Clínica Dr. Fernando Valério e a Biossegurança

Clínica Dr. Fernando Valério e a Biossegurança


Esta semana a Clínica Dr. Fernando Valério recebeu a renovação oficial do licenciamento da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo como um estabelecimento que prima pelos controles de infecção, respeitando os mais rigorosos processos de higiene, limpeza e esterilização de materiais, proteção a funcionários e controle biológico. Desta forma, posso assegurar que oferecemos o mais alto nível de biossegurança que as leis do País exigem e que os pacientes têm direito.

Atualmente, todo o material utilizado no consultório é lavado com detergentes enzimáticos, submetidos à esterilização com calor úmido (autoclavagem), com a confirmação de esterilização realizada através de controles químicos e biológicos. Os controles biológicos representam a comprovação do não crescimento bacteriano através de cápsulas esterilizadas, que asseguram a eficiência da esterilização. Estes controles são feitos semanalmente, e são o melhor modo de controle existente. Além disso, houve a adequação até mesmo das lixeiras, que atualmente apresentam pedais, e da colocação de pias para higiene de materiais separada do contato dos pacientes. O rigor foi tão alto em respeito à legislação, que até mesmo a minha secretária foi vacinada contra Hepatite B e tétano.

Pode-se observar que mesmo um consultório que sempre primou pela qualidade e segurança, ainda assim foi estimulado pela Vigilância Sanitária a aprimorar os seus métodos, o que é um grande benefício para todos e que é a real função deste órgão. No entanto, faço uma crítica aos métodos usados pela Vigilância, já que todas as visitas das autoridades fiscais foram realizadas sem a prévia marcação de horário, e sem a presença do responsável médico legal, no caso eu, o que sugere certo grau de abuso de poder, já que se tratava de vistoria de rotina. Na única vez em que houve uma marcação, a autoridade fiscal teve um atraso de 27 horas, o que ratifica o descaso com aqueles que se dedicam seriamente ao seu trabalho. Além disso, os órgãos governamentais exigem medidas que não cumprem e que não têm estrutura para cumprir. Saibam que o Governo não oferece vacina contra Hepatite B para maiores de 19 anos, e que toda esta imunização foi custeada por mim. Como sempre, as autoridades deste País criam leis, não cumprem, não são punidas por isso, e os únicos que as seguem e assumem os custos são os membros da iniciativa privada, que são a verdadeira força motriz deste País, e os reais responsáveis pelos recordes de arrecadação da Receita Federal, já que o Governo não gera dividendos, somente dívidas.

Também gostaria de entender o  porquê de tamanha dedicação à minha Clínica, que sempre observou as normas da Vigilância Sanitária vigentes, enquanto assistimos todos os dias os abusos e delitos na área de higiene no Sistema Único de Saúde. Infelizmente, o Governo fecha os olhos para os seus erros, prejudica aos mais necessitados, que não têm garantias de segurança contra contaminações Hospitalares, que não têm acesso à Medicina de alto nível, e muito menos a lugares de alto padrão no atendimento médico. Governo este que sabe cobrar muito bem daqueles que pagam os impostos em dia e que sustentam esta máquina corrupta e perdulária.

De qualquer forma, fico muito satisfeito em oferecer aos meus pacientes tanta biossegurança, e por outro lado, solidarizo-me com aqueles que são vítimas de um sistema demagogo e que finge que não vê os absurdos que ocorrem em Hospitais e Serviços Públicos de Saúde.

Postado por:

Dr. Fernando Valério