Whey Protein (proteína do soro do leite): este suplemento alimentar traz algum benefício à saúde além do ganho de massa muscular?

Whey Protein (proteína do soro do leite): este suplemento alimentar traz algum benefício à saúde além do ganho de massa muscular?

Dr Fernando Valerio - Blog - Whey Protein

O Whey Protein (proteína do soro do leite) é um dos suplementos alimentares mais utilizados no Mundo, principalmente com o objetivo de ganho de massa muscular e força muscular. No entanto, como médico, acredito ser interessante entender se este tipo de proteína poderia nos ser útil no controle de doenças, como a obesidade e o diabetes, que são doenças endêmicas em todo o Mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no Mundo estão obesas, enquanto mais de 1 bilhão apresentam sobrepeso. A obesidade tem clara relação com o desenvolvimento do Diabetes, e este por sua vez, com alterações de gordura no sangue, o que aumenta ainda mais o risco de doenças cardiovasculares. Desta forma, é importante que se utilize estratégias responsáveis para controle da obesidade e de suas doenças relacionadas. O Whey Protein tem sido proposto como um tratamento adjuvante para a prevenção e tratamento da obesidade e de doenças metabólicas associadas. Além disso, este tipo de proteína se torna interessante por ter um alto valor nutricional, já que contém todos os aminoácidos essenciais em altas doses.

As proteína do soro do leite são definidas como substâncias que se mantém solúveis no soro do leite. Estas proteínas são naturalmente formadas durante a produção de queijos, e correspondem a 20% de todas as proteínas do leite, como as beta-lactoglobulinas, alfa-lactoalbumina, imunoglobulinas, lactoferrina, lactoperoxidase e outras proteínas. Além disso, o Whey Protein tem alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), como leucina, isoleucina e valina, e que são importantes fatores de crescimento muscular e de reparo muscular. A proteína do soro do leite não coagula em ambientes ácidos, resistindo assim à ação química do estômago, o que facilita a sua digestão e rápida absorção, mantendo os aminoácidos no sangue em altas concentrações.

Quanto à obesidade e o uso do Whey Protein, alguns estudos mostram uma relação entre a perda de peso, redução corporal de gordura, manutenção da massa muscular e controle de saciedade com o uso do suplemento. O Whey Protein aumentaria a sensibilidade à leptina (substância produzida por células de gordura e que diminue o apetite), diminuiria a concentração de grelina (subtância produzida pelo estômago e que aumenta o apetite), teria um efeito direto na diminuição da absorção de gordura pelo intestino, diminuiria os níveis de triglicérides e aumentaria a termogênese (o que aumentaria o gasto de energia pelo organismo). Também é possível que as proteínas do soro do leite atuem na regulação da ingestão alimentar através do controle da liberação de outros hormônios digestivos, como a colecistocinina, que é produzida no duodeno e que diminui o apetite.

Em relação ao controle de Diabetes, estudos têm mostrado uma relação entre a ingestão e suplementação com Whey Protein e o contole de glicemia. Possivelmente isto ocorra pelo estímulo do hormônio incretina, que por sua vez aumenta a liberação de insulina em jejum e pós prandial, melhorando a sensibilidade à insulina. Também é relevante dizer que os quadros de Hipertensão Arterial Sistêmica são comuns em pacientes com Diabetes e que há uma clara relação entre a dieta e os valores de pressão arterial. Desta forma, sabe-se que alguns aminoácidos presentes no Whey Protein, como a alfa-lactoalbumina e a beta-lactoglobulina são precursores do peptídeo inibidor da enzima de conversão da angiotensina (ECA). A enzima de conversão da angiotensina é a enzima chave para a regulação da pressão arterial. Também é relevante dizer que o Whey Protein pode ter relação com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Está claro que as proteínas do soro do leite podem trazer benefícios à saúde, mas que ainda precisam de estudos complementares para uma adequação de dose e de resposta clínica. Obviamente, a utilização destas proteínas participariam como um tratamento complementar a todas as alterações descritas, e não como um tratamento exclusivo. Ressalvo que por segurança e para não incentivar o auto-consumo, não discuti as formas comerciais do Whey Protein e muito menos as suas doses. A posologia para o uso correto deste suplemento deve ser indicado por um profissional habilitado e com conhecimento reconhecido sobre o tema.

Postado por:

Dr. Fernando Valério