Hemorróidas e Proctologista: por que ser avaliado por este especialista?

Postado em 29.09.2009 - 15:33


As hemorróidas são doenças extremamente comuns, chegando a atingir até mesmo 50% das pessoas acima de 50 anos de idade. No entanto, devido a vegonha, a maioria dos pacientes evita procurar o Proctologista, que é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento desta doença. Além disso, como esta afecção é extremamente comum, sempre encontramos um amigo ou um parente com uma receita na ponta da língua, o que faz com que os pacientes retardem ainda mais a procura pelo médico. E por último, mas não menos significativo, é saber que a cirurgia para o tratamento da hemorróida pode ter um pós-operatório extremamente doloroso. O grande problema é que todos estes comportamentos e atitudes afastam o paciente do médico, e deixam margem para que a doença evolua, tornando o seu tratamento mais difícil, e ainda colocam o paciente em risco, já que alguns sintomas, como o sangramento, pode ser originário de outro problema que não a hemorroida.

A doença hemorroidária se caracteriza por sangramento, com sangue vivo, sempre acompanhado das evacuações, e pelo prolapso hemorroidário, que é a saída dos mamilos hemorroidários (veias anais) para fora do canal anal. De acordo com o prolapso, as hemorróidas (internas) podem ser classificadas em graus, que variam de ausência do prolapso até o prolapso irredutível, ou seja, aquele que não retorna mais para o canal anal. O mais importante é saber que em graus iniciais e intermediários, as hemorroidas podem ser tratadas através de tratamentos ambulatoriais, como a ligadura elástica. Este tipo de tratamento evita que a doença evolua para graus mais avançados, evitando-se desta forma, a realização de procedimentos cirúrgicos. Como se pode perceber, não procurar o Proctologista em estágios iniciais pode ser uma medida pouco recomendada, já que com a progressão da doença as chances de cirurgia sempre aumentam.

Um outro problema comum é a procura pelo Farmacêutico do bairro, que por mais capaz que seja, nunca examina o cliente que o procura. Infelizmente não é comum este profissional conduzir o caso de maneira equivocada, tratando uma fissura anal ou um abscesso anal como se fosse uma crise de hemorróidas. Obviamente as chances disto acontecer são grandes, já que o farmacêutico não pôde visualizar a lesão causadora do desconforto. Por exemplo, uma fissura poderá se tornar crônica devido a um tratamento ineficaz, gerando a necessidade de cirurgia no futuro. Quanto ao abscesso, como se trata de uma infecção, as consequências serão percebidas mais rapidamente, chegando até mesmo a necessitar uma drenagem cirúrgica de urgência.

Além destes sintomas, existe também o sangramento anal. Fica aqui uma regra que não deve ser quebrada: qualquer episódio de sangue nas fezes ou durante a evacuação, deve ser sempre avaliado por um Proctologista, independentemente do sexo, idade e histórico médico do paciente. Existem diversas doenças que podem causar este sintoma, como as proctológicas (hemorróidas, fissuras anais e fístulas anais), colites (retocolite ulcerativa, Doença de Crohn, colite isquêmica), pólipos de intestino, doença diverticular dos cólons (diverticulose), tumores e mal-formações vasculares. Portanto, somente o especialista terá a capacidade de conduzir estes problemas, tanto no momento do diagnóstico como no tratamento.

Fica aqui uma mensagem relevante sobre esta doença e um alerta sobre outras possibilidades de diagnóstico. Caso o leitor tenha interesse em se aprofundar neste assunto, visite a página www.drfernandovalerio.com.br/hemorroida.htm , onde será possível ler mais sobre os sintomas, causas, classificação, diagnóstico e opções ambulatoriais e cirúrgicas para o tratamento das hemorróidas.

507 Comentários para “Hemorróidas e Proctologista: por que ser avaliado por este especialista?”

  1. 1 maria do carmo
    02.10.2009 às 00:45

    Gostaria de saber nome e endereço de proctologista em Belo Horizonte MG e se atende pelo plano de saude da CASSI
    Atenciosamente
    Maria

  2. 2 Dr. Fernando Valério
    04.10.2009 às 07:15

    Cara Maria do Carmo, infelizmente não tenho contato próximo com os médicos da sua Cidade, conhecendo-os apenas através de Congressos. Desta forma, não me sinto confortável com indicações de profissionais com os quais não tenho convívio regular.

  3. 3 Adriano Baran
    16.10.2009 às 17:33

    Discordo da visão de que todo caso de hematoquesia deve ser avaliado por um proctologista. Admito que pouquíssimos médicos sabem manejar uma doença hemorroidária, assim como pouquíssimos sabem fazer o diagnóstico diferencial com qualidade. Mas há uma carência muito grande de proctologistas e se o caso for bem investigado e o quadro clínico bem caracterizado não deve haver grandes dificuldades em se manejar o paciente. É claro que nos estágios mais avançados, após investigação por exames de imagem, é imprescindível o encaminhamento do pacientes para o proctologista. Havendo facilidade e boa disponibilidade de um profissional na cidade, é sempre melhor que o paciente seja acompanhado desde o princípio mas não é a realidade brasileira.

  4. 4 Dr. Fernando Valério
    17.10.2009 às 11:19

    Adriano, primeiramente agradeço o seu comentário. Entendo também o seu posicionamento, visto que o Brasil é muito grande, e as suas cidades apresentam características diferentes. No entanto, o meu objetivo com os textos é descrever o melhor a ser feito e o ideal. Caso isto não possa ser alcançado, obviamente devemos usar as melhores possibilidades possíveis. Mais ainda, o mais importante é que um médico seja procurado, o que não é feito por todos, ou por preconceito, ou por vergonha, e como você mesmo disse, pela carência de um especialista. Um abraço.

  5. 5 AMARILDO
    20.10.2009 às 17:37

    ALO DR. !! TENHO UMA GRANDE COCEIRA QNDO VOU ME LIMPAR DEPOIS DE DEFECAR ; ISSO SERA UM SINTOMA DE HEMORROIDA?? NAO SEI SE COCEIRA TEM A HAVER COM HEMORROIDA; PODERIA ME AJUDAR !!! MUITO OBRIGADO ANTECIPADO!!

  6. 6 Dr. Fernando Valério
    21.10.2009 às 08:49

    Amarildo, saiba que prurido anal (coceira) é um sintoma comum, e que pode ser decorrente de outras alterações, como dieta, dermatites, infecções locais (micoses, oxiúrus), doenças proctológicas (hemorróidas, fissuras anais), excesso ou falta de higiene. Desta forma, é importante que você faça uma consulta com um Proctologista para identificar a causa do seu problema e iniciar um tratamento adequado.
    Para maior entendimento sobre o Prurido anal, sugiro que você leia o texto publicado em meu site sobre este assunto, no seguinte endereço: http://www.drfernandovalerio.com.br/prurido_anal.htm

  7. 7 vanea
    21.10.2009 às 12:18

    ola,dr.fernando valerio.parabens pelo seu trabalho.vi seus videos e li tudo em relacao ao intesteno. eu moro no japao ja a 20 anos.e desde q cheguei aqui tenho intestino presso.entao,a 3 anos atras tivi uma crise forte de e , entao,saiu a hemorroida e de ai so piorou.fui ao medico aqui(eles sao muito impessoal)tomo remedio q alivia as dores.q sao sempre frequente.a minha hemorroida e esterna(horrivel)faz 2 dias q esta sangrando,e saiu um mamilo duro eu olhei e vi q esta nao sei o termo a ser usado.mais perece um edema….?enfin fui ao medico de novo.ele quer operar..aqui sao 2 semana de internacao.e ja sei q e muito dolorido.estou desseperada.ah,outra coisa q eu gostaria de saber.tem uns 3 anos q tomo remedio (laxante)sem ele nw consigo ja tentei de tudo.sera q ja perdi minha flora intestinal?
    Obrigada pela atencao!

  8. 8 Dr. Fernando Valério
    21.10.2009 às 22:39

    Vanea, como você apresenta com um abaulamento endurecido na região anal, provavelmente você deve apresentar uma trombose hemorroidária, que é uma complicação aguda das hemorróidas. Quanto à indicação da cirurgia, é difícil comentar um caso sem estar acompanhando e lhe examinando.
    Em relação à sua flora intestinal, acredito que ela esteja íntegra, e que não seja a razão do problema anal.

  9. 9 JOSE
    23.10.2009 às 13:26

    Doutor,de vez em quando(e isso já há anos) depois de muita higiene com o papel,começa a ter sangue,bem pouquinho,fiozinhos ou pontinhos,no papel.Dá pra sentir que é da pele(?) externa do anus.Isso uma vez por mês,no máximo,e sempre após limpar muito.O que pode ser.

  10. 10 Dr. Fernando Valério
    24.10.2009 às 08:23

    José, saiba que existem várias lesões anais e intestinais que podem causar sangramento anal. Em relação ao seu caso, considerando um problema no ânus, as causas mais comuns são as hemorróidas e fissuras anais. De qualquer forma, você deverá procurar um Proctologista para confirmar o seu diagnóstico e realizar um tratamento adequado. Além disso, eu passaria a evitar a higiene com papel higiênico.

  11. 11 Milena Souza
    26.10.2009 às 02:10

    Ola boa noite,depois da minha gravidez notei q uma veia do meu anus está pra fora,dóe mais ñ sangra,sei q tenho q ir ao médico mais aí q está o problema,qual médico tenho q procurar,se eu comentar com meu Ginicologista ele vai me orientar, ou o tratamento pode ser feito por ele mesmo?
    Tô por fora e nem sei a quem recorer até pq é uma doença vergonhosa de mais,aguardo resposta e obrigada!

  12. 12 Dr. Fernando Valério
    26.10.2009 às 09:50

    Cara Milena, provavelmente você esteja apresentando um quadro de hemorróidas, e por isso você deverá procurar um Proctologista para o seu tratamento.
    Em relação a associação hemorróidas e gestação, ela é muito comum, chegando a 30% das gestantes. Caso você queira ler um pouco mais sobre as doenças que acometem as grávidas, sugiro que você leia um texto publicado por mim neste blog, no seguinte link http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2009/04/08/a-gravidez-e-o-sistema-digestivo/

  13. 13 Oreste A. Jackes
    30.10.2009 às 01:55

    Olá Dr. Fernando!!!
    Desejar parabéms pelo seu trabalho é pouco…percebe-se que seu juramento pós formado foi e é fiel aos princípios médicos. Convivo a anos com uns pólipos(várias bolhas aglomeradas) que ao defecar externam-se com dor e sem sangramento; após higiene c/ água, sabonete e enxugar delicadamente, lubrifico-as c/ as pontas dos dedos colocando-as pra dentro novamente(uso lubrificante íntimo Preserv Gel), o que me fazia passar o dia normal, sem nenhum problema; à mais ou menos dois meses faço o mesmo procedimento todo dia(defeco todos os dias pela manhã)e logo após o almoço elas saem novamente até sem nenhum esforço físico e me INCOMODA o resto do dia , as vezes com dores. Tenho uma lan house; trabalho sentado o dia todo até as 22 Hs; fumo uma carteira de cigarros por dia; café da manhã; copo café com leite e biscoitos integrais; almoço: arroz, cozidos, salada e frutas; jantar: idem; sem atividade física no momento; cerveja(uma) por semana;
    cafezinho o dia todo; pimenta uma vez por semana, numa refeição; tenho muitos gazes intestinais que provoca as vezes cólicas até que solte os flatos aliviando em seguida.
    Tenho 52 anos, 30 dos quais com essa patologia; O que devo fazer, Dr. Fernando, p/ resolver esse problema e voltar a ter uma vida normal?
    Grato pela atenção.

  14. 14 Dr. Fernando Valério
    30.10.2009 às 08:42

    Oreste, saiba que você apresentava um quadro de hemorróidas Grau III, ou seja, quando se consegue empurrar os mamilos hemorroidários para dentro do canal anal com a ajuda manual, mas que está se tornando um quadro de hemorróidas Grau IV, em que os mamilos persistem em ficar exteriorizados. Esta não é uma boa situação, visto que hemorróidas Grau IV têm indicação precisa de cirurgia. Desta forma, sugiro que você procure um Proctologista e avalie a melhor forma de tratar o seu caso, e decidir se há ainda espaço para um tratamento menos agressivo do que a cirurgia.
    Sugiro que você leia o texto e assita ao vídeo sobre hemorróidas publicados em meu site através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/hemorroida.htm

  15. 15 Silvestre Moreira da Silva Júnior
    30.10.2009 às 17:51

    Dr. eu tive cisto pilonidal e fiz uma cirurgia do metodo aberto em 2008.
    Passei 7 meses usando alginato de calcio e nada de cicatrizar. Meu proctologista me indicou uma cirurgia plastico pra fazer a rotação eliptica de retalho. Mas o cirurgiao nao achou necessario fazer a rotacao, ele so fez uma limpeza e fechou. Tirei os pontos em 15 dias e apareceu 3 buraquinho que os médicos chamam de fistulas. Dr, perdi meu emprego, minha faculdade, tudo por conta desse cisto maldito. E até hoje ainda continuo com vazando..saindo secreção
    hoje 30/10/2009 fui retornei ao meu proctologista e ele disse que eu tenho que passar o resto da vida com esses buracos que o local onde foi tirado o cisto nao cicatriza, meu tecido nao estar cicatrizando, que talvez mesmo eu fazendo a rotacao de retalho ainda nao cicatrize. Nao sei mais o que eu façooo..
    Me ajuda!!
    Abração forte.

  16. 16 Leandro
    31.10.2009 às 02:50

    Olá Dr. Fernando,
    Tenho uma sobrinha de 17 anos que crio des da perda dos seus pais em 2006. Há algum tempo(uns 3 anos), havíamos percebido que ela demorava demasiadamente no banheiro e ao questionar o que estava acontecendo, ela disse que tinha dificuldades para evacuar e ficava “tentando” até conseguir (isso levava mais de 40 minutos no WC !). Constatamos então que ela vinha apresentando um quadro de sangramento ao evacuar. Antes de vir morar comigo e minha esposa e estar aos nossos cuidados, ela não tinha uma vida regrada em termos de “higiene” e outros ensinamentos, pois os pais biológicos infelizmente eram pessoas de poucas condições e principalmente pouquissimo esclarecimento. Pois bem, esse sangramento tinha melhorado há mais de um ano atrás, voltando agora por esses dias de uma maneira bem mais evoluída (fezes acompanhada de sangramento, aumentou consideravelmente). Levei-a a um médico que indicou um exame de coloscopia alegando a hipótese de que ela pode estar com hemorróidas. Mas ela com medo ou vergonha, está jogando resistência para realizar o referido exame. Pergunto: Existe algum tratamento ou outra forma em que possa ser minimizada essa situação, já que li em alguns artigos que alimentação, bastante líquido, pouco esforço ao evacuar(ir ao banheiro somente quando tiver vontade real), exercícios e outros, seriam auxiliares para melhorar esta questão ?

    Sem mais para o momento, agradeço a atenção.

  17. 17 Dr. Fernando Valério
    31.10.2009 às 08:17

    Silvestre, o cisto pilonidal é uma doença comum em jovens e principalmente em homens. Além disso, o cisto pilonidal tem um índice de recidiva que pode chegar a 10% dos casos operados. No seu caso em especial você deve ter uma avaliação se o seu quadro é de um cisto recidivado ou apenas uma infecção da ferida. O cisto recidivado lhe obriga a realizar outra cirurgia, enquanto o uma ferida infectada ainda pode ser tratada com o uso de antibióticos e curativos. No caso de feridas infectadas que não tiveram boa evolução com tratamento clínico e curativos locais, a cirurgia também pode ser necessária.

  18. 18 Dr. Fernando Valério
    31.10.2009 às 08:36

    Leandro, saiba que as hemorróidas são doenças que podem ser diagnosticadas em uma consulta médica, e que a colonoscopia deve ser indicada se há a dúvida de que o sangramento pode ter origem em alguma patologia intestinal. Desta forma, ela deverá ter uma dieta rica em fibras, boa hidratação, realizar exercícios físicos e ter alguns cuidados com a higiene, como não utilizar papel higiênico. Caso os sintomas persistam, uma nova avaliação com um Proctologista deve ser realizada.

  19. 19 silesia rodrigues
    01.11.2009 às 09:53

    Dr Fernando Valerio fiz cirurgia de hemorroidas e fissura foi dia 19/1o/09,inflamou equando a pessoa faz o curativo doi muito e sangra e ficou uma bolinha o medico disse que tava inchada agora ela diminuiu e sai uma secreçao amarela ja vai fazer 15 dias e eu to ficando preocupada o que pode estar acontecendo? me responda por favor, obrigada. sou da cidade de Resende,RJ

  20. 20 Dr. Fernando Valério
    02.11.2009 às 10:16

    Silesia, como a cirurgia da região anal sempre deixa uma incisão que será contaminada pelas fezes no momento das evacuações, pode haver uma infecção local que causa o surgimento da secreção. Com o passar do tempo e evoluir da secreção, o quadro tende a se resolver. Em meus pacientes, em alguns casos recomendo o uso de pomadas com antióticos tópicos.

  21. 21 Andre
    08.11.2009 às 14:43

    Oi, doutor! tenho trinta anos e já tive hemorródias externas, que em intervalos muito grandes, aparecem e somem… dia desses comi um prato com muito condimento, presunto, gordura… e estou sentindo como que hemorróidas internas, dor, e sangramento ao defecar… esse tipo de alimentação pode ter feito inflamar a hemorróida? parece que só sinto dor quando o intestino está cheio, é só esvaziá-lo que praticamente não sinto desconforto. Devo ter alguma restrição também com a Musculação que pratico? Onde encontraria um médico em Fortaleza? Obrigado.

  22. 22 Thiago
    08.11.2009 às 20:08

    Dr desde ontem comecei a evacuar com sangue…como devo proceder? voce utiliza bradesco saude? itau?

    Obrigado!

  23. 23 Dr. Fernando Valério
    09.11.2009 às 08:40

    André, sabidamente alimentos muito condimentados e temperados, além de uma dieta muito ácida, pode causar desconforto em pessoas que já têm histórico de hemorróidas. Quanto a musculação, se feita de forma moderada, não deve trazer prejuízos ao seu quadro.

  24. 24 Dr. Fernando Valério
    09.11.2009 às 08:43

    Thiago, como você apresentou um sangramento anal, obviamente você deverá ser avaliado por um Proctologista. Quanto aos seus convênios, não os atendo em meu consultório, e desta forma, pacientes conveniados a estas empresas são atendidos de forma particular.

  25. 25 Ricardo
    12.11.2009 às 09:36

    Dr.Fernando, estou com fistula anal,gostaria de saber procedimento que devo tomar, quanto fica para fazer tratamento e cirurgia, so para eu saber de quanto vou precisar? e que não estou no brasil.

  26. 26 afrania
    13.11.2009 às 09:16

    olá DR.Fernando Valerio

    Preciso de sua ajuda com urgencia , sou gestante de 6 meses , no dia 7/11 apareceu um cisto polomidal , fiz a cicurgia no dia 11/11 coloque dreno , e estou tomando o antiflamatorio Cefalexina , o que poso fazer para melhorar a cicatrisaçao , e quais os cuidado , pois estou gestante.

    Obrigada
    Afrania afraniafer@hotmail.com

  27. 27 Rafael
    14.11.2009 às 10:23

    Olá doutor! Fui submetido a um procedimento de hemorróidectomia aberta há 18 dias, onde foram retiradas 3 hemorróidas internas e 1 externa. Estou com algumas dúvidas e gostaria da opinião de outro profissional além do meu médico. Quando evacuo sangra pouco, sinto uma sensação de evacuação incompleta e quando termino fico com uma dor incômoda que dura umas 3 a 4 horas. Antes de operar tinha sangramento e sentia arder a prostata e agora após operado senti essa ardência em 2 episódios. Meu médico disse que é assim mesmo e que isso tem a ver com a dirurgia. O que preciso saber é, isso é normal, faz parte do pós operatório e a tendência é desaparecer? Geralmente esses sintomas pós operatórios perduram quanto tempo, ou seja, Quanto tempo é necessário para cicatrização completa e voltar a ter a vida normal de antes da cirurgia? Desde já, agradeço a atenção doutor.

  28. 28 Dr. Fernando Valério
    14.11.2009 às 17:26

    Ricardo, as fístulas anais são doenças tratadas através de cirurgias. Desta forma é importante que você procure um Proctologista habituado com o tratamento desta doença.

  29. 29 Dr. Fernando Valério
    14.11.2009 às 18:00

    Afrania, a melhor maneira de evoluir com melhora do quadro é realizar curativos de maneira adequada, tomar os antibióticos, e caso ainda exista alguma área endurecida e inflamada, fazer compressas mornas na região.

  30. 30 Dr. Fernando Valério
    15.11.2009 às 17:19

    Rafael, como você já percebeu, as cirurgias de hemorróida têm um pós-operatório muito difícil. Por isso, como você operou a pouco tempo, você deve se lembrar de que todos os sintomas desagradáveis são comuns neste período. Desta forma, lembre-se que eles podem persistir por mais de um mês.

  31. 31 Angélica
    16.11.2009 às 11:24

    ola doutor eu tenho hemorroida desde que tive minha filha,e agora notei que tem mais uma bolinha pra fora.Pode uma pessoa ter mais que uma hemorróida?Tenho que fazer cirurgia?
    E pode se complicar se eu não tratar?Obrigado doutor.

  32. 32 Dr. Fernando Valério
    16.11.2009 às 22:39

    Angélica, nós temos três mamilos hemorroidários principais, e ambos podem se dilatar. Desta forma, é importante que você procure um Proctologista para avaliar se o seu quadro necessitará de uma cirurgia realmente. Caso você não se trate adequadamente, os seus sintomas poderão ficar mais evidentes no futuro.

  33. 33 priscila
    23.11.2009 às 17:46

    Queria saber quanto tempo dura uma cirurgia de hemorroida e fistula???

  34. 34 Dr. Fernando Valério
    23.11.2009 às 18:25

    Priscila, tanto a cirurgia para o tratamento das hemorróidas quanto das fístulas dependem muito da complexidade desta doenças, o que varia de paciente para paciente. De maneira geral, estas cirurgias tem uma duração de 1 hora a 1 hora e 30 minutos. Mas saiba, o mais importante não é o tempo que uma cirurgia demora para ser realizada, e sim os resultados que ela deixa.

  35. 35 Ronaldo
    24.11.2009 às 14:53

    Prezado Dr. Fernando,

    Minha pergunta é um tanto simples.

    Apesar das avançadas tecnologias que têm aparecido na área da medicina ainda assim a hemorroidectomia traz àquele que a ela é submetido(a)grande desconforto e dor durante o período de recuperação, que geralmente não são menos de 2 mês.

    Minha pergunta é: Existem pesquisas na área médica com o objetivo de tornar esta cirurgia menos agressiva bem como menos dolorosa durante a fase de recuperação???

    Pergunto isto porquê é um grande paradoxo saber que cirurgias bem mais complexas que a hemorroidectomia oferecem aos pacientes um período de recuperação quase que indolor.

    Fica parecendo que na área de proctologia temos poucos avanços e áreas de pesquisas.

    Agradeço desde já a oportunidade.

    Saúde e Paz,
    Ronaldo.

  36. 36 Dr. Fernando Valério
    24.11.2009 às 15:07

    Ronaldo, a sua colocação é muito interessante e um questionamento frequente por parte dos pacientes. Nos últimos anos, alguns avanços ocorreram para tornar a cirurgia menos dolorosa, sendo que o mais importante foi o PPH, que é um grampeador utilizado para o tratamento das hemorróidas internas. Este método é interessante porque gera muito menos desconforto, mas não pode ser aplicado para todos os casos. Outros avanços ocorrem também para o tratamento ambulatorial, mas que só são úteis para casos de graus intermediários. Desta forma, para as hemorróidas muito avançadas, com prolapso persistente e com grande componente externo, a cirurgia convencional ainda é o método de escolha, e infelizmente com uma recuperação um tanto quanto difícil.

  37. 37 Wellington Batista
    25.11.2009 às 16:25

    Oi Doutor Fernando,

    Gostaria de saber o que é ou não normal sentir na região do ânus. Esta minha pergunta deve-se ao fato de algumas vezes sentir como se fosse uma leve fisgada (uma leve pontadinha na região do ânus) e na maioria das vezes após esta fisgada sinto vontade de soltar gases.

    Resumindo o que é normal sentir na região do ânus que não seja considerado como doença e/ou inflamação???

    Isto que sinto pode ser uma hemorróida???

    Muito Obrigado,
    Wellington

  38. 38 juliana k. v. r. magalhães
    26.11.2009 às 19:24

    dr>FERNANDO asisti o seu video e tirei varias duvidas minhas é uma pena o senhor morar tão distante.moro no mato grosso e não sei se tem um proctologista se confianca.a sua preucupaçao realmente e muito bonita.muito obrigada tenho muito medo de procurar um especialista.

  39. 39 juliana k. v. r. magalhães
    26.11.2009 às 19:47

    DR. FERNANDO o meu caso e parecido com o da Angélica mas estorou antes de eu ter filho.mas agora apareceu mas uma do lado fora são 2 bolinhas e doi muito sangra tambem. nesse caso qual é o tratamento adequado?sera q é nescesario cirurgia? uso a pomada proctil, mas n tem aliviado minhas dores,aguardo sua resposta.

  40. 40 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:20

    Wellington, a princípio a presença de dor na região anal pode demonstrar a presença de alguma lesão ou inflamação. Desta forma, sugiro qur você procure um Proctologista para avaliá-lo.

  41. 41 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:53

    Juliana, agradeço o seu interesse pelo vídeo e site, e lhe digo que você não deveria evitar uma avaliação com Proctologista somente devido a sua vergonha, já que você pode agravar o seu quadro e tornar a cirurgia necessária para o seu tratamento.

  42. 42 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:55

    Juliana, como lhe disse em resposta anterior, você deverá procurar um Proctologista para determinar a causa do seu problema, que possivelmente é de hemorróida. Este especialista irá lhe medicar e lhe orientar para que a doença seja controlada, de preferência sem a necessidade de cirurgia.

  43. 43 Vania
    01.12.2009 às 11:27

    Dr Fernado!
    Tenho cisto pilonidal e estou esperando o resultados dos exames pré-operatórios, para marcar a cirurgia… É necessário algum cuidado especial até lá? Como por exemplo na alimentação? Eu trabalho em um escritório passo o dia sentada, devo evitar?

  44. 44 Dr. Fernando Valério
    03.12.2009 às 08:18

    Vania, o cisto pilonidal é uma doença de pele e de tecido subcutâneo (gordura) na área do cóccix e sacro. Desta forma, você deve manter cuidados para não traumatizar a região, seja na sua posição de trabalhar ou até mesmo praticando exercícios. Em relação à alimentação, não se requer qualquer cuidado.

  45. 45 karine
    03.12.2009 às 10:43

    Dr Fernando,

    Tenho 31 anos e há algum tempo tenho um pólipo hiperplásico na região externa do ânus. A médica me esclareceu o problema e orientou a necessidade de uma cirurgia (irei realizá-la em fevereiro).
    COmo esses “mamilos” (bolinhas) liberam de forma persistente uma secreção, o que me deixa com a região sempre úmida, acaba provocando assaduras, e as vezes um pouco de prurido. Sei se não é recomendável utilizar papel higiênico para a higiene, mas não tem outra forma…O que o sr. me recomenda fazer quanto à higiene enquanto não me opero? Há algum tipo de alimento que devo evitar? Sabonetes íntimos líquidos são recomendáveis? Grata pela atenção.

  46. 46 Dr. Fernando Valério
    04.12.2009 às 08:29

    Karine, o ideal para a sua higiene é que você lave a região anal após as evacuações. Caso isto não seja possível, recomendo lenços umedecidos.
    Quanto a cirurgia, ela está muito bem indicada e deve ser realizada.

  47. 47 Edson Santa Rosa
    04.12.2009 às 11:26

    Prezado Dr. Fernando,

    Desde algum tempo atrás (1 mês mais ou menos) estou no momento da evacuação expelindo fezes grossas, porém não são duras, pois faço uso de bastante água bem como tomo quase que diariamente metamucil.

    Como posso evitar que as fezes fiquem grossas??? E qual a causa deste distúrbio???

    Att,
    Edson.

  48. 48 Dr. Fernando Valério
    06.12.2009 às 22:27

    Edson, na verdade evacuar fezes mais volumosas pode se dever a um quadro de constipação ou devido a uma dieta rica em fibras e outros alimentos que aumentem o bolo fecal. Desta forma, você deve procurar um profissional que lhe ajude a ter uma dieta adequada, e que evite a evacuação de fezes que possam machucá-lo.

  49. 49 Hajime Saitou
    14.12.2009 às 00:15

    Olá Doutor tudo bom?Estou desesperado, pois hoje é domingo e não consigo atendimento e há uns 3 dias atrás comecei a sentir uma ardência na região anal,uma dor quando eu contraio o ânus e quando eu faço força para defecar, percebi na região hoje, pequenas feridas vermelhas, e sinto um corrimento com um odor forte que fica na parte de trás da cueca, arde muito e dói, para eu me sentar, ou até mesmo andar…ontem ao defecar percebi a presença de sangue.Tive relações com uma garota de programa há uma semana atrás e ela inseriu o dedo em meu ânus, será que pode ser alguma DST?como herpes?Por obséquio me auxilie nessas indagações.

  50. 50 Dr. Fernando Valério
    14.12.2009 às 09:51

    Hajime, saiba que o mais importante para você é manter a calma e marcar uma consulta com um Proctologista. Quanto à possibilidade de alguma doença sexualmente transmissível, isto é possível, mas você deve aguardar a consulta para ter uma avaliação melhor. Lembre-se também que existem outras causas para ardor anal e sangramento, e que podem ter ocorrido por um trauma na região. Um bom exemplo disto é a fissura anal aguda.

  51. 51 Gomes
    20.12.2009 às 00:18

    Ola Dr. Parabens pelo seu blog, por ser um assunto tao delicado e tratado de maneira tao tranquila, simples e didatica. Gostaria de saber, em caso de cirurgia, qual o período necessario de afastamento do trabalho? Grato, Gomes.

  52. 52 Dr. Fernando Valério
    20.12.2009 às 21:10

    Gomes, em geral a recuperação de uma cirurgia de hemorróida é de aproximadamente 15 a 30 dias. Obviamente este período varia de acordo com o tamanho das suas hemorróidas e do número de mamilos hemorroidários que deverão ser retirados durante a cirurgia.

  53. 53 Eduardo Gomes
    22.12.2009 às 17:52

    Dr. Fernando,

    Aproximadamente há 3 meses tive um pequeno abaulamento na borda anal. Este pequeno edema estava causando um pequeno desconforto no momento da evacuação bem como quando ficava sentado durante muito tempo.

    Fui ao proctologista e este me receitou Maxsulid bem como Proctil. Depois de uma semana este edema desapareceu e não sinto mais nada.

    Em retorno ao proctologista ele me disse que este edema foi causado por eu ter levantado peso. Estranhei um pouco, pois nunca imaginaria que levantar peso poderia causar este tipo de problema.

    Como o médico não me forneceu muita explicação gostaria de enteder como funciona isto, ou seja, porque levantar peso pode ocasionar este tipo de lesão na borda do ânus???

    Abraços,
    Eduardo.

  54. 54 Dr. Fernando Valério
    22.12.2009 às 22:57

    Eduardo, quando você faz um esforço físico muito intenso e aumenta a pressão na região abdominal e períneo, como ocorre no levantamento de peso, é comum que você desenvolva alguma complicação anal relacionada às hemorróidas. Saiba que eu tenho alguns pacientes com a mesma situação, e um dos pacientes relaciona claramente os sintomas à realização de lutas de jiu-jitsu, em que é obrigado a levantar o oponente.

  55. 55 Margarete
    25.12.2009 às 11:58

    Dr Valério,estou com 45 anos,fiz umacirurgia de trombose hemorroidaria e uma hemorroida simples tb,o método usado foi o de segunda intenção.Usei proctil[sou alérgica].Continuava sangrando e fui ter com meu médico.Ele me disse que não havia cicatrizado internamente,que mandou que eu passasse uma pomada e eu nãa passei,mas ele só receitou algum anestesico forte e nada mais.Agora ele me deu proctil supositorio[o que usei com alergia mesmo]e acabando os 10 dias de tratamento mandou que eu usasse fibrase por mais 20 dias,se não sarar,terei que abrir de novo,é possivel uma cicatrização sem operar?Tb meu medico disse queassim que eu saisse do hospital ja poderia voltar a trabalhar e tb para não tomar lachante pq ele não gosta que seus pacientes tomem lachantes,meu intestino prendia desde o começo só me deu lachante agora,estou muito insegura mesmo,pois dói,coça,tenho a sensaçaõ toda hora que está saindo uma carne de dentro do anus as vezes dfo nada,espero que o senhor me de umas dicas,muito obrigada de coração ….um feliz natal para o senhor e familia….

  56. 56 Margarete
    25.12.2009 às 11:59

    Doutor esqueci de dizer que dia 14 de janeiro vai fazer 3 meses que operei,obrigada novamente…..Margarete…

  57. 57 Rosita
    25.12.2009 às 14:50

    Olá dr Fernando!
    Dia 20/12 tive dores terríveis no abdomen e como tive começo de febre, fui à emergência de um hospital próximo. Constataram diverticulite. O médico recomendou-me 7 dias de descanso, 10 dias de antibióticos e restrição alimentar. O exame de colonoscopia será feito no final de janeiro. Minha pergunta é: como faço musculação com cargas altas, gostaria de saber quando posso voltar para a academia.
    Agradeço!

  58. 58 Edvania
    26.12.2009 às 22:11

    Boa noite,
    Dr. fiz uma cirurgia de hemorroidoctomia já há alguns meses e continua saindo um líquido de odor forte (chega a manchar a calcinha) e ficaram dois carocinhos. Esse odor forte é normal e os caroços???

    Obrigada e fico no aguardo.

  59. 59 Dr. Fernando Valério
    27.12.2009 às 10:23

    Margarete, a trombose hemorroidária é um quadro agudo e uma complicação das hemorróidas, e se caracteriza por grande edema e inflação, e por isso, a cirurgia se torna mais difícil. Desta forma, ter uma evolução mais arrastada também é algo esperado. Independentemente disto, seria esperado uma boa evolução com o passar dos dias, e por isso, é importante ser acompanhada pelo Proctologista em caso de uma cicatrização não satisfatória. Quanto à necessidade de outra cirurgia, isto geralmente ocorre quando existe uma lesão fissuróide na ferida cirúrgica e que não cicatriza. Quanto ao uso de laxantes, também acho que devem ser usados esporadicamente em pós-operatórios de cirurgias para hemorróidas. Sendo assim, sugiro uma dieta rica em fibras e boa hidratação.

  60. 60 Dr. Fernando Valério
    27.12.2009 às 10:27

    Rosita, como você apresentou um processo inflamatório e infeccioso em seu intestino, você precisará de no mínimo 15 dias para se recuperar. Além disso, existem alguns graus de intensidade para a crise de diverticulite, e por isso, é importante que o seu médico defina com maior precisão o tempo ideal para que você volte a praticar os exercícios. Por enquanto, utilize a medicação prescrita com rigor e tenha uma dieta adequada ao seu caso (que deve ter sido prescrita para você no momento do diagnóstico).

  61. 61 Dr. Fernando Valério
    27.12.2009 às 10:40

    Edvania, saiba que após alguns meses você já deveria ter a sua cirurgia cicatrizada. Desta forma, é importante que você discuta com o seu médico se há alguma razão para presença da secreção, como uma lesão fissuróide, e se houve sobra de pele na região operada, o que justificaria a presença dos abaulamentos descritos.

  62. 62 Margarete
    27.12.2009 às 14:11

    Dr ,obrigada pelo esclarecimento,infelizmente o meu caso se enquadra nessa parte que o Senhor expor sobre a fissura na ferida,uma carninha para fora,mas se Deus quiser cicatrizará,ainda tenho uns dez dias de fibrase vou torcer um abraço …

  63. 63 Helder Marcos Leal
    28.12.2009 às 11:08

    Prezado Dr. Fernando Valério,

    Tive hemorroidas há algum tempo atrás, meu tratamento foi basicamente feito com ligadura elástica.

    Posso dizer que não sinto mais nenhum dos sintomas que sentia antes como: peso no ânus, ardência ao evacuar, sensação de defecação imcompleta, contudo, qualquer coisa que sinto na região do ânus fico apavorado pensando que a doença voltou, entro em pânico e fico com muito medo de passar por toda situação que passei durante o tratamento.

    Minha pergunta ao prezado amigo é: Como fazer para me desvencilhar deste medo??? O que é normal sentir na região do ânus que não esta relacionado à doenças???

    Desde já agradeço à sua ajuda.

    Att,
    Helder.

  64. 64 Dr. Fernando Valério
    30.12.2009 às 16:15

    Helder, saiba que se você não apresenta mais os sintomas citados possivelmente o seu tratamento ambulatorial realizado com as ligaduras obteve sucesso, o que é muito interessante. No entanto, você pode apresentar uma sensibilidade maior na região anal, o que não o obriga a realizar mais tratamentos para hemorróidas, bastando prestar atenção à sua dieta e consistência das fezes. Desta forma, não há a necessidade de tanta angústia, até mesmo porque as hemorróidas não são doenças graves, apesar de comprometerem a qualidade de vida.

  65. 65 Sandro
    31.12.2009 às 20:34

    Olá Dr.Fernando, tudo bem? Antes de mais nada, parabéns pelo Blog, de muita ajuda a quem tem dúvidas e não tem a quem recorrer. Bem, fiz uma cirurgia de hemorróidas aberta a exatos 86 dias e estou bem melhor, ainda sinto dores após evacuar, mas nada comparado ao período do 1º mês pós-operatório, onde foram retiradas 2 hemorróidas internas. Minha dúvida é que ficou pra fora “um mamilo” que segundo o médico que me operou, ele irá retornar ao seu estado normal e voltará ao seu lugar assim que desinchar. Bem, ele continua do mesmo tamanho após o ato cirúrgico e meu medo é que ele não volte pra “dentro” e eu tenha que me submeter novamente a outra cirurgia. Isso é normal? Como estou indo pro 3º mês de pós-operatório e ele me disse que são de 4\6 meses para cicatrização total, fiquei com medo! Agradeço antecipadamente sua ajuda e lhe desejo um ótimo 2010. :D Obrigado!

  66. 66 Hudson Medeiros
    01.01.2010 às 15:19

    Oi Dr. Fernando,

    Primeiramente quero dar os parabéns por este espaço que esta de certa forma ajudando tantas pessoas.

    Minha pergunta é bem simples: Existe algum exame de fezes, este que fazemos nos laboratórios que podem identificar a existência de inflamação e/ou infecção no reto???

    Att,
    Hudson.

  67. 67 Vitoriano Batista
    04.01.2010 às 08:49

    Dr. Valério,

    Primeiramente parabéns por este espaço de esclarecimento, onde podemos tirar algumas dúvidas.

    É normal após a defecação constante sentirmos a região do ânus como que assada? Nos últimos dias tenho ido ao banheiro para defecar umas 5 vezes ao dia e isto tem gerado esta assadura na região do ânus.

    Obrigado,
    Vitoriano.

  68. 68 sarah
    04.01.2010 às 16:17

    Prezado Dr. Fernando,

    Há três anos venho sofrendo com o aparecimento de dois abcessos perianais e no ano passado resultaram em uma fístula anal. Em julho/2009 fui submetida a uma fistulotomia, mas até agora a fistula não cicatrizou. Preciso de orientação.
    Grata

  69. 69 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 20:57

    Sandro, a cirurgia de hemorróidas pode realmente causar um grande edema na região anal, apresentando a sensação de um mamilo hemorroidário. No entanto, este abaulamento deve desaparecer com o passar dos meses. Desta forma, se você não perceber alteração do quadro após o terceiro mês da cirurgia, discuta novamente a sua recuperação com o seu médico.

  70. 70 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 21:11

    Hudson, a melhor maneira de se observar se há alguma inflamação no reto é fazer a visualização endoscópica do mesmo e se necessário realizar uma biópsia do local. Em relação a processos infecciosos, é possível realizar a cultura das fezes e observar se há alguma infecção local.

  71. 71 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 21:39

    Vitoriano, saiba que estas alterações não são normais, e que devem ser avaliadas por um Proctologista. Existem diversos distúrbios anais que podem causar esta sensação, e uma atenção especial deve ser dada à dieta, já que alguns alimentos são agressivos para a pela anal.

  72. 72 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 22:15

    Sarah, algumas incisões cirúrgicas podem ter dificuldade de cicatrização, e este pode ser o seu caso. Desta forma, aconselho que você procure o médico responsável pelo seu procedimento e avalie novamente o seu caso.

  73. 73 Rodrigo Caldeira
    05.01.2010 às 08:49

    Dr. Fernando,

    Fui ao proctologista no mês passado, pois estava sentindo após evacuar leve ardência na região do ânus. Esta ardência passava após uns 10 minutos e após isto não sentia mais nada.

    O médico fez a avaliação e disse que não tenho nenhum quadro de hemorróidas e/ou irritação na região do ânus, mas ele disse que a força que faço para evacuar esta trazendo este ardor na região.

    Minha pergunta é: Porque quando fazemos um pouco mais de força para evacuar sentimos ardência na região do ânus?

    Desde já agradeço,

    Rodrigo.

  74. 74 Dr. Fernando Valério
    05.01.2010 às 09:41

    Rodrigo, os esforço ao evacuar podem traumatizar a região anal, principalmente se as fezes estiverem muito ressecadas. Obviamente, deve haver uma maior sensibilidade no local para que isto ocorra.

  75. 75 Grícia Batista Araújo
    05.01.2010 às 16:34

    Oi Dr. Valério,

    Tenho pesquisado um pouco sobre a doença do hemorroidal e segundo meus parcos conhecimentos até hoje a medicina não possui uma origem definitiva para tal enfermidade e sim um conjunto de fator que podem ou não levar o indivíduo a desenvolver a doença.

    Baseado nestes fatos gostaria de saber se o Sr. é adepto do uso da homeopatia nos casos onde a cura do paciente não é apresentada mesmo tendo este passado pelos tratamentos que são indicados pelo médico.

    Tem tido informações sobre pacientes que obtiveram a cura com tratamentos homeopáticos para a doença do hemorroidal?

    Obrigado,
    Grícia.

  76. 76 Dr. Fernando Valério
    05.01.2010 às 23:09

    Gricia, obviamente a homeopatia tem o seu espaço na prática médica. No entanto, nos casos das hemorróidas os resultados obtidos ainda são discretos, e tem muito mais uma função antiinflamatória, e não curativa em definitivo. No entanto, não tenho formação suficiente e nem prescrevo este tipo de tratamento para lhe dar uma informação relevante sobre o uso das homeopatias no tratamento das hemorróidas.

  77. 77 Juarez
    06.01.2010 às 11:17

    Dr. Fernando,

    No último final de semana tive um leve quadro de colite. O que mais me preocupou foi o número de evacuações, somente no Domingo fui ao banheiro 5 vezes quase que seguidas, mas em todas as vezes as fezes estavão consistentes.

    Após este quadro estou apresentando uma pequena ardência na área do reto no momento em que as fezes saem,após isto não sinto mais nada. Fui ao médico e ele disse que estou com uma leve irritação no reto.

    Minha pergunta é: Existe algum medicamento ou pomada para este caso de irritação ou o melhor é esperar até que melhore? A colite pode mesmo causar tal irritação?

    Obrigado.

  78. 78 Dr. Fernando Valério
    06.01.2010 às 23:22

    Juarez, como você apresentou vários episódios de evacuação em um mesmo dia, como provável característica de diarréia, devido a isto você deve ter desenvolvido uma irritação na região do canal anal. Obviamente existem medicações para o controle destes sintomas, mas que devem ser prescritos pelo seu Proctologista durante uma consulta formal. Em casos muito leves, a conduta expectante pode ser sufiente.

  79. 79 alexandre assumpção
    07.01.2010 às 15:15

    dr primeiramente obrigado por ler este, fiz uma cirurgia de hemorroida no dia 15/12/2009,fiz todo o recomendado pelo meu medico e no dia 22/12/2009 fiz a primeira revisão da cirurgia e estava tudo ok. só que como era final de ano não consegui fazer a segunda revisão no dia 29/12/2009, que foi quando voltou a sangrar muito e ter muita dor. esta havendo um inchaço e saindo secreção com fezes, procurei auxilio medico e só consegui falar com o medico por tyelefone no dia 01/01/10 que me recomendou tomar ciprofloxacino de 500 2 vezes ao dia por sete dias, mas não vi uma melhora significativa.
    será que posso estender esta medicação por mais sete dias e tentar aguardar melhoras ou tentar falar com outro medico pois não consigo contato com o meu medico. meu medo e de a infecção alcançar outras areas do corpo. desde já agradeço

  80. 80 Starley Monteiro
    07.01.2010 às 15:53

    Dr. Fernando,

    Sempre senti na região anal determinada quentura, não é ardência e sim como se nesta região tivesse alguma coisa que provocasse calor.

    Fui ao proctologia e este me disse que não tenho sintomas de hemorroida, contudo, o médico disse que tenho grande quantidade de pelo na nesta região.

    Pergunto se esta sensação de alguma coisa quente pode estar sendo provocada por este excesso d e pelos.

    Obrigado,

    Starley.

  81. 81 Dr. Fernando Valério
    07.01.2010 às 17:52

    Alexandre, entendo a sua preocupação em razão da dor e da presença da secreção. No entanto, por razões éticas não posso conduzir o pós-operatório de um procedimento realizado por outro profissional, mesmo que seja uma simples continuidade de tratamento. De qualquer forma, saiba que a sua infecção é local e não deve se disseminar para o resto do organismo, como é o seu medo.

  82. 82 alexandre assumpção
    08.01.2010 às 07:42

    desde já agradeço, pois parece que teve uma ligeira melhora esta noite, eu fiquei preocupado porque minha esposa operou faz 03 meses e a recuperação dela e de varios conhecidos meus foi rápida. eu sei que cada caso e um caso só que em relação á saude eu sou um pouco rigoroso, pois sou autonomo e não posso ficar parado muito tempo.

    dr muito obrigado por seu parecer e espero que continue com essa página, ela pode ajudar muita gente

  83. 83 Dr. Fernando Valério
    08.01.2010 às 08:10

    Starley, obviamente os pêlos em excesso podem causar maior sudorese e dificuldade para se fazer uma higiene adequada. Em relação ao seu caso, acredito que estes quadros de “calor” na região anal são em geral causados por quadros inflamatórios da região.

  84. 84 Wesley
    08.01.2010 às 10:03

    Dr. Fernando,

    Já fazem 3 meses que estou utilizando Metamucil objetivando melhora do funcionamento intestinal. Nunca tive problemas de intestino preso, contudo por minha conta decidi tomar tal medicamente para evitar tal situação.

    Contudo após algumas semanas de uso estou notando que as minhas fezes estão muito volumosas e duras, fazendo com que eu tenha que fazer alguma força durante a evacuação.

    Pergunto se o Metamucil pode estar provocando alterações nas minhas fezes.

    Obrigado,
    Ronaldo.

  85. 85 Douglas
    08.01.2010 às 12:29

    Doutor Valério,

    Gostaria de fazer uma pergunta. Estou trabalhando em uma empresa e sempre que aqui almoço tenho diarréia, ou seja, creio que na comida aqui produzida existe algum tempero ou condimento que ocasiona a diarréia.

    Para evitar estou há um ano e meio durante o período da manhã e da tarde comendo apenas algumas bolachas e uma ou outra fruta. Quando chego em casa como em demasia, pois como não me alimentei de comida ao longo do dia fico com muita fome.

    Notei que há 3 meses atrás estou com certas alterações nas fezes, elas estão mais volumosas e duras bem como em alguns períodos da semana fico indo ao muitas vezes ao banheiro e saem poucas fezes. Este tipo de dieta pode levar a alteração destes tipos? Ou seja, alterações de evacuações bem como na consistência da fezes?

    Obrigado,
    Ronaldo.

  86. 86 Dr. Fernando Valério
    08.01.2010 às 13:52

    Wesley, o uso de fibras é interessante, mas deve ser orientado por um profissional. Com certeza as alterações das suas fezes são decorrentes da medicação citada. Provavelmente isto vem ocorrendo porque você não deve estar ingerindo uma grande quantidade de líquidos e diluindo pouco as fibras.

  87. 87 Dr. Fernando Valério
    08.01.2010 às 13:57

    Douglas (Ronaldo), obviamente qualquer alteração da dieta é capaz de lhe trazer transtornos como aumento de volume das fezes, diarréia ou constipação, distensão e dores abdominais. Em relação ao seu caso especificamente, sugiro que você busque orientação em relação a sua dieta com um Nutricionista, que é o profissional capacitado neste tipo de acompanhamento.

  88. 88 Maria
    10.01.2010 às 12:52

    Olá Dr Fernando
    Tenho 22 anos e há 4 meses ao evacuar apresenta um pouco de sangue e muco ,não é sempre porem chego a ficar sem ir ao banheiro 3 a 4 dias e depois volta ao normal.Ontem senti dor de barriga e apresentou sangue de uma quantidade maior e um pouco de muco.Seria algo muito grave?Comecei a fazer tratamento de hipotireodismo há 10 meses porem há 3 meses fiz uma pausa por orientação da médica desde então senti mudanças no meu funcionamento intestinal,tem algo relacionado ? Neste caso devo ir ao médico?Ando preucupada com isto.

    Obrigada

  89. 89 Loudes Malveira
    11.01.2010 às 10:45

    Doutor Valério,

    Fui ao proctologista e eles após exame de retosigmoscopia disse que eu tinha duas hemorroidas de grau I e que o tratamento seria feito basicamente com dieta e quando estas estivessem inflamadas tomasse Nimesulida 100mg.

    O meu sintoma basicamente é leve desconforto que sinto às vezes quando estou sentada por muito tempo bem como certa ardência após a evacuação que desaparece em poucos segundos.

    Após o exame perguntei muitas coisas para o proctologista, mas este respondeu uma das perguntas e não entendi. Foi sobre a ardência ….. Ele me disse que as hemorroidas ardem quando estão para fora … mas como a minha é de primeiro grau nunca estão projetadas para fora e mesmo assim sinto ardência após a evacuação. Poderia me esclarecer sobre este assunto? Ou seja, porque e como evitar que as hemorroidas fiquem ardendo?

    Obrigado,
    Lourdes.

  90. 90 Sérgio
    11.01.2010 às 15:55

    Doutor Fernando,

    Há algum tempo atrás às vezes sinto pequenos incomodos na região do ânus quando estou urinando. São incomodos muito moderados, não levam a desconforto e quando para de urinar logo passa.

    Minha pergunta é se existe alguma comunicação entre a região do ânus e do reto com o processo de micção. Já ouvi dizer que pessoas que são submetidas à cirurgia de hemorroidas podem apresentar problemas na micção. Isto é verdade? Se sim então é porque ha realmente comunicação entre estes dois processos?

    Valeu,
    Sérgio.

  91. 91 Vicente
    11.01.2010 às 16:17

    Doutor Fernando,

    Sinto alguns sintomas na região do ânus, é como se fosse uma sensibilidade. Fui ao proctologista e ele me disse que não tenho nada que me necessite de tratamento, mas estou apresentando pelos sintomas uma maior sensibilidade nos nervos da região do ânus.

    Confesso que após este diagnóstico fiquei surpreso e não acreditei muito não. Isto pode acontecer mesmo doutor? Porque tenho esta sensibilidade maior nestes nervos sendo que nunca fiz nada para que tal situação acontecesse?

    Desde já agradeço.

  92. 92 Rosângela
    12.01.2010 às 14:04

    Doutor Valério,

    Necessito saber se o medicamente Varicell realmente ajuda no alívio dos sintomas da hemorroida.

    Foi-me receitado tal medicamente pelo médico, mas deixo claro que suspeito dos efeitos desta medicação.

    O que tem na composição que promove este alívio??? Fiz esta pergunta ao médico e ele não soube me responder.

    Obrigada.

  93. 93 fernanda
    14.01.2010 às 16:01

    FERNANDA

    Gostei muito de saber que tem um médico que tira nossas dúvidas com muita clareza e nos deixam mais tranquilos.
    Tenho hemorróidas,quando tive meu filho,ela saiu pra fora,desde então sofro com este problema e nunca procurei um médico proctologista.
    Pretendo agora procurar o médico para o tratamento,pois através de vc Dr Fernando descobri a importância de ser avaliado para o tratamento indicado pelo o proctologista.
    Tenho pavor de passar por uma cirurgia de hmorróida,mas resolvi agora procurar o tratamento,obrigada DR FERNANDO.

  94. 94 luana gonazaga
    15.01.2010 às 19:02

    Boa noite !!

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog!

    Dr. Fernando Valério,minha dúvida é a seguinte:

    Meu marido fez uma cirurgua de hemorróidas a 43 dias e ainda sente dores, além disso está evacuando várias vezes ao dia e assim que sente vontade de ir ao banheiro tem que ir as pressas. Segundo o médico que fez a cirurgia isso é normal até mais ou menos o 90º dia. Realmente é normal ele ainda não está recuperado?

    Att,
    Luana Gonzaga

    Att,
    Luana

  95. 95 Regina L. Silva
    17.01.2010 às 11:22

    Li tudo e agradeço as informações; no entanto, sou leiga e não compreendi bem qual a diferença da hemorróida interna e da externa. Naquele artigo, onde desenhou os mamilos hemorroidários, eu quero saber se eles quando saem do ânus, são considerados de hemorr. internas ou externas? Fiquei confusa, pois no meu caso eles ficam quase que sempre para fora, porém, sempre que deito por algumas horas, eles voltam para dentro. Atualmente tenho notado que de manhã cedo, ao levantar,o ânus se apresenta praticamente normal, bem murchinho ou, não sei, aqueles mamilos todos, estão lá dentro do reto. Preciso saber pois um colega seu me recomendou cirurgia, mas ele fez apenas o exame de verificação externa(olhou por fora, sem introduzir nenhum aparelho) e disse que tenho 3 hemorr. e que são de 3º gráu, quase 4º, e que são externas. Sempre achei que eram internas, pelo fato que expus acima, pq as vezes não estão para fora. Reparei também que isto ocorre muito quando fico horas em pé, quando tenho muitos gases ou quando evacuo. De tempos em tempos elas sangram e muito! O médico dissetambém que no meu caso, só posso fazer a cirurgia tradicional. Agradeço os esclarecimentos e parabéns por esse site.

  96. 96 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 08:16

    Regina, as hemorróidas internas são dilatações de veias que se encontram dentro do canal anal, enquanto nas hemorróidas externas, a dilatação ocorre nas veias externas ao ânus. Quanto ao seu caso, você pode ter hemorróidas externas que se exterioriza, ou seja, prolapsam. Quanto este prolapso não retorna mais ao interior do ânus, você é classificada como tendo uma hemorróida interna Grau IV, e que tem indicação de cirurgia. Em graus II e III pode haver a possibilidade de tratamento ambulatorial (realizados no consultório). Além disso, você pode ter hemorróidas internas e externas ao mesmo tempo.

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 08:58

    Luana, a cirurgia para o tratamento de hemorróidas pode realmente ter um pós-operatório mais arrastado, o que infelizmente vem ocorrendo com o seu Marido. Desta forma, é preciso manter uma boa dieta e ter muita paciência. Além disso, em caso de dúvida, é sempre importante discuti-las com o médico responsável pelo procedimento.

  98. 98 Maria José Matias
    18.01.2010 às 15:15

    Boa Tarde Dr. Fernando,em setembro de 2009, fiz uma colonoscopia, com diagnostico,colite inespefica,com biopsia com diagnostico: processo inflamatorio cronico da mucosa do colon, tomei dicetel de 100, duspatin e omeprazol de 20, tomei por 2 meses, o medico disse que não precisava mais tomar,pq. já estava melor, porém final de ano nas festas comi peru, tomei sorverte, dai p cá, fiquei com dores fortes no abdome, em alguns dias sangramento nas fezes, sempre que como sinto dor, como se tivesse alguma coisa machucada por dentro, não consigo nen dormir de lado, voltei ao medico, ele solicitou outra colonoscopia. gostaria de saber sua opinião, isso não tem cura? tenho que fazer dieta por resto da vida? é uma dor muito forte no abdome, e sinto muita dor nas pernas, chego a suar frio,as vezes acordo pela dor. aguardo resposta obrigada.

  99. 99 Evandro Luis
    18.01.2010 às 20:34

    Prezado Dr. Fernando,
    Tenho cisto pilonidal e já passei pela primeira cirurgia na qual tomei 6 pontos. Passado os 5 primeiros meses houve a reincidência. Fiz a cirurgia novamente só que desta vez foi o processo de cicatrização natural, levou por volta de 35 dias. Passado 2 meses, vejo que a área está ficando vermelha e já há um ponto de inflamação. Terei que passar por uma outra cirurgia? Há tratamento homeopáticos ou que não sejam cirurgicos? e qual a chance de isso voltar novamente, pois tenho medo de ter que passar por uma ou duas cirurgias por ano.
    Obrigado

  100. 100 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 23:05

    Evandro, o cisto pilonidal apresenta um índice de recidiva em torno de 10%. Quanto ao seu caso, antes de imaginar que houve uma recidiva da doença, é importante saber se o seu caso não se trata apenas de uma infecção da ferida cirúrgica. Por isso, é importante que você seja reavaliado pelo seu cirurgião.

  101. 101 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 23:07

    Maria José, o seu exame mostrou que você apresenta um quadro de colite, que é a inflamação da mucosa do intestino grosso. Esta inflamação deverá ser tratada com medicamentos específicos para este quadro. Obviamente, manter uma boa dieta ajudará no processo de cura.

  102. 102 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 23:12

    Rosangela, agradeço o seu interesse pelo blog e o seu comentário. No entanto, por razões éticas, não comento sobre medicamentos prescritos por outros profissionais, sendo eles eficazes ou não. Espero que você compreenda esta posição.

  103. 103 Dr. Fernando Valério
    19.01.2010 às 17:18

    Vicente, saiba que alguns pacientes apresentam dor crônica em região anal, e que às vezes não identificamos uma causa específica para isto. Desta forma, é interessante que alguns exames endoscópicos sejam realizados para que se tenha a certeza de que não há qualquer problema na região. Além disso, é importante saber que algumas dietas e maneiras de se fazer a higiene da região também podem trazer desconforto anal.

  104. 104 Dr. Fernando Valério
    19.01.2010 às 17:22

    Maria Oliveira, como você apresentou dor abdominal associada a sangramento anal é muito importante que você procure um Proctologista. Existem várias causas para sintomas como os seus, e algumas podem ser intestinais. Por isso mesmo, poderá haver a necessidade de se realizar um endoscopia do intestino. Esta decisão será tomada pelo seu médico após ouvir o seu relato e examiná-la.

  105. 105 Dr. Fernando Valério
    19.01.2010 às 17:25

    Sergio, a inervação da pelve é muito complexa e rica. Desta forma, alterações urinárias e proctológicas podem causar sintomas nos dois sistemas devido a irradiação do quadro doloroso. Quanto à comunicações anatômicas, elas não existem

  106. 106 Dr. Fernando Valério
    19.01.2010 às 17:40

    Lourdes, as hemorróidas internas Grau I realmente não prolapsam, assim como você descreveu. No entanto, mesmo dentro do canal anal elas são passíveis de sofrerem irritação e processo inflamatório. Desta forma, fique atenta para a sua dieta, que não deve conter alimentos muito ácidos e condimentados, que deve ser rica em fibras e líquidos. Além disso, você deve evitar fazer a higiene da região anal de maneira delicada e não exagerada.

  107. 107 Loudes Malveira
    20.01.2010 às 16:45

    Prezado Dr. Fernando,

    Deus lhe pague pela atenção dispensada à minha pergunta.

    O Sr. não faz idéia de como este pequeno espaço criado através de sua iniciativa tem ajudado de forma positiva e esclarecedora. Esta é a verdadeira caridade que um profissional da saúde deve ter para com a humanidade.

    O Sr. comentou sobre evitar alimentos acidos, mas como vou saber se um determinado alimento é ácido ou não??? Seria o caso de consultar um nutricionista para obter esta pequena informação ou na Internet mesmo podemos colhe-la???

    Obrigado,
    Lourdes.

  108. 108 Dr. Fernando Valério
    20.01.2010 às 22:52

    Lourdes, fico muito satisfeito em saber que o meu site e blog foram importantes para você. Em relação à sua dúvida, o ideal é que você tenha o acompanhamento de um Nutricionista, que é o profissional especialista neste tipo de orientação.

  109. 109 Anna Rodrigues
    21.01.2010 às 19:39

    Boa Tarde Dr. Fernando, parabéns pelo blog!
    Fiz uma cirurgia de hemorroidas à 5 meses e sobraram aquelas “peles” no ânus. Gostaria de saber o que ficar melhor esteticamente para remover essas peles, uma cirurgia convencional ou a Laser.
    Obrigada!

  110. 110 Goes
    21.01.2010 às 23:15

    Caro doutor Fernando Valerio, antes de mais nada quero parabenizá-lo pela site.
    A aproximadamente um ano comecei a sentir dores na região anal com sintomas sugestivos no aparelho urinario.
    Procurei um urologista, fiz o toque retal e nada foi encontrado. Procurei um proctologista, este informou que devido um ressecamento violento ( tive muita dificuldade para evacuar ), tive uma fissura anal, fui medicado porem os sintomas não sumiram, mais tarde foi diagnosticado pequenas hemorroidas internas, mais uma fez fui medicado e os sintomas continuaram. Por ultimo fiz uma retossigmoidoscopia ( não lebro exatamente o nome ), o resultado foi normal. Apos todos esse examens voltei a um urologista o qual diagnosticou uma protatite ( atraves do toque ), fui medicado com antibioticos por 20 dia e 30 dias com anti-inflamatorios, porem os sintomas continuam. Diante de tudo isso com toda sua experiencia qual sua opinião sobre o meu problema.
    Sintomas:
    - Dor na região anal
    - Muitos gases intestinais ( não sei se causado pela ingestão de muita fibra ” Fibra de Trigo “), quanto maior a intensidade os gases maiores as dores na região anal.
    - Tenho notado um pouco de uma especie de muco junto à fezes
    - Não muito frequente mais sinto dores na uretra.
    Obs: Trabalho diariamente em torno de 6 horas sentato, acretito que isso possa estar piorando os sintomas.

  111. 111 Goes
    21.01.2010 às 23:20

    Dr. Esqueci de mencionar minha idade, tenho 40 anos.
    Informo que após o tratamento para a prostatite fiz uma cultura da urina e não foram encontrados microorganismos ou bacterias.

  112. 112 Dr. Fernando Valério
    22.01.2010 às 08:19

    Anna, estes excessos de pele que são denominados plicomas realmente trazem um desconforto estético e podem comprometer até mesmo a higiene da região. Em relação à técnica utilizada no tratamento dos plicomas anais, a cirurgia deve ser realizada de forma convencional.

  113. 113 Dr. Fernando Valério
    22.01.2010 às 08:25

    Goes, obviamente é muito difícil emitir alguma opinião sem examiná-lo. Além disso, por melhor que seja o seu relato, este espaço não substituirá uma consulta formal. De qualquer forma, os seus sintomas podem ser compatíveis com alterações funcionais do trato digestivo, como a Síndrome do Intestino Irritável. Esta síndrome causa desconforto abdominal, com sintomas urinários associados, muco nas fezes, além de gases intestinais e distensão abdominal. Estas alterações podem ser tratadas de maneira medicamentosa. Sendo assim, sugiro a você que seja novamente avaliado por um Proctologista.

  114. 114 Alan Dias
    25.01.2010 às 00:51

    Dr. quero lê explicar desde o começo,no verão do ano passado,um dia estava muito calor,eu fiquei de molho na água umas duas horas e depois sentei em uma pedra que estava muito quente,a noite eu senti fortes dores na região do anus,e notei que avia uma bolota de carne dura que fechou meu anus,e duia muito,uns dois dias depois agente foi no Dr. ele olhou e disse que ia passar em algumas semanas,me indicou uma pomada chamada erva de bicho,eu usei uns mêses até melhorar,mas quando fazia muito calor ela voltava e duia,ou quando eu ia ao banheiro várias vezes ela voltava,agora essa bola não sai mais pra fora,ela já se desmanchou,mas quando estou com diarréia,só dói,tem mais ou menos um mês e meio que eu começei a trabalhar de empacotador em um supermercado,e fico 7 horas em pé,e dói muito,não consigo nem andar direito,então tem um mês que eu comprei varicel,mas eu usava 2 por dia ou as vezes 3,e não tinha horário certo,tinha dias que a dor era tanta,que eu usava 2 comprimidos juntos,dai 2 semanas atrás a dor diminuiu um pouco,dai teve uns dias que eu relaxava e tomava um comprimido,agora acabou o remédio,e eu marquei uma consulta pro dia 29 desse mês,mas eu queria sua palavra Dr.,o que o senhor tem pra me dizer,o que posso fazer.Vou procurar um especialista,mas o senhor entende,e deve ter tido algum paciente com meu problema,tenho 16 anos,conto com sua ajuda,obrigado,e desculpa os erros.

  115. 115 Erika Beatriz
    25.01.2010 às 13:22

    Oi Dr. Fernando Valério,

    Fiz consulta a uma médica proctologista na última semana e esta me disse que tenho uma pequena hemorróida externa.

    Ela me disse que neste meu caso a cirurgia não seria uma boa opção uma vez que esta hemorroida é muito pequena.

    A principal recomendação dela foi não permanecer por muito tempo sentada ou em pé, pois poderia provocar algum tipo de edema.

    Como a consulta era pelo SUS, a doutora não me deu muito espaço para perguntas …. permanceu quase que todo o tempo de cabeça baixa.

    Aproveitando este espaço pergunto ao Sr. porquê ficar muito tempo sentado e/ou em pé poderá provocar este edema na hemorroida externa que tenho.

    Obrigada,
    Erika.

  116. 116 nilza
    26.01.2010 às 09:19

    Dr.Fernando
    Com relação à resposta que deu a Anna,é minha dúvida também.
    Esses plicomas trazem alguma implicação?è só estética?E como é feita esta cirurgia covencional? Como se da o pós operatório? Minha base de comparação é da hemorroidectomia, que realizei há 17 dias.
    desde já, agradeço sua atenção e sua resposta

  117. 117 Dr. Fernando Valério
    26.01.2010 às 21:58

    Alan, você provavelmente apresentou uma trombose hemorroidária, que é um complicação das hemorróidas que podem cursar com dor anal e abaulamento na região. Desta forma, você deve procurar realmente o Proctologista, que lhe indicará medicamentos que melhorem o fluxo na região, diminuindo o abaulamento, além de analgésicos, dieta com fibras e banhos de assento.

  118. 118 Dr. Fernando Valério
    26.01.2010 às 22:05

    Erika, se a sua hemorróida apresentar desconforto em relação a higiene, ao ato de ficar sentada ou de pé, infelizmente ela estará prejudicando a sua qualidade de vida. Neste momento, mesmo sendo uma hemorróida pequena, acredito que optar pela cirurgia seria uma medida mais resolutiva e definitiva.

  119. 119 Dr. Fernando Valério
    26.01.2010 às 23:01

    Nilza, o plicoma é retirado por razões estéticas ou quando há a presença de irritação da pele, prurido ou dificuldade para higienização. Quanto ao porte cirúrgico, ele é muito menor que o de uma hemorroidectomia, e por isso o pós-operatório é muito mais tranquilo.

  120. 120 Rodrigo Gomes Silva
    27.01.2010 às 09:56

    Dr. Fernando,

    Li a resposta que o Sr. deu ao Alan. Posso dizer que tenho os mesmos sintomas,contudo em grau bem mais moderado,pois não sinto dor e sim um desconforto na região do ânus. Como se nesta região tivesse alguma coisa.

    Estes sintomas,assim como no caso do Alan ocorrem somente quando fico em pé durante muito tempo.Então pensando nisto chego à conclusão que tenho algum problema de retorno na circulação sanguínea nesta região, ou seja, quando fico em pé devido à força da gravidade a circulação na região do ãnus não esta sendo efetiva para retornar.

    Pergunto se esta minha afirmação tem algum fundamento e se este tipo de transtorno pode ser tratado com medicamentos que melhorem a circulação periférica, como é o caso do Venovaz.

    Obrigado,
    Rodrigo.

  121. 121 Dr. Fernando Valério
    27.01.2010 às 13:48

    Rodrigo, o simples ato de permancer em pé não seria motivo para desconforto anal a não ser que já houvesse algum problema na região. Desta forma, acredito que você deva ser avaliado e examinado por um Proctologista para que uma razão para o seu quadro possa ser identificado. Obviamente, dificuldades de fluxo da região são predisponentes para sintomas anais, mas não são as causas mais comuns.

  122. 122 nilza
    27.01.2010 às 21:48

    Dr. Fernando muito obrigada por sua resposta. Tenho falado pra várias pessoas sobre seu site. Digo à eles que o sr. é um “oásis no nosso deserto”, pois são muitas dúvidas que as pessoas tem a esse respeito, tanto no diagnóstico quanto ao pós operatório, como é o meu caso.Gostaria de dizer que tenho tido oportunidade de conscientizar, ou incentivar várias pessoas a perderem o medo e a vergonha e procurarem um proctologista.

  123. 123 nilza
    27.01.2010 às 22:03

    Dr. Fernando
    Por favor, me esclareça mais uma dúvida:Hoje estou completando 18 dias de cirugia,os quais me mantive em repouso,com alimentação rica em fibras, integrais,frutas, legumes e bastante água.Assim, tenho evacuado todos os dias pela manhã,com mínima dor.Hoje,porém ,evacuei 4 vezes(consistência normal,sem diarréia), mas fiquei preocupada, se isto pode prejudicar a cirurgia, já que levei pontos.
    Na segunda feira, completo 23 dias e volto ao trabalho.Sou transportadora escolar.Há algum tipo de problema ou alguma recomendação especial? Mais uma vez muuuuito obrigada.

  124. 124 Dr. Fernando Valério
    28.01.2010 às 08:15

    Nilza, agradeço os comentários feitos aos seus amigos a respeito do blog/site. Assim como eu faço, você também ajuda a conscientizar e orientar as pessoas próximas a você sobre as doenças digestivas, as formas de preveni-las e sobre os principais tratamentos. Este espaço foi a maneira que achei para fazer diferença social, ou seja, disseminando conhecimento médico sério e responsável. Fico muito satisfeito em saber que você valoriza esta atitude e ainda o divulga.

  125. 125 Dr. Fernando Valério
    28.01.2010 às 08:18

    Nilza, evacuar um número maior de vezes em um dia não prejudicará a cirurgia realizada nem o seu pós-operatório. No entanto, poderá lhe trazer algum desconforto anal nos próximos dias. Verifique se você não está exagerando na ingestão de fibras ou no uso de medicamentos laxativos.

  126. 126 vaneide
    28.01.2010 às 16:54

    DR.FERNANDO VALÉRIO, EU TENHO UMA COSEIRA E AS VEZES CHEGA A SANGRARE CINTO UM CAROSSO TIPO COMO SE FOSSE DE AGUA.O Q FAÇO? O SRº ACHA O QUE?

  127. 127 Dr. Fernando Valério
    29.01.2010 às 07:48

    Vaneide, tanto a coceira quanto ao abaulamento na sua região anal devem ser avaliados por um Proctologista para que um tratamento efetivo seja recomendado. Desta forma, sugiro que você procure este especialista na sua Cidade.

  128. 128 Stephanie
    03.02.2010 às 13:07

    Olá Doutor Fernando! Estou com um probleminha. Tenho 16 anos e estou com hemorroida externa a uma semana. Graças a Deus minha hemorroida é pequena, mais no primeiro dia, senti uma leve dor, e usei pomada chama PROCOTSAN (para varizes e hemoroidas), no entanto essa pomada ajudou muito a aliviar as leves dores, mais a hemorroida ainda continua para fora, porém nao sinto dores, nem nenhum encomodo. Fui ao médico (clinico geral) e ele me disse que nao haveria necessidade de me passar remédios, pois nao estava infeccionada, ele só empurrou a hemorroida para dentro do anus, e disse que se o problema persisti, que eu haveria de procurara um PROCTOLOGISTA. Pra minha infelicidade, a hemorroida ainda continua para fora, mais é pequena. Gostaria de saber quais sao as medidas que devo tomar, se devo ir ao medico novamente, e se eu precisarei de cirurgia.
    OBS: eu passo a maior parte do meu tempo sentada, isso influencia para que a hemorroida NAO MELHORE?

    Atenciosamente,
    Stephanie.

  129. 129 Renata
    03.02.2010 às 16:10

    Olá Dr. Fernando
    Aqui estou novamente…
    O Dr. acredita que o médico que me operou não está mais atendendo no SUS??
    Preciso da sua ajuda…
    Dr., operei dia 18/01, e não consigo evacuar normalmente – só qdo tomo o Muvinlax. E ainda sinto muitas dores (não apenas no momento da evacuação, mas sinto dores fortes por baixo).
    Por causa do medo da dor – Não consigo comer nada sólido, além de abóbora, chuchu, mamão e às vezes uma banana nanica. Faço a ingestão de bastante líquido: água, chá mate, água de coco, água de ameixa e yakult e também tomo o iogurte Activia.
    Dr. o que está acontecendo comigo?
    Será que o Dr. pode me ajudar na alimentação..??
    Sempre tive o intestino presso e muita dificuldade para evacuar.

    Quero marcar consulta com um nutricionista, mas antes devo marcar com o clínico e ele encaminhar para o nutricionista….o que vai levar muito tempo….

    Desde já agradeço sua atenção.
    Deus o abençoe.

  130. 130 Stephanie
    03.02.2010 às 16:39

    Olá Doutor Fernando! Estou com um probleminha. Tenho 16 anos e estou com hemorroida externa a uma semana. Graças a Deus minha hemorroida é pequena, mais no primeiro dia, senti uma leve dor, e usei pomada chama ‘PROCTOSAN’ (para varizes e hemoroidas), no entanto essa pomada ajudou muito a aliviar as leves dores, mais a hemorroida ainda continua para fora, porém nao sinto dores, nem nenhum encomodo. Fui ao médico (clinico geral) e ele me disse que nao haveria necessidade de me passar remédios, pois nao estava infeccionada, ele só empurrou a hemorroida para dentro do anus, e disse que se o problema persisti, que eu haveria de procurara um PROCTOLOGISTA. Pra minha infelicidade, a hemorroida ainda continua para fora, mais é pequena. Gostaria de saber quais sao as medidas que devo tomar, se devo ir ao medico novamente, e se eu precisarei de cirurgia.
    OBS: eu passo a maior parte do meu tempo sentada, isso influencia para que a hemorroida NAO MELHORE?

    Atenciosamente,
    Stephanie.

  131. 131 Stephanie
    03.02.2010 às 17:36

    E doutor, tenho mais uma duvida que esqueci de postar logo acima, peço-lhes desculpas ter colocado dois textos iguais, mais é que tinha errado o nome da pomada (PROCTOSAN), mais enfim, minha hemorroida ela tem horas que fica dentro do anus, e tem horas que fica fora, gostaria de saber se isso é comum? Ou se tem alguma coisa impedindo que ela entre. Nao estou tomando nenhum medicamento.

    Obrigado desde já.

  132. 132 Dr. Fernando Valério
    04.02.2010 às 08:40

    Stephanie, como você apresenta um quadro de hemorróidas, mas que não está apresentando melhora, é recomendado que você procure a ajuda de um Proctologista. Este médico avaliará se você tem uma hemorróida externa realmente, ou se trata-se de uma hemorróida interna prolapsada. Esta diferenciação é importante porque os tratamentos são diferentes para os tipos de hemorróidas.

  133. 133 Stephanie
    04.02.2010 às 09:41

    Muito obrigada doutor, mais o senhor acha que meu caso é cirurgico?
    Nao tenho convenio medico, dependo de hospital publico.

  134. 134 Ana Carolina
    05.02.2010 às 21:27

    Olá, Dr. Fernando.
    Já fiz cirugia para retirar hemorróidas há 8 anos atrás. Mas, uma retornou. É interna. Só sinto quando introduzo o dedo. Não está exteriorizada. No domingo percebi que estava bem inchada e comprida. Passados 6 dias, ainda sinto com o dedo, mas já está muito menor e pouco inchada. Ás vezes, ela se recolhe para o reto, e depois volta a descer um pouco para o canal anal. Mas, graças a Deus, nao saiu do anus. Sinto certo desconforto, um pouco de ardencia e pequenas fisgadas. Seria o tipo de hemorróida que precisa de intervenção cirurgica?? Voltará ao normal sozinha!?!?
    Estou aflita, porque já passei pela cirugia e o pós-operatório foi muito desconfortável. Tem algum remédio que posso tomar para diminuir o inchaço?? Desculpe pela a quantidade e perguntas. É a afliçao.
    Agradeço,muito, pela atençao.

    Ana Carolina

  135. 135 Dr. Fernando Valério
    06.02.2010 às 17:13

    Stephanie, as condutas cirúrgicas para o tratamento de hemorróidas são indicadas de acordo com a localização dos mamilos dilatados e de acordo com o grau de prolapso (no caso das hemorróidas internas). Desta forma, somente após uma consulta com Proctologista você poderá saber qual a melhor forma de tratá-la.

  136. 136 Dr. Fernando Valério
    06.02.2010 às 22:05

    Ana Carolina, como a sua hemorróida não está se exteriorizando e o quadro não é intenso, acredito que não haverá necessidade de tratamento cirúrgico. De qualquer forma, é importante saber que existem diversas formas de tratamento ambulatorial e que evitam os procedimentos cirúrgicos.

  137. 137 Dr. Fernando Valério
    06.02.2010 às 22:18

    Renata, infelizmente o SUS apresenta certo rodízio de médicos e extrema dificuldade para que o paciente seja avaliado pelo seu cirurgião, o que traz prejuízo aos resultados cirúrgicos. De qualquer forma, sugiro que você busque a ajuda de um novo Proctologista que irá lhe orientar sobre uma dieta adequada e avaliará a sua região anal.

  138. 138 Dr. Fernando Valério
    07.02.2010 às 10:20

    Stephanie, quanto a hemorróida ficar exteriorizada ou não, isto pode corresponder a uma hemorróida interna que se prolapsa em algumas ocasiões. Como lhe disse anteriormente, a consulta com um Proctologista será fundamental para que se entenda melhor o seu quadro.

  139. 139 Marcelo R. Silva
    08.02.2010 às 18:01

    Pratico musculação e corridas, tive problemas com hemorróidas e fiz uma intervenção cirúrgica há três meses, entretanto agora o problema retornou, não está tão grave e nem dói muito quanto a anterior, mas está um pouco para fora do ânus e um pouco para dentro. Estou tomando pílulas e passando pomada de ( erva de bicho ), não gostaria de fazer outra cirúrgia e não queria parar com meus treinos agora que entrei em forma. O que devo fazer? Desde já grato pela atenção.

  140. 140 Dr. Fernando Valério
    09.02.2010 às 07:08

    Marcelo, como você foi submetido a tratamento cirúrgico a pouco tempo, é válido e ético discutir a sua evolução pós-operatória com o médico responsável pela sua cirurgia. De qualquer forma, mantenha uma dieta boa em fibras, evite usar papel higiênico, procure não ler no banheiro e faça banhos de assento.

  141. 141 Beatriz
    09.02.2010 às 13:13

    Olá Dr. A + ou – duas semanas e meia estou com hemorroida. A minha hemorroida apareceu no momento que fui evacuar, ela saiu, e por alguma motivo ainda nao retornou ao anus, ela parece uma “veia” para fora do anus. Ja passei pomadas e estou tomando medicamentos, mais nada de resultados. Nao estou sentindo dor, e nem tenho sangramentos.
    Gostaria de saber, oque pode ser feito? Minha hemorroida é externa, ou interna?

    Obrigado desde já.

  142. 142 Joao Silva
    09.02.2010 às 22:11

    Olá Doutor,

    desde já os meus agradecimentos pela sua disponibilidade e atenção que dá a todas as dúvidas postas aqui no seu blog.

    A minha questão é a seguinte: fiz uma hemorroidectomia para uma situação de hemorróidas internas de grau 3 (em que havia prolapso e só recolhiam com ajuda manual) fez hoje 15 dias, tenho lido alguns comentários onde as pessoas falam de muita dor no pós-operatório mas até agora não li nada que descrevesse essa dor e queria saber se as dores que eu sinto estão em linha com aquilo que é esperado.
    Ou seja, logo após a evacuação a região anal é invadida por uma primeira dor aguda que é imediatamente acalmada com o banho de água quente, após isso sinto-me aliviado sentindo só uma pequena pressão, após 2 horas a dor volta com muita intensidade como que houvesse uma pressão imensa nas nádegas que mal se consegue andar direito, após o almoço a dor tende a diminuir bruscamente ficando o resto do dia aliviado.
    Doutor, isto é mais ou menos assim para toda a gente que se submete a esta cirugia?devo dizer que de manhã tomo 2 analgésicos (antes de evacuar e depois a meio da manha)e que esta pressão de que falo tem vindo a diminuir ao longo dos dias (na primeira semana não tinha posição possivel). De uma forma simples o porque desta dor toda?
    Doutor, antecipo-me com estas perguntas que pretendia fazer ao meu médico, mas dado que só tenho consulta daqui a uma semana e devido a isto por que tenho passado deixa-me ansioso para saber as respostas aos meus anseios e dúvidas.
    A todos deixo uma palavra de conforto e coragem para quem se submete a uma cirugia deste tipo com um pós operatório doloroso e lento mas que vale a pena. Doutor mais uma vez muito obrigado.
    João Silva – Portugal

  143. 143 Dr. Fernando Valério
    10.02.2010 às 09:49

    João Silva, em relação ao seu pós-operatório, ele realmente está de acordo o esperado para cirurgias para o tratamento de hemorróidas. Infelizmente as duas primeiras semanas são muito descofortáveis realmente. Após este período inicial, o quadro começa a se tornar mais brando.

  144. 144 Dr. Fernando Valério
    10.02.2010 às 09:57

    Beatriz, você provavelmente apresentou uma complicação das hemorróidas chamada trombose hemorroidária, que pode ocorrer tanto em quadros internos quanto externos. Desta forma, você deverá procurar um Proctologista para confirmar este diagnóstico, e instituir cuidados para o tratamento da crise atual e para que não ocorra novamente.

  145. 145 luciana
    11.02.2010 às 17:22

    io! dr
    fui mae ah 4 meses desde entao sofre kom hemorroidas e nao passa de modo nenhum tenho feito dieta de fibra banho de assentos! meto pomada! melhora pro uns dias dipois piora! ja nao sei o k fazer! porque a dor e insuportavel.

  146. 146 Dr. Fernando Valério
    12.02.2010 às 09:39

    Luciana, saiba que 30% das gestantes evoluem com quadro de hemorróidas. Em relação ao seu caso, saiba que como você evolui com dor anal, é recomendado um exame clínico com um Proctologista. Além disso, saiba que como a dor anal é a queixa principal, a possibilidade de você estar apresentando uma fissura anal não pode ser descartada.

  147. 147 luciana
    17.02.2010 às 18:48

    dr fernando!
    no passado dia 12 fiz uma coloncopia! o resultado foi k eu tenho hemoroidas internas grau! mas eu sinto mt dor e tambem tenho uma bolha n anus! e depois do exeme piorei e mt

  148. 148 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 19:53

    Luciana, a colonoscopia exige que se realize um preparo intestinal, que obviamente faz com que o paciente evacue várias vezes em um curto período de tempo, o que pode levar a presença de sintomas em portadores de hemorróidas. Desta forma, é importante que você seja avaliada pelo médico que solicitou a colonoscopia ou por um Proctologista.

  149. 149 Ronaldo
    25.02.2010 às 09:53

    Prezado Dr. Fernando,

    O uso de Passiflorine pode agravar os sintomas da doença do hemorroidal???

    Este medicamento pode ser utilizado por pessoas que têm hemorroidas???

    Esta minha pergunta se deve ao fato de que na bula do medicamento na parte de contra-indicações esta escrito que pacientes que estejam fazendo o uso de anticoagulantes não devem utilizar o passiflorine.

    Desde já agradeçoa a sua ajuda.

    Att,
    Ronaldo.

  150. 150 nilza
    25.02.2010 às 11:13

    Dr Fernando,mais uma dúvida!: Em uma cirurgia convencional, é possível retirar TODAS as hemorróidas,sendo elas internas e externas e de grau IV ? Ou retira-se uma parte, e é necessário outra cirurgia para o que ficou?
    Muito obrigada

  151. 151 Dr. Fernando Valério
    25.02.2010 às 11:14

    Ronaldo, o medicamento descrito por você é fitoterápico e não afeta os pacientes com problemas anais. Desta forma, a princípio não vejo contra-indicações.

  152. 152 Dr. Fernando Valério
    25.02.2010 às 11:22

    Nilza, o objetivo com a cirurgia de hemorróidas convencional é retirar tanto os mamilos internos quanto externos. Desta forma, sempre se tenta que apenas um procedimento seja realizado.

  153. 153 Leandro
    25.02.2010 às 22:04

    Dr. Fernando,

    Há mais de um mês fui ao proctologista e foi verificado uma hemorróida interna. Após 2 semanas de tratamento o problema foi solucionado mas surgiu uma fissura. Voltei ao médico e me foi receitado um outro medicamento. Não sinto mais a fissura, porém continuo com dor, como se houvesse uma nova hemorróida. Isso é possível? Existem crises que duram tanto tempo?? Nunca tive sangramento e nem nada para fora. Mas fico com medo de que meu médico possa ter me observado errado. O que faço, volto pela terceira vez? Obrigado pela atenção.

  154. 154 nilza
    26.02.2010 às 11:15

    Dr. Fernando,mais uma vez agradeço sua atenção.O motivo de minha pergunta anterior,é porque estou bem preocupada…Fiz a cirurgia em 09/01/10.Como o sr mesmo me esclareceu, ficou um plicoma.Gostaria de saber se isso é só pele mesmo?pois parece que há uma veia ou mamilo por baixo,o qual incha e incomoda sempre após evacuar todas as manhãs.No decorrer do dia melhora,mas na manhã seguinte se repete.Isso me faz lembrar de como era antes da cirurgia(claro que em grau infinitamente menor).Não tenho problema se precisar fazer nova cirurgia,só gostaria de saber se isto é normal, e com o tempo haverá melhora ou desaparecera.Por favor dr Fernando,pode me ajudar??? Mais uma vez,muito obrigada

  155. 155 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 08:41

    Leandro, como você ainda apresenta sintomas é importante ser reavaliado por um Proctologista. Mas devo lhe orientar que a fissura anal tem como sintoma principal a dor anal, enquanto nos quadros de hemorróida, este sintoma está associado a períodos de crise e inflamação.

  156. 156 Dr. Fernando Valério
    28.02.2010 às 08:46

    Nilza, o quadro pode ser de um plicoma ou até mesmo de uma hemorróida externa, o que na prática pode lhe trazer o mesmo desconforto. Em geral, estes quadros não se curam espontaneamente, e se isto realmente lhe causa problemas, você deve pensar na possibilidade de tratamento cirúrgico para o seu caso. De qualquer forma, procure o seu Proctologista e discuta o seu caso novamente.

  157. 157 Ademir Druzian
    01.03.2010 às 21:02

    Boa Noite
    Dr. Fernando

    Vou fazer uma cirurgia de Hemorroidas n dia 30/03. gostaria que me informasse qual a melhor dieta, para fazer antes da cirurgia, para sentir menos dor.

  158. 158 Helder
    02.03.2010 às 11:04

    Oi Dr. Fernando,

    Gostaria de saber quais sintomas são mais comuns quando se apresenta um quadro de insuficiência venosa do plexo hemorroidário.

    Esta minha pergunta deve-se ao fato de eu estar apresetando alguns sintomas que acho serem caracteristicos deste problema.

    Após a sua resposta estarei agendando uma consulta com o médico proctologista de minha cidade.

    Obrigado,
    Helder.

  159. 159 Dr. Fernando Valério
    02.03.2010 às 11:56

    Ademir, você deverá manter uma dieta rica em fibras (frutas, legumes e verduras, além dos cereiais), e muito boa hidratação.

  160. 160 Flavio Nobre Oliveira
    02.03.2010 às 19:53

    Dr Fernando,

    Tenho uma dúvida sobre as medicações que são prescritas no pós-operatório de hemorroidectomia.

    Todos sabemos que é um dos pós-operatórios mais dolorosos que tem, pois a região do ânus é ricamente enervada. Temos relatos de pessoas que sofrem dores atrozes por mais de um mês durante e após a evacuação. Tive notícias (esta não sei se é verdade) de pacientes que durante a evacuação perderam os sentidos (desmaiaram) tamanha era a dor.

    Minha mães esta com cirurgia para retirada de 4 hemorróidas marcada para o dia 17/03. Fui ao médico (cirurgião geral) junto com ela e solicitei ao doutor que após a operação receitasse além de um antiinflamatório (MaxSulid 400mg) também incluísse o Vicodim como analgésico para controle da dor.

    O médico quase teve um ataque, ele falou durante 10 minutos que não poderia prescrever este medicamento devido, que o mesmo era muito forte …. etc.

    Pergunto ao Sr. se isto esta correto, pois como a dor é muito forte necessita-se de um medicamento a altura desta dor. Será que o médico não quer receitar por ser cirurgião gera e não um proctologista e não sabe as dimensões da dor causada pelo pós-operatório???

    Não estou querendo confrontar a opinião do Sr. com a do outro médico, quero apenas uma explicação do porque deste medicamento não ser receitado.

    Desde já agradeço a sua compreensão,
    Flévio.

  161. 161 Dr. Fernando Valério
    03.03.2010 às 10:00

    Helder, para que você tenha um conhecimento mais profundo sobre o assunto “Hemorróidas”, sugiro que leia o texto e assista a um vídeo didático sobre esta doença através de um artigo que publiquei em meu site. O link para esta página é http://www.drfernandovalerio.com.br/hemorroida.htm

  162. 162 Dr. Fernando Valério
    03.03.2010 às 16:25

    Flavio, sabidamente a cirurgia para o tratamento da doença hemorroidária tem um pós-operatório muito doloroso. Desta forma, não entrando no mérito da potência dos medicamentos, o importante é que os remédios utilizados sejam capazes de controlar a dor da melhor forma possível, trazendo o menor risco e efeitos colaterais ao paciente. Sendo assim, em meus pacientes eu adequo os medicamentos ao porte da cirurgia e à sensibilidade dos pacientes.

  163. 163 marilene furquim
    04.03.2010 às 18:15

    Dr.Fernando, a mais de 9 anos meu marido sofre de emorroída
    a dois anos atrás, foi pedido uns exames a ele, e no ato de sua consulta o medico comunicou que seriam exames para procedimentos de cirurgia,desde então com medo ele nuca +voltou a se consultar.a ele tem os mamilos esternos.
    e o que + me preocupa e que a uns 10 meses sempre sangra ao evacur,e ultimamente ele sente muita dor abdominal e darreia.
    não sei mas o que fazer para convencer ele a se consultar.
    gostaria de receber alguma orientação para convecelo.

    Muito obrigada pela sua atenção.

  164. 164 Helder
    04.03.2010 às 21:49

    Oi Dr. Fernando,

    Muito instrutivo o seu vídeo sobre hemorróidas. Aprendi um bocado assistindo-o.

    Como disse em meu contato anterior, fui ao proctologista na manhã de hoje e este me receitou Venivaz 500mg e disse-me para tomar o mesmo durante uma semana.

    Ao ler a bula deste medicamento verifiquei que ele é eficaz nos problemas de circulação venosa periférica. Como no momento da consulta não tinha lido a bula não pude fazer esta pergunta ao médico, mas gostaria muito de saber como este medicamento poderá estar aliviando os sintomas que tenho na região anal.

    O Sr. saberia me explicar como este medicamento atua no plexo hemorroidário???

    Obrigado,
    Helder.

  165. 165 Dr. Fernando Valério
    05.03.2010 às 00:47

    Marilene, todo sangramento anal deve ser avaliado, ainda mais quando associado a dor abdominal e alteração do hábito intestinal, como a diarréia descrita. Sendo assim, recomendo que ele realmente procure ser avaliado por um Proctologista assim que possível.

  166. 166 Dr. Fernando Valério
    05.03.2010 às 00:49

    Helder, o objetivo deste tipo de medicação é causar uma melhora do fluxo sanguíneo da região, controlando desta forma os episódios de inflamação da região.

  167. 167 Allanderson Batista
    10.03.2010 às 13:24

    Dr. Fernando,

    Tenho um questionamento que a muito tempo venho tendo sobre alguns sintomas que sinto na região do reto.

    Quando estou sentando por algum tempo sinto uma dor aguda, porém, de pouca duração (menos de 20 segundos) na região do reto, ou seja, esta dor aguda é na região interna.

    Estas dores são bem esporádicas, acontecem poucas vezes, somente para que o Sr. tenha idéia este ano senti esta dor somente 2 vezes.

    Pensei ser hemorróidas, mas quando vou ao banheiro defecar não sinto nada, nem dor, nem ardência ….. Chego à conclusão de que não tenho nenhuma desordem na região do ânus e/ou do reto.

    Desta forma pergunto ao Sr. o que pode ser esta dor aguda. Não sei o nome que se da em medicina, mas existem alguns casos em que sentimos estas dores agudas no corpo (na perna, no braço, os dedos)… estas dores podem também serem sentidas no reto sem necessariamente estarmos com hemorróidas???

    Obrigado,
    Allanderson.

  168. 168 marcia marques
    11.03.2010 às 14:53

    Dr. fernando, boa tarde, sou marcia, tenho 38 anos e em janeiro senti uma dor na região do anus, com discreta ardencia, procurei um procto que examinou e disse que não havia nada de anormal, mas mesmo assim pediu uma colonoscopia, nela foi retirado um polipo adenoma de 0,03, fiquei usando proctil durante 4 semanas, ai o incomodo não passava, liguei no consultorio relatei o problema e ele me disse pra usar candicort, usei por 10 dias e notei certa melhora, mas ontem fui defecar e as fezes sairam um pouco duras e com dificuldades, quando levantei do vaso, fiquei sentindo fortes dores e ardencia no reto, peguei um espelho e percebi que há uma região avermelhada em volta do anus, se estendendo para a nádega, apenas de um lado, s´tenho consulta no procto daqui uma semana, o que pode ser isso?a colonoscopia tbm detecta hemorroidas e fissuras?
    grata
    Márcia

  169. 169 edna tieco
    11.03.2010 às 17:42

    Dr Fernando, parabéns por este espaço para os esclarecimentos. Gostaria de sabe se é muito difícil conseguir uma consulta e a cirurgia por PPH em hospitais públicos (e quais devo tentar em são paulo capital), ou se há algum meio de entrar na fila, infelizmente não tenho condições para uma cirurgia particular.

  170. 170 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 07:54

    Allanderson, existe uma alteração funcional na região anorretal que se denomina proctalgia fulgaz, que se caracteriza pelo surgimento de dor anal súbita e aguda, mas que desaparece espontaneamente. Provavelmente este é o seu diagnóstico, e que não deve levar você a maiores preocupações. Caso o sintoma se torne mais frequente ou de maior intensidade, procure um Proctologista.

  171. 171 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 08:45

    Marcia Marques, aproveitando a sua dúvida gostaria de esclarecer um noção sobre colonoscopia. Este exame é indicado para o diagnóstico de lesões do reto e cólon (intestino grosso). As lesões do canal anal (hemorróidas, fissuras anais) são diagnosticadas através de um exame realizado no próprio consultório médico e sem necessidade de preparo intestinal chamado anuscopia.
    Quanto ao seu quadro atual, você deverá procurar um Proctologista para rever o seu diagnóstico, já que a lesão está se alastrando pela pele ao redor do ânus, você pode estar apresentando uma quadro de dermatite ou até mesmo uma infecção de pele, como uma micose, por exemplo.

  172. 172 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 08:54

    Edna, obviamente o nosso sistema de saúde público é muito falho, e com certeza não é por falta de pagamento de tributos e impostos, e sim por uma gestão medíocre do dinheiro público. De qualquer forma, você deverá tentar passar em consulta com um Proctologista em algum Hospital público. Quanto ao PPH, este já é um procedimento caro e que requer material, e portanto pode ser de difícil realização em Hospital Público.

  173. 173 elena rita
    13.03.2010 às 10:36

    Olá doutor, por favor gostaria de esclarecimentos sobre o meu caso. sofro de hemorróidas há mais de 10 anos e nunca fiz um tratamento sério com médicos especializados, sempre tomando remédios por conta própria e indicações de terceiros, inclusive farmacêuticos. O problema é que há uns seis meses venho sentindo dores cada vez mais fortes e neste último mês estão insuportáveis, quase não consigo trabalhar. Então procurei um especialista que examinou e disse que já não adianta remédios ou pomadas e até mudanças na alimentação pois tenho uma lesão e será preciso uma cirurgia urgente. Fico com muito medo, pois devido o constrangimento do exame não perguntei o quê pode ser esta lesão, se pode ser algo malígno, enfim esou com dores horríveis e muito preocupada, me ajude por favor. Agradeço desde já

  174. 174 elena rita
    13.03.2010 às 10:42

    Me desculpe doutor , esqueci de parabenizá-lo por manter este espaço para escarecimentos de dúvidas, já que o assunto causa tanta vergonha em muitos com eu.
    Esqueci de relatar também que ocorre sagramento quando evacuo e a dor fica ainda mais intensa.
    O exame feito pelo médico foi clínico, bom não foi usado nenhum tipo de aparelho.
    Grata

  175. 175 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 21:05

    Elena, as duas doenças que mais comumente causam dor anal associado a sangramento são as hemorróidas e a fissura anal. Ambas as cirurgias podem ser indicadas seguindo alguns critérios. O médico que lhe atendeu e examinou tem muito mais condições de afirmar se a cirurgia é necessária, e por isso eu devo acatar a indicação dele.

  176. 176 edson
    15.03.2010 às 22:39

    gostaria de saber quais as principais causas das crizes de hemorróidas e como prevenir?desde já obrigado pelo espaço para esclarecimentos.

  177. 177 Dr. Fernando Valério
    16.03.2010 às 10:51

    Edson, as principais razões para que alguém entre em crise de hemorróidas são a dieta (condimentos, alimentos ácidos, bebidas alcoólicas), ler no banheiro, higiene exagerada, e alguns exercícios físicos.

  178. 178 Yuri Frydrych
    18.03.2010 às 13:00

    Bom dia Dr.

    Tenho 20 anos de idade, e três dias atras começei a notar uma encomodação na região anal. Não é coceira mas encomoda um pouco, notei que é uma bolinha cerca de 2cm que as vezes fica um pouco exposta e estou meio receoso do que isso possa ser.

    O senhor teria alguma observação a fazer em relação a estas características?

    Aguardo,

  179. 179 kelly alves
    18.03.2010 às 21:37

    olá doutor gostaria de uma orientação tenho 27 anos e sofro de pólipos intestinais a mais ou menos uns 4 anos todos os anos tenho q retira esses pólipos pois retiro e novamente eles aparecem ontem fiz mais uma póli para retirada de dois polipos as vezes tenho tido sangramento pelas fezes quando ocorre é um sangramento abundante meu gastro me orientou a procura um proctologista ja não aguento mais fazer esses exames é muito ruim constrangedor sera q terei q faze-lo pro resto da vida coro o risco de futuramente te um canser de intestino grosso ja q os pólipos se localizam no intestino grosso gostaria de uma opinião uma orientação e esses sangramentos q vez ou outra tem ocorrido sera devido aos polipos

  180. 180 kelly alves
    18.03.2010 às 21:40

    desde ja agradeço se poder me ajuda obrigada e uma boa noite
    a e gostaria de saber em q essa especialidade poderia me ajudar .

  181. 181 Dr. Fernando Valério
    19.03.2010 às 11:05

    Yuri, provavelmente você está apresentando uma complicação das hemorróidas chamada trombose hemorroidária. Para confirmação do diagnóstico e tratamento sugiro que você procure um Proctologista.

  182. 182 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 07:52

    Kelly, alguns tipos de pólipos intestinais têm o potencial de se tornar cânceres de intestino, e por isso é importante saber qual o tipo de lesão encontrada no seu intestino. Dependendo do tipo de pólipo diagnosticado você realmente necessitará fazer exames com certa frequência.
    Quanto à especialidade médica para o seu caso, você deve procurar um Proctologista.

  183. 183 marcia marques
    21.03.2010 às 12:36

    Dr. Fernando, bom dia, primeiramente gostaria de agradecê-lo pelas orientações prestadas neste blog, costumo ler todas antes de lhe escrever, para ver se minha resposta não esta entre elas.
    Sou Márcia, lhe escrevi antermente, fui ao procto, e foi diagnosticada uma hemorróidas interna, como não me adaptei a pomada proctil ele prescreveu candicort + o medicamento venalot por 15 dias, fiquei bem por uma semana, mas não sei se tem algo haver, ontem comi mortadela defumada, hoje acordei com dores e ardência na região anal, fora isso meu intestino funciona muito bem pois estou ingerindo mais fibras e muita água tbm, fiquei preocupada, pois mesmo medicada tive esses sintomas, minha próxima consulta é daqui 20 dias, desde já magradeço sua atenção

  184. 184 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 18:55

    Marcia, como você fez a ingestão de alimento condimentado como a mortadela, possivelmente você irritou as veias hemorroidárias, e por isso os sintomas anais descritos.

  185. 185 Edneuza
    22.03.2010 às 19:10

    pq ha pessoas que ja operaram de hemorroidas e ficam com dificuldade de evacuar?

  186. 186 Dr. Fernando Valério
    22.03.2010 às 19:13

    Edneuza, a cirurgia de hemorróidas podem apresentar algumas complicações tais como a estenose anal (estreitamento anal) e a presença de lesões fissuróides na região anal. Estas duas alterações podem causar desconforto e dor à evacuação.

  187. 187 Eduardo
    23.03.2010 às 22:01

    Boa noite Dr.
    Parabéns pelo seu trabalho, a algum tempo sempre que fico sentado por algum tempo, sinto uma ardência no cócix (acho que é assim) não tem fístula e nem sinto dor somente sinto um incomodo quando fico sentado por bastante tempo, será que é sintoma de cisto pilonidal? Estou acima do meu peso em quase 20 quilos, seria esse o motivo?
    Obrigado.

  188. 188 Dr. Fernando Valério
    24.03.2010 às 07:57

    Eduardo, provavelmente o seu quadro decorre mais de uma alteração ortopédica e postural. No entanto, caso a sua dúvida persista, seria interessante procurar um Proctologista para uma avaliação.

  189. 189 Vanessa
    24.03.2010 às 14:39

    Dr.

    Estou com uma hemorróida externa (há uns três dias), onde a veia dilatada se dirige para a região da vagina. Não sinto dor nesta área, apenas um incômodo. O problema é reincidente, mas ocorreu apenas umas três vezes. Entretanto, das duas últimas vezes, sinto uma dor que irradia pela perna esquerda.
    Pergunto: o coágulo de uma possível trombose poderia se deslocar para outra veia?

    Grata,
    Parabéns pelo espaço e atenção dispensada.

  190. 190 Dr. Fernando Valério
    25.03.2010 às 08:07

    Vanessa, os coágulos de vasos hemorroidários não migram para outros vasos, ou seja, não embolizam.

  191. 191 Ronaldo
    26.03.2010 às 10:09

    Prezado Dr. Fernando,

    Na Quarta-Feira passada na parte da noite ingeri grande quantidade de frutas que têm propriedade laxativa, ingeri quantidade consideravel de ameixa e mamão.

    Após a ingestão destas frutas tive diarréia muito forte. Eu fui ao banheiro mais de 5 vezes em menos de 2 horas. Na primeira evacuação as fezes estavão solidas, após esta foi somente evacuação líquida e meu intestino estava contraindo muito.

    Como já estava na parte da noite tomei um comprimido de Imosec para poder dormir mais tranquilamente. Na Quinta-Feira (no dia seguinte à diarréia) fiquei sem evacuar, pois creio que durante a diarréia o intestino foi completamente esvaziado. Neste mesmo dia quando cheguei em casa na parte da noite comi mais ameixa (em quantiade menor). Após comer estas ameixas comecei a sentir um pouco de dor de barriga, mas logo passou.

    Hoje (Sexta-Feira) quando fui ao banheiro pela manhã, na primeira evacuação havia um pouco de sangue nas fezes, mas o sangue não era vermelho vivo, era sangue um pouco escuro e misturado nas fezes. Depois destas primeira evacuação fui mais duas vezes ao banheiro e as fezes sairam sem nenhum sangue. Vale ressaltar que durante a diarréia bem como durante a evacuação não senti nenhuma dor e/ou incomodo na região do ânus.

    Minha pergunta seria se esta ingestão de ameixa bem como a forte diarréia que tive na Quarta-Feira na parte da noite poderia ser o motivo deste sangue misturado às fezes. Porque somente na primeira evacuação saiu este sangue e nas outras duas não tina mais nada???

    Se fosse hemorroida o sangue seria vermelho vivo e não misturado às fezes, não é mesmo???

    Desde já agradeço,
    Ronaldo.

  192. 192 Ronaldo
    27.03.2010 às 20:18

    Prezado Dr. Fernando,

    Esquici de perguntar ….. O Sr. já ouviu falar e/ou receita um medicamento para os seus pacientes chamado “Vecasten”???

    Para que serve ele e porque é tão criticado pelos médicos???

  193. 193 Junior
    28.03.2010 às 21:46

    Fiz uma cirurgia de hemorróidas ha 26 dias, segundo o médico eram 3 grandes. Tudo aparentemente estava bem mas pela minha dificuldade de evacuação o esforço grande fez com que o sangramento retornasse forte e as dores na passagem das fezes é a tal ponto que da pra perceber quando esta passando pelos pontos da cirurgia. É normal a essa altura ainda estar assim? corre o risco de ja estar se formando novas hemorroidas?

  194. 194 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 08:41

    Ronaldo, como você evacuou com uma frequência muito maior do que o habitual, poder ter havido alguma lesão anal que causasse o sangramento. De qualquer forma, como você acredita que o sangue vinha misturado às fezes, é interessante ser avaliado por um Proctologista.

  195. 195 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 10:18

    Ronaldo, a medicação citada por você tem como objetivo melhorar o fluxo da região, e é usado principalmente em casos de trombose hemorroidária.

  196. 196 mieko
    30.03.2010 às 10:19

    Dr.Valerio agradeço se o sr puder me auxiliar.
    Fiz uma hemorroidectomia de 2 hemorroidas externas no início de outubro.No segundo dia saiu um ponto. Após 15 dias foi retirado o segundo ponto. Mas com o passar dos dias percebi que havia peles sobrando aonde foram feitos os pontos. Voltei antes do natal ao médico e relatei que às vezes havia sangue (pouco) no papel higiênico, mas para a minha surpresa o médico disse que não havia nada de anormal. Após passar o mês de fevereiro sem um único dia em que eu percebesse sangue no papel ao me limpar tive episódios com sangramento. Novamente após 19 dias Ok, voltei a ter levíssimo sangramento. O que está acontecendo? Como devo proceder?
    Obrigada pela atenção.

  197. 197 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 10:23

    Mieko, a melhor maneira de se proceder nestes casos é procurar o seu Proctologista, deixar que ele lhe examine e observe se há alguma lesão cirúrgica não cicatrizada ou algum outra mamilo hemorroidário que possa estar lhe causando os sintomas. Além disso, é importante avaliar como está a sua dieta e as suas fezes.

  198. 198 Ronaldo
    30.03.2010 às 12:52

    Prezado Dr. Fernando,

    Sobre as minhas duas dúvidas anteriores:

    1º) Fui ao proctologista e este fez um exame de toque e disse que durante este exame ele sentiu a bolinha da hemorróida que segundo ele estava irritada devido à forte diarréia que tive.

    2º) Ainda sobre o Vecasten. Quando conversei com o médico pelo telefone este me disse que o Vecasten melhora o sangramento.

    Minha pergunta é se este medicamento também para este fim e o que faz com que ele seja tão eficiente.

    O Sr. tem alguma resalva sobre este medicamento??? Pergunto isto por ele ser um fitoterapico e geralmente os médicos não gostam muito destes tipos de medicamento.

    Obrigado,
    Ronaldo.

  199. 199 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 16:15

    Junior, saiba que você ainda está em uma fase do pós-operatório que é normal apresentar dor e sangramento. De qualquer forma, é importante que você mantenha contato com o seu médico e deixo-o ciente sobre os sintomas.

  200. 200 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 17:03

    Ronaldo, o quadro descrito pelo seu médico em relação ao seu caso é de uma trombose hemorroidária. Este quadro pode ser tratado com o remédio citado, e particularmente não tenho qualquer ressalva por ele ser fitoterápico. Pelo contrário, acredito que esta característica é uma vantagem em algumas circunstâncias, como em gestantes. Quanto ao modo de ação, ele propicia uma melhora do fluxo sanguíneo da região.

  201. 201 claudia
    04.04.2010 às 16:36

    Dr. Estou há 5 dias com uma espécie de virose que causa uma diarréia intensa e constante. Não seria exagero mencionar que nos últimos dias fui mais de 50 vezes ao banheiro. as fezes eram líquidas e não havia aparente esforço. Ontem a noite, ou seja, após 4 dias de diarréia, surgiu uma bolha externa ao anus. Acho que é grande, tem o tamanho de uma unha do dedo mínimo, mais ou menos. Dói muito. É possível que este episódio tenha feito surgir uma hemorróida? Ela nao regride e na volta para o lado de dentro. Obrigada.

  202. 202 marcia marques
    05.04.2010 às 14:58

    Dr. boa tarde, desde já obrigada pela sua sempre atenção
    Sou Márcia, tratei uma hemorróida interna com pomada e venalot por 15 dias e pomada por 30 dias, a bolinha desapareceu, mas a dor na região anal, permaneceu, fica 2 dias sem doer, depois volta, tenho a sensação de inflamação, quanto tempo demora para a cura da hemorróidas, é normal permancer por mais de 2 meses, salientoque fiz a colonoscopia e está tudo bem.

  203. 203 Dr. Fernando Valério
    05.04.2010 às 17:17

    Claudia, devido aos inúmeros episódios de evacuação com fezes diarréicas, você deve ter traumatizado a região anal, e evoluiu com uma provável trombose hemorroidária, que causa dor e abaulamento na região anal. De qualquer forma, é interessante que você procure a ajuda de um Proctologista para avaliá-la e, principalmente, medicá-la.

  204. 204 silvia
    05.04.2010 às 22:17

    desde a minha primeira gravides que eu venho sentindo esse problema so descobri da segunda gravides que e problema de hemorroida por tanto ja foi ao medico e nao tive resultado,sinto dores na hora de vacúa e costuma sangra.
    E o meu intestino e presso,como fazer para ter um tratamento com um medico especializado.

    O meu caso e hemrroida interna. obrigado

  205. 205 vera
    05.04.2010 às 22:28

    OLA DR FERNANDO ESTOU COM HEMORROIDA EXTERNA NAO COMPLICADA,PRECISA DE TRATAMENTO?

  206. 206 Dr. Fernando Valério
    06.04.2010 às 10:27

    Marcia, em geral o quadro doloroso anal fica presente apenas em casos de hemorróidas em crise, quando esta é a única causa da dor. Desta forma, acredito que seja interessante procurar um Proctologista para avaliar se este quadro de hemorróidas se resolveu realmente ou se há a possibilidade de uma nova alteração estar presente, como uma fissura anal.

  207. 207 Dr. Fernando Valério
    06.04.2010 às 10:39

    Silvia, para o tratamento do seu quadro você deverá procurar um Proctologista, que é o especialista no tratamento das doenças do ânus, assim como as hemorróidas. Por sinal, saiba que elas ocorrem em até 30% das gestações.

  208. 208 Dr. Fernando Valério
    06.04.2010 às 10:41

    Vera, saiba que hemorróidas externas são tratadas de forma definitiva através de cirurgias, e caso você tenha um quadro assintomático, basta apenas manter uma boa dieta (rica em fibras)e evitar o uso de papel higiênico.

  209. 209 vera
    07.04.2010 às 13:21

    DR.Valerio eu agradeco muito pela sua atencao

  210. 210 Sandro
    11.04.2010 às 21:14

    Olá Dr.Fernando, tudo bem? Antes de mais nada, parabéns + uma x pelo seu Blog, de extrema ajuda a quem tem dúvidas e em alguns casos não tem a quem recorrer. Bem, fiz uma cirurgia de hemorróidas aberta a exatos 6 mêses e 5 dias e só lembrando o meu caso, foram retiradas 2 hemorróidas internas. Fiz todo o acompanhamento médido nesses mêses e foi me informado que após este período, provavelmente não sentiria mais nada. O caso é que até hoje, sinto uma dor muto leve na hora da evacuação e reparei durante o banho que o local onde foi tirada as hemorróidas ficou um pouco endurecido. Quando faço um exame de toque no lugar, sinto a rigidez e a dor leve. O que pode ser isso? Será que a cirurgia foi 100% bem sucedida? Teria se transformado em uma fissura anal? Até hoje tenho tomado “óleo mineral” após a janta pois como tenho intestino preguiçoso, sou muito ressecado, mesmo levando uma dieta bem balanceada! Agradeço antecipadamente sua ajuda por sanar as minhas dúvidas. Fique com Deus! Abraço e Obrigado!

  211. 211 Dr. Fernando Valério
    12.04.2010 às 09:31

    Sandro, a cirurgia para o tratamento de hemorróidas tem uma recuperação difícil, e pode deixar alguma área de maior sensibilidade. No entanto, em alguns casos há uma real dificuldade de cicatrização, e uma fissura anal residual persiste após este período, causando dores às evacuações. Desta forma, é importante procurar o seu Proctologista para saber o que vem ocorrendo e é claro, instituir algum tratamento mais definitivo para o seu caso.

  212. 212 Pedro
    13.04.2010 às 04:28

    Doutor, há menos de um mês percebi que uma pequena pele saiu ao redor do meu ânus. Ela me incomoda um pouco, quando estou sentado, arde e as vezes sangra.

    O que seria isso e qual o melhor tratamento?

    Obrigado!

  213. 213 Dr. Fernando Valério
    13.04.2010 às 14:44

    Pedro, esta lesão anal pode estar relacionado com quadros de hemorróida, de fissura anal e até mesmo de infecções de pele. Por isso, é importante que você seja avaliado por um Proctologista, que é o especialista no tratamento das doenças do ânus.

  214. 214 Mila
    14.04.2010 às 20:47

    Olá DR.Fernando, eu tenho 21 anos e estou grávida de 18 semanas,e a um tempo minhas fezes saíram com sangue mesmo sem estar gravida mas parou,logo depois engravidei e agora meu anus doi depois das fezes,e pra completar eu sinto uma dor como se fosse uma lesão entre a vagina e o anus, quando vou evacuar doi tanto o anus como essa região entre a vagina e o anus só que a dor é maior,não dá nem pra lavar direito, mesmo quando as fezes não saem muito duras.Uma vez fui limpar e saiu um pouquinho de sangue.Minha ginecologista viu a região que também sinto dor entre a vagina e o anus mas não identificou nada. O que pode ser fissura e alguma lesão?
    Desde já agradeço. Boa Noite.

  215. 215 Dr. Fernando Valério
    15.04.2010 às 10:29

    Mila, obviamente você deve estar apresentando alguma lesão na região, senão não haveria motivo para o quadro doloroso. Desta forma, você deverá passar por um Proctologista para avaliar a região anal. A possibilidade de fissura anal existe, já que é um quadro que causa muito desconforto às evacuações, mas só a consulta formal com um especialista poderá confirmar um diagnóstico e, principalmente, iniciar um tratamento.

  216. 216 CARLA ALEXANDRA BRIGIDA
    29.04.2010 às 21:46

    OLÁ DOUTOR, LI ALGUNS COMENTARIOS E FIQUEI ASSUSTADA.EU JÁ TIVE BEM POUQUINHOS ALGUNS SANGRAMENTOS AO DEFECAR, MAS ND MUITO APAVOROSO, MAS PERCEBI AO ME OLHAR NO ESPELHO QUE TINHA TIPO UMA CARNINHA ESPONJOSA EXPOSTA NO MEU ANUS….SERÁ QUE ISSO É HOMORROIDA? FUI MAMAE EU 2006 DE GEMEOS, SERÁ QUE A GRAVIDEZ COMTRIBUI PRA ISTO APARECER? ESTOU MUITO NERVOSA E DESESPERADA, POIS ESTOU FAZENDO VARIOS EXAMES PARA FAZER A MINHA TAL SONHADA CIRURGIA DE REDEÇÃO DE ESTOMAGO, ISSO VAI ME ATRAPALHAR?BJSSSS CARLA.

  217. 217 CARLA ALEXANDRA BRIGIDA
    29.04.2010 às 21:47

    QUAL MEDICO DEVO PROCURAR? ME AJUDE DOUTOR POR FAVOR…
    BJSSS

  218. 218 Dr. Fernando Valério
    30.04.2010 às 10:42

    Carla, saiba que 30% das gestantes apresentam quadro de hemorróidas (leia mais em http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2009/04/08/a-gravidez-e-o-sistema-digestivo/), e a sua gravidez pode ter iniciado este processo. Desta forma, você deverá procurar um Proctologista para avaliá-la e instituir algum tratamento. Em relação à cirurgia bariátrica, a presença de hemorróidas não afetará a sua programação cirúrgica.

  219. 219 Antonio Carvalho
    04.05.2010 às 19:55

    Boa tarde, Doutor. Estou a escrever de Portugal. Gostava de lhe perguntar se o levantamento de pesos excessivos no ginasio de musculação pode originar hemorroidas. Nunca tive problemas de hemorroidas mas desde que começei a levantar pesos mais elevados apareceu uma espécie de bolinha no anus….uma pomada é suficiente para tratar? Obrigado pela atenção.

  220. 220 Dr. Fernando Valério
    07.05.2010 às 10:21

    Antonio Carvalho, o esforço abdominal excessivo não causa hemorróidas, mas se você apresenta um quadro já instalado da doença, mesmo que assintomático, os sintomas podem se iniciar.

  221. 221 Cristiano
    07.05.2010 às 12:03

    Doutor Fernando, Bom Dia !!!

    Meu pai tem 68 anos, e a 13 meses ele vem sofrendo com diarreia, reclama de dor no anus, ele fez, exame de toque, colonoscopia e na constatou graça a Deus, ele emagreceu 10 kilos nesse periodo, estou preocupado pois o médico não receitou nada e ele continua com a diarreia e com dor que só passa com aplicação de pomada, me ajude doutor.

  222. 222 Dr. Fernando Valério
    08.05.2010 às 10:27

    Cristiano, primeiramente o seu Pai deverá pesquisar a causa da diarréia e instituir um tratamento. Quanto ao ânus, ele deverá ser examinado por um Proctologista para identificar a lesão que vem causando o quadro doloroso anal. Como ele apresenta a diarréia crônica, traumas na região anal são muito comuns.

  223. 223 Lucio Oliveira Lemos
    10.05.2010 às 13:18

    Oi Dr. Fernando,

    Gostaria de esclarecer uma dúvida.

    Quando fico em pé durante muito tempo uma bolinha que esta localizada entre o ânus e o períneo fica inchada, contudo não sinto dores e sim um pouco de incomodo.

    Quando esta bolinha fica inchada basta eu ficar deitado por uns 30 minutos para desinchar e voltar ao estado normal, outro fator que faz esta bolinha desinchar é quando solto gazes e/ou evacuo.

    Vou ao banheiro normalmente e não sinto nenhum tipo de dor e/ou incomodo quando estou evacuando.

    Este quadro pode ser caracterizado como sendo hemorróidas?? Nunca li ou ouvi dizer que uma hemorróida inchada volta ao normal quando a pessoa deita e/ou evacua.

    O Sr. não acha isto um tanto estranho??? Já teve pacientes com este mesmo quadro???

    Obrigado,
    Lucio.

  224. 224 Leandro
    10.05.2010 às 13:48

    Dr. Fernando, parabéns pelo espaço. Sofro de uma fissura anal e meu médico receitou uma pomada que mandei fazer de “diltiazem gel 2%”. Gostaria de saber se o sr. já fez uso deste medicamento e em qto tempo eu devo obter uma melhora. Obrigdo, Leandro.

  225. 225 Dr. Fernando Valério
    13.05.2010 às 11:08

    Lucio, o seu quadro realmente não se assemelha com um problema de hemorróidas. Por isso, é interessante que você realize algum exame de imagem para identificar se há algum cisto ou nódulo neste região. Discuta os exames convenientes para o seu caso com um Proctologista.

  226. 226 Dr. Fernando Valério
    13.05.2010 às 11:12

    Leandro, as fissuras anais crônicas devem ser tratadas com o relaxamento da musculatura anal na maioria dos casos, o que pode ser obtido com medicação (como a citada por você) ou através de cirurgia. A medicação tem índice de cura que varia de 50 a 60%, enquanto a cirurgia é capaz de trazer a cura definitiva em mais de 95% dos casos. De qualquer forma, é interessante se tentar o tratamento com pomadas antes de se indicar a cirurgia. Exceções são feitas quando o tempo da fissura anal e o seu aspecto já mostram que a cirurgia será o único tratamento efetivo.

  227. 227 clauber
    25.05.2010 às 18:09

    DR to com um bolinha de carne no meu anus de lado
    encomoda dotor oque eu faço?? em to comedo cossa dotor
    me ajuda ae e serio mesmo vergonha de ir ao medico
    me de uma dica ae se tem algum remedio pra isso obrigado!!!

  228. 228 Dr. Fernando Valério
    26.05.2010 às 09:59

    Clauber, qualquer alteração anal deve ser avaliada por um Proctologista. Quanto à sua vergonha, profissionais bem preparados saberão lhe deixar à vontade e seguro para a realização do exame físico.

  229. 229 Amanda
    05.06.2010 às 00:49

    Olá doutor… Tenho intestino preso, e essa semana quando entrei no meu peíodo menstrual, comecei a sentir um incomodo, quando olhei no espelho tinha como se fosse um inchaço ou inflamação com uma “bolinha”. Pesquisei aqui no blog e acredito ser hemorroida externa. O problema é que está incomodando e só consegui marcar proctologista para daqui 20 dias. O que posso fazer para aliviar o desconforto? Posso furar a bolinha? Passar uma pomada? Está frio e trabalho com calça, acredito que pelo atrito com o absorvente tenha ficado mais irritado.
    Muito Obrigada…

  230. 230 JÉSUS
    07.06.2010 às 13:14

    DR. Bom dia estou com um leve inchaço na tateral do anus parece que uma prega enchou , já marquei um proctologista mas demora 10 dias , aqui é raro medico nesta especialidade

    Gostari de saber se alguma pomada ou o tal de varicel pode ajudar a diminuir o inchaço e o dolorido até a consulta .

    Obrigado

  231. 231 Luana Silva
    08.06.2010 às 20:05

    Dr. Fernando Valério, boa noite.
    Tenho 25 anos e sempre sofrí com prisão de ventre. Há duas semanas ao evacuar veio um pouco de sangramento e hoje sentí ao lado do ânus (como se fosse no osso da nádega) ao pressionar, um pouco dolorido. Já apalpei e não sentí nenhum caroço ou qualquer corpo estranho. Tenho o costume de sempre que sento cruzo as pernas, até sentada no ônibus. Fui na ginecologista e ela falou que deveria ser uma pequena fissura anal. Se for possível gostaria de receber uma posição sua em meu e-mail.
    Agradeço sua atenção.
    Luana Silva

  232. 232 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 10:54

    Luana, as alterações que mais comumente causam desconforto anal são as hemorróidas e fissuras anais. De qualquer forma, é interessante ser avaliada por um Proctologista, que é o especialista nestes casos. Este profissional irá indicar o tratamento adequado para o seu caso.

  233. 233 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 14:47

    Jésus, em relação ao seu caso, por razões éticas não posso prescrever medicações através deste espaço. Espero que você entenda esta posição, já que ela é uma determinação do Conselho Federal de Medicina.

  234. 234 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 15:24

    Amanda, provavelmente você apresentou uma complicação das hemorróidas chamada trombose hemorroidária. Quanto ao tratamento, há necessidade de procurar ajuda médica, visto que é considerada atitude antiética a prescrição de medicação através deste espaço.

  235. 235 Carlos Batista
    14.06.2010 às 16:38

    Prezado Doutor,

    Tenho lido na Internet que vários médicos proctologistas fazem a recomendação de banho de acento para pessoas que estão apresentando problemas com hemorroida.

    Minha dúvida é qual o melhor tratamento??? A água fria ou a água morna??? Tenho lido que a água fria ativa circulação local, sendo esta melhor para casos onde neste local a circulação não está sendo bem feita.

    Na opinião do Sr. como médico quala diferençã bem qual a utilizada do banho de acento morno e do banho de acento em água fria???

    Obrigado,
    Carlos.

  236. 236 Dr. Fernando Valério
    16.06.2010 às 10:18

    Carlos Batista, o banho de assento é preferencialmente realizado com água morna/quente, visto que desta forma o calor tem um efeito antiinflamatório.

  237. 237 cristiane bergamaschi ferreira leite
    19.06.2010 às 19:26

    Parabenizo-o pela disposicao de responder sempre praticamente um “paciente virtual” mesmo que desconhecido. Se houver possibilidade de saber o seguinte: Meu marido tem um adenocarcinoma de reto e o procedimento e’ amputacao de anus. Antes da cirurgia vai fazer quimio e radio.A quimioterapia e radioterapia para cirurgia e’ diferente para opcao de nao fazer a cirurgia

  238. 238 Carlos
    20.06.2010 às 19:21

    Dr.
    Tenho uma cirugia de cisto pilonidal marcada para esta semana e gostaria de saber se tem alguma recomendação pos-operatória. Algo que possa ajudar na cicatrização, se tem algum problema de sentar, higienização da região entre outros.
    Gostaria de saber se posso fazer algo pos-cirurgia para agilizar a recuperação e evitar dores.
    Agradeço desde já.

  239. 239 Eduardo Silva
    21.06.2010 às 15:32

    Prezado Dr. Valério,

    Na última semana passei uma situação um tanto inusitada, o problema foi que tive uma discussão um pouco acalorada com a minha irmã, ficando desta forma muito nervoso.

    Após esta discussão notei que tinha um pequeno caroço na borda anal (perto do períneo), este caroço estava um pouco edemaciado e consequentemente um pouco dolorido.

    Desta forma fui a um proctologista que me receitou uma pomada chamada Trombofob e nimessulida 100mg. Hoje estou bem melhor, a bolinha praticamente desapareceu e não sinto quase nenhum incomodo.

    A minha pergunta é: Uma hemorróidas pode aparecer ou ficar edemaciada caso tenhamos emoções fortes como foi o meu caso???

    Existem casos em que a hemorroida pode ser provocada pelo simples fator emocional???

    Obrigado,
    Eduardo.

  240. 240 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 10:15

    Eduardo Silva, o quadro de hemorróidas não tem relação com fatores emocionais, e no seu caso, a discussão familiar foi apenas uma coincidência. De qualquer maneira, achei a sua pergunta muito interessante.

  241. 241 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 10:19

    Carlos, a cirurgia para o tratamento do cisto pilonidal realmente traz alguns desconfortos, principalmente para se sentar e durante a realização dos curativos. De qualquer forma, as orientações pós-operatórias devem ser dadas pelo médico responsável pela sua cirurgia, e por razões éticas não emitirei alguma orientação. Espero que você entenda esta posição.

  242. 242 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 10:32

    Cristiane B Ferreira Leite, a sua pergunta é importantíssima. O tratamento que o seu marido será submetido se chama neoadjuvância, que ocorre quando a quimioterapia e a radioterapia são realizadas antes da cirurgia. O objetivo desta conduta é diminuir o tumor e facilitar o procedimento cirúrgico. Desta forma, a realização da quimio e da radioterapia NÃO exclui a necessidade de cirurgia.

  243. 243 Eduardo Silva
    24.06.2010 às 22:07

    Prezado Dr. Valério,

    Bom o Sr. ter achado a minha pergunta interessante, acho que isto quer dizer que o Sr. pensa de certa forma que a doença do hemorroidal tem alguma ligação com o emocional.

    Quando digo isto, quero dizer que o fator emocional não estará iniciando a doença e sim contribuindo para o seu agravamento em pessoas que já possuem ou em pessoas que possuem tendência à mesma.

    De qualquer forma gostaria de discutir isto com o Sr. desta forma pergunto se poderá ser aqui o por algum e-mail que o Sr. tenha.

    Tenho bastantes informações sobre a doença do hemorroidal como uma doença psicossomática.

    Desde já agradeço à sua ajuda.

    Att,
    Eduardo.

  244. 244 Thais
    25.06.2010 às 03:42

    Olá Doutor!!!!
    Estou desesperada e gostaria de tirar uma dúvida:
    Minha mãe fez mastectomia radical com esvaziamento axilar em fevereiro deste ano,em decorrência disso o braço esquerdo(o lado operado)perdeu parte dos movimentos,procuramos um ortopedista pois ela sente muita dor ao menor movimento e ele receitou nimesulida,isso já tem aproximadamente um mês,e ha cerca de dois dias ela esta apresentando sangramento ao evacuar,porém ela diz não ter dor alguma,nem no ânus,nem dor abdominal,gostaria de saber se o uso contínuo da nimesulida pode provocar esse sangramento,estou com muito medo que possa ser algo mais sério.
    Desde já agradeço…

  245. 245 Thais
    25.06.2010 às 16:30

    Esqueci de ressaltar que o sangramento é mínimo somente percebido no papel

  246. 246 Thais
    25.06.2010 às 21:40

    Doutor,desculpe a insistência,mas é que realmente estou ficando bastante preocupada,agora minha mãe evacuou mas diferente das outras vezes agora saiu muito sangue,o que o senhor acha que pode ser? Pode acontecer do câncer de mama espalhar para o intestino ou para o reto,mesmo ainda estando em tratamento(ela ainda esta fazendo quimio)?

  247. 247 Antonio Carlos
    28.06.2010 às 00:49

    Dr. Fernando,

    Tenho 50 anos e já alguns anos sofro de ardência na região anal, atualmente de forma constante. No início passava uma pomada para assaduras e resolvia por algum tempo, porém hoje já não faz mais efeito. Fui ao proctologista e este não detectou nenhum problema grave de hemorróidas e me indicou o Proctil pomada e supositório para a ardência, que também usei por muito tempo. Porém esta ardência anal é persistente e piora qdo como comidas condimentadas. Gostaria de uma opinião do senhor sobre este meu problema e se o mesmo tem solução? Muito obrigado.

  248. 248 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 10:57

    Eduardo, os fatores emcionais podem comprometer o funcionamento intestinal, e aí desencadearem os sintomas de hemorróidas. De qualquer forma, fique à vontade para fornecer literatura sobre o tema. Obrigado.

  249. 249 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:04

    Thais, a sua Mãe está apresentando um sangramento anal, que pode ter origem no ânus ou no intestino. Desta forma, ela deve ser avaliada por um Proctologista. Em relação ao câncer de mama, não se preocupe, porque ela não dá metástase para o reto. Quanto ao uso de antiinflamatório, este sim pode ter relação com o aumento do sangramento.

  250. 250 ANGELICA
    29.06.2010 às 13:26

    OI DOTTO…TENHO PROBLEMAS DE EMORROIDA A MINHA è EXTERNA.
    GOSTARIA DE SABER SE è NORMAL QUE CRIOU UMA FPRMA DE CISTO PERTO DAS NADEGAS ??GOSTARIA DE SABER O Q PODE SER ISSO?

    OBRIGADA

  251. 251 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 16:46

    Angelica, obviamente a presença de abaulamentos na região anal e das nádegas não é considerada normal. Sendo assim, recomendo que você procure a ajuda de um Proctologista para uma avaliação.

  252. 252 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 16:55

    Antonio Carlos, este quadro de ardência anal é muito comum, e se associa muito a uma dieta inadequada, presença de alguma lesão anal (fissura anal, hemorróidas) e ao hábito de ler no banheiro. Desta forma, acredito que haja solução no seu caso, mas você deve discutir os sintomas novamente com o seu Proctologista.

  253. 253 Thais
    30.06.2010 às 00:15

    Olá doutor!!!
    Quero agradecer a sua atenção e dizer que levei minha mãe ao proctologista hj apesar dela ter relutado bastante,por medo,vergonha…graças a Deus esta tudo bem,tudo não passava de uma fissura anal crônica,o proctologista receitou a pomada ultraproct e daki ha 1 mês voltaremos para ele avaliar.
    Gostaria tb de dizer para as pessoas que muitas vezes ficam constrangidas de procurar esse especialista que eu fiquei impressionada como foi tudo muito tranquilo,minha mãe estava desesperada com o exame e saiu de lá dizendo que não doeu nada e que não foi tão constrangedor assim,as vezes as pessoas passam muito tempo com uma dúvida na cabeça por puro preconceito em procurar esse tipo de profissional,devemos tirar esses fantasmas das nossas cabeças…

  254. 254 Dr. Fernando Valério
    30.06.2010 às 10:36

    Thais, o seu relato é muito importante para aqueles que por vergonha, passam longos períodos sofrendo e até mesmo se arriscando, já que em alguns casos doenças graves não são diagnosticadas em uma fase inicial. Parabéns e melhoras para a sua Mãe.

  255. 255 Keith Helen
    05.07.2010 às 13:32

    Oi Dr!
    Imagino que o pós-operatório da cirurgia para o tratamento de hemorróidas seje muito doloroso. Gostaria de saber quantos dias após este procedimento o paciente se sentirá melhor e poderá voltar a trabalhar. Obrigado

  256. 256 Dr. Fernando Valério
    06.07.2010 às 10:47

    Keith, em geral os pacientes retornam às suas atividades profissionais em um período que varia de 15 a 30 dias, obviamente dependendo do porte da cirurgia realizada e das próprias hemorróidas.

  257. 257 Elen
    08.07.2010 às 02:39

    Dr, operei um cisto pilonidal há 10 anos e estou fazendo musculação. Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação ao exercício. Obrigada!

  258. 258 Edvaldo
    08.07.2010 às 16:26

    Boa tarde Dr. Fernando, alguns meses atrás comecei a sentir coceiras na região do ânus, com isso começou a ferir a região de tanto que coçava, pode ser um sintoma de hemorróida ?

  259. 259 Dr. Fernando Valério
    12.07.2010 às 11:14

    Elen, como você foi operada de um cisto pilonidal há alguns anos, não há qualquer restrição quanto a exercícios físicos.

  260. 260 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:28

    Edvaldo, existem várias causas para a presença do prurido (coceira) anal, e as hemorróidas se incluem nelas. Desta forma, sugiro que você procure um Proctologista para avaliá-lo e identificar o motivo para este desconforto.

  261. 261 tiago lampert
    19.07.2010 às 17:00

    boa tarde dr. fernando , gostaria de tirar uma dúvida com o senhor , sou portador de retocolite e pratico musculação , mas pelo fato de ter tal enfermidade tenho poucos ganhos e não consigo alacançar meus objetivos , gostaria de saber se eu aplicar durateston ou seja um esteróide injetável de testosterona , se causaria algum tipo de irritação no meu intestino fazendo com que eu enfrentasse as famosas crises da doença. sei que este não é o camino mais correto , mas por não poder injerir bebias alcoolicas e ter que sempre estar cuidando da alimentação por causa da retocolite , resolvi ter a musculação como passa tempo e qualidade de vida , só fico um pouco frustrado por não alcançar meus objetivos. espero resposta se possível. desde já agradeço.

  262. 262 Dr. Fernando Valério
    20.07.2010 às 09:33

    Tiago Lampert, a prática de exercícios é algo para lhe trazer prazer e saúde, e de forma alguma deve vir acompanhada das medicações citadas por você, tenha ou não retocolite.

  263. 263 DANILO
    20.08.2010 às 13:54

    Boa tarde Dr.Fernando, vou muito ao banheiro as vezes em torno de 5 vezes ao dia, venho reparando de uns 5 meses para cá que as vezes fica sangue na agua juntamente com as Fezes , no papel higiênico nao sai nada de sangue, será que sai sangue porque vou muito ao banheiro, tenho facilidade de defecar nao preciso fazer força, tomo a 2 anos alprazolam e pondera será que os remedios estao influenciado no sangramento o estresse pode causal esse sangramento.

  264. 264 andrea
    20.08.2010 às 14:55

    ola dr FERNANDO desde criança tenho dificuldades em evacuar e agora adulta faço dieta com acompanhamento medico pois estava obesa que ja nao e mais o caso mas quando vou evacuar as vezes nao consigo pois as feses saem duras e depois disso aparece um caroço no meu anus que doi e coça muito mas com o passar de alguns dias esse caroço volta para dentro de novo e nao mais incomoda por favor me responda se isso e hemorroida e o que devo fazer!obrigada pela atençao!!!

  265. 265 Dr. Fernando Valério
    22.08.2010 às 08:28

    Danilo, o que importa realmente em seu caso é ser avaliado por um Proctologista, primeiramente para entender a causa do aumento da frequência de evacuações, e depois para identificar a causa do sangramento, se anal ou intestinal.

  266. 266 Dr. Fernando Valério
    22.08.2010 às 08:30

    Andrea, a sua descrição é compatível com um caso de trombose hemorroidária, que é uma complicação das hemorróidas, e que se desenvolve quando há um trauma na região, no seu caso, estar evacuando fezes volumosas e ressecadas. Por isso, recomendo que você procure um Proctologista.

  267. 267 JENIFFER
    26.08.2010 às 13:47

    OLÁ DOUTOR,BOA TARDE. PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE LHE DAR OS PARABENS PELO EXCELENTE BLOG. BOM HÁ APROXIMADAMENTE 10 DIAS VENHO FAZENDO USO DO FLAGYL, INDICADO POR UM PROCTOLOGISTA, MAS INFELISMENTE NÃO SURTIU O EFEITO DESEJADO, POIS AINDA NOTO A PRESENÇA DE UM TIPO DE PUS JUNTO AS FEZES. O SENHOR ACHA QUE EU DEVERIA PARTIR PARA OUTRO CASO OU SENHOR AINDA ACHA QUE PODE SER ALGUM TIPO DE PARASITA. AGUARDO ANCIOSA POIS, PENSO MIL E UMAS COISAS.OBRIGADA.

  268. 268 JENIFFER
    26.08.2010 às 14:07

    observação: um espécie de pus com sangue junto as fezes.

  269. 269 Dr. Fernando Valério
    26.08.2010 às 23:13

    Jeniffer, obviamente a presença de pus nas fezes é algo anormal e deve ser investigado, porque pode representar inflamações e infecções anais e intestinais. Por esta razão, você deverá discutir com o seu médico a possibilidade de realizar exames para avaliar estes dois órgãos e identificar a causa dos sintomas.

  270. 270 JENIFFER
    27.08.2010 às 08:40

    Bom dia dr. fernando, se fosse possível o senhor poderia me indicar quais seriam as suas suspeitas, pois a revisão com proctologista esta longe, e eu muito aflita e deprimida, pois penso o pior. desde já agradeço.

  271. 271 JENIFFER
    27.08.2010 às 08:52

    Por favor dr. a minha vida é chorar, nenhum parasita foi encontrado nos meus exames.vivo com dor de barriga,mas não tenho febre.quando tomo muito leite vira uma diarréia com dores ao evacuar. Não estou emagrecendo mas fico pálida e abatida. não sei mais o que fazer me ajude!!!!! obrigada, e que Deus lhe abênçoe.

  272. 272 Welington
    29.08.2010 às 11:15

    Olá Dr.Fernando

    Eu tenho a mania de forçar na hora de evacuar, sim mania, mas depois de perceber que começou a sair um pouquinho de sangue eu parei, poderia ser pelo esforço? outra coisa, apos tomar cloridrato de ciprofloxacino para um tratamento do pênis percebi uma coceira no ânus, será uma reação do medicamento? porque nas reações adversas da bula está escrito que está incluído reações cultâneas ( inchaço, vermelhidão e prurido )

    Dês de já agradeço a sua atenção.

  273. 273 Dr. Fernando Valério
    29.08.2010 às 18:16

    Jeniffer, entendo sinceramente a sua angústia, mas por não ter lhe consultado de maneira forma e jamais lhe examinado, não posso lhe dar diagnósticos para o seu caso. Além disso, por razões éticas este espaço não deve ser destinado a esta prática. Espero que você entenda esta posição, já que ela é baseada nas recomendações do Conselho Federal de Medicina.

  274. 274 Dr. Fernando Valério
    29.08.2010 às 18:58

    Welington, o sangramento anal pode estar relacionado ao ato de fazer força para evacuar. Quanto ao ciprofloxacin, como ele pode causar reações cutâneas, pode haver relação com a coceira anal.

  275. 275 selma
    06.09.2010 às 20:51

    oi doutor ,estou com dor no anus , e quando introduso o dedo sinto uma carne tapando o canal ou um caroço duro ,nao consigo identificar , o que pode ser

  276. 276 Dr. Fernando Valério
    07.09.2010 às 18:35

    Selma, existem várias alterações que podem causar estes sintomas, como as hemorróidas e abscessos anais. Por isso, muito importante que você procure um médico Proctologista para lhe avaliar.

  277. 277 Josiane
    09.09.2010 às 03:19

    Dr. Há alguns dias atrás apareceu na regial anal um “carocinho de carne” que latejava e ardia, porém quando evacuava eu não via presença de sangue e não doía muito. Procurei uma proctologista e ela me disse que era uma trombose e passou um pomada e um reméido pra eu tomar. Eu disse a ela que estava fazendo exercícos físicos ha duas semanas(musculação)- pois eu já tinha lido que exercícios físicos pesados, poderia provocar hemorróidas…- e ela me disse que o que teria provocado a trombose foi Estresse e preucupações que eu havia tido alguns dias atrás…enfim, a minha pergunta é: ao terminar o tratamento e tudo voltando ao normal -assim espero-eu posso continuar fazendo a musculação?Pois estou com essa dúvida, minha médica disse que sim, mas já li tantas coisas relacionada a isso e estou insegura.No caso, se eu retornar a academia eu posso ter novamente trombose?Me tire essa dúvida pois não gostaria de parar a malhação. Agradeço desde já o carinho e atenção e que você receba tudo em dobro. ah! quero dizer aos leitores que não se intimidem em procurar um médico.Eles estão lá pra nos ajudar e não pra julgar. o ânus é uma parte do corpo como outra qualquer, além do mais o exame é rápido.Eu fiz e me senti muito melhor em saber o que eu tinha e por receber o tratamento adequado. Vamos lá galera, coragem!

  278. 278 roberta
    09.09.2010 às 19:07

    DR.FERNANDO MEU ESPOSO FEZ UMA CIRURGIA DE HEMORRÓDIA ONTEM. DO GRAU IV E NÃO SEI COMO CUIDAR DELE,POIS NÃO SEI QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVO TOMAR COM ALIMENTAÇÕES, BANHOS,E ETC. COMO FAÇO PARA ELE SE SENTAR? TEM QUE TER ALGUMA ALMOFADA ESPECIAL? ONDE DEVO ENCONTRAR? QUANTOS DIAS PARA A RECUPERAÇÃO? ESTOU PERGUNTANDO POR MAIS UMA ORIENTAÇÃO DE OUTROS PROFISSIONAIS, POIS SOU CASADA A POUCO TEMPO E NUNCA CUIDEI DE PESSOAS CIRURGIADAS.
    AGRADEÇO DESDE DE JÁ.
    DEUS TE ABENÇÕE!

  279. 279 Dr. Fernando Valério
    10.09.2010 às 10:23

    Josiane, primeiramente agradeço o seu incentivo aos demais leitores em ultrapassar o limite da vergonha e procurar ajuda médica. Em relação ao seu caso, é importante saber que exercícios muito exagerados lhe causaram este problema. No entanto, se a sua dieta for adequada em fibras e hidratação, e se você não ler no banheiro ou fizer força exagerada para evacuar, o seu quadro estará sob controle.

  280. 280 Dr. Fernando Valério
    10.09.2010 às 10:38

    Roberta, entendo a sua angústia em relação ao pós-operatório de cirurgia de hemorróidas. No entanto, por razões éticas não tenho como orientá-la sobre os cuidados de uma cirurgia realizada por outro profissional, mesmo tendo capacidade para fazê-lo.

  281. 281 aparecida santos
    10.09.2010 às 16:19

    Tenho 39 anos, e 3 anos e meio, sito coceira no ânus.
    Já fiz exame de fezes e nada acusou, sendo então medicada com remedios para fermes apesar de negativo o exame.
    Todavia, a coceira persiste e descobri que ao retirar as fezes manualmente do canal do ânus a coceira passa, o que já venho fazendo a alguns meses, contudo, as vezes sinto como se latejasse dentro do ânus. O que fazer? pode me ajudar é desagradável e desesperador quando começa a coçar e não posso retirar as fezes, ou não as encontro próximo ao canal. É perigoso o que faço?
    Me ajude.

  282. 282 Dr. Fernando Valério
    11.09.2010 às 10:21

    Aparecida Santos, o seu quadro de prurido anal é muito intenso e deve ser avaliado por um Proctologista. Obviamente a retirada manual das fezes pode causar um trauma da região.

  283. 283 Else
    11.09.2010 às 15:23

    Olá Doutor! Boa tarde!

    Vou passar por 1 cirurgia de hemorróidas e gostaria de saber qual o tipo de alimentação mais adequada na primeira semana de cirurgia. O meu médico disse que quando eu tivesse alta ele ia me dá um cardápio nutricional, mas ja queria comprar algumas coisas que são essenciais na alimentação pós-operatória. Me ajude doutor! Obrigada

  284. 284 Dr. Fernando Valério
    12.09.2010 às 19:19

    Else, você deverá fazer uma dieta rica em fibras (frutas, cereais, legumes e verduras), além de manter uma boa hidratação.

  285. 285 Ricardo Rabelo
    15.09.2010 às 14:51

    Prezado Dr. Valério,

    Tive uma crise de hemorroida há aproximadamente 1 ano atrás, onde apresentou um pouco de sangramento bem como gerou algum tipo de incomodo na área do ânus.

    Fiz o tratamento sugerido pelo proctologista e hoje não tenho mais nenhum sintoma.

    Contudo depois do ocorrido fiquei um pouco traumatizado e todas as vezes que vou ao banheiro após defecar olho as fezes no vaso.

    Às vezes as fezes que têm cor marrom têm alguns pigmentos de cor castanho claro …. quando vejo isto fico com medo de ser sangramento por causa das hemorroidas.

    É normal às vezes as fezes apresentarem pigmentos castanhos??? Uma observação é que eu como muito mamão. Pode o mamão esta influenciando nesta pigmentação???

    O sangramento provocado pelas hemorroidas é somente vermelho vivo???

    Obrigado,
    Ricardo.

  286. 286 Dr. Fernando Valério
    15.09.2010 às 23:23

    Ricardo Rabelo, a aparência e consistência das fezes são muito compatíveis com os alimentos ingeridos. Por isso, você não precisa se preocupar com o aspecto das suas fezes, já que não há a presença de sangue “vivo”, coágulos e secreção purulenta.

  287. 287 Else
    16.09.2010 às 21:32

    Doutor, esse foi meu segundo dia depois da cirurgia de hemorroidas. Ontem evacuei e doeu muito, não tem nenhum alimento que possa facilitar esse processo naum? Outra coisa, os pontos podem cair com a evacuação?! Obrigada mais uma vez!

  288. 288 Dr. Fernando Valério
    17.09.2010 às 07:37

    Else, saiba que a cirurgia de hemorróidas realmente apresenta um pós-operatório muito desconfortável. Para que se diminua o trauma na região anal, é recomendada dieta com muitas fibras e ótima hidratação.

  289. 289 Helder Martins
    17.09.2010 às 15:58

    Prezado Dr. Fernando,

    Gostaria de perguntar se o laxante lacto-purga quando esta fazendo efeito faz com que as fezes fiquem ácidas.

    Esta me minha pergunta esta baseada no que esta acontecendo quando faço uso deste medicamento.

    Quando vou ao banheiro não sinto absolutamente nada na região anal, contudo quando faço uso do lacto-purga, sinto ardência após a defecação.

    Digo ainda que não abuso deste medicamento, fazendo uso de apenas um comprimido na parte da manhã em jejum.

    Obrigado,
    Ronaldo.

  290. 290 Ludmilla
    17.09.2010 às 23:59

    Oi Dr. Fernando!

    Adorei seu site. É muito esclarescedor.

    Mas ao mesmo tempo, fiquei com medo e algumas dúvidas.

    De vez em quando, após defecar aparecem aquelas bolinhas para fora do ânus. Após uns poucos minutos elas voltam pra dentro. Mas sinto que elas estão lá, a entrada do ânus fica um pouco diferente quando toco.

    Duas semanas passam e ele fica absolutamente normal como antes. Mesmo defecando, as tais bolinhas não aparecem.

    Meses passam e volta a ocorrer o aparecimento dessas indesejáveis bolinhas após defecar. E este ciclo chato já dura uns dois anos.

    O que fazer? Varicell funciona? Pomadas funcionam? Ou vão só adiar uma cirurgia? Não quero fazer cirurgia de jeito nenhum. Tenho 25 anos.

    Obrigada

  291. 291 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 09:38

    Helder Martins, alguns laxantes causam irritação da mucosa intestinal com consequente má absorção de líquidos digestivos, o que faz com que as fezes tenham a sua acidez comprometida, levando a desconfortos anais.

  292. 292 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 09:46

    Ludmila, o mais interessante em um possível quadro inicial de hemorróidas como o seu é procurar a ajuda de um Proctologista. Este especialista irá lhe orientar sobre algumas possibilidades de tratamento, como a dieta, métodos de higiene, não ler no banheiro, e até mesmo indicar algum tratamento ambulatoriais. A cirurgia é restrita a casos mais avançados da doença hemorroidária.

  293. 293 Anderson
    24.09.2010 às 14:12

    Dr. Valério,

    Fiz um tratamento de ligadura elástica de hemorróidas grau II. Após a ligadura senti a sensação de que precisava evacuar, o médico disse que é normal sentir isto e chama-se plenitude anal.

    O Sr. saberia me explicar porque após o procedimento da ligadura é normal sentir isto???

    Esta sensação de plenitude anal acontence somente em pessoas que têm hemorroidas???

    Obrigado,
    Anderson.

  294. 294 Jamile
    25.09.2010 às 15:20

    Dr. Fernando! toda vez que meu esposo defeca aparecem aquelas bolinhas grandes para fora do ânus. Após um tempo elas voltam pra dentro. Ele diz que dói, arde, as vezes sai sangue, e já tentou colocar de volta ao ânus , mas não entra. Ele foi em um proctologista que passou remedios para o intestino, pois ele tem prisão de ventre( que já esta bem melhor, pois vai frequentimente ao banheiro), e passou também um supositorio para ele usar durante 15 dias… mas acontece que o supositorio já esta acabando e ele ainda não ficou bom. o que fazer? que grau de hemorroidas ele tem?

  295. 295 Dr. Fernando Valério
    26.09.2010 às 00:44

    Anderson, a inervação anal responsável pela nossa sensação de necessidade de evacuar se encontra próximo ao local das veias hemorroidárias. Por isso, quando o elástico é aplicado na região, há um estímulo para se tenha a vontade de evacuar.

  296. 296 Dr. Fernando Valério
    26.09.2010 às 01:01

    Jamile, para se saber se o seu Marido apresenta quadro de hemorróidas e de qual grau elas são, é necessária a avaliação formal de um Proctologista durante uma consulta médica. Quanto ao tratamento, ele deverá discutir os resultados com o médico que prescreveu o tratamento.

  297. 297 Sandro
    27.09.2010 às 12:34

    Olá Dr.Fernando, tudo bem? Antes de mais nada, + 1 x parabéns pelo Blog, de muita ajuda a quem tem dúvidas e não tem a quem recorrer. Só recordando o meu caso, fiz uma cirurgia de hemorróidas aberta e dia 06/10/2010 vai completar 1 ano, mas o incrível é que ainda sinto dores após evacuar, de leve, mas que me causa incomodo. Acabei de voltar do Proctologista e após exames, foi constatado de que uma 3ª hemorróida se encontra ao lado da minha cicatriz. Se não fosse o bastante, tenho tido além do desconforto, algum sangramento e corrimento de cheiro forte. Indaguei-o sobre isso tudo e ele me disse que a tal hemorróida, se encontra irritada e que não é caso cirúrgico “por enquanto” quem sabe daqui a 10 anos????? Indaguei novamente e ele me disse que não ha necessidade de cirurgia agora, que é pra ter um controle melhor da alimentação e caso os sintomas persistirem, que eu retorne lá. Sinceramente, acho q não volto não, não gostei do tratado que me foi dado e não acredito que um profissional que descobriu o meu problema, simplesmente me dá uma resposta: “quem sabe daqui a 10 anos”. Não quero esperar daki a 10 anos, tenho 37 agora, acho melhor fazer enquanto ainda sou novo, sofrerei menos. Bem, ele receitou-me as medicações: Pentalac e Daflon. O que eu faço? Procuro ajuda em outro especialista? Sigo o tratamento que ele me passou? Desculpe tantas palavras, mas foi um desabafo. Obrigado!

  298. 298 Dr. Fernando Valério
    27.09.2010 às 12:39

    Sandro, como você ainda persiste com os sintomas anais, apesar do tratamento cirúrgico, deverá buscar ajuda médica. Se você fará isto com o seu médico ou com um outro profissional, esta é uma decisão sua. De qualquer forma, o que interessa é ser avaliado por um Proctologista.

  299. 299 Ludmilla
    02.10.2010 às 13:52

    Sexo anal pode gerar uma crise de hemorróidas ou deixá-las pra fora? E o que fazer para que isso não aconteça?

  300. 300 Dr. Fernando Valério
    03.10.2010 às 00:11

    Ludmilla, o sexo anal pode trazer transtornos para as pessoas que apresentam quadro de hemorróidas previamente. Uma das maneiras de se evitar crises relacionadas com o sexo anal é ter uma ótima lubrificação e interromper o ato em caso de desconforto.

  301. 301 William W.T.
    04.10.2010 às 23:14

    Dr. fernando li mos relatos postado e acho que o senhor pode me ajudar a decifrar o que tenho:
    tenho 34 anos, estou um pouco acima do peso, e há alguns anos já apresento um problema de evacuação que está agora me incomodando.
    diariamento vou ao banheiro de 3 a 4 veses para evacuar, para mim acho que é normal, mas de um um tempo pra cá isso está se tornando incontrolável,tem dias que acabo de comer e já corro para o banheiro, sempre acompanhado de dor de barriga. percebo que isso tem mais frequencia qdo como churrasco, mas acontece tbm com outros alimentos com menas frequencia, dai tem dias que vou até 15 vezes praticamente seguidas ao banheiro e sempre faço alguma coisa, isso é incomodo pois as vezes estou trabalhando, ou em alguma festa e tenho que ir embora pois não consigo controlar a dor e tenho que ir ao banheiro, é muito constrangedor. tem noite que vou o tempo todo ao banheiro, a dor é do tipo diarréia, daquelas que torçe.nunca fui a um médico, o que pode ser isso???
    desde já agradeço…

  302. 302 Dr. Fernando Valério
    05.10.2010 às 00:03

    Wiliam W T, saiba que existem diversas razões para os sintomas descritos por você. Desta forma, recomendo que você procure o acompanhamento de um Gastroenterologista. De qualquer forma, saiba que as alterações funcionais, inflamatórias e as síndromes de má-absorção são as mais comuns.

  303. 303 roberta
    10.10.2010 às 02:22

    olá, dr. fernando. parabéns pelo canal de informações.
    estou com uma duvida e espero que o sr. possa me orientar. passei por uma hemorroidoctomia na semana passada, dia 04/10, e desde o primeiro dia em casa, notei que apareceu uma bolinha no anus, em local diferente de onde estava minha hemorróida, que era externa.
    tenho consulta com meu procto apenas na quinta-feira que vem, mas estou com muito receio dessa bolinha ser outra hemorróida, isso é possível??? já nem durmo direito pensando nisso! tomo os remédios certinho, fiz repouso essa semana toda, só sinto dor ao defecar, mas essa bolinha não diminui. será que terei que me operar novamente???
    agradeço de verdade sua atenção.
    abraços,
    roberta

  304. 304 Dr. Fernando Valério
    10.10.2010 às 10:06

    Roberta, primeiramente desejo sucesso em sua recuperação cirúrgica. Quanto ao caso atual, saiba que a cirurgia de hemorróidas apresenta um grande edema em todo o ânus, e isto provavelmente está ocorrendo com você. Acredito que com a cicatrização da cirurgia este quadro irá se reduzir.

  305. 305 Diogo
    10.10.2010 às 19:26

    Olá doutor, desde já agradeço pela atenção.
    A aproximadamente 3 meses tive pela primeira vez uma crise de trombose hemorroidária, fiz uso de daflon por 10 dias mais Voltarem pois estav com muito incomodo na região. fis tb banho de assento com agua morna, desde então não tive mais paz, pois de tempos em tempos, sinto um incomodo na região e quando vou olhar, lá está a bolinha em lugares diferente. Meu proctologista fez o exame interno e disse que não tenho nada internamente, e que eu parace de me preocupar com isso, porem eu morro de medo de ter outra crise de trombose já que é tão dolorido. Qd eu estou em repouso está tudo bem, mas quando eu faço um mínimo esforço como arrumar a casa pronto, lá aparece novamente o inchadinho que logo após alguns minutos sentado desaparece. Faço uso de lachante para ir ao banheiro, pois sem ele não consigo. me ajude por favor, não sei mais a uqem recorrer, já que o medico disse que não tenho nada. Obrigado……

  306. 306 Dr. Fernando Valério
    11.10.2010 às 10:06

    Diogo, a melhor maneira de entender o seu caso é sendo avaliado por um Proctologista. Este especialista deve examiná-lo com atenção e ver se há relação entre a sua queixa e os achados do exame.

  307. 307 Euzney Souza Marcelino
    11.10.2010 às 12:41

    Bom dia Doutor

    Gostaria de pedir a sua gentileza para uma irmã que passou há 23 dias por uma cirurgia de hemorroida (hemorroidismo e fístula). O pós operatório apresentou sangramento aos 15 dias, secreção, está usando Proctil e Leite de Magnésia, já usou Estaflan (mimisulida). Não tem intestino preso, alimentação normal, e pela biópsia estava tudo bem. Entretanto, antes de operar, na época da menstruação ocorria sangramento no ânus após uma sensação forte de incômodo e um alívio quando sangrava. Ela tem 52 anos e, agora está sentindoa mesma coisa nesse período pré menstrual apesar de ter operado. Tem tendência a trombose. È normal continuar sangrando no ânus junto com a menstruação?

  308. 308 Elizabeth
    11.10.2010 às 15:35

    Olá doutor Fernando? Meu intestino vem apresentando alterações há um ano, se tornou lento e funciona no máximo uma vez por semana. Quando funciona apresento muitas dores na barriga, geralmente evacuo muito, até elas se tornarem uma especie de diárreia. As primeiras fezes apresentam um muco branco, as vezes faço só o muco primeiro e depois de muita força é que saem as fezes. Geralmente tenho a sensação que não terminei e sinto um grande mal estar. O meu problema é hemorroidas doutor? Já ouvi falar também em Sindrome de intestino irritado.Há tenho insuficiência renal crõnica. Isso pode ter relação com o problema?

  309. 309 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 01:04

    Euzney Marcelino, entendo a sua preocupação com a recuperação da sua irmã. No entanto, como não a operei e não conheço o caso com profundidade, não tenho como afirmar a você se um sangramento ou piora do quadro seriam esperados no período menstrual. Por favor, peça que ela discuta este assunto com o médico responsável pela cirurgia.

  310. 310 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 01:06

    Elizabeth, saiba que a possibilidade de você estar apresentando um quadro de Síndrome do Intestino Irritável existe, mas para tanto, os seus exames devem estar normais. De qualquer forma, a síndrome pode ser controlada com medicamentos específicos a ela.

  311. 311 Simone Santos
    12.10.2010 às 21:02

    Olá, Dr. Fernando.

    Fiz cirurgia de hemorróidas no dia 31/05/2010. Durante o pós-operatório tive prisão de ventre, precisei fazer uso de supositórios, mas depois de algum tem,po normalizou-se a evacuação. Só que ainda hoje, (mais de 4 meses) ainda sinto incomodos e as vezes sangro (quando evacuo 3 ou 4 vezes durante o dia). Isso é normal? Quanto tempo leva para a cicatrização completa? Algumas pessoas tem me aconselhado a fazer uso de banhos de assento com folhas de aroeira ou coisa assim, mas confesso que tenho medo de utilizá-las. Qual orientação o sr. pode me dar? Não faço uso de laxativos, apenas observo a alimentação. As vezes fico sem paciencia, pois afinal estou achando que esta cicatrização completa está demorando muito. O que faço? Desde já agradeço vossa atenção.

  312. 312 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 22:05

    Simone Santos, obvimente seria esperado que você já estivesse melhor da sua recuperação cirúrgica. Seria interessante que você fosse reavaliada por um Proctologista para observar se ainda há alguma lesão anal não cicatrizada.

  313. 313 Guilherme
    12.10.2010 às 23:51

    Ola Dr, recentemente apareçeu uma bolinha, tipo uma pelina no meu anus, mas ela ” entrava para dentro ” e sumia, mas a uns 3 dias voltou, e nao sara mais, sinto dor ao sentar, incomodo, nao sinto muita dor ao evacuar, é muito raro, e sangramento ocorre pouco tbm, e muito raramente. Eu como muita verdura, so nao comu muita fruta, tive muito e as vezes tenho o costume se nao ir ao banheiro quando sinto vontade, as vezes tenho vontade mas não consigo fazer, faço muita força, fui muito ressecado, hoje nao sou mais, e minhas fezes geralmente nao sao tão duras, li em um site que segurar a vontade, evacuar agachado, praticar musculação pesada podem acarretar,e faço tudo isso. Detalhe tenho apenas 16anos, não seria muito cedo para hemorroidas? Estou muito preocupado, vou marcar uma consuta urgente.

  314. 314 paulo
    13.10.2010 às 02:06

    olá, dr. fernando.

    Tenho hemorróidas a 3 anos, já fui ao médico e ele disse que era caso de operar, eu assimila-se a idéia não era urgente e depois volta-se. A minha pergunta é sobre a atividade física, pois pratico musculação irá prejudicar a hemorróidas vindo a ficar mais grave.

  315. 315 Dr. Fernando Valério
    13.10.2010 às 23:52

    Guilherme, obviamente você é novo, mas quadros de hemorróidas já podem começar a surgir neste período da vida. De qualquer forma, você provavelmente está apresentando uma complicação destas hemorróidas, que chamamos de trombose hemorroidária. Por isso, é recomendado que você passe em consulta com um Proctologista da sua confiança.

  316. 316 Dr. Fernando Valério
    13.10.2010 às 23:57

    Paulo, as hemorróidas podem se prejudicar em casos de exercícios muito fortes, principalmente os que aumentem a pressão abdominal e forcem o períneo.

  317. 317 Flavio Nobre Oliveira
    20.10.2010 às 12:14

    Prezado Dr. Fernando,

    Estava lendo na Internet sobre hemorroidas e deparei-me com a seguinte explicação:

    “Manifestações urinárias: urinar com muita frequência e dificuldade em urinar são sintomas que podem existir relacionados com a doença hemorroidária são os chamados ” falsos prostáticos de origem hemorroidária ” que podem melhorar com o tratamento das hemorróidas.”

    As hemorroidas podem influenciar na micção como mostrado acima???

    Obrigado,
    Ronaldo.

  318. 318 Dr. Fernando Valério
    21.10.2010 às 06:59

    Flavio Nobre Oliveira, saiba que inervação da pelve e períneo é muito rica, e que por isso a irradiação de problemas proctológicos para a região urinária não é incomum. Isto explica os sintomas urológicos em pessoas com problemas de hemorróidas.

  319. 319 Diego
    21.10.2010 às 12:16

    Olá doutor, bom dia. Minha dúvida é a seguinte: Já apresentei uma crise de trombose hemorroidária, e desde então meu anus ficou muito sensível, estou fazendo uso de Proctoglyvenol, e está sensibilidade diminuiu, porém, após algum tempo de pé a região apresenta a mesma aparencia da trombose, mas com o repouso regride. Isto é normal de acontecer??? Eu li muito sobre a intervenção cirúrgica nos casos de trombose, mas a ação é sobre a própria trombose, será que no meu caso a cirurgia seria indicada já que acredito que não teria como atuar na trombose já que ela regride ao repouso? Muito obrigado

  320. 320 Ana
    21.10.2010 às 22:47

    Está saindo um líquido laranja oleoso do meu anus. Não sindo dor nem ardencia…O que pode ser?

  321. 321 Dr. Fernando Valério
    22.10.2010 às 16:15

    Diego, você deve estar apresentando uma hemorróida externa ou um excesso de pele na região anal, o que se denomina plicoma. Infelizmente, quando estas condições incomodam o paciente ou não apresentam melhora, a cirurgia pode ser necessária.

  322. 322 Dr. Fernando Valério
    22.10.2010 às 16:39

    Ana, este líquido pode representar secreção purulenta, muco, fezes ou uma simples humidade na região.

  323. 323 luiz
    25.10.2010 às 12:53

    Bom dia Dr Fernando, Ha um mes fiz 03 ligaduras elasticas uma por semana porem a ultima me causou uma trambose veio tudo para fora na qual estou sofrendo muito.Minha medica nao pode marcar me encaixar e nem marcar uma nova consulta de imediato en funcaodo plano de saude. Pergunto? 1-A trambose pode ter sido causada em funcao da ligadura.2- Procurando outro procto ele me receito minesulida e pomadas , quanto tempo depois d fazer uso dos medicamentos vou melhorar.

  324. 324 Dr. Fernando Valério
    25.10.2010 às 17:50

    Luiz, o seu quadro pode realmente ser decorrente das ligaduras realizadas, já que o intervalo entre elas foi próximo. Quanto à melhora definitiva, isto dependerá da intensidade da trombose.

  325. 325 Misael
    28.10.2010 às 16:40

    Dr. Gostaria de saber se tem alguma ligação com dores de cabeça e estomago ou intestino, uma vez que quando minha cabeça doi, solto flatos mal cheirosos e as vezes ate passa a dor de cabeça, outra vez me da ansia de vomito. Detalhe que não como muita comida gordurosa e tenho problemas de dificuldades de digestão. Grato.

  326. 326 Dr. Fernando Valério
    30.10.2010 às 07:19

    Misael, não ligação direta entre sintomas digestivos e cefaléia. No entanto, alguns alimentos podem estimular desconforto nestes dois sistemas, assim como períodos de estresse e ansiedade.

  327. 327 Mariane
    05.11.2010 às 10:08

    Doutor a uma semana eu não consigo evacuar normal pois a minhas fezes estão muito duras e quando evacuo so sai fezes pequenas,ai quando foi onteim eu tomei 3 colheres de oleo mineral como estou com muitos gases quando vou ao banheiro sai na agua umas bolhinhas parecendo oleo so que estao laranjadas e toda vez que eu estou soltando gases quando vou limpar o papel esta laranjado ai Doutor estou com medo sou muito nova pra ir no proctologista e tbém pela minha idade o medico não vai me submeter a uma coloscopia então nem sei o que eu faço mais e a minha mãe não esta achando normal isso :/
    Obrigado doutor por ter este Blog ajudando as pessoas com seus conhecimentos e respondendo a todas as perguntas com atenção!

  328. 328 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 08:10

    Mariane, existem diversas razões para que uma pessoa apresente variação do hábito intestinal. Por isso, é importante procurar um Proctologista para entender o que vem ocorrendo e iniciar um tratamento se necessário. A colonoscopia será indicada se houver a necessidade de avaliação do quadro intestinal.

  329. 329 maria helena
    11.11.2010 às 17:21

    caro doutor, gostaria de saber se duas hemorróida de grau III uma de grau dois e uma fissura anal pode ser tratada sem o uso da cirurgia, já que no momento estou conseguindo controle do intestino, ou se mais tarde obrigatoriamente haverá a nescessidade de tal procedimento? desde já agradeço imensamente.

  330. 330 maria helena
    11.11.2010 às 17:48

    0bs.minha fissura é cronica. já sofro com esses problemas há mais de 20.

  331. 331 Dr. Fernando Valério
    11.11.2010 às 19:15

    Maria Helena, as hemorróidas Grau III podem ser tratadas com muitas chances sem cirurgias, através de tratamentos ambulatoriais, como a ligadura elástica. Quanto à fissura anal, há a possibilidade de tratamento com medicamentos, mas como a história é longa, a possibilidade de cirurgia está mais presente que no caso das hemorróidas.

  332. 332 evandro
    15.11.2010 às 16:12

    a exatos 21 dias passei pro uma cirurgia de emorroidas nivel 3 bem avançado. so retornei ao medico 17 dias depois por nao conseguir nem levantar da cama diante do desconforto e das dores intensas. alem disso inchou muito. ainda esta um pouco inchado e ainda nao consigo trabalhar. o medico disse q tive uma edema.queria saber , diante disso ,quanto tempo uma cirurgia dessas leva realmente para sarar por completo? desde ja agradeço.

  333. 333 evandro
    15.11.2010 às 16:14

    so lembrando q ainda sai umas secreçoes parecendo um catarro.mas bem pouco.

  334. 334 Dr. Fernando Valério
    15.11.2010 às 23:48

    Evandro, o pós-operatório de cirurgia para tratamento de hemorróidas é realmente doloroso e que pode apresentar secreção anal e edema importante. Por esta razão, a cicatrização geralmente ocorre entre 30 a 45 dias.

  335. 335 Lulo Sviantek
    16.11.2010 às 23:22

    Olá Doutor! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog/site, é de muito útil!

    Dr. Tenho 17 anos, e a 4 dias estou com uma “bolinha” para fora do anus, acredito que seja Hemorróida externa, não há sangramento, só desconforto e dores ao fazer esforço ou até mesmo para me abaixar.
    Lembro que uns tempos atrás está “bolinha” tinha aparecido, só que era menor e com 2 dias ela sumia, só que desta vez é diferente está um pouco maior e já fazem 4 dias. Não me preocupei em ir ao médico porque já tinha ocorrido isto antes conforme te falei, e com poucos dias sumia!

    O que seria realmente isto?
    Quais os tipos de alimentos que não devo comer?
    Seria caso cirurgico, ou com o tempo realmente ela irá sumir, como anteriormente?

    Obs: Uma amiga minha já passou por isso e me indicou um remédio: Venovaz, comecei a tomá-lo hoje, seria eficaz esse tipo de medicamento?

    Agradeço desde já!
    Até mais!

  336. 336 Rodrigo
    17.11.2010 às 08:46

    Prezado Doutor,

    Ultimamente minhas fezes têm sido muito grossas, felismente não estão duras, pois faço uso de muita água durante o dia.

    Gostaria de saber como podemos evitar que as fezes fiquem grossas sem utilizar medicamentos.

    Desde já agradeço a sua ajuda.

    Att,
    Rodrigo.

  337. 337 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 13:24

    Lulo, saiba que o seu quadro se assemelha muito a uma complicação das hemorróidas chamada trombose hemorroidária. Consulte um Proctologista para confirmar o diagnóstico e instituir um tratamento.

  338. 338 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 13:29

    Rodrigo, faça a ingestão de fibras, como os cereais, por exemplo, para que as fezes fiquem mais pastosas.

  339. 339 Marlucia
    17.11.2010 às 14:01

    Olá Dr. Fernando,
    Em 2004 tive trombose hemorroidária. Fui à proctologista e ela receitou pomada e remédio via oral. O problema é que tive que voltar outras vezes em seu consultório, pois a veia do trombo (que ficou do lado de fora do ânus)muitas vezes já voltou a inchar e as dores são terríveis. Sofro com esse mal já tem 6 anos e tenho muito medo de cirurgia. Há algo que posso passar/tomar para que o trombo desapareça ou nunca mais inche?

  340. 340 Luciano Jr
    17.11.2010 às 21:17

    Dr. boa noite. Fiz há uma semana exata uma hemorroidecotomia fechada por PPH (grampeamento) e terei retorno com meu cirurgião na próxima semana, ao completar 15 dias. Meu caso era o seguinte: uma hemorroida interna tipo I e mais dois mamilos de tamanho pequeno/médio que estavam exteriorizados. Mesmo indoloroes eles eram bastante incômodos.

    Tive alta no dia seguinte e realmente fiquei “zerado” nos primeiros dias. Após o quinto dia útil – quando voltei a evacuar mais de uma vez ao dia – percebi que aos poucos a pele onde estavam os dois mamilos começava discretamente a “dar o ar da graça” para fora do ânus. Ou seriam os próprios mamilos voltando ao local de origem? A sensação no toque identifica mais uma pele amolecida na mesma região onde estavam os mamilos ao invés dos antigos caroços endurecidos.

    Hoje faz 8 dias que fiz a cirurgia e posso dizer que se ao chegar em casa eu havia obtido 95% de sucesso, hoje afirmo que este percentual caiu para 75%. É possível que devido ao esforço natural de evacuar os grampos tenham se soltado e parte do efeito desejado tenha se perdido? Pode tudo voltar a ser como antes?

    Em caso positivo gostaria que você me dissesse ainda se há alguma forma de erradicar por completo estas saliências e quais são quais são os procedimentos que poderei considerar no futuro para tentar eliminá-las. Eu continuo feliz e não me arrependo de ter optado pelo PPH, mas confesso que estou um pouco decepcionado com a evolução dos resultados.

    Muito obrigado, um abraço.

  341. 341 Alina
    17.11.2010 às 21:19

    Boa noite Dr. Fernando, em primeiro lugar quero dizer que adorei o blog, parabéns pelo trabalho.
    Eu tenho 30 anos e há algum tempo sofro com hemorróidas, no início o sangramento durante a evacuação, coceira e inflamação.Procurei um médico ,clínico , porque na minha cidade não tem um especialista.Ele me examinou mais na época não tinha nada externo.agora não tenho mais sangramento frequente mais formou-se um tipo de nódulo na parte externa do anus do lado esquerdo, será que terei que fazer cirurgia para retirar?
    outra pergunta Dr. é normal sentir dores como se fosse no osso do bumbum ao sentar, ou permanecer sentada muito tempo? outra curiosidade, outra coisa que me encomoda muito, é o odor mais forte nessa região , por mais que faça a higiene, lave ainda permanece um odor mais forte, isso é característico da infecção das hemorróidas? E hemorróidas pode evuluir para câncer colo retal ?

    Agradeço se poder sanar minhas dúvidas.
    Obrigada,
    Alina.

  342. 342 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 22:22

    Marlucia, provavelmente você apresente um quadro de hemorróidas externas, e que infelizmente são sintomáticas. Desta forma, pode haver a necessidade de tratamento cirúrgico em seu caso.

  343. 343 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 22:35

    Luciano Jr, entendo as suas dúvidas, mas por razões éticas não posso comentar a sua evolução cirúrgica, visto que você ainda está em período de pós-operatório inicial. Portanto, aguarde a sua consulta para ser examinado e avaliado de forma mais consistente.

  344. 344 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 22:37

    Alina, caso você esteja apresentando um quadro de hemorróidas externas, a cirurgia pode ser necessária.

  345. 345 Reian Bonfim
    26.11.2010 às 19:26

    Dr. Ferando Valério,

    Boa noite, tenho Hemorróida nível ll e gostaria de fazer cirurgia, como o senhor falou as vezes ocorre de eu sentir dores intensas por dias por conta do sangue coaagular (acho que seria isto). Mais o que quero saber é : após a cirugia convencional, com quantos dias posso voltar andar e a trabalhar?
    Muito obrigado por esta oportunidade de tirar nossas dúvidas.

  346. 346 Dr. Fernando Valério
    26.11.2010 às 23:25

    Reian Bonfim, o tempo médio para retorno às atividades profissionais após uma cirurgia para o tratamento de hemorróidas é de quinze dias.

  347. 347 Carlos Rorin
    28.11.2010 às 11:58

    Ola Doutor,

    tenho 28 anos e recentemente meu proctologista diagnosticou uma fistula anorretal (pequena e simples) por meio de ressonancia magnética. Pelo jeito, o tratamente efetivo é apenas cirurgico…(não há outro jeito?). Gostaria de saber das restriçoes pós cirurgia, especificamente se poderei voltar a praticar MUSCULAÇÃO. Meu medico disse que em 45 dias já teria `vida normal`. Tenho receio de a fistula retornar com esforço físico intenso. Tive que interromper a academia porque o quadro piorou o canal inflamou maisapós levantamento de peso. Obrigado!

  348. 348 rosi oliveira
    28.11.2010 às 14:34

    Olá Dr.

    De uma semana pra cá, estou encomodada com uma dor muito forte no anus, apareceu uma especie de nódulo, caroça, não sei como explicar, encomoda e dói ao tossir(também estou com essa tosse seca), sentar, levantar, deitada…tá um inferno, mas não sangra, nem ao evacuar. pode me exclarecer isso por favor. obrigada!

  349. 349 Dr. Fernando Valério
    28.11.2010 às 18:32

    Rosi Oliveira, você pode estar apresentando um quadro de trombose hemorroidária ou abscesso anal, que são alterações do ânus que necessitam de tratamento. Por isso, procure ser avaliada por um Proctologista.

  350. 350 Dr. Fernando Valério
    28.11.2010 às 18:34

    Carlos Rorin, a fístula anal realmente é um quadro que necessita de cirurgia. Quanto à musculação, após a cicatrização completa do seu caso, você poderá retornar normalmente às atividades físicas. Este tempo terá uma variação dependente do porte cirúrgico.

  351. 351 Felipe Certo Slobak
    30.11.2010 às 16:54

    Sempre fiz musculação sem problemas e ao entrar juntamente no jiu-jitsu tive, em poucas aulas, um episódio de hemorróida.
    Gostaria de saber se eu preciso abandonar as aulas de jiu-jitsu para evitar novos casos de hemorróidas.
    Se eu não precisar parar esta atividade, tem como evitar que ocorra novamente ?

  352. 352 Dr. Fernando Valério
    30.11.2010 às 22:48

    Felipe Slobak, o jiu jitsu causa aumento da pressão abdominal e força a musculatura do períneo, e por isso pode trazer desconforto para aqueles que apresentam quadro de hemorróidas. De qualquer forma, antes de abandonar o esporte, sugiro que você seja avaliado por um Proctologista. Se a doença hemorroidária for controlada, você estará apto a se dedicar a este esporte sem restrições.

  353. 353 Marcio Lopes
    01.12.2010 às 22:30

    Prezado Dr. Fernando,

    Primeiramente gostaria de lhe agradecer por ter formado este “Blog”, onde podemos junto com um profissional das ciências médicas, esclarecer algumas dúvidas.

    A minha dúvida é a seguinte: Algumas semanas atrás comecei a observar minhas fezes,notei que em alguns dias durante estas semanas estão aparecendo nestas uma coloração castanha,esta cor não esta presente nas fezes como um todo,mas sim em alguns locais,ou seja,as fezes apresentam coloração normal, mas com alguns pontos com a cor castanha.

    Seria normal tal situação, ou significa que estou tendo algum sangramento???

    Desde já agradeço a sua ajuda.

    Att,
    Marcio

  354. 354 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 22:34

    Marcio Lopes, as fezes que apresentam sangue costumam ter coloração mais enegrecida ou avermelhada. De qualquer forma, vale a pena uma pesquisa de sangue nas fezes.

  355. 355 Eliene Andrade
    09.12.2010 às 23:33

    Prezado Dr. Fernando,

    Sempre tive prisão de ventre, mesmo com excelente alimentação, como muita fibra, e alimentos só integral, não como carne vermelha, estou há um mês fazendo chek up como faço tôdo ano, neste tempo minhas fezes estão duras e volumosas, e após ir ao banheiro sinto um incomodo muito grande parecendo uma ferida,marquei um proctologista para o dia 20/12/2010, há estou entrando na menopausa, e não sei se têm referência, como muitas frutas mas… não consigo beber muito liquído, no momento o único remédio que tomo é omeprazol, após uma ulcera no duodeno, fiquei com refluxo.
    será que por isto meu exame de lipase, deu uma leve alteração. Desculpe-me é que só tenho médico na próxima semana e estou aflita….

  356. 356 Dr. Fernando Valério
    11.12.2010 às 08:12

    Eliene Andrade, a menopausa pode causar alterações no ritmo intestinal, fazendo com que as fezes se tornem mais ressecadas, volumosas e que traumatizem a região anal, causando óbvio desconforto. Quanto a lipase, este exame não deve ter relação com o quadro atual, mas de qualquer forma discuta este assunto com o seu médico.

  357. 357 José Maria
    13.12.2010 às 10:39

    Olá Dr Fernando.

    Hoje pela manhã, fui mijar, e como de praxe, soltei um pum (flato) e saiu um liquido laranja bem oleoso.

    Não tenho sentido nada…que devo fazer??

    Que isso??

    Algo muito grave???

    Estou apreensivo e preocupado.

    Agradeço desde já sua atenção e possivel resposta.

    Abraço

  358. 358 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 07:15

    José Maria, você eliminou um pouco de muco. Como este é um sintoma isolado e único, caso volte a se repetir ou outros sintomas (desconforto abdominal, alteração das fezes, gases intestinais) procure a ajuda de um Proctologista.

  359. 359 Madson
    15.12.2010 às 10:26

    Ola Dr. Fernando.

    Ha alguns meses venho sentindo uma forte coceira no anos apos defecar. Geralmente quando faço alguma atividade fisica o anus começa a coçar tambem…

    O que pode ser isso???

    Abraços

  360. 360 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 14:24

    Madson, você está apresentando um quadro de prurido anal, e que deverá ser tratado de acordo com a sua causa. Sendo assim, é importante que você procure um Proctologista. Para saber mais sobre o prurido anal visite o seguinte link http://www.drfernandovalerio.com.br/prurido_anal.htm

  361. 361 JOSE MARIA
    16.12.2010 às 13:58

    Obrigado pela explicação.

    Não ocorreu mais esse episódio.

    Foi só essa vez, e não tive mais nada.

    Dois dias antes desse óleo laranja, comi muito peixe branco em um japonês aqui perto de casa. Isso tem alguma relação???

    Li em um site que é comum acontecer isso após a ingestão de peixe branco.

    Isso procede.

    Desde já ratifico meus agradecimentos pela consultoria em minhas dúvidas.

    Abraço

  362. 362 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:43

    Jose Maria, obviamento o sintoma de muco nas fezes pode ter sido desencadeado pela alimentação.

  363. 363 Jefferson
    20.12.2010 às 23:34

    Boa noite Dr. Fernando.
    Minha esposa está grávida de 7 meses e está sentindo dores horríveis com as hemorroidas, sem falar nos sangramentos. foi indicado pelo seu Obstetra o uso de Voltaren para aliviar as dores e a inflamação na região.
    há algum risco para o bebe o uso desse medicamento? e o voltaren atua mesmo sobre as hemorróidas?

    parabéns pelo seu trabalho.

  364. 364 Dr. Fernando Valério
    21.12.2010 às 09:03

    Jefferson, as hemorróidas aparecem em 30% das gestações e com certeza atrapalham muito um período tão especial. Quanto a medicamentos, por razões éticas não posso fazer considerações sobre eles neste espaço. Espero que você entenda.

  365. 365 FRANCISCO
    21.12.2010 às 10:09

    Caro Dr. Fernando,
    Fiz uma hemorrodectomia há 10 dias, ainda dói bastante e criou uma ferida que está aberta e bastante inflamada em um dos botões extraídos.
    Gostaria que o senhor me indicasse uma forma para que eu possa fazer a limpeza do local de maneira que evite a infecção por bactérias, já que é uma região que está em contato com fezes.

    Posso utilizar Rifocina para auxiliar na cicatrização?

    obrigado e um forte abraço

    FRANCISCO

  366. 366 Dr. Fernando Valério
    22.12.2010 às 00:01

    Francisco, a melhor maneira de se manter as feridas cirúrgicas para o tratamento de hemorróidas é lavar bem a região, principalmente após as evacuações. Não são necessários medicamentos ou antissépticos na região.

  367. 367 Gileade
    22.12.2010 às 08:35

    Bom dia Dr. Fernando,

    Tive trombose hemorroidária há alguns anos. Na ocasião, não fiz cirurgia, mas como ainda inflama a veia que ficou exposta, gostaria de saber se é melhor eu já fazer cirurgia ou esperar ter filhos. Tenho medo de não fazer a cirurgia e, quando ficar grávida, ter problemas (já que dói muito quando a veia do trombo está inchada), mas também tenho medo de fazer a cirurgia e mesmo assim ter o problema novamente.

    Obrigada

  368. 368 Dr. Fernando Valério
    22.12.2010 às 09:47

    Gileade, como 30% das gestações evoluem com problemas de hemorróidas, eu sugiro que você se trate antes de engravidar, evitando assim uma gestação desconfortável.

  369. 369 Fla
    24.12.2010 às 18:32

    Olá Dr. Tenho uma divuda pos-operatorio.
    Apresentei trombose hemorroidária.
    Após ter feito cirurgia do metodo convencional, com bisturi e sem anestesia nenhuma, no ambulatorio. que durou cerca de 1 minuto a cirurgia.
    Sendo feita apenas uma incisão no mamilo que tava exposto, sendo retirado o sangue que estava coagulado.
    Fui liberado. Chegando em casa fiz uma inspeção e notei que a bolinha continuava la. mais com um corte no meio dela.
    ao palpar senti que ela é firme ainda. mais creio que o sangue coagulado saiu.
    Minha duvida é que ela teria que ser retirada, ou ela vai cicatrizar e continua exposta, ou ao passador do tempo apos a cicatrizacao ela some.
    Estou no 2 dia de pos=operatorio.
    Grato

  370. 370 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 09:19

    Fla, você foi submetido a uma trombectomia hemorroidária, em que se retiram o coágulos. No entanto, o edema continua, e por isso o abaulamento persiste. Desta forma, espera-se que o quadro melhore com o passar dos dias, mas é conveniente entrar em contato com o seu médico.

  371. 371 patrícia
    27.12.2010 às 20:40

    Boa Noite Dr. Fernando,
    Hoje faz 6 dias que fiz a ligadura elastica das hemorroidas,
    foram colocadas 6 borrachinhas,a noite no dia que fiz o procedimento doeu e fui ao banheiro , evacuei pouquinho mas
    saiu 3 borrachinhas, e tive uma trombose. Essa crise de hemorroida que me deu ira curar? Agora fico com medo de fazer a outra sessão,o que o sr acha sera que ira adiantar?Estou evacuando normalmente com um discreto sangue nas fezes.Obrigada.
    Patrícia

  372. 372 Anderson
    28.12.2010 às 09:01

    Olá Dr. Fernando. Fiz minha cirurgia dia 23/12/2010 (meu aniversario foi dia 24, que presente hein??). Meu intestino e preguiçoso então tive que fazer ate uma lavagem intestinal pois já estava 3 dias sem evacuar depois da cirugia. Mas minha duvida é se é normal depois da cirurgia ficar uma “bolinha” para fora do anus. Até fiquei com medo achando que fosse uma hemorróida, pois ela arde um pouco quando evacuo e quando faço meus banhos de assento. Desde já agradeço.

  373. 373 Dr. Fernando Valério
    28.12.2010 às 09:17

    Patricia, a trombose hemorroidária é uma das complicações da ligadura elástica, podendo ocorrer em 2% dos casos. De qualquer forma, este quadro pode ser tratado com medicamentos e cuidados locais. Avise ao seu médico sobre a sua evolução.

  374. 374 Dr. Fernando Valério
    28.12.2010 às 09:24

    Anderson, a cirurgia de hemorróidas pode realmente causar edema na região anal, e por isso este abaulamento temporário é esperado.

  375. 375 elma
    28.12.2010 às 15:42

    Dr.Fernando,Boa tarde.
    á 1 mês meu filho retirou 2 fistulas reto cutaneas,no dia da cirugia aparecu uma bolinha interna,igual as das fistulas qd começaram.eu falei p. medico.ele operou ficou bem,mais essa semana eu apalpando encontrei essa bolinha maior e dura,o medico dele viajou e deixou uma medica no lugar,ela falou q provavelmente seria outra fistula,como assim dr.se ele operou 1 mes,o medico qd opera nao apalpa tudo?sendo q meu filho é um bb de 4 meses.
    estou desesperada.
    aguardo noticias

  376. 376 Alan
    28.12.2010 às 17:10

    Boa tarde.

    Doutor, tenho 23 anos, me alimento com intervalos de 3 em 3 hrs incluindo suplementação além de frutas verduras, apesar de trabalhar 8 hrs por dia sentado sou extremamente ativo físicamente (praticante de musculação onde levanto grandes pesos e arte marcial)
    Ultimamente tenho comido muita carne vermelha e apareceu uma bolinha no meu anus que me encomoda. (sem sangramento e ou coceiras)
    Estou me automedicando com hemovirtus e pegando leve na carne vermelha, devo parar com a musculação e a arte marcial??

  377. 377 Dr. Fernando Valério
    29.12.2010 às 10:00

    Elma, é difícil opinar sobre um paciente que não examinei. De qualquer forma, as fístulas podem ter mais de um trajeto, às vezes complexos, e que podem evoluir de maneira mais complicada em relação ao tratamento, necessitando até mais do que um procedimento cirúrgico para a sua resolução.

  378. 378 Dr. Fernando Valério
    29.12.2010 às 10:05

    Alan, sugiro que você diminua a intensidade das atividades físicas, mas sem a necessidade de interrompê-las, e procure ser avaliado por um Proctologista. Este especialista avaliará a causa do abaulamento anal e indicará um tratamento para o seu caso.

  379. 379 elma
    30.12.2010 às 16:10

    Dr.muito obrigada ,só uma duvida,qual seria o tratamento alem do procedimento cirugico?

  380. 380 Dr. Fernando Valério
    30.12.2010 às 20:46

    Elma, fístulas são tratadas com cirurgias. No entanto, infecções da ferida, mas que não caracterizam fístulas, podem ser tratadas com tratamentos tópicos e antibióticos.

  381. 381 Elaine
    07.01.2011 às 17:07

    doutor meu marido fez a cirurgia da hemorroidas ha 6 meses
    e gostaria de saber quanto tempo leva pra sicatrizar totalmente
    e se depois da sirurgia ele pode comer coisas
    apimentadas e pimentas
    ouvi falar que a hemorroidas quando feito a sirurgia se não tratada ela pode voltar é verdade ou não ?

  382. 382 Dr. Fernando Valério
    08.01.2011 às 08:43

    Elaine, a cirurgia para o tratamento de hemorróidas tem um período de cicatrização em torno de 60 dias. Após a cicatrização completa, a dieta fica totalmente liberada, mas sempre lembrando da importância de se ter uma alimentação rica em fibras.

  383. 383 mercia
    10.01.2011 às 23:03

    BOA NOITE DR. VALERIO , HOJE VOLTEI AO MEDICO QUE ME OPEROU A 4 MESES ATRAS POIS AINDA NÃO ESTAVA BOA ,TENHO SECREÇÃO E INCOMODO AO EVACUAR …ELE ME EXAMINOU E DISSE QUE FICOU UMA FISSURA PÓS OPERATÓRIO ,JUNTO COM UM MAMILO,E QUE EU VOU TER QUE ME SUBMETER A UM NOVO PROCESSO CIRÚRGICO CHAMADO:FISSURECTOMIA COM ESFERECTOMIA ,ACHO QUE ISTO ,MAS DOUTOR EU ESTOU APAVORADA E AMEDRONTADA DE PASSAR POR TODAS AS DORES QUE PASSEI NO PÓS CIRÚRGICO,GOSTARIA DE SABER SE NAÕ HÁ OUTRAS ALTERNATIVA SEM SER CIRURGIA ..SEI LÁ POMADAS…ALGO QUE NÃO FOSSE TÃO DOLORIDO ..MEU MEDICO DIZ QUE DEST VEZ VAI SER MENOS DOLORIDO DO QUE DA OUTRA ,QUE ELE VAI FAZER APENAS UM UM CORTE NO MÚSCULO QUE ESTA ENDURECIDO MAS ESTOU COM MUIIIITTOOO MEDO ,SÓ EU E DEUS SABEMOS O QUE EU PASSEI ….

  384. 384 valter chaves
    11.01.2011 às 20:24

    ola dr. sentia muita coceira no anus procurei um proctologista e ele fez um exame anal em min e me disse que tinha hemmorroida grau 2 e 3 e me indicou uma colonoscopia apos o exame agora quando fico sentado muito tempo sinto muita ardencia no anus sera que o exame causou algum problema.

  385. 385 Juliana
    16.01.2011 às 03:24

    Dr, tenho 22 anos e desde que me entendo por gente tenho um furinho bem no cofrinho, onde começa o bumbum. Segundo a minha mãe, tenho isso desde que nasci, por isso nunca fui ao médico ou algo do tipo, também nunca me deu problemas.
    Por acaso, resolvi pesquisar na internet sobre esse furinho, pra saber se era normal ter ele, e descobri o tal “Cisto pilonidal”. Vou procurar um médico urgentemente, porém, não tenho NENHUM sintoma descrito pelos sites, nem nada, só o furinho mesmo. Pode não ser o tal cisto, porém, é muito parecido com o cisto descrito, no local exato, e (nunca expremi/apertei), mas meu namorado disse que tem uma “sujeirinha” lá dentro, como se fosse um cravo.

    Minhas dúvidas são:
    - Há possibilidade de ser Cisto pilonidal e eu não demonstrar nenhum sintoma além do furinho? É normal?
    -Se for, tenho que fazer tratamento? Limpar (fazer drenagem)? Cirurgia?

    PS: Não sinto dores, não me incomoda, não sai nenhuma secreção (nem apertando), ou seja, não me atrapalha em nada.

  386. 386 mm
    21.01.2011 às 17:05

    Boa tarde doutor,

    Há alguns anos tive trombose hemorroidária. Fui ao proctologista e ele receitou a pomada xilodase. Achei que foi só uma complicação momentânea, porém, tive várias outras crises (a veia do trombo inchou novamente). É melhor eu fazer cirurgia? Tais problemas podem ser definitivamente resolvidos?
    Desde já agradeço

  387. 387 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 09:56

    MM, você deverá avaliar o seu tipo de hemorróidas, e assim o seu médico decidirá se o quadro pode ser tratado através de procedimentos ambulatoriais (consultório) ou cirúrgicos (Hospital).

  388. 388 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:33

    Juliana, como você tem este orifício desde pequena e nunca apresentou qualquer problema, não acredito que esteja com um cisto pilonidal. De qualquer forma, vale uma consulta com um Proctologista para saber o que é esta lesão.

  389. 389 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 23:05

    Valter Chaves, como o seu ânus já estava sensível, o exame pode ter estimulado o desconforto.

  390. 390 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 23:17

    Mercia, saiba que uma das complicações das cirurgias de hemorróidas é a presença de uma fissura anal residual, que decorre do excesso de força da musculatura do ânus. Nestes quadros, pode-se tentar o relaxamento da musculatura com medicamentos tópicos ou cirurgia (que apresenta melhores resultados).

  391. 391 Mara
    03.02.2011 às 02:50

    Olá Dr. Fernando

    Tenho reparado a alguns dias a presença de sangue nas fezes e quando limpo também suja de sangue o papel higienico mesmo quando não estou com intestino preso, além de uma saliência no ânus, como se fosse uma veia dilatada, o que pode ser doutor?? será algo grave?
    Também gostaria de saber o que é gordura fecal?

    Agradeço
    Mara

  392. 392 Dr. Fernando Valério
    03.02.2011 às 08:44

    Mara, saiba que todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista, que identificará uma causa para o sintoma. Quanto a gordura fecal, quando não há a absorção e digestão da gordura ingerida na alimentação, ela é eliminada juntamente com as fezes.

  393. 393 Gustavo
    15.02.2011 às 19:39

    Ola doutor a 2 meses fui diagnosticado com fissural anal fiz o tratamento convencional sem sucesso meu medico disse que teria que fazer cirurgia. Costaria de saber se essa cirugia é arriscada e se o pós operatorio é tao sofrido qunado a de hemorroidas

  394. 394 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 22:35

    Gustavo, a cirurgia é indicada em casos de fissuras anais crônicas que não responderam a tratamento clínico. Quanto à cirurgia, a recuperação é boa (mais tranquila do que para a cirurgia de hemorróidas) e com alto índice de cura.

  395. 395 João Jackson
    16.02.2011 às 14:31

    Prezado Doutor,

    Gostaria de saber se é normal quando fazemos força para evacuer sair um pouquinho de sangue nas fezes. Pergunto isto porque hoje tive que fazer força e saiu em somente uma das fezes uma manchinha pequena de sangue. Após 1 hora fui ao banheiro novamente e não saiu nada … Da segunda vez não tive que forçar a evacuação. Porque na segunda vez não saiu a manchinha de sangue???

    Obrigado,
    João jackson.

  396. 396 Jeanette Alves
    16.02.2011 às 14:36

    Doutor Fernando,

    Ontem à noite fiz a ingestão de tomate e mamão. Quando foi hoje pela manhã uma das minhas fezes tinha um pontinho vermelho …. Olhei fixadamente no interior do do vaso e verifiquei este pontinho vermelho … Nas outras fezes não tinha nada. Minha pergunta é: Quando comemos alimentos que têm coloração vermelha como tomate, mamão …. eles podem ocasionar isto nas fezes??? O Sr. acha que eu deveria me preocupar com isto???

  397. 397 Dr. Fernando Valério
    16.02.2011 às 17:53

    João Jackson, independentemente da repetição ou não do quadro, todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista.

  398. 398 Dr. Fernando Valério
    16.02.2011 às 17:54

    Jeanette Alves, alguns alimentos avermelhados podem mudar a coloração das fezes sim. Mas se o quadro persistir, procure avaliação médica.

  399. 399 jhony
    18.02.2011 às 21:51

    gostaria de saber se ha clica especialista hemorroidas em fortaleza

  400. 400 Dr. Fernando Valério
    19.02.2011 às 00:27

    Jhony, Fortaleza é uma cidade com muitos Proctologistas capacitados, e com certeza você encontrará um bom lugar para realizar o seu tratamento. Por razões éticas não posso fazer indicações neste espaço.

  401. 401 Fernando
    20.02.2011 às 11:02

    ola doutor, gostaria que tirasse umas duvidas, a tempo tenho hemorroidas que o doutor fala q eh externa mais sempre as coloquei pra dentro manualmente e so saia na evacuacao, e sangrava e sempre a qq evacuacao saia, as vz no momento muito dolorido mais sem nenhuma preocupacao,so que estou com a primeira crise aguda, uma dor tremenda nao tenho posicao confortavele ela saiu e nao volta mais nem que eu tento e esta muito dolorida, fui ao medico antes qdo ela so estava sangrando mais estava interna e dolorida e ele tratou com uma hemorroida e tal e passou um tratamendo a base de remedios e pomadas.tive uma crise estomacal q me deu diarreia e dai sim, piorou o quadro 2 dias depois que fui ao medico,esta do jeito q eu falei, pelo qvi por uns blog achei esse mais completo, vejo q o proprio repouso estoufazendo errado pois so fico de barriga pra cima meio sentado, e ainda nao sei como faco o tal banho de assento, se eh agua quente, fria…morna..fiz com fria e nao melhorou, ate foi no dia q senti mais dores, marquei com um novo proctologista, so q so daqui a 4 dias e como estou em crise, sei q nao costuma a dar dicas do que fazer por aqui, mais preciso muito de sua ajuda pra pelo menos duas perguntas, 1. como se faz esse banho de assento e qual outra coisa q o senhor recomenda para diminuir a crise ate eu ir..e outra..pelo q li, tinha uma grau 3 ja q era introduzida manualmente e o q parece esta em grau 4 ja q nao volta mais,esses casos so ehtratado com cirurgia, pois tenho muito medo de fazer, pois nunca fiz e ja tive alergia a algumas coisas e tenho medo mais da anestesia do q a propria dor q falam depois, embora ainda estou meio sem acreditar q seje pior q as q estou sentindo, mais sei pode doer mais pelos comentarios, e outra coisa doutor o indice de mortalidade dessa doenca ou operacao eh grande, desde ja agradeco e espero ansioso sua resposta, ja q mandei uma e nao achei ela por aqui, um abraco

  402. 402 Dr. Fernando Valério
    20.02.2011 às 12:56

    Fernando, o banho de assento é feito com água com temperatura de morna para quente. Quanto ao seu grau de hemorróidas, você está em uma crise (trombose hemorroidária), o que dificulta a classificação. Com a resolução da crise provavelmente você retornará ao grau III, quando poderá ser tratado com tratamento ambulatorial, tentando assim evitar um procedimento cirúrgico.

  403. 403 fernando
    20.02.2011 às 17:56

    doutor, muito obrigado pela resposta, doutor hoje o dia nao foi facil nao, alem desses sintomas insuportaveis eu sofro de outo problema, q tenho transtorno de ansiedade e transtorno do panico, so q com esses problemas q tava e nao tinha comunicado ao medico e ele me passou venucor, xilodase, redoflor pelo crise q tive intestinal e tomar tbem tylenol eu nao quis tomar esses dias o rivotril q tomo para ansiedade, e que me controla, dai eu estou 5 dias sem tomar esse remedio e ontem e hj sem durmir e muito ansioso e preocupado com tudo q eu li pela internet e o medo da cirurgia a anestesia me deixou enlouquecido. tive crise de panico horriveis falta de ar..medo de morrer por essa falta de ar, doutor cheguei ate a esquecer as dores..ja q na minha mente, e eu sei q as pessoas falam q eh da mente..mais doutor o sintomas q sinto sao real e quase morri hj..fiquei irreconhecivel e ainda estou com medo de ter outra crises das duas coisas e medo de morrer dessa falta de ar…

  404. 404 Sandra
    22.02.2011 às 13:38

    Boa tarde, DR.
    Estou com 22 dias de uma cirugia com grampeador, e um corte de fora pra retirada de uma pelo. Minha pergunta é quando poderei voltar a comer normalmente,tipo um rodízio de massas.
    Voltar a minha rotina de alimentação.
    Grata
    Sandra

  405. 405 Sandra
    22.02.2011 às 21:59

    Boa noite, Dr. mais uma outra pergunta, estou tomando o naturetti para auxiliar na hora de ir ao banheiro, antés da cirugia eu já fazia uso dele, mais antés eu tomava um compremido a noite já fazia efeito, agora nem tanto, gostaria de saber sua opinião sob naturetti e o b 46 Almeida Prado este b 46 eu só ouvi falar. O Sr. acha que deveria mudar????
    grata
    Sandra

  406. 406 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:16

    Fernando, o seu quadro de ansiedade é muito intenso e limitante para as suas ações. Talvez seja interessante procurar um Psiquiatra para um acompanhamento.

  407. 407 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:40

    Sandra, entendo o seu comentário e as suas dúvidas, mas por razões éticas não comento sobre medicamentos neste espaço, evitando assim o estímulo à automedicação. Espero que você entenda.

  408. 408 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:58

    Sandra, como a orientação dietética faz parte dos cuidados pós-operatórios, por razões éticas não posso lhe orientar neste aspecto. Entre em contato com o seu médico.

  409. 409 Sandra
    24.02.2011 às 16:22

    Boa tarde, DR.
    O Sr. na realidade tem sido um anjo para mim,pois só tempo que dispõe para responder a todos que lhe procuram, muitas vezes dando alivio as duvidas. Dr. estava lendo mais sob a cirurgia que fiz PPH Grampeador estou hj com 21 dias de operada,ontem fui ao banheiro pela manhã com uma dor suportável,mais quando anoiteceu fui novamente me deu uma dor que vi até estrelinhas nas 2 x estavam bem pastosas,mais doeu mto depois foi aliviando, mais amanheceu eu ainda sentindo uma dorzinha a mais hj não tão forte mais uma dorzinha que fica te lembrando estou aqui. Hoje fui ao banheiro e doeu muito menos.Gostaria de saber se tudo isso esta na normalidade, pois passei por uma revisão com 12 dias e o meu medico me disse que estava tudo ótimo e só voltarei nele daqui 1 mês. E não querendo ser antiética meu medico não tem sua simpatia para poder esclarecer algumas duvidas, sendo assim fico até constrangida de ficar lhe incomodado, mais nem todos fazem o juramento com AMOR, como no seu caso Parabéns, em ter tempo ainda em poder ajudar aqueles que algum momento passam por um pós operatório precisando de um Anjo com suas palavras.
    Grata

  410. 410 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 17:00

    Sandra, entendo a sua dúvida e agradeço muito as palavras generosas a meu respeito. No entanto, por razões éticas não posso comentar a evolução de um pós-operatório tão recente. De qualquer forma saiba que se alguma incisão foi feita na pele do ânus em concomitância ao PPH, o quadro de dor é esperado.

  411. 411 Josy
    26.02.2011 às 06:40

    Prezado doutor,

    obrigada por essa oportunidade.
    Tenho uma pele (parece uma prega solta) de aspecto mole e que nao dói. Acho horrível uma pele penduradinha no anus.
    Sempre fui presa, na adolescencia cheguei a evacuar com sangue, mas foi uma fase curta, na qual senti mtas dores e coceiras no anus. Depois nunca mais tive…mudei meus hpabitos alimentares e hj vou melhor ao banehiro (nao como eu gostaria- todo dia). Acredito q herdei essa preguinha solta nessa fase, mas por vergonha e por nunca nenhum namorado comentar, nunca me incomodou de fato.
    É preocupante isso? Devo procurar urgente um proctologista, já q tantos anos se passaram? Por estética, qual seria o procedimento para tirar essa prega solta?
    Mto obrigada pela atenção.

  412. 412 Dr. Fernando Valério
    26.02.2011 às 09:50

    Josy, este excesso de pele no ânus se chama plicoma anal, e tem apenas um aspecto estético como complicador. Sendo assim, caso você queira resolver este problema, deverá ser submetida a um tratamento cirúrgico.

  413. 413 Jonathan Abreu
    28.02.2011 às 15:33

    Prezado Doutor,

    Na última semana tive períodos de diarréia. Na Quarta e na Quinta fui ao banheiro 4 vezes e na Sexta fui ao banheiro 6 vezes. O que me assustou foi o fato de na Sexta da segunda vez em diante as fezes terem saído com um pouco de sangue.

    Fui ao médico e este fez uma colonoscopia, contudo não foi nada identificado. Então, o médico me perguntou como foi a minha dieta nos últimos meses. Eu disse a ele que estava a tomar um medicamento chamado Planta Bem 2 vezes durante o dia e estava comendo também muita fibra (mamão, quiabo, cenoura, semente de mamão …).

    Foi então onde o médico disse que por um excesso de fibras tive uma irritação de colon de intestino, provocando o sangramento durante a diarréia.

    Sem querer que o Sr. discorde do médico, gostaria de saber se o execesso de fibras tanto naturais como em medicamento como é o caso de Planta Bem pode causar esta irritação e o consequente sangramento.

    Depois da Sexta-Feira meu intestino voltou ao normal, ou seja, estou indo somente uma vez ao banheiro e sem nenhum tipo de sangramento.

    Att,
    Janathan.

  414. 414 Aluisio Tardieu
    28.02.2011 às 16:40

    Dr. Fernando,

    Tenho uma dúvida que pode parecer um tanto trivial, mas que acho poder ser de bastante relevância.

    Quando comemos comida sólida, por exemplo, 300g de comida, o nosso organismo após a digestão completa deste alimento, deve através da evacuação expeli as 300g ou parte deste alimento é consumido pelo corpo???

    Obrigado,
    Aluísio.

  415. 415 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 10:41

    Aluisio Tardieu, o nosso organismo elimina apenas o que não é absorvido. Desta forma, a eliminação é menor do que a ingestão.

  416. 416 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 10:47

    Jonatahn Abreu, fibras em geral melhoram a consistência das fezes e por isso não estimulam o sangramento anal. Mas é importante lembrar que as fibras devem estas associadas a boa hidratação.

  417. 417 Izabela Janssem
    06.03.2011 às 23:25

    Prezado,

    Estava na Internet pesquisando e verifiquei em seu Blog que tive um caso parecido com o do Jonatahn.

    Levantei na semana passada pela manhã e fui ao banheiro, defequei uma vez normalmente, contudo, quando estava quase saindo de casa tive uma dor de barriga, fui ao banheiro e notei sangue nas fezes. Depois fiquei com a dor de barriga e fui ao banheiro por mais 4 vezes.

    Fui ao medico e ele não identificou nada ….. Pergunto ao Sr., dor de barriga pode causar sangramento???

    Obrigada,
    Izabela.

  418. 418 Dr. Fernando Valério
    07.03.2011 às 08:35

    Izabela Janssem, todo sangramento digestivo deve ter uma causa esclarecida. No seu caso, este sangramento pode ter origem anal ou intestinal, e talvez algum exame de imagem possa ser necessário.

  419. 419 Allanderson Medeiros
    07.03.2011 às 19:15

    Dr. Fernando,

    Quando evacuamos sangue e este vem misturado às fezes e com uma coloração que não é vermelho vivo, significa que este sangramento tem origem em qual ponto do sistema digestivo???

    Obrigado,
    Allanderson.

  420. 420 Dr. Fernando Valério
    08.03.2011 às 09:56

    Allanderson Medeiros, sangramentos com sangue mais escurecido ou com coágulos, e misturado às fezes pode sugerir algum problema intestinal, o que se diagnostica através de endoscopia do intestino. Sugiro que você procure um Proctologista para avaliá-lo.

  421. 421 Ana
    10.03.2011 às 19:25

    Dr. Fernando,

    ha quatro dias tive dificuldade de evacuar e senti que quando as fezes sairam deixou o anus ferido, logo depois começou uma coçeira muito forte dentro do anus. Eu achei que ia melhorar mas só faz piorar, sinto uma dor insuportável ao ir ao banheiro, as fezes passam ardendo. Fico nervosa só ao pensar em ir ao banheiro. O anus coça constantemente e está quente como se estivesse assado. O que pode de ser Doutor, e como amenizar os sintomas. Passei Fibrase mas achei que piorou a coceira. Obrigada desde já.

  422. 422 Rafael
    12.03.2011 às 18:48

    Dr tenho 16 anos fiz uma cirurgia de Cisto Pilonidal, foi super tranqulha ate agora na minha recuperação não senti dores Fortes nada que a gente não aguente, mais eu gostaria de Saber, eu Gosto de praticar Muito exercicios, mais não sei depois de quanto tempo pode, ou se é pela recuperção, no meu caso Fiz ja a umas 3 semanas o Sr acha que em quanto tempo posso voltar a fazer exercicios Fisícos ? Agradeço desde já

  423. 423 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:25

    Rafael, até que todo o tecido tenha cicatrizado após a cirurgia para o tratamento do cisto pilonidal, você deve se manter em repouso. Por razões éticas e por não ter realizado o procedimento cirúrgico, recomendo uma reavaliação do seu cirurgião antes de retornar aos exercícios.

  424. 424 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 11:06

    Ana, o mais importante no seu caso é que você procure um Proctologista e seja avaliada sobre a causa do seu sintoma. De qualquer forma, saiba que as fissuras anais causam desconforto e coceira anal (prurido).

  425. 425 francisca da silva oliveira
    18.03.2011 às 18:16

    oi eu não tenho certeza mas acho que tenho hemorróida tenho problema de prisão de ventre tenho problema de intestino as vezes o meu reto sangra e depois da evacuação fica dolorido eu tenho muita vergonha de ir ao médico me ajude o que tenho de fazer me responda por favor

  426. 426 Dr. Fernando Valério
    19.03.2011 às 09:23

    Francisca da Silva Oliveira, eu entendo a sua vergonha, mas se você procurar um especialista capacitado e compromissado, você será bem atendida, e este constrangimento natural será muito minimizado. Todo sangramento anal deve ser avaliado por um Proctologista.

  427. 427 geyci carvalho
    20.03.2011 às 22:56

    Dr tenho 22 anos e há um mes sinto muita coceira no anus de vez em quando passo uma pomada para micose e melhora mas quando deixo de passar essa pomada,começa a coceira umas 10 vezes no dia será que tenho hemorroída?ja tive problemas para defecar mas não vejo diferença no meu anus,em questão de ter saido alguma parte pra fora.Obrigado.

  428. 428 Dr. Fernando Valério
    22.03.2011 às 00:12

    Geyci Carvalho, você apresenta um quadro de prurido anal, e que deverá ter uma causa determinada. Após este diagnóstico, um tratamento específico será indicado.

  429. 429 Joao
    12.04.2011 às 20:14

    Olá dr°!!

    Bom, meu nome é joão e ha 4 dias atrás apareceu uma bolinha inchada no meu anus que está me incomodando muito dr. O pior é que ontem essa bolinha estourou sei lá, quando eu fui me limpar após defecar. Simplismente passei o papel e saiu um negócio tipo uma bolinha de sangue. E agora essa bolinha no meu anus ficou meio que aberta e fica sangrando.
    O que pode ser isso dr???

  430. 430 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:52

    João, com toda certeza você apresentou um quadro de trombose hemorroidária, que é um processo inflamatório agudo e intenso que ocorre na região anal. Felizmente, a maioria destes casos se resolve de maneira conservadora, sem necessidade de cirurgia.

  431. 431 Warley Soares Oliveira
    16.04.2011 às 11:26

    Prezado Dr. Fernando,

    Gostaria de saber se é normal quando temos diarréia o ânus e o reto ficarem tipo que irritados. Somente pessoas que apresentam quadro de doenças anais ficam com esta irritação ou é normal em qualquer pessoa???

    Obrigado,
    Warley.

  432. 432 SAMUEL PASQUALI
    16.04.2011 às 19:48

    olá Doutor,meu nome e samuel,minha esposa fez a cirurgia do cisto pilonidal,após a cicatrização fez um buraquinho e começou a sair pus amarelo.e normal isso ou não.o que pode ser isso?

  433. 433 Dr. Fernando Valério
    17.04.2011 às 09:02

    Samuel Pasquali, o quadro descrito por você após a cirurgia para o tratamento do cisto pilonidal pode representar apenas uma infecção da ferida operatória ou uma recidiva verdadeira do cisto. Por isso, recomendo que ela seja reavaliada pelo cirurgião responsável pelo caso dela.

  434. 434 Dr. Fernando Valério
    17.04.2011 às 09:14

    Warley, as fezes diarréicas são quimicamente agressivas devido ao suco intestinal não absorvido, e por isso a irritação na região anal é normal.

  435. 435 andressa
    18.04.2011 às 15:38

    Boa tarde dr!

    Acho que estou com Hemorróida, pelo que percebo deve ser externa.
    Gostaria de saber se as externas só são curadas com cirurgia, ou os medicamentos já resolvem?

  436. 436 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 22:38

    Andressa, as hemorróidas externas necessitam de tratamento cirúrgico quando se tornam muito sintomáticas.

  437. 437 Alessandra
    19.04.2011 às 13:53

    Olá Dr…. fiz cirurgia de hemorróida a 4 semanas, tirei 04 veias internas. Porém ainda sinto muita dor ao evacuar, gostaria de saber se isto é normal? Mesmo depois de quase um mês da cirurgia?

  438. 438 Dr. Fernando Valério
    20.04.2011 às 00:33

    Alessandra, a cirurgia para o tratamento de hemorróidas é de difícil recuperação e muito dolorosa. Portanto, mesmo após um mês ainda é possível estar com desconforto na região anal, principalmente às evacuações.

  439. 439 Ismar
    25.04.2011 às 10:05

    Tenho uma pequena fissura que de vez em quando incha.
    Não sei se é interna ou externa, ela incha pelo lado de fora, uma pequena bolinha.
    Ontém tive vontade de evacuar, fui ao banheiro 3 vezes e não consegui, hoje pela manhã fui novamente e não consegui de novo, pois na hora que começa a sair as fezes, dói muito e tenho medo de piorar, seguro até retrair.

    Doutor o que devo fazer?

  440. 440 cristina
    25.04.2011 às 23:05

    Dr , a mais ou menos 2 meses tenho uma bolinha no meu anus, isso me deu na minha gestação e nao passou mais, e entre minhas nadgas tem ums veias roxas, e essa bolinha saiu mais pra fora dps q evacuei nos ultimos dias, e a dor é muita, oq posso fazer para essa bolha sair? so com cirurgia? ou cefalexicida pode amenizar ?

  441. 441 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 00:17

    Ismar, você deve procurar um Proctologista para avaliar o seu caso e saber a melhor maneira de tratá-lo, se clinicamente ou através de cirurgia.

  442. 442 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 00:31

    Cristina, possivelmente você esteja apresentando um quadro de trombose hemorroidária, que deverá ser avaliada e tratada por um Proctologista.

  443. 443 cristina
    26.04.2011 às 18:10

    Mais a consulta e so daqui a um mes, nao tem nada q eu possa fazer para amenizar ? pode ser hemorroidas internas e externas, pq sinto mta dor dentro do anus .sera q vou ter q operar

  444. 444 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 23:13

    Cristina, entendo a sua angústia, mas orientar tratamentos neste espaço pode caracterizar consulta médica, o que é falta ética grave perante o Conselho Federal de Medicina.

  445. 445 alessandro
    27.04.2011 às 12:21

    fiz uma hemorróidectomia aberta pra tirar 2 mamilos há dois meses e meio não sinto mais a dor que sentia no primeiro mês e há 8 anos atrás já tinha feito uma hemorróidectomia e tirado um mamilo,foram 3 cortes mais o corte onde se localizava a hemorróida a ferida ainda não cicatrizou completamente fui passar a pomada proctyl e sangrou um pouco mais já passou,é normal esse tempo e ainda não ter me recuperado totalmente pois me alimento bem a base de fibras vou ao banheiro todos os dias uso supositório e faço banho de assento todos dias também,tô preocupado pois minha licença do trabalho só é de 3 meses e tá acabando,qual o procedimento que pode ser feito pra cicatrizar completamente e sou motorista quero saber se posso desenpenhar minhas atividades normais até cicatrize completamente esse corte.obrigado e me ajude dr.

  446. 446 Dr. Fernando Valério
    27.04.2011 às 23:36

    Alessandro, a ferida cirúrgica de uma hemorroidectomia pode trazer transtornos em relação à cicatrização, e realmente apresentar demora para o fechamento das feridas. A razão para que isto ocorra é a presença de contaminação pelas fezes.

  447. 447 Aline
    30.04.2011 às 09:38

    Doutor, o senhor respondeu lá em cima, que líquido alaranjado aparentando óleo, pode ser secreção purulenta, muco, fezes ou uma simples humidade na região. Alimentos podem caudas isso? Pois foi logo após o almoço onde comi salmão, palmito, beterraba e muito azeite. Desculpe a ignorância!

  448. 448 Gleice
    30.04.2011 às 16:48

    Dr. Tenho um grande duvida. Depois de ter feito sexo anal com meu marido, apareceu umas bolinhas, como se fosse mordida de mosquito em volta do anus, dois dias depois percebi que havia duas daquelas bolinhas proximo dos labios maiores da vagina. Fui na medica clinica geral que disse que pelo meu relato seria hemorroida. Nao sangra, coca um pouco, arde e eh horrivel para sentar. Estou usando uma pomada para hemorroida ha dois dias e nao vejo nenhuma mudanca, apenas que o incomodo e a ardencia parou. Procurei em diversos site fotos de hemorroida e nao vi NADA que fosse ao menos parecido. Essa bolinhas sao da mesma cor q da minha pele e nunca sangram. Sera q isso eh hemorroida?

  449. 449 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 09:08

    Aline, alguns alimentos podem causar alteração da cor e aspecto das fezes.

  450. 450 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 09:13

    Gleice, o seu caso pode até ser relacionado a uma hemorróida. De qualquer forma, sugiro que você procure um Proctologista para avaliá-la.

  451. 451 Anderson William
    03.05.2011 às 10:34

    Prezado Dr. Fernando,

    Considero meu hábito intestinal normal, ou seja, assim que acordo vou ao banheiro evacuar e depois de aproximadamente 2 horas vou ao banheiro novamente.

    Hoje quando acordei fui ao banheiro pela primeira vez e notei que alguns pedaços bem pequenos de fezes tinham a cor marrom castanho que se misturava com a coloração normal de marrom clara.

    Quando fui a seginda vez as fezes tiham somente a coloração marrom clara e não mais a coloração marrom castanho.

    Minha pergunta é se fezes desta coloração, marrom castanho, podem significar algum tipo de patologia ou às vezes é normal isto acontecer.

    Obrigado,
    Anderson.

  452. 452 Eduardo Oliveira
    03.05.2011 às 11:39

    Prezado Dr. Valério,

    No Sábado e Domingo fiz uso de um laxante chamado Tamaril, como conseguencia do uso deste laxante tive vários período de evacuação durante o dia. Estas evacuações causaram uma certa irritação anal com um pouco de ardência. Quando foi na Segunda-Feira fui ao banheiro e as fezes ainda estavão bem pastosas, hoje Terça-Feira quando fui ao banheiro as fezes estavam normais, contudo notei a presença de um pouco de sangue misturado às fezes, era pouca esta quantidade de sangue, mas deu para notar que era tipo que um sangue batido e com uma coloração castanho-avermelhada. É normal após o uso de laxantes este reação de sangue misturado ás fezes??? O laxante pode causar isto??? Porque somente na Terça-Feira isto aconteceu???

    Obrigado,
    Eduardo.

  453. 453 daiane
    04.05.2011 às 12:07

    Dr. fazem 5 meses que estou com uma coceira anal sem fim, tenho observado tbm uma elevação,como se fosse uma pele sobrando na borda do anus, ela varia de tamanho as vezes diminue, as vezes aumenta mais nunca some. o que poderia ser? tem algum medicamento p/ tomar ou pomada? e a coceira o que poderia ser tbm?

  454. 454 Sílvia Oliveira
    04.05.2011 às 13:52

    Dr Fernando,
    Sempre tive “intestino preso”. Em julho do ano passado, ao evacuar, percebi um grande sangramento. Fui ao médico e ele pediu que fizesse colonoscopia para descartar câncer. Fiz e graças a Deus,não era nada grave, apenas hemorróida interna prolapsada. Tomei os remédios que foram prescritos,fiz banho de assento e usei pomada, mas fugi da cirurgia.Embora o médico classificou como grau IV, pois estava numa fase aguda, hoje é grauII. Nos dias de menstruar sempre dá uma piorada, depois melhora. Não tenho dor, as vezes sinto um incômodo, raramente sangra. Marquei cirurgia mas tenho lido sobre o pós operatório e estou sem coragem pois vou operar para morrer de dor. O que o senhor aconselha? O médico que examinou o ano passado é o mesmo que marcou a cirurgia, porém ele nunca mais examinou, quase um ano.
    Obrigada pela atençao.

  455. 455 Samue
    04.05.2011 às 20:46

    Dr:Mandei um E-mail Uns 7 meses atraz sobre um problema meu que eu tive na região do Anus,o Sr: me disse que eu tinha que procurar um medico pra saber que eu tinha, ai fui ao medico e me examino e disse que eu tinha uma Veia irritada, ia ele me passou uns remdios e uma pomada, vim a melhoar uns dias depois!!!!!
    Ai Dr: depois desse 7 mese vim ter probrema de novo, ai fui no Hospital ai passei com Medico Urologista ai ele me explicou que eu tinha que procurar um Proctologista, mas ele me disse que entendia da Aria por ser especialista em Urologista..!!!!!
    Ai sinti confiança nele ai ele pediu pra mim ficar tranquilo que ia me axaminar, ai Dr: ele me dis que eu tinha um Hematoma Anal não sangra e tem vez que fica dando umas fissuras e ardencia,ele me passou uns medicamentos e pediu pra mim fazer um banho de assento de agua morna, venho a fazer ja faz 8 dias mas vejo que tem dias que melhora e tem dias que piora!!!
    Dr: não aguento mais ficar assim tem dias que ate choro desanimado sabe queria uma Solução pra ter uma cura, Dr: vi a sua Clinica de alto patrão e copentÊncia na Area, e vim saber si o Sr: pode me ajudar, moro muito longe da sua Clinica mas si o senhor me falar que isso é um caso que da pra sara, Agendarei uma consulta com o senhor para que eu possa saber si tem como eu melohrar……

    Espero sua resposta Uregente Dr:Fernado???

    Um grande Abraço….

  456. 456 Cléa
    05.05.2011 às 11:10

    Dr. Fernando, Parabéns pela competência!
    Fiz hemorroidectomia a 3 semanas e ainda vejo duas bolinhas no local. Gostaria de saber se isso é por está ainda inchado ou ainda é hemorroideas? O PO é muito dificil e eu n gostaria de fazer nova cirurgia nesse local.
    Agradeço antecipadamente pela resposta.

  457. 457 Paula
    05.05.2011 às 15:07

    Olá Doutor!
    Meu intestino
    sempre foi muito preso, so que tem uns dois meses atrás tive alguns episódios de diárreia, depois normalizou. Só que agora estou com intestino preso novamente e quando evacuo, sinto muita dor e sangra tanto ao me limpar, como há sangue nas próprias fezes. Além do desconforto abdominal e gases. O que pode ser?

  458. 458 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 15:52

    Paula, mais importante do que especular sobre um possível diagnóstico é lhe dizer que um quadro de dor abdominal com sangramento deve ser avaliado por um Proctologista. Este especialista avaliará se o seu quadro é causado por problema anal ou intestinal, e indicará algum tratamento.

  459. 459 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 15:56

    Cléa, como você ainda está em uma fase precoce da recuperação da cirurgia para o tratamento das hemorróidas, este abaulamento anal pode representar apenas edema na região.

  460. 460 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 16:11

    Samue, saiba que para lhe dizer se o seu caso pode ser resolvido primeiramente é preciso se ter certeza após o estabelecimento do diagnóstico, o que é feito através de um exame com um Proctologista da sua confiança.

  461. 461 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 16:24

    Silvia Oliveira, em geral os quadros de hemorróidas internas Grau II são tratados com métodos ambulatoriais, ou seja, realizados no próprio consultório. Quanto à cirurgia, infelizmente ela apresenta um pós-operatório realmente doloroso.

  462. 462 Cléa
    05.05.2011 às 16:59

    Obrigada pela atenção!

  463. 463 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 17:13

    Daiane, você pode estar apresentando um excesso de pele na região anal chamado plicoma anal, e que pode realmente causar coceira (prurido) anal. Recomendo que você procure um Proctologista para avaliá-la.

  464. 464 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 17:31

    Anderson William, a coloração das fezes pode variar conforme a dieta e ritmo intestinal. De qualquer forma, se o quadro persistir, procure a ajuda de um Proctologista.

  465. 465 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 17:33

    Eduardo Oliveira, provavelmente o seu sangramento decorreu de um trauma na região anal. Recomendo que você seja avaliado por um Proctologista da sua confiança.

  466. 466 Glaucia
    06.05.2011 às 15:55

    Ola Doutor!!

    Dr.Fernando faz mais ou menos 4 semana que senti uma dor no anus mas interna eu tenho muito problemas de intestino vive preso e problemas em soltar gases, entao ai começou esta dor muito forte mas sem sangramento ai fui olhar e vi uma veia logo deduzi que seria hemorroida comecei a tomar laxante e para dor colocar um gaz unido com agua norma para aliviar e por ultimo agora estou usando uma pomada com o nome de proctox e faz uma e tipo em uma semana sumiu a dor mas começou a ter sangramento e coceira mesmo usando a pomada so a dor forte nao tenho mais e normal ela resistir tanto tempo mesmo usando medicamento e cuidando na alimentaçao estou tomando bastante agua e cha verde tmbm e estou fazendo banhos de acento para ver se some e ainda usando a pomada sinto que as vezes da uma ardida quando vou ao banheiro mas meu intestimo ja melhorou com o mudança alimentar so a fisura e sangramento continua se puder me dar uma diga fico grata e gostaria de sair e o urologista tmbm cuida desta area obrigada

  467. 467 joão paulo
    07.05.2011 às 01:21

    boa noite dr já vai fazer 3 meses que fiz uma hemorróidectomia e ainda sinto muito encômodo,não tô podendo fazer minhas atividades normais o meu médico disse que eu poderia andar de moto fui andar e depois fiquei sentindo desconforto e inflamou no mesmo lugar que era a hemorróida será que tem a possibilidade da cirurgia não ter dado certo,o meu médico disse que meu anus ta muito contraído por isso ta demorando a recuperação.me tira essa dúvida pois não faço esforço fisico tenho uma alimentação rica em fibras e vou ao banheiro todos os dias uso pomada e faço banho de assento.e queria saber também o que posso fazer pra acelerar a recuperação tem algum procedimento a mais.obrigado!

  468. 468 Dr. Fernando Valério
    08.05.2011 às 10:10

    João Paulo, alguns pacientes podem demorar meses para se adaptarem à cirurgia para o tratamento de hemorróidas. De qualquer forma, é preciso que o seu médico lhe examine para avaliar os resultados da cirurgia.

  469. 469 Dr. Fernando Valério
    08.05.2011 às 10:18

    Glaucia, para casos de dores anais você já vem fazendo o mais correto, uma dieta com fibras e banhos de assento. De qualquer forma, é importante que você procure um Proctologista para avaliá-la e prescrever um tratamento mais objetivo.

  470. 470 Leandro Rogerio
    08.05.2011 às 16:34

    Dr Fernando,

    meu nome é Leandro tenho 31 anos , sou homosexual e sempre tive a pratica de sexo anal , porem eu tinha hemorroida pequena e convivia normalmente , até que um dia para minha supresa começou a doer muito e apareceu uma bolinha bem do lado canal retal bem pra fora coberta com a pele nao sangrava nada porem era uma dor muito forte tipo com uma impressao de torção na veia doia muito , fui então a um proctologista cirurgiao e me informou que eu estava com uma trombose hemorroidaria junto ao lado uma fistula que não estava muito grave porem não sangrava ele me disse que no meu caso o melhor era a cirurgia pois tb informou que eu tinha algumas hemorroidas internas , fiz a cirurgia no dia 02.05.2011 porem hj estou no meu setimo dia e esta doendo muito foi o metodo tradicional sem ponto com cortes abertos . mas bem no meio do canal anus esta bem inchado e duro esta doendo muito é normal ficar assim a impressao que que ainda estou com uma hemorroida bem dura na regiao do meio , consegui relaxar a nusculatura da regiao para poder ver bem atraves do espelho e bem nessa regiao tb tem um corte que possivel foi tirada a hemorroida , é normal ter ficado um dela ainda porque da impressao que ainda esta pra fora . agora dia 09.05.2011 tenho o retorno com o meu medico , mas ´pesquisando no site achei o sr um profissional muito qualificado e gostaria da sua opnião , aproveitando tb quanto é o valor da consulta particular até para sr da uma olhada pois estou com um pouco de medo . vou poder voltar ao normal com minha vida sexual com apratica de sexo anal .

    desde já muito obrigado e estou no aguardo .

  471. 471 Dr. Fernando Valério
    08.05.2011 às 17:57

    Leandro, em relação ao seu quadro, é comum que se apresente um edema na região anal após a cirurgia, e por isso é preciso aguardar alguns dias para se avaliar a sua evolução pós-operatória.

  472. 472 Thiago
    01.06.2011 às 12:28

    Dr,
    sinto muita dor na hora de evacuar e por isso fico evitando ao máximo ir ao WC. Pode ser fissura anal?

  473. 473 Elilson Ramalho
    02.06.2011 às 11:17

    Dr. Fernando, sou enfermeiro e tenho sentido nos ultimos dias um desconforto enorme no anus… tenho problemas hemorroidários por hereditariedade. Nesses ultimos dias percebi que to com problemas de hemorrodias grau II pois os seios retornam naturalmente. Tenho uma seria dificuldade de evacuar. Hoje estou bem melhor mas temo evacuaçoes para nao voltar com a crise!! A trombose hemorroidária reduziu com uso de antiinflmatórios e banho de assento!! Foi indicado um laxativo por meu cirurgiao, mas tenho muita vergonha e medo do tratamento! O que pode ser feito a nivel clinico?

  474. 474 Dr. Fernando Valério
    02.06.2011 às 15:25

    Elilson, existem tratamentos ambulatoriais que podem ser indicados em casos de hemorróidas internas com graus intermediários. Por isso, é recomendado que você discuta com um Proctologista possibilidades de tratamentos ambulatoriais. Pessoalmente, recomendo aos meus pacientes a ligadura elástica.

  475. 475 Dr. Fernando Valério
    02.06.2011 às 15:36

    Thiago, a fissura anal se caracteriza por dor anal, principalmente. Procure um Proctologista para avaliá-lo.

  476. 476 celha
    11.07.2011 às 10:57

    Estou sentindo muita coceira no meu anus,principalment a noite e consequentemente quando defeco sangra muito. Qual especialista devo procurar?

  477. 477 Dr. Fernando Valério
    13.07.2011 às 10:58

    Celha, casos de coceira no ânus e sangrameto anal devem ser avaliados por um Proctologista.

  478. 478 Dr. Fernando Valério
    21.08.2011 às 10:42

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  479. 479 José Fernando
    15.10.2012 às 16:14

    Olá .Dr gostaria de saber se posso fazer musculação na suspeita de hemoróida??se com hemorróida pode fazer academia….grato.

  480. 480 Dr. Fernando Valério
    04.01.2013 às 09:33

    As hemorroidas são operadas em apenas 20% dos casos, e isto decorre do fato da maioria dos pacientes poder se beneficiar de tratamentos ambulatoriais, ou seja, aqueles realizados no próprio consultório. O melhor exemplo disto é a ligadura elástica, que é um método bem estudado e estabelecido. Com a ligadura elástica grande maioria dos pacientes com hemorróidas internas Graus II e III são tratados e tem o seu quadro resolvido. Nos casos em que a ligadura não tem boa resposta ou nos casos de hemorroidas em graus mais avançados, a cirurgia passa a ser a melhor possibilidade.

  481. 481 Dr. Fernando Valério
    04.01.2013 às 09:36

    As hemorroidas são alterações (dilatações) vasculares da região anal, que tem como sintomas o sangramento, dor ou desconforto e prolapso principalmente. As atividades físicas não são responsáveis pelo surgimento da hemorroida, mas podem fazer com que os sintomas se tornem presentes em quem já sofre com a doença. Os exercícios físicos que causam aumento para pressão abdominal e que simulam um “força” de evacuação são os mais relacionados ao desencadeamento de sintomas.

  482. 482 Paulo Cesar
    07.01.2013 às 19:51

    Boa tarde Doutor Fernando Valério. Tenho algumas dúvidas sobre hemorróidas. Eu já fiz duas cirurgias de hemorróidas. A primeira foi para tratar as externas, já a segunda, as internas. O intervalo de uma para a outra foram de quatro anos, aproximadamente. Após as cirurgias, em um intervalo de 10 anos, nunca mais apresentei nenhum sintoma que estivesse relacionado a hemorróidas. Comecei a fazer musculação há aproximadamente um ano e meio. Hoje percebi uma elevação próxima ao ânus, um pouco dolorida. Após a intervenção cirúrgica as hemorróidas podem voltar? Musculação pode provocar hemorróidas? Desde já agradeço a atenção. Um forte abraço e parabéns pelo serviço prestado.

  483. 483 Dr. Fernando Valério
    07.01.2013 às 21:16

    As hemorroidas são dilatações de veias do ânus, e que podem ocorrer nas veias externas e internas. Apesar de serem a mesma doença, são tratadas de maneira diferenciada, respeitando-se assim as características anatômicas. Os exercícios físicos não são causadores das hemorroidas, mas podem gerar sintomas naqueles que já apresentam a doença. Os exercícios mais relacionados são aqueles que aumentam a pressão intra-abdominal, como o agachamento.

  484. 484 Eunice Alves
    14.01.2013 às 21:35

    DR, fIZ HÁ 40 EXATOS DIAS UMA HEMORROIDOCTOMIA….mEU CASO ESTAVA TÃO SÉRIO QUE INFELIZMENTE TEREI QUE FAZER MAIS 2 INTERVENÇÕES CIRURGICAS(HEMORROIDAS PROLAPSADAS,TROMBOSE, ENFIM, UM CAOS ANAL)cOMO É DOLORIDO O PÓS-OPERATÓRIO!!!!pRECISO DE MUITA CORAGEM PRA FAZER AS OUTRAS 2 CIRURGIAS, POIS ACREDITE: AINDA SINTO DORES DURANTE TODO O DIA…MENOS INTENSA, MAS AINDA DOI…È NORMAL, DEPOIS DE 40 DIAS?

  485. 485 Lauany Sousa
    18.01.2013 às 13:45

    Boa tarde Doutor Fernando Valério. Tenho algumas dúvidas sobre hemorróidas. Eu nunca tinha tido esse tipo de problema, mas em maio de 2012, após aparecer uma bolinha( dolorosa) na parte externa do ânus, procurei um proctologista, e ele deu o diagnóstico de trombose hemorroidária externa. Fiz o tratamento e melhorou, o local não tornou a ser do mesmo jeito de antes quando era normal.(quando fiz o tratamento achei que ia ficar curada) Essa semana, não fiz nenhum tipo de esforço e a bolinha reapareceu, menor que da 1°vez, mas com coceira e dor. Então Doutor sempre vai inflamar? (não tem cura). Posso seguir o mesmo tratamento que me foi passado na 1°vez (nimesulida 2 vzs ao dia, e banho de assento). Desde já agradeço o espaço e a sua atenção. Obrigada!

  486. 486 Mariana
    20.01.2013 às 23:59

    Boa noite!
    Tive síndrome do pânico e o principal sintoma era a diarréia. Hoje, curada da doença, ainda sou bastante ansiosa e continuo tendo diarréia sempre que fico em alguma situação que desencadeie a ansiedade.
    Noto que tenho uma hemorróida que “estreita” a saída do meu orifício anal, dificultando a evacuação (muitas vezes as fezes saem bem finas), com um pouco de dor e ardência (como se tivesse um ferimento)e se eu passo cerca de 1 hora sentada, já incomoda.
    Há cerca de 2 meses comecei a praticar musculação e pilates, e em ambas as atividades a recomendação é de contrair o abdome o tempo todo, para não lesionar a coluna.
    Na semana passada notei que a hemorróida voltou a incomodar bastante.
    Terei que parar as minhas atividades físicas para sempre?
    Desde já, obrigada pela atenção!

  487. 487 Mariana
    21.01.2013 às 00:02

    Só complementando a minha postagem acima, nos períodos em que essa ansiedade “some”, tenho períodos de obstipação.
    Ou seja, alternam-se os períodos de diarréia e obstipação.

  488. 488 Flávio
    21.01.2013 às 19:12

    Boa noite , Doutor.

    ha cerca de 1 ano atrás ao evacuar , percebi bastante sangue vermelho vivo no papel higiênico, vale resaltar que esse sangramento aconteceu 2 vezes em um período de 2 ou 3 anos, e ambos além de uma força que fiz para evacuar, força esta que pode ter sido a causa do sangramento,também me causaram febre menos de 24 horas depois. Não tive dificuldades de evacuar, pelo contrário, mas acho que forcei um pouco, parecia seco, estava ancioso com algo e isso pode ter ajudado.
    Atualmente percei umas bolinhas ao rdor do anus que pdoem ser hemorroidas, elas não doem nem ao evacuar nem ao sentar…
    Obrigado.

  489. 489 roberto
    22.01.2013 às 13:34

    Ola Doutor gostaria de saber sobre a hemorroidas fui no proctologia faz duas semanas ele fez o toque e também examinou com um aparelho para visualizar e disse que estou com hemorroidas interna gostaria de saber se tem cura ele disse que esta no começo e me passou supositoris e remedio e um outro para ajudar amaciar as fezes,,,esse diagnostico esta correto? muito obrigado.

  490. 490 roberto
    22.01.2013 às 13:38

    Lembrando que os nomes do remedio é proct o outro pra tomar duas vezes ao dia flavonid e outro planta bem ja tem 15 dias de tratamento sinti melhora mas a cura as lesões somem?

  491. 491 Dr. Fernando Valério
    23.01.2013 às 09:52

    O quadro de hemorroidas está relacionado ao sangramento anal, prolapso (exteriorização das veias anais), e dor em momentos de crise e trombose. O diagnóstico é feito através da história clínica e do exame físico. O exame físico consiste de inspeção da região, toque retal e anuscopia.

  492. 492 kassia
    29.01.2013 às 21:06

    Ola, boa noite dr. tiver diarreia durante uma semana devido a ansiedade, passei mal e fui parar em um ps numa quinta feira, chegando me consultei e relatei ao medico plantonista q estava sentindo forte dores no abdome,febre e por duas vezes na semana tive um forte sangramento pelo anus, ele em seguida me perguntou se tinha hemorroida e disse q nao sabia, entao eleme liberou e fiquei po um tempo tomando soro,voltei para casa e comecei a sentir que meu anus estava com um coaguo(veia caroço, enflamado e que mal conseguia senta, nossa nunca tinha sentido tanta dor , ja tinha sentido encomodo ,ardencia mais sangue ao evacuar e dificuldade em andar nunca, por fim logo no dia segunite a ida ao hospital amanhecir um pouco melhor e fui trabalhar normalmente, oh arrependimento fiquei super atarefada e não conseguir sentar um minuto , por fim ao chegar em casa me deite e a vei no anos inchou bem mais, não coneguia me movimentar, andar se quer dentro de casa, passei uma pomada que me indicaram e fui dormir, no sabado ao acorda levantei ande bem devagar pois nao conseguia andar ainda , a veia tava tão enchada que tavapa o orificio do anus, me deitei novamente e ao levanta o susto sentir uma pressão terrivel dacabeça para as pernas , e sentir sangue correndo,muito mesmo bem vermelho , fui ao banheiro e com um espelho vir que a veia no anus havia se roompido nossa despero, pedir ajuda e fui para no PS novamente, examinada por medico e enfermeiro veio a indicação vai ter que operar é hemorroida, nossa não sabia que era assim, agora estou aqui em repouso e sem saber quantos dias ddevo ficar de cama, pq a medica que me atendeu não ´foi a mesma que me deu alta ,visto que fui atendida pelo sus , e a medica de plantao da cirugia não voltou la na alta.Gostaria de pedir orientações devo procurar um especialista? fui operada mas não me deram orientação alguma sobre o pos cirugico e se devo voltar a medico. o que fazer agora!!!

  493. 493 Paula
    02.02.2013 às 18:38

    Dr, tenho muita dificuldade de evacuar, as vezes chego a ficar até 4 dias sem ir ao banheiro. Já iniciei o acompanhamento com uma nutricionista para melhorar minha alimentação. Porém, o que tem me preocupado é que sempre que vou ao banheiro sinto muita dor após evacuar, ardência por pelo menos dois dias e percebo o sangramento. Outro detalhe, é que percebi próximo ao meu ânus uma pele, a qual não sei identificar o que é.

  494. 494 Freitas
    19.02.2013 às 15:34

    ola Dr:Fernando tenho corceira raramemte sai sangue mais sai sinto q meu anus está fechando é solto muito gasses será hemorrodia há sim já dei uma olhada as vezes fica uma flor em volta do anus

  495. 495 Lucas
    20.02.2013 às 01:01

    Dr. tive relações sexuais e com isso tive uma fissura no anus passei com um medico (clinico geral) e ele pediu pra eu usar uma pomada com aplicação interna, mas mesmo assim continuo sentindo dores, sinto uma dor interna também, e quando faço a aplicação da pomada o aplicador sai com sangue e não consigo defecar. O que pode ser?

  496. 496 Ederson
    22.02.2013 às 13:49

    Doutor, gostaria que me auxiliasse. Mais ou menos uma vez por ano ocorre um sangramento anal, já consultei um médico (clínico geral) e ele me disse ser hemorroida. Vez ou outra sinto alguma dorzinha e pronto. Só que hoje senti pontadas, ou fisgadas muito fortes, extremamente dolorosas. Pode ser a piora do problema? Eu já fiz cauterização por duas vezes de verrugas de condiloma acuminado no ânus, curioso é que não sou gay, mas não apresentou no pênis. Depois dessas duas queimas nas verrugas, um tempo depois apareceu somente uma, que pretendo tirar em breve. Tenho também desde os 12 anos a manifestação de cisto pilonidal. Este, tenho certo medo de operar. De vez em quando ele coça e solta pus. Tudo isso pode mascarar a realidade dessas fisgadas??? Na minha idade, 30, é possível ter algum problema sério na minha próstata? Obrigado.

  497. 497 Ana Carolina
    25.02.2013 às 12:21

    Olá Dr. Há 2 meses tive um quadro de hemorróida. Procurei um médico que diagnosticou hemorroida externa nivel 2 e me orientou a tomar DAFLON e passar 2x ao dia Proctyl. Retornei depois de um mês de tratamento e o continuava um pouco inflamado. Devo retornar daqui a 2 meses para uma nova avaliação. Só que nesse período ele aconselhou não fazer musculação. Devo aguardar tanto tempo assim?

  498. 498 PATRICIA
    26.02.2013 às 11:35

    OLA DR.FERNANDO

    BOM ESTOU COM FISTULA ANAL , JA FIZ UM EXAME CHAMADO COLONOSCOPIA E DEU TUDO BEM, VOLTEI AO PROCTOLOGISTA E
    ELE ME FALOU QUE PRECISO OPERAR , POIS AS VEZES INFLAMA
    E TENHO SECREÇÃO, POREM NAO ESTOU USANDO MAIS PAPEL HIGIENICO
    ESTOU LAVANDO SEMPRE QUE VOU AO BANHEIRO . GOSTARIA DE SABER SE PRECISO REALMENTE OPERAR , SE FISTULA TRAZ ALGUMA DOENÇA FUTURA, A CIRURGIA É COMPLICADA , O POS OPERATORIO TAMBEM
    OU POSSO OPTAR POR NAO OPERAR , ESTOU MUITO CONFUSA ,PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO ESTOU MUITO NERVOSA .
    OBRIGADA DR.

  499. 499 Pedro Paulo
    05.03.2013 às 15:55

    Prezado Dr. Fernando,
    gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do site. Realmente esclarece muitas dúvidas!

    Dr., tive uma fissura aguda que depois de um tempo se tornou crônica, tendo me tratado com o diltiazem. Voltei no médico e ele me disse que a fissura cicatrizou, mas eu ainda tinha uma certa ardência e prurido na região, sem relação com evacuação.
    Ele examinou e disse que eu tinha ficado com uma papila anal aumentada por causa daquela fissura e que ela podia estar me causando o incomodo. Me disse tambem que essa papila anal, como no meu caso, em que houve a cicatrização da fissura, diminuiria de tamanho sozinha e que não era pra me preocupar, me dando alta. Só, Dr., que isso já tem quase 1 mes e continuo com o incômodo. Daí eu lhe pergunto: essa papila anal aumentada pode ser a causa de uma certa ardência e coceira mesmo? E tem que operar ela? (se tiver que operar, dói igual a operação da hemorroida e da fissura).
    desde já agradeço e perabenizo pelo site!

  500. 500 Pedro Paulo
    05.03.2013 às 16:04

    Ps.: Dr. estou com muito medo, apavorado mesmo se tiver que operar, ainda mais se for a operação da fissura anal! Que Deus me ajude!

  501. 501 JOSÉ M.P
    06.03.2013 às 14:10

    BOA TARDE DR. NA SEGUNDA-FEIRA FUI DEFECAR E NOTEI UM SANGRAMENTO QUE DEU PARA TINGIR A AGUÁ DO VAZO, LOGO PAREI DE DEFECAR MESMO COM VONTADE, POIS FIQUEI COM MEDO. FUI AO MEDICO E ELE ME ENCAMINHOU PARA UM PROCTOLOGISTA, E ELE SÓ ATENDE NA SEGUNDA PELA MANHÃ, HOJE NA QUARTA FEIRA FUI DEFECAR NOVAMENTE, SEM FORÇAR E ESTOU BEBENDO MUITA AGUÁ PARA AJUDAR, MAS OCORREU NOVAMENTE E EU NEM CHEGUEI A DEFECAR. O QUE EU FAÇO, POIS ESTOU COM VONTADE DE IR NO BANHEIRO MAS ESTOU COM MEDO. E MINHA CONSULTA É SÓ NA SEGUNDA DIA 11/03

  502. 502 Fernando
    12.03.2013 às 10:36

    Doutor bom dia , estou sofrendo com hemorroida externa, fui a um proctologista e estou sendo medicado, nisulid e venalot e pomada, ja fazem 7 dias e o quadro de dor e inchaço nao passam e percebi que outras hemorroidas estão aparecendo, retornei ao proctologista e o mesmo pediu para continuar o tratamento e que o aparecimento de novas hemorroidas e normal, e que a cirurgia sente depois da melhora no inchaço e desaparecimento das dores , esta correto ?

  503. 503 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:13

    A fístula anal é uma alteração que consiste na comunicação anormal entre o canal anal ou reto com a região perianal. Como há a contaminação desta comunicação pelas fezes que passam pelo canal anal, ocorre a infecção, com consequente secreção. O importante é saber que este quadro deve ser tratado através de cirurgia. O porte da cirurgia dependerá do tamanho e trajeto da fístula.

  504. 504 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:16

    A fissura anal crônica se caracteriza pela presença do corte, de uma papila aumentada no canal anal (papilite hipertrófica) e plicoma sentinela (pele externa próxima à fissura). Quanto aos sintomas, eles são a dor em corte às evacuações, o sangramento vivo, a coceira (prurido) e ardência. Desta forma, no caso destes sintomas persistirem após o tratamento da fissura é preciso ser reavaliado por um Proctologista.

  505. 505 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:22

    As alterações que ocorrem no ânus pode causar sintomas muito parecidos, como dor, sangramento nas fezes, coceira, irritação da pele e secreção. Por isso, é importante que se faça uma avaliação com um Proctologista.
    O quadro de hemorroida pode se apresentar com exteriorização dos mamilos hemorroidários (prolapso hemorroidário), sangramento, abaulamento externo, e nos casos de crise, por dor. Este quadro pode piorar de acordo com a dieta, esforço para evacuação, leitura no banheiro e algumas atividades físicas. Em relação ao sangramento, é importante se lembrar de que ele pode se originar do intestino, e por isso, a avaliação médica é tão importante.
    A fissura anal decorre de um corte na região anal, e tem como principal sintoma a presença de dor em corte às evacuações. No caso da fissura, é interessante que se procure ajuda médica no início do quadro, visto que fissuras crônicas podem apresentar necessidade maior de cirurgia.

  506. 506 Daniel
    13.03.2013 às 16:33

    Prezado Dr. Fernando,

    Parabens pelo trabalho enriquecedor. Fui diagnosticado ha aprox. 4 meses com hemorroida externa grau 1, e fiz tratamento por 15 dias com daflon, e fiquei curado. Anteriormente a isso, tive casos similares sem ida ao medico, mas apos o diagnostico, pude perceber que havia tido umas 2 ou 3 vezes antes hemorroida sem tratamento clinico e com cura natural. Ocorre que agora venho praticando exercicios fisicos regulares e que vem tornando as hemorroidas mais frequentes. Existe algum tipo de tratamento que me permite manter a rotina de exercicios sem ter hemorroidas? Mantenho dieta rica em fibra e liquidos sem problemas para ir ao banheiro. Sinto que a hemorroida apois uma rotina mais pesada com abdominais e exercicios aerobicos como bicicleta.

    Grato demais,

  507. 507 Dr. Fernando Valério
    13.03.2013 às 16:39

    Alguns execícios físicos podem causar piora do quadro de hemorroidas, e por isso, são evitados. No entanto, na minha opinião, os exercícios saudáveis devem ser mantidos e as hemorroidas tratadas. Ou seja, evita-se o que há de ruim e não o que há de bom. Para isto, é preciso que se faça uma avaliação com um Proctologista e um tratamento adequado indicado. Nos casos mais iniciais e intermediários, em geral procedimentos realizados em consultório são suficientes, como é o caso da ligadura elástica.

Deixe um comentário