"Hérnia do Esporte" (dor inguinal do atleta): o que significa esta alteração?

“Hérnia do Esporte” (dor inguinal do atleta): o que significa esta alteração?

O termo Hérnia do Esporte é utilizado para descrever uma condição clínica caracterizada pela dor em região inguinal (“virilha”), que ocorre geralmente em atletas ou pessoas que praticam esportes com frequência, mas que não se relaciona com uma verdadeira hérnia inguinal, já que não há defeito na parede abdominal desta região. Desta forma, podemos considerar que o termo “hérnia” para este quadro de dor inguinal crônica não é o mais adequado. A definição mais mais comum para este quadro é a dor inguinal  unilateral persistente sem a demonstração de hérnia. No entanto, é válido descrever que em alguns casos que foram submetidos a tratamento cirúrgico devido a manutenção dos sintomas uma hérnia inguinal incipiente ou oculta foi encontrada.

A hérnia do esporte resulta de um trauma crônico e repetitivo nos músculos e tendões da região inguinal, que leva a um estiramento destas estruturas. O quadro geralmente se inicia de maneira insidiosa, sem dor aguda ou súbita na região. Os sintomas surgem em decorrência do excesso de uso da musculatura abdominal inferior. A hérnia do esporte é mais comum em homens que em mulheres, e os atletas profissionais ou de alta performance estão mais sujeitos ao risco de desenvolverem os sintomas.

O diagnóstico desta alteração dolorosa é feito em pacientes que participam de esportes de alta intensidade e que têm sintomas típicos de dor inguinal, sem evidência de hérnia ao exame físico. A dor inguinal é sempre o sintoma preponderante e é geralmente exacerbada quando há um aumento súbito da pressão intra-abdominal, como na tosse e na evacuação. O exame físico falha em detectar uma típica sensação de abaulamento inguinal quando se realiza esforço abdominal. Quanto a exames de imagem, os mais importantes são a ultrassonografia e a ressonância magnética da região, que tem por objetivo determinar se há a presença de hérnia inguinal verdadeira. Em geral, a maioria dos cirurgiões solicita exames de imagem antes de operar um paciente com hérnia do esporte.

Vários tratamentos são recomendados para o tratamento da hérnia do esporte, mas a cirurgia é o principal. O tratamento inicial consiste em repouso. Pacientes que persistem em manter as atividades físicas demorarão tempo considerável para cicatrizar qualquer lesão na região inguinal. Além disso, medicações analgésicas e antiinflamatórias podem ser eficientes. Estas manobras, no entanto, podem não ser suficientes para o tratamento a longo prazo. Tipicamente, os pacientes apresentarão recorrência dos sintomas após o reinício das atividades físicas, principalmente se não houve tempo de afastamento suficiente antes do retorno, o que é comum em atletas profissionais. A fisioterapia para fortalecimento das estruturas musculares acometidas pode ser recomendada.

Desta forma, pacientes que não apresentaram melhora com o tratamento clínico devem ser encaminhados ao cirurgião. A exploração cirúrgica e o reparo da região são os tratamentos mais recomendados para o tratamento da hérnia do esporte. O tratamento cirúrgico, assim como na hérnia inguinal verdadeira, pode ser feito por via aberta (convencional) ou laparoscópica.

Postado por:

Dr. Fernando Valério