o medico me disse que tenho uma bomba relógio dentro de mim, que a qualquer momento pode complicar se eu tiver mais alguma crise e ter que fazer a cirurgia com urgência!
    Por gentileza, o Dr. poderia me informar se existe algum tratamento alternativo que não seja a cirurgia….
    Se necessário passo as fotos da colonoscopia.
    Muito obrigado pela atenção!
    No aguardo
    Um grande abraço
    Marcio

  85. 85 Dr. Fernando Valério
    15.12.2009 às 22:55

    Caro Marcio, o seu médico tem a impressão de que o seu intestino perfurou devido a uma crise de diverticulite aguda, mas que por sorte sua, esta perfuração não teve maiores consequências. No entanto, ele deve estar preocupado de que outra crise como anterior se repita e com maiores consequências, e por isso indicou o tratamento cirúrgico para a ressecção do segmento intestinal acometido. Em relação à indicação da cirurgia, o médico que o está acompanhando tem mais condições de avaliar sobre esta possibilidade, visto que analisou os seus exames com profundidade e conhece a sua história clínica em detalhes.
    Quanto à possibilidade de uma cirurgia por via laparoscópica, caso o seu médico tenha experiência com o método, esta técnica pode ser uma boa opção para o seu tratamento.

  86. 86 marcio
    16.12.2009 às 22:20

    Dr Valerio Boa Noite!

    Gostaria de primeiro agradecer a sua resposta de ontem, pois qdo recebi esta noticia de que teria que fazer a cirurgua acabei ficando um pouco nervoso…
    Gostaria de tirar outras duvidas, tenho 1,82 de altura e 94kg, meu medico medico me disse que quase não perdi quilo, não entendi uma questão , para se fazer esta cirurgua laparoscopica precisa perder peso antes da cirurgua , ou automaticamente se perde depois da cirurgia….
    Meu medico tbm me disse que eu deveria resolver qdo fazer a cirurgua, o Dr. tem uma previsão de qto em qto tempo costuma dar estas crises…..Pois estou pensando esperar janeiro , mas no entanto ele me disse que tenho uma bomba relogio, por isso estou um pouco apreensivo, não sei qto tempo devo esperar.
    Agradeço mais uma vez pela atenção
    Um abraço
    Marcio

  87. 87 Rose
    17.12.2009 às 13:14

    Dr. Fernando por favor me ajude sinto dores muito fortes no baixo ventre lado esquerdo, após refeição barriga inchada, sensação que comi de mais, dor nas costas em volta da cintura, dor na barriga quando fico muito tempo em pé, dor na barriga quando ando. Desde ja agradeço.

  88. 88 Dr. Fernando Valério
    18.12.2009 às 00:05

    Marcio, apesar da laparoscopia facilitar a visualização das estruturas abdominais, mesmo quando o há um acúmulo de gordura na parede abdominal, há também a presença de gordura intra-abdominal, e esta pode dificultar a técnica cirúrgica.
    Em relação ao momento correto para a realização da cirurgia, você deve respeitar a impressão do seu médico, já que ele vem lhe acompanhando de maneira próxima.

  89. 89 Dr. Fernando Valério
    18.12.2009 às 00:32

    Rose, saiba que existem inúmeras alterações do trato digestivo que evoluem com sintomas como os descritos por você. Desta forma, é importante que você realize uma consulta formal com um Proctologista ou Gastroenterologista para que você tenha um diagnóstico para o seu caso, e para que um tratamento adequadro seja iniciado.

  90. 90 marcio
    18.12.2009 às 20:48

    DR.Fernando, agradeço pela atenção , estou muito grato pelas informações , me deixaram mas tranquilo…
    UM ÓTIMO NATAL E UM ANO NOVO DE REALIZAÇÕES….
    ABRAÇOS
    MARCIO

  91. 91 Clara
    27.12.2009 às 23:53

    Dr. Fernando, já algum tempo tenho tido dores abdominais próximo aos rins, que surgem às vezes apos alimentação, e pequenos esforços físicos como organizar a casa. Fico muito preocupada, pois sinto um pouco de enjôo, uma vez me internei com vômitos o médico suspeitou de pedra na visícula, mas não era, outro médico disse que a dor poderia ser por fazer esforço físico apos comer, fazendo que a energia que seria para digestão fosse “dissipada”, mas notei que mesmo as vezes sem fazer esforço apos refeição sinto a mesma dor. O que me recomendaria? Muito obrigada

  92. 92 Clara
    28.12.2009 às 00:02

    Havia me esquecido a dor que sinto é semelhante a dor de uma pessoa que tenha corrido muito, que tenha feito muito esforço. Por favor, o senhor saberia me responder se a demora em fazer cauterização de cistos de Naboth no útero, pode causar algum transtorno. Obrigada pela atenção, pois conforme tenho lido os comentários anteriores e notória a sua gentileza. Mais uma vez obrigada.

  93. 93 Dr. Fernando Valério
    30.12.2009 às 16:00

    Clara, sempre que alguém apresenta um quadro de dor abdominal crônica é necessário que se faça uma investigação clínica detalhada, com exames de imagem e laboratoriais, além é claro de uma consulta médica detalhada. Como você não vem relacionando o quadro aos esforços físicos, assim como suspeitado, sugiro que você faça um retorno com o seu médico e discuta a evolução do seu caso.

  94. 94 GISLENE
    04.01.2010 às 11:06

    OI DR. FERNANDO !!! ESTOU DE VOLTA PARA TIRAR UMA DUVIDA, A RESPEITO DO EXAME KI EU PROCURAVA DE DEFECOGRAFIA. ENTÃO EU PASSEI UM FAX PARA UMA CLINICA EM SP NÃO VOU DIZER O NOME, NEM DEVO. MAS O PROBLEMA É KI ME LIGARAM DIZENDO KI FAZIAM O EXAME E MARCARAM, EU ME DESLOKEI PRA LÁ SÓ PRA FAZER, FIZ TD KI MANDARAM SÓ KI AO INVÉS D FAZER A DEFECOGRAFIA, FIZERAM UMA RM TOTAL. TENHO COMPROVANTES D TDO E GOSTARIA D SABER SE O SR. OU ALGUÉM PODI ME DIZER QUAIS OS MEUS DIREITOS. APASAR DE TER VÁRIOS PROBLEMAS CONFIRMADOS POR OUTROS EXAMES, O RESULTADO DA RM FOI TDO NORMAL.MEU MEDICO ME DISSE KI A ÚNICA COISA KI SERVIU FOI PRA VISUALIZAR KI NÃO É O INTESTINO GROSSO KI ESTÁ GRUDADO NA ADERENCIA E SIM O DELGADO. PEDIU KI EU PROCURASSE UMA JUNTA MEDICA POIS PRECISO FAZER UMA AMPLIAÇÃO NA BEXIGA, REFORÇAR A ESTRUTURA DO PERÍNEO KI ESTÁ FICANDO FRACA, TENHO RETOCELE ETBM ESTA ADERENCIA KI ESTÁ COLADO O INTESTINO. O MEDICO FIKOU FURIOSO COM O EXAME POIS ELE TINHA DITO KI NÃO PODIA SER OUTRO. E AO INVÉS DE FAZEREM O EXAME COM O BÁRIO, FIZERAM COM GEL, ME DISSERAM KI NÃO IA PRECISAR TOMAR O BÁRIO.ENTÃO DR. ANDEI 700 KM PRA FAZEREM ISTO COMIGO E TDO NAS VÉSPERAS DO NATAL, PENSEI KI IRIA RESOLVER MEU PROBLEMA E AXO KI FICOU MAIS COMPLICADO. OBRIGADO PELA ATENÇÃO… UM ABÇO.

  95. 95 Camila
    04.01.2010 às 20:15

    Dr.Fernando ,desde pequena eu tenho dificuldade em ir ao banheiro,hoje tenho 20 anos,nunca fui ao banheiro todos os dias,no máximo conseguia ir 3 vezes na semana,mas no ultimo ano piorou muito eu só vou ao banheiro com ajuda de laxantes e uma vez na semana,e para fazer efeito tenho que tomar de 3 a 4 pilulas
    Minha alimentação é a base de verduras e legumes já que eu nao como carnes vermelhas,já tentei aumentar a frequencia com que como alimentos com caracteristicas laxativas mas nao melhorou
    Quando procuro sobre esse problema os sites falam em problemas alimentares e falta de agua,mas esse nao é o meu caso,eu tambem nao tenho hipotireoidismo pois fiz os exames recentemente.O que mais pode ser?
    Gostaria de saber sua opniao,e perguntar como é a cirurgia para esse tipo de problema?

  96. 96 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 21:45

    Gislene, você deverá procurar o Conselho Regional de Medicina e procurar saber sobre os seus direitos. Sinceramente, eu tentaria primeiramente resolver este problema com a diretoria da clínica que realizou o exame equivocado e discutir sobre alguma forma de ressarcimento.

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 22:19

    Camila, saiba que existem casos em que a dieta com fibras e a hidratação não tem boa resposta. Estes pacientes podem se tornar dependentes de laxantes. De qualquer forma, existem exames específicos para a avaliação de quadros de constipação intestinal, e que podem ser muito interessantes para o estudo do seu quadro. Procure a ajuda de um Proctologista.

  98. 98 Claudio
    07.01.2010 às 11:17

    Bom dia, Dr. Fernando,

    Ando lendo atentamente aos comentários nesse post, mas como a maioria dos questionadores são mulheres, acabam restando algumas dúvidas.
    Sempre tive um habito intestinal reguladíssimo, mas em novembro passado tive uma constipação que durou por cerca de 2 semanas, com esforço eu conseguia defecar um pouco todos os dias, como estava acostumado, mas fazendo sempre algum esforço. Depois disso a situação melhorou e voltei ao meu hábito normal, mas agora, no início dessa semana voltei a não ‘sentir’ mais vontade de ir ao banheiro, mas como da primeira vez, não sinto cólicas, apenas um desconforto no abdomen. O sr. tem alguma sugestão sobre isso? Devo já procurar atendimento médico?

    Muitíssimo obrigado pelo espaço.

  99. 99 Claudio
    07.01.2010 às 11:21

    Esqueci de mencionar, tenho 23 anos.

  100. 100 Dr. Fernando Valério
    07.01.2010 às 14:01

    Claudio, os sintomas de constipação intestinal são mais frequentes nas mulheres, mas obviamente eles também ocorrem nos homens. Além disso, é importante saber que existem várias causas para este sintoma, desde dieta até doenças funcionais e orgânicas. Por esta razão, aconselho você a procurar a ajuda de um Gastroenterologista ou Proctologista.

  101. 101 juliana
    14.01.2010 às 16:49

    boa tarde dr.tenho 34 anos e fiz uma ecografia total e na hora ele disse que eu tenho muito gases ,nao teria mais nada serio . pois to sempre enchada e tenho sempre dor abdominais .

  102. 102 Laine
    15.01.2010 às 10:45

    Bom dia Dr.tenho anos,e a muitos anos, desde os meus 11 anos sempre sofri com meu intestino preso,me machucava e até tinha medo de ir ao banheiro por conta da dor que imaginava sentir.
    a 3 anos tive lesão medular,e piorou ainda mais o ritmo do intestino,e pelo que pude notar tive fissuras anais e as veias ao redor do ânus estão pouco inchadas,oque deve ser isso?ja perguntei ao ginicologista e ele só disse que não era nada de mais,que era só pra eu tomar cuidado,mas cuidado do que?ou seja não me deu uma resposta concreta.
    Por favor Dr. me ajude.
    Do que se trata exatamente,e oque devo fazer?essas fissuras podem cicatrizar?
    Muito obrigada.

  103. 103 Helaine
    15.01.2010 às 21:12

    Boa noite Dr
    tenho 28 anos e sofro com constipação intestinal, já fiz diversos tratamentos com laxativos,na realidade acredito que já tomei quase todos existentes no mercado, rsrs e nada resolveu, já fiz tratamento com acumpuntura e homeopatia e também nada resolveu, dietas ricas em fibras e também nada, sabe dr. eu já cansei!!! já fiz exames, colonoscopia e enemopaco e não deram nenhuma alteração,não sei mais o que fazer, será que existe alguma cirurgia que eu possa fazer pra resolver esse problema, eu acho que meu intestino deve ser muito longo,e acho que seu eu fizesse uma cirurgia de redução de intestino meu problema iria se resolver,Por favor Doutor me dia se existe alguma cirurgia pra isso, chego a ficar mais de 15 dias sem evacuar e quando tomo remedio não é apenas 01 comprimido e sim de 8 a 10 e no dia seguinte consigo evacuar só uma vez

    desde já agradeço

  104. 104 Renata
    16.01.2010 às 16:52

    Dr. Fernando, boa tarde
    Irei operar…..grau IV…a cirurgia era para o dia 01 de Fev., porém foi antecipada para o dia 18/01….estou super nervosa, pois não tive tempo de fazer uma boa dieta!!!
    O que eu faço??? Tentei falar com o médico que irá me operar, mas não tive acesso!! Estou preocupada, pois além do meu problema, tenho muita dificuldade pra evacuar…ressecamento.
    Me ajude! Preciso de uma resposta o quanto antes, pois segunda-feira já está na porta!!
    Desde já agradeço.

  105. 105 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 08:32

    Renata, primeiramente desejo sucesso em seu tratamento. Para o seu caso, você deverá manter uma dieta rica em fibras e muita hidratação. A dieta será orientada pelo seu médico após a realização do procedimento. Quanto ao uso de laxantes, só tome estas medicações se o médico responsável pela cirurgia lhe autorizar ou orientar.

  106. 106 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 08:55

    Helaine, saiba que em casos de constipação severa, cirurgias podem ser realizadas. Mas saiba que estas cirurgias são uma grande exceção, e não uma regra. Além disso, é importante que você realize alguns exames específicos para a avaliação de quadros de constipação, como o trânsito cólico e a defecografia.

  107. 107 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 09:11

    Laine, segundo o seu relato você apresentou a dilatação de veias do ânus, o que chamamos de hemorróidas, e cortes na pele desta região, o que se denomina fissuras anais. Desta forma, para melhor controle destes quadros, é muito importante que você mantenha uma dieta rica em fibras e muita hidratação. Caso seja necessário, o seu médico poderá lhe prescrever algum laxante.

  108. 108 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 10:08

    Juliana, saiba que a presença de gases intestinais podem representar simples alterações de dieta até problemas mais sérios intestinais. Por isso, recomendo que você discuta o resultado deste exame com o médico que o solicitou e já vem acompanhando você. De qualquer forma, em geral não há motivo para grandes preocupações, ainda mais se você for jovem.

  109. 109 Renata
    20.01.2010 às 10:28

    Dr. Fernando Valério, bom dia
    Quero agradecer sua atenção.
    Fiz a cirurgia no dia 18 (como mencionado acima)….passei mal com a anestesia – raque – mas tudo bem. Não tive dor.
    Porém, hoje, estou com desconforto abdominal e ainda não consegui evacuar. O médico disse que eu deveria ingerir frutas e muito líquido….Sai ontem do hospital e tomei muita água, suco de laranja, comi mamão e ameixas pretas….
    Hoje estou com este desconforto e sinto vontade de evacuar…..mas não consigo… Meu marido disse que não posso fazer nenhuma força, pois issso pode abrir os pontos!! O médico receitou Muvinlax em caso de constipação…. mas tenho outra dúvida tb….se eu evacuar, meus pontos podem estourar??
    Dr. estou desesperada!! Não consigo falar com o médico que me operou, pois fiz a cirurgia através do SUS e tem os dias certos dele no hospital…..e hoje não é dia…!!!
    Me ajude por favor!! Vale a informação: a última vez que evacuei foi no domingo (17)…como estava comendo frutas, e bastante líquido, não tive problemas.
    Muitissimo obrigada,
    Renata

  110. 110 Dr. Fernando Valério
    20.01.2010 às 22:49

    Renata, a dificuldade na primeira evacuação após uma cirurgia para tratamento de hemorróidas é comum, mas que deve ser resolvida para que se evite a eliminação de fezes muito volumosas, que obviamente causarão desconforto intenso. Quanto ao risco de ruptura de suturas cirúrgicas, em geral isto não ocorre, apesar do sangramento anal ser frequente. Quanto ao uso de medicamentos para acelerar o ritmo intestinal, como você foi operada em um Hospital do SUS, você deverá procurar o Pronto Socorro desta instituição. Infelizmente por razões éticas, e mesmo entendo a sua dificuldade com o serviço público de saúde, não posso lhe orientar sobre medicações prescritas.

  111. 111 Fabiana
    21.01.2010 às 10:02

    Ola meu filho tem seis anos, a dois meses esta sofrendo de uma constipação cronica já levei em 7 medicos e ninguem quer encostar a mao nele nao pediram nenhum exame, mas ele grita de dor adminal e agora esta reclamando de muita dor no anus as vezes essas dores vem acompanhada com febre
    Derao um encaminhamento para um psquiatra e ele esta realmente fazendo um acompanhamento com uma psicologa e ela foi a unica que me deu alguns exames para fazer nele porque nenhum pediatra quis fazer nada por ele
    POr favor me ajude pois ele grita dia e noite de dor e não sei mas o que fazer com ele

    Desde ja agradeço

  112. 112 Dr. Fernando Valério
    22.01.2010 às 08:00

    Fabiana, como o seu filho vem apresentando fortes dores abdominais, associado a constipação, irradiação para o ânus e febre, é muito importante que ele realmente seja muito bem avaliado. Por mais que se acredite em aspectos emocionais ligados a quadros dolorosos, a presença de febre é um indicativo de algum problema orgânico pode estar presente. Desta forma, sugiro que você leve o seu filho a um Cirurgião Pediátrico ou a um Gastro-Pediatra.

  113. 113 Livânia
    23.01.2010 às 01:46

    Doutor, estou há uma semana sem evacuar. Sempre tive dificuldades, mas nunca fiquei tamto tempo sem ir ao banheiro. Como estou amamentando, pensei em tomar o Pentalac,mas tenho medo de estar com obstrução intestinal. Porém, não tenho cólicas. É possível que eu esteja com obstrução intestinal?

  114. 114 Érika
    23.01.2010 às 11:24

    Dr. Fernando, Bom dia.
    gostaria que o senhor me falasse algo sobre megacolon psicogenico, pois tenho um filho de 4 anos e estou em desespero , faz 4 anos que sofro com ele e os medicos falavam que era normal . Agora procurei médicos fora da minha cidade e constataram esse tipo de problema ele está fazendo lavagem (clister) no hospital há 1 mes e não está suportando mais, estou em desespero pois não consigo acreditar que é emocional isso vem desde 3 meses de idade o meu filho nunca evacuou sem uso de supositorios, oleo mineral ele toma há 2 anos 3x ao dia e nada a alimentação é balanceada já fez + de 1 ano tratamento psicologico, não sei mais o que fazer Doutor desculpas e Obrigada.

  115. 115 Renata
    23.01.2010 às 11:56

    Olá Dr. Fernando, bom dia!
    Sobrevivi!!!! Graças a Deus!!! Passei pela dolorosa primeira evacuação. Acabei adicionando ao suco (de laranja com ameixa e mamão) o pó Muvinlax…

    Agora, tenho outra dúvida e como meu médico estava com um pouco de pressa devido ao alto número de pacientes que o aguardavam, fiquei sem jeito de ficar questionando detalhes….
    Bom….operei na segunda (18/01) e na sexta (22/01) fui para revisão. Meu médico FEZ exame de toque!! Chorei….chorei muito! Mas ele disse que isso era necessário para que não fechasse a passagem. Apesar da dor, o medo foi maior… E dia 29/01 terei outra revisão e outro exame!
    O senhor pode me explicar direitinho o por quê deste procedimento tão doloroso, logo após a cirurgia?
    Estou fazendo dieta líquida (e vou continuar fazendo até completar 30 dias, depois passarei para dieta pastosa até completar mais 30 dias, ou seja, 60 dias após a cirurgia)- corro o risco de ficar fechada…sem passagem para as fezes??
    Doutor, sei que isso seria até cômico se não fosse tão doloroso e importante pra mim… Só tenho meu marido e meu irmão pra conversar, tirar dúvidas… e eles não tem experiência com estas coisas. Sou muito grata por sua atenção e dedicação a este blog.

    Numa mensagem anterior, perguntei se o dr. tratava de SII e como eu poderia agendar uma consulta?

    Mais uma vez, muito obrigada!!
    Deus o abençoe!

  116. 116 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 08:46

    Livânia, se você está ou não com uma obstrução intestinal, isto é muito difícil de se determinar por esta via. De qualquer forma, acredito que seja apenas um quadro de constipação mais severo. Aconselho você a procurar um Proctologista para avaliar o seu quadro intestinal.

  117. 117 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 08:51

    Érika, saiba que existem alterações neuromusculares no intestino que fazem com que se desenvolva uma dilatação do intestino grosso, o que se denomina megacólon. Estas alterações podem ser congênitas e por isso afetam as crianças. Desta forma, é importante que todas as causas orgânicas sejam excluídas, e que tratamentos específicos sejam recomendados.

  118. 118 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 08:55

    Renata, o toque retal no período pós-operatório é realizado para que se faça uma dilatação digital da área operada e evite-se assim o risco de estreitamento anal (estenose) devido a uma cicatrização inadequada.
    Quanto à SII e a possibilidade de passar em consulta comigo, respondi o seu questionamento diretamente em seu e-mail, e peço que você observe a sua caixa de mensagens. Aproveito também para sugerir que você leia o texto sobre SII que publiquei em meu site, e que pode ser acessado através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm

  119. 119 Renata
    24.01.2010 às 09:52

    Dr. Fernando
    Muito obrigada!!
    Tenha um bom dia e uma excelente semana!

  120. 120 Louis
    25.01.2010 às 14:18

    Olá Dr. Fernando, boa tarde!

    Tenho 29 anos, e sempre tive o intestino regulado, indo frequentemente ao banheiro, até 2 vezes por dia. Porém nos ultimos 2 meses tenho tido problemas, as vezes tenho ficado até 3 dias sem evacuar e quando tenho ido ao banheiro evacuo em forma de bolinhas e tenho a sensação de não ter saído tudo. Ultimamente as bolinhas tem ficado mais escuras.
    Já tomei activia, como frutas todos os dias, e tenho procurado comer bastante verduras no almoço, mesmo assim não tem resolvido. Você acha que devo procurar um médico ou exista algo que eu possa fazer antes para melhorar meu quadro?

    Muito Obrigado.

  121. 121 Sheila
    25.01.2010 às 21:19

    Boa Noite Dr. tenho 31 anos e a mais de um ano descobri que tenho
    espinha Bífida, e que este sério problema afeta alguns orgãos como:
    intestino, bexiga, útero e etc.
    Tem uns 05 anos que venho tendo problemas ao ir no banheiro, e mesmo com
    alimentação balanceada, com muitas fíbras, água e etc, ele não
    funcionava, tendo que tomar laxantes constantes e sem descobri a causa,
    até que fiz a ressonãncia e detectou este grave problema na medula
    espinhal.
    Gostaria de saber agora o que devo fazer, pois toda vez que vou a
    banheiro para urinar eu evacuo, mesmo sem vontade e sem sentir.
    Grata,
    Sheila

  122. 122 Dr. Fernando Valério
    26.01.2010 às 22:08

    Louis, como você já vem tomando medidas dietéticas com o enriquecimento da ingestão de fibras, e mesmo assim não vem obtendo melhora do seu quadro, acredito que o aconselhamento com um especialista (Proctologista) seria adequado ao seu caso. Enquanto você não passa em consulta médica, sugiro que você também tenha uma boa hidratação e que pratique exercícios físicos.

  123. 123 Dr. Fernando Valério
    26.01.2010 às 22:51

    Sheila, você deverá procurar um Proctologista com especilialidade em Fisiologia Anorretal. Atualmente existem alguns treinamentos para que você controle melhor a sua função anorretal, o que traria maior controle e continência fecal, e que podem ser úteis ao seu caso.

  124. 124 Claudia
    27.01.2010 às 16:28

    Boa Tarde Dr. Fernando, meu nome é Claudia e tenho um filho de 5 anos que desde os 2 anos sofre para fazer cocô.Ele não quer ir ao banheiro e prende o intestino o máximo que pode.Chegando a ir ao banheiro de pois de 7 dias as vezes.Agora estou lhe dando plantabem (receitado pelo Gastro) e vitamina de banana manica,linhaça. ameixa preta e mamão. Mas mesmo assim ele ainda só vai 2x por semana ao banheiro. Então peço ajuda para ver o que devo fazer para que ele vá pelo menos 1x ao dia ao banheiro.Será que tenho que trocar a alimentação dele por integral e o leite por leite de soja? O que mais devo fazer para que ele melhore? Desde já agradeço sua atenção. Um abraço

  125. 125 Thiago
    27.01.2010 às 19:53

    boa noite Dr Fernando valério!o meu problema é ki estou com o meu intestino totalmente disregulado,tipo q um tempinho atrás eu sofria de ansiedade e depressão,comia demais e as vezes nao comia nada,conforme o tempo foi passando,fui descobrindo q as causas mais fortes são físicas! inclusive esse problema ki eu to passando no momento!eu sinto muita dor Lombar,to sempre indo no banheiro,fico bastante tempo sentado no vaso e NADA!diminui a minha alimentação e tudo e nao vejo nenhum resultado?? estou fazendo o uso de laxante por conta disso,eu emagreci muito,nao consigo me alimentar direito pq parece ki fica tudo entupido,e qndo eu vô, sai ressecado e as vezes em bolotas,fico tenso, nervoso,realmente nao sei o que fazer maais????será ki pode ser o uso do antidepressivo ki eu tomo?? uma ajuda por Favor! nao sei mais o q eu faço da minha vida qnto à esse problema!!!!

  126. 126 Dr. Fernando Valério
    28.01.2010 às 07:58

    Claudia, as maneiras mais comuns de se incentivar o funcionamento intestinal são a dieta rica em fibras e a hidratação. No entanto, em alguns casos estas medidas ainda não são suficientes. Em adultos acaba-se utilizando medicamentos laxativos. Em crianças, evita-se o uso indiscriminado deste tipo de medicação, e dá-se preferência a óleos e supositórios. Além disso, sempre que a constipação é muito evidente, pode ser necessária a avaliação da dieta e verificar se há algum tipo de intolerância, assim como realizar alguns exames de imagem que possam demonstrar que há a alguma alteralção intestinal que justifique o quadro. Em alguns casos é necessária a avaliação de um Gastro-pediatra.

  127. 127 Dr. Fernando Valério
    28.01.2010 às 08:05

    Thiago, um dos efeitos colaterais mais comuns dos medicamentos antidepressivos é a constipação intestinal. Desta forma, o uso deste tipo de remédio pode estar relacionado ao seu quadro. Além disso, pessoas com algum tipo de problema emocional também podem apresentar sintomas digestivos, como constipação, gases, distensão abdominal, diarréia, dor abdominal e muco nas fezes. O melhor exemplo destas alterações é a Síndrome do Intestino Irritável. De qualquer forma, aconselho você a ter uma dieta com muitas fibras, ótima hidratação e uma prática regular de exercícios físicos.

  128. 128 samares
    29.01.2010 às 13:31

    doutor meu filho tem 27 dias de vida e tem suspeita de megacolon congenito gostaria de saber se quem tem megacolon é capaz de soltar gases.

  129. 129 Dr. Fernando Valério
    29.01.2010 às 23:51

    Samares, a presença do megacólon congênito não impede a eliminação de gases, apesar de dificultar este ato. Na verdade, o maior problema estará relacionado com a evacuação de fezes.

  130. 130 Leticia
    05.02.2010 às 13:54

    Boa tarde, Dr Fernando.
    Eu sempre tive, desde pequena, prisão de ventre. Conforme fui crescendo foi melhorando um pouco, vou ao banheiro mais vezes, atualmente estou com 16 anos. Quando eu viajo, geralmente não consigo ir direito ao banheiro, fico com gases. Nestas Férias fui a Minas Gerais, fiquei com um pouco de gases, mas depois melhorou.Na semana passada fui a Friburgo, e a mesma coisa não ia ao banheiro, só que não sentia desconforto sabe, só gases mesmo. Minha mãe ficou preocupada e me deu lactopurga, tomei 2 conforme pede, e nada. ai tomei mais 1 e consegui ir. Já voltei de viagem e não vou ao banheiro desde que cheguei. Ontem e Hoje de manhã saiu em vez das fezes, algo branco. mas não sei o que que é.. Dr, com o que eu posso estar?
    Estou preocupada!
    Obrigada!

  131. 131 sebastiana m. azevedo
    05.02.2010 às 17:15

    boa tarde! dr. Fernando valério, o meu problema é que tenho uma prisão de ventre tão grave que só vou ao banheiro, quando faço lavagem intestinal, e isso é todo dia porque se fico um dia sem fazer a lavagem pra poder evacuar, já começo à passar mal, fico com a barriga inchada, muito nervosa etc…já fui ao procto, ele me mandou fazer vários exames específicos, eu fiz levei o resultado e ele me propos primeiramente fazer um tratamento clínico com uso de humectol-d, só que eu tomo remédio para dormir, o que é um agravante conclusão oremédio para o intestino não faz o efeito esperado, então ele me passou eparema comprimidos passei a tomar mas nada disso adianta aí eu parto pra lavagem, o médico me disse queno meu caso uma cirurgia seria a última coisa que ele fará primeiramente ele vai tentar outras alternativas, só que eu me sinto muito limitada pois não posso viajar, nem passar algum dia na casa de parentes ou amigos, já pensou ter que levar irrigador pra fazer lavagem intestinal, na casa dos outros? por favor dr. me ~dê um conselho desde já obrigada.

  132. 132 Dr. Fernando Valério
    06.02.2010 às 21:30

    Leicia, é muito comum que alguns pacientes evacuem com muco, que é um líquido esbranquiçado, mas que não deve gerar preocupação. Este quadro pode ter sido decorrente do uso do laxante.

  133. 133 Dr. Fernando Valério
    06.02.2010 às 21:48

    Sebastiana, primeiramente você deveria realizar exames específicos para avaliação do quadro de constipação, como endoscopia, exame contrastado do intestino e exames funcionais. Após esclarecer o seu tipo de constipação, poderá se decidir se é possível insistir no tratamento clínico ou se há a necessidade de cirurgia. De qualquer forma, concordo com o seu médico: a cirurgia deve ser a última opção.

  134. 134 Leticia
    07.02.2010 às 13:42

    Dr. Fernando, boa tarde!
    Sou eu Leticia de novo!
    Dr,o que faço? só estou indo ao banheiro com base de remedio { Tamarine}, tomei ele anteontem e fui ao banheiro, ontem já não fui e nem hoje, e continuo tomando, mas parece que não adianta! o que eu faço??
    desde já, obrigada!

  135. 135 Dr. Fernando Valério
    07.02.2010 às 21:36

    Leticia, por razões éticas não posso prescrever medicamentos através deste espaço. Desta forma, sugiro que você entre em contato com o seu médico ou procure um Pronto Socorro caso julgue necessário.

  136. 136 Cristiane mafra
    08.02.2010 às 19:23

    Drº Fernando

    Estou no momento em crise de constipação,tenho 35 anos sinto calafrios, estou tendo febre e a dor é muito intensa, que até meu ciclo menstrual virou uma bagunça, estive no pronto socorro onde realizei exames, raio x, mas me deixaram embora sem solução isso ja faz 5 dias, e estou até agora com dor.
    Gostaria de saber de um tratamento que eu mesma pudesse colocar em prática, pois as dores são constantes, não tenho mais vontade de nada, antes era alegre e feliz, agora vivo abatida e com olheras e sem animo e com uma barriga que pareço estar grávida de 7 meses.
    O descaso com a saude publica é muito grande, as vezes acho q vou morrer de tanta dor, me ajude por favor, por Deus!

  137. 137 Dr. Fernando Valério
    09.02.2010 às 07:22

    Cristiane, como você está apresentando quadro doloroso abdominal associado a febre e calafrios, você realmente deve ser avaliada de forma mais atenciosa. Devido a estes sintomas decritos por você, sugiro que você procure novamente um Centro Médico para avaliação e realização de exames mais aprimorados, que podem até mesmo ser realizados com certa urgência.

  138. 138 Cristiane Mafra
    09.02.2010 às 21:38

    Boa noite Drº Fernando!

    Seguindo sua orientação hoje voltei no pronto socorro onde realizei novos exames e foi dado o seguinte laudo: que estou com o intestino inflamado e muito debilitado, entrei em um tratamento onde preciso de melhoras até sábado, se não apresentar terei q voltar pro hospital pra realização de exames mais detalhados.
    O médico me fez várias perguntas até se estou tendo problema de queda capilar, e perguntou se o meu ciclo menstrual ta bagunçado. Esse sintomas pode ocorrer nesse caso de inflamação dfo intestino? o q teria haver uma coisa com outra? esqueci de perguntar pro meu médico.
    E quero agradecer pela sinceridade em me pedir pra procurar um médico de novo, obrigado e Deus te abençoe!

  139. 139 Dr. Fernando Valério
    10.02.2010 às 09:41

    Cristiane, você fez bem em procurar ajuda médica. Quanto à sua dúvida, algumas doenças intestinais podem causar manifestações em outros órgãos, como pele, articulações, vasos sanguíneos, olhos. Por isso, o questionamento feito pelo médico que lhe atendeu tem razão de ser e mostra que ele fez uma boa história clínica sobre o seu caso.

  140. 140 Flora Nunes
    16.02.2010 às 18:58

    Dr. Fernando Valério,

    Há mais ou menos sete anos atrás tive uma crise de hemorróida que me doeu bastante, pois era externa. Após uma semana de tratamento, com banhos de assento e pomadas locais, melhorou e nunca mais, até então tive outra crise. O meu intestino costuma funcionar normalmente salvo quando faço viagens ou quando alguma coisa fora da rotina me acontece (mudança alimentar, mudanças de horários para acordar). Costumo ingerir pouco líquido mas venho buscando mudar esse hábito. Agora outra crise de hemorróida se iniciou. Não dói tanto como da vez anterior, mas o local está dolorido e mais uma vez é externa. Gostaria de saber o que fazer e de saber se o uso de minilax pode ser prejuducial para quem tem problemas de hemorróidas (costumo usá-lo quando faço viagens e esse mês de janeiro, de férias, usei com mais frequência). Será que foi o uso do minilax que provocou a crise? Flora Nunes

  141. 141 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 08:10

    Flora, em relação ao seu caso, provavelmente você apresentou uma complicação das hemorróidas chamada trombose hemorroidária. Esta alteração se caracteriza pelo abaulamento anal doloroso. Em geral este quadro é tratado com pomadas anestésicas e antiinflamatórias, dieta com fibras, banhos de assento e alguma medicações por via oral específicas para este quadro.
    Quanto ao medicamento citado por você, por razões éticas não faço comentários sobre qualquer remédio neste espaço, principalmente porque ele deve ter sido prescrito por outro profissional.

  142. 142 Flora Nunes
    17.02.2010 às 11:19

    Dr. Fernando,

    Muito obrigada pelas informações. Gostaria de dizer que não foi recomendação médica o uso do minilax, apenas faço uso deste medicamento quando viajo, para evitar prisão de ventre. Fiquei na dúvida se é recomendável para quem sofre de hemorróida, mas entendo o fato de não poder emitir opinião sobre medicamentos no seu blog e aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pelo mesmo: muito bem feito, muito útil e muito sério!!!! Flora

  143. 143 Thiago Aguiar
    17.02.2010 às 18:57

    Boa Noite Dr.Fernando !
    Estou retornando aki no site para te dizer ki graças a Deus estou bem melhor.eu parei de tomar o antidepressivo Fluoxetina e agora estou conseguindo me alimentar melhor,pois comprei semente de Linhaça,como o senhor havia me dito sobre constipação intestinaL,a semente de Linhaça é ótima!!!tô bastante Feliz. Mais eu queria ki o senhor tirasse uma dúvida minha sobre o fluoxetina!
    é faz 16 dias ki eu nao tomo,e eu tenho sentindo algums sintomas,tipo ki fico tenso,ansioso,as veezes suando Frio e sinto os meus musculos do ombro ,do peito,da coxa e da perna bem quente,será ki ainda é a fluoxetina circulando pelo meu organismo,pq andei lendo sobre o remédio e axo ki ele permanece no sangue por 1 mês! fiz errado de ter parado de tomar assim sem mais nem menos????eu estou bem,meu problema mesmo ja esta resolvido,ki é saber ki realmente sofria de problemas no intestino! o que o senhor tem a me informar???
    Desde jáh ! agradeço a sua atenção
    e Muito obrigado por ter esse espaço aki para tirar dúvidas tão importantes
    Abração fica com Deus !!!!!!

  144. 144 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 19:01

    Thiago, a fluoxetina é uma medicação controlada e que deve ter o seu uso e a suspensão do tratamento orientadados por um médico. No seu caso, sugiro que você entre em contato com o profissional que lhe indicou a medicação, e discuta os efeitos colaterais citados. De qualquer forma, fico satisfeito em saber que houve melhora do seu quadro intestinal.

  145. 145 Thiago Aguiar
    17.02.2010 às 19:17

    Dr. Fernando !
    Agradeço Pela Rapidez á minha pergunta..
    Quanto ao médico que me receitou a fluoxetina,
    eu não tenho mais contato com ele,
    não posso mais marcar mais consulta com ele pq eu não tenho mais Plano de saúde.
    daí eu passei a tomar por conta própria,por coisas da minha cabeça eu tomava sem saber desses efeitos que falei pro senhor na pergunta anterior…
    Não Preciso mais desse medicamento!
    O senhor como bom médico e tendo conhecimento nessa
    área de psicologia mesmo sendo cirurgião de problemas digestivos,teria como me informar e me passa alguma dica qnto eu ter parado de tomar o remédio???
    abraço fica na Paz
    Brigado!

  146. 146 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 19:40

    Thiago, ter um bom conhecimento médico geral não me dá o direito e muito menos respaldo para comentar sobre medicações psicotrópicas. Desta forma, sugiro que você procure um novo especialista para orientá-lo de forma mais precisa.

  147. 147 mirian
    18.02.2010 às 22:34

    caro dr fernando,

    tenho 29 anos e tenho prisao de ventre desde que nasci. ja fiz dietas e nunca funcionou. ha 2 semanas tive uma infeccao intestinal, o que é normal pelo uma vez por ano para mim , e desde entao tem sido pior ainda para evacuar. estou com o abdome inchado e a barriga dura e minha ultima solucao vai ser o laxante. que tipo de tratamento devo procurar para tentar solucionar meu problema de longa data? obrigada

  148. 148 Dr. Fernando Valério
    19.02.2010 às 16:22

    Mirian, como você apresenta quadro de constipação crônica, que em geral é uma alteração funcional do seu intestino, seria interessante procurar um Proctologista. Quanto ao quadro atual, para tratamento e diagnóstico precisos, também recomendo que você procure ajuda médica. Por razões éticas e por não ter lhe atendido pessoalmente, não posso indicar qualquer tratamento para você.

  149. 149 Rodrigo
    19.02.2010 às 22:05

    Boa noite, fazem quatro dias que não consigo ir ao banheiro sinto dentro do meu organismo uma quentura como se fosse uma febre interna,também forte dores em toda a barriga ela esta dura como uma pedra a principio pensei que fosse a minha ulcera sicatrizada mas com os dias percebi que não.Já tomei um laxante -muvinlax- um as 10hrs e outro as 16hrs ja fiz exercícios abdominais varias vezes hoje e nada .Estou preocupado com o funcionamento do meu intestino,já comi mamão e ameixa mesmo assim não consigo ir ao banheiro não sei mas o que faço.Será que voce poderia me dar alguma orintação?

  150. 150 Thiago Aguiar
    21.02.2010 às 16:10

    Boa Tarde Dr. Fernando !!!
    Volto à agradecer Pela sua atenção aos problemas anteriores que havia passado pro Senhor.
    Voltando ao assunto dos Problemas intestinais,Gostaria de Saber,os reais sintomas de constipação intestinaL?? tirando o Fato de eu estar fazendo uso da medicação Psicotrópica,até pq o uso desses tipos de remédio causam constipação,e tb queria saber se problemas nos Rins tb causam problemas intestinais,pq vejo que se os rins nao tiverem em perfeito funcionamento,creio ki nao vá ajudar no Bolo fecaL por nao estar recebendo Líquido normalmente!!!
    entaum tá aí a minha dúvida, abraço fica com Deus.
    até .

  151. 151 Dr. Fernando Valério
    22.02.2010 às 08:12

    Rodrigo, como você está apresentando um quadro de constipação muito severo, é importante que você procure ajuda de Proctologista ou caso você tenha dificuldades em passar com um especialista, procure um Pronto Atendimento na sua Cidade. Existem diversas razões para que um quadro como o seu ocorra, e por isso é necessária a avaliação médica.

  152. 152 Dr. Fernando Valério
    22.02.2010 às 12:06

    Thiago, os sintomas de constipação intestinal são a falta de evacuação, a distensão abdominal em consequência disto, o ressecamento das fezes e a sensação de evacuação incompleta.
    Quanto à associação dos seus problemas renais e o quadro intestinal, não tenho como esclarecer esta dúvida através deste espaço.

  153. 153 Kênia Jordânia
    23.02.2010 às 14:20

    Dr Fernando Valério,

    Tenho 24 anos e iniciei uma dieta para emagrecer.Associado a esta dieta faço uso de um medicamento a base de Sibutramina+Folia Magra+outros dois que não me recordo agora mas que seriam para ajudar no bom funcionamento intestinal(já q a Sibutramina tem como efeito colateral a constipação intestinal).O problema é que desde que iniciei a dieta raramente estou evacuando e quando evacuo sinto muita dor,ocorre pequeno sangramento na região anal e as fezes são sólidas,sem cheiro e fragmentadas.Antes de iniciar a dieta e o medicamento eu tinha o hábito de evacuar 1x a cada 2 dias(sem dor),porém agora estou evacuando 1x a cada 4 ou 5 dias.Estou fazendo uso de farinha de linhaça,aumentei a ingesta de fibras e líquidos o que favoreceu para 1 evacução a cada 3 dias.Após eu evacuar o ânus fica dolorido e sinto uma leve coceira. O que eu devo fazer?

  154. 154 Dr. Fernando Valério
    23.02.2010 às 23:46

    Kênia, a sibutramina causa alteração do ritmo intestinal e da consistência das fezes, o que pode causar trauma na região anal. Desta forma, é importante que você seja avaliada por um Proctologista para saber qual o problema anal que você apresenta e instituir um tratamento específico a esta alteração.

  155. 155 VANDERLÉIA BORBA
    24.02.2010 às 17:21

    Dr.Fernando Valério
    estou tomando sibutramina 16 mg para perder peso preciso perder 20kls. estou tomando tbém cloridato de metiformina pois tenho a menstruaçõa irregular e ñ me acerto com anticocepcional, etenho um inchaço no rosto barriga e pernas e meu intestino ñ está correspondendo bem ao regulador intestinal fontolax todos esses medicamentos foram indicados pelo meu ginecologista estou tomando a dois meses sinto melhora e mais disposição depois que passei a tomar sibutramina parece que perdi 3 kls mais quanto ao regulador intestinal, parei ,pois ao em vez de regular prendeu ainda mais se eu ia ao banheiro duas veses por semana agora passei a ir uma vez.como tenho retorno somente para março com o gineco, gostaria que me orientasse quanto ao regulador. obrigada desde já .

  156. 156 Dr. Fernando Valério
    25.02.2010 às 10:53

    Vanderléia, por razões éticas não posso alterar ou comentar sobre tratamentos prescritos por outros profissionais. No entanto, posso lhe dizer que a Sibutramina pode colaborar para a piora do seu funcionamento intestinal. Desta forma, discuta a sua evolução com o seu médico.

  157. 157 Cristiane
    25.02.2010 às 15:57

    Dr Fernando,

    Boa tarde,

    Gostaria de verificar contigo, tenho percebido que sinto enjôos antes de evacuar?? As vezes é um enjôo pequeno, mas ás vezes parece que vou vomitar mesmo, mas não chego a tal. Logo após, vem a evacuação. Também tenho refluxo junto, mas não é sempre. Já fiz endoscopia, e tem uma gastrite leve. Mas a questão que me refiro, é antes de evacuar mesmo, me dá um enjôo forte. O que pode ser?

  158. 158 VANDERLÉIA BORBA
    25.02.2010 às 16:03

    DR.
    continue sempre assim, pois o ser humano necessita de um pouquinho ao menos de atenção.
    estou muito grata por sua informação.abraço e fica na paz.

  159. 159 lorena Sanchez
    25.02.2010 às 19:58

    Olá Dr. Fernando Valério

    Sou estudante de medicina e estou escrevendo sobre constipação no idoso, gostaria de parabeniza-lo pelo seu trabalho e pedir a sua autorização para utilizar também o seu artigo e coloca-lo entre as minhas referências bibliograficas.
    aguardo sua resposta,
    Att. Lorena Sanchez

  160. 160 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 08:22

    Cristiane, provavelmente você apresente algum distúrbio funcional, que não é grave, mas que traz alguns transtornos. Em casos mais severos, medicamentos podem ser usados. Sendo assim, se o quadro persistir, vale a pena rediscuti-lo com o seu médico.

  161. 161 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 08:31

    Lorena, fico satisfeito em saber que o meu artigo lhe foi útil em seu trabalho de Faculdade, e obviamente lhe autorizo a citá-lo como referência. No entanto, como o seu estudo deve cumprir regrar científicas, o mais interessante é que as fontes fossem livros médicos e artigos científicos, já que o texto escrito por mim objetiva a orientação de pessoas leigas e não ligadas à área da Saúde.

  162. 162 Luciana
    01.03.2010 às 01:12

    Ola Dr Fernando meu nome e Luciana, estou aqui tentando ajudar minha cunhada, ela fez uma cirurgia a 15 anos do Megacolon e do reto, e sempre teve dores mesmo apos a cirurgia so que as dores estao cada vez piores e nao evacua mais tem que tirar as fezes com ajuda, ela vive muito longe em uma cidade distante de Belo Horizonte, gostaria de saber se vc conhece algum especialista neste caso que atenda ela em Belo Horizonte, Pois acho que esse problema dela esta cada vez mais serio e preciso ajuda-la indo atraz de algum especialista pra ela ja que ela nao tem recursos pra ir atraz. agradeco muto se poder me informar. obrigado

  163. 163 Dr. Fernando Valério
    01.03.2010 às 10:28

    Cara Luciana, por razões éticas e determinadas pelo Conselho Federal de Medicina, eu não posso indicar médicos por este espaço, já que isto poderia ser interpretado como propaganda. De qualquer forma, acredito que a sua amiga deveria procurar um Hospital ligado a uma instituição de ensino, onde com certeza teriam muito interesse pelo caso dela.

  164. 164 Evania Garcia
    04.03.2010 às 22:14

    Boa noite Dr.Fernando
    Há um ano atrás tive uma diarréia (2 dias) e de lá para cá nunca mais minhas fezes ficaram normais.Atualmente as fezes são bem finas,em pedaços pequenos e com muco. Ultimamente tenho ido ao banheiro 3 ou 4 vezes por dia (pouca quantidade)e a vontade parece que não passa totalmente. Tenho cólicas abdominais e antes e durante o período menstrual sinto muita dor no abdomen e alteração intestinal (às vezes diarréia).
    Fiz exames de sange, fezes e Ultrasonografia, todos estão normais. Fiz colonoscopia e apresentou como resultado: leve inflamação intestinal crônica.
    O médico suspeita de SII e receitou fluoxetina. Estou tomando o medicamento desde dezembro, porém os sintomas não mudaram.
    Já li num artigo médico que SII não causa inflamação intestinal. Isso procede? E também já me informei sobre endometriose intestinal. Porém, se fiz ultrasonografia e não apresentou nada, significa que não é endometriose. Certo?
    Será que posso tranquilizar-me que realmente é só SII?
    Na colonoscopia meus intestinos aparecem limpinhos e “bonitinhos”, sem nenhuma alteração. E essa inflamação pode aumentar com o tempo ou se tornar uma DII (RCU)?
    Desde já agradeço. É muito bom termos um espaço para tirar dúvidas. Um abraço.

  165. 165 Evania Garcia
    04.03.2010 às 22:23

    Dr Fernando

    Esqueci de dizer que perdi bastante peso (aprox. 8 kg). Não tenho gases, nem abdomem inchado. Às vezes, quando vou ao banheiro sai somente muco e também às vezes o muco sai sem que eu esteja no banheiro, pois não tenho controle sobre ele, porém com as fezes eu consigo controlar, mas quando sinto vontade de ir no banheiro parece ser sempre “urgente”.
    Obrigada Dr.

  166. 166 Dr. Fernando Valério
    05.03.2010 às 00:55

    Evania, o seu quadro deve realmente ser resultado de um quadro funcional (síndrome do intestino irritável) ou de uma inflamação intestinal (colite). Desta forma, deverá haver por parte do seu médico uma associação entre os seus sintomas clínicos e o resultado dos exames para o estabelecimento de um dos diagnósticos. De qualquer forma, posso lhe afirmar que em ambos os diagnósticos, tratamentos específicos podem ser prescritos, o que aparentemente ainda não foi realizado.

  167. 167 Miriam Francisco
    07.03.2010 às 02:44

    Doutor, o que pode ter acontecido comigo? Sempre tive problema de prisão de ventre. Tomo laxante há 10 anos (1 comprimido por dia). Tive dor de cabeça durante 1 mes. Uma dor diária e após umaa medicação que tomei fiquei tão constipada que tomo 4 comprimidos do laxante e não faz mais efeito. O que pode ter acontecido de um dia para o outro e existe cura? Obrigada.

  168. 168 Evania Garcia
    07.03.2010 às 21:07

    Boa noite Dr. Fernando

    Agradeço sua atenção e esclarecimentos. Gostaria de saber se uma inflamação intestinal não tratada poderá evoluir para RCU? Se a RCU já aparece com lesões ou se ela vai se instalando devagar?
    E gostaria de saber também se SII pode ou não causar inflamação crônica?

    Desde já agradeço sua atenção e colaboração.
    Um abraço

  169. 169 Dr. Fernando Valério
    08.03.2010 às 10:07

    Miriam, você pode estar apresetando um quadro de constipação mais severo do que ocorria anteriormente, o que pode ser decorrente de lesões intestinais que causem dificuldade de passagem das fezes, alteração funcional do intestino, dieta não adequada, alterações metabólicas, e até mesmo fatores psicológicos. Por isso, é importante que você seja avaliada por um Proctologista, que determinará a razão da piora do quadro e indicará um tratamento mais adequado.

  170. 170 Dr. Fernando Valério
    08.03.2010 às 10:15

    Evania, a Síndrome do Intestino Irritável não se caracteriza por processos inflamatórios intestinais, já que é uma alteração funcional. Caso um processo inflamatório esteja presente, denominamos o quadro de colite. Entre as colites, no entanto, há o diagnóstico desde inflamações inespecíficas até doenças crônicas e mais severas como a retocolite ulcerativa. No entanto, em alguns casos a retocolite pode se apresentar de maneira muito branda e leve, o que dificulta o seu diagnóstico nesta fase. Sendo assim, o importante é manter um acompanhamento médico e realizar os exames solicitados.

  171. 171 Agda Vacari
    08.03.2010 às 14:23

    Ola estou gravida e gostaria de saber quem tem espinha bifida oculta pode tomar anestesia raquidiana.
    Grata

  172. 172 Dr. Fernando Valério
    08.03.2010 às 17:40

    Agda, como não sou anestesista e sim cirurgião do Aparelho Digestivo e Proctologista, não acredito ser tecnicamente a pessoa mais recomendada para a sua orientação neste sentido. Desta forma, sugiro que você peça ao seu obstetra que lhe indique o nome do anestesista ou equipe de anestesia que lhe assistirá no parto para que você faça uma consulta prévia.

  173. 173 Miriam Francisco
    08.03.2010 às 20:19

    Obrigada!

  174. 174 simone
    08.03.2010 às 20:42

    ola doutor nunca tive constipaçao,mas a alguns meses tenho muitas dores abdominas,ja fiz varias ultravaginais,uma ultra de abdome total e ñ deu nada,as dores começa como uma colica e fico com a regiao pelvica toda doloria doi em anda em senta,o meu intestino a maioria das vezes fuciona muito bem pouca vezes fico constipada,mas quando tenho essas dores doi pra evacua e tambem pra eliminar os gases é uma dor que me incomada muito estou muito preocupada,o que o senhor acha que pode ser .desde obrigada.

  175. 175 Dr. Fernando Valério
    09.03.2010 às 00:22

    Simone, obviamente você está apresentando um quadro de desconforto abdominal importante, associado a constipação ocasional e gases intestinais. Este quadro pode ser causado por uma série de distúrbios intestinais e anais, e por isso é importante que você procure um Proctologista para avaliá-la de maneira pessoal e detalhada.

  176. 176 DANY
    09.03.2010 às 15:26

    Dr.FERNANDO VALÈRIO

    EU ME CHAMO DANIELE,perdi meu bebe recentemente com 5 meses de gestação,e tive que fazer curetagem.apòs essa curetagem,eu nao tive mais sossego com meu estomago.ja que eu tinha costipação e fissuras anais.sinto agora dores no estomago e no lado esquerdo da barriga proximo ao umbigo,as vezes e muito forte as dores,e sinto azia diaramente,dores de cabeça,depois que eu perdi o bebe fiquei anemica tambem.fui ao medico,ele passou uma dieta balanceada rica em fibras,verduras,mais me proibiu de comer massas,frituras e legumes,como:cenura,beterraba e batata pois sinto fortes queimações no estômago.eu não sigo muito a dieta que ele passou,eu não bebo e nem fumo sou evngelica ,as vezes eu como esses alimentos,mais ainda não me sinto bem.sera que posso comer feijão? e não faço exercicios fisicos,sou um pouco sedentaria.tenho 24 anos de idade e tenho medo de ter cancer no estomago.não tenho ninguem na familia que tenha tido essa doença no estomago,mais duas tias minhas faleceram de cancer nos ossos e na coluna.tem alguma coisa haver?Dr.Fernando.por favor me ajuda e me explique melhor?

  177. 177 Regiane Santos
    11.03.2010 às 05:33

    Olá Dr.
    Desde domingo venho sentido fortes dores na região do rim do lado esquerdo, o estranho é que minha urina não esta amarelada e nem dói ao urinar, mas sinto q não tenho evacuado depois da dor.
    Passei no medico q só pediu um exame de urina e nada teve de alteração, to tomando por si só o buscopan resolução q por vezes tem servido de alivio, ja tomei alguns lacto purga para ver se evacuo mas nada mudou, o que devo fazer e a qual especialista devo recorrer?
    Obrigada.

  178. 178 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 07:22

    Dany, primeiramente saiba que o câncer de estômago é raramente diagnostica antes dos 40 anos. De qualquer forma, caso o seu médico julgue necessário, uma endoscopia digestiva pode ser solicitada para você. Quanto ao feijão, para que você tolere este alimento, ele deve ser preparado com muito pouco tempero, assim como todos os outros alimento. Além disso, creio que no seu caso poderá ser necessário o uso de medicação para controle dos sintomas.

  179. 179 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 08:34

    Regiane, você pode estar apresentando um quadro de desconforto abdominal e constipação intestinal decorrente de uma alteração funcional do seu intestino. Desta forma, você deverá procurar um Proctologista para avaliar o seu quadro.

  180. 180 lorena Sanchez
    13.03.2010 às 15:02

    olá dr. Fernando, muitissimo grata, eu e meu colega realizamos a leitura de artigos e livros, pode ficar tranquilo =)
    achei muito legal seu site buscando informar as pessoas.
    um abraço.
    lorena

  181. 181 Jéssica
    17.03.2010 às 14:55

    Boa Tarde Dr.!
    Tenho 19 anos e a mais ou menos 2 meses tive uma diarréia forte. Fui ao médico que diagnosticou como uma infecção intestinal. A diarréia cessou, porém há cerca de três semanas atrás, comecei a perceber o lado esquerdo da barriga um pouco mais dura e presença de muco nas fezes. Resolvi então fazer um exame de fezes, onde, além do muco, apontou sangue oculto positivo. Voltei então ao medico que disse ser uma especie de colite devido à infecção e me receitou Tamiran 500mg, que estou tomando a 4 dias. Até agora ainda sinto minha barriga dura, porém já não vejo o muco nas fezes. Estou preocupada pelo fato de ainda estar com o lado esquerdo da barriga dura, é normal? Obrigada.

  182. 182 Dr. Fernando Valério
    18.03.2010 às 09:46

    Jéssica, o sangramento atual pode realmente ser decorrente da infecção intestinal que você apresentou. No entanto, se o quadro doloroso persistir, poderá haver a necessidade de algum exame endoscópico para a avaliação da mucosa intestinal. Desta forma, não havendo melhora da dor abdominal, rediscuta o seu caso com o seu médico.

  183. 183 Camila
    19.03.2010 às 18:50

    Tenho 21 anos e sofro com prisão de ventre e muitos gases. As vezes me sinto muito inchada, e com grande incomodo abdominal. Fiz exame de fezes e acusou em PROTOZOÁRIOS “Cistos de Endolimax nana”, será que tem alguma relação com os sintomas?

  184. 184 Fabiano
    19.03.2010 às 20:26

    Boa Noite Dr
    Tenho 34 anos,a 2 meses cai de bicicleta ,quebrei a clavicula e fiz uma drenagem de pnumotorax.Tive alta em 2 dias ,Tava levando a vida normalmente aguardando a consolidação da clavicula..apos o medico me liberar para atividades fisicas ,voltei a correr e pedalar ,só que a 10 dias comecei a pigarar e sair um muco incolor e ter um pouco de dificuldade para engular sem agua, sem falar que a minha saliva começou a ficar grossa com sensação de boca seca…Fui ao medico ele diagnosticou refluxo gastroesofagico..
    Estou tomando a medicação a 9 dias ouve uma melhora más faço as refeiçoes o pigaro continua..até ai tudo bem..só que a 4 dias sinto uma sensação desconfortavel ..Uma vontade de urinar e ir ao banheiro ao mesmo tempo só que quando acabo de defecar as vezes sai solidas as vezes liquida e parece que nao fiz completo e em todas as vezes quando urino da uma sensação que
    a bexiga esta cheia principalmente a uretra..esse sintoma eu senti a 2 dias atras e hoje denovo..Estou preucupado estava aguardando uma melhora e surgiu esses sintomas..Fiz exame de urina,fezes,sangue tudo ok. O que vc acha da minha sintuação DR…Obrigado

  185. 185 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 08:15

    Camila, as parasitoses intestinais podem estar relacioanadas com o quadro de desconforto abdominal, gases intestinais e alteração na forma das fezes. Por isso, vale a pena realizar tratamento para isto.

  186. 186 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 08:18

    Fabiano, como você sofreu um trauma importante, provavelmente fez uso de muitas medicações, que podem ter causado efeitos colaterais gastrointestinais, como dor de estômago e azia. Desta forma, sugiro que você procure um Gastroenterologista para avaliar o seu quadro e correlacionar os sintomas citados.

  187. 187 Hilton
    21.03.2010 às 21:14

    Olá Dr Fernando, sempre tive constipação crônica. no entanto, 2 ou 3 semanas atrás senti algo diferente desde então: não sinto o reflexo de defecação e não há relaxamento do esfíncter anal, ou seja, sinto apenas o incomodo do acúmulo e a tentativa de forçar a evacuação. Como fibras, aveia, frutas, linhaça, mas apenas melhorou a consistência das fezes sem interferir no peristaltismo intestinal. O que faço?

  188. 188 Dr. Fernando Valério
    22.03.2010 às 07:47

    Hilton, você pode estar apresentando algo que se chama Síndrome Outlet, que é uma obstrução funcional e um distúrbio de defecação que traz transtornos à passagem das fezes pelo ânus. Desta forma, é importante que você procure um Proctologista para uma avaliação. Provavelmente ele lhe pedirá alguns exames complementares.

  189. 189 Gisela
    23.03.2010 às 22:32

    Dr. Fernando, boa noite!
    Sempre tive intestino preso, mas ultimamente estava tomando 3 colheres de sopa de farinha de linhaça e meu intestino estava funcionando diariamente. Contudo, de uns dias para cá, estou indo ao banheiro 2 vezes por semana, as fezes estão ressecadas e estou sentindo dificuldades para defecar. Pergunto ao senhor: A fluoxetina, que comecei a tomar a pouco tempo, pode ressecar o intestino? O suplemento alimentar “whey Protein” pode ressecar o intestino? Nâo entendo o que está acontecendo. O Senhor pode me ajudar? Um abraço

  190. 190 Dr. Fernando Valério
    24.03.2010 às 08:00

    Gisela, tanto a fluoxetina como o suplmento alimentar podem causar alterações intestinais. Desta forma, é importante manter uma boa hidratação durante este período, assim como praticar atividades físicas.

  191. 191 RENATA
    26.03.2010 às 20:00

    Dr. Fernando, boa noite!
    Tenho um filho de três anos,quando ele tinha um mês de vida,tivemos quer levá-lo ao médico,lá colocarão um supositorio ,depois continuei dando suco de mamão por algum tempo ,e tudo voltou ao normal.mais faz seis mesês quer voltou todo o meu sofrimento e pior,ele passa de seis dias e mais sem fazer,já chegou a nove dias,a medica quer estar tratando ele,passou agora,leite magnésio,naturetti,fiber mais,no começo estava dando certo mais agora não estar,já dei óleo mineral,maná infantil,fora que ele comer de tudo quer ela passou como ameixa,laranja,danome de semente de linhaça ,pipoca e outras coisas a mias e nada.estou passando por um sofrimento,porque ele tem quer ir sempre para emergencia para colocar medicamento no anus e um sofrimento,e em casa quando eu não quero ir para emergencia colocor minilax no anus dele quer o pediatra dele passou.por favor doutor estou cheia de duvidas já não sei o quer faço.

  192. 192 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 09:58

    Renata, em casos tão pouco responsivos à dieta rica em fibras é sempre interessante se procurar um Gastropediatra para que se investigue as possíveis causas desta constipação. Por enquanto, mantenha a dieta com descrita, e acrescente os legumes e verduras à dieta. Não se esqueça também de reforçar na hidratação.

  193. 193 giovana
    31.03.2010 às 10:58

    DR. por onde começar ??rsr
    há 5 anos fiz uma cesárea ,pouco tempo depois apresentava dor pelvica fazia exames de ultrassografia mais sempres com resultado normal 2 anos depois fiz a segunda (e última) cesárea a medica me disse que teve dificuldades ao abrir a barriga devido a uma aderência ultero e intestino .
    as dores nunca pararam até que 2 anos atras fiquei internada por causa de uma DIP e me queixava de pressão forte no intestino investigaram endometriose varias vezes (ultrasson de endometriose profunda , ca125, ressonancia , retosigmoidoscopia ) TODOS EXAMES DERAM NORMAL minha mestruação é super irregular fico ate 4 meses sem menstruar …
    no inicio desse ano meu intestino começou travar de vez ficava 7 a 9 dias sem ir ao banheiro o gastro (um dos que tenho passado) pediu o enema opaco com suspeita de obstrução intestinal por causa da aderencia … fiz uso de duspatalin durante 2 meses mesmo com o remedio ia ao banheiro de 1 a 2 vezes na semana ( como faço dieta minha alimenteção é muito boa fibras frutas legumes…) e o resultado dos exame..???NORMAL
    nem preciso falar que estou cansada de ssa situação né??rsrs os medicos insistem que deveria fazer uma video mais o convenio não pensa assim o que o dr. acha ???

  194. 194 Dr. Fernando Valério
    01.04.2010 às 09:29

    Giovana, primeiramente você deveria fazer algum exame de imagem para avaliar se há realmente um quadro de suboclusão ou aderência. O enema opaco avalia somente o intestino grosso, mas não visualiza o intestino delagado, que também pode sofrer com as aderências. Portanto, um exame para verificar o seu trânsito intestinal seria interessante. Caso o exame não mostrasse alteração, aí deveríamos pensar em algum problema funcional, que deveria ser tratado com medicação específica, dieta e prática de exercícios físicos regulares.

  195. 195 vanessa
    02.04.2010 às 22:00

    Doutor, boa noite. estou com dúvidas sobre cirúrgia de obstrução intestinal, por favor esclareça-me…Tenho um sobrinho que nasceu pré-maturo e sofreu uma cirúrgia e teve que retirar 60% do intestino os médicos dizem que ele está reagindo bem pois hoje já faz três dias que ele fez essa cirúrgia gostaria de saber se ele terá uma vida normal se há algum risco?

  196. 196 Maria Marcilene Morais Carvalho
    03.04.2010 às 18:48

    Dr. Fernando li seus artigos sobre Hemorroidas. fistula anal e constipação intestinal, nossa bastante esclarecidos, e gostaria de compartilhar um pouquinho do meu problema para saber qual é o seu parecer. tenho hemorroidas há 20 ano q foi da minha primeira gravidez, mas melhorou logo q minha filha nasceu e agora há mais o menos uns 12 anos voltei a sentir tudo de novo e pelo q li o meu problema ja está no grau IV e além do mais tenho fistula anal tambem. Então varios médicos já me disseram q é caso cirurgico. Tenho 37 anos e sinto muita dor abdominal, prisão de ventre, a barriga ultimamente sempre inchada com forte dor do lado direito a altura da cintura, gostaria q o senhor me dissesse se todos esses sintomas são causados devido a esses dois problemas ou não? ah já fiz colonoscopia umas tres vezes e sempre dá normal. Eu fico preocupada e pensando será q quando fizer a cirurgia sentirei menos dor, pq já deixei de comer muitas coisa principalmente ácidas…
    Dr desde já agradeço e muito sucesso ao senhor!

  197. 197 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 08:49

    Vanessa, como o seu sobrinho retirou 60% do intestino, ele poderá apresentar uma alteração chamada Intestino Curto, em que há uma diminuição da absorção de nutrientes pelo intestino e quadro de diarréia. Desta forma, ele deverá ter uma orientação nutricional muito próxima para que tenha uma boa qualidade de vida.

  198. 198 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 08:59

    Maria Marcilene, primeiramente gostaria de lhe dizer que as doenças anais não causam os sintomas abdominais que você relatou, e caso as dores no abdome tenham origem intestinal, provavelmente você apresente uma alteração funcional, visto que as suas colonoscopias foram normais. O melhor exemplo destas alterações funcionais é a Síndrome do Intestino Irritável (leia o meu artigo sobre esta doença através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm
    Em relação às hemorróidas Grau IV e a fístula anorretal, a indicação de cirurgia está correta.

  199. 199 Marcelo Castro
    10.04.2010 às 05:30

    OLÁ DR.FERNANDO VALÉRIO,
    PARABENS PELO SEU TRABALHO. ESTOU PREOCUPADO COM MINHA SAUDE E GOSTARIA QUE O SR, ME ORIENTE!! NOS ULTIMOS 6 MESES TENHO SENTIDO PROBLEMAS INTESTINAIS MUITO DESCONFORTANTES, SENDO QUE APRESENAM OS SEGUINTES SINTOMAS:
    -obstipação ou constipação intestinal, é caracterizada pela dificuldade constante ou eventual da evacuação das fezes, que se tornam ressecadas;
    - * Inchaço da barriga – QUANDO APALPO A REGIAO DO ABDOMEM SINTO DORES COMO SE MEUS INTESTINOS ESTIVESSEM INFLAMADOS;
    * Cólicas – SÃO LEVES E NÃO FREQUENTES em regioes diversas do INTESTINO;como se fossem bEliscãoes ou leves ferroadas;

    * Fezes duras e normais – esforço excessivo para evacuar (as primeiras fezes são duras, mas, atraz delas vem as fezes normais) Há tabem a presença de catarro muco amarelado) nas fezes, em pouca quantidade – as vezes, só defeco esse catarro, puxo, sensassão de obstrução do intestino evitando a saida das fezes; (GERALMENTE N. SINTO QUANDO AS FEZES ESTÃO SAIDO) E PROCURO DEFECAR TODOS OS DIAS -MESMO QUE EM PEQUENAS QUANTIDADE;
    – SESSASSÃO DE EMPAXAMENTO AS VEZES COM DORES LEVES OU FORTES NA REGIÃO DO UMBIGO (A DOR OCORRE COMO SE ESTIVESSE PUXANDO UMBIGO PARA DENTRO);
    – nÃO TENHO DIARRÉIA, MESMO COMENDO AS VEZES GORDURAS NO INTUITO DE PROVOCÁ-LA, MAS MESMO ASSIM N. TENHO DIARRÉIA;
    * Irritabilidade – sinto como se meus intestinos estivessem iflamados;
    DIANTE DISSO, SEI QUE PERCISO VER UM ESPECIALISTA, PORÉ NA MINHA CIDADE SÓ TEM UMA MÉDICA QUE PODE ME AJUDAR E ESTA ESTÁ DE LICENÇA MATERNIDADE E SÓ RETORNARÁ NO FINAL DO MES; OS DEMAIS MÉDICOS QUE CONSULTEI ME ENCAMINHARAM PARA ELA;

    ENQUANTO A MÉDICA N. VOLTA VOU ME PREOCUPANDO E N. DURMO MAS DIREITO, TENHO MEDO DE CANCER DE INTESTINO QUE É ALGO COMUM;

    ALGUAMS COISAS ALGUNS MÉDICOS ME ACONSELHARAM A FAZER E EU AS FAÇO, SEJAM:

    – INTRUDUZIR O DEDO ENLUVAO PARA RETIRAR EXCESSO E – OU ABRIR CAMINHA PARA A SAIDA DAS FEZES;
    – FAZER A CHAMADA DUHA PARA TENTAR ELIMINAR O CATARRO OU FORÇAR A ELIMINAÇÃO DO RESIDUOS RESTANTES;
    – FORÇAR A SAÍDA DAS FEZES (AS VEZES DURANTE ORAS);
    É IMPORATNET EVIDENCIAR QUE TAPRESENTO TODOS OS SINTOMAS DA CHAMADA síndrome de cólon irritável (SCI);

    GOSTARIA DE SABER COM FRANQUESA, QUAL O MEU PROBLEMA DR.

    OBS: OUTRAS COISAS QUE PRATICO OU PARTIQUEI NOS ULTIMOS SEIS MESES;

    - SEDENTARISMO;
    - SEXO ANAL (NA MÉDIA DE DUAS VEZES POR SEMANA);
    - MEDICAMENTOS PARA VERMES (GRANDES E PEQUENAS) E AMEBÍASE;
    - ESTOU TOMANDO DOIS TIPOS DE MEDICAMENTO PARA CONTROLAR A QUEDA DE CABELO – PANTOGAR E FISNATERIDA;
    - EMBORA N. TENHA FIACDO GORDO, TOMEI SIBUTRAMINA DURANTE TRINTA DIAS E PERDI 3KG;
    - DIETA COM FRITURAS SEM FIBRAS E VERDURASA POUCO MAIS DE UM MES QUE COMECEI UM DIETA SEM FRITUAS, CARNES, REFRI, QUEIJO, LEITE, E OUTROS VENENOS);
    - SENTI QUE SE AGRAVOU QUANDO COMECEI A TOMAR LEITE INTEGRAL DIARIAMENTE;
    - SINTO FREQUENTE VONTADE DE URINAR – PRINCIPALMENTE A NOITE E BEBO MUITA AGUA;
    - SE NÃO ME CONTROLAR, ENGORDO DO DIA PRA NOITE;
    - SINTO DORES NAS COSTAS, NAS REGIÃO DOS RINS;
    -TRABALHO O DE DIA EM ORGÃO PÚBICO E A NOITE DOU AULA NA UNIVERSIDADE MINHA VIDA É UMA CORRERIA SÓ);
    - DURMO TARDE TODOS OS DIAS (2H DA MANHA) E LEVANTO SEDO 6 e 30 H.;

  200. 200 SOUSA GOMES
    10.04.2010 às 10:47

    Doutor Fernando, bom dia, lhe agradeço atencipadamente sua habitual atenção, gostaria de primeiramente informar que de dezembro/2009 passei por problemas emocionais muito fortes ao ponto de afetar meu trato gastrico, pois passei a sentir uma sensação de um bolo na garganta,um clinico mim receitou diazepan 5mg 2xao dia e pantoprazol 40mg em jejum, passei a tomar esta medicação, aboli de forma abrupta a cerveja que era todo final de semana, sexta sabado e domingo bem como deixei de correr e ir a academia, mudei minha alimentação, não tomo mais café, evito pão, ovos, gorduras, etc, e percebi que meu intestino que sempre funcionou pela manhã ficou bem mais lento,defeco todos os dias mas as vezes eu vou ao banheiro pela manhã e mesmo sem vontade evacuo, mas percebo que não é como antes, inclusive sempre eliminava muitos gases na hora de evacuar e até esses gases desapareceram, evacuo mas sem eliminação de gases, soltava muitos gases no decorrer do dia e também não acontece mais, as vezes percebo um muco claro nas fezes (as vezes) principalmente quando forço um pouco e como mamão com a semente,tenho 36 anos anos, bebo bastante liquido o que mim faz ir constantemente ao banheiro, lhe pergunto se essas alterações podem estar relacionado com as mudanças de habitos, psicologicos (pois já vou para o banheiro achando que não vou evacuar)bemcomo com a medicação,fui m um clinico que mim passou oleo mineral, mas não estou tomando pois na bula explicita que é proibido para quem tem refluxo pois se aspirado pelos pulmões pode causar grandes males. Defeco todos os dias mas percebo que não é como antigamente. Por favor peço sua opinião em relação ao meu caso. grato

    SOUSA GOMES

  201. 201 Dr. Fernando Valério
    11.04.2010 às 09:41

    Marcelo, obviamente você necessita ser avaliado por um Gastroenterologista ou Proctologista. De qualquer forma, é importante lhe dizer que existem inúmeras alterações gastrointestinais que causam sintomas como os seus, desde constipação crônica e dispepsia, até quadros funcionais e inflamatórios. Desta forma, seria interessante que você fosse submetido a exames que avaliassem a integridade da mucosa gastrointestinalm e aí sim iniciar um tratamento específico. Lembro que a indicação destes exames deve ser ratificada pelo seu médico em uma consulta pessoal.

  202. 202 Dr. Fernando Valério
    11.04.2010 às 09:45

    Sousa, o trato gastrointestinal pode ser afetado por fatores dietéticos, emocionais e pela falta de atividade física regular. Desta forma, você pode estar apresentando alterações compatíveis com o surgimento dos fatores citados acima. Além disso, existem causas orgânicas que podem levar ao surgimento de tais sintomas, e por isso o seu médico deve avaliar se há a necessidade de se realizar algum exame para se excluir a possibilidade destas doenças.

  203. 203 George
    12.04.2010 às 04:45

    Belíassimo trabalho doutor!!!! parabéns !!
    doutor a mais ou menos 3 meses com uma piora depois do carnaval! começou com muitos gases e com arrotos prolongados que estremece e com gosto da refeição o corpo e com pontadas no peito e na barriga, fui a emergência achado que era coração ñ deu nada ele disse que poderia ser refluxo ou hernia de hiato fiz endoscopia ñ deu nada ele me passou digplus e omeprazol depois do remédio tive prisão de ventre nas fezes algumas vezes sai secreção e por conta da constipaçao mela o papel higiênico de sangue ficando meu anus ardendo e coçando e agora umas pontadas debaixo do umbigo! sim ja ia me esquecendo as vezes com uma asma fraca!!

  204. 204 George
    12.04.2010 às 04:51

    sim doutor por conta do medo desdo carnaval nao tomo fefrigerante e nem fritura perdi 6 kilos por conta do medo comia quase nada !!! agora ñ perco mais por estou comendo quase normal menos frituras e refrigerantes e tb trabalho de madrugada e quando chego em casa janto mais depois desses sitomas demoro uns 40 minutos para dormir!!!mais não tinha esse costumes antes as vezes ate comia deitado!!

  205. 205 Dr. Fernando Valério
    12.04.2010 às 09:49

    George, devido ao seu quadro de gases intestinais e que evoluiram para um sangramento anal, é importante que você procure a ajuda de um Proctologista. Os gases intestinais podem ser decorrentes da dieta, de alterações funcionais e inflamatórias do intestino. Quanto ao sangramento, ele pode ser de origem anal ou intestinal, e por isso é importante ter a ajuda de um especialista para esclarecimento.

  206. 206 Maria
    13.04.2010 às 16:36

    Boa Tarde Dr. Meu filho tem 3 anos e está reclamando de dor quando vai evacuar. Ele tem tido dificuldade de ir ao banheiro desde que abandonou as fraldas, como se segurasse a evacuação, e agora percebi que ele se machucou. Marquei consulta com o médico, mas gostaria de saber se o senhor teria alguma indicação de como aliviar o sofrimento dele até que a data da consulta chegue. Muito Obrigada!!!

  207. 207 Dr. Fernando Valério
    14.04.2010 às 09:41

    Maria, é muito comum que crianças pequenas, ainda mais na retirada de fraldas, apresentem quadro de constipação. O problema é que estas crianças podem desenvolver um quadro de fissura anal, que causa dor à evacuação e pioram ainda mais a frequência de evacuações, já que as crianças ficam com medo de defecar.
    Desta forma, a consulta com especialista é importante para que se oriente uma boa dieta e até mesmo cuidados locais na região anal.

  208. 208 Elisangela
    15.04.2010 às 10:55

    Bom dia Dr Fernando,tenho 32 anos sempre fui ressecada mais de uns quatro meses pra cá fico até 5 dias sem avacuar fui a um gastro ele dissse que estou com síndrome do intestino irritável e me passou umas fibras para tomar duas vezes ao dia agora eu fico menos dia, fico dois sem evacuar e quando evacuo só sai umas bolinhas e ainda tenho que fazer força p sair minha barriga esta enorme estou até com vergonha de sair de casa pois os outros ficam perguntando se estou gravida e não sinto dor nem no estômago e nem na barriga e em nenhum lugar o que pode ser,por favor me ajude,agradeço a atenção!

  209. 209 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 08:32

    Elisangela, a Síndrome do Intestino Irritável realmente pode evoluir com quadro de constipação, além de distensão abdominal e formação de gases intestinais. No entanto, como você ainda não apresentou melhora do seu quadro, é importante que procure o seu médico para discutir algum incremento em seu tratamento, e caso ele julgue necessário, a realização de algum exame complementar.

  210. 210 gabriela
    19.04.2010 às 03:34

    oi d.FERNANDO !
    TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS A QUASE 2 MESES QUE ELA VEM TENDO DIFICULDADES DE EVACUAR ,E SO FAZ COCO COM MINALAX JA DEI PENTALAC ,OLEO MINERAL ,FIBRAS MAS NAO ADIANTA .
    ELA TEM DIFICULDADE E MEDO PQ ELA FICA NA PONTA DOS PES QUANDO VEM A VONTADE DE FAZER..
    O PEDIATRA DELA FALOU QUE E PRA EU LEVAR ELA NO GASTRO PEDIATRA .
    MAS AQUI NA MINHA CIDADE NAO TEM .
    GOSTARIA DE SABER SE FAZ MAL O USO DO MINILAX ?
    E SE TEM ALGUM REMEDIO LAXATIVO QUE FAÇA EFEITO ?
    NOS EXAMES DE FEZES NAO DEU NADA …
    ME EMSINARAO RAPILAX SERA QUE POSSO DAR ESSE REMEDIO A ELA??
    TEM ALGUMA POMADA QUE ELA POSSA USAR PRA CER MENOS DOLORIDO QUANDO ELA FOR EVACUAR ?
    POR FAVOR D. ME AJUDE JA NAO DURMO MAIS SO DE PENSAR NISSO NAO SEI O QUE FAÇO MAIS .MUITO OBRIGADA DESDE JÀ ! E PARABÈNS .. UM TRABALHO LINDO QUE DEUS TE ABENÇOE !

  211. 211 Dr. Fernando Valério
    19.04.2010 às 09:34

    Gabriela, agradeço o seu comentário e leitura do blog, mas por razões éticas não posso prescrever ou comentar sobre medicamentos neste espaço. Espero que você entenda. Desta forma, seria realmente interessante que você procurasse a ajuda de um Gastropediatra ou de um Cirurgião Pediátrico.

  212. 212 Maria Elisa Oliveira da Silva
    19.04.2010 às 12:20

    Dr.Fernando, Há um mes atras durante a noite tive uma colica muito intensa e de manhã fui ao banheiro e notei que estava com muitas colicas e o intestino desarranjado, fui ao banheiro 5 vezes seguidas e como tinha que sair tomei 2 comprimidos de Dialac, parei de evacuar mas dai pra frente o meu intestino não está funcionando direito, estou evacuando muito pouco, com dificuldade, não estou sentindo aquele aviso de que preciso evacuar! Será que é culpa do remedio ou não tem nada a ver? Estou apreensiva pois meu intestino sempre foi regular, de qualquer maneira tenho consulta marcada p/o proximo dia 22/04 com o gastroenterologista, qual a sua opinião?

  213. 213 Neide
    20.04.2010 às 09:13

    Dr. Fernando
    Há muito tempo venho sentido algumas dores leves na barriga.
    O meu grande incomodo são os roncados que ouça na minha barriga. As vezes são tão altos que chego a ficar com vergonha. São barulhos parecidos com um rosnado da minha cachorrinha (segundo fala os meus filhos) parece engraçado mais é verdade. Já passei constragimentos em sala de espera, no meu trabalho…
    Me alimento direitinho. Já fiz exame de lactose e glutem que deram negativo.
    O que devo fazer, qual médico devo procurar.

  214. 214 noelirub
    23.04.2010 às 16:02

    dr. fernando,boa tarde,tive um avc em setembro,depois disso recuperei os movimentos externos mas qto ao intistino está sendo uma luta,a bexiga graças a deus foi refeita em cirurgia bem como uma retocele,eas paredes pevicas(haviam ficado flacidas apos o micro avc)meu intistino porem ja passou por tds as fases(laxantes,dietas ,feet,supositorio)mas agora esta quase parado tenho tds os exames menos os das argolas mas estou temerossa ,séra que realmente só a cirurgia é a solução ou temos outro caminho?obrigada pela atenção.

  215. 215 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 08:23

    Maria Elisa, existem várias razões para que o intestino se altere, desde quadros agudos e infecciosos, até a quadros funcionais e inflamatórios crônicos. Desta forma, a avaliação com o seu Gastroenterologista é muito importante para identificar alguma causa para a alteração do seu ritmo intestinal. Em relação à medicação, por razões éticas, não comento sobre medicamentos em específico neste espaço.

  216. 216 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 08:45

    Neide, os sintomas relatados por você são comuns e muito associados a quadros funcionais do trato digestivo. Desta forma, você deverá procurar um Gastroenterologista ou um Proctologista.

  217. 217 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 09:31

    Noelirub, saiba que a opção de cirurgia é sempre a última quando se pensa em tratamento de constipação crônica. Desta forma, você deve discutir com o seu médico formas de fazerem o seu intestino funcionar de forma mais regular, apesar do antecedente do AVC.

  218. 218 manel gameiro
    24.04.2010 às 12:13

    ola DTR:FERNANDO VALERIO
    queria lhe fazer uma pergunta,tenho 36 anos de idade e de cerca de uns 2 meses para ca uns dias mais uns dias menos,ao acordar tenho sempre umas fortes dores perto dos rins,nao sabendo propriamente se sera os rins ou nao?o que apos comer algo e ir obrar me vai aliviando aos poucos ate dezaparecer a dor completamente..mas o que me assusta mais é que isto ja tem algum tempo…podera me dizer algo?comprimentos mt obrigado.

  219. 219 Dr. Fernando Valério
    25.04.2010 às 08:56

    Manel, como você apresenta um quadro de desconforto abdominal, e que melhora com a evacuação, acredito que os seus sintomas podem ter relação com distúrbios gastrointestinais. Desta forma, recomendo que você procure um Gastroenterologista e busque um diagnóstico preciso para o seu caso.

  220. 220 manel gameiro
    25.04.2010 às 12:44

    muito obrigado pelo seu conselho..continuaçao de bom dia saude e sorte…abraço

  221. 221 claudia b. melo
    02.05.2010 às 20:29

    ola dr. fernando
    tenho 42 anos e desde cça sofro com constipação intestinal,sou magra faço caminhadas diariamente e como 2 a 3 tipos de frutas ao dia,tenho ingerido ~um complexo de fibras pela manhã ,tomo bastante agua mas parece que não adianta ,a unica coisa q ajuda é mamão e ameixa preta com agua, mas mmo assim fico de 3 a 4 dias sem evacuar e qdo acontece de ficar tempo assim tomo laxantes ,(umas 2 vezes na semanaem média)O que devo fazer?
    obrigada desde já .abraços

  222. 222 Diogo
    04.05.2010 às 21:56

    ola Dr.

    tenho 25 anos e a 2 anos venho ter problemas com constipação intestinal.No inicio tomei metamucil e acabei tendo melhoras.
    Ja fiz endocospia,ultrason e tudo ok.tomo em media 1 a 2 litros de agua por dia e 3 veses por semana no café da manha como mamão.No almoço muita salada e pouca carne,porem viajo a semana inteira e me alimento em varios restaurantes.
    nos finais de semana faço caminhada cerca de 7km.
    Vou ao banheiro 1 a 2 veses por semana e aas pontas das fezes mt secas e em pequenas quantidades.
    Fico muito aguniado, não sinto fome e fico as veses irritado.Ja tomei varias veses a pilula 46, mas nao tomo mais para que meu intestino nao se acostume com isso.
    Tudo começou quando fui fazer 1 estagio da faculdade no Paraná me alimentava mal e daquela epoca até hoje não voltei mais ao normal.
    Fico muito ancioso quando nao vou ao banheiro,fico pensando que talvez vou ter que passar isso para o resto da vida.
    estou achando que isso pode ser psicologico.
    O que você me recomendaria?
    Desde já agradeço a atenção

  223. 223 patricia araujo
    04.05.2010 às 23:15

    Fiz a um mes uma cirurgia de histerectomia e dia 15 abril retirei hematomas,gostaria de saber se faz algum mal eu fazer lavagem intestinal.Porq tenho muita dor na barriga desde que fiz a lavagem?

  224. 224 Thais
    05.05.2010 às 18:52

    Dr. Fernando, em outubro de 2009 fui diagnosticada com depressao e perdi uns quilos. Tenho 1,67m e peso 43kg, ou seja, estou super magra. Desse tempo pra cá venho percebendo que minha barriga fica inchada, as vezes, do lado esquerdo(principalmente apos evacuar) e vejo o movimento da mesma, como se fosse em ondas. Tenho muitos arrotos e flatulências. Tenho a impressão que piorou um pouco depois que comecei a fazer o uso do anticoncepcional depo-provera 150mg. Como estou em depressao, fico a maiora do tempo deitada em minha cama do lado esquerdo. O que eu posso ter?? pode ser da depressao (por eu ficar muito tempo deitada do lado esquerdo) o até mesmo do depo-provera?? que médico procuro?? Obrigada.

  225. 225 Thais
    05.05.2010 às 19:05

    mais uma coisa, evacuo normalmente todos os dias e nao tenho febre.

  226. 226 Dr. Fernando Valério
    06.05.2010 às 09:40

    Claudia, você deverá procurar um Proctologista para entender melhor a causa da sua constipação crônica. Saiba que existem exames específicos para este problema. Após esta pesquisa, medidas terapêuticas devem ser tomadas pelo seu médico, e em geral são medicamentosas e de dieta. Em alguns casos, pode haver a necessidade de procedimento cirúrgico, mas a frequência é bem menor.

  227. 227 Dr. Fernando Valério
    07.05.2010 às 10:28

    Diogo, você deverá se consultar com um Proctologista para entender se o seu problema se trata de uma constipação crônica ou se o quadro é parte de outras alterações, como a Síndrome do Intestino Irritável, por exemplo. De qualquer forma, existem exames específicos para estes problemas e você poderá realizá-los. Além disso, tente manter uma dieta melhor, hidratar-se bem e fazer exercícios físicos.

  228. 228 Dr. Fernando Valério
    07.05.2010 às 10:30

    Patricia, a princípio a lavagem intestinal não deveria lhe causar quadro de dores abdominais a longo prazo. Desta forma, acredito que seja interessante você discutir o seu caso com o médico que lhe acompanha.

  229. 229 Dr. Fernando Valério
    07.05.2010 às 10:42

    Thais, como você vem apresentando um quadro de dor abdominal e possivelmente ele deve ser decorrente de alterações intestinais, sugiro que você procure um Gastroenterologista. Ele avaliará os possíveis diagnósticos e causas para o seu problema, além de instituir um tratamento adequado.

  230. 230 luciano
    16.05.2010 às 20:28

    Dr.a mais ou menos um mes nao tenho mais minha vida normal como era,antes eu costumava evacuar 3 vezes por dia e comia de td e nao me sentia mal,de 3 meses pra ka eu consigo evacuar 1 a 2 vezes por dia mas com muita dificuldade e em pouco quantidade,sempre q almoço ou como algo pesado me sinto mal começo a ficar ansioso nervoso e meio tonto,e com a noite sofro com muitos gases,e tenho perdido peso eu pesava 80 quilos hoje peso uns 78 as pessoas ficam comentando como eu to ficando magro,e isso encomoda prq a pessoa começa a axar q tem alguma doença grave.fui em varios medicos nenhum pedi algum exame,so um me diagnosticou como contipação,mas se continuar assim nao vou conseguir levar mais minha vida normal como era antes.oq vc me aconcelha a fazer?
    obs:acredito q isso tudo começou junto com estress,pois minha mulher esta gravida e ela se senti muito mal por ser a primeira gravidez e estou desempregado e isso tudo me deixa sobre carregado dai acredito q td isso começou por causa do estress e a ansiedade!abrigado pela sua atenção Dr!

  231. 231 George
    17.05.2010 às 11:39

    estou com problema de muitos gases !!!! sendo que de vez em quando quando defeco fezes muito duras sinto como diverse rasgando meu anus ai sangra e depois mesmo as fezes normais continua sangrando por algum tempo obg pela atenção!!!

  232. 232 Dr. Fernando Valério
    20.05.2010 às 11:28

    Luciano, saiba que existem alterações funcionais do trato gastrointestinal e que se relacionam muito com fatores emocionais, além de causar os sintomas citados por você. O melhor exemplo destas alterações é a Síndrome do Intestino Irritável (http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm). Quanto aos exames, o seu médico deverá definir se eles são realmente necessários.

  233. 233 Dr. Fernando Valério
    20.05.2010 às 11:31

    George, os sintomas citados por você são muito comuns em quadro de fissura anal e hemorróidas, e podem estar associadas ao quadro de constipação. Desta forma, procure a ajuda de um Proctologista.

  234. 234 Zoé
    25.05.2010 às 22:33

    Dr. Fernando desde março que venho apresentandp.abdomem distendido ,dores abdominal mais no flanco e fossa ilíaca E.arrotos e dificuldade para evacuar,as fezes são mole mais tenho dificuldade parece que não é completaa evacuação,realizei uma USG de abdomem superior mais tudo normal.Quero uma orientação sua. Obrigada Zoé

  235. 235 Dr. Fernando Valério
    26.05.2010 às 09:55

    Zoé, a princípio o caso parece estar mais relacionado a problemas gastrointestinais, e que não são avaliados através da ultrassonografia. Desta forma, sugiro que você discuta o seu caso com o seu Gastroenterologista ou Cirurgião do Aparelho Digestivo para que se pesquisem outras causas para os sintomas e para que se introduza algum tratamento.

  236. 236 GISLENE
    26.05.2010 às 12:22

    Bom dia Dr. Fernando !!! Olha já estive aki em seu blog fazend algumas perguntas para o sr. e de lá pra cá estive correndo atrás d médicos para resolver meu problema. Semana passada passei por um medico lá no Paraná ki não adiantou nd, só me disse ki problema igual ao meu ele vê tds os dias. Mas graças a Deus fiz uma consulta em um hospital com uma médica ki me atendeu muito bem e parece resolver meu problema. Ela me disse ki estou com um rompimento no músculo e ta causando retocele, e meu intestino ta grudado na bexiga. Tbm me pediu ki eu passasse pelo Ginecologista e o Urologista ki vão acompanhar ela na cirurgia. Mas eu tive ki vir embora e vou voltar outra hora já com o encaminhamento ki ela pediu, pois moro no MS e esta cidade fica no paraná a uns 400 km, e vou conseguir fazer pelo sus se tudo der certo. Mas eu fikei preocupada com o ki ela me disse, ki é arriscado perfurar o intestino e aí tem ki fazer colostomia, e como não tive muito tempo pra conversar com ela e vim embora,eu fikei pensando se seria pelo resto da vida, mas fikei sabendo ki é provisório, mas mesmo assim estou preocupada só de imaginar usando akilo, mas tbm não dá pra ficar do geito ki está. Então Dr. eu gostaria d uma opinião do Sr.pra aber como funciona, e kero ver se eu consigo fazer esta cirurgia até as férias. Obrigado pela atenção e tenha um ótimo dia.

  237. 237 Bruno Ribeiro
    26.05.2010 às 13:45

    Dr. Fernando, meu intestino é muito lento, funciona de2 em 2 ou 3 em 3 dias. Tenho problemas com gases, mas o que me incomoda é o sangue nas fezes e a dor que sinto ao evacuar, isso freqüentemente. Qual seria a solução? É sério? Fico meio receoso de procurar um médico, mas não encontro outra alternativa, fico com medo de ser uma coisa séria. Não teria um remédio para eu tomar ou passar?
    Obrigado..
    aguardo resposta

  238. 238 Dr. Fernando Valério
    27.05.2010 às 09:54

    Gislene, a retocele é um defeito na parede do reto e que forma uma “bolsa acessória” no momento da evacuação. Isto faz com que as fezes se depositem neste espaço e fiquem retidas no momento da defecação.
    Nos casos mais evidentes a cirurgia pode ser necessária. Quanto à colostomia, ela é realizada de forma temporária e somente em casos de exceção.

  239. 239 Dr. Fernando Valério
    27.05.2010 às 10:06

    Bruno, como você apresenta sangramento nas fezes é importante que procure um Proctologista. Este médico pesquisará se a causa do sangramento é anal ou intestinal. Além disso, aproveitará a consulta para lhe orientar sobre o seu quadro de constipação crônica.

  240. 240 Mariana
    27.05.2010 às 20:32

    Doutor…

    Depois que ganhei neném, tenho tido problemas para evacuar, fico ate 1 semana sem ir ao banheiro, nesse periodo, notei que sai sangue quando evacuo e sinto dor anal.

    Mais com esse problema de não evacuar,sinto dores na barriga do lado esquerdo e tenho sentido um caroção grande na barriga, ele se move e fica mais em cima do umbigo, achei que fosse hernia umbilical, mais o medico disse que hernia se ve só de ficar em pé,fiz ultrason e deu tudo normal,mais esse caroço se tornou maior e oucupa toda a região da barriga, parece uma cobrinha.
    Quando fico deitada sinto ele.. mais naum tive febre, ou enjouos.
    Pode ser fezes? Ou gases? tenho dificuldades para liberar gases intestinais.

    Obrigada ternha uma otima noite.

  241. 241 Mariana
    27.05.2010 às 20:46

    Acabei de ver o seu video sobre Síndrome do Intestino Irritável . No meu caso seria isso?
    Estou tendo crises emocionais e estou muito estressada..
    Mais fico em duvida por causa dessa cobrinha que sinto.
    Obrigada mais uma vez o video me fez esclarecer muitas coisas.

  242. 242 Dr. Fernando Valério
    28.05.2010 às 12:31

    Mariana, as alterações funcionais do trato gastrointestinal são comuns em mulheres, jovens e têm grande relação com quadros emocionais. Desta forma, o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável é interessante, mas deve ser avaliado pelo seu médico (Gastroenterologista ou Proctologista) em uma consulta formal.

  243. 243 Neldir D"Agostini Derech
    01.06.2010 às 00:19

    Prezado Dr. Fernando,

    Sofro de constipação intestinal sempre que viajo. Quando estou em casa a expulsão de fezes é absolutamente normal. Como fibras, faço muito exercício, mas nada adianta. A situação se normaliza quando retorno para a minha casa. Esse problema me acompanha durante toda a minha vida, nunca apresentando melhoras. Qual é a sua opinião a respeito dessa anomalia?
    Agradeceria a sua manifestação
    Neldir

  244. 244 Beto Leal
    01.06.2010 às 01:30

    Dr. Fernando:
    Há oito anos fui diagnosticado com mielite transversa, e passei a ter dificuldade em defecar, já consultei alguns médicos e os mesmos receitam fibras, entre outra medidas, contudo nos últimos dois anos foi diagnosticada uma discinesia biliar(ausência de cálculos), esta doença pode estar agravando minha constipação?

  245. 245 Dr. Fernando Valério
    03.06.2010 às 15:14

    Beto Leal, saiba que problemas funcionais da vesícula biliar pode causar sintomas digestivos, como flatulência, distensão abdominal, má digestão e até alteração do ritmo intestinal, como o descrito por você.

  246. 246 Dr. Fernando Valério
    03.06.2010 às 15:16

    Neldir, este quadro é completamente relacionado a fatores emocionais, visto que em casa o funcionamento do seu intestino é normal. Desta forma, peça orientação para o seu médico para que ele prescreva laxantes que possam ser usados durante as suas viagens.

  247. 247 Alexandre
    25.06.2010 às 02:33

    Dr, bom dia

    entre os dias 11 e 14/06 tive uma crise de diarreia forte, chegando a evacuar uma espécie de muco misturado com sangue. No dia 12/06 também tive febre, tanto a diarréia quanto a febre só passaram depois que tomei buscopam composto. Nesta semana ainda tive febre mas que ja foi tratada, porém não tenho evacuado e por mais que me alimente só estou arrotando e soltando gases, a evacuação geralmente é pouca e mole, o que pode ser?

    Tenho 28 anos

  248. 248 Elaine
    26.06.2010 às 23:14

    Olá Dr. Fernando, fiquei 6 dias sem evacuar, mudei a alimentação e nada mudou o que devo fazer?
    Obrigada!

  249. 249 ronielison
    27.06.2010 às 23:22

    Dr.Fernando Valério, minha esposa após cesária tem apresentado uma quadro de constipação intestinal em que a mesma chega a passar 7 dias sem avacuar.Como ela está amamentando, o uso de alguns laxantes não é recomendado,porém ela chegou a usar o Minilax por via retal,porém ,ou evacuar sente muita dor,pois as fezes ficam muito endurecidas e chega a sangrar.Queria saber se essa constipação é normal e se existe a possibilidade da cesáriana ter obstruído alguma porção do intestino grosso da minha esposa.E qual o medicamento o senhor recomendaria nesse caso em questão para amolecer as fezes.Lembrando que ela está amamentando.Amplexos cordias

    Att, Ronielison Ribeiro

  250. 250 GISLENE
    28.06.2010 às 16:24

    OI DR. FERNANDO !!! PRIMEIRAMENTE KERO AGRADECER A SUA ATENÇÃO E SUAS RESPOSTAS. MAS UMA VEZ GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA KI APESAR D TER PASSADO POR TANTOS MEDICOS, NUNCA ME LEMBRO DE ME INFORMAR. É KI COM TDS OS MEUS PROBLEMAS D INTESTINO E BEXIGA EU EVITO COMER CARNE E ANTIGAMENTE MEU INTESTNO SANGRAVA SEM EU DEFECAR, ISTO QUANDO EU IA AO BANHEIRO E ESTAVA NA PATENTE PINGAVA SANGUE VIVO. E A UNS DOIS ANOS EU HAVIA COMIDO CARNE E NO OUTRO DIA COMEÇOU A ME DAR CÓLICAS E COMO MINHA FILHA ESTAVA FAZENDO FACULDADE DE ESTÉTICA RESOLVEU FAZER UMA MASSAGEM EM MINHA BARRIGA E DENTRO DE ALGUNS MINUTOS EU FUI NO BANHEIRO E SAIU BASTANTE SANGUE DO INTESTINO, MAS EU FIZ COLONOSCOPIA E NÃO NADA, SÓ NÃO ACONTECEU MAIS O SANGRAMENTO TBM. GOSTARIA DE DIZER KI NUNCA FIZ ENDOSCOPIA E TBM AXO KI É UM DOS ÚNICOS EXAMES KI NÃO FIZ RSRSRSR. DR. EU ESTOU INDO PARA O PARANÁ PASSAR PELOS MEDICOS QUE FARÃO MINHA CIRURGIA KI EU HAVIA FALADO PARA DESGRUDAR O INTESTINO DA BEXIGA E DA RETOCELE SE TUDO DER CERTO E ACREDITO QUE DEUS COLOCARÁ ESTES MÉDICOS PROFICIONAIS PARA ACABAR COM ESTE SOFRIMENTO KI JA DURA QUASE 5 ANOS, APESAR DE EU SÓ TER VISTO A MÉDICA UMA VEZ E AINDA NÃO CONHECER OS OUTROS DOIS, VOU CONFIAR NELES E ENTREGAR NAS MÃOS DI DEUS.DR. FICA AKI O MEU MUITO OBRIGADO, TENHA UMA ÓTIMA TARDE…ABÇS.

  251. 251 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:01

    Alexandre, você pode ter apresentado um quadro infeccioso agudo ou até mesmo, uma inflamação intestinal. De qualquer forma, como o quadro foi severo, acredito que seja importante ter uma avaliação médica para saber se você se recuperou bem do problema ou se ainda há alguma alteração digestiva que necessite de tratamento.

  252. 252 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:20

    Elaine, como você não melhorou com medidas dietéticas, vale a pena procurar um Proctologista para avaliá-la.

  253. 253 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 16:51

    Ronielison, saiba que o procedimento cirúrgico realizado (cesareana) pode evoluir com constipação, principalmente nos primeiros dias. Além disso, o próprio perfil hormonal do período de amamentação apresenta o mesmo efeito. Desta forma, sugiro que ela seja avaliada por um Proctologista ou Gastroenterologista para que uma dieta com fibras seja orientada, e em caso de necessidade, algum laxante.

  254. 254 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 17:06

    Gislene, desejo sucesso em seu tratamento.

  255. 255 alex
    06.07.2010 às 01:18

    olá doutor Valério, após ter tido uma febre tifóide e seguir o tratamento recomendado tive perda de sangue vivo na evacuação, porém após passarem alguns dias senti uma melhora mas após um pouco mais de um mês comecei a ter problemas de constipação, sinto dores que são como pontadas e ardência também, as vezes isso chega a toda a região pélvica esquerda, sinto o intestino tremer e também tenho tido problemas de gases, as fezes quando saem são poucas além disso meus pés incharam em ambas as partes na região interna do calcanhar, também sinto diferença nos batimentos cardíacos, o que pode ser e o que você me recomenda? um procto ou gastroenterino? a tifóide foi adquirida porque estava trabalhando na África.

    muito obrigado

  256. 256 Dr. Fernando Valério
    06.07.2010 às 23:32

    Alex, como os seus sintomas correspondem principalmente a problemas anais e de intestino grosso, recomendo que você procure um Proctologista.

  257. 257 alex
    07.07.2010 às 14:19

    obrigado dr valério, bonne guerison para todos, boa recuperação p/ todos

  258. 258 Vera lucia
    10.07.2010 às 19:50

    Caro Dr.Fernando
    Tenho 56 anos e pelo menos a uns 18 anos venho tendo crises horriveis que começaram com uma sensação de obstrução do lado direito do umbigo e sinto como se o que tem no estomago não conseguisse passar dando uma dor horrivél e a impressão de volta do alimento para o estomago.Essa dor vai aumentando até que começo a vomitar e também faz um barulho grande como se fossem bolhas que não conseguem passar e retornam.
    Depois de alguns anos comecei a ter essa mesma sensação do lado esquerdo bem perto da virilha.Fiz algumas colonoscopias e sempre foram retirados pólipos e em um desses exames foi diagnosticado uma úlcera no séco.As dores nesse lugar são iguais as do lado do umbigo, sinto que não passa nada, pois tenho vontade de evacuar mas as fezes não chegam ao reto.A dor é insuportavél e também faz um barulho de bolhas voltando e acabo vomitando também.
    Dia 25/04 passado tive uma crise que pensei que iria morrer.Passei no médico e fiz uma tomografia com triplo contraste e mais uma colonoscopia e não deu nada nos resultados dos exames.Na colonoscopia não deu mais pólipos e nem a úlsera, mas ontem voltei a ter uma crise….não tão forte.
    O médico diz que não tenho nada no intestino e , eu estou desesperada, pois tenho as crises, não sei o que é e tenho medo de morrer durante uma delas.Ah! Quando finalmente passam as crises e consigo evacuar , minhas fezes saem acompanhadas de uma espécie de catarro escuro.
    Gostaria de saber se pode me ajudar, pois essas crises tem sido cada vez mais frequentes.
    Muito obrigado

  259. 259 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:46

    Vera Lucia, se os seus exames são compatíveis com a normalidade há uma grande chance de você apresentar um quadro funcional, o que explicaria as dores abdominais e alterações de evacuação. Um bom exemplo destas alterações é a Síndrome do Intestino Irritável, que por sinal é muito comum em mulheres.

  260. 260 Vera lucia
    14.07.2010 às 14:23

    Agradeço profundamente sua atençao e acredito que deva procurar um especialista para que possa confirmar esse diagnóstico e trata-lo certo?
    Seu trabalho é louvavél , tenho certeza que muitas pessoas ja se beneficiaram e, espero que possa sempre atender as mensagens que são enviadas para seu blog.
    Um grande abraço e mais uma vez muito obrigado.

  261. 261 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 21:42

    Vera Lucia, agradeço as palavras elogiosas em relação ao blog e assim como você, também espero que o conteúdo aqui publicado seja relevante para muitas pessoas. Quanto ao seu caso, sem dúvida você deverá procurar um especialista.

  262. 262 Mariane
    16.07.2010 às 13:22

    Doutor estou muito preocupada tenho apenas 20 anos e desde março senti que meu intestino mudou completamenti as vezes vou ao banheiro até umas 3 vezes e so saem fezes em pouca quantidade,sinto dores na barriga e tenho sensação que não esvaziou completamente, assim não fico mais de 2 dias sem ir ao banheiro mais as fezes estão em bolinhas e as vezes saem até moles meio ralas,so que do nada meu intestino volta a funcionar normal com as fezes normais so que depois muda de novo acontecendo tudo que eu disse primeiramente não sei o que eu faço mais; quando tomo laxanti me da diarréia e tbem eu tenho um pouco de anemia hemoglobina 11,8 e fiz exame de sangue oculto nas fezes ai deu negativo mais já tem um tres meses que eu fiz esse exame por favor doutor estou com medo de ter uma doença grave ;/ me ajude e de uma opnião do que eu possa ter
    agradeço muito e achei super interessante esse site

  263. 263 Dr. Fernando Valério
    17.07.2010 às 10:41

    Mariane, como você evolui com quadro de constipação e de anemia, é importante que você procure um Proctologista para avaliá-la, e este possivelmente lhe solicitará uma endoscopia do intestino, para ter a certeza de que não há relação entre estes dois problemas.

  264. 264 José
    20.07.2010 às 17:37

    Gostaria de uma orientação: No ano passado fiz ligadura elástica em 2 sessões, mas de uns tempos pra cá tenho notado novamente a presença de sangue ao evacuar. É possível que o meu problema de hemorróida tenha voltado? Outra coisa: Sempre após evacuar tenho a sensação de barriga inchada, o que pode ser isso? Pode ser vermes? Em 2009 fiz também uma colonoscopia para tirar a dúvida sobre algum problema mais grave, que graças a Deus não se confirmou. Por favor doutor me ajude a desvendar este mistério, já que o meu proctologista não resolveu.

  265. 265 L. S. Nunes
    21.07.2010 às 01:13

    Doutor, estou muito preocupada e até perdendo o sono por isso.
    Tenho 31 anos, estou grávida de 3 meses e estou com problemas de constipação intestinal.
    Antes mesmo de engravidar já tinha este problema, chegando a ficar 7 dias sem evacuar. Tomava Humectol-D e resolvia totalmente o meu problema.
    Agora que estou grávida o problema tem se agravado, meu G.O. me passou Tamarine só que me deu muitas cólicas abdominais e as fezes estavem duras.
    Então eu passei a tomar Metamucil e Duphalac a 4 dias e também mudei radicalmente a minha alimentação. Com esta mudança tenho ido ao banheiro todos os dias mas faço somente uma bolinha.

    Gostaria de saber se isso é normal e quantos dias demora para os remédios e a mudança de alimentação fazerem efeito?

    Gostaria de saber se poderia fazer lavagem intestinal com Phospo Enema sempre que meu intestino estiver muito “cheio”?

  266. 266 Dr. Fernando Valério
    21.07.2010 às 09:13

    José, primeiramente você pode estar apresentando um quadro de hemorróidas sim, e que deverá ser avaliado pelo seu Proctologista. Esta hemorróida pode corresponder ao mamilo já tratado ou um que ainda não recebeu tratamento. Quanto ao quadro intestinal, como a sua colonoscopia está normal, e caso outros exames para avaliação intestinal e de órgãos abdominais também se mostraram normais, você pode estar evoluindo com uma alteração funcional do trato gastrointestinal, como a Síndrome do Intestino Irritável (http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm)

  267. 267 Dr. Fernando Valério
    21.07.2010 às 09:21

    L. S. Nunes, as fibras são uma reeducação alimentar e por isso é necessário aguardar por um período de 7 a 10 dias para que se tenha uma avaliação melhor do seu quadro. Quanto ao uso do enema, ele é utilizado apenas quando não há outra possibilidade ou quando a dieta não se mostrou eficiente, e não deve virar uma rotina.

  268. 268 Celma
    21.07.2010 às 15:45

    Olá Dr.Fernando Valério.
    Muito me interesso por esse assunto. A cerca de 8 meses fiz uma hemorroidectomia, onde já haviam hemorróidas internas e externas e incluse prolapso.A cirurgiã que me operou disse-me que mais tarde haveria necessidade de operar-me novamente, mas que seria coisa rápida.No decorrer deste tempo, estou tendo obstipação de maneira acentuada, embora que tenha mudado toda a minha alimentação,rica em fibras, aumento de líquidos, 40 abdominais diárias e plantago ovata. Se eu saio um pouquinho da dieta, já é motivo para uso inclusive de supositório ( basta comer 1 pão branco). Meu hábitos intestinais eram de regular a preso, mas jamais dessa forma!!!Não quero operar-me de jeito nenhum, pois foi horrível o pós operatório. As vezes sinto incômodo no reto. O que posso fazer além de uma alimentação rigorosa? Outros métodos? Desde já agradeço. Celma.

  269. 269 Dr. Fernando Valério
    22.07.2010 às 09:04

    Celma, primeiramente você deveria realizar uma pesquisa clínica para entender melhor as razões para uma constipação mais severa, se são apenas problemas funcionais ou se há realmente alguma dificuldade de passagem das fezes em algum ponto. Caso não se encontre algum problema que justifique o quadro, saiba que existem fibras mais potentes atualmente e que podem ser usadas com suplementos para o seu caso. Além disso, alguns pacientes irão realmente precisar do uso de laxantes em alguns momentos, mesmo com uma dieta adequada.

  270. 270 Mirian
    27.07.2010 às 12:38

    Olá Dr.
    Primeiro, parabenizo pelo canal de comunicação que abre por meio deste blog.Muito bom!
    Tenho 33 anos e há cinco venho sofrendo com o que chamo de intestino preso. Passo até uma semana sem ir ao banheiro e, nesses casos, tenho que recorrer a laxantes “naturais”. Mal estar, sensação de inchaço, dores agudas são alguns dos sintomas. Tento usar o “Planta Bem”, regularizador intestinal, mas não estou certa de que é o melhor caminho. Sou bastante esportiva, como fibras (desde pequena), tenho uma dieta majoritariamente vegetariana e não sei porque tenho esse problema. Poderia me indicar uma área médica, algum tratamento, um consulta contigo… enfim… o que posso fazer?

  271. 271 Dr. Fernando Valério
    27.07.2010 às 15:16

    Mirian, existem algumas razões para o desconforto e quadro de constipação citados por você, e que devem ser pesquisados e tratados. Desta forma, você deverá ser consultada por um Proctologista.

  272. 272 Pedro
    13.08.2010 às 21:02

    olá Dr. Fernando
    Desde março de 2010 meu intestino começou a ficar estranho, começei a sentir cólica, muitos gases,isso começou a incomodar. Fui ao médico e depois de muitos exames tudo estava normal, ele falou q é muito provável de ser SII. Eu li um pouco sobre SII e os sintomas até batem. Não fiz nenhum tratamento específico até hoje, e fico muito preocupado de ser alguma coisa mais grave. Minha barriga fica um pouco inchada na altura da bexiga e esta me incomodando muito, isso é sintoma de SII (Síndrome do Intestino Irritável), o que devo fazer? Desde já agradeço pela sua atenção!
    Pedro Carlos

  273. 273 drfernando
    14.08.2010 às 08:49

    Pedro, a presença de distensão abdominal é um dos sintomas mais comuns da Síndrome do Intestino Irritável. Desta forma, você deverá fazer uso de medicamentos que sejam específicos para este problema.

  274. 274 Gisele campos chaves
    23.08.2010 às 06:01

    DR>Fernando bom dia. 23-08-2010. 04:22

    estou passando o maior desespero da minha vida. Tenho um filho de 4 anos, ele sempre teve um pouco de prisão de ventre, mas a 02 meses as coisas pioraram muito, mesmo ele tomando remedio prescrito pelo medico não esta adiantando.e muito triste , ele começa a gritar e correr pela casa dizendo que faz força e não sai o desespero e tão grande que as quatro ultimas vezes que ele evacuou eu e a vó chega a chorar. hoje ele enfiou os dedos no anus e retirou varias bolas de fezes fica se tremendo e dizendo que ta com frio .ele diz que doi , arde, e não sai.cada vez que ele enfia o dedo deve machucar mas.o pediatra nao resolve qual medico devo leva-lo?ele toma leite adess original(soja) com nescau da outra vez que ele começou assim suspendi o leite por alguns dias devo cortar esse leite? comprei farinha de linhaça amanhã vou começar a dar. ele toma activa, mamão, iogurt,estou colocando legume e folhas no feijão . por favor me diga o que devo fazer estou desesperada ele as vezes fica ate com olheras de tanto que ta sofrendo. não vai nem no portão so fica vendo televisão o dia todo , e deitado por causa da dor .porque quando ele evacoua e so um pouco , o resto das fezes que não saiu continua a dor. fica ate 5 dias e quando faz e porque eu fico precionando , tenho medo de dar nó nas tripas o filho de uma amiga aconteçeu isso teve que operar as pressas. desculpe DR. o desabafo mas preciso da sua ajuda como o ar que eu respiro. o senhor e do Rio ou São Paulo? se for do Rio me de seu endereço. Fique com Deus.

  275. 275 gisele campos chaves
    23.08.2010 às 06:28

    DR> escrevi para o senhor mas me esqueci de perguntar se uma criança que nasceu com hidroceli no saquinho esquerdo ,e aos 3 anos sumiu. hoje esta com 4 anos ,apresentando muitas dores no anus e nao consegue evacuar , isso pode te virado uma hernia ? uma coisa tem haver com a outra?sou a mãe que te escreveu desesperada porque meu filho de 4 anos tem tirado as fezes com os dedos.

    obrigado aguardo a sua resposta ansiosa.
    fique com Deus.

  276. 276 Dr. Fernando Valério
    23.08.2010 às 12:07

    Gisele Chaves, o seu filho deverá ser avaliado por um Gastro-Pediatra para que se entenda a razão de tamanha dificuldade para a defecação. Além disso, é importante avaliar se ele não está apresentando uma fissura anal (corte no ânus), que causaria desconforto imenso e o levaria a evitar evacuar ainda mais.

  277. 277 Dr. Fernando Valério
    23.08.2010 às 12:09

    Gisele Chaves, os quadros de hidrocele não se associam com quadro de constipação, e não se “transformam” em hérnias. No entanto, pode haver a confusão entre os dois diagnósticos.

  278. 278 carlos
    23.08.2010 às 12:40

    dr FERNANDO bom dia, tenho 68 anos, e uns 15 anos eu fui operado de hemorróida externas, e agora voltou aparecer como antes uns mamilos, eu estou querendo operar outra vez.EU queria do senhor, umas dica depois da operação o que eu deveria fazer em termo de dieta, sendo que tenho problemas de constipação intestional.[PARA EVITAR O QUE PASSEI O MEDICO NÃO DISSE NADA E A PRIMEIRA NO BANHEIRO É TERRIVÉL] UM ABRAÇO

  279. 279 Dr. Fernando Valério
    25.08.2010 às 00:01

    Carlos, no período pós-operatório de hemorróidas é importante ter uma dieta rica em fibras, boa hidratação e evitar alimentos muito condimentados e ácidos.

  280. 280 Daniela
    28.08.2010 às 21:05

    Boa noite Dr Fernando,
    meu avô tem se queixado muito com colicas e tinha diarreia que entretanto passou. Não tem posição para estar pois tem muitas dores. Que posso fazer para ajudá-lo? Que deve comer?

  281. 281 Dr. Fernando Valério
    29.08.2010 às 18:53

    Daniela, como o seu Avô já tem certa idade, ele deve procurar um Gastroenterologista ou Proctologista para avaliá-lo. Esta é a recomendação para qualquer pessoa acima de 50 anos que apresente tal alteração de hábito intestinal.

  282. 282 claudia
    30.08.2010 às 14:16

    Oi dr°
    Sinto dores dos dois lados do estomago, sou ressecada, cansaço nas pernas, sinto dores nas nadegas, e tenho sangramento ao defecar, Acho que tudo isso está ligado pq sinto todos esses sintomas quando fico muito tempo sem ir ao banheiro,Gostaria de saber sua opinião.Por favor me responda no meu e-mail.
    Grata

  283. 283 Dr. Fernando Valério
    30.08.2010 às 23:46

    Claudia, você apresenta vários sintomas relacionados ao trato digestivo. Desta forma, recomendo você a procurar um Gastroenterologista para ter um diagnóstico do seu caso e instituir um tratamento adequado.

  284. 284 Daniela
    03.09.2010 às 09:17

    Obrigado pela atenção disponibilizada Doutor

  285. 285 pedro denis
    04.09.2010 às 15:31

    Dr minha mae tem 78 anos e e sedentaria ja nao consegue andar,a algum tempo ja nao defeca.desconfio que suas fezes empedraram pois apos queixas de dores abdominais a levamos a hospital foi dada lavagem mas sem sucesso.Ja nao sei mas o que tentar pois estamos dando laxativos mas sem resultados peço uma opiniao sua por favor.

  286. 286 Dr. Fernando Valério
    05.09.2010 às 10:06

    Pedro Denis, é realmente necessário que você busque a ajuda de um Gastroenterologista para ajudar a sua Mãe, visto que o funcionamento intestinal tende a ser pior em pessoas mais idosas. Desta forma, ela deverá ter uma orientação de dieta e medicamentos para evitar este quadro de constipação severa. Além disso, será importante ter uma avaliação com exames para ser ter a certeza de que o sintoma não se relaciona com alguma causa orgânica.

  287. 287 Marize Luciane
    17.09.2010 às 19:32

    Boa Tarde
    Gostaria de ver podes me auxliar,tenho leve tolerancia a lactose,e minha barinha faz muitos barulhos por caus dos gases; e ultimamente estou sentindo uma dor na região do reto,ao redor.
    Quando tenho a evacuação as vezes fica uma sensação de pulsação e leve dor de colica na região.
    Estou preocupada pois os medidos que fui não sabem me dizer corretamente o que é.Tenho medo que possa ter algum problema no intestino ou no reto.
    Podes me auxiliar por favor.
    Obrigada.

  288. 288 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 09:43

    Marize Luciane, em relação ao seu caso, inicialmente deve-se fazer uma avaliação com exames da região intestinal e retal para se saber se há uma causa orgânica para os sintomas. Caso os resultados sejam negativos, uma causa funcional deve ser pensada. De qualquer maneira, orgânica ou funcional, esta alteração deve ser tratada.

  289. 289 Adriana
    19.09.2010 às 18:15

    eu tenho ovarios policisticos e minha barriga só fica inchada e toda vez que eu vou urinar e defecar sinto dor fina ao lado equerdo da barriga e minha menstruação tem 2 meses de atraso,por favor me ajude,grata

  290. 290 Dr. Fernando Valério
    20.09.2010 às 11:48

    Adriana, primeiramente você deve discutir com o seu ginecologista se problemas hormonais podem estar desencadeando este processo. Caso a resposta seja negativa, você deverá procurar um Gastroenterologista e avaliar as razões para a distensão abdominal e a dor no abdome.

  291. 291 Mara
    28.09.2010 às 09:35

    Dr. minha mãe teve sinusite e tomou por 14 dias o tamiram. no último dia do antibiótico não conseguiu mais ir no banheiro e começou a sentir muita cólica. três dias depois já com mt cólica foi no hospital e detectaram infecção urinária, (pouca segundo minha mãe). Tirou até radiografia para ver se era apêndice mas não era. Começou a tomar novo antibiótico. Mas 6 dias já se passaram e ela ainda nõa consguiu ir ao banheiro Já tomou até óleo mineral, mas nada.
    Tem um detalhe, no dia 12 de agosto ela operou e tirou a vesícula. três semanas depois teve a sinusite… começou com o tamiram… e aí é o que ja contei.
    Será que ela deveria tomar óleo de rícino?
    será que foi o antibiótico que está causando isso?

  292. 292 Dr. Fernando Valério
    28.09.2010 às 10:04

    Mara, como a sua Mãe apresenta um quadro de constipação, é importante que ela procure um Proctologista para avaliá-la, e este especialista irá determinar algum tratamento mais específico.

  293. 293 Josione P. Silveira
    11.10.2010 às 18:43

    Dr.
    Já faz duas semanas que frequentemente (duas a tres vezes ao dia)sinto uma dor insuportável no lado direito do intestino.Essa dor começa devagarzinho e aumenta à níveis insuportável e dura uns 15 minutos e passa mesmo sem eu tomar analgésico.Não tenho febre e nen dor de cabeça.Essa dor no meu intestino nao erradia pra outra parte do meu corpo..Tenho observado que não tenho evacuado frequentemente como antes e nen tenho ” peidado” com frequencia.Por favor,qual será o motivo de tanto desarranjo no meu intestino ? Vermes? Gases?Rins? De já agradeço.

  294. 294 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 01:16

    Josione Silveira, existem várias alterações digestivas que podem causar os sintomas relatados por você, desde dieta, problemas funcionais e inflamatórios. Por isso, recomendo que você discuta este assunto com um Gastroenterologista da sua confiança. Este especialista estabelecerá um diagnóstico de certeza e indicará um tratamento específico.

  295. 295 Daniel
    14.10.2010 às 18:26

    Dr. Fernando Valério,

    Há uns três dias venho sentindo dores em forma de pontadas no intestino e no reto, a principio, era só no reto, mas agora a dor “subiu”. As dores se localizam na parte esquerda da barriga, perto da virilha. Onde tenho uma antiga cirurgia de hérnia…

    As dores vêm acompanhadas de gases. Ela não é intensa, porem, é muito forte.
    Nunca senti esse tipo de dor, não são como dores “normais” de barriga.

    Será que pode ser apenas gazes? Ou pode ser algo mais serio?

    Há dias em que são mais fortes, e outros quase não as sinto. Elas aliviam ao soltar os gases. Após isso, eu passo quase o dia inteiro sem as sentir, elas só voltam no outro dia, voltam mais fracas e no terceiro dia são fortes novamente.

    Saí de uma depressão (tenho emetofobia) há pouco tempo, venho há mais de um ano comendo apenas arroz, macarrão, pão, bolacha e alguns frios. Agora quando voltei a me alimentar igual antes, aparecem essas dores.

    Será que tem algo haver? Qual médico devo procurar?

    Desde já, agradeço ao senhor, muito obrigado!
    E parabéns pela iniciativa!

    OBS.: Tenho 18 anos.

  296. 296 bárbara
    14.10.2010 às 21:33

    Dr.
    Tenho problemas com prisão de ventre desde pequena, hoje estou com 35 anos e o problema persiste. Faço ingestão de fibras, líquido em abundância, pratico exercícios…enfim, faço tudo que é necessário para que meu intestino funcionasse normalmente, mas nada ocorre. Minhas fezes são duras e parcas, geralmente em forma de bolinhas. Se não tomo nenhum laxante chega a ficar mais de uma semana sem evacuar, e quando isto ocorre e nos moldes acima descritos. Atualmente nem os laxantes tem resolvido mais, tenho que tomar por cerca de 3 dias até fazer algum efeito. Me sinto frequentemente estufada. Tenho tb depressão e li que a prisão de ventre pode ter relação com a serotonina. O que fazer? Não existe nenhum medicamento que cure este problema, ou que pelo menos normalize a frequencia e melhore o aspecto das fezes?

  297. 297 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 23:47

    Daniel, você deverá procurar um Gastroenterologista para avaliá-lo de forma adequada. Existem inúmeras razões digestivas e de outros sistemas para que você apresente estes sintomas, e por isso a necessidade de se consultar com um especialista.

  298. 298 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 23:49

    Bárbara, primeiramente você deveria realizar exames específicos para a avaliação da constipação. Assim, poderia se determinar se o seu quadro tem alguma relação com problemas orgânicos ou apenas funcionais. Alguns pacientes não apresentam lesão intestinais, mas são obrigados a fazer uso frequente da laxantes.

  299. 299 bárbara
    15.10.2010 às 21:14

    Dr. Já fiz vários exames e os repito anualmente (rx, colonoscopia, exame de intolerância ao glúten e lactose), todos normais. Também já tomei medicamentos para intestino irritável, nada resolvendo. Não sei se há outro exame a ser feito que determine a causa ou solução do meu problema, ou algum tipo de medicamento que o resolva. Gostaria de uma orientação quanto a este assunto.

  300. 300 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 00:30

    Bárabara, se todos os seus exames são normais, a possibilidade de você estar apresentando um quadro de Síndrome do Intestino Irritável existe. Por isso, rediscuta as suas medicações com o seu médico.

  301. 301 Renan
    21.10.2010 às 12:22

    Olá Dr. Fernando Valério

    Te 22 anos e estou com alguns disturbios que nunca tive antes, Defeco todos os dias na parte da manhã, estu sentindo diferenca em minhas fezes, tem dia que ela vem finas e outros grosas e outras desfragmentas, muito ruim, além que persebo que vem o feijão inteiro nela. além das formas das fezes ela vem muito fétidas, e tbém sinto dores do lado esquerdo do umbigo, fui ao médico ele já me informou que tenho um ahernia ulbilical que é caso cirurgico, sinto dores no abdomen lado esquerdo, como se fosse uma agulha entrando, nunca presenciei sangue nas minhas fezes apenas FEIJÃO.

    Algum tempo atraz passei por alguns stress, com familia. fiquei muito bravo.

    o que voce acha que pode? pode ser SII

    não tenho febre, vomidos e nauseas, vida normal apenas com esta dor e as fezes diferenciadas…

    ah me alimento bem, estou comento além da conta, com compusividade que nunca tive em comer.

    me ajude estou preoculpado, não consigo ficar em paz

    obrighado e te agradeço do fundo do meu coração.

  302. 302 Renan
    21.10.2010 às 14:04

    a outra coisa, eu geralmente como muito rapido porém era pouco,, agora sinto muita fome, vontade imensa de sempre comer. e antigamente era mais tranqui

    e ou doutor faz 2 meses que estou trabalhanmdo em uma empresa aqui tem o restaurante da propria empresa, foi eu começar comer aqui, que comei a ter este sintomas.

  303. 303 RENAN
    22.10.2010 às 10:22

    Dr. Bom dia!

    Muito interessanto o senhor ter criado este blog, pois são informação validas de um grande profissional.

    Tenho 22 anos, mais ou menos 1 mes atraz, visualizei que minhas fezes estão vindo diferente, ás vezes finas e as vezes desfragmentadas e muito fétidas e também com a presenta de alimentos, principalmente feijão inteiro. Além disso tenho uma dor leve ao lado esquerdo do abdomen mesma altura que o umbigo. Estou muito assustato pois verifiquei que pode ser cancer intestinal.
    Não tenho febre nem anemia, estes sintomas iniciu quando comecei a trabalhar aqui, o dia é muito corrido e instressante, além que eles tem um restaurante na propria empresa, ultimamente estou comendo muito, compusivamente sem vontade de parar, são alguns detalhes para ficar facil do senhor me explicar.
    Amanha dia 23/10/2010 irei fazer a colonoscopia estou com medo!
    Espero que o senhor me ajude.
    Abraços e parabéns pelo trabalho

    Renan

  304. 304 greyce
    22.10.2010 às 11:30

    Olá doutor. Eu sofro de sii há 3 anos. Eu sou cadeirante (lesao medular C4-C5) e por isso faço uso de oxibutinina e sertralina, 2 medicamentos que prejudicam ainda mais a constipaçção. Já fiz vários exames (rx, colono, ultrassom, tomografia, endoscopia) e não há nada errado. Já fiz uso de vários medicamentos (zelmac, motilium, siilif, lonium) e nada ajudou, alguns até pioraram. Meu intestino só funciona com laxante, hj tomo dois 46 duas vezez por semana. Minha dieta é rica em fibras, tomo muita agua, cortei varios alimentos (chocolate, refrigerantes, alcool, café) e mesmo assim laxantes mais fracos nao fazem efeito. Minha qualidade de vida está zero. Já perdi namorado, amigos, e minha vida social esta totalmente abalada. Acredito que só um procedimento cirurguico é a solução. Eu moro no PR mas estou disposta a ir a SP em busca de uma solução. Existe algum tipo de cirurgia q ajudaria no meu caso? Estou desesperada :(

  305. 305 Dr. Fernando Valério
    22.10.2010 às 16:17

    Renan, saiba que você pode realmente estar apresentando a Síndrome do Intestino Irritável, já que esta doença comumente causa dor abdominal. Além disso, a alteração da dieta pode tornar estes sintomas mais evidentes.

  306. 306 Dr. Fernando Valério
    22.10.2010 às 16:50

    Renam, existem alterações funcionais e inflamatórias que podem causar os sintomas descritos por você. De qualquer forma, o mais importante agora é realizar a sua colonoscopia e aguardar ao resultado para uma melhor avaliação.

  307. 307 Dr. Fernando Valério
    23.10.2010 às 07:22

    Greyce, saiba que não existe a indicação de procedimentos cirúrgicos para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável. Por isso, ele deve ser feito com medicamentos específicos a Síndrome, e no seu caso com laxantes também.

  308. 308 Renan
    25.10.2010 às 07:55

    Dr. Bom dia!

    Muito obrigado pela resposta, temos que agradecer a DEUS, pois o Senhor é um anjo para as pessoas que então com alguns probemas.

    Olha fiz a colonoscopia, o resultado foi normal, eu e meu pai conversamos com o médico, disse que não tenho nenhuma lesão da mucosa, tudo aparrentemente normal. Porém ele coletou 2 amostras, 1º ìleo terminal e 2º Colo Sigmoide. Diz ele que tirou mesmo para saber mais ele já crê que não ira da nada de errado. Pego resultado da biopsia dia 03/11/2010.

    Agora olha que engraçado, minhas fezes depois que fiz os exames estão normais, cor e aspecto, e por inclivel que pareca não estou sentindo mais dor abdominal.

    O que o senhor pode me dizer como estas duas coletas.

    fique com DEUS e obrigado mais uma vez.

  309. 309 Dr. Fernando Valério
    25.10.2010 às 17:48

    Renam, é comum se realizar bióspsias de intestino como rotina, principalmente em pacientes com quadro de diarréia.

  310. 310 Renan
    26.10.2010 às 09:14

    Dr. bom dia!

    Obrigado mais uma vez pela ajuda, se DEUS quiser vai dar tudo bem. Deus sabe o que passamos e o que vamos passar por isso temos que estar fime ao lado dele. Pois não sabemos o dia de amanha, só a ele pertence

    Dr. assim que sairresultado da biopcia volto aqui para dizer o resultado…

    mais uma vez agradeço

    fique com DEUS e tenha um belo dia e uma maravilhosa semana.

    Abraços

    Renan

  311. 311 Renan Duraes
    26.10.2010 às 20:00

    Boa noite DR….

    Olha mais não tenho quadro de diarréia,

    Dr. to com um poko de medo de dar algum resultado ruim,

    já te informei que não tenho mais dores porem verifiquei hoje que minhas fezes mudaram novamento o aspecto, estão defragmentada… :(

    Abraços tenha um bela noite.

    Renan

  312. 312 Isabel
    27.10.2010 às 10:13

    Dr. Minha mãe que tem 83 anos está com retocele, seu reto sai ao menor esforço e fica para fora do tamanho de uma laranja e tem muita dificuldade para evacuar. A proctologista pediu um exame de defecografia, mas no Hospital que ela está se tratando não faz e eles não definem onde possa fazer. Peço a gentileza se o Dr. sabe onde faz na cidade de São Paulo ou de preferência em Santo André ou na região do ABC. Se ela tiver que fazer cirurgia na idade dela é arriscado?

  313. 313 Lucimeire
    27.10.2010 às 12:05

    Meu Nome é Lucimeire, ja faz alguns dias que eu não cinsigo ir no baneiro, tenho aquela vontade de ir, mas chega na hora não dá, parece que esta entupido. E fora a dor no estomago que esta me dando por eu não conseguir ir ao banheiro. Por a caso isso é constipação intestial?

  314. 314 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:43

    Isabel, os grandes Hospitais de São Paulo realizam este exame, que será muito importante para a avaliação do caso da sua Mãe.

  315. 315 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:47

    Lucimeire, o seu quadro é realmente de constipação e deve ser avaliado por um Proctologista ou Gastroenterologista.

  316. 316 bárbara
    31.10.2010 às 22:15

    Dr. muito obrigada pela opinião, vou conversar com o meu médico.

  317. 317 suzi
    03.11.2010 às 09:51

    Bom dia Dr. Fernando.
    Meu nome é Suzi e estou com alguns sintomas que estão me incomodando: estou com coceira no meu anus e tenho 2 bolinhas que quando vou evacuar saem e doem; sou muito ressecada, vou ao banheiro a base de laxantes. Tenho muita dores abdominais. E há 15 dias fiquei com broncopneumonia e tomei Clavulin 875 mg e percebi que estes dias a minha barriga anda doendo muito (já terminei o remedio)e sensação de diarréia. Quando vou ao banheiro só sai uma agua em forma de “espuma” e as vezes as fezes “esquisitas”. O que o Sr. me aconselharia? Será que foi o remedio que me causou esses sintomas? PS: A tem po que venho tendo dores abdominais intensas e a barrioga fica dura.

    desde já agaerdeço a sua atenção!!

    abços

  318. 318 Dr. Fernando Valério
    03.11.2010 às 20:37

    Suzi, primeiramente saiba que o uso de antibióticos afeta a flora intestinal, e que isto pode acarretar alteração na cor e forma das fezes. Quanto ao quadro anal, tanto o prurido quanto os abaulamentos anais podem ter relação, e por isso é interessante que você procure um Proctologista para avaliá-la.

  319. 319 Renan
    04.11.2010 às 10:54

    Sr. Dr Valerio, bom dia.

    Resultado da minha Patologia (Biopsia)

    1 – Íleo

    EROSÃO SOBRE FOLÍCULO LINFÓIDE REATIVO

    2 – Colo Sigmóide

    - EDEMA DE LÂMINA PRÓPRIA
    -Arquitetura geral da mucosa preservada
    -Edema e cogestão capilar em lâmina própria
    -Permeação epitelial por pequeno número de leucócitos, incluindo polimorfonucleares

    Ausencia de Granulomas

    Não há indícios morfologicos de malignidade

    doutor o que pode ser todas estas alterações

    Obrigado

    Renan

  320. 320 Dr. Fernando Valério
    04.11.2010 às 22:32

    Renan, o seu exame mostra a presença de inflamação de íleo e cólon, mas de forma leve. Dependendo dos seus sintomas, pode haver a necessidade de tratamento clínico.

  321. 321 Renan
    05.11.2010 às 10:27

    Dr. bom dia !

    Mais é algo grave?? É caso cirurgico ou apenas remédios ?

    tem cura esta inflamação ?

    Muito Obrigado.

    Renan

  322. 322 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 08:11

    Renan, o quadro não parece ser grave e não há a necessidade de cirurgia.

  323. 323 Renan
    08.11.2010 às 09:07

    Bom dia DR.

    Obrigado pela ajuda e respostas, fico mais tranquilo em saber que não é algo grave.

    por favor me responda a ultima pergunta há cura para essas inflamações ?

    estou com muito medo….

    mesmo sabendo que nãó é algo grave.

    Vou passar hoje no proctonologista, e levar os exames, esta uma mistura de nervosismo e ansiedade……

    Hoje após defecar percebi uma listra de sangue nas fezes, não tinha isto antes de fazer a colonoscopia..

    o que pode ser.

    Muito obrigado mais uma vez…

    Renan

  324. 324 Dr. Fernando Valério
    08.11.2010 às 11:05

    Renan, este processo inflamatório deverá ser tratado com medicamentos. Quanto a cura, o seu médico deverá avaliar este aspecto para você após observar o seu exame.

  325. 325 Renan
    08.11.2010 às 12:50

    Dr. verifiquei na internet existe apenas duas inflação intestinal.

    Doença do Cr0hn e /colite.

    tem mais alguma,

    Atravez do meu exame patologico qual você acha que se encacha mais no meu quadro ?

    Obrigado mais uma vez

    Renan

  326. 326 Renan
    08.11.2010 às 17:18

    Dr.

    Acabei de chegar do proctonologista, ele me falou que não tenho nada de errado, e que esta inflamação não a necessidade de medicamentos..

    será que isso é verdaDE ?

    ELE ME DEU UMA GUIA DE RESSONANCIA MAGNETICA DO ABDOMEM TOTAL, CASO EU SINTA DOR DO LADO ESQUERDO INFERIOR DO ABDOMEM, PARA MIM EFETUAR A RESONANCIA, CASO CONTRARIO NÃO É NECESSARIO.

    SERÁ QUE ELE ESTA CORRETO, NÃO SINTO REALMENTE MAIS DORES,

    ELE INFORMOU QUE MEU EXAME COLONOSCOPIO NÃO DEU NADA DE ERRADO, QUE MINHA MUCOSA ESTA PRESERVADA SEM LESÃO. ELE FALOU QUE É PSICOLOGICO, MANDOU EU ME ALIMENTAR NORMALMENTE, APENAS PARAR DE COMER LANCHES, INFORMEI QUE EU TINHA ALTERADO MINHA DIETA, ELE INFORMEU QUE ALTERAÇÃO É DESSES FATORES POIS OS EXAMES DERAM NORMAL….

    O QUE VOCE ACHA DISSO TUDO ?

    MUITISSIMO OBRIGADO, FIQUEI MEIO ASSIM POIS ME INFORMOU QUE EU TERIA QUE TOMAR MEDICAMENTO, E O DOUTOR QUE FUI HOJE, FALOU QUE NAO PRECISO TOMAR NADA.. ESTRANHO

    MAIS TUDO BEM, OBRIGADO.

    RENAN

  327. 327 wesiley
    08.11.2010 às 17:23

    parabens

  328. 328 Dr. Fernando Valério
    08.11.2010 às 19:46

    Renan, a retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn são as doenças inflamatórias mais crônicas e severas. No entanto, existem colites infecciosas, isquêmicas, inespecíficas, que podem se apresentar de forma leva a intensa.

  329. 329 Dr. Fernando Valério
    08.11.2010 às 19:47

    Renan, por razões éticas não comento sobre condutas ou comentários feitos por outros profissionais. Espero que você entenda.

  330. 330 Renan
    09.11.2010 às 07:44

    Dr. Bom dia!

    Mais agora eu não sei o que faço !!!!!!

    To perdido… sem saber o que fazer ….. :(

    tenho medo de deixar tudo como tá e ter conseguencias lá na frente.

  331. 331 Dr. Fernando Valério
    09.11.2010 às 09:05

    Renan, você deve escolher um médico em que tem confiança e que lhe traga segurança.

  332. 332 Renan
    09.11.2010 às 10:13

    Dr. Nunca tive necessidade disso, agora esou passando por estas conseguencia, este doutor falam que ele é bom.

    Mais sei que o senhor é bem conceituado, e sem ver meu exames apenas o patolologico já indentificou que tenho inflamação no ileo e colon, e como pode outro médico informar que não tenho absolutamente nada.

    ta confio em voce, como posso sair dessa situação ? Por favor me ajude, não aguento mais viver pensando nestas doenças, to ficando loko, tenho medo de ter consequencias mais para frente, que me infrmou que é leve queria tratar agora. voce pode receitar algum remédio que poderia curar esta inflamação,,,

    POR FAVOR DOUTOR ME AJUDE, QUERO VIVER FELIZ COMO ERA ANTES.

  333. 333 Dr. Fernando Valério
    09.11.2010 às 23:07

    Renan, diagnósticos e tratamentos devem ser definidos pelo seu médico, e não tenho como fazer isto através deste espaço.

  334. 334 Willian
    11.11.2010 às 01:45

    Oi,Dr,Fernando tudo bem?
    Gostaria de um auxílio,vou explicar o meu caso:
    Em junho tive avaliação e o médico indicou que fosse uma dengue , o qual fiquei uma semana em tratamento em casa, após melhora fiquei com baixa resistência e na semana seguinte ao extrai um dente tive uma infecção denominada aveolite seca, passei 7 dias no antibiótico, graças a “Deus” melhorei e no mês seguinte peguei uma sinusite terrível, onde fui medicado com antibióticos.
    Após a melhora tive um agravamento em minha hemorróidas, fiquei 1 mês sofrendo com constipação e muita dor ao evacuar com crises terríveis.
    Em outubro passei pela cirurgia no consultório, procedimento com anestesia local e cauterização na hemorróida externa.
    Fui medicado com : Daflon, antibiótico durante 10 dias, mas acabei excedendo o prazo por erro meu , cerca de um mes.
    Para fortes dores pós operatórias frequentes foi me receitado Ultracet , o qual já parei de tomar.
    e Laxativo Tamarine
    Agora só estou com daflon e Voltaren, pois tenho apesar
    de estar tomando muita àgua e comendo fibras, me alimentando com frutas e vitaminas, leite, queijo, arroz feijão, mesmo carne de frango, tenho tido dificuldades de evacuar, mesmo indo 1 ou duas vezes ao dia.
    O esforço tem sido frequente, na região anal ficou um tipo de uma pele que incha , já diminuiu de tamanha, mas ela machuca ao defecar e parece inflamada, sangrando , seria um trauma pós operatório segundo o médico, mas estou preocupado pois está muito lento o processo de cicatrizãom, o que eu poderia fazer? Ficou nmachucado com sangue na bolsinha ( nesta pele )Tenho usado proctoglyvenol pomada anestésico , mas acredito que ela só alivia a dor e não ajuda a cicatrizar.
    Existe alguma pomada ou algo pra acelerar o processo, já que ainda sinto muita dor após evacuar após 1 hora.
    Será que tudo que passei influenciou na recuperação, inclusive a dengue?
    Muito obrigado e um abraço
    Willian

    машина на прокат

  335. 335 Dr. Fernando Valério
    11.11.2010 às 07:09

    Wilian, realmente a sua evolução está lenta, ainda mais para um procedimento realizado em consultório, o que mostraria que o caso não era tão severo. Desta forma, é interessante estar mantendo contato com o seu médico e relatando a sua evolução. A ferida cirúrgica para o tratamento das hemorróidas realmente pode ter uma evolução mais lenta, devido a contaminação pelas fezes.

  336. 336 Marcos
    13.11.2010 às 02:21

    Olá Dr. Fernando,
    Sempre leio seu blog e considero muito importante as informações/orientaçãoes que o sr. presta aos leitores. Gostaria que o Sr. me tire uma dúvida com base nos sintomas que apresento a seguir:
    1- dificuldade de defecar;(constipação)
    2- fezes endurecidas;
    3-leves cólicas no intestinais (oriundas de gases)
    4-senssação de inxaço na região do abdomem;
    6- fezes com muco/catarro amarelado;(não tem sangramento)
    8- obstrução do reto ao defecar;
    9- Meu intestino está com uma espécie de “cola”,tenho a senssação de que está colando, fechando ous ei lá o que;

    Estou muito preocupado com essa situação, haja vista que na minha cidade não temos médico especialista nessa área, e as consultas que faço com clinico geral só dizem que não é nada!!
    Ai passam lactopurga, dimeticona e outros.
    To com medo de ter uma problema mais grave!!
    Me oriente por favor.
    Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho!!!

  337. 337 Lara
    14.11.2010 às 01:40

    Olá Doutor Fernando…
    Não sei se você lembra do meu caso , faz tempo que não escrevo a respeito..
    Mais fiz uns exames e eram gases acumulados com fezes endurecidas.. fiz um raio x..
    Agora estou tomando um laxante ..
    Almeida prado… 46..
    Queria saber se faz mau ao intestino tomar esse laxante..
    Fiquei sabendo que ele não faz bem para o intestino depois de usar por muito tempo..
    Estou tomando por conta própria , faz mau?
    Obrigado pela atenção…

  338. 338 Dr. Fernando Valério
    14.11.2010 às 08:13

    Marcos, saiba que os seus sintomas são muito comuns e que geralmente se relacionam a alterações funcionais do intestino. De qualquer forma, um médico poderá lhe solicitar uma endoscopia do intestino para se ter certeza de que não há alguma alteração na mucosa intestinal. Caso você tenha mais de 50 anos, esta endoscopia com toda a certeza deverá ser realizada.

  339. 339 Dr. Fernando Valério
    14.11.2010 às 08:30

    Lara, o ideal é que o intestino funcione bem às custas de uma boa dieta, boa hidratação e exercícios físicos regulares. No entanto, em alguns casos, isto não é possível, mesmo com medidas adequadas tomadas. Sendo assim, o laxante é necessário.

  340. 340 Bernadete
    18.11.2010 às 17:06

    Olá Dr.Fernando, antes de mais nada agradeço pela sua ajuda, eu fiz duas cirurgia de estomago com 11 anos de idade e outra com 18 anos, e tenho anemia ferropriva crônica, e de uns meses para cá, tenho sentido muitas dores abdominal, as vezes diarreias, e fezes claras com sangue, emagreci muito e sinto fraqueza, e as vezes me da taquicardia, o que pode ser me ajuda por favor, obrigada pela atenção.

  341. 341 Dr. Fernando Valério
    18.11.2010 às 20:54

    Bernadete, o que importa no seu caso é que o sangramento, a dor abdominal, e perda de peso e a diarréia sejam pesquisadas. Por isso, recomendo que você procure um Proctologista ou Gastroenterologista para um acompanhamento. É possível que você precise de algum exame complementar, como a endoscopia do intestino.

  342. 342 Edegar
    21.11.2010 às 01:56

    Doutor estou defecando Fino parecem lapis compridos isso é Constipação IntestinaL???Algumas vezes tenho umas dores meio agudas no anus mais é por cerca de 7 segundos…

  343. 343 Dr. Fernando Valério
    21.11.2010 às 08:41

    Edegar, qualquer alteração da forma das fezes deve ser avaliada por um Proctologista, que irá determinar a causa deste sintoma.

  344. 344 Flavio Cavalcantte
    23.11.2010 às 14:31

    Prezado Dr. Fernando Valério.

    Estou lendo pela primeira vez o seu blog e adorei as instruções. Não sofro de constipação intestinal (pelo menos acho que não), estou com um problema de hemorróida e procurei um médico que me perguntou sobre o uso de remédios pra emagrecer, faço uso de anfepramona uma vez ao ano sempre antes do verao isso já a uns 03 ou 04 anos, nunca acima de dois meses seguidos. Isso pode ter me trazido algum tipo de problema ou poderá trazer algum problema em relação a intestino?
    Desde já agradeço a sua atenção.

  345. 345 Dr. Fernando Valério
    23.11.2010 às 23:06

    Flavio Cavalcante, infelizmente a sua conduta para o Verão não é muito saudável, já que não estabelece uma reeducação alimentar e prática de exercícios durante o restante do ano. Quanto ao problema anal, ele pode ser decorrente de alteração do padrão de funcionamento do intestino por causa do remédio.

  346. 346 Jackeline
    24.11.2010 às 17:00

    Olá, Dr. Fernando.

    Há uns três meses venho sentindo uma dor do lado esquerdo da barriga e na parte baixa. Fui à ginecologista e fiz um ultra trans e estava tudo normal. Fui então a um clínico, onde fiz um raio-x e deu possibilidade de cálculo. Fiz o tratamento e a dor não cessou completamente. Diminuiu, mas não passou. Desde domingo uma dor forte voltou na mesma região. Voltei ao clínico que pediu um ultra do aparelho urinário para comprovar se havia cálculo. Nada foi diagnosticado, mas o exame de urina deu infecção. Ele então me disse que as pedras podiam ser pequenas e não estarem aparecendo no exame, ainda mais que tomo muito refrigerante a base de cola. Estou novamente tomando antibiótico, antiinflamatório e remédio para a dor, que não adianta muito, pois ela persiste.

    De um ano pra cá venho tendo problemas com intestino preso, e nesses três meses ele tem funcionado basicamente através do uso de laxante. O médio disse que se a dor persistir devo voltar lá e então ele me recomendará uma colonoscopia, para verificar então se a dor tem causa intestinal. Também tenho problema com hemorróidas, acredito grau III, pois saem ao evacuar e tenho que colocá-las pra dentro na maioria das vezes.

    Gostaria de saber o que o senhor acha: se realmente pode ser algum problema intestinal e se a colonoscopia é realmente indicada para este caso.

    Lembrando que a dor que sinto não é forte e ás vezes acomete as costas e perto do umbigo, tudo do lado esquerdo. Mas é uma dor incessante, que incomoda muito, fazendo com que eu não durma direito.

    Desde já, obrigada!

  347. 347 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 07:52

    Jackeline, o seu quadro pode decorrer de problemas urinários, como cálculos, que seriam melhor avaliados através de uma Tomografia Computadorizada de vias urinárias. Além disso, você pode estar apresentando um quadro intestinal, o que é muito comum em mulheres jovens. Desta forma, a solicitação de uma colonoscopia pode ser necessária.

  348. 348 Marcia
    28.11.2010 às 19:19

    Dr tenho sindrome do intestino irritável e agora fiz uma endoscopia e tenho gastrite cronica, esoflagite e refluxo, e a bactéria h. pilory. Já tomei toda medicação da bactéria (pilorypac) e estou terminando a cartela de lanzoprazol. Mas o que me incomoda e que passou a dor abdominal, mas continuo com refluxo e um terrível desconforto, parece que vou desmanchar, fico até mole é uma sensação horrível. Isso tem cura? Será que vou sarar? Me ajude por favor. Abraços Marcia

  349. 349 Dr. Fernando Valério
    29.11.2010 às 15:54

    Marcia, o refluxo deve ser tratado com medicamentos em doses adequadas para este fim e cuidados dietéticos. Comunique a evolução do seu quadro com o médico que vem lhe acompanhando.

  350. 350 Rosana
    30.11.2010 às 12:34

    Boa tarde Dr. Fernando.
    Meu intestino sempre foi um pouco preso, mas funcionava umas 02 vezes por semana, há dois anos traz descobri que tinha hipotireoidismo,tomo medicação direitinho, desde então comecei a ter mais dificuldades, já fui em vários médicos e me disseram que tenho que comer mais fibras e beber mais líquidos, estou tentando me enquadrar nesse ritmo, pois não tenho esses hábitos de comer fibras e beber mais água. Fiz um exame de colonoscopia e resultado foi este: REDUNDÂNCIA DOS SEGMENTOS COLÔNICOS, o que é isso? Pois ainda não levei ao médico o resultado. Obrigada pela atenção, aguardo um contato.
    DEUS lhe abençoe.

  351. 351 Rosana
    30.11.2010 às 12:41

    Ola, Dr. é a Rosana novamente, só para fazer uma complementação da pergunta que lhe fiz, tenho 32 anos e ja retirei a APENDICE. Obrigada.

  352. 352 Dr. Fernando Valério
    30.11.2010 às 15:34

    Rosana, o exame mostrou que o seu intestino grosso é um pouco mais longo que habitual, o que poderia colaborar para a piora do quadro de constipação intestinal. Assim, mais importante ainda é manter uma dieta rica em fibras, exercícios físicos e boa hidratação.

  353. 353 Clayton
    30.11.2010 às 20:05

    Boa noite Dr,

    No sabado a noite tive dor de estomago e no domingo tive diarreia o dia todo e a noite tive febre. E agora estou com sensação de barriga inchada, gazes e fezes claras por vezes!

  354. 354 Dr. Fernando Valério
    30.11.2010 às 22:52

    Clayton, como o seu caso parece ter sido agudo, é provável que você tenha apresentado um quadro de gastroenterocolite aguda, que pode ser decorrente de uma infecção digestiva, e que obviamente causa os sintomas citados. Sugiro que você procure um Gastroenterologista para avaliá-lo.

  355. 355 TATIANA GONSALVES RODRIGUES
    01.12.2010 às 12:14

    OLA DR FERNANDO CONTO COM VOCE PARA ESCLARECER AS MINHAS DUVIDA POIS JA NAO SEI MAS OQUE FASER POIS MORO NUMA CIDADE PEQUENA DO INTERIOR DE MINAS I AQUI E MEIO COMPLICADO NA AREA DE SAUDE E POR NAO TER CONDICOES FINANCEIRA NAO TENHO COMO PROUCURAR UM MEDICO PARTICULAR O CASO E O SEGUINTE JA FAS ALGUM TENPO QUE VENHO SENTINDO UMA COISA ESTRANHA NO APAREHLO INTESTINO ESSO ENQUANTO DEITO O MEU INTESTINO REVIRA A NOITE INTEIRA QUASE NAO DURMO DEREITO FICA REVIRANDO COMO SE FOSSE ME BATER UM DESANDO MAS NAO E E EU FICO ARROTANDO MAS MESMO ASSIM CONTINUA PARECE QUE VOU FASER VOMITO MAS SO ARROTO E A MINHA FESSES ESTAO SAINDO UMA COISA PARECENDO CATARRO CROSSO MAS NAO E ELA ESTA UM POUCO ESCURRA FUI AO MEDICO DA MINHA CIDADE ELE ME FALOU QUE ERA VERME E ME PASSOU UM REMEDIO MAS NAO MELHOROU TORNEI VOLTAR LA ELE ME PASSOU MAS REMEDIO DE VERME E EU TORNEI TOMAR PORQUE QUERO MELHORAR POIS NAO AGUENTO MAS ESSA SENSACAO DE CANSASSO ESSE DESANIMO QUERO FICAR BOA POES NAO TENHO ANIMO NEM PARA BRINCAR COM MEU FILLO POR FAFOR ME ESCLARECE ALGUMA COISA SOBRE ESTE SINTOMAS QUE ESTOU SENDINTO ME MANDE A RESPOSTA PELO MEU EMAIL ME AJUDE POR FAVOR MEU NONE E TATIANA TENHO 27 ANOS MORO NA CIDADE DE MATIPO MG

  356. 356 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 14:43

    Tatiana Rodrigues, saiba que existem causas inflamatórias e funcionais que podem causar distúrbios no aparelho digestivo, mas que podem ser tratadas com medicamentos específicos. Estas alterações são muito comuns em jovens.

  357. 357 Rosana
    02.12.2010 às 10:11

    Obrigada Dr. pela resposta.
    Bom trabalho.

  358. 358 Marlene
    03.12.2010 às 20:50

    Doutor estou com problemas eu estou defecando fino e as vezes sai uma secreção amarela,sinto algumas dores no anus as fezes as vezes saem meio esbranquiçadas e parece que as fezes estão resecadas oque eu tenho Doutor…

  359. 359 Dr. Fernando Valério
    03.12.2010 às 23:14

    Marlene, não tenho como lhe fazer diagnósticos através deste espaço, tanto por razões técnicas como éticas. Recomendo que você procure um Proctologista para avaliá-lo.

  360. 360 Sandra Campos
    06.12.2010 às 23:09

    Olá Dr Fernando,tenho uma filha de cinco anos que se queixa muito de dor na barriga na região do umbigo.Ela sempre foi muito presa do entestino quando nenen ela fazia força para evacuar e não conseguia o anus dela ficava enorme e o coco ficava trancado e não saia eu chegava a chorar com ela vendo o esforço que ela fazia,depois ela ficou com medo de evacuar e quando tinha vontade ela deitava,pedia colo,de medo e ficava uns três dias assim trancando até que ela não aguentava mais e fazia mesmo com supositório de glicerina ela não fazia.Aos poucos foi passando o medo e ela começou a fazer passava três quatro dias e ela evacuava.Hoje ela vai aos pés todos os dias mas sente dor na barriga quase todos os dias tambem e as fezes são dura.O pediatra dela que levo ela desde que nasceu disse que são gases e me indicou uma gastro mas a Dr examinou e disse que ela tinha constipação e gases e receitou uma dieta rica em fibras e frutas mas ela ñ come nada do que ela receitou.Gostaria de saber se realmente a dor na barriga que ela sente é mesmo disso algumas vezes ela teve dores muito forte e teve até febre.
    Obrigado pela atenção

  361. 361 Dr. Fernando Valério
    07.12.2010 às 06:58

    Sandra Campos, o quadro de constipação realmente pode causar dor abdominal e aumento dos gases intestinais. A melhor maneira de controlar este quadro é com dieta rica em fibras, hidratação e atividades físicas. Caso ela não aceite alimentos com fibras, discuta com a Pediatra a possibilidade de oferecer suplementos de fibras, mas lembre-se de hidratá-la bem. Quanto a febre, este não é um sintoma comum à constipação intestinal.

  362. 362 Marcela R N
    08.12.2010 às 14:29

    Dr Fernando
    Tenho prisao de frente e minha barriga fica muito inchada, sinto dores no intestino tb, alem de ganhar um pouco de peso.
    Já fiz exame de sangue oculto, transito intestinal e varios outros, mas todos deram normais…Como fibras, tomo bastante agua, mas nao como nada de verduras e vegetais, só um pouco de alface mesmo, pq odeio rs
    Meu medico me receitou o Fiber Mais pra tomar diariamente e me passou o Humectol D, mas falou para que tentar ir diminuindo até conseguir evacuar sem a ajuda dele.
    Já estou tentando diminuir mas meu intestino simplesmente nao funciona sem o Humectol D, qdo tomo logo no dia seguinte funciona como um relogio, mas só com o Fiber Mais nao adianta.
    Gostaria de continuar tomando o Humectol, mas nao é bom tomar remedio sempre ne? Será que ele faz mal a longo prazo?
    Existe alguma outra boa opçao natual que possa me ajudar? Ouvi falar no Plantaben, mas nao sei..

    Obrigada desde já
    Abraços

  363. 363 Dr. Fernando Valério
    09.12.2010 às 09:10

    Marcela, os quadros de constipação são tratados inicialmente com dieta rica em fibras (adquiridas nos alimentos ou em preparados vendidos nas farmácias), hidratação e exercícios físicos. Em casos mais complexos, exames específicos ao quadro são realizados. Quanto ao uso de laxantes, algumas pessoas, mesmo seguindo as recomendações acima, necessitam usá-lo. A princípio não complicações sérias a longo prazo.

  364. 364 Maria
    09.12.2010 às 15:00

    Dr. Fernando,

    Tive bebê há 3 meses e estou amamentando. Tenho observado, eventualmente, pontos brancos nas minhas fezes e, alternadamente, a presença de muco e fezes esbranquiçadas. Sinto,ainda, uma dor leve pontual e constante abaixo do umbigo, do lado direito. Não sei se há alguma relação, mas estou com um apetite por doces como nunca tive. O Sr. consegue saber a causa desses sintomas?

    Obrigada.

  365. 365 ana julia
    09.12.2010 às 15:10

    , e de uns dia pra cá , notei que quando vou defecar , esta saindo junto as fezes uma especie de cobrinha bem fininha muito pequena vermelha e fica se mexendo no vaso ,, o que seria isso ?

  366. 366 Dr. Fernando Valério
    10.12.2010 às 14:19

    Maria, existem inúmeras alterações que fazem com as fezes mudem de coloração e para que exista a presença de muco. Algumas delas são a dieta, o processo inflamatório, infecções, fatores emocionais e alterações funcionais, por exemplo. Por isso, aconselho que você procure um Gastroenterologista ou Proctologista para discutir o seu caso.

  367. 367 Dr. Fernando Valério
    10.12.2010 às 14:25

    Ana Julia, saiba qualquer alteração das fezes como a descrita por você deve ser avaliada. Sugiro que você procure um médico para realizar um exame de fezes para a pesquisa de parasitas.

  368. 368 Dr. Fernando Valério
    11.12.2010 às 07:49

    Ana Sandra, como isto pode corresponder a uma verminose, é importante que você realize um exame de fezes. Procure um médico para avaliar o seu caso.

  369. 369 GISLENE
    14.12.2010 às 01:08

    Boa noite Dr. Fernando !!! Dr. eu ja estive aki fazendo várias perguntas, por último eu tinha dito ki iria fazer minha cirurgia no Paraná, mas acabou não dando em nada. Mas graças a DEUS eu tive uma luz ki me trouxe muita esperança, apesar d ter feito muitos e muitos exames e não deram nada, cheguei ao descobrimento do meu problema ” aderência ” pois eu tinha dito ki quando vou ao banheiro e forço o intestino parece ki rasga por dentro e aí fico tendo incontinência urinária e com muita dor e aí tomo remédios por conta. mas como eu havia falado no começo vou fazer minha cirurgia aki mesmo onde moro, pois concegui um encaminhamento com um medico ki operou uma conhecida do mesmo problema a 4 meses e ela está ótima. então consegui ki ele me operasse, ja fiz todos os procedimentos para minha ciurgia e dia 04/01/11 passarei pelo anestesista e retornarei no medico ki irá fazer a cirurgia para marcar a mesma, pois será pelo sus e tudo fica muito demorado, mas pelo geito faço ainda em janeiro. Dr. apesar d passar uns 5 anos sofrendo nunca nenhum medico me disse ki poderia ser aderência e então só agora pude entender minha dor e saber de onde vem, pois não posso me esforçar e nem defecar ki ja machuca por dentro. o medico ki vai me operar me disse ki não garante ki eu vá ficar boa, mas eu tenho esperança di que tudo vai dar certo e deixarei de tomar remédios se Deus quizer. Dr. o ki eu keria saber é se tem algum risco em fazer esta cirurgia como perfurar o intestino ou bexiga e li tbm ki aderências voltam, sabe ki mesmo sendo arriscado vou fazer pq não dá mais pra ficar assim, o medico me passou um remedio para dor ( paco )e mesmo assim continuei com dores e como eu disse a dor vem quando faço algum esforço ou vou ao banheiro. Dr. tbm não disse ki aki não temos U.T.I, Mas acredito ki minhas dores estão chegando ao fim, apesar d correr riscos não vejo a hora pra ki tudo dê certo. Peço desculpas pelas perguntas, mas é ki vi o médico uma vez e agora vou vê-lo só mais uma vez antes da cirurgia e como tdo funciona pelo sus não dá tempo d perguntar nada ksksksksks. Dr. muito obrigado pela atenção chau e fika com DEUS !!! ( TALVEZ UM DIA EU VOLTO PRA DIZER KI ESTAREI ÓTIMA. )

  370. 370 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 08:02

    Gislene, toda cirurgia abdominal com manipulação de alças e aderências tem os seus riscos. De qualquer forma, o que importa é fazer a cirurgia com calma e boa técnica. Quanto à possibilidade de novas aderências, sempre que se manipula o abdome aderências podem surgir.

  371. 371 GISLENE
    16.12.2010 às 12:08

    DR. AGRADEÇO PELA RESPOSTA, ISTO PARA MIM SERVE COMO UMA GRANDE FORÇA DE ENFRENTAR TUDO O KI VEM PELA FRENTE. ESTOU OTIMISTA E GRAÇAS A MÉDICOS DAKI JÁ NÃO TENHO MAIS MEDO DE CIRURGIA POIS EM OUTRAS FUI MUITO BEM ATENDIDA E ISTO É MUITO IMPORTANTE.
    É ISSO AÍ DR. AGRADEÇO DE CORAÇÃO O CARINHO E ATENÃO COMIGO E COM TODOS KI PRECIZAM DE TI.
    QUE A PAZ DOS ANJOS POSSA ABENÇOAR VC E SUA FAMILIA EM TODOS OS DIAS DO PRÓXIMO ANO!!FELIZ NATAL E UM ANO DE MUITAS REALIZAÇÕES !!

  372. 372 Anielli
    16.12.2010 às 14:38

    Olá tenho 16 anos estou sentindo a minha barriga ruim uns 2 dias depois que minha mestruação acabou, desde o dia 25 de novembro de 2010 até hj, passo dias sem beber agua,pois não sinto vontade, só bebo quando sinto vontade,sinto que minha barriga por dentro esta meio pesada e as vezes me da uma mal estar sabe aquela vontade de vomitar ,vou no banheiro e quando dou a sorte de conseguir defecar vem pequena sinto que ela esta mole pelo fato de eu estar comendo frutas e alimento que soltam o intestino.
    Mas mesmo assim sinto que ainda falta algo pra sair mas não sai.Antes eu ai no no banhero regularmente e agora nada.
    obrigada.

  373. 373 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:45

    Anielli, por alguma razão você está apresentando perda do apetite, alteração da forma das fezes e desconforto abdominal. Este quadro tem que ser pesquisado e por isso recomendo que você procure um Gastroenterologista para avaliá-la.

  374. 374 Anielli
    18.12.2010 às 12:23

    obrigada

  375. 375 Angela Maria
    19.12.2010 às 11:06

    Angela 19-12-2010.Bom dia Dr:Fernando a mais ou menos 2 meses eu venho sentido fortes dores abdominais.
    Procurei o gastro ele me encaminhou pr fazer endoscopia.
    No exame deu qe eu estou com gastrite no estomago,também uma bacteria e uma hernia ele me passou um antibiotico pyloripac ibp tomei por 7 dias agora estou tomando o lansoprazol mais desde então meu instestino ficou preguiço tenho muita dificuldade de ir ao banheiro e qando vou faço muito pouco umas bolinhas com catarro e avermehadas voltei ao gastro ele me disse qe é devido ao remedio.
    Mas estou em duvida com isso ele falou qe ñ é necessario uma conoloscopia pois eu ja realizei uma a uns 3 anos atras.
    Gostaria qe o senhor me orientasse desde ja obrigado.

  376. 376 Dr. Fernando Valério
    20.12.2010 às 08:54

    Angela Maria, saber que a sua colonoscopia estava normal há três anos é uma informação relevante. No entanto, por razões éticas não posso lhe afirmar se outro exame é necessário. Também não tenho condições técnicas através deste espaço para lhe afirmar que quadro atual é decorrente apenas do uso dos remédios para o tratamento da gastrite e infecção pelo Helicobacter pylori.

  377. 377 Ayala
    20.12.2010 às 20:32

    Oi Dr, eu tenho 15 anos
    Estou apresentando muita dificuldade para ir ao banheiro, às vezes chego a ficar 5 ou maais dias sem conseguir .
    Quando vou no banheiro dói muito e sangra, eu tenho que forçar muito para conseguir e às vezes nem consigo.
    Devido a isso, quandoo sinto vontade de ir eu fico com medo e termino prendendo sem querer e termina piorando da próxima vez . To sofrendo muito, queria q o doutor me ajudasse .

  378. 378 Dr. Fernando Valério
    21.12.2010 às 09:01

    Ayala, você deve estar apresentando algum problema anal devido ao trauma causado pelas evacuações. Procure a ajuda de um Proctologista para avaliá-lo e para medicá-lo, tanto da parte intestinal, quanto da anal.

  379. 379 Veronica Mota
    23.12.2010 às 14:52

    Boa tarde dr Fernando!
    Tenho 25 anos e sempre tive o intestino preso, sempre recorri a laxantes e de uns tempos pra cá tenho um quadro de mta dor ao defecar e sangramento. O laxante ajudaria? É necessário algum exame?
    As fezes estão ressecadas e volumosas, a dor ocorre durante e até mesmo após a evacuação!

    Desde já agradeço

  380. 380 Dr. Fernando Valério
    24.12.2010 às 10:15

    Veronica Mota, você deveria procurar ter uma dieta rica em fibras, boa hidratação, praticar exercícios para ter as fezes mais pastosas. Em relação ao quadro anal, você deveria procurar um Proctologista para avaliar a lesão que causa a dor e sangramento.

  381. 381 raquel gomes
    01.01.2011 às 12:43

    DR.Fernando
    Tenho um filho de seis anos que apresenta fezes muito grandes.Ele tem se queichado muito de dor de barriga,ja fizemos exames de fezes e uma ultrassom e não deu nada.O que me deixa muito preocupada é porque,embora evacue todos os dias suas fezes são de um tamanho e espessura fora do normal. O que devo fazer?Quais serão as causas? Obrigada.

  382. 382 Dr. Fernando Valério
    01.01.2011 às 19:43

    Raquel Gomes, como existem alterações intestinais e dietéticas que podem causar a alteração na forma das fezes, recomendo que o seu filho seja avaliado por um Gastropediatra.

  383. 383 monyka
    05.01.2011 às 09:47

    Dr. Minha filha tem 3 anos e tem dois dias que vem reclamando de dor no ânus e passou a defecar com catarro, varias vezes no dia só esse catarro… antes ela evacuava normal, tem um pouco de prisão de ventre e faço uso de aveia no preparo do mingau que ela toma.. estou preoculpa! Marquei uma consulta como PED para hoje… O que pode ser? Me falaram até em ameba, vermes…

  384. 384 Dr. Fernando Valério
    05.01.2011 às 22:56

    Monyka, a evacuação de secreção (muco ou catarro) devem ser realmente avaliadas, e podem representar inflamações em região anorretal ou problemas intestinais (infecções e inflamações). Você fez bem em marcar a consulta.

  385. 385 Kelly
    07.01.2011 às 16:06

    Dr. encontrei seu site por acaso, estou sentindo dores estranhas e estava pesquisando na internet sobre isso. Bem, estou sentindo dores do lado direito da barriga, dores que não são constantes, mas que já duram dois dias, e ainda minhas fezes estão amareladas… Estou preocupada, sempre tive prisão de ventre, mas esse tipo de dor é novidade para mim, gostaria de saber se é gases e se acho remédio para isso nas farmácias sem prescrição médica ou há alguma coisa que posso fazer. Obrigada.

  386. 386 Dr. Fernando Valério
    08.01.2011 às 08:42

    Kelly, o importante no seu caso é ser avaliada por um Gastroenterologista. Por razões éticas não prescrevo medicamentos através deste espaço.

  387. 387 Alessanadro
    13.01.2011 às 15:51

    Dr. eu sempre tive o intestino solto, (muito solto,às vezes)mas de algumas semanas para cá tenho tido problemas para ir ao banheiro e continuo a comer da mesma forma que antes. Porém acontece que agora eu sinto uma certa “pressão” próximo à próstata e sempre uma certa vontade de ir ao banheiro mas nunca sai nada…há um mês fiz o “toque” com o urologista e o mesmo falou que o tamanho da próstata está normal. A minha preocupação é baseada num câncer de intestino que a minha tia está tratando e ele dizia ter as mesmas sensações, entende? “sempre com vontade de ir ao banheiro e nunca sai nada , apesar de ter comido normalmente ultimamente…” por onde eu começo?

  388. 388 Joice Elizama
    13.01.2011 às 17:56

    Oie,meu nome e Joice e Tenho 14 anos
    Gostei muito desse site e das informações aqui encontradas,
    mais gostaria de saber uma opinião do que venho sentindo a umas 3,4 semanas : dor abdominal (tipo colica menstrual que vai para a região lombar das costas,pontadas em volta do umbigo as vezes do lado direito outras vezes do lado esquerdo,
    as vezes quando aperto minha barriga sinto como bolas estourando,também sinto pontadas em baixo das costelas, e minha barriga ta enxada mais só na parte de baixo e ja acordo com isso).Também ando sentindo náusea,tontura,dor de cabeça,na nuca,pescoço e as costas mais algumas dessas dores so acontecem de um lado ou do outro nunca os dois lados doem juntos quando isso acontece e muito raro,fiquei 11 dias sem ir ao banheiro depois também só fui com uso de laxantes,ando tendo muita vontade de urinar mais isso passou só durou uns 3 dias,estou mim alimentando direito ,praticando exercicios mais ultimamente percebi que perdi um pouco de peso em torno de uns 2kg muito rapido,as vezes tenho vontade de evacuar mais vou ao banheiro e não consigo até faço força mais nao adianta não tenho presença de sangue nas fezes mais hoje presenciei uma pequena quantidade muito poca tipo de catarro
    dias depois da minha menstruação começou a descer um corrimento vaginal transparente parece agua ,mais ja fiz exame de sangue de urina,ultra-som total do abdomem incluindo pelve não deu nada a não ser o caso do meu ovario esquerdo esta embolado com meu intestino mais parece não ser nada grave,fiz também exame de vista não deu nada ,mais dei começo de depressão por não saber o que eu tinha fiquei muito nervosa e fiquei muito sem vontade de nada e irritada e o medico falou com isso tudo podia ser psicologico coisa da minha cabeça mais sei lá acha que não é não então queria uma opinião sua !.
    Agradeço deus de já !’

  389. 389 Débora
    19.01.2011 às 13:38

    Boa tarde Dr.

    Encontrei seu site quando coloquei os meus sintomas no google. Há algum tempo tenho sentido muitas dores de cansaço nas pernas que algumas noites têm me acordado, além de estar sentindo um desconforto no baixo ventre, e como almoço sempre em restaurante, depois do almoço sempre estou ficando cheia de gases e minha barriga fica parecendo que tem um vendaval dentro. Não sei os sintomas são indícios de coisas diferentes ou pode ser uma única doença, nem sei que médico procurar.
    Já fui ao ortopedita, ele disse que as dores nas pernas podem ser de cansaço e se continuassem eu deveria procurar um angiologista. O intestino já fiz a colonoscopia ano passado, pois minha irmã morreu com câncer de intestino e faço acompanhamento.
    Marquei com ginecologista para ver se pode ser um tumor nos ovários, ou algo do gênero, apesar de fazer apenas seis meses que fui a um.
    O que fazer??

  390. 390 Regina
    19.01.2011 às 20:27

    Ola Dr. tenho 19 anos e a um ano e dois meses sofro com uma dor no anus quando vou evacuar, ja procurei varios médicos mas nenhum me disse ao certo o que tenho. Isso ocorreu logo que tive meu filho ou seja a um ano e dois meses, logo no começo sentia muita dor no anus na hra da evacuação devido ser meu ressecada, então eu passei a tomar um comprimido de laxante toda noite, e quando ia ao banheiro conseguia fazer com mais facilidade, mas com o tempo começei a desenvolver uma assadura naquela região, piorei muito depois disso, mas sem o remedio não conseguia fazer,e quando conseguia era muito ressecado, e eu sangrava muito, e depois passei ver que as vezes tinha sangue no meio das fezes e isso me preocupou demais. Agora e parei de tomar laxantes e usei uma pomada que melhorou muito,não sangro mais, mas tem vezes geralmente quando estou perto de mestroar eu vou evacuar e mesmo sendo macia as fezes eu sinto dor depois de um certo tempo que fui ao banheiro, e também no momento da evacuação. Queria saber a sua opnião com respeito a esse problema, e o que o senhor me sugere.
    Obrigado.

  391. 391 lenisio
    20.01.2011 às 15:55

    Dr eu fiz uma endoscopia e colonoscopia e biopsia das duas. O diagnostico da /biopsia da endoscopia foi/

    (Quadro histologico compativel com polipo gastrico hiperplasico.)
    (h.pylori negativa.)
    (ausencia de malignidade no material examinado.)

    /biopsia da colonoscopia/

    (ileite cronica inespecifica moderada com atrofia vilositaria.)

    Se o Dr poder me explicar o que deu no meu exame sou grato,

    e essa ileite e a doenca de crohn?
    Muito obrigado…

  392. 392 Juliana
    21.01.2011 às 15:37

    Drº Valerio meu filho tem 3 anos, e o cirurgiao pediu uma biopsia ele tem suspeita de megacolon.
    se der positivo a mega colon qual o tratamento

  393. 393 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 09:57

    Juliana, o megacólon congênito é causado por um defeito na placa neuromuscular do intestino, e por isso, pode haver a necessidade de cirurgia se o quadro for muito intenso.

  394. 394 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 10:11

    Lenisio, o pólipo encontrado em seu estômago era hiperplásico, ou seja, benigno e sem potencial de malignização. A ileíte era inespecífica, e portanto não se afirma se tratar de doença de Crohn.

  395. 395 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 10:31

    Regina, o seu quadro se assemelha muito aos sintomas de fissura anal. Por isso, é interessante que você seja avaliada por um Proctologista para saber se realmente tem este corte no ânus ou algum outro problema.

  396. 396 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 10:13

    Joice Elizama, como você é jovem e apresente alguns sintomas característicos, é muito provável que esteja apresentando uma alteração funcional do sistema gastrointestinal. Por isso, recomendo que você discuta este quadro com um Gastroenterologista.

  397. 397 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 10:14

    Alessandro, como você apresentou uma alteração súbita do ritmo intestinal, recomendo que você procure realizar uma consulta com um Proctologista ou Gastroenterologista para avaliar a causa deste sintoma.

  398. 398 silva
    23.01.2011 às 15:33

    Dr.Fernando, a dez anos que sofria de uma firsura anal crônica, no dia 2 de dezembro 2010 fiz uma cirurgia, o medico falou que fez uma anuplastia ,gostaria de saber como e esse procedimento, bem como foi que ele fez, mim explique por favor,já faz um mes e 22 dias que fiz a cirurgia,no quinto dia eu quase morri de tanta dor para evacua, mesmo com laxante,dai em diante melhorou só que eu sempre como comida a base de fibras, frutas e legumes,mas quando vô evacua ainda sinto dor, principalmente na saída,acho que a borda do reto estreitou é orrivel, faço muita força a sensação que tenho e que perdi um pouco a sensibilidade ao evacua as vezes mim ajudo com as mãos, por conta disso sinto dor ao termo da evacuação justo no lado superior, onde o medico fez a anuplastia,por favor tire minhas dúvidas, é normal tudo isso que falei . foi a quarta revisão e o medico falou que a anuplastia ficou ótima tinha colado direitinho e mim receitou a pomada proctyl e um laxante para regularizar o intestino, até a volta da outra visita com 15 dias achei estranho ele passar essa pomada de novo,que eu saiba e só quando estar na crise ou quando esta com algum problema na cirurgia acho que estou, e você acha, depois da pomada estou sentindo dor razoavel é normal.mim diga a musculatura do reto vai volta como antes, será que vou evacua como antes, ou vai ficar a sim pra sempre. Ajude mim obrigada por ler e responder.

  399. 399 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 22:43

    Silva, entendo a sua angústia, visto

  400. 400 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 22:44

    Silva, entendo a sua angústia, visto que o seu pós-operatório não está evoluindo da maneira que você esperava. No entanto, como não vi a cirurgia sendo realizada e por razões éticas, não tenho como descrevê-la ou avaliar o resultado da mesma. Espero que você entenda.

  401. 401 Suzy
    24.01.2011 às 09:52

    Bom dia, Dr. Valério!

    Nessa ultima semana tenho me sentido estranha, com sensação de inchaço na barriga, como se meu estomago estivesse cheio,sabe! Fico sem apetite, mas por medo de ficar doente, acabando me alimentando normalmente. Mas parece que não tenho feito a digestão direito e de fato minha barriga está mais alta.
    Tem outro fato que tem me preocupado; estou indo ao banheiro com mais frequencia,o que não era comum. Porém minhas fezes estão esbranquiçadas e muito fétidas.
    Sinto-me indisposta!!

    Apenas ressaltando, tenho obesidade grau I. 1,58m e 73kg e estou de ferias do trabalho, o que mudou bem minha rotina.
    Será que tam alguma coisa a ver, porque gordinho sofre quando vai ao medico, é só eles olharem pra gente e o diagnostico é sempre o mesmo: Isso é sobrepeso.

    Desde já agradeço a resposta.

  402. 402 Dr. Fernando Valério
    24.01.2011 às 21:01

    Suzy, concordo com você em relação ao preconceito que pessoas mais obesas sofrem, inclusive de médicos, o que é vergonhoso. Quanto ao seu caso, provavelmente é uma alteração decorrente da mudança de rotina e dieta devido ao período de férias. Caso o quadro persista, valerá a pena procurar um Gastroenterologista para avaliação.

  403. 403 fernanda
    25.01.2011 às 04:35

    Ola Dr. Fernando!

    Venho por meio deste comentario contar o meu caso,e talvez quem sabe uma solução para o meu caso até hoje incompreendido.Moro no Japão ,e tenho 24 anos.
    A seis anos atras engravidei ,e durante a gravidez não sofri qualquer sintomas de constipação intestinal ocorreu tudo normalmente até o parto,no segundo dia pós parto fui ao banheiro normal sem nenhuma alteração ,mas no quarto dia quando fui ao banheiro senti muito desconforto a ponto de não conseguir fazer minhas nessecidades devido ao total endurecimento e mudança no calibre exagerado das fezes o medico me receitou um laxante em gotas mas não trouxe resultado nenhum,eu achava que poderia ser por causa da amamentação ou mudança hormonal ,esperando que a medida do tempo tudo voltaria ao normal,mas não voltou em momento algum…me fazendo sofrer muito toda vez que vou ao banheiro,sentindo angustia e dor as vezes até desespero,evacuando fezes com sangue devido a fissuras adquiridas por causa do endurecimento e calibre das fezes e quem sabe até ter adquirido hemorróidas por causa da força excessiva na hora da evacuação.consultei meu obstetra que havia dito que era normal ,e cheguei a consultar um especialista aqui no Jp ,contei meu problema e disse que gostaria de fazer algum exame pois pra mim tudo isso não era normal,ficar constipada de uma hora pra outra sem motivo aparente logo apos o parto,e o medico não deu muita importância pela minha idade considerada jovem para esse tipo de problema disse que eu tinha que comer coisas que ajudassem no funcionamento do intestino e que não tinha motivo aparente para fazer algum exame especifico até eu dizer que sangrava muito quando ia ao banheiro,mas ai eu acabei desitindo de me tratar com esse medico pois ele não me passou muita confiança (parecia que ele estava achando que tudo oque eu falei era pura frescura a maioria dos medicos daqui tem esse conceito de que a pessoa e dramatica e que tudoo é normal ) ,e ficou por isso.não fui mais ao medico.
    Quatro anos após minha primeira gravidez ,eu engravidei de novo ,e para minha surpresa meu intestino voltou ao normal,ai todos os dias ao banheiro ,fazia minhas necessidades sem menor esforço ou dor,fiquei totalmente aliviada e feliz depois de quatro anos sofrendo com minha constipação ,mas após o parto…a mesma situação,intestino totalmente constipado,as vezes o receio é tão grande que acabo usando laxantes,mas não excessivamente,uso mais enemas se não me engano de glicerina e ultimamente tenho usado sempre que vou ao banheiro, mas tenho medo que esse uso excessivo só piore as coisas.
    Ja tentei de tudo,alimentação rica em fibras ,acompanhadas de exercícios físicos e ingestão de líquidos,mas nem assim senti grande diferença.As vezes encontro algum alimento que alivie minha constipação mas logo o intestino se acostuma e o alimento perde o efeto,ja usei farinha de casca de maracujá que ajudou muito mais perdeu o feito,comia duas tangerinas grandes de tarde e meu intestino funcionava muito bem mais logo o intestino acostumou e o mesmo perdeu seu efeito,linhaça ,aveia, ameixa ,mamão,azeite de oliva,nada faz muito efeito no meu caso.
    Ai pesquisando sobre o assunto, li que a caso de constipação que podem esta associadas a doenças do assoalho pélvico retocele (hernia da parede anterior do reto em direção a vagina que tem como origem mais frequente o parto vaginal mal assistido),mas pensando bem agora,eu n tenho mais nenhum outro sintoma fora a constipação,mas de qualquer forma gostaria que o Dr. me ajudasse a pelo menos esclarecer minha inconformação pois não conheço mais ninguém que tenha tido o mesmo problema que eu,e qual seriam as causas da mesma.
    atenciosamente obrigada ,seu site é de grande ajuda .
    e fico aguardando uma resposta .

  404. 404 Dr. Fernando Valério
    25.01.2011 às 16:38

    Fernanda, como você é jovem e do sexo feminino, é muito possível que você esteja apresentando alguma alteração funcional do intestino, como a Síndrome do Intestino Irritável, que causa alteração do hábito intestinal, gases intestinais, distensão e dor abdominal. Este quadro é tratado com medicamentos específicos. Para saber mais sobre esta alteração leia o artigo que publiquei sobre o assunto em http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm

  405. 405 Rosangela Reis
    26.01.2011 às 10:50

    Dr. Fernando, minha mãe fez uma cirurgia e retirou um pedaço do intestino, a biopsia revelou que não tinha malignidade na parte retirada. Correu tudo bem na cirurgia e no pós-operatório, porém ela está indo várias vezes ao banheiro, às vezes 6, 8 vezes, parece que as fezes saem de pouquinho em pouquinho, tem vezes que ela tem que correr ao banheiro, mas não faz nada. Isto a está deixando tensa, pois fica até com medo de sair de casa e não conseguir chegar a tempo em um banheiro. Gostaria de saber se isso é normal. A cirurgia foi feita no dia 14/12/2010.
    Obrigada pela atenção.
    Rosangela.

  406. 406 Dr. Fernando Valério
    26.01.2011 às 23:30

    Rosangela Reis, como a sua Mãe foi submetida a retirada de um segmento intestinal, é esperado que ela tenha um período de adaptação e aumento da frequência evacuatória. Com o passar dos meses este quadro deve ser menos intenso.

  407. 407 Rosangela Reis
    27.01.2011 às 15:18

    Dr. Muito obrigada pela resposta, fico mais tranquila.

    Rosangela.

  408. 408 silva
    28.01.2011 às 18:43

    boa tarde.dr.fernando, obrigada por té respondido o comentário anterior e entendo. Espero que possa mim responde está, fiz uma cirúgia á dois meses, de fissura anal, por fora está ótimo, não sei por dentro, na útima visita au médico ele, mim passou pomada proctyl. Achei errado, pensei que não ia presiza, gostaria de sabé se é normal sente na hora de evacuá, como se estiverse estreitado á borda do ânus,isso é passagero,obrigada. Deus te abençoe

  409. 409 Dr. Fernando Valério
    29.01.2011 às 09:03

    Silva, se a cirurgia foi realizada a pouco tempo, é normal que o tecido ainda não esteja cicatrizado e que você tenha sensibilidade no local.

  410. 410 Daniela Alves
    01.02.2011 às 15:56

    Boa tarde Dr. Fernando venho aqui para tirar uma dúvida, minha avó tem chagas e já tem mais de 60 anos e já fez cirurgia do megaesôfago a uns 6 anos agora ela está com megacólon e nem as lavagens e os laxantes estão mais fazendo efeito, então fizemos os exames pra ver se ela podia fazer a cirurgia mais os exames de coração dela deu que ele está acelerado e o médico disse que ela não podia fazer a cirurgia, nesses casos o que pode ser feito? por favor me dê uma luz…

  411. 411 Dr. Fernando Valério
    01.02.2011 às 22:54

    Daniela Alves, como a cirurgia para o tratamento do megacólon foi contraindicada devido a problemas cardíacos, é necessário que se faça uma dieta rica em fibras, boa hidratação, uso de laxantes, e se necessário, lavagens intestinais.

  412. 412 saulo
    02.02.2011 às 13:40

    boa tarde Dr.Fernado,me chamo saulo e tenho 32 anos,e a 8 meses comecei sentir colicas de gases 24 horas por dia,passei pelo medico da familia e mandou de cara fazer um tratamento de verme,e exame de fezes,onde deu cisto de giargia,nao melhorou com o tratamento de verme,fiz total 3 tratamentos de verme,depois fiz ultrason total,nao deu nada,fiz emograma completo deu tudo ok,fiz colonoscopia nao deu nada,fui ao gastro e disse que pode ser intestino irritavel,mandou eu fazer um tratamento com digedrat,tomei 4 caixas e nao melhorou,minhas fezes ta sempre mudando,as vezes sai finas,outras vezes mais moles,amareladas outras normais, tenho vontades de ir ao banheiro varias vezes ao dia,ja cheguei ir 6 vezes,mesmo quando vou ao banheiro continuo ainda com dor na barriga tipo querendo ir de novo,fico com vontade de ir toda hora,as vezes volta ao normal,mas as colicas continua as vezes pouco as vezes mais,e detalhe que quando pego peso doi logo,as vezes sinto mal estar devido a barriga irritada com vontade de ir ao banheiro,mas e mais pela manha isso.que poderia ser isso Dr. Fernado,ele receitou tambem remedio antidepressivo,pois sou muito ancioso,muito mesmo,e de 2 anos pra ca passo muita raiva no dia a dia,agradeço abraços.

  413. 413 Dr. Fernando Valério
    02.02.2011 às 22:34

    Saulo, você pode estar apresentando um quadro de Síndrome do Intestino Irritável realmente, e novos medicamentos podem ser tentados em seu tratamento. Além disso, pratique exercícios físicos e tenha uma dieta adequada. Sugiro que você discuta com o seu médico o seu caso clínico novamente.

  414. 414 Ana
    04.02.2011 às 13:43

    Boa tarde doutor,
    Tenho uma colonoscopia marcada para segunda-feira próxima, mas sinto algo que ja ha algum tempo me incomoda muito…
    Tenho constipação crônica, desde pequena minhas fezes são ressecadas e em 95% da vezes saem em bolinhas.
    De uns anos para cá passei a sentir algo que sai e retorna ao anus no momento da evacuação, porém, não sangra, nem dói. Pensando até hoje ser hemorróida interna, fui a um proctologista que me examinou e disse que minhas hemorróidas são muito pequenas, poré, podem inchar no momento que faço força para evacuar…
    Isso me intrigou, pois, se não for hemorróida (já que não há dor ou sangramento), o que mais pode ser? Sinto como se fossem fezes paradas, mas mesmo depois de tomar laxante e ir bastante ao banheiro, esse carocinho continua lá, saindo um pouco quando faço força e retornando depois…
    Estou muito preocupada. Marquei uma colonoscopia depois que minha mae retirou um polipo intestinal que apresentava malignidade, mesmo que em estágio muito inicial. O oncologista disse que eu não precisaria realizar o exame, pois o caso dela nao preenchia os requisitos que apontam um problema hereditário.

    Desde já agradeço,

    Parabéns pelo site!

    Ana.

  415. 415 Ana
    04.02.2011 às 13:53

    Esqueci me mencionar… tenho 25 anos.

  416. 416 gislayne
    04.02.2011 às 21:56

    boa noite, tudo bem? Dr.fernando, quém fala é gislayne, tenho problema de constipaçaõ intestinal, lié sua matéria á respeito e fasso duto isso, pela amanhã tomo um copo de água em gejum, depois, como um mamaõ e um paõ integral, no almoço como pôre de batata, arroz,tomate,alface,dépois de uma hora, tomo um copo de suco de cajú, dizém que o cajú é cicatrisante, á tarde, como frutas com uma fátia de bolo de ameixa á noite, como papa de avêia com biscoito creme crake integral, antes de dormir, como mamão ou ameixa e tomo um laxante que é complexo 46, sobre á alimentação isso é um exsenplo, gosto de variá,tém mais, nas trés refeições coloco uma colher de sopa de linhaça dourada e bébo bastante água, mesmo assim, á fese não é pastosa, comtínua resecada, o que fasso, me ájude o que devo fazer.Á dois mêses fiz uma cirugia de fissura anal, estou me recuperando, meu medo é minha alimentação, quando vou evacuá dói, terminou passa ador,tenho medo que á fissura volte por conta da fese resecada ou que rebente á cirugia ela é récente, ou de tanto fazé força termindo ficando com hemorroidas, estou nervosa não tou legal, té ágradeço de coração se me responde obrigada tchau!

  417. 417 Dr. Fernando Valério
    06.02.2011 às 09:24

    Ana, realmente você é muito nova para se preocupar com um câncer de intestino, ainda mais se a sua Família não preenche os requisitos de câncer hereditário. Quanto ao seu problema anal, acredito que o diagnóstico de hemorróidas que prolapsam seja o mais provável. No entanto, alguns pacientes realmente exteriorizam papilites hipertróficas (inflamação em glândula anal) e pólipos.

  418. 418 Dr. Fernando Valério
    06.02.2011 às 09:37

    Gyslaine, entendo o seu esforço em relação à sua alimentação. No entanto, saiba que algumas pessoas necessitam da ajuda de medicamentos laxativos para terem um padrão de funcionamento intestinal mais adequado. Mas lembre-se, além da dieta rica em fibras é preciso manter uma boa hidratação e praticar exercícios físicos com regularidade.

  419. 419 stefania polidorio
    06.02.2011 às 17:12

    ola doutor me chamo stefania e tenho uma filha de 2 anos ela quase nao faz coco e sempre quando vai fazer é uma tristeza ela chora faz muita força e o bumbum dela sangra o coco dela sai todo quebradinho e bem duro o que fazer por favor me ajude!!!

  420. 420 Isabela
    06.02.2011 às 22:06

    Dr. Fernando, primeiramente parabéns pelo site e pela atenção que o sr. concede às pessoas que aqui expõem suas dúvidas.
    Eu gostaria muito que o sr. me ajudasse também.
    Desde 2007 estava fazendo uso do laxante Almeida Prado, que é tido como mais leve por ser homeopático. Isto porque às vezes me incomodava qualquer pequeno inchaço na barriga e eu também, na época com 20 anos, tinha resolvido ficar mais magra (achava que os laxantes resolviam o problema).
    No ano passado aumentei a ingestão, que não era cotidiana mas era frequente, e poucas vezes fui ao banheiro naturalmente. Neste ano, porém, resolvi suspender o uso completamente e restaurar o funcionamento do meu intestino para ter uma vida mais saudável.
    Gostaria de saber se é possível que isto aconteça aos poucos, com alimentação e atividade física adequadas, e se demora muito tempo para poder evacuar naturalmente? O sr. tem alguma dica?
    Muito obrigada desde já pela atenção e imensa ajuda!

  421. 421 Dr. Fernando Valério
    07.02.2011 às 11:52

    Stefania Polidorio, em relação ao quadro da sua filha recomendo uma dieta rica em fibras e hidratação adequada. No entanto, uma consulta com um Gastropediatra deveria ser realizada para que se entenda a razão para o quadro de constipação.

  422. 422 Dr. Fernando Valério
    07.02.2011 às 11:53

    Iasabela, a melhor maneira de se ter um intestino com bom funcionamento é ter uma dieta rica em fibras, com boa hidratação e prática de atividades físicas. Se estas medidas não forem suficientes, procure a ajuda de um Proctologista.

  423. 423 Patrícia
    07.02.2011 às 17:08

    Dr. Fernando, meu filho de 3 anos está ha quatro dias fazendo coco várias vezes ao dia, nos dois primeiros dias estava mais liquido e com uns pedacinhos parecendo sementes, de mais ou menos 1cm, ontem e hj está numa consistencia de mousse, uma hora verde, outra marrom, só q ele coloca a mão na barriga, senta no troninho e faz só um pouquinho. Ele não tem febre graças a Deus, geralmente ele faz muito coco e mais durinho, quando era bebê era uma dificuldade, pois era muito duro. Ele tem pediatra quinta feira, mas estou preocupada e conto com a ajuda do senhor.
    Obrigada!
    Patrícia.

  424. 424 Dr. Fernando Valério
    07.02.2011 às 23:31

    Patricia, caso você acredite que o seu filho está apresentando quadro de desidratação, avise ao Pediatra dele ou procure um Pronto Socorro. Caso as fezes estejam se normalizando e ele esteja se alimentando, é provável que uma possível infecção ou intoxicação esteja se resolvendo.

  425. 425 Ivanna
    09.02.2011 às 02:19

    Olá, meu pai é diabético, no entanto ele não toma nenhuma medida para cuidar da sua saúde, pelo contrário, ele bebe frequentemente e em grandes quantidades, ultimamente suas fezes estão esbranquiçadas e muito fétidas, e sua barriga permanece alta, gostaria de saber qual é a doença pela qual ele esta passando.

    Estou aguardando sua resposta.

  426. 426 Dr. Fernando Valério
    09.02.2011 às 23:26

    Ivanna, existem algumas doenças que causam o clareamento das fezes. Desta forma, recomendo que o seu Pai seja avaliado por um Clínico Geral.

  427. 427 Raquel Rodrigues
    10.02.2011 às 11:57

    Ola doutor.
    Eu tenho prisao de ventre,colicas e dores abdominais desde o meu nassimento e ate hoje eu tenho tanta dificuldade pra defecar, que eu preciso ficar de cocoras e introduzir o dedo medio e ou o dedo indicador para tirar as fezes manualmente. Por que se eu nao fizer isso, as fezes nao sai toda ou se for o caso, fica por la mesmo. Ontem no inicio da noite, eu fui para um banheiro e fui tentar com muito esforco defecar normalmente mas, eu nao conseguir. Eu tive que introduzir um dos dedos que citei aqui em cima e conseguir puxar as fezes quase toda, mas depoi tive que intraduzir de novo um dos dedos da minha mao direita la no fundo para puxar um dos restinhos de fezes que ficou. Quando eu tirei um dos resto de fezes que ficou, meu dedo fico melada de fezes e com sangue moderado, mas as fezes estava com um rastro de sangue tao piqueno, que se fosse outras pessoas pra ver rapidamnete e nao obsesvar, conserteza o sangue nas fezes ia ficar dispercebido. Algus dias atrais, eu fiz exame parasitologico de fezes em 3 amostra. Mas na primeira e segunda amosta o resultado foi nao reagente(negativo) e a treseira amostra o resultado foi Endolimax nana. Eu quero saber o que pode estar cauzando isso, quero saber sobre os tratamentos para o que eu to sentindo, como `e feitos os diagnosticos, qual e a gravidade, se pode ser um principio de 1 gastrite, 1 ucera, algum cancer, ou sangramentos(hemorragias), ou mau habto alimentares, hemorroidas, contipacao, se `e algun tipo de necrose e etc… E quero saber seu eu nao cuidar da doenca que eu tenho que esta causando sangramentos, colicas e dores abdominais e outros sintoma que nao citei aqui nesse comentario e o que pode acontecar comigo se u nao cuidar.
    Estou agurdando sua resposta Dr. Fernado.

  428. 428 Dr. Fernando Valério
    10.02.2011 às 23:02

    Raquel Rodrigues, primeiramente você deveria ser avaliada por um médico especialista em disfunções motoras, como a constipação crônica, e tentar entender o porquê do seu quadro. Quanto ao sangramento, independentemente do exame de fezes, é possível que ele seja decorrente do trauma para retirada de fezes. Sugiro uma consulta com um Proctologista.

  429. 429 JOSI
    15.02.2011 às 13:55

    Olá Doutor:

    Meu namorado está com 5 pedras num rim e 2 no outro, ele estava com a vesicula preguisosa, dai o gastro mandou ele tomar uma medicação. isso faz um mês e hoje, ele continua com várias dores na região abdominal,e com muita dor no intestino (não vai aos pés a dias), ele estava tomando buscopam de 4 em 4 horas 2 comprimidos de cada vez.
    O intestino pode ter trancado por causa do buscopam?

  430. 430 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 22:26

    Josi, os antiespasmódicos podem causar um retardo do funcionamento intestinal quando tomados de forma contínua.

  431. 431 Junior
    17.02.2011 às 17:19

    Dr Fernando Sinto Vontade De iR Defecar Mas Quando Chego La Na Hora Num Saii Nada..!
    Da Ultima Vez Q Defequei Foi UM Sufoco E Quando Fui Limpar Saiu Um Poko De Sangue..Isso E Normal? Vooc Sabe Oq Pode Ser?

  432. 432 Dr. Fernando Valério
    17.02.2011 às 19:01

    Junior, nenhum sangramento anal pode ser considerado normal. Desta forma, é recomendável que você procure um Procotologista para ser avaliado.

  433. 433 Débora
    18.02.2011 às 12:11

    Dr. Fernando fiz cirurgia de megacolon há 5 anos atras onde foi retirado 25 cm do meu intestino (parte comprometida)fiquei bem, este ano quando fui fazer um exame ginicologico (papanicolau) a medica observou que no canal da vagina para o colon do utero havia como ela descreveu um “abalroamento” que impedia dela sentir meu colon do utero.
    Fui ao proctologista que me pediu a colonoscopia para avaliar,mas não consegui fazer o exame pois mesmo com o preparo realizado para o exame ainda existia fezes no intestino e não pude fazer. Voltei ao proctologista q me disse então que fizesse o Enema opaco, mas alguns dias depois descobri que estava gravida e não pude fazer o exame tambem.
    Estou com 6 meses de gestação, tenho tido constipação intestinal, dificuldade para defecar.
    Estou com medo de estar com fecaloma(pois tive tb fecaloma)outra vez, mesmo depois da cirurgia, um simples exame de toque os medicos conseguem observar que tem algum abalroamento no canal da vagina para o utero pois eles não conseguem sentir meu colo do utero.
    Por esse motivo terei parto cesariana, mas tenho receio de no momento do parto eu ter complicações por isso, segundo o proctologista só poderei seguir com o tratamento depois que o meu bebe nascer.
    MInha pergunta é: sera que isso pode prejudicar meu parto, prejudicar meu bebe?
    Fico muito preocupada e com medo!

    Obrigada pela atenção!

  434. 434 Débora
    18.02.2011 às 13:00

    Dr. só corrigindo…é abaulamento e não abalroamento como disse, desculpe!

  435. 435 Dr. Fernando Valério
    19.02.2011 às 00:38

    Débora, sinceramente acredito que a sua qualidade de vida em relação à constipação intestinal não está boa. No entanto, quanto ao bebê e ao parto, não vejo maiores problemas.

  436. 436 everson
    19.02.2011 às 21:16

    oi Dr. Fernando Valério eu tenho 39 anos eu como a comida e vou ao banheiro fazer coco 6 vezes por dia se u comer mais vou mais vezes mas sai duro tipo pedasso achatado isso e normal

  437. 437 Dr. Fernando Valério
    20.02.2011 às 09:07

    Everson, obviamente você apresenta uma alteração do ritmo intestinal. Por isso é necessário que você procure um Gastroenterologista para ajudá-lo.

  438. 438 Gizelly
    24.02.2011 às 10:50

    Olá Doutor!
    Eu tenho 24 anos, pratico exercícios físicos, mas o meu intestino não funciona regularmente. Passo 4, 3 dias sem defecar, nãoé sempre, as vezes defeco normal, e as vezes não, recentemente ao ir ao banheiro, a feze estava tão ressecada e dura que causou fissuras, “arranhões” na “boca” do ânus,e saiu um pouco de sangue que observei no papel, esse “arranhões arde e incomodam tanto que nem consigo tocar,quando isso acontece, com alguns dias essas fissuras cicatrizam, somem, e a textura volta ao normal.Em situações em que meu ânus está normal, eu pratico uma ou duas vezes ao mês, sexo anal. Gostaria de saber se eu tenho de fato algum problema, se esta prática de sexo anal pode agravar algo e se devo recorrer algum médico.
    Desde já grata!
    Parabéns pelo trabalho, excelente profissional!

  439. 439 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 15:21

    Gizelly, acredito que antes de manter as relaçõe sexuais anais você deverá procurar um Proctologista para avaliá-la. Assim, caso algum tratamento seja necessário, você poderá ser tratada.

  440. 440 Sueli ohay
    25.02.2011 às 09:35

    Bom dia Doutor,

    Andei observando nas minhas fezes (quando como carne) pedaços pequenos de carne; sai um monte normal e as pequenos pedaços de carne; porque não virou fezes? o que pode ser isso?

    obrigada

  441. 441 Dr. Fernando Valério
    26.02.2011 às 10:16

    Sulei Ohay, a presença de material alimentar não digerido nas fezes pode representar alguma má absorção digestiva ou aumento da velocidade do trânsito intestinal. Sugiro que procure um Gastroenterologista.

  442. 442 claudio ehl
    04.03.2011 às 19:19

    Dr. Valério, boa noite,

    Já estive aqui antes.
    Fiz 03 cirurgias abdominais por causa de uma diverticulite.
    Tive obstrução intestinais do delgado, mas não fiz cirurgia.
    Tem um ano que fiz uma colonoscopia e deu tudo normal.
    Fiz em outubro o transito intestinal e deu normal.
    Há 03 meses fiz enema de bário e só deu raros diverticulos.
    Mas sempre tenho dores abdominais.
    As vezes tenho dias onde faço fezes volumosas e dias onde faço pouco.
    Mas de 05 dias para cá, tenho feito fezes fracionadas, até quando faço em quantidade, mas fracionada, com poucas dores, abaixo do umbigo e do lado esquerdo.
    Pode ser SII, ou é uma nova obstrução por aderencia ?
    O médico acha que é SII.

  443. 443 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 09:27

    Claudio Ehl, o seu caso é complexo pois envolve variáveis como cirurgias abdominais prévias. De qualquer forma, a Síndrome do Intestino Irritável pode ser uma possibilidade, visto que os últimos exames estão compatíveis com a normalidade.

  444. 444 Júlia
    07.03.2011 às 10:47

    Olá Dr. Fernando!
    Meu nome é Júlia e tenho 16 anos.
    Até hoje não sei bem qual é o meu problema.
    Evacuo todos os dias, mas em quantidades insuficientes. Além disso, sempre faço massagens na barriga quando vou ao banheiros, mas esse método não resolve mais pra mim.

    Isso causa um desconforto terrível e, pra tentar aliviar isso, comecei a tomar laxantes (e continuo) sem receita médica. Sei que isso é uma imprudência, mas minha família me fez partir para esse método até que eu visite um médico.
    Enfim, o remédio não ajuda e continuo com o desconforto. Mas uma coisa eu percebi: o problema não é falta de água nem alimentação inadequada, pq consumo boas quantidades de fibras e ingiro 2,5 litros de água por dia. As minhas fezes também não são ressecada; pelo contrário, são moles e bem finas.
    Eu gostaria de saber o seguinte: isso é um sintoma da SII?
    Se não é, que tipo de patologia ou problema pode estar relacionado estes sintomas?

    Um abraço.
    Júlia

  445. 445 GISLENE
    07.03.2011 às 15:23

    BOA TARDE DR. FERNANDO.
    DR. EU ESTOU AKI PRA DIZER KI FIZ MINHA CIRURGIA D ADERENCIA DIA 02 QUARTA FEIRA E ESTOU MUITO BEM.
    ENTÃO PERGUNTEI AO MEDICO O KI ESTAVA COLADO E ELE ME DISSE KI A PAREDE DO ABDOMEM, O INTESTINO GROSSO COM A BEXIGA, OS OVARIOS, O INTESTINO DELADO E APRECE KI O LADO ESKERDO PERTO DA VIRILHA.
    SABE EU PERGUNTEI PRA ELE SI É ARRISCADO VOLTAR E ELE ME DISSE KI É DIFICIL, MAS QUANDO ME DEITO D LADO EU PENSO KI O INTESTINO VAI COLAR DI NOVO E MORRO DI MEDO.
    ENTÃO GOSTARIA D SABE SE FICAR SENTADA E ANDAR EM CASA LOGICO, SE PREJUDICA ALGUMA COISA.
    ELE ME PEDIU PARA EU VOLTAR NELE DAKI 60 DIAS COM UM HEMOGRAMA PQ ELE VAI ME ENCAMINHAR PRA FAZER CIRURGIA DE RETOCELE COM ELE MESMO, PQ EU FIZ ANO RETRASADO E VOLTOU E VAI ERGUER A BEXIGA.
    APESAR DE TUDO ESTOU OTIMA MAS COM MEDO DA TAL ADERENCIA DI NOVO.
    OBRIGADO PELA ATENÇAO… ABÇS.

  446. 446 Dr. Fernando Valério
    08.03.2011 às 10:00

    Gislene, primeiramente desejo boa recuperação ao seu procedimento cirúrgico. Quanto à liberação para atividades, como andar, por razões éticas não posso fazer estes comentários, visto que você foi operada por outro profissional. Recomendo que você entre em contato com o médico responsável pelo seu procedimento para ter esta orientação.

  447. 447 Dr. Fernando Valério
    08.03.2011 às 10:03

    Julia, um dos sintomas que podem estar presentes na Síndrome do Intestino Irritável é a constipação (obstipação). Para a confirmação do diagnóstico, sugiro que você procure um Gastroenterologista ou Proctologista.

  448. 448 VALDISAR
    08.03.2011 às 14:22

    DR. FERNANDO,

    PRIMEIRAMENTE QUERO DEIXAR MEUS PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO QUE O SENHOR REALIZA AQUI. DESEJO TUDO DE BOM AO SENHOR.

    MINHA DÚVIDA É: TENHO PERIODOS EM QUE MINHAS FEZES FICAM DURAS E SECAS CAUSANDO ASSIM FISSURAS, JÁ CHEGUEI A FAZER EXAMES E O MÉDICO CONSTATOU QUE ERA SÓ CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO. NA VERDADE MINHAS FEZES SÃO SEMPRE MOLINHAS E DIARIAMENTE OU AO BANHEIRO. MAS POR ESSES DIAS ESTOU FAZENDO USO DE DIETA COM MUITA PROTEINA E SUPLEMENTOS COMO WHEY PROTEIN, CASEINA, GLUTAMINA E MINHAS FEZES FICARAM DURAS CAUSANDO DORES NA HORA DE IR AO BANEHIRO. ESTOU COMENDO MAIS FIBRAS, USEI LAXATIVOS QUE POUCO FIZERAM EFEITOS, BEBO AGUA NORMALMENTE E PRATICO ATIVIDADES FISICAS.
    O QUE POSSO FAZER PARA MUDAR ESSE QUADRO? JÁ QUE PERCEBI QUE QAUNDO PAREI DE TOMAR WHEY AS FEZES MELHORARAM PQ ESTOU COMENDO MUITO MAMAO. MAS PRECISO DA WHEY PARA OBTER RESULTADOS POIS SOU DESPORTISTA.

    DESDE JÁ, AGRADEÇO!

    VALDISAR SOUZA

  449. 449 Dr. Fernando Valério
    08.03.2011 às 17:34

    Valdisar, para evitar que o seu ânus apresente fissuras ou traumas é necessário que as suas fezes estejam pastosas. Por isso, recomendo que toda forma de alteração de dieta seja feita de forma paulatina. Além disso, não se esqueça de manter boa hidratação.

  450. 450 Patricia Meneses
    08.03.2011 às 23:13

    Dr. Fernando Valério,

    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Tenho um filho de 4 meses e meio e desde o seu nascimento nunca evacuou por 2 dias seguidos. Orientada pela pediatra, complemento a amamentação com NAN. Porém, como o leite artificial corresponde a cerca de 20% da alimentação diária do bebê, acredito que não seja essa a causa da sua evacuação demorada – chega a 12 dias sem defecar!

    A pediatra recomendou hidratação, supositório de glicerina e, mais recentemente, suco de ameixa. Num primeiro momento, funcionou. Mas hoje ele completa mais 8 dias constipado, então preciso tomar outras providências.

    Há algo que eu possa fazer antes de tentar laxativos? Mudar minha alimentação ou oferecer outros tipos de sucos?

    Agradeço desde já pela ajuda,

    Patricia.

  451. 451 GISLENE
    08.03.2011 às 23:40

    BOA NOITE DR. FERNANDO.
    OLHA EU ENTENDO SUAS RAZÕES, EU SÓ FIKEI PREOCUPADA PQ A GENTE FAZ TANTA PERGUNTA AO MÉDICO E ACABA SE ESQUECENDO DAS COISAS E ELE TBM NÃO ME DISSE NADA A RESPEITO DO KI DEVO FAZER OU NÃO, E COMO EU FIKEI ALGUNS DIAS SEM VE-LO ACHEI KI O SR. PODERIA ME DAR UMAS DICAS.
    O SR. SABE KI MEDICOS KI SÓ ATENDEM PELO SUS É DIFICIL DE VE-LOS.
    MAS AMANHÃ IREI TIRAR OS PONTOS COM ELE E AÍ TIRAREI AS MINHAS DUVIDAS.
    MUITO OBRIGADO DR. E PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.

  452. 452 Dr. Fernando Valério
    10.03.2011 às 12:19

    Patricia Meneses, recomendo que você procure a ajuda do pediatra do seu filho e discuta como manipular melhor a questão. Também acredito que o seu filho possa merecer alguma investigação diagnóstica caso os sintomas persistam.

  453. 453 Bruna
    11.03.2011 às 01:44

    Dr. Fernando,
    estou tendo problemas no abdomem mas não sei se é intestino preso pois ja sofri seriamente disso quando mais nova. Tenho 19 anos e venho observado alguns sintomas estranhos, começou a umas duas semanas, os sintomas são (todos eles só acorrem após as refeições mais pesadas – almoço e jantar): dor e queimação abdominal na regiao do umbigo, abdomem muito inchado, sensação de inchaço e estomago muito cheio (como se eu tivesse comido muito), aumento do apetite e dor de cabeça.

    Obs:

    não observei alteração do intestino, porem ele é preguiçoso e ja não vou muitas vezes ao banheiro.

    com meu aumento de apetite ja pensei em ter problemas do meu estomago ser muito pequeno e nao aguentar essa nova quantidade de comida.

    tenho problema de tireóide e sempre estive abaixo do meu peso normal.

    sal de frutas nao resolve minha queimação.

    Espero que vc me ajude, não tenho o costume de ir ao médico e nao sei se deveria ter maiores preocupações ou seria caso de intestimo preso.

    Obrigada!

  454. 454 Caroline
    13.03.2011 às 10:04

    Ei bom dia tenho 21 anos sempre sofri de constipação,porém depois que eu começei a comer alimentos integrais, melhorou e passar a tomar leite de soja já que eu sinto enxaqueca com o leite de vaca e derivados.
    Só que quinta passada tomei as 2 doses da vacina de hepatite e tetano,e na sexta passei o dia com diarréia.No sabado,já com aconteceu mas nada,porém eu não evacuei.Achei que fosse reação alergica da vacina,ja que na 1 dose não senti nada.
    Porém hoje(domingo) acordei com diarréia de novo,sendo que na quinta a noite e sbado de noite,os dias que antecederam a diarreia eu tomei leite de soja.
    Agora to preocupada,porque acho que não é uma reação da vacina.
    Já li que a sindrome do intestino irritável altera o intesnino em constipação e diarréias.Será que é isso que eu tenho?
    Poderá ser verme também?Ou depois de passar uns 2 anos só tomando leite de soja ou posso ter desenvolvido reação alergica a soja?
    Agradeço dese já

  455. 455 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:14

    Caroline, a Síndrome do Intestino Irritável causa quadros de diarréia, constipação e dores abdominais. No entanto, o seu caso é muito recente, e é preciso ter um pouco de calma para se estabelecer este diagnóstico, visto que a Síndrome é uma alteração crônica.

  456. 456 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 11:00

    Bruna, existem diversas razões para sintomas como os seus, como dieta, inflamações e problemas funcionais do trato digestivo. Por isso é importante que você procure um Gastroenterologista para ajudá-la.

  457. 457 luis
    16.03.2011 às 02:18

    bom dia dr. estou com um probleminha que eu acho que foi causado por mim mesmo,mas teno muita vergonha de ir ao medico,pois enfiei um objeto pequeno no meu anu e não sai e parece que esta me causando constipação.temei laxantes,ingeri azeite e nada adiantou,será que tomando laxande uma vez ou outra resolve,me ajude dr.
    desde já agradevido.

  458. 458 Dr. Fernando Valério
    17.03.2011 às 10:17

    Luis, como você não tem certeza de que este objeto foi eliminado, é importante que procure um Proctologista para avaliá-lo.

  459. 459 martha
    18.03.2011 às 16:24

    caro dr fernando.minha mae sofre ha muito anos com constipaçao intestinal,ela sofre muito passa perto de mes sem defecar!sente muita dores ao redor do anus !tem o abdomem alto quando ela come sente vontade de vomitar !ja fez 3 colonoscopia e nao da nada de serio uma questao importante é que ela ta emagrecendo muito e as fezes ela diz que é meia gosmenta !por favor me ajude !

  460. 460 sidney
    19.03.2011 às 00:17

    boa noite dr.a minha heorroida apos o carnaval comecou a sangra com frequecia guando como coisa gordurosa alem de sangrar sai pedaco d sangue pisado tipo coagulo de sangue. obrigado aguardo

  461. 461 Dr. Fernando Valério
    19.03.2011 às 09:19

    Sidney, qualquer sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, ainda mais quando associado a presença de coágulos, que pode representar que o sangramento tenha origem no intestino. Procure o especialista.

  462. 462 Dr. Fernando Valério
    19.03.2011 às 09:29

    Martha, a sua Mãe deve ser avaliada por um Proctologista que estude as alterações funcionais do intestino. Assim ela poderá entender por que não apresenta um ritmo intestinal normal. Existem exames específicos para o diagnóstico de problemas relacionado à evacuação.

  463. 463 judite santana
    20.03.2011 às 12:35

    Oi Dr. Fernando Valério ,estamos com um problema em nossa casa ,minha mãe em agosto do ano de 2010, fez uma cirurgia de hemoroídas ,a partir dai começou a perder peso de 76 para 66 quilos, mais essa perda de peso é de 3 meses pra cá ,agora ela tem enjoo ,dor no umbigo,endurecimento da barriga ,naúseas ,passa mal praticamente todos os dias.

  464. 464 judite santana
    20.03.2011 às 12:50

    Ela tem tudo para ser uma constipação intestinal ,só as fezes que não são ressecadas ,em exames de abdômen total :conclusão pelvis extra renal direita variante abatômica demais órgãos acima descritos sem alterações detectáveis ao ultra-som, para os medicos normal,endoscopia digestiva alta
    conclusão .gastrite enantematosa leve do antro,pesquisa para H.pylori negativa ,e ainda ela reclama de gosto ruim na boca, se puder me ajudar agradeço desde de já. Atenciosamente JUDITE

  465. 465 Dr. Fernando Valério
    20.03.2011 às 20:03

    Judite Santana, não acredito que a cirurgia para o tratamento das hemorróidas seja a causa para o quadro abdominal. Por isso, sugiro que ela procure um Clínico Geral ou Cirurgião Geral para uma avaliação. Quanto ao caso digestivo, a ajuda de um Gastroenterologista é adequada, mas é importante salientar que a gastrite é leve para causar tantos sintomas.

  466. 466 carlos herique
    05.04.2011 às 10:39

    estou com gastrite cronica ja fis o exame e foi costatado e apesar disso tenho um rnis pelve, tenho um polo na visicula biliar, sinto dore no local da visicula, uma sensação de peso de incomodor, e as vesez sinto umas fisgadas assima do enbigo ou ate na visicula, este sitomas me deixa nervoso de mais impassiente, e estou evacuando um coco bem pastoso e claro, neste tratamento estou tomando um medicamento para aa gastrite,{[PYLORIPAC IBP] – lansoprazol30mg, claritromicina500mg, amoxilina500mg}dotor me ajude não aguento mais este icomodo perto da visicula e estas fisgadas na barriga. obrigado tenho 36 anos.

  467. 467 Dr. Fernando Valério
    05.04.2011 às 11:31

    Carlos Henrique, existem diversas causas para as dores abdominais, como a gastrite. No entanto, os pólipos de vesícula biliar não costumam causar dor. Como você ainda apresenta sintomas, sugiro que seja avaliado pelo seu médico.

  468. 468 Karla
    05.04.2011 às 23:59

    Olá Dr.

    tenho 19 anos, tenho o intestino muito preso
    minha medica me receitou “Agua, fibras,legumes” etc
    mais estou fazendo como ela pediu, e não vejo resuldado
    tem vezes que da certo, e tem dias que não
    sinto dores na barriga, ai quando vou ao banheiro
    espero 10 ou 15 minutos e nada. eu trabalho sentada o dia todo, sou protetica então mal levanto pra nda,
    depois do serviço fasso caminhada +/- 1 hr.
    mesmo assim não resolve nda, ja tomei activia, agora estou tomando actimel todos os dias de manha. mais mesmo assim não resolve. estou preocupada não sei o que fasso,
    estou com problemas com o meu peso por causa disso.
    ajude-me
    grata.

  469. 469 Dr. Fernando Valério
    06.04.2011 às 09:36

    Karla, os quadros de constipação são muito comuns em mulheres e se você se locomove pouco, tende a se intensificar. Por isso, recomendo que você procure um Proctologista que tenha interesse no estudo das disfunções motoras do intestino, já que exames específicos para o seu caso podem ser realizados.

  470. 470 Karla
    06.04.2011 às 23:47

    Olá Dr, pela ajuda

    hoje de manaha não tomei o actimel, então quando cheguei do serivço não deu resultado..
    tive que fazer massagen em minha barriga para relaxar.
    deu resultado, mais mesmo assim me sinto muito inchada.

  471. 471 Dr. Fernando Valério
    07.04.2011 às 00:28

    Karla, é importante que o seu médico seja avisado sobre a sua evolução.

  472. 472 samara
    07.04.2011 às 00:37

    BOA NOITE DR. Á 4 MES QUE FIS UMA CIRUGIA DE FISURA ANAL TOU LEGAL,GOSTARIA DE SABER SE E NORMAL A PELE DO ANUS FICAR MUITO SENCIVEL E FININHA. POR CANTA DISSO, ESTOU COM MEDO DE FAZER MUSCULACAO, ERA O QUE EU FAZIA ANTES DA CIRUGIA E TAMBEM, ESTOU TOMANDO COLAGENO E GELATINA EM COMPRIMIDO PARA MELHORAR A ELASTICIDADE DA MINHA PELE, TENHO QUARENTA E DOIS ANOS E EMAGRECIE DEPOIS DA CIRUGIA E FIQUEI FLACIDA.ENTAO RESOVIE TOMA POR CONTA PROPIA, E ERRADO, POSO CONTINUA TOMANDO, NAO INTERFERI,E POSO FAZER MUSCULACAO, OU TA CEDO. AS VESES CINTO LATERJA E UMA COCERINHA, DEPOIS DA EVACUACAO, NEM SENPRE, E NORMAL OBRIGADA POR SUA ATENCAO E COMPRIENCAO. SAMARA..

  473. 473 Dr. Fernando Valério
    07.04.2011 às 19:52

    Samara, após quatro meses da cirurgia é provável que você esteja apta a realizar as atividades físicas. Quanto aos sintomas anais, sugiro a avaliação do seu caso pelo seu cirurgião.

  474. 474 Kelly
    13.04.2011 às 16:47

    Boa tarde Dr. Fernando, tudo bem?
    Desde criança eu sofro de problemas de intestino preso, hoje tenho 25 anos e à algum tempo tenho dificuldades para evacuar, minhas fezes são muito duras e grossas e isso acaba fazendo com que eu sinta muita dor na hora de evacuar e chega até sangrar. Não sei se o nome disso seria constipação ou não, confesso que nunca procurei um médico. Ultimamente tenho sentido um pouco de cólicas intestinais, uma dor que vem e passa logo. Outra coisa que eu queria comentar, é que algumas vezes devido a força na hora da evacuação, surgiram algumas pintinhas vermelhas no meu rosto e nos braços, demoraram mais ou menos uma semana pra desaparecer. Isso aconteceu umas 3 vezes, mas faz tempo que não acontece. Por favor, gostaria muito de uma opinião sua. Obrigada.

  475. 475 Valéria
    14.04.2011 às 11:18

    Dr. Fernando, bom dia. Primeiramente gostaria de saber se os exames de defecograma (forma solicitada pelo médico) e defecografia são a mesma coisa. Não lozalizo local para realizar esse exame, inclusive meu convênio médico (instituição de grande porte no mercado) não tem credenciados para tal … poderia indicar alguma instituição que realize? Este exame foi solicitado juntamente com outros 2 já realizados (eletromanometria anoretal e retossigmoidoscopia rigida c/ anuscopia) a fim de avalialção de possibilidade de cirurgia por causa de doença hemorroidária grave.Obrigada!

  476. 476 Glauci
    15.04.2011 às 10:34

    Bom dia Dr Fernando

    Meu filho de 1ano e 9meses teve constipação intestinal e a dr receitou dois remedios para vermes e um laxante. A minha duvida é correto remedios para vermes para constipação intestinal? Sendo que um remedio para vermes é antibiotico.
    Muito obrigada por ler e respoder as minhas duvidas
    Glaucia

  477. 477 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 08:39

    Glauci, remédios para o tratamento de parasitoses devem ser prescritos para o tratamento de parasitoses. Em casos de constipação, outros cuidados, como dieta e hidratação devem ser tomados.

  478. 478 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:02

    Valéria, defecograma e defecografia são o mesmo exame. Quanto ao local dos exames, grandes Hospitais costuma realizá-lo.

  479. 479 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:29

    Kelly, como você apresenta um quadro de constipação intestinal e de desconforto anal, chegando até mesmo a apresentar sangramento, recomendo que você seja avaliada por um Proctologista. Este especialista avaliará a região a anal e lhe indicará caminhos para um melhor funcionamento intestinal.

  480. 480 Rafael
    16.04.2011 às 10:59

    Doutor, Bom Dia.

    Venho sofrendo de diarréia, com fases cronicas, e dor na porçao inferior esquerda do abdomem a 6meses. Desde dezembro venho fazendo exames e minha condição física não melhora. Perdi 15kilos em 4meses, sendo que estou com 49kilos (1,79 de altura).

    Meus médicos ainda não conseguiram fechar um diagnostico conclusivo e estou ficando desesperado. A suspeita é de doença de chron.

    Estou com algumas duvidas e gostaria de sua ajuda.

    O Exame de endoscopia com biopsia deu esofagite não erosiva (a esofagite já tinha sido diagnosticada anteriormente). A biopsia do duodeno 2a. porçao deu o resultado de EDEMA DE LAMINA PROPRIA (vilo-cripta preservada, linfocitos intraepiteliais pouco frequentes e ausencia de granulomas).

    Fiz também TC do Abdomem Total com o seguinte laudo;
    Aparente espessamento parietal na região alto/sigmóide que persiste durante as fases do exame porém apresenta discreta mudança na sua conformação. A possibilidade de processo inflamatório nesta região pode ser considerada.

    Transito intestinal nos padroes da normalidade (observa-se que as alças colicas apresentam posição baixa na cavidade abdominal, especialmente o colon transverse).

    Estou esperando pelo resultado do exame ASCA, Teste de intolerancia a Lactose. Demais exames deram negativos (colonoscopia, anca, exames de sangue)

    Infelizmente vou ter que pagar um valor alto para realizar a Enterografia por tomografia computadorizada…

    O senhor poderia me dar um parece / orientação / indicação?

    Obrigado pelo auxilio e desculpe por ter escrito demais.
    Abraços.

  481. 481 Leandro
    16.04.2011 às 16:21

    bom dia, Dr. Fernando

    Estou com uma espécie de verruga no ânus lado direito bem pequena, sinto dores e pontadas abdominais frequentes e não consigo evacuar, quando consigo são pequenas bolinhas de fezes ou fezes pastosas em pequena quantidade. Existe uma alteração na cor as vezes amarelada e as vezes esverdeadas. O que pode ser? Pontadas no baço direto superior pode ser reflexo do intestino? Isso é grave? Estou tomando mucilon uma vez ao dia de manhã e não tem melhoras. O que devo fazer?

    Obrigado!

  482. 482 Dr. Fernando Valério
    17.04.2011 às 09:09

    Leandro, a variação da cor das fezes pode ocorrer devido a dieta a ao funcionamento intestinal. Como você também apresenta dor abdominal e evacuação irregular, sugiro que você seja avaliado por um Gastroenterologista ou Proctologista.

  483. 483 Dr. Fernando Valério
    17.04.2011 às 09:17

    Rafael, quanto ao quadro de diarréia, a possibilidade de síndrome de má absorção existe. No entanto, como a sua colonoscopia se mostrou normal, não acredito que a doença de Crohn ou a retocolite sejam as melhores possibilidades diagnósticas.

  484. 484 Jacqueline
    23.04.2011 às 16:47

    Olá! Preciso desesperadamente de ajuda. Meu filho tem 2 anos e 3 meses e desde que fez dois anos, aproximadamente uma semana depois que vem tendo sérios problemas para evacuar. Primeiro a pediatra disse que era apenas medo e que por isso ele estava prendendo e as fezes ficando cada vez mais duras, virando assim um círculo vicioso.Ela passou uma dieta rigorosa. Cortou arroz, macarrão, leite de vaca e batata. Passou arroz integral, verduras de folhas, alguns vegetais ricos em fibras, farinha de soja, farinha de linhaça. Também passou o uso de um medicamento chamado lactulose com uma dose inicial de 5 ml duas vezes ao dia. segundo ela tbm. deveríamos fazer uso de um medicamento chamado minilax, para não haver a necessidade de lavagem retal no hospital, quando ele estivesse em sofrimento. Assim fizemos. Demos a lactulose, na dose orientada e durante uns dez dias fez efeito. Após este período, não fez mais. Ela mandou aumentar a dose para 7,5 ml duas vezes ao dia e mesmo assim não resolveu o problema. pelo contrário, ele passou a ficar com muitos gases e a sentir muitas cólicas. Sempre com muito medo de fazer cocô.Mais uma vez chegou ao extremo e tivemos que leva-lo na emergencia, pois ele não dormiu quasenada durante a noite, só chorava dizendo que queria fazer cocô, mas que tinha medo, que iria doer e não conseguiu. No sábado de madrugada 16/04 levamos e mais uma vez lavagem retal. Na segunda à tarde ele novamente foi para a emergencia. Desta vez além do sofrimento por não conseguir fazer cocô estava com bronquite e febre. Veja bem, quando digo sofrimento, quero deixar claro que ele chora muito, diz que esta com dor, que quer fazer cocô, mas que tem muito medo porque vai doer. Nada que eu fale ou faça adianta para faze-lô mudar de idéia. Na segunda, nova lavagem retal. Veja, apenas dois dias depois. Levei ele na terça, 19/04 em um gastro infantil e ele mandou eu dar um medicamento manipulado chamado PEG 4000 (10 G SEM ELETROLITOS, por coincideência o médico que tinha atendido ele na emergencia no sabado tbm tinha indicado este mesmo medicamento, então eu já tinha manipulado e começei a dar na terça mesmo. Segundo o médico este remédio demoraria uns cinco dias para fazer efeito. Porém hoje já é o quinto dia e nada. Meu filho está novamente em sofrimento. Irritado, chora, recusa-se a se alimentar direito, corre e sapateia quando vem a vontade de evacuar, mas continua com grande medo. Devo mencionar que numa dessas idas a emergencia, um dos médicos pediu um ultrasson, que segundo os proprios médicos esta dentro da normalidade. Não sei mais o que fazer. Agora ele conseguiu dormir, mas vejo que se ele não evacuar terei mais uma vez de leva-lo a emergencia, para mais uma provavel lavagem retal. Me ajudem!!! Tem algum exame que ele precise fazer? Alguma doença que pode estar causando este quadro? Me indique, se possível um especialista em minha cidade. Moro em BH. Grata,
    Jacqueline

  485. 485 Dr. Fernando Valério
    23.04.2011 às 20:10

    Jacqueline, caso o seu filho acorde tão irritado e com dor, leve-o à uma emergência. Após tirá-lo deste momento de maior crise, ele deverá ser submetido a exames que expliquem a razão para este quadro de constipação. Entre em contato com o Gastropediatra que está acompanhando o seu filho.

  486. 486 Gonzaga
    26.04.2011 às 18:27

    Boa tarde doutor,
    Fiz minha cirurgia de hemorróidas no método tradicional há 14 dias atrás. Sinto ainda muitas dores ao evacuar e junto a isso ainda tem sangramento no ato da evacuação, me disseram que é assim mesmo porque a cirurgia fica aberta internamente e cicatriza aos poucos. Peço ao senhor, se possível, me dê uma dica se existe alguma coisa que se possa fazer para cicratizar mais rapído. Lhe agradeço e aguardo ansiosamente a resposta.

  487. 487 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 23:14

    Gonzaga, a melhor dica para uma boa recuperação da cirurgia de hemorróidas é manter uma dieta rica em fibras e boa hidratação.

  488. 488 ana paula neves
    28.04.2011 às 22:54

    Olá doutor ….
    Por favor peço a sua ajuda para me esclarecer uma dúvida….
    É o seguinte eu sempre tive problemas com intestino preso e por isso sempre controlei minha alimentação,mas de uns dias para cá acho que há mais ou menos 15 dias estou com o intestino preso… tenho enriquecido minha alimentação com fibras, mamão, ameixa, linhaça e mesmo assim não está adiantando, mas vou ao banheiro todos os dias porque eu forço a evacuação (não estou sentindo vontade de evacuar) apenas sinto algumas cólicas bem fraquinha, entã como não sinto vontade eu forço… Estou desesperada achando que pode ser algo grave me ajude por favor….o que eu posso fazer??? me dê uma dica vou ficar muito agradecida.
    Desde já agradeço….Ana Paula

  489. 489 Daliane Esmeralda
    29.04.2011 às 16:33

    Olá Doutor!! Desde que tive minha filha há dois anos, sinto uma coisa estranha no lado esquerdo um pouco abaixo do umbigo. Algumas vezes quando faço força, ou quando vou defecar(tenho constipação e hemorróida) sinto algo tremer dentro de mim(vejo a minha barriga mexendo, parece até que é um bebê chutando), depois sinto uma contração parecendo que algo vai se romper. Me ajude doutor. Que médico devo procurar? O que é que eu tenho? Um médico uma vez me falou que era problema nas alças intestinais, será que é isso? Obrigada desde já!

  490. 490 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 08:33

    Ana Paula Neves, o melhor para o seu caso é ser avaliada por um Gastroenterologista ou Proctologista, e entender a razão para a piora do seu funcionamento intestinal.

  491. 491 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 08:43

    Dailane Esmeralda, recomendo que você procure um Gastroenterologista par avaliá-la. Provavelmente ele lhe solicitará alguns exames diagnósticos.

  492. 492 alessandra
    03.05.2011 às 02:20

    ola doutor!!!Gostaria de saber que tipo de especiliasta procurar,pois estou preocupada com um parente meu que me relatou que costuma evacuar apenas 2 vezes ao mes.E mesmo o uso de um medicamento chamado tamarine nao fez efeito algum.Sem mais para o momento aguardo sua resposta e agradeco desde ja.

  493. 493 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 17:29

    Alessandra, para a avaliação de quadros de constipação (obstipação), você deverá procurar um Proctologista ou Gastroenterologista.

  494. 494 Letícia
    06.05.2011 às 12:24

    Dr. Quando era pequena meu intestino funcionava muito bem. Sempre fiz ballet, mas apartir dos 12 anos comecei a sofrer de constipação. Hoje com 18, procurei um especialista, faz 5 meses de tratamento com metamucil e lactulona. No começo meu organismo respondeu bem,mas isso vem diminuindo,voltando a estaca zero. Quando tomo o metamucil,tem uma sensação ruin, talvez por dilatar o estomago.Também tenho desconfortos abdominais.Fui recomendada à tentar evacuar logo quando me levanto, mas isso nao vem mas tendo sucesso.Com doses maiores do medicamento,melhora,mas ai tenho dores do lado esquerdo da barriga. Como sempre cerais, frutas , verduras e bebo muita agua, parece nao adiantar, apesar de o intestino nao funcinar, vou muito ao banheiro fazer xixi. Ficarei grata se puder me ajudar.

  495. 495 Dr. Fernando Valério
    08.05.2011 às 10:16

    Letícia, como você apresenta um quadro de constipação (obstipação) importante, é recomendado que você realize exames funcionais e que possam mostrar qual a razão para que o seu intestino não apresente um bom funcionamento. Procure um Proctologista que tenha interesse na área funcional do intestino.

  496. 496 fatima
    14.05.2011 às 11:50

    DR. FERNANDO PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LO PELO SITE E AGRADECER PELA ATENÇÃO DESTINADA A MAIORIA DAS PESSOAS QUE AQUI LHE PROCURAM. bEM EU GOSTARIA DE SABER SE O CASO DA MILHA FILHA DE 25 ANOS NÃO SE TRATA DE UM CASO QUE NECESSITA DE CIRURGIA. eLA TEM PRISÃO DE VENTRE DESDE DE CRIANÇA E ATÉ HOJE SEMPRE FOI REFÉM DE UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM FIBRAS ONDE AS VEZES ELA JA ATE VOMITA QUANDO INGERE POR NÃO AGUENTAR MAIS APESAR DE TENTAR SEMPRE MUDAR O TIPO DE FIBAR E CLARO É REFÉM DO USO DE LAXANTES. AOS 19 TEVE QUADRO DE SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL. SENTIA DORES HORRIVEIS E FEZ VARIOS TRATAMENTOS ATE QUE FICOU MELHOR. AS DORES SUMIRAM, MAS ELA SOFRE COM AINDA COM A PRISÃO E COM PROBLEMAS DE GASES QUE INCHAM SUA BARRIGA E ELA TOMA MUITOS VIDROS DE DIMETICONA DURANTE O MES. HOJE ELA NÃO PASSA MAIS DE DOIS SEM DEFECAR PORQUE TOMA LAXANTES E TUDO O QUE INDICAM. MAS SE NÃO FIZER ASSIM PASSA SE QUATRO/CINCO DIAS SEM IR AO BANHEIRO. ELA JA FEZ VARIOS EXAMES E DETECTARAM PLICOMA E HEMORROIDA OS DOIS EM GRAU LEVE, MAS ISSO JA TEM UNS DOIS ANOS. ELA NÃO SUPORTA MAIS A SITUAÇÃO. SE FOSSE O CASO DARIA UM JEITO PRA QUE ELA CHEGASSE ATE O SENHOR PARA QUE ENTÃO PAGASSEMOS A CIRURGIA, CASO FOSSE A SOLUÇÃO. O QUE O SENHOR INDICA? ELA JA TOMOU PLANTABEM, METAMUCIL, GUTALAX, VARIAS OUTRAS FIBRAS, LAXANTES, REMEDIOS PARA TRATAMENTO DA SII E JA FEZ USO DE SUPUSITORIOS E AS VEZES USA FLEET. ENFIM, SINTO QUE AS COISAS ESTÃO BEM BAGUNÇADAS. AGRADEÇO A ATENÇÃO DESDE JÁ.

  497. 497 Dr. Fernando Valério
    17.05.2011 às 00:03

    Fatima, a sua filha deveria primeiramente realizar exames funcionais do intestino para tentar elucidar as causas da constipação. Após este diagnóstico e diferenciação com a Síndrome do Intestino Irritável, ela deveria se submeter a algum tratamento, que será obviamente prescrito por um médico da confiança dela.

  498. 498 Mateus
    01.06.2011 às 12:04

    Olá DR Fernando,tenho o intestino muito ressecado,Raramente tenho vontade de Evacuar,quando vou ao banheiro,minha hemorroída fica exposta,as vezes as fezes saem com Sangue,Muito Sangue,chegando a pingar gotas de sangue e quando não saem com sangue,saem com muito Muco,semelhante à catarro na cor transparente,preciso de uma Orientação,o senhor com vasta experiência Profissional já deve ter presenciado caso semelhante.me ajude.
    Obrigado e Parabéns.vc faz um ótimo trabalho de Orientação aqui neste Espaço.

  499. 499 wilma dias
    02.06.2011 às 11:09

    Oi,estou com um grande problema ñ defeco a 5 dias e estou mal,tenho 31 anos,estou me sentindo cansada e com muita dor na barriga.Quantos dias é normal ficar sem ir ao banheiro???obrigada Dr…

  500. 500 Dr. Fernando Valério
    02.06.2011 às 15:26

    Wilma Dias, espera-se que uma pessoa com intestino com funcionamento normal apresente pelo menos uma defecação ao dia, ou no máximo a cada dois dias.

  501. 501 Dr. Fernando Valério
    02.06.2011 às 15:40

    Mateus, o seu caso deve ser avaliado por um Proctologista para que uma medida terapêutica seja tomada. O objetivo é que você seja tratado sem a necessidade de cirurgia, o que será determinado pelo seu médico.

  502. 502 Dr. Fernando Valério
    19.08.2011 às 17:28

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  503. 503 Denise
    28.12.2012 às 10:29

    bom dia dr.Fernando

    o meu filho tem 5 anos, e desde os 3 anos vem fazendo coco na roupa no chao, ja levei em varios pediatras, uns receitaram oleo mineral,lactulona, enfim nao adiantou muito.
    nao sei mais o que fazer porque ele esta cada vez mais segurando as vezes, u vejo que ele tem vontade, mas ele mesmo prende. Ja fez varias lavagens, ate bexigoma ja teve por causa das fezes, e quando ele faz é tao grande e sem forma.Por favor,DR.me ajude
    Obrigada pela atençao

  504. 504 Dr. Fernando Valério
    03.01.2013 às 15:53

    Alguns casos de constipação intestinal crônica se caracterizam por perda de fezes, o que chamamos de diarreia paradoxal. Estes quadros apresentam inúmeras causas, mas especificamente em crianças é importante afastar a possibilidade do diagnóstico de encoprese, que se caracteriza por um distúrbio emocional ou fisiológico, que faz com que as crianças segurem o material fecal, causando a constipação e esta perda de fezes.

  505. 505 ciro
    06.01.2013 às 16:38

    dr obrigado pelo site o meu poblema é o seguinte as meses me sinto tonto fraqueza e muitas gases fiz o exame de fezes e deu um verme endolax max nana tomei um remedio de vermes melhores uns dias mas voltou os sintomas as fezes sinto uma encomodo para defecar uma sensação muito ruim me diz um remedio bom

  506. 506 Dr. Fernando Valério
    07.01.2013 às 10:55

    As parasitoses intestinais podem causar distúrbios digestivos, fraqueza e até perda de peso. No entanto, o importante é realizar exame de fezes e procurar entender se esta é a razão para os sintomas presentes.

  507. 507 silene
    27.01.2013 às 21:01

    Boa noite, desculpa encomodar mas estou desesperada, e tenho consulta com gastro daqui a 15 dias, sempre fui constipada mas aumentou pos cirurgia d refluxo a um ano emeio, fico mais de uma semana sem evacuar e nao elimino tudo, faco exercicios, tomo muita agua, me cuido da alimentacao, mas tenho sntido muitas dores, esta semana ainda estive no ps em observacao, onde foi constatado acumulo de fezes, como faco o correto, nem laxantes fazem efeito, sera que apenas a cirurgia sera eficaz?como e a cirurgia? E uma reducao no intestino? Obrigada pelo auxilio, , parabens pelo site.

  508. 508 Dr. Fernando Valério
    28.01.2013 às 10:39

    A constipação crônica é um quadro que traz enormes dificuldades para os seus portadores. Por isso, é preciso que se faça uma dieta rica em fibras, boa hidratação e atividades físicas. Para alguns pacientes, no entanto, isto não é suficiente, e deve-se procurar a ajuda de medicamentos. Além disso, é importante que se tenha um diagnóstico sobre as causas desta constipação, visto que existem várias causas para este distúrbio.

  509. 509 Geraldo
    20.02.2013 às 09:27

    Bom dia Dr Fernando
    Meu pai tem a constipação, somente consigo levá-lo ao banheiro, porque ele é acamado, dando um laxante gutallax, 7,5 mg/ml, mas descuidei passou 1 semana, dei a ele o remédio, mas não teve nenhuma resposta, mesmo repetindo a dosagem habitual no dia seguinte. Que posso fazer neste caso Dr. Fernando

    Obrigado pela atenção

  510. 510 Ana
    23.02.2013 às 10:23

    DR tenho 34 anos mais qdo tinha 19 tivee depressão profunda e meu intestino nunca mais foi o mesmo uso metamucil mas qdo vou evacuar uso varios supositorios as vezes a cx toda na evacuação por que sai um pouco fico esperando com aquela sensação ainda quero evacuar mais faço força mais não sai ai uso outro supositorio espero um pouco e sai mais um pouco e aí faço de novo ate acabar e o supositorio sair limpo, mas não é só isso depois que evacou fico com cheiro de como se estivesse cagada morro de vergonha por causa disso fiquei varios anos sem sair de casa só saia qdo não tinha jeito já fiz exame de colonoscopia e de reto não deu nada mas o problema continua pode me ajudar já fiu a varios medicos já tomei varios medicamentos mas nada deu certo , o que alivia eo metamucil , o motilium e a simeticona mas gostaria de ter qualidade de vida e poder viajar coisa que não faço pois só vou no meu banheiro por que demoro muito ,me ajude

  511. 511 Patricia
    28.02.2013 às 18:32

    Dr. Fernando,

    Em 2010 tive a primeira crise severa de Colite, fiquei 21 dias com diarreia. O tratamento foi longo, com Corticoides por 9 meses. Em 2012, realizei nova Colonoscopia (para controle) e ainda possuo pouca inflamação. A médica me indicou Mesalazina por 4 meses.
    Não tive mais crises, porém, além de ter ganhado muito peso depois dos corticoides, fique com o intestino “lento”. Não vou ao banheiro diariamente, e sim, umas duas vezes na semana.
    Estou gravida de 14 semanas atualmente e meu intestino simplesmente de lento, passou a quase parado. Vou ao banheiro a cada 7 dias, com muita dor.
    Meu medico indicou Duplhalac (30ml dia), mas so fez efeito no 2º e 3º dia, depois, não vi mais melhora. Ele me indicou Tamaril, 1 cps dia.
    Gostaria de saber sua opinião. Corro o risco de “fazer mal” ao meu intestino, pelo meu histórico ou “fazer mal” ao bebe, por modificar a absorção de nutrientes? O que me indicaria?
    Abraços e obrigada

  512. 512 catia
    05.03.2013 às 03:11

    oi dr.
    nessa duas ultimas semanas estou com muita dificuldade para ir ao banheiro,tendo que colocar muita força no momento da evacuação e depois continuo com dor.Percebi que á sangue no papel higiênico,sinto também dor na bexiga quado vou fazer xixi. Ja tenho uma consulta marcada mas queria saber se tenho constipação ou hemorroidas e se essa dor na bexiga tem alguma coisa a ver?
    obrigada.

  513. 513 silvana
    11.03.2013 às 20:54

    OLA TENHO 28 ANOS,COMECEI ACADEMIA A 1 ANO E DE UM MES PARA CA,SINTO COMO SE AS VEZES TIVESSE UMA BOLA EM MINHA BARRIGA QUE SE DESLOCA E DÓ MUITO NESSA HORA E GERALMENTE NÃO QUANDO ESTOU NO ESFORÇO FISICO E SIM NO DESCANSO O QUE PODE SER?

  514. 514 Regina
    12.03.2013 às 15:57

    Boa tarde!
    Sempre tive problemas intestinais, eventualmente, tinha fortes cólicas e tinha de correr para o banheiro. Mas de um ano pra cá, tem ficado cronico. Minhas fezes estão amolecidas e amarelas com muco. Tenho muitos gases, as fezes são quentes e ardidas. Fiz uma colonoscopia e o resultado foi colite cronica inespecífica e retite cronica inespecífica. Estou tomando mesacol, mas ainda não tive melhora.
    O médico me pediu uma série de outros exames,já fiz o exame de transito intestinal, mas não deu nada. Eu gostaria de saber se toda colite faz parte da doença de Chohn ou retocolite ulcerativa, pq não havia úlceras no resultado do exame.
    Gostaria de saber também, se esse tipo de colite pode sumir ou vou sempre ter que conviver com ela. E se pode ser síndrome do intestino irritável.
    Desde já agradeço.

  515. 515 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:44

    O termo colite identifica que há uma inflamação na mucosa do intestino grosso (cólon). Esta inflamação pode ser de origem autoimune como a Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa idiopática, infecciosa, por alergia (colite eosinofílica), microscópica (microcolite), por falta de fluxo sanguíneo adequado (colite isquêmica) ou simplesmente inespecífica (quando a colite e a sua causa são indeterminadas).
    Algumas colites são crônicas enquanto outras são limitadas em sua evolução, e devem ser tratadas de forma específica. Além disso, é preciso diferenciar estes quadros com outras alterações, como a Síndrome do Intestino Irritável e intolerâncias alimentares, como ao glúten e à lactose.

  516. 516 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:47

    O período da gestação é mágico mas pode trazer algumas dificuldades. O funcionamento intestinal é geralmente alterado e leva à constipação (obstipação intestinal). A razão para isto é em geral a diminuição da realização das atividades físicas e mudanças hormonais. Em alguns casos, devido ao ressecamento das fezes e esforço para a defecação, é possível que ocorra um trauma na região anal, o que leva à sangramento anal e dor anal.

  517. 517 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:50

    Alguns casos de constipação podem se tornar severos, principalmente em pessoas acamadas e idosas. Habitualmente estas pessoas devem manter uma dieta rica em fibras, boa hidratação e com frequência tomar algum medicamento laxativo. Em casos mais extremos é preciso estimular a defecação com lavagem intestinal.

  518. 518 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:52

    A constipação intestinal pode decorrer de várias causas, como alterações na dieta, uso de medicamentos, alterações funcionais ou orgânicas do intestino, alterações da musculatura do períneo. Por isso, é importante que se procure um Proctologista especialista em constipação, que se realize exames específicos para este problema e testes de tolerância alimentar.

Deixe um comentário