Aprenda com os seus erros

“Experiência é o nome que damos aos nossos erros”. Esta é uma frase que representa bem este artigo, e que tem como objetivo nos induzir a uma reflexão profunda sobre os nossos insucessos. As nossas conquistas nos dão alegrias, e podem até mesmo causar euforia, mas em geral maqueiam as nossas falhas, tornando-as pouco evidentes. Em relação a profissão médica, a análise dos resultados ruins é fundamental, porque é o que nos faz crescer, nos lembra que não somos super-heróis, e que repetir o erro traz graves conseqüências aos nossos pacientes.Esta semana discuti este assunto com um paciente que atua com muito sucesso no setor de consultoria e que tem um método mais do que interessante para avaliar os candidatos a membros de sua equipe de trabalho. Quando estes jovens chegam com o currículo e realizações positivas na “ponta da língua”, ele inverte a situação. Na verdade, ele solicita que os candidatos descrevam algum projeto com resultado adverso em suas carreiras, as suas causas e o que isto lhes acrescentou. Neste momento ele descobrirá rapidamente quem é capaz de sair de uma entrevista ensaiada e teatral para o Mundo real, quem teve a maturidade de interiorizar a frustração e tirar lições positivas do que deu errado, o que fariam de diferente em um novo momento, quem é decente e humilde ao ponto de indicar os próprios erros em uma entrevista de trabalho, quem tem caráter para não repassar a culpa ao cliente “chato” ou a um colega de projeto. Sinceramente, já passei por várias entrevistas em provas de residência médica, e ninguém foi tão capaz de me avaliar como este paciente faz com os seus funcionários.

Provavelmente você não saiba disto, mas quase todos os Hospitais que têm programas de Residência Médica realizam a chamada “Reunião de Óbitos”. Isto mesmo, esta é uma reunião em que se discute o que pode ter ocorrido para que o resultado médico fosse tão insatisfatório, e se a morte poderia ter sido evitada. Este tipo de encontro não é nada mais do que a tentativa de se reestudar todo o caso em detalhes, rever as medidas que foram tomadas, refletir em que ponto as condutas não foram as mais adequadas, buscar na literatura médica mais atual algo que acrescentasse ao conhecimento de todos. Apesar desta reunião ter uma boa razão de existir, na prática o que ocorre é basicamente um julgamento político, em que o médico responsável se defende, e os que querem se destacar, através de atalhos sujos, atacam. Mais uma vez se perde a chance de crescer.

Pensem sobre os seus erros e resultados inesperados, pois são eles que os tornarão especiais e uma referência aos seus pares. Quando você erra e discute as razões do erro, você está se preparando para não repeti-los. Lembrem-se, a maior tristeza não é errar, e sim não ter a oportunidade de fazer da forma correta na próxima vez.

admin

Postado por:

admin