Dormir bem emagrece?

Dormir bem emagrece?


 
Sim! Quando dormimos liberamos um hormônio chamado leptina, que tem como função aumentar saciedade e, consequentemente, diminuir o apetite. A leptina é um hormônio produzido nas células adiposas. No entanto, quando dormimos mal ou poucas horas, o nosso estômago produz um hormônio chamado grelina, que ao contrário da leptina, aumenta o apetite. Tanto a leptina quanto a grelina agem no cérebro em uma região chamada hipotálamo.
 
Por isso, o tratamento da apneia do sono colabora para o tratamento da obesidade e diminui o risco de desenvolvimento de Diabetes. Alguns estudos mostram que pacientes com diabetes e com picos de hiperglicemia matinal podem ter correlação com a apneia do sono. Além disso, é preciso lembrar de que pode haver um ciclo vicioso entre a obesidade e a apneia,  visto que uma condição pode intensificar a outra.
 
Também é importante pensarmos que devido à televisão e ao uso de computadores, dormimos 1 hora e meia a menos que as gerações anteriores, o que aumenta a incidência de obesidade e os seus riscos associados. Comportamentos sociais estão sempre ligados ao padrão de sono,  como horário,  qualidade e duração,  e por esta razão uma atenção especial deve ser dispensadas a eles.

Postado por:

Dr. Fernando Valério