Sarcopenia: a diminuição patológica da massa muscular e do desempenho físico.

Sarcopenia: a diminuição patológica da massa muscular e do desempenho físico.

Dr Fernando Valerio - Blog - Sarcopenia
O aumento da expectativa de vida nos trouxe benefícios, mas também algumas preocupações e necessidade de cuidados. Uma delas é o declínio da massa muscular que ocorre durante a vida, e que nos leva à diminuição da força muscular e independência física. O termo sarcopenia vem do grego, significa “perda de carne”, e é definido como a perda de massa e força muscular que ocorre com o avançar da idade. A sarcopenia é considerada parte do que chamamos de Síndromes Geriátricas, e tem relação com a idade avançada (idosos), dieta inadequada, estilo de vida sedentário, doenças crônicas e certos tratamentos medicamentosos. A sarcopenia representa a perda do estado de saúde com prejuízo pessoal imenso caracterizado pelas alterações de mobilidade, aumento dos índices de queda e fratura, piora da capacidade e da performance física nas atividades diárias, perda de independência pessoal e aumento do risco de óbito. Por isso tudo que já foi dito, o estudo da sarcopenia é fundamental em uma sociedade que envelhece a cada dia. A sarcopenia deve ser lembrada por médicos e pacientes, afim não só de tratá-la, mas principalmente, de preveni-la, e este é o principal motivo para que eu tenha publicado este artigo.

A sarcopenia é uma síndrome caracterizada pela perda generalizada e progressiva da massa muscular esquelética, da força muscular e da performance física, associada a efeitos adversos como a incapacidade física, piora da qualidade de vida e morte. Existem alguns mecanismos descritos que explicam o surgimento e a progressão da sarcopenia. Estes mecanismos envolvem a alimentação inadequada (baixa em calorias e/ou proteínas) e má absorção dos alimentos (doenças gastrointestinais), o sedentarismo e a imobilidade (pessoas acamadas), o avançar da idade, a integridade neuromuscular (doenças neurodegenerativas), doenças crônicas (inflamatórias, câncer e endócrinas) e o conteúdo gorduroso do músculo (obesidade sarcopênica). A sarcopenia é dividida de acordo com as suas causas em primária e secundária. A sarcopenia é considerada primária quando nenhuma outra causa além da idade é identificada, enquanto na secundária, uma ou mais causas estão associadas ao surgimento da alteração muscular.

Quanto à intensidade dos sintomas e sinais, a sarcopenia pode ser dividida em: pré-sarcopenia, sarcopenia e sarcopenia severa. O termo pré-sarcopenia é um estágio em que houve perda de massa muscular, mas sem impacto no desempenho físico e muscular. Este estágio só pode ser identificado através de técnicas de medida de massa corporal (o que se chama antropometria). Por isso, na minha opinião, todos deveríamos realizar check-ups nutricionais e que incluem o estudo da composição corporal. O estágio sarcopenia representa a perda de massa muscular, associado à diminuição da força muscular ou da perfomance física. Na sarcopenia severa, todos os três critérios de classificação estão presentes. É preciso lembrar que para se realizar o diagnóstico da sarcopenia, todas estas variáveis precisam ser estudadas. Portanto, a avaliação da massa muscular (densitometria de corpo inteiro – DXA), bioimpedância, pregas cutâneas e circunferências), a avaliação de força muscular e do desempenho físico), devem ser lembrados.

A prevalência da sarcopenia é de 5 a 13% em pessoas entre 60 e 7 anos, aumentando para 11 a 50% em idosos maiores que 80 anos. Por isso, a prevenção e adequados são tão importantes. Quanto ao tratamento, os objetivos são obviamente o incremento da massa muscular e da força muscular, assim como a melhora do desempenho físico. Desta forma, as recomendações atuais para a prevenção da sarcopenia são a alimentação adequada, com fornecimento de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e de micronutrientes (vitaminas e minerais) em doses adequadas, além da prática de exercícios, principalmente o fortalecimento da musculatura. Por isso tudo o que foi exposto, é preciso que se tenha o acompanhamento de um profissional preparado para indicar a melhor prática alimentar (nutrólogo), assim como a orientação de um educador físico.

 

Dados do autor:
Dr. Fernando Valério
Gastroenterologista, Nutrólogo e Proctologista
São Paulo, SP
Consultas: particulares e Omint

Postado por:

Dr. Fernando Valério