Hemorróidas e Proctologista: por que ser avaliado por este especialista?

Hemorróidas e Proctologista: por que ser avaliado por este especialista?


As hemorróidas são doenças extremamente comuns, chegando a atingir até mesmo 50% das pessoas acima de 50 anos de idade. No entanto, devido a vegonha, a maioria dos pacientes evita procurar o Proctologista, que é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento desta doença. Além disso, como esta afecção é extremamente comum, sempre encontramos um amigo ou um parente com uma receita na ponta da língua, o que faz com que os pacientes retardem ainda mais a procura pelo médico. E por último, mas não menos significativo, é saber que a cirurgia para o tratamento da hemorróida pode ter um pós-operatório extremamente doloroso. O grande problema é que todos estes comportamentos e atitudes afastam o paciente do médico, e deixam margem para que a doença evolua, tornando o seu tratamento mais difícil, e ainda colocam o paciente em risco, já que alguns sintomas, como o sangramento, pode ser originário de outro problema que não a hemorroida.
Assista o Video
A doença hemorroidária se caracteriza por sangramento, com sangue vivo, sempre acompanhado das evacuações, e pelo prolapso hemorroidário, que é a saída dos mamilos hemorroidários (veias anais) para fora do canal anal. De acordo com o prolapso, as hemorróidas (internas) podem ser classificadas em graus, que variam de ausência do prolapso até o prolapso irredutível, ou seja, aquele que não retorna mais para o canal anal. O mais importante é saber que em graus iniciais e intermediários, as hemorroidas podem ser tratadas através de tratamentos ambulatoriais, como a ligadura elástica. Este tipo de tratamento evita que a doença evolua para graus mais avançados, evitando-se desta forma, a realização de procedimentos cirúrgicos. Como se pode perceber, não procurar o Proctologista em estágios iniciais pode ser uma medida pouco recomendada, já que com a progressão da doença as chances de cirurgia sempre aumentam.

Um outro problema comum é a procura pelo Farmacêutico do bairro, que por mais capaz que seja, nunca examina o cliente que o procura. Infelizmente não é comum este profissional conduzir o caso de maneira equivocada, tratando uma fissura anal ou um abscesso anal como se fosse uma crise de hemorróidas. Obviamente as chances disto acontecer são grandes, já que o farmacêutico não pôde visualizar a lesão causadora do desconforto. Por exemplo, uma fissura poderá se tornar crônica devido a um tratamento ineficaz, gerando a necessidade de cirurgia no futuro. Quanto ao abscesso, como se trata de uma infecção, as consequências serão percebidas mais rapidamente, chegando até mesmo a necessitar uma drenagem cirúrgica de urgência.
Além destes sintomas, existe também o sangramento anal. Fica aqui uma regra que não deve ser quebrada: qualquer episódio de sangue nas fezes ou durante a evacuação, deve ser sempre avaliado por um Proctologista, independentemente do sexo, idade e histórico médico do paciente. Existem diversas doenças que podem causar este sintoma, como as proctológicas (hemorróidas, fissuras anais e fístulas anais), colites (retocolite ulcerativa, Doença de Crohn, colite isquêmica), pólipos de intestino, doença diverticular dos cólons (diverticulose), tumores e mal-formações vasculares. Portanto, somente o especialista terá a capacidade de conduzir estes problemas, tanto no momento do diagnóstico como no tratamento.

Fica aqui uma mensagem relevante sobre esta doença e um alerta sobre outras possibilidades de diagnóstico. Caso o leitor tenha interesse em se aprofundar neste assunto, visite a página www.drfernandovalerio.com.br/hemorroida.htm , onde será possível ler mais sobre os sintomas, causas, classificação, diagnóstico e opções ambulatoriais e cirúrgicas para o tratamento das hemorróidas.

Postado por:

Dr. Fernando Valério