Ler no banheiro e hemorróidas: uma combinação desastrosa!

Ler no banheiro e hemorróidas: uma combinação desastrosa!


Sabidamente muitas pessoas têm o péssimo hábito de ler no banheiro. Atualmente, isto ficou ainda mais evidente, já que a portabilidade de celulares potentes e netbooks tornou o antigo toalete em um verdadeiro escritório, ou como costumo brincar com alguns pacientes, um “bathroom-office”. No entanto, poucos entendem que esta “mania” pode trazer sérias repercussões anais, principalmente quando se pensa em pacientes com hemorróidas. Posso ir mais longe, talvez juntamente com a dieta, ler no banheiro seja a maior causa de crises de hemorróida, como a trombose hemorroidária.


O ato de evacuar é algo fisicamente complexo e requer uma grande coordenação de estímulos e movimentos por parte do intestino grosso (cólon) e reto, contração da musculatura abdominal (que aumenta a pressão inta-abdominal), relaxamento dos músculos anais (esfíncteres) e da musculatura pélvica. Desta forma, quando nos sentamos no vaso para iniciar a evacuação, todo este processo é desencadeado, forçando o conteúdo fecal para fora do reto. No entanto, quando permanecemos lendo durante este momento e não consumamos a defecação, todo este esforço ocorre em vão e traz algumas repercussões. A primeira delas é um aumento da complascência do reto, fazendo com que nas evauações seguintes o volume evacuado seja maior e mais ressecado, o que aumenta as chances de trauma na região anal. O segundo problema é que há uma congestão dos vasos hemorroidários, o que é incentivado pela gravidade e pelo relaxamento da musculatura anal. Sendo assim, no momento da evacuação há uma enorme chance de que as fezes machuquem estas veias e se inicie um grande processo inflamatório e vascular conhecido por trombose hemorroidária. Na trombose hemorroidária, coágulos se formam no interior do sistema venoso hemorroidário, fazendo com que o fluxo seja interrompido, e levando a formação de um abaulamento (“bola”) no ânus e dor. Em geral, não ocorre sangramento anal.

O hábito de ler no banheiro pode ter sido adquirido ainda na infância, quando nós, os Pais, transformamos o banheiro em verdadeiro playground, principalmente no caso de crianças muito constipadas. Crianças que apresenta uma prisão de ventre são motivo de grande preocupação por parte dos Pais, e os pequenos logo percebem isto. Desta forma, eles sabem que a evacuação deles torna os Pais mais felizes naquele momento, e que geralmente a criança é muito festejada e parabenizada, e por isso, passam a valorizar o ato de defecar, o que pode causar piora da retenção das fezes. Além disso, os Pais iniciam o hábito de leitura de gibis e brinquedos no banheiro como forma de entretenimento, o que fará desta criança um leitor habitual de banheiros. Por isso, na minha casa é vetado qualquer brinquedo, revista ou livro dentro do banheiro.

Espero ter deixado claro que o hábito de ler no banheiro tem repercussões, não deve ser incentivado na infância, e que é um grande gerador de consultas em Proctologistas. Por isso fica o recado: “banheiro não é bilblioteca”.

Postado por:

Dr. Fernando Valério