Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: prevenção e tratamento de doenças através da boa alimentação.

Alimentos Funcionais e Nutracêuticos: prevenção e tratamento de doenças através da boa alimentação.

Dr Fernando Valerio - Blog -  Alimentos Funcionais e Nutracêuticos
Atualmente acredita-se que os alimentos podem ter uma função medicinal que extrapola a sua função básica de nutrir e fornecer energia.Um claro conhecimento sobre esta área ainda está se desenvolvendo, mas já está claro de que não há qualquer alimento ou componente deste alimento que possa ser considerado como verdadeiramente milagroso. Além disso, para que um tipo de alimentos desenvolva aspectos de proteção ou promoção da saúde aspectos genéticos e ambientais devem ser levados em consideração, assim como a quantidade e a duração à exposição a estes alimentos. Embora todos os alimentos saudáveis possam influenciar de alguma forma os processos celulares e afetar a nossa saúde, as circunstâncias em que estes benefícios máximos podem ocorrer ainda não estão elucidadas. De qualquer forma, este é um tema interessante e novo, e por isso decidi discutir neste artigo dois termos que serão cada vez mais lidos, ouvidos e comentados: os alimentos funcionais e os nutracêuticos.

Os alimentos funcionais são alimentos ou componentes de alimentos que podem promover benefícios à saúde alem do seu aspecto primordial que é o de prover nutrição. Estes alimentos são mais do que nutrientes, visto que eles teriam a capacidade de manter a saúde e diminuir o risco de doenças. Os alimentos funcionais alteraram alguns conceitos sociais e comportamentais, e hoje temos o sentimento de que “natural é melhor”, o que faz com que pensemos que ter uma alimentação mais saudável nos promove saúde e nos afasta do uso constante de medicamentos. Apesar dos consumidores dos alimentos funcionais se identificarem com comidas que lhe permitem prevenir doenças e gerar saúde, os efeitos positivos e negativos dos constituintes bioativos dos alimentos ainda estão sob investigação científica rigorosa. Algumas vezes, a própria indústria alimentícia faz com que alguns produtos se tornem mais funcionais e com maiores benefícios. Alguns exemplos disto são a adição de Vitamina D ao leite, cálcio ao suco de laranja, bactérias (probióticos) aos iogurtes e o iodo ao sal. Alguns alimentos que estão citados como funcionais são a soja, o tomate, o espinafre, brócolis, alho, amêndoas, peixes, aveia, blueberries e chá verde.

Outro aspecto dos alimentos que geram curiosidade é a sua capacidade de tratar doenças. Estes são os chamados Nutracêuticos, e o termo representa a fusão dos nomes nutrição e farmacêutico. Tipicamente, estes produtos são nutrientes isolados, suplementos dietéticos, ervas e alimentos processados. Um bom exemplo dos nutracêuticos é a utilização da gordura insaturada ômega-3 para o controle de triglicérides, o que já é bem estudado. Ou seja, um alimento ou um componente alimentar é usado diretamente para o tratamento de uma doença ou alteração.

Doenças não contagiosas, incluindo o câncer, as doenças cardiovasculares, o diabetes e a síndrome metabólica (alterações de colesterol e triglicérides, aumento de pressão arterial, aumento de obesidade abdominal), representam 60% dos óbitos em todo o Mundo, e esta incidência aumenta em países em desenvolvimento como o Brasil. Está claro que os alimentos podem ter relação com o desenvolvimento destas doenças, já que eles aumentam os fatores de risco para que elas se desenvolvam, como a obesidade e o excesso de sal da dieta. Mas por outro lado, os alimentos podem prevenir e tratar estas alterações, como o é o caso das fibras, que diminuem o risco do câncer de intestino grosso, além de ajudar no controle do colesterol e do diabetes. O lecopeno que está presente no tomate, outro exemplo, é associado à prevenção do câncer de próstata. Além disso, uma dieta com baixos níveis de gordura saturada está associadas à prevenção de tumores malignos. Por isso, o entendimento sobre os alimentos funcionais e nutracêuticos deve ser estimulado, mas desde que isso se faça dentro de um ambiente científico sério e responsável. Embora já exista uma enormidade de informações a respeito destes alimentos, pesquisas adicionais ainda são necessárias para que se entenda com mais precisão a relação entre os alimentos, a prevenção e o tratamento de doenças.

 

Dados do autor:
Dr. Fernando Valério
Gastroenterologista, Nutrólogo e Proctologista
São Paulo, SP
Consultas: particulares e Omint

Postado por:

Dr. Fernando Valério