“Hérnia do Esporte” (dor inguinal do atleta): o que significa esta alteração?

Postado em 27.10.2009 - 17:19

O termo Hérnia do Esporte é utilizado para descrever uma condição clínica caracterizada pela dor em região inguinal (“virilha”), que ocorre geralmente em atletas ou pessoas que praticam esportes com frequência, mas que não se relaciona com uma verdadeira hérnia inguinal, já que não há defeito na parede abdominal desta região. Desta forma, podemos considerar que o termo “hérnia” para este quadro de dor inguinal crônica não é o mais adequado. A definição mais mais comum para este quadro é a dor inguinal  unilateral persistente sem a demonstração de hérnia. No entanto, é válido descrever que em alguns casos que foram submetidos a tratamento cirúrgico devido a manutenção dos sintomas uma hérnia inguinal incipiente ou oculta foi encontrada.

A hérnia do esporte resulta de um trauma crônico e repetitivo nos músculos e tendões da região inguinal, que leva a um estiramento destas estruturas. O quadro geralmente se inicia de maneira insidiosa, sem dor aguda ou súbita na região. Os sintomas surgem em decorrência do excesso de uso da musculatura abdominal inferior. A hérnia do esporte é mais comum em homens que em mulheres, e os atletas profissionais ou de alta performance estão mais sujeitos ao risco de desenvolverem os sintomas.

O diagnóstico desta alteração dolorosa é feito em pacientes que participam de esportes de alta intensidade e que têm sintomas típicos de dor inguinal, sem evidência de hérnia ao exame físico. A dor inguinal é sempre o sintoma preponderante e é geralmente exacerbada quando há um aumento súbito da pressão intra-abdominal, como na tosse e na evacuação. O exame físico falha em detectar uma típica sensação de abaulamento inguinal quando se realiza esforço abdominal. Quanto a exames de imagem, os mais importantes são a ultrassonografia e a ressonância magnética da região, que tem por objetivo determinar se há a presença de hérnia inguinal verdadeira. Em geral, a maioria dos cirurgiões solicita exames de imagem antes de operar um paciente com hérnia do esporte.

Vários tratamentos são recomendados para o tratamento da hérnia do esporte, mas a cirurgia é o principal. O tratamento inicial consiste em repouso. Pacientes que persistem em manter as atividades físicas demorarão tempo considerável para cicatrizar qualquer lesão na região inguinal. Além disso, medicações analgésicas e antiinflamatórias podem ser eficientes. Estas manobras, no entanto, podem não ser suficientes para o tratamento a longo prazo. Tipicamente, os pacientes apresentarão recorrência dos sintomas após o reinício das atividades físicas, principalmente se não houve tempo de afastamento suficiente antes do retorno, o que é comum em atletas profissionais. A fisioterapia para fortalecimento das estruturas musculares acometidas pode ser recomendada.

Desta forma, pacientes que não apresentaram melhora com o tratamento clínico devem ser encaminhados ao cirurgião. A exploração cirúrgica e o reparo da região são os tratamentos mais recomendados para o tratamento da hérnia do esporte. O tratamento cirúrgico, assim como na hérnia inguinal verdadeira, pode ser feito por via aberta (convencional) ou laparoscópica.

323 Comentários para ““Hérnia do Esporte” (dor inguinal do atleta): o que significa esta alteração?”

  1. 1 Rufino
    09.11.2009 às 21:35

    Leio sempre seus artigos postados, e fico imensamente satisfeito em saber que um médico que mesmo com um profissional carregado como o seu, encontra tempo para se dedicar, esclarecer assuntos tão diversos que nem sempre temos como procurar com a transparencia passada por vc.
    Dr. Fernando continue para quem o acompanha é um prazer enorme.

  2. 2 Dr. Fernando Valério
    10.11.2009 às 09:40

    Rufino, é muito bom saber que um amigo gentil como você acompanha o meu blog, e ainda encontra tempo para deixar comentários tão agradáveis. Um grande abraço.

  3. 3 Renan Aparecido Ribola
    02.02.2010 às 19:00

    ola doutor sou Renan tenho 16 anos e faz tempo q estou com uma dor na virilha e no escroto isso tudo do lado direito fui aoo medico e ele disse q era uma hernia oculta passou repouso e medicamentos mais agora dpois d 1 mes essa dor voltou e mais forte e tmb quando dói a virilha dói tmb a perna tipo uma caimbra nao sei doutor c devo fazer cirurgia e estou com medo nao quero fazer mais ai querio uma opiniao sua pra saber oq devo fazer ?!

  4. 4 maria
    03.02.2010 às 01:55

    oque faser quando um parasita desconhecido se aloja no intestino deogado causando muita dor e sofrimento , e rewmedio nemum da conta de eliminar esse parasita estou muito cançada de exames remedios e nimguem conceguisanar esse poblema que ja estou passando a quase tres anos se puder me ajude por favor obrigada.

  5. 5 Dr. Fernando Valério
    03.02.2010 às 11:16

    Renan, como você apresenta desconforto na região inguinal, é possível que esteja realmente com uma hérnia. Caso este diagnóstico se confirme por um cirurgião, a cirurgia deverá ser realizada. Atualmente, coloca-se uma tela para corrigir o defeito da região inguinal, o que diminui o tempo de recuperação, volta mais precoce ao desenvolvimento de prática esportiva, assim como os índices de recidiva da doença. Caso você se interesse mais em ler sobre este tema, recomendo a leitura do artigo publicado em meu site através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/hernia_abdominal.htm

  6. 6 Dr. Fernando Valério
    03.02.2010 às 11:20

    Maria, você deverá fazer exames de fezes que mostrem qual o tipo de parasita que se desenvolve em seu intestino, e a partir daí fazer um tratamento específico para a sua infecção.

  7. 7 Rita Silva
    03.02.2010 às 18:46

    Olá, doutor, boa noite.Gostaria de tirar algumas dúvidas,pois meu marido há mais ou menos 3 anos tem uma dor situada , que é bem paracedida com a inguinal, mas ele já fez vários exames e não acusa nada. Ele diz que quando come carne a dor se torna mais aguda e constante, o quê fazer doutor, e agora ele sente medo do quê pode ser.Meu marido não é atleta, mas gosta de praticar natação, ás vezes correr, mas isso os torna mais frequente a dor,por isso está evitando e a barriga está cada vez mais inchada, grata, Rita.

  8. 8 R.MESTRE
    07.02.2010 às 02:24

    Gostaria de saber, depois de fazer cirurgia á hernia do desportista,quanto tempo demora a recuperação,ate poder voltar a correr? obrigado

  9. 9 Dr. Fernando Valério
    07.02.2010 às 09:56

    R.Mestre, em geral o tempo para que um atleta volte a fazer corridas sem gerar desconforto, caso a cirurgia tenha sido efetuada com colocação de tela é de 30 dias. Obviamente, esta liberação para a prática esportiva deve ser confirmada pelo cirurgião responsável pelo seu tratamento.

  10. 10 Dr. Fernando Valério
    07.02.2010 às 10:23

    Rita, o quadro do seu Marido se assemelha muito mais a um problema digestivo do que a um caso de hérnia inguinal. Este tipo de hérnia não apresenta comumente alterações abdominais, a não ser que seja muito volumosa, o que não é o caso. Desta forma, sugiro que ele seja avaliado por um Gastroenterologista ou Cirurgião do Aparelho Digestivo.

  11. 11 jussara
    15.02.2010 às 14:36

    Boa tarde doutor,descobri um caroço volumoso no meu abdomen,
    senti porque:deu uma doezinha meio queimada,coloquei a mão
    fazendo um pouco de frecção,só por isso eu notei,sempre senti uma dorzinha mas desta vez foi pior.ela está situada 4 dedos ao lado do umbigo.Bom oque eu gostaria de saber se isso pode ser uma hernia.desde já agradeço.

  12. 12 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 07:44

    Jussara, saiba que todo abaulamento na parede abdominal pode sugerir a presença de uma hérnia, como é o seu caso. No entanto, para a confirmação deste diagnóstico, sugiro que você procure um Cirurgião Geral.

  13. 13 ROGERIO
    20.02.2010 às 19:25

    OLA DOUTOR NA QUINTA FEIRA SENTIR UMA DOR NO LADO ESQUERDO DA VIRILHA..E DEPOIS UM VERMILHÃO PERTO DOS TESTICULOS..NO SABADO EU FUI AO UROLOGISTA…EU FALEI MEU CASO…ELE FEZ UM EXAME DE TOQUE NA VIRILHA..PRECIONOU A PERTO DA VIRILHA E PEDIU PARA EU TOSSI…ELE DISSE Q NÃO SENTIU NADA DE HERNIA..E FALOU Q VERMILHÃO NO TESTICULOS PODIA SER CABELO INFLAMADO…ME PASSOU UM REMEDIO..UM ANTI INFLAMATORIO PARA TOMAR EM 3 DIAS…MAIS EU FICO SENTINDO UMAS FISGADAS NA VIRILHA…SERA Q E HERNIA ISSO?

  14. 14 Dr. Fernando Valério
    22.02.2010 às 11:57

    Rogerio, como você foi avaliado por um médico e ele não percebeu abaulamento da região, você pode não ter realmente uma hérnia inguinal. Além disso, as hérnias desta região não costuma alterar a coloração da pele do escroto, a não ser que esteja ocorrendo algum problema mais sério, o que não acredito ser o seu caso. Caso a sua dúvida persista, sugiro que procure um Cirurgião Geral para ser avaliado.

  15. 15 angela regina
    08.03.2010 às 22:18

    ola doutor,a + – ums 5 meses eu percebi um volume do lado direito do abdomen do meu esposo,mas antes disso ele sentia muiras dores nas costas de ñ conseguir andar direito,e tanben sentia dores nas prostatas,fes o tsh ñ deu nada graças a deus,depos q tomou cefalexina as dores passaran,mas agora esta com este aumento de abdomen lado direito e fala q esta com fraqueza muito sono e dor na nuca,doutor q pode ser isso?

  16. 16 Dr. Fernando Valério
    09.03.2010 às 00:20

    Angela, o seu Marido está apresentando sintomas muito diversos e que não condizem com o quadro de hérnia simplesmente. Por isso, recomendo que ele procure um Clínico Geral para uma avaliação mais pormenorizada e cuidadosa, o que deve ser feito pessoalmente.

  17. 17 fernando fernandes
    16.03.2010 às 23:25

    ola dr.fernando.fis uma cirugia de hérnia inguinal,do lado direito,já fais 15 dias com 30 dias ja posso volta minha atividade, no meu caso sou maratonista.

  18. 18 Dr. Fernando Valério
    17.03.2010 às 10:02

    Fernando, espero que a sua recuperação cirúrgica tenha sido boa. No entanto, por razões éticas não posso comentar ou orientar sobre pós-operatórios de procedimentos realizados por outros médicos.

  19. 19 Fabiana Mello
    19.03.2010 às 16:26

    Dr., fui ao PS com muita dor por conta de uma hérnia inguinal na virilha do lado direito. O que foi encontrado para fora da parede abdominal mede 37mm x 29mm x 13mm, segundo o ultrassom. Descobri que também tenho uma hérnia do outro lado e que ambas precisam de cirurgia e da colocação da tela. Tenho 32 anos e sou atleta de artes marciais há 14. Nos últimos anos tenho treinado jiu-jitsu intensamente para competição. Minha preocupação está não só na rapidez de recuperação mas efetividade da intenção da cirurgia, ou seja, que a tela ao longo do tempo não se estoure e eu desenvolva a hérnia novamente.
    Então pergunto: por videolaparoscopia, apesar de ter uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, questiono se a tela fica presa de forma tão resistente quando a da cirurgia pela via normal, uma vez que não quero ter de defrontar com o mesmo problema daqui uns anos por conta do esforço físico que farei com meus esportes.
    Muito obrigada.

  20. 20 Di
    20.03.2010 às 13:17

    Boa tarde,
    A cerca de há 3 anos fui operada a hernia inguinal, a operação correu bem e tive problemas pós-cirugicos. Porém tenho sentido alguma dor na zona a cicatriz! Devo ir ao médico?

  21. 21 Di
    20.03.2010 às 13:18

    *não tive problemas pós-cirugicos

  22. 22 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 08:13

    Fabiana, a cirurgia com colocação de tela é a que apresenta o menor índice de recidiva, e por isso é utilizada em quase todos os casos atualmente. Além disso, após a liberação para a prática de exercícios, a tela não cederá ou rasgará, já que ela neste momento estará incorporada ao tecido do seu corpo.
    Em relação à técnica aplicada para a colocação da tela, convencional ou laparoscópica, há uma certa preferência de cada cirurgião. Eu, particularmente, prefiro a técnica convencional, já que esta apresenta menor índice de complicações sérias e maior facilidade técnica para execução. Além disso, alguns estudos ainda acreditam que a longo prazo a técnica convencional apresenta melhores resultados.

  23. 23 Dr. Fernando Valério
    21.03.2010 às 08:24

    Di, é comum ocorre em áreas de cirurgia um aumento da sensibilidade. De qualquer forma, uma reavaliação por parte do seu cirurgião seria interessante.

  24. 24 HIGOR
    02.04.2010 às 23:59

    DOUTOR..Tenho hernia abdominal nos dois lados do abdomem, tenho 16 anos e malho a 4 meses e estou obtendo otimos resultados no termo de ganho de massa.Meu medico disse q terei q esperar ate uns 21 anos pra operar pois tenho q por a “telinha” e se eu por agora ela nao vai ceder o crescimento.Tenho algumas duvidas..vou ter q fazer apenas uma sirurgia geral ou operar primeiro um lado depois o outro?E depois de me recuperar eu vou poder malhar normalmente como estou malhando? muito obrigado!!!

  25. 25 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 08:52

    Higor, em relação à sua cirurgia, ela será realizada bilateralmente, e com volta à prática de atividades físicas após a recuperação completa. Quanto à idade para a cirurgia e colocação da tela, se você já estiver apresentando um crescimento lento após a puberdade e a expectativa de aumento de altura não seja grande, não haverá problemas em realizar a cirurgia no momento.

  26. 26 HIGOR
    04.04.2010 às 11:49

    Agradeço a sua paciencia….Mas tenho uma duvida…se apos minha recuperaçao eu voltar a malhar e comoçar a ” crescer ” no sentido muscular, essa tela pode delatar-se ou sem problemas?

  27. 27 Dr. Fernando Valério
    04.04.2010 às 12:33

    Higor, em geral a tela apresenta uma retração do seu tamanho com o passar do tempo, e por isso ela já deve ser colocada com certa frouxidão. Por esta razão, o crescimento da sua massa muscular não deverá causar transtornos no futuro.

  28. 28 Lucimar
    04.04.2010 às 16:45

    Boa tarde, Dr. Fernando.

    Apresento um quadro de hérnia inguinal do lado direito, há poucos dias, mas quando fico algum tempo de pé costuma doer, inclusive nas costas do mesmo lado, como se fosse próximo ao rim, ao mesmo tempo em que dói a própria região da hérnia. Isso é normal?
    O sr. recomenda, no caso de tais sintomas, que a cirurgia seja realizada rapidamente? Qual o especialista a ser procurado, o gastro?

    Abraços.

  29. 29 Dr. Fernando Valério
    05.04.2010 às 15:32

    Lucimar, as hérnias inguinais só serão resolvidas após a realização de procedimento cirúrgico, que atualmente consiste em colocação de tela. Desta forma, é importante que você procure um Cirurgião Geral. Quanto aos seus sintomas, as hérnias inguinais não costumam causar desconforto em região lombar, e sim na parede anterior do abdome, além do abaulamente é claro.

  30. 30 HIGOR
    07.04.2010 às 00:54

    Doutor…sei q esse site nao eh para esse tipo de pergunta mais gostaria de faze-la msm assim…Qual sera os prejuisos e os beneficios se eu tomar o famoso suplemento pre-hormonal “ZMA”? sendo q ele aumenta o nivel de testosterona no corpo? pode me causar danos futuros?obrigado!!!

  31. 31 Edilson Madeira
    07.04.2010 às 08:02

    Boa Tarde Dr, sou de Moçambique, sou Judoka Profissional, fui operado a Hernia enguinal esquerda, ja fiquei 3 meses sem actividades fisicas gostava de saber se ja posso voltar as actividades fisicas incluindo leventamento de pesos e treino normal. e se ja posso fazer sexo?

    Abraco

  32. 32 Dr. Fernando Valério
    07.04.2010 às 10:03

    Edilson, a princípio após três meses de cirurgia você já deveria estar apto a desenvolver qualquer atividade física, mesmo que de forma profissional ou relação sexual. Mas lembro a você que a liberação para qualquer atividade deve ser dada pelo cirurgião responsável pelo seu caso.

  33. 33 Dr. Fernando Valério
    07.04.2010 às 10:05

    Higor, por razões éticas não comento ou prescrevo qualquer medicamento através deste espaço. Caso você realmente queira fazer uso deste suplemento, você deverá ter acompanhamento médico.

  34. 34 Martin
    12.04.2010 às 19:00

    Dr. Fernando, um amigo que fez a cirurgia da hérnia inguinal disse que o médico deve ficar atento porque existem dois tipos de hérnia que deverão ser resolvidos na mesma cirurgia: a hérnia de 1º e 2º graus, do mesmo lado. Ele disse que quando fez a cirurgia pela 1ª vez, o médico não viu isso e ele teve que fazer a segunda, para correção. A 2ª cirurgia foi bem mais complicada.
    Procede essa informação?

    Abraço.

  35. 35 Dr. Fernando Valério
    13.04.2010 às 14:43

    Martin, existem dois tipos de hérnias inguinais, a indireta (congênita) e a direta (adquirida). Ambas as cirurgias são realizadas atualmente com a colocação de tela, e obviamente é importante que sejam identificadas durante o procedimento cirúrgico.

  36. 36 Lucimar
    16.04.2010 às 12:16

    Dr. Fernando,

    É essencial tomar o antibiótico após a cirurgia da hérnia inguinal, ainda que tenha sido bem sucedida? Ou a análise é caso-a-caso? Quanto tempo de tomada?

    No meu caso, tenho certa intolerância a doses fortes (ex: 6/6 hs), porque me causam dores no estômago. O que fazer nesses casos, aumentar a dose de proteção ao estômago (Omeprazol 2xdia)?

    Abraço.

  37. 37 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 09:12

    Lucimar, em relação a antibióticos para tratamento de hérnia inguinal, como esta é uma cirurgia considerada limpa e sem contaminação, recomenda-se o uso de antibiotico profilaxia, ou seja, o remédio é dado antes da realização do procedimento ou logo no seu início. A critério, quando isto é feito de maneira rigorosa, não há necessidade de manutenção da antibioticoterapia. No entanto, como utiliza-se uma tela (corpo estranho) para a correção da hérnia, alguns médicos preferem manter a medicação.
    Quanto a efeitos colaterais do antibiótico, prefiro que você discuta este assunto com o médico que prescreveu a medicação.

  38. 38 fernando fernandes
    21.04.2010 às 23:11

    óla dr.fernando,já fis a cirugia de hérnia inguinal,e também já retonei com o médico ele me deu 60 dias so que eu esqueci de perguntar a ele se os 60 dias conta do dia que eu me óperei,obs;a óperação foi dia 03/03.

  39. 39 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 09:14

    Fernando, os seus 60 dias provavelmente se iniciam no dia em que o procedimento foi realizado.

  40. 40 luciano gomes
    25.04.2010 às 22:32

    dr acabei de descobrir que tenho hernia inguinal,gostaria de saber se tenho que operar urgente, ou posso esperar um pouco. Pois tenho uma prova fisica muito forte para fazer, daqui a dois meses, por quanto tempo posso fazer esforço fisico antes de operar.Desde ja agradeço.

  41. 41 Dr. Fernando Valério
    26.04.2010 às 10:14

    Luciano, as hérnias inguinais sempre correm o risco de encarceramento e estrangulamento do seu conteúdo, ainda mais quando o paciente é submetido a grande esforço físico. Desta forma, o recomendado é que antes de se praticar tais atividades físicas, os pacientes sejam submetidos a tratamento cirúrgico. O retorno às atividades habituais se inicia com 15 dias de pós-operatório, enquanto as atividades físicas leves começam com 30 dias. No caso de esportes ou atividades mais intensas, o ideal seria aguardar por 60 dias até o retorno definitivo.

  42. 42 Paulo
    26.04.2010 às 19:51

    Dr. Fernando, fui submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal (indireta) do lado direito. Alguns dias após, notei que o meu jato urinário encontra-se mais fraco, mas não tenho ido mais vezes ao banheiro. Notei também um pouco mais de ardor ao urinar, não muito significante, porém. Ao final da urina, saem uns pingos, às vezes volto a urinar mais um pouquinho. Meus exames de urina, ultrassom abdominal e tomografia (todos feitos recentemente) deram normais para a próstata.

    Enfim, fiz a cirurgia há 12 dias. O local da cirurgia está bom, cicatrizando normalmente.
    Pergunta: É possível que a cirurgia da hérnia tenha afetado, temporariamente, minhas funções urinárias ou mesmo a próstata? Isso é possível? Tem retorno?

    Abraço.

  43. 43 Dr. Fernando Valério
    27.04.2010 às 10:46

    Paulo, a correção de hérnia inguinal não afeta a inervação da região da bexiga. No entanto, pode haver alguma alteração no funcionamento da bexiga decorrente de anestesia. Desta forma, comunique ao médico que lhe operou o que está ocorrendo.

  44. 44 Luiz Gustavo
    29.04.2010 às 20:14

    Dr. Fernando, boa noite.
    Voltei a praticar esportes, depois de 10 anos, especificamente jiu-jitsu, estou com 38 anos de idade. Acontece que sempre senti um caroço do lado esquerdo da virilha, só que agora começou a inchar, e às vezes está maior ou menor, fiz uma consulta no clínico geral, e ele identificou como hérnia inguinal, e não me recomendou a cirurgia e me falou para continuar normalmente com minhas atividades tanto esportivas quanto profissionais. Gostaria de saber se isso é viável ou estarei correndo algum risco por conta disso, o que seria mais aconselhável no meu caso, Dr. Fernando? Muito obrigado.

  45. 45 Dr. Fernando Valério
    30.04.2010 às 10:23

    Luiz Gustavo, a hérnia inguinal decorre de um defeito na anatomia da região inguinal e que deve ser corrigido cirurgicamente. No seu caso em especial, como pratica esporte que necessita de força abdominal, os riscos de encarceramento e estrangulamento do conteúdo herniário aumentam, e por isso a indicação ainda mais precisa de cirurgia.

  46. 46 Luiz Gustavo
    01.05.2010 às 17:56

    Obrigado, DR. Fernando, mas, enquanto não fizer a cirurgia para a correção da região inguinal, eu posso fazer minhas atividades normalmente.

    Abraço,

  47. 47 Dr. Fernando Valério
    05.05.2010 às 10:34

    Luiz Gustavo, enquanto você não realiza o procedimento cirúrgico para a correção da sua hérnia, seria interessante não realizar exercícios abdominais e ou que aumentem a pressão intrabdominal.

  48. 48 CARLINHOS
    13.05.2010 às 17:53

    Dr, eu fiz uma cirurgia de hernia umbilical com quantos dias devo voltar a fazer sexo?

  49. 49 IVAN
    15.05.2010 às 15:19

    Dr. Fernando,
    Operei de Hernia inguinal ha 15 dias, gostaria de saber quando posso voltar a dirigir, jogar bola e fazer amor, tenho 42 anos e ficarei grato pela orientacao.

  50. 50 IVAN-PG
    17.05.2010 às 17:04

    Dr. Fernando,
    E normal sentir um desconforto na virilha do lado que operou de hernia, ja fez 17 dias, que operei. ficarei grato pela orientacao.

  51. 51 Dr. Fernando Valério
    18.05.2010 às 10:42

    Ivan, como você foi operado há poucos dias, sentir desconforto na região é mais do que esperado. De qualquer forma, qualquer dúvida em seu recuperação deve ser discutida com o médico responsável pelo seu caso.

  52. 52 Dr. Fernando Valério
    18.05.2010 às 10:46

    Ivan, qualquer orientação sobre retorno às atividades habituais após a cirurgia para correção de hérnia deve ser dada pelo cirurgião responsável pelo procedimento. Qualquer comentário meu caracterizaria atitude antiética.

  53. 53 Dr. Fernando Valério
    19.05.2010 às 10:46

    Carlinhos, orientações sobre o tempo de recuperação e retorno às atividades habituais sempre devem ser dadas pelo médico responsável pelo procedimento. Espero que você esteja evoluindo bem do procedimento realizado.

  54. 54 Felipe
    01.06.2010 às 17:23

    Dr. Fernando;

    Primeiramente parabens pelo site, minha duvida é simples
    Quando tinha 14 anos fiz uma operação de hérnia iguinal indireta, na época praticava judo, e me lembro bem que o médico responsavel pela cirurgia afirmou que nunca mais eu poderia praticar tal atividade, devido ao grande esforço abdominal.
    Tenho 28 anos e faço musculação a 3 anos, e jiu jitsu a 2 meses, nunca senti mais nada, e gostaria muito de voltar a praticar judo, gostaria de saber se eu voltar a praticar judo; corro o risco de ter´hérnia iguinal novamente?

  55. 55 Luís Paulo
    02.06.2010 às 23:20

    Dr. Fernando,
    Tenho 48 anos, sou praticante de futebol. No início do mês de julho do ano passado, já há alguns meses fazendo um trabalho forte de condicionamento físico, participei com muita intensidade de uma partida final de turno de um campeonato do clube que frequento. Dois dias depois, durante um treino, mais específicamente de chutes a gol, passei a sentir uma dor na bolsa escrotal, com predomínio no lado esquerdo. Essa dor me acompanhou até o final do ano, aliás até a última partida do campeonato, em novembro. Nesse meio tempo, fiz todo tipo de fisioterapia, fiz acupuntura, enfim busquei toda forma de me tratar, e nada. Desisti. Fiquei parado por meses. Voltei a fazer um trabalho com aumento gradual de carga, já visando ao campeonato desse ano. Quando estava terminando a sexta semana, sem nenhuma falta, e já com com um trabalho mais forte de corrida, musculação, colchão etc, eis que voltou a dor exatamente igual a do ano passado. Isso faz quase duas semanas, e a dor persiste. Naquele ano, fui ao traumatologista, ao urologista, fiz ressonância, ultrassom etc e nada de dianosticar. Agora nesse segunda vez, além de ir aos médicos (ainda sem o dianóstico) passei a buscar informações na internet. Nunca tinha ouvido falar em “hérnia do esporte”. Será que é isso que eu tenho?
    Desde já agradeço a sua atenção.

  56. 56 Dr. Fernando Valério
    03.06.2010 às 14:16

    Luís Paulo, como os seus exames da região inguinal estão normais, a possibilidade de hérnia do esporte não pode ser excluída. Discuta este diagnóstico com o seu médico. Lembro a você que o tratamento inicial consiste em repouso e fisioterapia. Em alguns casos, existe uma hérnia não evidente, e estes pacientes se beneficiam com o tratamento cirúrgico.

  57. 57 Dr. Fernando Valério
    03.06.2010 às 14:53

    Felipe, se o reparo cirúrgico realizado em você respeitou as técnicas corretas e se você não tem qualquer queixa, poderá voltar a praticar o judô. Sinceramente, o próprio Jiu-Jitsu que você realiza atualmente tem o mesmo impacto na região operada que o judô.

  58. 58 Fábio
    11.06.2010 às 08:40

    Dr. Fernando,
    Tenho 40 anos, tenho sentido muita dor na virilha e na região do abdomen, fui ao médico e realizei exames que acusou “Hérnia incipiente (0,31cm) em região inguinal esquerda. A dra. informou que precisava operar, só que ela saiu do hospital, fui a outro médico e constatou hérnia inguinal, só que o hospital que ele operava não aceitava o convênio, procurei outro médico(cirurgião), esse informou que não estava localizando hérnia, que hérnia geralmente estuva ou desce, que o laudo informava que a hérnia era pequena, passou antiflamatório após o uso a dor foltou no primeiro movimento brusco, ele me indicou um ortopedista para vê se era dor no pubis, fui no ortopedista fiz os exames, ressonância ( resultado: O aspecto é compativel com sinfisite púbica/reaçãode stresse). Estou fazendo fisioterapia e nada a dor continua, após ler seu artigo sobre Hérnia do Esporte estou quase convicto que estou com hernia do esporte pois praticava muito futebol. Qual sua opnião?

  59. 59 Dr. Fernando Valério
    14.06.2010 às 11:03

    Fábio, a hipótese de hérnia de esporte é muito boa para o seu caso. Mas lembro a você que algumas vezes os pacientes com hérnia do esporte realmente apresentam hérnias inguinais e que se beneficiam com o tratamento cirúrgico, principalmente quando não há melhora do quadro com fisioterapia e repouso.

  60. 60 cinthya flegner
    22.06.2010 às 11:38

    ola boa tarde drº,gostaria de saber se depois de realizada a cirurgia de hernia paraumbilical eu poderia voltar a treinar jiu-ji-tsu normalmente ou se isso poderia ocasionar algum probleme na “tela”.agradeço desde ja .

  61. 61 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 09:39

    Cinthya Flegner, desde que você obedeça o tempo de cicatrização para esta cirurgia e tenha a liberação por parte do médico que realizou o procedimento, não haverá restrições na prática de atividades físicas.

  62. 62 Deise
    26.06.2010 às 16:41

    Doutor eu gostaria de saber se quem tem hernia humbilical pode ter relação sexual anal?? aguardo resposta pelo meu email

  63. 63 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:22

    Deise, não há relação entre o quadro de hérnia umbilical e a prática sexual. No entanto, a hérnia abdominal pode apresentar sintomas com o aumento da contração abdominal.

  64. 64 rodrigo
    30.06.2010 às 02:43

    Bom dia dr fernando . fiz uma cirurgia da ernia na virilha do lado esquerdo . mais acho que o medico coloco uma tela nos ovos . do lado esquerdo um negoçio duro! . e nao consigo senti minha bola do lado esquerd o. so da direito que fica caido . isso eh normal ser ? pois do lado esquerdo tem um negoçio duro , gostaria de saber oq é . ou acha melhor eu ir no meu medico ?

  65. 65 Dr. Fernando Valério
    30.06.2010 às 10:34

    Rodrigo, como você está apresentando a perda da sensibilidade em testículo e endurecimento da região, recomendo que você procure ser reavaliado pelo seu cirurgião.

  66. 66 Luiz Carlos
    01.07.2010 às 02:12

    Dr.fiz uma cirurgia de hernia inguinal bilateral direta,uma com orificio de 8 mm e outra com 15mm,em nem uma das duas o médici colocou tela,gostaria de saber se é normal optar por este procedimento?
    grato pela sua ateção.
    abçs

  67. 67 Luiz Carlos
    01.07.2010 às 02:16

    Dr esqueci de perguntar,por não ter colocado a tela o risco das hernias voltarem é maior?

  68. 68 rodrigo
    01.07.2010 às 02:53

    OBrigado dr . mais uma pergunta . depois da cirurgia quanto tempo eu tenho que fica sem faze amor . ou sem me mastubar ? faz 14 dias ja mais eu me masturbo de vez em quando ja que eu não posso fazer amor . tem algum problema ?

  69. 69 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 10:00

    Luiz Carlos, atualmente há uma tendência a se usar uma tela na correção das hérnias inguinais, visto que a tela mantém a região sem tensão, e que por isto mesmo, diminui as chances de recidiva (retorno) da doença, além de propiciar uma recuperação e retorno às atividades mais rápido.

  70. 70 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 10:02

    Rodrigo, retorno às atividades físicas é uma orientação que deve ser sempre dada pelo médico que realizou o procedimento.

  71. 71 cinthya flegner
    03.07.2010 às 12:55

    ola drº,muito obrigada por me responder.e mais uma pergunta caso eu engravide tem alguma restrição?!

  72. 72 Dr. Fernando Valério
    04.07.2010 às 09:20

    Cinthya, em pacientes com hérnias o aumento da pressão abdominal por gerar um maior risco de encarceramento do conteúdo herniário. Desta forma, o seu médico deve avaliar se não é prudente realizar a cirurgia antes de você engravidar.

  73. 73 Rogério
    14.07.2010 às 17:11

    Olá Doutor…
    Fiz a cirurgia de hénia inguinal em abril…
    Era grande… Então colocou rede…
    Agora quero saber posso fazer esforço fisico normalmente, como academia…
    obrigado.

  74. 74 Ricardo
    14.07.2010 às 21:15

    DR. costumo sempre jogar futebol e correr umas 3 vezes por semana pelo menos, na ultima semana , acho q forcei mt joguei mt futebol em dias seguidos. E num movimento brusco senti uma dor na virilha esquerda, mas continuei jogando. quando fui jogar denovo depois de 2 dias comecei a sentir fisgadas na virilha, que ja continuam há 4 dias. será que é grave? nunca tinha sentido dores assim antes tenho 24 anos sempre joguei futebol.

  75. 75 Ricardo
    14.07.2010 às 21:17

    pode ser hernia? ou apenas um estiramento dos adutores por execesso de esforço ou na quele movimento brusco???

  76. 76 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 21:36

    Rogério, após a colocação da tela para a correção da hérnia inguinal você já poderia realizar exercícios sim. De qualquer forma, é importante que você tenha a liberação do médico responsável pela sua cirurgia.

  77. 77 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 21:37

    Ricardo, os seus sintomas podem decorrer de um problema muscular ou de uma hérnia. Desta forma, aguarde alguns dias em repouso para observar se há melhora do quadro. Caso contrário, procure um Cirurgião Geral para avaliá-lo.

  78. 78 Yuri
    18.07.2010 às 16:19

    Quando estou com minha namorada e fico bastante excitado, a um enxaço nos testiculos, e começa a doer bastante, oq seria? pq so quando estou com ela ? e eu faço academia, se for hernie posso voltar pra academia dps ?

  79. 79 Dr. Fernando Valério
    20.07.2010 às 09:20

    Yuri, um quadro de hérnia é até possível, mas acredito que o seu quadro tenha mais a ver com algum problema urológico. Sendo assim, recomendo que você procure um Urologista. Sendo hérnia, você será submetido a tratamento cirúrgico, e após o período de cicatrização, poderá praticar exercícios físicos normalmente.

  80. 80 claudio
    26.07.2010 às 00:45

    DR eu tenho uma hernia no umbigo que ja deformou o mesmo e lendo sobre a hernia do esporte acredito que tenha tambem pois toda vez que pratico futebol sinto uma dor na virilia ou algum movimento brusco com a perna isso ja faz mais ou menos um ano entao pergunto em uma unica cirurgia eu resolvo os dois problemas e se e normal doer a hernia do umbigo e se a hernia pode aumentar o tamanho da barriga e qual e o sintomas do estrangulamento obrigado

  81. 81 Dr. Fernando Valério
    26.07.2010 às 09:12

    Caudio, caso você apresente as hérnias umbilical e inguinal, as cirurgias podem ser realizadas de maneira concomitante. Quanto aos sintomas das hérnias, estes são abaulamento na região afetada e desconforto (principalmente aos esforços).

  82. 82 wagner lopes
    26.07.2010 às 14:08

    Dr. fernando valerio

    hoje ( dia 26/07/2010 ) fazem 10 dias que operei de uma
    hernia umbilical.
    a cirurgia foi a tradicional com corte e sutura por dentro e por fora.
    Foram dados 4 pontos por dentro e 3 por fora .
    Eu gosto de praticar esportes correr, pesos, etc.
    No seu entendimento, ( eu sei que isso é muito relativo ),
    qual o tempo medio que eu poderia voltar a praticar atividade fisica.
    Por favor o sr. pode responder-me

  83. 83 Dr. Fernando Valério
    26.07.2010 às 23:46

    Wagner, como desconheço o tamanho do seu defeito herniário e da técnica cirúrgica utilizada, peço que você entre em contato com o cirurgião responsável pelo seu caso para uma orientação sobre tempo de convalescença da cirurgia.

  84. 84 luz
    07.08.2010 às 01:30

    Boa noite tenho uma duvida, meu marido fez uma cirurgia de hernia inguinal do lado direito e colocou uma tela,sua cirurgia foi grande levou 08 pontos, foi feita dia 20/7/10 e ja retirou os pontos quero saber se pode fazer sexo normalmente. obrigada

  85. 85 Raquel
    10.08.2010 às 17:47

    Boa tarde!
    Tenho 37 anos. Eu fiz uma cirurgia bariátrica por laparoscopia há 6 anos, emagreci muto e voltei agora ao meu peso anterior após minha gravidez. Há três anos tive um bebê por cesária. Depois de alguns meses da minha cirurgia bariátrica deixei de ir ao médico ou fazer exames. Há umas semanas apareceu uma hénia no meu umbigo, ela não está totalmente exposta mas a sinto quando pressiono. Meu abdomem cresceu muito, sinto dor na relação sexual e agora a hérnia que não pára de doer. Seria obrigatório um procedimento cirúrgico? A hérnia pode ter relação com a cirurgia bariátrica? Se eu tiver que operar tem que ser feito com urgencia? Posso continuar tendo relação normalmente? Obrigada!

    OBs: Sempre pratiquei esportes, desde os 7 anos, inclusive jiu-jitsu durante 5 anos, academia, basquete, voley, natação, ballet, handebol, etc. Parei há uns oito anos com o último (academia) pq engordei muito e já não tinha ânimo.

  86. 86 Dr. Fernando Valério
    11.08.2010 às 10:50

    Raquel, o quadro de hérnia umbilical deve ser tratada cirurgicamente, corrigindo-se assim o defeito na parede abdominal. Como você já apresenta limitações e desconforto em decorrência da hérnia, não vejo porque postergar muito o seu tratamento.

  87. 87 Dr. Fernando Valério
    14.08.2010 às 20:46

    Luz, qualquer orientação em relação a cuidados pós-operatórios deve ser dada pelo médico responsável pelo procedimento.

  88. 88 Helder
    14.08.2010 às 22:48

    Dr. Fernando ,
    eu tenho um abaulamento na região inguinal e um pequeno inchaço acima do testiculo esquerdo, mas aí é que está, tanto o abaulamento quanto o inchaço são pequenos e não sinto dor mas fico preocupado, então minha duvida é, eu posso ter hernia do esporte e não sentir dor? porque eu fasso bastante atividade fisica e lendo o seu artigo acima sobre hernia do esporte eu meio que me identifiquei. Procurei um medico e ele me pediu para tirar um raio x da lombar mas no fim das contas não deu em nada, eu não tinha nenhum desvio de coluna…
    e aproveitando a deixa, toda hernia decorre de uma lesão na coluna?

  89. 89 Dr. Fernando Valério
    15.08.2010 às 11:42

    Helder, o quadro de hérnia de esporte se caracteriza apenas por dor na região inguinal, e na verdade não é uma hérnia verdadeira. Caso você sinta que está com abaulamento na região inguino-escrotal, as chances de você estar apresentando uma hérnia inguinal é maior. Procure um Cirurgião Geral para avaliá-lo.

  90. 90 alex
    23.08.2010 às 18:29

    Boa tarde.
    Meu nomeu é Alex, tenho 26 anos.
    Gostaria de saber quanto tempo em geral um paciente operado de hérnia inguinal, técnica tradicional , unilateral… sem nenhuma complicação. Se tem um tempo normalmente ultilizado para retornar as atividades de musculação.
    Vou procurar meu cicurgiao para fazera avaliação com ele, mas o perito do INSS me liberou depois de 6 semanas dizendo que eu poderia voltar as atividades normais no trabalho, sendo que faço bastante força no meu emprego.

    Agradeço desde já.

  91. 91 Dr. Fernando Valério
    25.08.2010 às 00:05

    Caro Alex, se a sua cirurgia consistiu na colocação de uma tela, o retorno às atividades profissionais pode realmente ocorrer após o período determinado pelo perito, ainda mais se o seu pós-operatório foi tranquilo e sem complicações.

  92. 92 wildson
    27.08.2010 às 17:38

    doutor a 7 anos tenho uma ernia inguinal no lado direito mais nunca fiz cirurgia e ela ja esta um pouco grande voce acha que quando eu for fazer vou corres algum risco ??

  93. 93 Ciro D'Angelo
    29.08.2010 às 09:28

    Bom Dia

    Meu nome é Ciro tenho 50 anos, fui submetido a cirurgia de hérnia inguinal unilateral com a TÉCNICA DE LICHTENSTEIN.
    O médico cirurgião me liberou para retorno as atividades físicas (musculação) com 60 dias após o ato,eu retornei com 105 dias.Com 1 semana de treinos leves as dores voltaram.
    Prezado Dr Fernando apreciaria sua orientação.

    Grato

    Ciro

  94. 94 Dr. Fernando Valério
    29.08.2010 às 18:43

    Wildson, a hérnia inguinal deve ser tratada, visto que você fica exposto ao risco de estrangulamento desta hérnia caso não seja operado. Como ela vem aumentando de volume, mais um motivo para você programar este procedimento.

  95. 95 Dr. Fernando Valério
    29.08.2010 às 18:56

    Ciro D’Angelo, agradeço o seu comentário em meu blog, mas por razões éticas recomendo que você discuta o seu pós-operatório com o médico que lhe operou. De qualquer forma, saiba que a tela utilizada costuma regredir em seu tamanho original em torno de 20%, o que causa um desconforto temporário na região. Além disso, observe o tipo de atividade física que vem realizando, já que durante o período de repouso pode ter havido uma atrofia da musculatura da região.

  96. 96 thiago james
    01.09.2010 às 14:51

    doutor, a principio sentia um desconforto ao lado da virilhia esquerda, e agora sinto também no meu testiculo esquerdo? pode ser uma hernia será?

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    01.09.2010 às 23:45

    Thiago James, a possibilidade de você estar apresentando uma hérnia inguino-escrotal existe. Por isso, recomendo que você procure um Cirurgião Geral.

  98. 98 Daniely
    08.09.2010 às 15:34

    Dr. Boa tarde!
    Por favopr me tire uma dúvida.
    Meu marido a um mes atras sentiu dores mto fortes no abdomem. fomos ao hospital ele foi medicado como tratamento de cólica renal. fez o ultrassom e exame de urina e não constou calculos.
    Porem essa dor passou… e agora ele teve uma pequena infecção de urina, sem sentir dores, e está com testiculo dolorido.
    Foi marcado um exame de ultrassom inguinal.
    Gostaria de saber se esses sintomas podem ser de heria inguinal,ou se pode ser alguma outra enfermidade.
    Estou mto preocupada com ele.
    Aguardo resposta.
    Muito obrigada!!

  99. 99 Dr. Fernando Valério
    08.09.2010 às 15:59

    Daniely, a hérnia inguinal pode causar desconforto na região inguino-escrotal, mas não de intensidade tão forte quanto relatado por você, ainda mais em região abdominal. Por isso, recomendo que a investigação diagnóstica continue.

  100. 100 junior
    09.09.2010 às 18:09

    boa tarde! DR: EU fiz a serugia de herne hoje esta com 14 dias , tirei os pontos com 10 dias , e minha recuperação esta sendo otima , o serugião mim disse que com 60 dias eu podeira voltar a frenquentar á academia , e ele mim disse que num tinha problemas algum. E eu estou com essa duvida esse herne pode voltar? EU estou querendo fazer o concurso da PM , gostaria de saber se porque eu ja tive herne tem algum problema? Desde ja agradeço .

  101. 101 Dr. Fernando Valério
    10.09.2010 às 10:36

    Junior, por razões éticas eu não posso lhe orientar sobre o seu pós-operatório. Procure o seu médico para receber estas orientações.

  102. 102 carlos
    15.09.2010 às 20:44

    Dr, e qto a hernia umbilical, como e a recuperação?? vou operar opcionalmente, nunca tive problemas com “ela” apesar de te la.

  103. 103 Dr. Fernando Valério
    15.09.2010 às 23:25

    Carlos, na cirurgia de hérnia umbilical o defeito da parede abdominal desta região é corrigido. A recuperação depende muito do tamanho do defeito e do porte cirúrgico.

  104. 104 Rodrigo
    27.09.2010 às 01:22

    Caro Dr. Fernando,

    Tenho 42 anos, meu médico dectou três hérnias, duas de cada lado, e uma umbilical. Sou praticante de Karatê e musculação, 4 x na semana. Após a cirurgia poderei voltar a treinar normalmente e sem problemas futuros? Obrigado.

  105. 105 Dr. Fernando Valério
    27.09.2010 às 12:33

    Rodrigo, após os procedimentos e período de cicatrização você poderá retornar às suas atividades esportivas. Mas lembre-se de respeitar com rigor o período de afastamento.

  106. 106 Jeferson
    04.10.2010 às 19:32

    Caro Dr. Fernando,

    Realizei uma cirurgia de hérnia ingnal hà um ano. Não tive nenhum problema no meu pós-operatório e voltei a praticar minhas atividades físicas normalmente. Neste momento estou em treinamento para a minha primeira maratona, onde as distâncias do meu treinamento foram aumentadas. Sinto um desconforto na região abdominal, a impressão é de ser exatamente na região onde foi colocada a tela. Isso pode estar relacionada à cirurgia ? É normal um certo desconforto, mesmo tanto tempo depois, devido à cirurgia ? Muito Obrigado.

  107. 107 Dr. Fernando Valério
    04.10.2010 às 23:59

    Jeferson, toda cicatriz cirúrgica pode apresentar maior sensibilidade. Isto não significa que houve recidiva da hérnia, e pode representar apenas um maior desgaste muscular devido ao treinamento mais intenso.

  108. 108 Vidal Jr.
    05.10.2010 às 15:20

    Doutor,a um ano tenho uma dor q começa na região abdominal e que vai até o testiculo onde fica latejando!Essa dor começou logo após atividade fisica(futebol).Uma dor horrivel onde parece q o escroto vai estourar em movimentos como o chute na bola!De principio fui a um Urologista e nada foi constatado,depois a um ortopedista q falo que era pubalgia!Fiz tudo correto como fisio e fiquei 8 meses sem joga mas muitas vezes a dor aparecia tanto na região abdominal tanto nos testiculos!Enfim,não era pubalgia pois sem nehuma atividade fisica a dor aparecia.A pouco tempo fui no gastro achando q era do intestino(pois ele não funciona como antigamente após essas dores) fiz exame de video onde não apreceu nada no intestino também! Será q pode ser essa hérnia inguinal oculta? Qual exame q constata essa hérnia?Ja que em todos os exames clinicos não acuso nada! Em nenhum momento falaram dessa hérnia pra mim!sera que devo comenta com meu médico? Muito obrigado!!!

  109. 109 Marcio
    05.10.2010 às 15:42

    Dr. Valério, boa tarde !!!

    Eu operei uma hérnia inguinal esquerda a exatos 3 meses pelo método de videolaparoscopia. Nesta cirurgia foi colocada uma tela de prolene.
    Ocorre que passados 3 meses eu continuo sentindo algumas dores e há uma pequena saliencia na região operada. Em uma consulta, o médico que me operou disse não haver nada de mais e que essa saliencia se deve ao cordão espermático que esta por cima da tela….isso tem me causado uma preocupação, pq quando eu faço esforço a região incha mais e eu já havia operado o lado direito e nada disso ocorreu….o médico está certo ??? pode ser uma recidiva por uma cirurgia má realizada ???

    Grato,

  110. 110 Dr. Fernando Valério
    05.10.2010 às 23:28

    Vidal Jr., saiba que em alguns casos cirúrgicos se encontram hérnias inguinais que não haviam sido diagnosticadas clinicamente ou com exames de imagem. Portanto, acho que vale a pena discutir esta possibilidade com o seu médico.

  111. 111 Dr. Fernando Valério
    05.10.2010 às 23:32

    Marcio, como não participei da sua cirurgia e não o avaliei pessoalmente, não tenho como fazer qualquer comentário sobre a sua cirurgia. Por isso, caso você tenha dúvidas quanto à anatomia da região operada, discuta com o seu médico sobre a possibilidade de realizar um exame de imagem.

  112. 112 Luiz Gustavo
    11.10.2010 às 23:37

    DR. Fernando, boa noite.

    Embora, ainda não tenha retornado ao médico após minha cirurgia, exceto quando fui tirar os pontos, realizada há cerca de três meses, como o Márcio, também me queixo dos mesmos sintomas que ele, e um amigo que operou primeiro que eu, sente a mesma coisa também, portanto, acho que isso pode confortar um pouco vc Marcio, mas, como o DR. Fernando sugere solicite ao seu médico o exame de imagem, que só farei se piorar muito.

    Mas gostaria de saber do DR. Fernando, segundo o cirurgião que me operou, eu poderia voltar a fazer jiu-jitsu com 03 meses de cirurgia, o meu professor me pediu para voltar com seis meses, o senhor acha realmente necessário esse período mais longo,

    Muito obrigado e um abraço para todos.

    Luiz Gustavo

  113. 113 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 01:23

    Luiz Gustavo, com a colocação de tela no tratamento das hérnias inguinais, não se recomenda aguardar por um período de seis meses para retornar às atividades físicas mais fortes, mesmo algumas de alto impacto.

  114. 114 keila leal
    12.10.2010 às 21:18

    Dr. Fernando boa noite

    Meu esposo fez uma cirurgia de hernia inguinal do lado esquerdo a 2 anos atrás, a uns 6 meses atrás apareceu outra hernia do lado direito a 1º ele conseguiu fazer a cirurgia ainda estava pequena mas essa está bem grande as vezes junta com o saco escrotal e dessa vez ele se queixa de dor o que ñ acontecia na 1º estamos muito preocupado e gostariamos de saber qual o primeiro sintoma do estrangulamento? a proxima cirurgia está marcada para o dia 03-11-10 será que podemos esperar até lá? quais os riscos? o que provoca esse estrangulamento?

    obrigado .
    aguardo resposta

  115. 115 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 22:04

    Keila Leal, as hérnias inguinais realmente podem causar estrangulamento, mas não acho que isto esteja ocorrendo agora. Por isso, recomendo que até a cirurgia ele evite exercícios mais fortes e avise ao médico dele em caso de alteração mais severa.

  116. 116 Fabricio
    12.10.2010 às 23:45

    Boa noite,

    Doutor fiz cirurgia de hérnia iguinal a 5 dias. Hoje pela manhã ao tentar levantar da cama senti uma dor muito forte na virilha esquerda (lado operado) e principlamente no testículo esquerdo. Durante o dia cada vez que fazia algum movimento diferente na cama sentia esta fisgada. O que pode ter acontecido, alguma probabilidade de torção.

    Grato.

  117. 117 keila leal
    13.10.2010 às 11:11

    Muito obrigado dr. por responder a minha pergunta
    Que Deus lhe abençoe. abços.

  118. 118 anderson ap micadei
    13.10.2010 às 22:24

    operei da hernia trabalho em serviço pesado quanto tempo tenho que fazer repouso fazer exercicios naturalmente

  119. 119 Dr. Fernando Valério
    13.10.2010 às 23:49

    Fabricio, a cirurgia de correção de hérnia pode causar desconforto na região tratada. De qualquer forma, recomendo que você entre em contato com o médico responsável pelo seu caso e pela sua cirurgia.

  120. 120 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 00:10

    Anderson, em média se aguardam 30 dias para a realização deste tipo de atividade. De qualquer forma, você deverá entrar em contato com o seu médico para esta definição, já que ele sabe qual a técnica aplicada em seu caso.

  121. 121 NIVALDO TACIANO
    17.10.2010 às 01:25

    JÁ TIVE HÉRNIA inguinal com 3 anos E FUI LOGO OPERADO, ATÉ HOJE TENHO UMA CICATrIZ DE UNS TRÊS CENTÍMETROS. HOJE COM 29 ANOS FUI ATÉ A MÉDICA E ELA ME AFIRMOU QUE ESTOU COM HÉRNIA, POIS MEU ABDOMÉM, MESMO NO UMBIGO CRESCEU UM POUCO, DIAGNOSTICANDO UMA NOVA HÉRNIA, O PROBLEMA É QUE MALHO A 12 ANOS E ADORO.
    O GRAU DA HÉRNIA É INICIAL E VOU FAZER UM TRATAMENTO PARA ME RECUPERAR RÁPIDO, AGORA VEM A PERGUNTAR :

    TEM QUE SER FEITO CIRURGIA OU TEM OUTRO FORMA DE TRATAR ?
    DEPOIS DE UMA CIRURGIA EM QUANTO TEMPO POSSO CAMINHAR, SUBIR ESCADAS NORMALMENTE ?
    VOU PODER MALHAR E LEVANTAR PESO ?

    Enquanto tempo tenho em média de ficar em casa só relaxando e me recuperando em média ?

    Sei que independente de tudo,tenho que seguir a norma correta do médico que porventura faça o procedimento, mais não passa pela minha cabeça deixar de malhar.

  122. 122 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 23:24

    Nivaldo Taciano, as hérnias abdominais devem ser tratadas cirurgicamente. Quanto a recuperação e repouso, isto dependerá do tipo de hérnia, do tamanho do defeito abdominal, e da técnica utilizada.

  123. 123 juliano
    18.10.2010 às 16:12

    ola doutor estava jongando bola fui dar um chute e senti a dor na hora na virilia bem intensa e guando tusso doi muito e nao consigo levantar a perna o que devo faser doutor esto com medo por que a dor continua a 1 semana abrasos doutor,……

  124. 124 Dr. Fernando Valério
    18.10.2010 às 22:41

    Juliano, você deverá passar em consulta com um Ortopedista, já que provavelmente você apresentou uma distensão muscular.

  125. 125 Monteiro
    19.10.2010 às 22:32

    Olá,

    Ao pesquisar na internet algo sobre hérnia,encontrei este site bem expliativo.
    Meu amigo tem muito dor no umbigo.Os médicos alegam ser hérnia mas não podem operar pois não aparece no ultrasom.
    Gostaria de saber como resolver isto, sendo que ao menor esforço físico a dor é horrível.Sei que ele parou de fazer esporte por causa disto e está triste ,pois não se conforma.

    Att :Monteiro

  126. 126 Dr. Fernando Valério
    20.10.2010 às 10:43

    Monteiro, como o seu amigo apresenta quadro de dor umbilical, caso exista a suspeita de hérnia umbilical, uma pequena cirurgia exploradora pode ser realizada na região. No entanto, deve-se ter a certeza de que o quadro não é intraabdominal.

  127. 127 Karen Gomes
    22.10.2010 às 18:52

    Olá Dr. Valério, ontem foi diagnosticado em mim uma hérnia umbilical, ela está bem no começo, pois logo que senti a dor tratei de ir ao médico, mas com o “baque” que levei ao saber do diagnótico esqueci de perguntar quais atividades físicas que posso fazer, pois sempre fui adepta de atividades físicas regulares como musculação, body combat, entre outros…
    O médico disse que não recomenda cirúrgia pois sou nova (24 anos), e poderia ficar com uma cicatriz… gostaria que o Sr me desse algumas dicas de atividades físicas e de cuidados que tenho que tomar para que essa hérnia não evolua. Desde já agradeço! E parabéns pelo Blog!

  128. 128 Karen Gomes
    22.10.2010 às 19:07

    Ah Dr. gostaria de saber também se posso fazer drenagem linfática manual…

  129. 129 Dr. Fernando Valério
    23.10.2010 às 07:28

    Karen Gomes, se você costuma praticar exercícios com frequência e com intensidade alta, é interessante que você procure realizar a cirurgia sim, evitando qualquer risco de estrangulamento desta hérnia, além de lhe dar mais conforto e segurança para realizar as atividades. Quanto a drenagem linfática, ela deve ser feita com cautela na região abdominal.

  130. 130 d.boy
    25.10.2010 às 22:15

    tenho hernia mo testiculo posso fazer musculação, e impeder de eu fazer filhos, e não doi nada, trabalho normal pego peso normal e faço sexo tbm normal me esclareça

  131. 131 Dr. Fernando Valério
    25.10.2010 às 23:06

    D. Boy, o interessante para que você pegasse muito peso com tranquilidade e sem risco é que fosse submetido a tratamento cirúrgico. Em relação à infertilidade, não há relação.

  132. 132 Daniel
    26.10.2010 às 19:03

    Dr.

    Tenho 36 anos e fiz a cirurgia de hernia inguinal (tela) à nove anos, e a duas semanas, após jogar futebol senti dor aguda na região da cirurgia, porém não houve o aparecimento de volume como ocorria antes da cirurgia.
    Gostaria de saber como ocorre o processo de recidivação de uma hérnia com tela.
    Como é presa a tela e se pode descolar ou romper-se, ou pode ter havido apenas uma distenção no local, sem necessidade de nova intervenção? Pois a dor após repouso aliviou e não houve aparecimento de volume em momento algum.
    Se tiver recidivado os sintomas são idênticos, ou seja, se vou perceber volume qdo. a hérnia estiver evoluindo!?

  133. 133 Dr. Fernando Valério
    26.10.2010 às 23:01

    Daniel, é muito comum haver um problema muscular na região inguinal durante a realização de esportes de alto impacto, como o futebol. Além disso, a recidiva da herniorrafia com tela é muito rara. Faça repouso por alguns dias, e se os sintomas não apresentarem melhora, procure a ajuda de um Cirurgião Geral.

  134. 134 Teonildo
    27.10.2010 às 12:27

    Dr. Sou se moçambique, notei que tinha hernia a 4 anos atraz, e neste ano no dia 19 de Agosto fui operado, segundo o cirurgiao ela occorreu bem. Na verda ainda cinto umas dores na regiao inguinal, sera que a hernia voltou novamente.

  135. 135 Teonildo
    27.10.2010 às 12:33

    Dr. a hernia afecta tambem o sistema nervoso? digo isso porque quando eu tinha hernia notei que andava muito cansado psicologicamente e me criava fraqueza todu corpo. Por causa da hernia que tive no futuro posso ter problemas de fazer filhos? Agora estou com apenaz 24 anos.

  136. 136 Andre
    27.10.2010 às 13:22

    Parabéns pelo trabalho Dr. Fernando Valério.
    Para um homem a hérnia inguinal poderia provocar algum tipo de disfunção erétil não diretamente e/ou exclusivamente associada à dor?
    Antecipadamente agradeço a atenção e o tempo destinado a minha pergunta.

  137. 137 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:48

    Teonildo, saiba que a região operada pode ficar mais sensível após a realização do procedimento. Quanto às alterações de sistema nervoso, elas não são comumente associadas.

  138. 138 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:49

    Andre, a impotência sexual não é um sintoma comumente relatado pelos pacientes com quadro de hérnia inguinal.

  139. 139 Agostinho
    08.11.2010 às 21:28

    Dr. Fernando, se é colocada uma tela protetora, teoricamente o paciente passa a ter uma resistência maior à hérnia. Assim, teoricamente ele poderia fazer esportes intensos, não? Outra dúvida. Para alguém que pretende fazer musculação futuramente, qual o melhor tipo de cirurgia? E só mais outra dúvida: Quem já teve hérnia inguinal pode fazer abdominais? Agradeço se o Sr. puder responder a essas 3 perguntas, pois acho que muita gente também tem essas dúvias. Obrigado!

  140. 140 Dr. Fernando Valério
    08.11.2010 às 22:51

    Agostinho, a tela é sempre uma prótese e apesar de eficiente, não devemos tratá-la como uma “armadura” para exercícios forçados. A colocação da tela permitirá que você faça musculação no futuro. Além disso, após a cirurgia você poderá fazer abdominais.

  141. 141 Agostinho
    09.11.2010 às 16:06

    Muito obrigado pelas respostas, Dr. Fernando! Agora estou mais aliviado, pois, o problema de se ter uma hérnia, ao meu ver, não é nem tanto o fato de se ter que fazer uma cirurgia, mas as limitações que o paciente passa a ter em virtude da doença.

  142. 142 simone
    11.11.2010 às 05:10

    eu fiz uma cirurgia de hernia umbilical no dia 21 de outubro fazem exatos 21 dias hoje ok .o meu medico havia deichado um dreno no cantinho .onde tinha so os pontos ja esta totalmente cicatrizada mas onde estava o dreno esta demorando pra cicatrizar ta quase fechada ,mas as vezes ainda sai algumas secrecoes estas cecrecoes nao tem cheiro nem um e tambem eu nao tenho dores .mas eu gostaria de saber se e normal demorar um pouco mas pra cicatrizar ali no ocal que tava o dreno por nao ter tido ponto ali e se e normal sair as secrecoe que falei mas a cima .desde ja obrigada aguardo resposta .desde ja obrigada ass.simone de jaragua do sul sc

  143. 143 Dr. Fernando Valério
    11.11.2010 às 07:11

    Simone, saiba que se a manipulação da região operada é grande, há realmente o acúmulo de líquido na região. Quanto ao local do dreno que ainda elimina secreção, com a dimiuição da produção deste líquido, o orifício se fechará espontaneamente.

  144. 144 Joseildo Falcão
    12.11.2010 às 13:07

    Drº tenho hérnia inguinal bilateral, que esta nos testículos, vou aperar dia 16/11/10. Gostaria de saber se a hernia pode causar dor na parte interna da coxa, na região do músculo adutor.

  145. 145 Dr. Fernando Valério
    12.11.2010 às 14:23

    Joseildo Falcão, devido a irradiação do quadro doloroso, você pode sentir desconforto nas pernas sim, mas que felizmente estará tratado após a sua cirurgia. Boa recuperação.

  146. 146 César
    13.11.2010 às 20:55

    Olá Dr. Fernando. Foi constatada hérnia inguinal do lado direito, porém o médico disse que é bastante pequena e, que se fosse o filho dele ele (médico)não operaria. Aí fiquei na dúvida, contudo, tenho 33 anos e estou pedalando 3 vezes/semana, e quando forço, sinto pequenas dores que incomodam e restringem meu treinamento. O que faço? Estou pensando em fazer a cirurgia, independente do etágio inicial da hérnia. Afinal, ainda quero ser um atleta e com 33 anos ficar limitado desse jeito não dá.

  147. 147 Dr. Fernando Valério
    14.11.2010 às 08:21

    Cesar, há um ditado médico antigo que diz o seguite: “hérnia diagnosticada, hérnia operada”. No seu caso, como é atleta e ainda jovem, vale a pena ser submetido a tratamento cirúrgico para ter uma vida livre de restrições. Além disso, não é interessante aguardar que a hérnia se torne volumosa para ser submetido a tratamento cirúrgico.

  148. 148 César
    15.11.2010 às 00:36

    Muito obrigado Dr. Fernando!! Era isso que gostaria de ouvir, no entanto, tenho medo, já que nunca fiz nenhuma cirurgia na vida. Mas tudo bem, vamos em frente! Só mais uma pergunta: essa operação é considerada simples, ou é algo meio complexo? Muito obrigado!

  149. 149 Dr. Fernando Valério
    15.11.2010 às 08:59

    César, a cirurgia é simples, realizada com frequência. No entanto, todo procedimento deve ser realizado com excelência e jamais ser banalizado.

  150. 150 César
    15.11.2010 às 13:45

    Ok Dr. Fernando, mais uma vez, muito obrigado! Já estou procurando bons médicos para realizar a cirurgia.
    Parabéns pelo trabalho, pelo blog e pela disponibilidade. Sucesso sempre!

  151. 151 Dr. Fernando Valério
    15.11.2010 às 23:45

    César, sucesso em seu tratamento.

  152. 152 Diego
    18.11.2010 às 16:08

    olá
    desde já quero parabenizar a sua atenção dada aq nesse blog, profissionais como vc q o mundo precisa, q se preocupa em ajudar as pessoas tmb e não aqueles profissionais q só se preocupam em competir sua teorias científicas e dao a mínima para os outros.

    fiz a cirurgia hernia inguinal vao fazer 6 meses…jogo futebol pelas categorias de base, porém não voltei ainda porq ainda sinto dores..estou caminhando todo dia e vo começar a fazer natação numa academia perto de casa

    depois da cirurgia o lado esquerdo do meu escroto ( a cirurgia foi do lado esquerdo ) ficou maior em relação ao lado direito, acredito q não a ” bola ” do saco, mas o tecido desceu mais e qnd caminhoo meu penis contrai , o saco incha nos dois lados ( principalmente no direito ) e fica do msm tamanho os dois lados, qnd paro de andar é coisa de minutos e o lado direito volta pra dentro ( desincha ) o lado esquerdo desincha bem menos, e volta o normal com o lado esquerdo mais inchado, e o penis começa a descontrai e a ” aumentar de tamanho “.

    isso tem me assustado, além do local do corte da cirurgia ( abaixo do bigo pro lado esquerdo tmb ser inchado )

    espero ter entendido o q acontece, grato pela atenção e to no aguardo

  153. 153 Flavio josef
    18.11.2010 às 20:14

    Prezado Dr. Fernando valerio

    Fui operado de hernia inguinal, lado esquerdo no dia 04 de novembro, JÁ 14 DIAS, p/ colocação da tela de propileno.
    A cirurgia foi normal, e tive alta no dia seguinte.
    O que está me preocupando é:
    O LOCAL ESTÁ INCHADO , COMO SE TIVESSE POR BAIXO UM OVO GRANDE . ESSE INCHAçO NAO TEM REGRESSÃO ATÉ AGORA , MANTENDO – SE DA MESMA FORMA.

    Por favor , é normal esse inchaço permanecer inalteravel,,e por qto tempo?

    Agradeço a sua atenção
    obg
    Flavio

  154. 154 Dr. Fernando Valério
    18.11.2010 às 20:49

    Diego, eu compreendi os sintomas descritos por você. No entanto, este é o tipo de queixa que deve ser bem avaliada com um exame físico. Por isso, sugiro que você retorne ao seu cirurgião para uma avaliação. Se necessário, ele irá solicitar exames complementares.

  155. 155 Dr. Fernando Valério
    18.11.2010 às 20:58

    Flavio Josef, por razões éticas não posso comentar a evolução de pós-operatórios recentes de procedimentos realizados por outro médico. De qualquer forma, é comum o local ficar mais abaulado e endurecido do que a região ao redor.

  156. 156 Wilson
    18.11.2010 às 23:21

    Dr. Fernando, tenho um abaulamento no pubis, do lado esquerdo, que aparece quando estou andando, e em repouso, desaparece, não sinto dor nesse local….Um pouco a frente da virilha, apalpando sinto dor, no músculo adutor..Sou idoso, ando de bicicleta, todos os dias, e não sinto dor nenhuma….Pode ser um estiramento múscular, ou uma pubalgia ou uma hérnia iguinal…Tirei o rim direito, mas o problema é do lado esquerdo… Obrigado, aguardo resposta.

  157. 157 Diego
    18.11.2010 às 23:33

    obrigado pela respota
    hj caminhei e meu escroto não incho.. tem dia q incha e tem dia q não incha, muito estranho…vou falar com meu cirurgião

    mas de qualquer forma é natural o escroto inchar um pouco e o pênis contrair ao fazermos algum exercício ? ou isso é novidade ?
    grato

  158. 158 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 07:51

    wilson, na verdade o quadro doloroso pode representar todas estas situaçãos. No entanto, os abaulamentos são mais comuns nas hérnias inguinais e femorais. Procure um cirurgião geral para avaliá-lo.

  159. 159 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 07:51

    Diego, é muito normal ter edema e até mesmo um hematoma na região do escroto após a cirurgia pra correção de hérnia.

  160. 160 wilso
    22.11.2010 às 16:10

    Dr.Valério, parabens pelo serviços prestados, através da internet…Estou agradecendo, pela sua atenção, a pergunta que fiz em l8.ll.10. Vou procurar um cirurgião geral, como o Dr. recomendou….OBRIGADO.

  161. 161 Carlos
    26.11.2010 às 15:38

    Doutor, estava praticando Muay Thai ontem, e quando dei um chute frontal, senti uma fisgada na virilha, mesmo assim continuei treinando, e sempre quando eu dava um chute alto a virilha doia.. hoje, a dor está menos intensa, e quando eu jogava bola, a uns anos atrás, eu não podia forçar muito a perna esquerda que sentia uma fisgada (desconforto) na virilha… fiquei anos sem praticar esportes e quando volto com menos de 3 meses a virilha volta a doer (apenas quando forço a perna)… gostaria de saber se é distensão muscular ou se pode ser uma hérnia.. hoje estou colocando gelol pra aliviar… mas provavelmente em 2 ou 3 dias a dor some (das outras vezes foi assim) obrigado!!!

  162. 162 Marcos
    26.11.2010 às 17:25

    Dr. Fernando, tenho hérnia inguinal no lado esquerdo (bolinha ao lado do escroto). Gostaria de saber se o corte cirurgico é feito em cima da bolinha? Também se depois da cirurgia a bolinha desaparece ou se demora algum tempo para desaparecer? Muito Obrigado. Marcos

  163. 163 Dr. Fernando Valério
    26.11.2010 às 23:16

    Carlos, como houve um impacto forte na região, agudo, e não há abaulamento na região, acredito que um quadro de distensão muscular seja a melhor possibilidade. Caso o desconforto persista após alguns dias de repouso, sugiro que procure um Cirurgião Geral para avaliação.

  164. 164 Dr. Fernando Valério
    26.11.2010 às 23:20

    Marcos, a incisão é realizada na região inguinal, e obviamente o abaulamento decorrente da hérnia desaparece após o tratamento realizado.

  165. 165 Luiz
    29.11.2010 às 01:00

    Eu fiz cirugia de hernia inguinal direita tem ums 13 dias..
    Com quantos dias eu posso ter relaçoes sexuais ou me mastubar???
    eu esquecir de perguntar ao medico sobre isso,ja tirei os pontos externos,agora so tem os pontos internos…

  166. 166 Dr. Fernando Valério
    29.11.2010 às 16:03

    Luiz, por questões éticas não posso comentar ou conduzir pós-operatórios de pacientes tratados por outros profissionais. Esta dúvidas devem ser discutidas com o médico responsável pela sua cirurgia.

  167. 167 ana paula
    01.12.2010 às 00:06

    olá,estou começando a fazer um artigo e tenho me interessado sobre a hérnia umbilical em atletas de fisioculturismo,sou profissional de Ed. Física,e tem algo sobre esse tema para me ajudar?
    Achei muito bom esse blog no qual as dúvidas tem sido sanadas com rapidez e com respostas fundamentadas,vejo que estou me comunicando com um profissional sério.
    Se puder ajudar ficarei muito grata.

  168. 168 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 14:21

    Ana Paula, obviamente o aumento excessivo da pressão abdominal poderá gerar a formação de uma hérnia umbilical, epigástrica e inguinal, principalmente em pessoas que já tenha um fator predisponente para isto. Sugiro a você que faça uma pesquisa cruzando as palavras esporte e hérnia umbilical. No link abaixo, para exemplificar a pesquisa, há um estudo sobre hérnia umbilical e natação. Segue o link http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1596360/?tool=pubmed

  169. 169 César
    03.12.2010 às 10:13

    Olá Dr. Fernando. Já entrei em contato contigo anteriormente, e meu problema é hérnia inguinal do lado direito (estágio inicial). Ainda não operei, e ultimamente continuo pedalando forte (aproximados 30 Km dia), não sei o porquê, mas não estou sentindo mais dor. Antes, sentia dores na região da hérnia. Aí vem a pergunta:
    Será que por não estar sentindo dor na região da hérnia eu não precise mais operar??
    Estou fazendo abdominais que enrigecem essa região do corpo, isso pode ajudar a menimizar o problema da hérnia e, talvez nem operar?? Muito obrigado!

  170. 170 Dr. Fernando Valério
    03.12.2010 às 11:12

    César, a hérnia inguinal é uma doença cirúrgica, mesmo que você não se queixe tanto de dor. A hérnia é um problema mecânico e anatômico já instalado, e estar sem dor não significa necessariamente melhora do quadro.

  171. 171 ana paula
    03.12.2010 às 17:01

    muito obrigada!!!

  172. 172 João Paulo
    11.12.2010 às 15:26

    Ola Dr Fernado fiz uma ultrason é descobri que tenho hernia inguinal bilateral poren são muito pequenas uma de 7 mm do lado esquerdo e 13 mm do lado direito
    será q é hernia mesmo ?
    será que cirugia é a unica opção ?

  173. 173 Dr. Fernando Valério
    12.12.2010 às 08:45

    João Paulo, para se saber se você tem a hérnia, o seu médico deverá fazer uma correlação entre o achado da ultrassonografia e do exame físico e clínico realizado. Quanto ao tratamento, ele é sempre cirúrgico.

  174. 174 João Paulo
    12.12.2010 às 17:02

    Ola Dr Fernando se poder tirar mais uma duvida ficarei grato,
    então decidi ir ao medico por que eu sentia dor na virilha
    quando jogo bola, o clinico me examinou fisicamente e naum apareceu nem tipo de sintomas fisico como abolamento sentia apenas dor,ai foi pedido uma ultrason,leve pro meu cirugião
    constatou hernia inguinal bilateral uma de 7mm e 13mm.
    será q é uma herniação inguinal incipiente?
    nesse caso é complicado a cirurgia?

  175. 175 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 07:04

    João Paulo, as hérnias inguinais que você apresenta são iniciais e pequenas, e por isso você não percebe o abaulamento. Desta forma, você receberá a indicação de cirurgia, que é uma cirurgia a princípio tranquila, onde se coloca uma tela para reforçar a estrutura da parede do canal inguinal.

  176. 176 Roberto
    15.12.2010 às 19:49

    Dr., tenho um abaulamento na virilha esquerda que fica sumindo e voltando. Meu médico pediu um ultrassom que não constou nada. Pergunto se o senhor conhece alguma outra doença que deixa abaulamento na virilha, além de hérnia ?? Observação: já fiz cirurgia de hérnia inguinal a 4 meses.

  177. 177 João Paulo
    15.12.2010 às 23:16

    ola dr Fernado desculpa a busar
    mas depois que eu fizer essa cirugia as dores para ?
    seja vou poder jogar bola novamente?

  178. 178 NIVALDO TACIANO
    16.12.2010 às 17:17

    doutor tudo bem, fiz minha cirurgia de hérnia umbilical de 1,5 cm, já fiz ela e depois de 8 dias de cirurgia me sinto super bem, só faço descansar e relaxar, no início tinha uma dor leve no abdomem, agora é só leve, praticamente mais nada, a pergunta é a seguinte :

    SEMANA QUE VEM NO 15 DIA TIRO OS PONTOS DO UMBIGO E TÁ TUDO BEM SECO A CICATRIZAÇÃO, ENQUANTO TEMPO POSSO VOLTAR A FAZER SEXO DE LEVE, DEPOIS DESTES PONTOS JÁ POSSO VOLTAR AOS POUCOS ?

  179. 179 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:22

    Roberto, você pode estar tendo apenas uma sensação de abaulamento, mas que não corresponde a um defeito na parede abdominal. De qualquer forma, mais que a ultrassonografia, passar por um exame clínico com médico experiente nestes casos é fundamental. Não descarto em meus pacientes a possibilidade de hérnia apenas pelo achado ultrassonográfico.

  180. 180 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:23

    João Paulo, tudo correndo bem, você estará apto a praticar qualquer atividade física após o período de cicatrização.

  181. 181 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:50

    Nivaldo Taciano, agradeço o seu comentário, mas por razões éticas não posso orientar pós-operatórios recentes de procedimentos realizados por outros cirurgiões. Por isso, peço que você entre em contato com o seu médico.

  182. 182 Nivaldo Taciano
    23.12.2010 às 22:53

    Doutor antes de tudo, gostaria de desejar Feliz Natal e um Próspero Ano Novo e cheio de realizações.
    A dúvida que tenho é em relação aos equipamentos de musculação : tem algum equipamento para quem já teve hérnia inguinal a 29 anos atrás e bem recente de hérnia umbilical que dificilmente pode ser utilizado nas atividades físicas?
    17 dias depois da cirurgia de hérnia umbilical e ter retirado os pontos do umbigo, não ter precisado neste período ter tomado nenhum remédio para alguma dor no corpo e com a cicatrização do umbigo estando bem seca é sinal de que internamente está ocorrendo o mesmo ?
    Enfim, já tirei os pontos, meu repouso é bem grande, as vezes ando um pouco apenas isto, mais neste intervalo já marquei consultas com um médico na próxima segunda, para o próximo dia 7 de janeiro quando completo um mês de cirurgia para reavaliação da cirurgia e neste mesmo período já tenho agendado : nutricionista, endocrinologista e ortopedista, haja vista que comecei malhar aos 17 anos e preciso perder alguns quilos e para nivelar o corpo já estou agendando com especialistas para que nos próximos períodos possa reduzir o peso sem prejudicar alguma articulação, haja vista que o meu joelho esquerdo já teve uma hidroartrose e a chamada patela esquerda é meio frouxa.
    Para finalizar banho de piscina ou mar neste meu caso pode ser considerado indicado ou não,pois existe algum grau de infecção.
    DIANTE MÃO SUCESSO MAIS UMA VEZ E FÉ EM DEUS PARA QUE O SUCESSO EM 2011 SEJA BEM MAIOR DO QUE O ANO QUE SE ENCERRA e que o blog seja o mais valorizado do mercado brasileiro e completo em relação ao conteúdo.

  183. 183 Dr. Fernando Valério
    24.12.2010 às 10:22

    Nivaldo Taciano, em relação às atividades físicas, assim que o período de cicatrização se completar, você poderá retornar às atividades físicas. De qualquer forma, aguarde a consulta com o seu médico. Quanto ao banho de mar e piscina, não há qualquer problema, desde que a ferida cirúrgica esteja com bom aspecto.

  184. 184 João Paulo
    24.12.2010 às 13:54

    ola dr. Fernando a cirurgia q o hospital oferece é a Herniorrafia será q nesse cirurgia são aplicados as telas ?
    a cirurgia sem a aplicação das telas tbm é eficaz no meo caso?

  185. 185 Dr. Fernando Valério
    24.12.2010 às 17:42

    João Paulo, em geral a tela é colocada em cirurgias para tratamento de hérnias inguinais, já que os resultados e tempo de recuperção pós-cirúrgica são melhores.

  186. 186 Emanuel
    27.12.2010 às 01:19

    Doutor minha namorada é operada de hernia umbilical e fazendo um esforço sentiu um estalo,e mtas dores, 4 horas depois as dores já não eram mais tão fortes e ficaram leves… os pontos internos podem ter sido rompidos, ela precisa ser operada novamente com urgência?

    obrigado

  187. 187 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 09:57

    Emanuel, como ela foi operada de uma hérnia umbilical e sentiu desconforto na região, ela precisa na verdade passar em consulta médica com um cirurgião para avaliar se houve alguma alteração na região.

  188. 188 monica sabino
    02.01.2011 às 12:56

    ola doutor fernando meu marido a 15 dias realizou a cirugia de hernia inguinal e senti que ela esta sensivel e doloroza e sensaçao de anesteziada e normal sentir esses sintomas

  189. 189 MARCO ANTONIO
    02.01.2011 às 21:45

    OLA DOUTOR , SOFRI UMA ROTURA NO ADUTOR DA COXA DIREITA DE 2.7 CM EM JUNHO, FIZ ALGUMAS SESSOES DE FISIOTERAPIA E JA FOI SICATRIZADA, MAS SINTO UM INCOMODO MUITO GRANDE NA REGIAO INGUINAL DIREITA, E NAO CONSTATOU NENHUMA HERNIA COM A ULTRASSONOGRAFIA, POR FAVOR O QUE DEVO FAZER ? TOMAR ALGUM MEDICAMENTO , REPOUSO OU MEU CASO É CIRURGICO? OBRIGADO !

  190. 190 Dr. Fernando Valério
    03.01.2011 às 09:02

    Monica Sabino, a alteração da sensibilidade na região operada para a correção da hérnia inguinal é muito comum, e em geral, passageira. De qualquer maneira, é importante manter o cirurgião responsável pelo caso avisado sobre qualquer sintoma que vocês julguem importante.

  191. 191 Dr. Fernando Valério
    03.01.2011 às 09:06

    Marco Antonio, você pode estar apresentando o que se chama de hérnia do esporte, em que há desconforto inguinal, não uma hérnia propriamente dita. O melhor a fazer no momento é se manter em repouso.

  192. 192 Eliton
    03.01.2011 às 19:59

    Doutor, fiz uma operação de hérnia inguinal, Com 5 meses de vida, hoje tenho 16 anos e queria fazer musculação na academia, se eu fizer, ela pode voltar ou posso malhar normalmente?

  193. 193 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 09:18

    Eliton, como você já foi tratado da hérnia inguinal, você pode fazer exercícios normalmente.

  194. 194 NIVALDO TACIANO
    07.01.2011 às 14:01

    Completei hoje 30 dias de cirurgia de hérnia umbilical, graças a deus os pontos dela cicatrizaram rapidinho, falei com o cirurgião ele examinou e me liberou para as atividades normais, sendo que ele me pediu para fazer um regime pois o abdomem cresceu no último período, em relação a atividade física mandou que tomasse muito cuidado, livre para piscina, caminhadas e aos poucos com orientação de um educador físico e ortopedista para evitar lesões, além do mais com aval de endocrinologista ou nutricionista para orientar na alimentação. Em Resumo e na sua opinião : com todo este auxílio de profissionais capacitados e com aval do cirurgião, na musculação por quanto tempo tenho que só fazer movimentos na atividade sem peso algum, só repetições para voltar a aumentar os pesos sem prejudicar uma possível volta da hérnia ? E OUTRA PERGUNTA É A RESPEITO DAS CINTAS ABDOMINAIS SERVEM MESMO OU É MITO, E NO MEU CASO QUAL A QUE O SENHOR RECOMENDA ?

  195. 195 Dr. Fernando Valério
    08.01.2011 às 08:38

    Nivaldo Taciano, em relação aos exercícios abdominais mais fortes, aguarde completar 60 dias de cirurgia. Quanto a cinta, não vejo vantagens para o seu caso no momento.

  196. 196 Marcos
    08.01.2011 às 13:05

    Bom dia Dr!

    Tenho 37 anos e voltei a praticar o surf a pouco mais de 3 meses, sempre que vou fazer uma manobra onde uso bastante as articulações da parte superior das pernas me dá uma dor na junção entre o tronco com e a perna esquerda, essa dor depois de uns dois dias passa, mas quando vou surfar e faço a mesma manobra, a dor volta, não é uma dor forte, mas chega a me impedir de praticar o esporte que tanto amo. Fike achando que pode ser citalgia, mas a dor só se concentra na parte de cima entre o tronco e a perna, o que pode ser?

  197. 197 Dr. Fernando Valério
    08.01.2011 às 14:22

    Marcos, provavelmente o seu quadro esteja relacionado a um problema articular ou muscular. Recomendo que procure um Ortopedista para avaliá-lo.

  198. 198 michael de assis evangelista
    12.01.2011 às 19:22

    Doutos pela primeira vez estou aqui , é otimo saber que tem blogs como esse para tirar duvidas , alguns dias atras eu estava fazendo , tricipes na paralela , senti uma fisgada na altura do elastio dos chortes , de depois disso notei um certo inchaço na bola direira do saco , o que sera que é , desculpe o linguajar pouco tecnico , ele incha quando faço exercicio e desincha quando eu para alguns dias , desde ja grato pela atenção

  199. 199 Mônia
    19.01.2011 às 10:08

    Dr.Fernando Valério.
    Tenho uma bola no lado esquerdo do abdomem,fiz exames ecograficos e foi constatado que tenho uma massa logo apos o musculo e me dói constantemente. Ja tenho a bastante tempo dores neste local.Agora me encaminharam a um cirurgião, gostaria de saber se isso pode ser um tumor ou de que se trata e quais são as provaveis causas.Obrigada.

  200. 200 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 08:52

    Mônia, é difícil afirmar sem examiná-la e ver o seu exame do que se trata esta massa abdominal, mas com toda a certeza você deve ser avaliada por um cirurgião.

  201. 201 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 10:34

    Michael Evangelista, você pode estar apresentando um quadro de hérnia inguinal (inguinoescrotal), e poderá necessitar de cirurgia caso o diagnóstico se confirme. Por isso, recomendo que você seja avaliado por um Cirurgião Geral.

  202. 202 fabio
    24.01.2011 às 22:30

    Dr. descobri q tenho uma hernia abdominal e outra na virilha esquerda, eu pratico musculação a mais de 10 anos, gostaria de saber quais exercicios de musculação devo evitar? obrigado Dr.

  203. 203 Dr. Fernando Valério
    25.01.2011 às 16:30

    Fabio, você deverá evitar todos os exercícios abdominais até que você seja tratado cirurgicamente das hérnias descritas por você.

  204. 204 NIVALDO TACIANO
    27.01.2011 às 17:11

    Olá DR, HOJE COMPLETA 50 DIAS DA CIRURGIA DE HÉRNIA UMBILICAL, ME RECUPEREI TRANQUILAMENTE SÓ QUE NÃO ESTOU NA MUSCULAÇÃO POR ENQUANTO, FUI AOS MÉDICOS : NUTRICIONISTA, ENDOCRINOLOGISTA, ORTOPEDISTA E EM FASE DE DIETA O MÉDICO ME PEDIU PARA ESQUECER DO LEG PRESS, ALÉM DO MAIS AULAS DE HIDROGINÁSTICA PELO UM PERÍODO DE 30 DIAS. QUANDO COMPLETAR 60 DIAS DE CIRURGIA, DEPOIS DE OUTRAS AVALIAÇÕES PENSAR EM VOLTAR A MALHAR E COM POUCO PESO. LHE PERGUNTO SE ALÉM DO LEG PRESS QUAL EQUIPAMENTO NÃO DEVO FAZER NA MUSCULAÇÃO QUANDO VOLTAR E DEVO TOMAR O MAIOR CUIDADO PARA EVITAR LESÕES ?

  205. 205 Dr. Fernando Valério
    27.01.2011 às 22:20

    Nivaldo Taciano, você deve evitar todos os exercícios que aumentem a pressão abdominal ou que causem aumento da força da muculatura abdominal.

  206. 206 fabio
    31.01.2011 às 23:12

    Dr. já fui a 3 cirurgiões todos diaguinosticaram a hernia abdominal e inguinal, mas só vou poder operar no final de abril ou em maio, os 3 disseram não haver problema, mas nenhum pediu um exame de imagem! Como posso saber que não há perigo? Quais os sintomas que preciso ficar atento ? Um dos medicos disse que ela estrangula do nada é verdade? E se isso ocorrer quais os perigos?

  207. 207 Dr. Fernando Valério
    31.01.2011 às 23:33

    Fabio, o diagnóstico de hérnia de hiato pode ser realizado habitualmente sem a necessidade de exames complementares. De qualquer maneira, até o período da cirurgia, evite exercícios que aumentem muito a pressão intrabdominal.

  208. 208 Adelio
    03.02.2011 às 00:55

    Dr Fernando

    Fiz uma herniorrafia iguinal bilateral (sem tela) minha duvida é, posso jogar futebol normalmente?, depois de quanto tempo.

  209. 209 Juliana
    03.02.2011 às 04:01

    Boa noite Dr. parabens pelo espaço esclarecedor!!!
    Gostaria de saber o seguinte:
    Tive trigemeos a 2 meses num parto cesarea e no dia do parto minha medica disse que no futuro vou precisar operar hernia umbilical e terei q colocar uma tela no abdome devido o estiramento do musculo reto abdominal, ela disse q por causa da gestação minha barriga cresceu muito e o musculo nao aguentou, meu intestino e umbigo ficaram saltados, e mesmo ja tendo voltado ao meu peso ideal ate parece q ainda estou gravida por causa do tamanho da barriga. Dr gostaria de saber quanto tempo preciso esperar para operar essa hernia por que meu trabalho exige um esforço físico inevitavel e só tenho mais 2 meses de licença maternidade. Mesmo passando por uma cesarea recentemente sera q ja posso passar por outra cirurgia ?
    Desde ja agradeço a atenção, obrigada.

  210. 210 Dr. Fernando Valério
    03.02.2011 às 08:42

    Adelio, em geral o retorno às atividades físicas após a cirurgia para o tratamento de hérnia inguinal ocorre entre 30 e 60 dias. De qualquer forma, você precisa da autorização do médico responsável pela sua cirurgia para voltar a praticar exercícios.

  211. 211 Dr. Fernando Valério
    03.02.2011 às 08:47

    Juliana, primeiramente parabéns pelo nascimento dos seus trigêmeos. Quanto ao seu caso, saiba que seria interessante aguardar um período de no mínimo 60 dias para se pensar em fazer uma cirurgia abdominal, visto que você ainda não retornou ao estado normal da musculatura abdominal após a cesareana.

  212. 212 Adelio
    03.02.2011 às 22:28

    Obrigado Dr. Fernando pela atenção.

  213. 213 cris
    05.02.2011 às 01:43

    DR.FERNANDO EU TIVE UMA HERNIA SUPRAUMBILICAL+HERNIA EPIGASTRICA O MEDICO DISSE QUE EU VOU TER QUE POR UMA TELA.MINHA DUVIDA E O SEGUINTE QUANTOS CENTIMETROS ELE VAI ABRIR MEU ABDOMEN E A CICATRIZ VAI FICAR MUITA FEIA,MINHA BARRIGA VAI FICAR DESTRUIDA?POR FAVOR ME TIRA ESSA DUVIDA QUE TANTO ME PERTUBA TE AGRADEÇO BJOS.

  214. 214 Daniel
    05.02.2011 às 15:08

    Dr .. fiz uma cirurgia de ernia enguinal bi lateral por video laparoscopia . mas de la pra ca ainda sinto um poco de dor e dificudades para urinar sendo que ja fui em um especialista nisso e ele me passou uns medicamentos mas ae fico bom mas depois de um tempo volta … sera que a tela que foi colocada de proleno meu corpo esta rejeitando .. ?? .. obrigado

  215. 215 Dr. Fernando Valério
    06.02.2011 às 09:40

    Cris, o tamanho da sua incisão cirúrgia e o aspecto estético dependerão do tamanho da hérnia que será operada.

  216. 216 Dr. Fernando Valério
    06.02.2011 às 09:41

    Daniel, a tela utilizada na correção da hérnia inguinal é muito raramento foco de rejeição. Portanto, acredito que o seu quadro seja muito mais decorrente de manipulação cirúrgica.

  217. 217 cris
    09.02.2011 às 16:25

    dr eu tenho uma hernia supraumbilical+hernia epigastrica eu nao quero colocar tela,posso conviver com isso sem por tela? Se eu engravidar esta tela nao vai me trazer problema?OBRIGADA PELA SUA ATENÇAO

  218. 218 Mauricio Henriques
    09.02.2011 às 21:40

    Dr fiz a cirurgia de hérnia hinguinal redutivel do lado direito no dia 13 de janeiro, no décimo dia tirei os pontos externos,vai fazer dia 13 de fevereiro agora um mês, gostaria de tirar algumas dúvidas.

    1- gostaria de saber se é normal sentir um pouco de dor na parte de dentro onde foi feita a cirurgia?
    2- Se é normal também toda vez quando eu vou comer a minha barriga ela ficar um pouco ichada?
    3- é normal também sentir um pouco de dificuldade de evacuar?

    desde já agradeço…

  219. 219 Dr. Fernando Valério
    09.02.2011 às 23:35

    Cris, a indicação da tela depende do tamanho da sua hérnia. Quanto à gestação, antes disso é importante ser avaliada por um Cirurgião Geral para decidir se seria interessante tratar estas hérnias previamente ao seu período de gravidez.

  220. 220 marcelo cillo
    17.02.2011 às 11:18

    Bom dia!
    Dr Valério,
    Há 6 meses, aproximadamente, senti um incomodo na região inguinal, passei no clinico e constatou que tenho Hernia inguinal bilateral…como verifiquei no seu blog varias informaçoes, uteis que me tranquilizaram, Gostaria de saber como não fiz ainda a cirurgia se poderia correr, para reduzir peso, ou exercer algum outro exercicio fisico…Antecipadamente agradeço-lhe

  221. 221 Ana Regina
    17.02.2011 às 11:32

    Bom dia,Doutor,tenho procurado a dois dias,via internet,algum site q possa esclarecer,tenho um grande amigo meu,ele veio se queijar q a cinco anos,seu penis e saco começaram a inchar,ele esta preocupado,o q pode ser?

  222. 222 Dr. Fernando Valério
    17.02.2011 às 17:08

    Marcelo Cillo, é recomendado que você perca peso, o que facilitaria a realização da sua cirurgia. Quanto aos exercícios mais fortes e pegar peso, você deve evitar estas atividades até que seja tratado cirurgicamente para correção das hérnias inguinais.

  223. 223 Dr. Fernando Valério
    17.02.2011 às 17:09

    Ana Regina, ele pode apresentar problemas urológicos ou de hérnias inguinoescrotais. Por isso, recomendo a avaliação por um Urologista.

  224. 224 Ana Regina
    21.02.2011 às 12:24

    Doutor muito obrigado,peço a Deus Nosso Senhor q te ilumine muito e que lhe de o melhor q a vida possa lhe oferecer,apesar do seu duro trabalho,vc tira parte do seu tempo a atenter perguntas da internet,mandei varios emails recebi apenas sua resposta.Fazer o bem sem olhar a quem,muito bonito isso.

  225. 225 rafael
    21.02.2011 às 20:52

    DR. FERNANDO, fiz cirurgia de hernia inguinal do lado direito no dia 15/02,coloquei a tela e sinto uma dor que parece ser uma queimação logo ao lado esquerdo onde foi feito o corte da cirurgia. Sinto a dor quando sento e quando fico em pé, o que pode ser isso. Lembrando que a dor começou dia 18/02.

  226. 226 João Paulo
    22.02.2011 às 20:47

    Ola Dr Fernando te pesso uma orintação
    eu tenho hérnia inguinal bilateral uma de 7 mm e outra de 13mm , e minha cirurgia esta demorando pra ser marcada e eu cinto dores no trabalho
    Será que posso pedir afastamento pelo inss?

  227. 227 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:23

    Ana Regina, tenho o compromisso moral de responder a todos que entram em contato comigo, mas sempre respeitando os critérios éticos das respostas e leis que regem a Medicina em nosso País. Fico grato pela sua mensagem. Foi muito motivadora.

  228. 228 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:37

    João Paulo, caso você exerça uma atividade que exija atividade física e que seja comprometida pelas hérnias, você pode procurar o INSS.

  229. 229 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:43

    Rafael, como a cirurgia foi realizada recentemente e você foi submetido a colocação de uma tela, que como corpo estranho sempre gera um processo inflamatório, o desconforto relatado é esperado, principalmente para um período pós-operatório recente.

  230. 230 Nadison Santos
    24.02.2011 às 18:58

    Boa tarde Doutor.
    fico muito feliz por dedicar parte do seu tempo,mesmo sabendo que a vida de um médico é bastante corrido.

    Minha pergunta é!
    Minha mãe começou a sentir um caroso como se fosse um nódulo que vai e volta na região da virilha e sentindo muita dor que também ,hora melhora e ora piora,agora além desse problema ela começõu a sentir fortes dores quando come.Estou muito preocupado pois ela tem 67 anos e o médico até agora não diagnosticou a causa..
    por favor, confiante na vossa competencia profissional aguardarei um parecer.

    Grato

  231. 231 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 22:53

    Nadilson, qualquer abaulamento ou nódulo deve ser avaliado de maneira atenciosa. A sua Mãe deve procurar a ajuda de um Cirurgião Geral.

  232. 232 cris
    11.03.2011 às 01:02

    Dr muito obrigada pelas respostas que tu me deste
    Que DEUS possa te bençoa a cada dia de sua vida
    beijos e um grande abraço.

  233. 233 César
    12.03.2011 às 00:44

    Caro Dr. Fernando,
    meu a caso já está cômico e estou muito confuso porque apesar do médico ter detectado uma pequena hérnia inguinal do lado esquerdo, ainda ele não quer me operar. Ele disse: “cirurgia é quando vc corre risco de vida, e essa sua hérnia muito pequena não te oferece esse risco, além do que vc pode ficar com uma dor crônica devido à cirurgia.”
    Eu reclamei de dores no local da hérnia e ele disse que hérnia não dói nesse meu estágio. Ele disse que pode ser inflamação de algum músculo na região. Passou anti-inflamatório e, coincidência ou não, parou de doer.
    Hoje estou escrevendo porque começou uma dor no testículo e parece que a dor agora está novamente na região da hérnia.
    A hérnia inguinal causa dor?
    Perguntei pro médico se poderia continuar a musculação e pedaladas ele disse que sim e que qdo surgisse o primeiro caroço da hérnia ele operaria.
    Dê sua opinião, por favor! Ó dúvida!!!

  234. 234 Santiago
    12.03.2011 às 19:34

    Doutor.. do meu lado esquerdo do abdomen esta com um volume, notei faz poucos dias.. Eu fiz quando criança uma cirurgioa para Hénia, foi colcoada uma telinha.. mas minh mãe fala que os médicos falaram qeu corre o risco dela voltar algum dia, então fiquei preoculpado.. não sinto dor, desocnforto, etc..

    ser aque ela voltou?
    Pode ser Hérnia?

    desde já agradeço doutor!

  235. 235 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:23

    Santiago, como você está com um abaulamento na região inguinal, há a possibilidade de você estar apresentando um quadro de hérnia inguinal recidivada. Procure um Cirurgião Geral para ser avaliado.

  236. 236 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:37

    César, a hérnia inguinal pode causar desconforto na região sim, e se irradiar para os testículos. Quanto aos exercícios, não acho prudente manter as atividades físicas que aumentem muito a pressão abdominal. Quanto à indicação da cirurgia, é correto indicar o procedimento quando o paciente apresenta sintomas, assim como você.

  237. 237 Santiago
    13.03.2011 às 14:48

    Doutor Fernando Valério

    Muito agradecido pela pasciência d eter respondido minha dúvida, eu operei paraser mais claro aos 2 anos de idade hoje estou com 18.. e aos 17 eu entrei na academia e fiz musculação.. A musculação pode fazer com oq ela volte?
    Não posso fazer esforço fisico?

    Obrigado!

  238. 238 rafael
    15.03.2011 às 16:58

    Dr. Fernando, fiz cirurgia de hernia inguinal do lado direito no dia 15/02/11 e até hoje meu testiculo direito está inchado, isso é normal e até quando ele ficará inchado?
    Outra coisa que percebi, que quando transo com minha mulher ejaculo um esperma liquido e um pouco transparente, não é aquele “esperma um pouco pastoso e branco´´ é normal isso?

  239. 239 Fernando Maciel
    15.03.2011 às 17:03

    Dr. Fernando,

    Tenho 48 anos, 1,68 e hoje sofro de sobrepeso, estou com 115 Kg. Não sou sedentário…Pratico musculação e faço caminhadas diariamente intercaladas com pequenas corridas de 10 e 15 minutos. A duas semanas notei que na cava de meu umbigo (lado esquerdo) a pela havia distendido e tocando o local noto um inchaço…Sinto também uma dorzinha fraca na mesma região. O Sr tem alguma ideia do que possa estar ocorrendo ?

    Muito obrigado por sua atenção!

    Fernando Maciel

  240. 240 Dr. Fernando Valério
    15.03.2011 às 17:08

    Fernando Maciel, como houve um abaulamento umbilical, você pode estar apresentando uma hérnia umbilical, que é um defeito na parede abdominal na região da cicatriz umbilical. Sugiro que você procure um Cirurgião Geral.

  241. 241 Dr. Fernando Valério
    15.03.2011 às 17:10

    Rafael, a cirurgia para a correção da hérnia inguinal pode trazer inchaço na região do escroto. De qualquer forma, como o quadro vem se alongando, é importante que o seu cirurgião o reavalie.

  242. 242 Dr. Fernando Valério
    15.03.2011 às 17:52

    Santiago, se você tem uma predisposição na região, a hérnia pode se desenvolver quando exercícios intensos são realizados.

  243. 243 Nivaldo Taciano
    21.03.2011 às 14:23

    Depois de 101 dias sem fazer nenhum tipo de atividade física, após cirurgia de hérnia umbilical grau 2,0 cm o que me indica ? No período depois da cirurgia não precisei de nenhum remédio e não senti nada, então lhe pergunto : malhava antes da cirugia a 12 anos pois iniciei com 17 anos, quero voltar a malhar pois engordei e preciso reduzir a gordura abdominal, já busquei : nutricionista, endocrinologista, ortopedista o cirurgião que fez minha cirurgia e todos foram enfáticos, cuidado na preparação para voltar e com pouco peso até condicionar o corpo, tem algum exercício específico que o senhor não me recomende em minha volta na musculação, sinto muito falta nos profissionais de outras áreas que possuem pouco conhecimento sobre o que é hérnia umbilical e quero voltar a malhar a qualquer custo principalmente pelo aumento da gordura abdominal só comendo.Quero condicionar meu corpo voltando as corridas e forçando meu corpo como fazia antes pois malhava 5 dias por semana e com moderação pois nem bebo e nem fumo, o que o senhor me indica na hora de montar meus treinos na volta a musculação e treino aeróbio ?
    O QUE DEVO FALAR AO EDUCADOR SOBRE HÉRNIA UMBILICAL E O QUE NÃO POSSO NEM IMAGINAR EM FAZER ?

  244. 244 Dr. Fernando Valério
    22.03.2011 às 00:18

    Nivaldo, retorne aos seus exercícios com atividades aeróbicas. Evite atividades que aumentem muito a contração abdominal até que você tenha um bom condicionamento físico.

  245. 245 Michael
    04.04.2011 às 19:31

    Doutor, Gostaria de saber se uma VEIA ALTERADA pode significar Hénia?
    E todo abaulamento que tiver na região inguinal pode significar Hérnia tb?
    A cirurgia da Hérnia quando criança pode atrapalhar no crescimento do orgão genital masculino?

    Se possivel tira essas minhas dúvidas, desde ja agradeço;
    Obrigado Dr. Fernando!

  246. 246 Fernando Ruas
    05.04.2011 às 03:40

    Olá doutor, a duas semana atrás depois de correr percebi um inchaço próximo a minha virilha esquerda, mais ou menos à uns três ou quatro dedos. Sinto um leve incomodo no local e gostaria de saber se isso pode ser um hérnia? Não pratico esportes de impactos apenas corro as vezes. Nunca tive esse tipo de problema.
    Agradeço a atenção e aguardo a resposta.

  247. 247 Dr. Fernando Valério
    05.04.2011 às 09:29

    Fernando Ruas, a possibilidade de você estar apresentando uma hérnia inguinal existe. Sugiro a avaliação de um Cirurgião Geral.

  248. 248 Dr. Fernando Valério
    05.04.2011 às 09:37

    Michael, veias dilatadas não são hérnias. Quanto ao abaulamento da região inguinal, a causa mais comum são as hérnias inguinais. O tratamento cirúrgico não compromete de forma alguma o desenvolvimento genital da criança.

  249. 249 João Paulo
    09.04.2011 às 00:40

    Dr Fernando eu to muito confuso eu sinto dores na virilha mais pro abdomem passei com 3 ou 4 cirurgiões e naum dentificaram hernia no exame fisico , e o q eu acho estranho é que no ultrason mostra o lado direito com 0,7mm e o outro com 0,13 esse aumento do anel inguial significa exatamente que seja hernias inguinais ?
    lembrando eu sinto essas dores depois que eu jogo bola
    eu parei um pouco de jogar e estou usam gel antiflamatório
    e estou sentindo que esta melhorando.
    qual sua opinião ?

  250. 250 Kaike
    09.04.2011 às 18:10

    Doutor Valério, quem ja fez a cirurgia de Hérnia Inguinal, pode praticar a atiovidade de musculação?
    e fazer Abdominais?

    E se caso contrario não vou poder fgazer nenhuma atividade que test eo limite do meu corpo, jogar futebol, etc..!

    Obs: Sou jogador de Futebol, e fazemos Abdominais, muitos, e musculação.. Queria entender isso melhor!

    Agradecido!

  251. 251 Ricardo
    09.04.2011 às 19:03

    Dr. Valério,
    Ja fui operado de uma Hérnia( não sei o nome) e colocado uma telinha, ela descia para o saco escrotal, mas a muitos anos atrás.. hoje com 20 anos percebi um abaulamento do meu lado direito, mas esse abaulamento só aparece quando me curvo, quando to com a coluna ereta fica normal, não apaerce nada… oque pode ser Doutor?

  252. 252 Kaike
    09.04.2011 às 19:08

    Dr. Valério,

    Antes de mais nada queria dizer que quando criança fui operado de Hérnia, ela desci para o saco escrotal, a poucas semanas no treinamento eu percebi quando me curvava para a barriga tipo ficar definida, percebi um abaulamento do meu lado direito, sem dor, sem incômodo.. Doutor queria que o senhor me explicasse o que posso fazer, devo parar de treinar, e se precisar de cirurgia, como vou me proceder, pois sou JOGADOR DE FUTEBOL, preciso de musulação, corrida, e abdominais ou seja vai exercer o limite do meu corpo oque devo fazer, posso voltar a fazer isso tudo ai?

    Agradescido!

  253. 253 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 09:38

    Kaike, o ideal é que você procure um Cirurgião Geral para avaliá-lo, já que existe a possibilidade de você estar apresentando um quadro de hérnia inguinal. Caso isto se confirme, como os exercícios para um jogador são forte, eu recomendaria que a cirurgia fosse realizada. Assim, passado o período de pós-operatório, você retornaria aos treinos.

  254. 254 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 09:39

    Ricardo, você pode realmente estar apresentando um quadro de hérnia inguinal. Recomendo que você seja avaliado por um Cirurgião Geral que confirmará ou não o diagnóstico. Caso se confirme, você receberá a indicação de cirurgia para o seu tratamento.

  255. 255 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 09:40

    Kaike, se você já foi operado de hérnia inguinal e o processo de cicatrização já se resolveu, você pode realizar sim as suas atividades físicas.

  256. 256 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 09:56

    João Paulo, o seu caso é comum e pode realmente gerar dúvidas. Sendo assim, ou você apresenta um quadro de hérnias inguinais, mas que ainda são pequenas e incipientes, ou apresenta um quadro chamado “hérnia do esporte”, que se caracteriza por dor na região inguinal, e que tem mais relação com distensões musculares e tendinites da região. A hérnia do esporte apresenta melhora com o repouso e descanso, enquanto a hérnia inguinal real é tratada com cirurgia. No entanto, alguns pacientes com suspeita de hérnia do esporte são operados devido a não melhora do quadro e acabam sendo diagnosticados como portadores de hérnia inguinal no momento da cirurgia.

  257. 257 João Paulo
    10.04.2011 às 13:52

    mais um detale tem vez essa msm dor atigem bem no meio puchando pras laterais.Sera que eu devo fazer uma ressonacia magnética para um melhor dignostico ? se for um hernia ou uma distensão sera mostra ? obg pela atenção Dr Fernando estou muito grato pela ajuda q esta me dando!!!!

  258. 258 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 15:12

    João Paulo, exames de imagem podem ser úteis na diferenciação dos diagnósticos de hérnia inguinal e hérnia do esporte. No entanto, em alguns casos também se mostram inconclusivos.

  259. 259 João Paulo
    10.04.2011 às 15:42

    desculpa te icomodar com esse meo problema
    quando fico uma ou duas semanas sem jogar bola eu sinto melhoras mas dai quando volto eu sinto um puco de dor apos joga.Quanto tempo vc me recomendaria ficar sem jogar? pode ser bom q eu fassa abdominar no vinal no periodo ?
    OBG DR

  260. 260 linden
    11.04.2011 às 00:40

    fiz uma cirurgka de hernia ignal indireta ..a 05 dias .sinto dor local e pior meu saco voltou com a pele igual plastico descascou e esta na carne viva e ai pasei uma pomada mas nada adiantou e agora a pele do penis esta muito inchada .porque

  261. 261 Dr. Fernando Valério
    11.04.2011 às 23:21

    Linden, entendo o seu comentário, mas por razões éticas não posso fazer comentários ou orientações sobre um pós-operatório tão recente. Entre em contato com o médico responsável pela sua cirurgia e discuta o seu caso.

  262. 262 Dr. Fernando Valério
    11.04.2011 às 23:56

    João Paulo, o interessante é que você não pratique atividades físicas como o futebol por pelo menos 30 dias, período em que se espera uma resolução de um quadro de contratura muscular ou distensão.

  263. 263 linden
    13.04.2011 às 21:20

    bom fui no retno e a regiao bastante abaulafda e segundo medico saindo seroma …so isto e normal que devo fazer

  264. 264 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:12

    Linden, a presença de seroma é uma das complicações mais comuns da correção cirúrgica de hérnia inguinal, e em geral se resolve de forma espontânea.

  265. 265 Rogerio
    17.04.2011 às 23:36

    Dr,Apareceu a alguns dias uma bolinha na base do pênis bem junto mais não no pênis , um tamanho aproximadamente de 5 milímetros ,não dói nem coça, isso pode ser grave? qual especialista devo procurar.

  266. 266 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 00:28

    Rogerio, não tenho como afirmar sobre uma lesão que não foi avaliada e que não tem diagnóstico. Procure um Urologista para avaliá-lo.

  267. 267 Ronaldo
    20.04.2011 às 19:20

    Dr. Valerio,

    Fiz uma cirurgia de hernia do lado direito quando tinha 08 anos de idade,hoje tenho 31 anos, pratico corridas, futebol e natação. No dia 13/04 fiz um treino mais forte de corrida, no final do treino senti uma leve dor do lado direito onde ja tinha operado, desde então continuo sentindo esse desconforto, fui no medico do SUS dia 18/04 já que não tenho convenio, a medica solicitou uma ressonancia, será que minha hernia voltou? Continuo jogando futebol, as vezes sinto um leve incomodo, posso continuar jogando? tenho tbem 2 corridas de 10km em maio, posso participar, mesmo se for constatado hernia? Obrigado.

  268. 268 Dr. Fernando Valério
    21.04.2011 às 00:35

    Ronaldo, para confirmar se você apresenta a hérnia, deverá ser avaliado por médico e submetido a exames caso haja dúvidas diagnósticas. Quanto a participar das corridas, tanto a hérnia inguinal quanto uma possível distensão muscular podem comprometer o seu quadro e aumentar o desconforto.

  269. 269 Ronaldo
    21.04.2011 às 16:00

    Uma dúvida Dr., existe distensão muscular, na mesma região da hernia, com sintomas parecidos? Caso seja distensão qual o tempo de recuperação? Pelo que descrevi anteriormente é provável que seja mesmo distensão, ou minha hernia voltou mesmo por causa dos meus treinos mais fortes?

  270. 270 Dr. Fernando Valério
    21.04.2011 às 18:37

    Ronaldo, a distensão muscular ou tendinite na região inguinal causam desconforto, mas não abaulamento inguinal. Quando não há hérnia verdadeira, denomina-se hérnia do esporte. O tempo de repouso necessário depende da gravidade da lesão muscular. Através de um relato não tenho como afirmar o diagnóstico correto para o seu caso.

  271. 271 lindenberg
    25.04.2011 às 20:28

    boa noite Dr bom ja estou com 21 dias pos cirurgico de hernia ignal indireta e ainda sinto dor local na cirurgia quando ando parece esta repuxando quando estico o corpo e fico em pe , bom, a minha cirurgia nao colocou tela e nem foi de video segundo o cirurgiao foi tradicional com suturas por planos e falou que tinha uma fibrose grande , meu atestado acaba daqui
    10 dias . favor me esplica em partes pois nao consigo infor,macoes e conto com o senhor pois sou motorista de vtr. urgent.

  272. 272 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 00:37

    Lindenberg, como a sua cirurgia não utilizou a tela, é comum esta maior sensação de retração. Além disso, o período pós-operatório em que você se encontra é compatível com a sua sintomatologia atual.

  273. 273 Deborah
    26.04.2011 às 20:06

    Olá Doutor., Meu marido operou a hérnia ignal, (no abdomem, do lado direito) faz uma semana, e seu saco escrotal está inchado. é normal? Ele não sente dor, mas um grande incômodo. muito obrigada.

  274. 274 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 23:16

    Deborah, dentro de alguns limites é muito comum que o escroto fique com volume aumentado em uma cirurgia para correção de hérnia inguinal. Em caso de dúvida, comunique ao cirurgião responsável pelo caso dele.

  275. 275 Iasmin
    28.04.2011 às 10:00

    Olá Dr. Fernando Valério, gostaria de saber se alguem que tem HÉRNIA INGUINAL ela pode ter relaçao sexual?
    O homem e a mulher.
    Obrigada

  276. 276 Dr. Fernando Valério
    28.04.2011 às 23:07

    Iasmin, em geral a hérnia inguinal não limita a relação sexual, mas pode trazer desconforto. Toda hérnia inguinal deve ser tratada com cirurgia.

  277. 277 lindenberg
    29.04.2011 às 22:09

    doutor gostaria de saber sobre esta tecnica herniorrafia e qual o tempo estimado sabendo qua depende de cada organismo, mas e mais segura e dolorosa . grato

  278. 278 lindenberg
    29.04.2011 às 22:13

    desculp a net caiu. rsrs . bom relativo ao tempo de recuperacao para as atividades de motorista

  279. 279 alexandre
    29.04.2011 às 23:22

    retirei otesticulo direito e agora esta crescendo uma bola dentro do escroto de novo o medico disse pra observar pode ser sangue ou pus , o que o senhor acha que deve ser e o que eu posso fazer sendo que ele disse que se for pus tenho que operar de novo isso é valido? gostaria de mais sua opiniao, o que eu posso fazer? aguardo sua resposta e fica com deus…

  280. 280 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 08:54

    Lindenberg, a herniorrafia consiste na colocação de uma tela e correção do defeito da região inguinal. Para entender melhor sobre a hérnia inguinal e os seus tratamentos, recomendo que você leia o artigo que publiquei sobre este assunto através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/hernia_abdominal.htm

  281. 281 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 08:58

    Alexandre, caso você apresente um acúmulo de pus, poderá ser necessária uma drenagem cirúrgica da região. Mantenha o seu médico informado sobre a evolução do seu quadro.

  282. 282 alexandre
    01.05.2011 às 12:39

    dr. por favor qual é o sintomas se tiver pus pois eu nao estou com febre e so sinto uma pequena latejacão no lugar que almentou e fica gelado o local como posso saber se é pus sem fazer o ultrasom? aguardo obrigado.

  283. 283 lindenberg
    01.05.2011 às 20:40

    entendi meu sofrimento doutor , obrigado, bom so que como dito mitas dores , realizei um novo ultrasom, a cirurgia esta ok herniorrafia, mas segundo relato do exame a presenca de edemas e aumento da ecigenicidade associado alinfoinodos reacional a esquerda . encomoda pacas tipo fica ardendo como queimadura ….. linfonodos??

  284. 284 Dr. Fernando Valério
    02.05.2011 às 10:42

    Linfonodos são estruturas especializadas para o controle de processos inflamatórios e infecciososo locais. Como houve um trauma cirúrgico, os linfonodos da região podem estar mais visíveis.

  285. 285 Dr. Fernando Valério
    02.05.2011 às 10:56

    Alexandre, para saber se há algum problema mais sério na região inguinal, é preciso ser avaliado pelo seu cirurgião. Ele decidirá se um exame complementar é necessário.

  286. 286 L.Brito
    06.05.2011 às 17:05

    Olá Dr.Fernando,gostaría de saber no caso de correcão de Hernias de parede de abdomen inferiores qual a tecnica anestesica e cururgica utilizada pelo Sr.Obrigado,Luciano Brito.

  287. 287 Dr. Fernando Valério
    07.05.2011 às 00:30

    L. Brito, os tratamentos de hérnia dependem do tipo de hérnia. As hérnias inguinais, por exemplo, são tratados com colocação de tela e anestesia raquimedular.

  288. 288 lindenberg
    15.05.2011 às 13:45

    bom ja com 50 dias pos cirurgia ignal indireta , ja voltei a trabalhar ,mas sinto muita dor perto dos pontos no sentido virilha para umbigo logo no primeiro , principalmente quando fico sentado, o que devo fazer?

  289. 289 José Eurico
    16.05.2011 às 18:25

    Li 70% das perguntas e respostas sobre Hérnia Inguinal, minhas dúvidas foram esclarecidas,parabéns pelo excelente blog,espero que continue servindo essa legião de pessoas, sua virtude é nobre e esclarecedora, são poucas as pessoas que tem espírito humanitário, há virtudes que são divinas e abencoadas, muitas vezes inesplicáveis.
    Obrigado.

  290. 290 Dr. Fernando Valério
    16.05.2011 às 20:40

    José Eurico, agradeço muito o seu comentário. Ele foi extremamente motivador.

  291. 291 Dr. Fernando Valério
    16.05.2011 às 20:43

    Lindenberg, como você está com dor na região inguinal operada devido à hérnia, deverá procurar ser reavaliado pelo seu cirurgião.

  292. 292 cris
    10.06.2011 às 01:17

    ola doutor gostaria que me tirasse um duvida e verdade quem coloca tela no abdomen{hernia} ela pode endurecer e deixar sua barriga grande por resto da vida e nem fazendo exercicio nao adianta por favor me reponda se puder.vou fazer minha cirugia mes que vem e vou ter que colocar tela

  293. 293 cris
    10.06.2011 às 01:23

    bom dia doutor gosto muito do seu site
    vou fazer cirurgia no abdomen e talvez vou te que por tela e gostaria que me tirasse uma duvida sera necessario abrir meu abdomen pra saber se vou ter que por tela?Ou fazendo um corte no umbigo da pra saber se vou ter que por tela ou nao?
    tenho hernia abdominal e umbilical e gostaria saber sobre isso

  294. 294 cris
    10.06.2011 às 01:28

    ola doutor vou fazer cirurgia de henia abdominal e gostaria de saber quem e especialista em oncologia pode fazer cirurgia de henia?

  295. 295 Dr. Fernando Valério
    12.06.2011 às 10:58

    Cris, a tela é usada no reparo de hérnias abdominais como forma de melhorar o reforço realizado na cirurgia, diminuindo desta forma as chances de recidiva (retorno) da doença. Quanto ao especialista, se ele tiver formação em Cirurgia Geral poderá realizar o procedimento com tranquilidade.

  296. 296 Ricardo Olimpio
    07.07.2011 às 19:48

    Tenho hérnea inguinal, posso pedalar?

  297. 297 Dr. Fernando Valério
    08.07.2011 às 10:51

    Ricardo Olimpio, o ideal é que pacientes com hérnia inguinal sejam submetidos a tratamento cirúrgico antes de se submeterem a atividades físicas mais intensas.

  298. 298 Dr. Fernando Valério
    21.08.2011 às 10:37

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  299. 299 maria isabel
    19.10.2012 às 11:09

    Que legal este blog.
    Bom dia dr. Fernando,
    Tenho sentodo dores horriveis na região ignal fui ao médico
    fiz ultrasonografia da regiaõ ignal e o resultado foi :
    achado ecográfico sugestivo de linfonodo inflamatório na região ignal esquerda.
    Estou tomando remédio antiinflamatório.
    Já tive este problema há tres anos atras.
    Não sou atleta faço pilates.
    Obrigado

  300. 300 Danilo
    28.12.2012 às 20:53

    Quanto tempo pode durar o inchaço no testículo após uma cirurgia de hérnia? já ouvi falar de 15 dias a vários meses…

  301. 301 Dr. Fernando Valério
    03.01.2013 às 15:43

    A hérnia inguinal é um distúrbio da parede da região inguinal, que pode ser congênito ou adquirido, e que se caracteriza por abaulamento (“inchaço”) da região inguinal e dor nesta região. O tratamento da hérnia é sempre cirúrgico, e opta-se na grande maioria dos casos pela colocação de tela na região, refazendo-se assim a parede da região e evitando-se o risco de retorno (recidiva) da doença. Após a cirurgia, dependendo da técnica abordada, o período de pós-operatório costuma ser de 15 a 30 dias.

  302. 302 Marcel Campos
    03.01.2013 às 23:12

    Doutor, fui diagnosticado com hérnia inguinal e pratico muito esporte e desde então estou em repouso, por isso estou engordando muito, queria saber se existe algum esporte ou atividade física que eu podesse praticar antes da cirurgia? Grato.

  303. 303 Dr. Fernando Valério
    04.01.2013 às 09:11

    A hérnia inguinal é uma alteração da parede da região inguinal, e que deve ser tratada cirurgicamente. Como não há possibilidade de melhora do quadro apenas com acompanhamento clínico, o interessante é que o paciente seja operado, em geral utilizando-se um método de colocação de tela, e após o período de recuperação pós-operatória, volte a desenvolver atividades físicas.

  304. 304 Axel Vasques
    05.01.2013 às 10:44

    Ola dr. goatria muito de uma impressnao sua: operei a hernia, na região do abdomem coloquei a telinha, ja faz um ano, mas hoje quandoa cordei fui levantar e deu uma fisgada ali, e doeu nessa fisgada, dai voltei a cama relachei, e levantei de novo, dai reparei que criou um bolinha tudo na parte da cicatriz e ficou avermelhado, oq ue pode ter acontecido??? machuquei o que?? oq ue consegui criar com essa levantada?? muito obrigado desde ja!!!!! Axel.

  305. 305 Rogério
    05.01.2013 às 17:29

    Olá dr. realizei a operação de hernia inguinal a 18 dias, meu médico falou que com 60 dias podia voltar a malhar, correr, nadar, e em abriu deste ano eu inicio meu curso de Fuzileiro Naval, ou seja são 4 meses de muito esporto fisico, forçando tudo legal. Minha duvida é, tem algum risco dessa tela rasga ou der algum problema ? OBS: Operei dia 18/12/2012 e terei também uma prova fisica no final de fevereiro que é correr 3,2 km e nadar 50m e o que eu tenho mais medo é 38 abdominais em um minuto, ou seja vou força o abdome. Tem algum problema em eu fazer abdominal e quanto ao curso ?

  306. 306 Dr. Fernando Valério
    07.01.2013 às 10:51

    A cirurgia de hérnia inguinal é realizada com frequência, e na enorme maioria dos casos utiliza-se a colocação de uma tela, o que dimimui muito as chances de recidiva (retorno) da doença. No entanto, toda cirurgia deve ser acompanhada e nos casos de sintomas na região, o cirurgião responsável pelo caso ou um médico de confiança do paciente deve ser procurado.

  307. 307 Dr. Fernando Valério
    08.01.2013 às 22:31

    A região inguinal é muito acometida, principalmente em homens, por uma doença chamada hérnia inguinal. Esta doença se apresenta como um abaulamento na região inguinal e decorre da fraqueza da parede desta região. No entanto, outros problemas podem simular este quadro, causando o abaulamento, como é o caso do aumento dos linfonodos ou alterações vasculares.

  308. 308 walter justo
    16.01.2013 às 13:55

    Dr. Fernando ,

    Boa tarde , estes dias fiz um esforço , pra movimentar um celindro de gas , com uma má posição , e isso me casou uma dor nas costa , passando 4 dias melhorei da dor ,mais no mesmo dia que melhorei tomei um baita tombo na varanda e agora quando tento trazer minha perna perto do peito sinto uma fisgada como uma queimadura na virilia do lado direito, mais e so isso que vejo de anormal , que estou sentindo Obs . Nao tem caroço e quando aperto nao sinto a mesma.dor de quando tento trazer a perna perto do peito . Obrigado Dr.

  309. 309 Andreia
    16.01.2013 às 16:09

    Doutor, eu nasci com uma hérnia inginal e quando tinha 11 anos eu me operei sem colocar tela com um mes apos a cirurgia começei a sentir dores novamente e voltei com o médico e ele disse que eu tinha que fazer novamente a cirurgia, só que ele disse que não era mais hérnia, não lembro ao certo o que era! mas eu não fiz! Hoje estou com 20 anos, e quando faço força doi mas não aparece o caroço como antigamente.. o que pode ter acontecido?

  310. 310 Dr. Fernando Valério
    22.01.2013 às 14:39

    A região inguinal é uma região de estrutura muscular importante e que pode se alterar com a presença de exercícios físicos intensos. De qualquer forma, desconfortos persistentes nesta região devem ser avaliados por um cirurgião para que se descarte a possibilidade de hérnia inguinal. No entanto, caso a presença desta seja confirmada, a cirurgia passa a ser indicada. Atualmente o método cirúrgico mais comumente utilizado é a colocação de tela para o reforço da parede da região inguinal.

  311. 311 fernando
    25.01.2013 às 11:39

    Oi dr. Fiz uma cirurgia de hernia inguinal bi lateral ha 2 meses, descobri a hernia jogando futebol começou a doer perto da virilha direita fui no medico e ele disse q tinha q fazer cirurgia.
    Tenho uma duvida a respeito eu amo jogar futebol o medico me disse q eu teria q esperar 2 meses pr voltar a jogar,assim q completou 2 meses eu voltei a jogar mais começou a doer oq eu faço? As veses eu penso q nao era uma hernia e sim uma dor muscular.

  312. 312 fernando
    25.01.2013 às 11:42

    Fiz uma cirurgia de hernia inguinal bi lateral ha 2 meses, descobri a hernia jogando futebol começou a doer perto da virilha direita fui no medico e ele disse q tinha q fazer cirurgia.
    Tenho uma duvida a respeito eu amo jogar futebol o medico me disse q eu teria q esperar 2 meses pr voltar a jogar,assim q completou 2 meses eu voltei a jogar mais começou a doer oq eu faço? As veses eu penso q nao era uma hernia e sim uma dor muscular.

  313. 313 Adauto
    26.01.2013 às 11:43

    Estou com hernia inguinal descobri a 02 semanas, eu continuo malhando so não malho mais pernas e abdomem , mesmo assim o dr. acha que pode me prejudicar, ainda não doe e nem esta muito grande, tenho que aguardar ou ja devo procurar o médico.

  314. 314 Dr. Fernando Valério
    28.01.2013 às 11:02

    A hérnia inguinal representa uma fraqueza ou defeito na parede da região inguinal, e que deve ser corrigida cirurgicamente. Atualmente utiliza-se a colocação de tela para reforçar a região, o que se faz por meio de cirurgia. Enquanto a cirurgia não ocorre, exercícios físicos que aumentam a pressão intra-abdominal devem ser evitados.

  315. 315 Glauber
    20.02.2013 às 06:03

    Dr. tenho 35 anos fiz uma cirurgia de hérnia inguinal lado direito por video dia 7 de fev agora, sinto desconforto e inchaço da barriga e virilha é normal? quando vou poder voltar a jogar futebol é 3 meses mesmo no caso lá pelo dia 7 de maio e transar posso com cuidado? correr ao poucos quando tb? . Obrigado pela atenção!!!!

  316. 316 Rafael Machado
    21.02.2013 às 23:10

    Vou fazer uma ultrassonografia segunda-feira (25/02/2013) e se diagnosticar que estou com hérnia inguinal, eu posso fazer natacao ? Musculação nem pensar né ? Obrigado

  317. 317 Adriano
    22.02.2013 às 10:51

    Dr. Fernando,

    Fui atleta profissional (Atletismo) durante aproximadamente 8 anos e, no meio da minha carreira, fiz a operação de uma hérnia (colocação de tela para o reforço da parede da região inguinal). Sintomas exatamente como na sua descrição… o médico na época me disse que era por excesso de força/carga. Não sou mais atleta e nunca mais fiz esporte nenhum, já há pelo menos 6 anos. Desde que fiz a cirurgia, eventualmente, sinto dor nos testículos (principalmente quando está para chuva – pressão atmosférica baixa). Já fui em muitos médicos para averiguar, mas todos dizem que não tenho nada. Pode ser decorrente da cirurgia? Tenho que conviver com essa dor para o resto da vida? Abraço!… Att, Adriano.

  318. 318 Fabio
    25.02.2013 às 22:45

    Boa noite Dr. e parabéns por esse por esse blog que é de utilidade pública e deveria ser premiado pelo bem prestado a população, agradeço em nome de todos os beneficiados.

    Dr. eu nasci com hernia inguinal no lado esquerdo, acredito que a má formação foi por conta da rubéola que minha mãe teve durante a minha gestação, mas graças a Deus foi o único problema de gestação, perto do que poderia acontecer o mal foi o menor. Eu não operei quando criança e hoje tenho 23 anos, passei minha adolescência um bom tempo sem sentir nada, as vezes vinha, doia e depois nao sentia nada novamente por um bom tempo, mas depois de adulto de uns 2 anos pra cá venho sentindo incômodo direto, antes quando eu não sabia que dava pra voltar com ela para o lugar, ela descia para o testículo que ficava grande demais e a dor durante esse processo era muito forte e assim ficava com dor e o testículo inchado e dificultando minha vida em tudo e por semanas até que derrepente deitado ou dormindo ela voltava para o lugar e tudo voltava ao normal (alívio). Ae descobri como voltar com ela para o lugar antes mesmo que ela descesse e chegasse a esse ponto só que agora tem acontecido direto e não dá para ficar colocando a mão e empurrando em lucal público porque é constrangedor, está chegando a um ponto que não dá mais para ir levando porque tem atrapalhado minha vida em todos os sentidos e to vendo que vou ter que operar até por saber do risco de encarceramento. Dr. eu ja cheguei a fazer todos os exames para operar e desisti pq tenho um medo danado de cirurgia e durante a rápida passagem pelo cirurgião quando marquei os exames pré-operatório, não tive oportunidade de tirar várias dúvidas, ando lendo e pesquisando na internet tudo sobre o assunto, cheguei até assistir vídeos de cirurgia de hérnia inguinal (acho que daqui a pouco vou saber até operar rs), mas até agora não consegui tomar coragem de fazer a cirurgia, além do medo fico com várias dúvidas: Sou trabalhador braçal, será que vou ter tempo (licença médica) dado pelo médico suficiente para a recuperação total afim de não dar chance a recidiva? Será que a tela não vai incomodar? Será que não vai ter recidiva? Vou poder ter uma vida normal, sem limitações? É melhor operar por laparoscopia ou pelo método convencional? A cicatriz fica muito feia? É possível fazer a cirurgia junto com um cirurgião plástico para diminuir ao maximo a cricatriz? É associar medicamentos, alimentação e colágeno para uma melhor cicatrização? Eu não gostaria de ficar com a cicatriz aparecendo muito. Dr. já vi muitos médicos dando preferência ao método convencional, mas fico me perguntando se a preferência não é pelo fato da laparoscopia ser um procedimento mais caro e por ser uma técnica menos dominada que a convencional e por isso a preferencia pela convencional, mas na verdade a laparoscópica traga maiores beneficios? (são só dúvidas). Quanto tempo depois vou poder fazer esforço bruto sem nenhum problema de afetar a operação? Se tiver que aplicar anestesia geral (parece que por laparoscopia é aplicado) quais os riscos? É possível prever alguma reação e evitá-la por meio dos exames? É preciso fazer algum exame para detectar uma possivel hernia além dessa?

    Dr. desculpe o testamento, mas são muitas dúvidas e nem sei se expus todas. Mês que vem faz 24 anos que estou convivendo com esse incômodo, espero em breve resolver e me ver livre disso pra sempre.

  319. 319 Fabio
    27.02.2013 às 00:21

    Boa noite Dr. e parabéns por esse por esse blog que é de utilidade pública e deveria ser premiado pelo bem prestado a população, agradeço em nome de todos os beneficiados.

    Dr. eu nasci com hernia inguinal no lado esquerdo, acredito que a má formação foi por conta da rubéola que minha mãe teve durante a minha gestação, mas graças a Deus foi o único problema de gestação, perto do que poderia acontecer o mal foi o menor. Eu não operei quando criança e hoje tenho 23 anos, passei minha adolescência um bom tempo sem sentir nada, as vezes vinha, doia e depois nao sentia nada novamente por um bom tempo, mas depois de adulto de uns 2 anos pra cá venho sentindo incômodo direto, antes quando eu não sabia que dava pra voltar com ela para o lugar, ela descia para o testículo que ficava grande demais e a dor durante esse processo era muito forte e assim ficava com dor e o testículo inchado e dificultando minha vida em tudo e por semanas até que derrepente deitado ou dormindo ela voltava para o lugar e tudo voltava ao normal (alívio). Ae descobri como voltar com ela para o lugar antes mesmo que ela descesse e chegasse a esse ponto só que agora tem acontecido direto e não dá para ficar colocando a mão e empurrando em lucal público por que é constrangedor, está chegando a um ponto que não dá mais para ir levando porque tem atrapalhado minha vida em todos os sentidos e to vendo que vou ter que operar até por saber do risco de encarceramento. Dr. eu ja cheguei a fazer todos os exames para operar e desisti pq tenho um medo danado de cirurgia e durante a rápida passagem pelo cirurgião quando marquei os exames pré-operatório, não tive oportunidade de tirar várias dúvidas, ando lendo e pesquisando na internet tudo sobre o assunto, cheguei até assistir vídeos de cirurgia de hérnia inguinal (acho que daqui a pouco vou saber até operar rs), mas até agora não consegui tomar coragem de fazer a cirurgia, além do medo fico com várias dúvidas: Sou trabalhador braçal, será que vou ter tempo (licença médica)
    dado pelo médico suficiente para a recuperação total afim de não dar chance a recidiva? Será que a tela não vai incomodar? Será que não vai ter recidiva? Vou poder ter uma vida normal, sem limitações? É melhor operar por laparoscopia ou pelo método convencional? A cicatriz fica muito feia? É possível fazer a cirurgia junto com um cirurgião plástico para diminuir ao maximo a cricatriz? É associar medicamentos, alimentação e colágeno para uma melhor cicatrização? Eu não gostaria de ficar com a cicatriz aparecendo muito. Dr. já vi muitos médicos dando
    preferência ao método convencional, mas fico me perguntando se a preferência não é pelo fato da laparoscopia ser um procedimento mais caro e por ser uma técnica menos dominada que a convencional e por isso a preferencia pela convencional, mas na verdade a laparoscópica traga maiores beneficios? (são só dúvidas). Quanto tempo depois vou poder fazer esforço bruto sem nenhum problema de afetar a operação? Se tiver que aplicar anestesia geral (parece que por laparoscopia é aplicado) quais os riscos? É possível prever alguma reação e evitá-la por meio dos exames? É preciso fazer algum exame para detectar uma possivel hernia além dessa?

    Dr. desculpe o testamento, mas são muitas dúvidas e nem sei se expus todas. Mês que vem faz 24 anos que estou
    convivendo com esse incômodo, espero em breve resolver e me ver livre disso pra sempre.

  320. 320 Dr. Fernando Valério
    27.02.2013 às 17:43

    A hernia inguinal é uma alteração que decorre da fraqueza da região inguinal, levando ao abaulamento e desconforto desta região. O tratamento é sempre cirúrgico, e atualmente utiliza-se uma tela para reparar o tecido mais fraco e doente. A tela pode ser colocada por via convencional (aberta) ou por via laparoscópica (vídeo). Eu, preferencialmente em meus pacientes, utilizo a via aberta. Quanto à cicatriz nestes casos, ela é muito pequena e fica em região coberta por roupa, não se tornando um grande problema estético. Em relação à recuperação, após 30 a 60 dias, todos os pacientes devem estar aptos a desenvolver atividades físicas e trabalhos com necessidade física. Com a colocação da tela o índice de recidiva é muito baixo, e por isso a recomendação pela sua utilização.

  321. 321 Dr. Fernando Valério
    27.02.2013 às 17:46

    A cirurgia para a correção da hérnia inguinal pode apresentar algumas complicações. Uma delas é a nevralgia, que é a inflamação do nervo da região. A nevralgia causa dor na região inguinal, mas pode se irradiar para os testículos ou coxa. Recomenda-se nestes casos a avaliação de um cirurgião geral.

  322. 322 Paloma
    17.06.2014 às 21:36

    Dr fiz uma cesaria hoje te 8 dias por conta de uma gestação ectópica, e ao una doía dias estou sentindo muita dor na virilha direita já estou preocupada, pode Mme ajudar por favor!

  323. 323 Dr. Fernando Valério
    18.06.2014 às 16:02

    Paloma, você deverá procurar um Cirurgião Geral para lhe avaliar.

Deixe um comentário