Diarréia Crônica: causas, exames e tratamentos

Diarréia Crônica: causas, exames e tratamentos


A definição de diarréia tem se baseado na frequência, no volume e na consistência das fezes. A Associação Americana de Gastroenterologia sugere que a diarréia crônica se caracteriza pela diminuição da consistência das fezes por quatro ou mais semanas. Quanto à incidência, este tipo de diarréia afeta aproximadamente 5% da população.

Uma quantidade enorme de alterações e desordens tem sido associada ao surgimento do quadro de diarréia crônica, assim como um grande número de medicamentos. Este quadro varia muito de acordo com o nível sócio-econômico da população acometida. Nos países em desenvolvimento, a diarréia crônica é frequentemente causada por agentes infecciosos e parasitas, apesar das doenças funcionais, inflamatórias e de má absorção estarem muito presentes. Nos Países desenvolvidos as causas funcionais (Síndrome do Intestino Irritável, diarréia funcional), a má absorção (intolerância à lactose e doença celíaca, pancreatite crônica) e as doenças inflamatórias (Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, colite microscópica) são desencadeantes frequentes. Algumas outras alterações incluem a colecistectomia (retirada cirúrgica da vesícula biliar), que evolui em 5 a 12% das vezes com diarréia, e que é explicada pela quantidade excessiva de ácidosa biliares no intestino após a cirurgia, e pelas infecções crônicas, comuns em pacientes imunossuprimidos.

Quanto ao diagnóstico e avaliação, não existe uma estratégia estabelecida para isto. No entanto, é aceito que pelo menos 90% dos casos tenham um diagnóstico correto e preciso estabelecido. Os aspectos relevantes a serem abordados são as características das fezes (consistência, cor, odor, volume, presença de sangue, gordura nas fezes), carcterísticas da evacuação (urgência, incontinência), duração dos sintomas, histórico de viagem prévia, risco de contaminhação por HIV prévia, perda de peso, histório familiar de doença inflamatória intestinal, presença de sintomas sistêmicos (febre, úlceras em mucosas, dores articulares), medicamentos usados (principalmente antibióticos), e associação dos sintomas com algum tipo de alimento.

Quanto ao exame físico, ele geralmente não ajuda a estabelecer um diagnóstico específico. Quanto aos exames laboratoriais mínimos, sugere-se a realização de hemograma, velocidade de hemossedimentação, função da tireóide, eletrólitos, proteínas, e sangue oculto nas fezes. Exames para testes de tolerância (lactose, carboidrato, glúten) podem ser realizados.  Além disso, é interessante que alguns pacientes realizem exames endoscópicos com biópsia, como a endoscopia digestiva alta, a retossigmoidoscopia e a colonoscopia. Nos casos de suspeita de doenças infecciosas, culturas bacterianas nas fezes são feitas. Casos mais raros de tumores secretores de gastrina, peptídeo vasoativo e Síndrome Carcinóide podem ser pesquisados.

Quanto aos tratamentos, eles devem ser dirigidos especificamente para cada diagnóstico.

Leia também:

Síndrome do Intestino Irritável: causas, sintomas e tratamentos

Intolerância à lactose

Intolerância ao glúten (doença celíaca)

Postado por:

Dr. Fernando Valério