22 mar 13
Tosse, rouquidão, asma: você sabia que o refluxo gastroesofágico pode ser o causador destes sintomas?

O refluxo gastroesofágico corresponde a uma condição desenvolvida quando o conteúdo ácido do estômago reflui para o esôfago e causa uma série de sintomas e complicações. Historicamente, o refluxo gastroesofágico se relaciona com os sintomas de azia, queimação e regurgitação. No entanto, sabe-se hoje que esta doença pode estar relacionada com manifestações extraesofágicas, como por exemplo a tosse crônica, asma, laringite, sinusite, otite, faringite, e erosão dentária. Os quadros de faringite e laringite também se relacionam com a presença de pigarro, saliva espessa e sensação de “bolus” na garganta. O mais interessante deste quadro é que uma minoria dos pacientes que apresentam sintomas extraesofágicos apresentam as queixas clássicas do refluxo gastroesofágico, o que faz com o que o diagnóstico deste quadro seja retardado e não lembrado por alguns médicos. A incidência de pacientes com queixas de refluxo gastroesofágico vem aumentando, sendo que hoje de 20 a 40% da população apresenta queixas relacionadas a esta doença, o que justifica a importância de se estudar o tema. (mais…)

O refluxo gastroesofágico corresponde a uma condição desenvolvida quando o conteúdo ácido do estômago reflui para o esôfago e causa uma série de sintomas e complicações. Historicamente, o refluxo gastroesofágico se relaciona com os sintomas de azia, queimação e regurgitação. No entanto, sabe-se hoje que esta doença pode estar relacionada com manifestações extraesofágicas, como por […]