BCAA e seus efeitos no músculo, na fadiga e no metabolismo.

BCAA e seus efeitos no músculo, na fadiga e no metabolismo.

Dr Fernando Valerio - Blog - BCAA
BCAA e seus efeitos no músculo , na fadiga e no metabolismo. Recentemente, atletas recreativos e profissionais se utilizam de substâncias ergogênicas. Estas substâncias são produtos utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho físico e a recuperação após o exercício, o que ocorre através do incremento da musculatura e da performance física. Entre estas substâncias ergogênicas estão os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA – branched chain amino acid), e que são representados pela leucina, isoleucina e valina. Os aminoácidos de cadeia ramificada são essenciais na dieta e, portanto relevantes na regulação da síntese proteica muscular. Os aminoácidos colaboram no nosso metabolismo, fazendo que o desempenho físico seja melhorado e a recuperação funcional durante a prática esportiva. O BCAA é o tipo de aminoácido mais comumente utilizado pelo músculo esquelético e serve como importante substrato de energia quando os carboidratos se reduzem após um exercício prolongado. Desta forma, o objetivo deste artigo é mostrar como o BCAA é capaz de reduzir a fadiga, os danos musculares e alterar o metabolismo, promovendo a utilização de gorduras.

Quando se pensa em fadiga é preciso falar sobre um neurotransmissor bastante conhecido, a serotonina. A serotonina é conhecida por ter relação com a manutenção da temperatura corporal, pressão arterial, secreções internas, apetite, comportamento sexual, exercício, dores e no ajuste à diversas funções biológicas, como a memória e a cognição. De acordo com alguns estudos, o aumento na duração da atividade física pode promover o aumento da ativação da serotonina, o que estaria relacionado ao aumento da fadiga. Desta forma, a suplementação dos aminoácidos de cadeia ramificada parecem reduzir o acúmulo de serotonina, diminuindo assim a fadiga. Esta diminuição da concentração da serotonina ocorre antes da atividade física, durante e após, colaborando assim para que a performance se mantenha em bom nível em todos os momentos da prática esportiva de duração moderada a longa.

O lactato também é uma substância que deve ser analisada quando se pensa em fadiga e que pode sofrer efeitos do BCAA. Fisiologicamente, o lactato é formado como resultado do metabolismo anaeróbico da glicose durante o exercício, e é um importante indicador de atividade e fadiga musculares. Avaliando os efeitos do BCAA, pesquisadores mostraram que os índices de lactato começam a cair imediatamente após o exercício e que após e estão praticamente normais após 30 minutos de repouso. Desta forma, o desconforto causado pelo acúmulo de lactato é menor, proporcionando maior desempenho e recuperação.

Quanto ao dano muscular durante a atividade física, os marcadores bioquímicos mais utilizados são a creatinofosfoquinase (CPK) e a desidrogenase láctica (DHL). O CPK e o DHL têm uma relação importante no ajuste metabólico necessário para a atividade muscular, e podem ser usados como importantes indicadores de lesão muscular, já que aumentam com o desgaste do músculo devido ao exercício. Desta forma, estudos em que atletas receberam BCAA mostraram redução da concentração do CPK e DHL durante o exercício prolongado, o que na prática pode se traduzir em melhor resposta do músculo ao esforço.

Quanto ao metabolismo, preferencialmente utilizamos a glicose como a nossa melhor fonte de energia. No entanto, algumas pesquisas sugerem que nos atletas que consomem o BCAA pode haver uma mudança deste padrão, fazendo que os ácidos graxos (gorduras) passem a ser uma fonte importante de energia, principalmente imediatamente após a realização de atividade física exaustiva maior que uma hora. Este fato se relaciona com a melhora da performance e com a redução de danos musculares.

Como sempre, é importante lembrar que suplementos alimentares devem ser indicados por profissionais médicos que estudam o tema, que sabem os benefícios, riscos e aplicações  de tais produtos. Portanto, quem deseja entender mais sobre o BCAA e outros suplementos deve procurar um médico e discutir as reais necessidades para o seu caso.

 

Dados do autor:
Dr. Fernando Valério
Gastroenterologista, Nutrólogo e Proctologista
São Paulo, SP
Consultas: particulares e Omint

Postado por:

Dr. Fernando Valério