O "Big Brother" de Isabella

O “Big Brother” de Isabella

Big Brother Isabella
Uma criança de 5 anos é estrangulada e atirarada de janela do 6º andar de um edifício em São Paulo, o que é absolutamente chocante e aterrorizante, principalmente para aqueles que têm filhos, e que sabem o que isto significa. Obviamente, um acontecimento como este levaria a uma grande divulgação da imprensa, mas sinceramente, acredito que já se passou da “dose” há muito tempo. Nos últimos dias, a imprensa se diverte com laudos de perícia, entrevistas exclusivas do Pai e Madrasta da vítima, levantam hipóteses prematuras, como no caso do pedreiro, tornam a vida de pessoas que vivem no mesmo prédio do crime e de vizinhos dos Pais dos acusados em um tormento e preparam grandes imagens virtuais do ambiente do crime. No entanto, em nenhum momento tiveram o trabalho de divulgar dados sobre a agressão domiciliar de crianças no Brasil, que são espancadas, queimadas com cigarros, abusadas sexualmente e até mesmo, como no caso de Isabella, assassinadas. Infelizmente, isto não seria motivo de tanto Ibope, que é a única preocupação da mídia no momento.

Durante a minha formação como Cirurgião, obtive a qualificação de médico especializado no Suporte Avançado de Vida no Trauma pelo Comitê de Trauma do Colégio Americano de Cirurgiões. Durante este período, atendi a vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo e branca (facas, punhais), agressões físicas e quedas de grandes alturas. Posso garantir a vocês de que inúmeras vezes vi crianças com suspeitas de agressão domiciliar, e sempre que esta dúvida acontecia, imediatamente chamávamos a Polícia para averiguação. Só que como este tipo de acontecimento é mais comum em locais de pessoas mais carentes, não traz tanto charme à mídia, que prefere os terrores de pessoas de classe média que assassinam crianças.

A imprensa foi tão inconseqüente neste caso, que divulgou imagens de um pedreiro que trabalhava no Edifício onde o crime ocorreu, colocando-o como um suspeito. Se ele seria ouvido pela Polícia, este é um dever da Justiça, mas cabe a imprensa controlar os seus impulsos sensacionalistas. Nos últimos dias, este pedreiro foi chamado de assassino pelos vizinhos, os seus filhos foram tratados como parentes de um criminoso pelos colegas de escola, além deste humilde senhor ter conhecido o medo nos olhos das suas próprias crianças, cada vez que ele entrava em casa.

Já se divulgou também, que inúmeras crianças estão assustadas com a possibilidade de seus Pais perderem a cabeça em um momento de censura decorrente de uma travessura, e que façam alguma loucura. Isto sem contar naqueles filhos de pais separados, que convivem com padrastos e madrastas em ambiente pouco harmônico. Neste momento, você pode estar pensando como os Pais deixam as crianças assistirem a estas reportagens, mas isto é muito simples, já que as televisões entram em plantões durante todo o dia, inclusive no intervalo de programas infantis. A irresponsabilidade de imprensa já superou em muito a necessidade de liberdade de expressão da notícia, que é um papel tão relevante da mídia em um regime democrático.

Devo lembrá-los que esta imprensa que se mostra tão séria agora é a mesma que pagou por entrevistas a uma prostituta brasileira, que cumpriu pena no Estados Unidos, inclusive por envolvimento com drogas, e que foi, com muita justiça, deportada para o Brasil. Portanto, quando você tiver que votar no paredão do Big Brother Isabella, peça para que a imprensa sensacionalista e medíocre saia de cena.

Postado por:

Dr. Fernando Valério