Hemorróida, será a cirurgia a única opção?

Postado em 30.12.2006 - 11:01

A doença hemorroidária, ou seja, a dilatação dos vasos presentes na região do ânus, traz transtornos evidentes a milhões de pessoas ao redor do Mundo. Estes transtornos variam de sangramento e dor ao prolapso hemorroidário (exteriorização destes vasos no momento da evacuação). Todas as informações referentes a doença podem ser lidas em meu site (link Doenças), mas a minha intenção aqui é apagar a impressão geral de que a hemorróida é uma doença obrigatoriamente cirúrgica.A cirurgia para hemorróida é uma das mais temidas pelos portadores desta doença, já que sabidamente o período pós-operatório é extremamente doloroso e difícil. O que é importante enfatizar é que somente os casos mais avançados têm indicação de cirurgia. Para se ter uma idéia prática, de cada 10 pacientes com hemorróida, apenas 2 precisarão ser submetidos ao tratamento cirúrgico, enquanto os outros 8 realizarão outros tipos de tratamentos não cirúrgicos: os tratamentos ambulatoriais.

Os tratamentos ambulatoriais são realizados no próprio consultório médico, sem a necessidade de internação e período pós-operatório, no momento da consulta médica, e em geral trazem apenas um desconforto momentâneo, e não dor. Para citar alguns exemplos destes métodos, os mais utilizados são a ligadura elástica, laser, crioterapia (congelamento), fotocoagulação e esclerose (injeção de álcool).

O método que costumo utilizar em meus pacientes é a ligadura elástica. Este é um método muito simples, e o único entre todos os ambulatoriais que resolve o prolapso hemorroidário, informações estas compartilhadas por grandes estudos clínicos. O índice de satisfação dos pacientes é de 90%, já que com este método, além de se evitar a cirurgia, há a resolução imediata do sangramento e do prolapso, sem a necessidade de anestesia, já que não é um método doloroso, evitando-se assim riscos de alergias.

Com estas informações você já é capaz de entender que o quanto antes você procurar um especialista (proctologista) maiores são as suas chances de ser submetido a um tratamento mais simples, e mais longe você estará da necessidade de cirurgia. Se a razão de evitar procurar um médico é o medo de receber uma indicação cirúrgica, você pode estar perdendo uma boa oportunidade.

468 Comentários para “Hemorróida, será a cirurgia a única opção?”

  1. 1 Marisa Bandeira
    13.05.2007 às 13:17

    Doutor ,estou visitando o seu site pois já fiz 2 cirurgias de hemorróida 1ª 06/07/06 e agora dia 26/04/07.
    Espero agora ter resolvido o meu problema, embora eu já conversei com o meu médico que o meu problema é a dificuldade que tenho em evacuar. Por isso sinto muito medo de que elas possam voltar. Fico grata por ter a possibilidade de estar sempre realizando pesquisas sobre este meu caso e de ter encontrado o senhor que tão bem esclarece as minhas dúvidas e de muitas outras pessoas.

    Grata. Marisa

  2. 2 Vagner de Lima
    05.09.2007 às 14:28

    Sou uma prova viva deste texto! Ha tempos tinha este problema e atraves de uma pesquisa na internet sobre o assunto, cheguei ao Dr. Fernando!
    O grau em que se encontrava minha hemorroida era III e ja estava ate conformado que a unica solução para o meu caso seria a cirurgia.
    Quando o Dr me atendeu em seu escritorio, dêu uma aula sobre o assunto e sanou meu problema com o metodo “ligadura elastica”!
    Se você tem o mesmo problema e tem receio de procurar um medico, seja por medo, machismo ou qualquer outro motivo, meu conselho é, vá ao medico que seu caso por mais grave que pareça, possa ter uma solução boa e acredite, você se sentirá bem melhor sem este problema aumentando sua auto estima.
    Dr. Fernando, eu nao canso de elogiar seu trabalho e o ser humano que é você! Parabens.

  3. 3 Edvalde Carvalho
    29.02.2008 às 21:23

    Dr. Fernando,

    Com os comentários feitos pelas pessoas que V.Sa. tratou-os, das hemorróidas, pena que eu moro distante. Pois também sofro a mais de 10 (dez) anos deste problema, e eu sei que o meu sitoma ou é de III ou é de IV grau. O que V.Sa., me aconselharia a fazer
    O meu maior desejo era poder consultar-me com o V.Sa.

    Edvalde Carvalho 29.02.08 – 20:21

  4. 4 Juvelina Lima
    03.03.2008 às 09:06

    Vou fazer uma cirurgia no dia 06/03/2008….Dr. José Minarrini (proctologista), disse que meu caso está bem avançada, tendo muitas veias internas e externas com trombose amostra… Várias vezes tive que me recorrer ao pronto atendimento de algum hospital para um socorro imediato, devido a dores ao extremo, levando-me ao pranto….

    Depois da última crise, (dezembro de 2007), tomei a decisão de fazer a ciurgia, ao qual foi a surpresa do médico, pois ao longo desses anos, venho me esquivando e adiando a cirurgia… Mas não quero mais ter crises…

    Dr. Minarrini, me disse que o desconforto da recuperação não é nada comparável as crises que tenho, com a vantagem de uma recuperação definitiva….

    Sou de Minas (Belo Horizonte), se tivesse a oportunidade, gostaria de fazer uma consulta com o Dr.Fernando… Mas acho que isso não vai acontecer, pois faltam 3 dias para o dia da cirurgia….

    Obrigada e parabéns Dr. Fernando pelo seu grande sucesso…

  5. 5 Luciano Lourenço
    17.03.2008 às 10:31

    Excelentes explicações! Muito me asustei quando um dia eu estava de viagem, no Egito, arrumando-me para um passeio no rio Nilo. Fui evacuar, pois fazia tres dias que não fazia, e a minha surpreza foi um sangramento de quase 20 minutos sem parar. Fiquei apavorado!! Pensei que ia morrer longe da minha familia e num pais mulsumano que não gosta de pessaos cristãs.Claro que não fui ao passeio! O sangramento parou após 20 minutos! Após um ano, esta semana, dia 12/03/2008, novamente aconteceu o sangramento na hora que fui evacoar, sem sentr dor nenhuma, fiz muita força, nada saiu, exceto muito sangue. Fiquei apavorado e minha esposa também! Criei uma coragem impar, e fui ao proctagolista. Lá, sem vergonha nenhuma, fiz o que ele me pediu, ele me examinou e detectou que eu tinha duas hemorroidas internas. Ele fez a lgadura elástica e parou o sangramento, até agora. O problema é que após essas ligaduras passei a sentir muita dor, talvez pela pressão que elas estimulam! Estou um pouco com medo, pois não sei até quando esas dores vão terminar. Pelo que li os elásticos cairão com cinco dias, mas, e depois? O que pode cacontecer?
    Parabés ao Dr. Fernando pelas brilhantes explicações.

  6. 6 Felipe Bastos De Lima
    26.03.2008 às 15:39

    Muito boa as explicações!
    Então, acho que me encontro dentro desse quadro de hemorróidas. Há alguns meses atrás percebi que surgiu um pequeno nódulo para fora do meu ânus toda hora que eu evacuava, provocando um leve sangramento apenas uma vez. Passei a não utilizar mais o papel higiênico para não provocar isso novamente, utilizando então o chuveirinho. Após ir ao banheiro sentia um leve incômodo que logo passava; às vezes também fazia uma pequena pressão contrária para empurrar o nódulo de volta para o reto, não tendo problemas. Será que estou realmente com hemorróideas? Em qual estágio se encontraria (externa, III?)? Existe possibilidade de regressão sem tratamento?
    Obrigado pela ajuda! Parabéns pelo trabalho, abraços!

  7. 7 Neilson Alves
    07.04.2008 às 20:01

    Boa Noite!

    Dr. Fernando

    Brilhantes explicações.

    Mas de qualquer maneira, estou com uma cirurgia marcada para dia 09/04/2008

    Neilson Alves

    07/04/2008

  8. 8 Solange Santos
    22.07.2008 às 01:22

    Boa noite, acabei de fazer a cirurgia (3 dias)e é bom saber que esta dor que sinto terminará definitivamente.
    Gostaria de parabenizar o Dr. Fernando pelas suas explicações esclarecedoras.
    um abraço, Solange.

  9. 9 Herickson
    22.08.2008 às 20:29

    Só gostaria de deixar a minha sugestão para quem está pensando em operar da hemorróida.
    Não façam isso se o seu caso não for de extrema nescessidade. fiz a cirurgia recentemente e a recuperação é extremamete sofrida! Nunca senti uma dor tão forte em toda minha vida!!!
    Para evacuar é um martírio: sangra muito e a dor é insuportável!Sem contar que não sara nunca.
    Nao quero colocar medo em ninguem mas se arrependimento matasse eu tava durinho agora!
    Não operem!
    Abraços.

  10. 10 Andreia Barros
    05.09.2008 às 20:26

    dr Nao sei qual o grau da minha hemorroida mas sei que nodulo fica grande quando vou evacua nao quero opera sera que tem condicao pra isso acontece, suas explicacao e otima obrigada!!!

  11. 11 luiz coelho filho
    29.10.2008 às 23:43

    Fiz a cirurgia a 7(sete) dias, a recuperaçao e muito dolorida, quase insuportavel ! Mas crie coragem e faça a cirurgia sim….

  12. 12 Getulio Marques
    23.12.2008 às 19:23

    fiz uma cirugia à 12 dias, do quadro IV, das piores, trombose; estado lastimável, a minha alimentação está sendo beringela, quiabo, e outros fibrosos, até o momento ainda ando um pouco preso, más na hora de defecar que a coisa fica feia, parece que as fezes vem rasgando, porém logo passa a dor, quem tem o problema de hemorróide, no meu parecer é q procure um procto o mais rápido possivel para resolver o problema, pois quanto mais tempo, mais o problema se agrava. abraços

  13. 13 Claudimar Mota
    18.02.2009 às 09:50

    hoje esta fazendo 5 dias que fiz a cirurgia pois o meu caso ja estava em 4º grau, nossa com isso doi, espero nunca mais passar por isso.

  14. 14 Marcio
    25.03.2009 às 09:47

    Fiz a cirurgia a 16 dias forão os piores momentos de dores na minha vida, mas hoje Graças a Deus amanheceu sem dor, estou escrevendo para dar força a quem sofre deste problema pois antes da cirurgia vivia momentos de muito sofrimento.O pós operatório realmente e muito dolorido mas valeu apena. Não tenha medo encare o problema e muita força e Fé em Deus que tudo vai dar certo.

  15. 15 jose costa
    26.03.2009 às 19:57

    após ter lido todos os comentários sobre este mal horrivel, fiqui com mais medo ainda desta inconveniente cirurgia. estoui esperando em Deus. que vai me curar sim; belem, março de 2009. 18.hs. 56 minutos.

  16. 16 carla
    27.03.2009 às 14:41

    Estava adiando minha visita ao medico por achar que ele me diria que so cirurgia daria jeito “tenho pavor a cirurgia”,mas ja que nao tenho nenhum desses sintomas como dor ou ate mesmo encomodo acho que um desses tratamentos ira me servir.Muito obrigada doutor por sua informaçao chegou na hora certa

  17. 17 Stela
    03.04.2009 às 23:10

    Fiz a cirurgia dia 01/04 e até agora tô com medo de ir ao banheiro, a médica me disse que é normal sangrar por uns 15 dias… vamos ver no que dá… mas eu aconselho a todos fazerem esta ou qualquer outra cirurgia que for necessária, sou da seguinte opinião: não presta? então corta e joga fora. até mais e boa recuperação a todos

  18. 18 André
    28.04.2009 às 19:50

    Fiz a cirurgia dia 03/03/09, e o pós operatório é de dar soco na parede, a dor é muito forte, parece que vai rasgando tudo (quando vc vai ao banheiro). Fiquei sofrendo por mais de um ano, e não procurei nenhum médico. Resultado: fiquei com uma anemia profunda (falta de células sanguíneas vermelhas e/ou hemoglobina), onde meu hematócrito chegou a 18,5, quase tive leucemia. Fui internado e resultado: operação. Hoje, após 57 dias ainda tenho um pouco de dor quando vou no banheiro (dor esta controlável). Forão os piores momentos de dores da minha vida. Escrevo para dar força a quem sofre deste problema e que vá já ao médico. Ah, uma idéia aos especialistas na área: deveriam colocar na internet mais informações sobre alimentos, entre outras alternativas que ajudariam a previnir e para o pós operatório. Um abraço a todos da turma.

  19. 19 beth.
    05.05.2009 às 16:58

    oi agora criei coragem,e vou fazer a minha cirurgia dia 8/5,mas tenho fe em deus que tudo vai dar certo,sobre o pos para quem teve 3 filhos normal eu vou aguertar se deues quiser…vcs que ta lendo va tambem porque o meu sofrimento cm ela e pior …

  20. 20 ana lucia
    09.05.2009 às 20:00

    Eu fiz a cirurgia 08-05-09 estou tomando analgesico e usando pomada analgesica,graças a Deus nao senti nenhuma dor
    o meu medico é maravilhoso o era 2 e 3 nao demora q é pior valeu !!

  21. 21 bruna
    22.05.2009 às 14:45

    Depois de ter lido tudo isso sobre esta doença estou ate mais preparada pra fazer esta cirurgia e se deus quizer vaii da tudo certo .
    Bom a maioria das pessoas falão que doi o pos operatorio mais se eu aguenteii todo esse tempo essa dor terrivel eu vou aguentar essa dor tambem

    boa sorte a todos

  22. 22 aldemir
    25.06.2009 às 08:01

    agora dia 10/07 vou fazer pela segunda vez uma cirurgia ! já sei como é sofrida a recuperação do pós operatório espero nunca mais fazer isso !!!! depois de 9 anos tudo de novo !!!!

  23. 23 Andrea
    03.07.2009 às 21:59

    Faz uma semana que fiz a cirurgia. Senti pouquíssima dor no pós. Nas horas de ir ao banheiro é mais complicado, dói bastante e há sangramento, mas a dor passa em 15 minutos, fazendo a higiene local e passando a pomada indicada pelo cirurgião.
    Meu conselho é que todos façam a cirurgia quando necessário e que escolham um profissional experiente e conceituado.
    O sofrimento causado por fissuras e hemorróidas é tão grande que é melhor não adiar a ciurgia.
    Boa sorte a todos!

  24. 24 carlos alberto
    17.07.2009 às 18:18

    Operei dia 06/07 e ainda dói um pouco, por isso ainda estou tomando analgésico. O pós é muito chato mas não foi nada exagerado, melhor aguentar uns dias que ficar sofrendo sempre. Tenho procurado informações sobre qual dieta fazer e o tempo mas não acho nada mais completo sobre o assunto(principalmente quem gosta de ceva com tira-gosto). Uma dica é sempre que precisar ir ao banheiro já deixar uma bacia com água morna, pois a dor maior é logo após e o banho de assento alivia muito.

  25. 25 tania
    27.07.2009 às 14:23

    faz 12 dias que fiz a cirurgia realmente a dor pós operatória é terrivel ainda sinto dores ao evacuar mas diminuiu muito,os piores momentos são os cincos primeiros dias o remédio andolba me ajudou bastante na hora de evacuar pois ele é aplicado no local diminuindo a dor na hora de evacuar e meu medico falou que poderia usar sem restrição não tenho certeza se faria essa cirurgia de novo pesso muito a deus para não precizar de passar por isso de novo pois é uma dor muito intença no primeiro dia após retirar o tampão tive até que ficar hospitalizada. boa sorte pra quem tem que fazer e muita fé em deus.

  26. 26 Elsa
    29.07.2009 às 13:22

    Fiz a cirurgia de hemorróidas e fissuras em 16 de julho. Nos 5 primeiros dias a recuperação foi surpreendente, quase sem dor. Comi fibras demais nos primeiros dias e no 6ºdia fui 3 vezes no banheiro e aí começou a dor. Liguei para médica que disse que a cirurgia deve ter aberto. Até hj sangra e dói muito após a ída ao banheiro.
    Espero que passe logo. Boa sorte a todos os que forem fazer a cirurgia e lembrem-se que o pós operatório é muito diferente para cada um. E, pelo menos sentiremos dor agora e depois passará definitivamente.

  27. 27 f ribeiro
    04.08.2009 às 02:39

    tem uma semana que fiz,não quero desanimar quem vai fazer,pelo contrario ,vc vai sentir dor por alguns dias,mas vai livrar de um drama,mas meus conpanheiros eu pensei que ja tinha sentido dor na minha vida e olha que ja tive fraturas nos braços, pernas e dedo. a dor e so apos ir ao banheiro,durante uns 15 minutos ,pedi ate as minhas visitas para ir embora pois da vontade de gritar xingar morrer;mas o importante que estou livre isto passa,não desanime

  28. 28 fabiostompsom
    20.08.2009 às 17:03

    Hoje faz 15 dias que fiz uma cirurgia, os 5 primeiros dias foram insuportaveis, as fezes desciam de uma vez parecendo que ia rasgar tudo,estou sentindo um pouquinho de formigamento, mas estou bem mais aliviado,amanhã é minha revisão, espero que o médico diga que esta tudo bem, pois não quero passar por isso nunca mais.

    Aconselho todos a fazerem a cirurgia.

  29. 29 maria
    23.08.2009 às 23:11

    Estou aguardando o médico me chamar para a cirurgia mas, não estou nenhum pouco com coragem de fazer. É mais certesa que não vou fazer o meu medo é muito, estou muito nervosa.
    Espero que DEUS me ilumine para tomar a decisão correta.

  30. 30 Moises
    09.09.2009 às 07:55

    Bom, tenho esse problema com hemorroidas a farios anos e nunca tive coragem de ir ao medico fazer uma consulta ate q um dia qdo fui evacuar tive um problema e a hemorroida nao voltou ao seu lugar entao tive q ir ao medico mais pra minha surpresa ele nao me indicou a cirurgia ele empurou p dentro com seus dedos e isso foi uma dor na qual nunca tinha sentido na minha vida e segundo ele ao teria mais esse problema mais tbm p minha surpresa voltei a ter esse problema e hj por mais q doa o pós quero mto terminar com isso tdo pq tenho sofrido constantemente desse mal.

  31. 31 Dr. Fernando Valério
    09.09.2009 às 18:54

    Caro Moises, saiba que a sua intenção de se tratar de forma definitiva é realmente muito importante, até porque as hemorróidas trazem um prejuízo à qualidade de vida. No entanto, existem alguns graus em que tratamentos realizado no próprio consultório são efetivos e definitivos, e por isso, a cirurgia passa a ser indicada em casos refratários a estes tratamentos.

  32. 32 mariana
    19.09.2009 às 11:08

    Tenho hemorroidas, mas não tenho nenhum tipo de dor, nem sangramento, no meu caso elas se retraem automaticamente após alguns minutos da ida ao banheiro.
    Intestino muito preso. Fui ao médico e ele me disse para operar e não esperar sentir dor ou sangramento. Marcou cirurgia para o dia 22/09. Estou com receio, será que devo esperar mais? Todos os depoimentos que tenho lido são de pessoas que sentem dor ou sangramento, será que meu diagnostico está errado?

  33. 33 Dr. Fernando Valério
    19.09.2009 às 11:36

    Cara Mariana, você apresenta um quadro de hemorróidas grau II, ou seja, aqueles em que as hemorróidas retornam sozinhas ao canal anal. Este tipo de hemorróida é tratada com bons resultados através de métodos realizados no próprio consultório, como a ligadura elástica. Os meus pacientes que apresentam quadro semelhante ao seu são tratados desta forma, com índice de satisfação em torno de 90% após a ligadura.

  34. 34 fabio
    21.09.2009 às 15:19

    fui em dois medicos me disseram q tenho q operar minha hemorrodia e nivel 4 .vc acha q tem outro tratamento

  35. 35 fabio
    21.09.2009 às 15:21

    esta cirurgia e complicada a minha e nivel4?

  36. 36 Dr. Fernando Valério
    22.09.2009 às 11:53

    Caro Fabio, saiba que hemorróidas internas Grau IV, ou seja aquelas que prolapasaram (saíram do canal anal)e não retornaram mais, mesmo com ajuda manual, têm indicação de cirurgia. A cirurgia é tecnicamente simples, apesar de alguns detalhes que fazem a cicatrização evoluir melhor. Mas o que realmente importe é que ela é dolorosa, e requer período de afastamento profissional e acadêmico. De qualquer forma, não é possível conviver com hemorróidas tão desconfortáveis durante toda a vida, e por isso vale mais a pena sofrer por alguns dias do que por anos.

  37. 37 Celia Machado
    22.09.2009 às 16:33

    Ola Dr Fernando
    Fiz a minha cirurgia ha exatos 12 dias, minhas hemorroidas estvam em grau IV, e fui operada, meio de urgencia. Fiz a minha cirurgia em um Hospital Publico, e pra mim fica dificil falar com o medico que me operou. A minha duvida é a seguinte, ao contrario dos que apresentam obstipação intestinal, eu evacuo muitas vezes ao dia, principalmente pela manha, me dando muito mal estar, e a dor local pelo esforço. Nao tenho sangramentos e a parte externa esta bem cicatrizada. Isso ainda me impossibilita de voltar ao trabalho, pois como vou trabalhar tendo que ir ao banheiro de cinco em cinco minutos? E a dor tb me incomoda bastante.
    Vc me aconselha alguma coisa. Devo falar com a medica que me operou na quinta feira, o que vc me orienta a perguntar a ela? Se vc puder me ajudar, eu serei eternamente grata. To sofrendo muito…

  38. 38 Dr. Fernando Valério
    22.09.2009 às 18:27

    Cara Célia, saiba que a cirurgia convencional de hemorróidas realmente apresenta estas características descritas por você. E sinceramente, o seu pós operatório parece estar muito adequado. Sendo assim, mantenha os banhos de assento, as pomadas anestésicas e principalmente a dieta rica em fibras, porque a cicatrização está evoluindo de forma correta, e realmente tem um período de 2 a 4 semanas. em geral.

  39. 39 Celia Machado
    22.09.2009 às 23:35

    Obrigada pela sua atenção. Me deixou um pouco mais aliviada.
    Esta bastante dificil esta fase…Doi bastante
    Obrigada

  40. 40 claudia
    29.09.2009 às 12:00

    Dr: fernando hoje vou fazer a cirurgia de hemorroida esta uma veia para fora o senhor acha que vou sofrer muito apesar de nao sentir dor para evacuar nem sangrar mim de uma opiniao estou um pouco assustada com a ciruegia que vou fazer é tanta queixa que agente escuta mim ajude a tirar minhas duvidas agradeço um abraço.

  41. 41 Dr. Fernando Valério
    29.09.2009 às 15:16

    Claudia, primeiramente desejo sucesso para o seu tratamento e uma ótima recuperação cirúrgica. Quanto à sua dúvida, saiba que esta cirurgia pode trazer desconforto no período pós-operatório, e por isso você deve seguir as todas as orientações do seu médico.

  42. 42 José Luís da Silva
    30.09.2009 às 00:07

    Dr. Fernando, há 12 anos tenho problemas de hemorroidas, a semana passada procurou um proctologista e ele me disse que tenho 3 hemorroidas, sendo diagnosticado que 2 são do grau II e uma no grau III. Como foi a primeira consulta que fiz com esse médico ele primeiramente me receitou o uso do medicamento Venalot (2 comp. a cada 12 h) e à noite o uso da pomada Proctyl. Gostaria de sabe do senhor se pode haver uma melhora com esse tratamento, ou então que o senhor me aconselhasse que procedimento devo fazer, pois tenho muito medo de cirurgia. Anciosamente aguardo sua resposta. Obrigado.

  43. 43 Gizelle Concolato
    30.09.2009 às 14:45

    Dr. Toda família do meu pai já operou de hemorróidas… Inclusive meu pai…..
    Meu médico disse que tenho opção em operar ou não, eu decido…
    Dependendo do q como, sangra.
    Será que preciso mesmo fazer a cirurgia, pq o médico disse que operando ou não, devo mudar o hábito alimentar….
    Eu posso comparar hemorróida a uma cutícula de unha, ou seja, alguma coisa que cresceu que precisa ser retirado, que não tem como voltar ao normal?

    E se for assim, não é melhor cortar, pra começar tudo de novo, ou seja, mudando alimentação???

    Fiquei em dúvidas se opero ou não, depois desses depoimentos acima……Se for desse jeito mesmo, prefiro nem mexer numa coisa q pode ser controlada….

    A cirurgia está marcada pro dia 7 de out 2009, se o Sr puder responder antes, ajudaria muito…..

  44. 44 Gizelle Concolato
    30.09.2009 às 14:53

    Tenho 40 anos, depois da terceira gestação piorou bastante, parece q ouvi o médico dizendo que é nível 4 tb….

    Alimentos com conservantes, hamburgueres, salsicha, calabresa, não como….Pimenta do reino, nem pensar…..

    A primeira médica q fui, uma coloproctologista me receitou um remedinho pra reeducar o intestino, enquanto tomava esse remédio, ficava tudo bem….O médico atual já mandou não tomar, pro intestino não acostumar….movinor
    Depois q fiz um exame, parecido com colonoscopia, só q observando só o reto, sabe? Então, depois desse exame que o médico disse que eu podia decidir operar ou não…..

    Se o médico dissesse que eu tinha q operar, eu estaria mais tranquila, enfrentaria tudo, mas por que o médico me deixou essa escolha??

    Essa é minha dúvida….

  45. 45 Dr. Fernando Valério
    30.09.2009 às 16:56

    Caro José Luís, saiba que hemorróidas Graus II e III ainda podem ser tratadas de forma ambulatorial e sem a necessidade de cirurgia. Particularmente, assim como mostram estudos sérios sobre o tema, utilizo em meu consultório a ligadura elástica. Obviamente, os resultados tendem a ser melhores em hemorróidas Grau II do que em Grau III, mas mesmo assim o método é indicado. Quanto aos remédios comentados por você, podem até ser úteis em momentos de crise, mas não acredito que sejam eficazes a longo prazo.

  46. 46 Dr. Fernando Valério
    30.09.2009 às 17:46

    Cara Gizelle, as hemorróidas devem ter alguns critérios de indicação para tratamento cirúrgico, como serem internas de Grau IV (prolapso irredutível), externas ou em complicações como a trombose. Se o seu quadro se resolve somente com a dieta, questiono se você deve ser operada, mesmo tendo uma história familiar da doença. Além disso, existem alguns tratamentos ambulatoriais (realizados no consultório) para o tratamento de hemorróidas, e que são uma boa opção de cura para a maioria dos casos.

  47. 47 Dr. Fernando Valério
    30.09.2009 às 17:53

    Cara Gizelle, o seu médico lhe deu a opção de operar ou não porque ele sabe que a cirurgia de hemorróida traz um pós-operatório muito desconfortável, e que a sua opinião é importante. De qualquer forma, se a sua hemorróida é realmente de Grau IV, ela não apresentará melhora com o tempo, e por isso a cirurgia tenha uma indicação precisa. Sendo assim, quando você mantém uma boa dieta, você controla os sintomas, mas não resolve o problema em definitivo.

  48. 48 Gizelle Concolato
    30.09.2009 às 18:05

    Agradeço suas explicações, Dr…
    Não sei o que fazer, estou com muitas dúvidas, apesar da cirurgia já estar marcada…
    Acho que cirurgia é um processo muito doloroso, e só pra casos de mais graves….

    De qualquer forma agradeço sua atenção..
    Muito Obrigada…
    Gizelle _ MS

  49. 49 José Luís da Silva
    01.10.2009 às 01:33

    Dr. Fernando, muito obrigado pela sua orientação
    Me ajudou muito – vou questionar o médico que procurei
    sugerindo o tratamento ambulatorial indicado pelo senhor.

    Muito obrigado pela atenção.

  50. 50 Dr. Fernando Valério
    01.10.2009 às 09:59

    José Luís, fico satisfeito em saber que as informações dadas a você foram úteis, mas lembre-se que nunca lhe examinei ou atendi pessoalmente, e por isso a conduta dada pelo seu médico deverá ser respeitada.

  51. 51 Gizelle Concolato
    01.10.2009 às 12:05

    Estou mais animada pra cirurgia, Dr…
    Agradeço a Deus por sua vida…
    Deus continue dando ao Senhor esse DOM DE SOLUCIONAR, ESCLARECER, TORNAR AS COISAS CLARAS…
    Mesmo a tanto trabalho, o Sr se dedica a responder nossas questões…

    Deus o abençoe e abençoe sua linda família….
    O SENHOR DEUS É CONTIGO!!!

    Com gratidão, Gizelle- MS

  52. 52 Celia Machado
    03.10.2009 às 17:51

    Conversei com vc aqui ha alguns dias atras, e melhorei pouco. Hj completo 23 dias de pos operatorio, e continuo evacuando muito. Nao chega a ser diarreia, mas evacuo de quatro a cinco vezes em seguida, o que deixa o canal anal bastante edemaciado e com uma dor permanente, que demora de cinco a seis horas pra passar mesmo com medicação forte para dor(a medica deixou tramadol sn). Li no seu site sobre sindrome do intestino irritavel, e muita coisa que vc fala ali, eu sinto. Ja tinha este problema de evacuar varias vezes ao dia, desde bem jovem, mas como so adquiri a hemorroida depois da gravidez do meu primeiro filho, isso so começou a me incomodar mais recentemente, e foi o que levou a cirurgia de urgencia como ja tinha comentado. Ja tomei dois medicamentos para parasitose e mais dez dias de antiinflamatorio, e mudei a dieta para obstipante. Tb tomei um medicamento para diarreia( tiorfan), tudo recomendado pela medica. Estou desesperada, pq mal tenho dormido, pq qdo vem a vontade de evacuar fico super ansiosa, o que gera mais problema, e mal estar tb. Tentei conversar com a medica que me operou, que so consigo conversar de quinta feira, na ultima quinta estava em campo e nao consegui contato.Vc me aconselha alguma coisa? Me ajude… Se eu tivesse convenio ou grana ia no seu consultorio, mas infelizmente nao tenho e te incomodo aqui. Peço desculpas, mas vc tem sido minha referencia. Tenho bebido seu site e seu blog, atras de respostas. Se vc puder me ajudar. To sofrendo demais e sem poder levar minha vida normalmente. Tenho dois filhos pequenos e a minha familia e so meu marido. Porisso vi em vc uma fonte de ajuda. Me ajuda por favor.
    Obrigada
    Celia Machado

  53. 53 Dr. Fernando Valério
    04.10.2009 às 07:42

    Cara Celia, primeiramente agradeço o seu grande interesse pelo site e blog. Quanto ao diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável, ele pode até estar correto, mas seria interessante ter a confirmação da sua médica. Caso ela concorde com você, provavelmente indicará um tratamento específico para a Síndrome, com possível melhora dos sintomas, principalmente da diarréia. Em relação ao pós-operatório, devido ao grande número de evacuações diárias, você realmente deve estar sofrendo mais do que o habitual. Quanto a um possível tratamento, por razões éticas, não posso lhe indicar algum, e por isso peço que aguarde a sua consulta.

  54. 54 Luana Costa
    08.10.2009 às 16:47

    Dr. Fernando.

    Acredito que diante das explicações, tenho transtornos de hemorrídas no Grau III, pelo menos as visíveis, ainda não sei de hemorróidas internas.
    Quando evacuo, é muito raro sangrar, somente quando as vezes estão secas demais.
    Tenho intestino preso, então não sei se este fato ajudou a provocá-las.
    Tenho estes sintomas desde o início do ano, mas não sinto dores nenhum.
    Gostaria de agendar um horário com o Sr. para que pudesse saber a minha real situações e os tratamentos cabíveis para que o grau da minha situação não venha a piorar, afinal, eu não posso esperar chegar as dores e os sangramentos contínuos para procurar um médico.

    Muito obrigada pela sua dedicação ao seu trabalho, e saiba que com certeza, apensar de não haver todos os comentários, o Sr. ajuda muito gente.
    Obrigada novamente.

    Luana Costa
    Embu/SP

  55. 55 Dr. Fernando Valério
    08.10.2009 às 17:26

    Cara Luana, em relação aos comentários em resposta aos questionamentos iniciais desta página, eles foram respondidos diretamente para a pessoa que fez a pergunta através de e-mail, preservando assim a identidade. No entanto, cheguei a conclusão de que as respostas poderiam ser úteis a todos, e por isso, passei a respondê-las dentro do próprio blog. Com certeza esta medida foi acertada, já que a resposta desta atitude tem sido muito positiva.
    Quanto ao seu caso, para que eu possa avaliá-la, peço que marque uma consulta formal pelo telefone (11)3849-3377.
    Obrigado.

  56. 56 Gizelle Concolato
    09.10.2009 às 20:01

    Dr. operei dia 7 de outubro de 2009.
    Hj é dia 9 de outubro de 2009.
    Quero deixar uma dica pra quem vai operar hemorróida, nível IV
    O pós operatório é ruim sim… Por isso, se vc vai fazer cirurgia, se está marcada, se não tem jeito….Mude seu cardápio: COMA FIBRAS, FRUTAS, LEGUMES, NÃO COMA CARNE VERMELHA, NEM COMA MASSAS E TEMPEROS PICANTES….
    Mude antes da cirurgia, uns 15 dias, por quê? Depois da cirurgia, essa dieta vai te ajudar na primeira evacuação tambem…. É dolorosa e, se vc comer direitinho antes, as fezes ajudam na evacuação…..
    E tome o laxante que seu médico receitar direitinho….
    Um bom antiinflamatório e um remédio para dor….
    Um remédio bom!!!!Dipirona é fraco!!!
    Estou no meu segundo dia…
    E, lógico, pessoas positivas ao seu lado, te dando força, e com a ajuda de DEUS…..VAI DAR TUDO CERTO, EM NOME DE JESUS!!!
    Muito suco de laranja, mamão, água pra beber, banho de assento antes e depois da evacuação…..
    Vamo lá, vai dar tudo certo………

  57. 57 Dr. Fernando Valério
    10.10.2009 às 09:23

    Gizelle, os seus conselhos aos demais foram muito importantes e estão corretos. A experiência de quem já foi submetido a esta cirurgia pode ser muito útil para aqueles que já têm a indicação de cirurgia. Boa recuperação.

  58. 58 Celia Machado
    11.10.2009 às 16:13

    Eu de novo Dr Fernando
    E normal sentir tanta dor ainda? Estou no 31ºPo, e tem vezes que a dor e tao forte que ate choro.
    Pela sua experiencia, qto tempo pra essas dores diminuirem?
    Consultei uma nutricionista e ela pediu pra eu tomar lactobacilos vivos, e hj e o terceiro dia que tomo, e as fezes ficaram mais consistentes e estou evacuando em media tres vezes por dia. Consultei a medica e ela quer uma colonoscopia. So o que me incomoda ainda e a dor que demora demais pra passar mesmo com medicação forte e acabo ficando o dia todo as voltas com o controle dessa dor.

  59. 59 Dr. Fernando Valério
    12.10.2009 às 09:20

    Célia, uma das complicações mais comuns da cirurgia de hemorróida é a persistência de uma lesão fissuróide em uma das incisões cirúrgicas. Este tipo de quadro pode até mesmo gerar um novo procedimento, mas espero que não seja o seu caso. De qualquer forma, é muito importante que a região anal seja bem examinada pela sua médica.

  60. 60 Paula
    13.10.2009 às 01:27

    Gente eu vou fazer essa cirurgia para o problema interno ainda esse mês…estou apavorada com os casos de dor que li aqui,eu moro só e não vou ter ninguém para ficar o tempo todo ao meu lado…além do mais tenho que me recuperar logo para voltar ao trabalho. Alguém sabe me dizer quanto tempo em média é necessário o repouso?
    Vejo que apenas quem passou ou passa por isso consegue compreender.

    Muito obrigada
    Abraços

  61. 61 Lycio
    13.10.2009 às 04:19

    Bom, apesar de fazer contato pelo e-mail eu venho aqui para esclarecer de vez minha duvida.
    Bom, vou começar colocando algumas duvidas que todos devem ter:
    - no 4º grau, pode-se definir como um “caroço” que fica na parte externa do anus? Este podendo ser tocado (e ter como caracteristica ser duro e doloroso quando se aperta)
    - mesmo nesse caso, seria possivel algum outro metodo? Ou entao algum outro metodo cirurgico menos doloroso e em conta (no quesito financeiro mesmo)?
    Bom, Dr. Fernando, eu gostaria de saber se eu ja tendo praticamente certeza do meu caso (ele é o “tema” da minha pergunta), tem alguma variaçao ou todos os casos em que se torna externo, duro e visivel são iguais? Como alguma subdivisão de tipos de hemorroidas nivel IV.
    Bom, por enquanto essas sao minhas duvidas, torço para que tenha outra solução pois esse metodo cirurgico nao é nemum pouco convidativo.
    E para finalizar, eu gostaria de saber se a apariçao desses sintomas em mim (que tenho 16 anos) é normal? Pois vejo que o caso se arrasta a anos, e o meu possivel caso ja foi meio que direto, mesmo havendo os sintomas dos outros niveis da doença, será que possuo mesmo ou posso somente ter algum tipo de inflamação?
    Muito Obrigado, seu site e você ajudam muitas pessoas, essa primeira ajuda é sempre a mais importante!

  62. 62 Dr. Fernando Valério
    13.10.2009 às 10:13

    Paula, o tempo de recuperação para esta cirurgia é de no mínimo 15 dias. Nesta período você deverá fazer uso de analgésicos e antiinflamatórios por via oral, ter uma dieta rica em fibras e boa hidratação, além de fazer banhos de assento e usar pomadas anestésicas. Desejo a você sucesso e uma boa recuperação com o seu procedimento.

  63. 63 Dr. Fernando Valério
    13.10.2009 às 10:19

    Caro Lycio, saiba que estes abaulamentos externos podem corresponder a hemorróidas, mas devem ser confirmadas por um Proctologista, visto que você é muito novo. Além disso, saiba que hemorróidas internas Grau IV ou externas, devem ser submetidas a tratamento cirúrgico. Nas hemorróidas externas, a única opção é a cirurgia convencional. Nas hemorróidas grau IV há a possibilidade de se utilizar um aparelho chamado PPH.
    Além disso, se o seu caso surgiu abruptamente, você deverá pesquisar se há uma trombose hemorroidária ou um abscesso anal, por exemplo. Por isso a consulta com o especialista é tão importante.

  64. 64 Lycio
    13.10.2009 às 23:52

    Ok, com certeza, hoje ja ando sentindo uma dor constante, nao muito forte mas é constante.

    Muito Obrigado e eu gostaria de lhe fazer uma pergunta:
    Você saberia me recomendar um Proctologista de confiança que resida em Belo Horizonte? Pois é sempre bom já ir em algum medico conceituado e de confiança que irá fazer o melhor pro paciente (no caso eu).

    Obrigado de verdade!

  65. 65 Dr. Fernando Valério
    14.10.2009 às 11:39

    Lycio, obviamente a sua cidade tem médicos fantásticos, e em todas as especialidades. No entanto, como não tenho contato próximo com os médicos de Belo Horizonte, prefiro não fazer indicações.

  66. 66 Gizelle Concolato
    14.10.2009 às 12:11

    Dr. operei dia 7 de outubro de 2009
    Hj é dia 14 de outubro de 2009

    Gostaria de novamente dizer àqueles que vão operar, igual a nossa amiga PAULA> TÁ BEM MELHOR HJ………

    Dói sim, mas a DOR COMEÇA A SER CONTROLADA………
    Abro o chuveiro BEM QUENTE, depois da evacuação, E FICO ORANDO, AGRADECENDO A DEUS PELO SEU CUIDADO……
    ACEITANDO A DOR…….

    NÃO TEM COISA MELHOR…….E DEUS ESTÁ COM A GENTE…….
    DEUS CUIDA DE NÓS…….

    SEI QUE VAI PASSAR………
    SE DESESPERAR COM A DOR, NÃO ADIANTA….

    A DOR É UM PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO….UM DIA PASSA…..
    CONFIO NISSO….

    O que não podemos fazer é sair da dieta……
    Manter as fibras, nos sopões sem tempero…
    Um suplemento de fibras…
    Nada de carne vermelha, comidas compradas prontas, nesse momento, não…..
    Continuar com o antiinflamatório, remédio pra dor…
    Usar o laxante q o medico receitou……
    Os banhos quentes aliviam muito…..

    MAS O MAIS IMPORTANTE: JESUS !!!!
    A VITORIA VIRÁ!!!! A DOR VAI PASSAR…..

    PAULA, VAMOS NOS COMUNICAR, QUERO TE AJUDAR NESSE MOMENTO, TÁ?

    DR FERNANDO, ESTOU SEM PALAVRAS PRA TE AGRADECER…….
    BJO EM SUA FAMILIA LINDAAAAA

    Gizelle – MS

  67. 67 luane
    14.10.2009 às 14:08

    Dr.. estou com 2 hemorrodias e o medico disse q tenho q fazer cirugia, existe a necessidade de fazer uma cirugia?
    existe algum medicamento q possa tomar pra ver se melhora?
    ele mim receitou a pomada mais de nda adiantou. estou com muito medo da cirugia
    O q devo fazer?

  68. 68 Tania
    14.10.2009 às 16:37

    Boa Tarde,Dr.Fernando Valério,tenho hemorróida interna e externa e esta última,dois médicos consideraram prolapso e dois não e somente um não indicou cirurgia…estou há um ano sofrendo,mas tenho muito medo de operar…foi me dito por um dos médicos que se eu não operar,futuramente o caroço que ficou externo pode virar um cancêr;gostaria de uma opinião do senhor;desde já,agradecida.

  69. 69 leia
    14.10.2009 às 17:48

    OLÁ DR. FERNANDO VALÉRIO.
    Dr. gostaria de saber mais sobre hemorróidas tenho 27 anos tenho uma filha e estou com muitas varizes pelvicas tenho muitas dores quando vou evacuar doiiiiii demais e sangra todas as vezes essa semana mesmo fazendo dieta comendo muita verdura continua doendoe sangrando tem umas veias externa que doi muito hoje mesmo estava com muita dor nossa sem lugar i passei hermovitos ai aliviou e esta bem melhor mais sempre vem aquela dor terrivel e todas as vezes q vou ao banheiro ela sangra sera que é caso cirurgico obrigada um abraço a todos.

  70. 70 Dr. Fernando Valério
    14.10.2009 às 23:30

    Luane, existem algumas indicações de cirurgia para hemorróidas, como as hemorróidas externas, as hemorróidas internas Grau IV (saída persistente e contínua do mamilo hemorroidário) e trombose hemorroidária. Desta forma, você deverá discutir com o seu médico os critérios de indicação dele e se há a possibilidade de algum tratamento ambulatorial para a resolução do seu quadro.

  71. 71 Dr. Fernando Valério
    14.10.2009 às 23:35

    Tania, conforme respondido à Luane, existem indicações precisas para a cirurgia de hemorróidas. Desta forma, discuta com o seu médico as razões para que ele indique o procedimento no seu caso, e questione sobre outras opções menos agressivas de tratamento.
    Quanto à possibilidade da hemorróida desenvolver um câncer, esta é uma grande bobagem, já que isto não ocorre de forma alguma, e não deve lhe gerar qualquer angústia.

  72. 72 Dr. Fernando Valério
    14.10.2009 às 23:38

    Leia, mesmo tendo um quadro bastante sintomático, não é possível afirmar que você já tenha indicação de cirurgia. Diariamente atendo pacientes com sintomas iguais aos seus, e em geral consigo evitar a cirurgia através de métodos ambulatoriais não cirúrgicos, como a ligadura elástica.
    Converse com um Proctologista da sua confiança e veja se o seu quadro pode ser tratado de maneira mais conservadora. Sem examiná-la não tenho como afirmar isto.

  73. 73 luane
    15.10.2009 às 11:03

    OBRIGADO doutor pelo conselho, eu acho q existe remedios q possa fazer com q essa pele q estar pelo lado de fora voltar ao normal, mais ele disse q ñ.será q existe a possibilidade do senhor mim indicar algum, estou com 2peles pra fora do meu anus, e sinto muitas dores quando vou defecar.
    obrigado mais uma vez pela atenção
    bjs!

  74. 74 Dr. Fernando Valério
    16.10.2009 às 14:49

    Luane, gostaria muito de lhe ajudar de forma mais efetiva, no entanto, a consulta com um Proctologista é realmente fundamental. Discuta com o seu médico a melhor forma de tratá-la.

  75. 75 Gizelle Concolato
    20.10.2009 às 10:01

    DR. operei dia 07 de outubro de 2009
    Hj é dia 20 de outubro de 2009
    Graças a Deus, está tudo bem…..
    As dores não atrapalham mais…
    Dores controláveis…
    Tenha certeza que a DOR VAI PASSAR…
    Continuo na dieta, com suplemento alimentar de fibras, laxante.
    Agradeço a Deus…
    Agradeço esse espaço aqui tb…
    Pra quem vai operar, FORÇA…

  76. 76 Tania
    21.10.2009 às 11:32

    Dr.Fernando Valério,obrigada pela resposta,obrigada por esclarecer sobre o caroço.Sabe,com certeza,o senhor deve ser um anjo de Deus,pois ajuda sem pedir nada em troca.Que Deus o abençoe sempre.

  77. 77 Celia Machado
    21.10.2009 às 13:19

    Gizelle
    Quero agradecer a vc pq estava mal mesmo e cada vez que vem a dor ( mais controlavel agora), penso no que vc disse e ganho forças. Realmente Jesus cuida de nos.
    Qdo esta mais dificil, tenho a quem recorrer, e Ele me escuta.
    Obrigada e que Deus abençoe a sua vida.

  78. 78 Katya
    21.10.2009 às 20:19

    bom, fiz a cirurgia fazem 4 dias.
    Tbem fiquei com muito medo da dor, da recuperaçao e do tempo que precisaria ficar sem trabalhar. Mas pesaram na minha decisao algumas verdades.
    1- Que no meu caso a unica solucao seria a cirurgia.
    2-Para eu ser uma pessoa mais sadia (ja que a hemorroida e uma doenca)
    3- Para ter uma melhor qualidade de vida ( jã que vivia preocupada, com dores).
    4- Que as cirurgias sao bem seguras, com boas anestesias, antibioticos, e remedios para dor eficientes.
    Agora no quarto dia estou bem melhor, e sei que a regra natural e melhorar cada dia mais.
    Uma dica importantissima e controlar a consistencia das fezes atraves de alimantacao com fibras, muita agua e sucos e como o meu medico receitou, um preparado para constipacao intestinal que comecei a tomar uma semana antes da cirurgia e ajudou muito quando vou ao banheiro.
    No primeiro dia foi dificil, mas no segundo melhorou muito e no terceiro jã nao precisei de analgesicos.
    O medico pediu 5 dias deitada, levantando para banho e para lavar-me por 5 vezes ao dia.
    Desculpe a falta de acentos e outros erros otograficos, mas estou em um lap top que nao estou acostumada com o teclado.
    Agora estou ansiosa para poder voltar a academia e a trabalhar, passear, mas acho que ainda vai demorar um pouquinho.
    Desejo que todos tenham animo para fazer o que seus medicos orientarem, e que tenham uma cirurgia de sucesso ( aos que forem fazer) e uma otima recuperacao como esta sendo a minha .

  79. 79 Gizelle Concolato
    21.10.2009 às 23:39

    Dr. operei dia 07 de outubro de 2009
    Hoje é dia 21 de outubro de 2009

    Dr. esse espaço é muito importante pra nós…

    Agradeço a Deus pela sua vida, Dr…

    Célia Machado, tudo tem seu propósito.
    Creio que essa cirurgia me ajudou a entender sobre DOR.
    E VC? O QUE VC PODE DIZER DEPOIS DO QUE PASSOU?

    Certamente vc vai ser bem MAIS FORTE…
    E VAI PASSAR SIM… A DOR VAI PASSAR…
    A MINHA VAI PASSAR…EM NOME DO SENHOR JESUS…

    aos q vão operar….FORÇA…

  80. 80 Celia Machado
    22.10.2009 às 11:07

    Sim Gizelle. E aprendi outras coisas tb.
    Qdo olho pra tras agora, tudo que passei nesses 42 dias, nem acredito que foi comigo. E no meio da dor outros problemas aconteceram e eu tive que me esquecer da minha dor para atentar para a dor dos outros. Me lembro de um dia que estava acordada de madrugada pela dor e orei por uma amiga que esta na UTI…
    Dr Fernando, o senhor nao sabe como me deu força nestes dias, como pude me orientar com o q os outros escreviam. Estou melhor. A dor esta mais controlada, as evacuaçoes estao em menor numero, e sem dor a gente fica mais otimista.
    Agradeço a Deus pela sua vida e sua disposição em estar aqui nos ouvindo(lendo) e tentando orientar da melhor maneira.
    Obrigada

  81. 81 Dr. Fernando Valério
    22.10.2009 às 11:34

    Katya, as suas dicas são muito boas e interessam a todos os pacientes. Desejo a você uma ótima recuperação cirúrgica.

  82. 82 Adilson santana
    22.10.2009 às 17:13

    Muito obrigado Dr.Fernando pelas dicas ,pois a mais de dez anos eu tenho problema com uma emorroida.Gostaria que você
    tivesse uma filial aqui em BH,pra que podessemos tratar com
    você.Se tiver nos indica.OK! Adilson BH.

  83. 83 Gizelle Concolato
    22.10.2009 às 22:14

    katya….que bom ler isso…
    Testemunhos assim nos fazem mais fortes…
    Como o testemunho da Célia Machado, que mulher FORTE…

    Dr. desculpe escrever tanto aqui…
    Mas é um lugar onde todos passam e sentem a mesma coisa…
    Muito bom…
    Amei conhecer a Célia Machado.
    E agora amei ler o testemunho da Kátya.
    Queria saber noticias da Paula.

    Grande abraço a todos vcs.
    Força e fé…

  84. 84 Dr. Fernando Valério
    24.10.2009 às 08:12

    Adilson, fico satisfeito em saber que o artigo publicado lhe foi útil. Este é o objetivo maior, a divulgação de informação médica séria e responsável, e que atinja o maior número de pessoas.
    Quanto a uma filial em Belo Horizonte, acho pouco provável, já que a minha vida médica já é bastante cheia em São Paulo. Um abraço.

  85. 85 Dr. Fernando Valério
    24.10.2009 às 08:14

    Gizelle, este espaço é dedicado a ajudar pessoas, seja por meio de informações médicas, ou seja através de motivação gerada por relatos pessoais. Fique à vontade em utilizar esta via para isto.

  86. 86 gelson de oliveira felicissimo
    24.10.2009 às 09:55

    Dr. Fernando;
    Lí sua matéria sobre hemorroídas e que me deixaram aliviados e ao mesmo tempo confuso. Há dois meses atrás evacuei sangue por duas vezes. Procurei um especialista(procto) que me indicou alguns medicamentos como ultraproct pomada, castanha da india,vencasten, bisrofenid, que resolveram temporariamente. Consultei duas vezes o mesmo profissional e de cara a indicação do mesmo é de cirurgia.Devo procurar outo especialista ou o caso é mesmo de cirurgia? Existem outros medicamentos mais eficazes ou é o fim da linha? Abraços Gelson

  87. 87 Dr. Fernando Valério
    25.10.2009 às 09:47

    Gelson, as indicações claras para doenças hemorroidárias são hemorróidas externas sintomáticas, hemorróidas internas grau III (se não responderam bem a outros tratamentos não-cirúrgicos) e IV, além de casos de emergência, como tromboses hemorroidárias extensas. Se o seu quadro não é um dos descritos acima, há sempre a possibilidade de se realizar algum tratamento ambulatorial, o que poderia evitar o tratamento cirúrgico. Para mais informações, leia o texto sobre Hemorróidas publicado em meu site através do link http://www.drfernandovalerio.com.br/hemorroida.htm

  88. 88 Sonia
    29.10.2009 às 12:03

    Olá a todos, gostaria de deixar aqui algumas dicas p/ quem vai fazer cirurgia de hemorroida, pois hoje completa 1 mês que fiz a minha cirurgia(haviam muitos plexos hemorroidarios a serem retirados) e digo que meu caso era bastante complicado, pois havia passado por uma trombose que dexou sequelas(excesso de peles p/ fora do anus), ou seja alem de fazer a hemorrida tinha que tirar essas peles que estavam sobrando.Pois digo que não achei nada de aterrorizante no pós operatorio, graças a Deus, não senti dor alguma, tomei antibiotico, antiinflamatorio, por 15 dias e o tramal que suspendi por conta propria apos 3 dias , pois nada estava sentindo, apos 15 dias ja naõ tomava nenhum remedio, e continuo até hoje, meu médico não recomendou uso de pomadas local.Deixo uma dica p/ as primeiras evacuações que doi muito(alias esse é um incomodo até hoje, ainda sinto dor ao evacuar, que passam assim que faço a agua quente_)
    Providenciem uma bacia que se encaixe no diametro do vaso sanitario p/ agua quente, e evacuem dentro da agua quente, alivia bastante a dor, e troquem a agua logo apos a evacuação, não é muito higienico, mas assim doi menos e facilita a evacuação.

  89. 89 Dr. Fernando Valério
    29.10.2009 às 14:41

    Sonia, espero que o seu quadro doloroso durante as evacuações apresente melhora o quanto antes. Em relação à sua sugestão de evacuação em água quente, gostaria de fazer um comentário. Obviamente o calor local tem grande efeito antiinflamatório, o que torna o banho de assento com água quente muito útil, por sinal, também prescrito por mim. No entanto, a contaminação desta água por fezes pode aumentar muito as possibilidade de se contrair um infecção urinária, principalmente em mulheres. Por isso, recomendo que o banho seja feito após as evacuações, e não simultaneamente.

  90. 90 Cassia Cristina
    03.11.2009 às 15:55

    Olá Dr Fernando

    Tenho 24 anos e moro na Bélgica,desde pequena tenho problemas com intestino preso e as vezes vou ao banheiro somente uma vez por semana e quando vou é uma dor terrivel parece que desce tudo rasgando,ja é a terceira vez que vou evacuar e sai muito sangue,mais sangue do que fezes,faz tempo que notei que apareceu algo na parte externa que nao sei bem o que é se é a hemorroida que saiu ou nao,é um pedacinho de musculo do lado de fora…minha duvida é sera que é algo que precise cirurgia,pq aqui é td complicado e fico com medo de ir ao medico aqui e como so vou ao Brasil ano que vem fico com medo de esperar e se tornar pior,sempre que evacou passo uma pomada anestesica o que resolve na hora mas depois passa uns dias vou evacuar de novo é começa td de novo…

    agradeço muito se puder me esclarecer,pois aqui é dificil a gente ter esclarecimentos assim..
    muito obrigada!!!

  91. 91 Dr. Fernando Valério
    04.11.2009 às 09:39

    Cassia, obviamente você deverá procurar a ajuda de um Proctologista, já que conviver com dores ao evacuar comprometerá muito a sua qualidade de vida. Em relação ao seu quadro especificamente, as maiores possibilidades diagnósticas são a fissura anal (corte no ânus) e as hemorróidas (dilatação de veias no ânus). A fissura anal tem como tratamento principal a cirurgia, mas que é muito resolutiva, com índice de cura maior que 95%. Quanto às hemorróidas, se forem a causa do problema, ainda existem tratamentos ambulatoriais que podem ser pensados, e que evitariam a cirurgia. Por enquanto, mantenha uma dieta rica e fibras e ótima hidratação.

  92. 92 Sónia Gomes
    04.11.2009 às 17:25

    Caros amigos, também eu sinto dores terriveis ao evacuar que se prologam por muitas horas, e que curiosamente não passam com supositórios ou pomadas. Na passada segunda- feira fui examinada. Colocaram-me uma sonda no anús e verificaram que tenho hemorroidas internas de grau III e para além disso tenho um polipo (isso é que me assustou). vou ter de ser operada. O médico diz para não me preocupar com o polipo. O polipo tem um aspecto benigno e com a minha idade, 30 anos, era muito azar que algo de mal acontecesse. Alguém já retirou um polipo do anûs?Tou um pouco ansiosa. Acabo de ser mãe, o meu bebe nasceu em Agosto. Preciso de conselhos e muita força.
    Agradecia imenso que me dessem alguns exclarecimentos. O meu muito obrigado. Bem haja.
    Bjs

  93. 93 Dr. Fernando Valério
    05.11.2009 às 08:33

    Sonia, saiba que os pólipos são lesões benignas e que quando retirados não têm qualquer repercussão. Além disso, você é muito jovem, as chances de qualquer problema mais sério são muito pequenas. Saiba também que em alguns casos de hemorróidas acontece a presença de uma lesão inflamatória chamada papilite, e que pode ser confundida com pólipos ao exame clínico. Sendo assim, vá tranquila ao procedimento, e aproveito para desejar uma boa recuperação.

  94. 94 Gizelle Concolato
    09.11.2009 às 15:18

    Dr. operei dia 7 de outubro de 2009
    Hj é dia 9 de outubro de 2009

    PASSOU……..

    GRAÇAS A DEUS, agradeço a paciencia da minha mãe, meu marido, meus filhos….

    Agora é mudança de hábitos…

    Dr. obrigada por esse espaço…Esse blog é um dos meus favoritos…

    A quem for operar, como eu tive, FORÇA, FÉ E PACIENCIA…

    Gizelle – MS

  95. 95 Fábio
    09.11.2009 às 18:55

    Olá Dr.Fernando Valério,

    Quero por meio deste comentário agradece-lo por essas Dicas e esse Artigo que me foi muito útil, pois também fiz uma cirurgia e estava “apavorado” antes de fazer. Este Artigo me ajudou muito.

    Não só o artigo me ajudou, mas lendo os comentários das pessoas que já passaram por essa Cirurgia (que é uma luta) fiquei aliviado e fui muito abençoado por alguns deles.
    Destaque para os comentários e mensagens da GIZELLE CONCOLATO.
    Me ajudaram em TUDO na pós-operação, estava com tanto medo e com tanta dor. Mas neste tempo de dor experimentei MILAGRES de DEUS em minah vida. Foi inexplicável.

    E esse espaço, esse Site/Blog. Esse artigo, os comentários (destacando os da GIZELLE) foram instrumentos de Cura para minha vida.

    A dor passou, o medo passou e Agradeço a Deus pela vida de cada um de vocês!

    Deus Abençoe A Todos!

  96. 96 Dr. Fernando Valério
    10.11.2009 às 09:38

    Gizelle e Fábio, parabéns aos dois, pois venceram as dificuldades de um pós-operatório complicado como o da cirurgia para o tratamento de hemorróidas. Espero que este espaço seja sempre útil como já foi para vocês. Um grande abraço aos dois.

  97. 97 miriã gomes gaspar
    11.11.2009 às 12:24

    bom dia, gostaria de saber se quando vai operar a hemorroida no modo tradicional sem ser a laser a gente tem que se depilar antes ou não? porque depois da cirurgia me colocaram um tampão com esparadrapo e quase morri de dor na hora que o medico me tirou. acho que ele fez errado porque fiquei com tudo na carne queimando igual fogo depois todas as vezes que ia no banheiro queimava, por favor me tire essa dúvida. Obrigada.

  98. 98 Dr. Fernando Valério
    12.11.2009 às 09:00

    Miriã, é ideal que a área cirúrgica e a área que receberá os curativos não tenham mais pêlos. Nos meus pacientes, eu faço esta retirada de pêlos (tricotomia) quando os mesmos já estão anestesiados.

  99. 99 Marta
    13.11.2009 às 22:01

    Dr. Fernando Valério boa noite.
    Li todos os comentários acima, sofro de hemorróidas à 10 anos mais ou menos.No último dia 07-11 tive uma crise de hemorróidas no qual fui parar em um hospital.
    Consultei com um proctologista, e ele me indicou a cirurgia. Tenho que fazer um exame proctológico no próximo dia 20, ai sim…ficarei sabendo qual o grau que ela esta.
    Após esse exame…começarei os exames pré-operatório.
    Estou com 40 anos, e o único problema de saúde que tenho é esse, graças à DEUS.Sofro muito e tomei a decisão de operar, mesmo sabendo que o pós cirurgico é horrível.
    A minha maior dúvida é em respeito da anestesia.
    Quero saber se ela é local ou geral? Se quem decide é o paciente ou o médico?
    Pois tenho medo até de enjeção, e não quero perceber nada que estam fazendo comigo.

    Anteciosamente agradeço…Que Jesus continue te abençoando.

  100. 100 Dr. Fernando Valério
    15.11.2009 às 17:11

    Marta, a opção pelo tipo de anestesia é decidida pelo cirurgião responsável pelo seu caso e pela anestesia. Em meus pacientes, a opção é fazer uma sedação e a seguir um bloqueio raquimedular. Eu e o meu anestesista, Dr. Daniel Perin, estamos muito satisfeitos com esta conduta, visto que os pacientes não percebem a punção nas costas devido a sedação prévia, e a anestesia e analgesia são muito adequadas para a realização confortável do procedimento.

  101. 101 Sol
    15.11.2009 às 18:07

    Olá!!! Tive hemorróida na minha primeira gravidez e depois voltou ao normal. Agora no 2 º filho tive uma agressiva. Não consdeguia andar, muito menos sentar,,,fiquei internada tomando anti-inflamatórios usando pomadas e fazendo compressas. Diminuiu bastante, mas não está como era. O que faço???

  102. 102 Dr. Fernando Valério
    15.11.2009 às 19:07

    Sol, saiba que 30% das gestação pode em evoluir com um quadro de hemorróidas. Como na sua segunda gestação o quadro foi mais agressivo, pode haver a necessidade de um tratamento mais especifico. Por isso, sugiro que você procure um Proctologista para uma avaliação e estabelecimento de conduta.

  103. 103 Sol
    16.11.2009 às 15:56

    Obrigado pela resposta!!! Pena que sou do Rio de Janeiro,,, abraço!!!

  104. 104 daniela
    24.11.2009 às 21:37

    ola boa noite,dr fernando.
    gostaria de tirar uma duvida..
    Fui na medica aqui em fortaleza, pois apareceu uma bolinha , dura por fora do meu anus, e antes ja tinha um pedaco de carne, a cerca de 3 anos..nao sangro, nem tenho dores, mas essa medica disse que tenho que fazer a cirurgia, pois minha hemorroida e externa.por favor me tire essa duvida, pois li alguns comentarios, e confesso que estou com medo de fazer a cirurgia.
    obrigada ..se puder me enviar o nome de algum medico bom aqui em fortaleza, eu agradeco.

  105. 105 Dr. Fernando Valério
    25.11.2009 às 08:40

    Daniela, a sua médica tem razão caso as suas hemorróidas realmente sejam externas. Neste tipo de hemorróida, a única maneira de se estabelecer um tratamento definitivo é através da cirurgia. A recuperação dependerá do tamanho das suas hemorróidas e do procedimento realizado.

  106. 106 Eliane Marques
    25.11.2009 às 17:59

    Dr. Fernando, fiquei com uma dúvida; A médica que irá me operar dia 27/11 disse que a prioridade é retirar um pólipo de 2,5cm na borda anal, como também tenho hemorroidas, ela tentará tirar tudo, se não der, só será este pólipo e a hemorroida fica para uma outra cirurgia. Este procedimento está correto?

  107. 107 Nilton Paulo
    25.11.2009 às 19:01

    Dr. Boa Tarde

    Há alguns meses venho observado que apareceram algumas protuberâncias na regiao anal. Desconfio que seja hemorróida, mas elas não doem e quanto a sangrar ao evacuar vi um pouco de sangue ao utilizar o papel. Mas em quantidade mínima. Já marquei um proctologista mas queria saber se seria nível Iv e indicado cirurgia.

  108. 108 Ana
    26.11.2009 às 16:05

    Olá Dr. Fernando! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo Blog, pelo que li as orientações e esclarecimentos são muitos e ajudam muitas pessoas.
    Eu fiz a cirugia no dia 10 de novembro, minhas hemorróidas eram de grau IV, ainda sofro com as dores após a evacuação, então gostaria de saber sobre os banhos de assento (temperatura da água e se coloco alguma erva ou medicamento na água, duração,qtas vezes ao dia,etc…)Estou usando os analgégicos, antiflamátórios e pomadas anestésicas. O que mais posso fazer? Não estou usando pomadas cicatrizantes só anestésicas, é correto? No aguardo das suas orientações já
    agradeço por essa oportunidade.
    Abraços
    ANA

  109. 109 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:23

    Eliane, acredito que a sua médica deva fazer a retirada tanto da lesão polipóide quanto do mamilo hemorroidário, já que ele lhe indicou os dois procedimentos. Pelo seu relato acredito ser factível realizar os dois procedimentos concomitantemente e não observo razões no momento para que a cirurgia seja desmembrada. No entanto, não a examinei e não sei as características do pólipo e das hemorróidas.

  110. 110 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:27

    Nilton, provavelmente você não apresente uma hemorróida interna grau IV e sim um quadro de hemorróidas externas. Obviamente, esta avaliação sem examiná-lo é muito difícil. Desta forma, o seu médico deverá avaliar se há realmente a necessidade de cirurgia. Caso você apresente hemorróidas internas, acredito que sejam de graus mais iniciais, e portanto sem a necessidade de cirurgia.

  111. 111 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 08:51

    Ana, saiba que o desconforto após a cirurgia de hemorróida é muito comum, principalmente no primeiro mês após a realização do procedimento. Quanto ao banho de assento, em geral é realizado com temperatura de morna para quente, e não há a necessiade de se acrescentar qualquer produto, a não ser que o seu médico tenha lhe orientado para isto. Quanto a pomadas cicatrizantes, não vejo grande utilidade na recuperação de pacientes operados de hemorróidas.

  112. 112 valfredo
    08.12.2009 às 22:17

    eu tenho hemoroidas ja no tereiro estagio sofro muito pode acreditar, adquiri esta doença ja faz alguns anos doi para evacuar,não posso forsar o abdomem que sai pra fora, ja fui no medico, colocou os aneis mas a dor foi para mim insuportavel eu mesmo tirei as borrachas, nem fui mais no medico.Gosaria de saber se exste pratamento menos doloroso.

  113. 113 Dr. Fernando Valério
    09.12.2009 às 21:44

    Valfredo, a ligadura elástica é o melhor método ambulatorial para o tratamento das hemorróidas Grau III, e sinceramente este não é um método tão doloroso como descrito por você. Desta forma, ou você apresenta uma sensibilidade alta na região ou o elástico não foi aplicado em posição adequada. Caso você não consiga realizar nova ligadura elástica, ficará restrito às cirurgias, que são geralmente muito dolorosas.

  114. 114 Mile
    10.12.2009 às 17:00

    Dr. Fernando,
    Faz algum tempo (anos) que possua hemorróida. Provavelmente interna, posto que somente ao evacuar a mesma é notada. Algumas vezes, por prisão de ventre, a mesma me incomodou bastante, sendo aparente. Fui ao médico e o mesmo me receitou remédio, algumas orientações quanto à alimentação e disse que meu caso era cirurgico. Resolvido o “problema” momentâneo, não mais voltei ao médico. Em torno de 8 meses atrás, tive uma outra prisão de ventre, sendo que ao evacuar fiz uma lesão que sangrava. Além de ter aumentado uma coceira que já tenho, também, a algum tempo. Retornei ao médico, que me receitou pomadas e outros procedimentos e novamente disse que tenho que me submeter a uma cirurgia. Tenho muito medo e falta de tempo, posto que a recuperação é longa… além de não ter certeza se seria tão necessária a cirurgia.

    Meu maior problema atualmente é a coceira, que me incomoda muito. Cirurgia é a única solução?

    Estou no Rio de Janeiro e gostaria, se possível, de sua indicação (de um médico), pois não tenho como, infelizmente, ir à São Paulo….

    Desde já agradeço.

  115. 115 Dr. Fernando Valério
    11.12.2009 às 09:05

    Mile, uma das razões para o surgimento do prurido anal (coceira) é a presença de lesões anais como as hemorróidas. Desta forma, o tratamento da doença é importante para você, mas é importante que o tratamento seja o adequado. Em casos de hemorróidas internas existem os tratamentos ambulatoriais, que são realizados no próprio consultório, e que podem substituir a cirurgia em 80% dos casos. O melhor exemplo deste tipo de tratamento é a ligadura elástica, que por sinal é considerada o melhor método ambulatorial para o tratamento das hemorróidas. Por isso, é importante que você procure um Proctologista para a avaliação do seu quadro.

  116. 116 Lucia
    11.12.2009 às 23:13

    Dr Fernando, moro numa cidade do interior do Paraná, à 100 quilômetros da capital (Curitiba). Sofro há muito tempo com hemorróidas. Por recomendação médica fiz uma colonoscopia que acusou uma hemorróida interna, mas tenho problemas também externos que quando atacam causam muita dor e inchaço. A médica que fez a colonoscopia recomendou a ligadura elástica para o problema interno, mas meu médico foi contra e também me disse que não recomendaria a cirurgia por ser processos muito dolorosos a não ser que eu peça, ele me disse que eu seria o termômetro para ver até quanto aguentaria essas crises e então eu que decidiria operar. Não temos especialistas (proctologistas) na cidade então marquei uma consulta em Curitiba pra a ´próxima semana com um proctologista. Tenho muito medo da cirurgia. Notei que em todos os seus depoimentos não foi citada a cirurgia a laser. Ouvi falar por alto, que não causa dor alguma e a recuperação é rapida, mas que o custo é alto. Sabe doutor tenho tanto medo e as dores me incomodam tanto que pagaria qualquer preço para me livrar disso sem dor.Por favor me fale desse processo a laser. Será que Curitiba possui profissionais que usam esse método? Obrigada!

  117. 117 Dr. Fernando Valério
    14.12.2009 às 09:13

    Lucia, em relação ao quadro de hemorróidas, saiba que as hemorróidas internas devem ser tratadas através de métodos ambulatoriais, como a ligadura elástica. Exceção é feita aos casos de hemorróidas Grau IV, em que os mamilos que se exteriorizaram não retornam mais ao canal anal, mesmo com ajuda manual. A ligadura elástica é um método simples, criado em 1954, altamente eficaz, e recomendado pelas principais sociedade de Proctologia do Mundo.
    Em relação ao laser, sinceramente, os estudos clínicos mais sérios não mostram bons resultados com ele, sendo restrito o seu uso a alguns casos isolados de hemorróidas internas de graus muito iniciais. Além disso, apresenta um alto custo aos pacientes. Em meus pacientes, realizo a ligadura elástica e tenho muito boa resposta.

  118. 118 Gizelle Concolato
    16.12.2009 às 10:44

    Dr Fernando Valério

    operei dia 07 de out de 2009

    Quanto tempo, né? e como passa rápido……
    Abusei da alimentação, Dr, e aí, meu Deus!!!!!
    Mas estou no caminho certo novamente…….

    Estou aqui para novamente agradecer ao Senhor pelas orientações que o Sr nos proporciona com esse blog.
    Agradecer a Deus por sua vida e pela vida de sua família.
    Agradecer a Deus pela cirurgia esse ano, melhorou muito minha vida…….Essa decisão e coragem para operar, fez toda diferença……

    Agradeço e desejo ao Senhor, sua família, e a todas as pessoas que escreveram nesse blog esse ano, UM FELIZ NATAL

    COM AS BENÇÃOS DE NOSSO DEUS, E ALEGRIA DOS FAMILIARES…..
    OBRIGADA, MUITO OBRIGADA……

    Com gratidão, Gizelle, Ms

  119. 119 Paulo
    17.12.2009 às 13:06

    Fiz a cirurgia dia 14 de dezembro , recebi alta ontem e
    realmente a dor é bem intensa , na hora de evacuar e depo
    is da evacuação é terrível, aí vai minha força para todos que sofrem da hemorróida : façam a cirurgia , porque apesar da dor eu me sinto bem aliviado; sabendo que logo logo estarei bom e vivendo sem sofrimento ! Consultem um bom profissional que tudo dará certo !!!

  120. 120 Juliana Santos
    23.12.2009 às 12:23

    Boa tarde doutor, eu tenho 12 anos e descobri que tenho. Eu estou com pouco de medo, pois quando soube que tinha vim procurar no google e só achava jeito cirúrgico de curar, e em alguns blogs eu vi que isso poderia ser sintomas de câncer, então eu fiquei desesperada, não contei a ninguém ainda. Mas quando eu li esse blog eu me confortei mais, pois tem bastante informação importante, e agora já sei o que está acontecendo. Mas mesmo assim estou com um pouco de medo, hemorróidas externas só podem se curar com cirurgia?

  121. 121 Dr. Fernando Valério
    23.12.2009 às 13:52

    Juliana, antes de comentar sobre a sua dúvida, sugiro que você procure um Proctologista para uma avaliação mais apurada do seu caso. Em relação às hemorróidas externas, elas realmente podem necessitar de tratamento cirúrgico para a sua cura definitiva.

  122. 122 Celia Machado
    26.12.2009 às 19:10

    Ola
    Realmente qq desvio da dieta, torna a evacuação mais dificil e voltam algumas sensaçoes desagradaveis, que eu juraria que nao passaria de novo. A mudança de habitos e imprescindivel, mas poucos profissionais orientam a este respeito, e so qdo comentamos com eles, concordam e começam a esboçar alguns cuidados que parece serao para a vida toda.
    Hj completo 105 dias de pos cirurgia e ainda tenho que me policiar bastante. A unica coisa e que a dor diminuiu muito, o que me leva a exercer minhas aividades e voltar a cuidar da minha familia e do meu trabalho.
    A todos que fizeram ou pretendem fazer a cirurgia, bastante coragem e fe, pois sao momentos bem dificeis.
    Boas festas a todos e principalmente ao criador deste blog, que tem sido sustentaculo, numa fase tao complicada.
    Obrigada por seu profissionalismo e amizade.
    Obrigada e que Jesus o abençoe muito
    Celia Machado

  123. 123 Silvana
    28.12.2009 às 23:21

    Boa noite,

    Dr Fernando eu descubri ontem que tenho isso também,eu li alguns comentarios e confesso fiquei assustada,pois eu já fiz cirurgia de apendice,visicula e agora mais essa hemorroida,foram três bolas que sairam para fora,depois de evacuar então eu fui lavar com água fervendo para ver se resolvia algo,e depois deum tempo as bolas cresceram,fui procurar o ama aqui perto de casa e o medico me falou que era hemorroida e nem se quer me examinou,apenas passou um anti inflamatorio e depois falou que eu preciso de fazer a cirurgia.
    Ah eu fiquei com essas bolhas por três dias,nussaaa dr Fernando como incomoda eu só conseguia ficar com as pernas aberta,até pra dormir era doloro.
    Eu queria saber se vc conhece algum medico protoctologista que possa me indicar? Eu sou de São Paulo SP zona sul.
    E que por favor nãome cobre caro pela consulta seconhecer um gratuito por favor me indique,é que neste exato momento eu estou afastada do trabalho por causa de um nervo ciatico,eu estou esperando a data da minha pericia medica no inss que vive mudando a data,já mudaram três vezes por alegarem que não temmedico para atenderno inss,e eu acabo ficando sem receber do inss e nem do trabalho,pode imaginar minha situação,eu ando meio deprimida tenho dois filhos para cuidar que dependem de mim,e ainda tenho que enfrentar essas doenças que vem aparecendo,agora parece que eu estou com reumatismo estou fazendo exames dia 11 para saber!
    Eu estou tentando ser forte porque eu amo meus filhos e ainda sãopequenos e precisam de mim.
    Obrigado pela atenção e tenha uma ótima noite; Silvana

  124. 124 Dr. Fernando Valério
    30.12.2009 às 16:21

    Silvana, em relação ao quadro de hemorróidas saiba que provavelmente você apresentou uma crise desta doença, o que se denomina trombose hemorroidária. Este processo inflamatório pode ser tratado com cuidados locais e medicamentos por via oral, e que devem ser prescritos por um Proctologista. Desde já adianto que passada esta crise, a necessidade de cirurgia tem que ser realmente avaliada. No entanto, gostaria de lhe dizer que a cirurgia para o tratamento de hemorróidas não é uma regra, já que existem inúmeros tratamentos ambulatoriais (realizados no consultório) que podem ser aplicados em portadores desta doença.

  125. 125 ANA
    04.01.2010 às 12:59

    Olá Dr. Feliz Ano Novo ao Sr. e a todos os seus familiares.
    Volto para solicitar algumas orientações.Faz 2 meses que operei de hemorróida e agora sem os medicamentos, mas com dores e pequenos sangramentos nas evacuações. É normal? Por fora a cicatriazação está concluída, preciso usar algum medicamento interno (pomadas ou supositórios)para a cicatrização??? Os banhos de assento ainda são necessários?Se puder me orientar agradeço, pois minha médica está fora da cidade.Abraços

  126. 126 Ana Souza
    04.01.2010 às 14:54

    Prezado Dr Fernando, parabéns pelo Blog. Gostaria da sua orientação e sei que pode me ajudar. Me consultei com uma médica e não senti muita segurança. Tenho uma fístula na parte externa no ânus, como se fosse uma pequena verruga. Não dói, e não sangra. Apenas quando descuido da alimentação e fico ressecada sinto um certo desconforto na hora de evacuar. Esteticamente falando me incomoda demais e a médica disse que só terá solução com a cirurgia, e que nenhum outro tratamento é recomendado no meu caso. Gostaria da sua orientação. A ligadura elastica não seria uma alternativa? Muito obrigada!

  127. 127 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 22:05

    Ana, as feridas cirúrgicas podem ter um tempo maior de cicatrização, fazendo com que as lesões tomem um apecto de fissura ou corte na região anal. Estas lesões causam sangramento e dor. Quanto ao uso de medicamentos, por razões éticas eles devem ser prescritos pela médica que lhe operou, assim como o banho de assento

  128. 128 Dr. Fernando Valério
    04.01.2010 às 22:14

    Ana Souza, o único tratamento definitivo para a cura das fístulas anorretais é a cirurgia. O procedimento varia em seu porte baseado no tamanho e trajeto da fístula. Em relação à ligadura elástica, este é um método ambulatorial muito eficiente para o tratamento das hemorróidas, e não das fístulas.

  129. 129 MARCOS
    05.01.2010 às 18:22

    VOU FAZER CIRURGIA NO DIA 12/02/2.010 ESTOU APREENSIVO E COM RECEIO QUERIA OBTER INFORMAÇÕES COM QUANTOS DIAS APROXIMADAMENTE POSSO VOLTAR A TRABALHAR SEM INCOMODO NO SENTAR. OBRIGADO

  130. 130 Dr. Fernando Valério
    05.01.2010 às 23:15

    Marcos, o tempo de recuperação depende muito do tamanho e do número dos mamilos que serão ressecados. De qualquer maneira, um tempo médio para a recuperação de cirurgias para o tratamento de hemorróidas está entre 15 e 30 dias.

  131. 131 NILZA
    14.01.2010 às 19:06

    Olá Dr. Valério.
    Em 21/10/09 depois de uma crise de hemorróida, criei coragem e procurei um proctologista. Através de procedimento ambulatorial foi retirado um trombo hemorroidário que estava muito inflamado,só que ele me disse que havia ficado mais um pequeno e tinha tbem hemorroida interna. Faz quase 3 meses que foi realizado o procedimento ambulatorial e o pequeno caroço que ficou ás vezes inflama e dói ao evacuar. E como eu vou ao banheiro todos os dias, qdo as fezes saem mais sólidas eu fico com um pouco de dor por algumas horas. Aboli completamente a carne da minha alimentação, e estou comendo muitas fibras e tomando bastante água. Será que terei que fazer outro procedimento ambulatorial? Obrigada
    NILZA

  132. 132 nilza
    15.01.2010 às 16:38

    Querido Dr. Fernando(sinto-me à vontade de chamá-lo assim)
    Estou surpresa com sua atenção, dedicação e paciência em responder a tantas dúvidas,muitas vezes repetitivas.
    Estou conhecendo seu site hoje, gostei demais.
    Fiz a cirurgia no sábado passado, às 19:00 hs. Realmente não é nada fácil… mas graças a Deus hoje me sinto bem melhor.As dores diminuiram bastante… sei que ainda terei alguns momentos para superar (E eu vou!!) Mas o que mais me incomoda no momento, é que ao olhar no espelho, vejo um inchaço,que parece pele e tres pequeninos mamilos externos.Minha dúvida: Isto vai diminuir ou sumir? ou precisarei de nova cirurgia. Muito obrigada Nilza

  133. 133 DANIELY
    16.01.2010 às 17:35

    VOU FAZER A CIRUGIA DAQUI A 5 DIAS, TENHO CONSCIENCIA QUE VAI SE DOLOROSA A RECUPERAÇAO, MAS ACHO QUE NADA IGUALA UMA CRISE.GOSTARIA DE RECEBER AJUDA SOBRE A ALIMENTAÇAO APOS CIRURGIA.

  134. 134 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 08:28

    Daniely, primeiramente desejo sucesso em seu tratamento. Quanto à dieta, ela deverá ser rica em fibras e acompanhada de boa hidratação. Obviamente, o seu médico lhe orientará sobre os alimentos ricos em fibras e a frequência com que devem ser ingeridos.

  135. 135 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 09:03

    Nilza, saiba que na região operada há um grande edema (inchaço) no período pós-operatório, o que traz a sensação de que as hemorróidas não foram tratadas. Não se preocupe, com o passar dos dias estes edema vai diminuir e você perceberá que a cirurgia foi efetiva.

  136. 136 Dr. Fernando Valério
    18.01.2010 às 10:03

    Nilza, como você não apresentou melhora definitiva do seu quadro de desconforto anal, sugiro que você procure o seu Proctologista para uma reavaliação. Este especialista determinará se há a necessidade de um procedimento cirúrgico ou se ou quadro pode ser controlado através de medicações e dieta.

  137. 137 francisco lima
    22.01.2010 às 01:35

    Dr. Valério,

    Estou impressionado com a confiança de todos, por isso tomei a liberdade de tirar uma dúvida com o senhor.
    Eu fiz a cirugia a laser faz 17 dias. nos primeiros 7 dias es fiz uma dieta bem rigorosa e até que está bem, defecando um pouco pastoso, dóia um pouco mas foi aliviando. porém fiz algumas extravagância, comendo coisas mais sólidas e as fezes começaram a ressecar e começou o sofrimento, pois começou a doer mais do que antes. começei a fazer denovo uma dieta rigorosa, com líquidos e fibras, porém o que me deixou preocupado e temeroso é que os sangramentos aumentaram substancialmente quando na hora que faço as necessidades, que é uma vez por dia, pela manhã. Então o meu temor é o seguinte: nesses dois dias as fezes sairam, além do sangramento, com as fezes de um lado muito escuro e o outro lado normal, um pouco ressecado. O senhor poderia dar uma opinião, pois fiquei muito preocupado, apesar do meu médico ter feito a revisão três dias atrás e ter dito que estava tudo bem. Muito obrigado pela atenção e parabéns pela iniciativa de estar ajudando outras pessoas em momentos de dificuldades e dores. Deus lhe abençoe.

  138. 138 Dr. Fernando Valério
    22.01.2010 às 08:32

    Francisco, como você foi operado há poucos dias, é comum que você apresente o sangramento às evacuações, e por isso não vejo motivo para preocupação no momento. Além disso, você apresentou um ressecamento das fezes, o que traz trauma à região operada, e também justifica a presença do sangue nas fezes.

  139. 139 francisco lima
    22.01.2010 às 14:53

    Muito obrigado pela atenção. Estou mais tranquilo agora.

    Um abraço.

  140. 140 Gizelle Concolato
    22.01.2010 às 15:41

    operei dia 7 de outubro de 2009
    hj é dia 22 de janeiro de 2010

    Dr. quanto tempo!!!
    Como foi bom ter operado, viu…
    Sempre agradeço por esse espaço aqui.

    Fiz avaliação no dia 9 de novembro de 2009.Tudo bem.

    Mas perguntO: E AGORA?
    Sei que não posso comer certos condimentos, evito carnes e comidas condimentadas, hamburgueres, salsicha, calabreza, essas coisas. E mesmo se comer, sangra um pouco.
    Mas to tomando o laxante ainda. E um remédio que tem as fibras, por conta própria.
    Está certo isso?
    E me falaram se eu continuar pegando peso, as hemorróidas voltam, é verdade isso?
    Abraços a todos vcs daqui…
    Abraço pra Célia sumida tb…

    Abraço em sua familia linda, Dr….

  141. 141 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 08:12

    Gizelle, o objetivo da realização da cirurgia é que você fique livre para comer o que desejar e realizar atividades físicas à vontade, ou seja, volta a ter qualidade de vida. Obviamente nesta fase inicial o tecido cicatrizado ainda é frágil, e por isso há a necessidade de alguns cuidados como os que você vem tendo. É importante manter contato com o médico que lhe operou para que você tenha orientação quanto à liberação dietética.

  142. 142 silesia rodrigues
    24.01.2010 às 14:51

    Boa tarde Dr Fernando Valerio é a segunda vez que estou-lhe escrevendo e a sua resposta para mim me ajudou muito. Fui operada no dia 19/10/09 a recuperação foi dificil tive secreções que ficaram até no comecinho de dezembro o médico pediu que eu fizesse o curativo até parar de sair as secreções, voltei no médico ele me perguntou se eu estava sentindo dor disse que sim uma dor que eu sentia antes de ser operada. Ele me pediu para fazer o exame de retossigmoidoscopia o resultado foi esse:Fissura anal pos operatoria C/S/I na hora do exame ele disse que eu estava com uma estenose foi assim que eu entendi, pediu que eu marcasse outra consulta com ele(no hospital publico), na consulta ele me disse que eu estava com uma feridinha e me mandou usar um remédio manipulado chamadonifedipino 0,2%/gel 2 vezes ao dia em massagem e ainda falou faça direito porque senão você vai ter que operar de novo, falou para eu voltar daqui a 30 dias. Por favor Dr Fernando Valério me dÊ uma orientação eu fico tão nervosa e com tanto medo que eu não consigo falar nada me oriente por favor desde já muito obrigada.

  143. 143 Dr. Fernando Valério
    24.01.2010 às 19:56

    Silesia, uma das complicações mais comuns da cirurgia para o tratamento das hemorróidas é a presença de uma lesão residual e não cicatrizada, ou seja, uma fissura anal. Esta fissura é decorrente do excesso de força do músculo do ânus, que pode ser relaxado através de alguns medicamentos manipulados (como você já vem fazendo) ou através de cirurgia. Sendo assim, se você não apresentar a cicatrização desta fissura, infelizmente uma nova cirurgia poderá ser necessária.

  144. 144 Celia Machado
    27.01.2010 às 21:08

    Ola Gizelle
    Nao sumi. E que trabalhando as vezes desanimo de escrever no blog. Mas sempre acompanho pra ver as novidades.
    Ainda nao estou cem por cento, mas acredito que devo me restabelecer. Tenho orado muito por isso.
    Realmente a cicatrizaçao desta cirurgia e mais complicada do que pensei, e as vezes tenho alguns sangramentos e dor ainda, que so alivia com medicação.
    Tenho contato com a medica que me operou e ela diz que esta tudo bem. E ainda falou que tem pacientes dela que se operaram ha um ano atras e que de vez em qdo apresentam alguma queixa.
    Obrigada pela lembrança e para o Dr Fernando pelo espaço

  145. 145 Dr. Fernando Valério
    28.01.2010 às 08:09

    Celia, a cirurgia para o tratamento das hemorróidas realmente pode apresentar um pós-operatório mais longo, e por isso, só deve ser indicada quando há realmente uma boa indicação e quando métodos ambulatoriais não podem mais ser efetivos. Obrigado pelo seu relato, já que ele sempre é útil aos visitantes deste blog.

  146. 146 Gizelle Concolato
    28.01.2010 às 12:17

    Dr. operei dia 07 de outubro de 2009
    e hj, meu Deus, como passa rápido, né?

    Só uma dúvida, Dr.: pq tem pessoas que operam e que tem os famosos curativos, faixas, eu não tive esses processos de curativos.

    Dr. tenho um filho de 3 aninhos, que tem carocinhos no ânus. Eu vejo toda vez que ele vai ao banheiro, na hora de lavar.

    Serão hemorróidas? 3 anos?

    Bjão proce, Célia Machado.

    Abração pro Senhor, Dr. e toda sua família e funcionários.
    Gizelle – MS

  147. 147 Dr. Fernando Valério
    29.01.2010 às 07:38

    Gizzele, sinceramente não vejo a necessidade destes curativos citados por você, e portanto acredito que você foi bem orientada neste sentido.
    Quanto ao seu filho, não acredito que ele esteja apresentando um quadro de hemorróidas, visto que esta doenã começa a se desenvolver no final da adolescência. De qualquer forma, sugiro que você comente a sua impressão quanto a alteração anal com o Pediatra dele.

  148. 148 carlos xavier
    31.01.2010 às 20:58

    Operei dia 25.01.2009 e ontem dia 30.01.2009 não havia evacuado , prá culminar não conseguia mais urinar não aguentando mais de dor resolvi voltar para o hospital, foi quando num ato de desespero resolvi fazer toda dorça do mundo para evacuar mesmo com risco de colocar a perder toda cirurgia já que nunca havia sentido tanta dor em minha vida,por sorte consegui evacuar apesar da dor dos gritos que tive de dar o alívio veio em seguida, estou agora com medo de voltar ao banheiro tenho consulta no dia 02.02. , me responda é comum ficar sem evacuar neste pós-operatório e quanto tempo levarei neste sofrimento, tem risco de arrebentar os pontos? desde já lhe agradeço

  149. 149 Dr. Fernando Valério
    31.01.2010 às 22:19

    Carlos, a primeira evacuação após uma cirurgia para o tratamento de hemorróidas é realmente muito traumática. De qualquer forma, não se preocupe porque você não deve ter causado qualquer dano à sua cirurgia. Além disso, ter um certo grau de constipação também é comum, e por isso recomenda-se muita hidratação e dieta rica em fibras.

  150. 150 joana darc
    08.02.2010 às 20:20

    olá dr fernando td bem?vou fazer a cirurgia daqui uns 15 dias estou com muito medo da cirurgia e da recuperaçao,por favor me esclareça algumas duvidas de como vai ser,sobre o pos operatorio e dos riscos que eu possa a vir correr.
    desde ja agradeço.ha estou sofrendo com minhas hemorroidas ñ aguento mais sentir dor ao andar sentar.

  151. 151 Dr. Fernando Valério
    09.02.2010 às 07:19

    Joana Darc, a cirurgia para o tratamento de hemorróidas visa retirar os mamilos hemorroidários que se dilataram e que não podem ser tratados de outra forma. Quanto ao pós-operatório, obviamente ele é doloroso, e por isso mesmo mantenha uma dieta rica em fibras e boa hidratação para que você evacue fezes pastosas, faça uso da medicação prescrita para o controle da dor, e siga as orientações do seu médico. Em relação à duração do período pós-operatório, isto dependerá das características da sua hemorróida e da técnica cirúrgica aplicada.

  152. 152 carlos xavier
    10.02.2010 às 10:15

    Após 15 dias de cirurgia, continuo sangrando ao evacuar e também sinto muitas dores, desta vez o sangue vermelho escuro vem após as fezes pingando,as fezes já saem sem muita dificuldade, talvez pela dieta que venho fazendo com muitas fibras, mas o sangramento continua isso é normal? as minhas hemorróidas eram enormes e segundo o médico nem todas foram retiradas pois eram muitas,muito embora esteticamente melhorou 80%; o processo de recuperãção é assim mesmo? ficar sentado pode prejudicar? obrigado pelaajuda e orientação.

  153. 153 Dr. Fernando Valério
    10.02.2010 às 16:58

    Carlos, o pós-operatório de cirurgia de hemorróidas é realmente muito complicado, e desta forma é esperado que você tenha dor e sangramento ainda nesta fase. Quanto a se sentar, se você não se sente desconfortável não há qualquer prejuízo para a cicatrização.

  154. 154 Fabiana Vieira
    12.02.2010 às 17:00

    Boa tarde Dr. Fernando

    Minha cirurgia está marcada pro dia 24/02, e fiquei com muito mais receio dela depois que li alguns dos comentários……
    Engraçado que desde o dia em que finalmente decidi fazê-la a dor que sentia ao ir ao banheiro diminuiu muito,embora não tenha sumido nada.
    Penso até em desistir da cirugia,mas já sofro disso há uns 6 anos, e estava numa crise como nunca antes.
    Nunca tive o intestino preso, pelo contrário sempre fui ao banheiro todos os dias, dias até que por mais de uma vez.
    Acredito que o que ocasionou essas hemorróidas, tenha sido remédios de emagrecer, os quais fiz uso por diversas vezes.
    Tenho sempre uma piora quando fico mais estressada.
    Mas de uns tempos pra cá vinha sentindo muita dor.

    Bom,agradeço pelo espaço cedido,foi bom desabafar um pouco, sei que a decisão é exclusivamente minha, vou pensar bastante, nos prós e nos contras.

    abraço

    Fabiana

  155. 155 Rick
    12.02.2010 às 22:35

    Doutor eu passei dando uma olhada em um site http://www.hemorroidastratamento.com/depoimentos.html que indica uma pomada , é aconselhável utilizar? , eu tenho 22 anos e estou com uma pequena bolha na parte externa do ânus (bem minuscula do tam. de um caroço de feijão), o Sr. pode m dar uma dica?
    desde já agradeço!!!

  156. 156 Dr. Fernando Valério
    13.02.2010 às 10:22

    Fabiana, a doença hemorroidária tem indicações cirúrgicas bem precisas. Desta forma, se você ainda tem alguma dúvida sobre a realização ou não do procedimento, recomendo que você procure discutir o seu caso novamento com o seu médico. Caso opte pela cirurgia, desejo sucesso em seu tratamento e uma recuperação precoce do seu quadro.

  157. 157 Dr. Fernando Valério
    13.02.2010 às 10:31

    Rick, como você apresenta uma alteração na região anal, o recomendado é que você procure um Proctologista. Este especialista lhe dará o diagnóstico preciso do seu quadro, e instituirá um tratamento adequado.

  158. 158 MARCOS
    15.02.2010 às 09:04

    HOJE FAZ 04 DIAS DA MINHA OPERAÇÃO AINDA DÓI UM POUCO ESPERO QUE COM A ALIMENTAÇÃO A BASE DE FRUTAS MELHORE RAPIDAMENTE PORQUE O DESCONFORTO É ENORME. E A SUGESTÃO MAIS ACIMA É VERDADEIRA PARA QUEM VAI OPERAR COMO MUITA FRUTA E BEBA MUITA ÁGUA SE CUIDE BEM ANTES QUE O RESULTADO É MUITO SATISFATÓRIO.

  159. 159 Tatiane Oliveira
    15.02.2010 às 10:31

    Bom dia!
    Fiz a cirurgia de hemorróida + fissura no dia 04/02/2010. Resolvi comentar somente agora, pois, se fizesse isso alguns dias atrás diria para ninguém fazer. A cirurgia em si é tranquila, mas o pós-operatório dói demais, diria que foi a dor mais intensa que senti na minha vida, principalmente as primeiras 24hs.(obs: ainda não tive filhos, portanto não sei o que dói mais). Hoje já estou 70% melhor, foi difícil, mas consegui superar e aconselho a quem precisa fazer e tem dúvidas, faça! Siga as orientações médicas: alimentando-se adequadamente (muito importante), a dor das primeiras fezes é alucinante, tomem os remédios direitinho e façam o banho de assento (alivia muito).
    Enfim, o que parece ser insuportável é suportável, caso contrário não estaria aqui escrevendo e os aconselhando a ter coragem e acabar com esse drama! Boa sorte a todos.

  160. 160 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 07:40

    Marcos, agradeço o seu comentário e interesse pelo blog. Além disso, ratifico a sua opinião de que o incremento de ingestão de fibras e boa hidratação são atitudes muito interessantes para minimizar o trauma causado pela cirurgia anal.

  161. 161 Dr. Fernando Valério
    17.02.2010 às 07:42

    Tatiane, agradeço a sua visita ao blog, e aproveito para parabenizá-la pela atitude em dividir com todos como foi a sua recuperação e pela sua recuperação cirúrgica.

  162. 162 MARCOS
    17.02.2010 às 08:31

    bom dia hoje esta fazendo 06 dias da minha operação ao evacuar não é aquela dor mais logo após que fica pouco queimando faço assento e passo pomada anestésica minha alimentação começou 02 dias antes da operação com sopa de legumes,muita água e fiber mais todos os dias agora no meu pós continuo comendo sopa de legumes tomamndo muita água e tomando suco de laranja com mamão e fiber mais. aos que vão fazer a cirurgia força tem coisa pior que isso vocês irão tirar de letra. abraços

  163. 163 MARCOS
    18.02.2010 às 08:54

    Após 12 dias da cirurgia posso voltar ao trabalho não prejudica a cicatrização da operação.

  164. 164 Dr. Fernando Valério
    18.02.2010 às 09:27

    Marcos, orientações sobre retorno às atividades físicas devem ser dadas pelo cirurgião responsável pelo caso. Por razões éticas e por respeito, não posso conduzir o pós-operatório de um procedimento realizado por outro profissional.

  165. 165 Rogério Nobre
    09.03.2010 às 21:13

    Boa noite, Dr. não sei se li aqui mesmo ou li em outro site de pesquisas… que… o sangramento em excesso pode levar a anemia cronica e com isso se ficar por muito tempo… pode a longo prazo causar leucemia… isso realmente acontece? é verdade?…

  166. 166 marcelo
    12.03.2010 às 23:49

    Boa noite Dr. Fernando;

    Gostaria de saber se meu caso é relmente hemoroida.

    a uma semana nasceu uma bolha na região do anus, fui a farmacia e me indicaram uma pomada e um anti-inframatório, estou usando e até agora não percebi nenhum resultado positivo, o Sr. poderia me informar se meu caso é realmente hemoróida e quando tempo leva esta bolha para sumir ?

  167. 167 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 07:35

    Rogério Nobre, a anemia é uma deficiência das células vermelhas do sangue, ou seja, aquelas que levam o oxigênio para o todos os tecidos do corpo. Por outro lado, a leucemia ataca as células brancas, e que têm a função de nos proteger de infecções. Portanto esta relação descrita por você não é correta.

  168. 168 Dr. Fernando Valério
    13.03.2010 às 09:23

    Marcelo, em relação ao seu caso, você pode estar apresentando um quadro de trombose hemorroidária, que se caracteriza por abaulamento anal dolorosa. De qualquer forma, você deverá procurar um Proctologista para confirmar este diagnóstico e estabelecer um diagnóstico.

  169. 169 Caique
    14.03.2010 às 01:39

    Dr. Fernando,

    Descobri o problema há alguns anos, mas não era consideravelmente sintomático, mas,no ano passado, comecei a percber sangramentos nas fezes e papel, foi então que fui a uma proctologista que fez o diagnóstico; sinto inchaço no ânus em algumas ocasiões e leves sangramentos esporádicos…pelo que a médica disse e os comentários feitos por você, acho que o meu grau não é tão avançado, ao ponto de tratamento cirúrgico…a minha médica não sugeriu nada que pudesse “curar” o problema, como a ligadura elástica usada em seus métodos…quero saber se esse método pode ser usado para hemorróidas internas e externas em grau menos avançado, se existem profissionais no DF que fazem esse tipo procedimento,se o tratamento é muito caro e também quais são os mitos e verdades do sexo anal relacionados ao problema?

    Agradeço a atenção e o maravilhoso trabalho de orientação do seu blog…parabéns pela dedicação e competência demosntradas…abraço e sucesso!

  170. 170 Liz
    14.03.2010 às 19:20

    Boa tarde Dr. Fernando
    Fiz a cirurgia de hemorroidas a cerca de 23 dias.
    O procedimento foi uso de PPH e tb cirurgia convencional foi necessária pois um dos mamilos não coube no grampo
    Passei pela fase inicial com dores muito fortes….
    Realmente a dor é terrível, a gente sente bastante, até agora incomoda bastante.
    Hj as dores diminuiram bastante ao evacuar, tenho tido sangramentos, mas tenho tomado bastante cuidado com minha alimentação, tomo lactulona 1 vez ao dia tb, e metamurcil natural comprado em casa de produtos naturais 1 vez pela manhã.
    Fiquei com uma fistula (n sei ao certo se é este nome mesmo) externa (acho que é um tipo de pele que sobrou e como faz pouco tempo da cirurgia está inchada. Tb reparei que apareceu uma pele que parece uma pequena hemorroida externa, estou um pouco preocupada.
    Minha médica não viu ainda, e com relação a esta pele ela comentou que poderá ficar encomodando um pouco por até 4 meses.
    Só aí se eu realmente me sentir encomodada passaria por outro procedimento cirurgico para retirada.

    Vejo que muitas pessoas que acompanham o blog sentem medo de fazer, mas o conselho que dou, quanto mais deixam pior fica….

    Aguardo sua resposta doutor. Seu blog ajuda as pessoas, venho acompanhando desde qdo fiz a cirurgia. Abçs

  171. 171 Dr. Fernando Valério
    15.03.2010 às 10:09

    Caique, a ligadura elástica é realizada para o tratamento de hemorróidas internas em graus intermediários (Graus II e III). Em grau I em geral o processo é bem controlado com dieta adequada e cuidados com a higiene. Em relação ao custo do procedimento, isto varia de médico a médico. Quanto à indicação na sua Cidade, por razões éticas não posso usar este espaço para indicações, já que o Conselho Federal de Medicina consideraria esta atitude como propaganda. Quanto ao sexo anal, obviamente ele traz prejuízos em pessoas que já apresentam as hemorróidas, visto que geram um trauma na região.

  172. 172 Dr. Fernando Valério
    15.03.2010 às 10:16

    Liz, primeiramente agradeço o seu interesse e acompanhamento constante do blog. Quanto ao seu caso, você pode estar apresentando uma lesão chamada plicoma, que é o acúmulo de pele ao redor do ânus. Este plicoma pode surgir em decorrência da ferida causada pela cirurgia. De qualquer forma, o seu pós-operatório ainda é muito recente e você necessita de mais tempo para uma boa cicatrização.

  173. 173 Rogério Nobre
    15.03.2010 às 21:38

    Boa noite,
    Dr. Fernando…
    Na pergunta que fiz (165) acho que não soube me expressar bem e gostaria de reformular…
    No caso do sangramento em excesso diário, existe algum risco para a saúde (eu havia comentado em anemia cronica)pois havia lido algo referente ao assunto… existe ao risco real? o que pode acontecer?

    Obrigado pelo retorno da primeira pergunta e parabéns pelo Blog… estou lendo diariamente todas as questões aqui debatidas…

  174. 174 Dr. Fernando Valério
    16.03.2010 às 15:28

    Rogério, em relação ao quadro de sangramento constante e de quantidade moderada, é claro que isto pode causar quadro de anemia. No caso das hemorróidas, isto ocorre em um a cada dois mil pacientes.

  175. 175 marcelo
    18.03.2010 às 10:57

    Bom dia Dr., primeiramente gostaria muito de agradecer o comentario ( 168 ) ao meu respeito e dar os parabéns pelo ótimo trabalho e atenção em seu blog.
    Pois bem, como já havia comentado eu ESTAVA com uma bolha dolorosa na região do anus e o Sr. acha que provalvelmente pode ser um quadro de trombose hemorroidária, porém esta bolha estourou saindo assim bastante sangue de cor escura e a dor passou repentinamente ESTOU BEM MELHOR.
    Observei que ainda contém uma pequena veia inchada um pouco mais para dentro do anus mas não doi em nenhum momento, qual seria o possível diagnóstico e qual providencias ainda devo tomar?
    OBRIGADO E FORTE ABRAÇO.

  176. 176 Dr. Fernando Valério
    19.03.2010 às 00:33

    Marcelo, provavelmente você apresentou a ruptura do mamilo hemorroidário comprometido pela trombose, e por isso o extravasamento de sangue coagulado e escuro. Quanto ao mamilo remanescente, sugiro que você procure um Proctologista para avaliar se há a necessidade de algum procedimento complementar.

  177. 177 valéria
    24.03.2010 às 17:47

    Dr. Fernando,
    Minha hemorróida é interna e externa, ela esta no grau IV? a cirurgia seria a tradicional? e anestesia e peridural? obrigada, aguardo sua rsposta.
    - fis a colonoscopia, ele retirou 03 “polipos”. e tenho diverticulite.

  178. 178 Franklin
    24.03.2010 às 22:20

    Boa noite,
    Dr. Fernando…
    eu passei hje no medico pq eu estou com um caroço no anus e ele falou que to com Hemorróida, e passou uns comprimidos chamado diclonatrium,(diclofenaco sódico)e falou par tomar durante 6 dias, e se por acazo aumentar ou doer ou sangrar voltar! e ter que passar com o cirugião… eu quero saber mais imformaçoes..

  179. 179 Dr. Fernando Valério
    25.03.2010 às 08:11

    Valéria, a sua hemorróida será de Grau IV se ela era interna e se prolapsou de forma irredutível. Neste caso, o único tratamento é a realização de cirurgia, que é feita em geral sob anestesia raquimedular. De qualquer forma, acredito que você deva procurar a ajuda de um Proctologista.

  180. 180 Dr. Fernando Valério
    25.03.2010 às 08:16

    Franklin, como você tem interesse em se informar mais a respeito do quadro de hemorróidas, sugiro que leia os artigo e assista a vídeo didático publicados em meu site através do endereço http://www.drfernandovalerio.com.br . Neste artigo você entenderá o que são as hemorróidas, os tipos, os sintomas e os tratamentos possíveis.

  181. 181 Heloisa Pimentel
    29.03.2010 às 22:40

    Caro Dr. Fernando:
    Tentarei ser bem direta. Estou com 53 anos e muito bem conservada fisicamente.
    Aos quinze anos fui violentada analmente também e isto me prejudicou muito mais psicologicamente do que fisicamente. Casei cedo e tive sete filhos. Acho que a gravidez de tantos filhos fez com que a musculatura anal ficasse tambem um pouco prejudicada. Fiz perineo recentemente com uma nova técnica que usa um músculo anal. Não saberia dar mais explicações sobre esta nova técnica…. MAS comecei a perder gases, coisa que nunca tinha me acontecido antes. O medico me aconselhou exercicios pélvicos. Nao estão adiantando. Tenho uma conhecida que operou hemorroidas e adquiriu o problema de perder gases a qualquer momento causando grande embaraço e constrangimento, fazendo com ela se recolha mais e mais a sua casa. Desde que me lembro, sempre tive problemas com hemorróids mas de uns meses para cá, tenho tido umas dores estranhas no final da coluna, na região entre o cócix e o anus. Dói quando eu sento. Parecido ferido por dentro mas não tenho sinal de hemorróida nenhum por enquanto, coisa que nunca aconteceu, ou seja, se tinha dor, tinha hemorroida. Seria esta a hemorroida interna? Terei que me submeter a uma cirurgia de hemorroidas? Se esta pessoa que mencionei , perde gases por conta da cirurgia, o que dizer do meu caso se ainda tiver que operar? Eu juro que morro se nao puder sair de casa para não passar vergonha… e nao vou sair de casa se tiver que passar vergonha.
    Minha vozinha, tadinha, já era motivo de riso maroto da criançada por mais bem criados que fossem…. isto é realmente muito constrangedor. O senhor pode imginar pelo tom das minhas palavras o pavor em que me encontro.
    Obrigada pela atenção.
    Heloísa

  182. 182 Dr. Fernando Valério
    30.03.2010 às 16:49

    Heloísa, primeiramente em relação à sua incontinência fecal talvez seja interessante realizar algum exame para avaliação da musculatura anal. Além disso, em relação às hemorróidas, lembro a você que a grande maioria dos pacientes não precisa se submeter a tratamento cirúrgico para a correção deste problema, já que a maioria se beneficia de tratamentos ambulatoriais (realizados em consultório).

  183. 183 Tassiane
    30.03.2010 às 21:36

    Bom.. tenho 17 anos..
    e tnho muuuuuuuuuuuuita vergonha em assumir as hemorroidas..
    AAFF eh muito constrangedor..
    tenho uma hemorroida externa..
    nao sinto muita dor.. de vez enkuando apenas..
    e as vezes ela sangra.. poderia dizer q uma vez por semana..
    não gosto deste sangramento. e jah me concientizei que preciso procurar um médico..
    mas temo a cirurgia..
    sendo qe ela eh externa.. vce acha q tnho chances de nao precisar fazer a cirurgiaaa?

  184. 184 Dr. Fernando Valério
    31.03.2010 às 09:15

    Tassiane, se a sua hemorróida for realmente externa, as chances de você necessitar de uma cirurgia aumentam muito. No entanto, caso você tenha uma hemorróida interna e que se prolapse (saia do canal anal no momento da evacuação), aí você tem a possibilidade de ser tratada através de um método ambulatorial, como a ligadura elástica.

  185. 185 Heloisa Pimentel
    31.03.2010 às 17:36

    Caro, Dr. Fernando:
    Não tenho incontinência fecal de forma nenhuma! Pelo contrário: sou extremamente ressacada e posso até decidir quando quero evacuar. Chego a ficar duas semanas sem defecar, se eu esquecer de tomar algum remédio que ajude, como por exemplo, Nº46 da Homeopatia; Dulcolax…etc… Mas quando isto acontece, o sofrimento é enorme pois todo o líquido das fezes já foram absorvidos. Procuro me alimentar com fibras mas minha alimentção realmente é muito pobre de tudo. ( preguiça de comer…de cozinhar… então é café com pão)
    Tenho INCONTINÊNCIA DE GASES que começou quando fiz a cirurgia de perineo, que me foi dita, foi usado um musculo que vem do ânus…. Antes NUNCA tinha tido isto. Os exercícicios não estão ajudando e lendo seus artigos todos aqui, vejo que tenho plicoma sentinela devido a esse ressecamento desde a infância… mais a brutalidade sofrida…. mais o número de partos….
    Consultei um procto aqui em nossa cidade. Ele disse que tenho boa musculatura mas não conseguiu explicar o porque da perda de gases….
    Pensei que poderia retirar esta pele “sobressalente” (plicoma)…. mas já vi que isto pode piorar o quadro.
    Que fazer?
    Heloisa

  186. 186 Dr. Fernando Valério
    01.04.2010 às 09:41

    Heloísa, o termo incontinência fecal abrange três situações: perda de gases intestinais, de fezes líquidas e fezes sólidas, e por isto utilizei este termo para o seu caso (mesmo sabendo que havia apenas incontinência para gases). Quanto ao plicoma, ela não mudaria muito o seu quadro, já que esta é uma lesão de pele e externa. Sendo assim, você deverá realizar exames funcionais para entender a musculatura anal e do períneo, e exames de imagem para avaliar a integridade desta musculatura.

  187. 187 Celia Machado
    07.04.2010 às 13:30

    Ola Dr Fernando
    Depois de 7 meses de cirurgia , venho sentindo dores e alguns dias sangra um pouco. Tenho vigiado a dieta. Algumas vezes venho fazendo o banho de assento, pq parece que depois que evacuo a regiao anal fica edemaciada, mas independe da consistencia das fezes( diarreia ou mais endurecidas). Sei o que vc vai falar, que devo procurar a medica que fez a cirurgia, mas o que vc me aconselha a falar pra ela, pra que seja feito um diagnostico mais preciso, uma vez que com 7 meses, vc deve imaginar o meu grau de stress. Se vc puder me ajudar, eu agradeço.
    Obrigada pela atenção

  188. 188 Dr. Fernando Valério
    09.04.2010 às 09:39

    Celia, como você ainda não evolui com melhora dos sintomas de hemorróida, apesar da cirurgia já realizada, você realmente deverá rediscutir o seu caso clínico com a médica responsável pelo procedimento. Nesta consulta você deverá detalhar todos sintomas ocorridos e persistentes, e de preferência detalhar a evolução do quadro de acordo com os meses de pós-operatório. Além disso, a sua médica deverá fazer um exame físico muito criterioso.

  189. 189 Celia Machado
    11.04.2010 às 18:54

    Ola Dr Fernando
    Passei por consulta na quinta feira, e ela falou que estou com uma fissura. Me passou um antiinflamatorio e um supositorio, pq falou que a lesao nao se apresenta proxima a borda anal e dificilmente a pomada iria atingir o local. Estou com medo, pq sei e ja vi vc falando que geralmente a resolução se da com uma nova cirurgia. Estou com medo mesmo, pq ela disse que a lesao ao toque se apresenta ulcerada, mas negou alteração de tonus ou estenose. O que mais vc pode me falar?
    Obrigada

  190. 190 Ana Carolina
    11.04.2010 às 20:32

    Olá, Doutor!!!
    Fiz cirurgia para retirar hemorróida há 8 anos. Infelizmente, houve a formação de outra. Não saiu do ânus,mas saiu do reto e chega ao canal anal. Eu consigo empurrar com o dedo até certo ponto. Ainda fica uma pequena saliência no final do reto. É meio mole. Ela sobe e desce. Seria caso de cirurgia!??! Não sinto dor, nem sai secreção. Só fica bem desconfortável após evacuações.
    Aguardo, ansiosamente, por sua resposta.
    Muito obrigada pela atenção e parabéns por essa iniciativa.

  191. 191 Dr. Fernando Valério
    12.04.2010 às 09:18

    Celia, as fissuras anais podem se apresentar como cortes, fendas ou úlceras na região anal. As fissuras agudas praticamente cicatrizam sozinhas, e nestes casos o médico apenas ajuda no controle da dor e evacuação enquanto não há a cicatrização. No entanto, nas fissuras crônicas, o especialista tem que agir de forma mais pró-ativa. Para que as fissuras anais crônicas cicatrizem de maneira adequada, é necessário que se trate o músculo da região anal, que comumente é mais forte do que o necessário. Isto é atingido de duas forma, ou através de pomadas que relaxem a musculatura (sucesso em torno de 50 a 60%) ou com a cirurgia (índice de cura maior que 95%). Desta forma, você deverá discutir com a sua médica a melhor forma de tratá-la.

  192. 192 Dr. Fernando Valério
    12.04.2010 às 09:23

    Ana Carolina, como você apresenta um quadro de hemorróidas a princípio Grau II, os tratamentos ambulatoriais teriam boa resposta para o seu caso. Desta forma, em meus pacientes costumo realizar um tratamento chamado ligadura elástica, e que tem ótima resposta para hemorróidas como as suas. Desta forma, sugiro que você procure um Proctologista para uma avaliação mais precisa do seu quadro.

  193. 193 Ana Carolina
    12.04.2010 às 18:14

    Muito obrigada por sua resposta. Fico mais aliviada em saber que não será necessário realizar cirurgia. Dr, no caso da ligadura elástica, ocorre dor durante a evacuação, ou outros incomodos??? E existe a possibilidade da hemorróida retornar??
    Mais uma vez, agradeço.

  194. 194 Dr. Fernando Valério
    13.04.2010 às 14:41

    Ana Carolina, a ligadura elástica é um método de fácil execução, e que causa desconforto local que pode durar até 48 horas, sendo em geral de fraca intensidade. Quanto às evacuações, não há muitas queixas em relação ao processo de defecação e ligadura elástica.

  195. 195 Maria da Penha
    17.04.2010 às 05:29

    Dr Fernando, estou preocupada pois a 2 dias atrá tomei um comprimido de diclofenaco 10m depois tomei um comprimido de homeopatia 46. quando vou ao banheiro, na hora da higiene o papel sai sujo de sangue acompanhado de uma coisa preta pastosa….já marquei médico mas gostaria da sua opinião. Muito obrigada.

  196. 196 Dr. Fernando Valério
    18.04.2010 às 09:52

    Maria da Penha, você já fez o correto, que é marcar uma consulta formal para avaliação. Saiba que todo sangramento anal deve ser avaliado por um especialista, que determinará se este sangramento tem origem no ânus ou no intestino, e indicará um tratamento adequado.

  197. 197 Daniel
    20.04.2010 às 10:10

    Dr. Fernando,

    Fazem alguns anos que venho lidando com as hemorroidas, fiz um tratamento a uns 7 anos atras com uma pomada chamada proctium, e parecia que havia melhorado, porem de uns 2 anos atras, dependendo do tipo de alimentação, eu tinha sangramento na hora da evacuação, e umas 3 semanas atrás devo ter comido algo que não fez bem que me causou uma forte diarreia, e depois disso começou o sangramento novamente, comecei a fazer uma dieta rica em fibras, e percebi que o sangramento fica apenas no papel higienico e não pinga mais no vaso, porem a dor eh muito forte toda vez que tenho q evacuar, e percebi q o sangramento diminuiu muito, tem vezes que não sangra porém a dor continua, marquei uma consulta com um proctologista, porem a consulta esta um pouco distante, somente dia 5/5, e como pratico esportes, me alimento de tres em tres horas, entao normalmente evacuo 2x ao dia, e essas dores estao me incomodando muito, tem alguma coisa que eu posso fazer para amenizar um pouco essas dores para aguentar até o dia da consulta??? E a diminuição do sangramento é devido a alimentação rica em fibras?? Mais uma coisa, faço musculação, o trabalho com cargas altas de peso, isso pode influenciar as hemorroidas? Grato.

  198. 198 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 08:48

    Daniel, obviamente uma consulta com um Procotologista será necessária para se avaliar qual a lesão está causando sangramento em seu ânus. Até a consulta, mantenha a dieta rica fibras (que já ajudou a diminuir o sangramento), boa hidratação e evite usar papel higiênico.

  199. 199 Pedro
    25.04.2010 às 14:59

    Dr Fernando Valério,

    Há pouco mais de um mês, após pular e fazer muito esforço em um show, surgiu um nódulo doloroso na parte exterior do meu ânus. Fui ao proctologista, que disse ser um caso de trombose hemorroidária externa. Ele receitou Daflon de 8 em 8 horas por 20 dias, calor local, ultraproct por 7 dias e proibiu alimentos muito condimentados e chocolate. A dor passou em uma semana. Depois de 20 dias (semana passada) voltei ao médico e o nódulo tinha diminuído consideravelmente, ele me examinou com toque e constatou não haver outros mamilos (não tinha feito o exame da primeira vez, pois disse que poderia me machucar, já que o nódulo ainda estava grande e dolorido). Depois do exame, disse que a trombose estava numa fase residual e que será reabsorvida depois de 30/45 dias. Até aí, tudo bem, estou esperando o mamilo já extremamente pequeno ser reabsorvido, mas há uns 6 dias venho notando que após ir ao banheiro continuo com a sensação de que acabei de evacuar por um tempo prolongado (algumas horas) e a região volta a ficar suja, o que causa incômodo. Creio que isso esteja acontecendo por conta da consistência pastosa das fezes decorrente da maior ingestão de fibras, deixando o canal anal com rastros após a evacuação e causando o incômodo. Será que essa minha suspeita faz sentido e será que talvez eu deveria diminuir um pouco a ingestão de fibras?

    Desde já agradeço a atenção. Estou esperando o prazo dado pelo médico para marcar uma nova consulta, mas gostaria de uma orientação em relação às fibras e às possíveis causas do incômodo após evacuar.

    Atenciosamente,
    Pedro

  200. 200 Pedro
    25.04.2010 às 15:13

    Esqueci de comentar que depois que passei a ingerir maior quantidade de fibras, minhas fezes ficaram mais claras e estou com muitos gases, o que acredito contribuir para o incômodo depois das evacuações, pois costumo soltar gases depois de ir ao banheiro, provavelmente contribuindo para deixar a região suja novamente.

    Antes do aparecimento do problema eu não tinha intestino preso, passei a ingerir mais fibras apenas por orientação médica para não machucar a região.

    Obrigado,
    Pedro

  201. 201 Dr. Fernando Valério
    25.04.2010 às 16:47

    Pedro, a inclusão das fibras na dieta é muito recomendada, mas pode necessitar de um período de adaptação. As fibras estimulam o funcionamento intestinal, tornam as fezes mais pastosas (diminuindo a agressão ao ânus), diminuem a incidência de câncer e pólipos de intestino, e até mesmo diminuir os níveis de colesterol. No entanto, é comum que os pacientes refiram quadro de gases intestinais aumentados, distensão abdominal e fezes muito pastosas.
    Quanto à sua sensação de defecação incompleta, ela pode ocorrer porque o ânus, apesar de estar sem dor, ainda pode estar com certo grau de inflamação. Esta avaliação pode ser feita facilmente com o seu médico no momento da consulta.

  202. 202 layse
    30.04.2010 às 15:52

    Dr.Fernando,
    Que por sinal é o nome do meu querido e competentíssimo médico.Sou uma paciente com Trombose Hemorroidário diagnósticada depois de 6 anos.Começou com uma fissura e foi se prolongando até q acarretou com essa hemorróida tipo IV.Dia 02 de abril veio a pior crise q já tive.Sangramentos e a expulsão desta mamária hemorroidal.Usei proctyl pra aliviar,fiz banhos de assento e fui ao médico.O dr.receitou trombofol pra colocar externamente em cima do abcesso e receitou um medicamento pra circulção.Simplismente a trombose ficou murchinha em apenas 10 dias -agora já estou com 22 tomendo o medicamento e estou voltando pra marcamos a cirurgia.Irei fazer um exame pra saber direitinho como estou por dentro e assim evoluir pra cirurgia.Ele disse q iria usar o método RHP.Estou otimista e espero q a dor seja menor q a de um cálculo renal…que é terrívellllll!!!!!!!!!!Podem crer!!!!Há, o incrével ´q defeco sem sangramentos e sem dor até mesmo quando a hemorróida estava de fora…abraços

  203. 203 layse
    30.04.2010 às 15:54

    Corrigindo…
    hj estou com 22 diaa de medicação e estou bem.Só q sou indisciplinada na alimentação.Meu problema não é a feze seca e sim as gases, minhas companheiras q tenho q me separar delas urgente.
    obrigada Dr.

  204. 204 JOSUÉ DIAS
    01.05.2010 às 01:04

    Boa noite Dr. Fernando, fui ao meu médico e fiz a retossigmoidoscopia(video) onde foi constatado hemorroda interna fissurada de 1° grau, segundo meu médico, não se faz necessário o tratamento de forma cirurgica e sim medicamentosa. Qual minha porcentagem de cura? de já agradeço pela atenção.

  205. 205 Bianka
    02.05.2010 às 20:28

    Olá, estou com dores terríveis de hemorróidas, sempre as tive, mas nunca tive crises, agora tem 1 semana, ela saiu para fora do anus, a dor foi tanta que fui ao procto, ele me passou venalot e tandrilax e pediu pra voltar dentre 1 mes pq esta muito inflamando e com trombose, só que parece que não esta resolvendo nada, sinto dores horríveis quase insuportáveis acho que deve ser pior que a dor da morte rs. estou louca para operar, nunca na minha vida imaginei sentir tanta dor, acho que o pós não deve ser tão dolorido quanto a dor que sinto, queria saber algum pomada anestesica para aliviar essa dor, pq esses remedios não me tiram a dor!
    Grata

  206. 206 Dr. Fernando Valério
    05.05.2010 às 10:30

    Layse, desejo muito sucesso em seu tratamento cirúrgico. Por sinal, a presença de hemorróidas internas em Grau IV é uma indicação clara de cirurgia.

  207. 207 Dr. Fernando Valério
    05.05.2010 às 10:43

    Josué, saiba que pacientes portadores de hemorróidas Grau I e que seguem as orientações dietéticas, apresentam chance de 80% de não apresentarem mais sintomas decorrentes deste problema anal.

  208. 208 Bianka
    05.05.2010 às 17:50

    Retornei ao médico hj, pois de manhã sangrou muito, ele marcou minha cirurgia para sexta 7/05, estou com medo, mas acho que o pós não irá doer tanto quanto a crise que estou tendo,Deus irá me abençoar para que eu não sofra no pós!!
    Depois vou contar..
    abraços

  209. 209 Dr. Fernando Valério
    06.05.2010 às 09:37

    Bainka, a trombose hemorroidária é realmente um quadro inflamatório agudo, com dor forte, e que pode até simular o desconforto causado por um procedimento cirúrgico. No entanto, na maioria dos casos este problema se resolve de maneira não cirúrgica com cuidados locais, analgésicos por via oral e tópicos (pomadas), dieta com fibras, banhos de assento e medicações que melhorem o fluxo sanguíneo na região. Quanto à indicação de pomada, por razões éticas não posso prescrever medicamentos através de espaço.

  210. 210 Dr. Fernando Valério
    06.05.2010 às 10:26

    Bianka, desejo a você sucesso em seu procedimento e uma boa recuperação.

  211. 211 Junior
    12.05.2010 às 21:37

    Sou portador da anemia falciforme e estou com fissura anal,
    fui ao medico e vou ter que fazer cirurgia (cauterização),
    gostaria de saber quanto tempo vou ter que ficar de repouso após a cirurgia…pois sou novato na empresa.

  212. 212 Junior
    12.05.2010 às 21:44

    Mais sei que primeiro lugar é a saúde.
    estou sentido uma dorzinha sem ir ao banheiro isso é normal?

  213. 213 Solange
    13.05.2010 às 23:39

    Dr. Fernando. Tenho 48 anos e comecei a apresentar dificuldade em defecar durante a minha segunda gravidez. Porém, posso dizer que, em alguns momentos, poucos, tive alguns incomodos relacionados com hemorroida. Mas nunca achei nada de mais. Além de não sentir muita dor, nem haver sangramento, nunca tive uma crise séria. Porém, no dia 23 de abril deste ano, após uma noite em que fui acometida de um mal estar instestinal, tive uma crise muito forte. Sangramento não houve, mas a inflamação foi muito forte, tudo ficou exposto, não podia nem tocar e nenhuma posição me satisfazia. Com uma pomada local e um anti-inflamatório, no final do dia já estava praticamente curada de toda dor que senti. Após essa crise, fui a uma proctologista e a mesma me informou que o meu caso era de cirurgia pois a minha hemorroida seria de grau 4, ou seja, o último., e que a cada crise a situação seria pior. Me pediu para fazer exames pré-operatórios e voltasse lá para já marcar a cirurgia. Fiz os exames e voltarei lá. Contudo, a médica tem realmente que me convencer que deverei fazer a cirurgia pois, pessoalmente, não acho necessário ter que me submeter a uma cirurgia que, além de ser uma cirurgia, sei que é muitíssimo incômodo o pós-operatório. Minhas razês: nunca tive crises fortes, ao contrário, minhas crises sempre foram amenas e por pouquíssimas vezes durante mais de 20 anos; sempre me alimentei bem, com uso de fibras e minhas fezes não são ressecadas;só algumas pouquíssimas vezes tive dificuldade em defecar e, mesmo assim, após essa situação, não tive nenhuma crise; nunca tive sangramento; tive apenas uma única crise forte.
    Atualmente sei que para qualquer proctologista a minha situação hoje não é normal, mas do jeito que estou posso garantir que estou bem, sem nenhum tipo de dor, sem nenhum tipo de incômodo, enfim, me sinto como se não tivesse nenhum tipo de problema dessa natureza.
    Gostaria de saber se o senhor já se deparou com um caso assim, além de saber a sua opinião sobre a minha pretensão em não fazer essa cirurgia, apesar da orientação médica.
    Obrigada e um abraço.

  214. 214 Bianka
    17.05.2010 às 16:23

    Oie, hj fazem 10 dias que fiz a cirurgia, como já havia dito, sofri muito antes da dela, toda vez que ia ao banheiro chorava de dor e quando o médico falou que iria ter que fazer a cirurgia aceitei logo pq tinha certeza que a dor que estava sentido com a hemorroida não seria maior que a dor do pós cirurgico,e estava certa! Tenho 23 anos a única coisa que realmente doeu foi quando tiraram o tampão, realmente é uma dor intensa.. da vontade de gritar, correr, pular… mas também não senti mais dor.. fiquei uma semana praticamente deita de repouso, o médico me deu 21 dias de atestado, e fiquei com medo de ir ao banheiro, fui 3 dias depois da cirurgia e agora vou diariamente, a primeira vez da uma dorzinha totalmente suportavél, muito muito muitooo menor que a dor que eu sentia.. com o tempo a dor passa, hj por exemplo, 10 dias depois não me doi mais nada ao ir no banheiro, mas isso de deve a diete com fibra e a ausencia de alimento que prendem meu intestino, o dr me receitou leite de magnésio para as fezes sairem “macias” por isso não doi! eu aconselho a todos que tem que fazer a cirurgia que façam sim!! é um alívio nunca mais ter esses problemas! e o pós é tranquilo, tem que fazer a dieta!
    abraço a todos!

  215. 215 Dr. Fernando Valério
    19.05.2010 às 10:41

    Junior, em geral a recuperação da cirurgia para tratamento da fissura anal varia de 5 a 10 dias. No entanto, alguns pacientes toleram bem o desconforto e voltam às atividades habituais em período inferior a este.

  216. 216 Dr. Fernando Valério
    20.05.2010 às 10:49

    Solange, provavelmente a sua médica lhe avaliou em um período de crise, onde o quadro é mais exuberante. Desta forma, sugiro que você faça um retorno com ela e seja reexaminada, visto que o quadro pode ter apresentado melhora e outras formas de tratamento mais conservadoras possam ser pensadas.

  217. 217 Luiz Antonio
    23.05.2010 às 10:50

    Dr. realizei uma cirurgia PPH (granpeador) a 18 dias, já estou em recuperação final, após 10 dias de cirurgia apareceu uma carne no anus, parecendo uma hemorroida externa percebo que tem uma ponta, parece que foi feito um corte, já esta seco, apenas aspero, ela fica inchada, estou fazendo banho de acento e colocando pomada para aliviar o incômodo.
    O que sera que aconteceu com a cirurgia, como devo proceder e o que provocou isso?

    obrigado pela atenção.

  218. 218 ANA
    23.05.2010 às 20:24

    ÓLÁ DOUTOR!
    ESTOU DE VOLTA! O ANO PASSADO FIZ MINHA CIRURGIA DE HEMORRÓIDAS (GRAU IV). UMA RECUPERAÇÃO MUITO DOLOROSA.TIVE DORES MUITO FORTES TODOS OS DIAS NA HORA DA EVACUAÇÃO E POR MAIS UMAS 3 A 4 HORAS APÓS. TOMEI MUITOS MEDICAMENTOS, USEI MUIAS POMADAS…UM LOCAL NÃO CICATRIZAVA. FOI CONSTATADO PELA MÉDICA QUE HAVIA DESENVOLVIDO UMA FISSURA NA BORDA ANAL E QUE UMA HIPERTONIA ATRAPALHAVA A CICATRIZAÇÃO. USEI UMA POMADA RELAXANTE PARA O MUSCULO, NA TENTATIVA DE CICATRIZAÇÃO POR MAIS UM MÊS. NADA ADIANTOU!!!!MUITA DOR!!!E SANGRAMENTO APÓS A EVACUAÇÃO. MAIS UMA VEZ FOI INDICADA A CIRURGIA PARA TRATAR ESSA FISSURA.DIA 20 DE MAIO COMPLETEI UM MES DE CIRURGIA. AINDA DÓI MUITO APÓS AS EVACUAÇÕES, HÁ 3 DIAS TIVE UM PEQUENO SANGRAMENTO DEVIDO O ENDURECIMENTO DAS FEZES. FUI NA MÉDICA, ME EXAMINOU E SOLICITOU QUE EU TOMASSE UM ANTIBIÓTICO E TYLEX 30MG .PARA A DOR E POMADA ANALGÉSICA.PRECISO SABER DO SR. SOBRE OS BANHOS DE ASSENTO, SE SÃO EFICAZES PARA A FISSURA, SE DEVO SÓ USAR O VAPOR OU COMPRESSAS QUENTES.QUAL OUTRA ORIENTAÇAO O SR. PODERIA ME PASSAR PARA A CURA DESSA FISSURA.???..ESTOU ESTRESSADA,ANGUSTIADA COM ESSA DOR QUE NÃO PASSA. FICO NA CAMA DIA E NOITE….LEVANTANDO APENAS PARA BANHO E REFEIÇÕES. CADA PESSOA PASSA UMA ORIENTAÇÃO. ALGUMAS DELAS…SÓ ALIMENTAÇÃO BATIDA, PASSA BABOSA, BANHO DE CASCA DE CEBOLA, DOLOMITA…ETC.AGUARDO SUAS ORIENTAÇÕES COM ANSIEDADE…OBRIGADA!

  219. 219 Gustavo
    23.05.2010 às 22:13

    Dr Ferando, boa noite.

    Tenho 28 anos e sofro de hemorróidas há uns 4 anos (grau III). De fato elas não me incomodam muito, não doem e não sangram. Porém, quando uma crise me acomete sinto algum desconforto e também dificuldades de ir ao banheiro (o que me preocupa mais). Quando tive minha primeira crise, há uns 3 anos, fui a um proctologista. Ele me recomendou a ligadura elástica. Pois bem, segui a orientação e fiz este procedimento. Ocorre, que ao contrário do que tinha lido, do que o médico havia falado e do que eu esperava, doeu muito. Não imediatamente, mas nas horas seguintes, por pelo menos 10 horas sofri muito com a dor do elástico. Fiz nas 3 homorróidas. Quero saber se isso foi normal, pois desconfio muito de que o elástico não foi bem colocado. Depois de alguns dias (uns dois ou três) os trombos cairam. Me senti bem durante mais ou menos uns 10 meses, quando as hemorróidas voltaram. Venho convivendo com elas, mas nos ultimos meses passaram a me incomodar mais fortemente novamente. Gostaria de saber do senhor, meu caso tem alguma solução que não a cirurgia? Realmente não gostaria de passar pela cirurgia, mas a ligadura elástica não sei se vai rosolver, haja vista que já fiz o procedimento e o resultado não durou muito tempo, além de ter doído bastante (acredito por não sido bem feito). Aguardo sua resposta! Desde já muito obrigado. Um abraço.

  220. 220 Dr. Fernando Valério
    25.05.2010 às 10:30

    Gustavo, saiba que o procedimento chamado ligadura elástica é excelente para hemorróidas Grau II e a última chance de se evitar a cirurgia para hemorróidas internas Grau III. Desta forma, caso você queira evitar um procedimento, eu provavelmente tentaria mais uma vez o tratamento ambulatorial novamente. Quanto ao desconforto, a ligadura pode trazer estes sintomas nas primeiras 48 horas de realização do procedimento, mas que são infinitamente menores do que a dor que a cirurgia pode gerar.

  221. 221 Dr. Fernando Valério
    25.05.2010 às 10:33

    Ana, os banhos de assento são realizados com água morna para quente, e tem um grande efeito antiinflamatório. Preferencialmente, os banhos são realizados com imersão da região anal, o que torna o método mais efetivo. Não gosto do uso de compressas devido ao risco de queimadura na região anal, além de ser menos efetivo.

  222. 222 Liz
    25.05.2010 às 23:04

    Boa noite Dr Fernando, fiz um comentário (n 170) já fazem mais de 3 meses que fiz a cirurgia.
    Estou bem, porem fiquei com um pouco de plicoma na região externa. Não acho que vão me incomodar, porém minha médica falou que vou ter que fazer um exame no final do ano para ela analisar o sucesso ou não de minha cirurgia.
    Venho cuidando de minha alimentação, na medida do possível, porém tenho algumas dúvidas.
    Meu intestino é preguiçoso e não funciona de jeito algum se não ingerir muitas fibras e remédios.
    Venho usando a vários meses o metamurcil natural comprado em casas de produtos naturais e ainda estou usando o muvinlax 1 vez ao dia tb.
    Gostaria de saber se posso causar algum tipo de problema no intestino por ingerir principalmente o muvinlax, já usei durante 2 meses a lactulona tb (no pós operatório).
    Posso lhe garantir que só ingerindo uma alimentação rica em fibras meu intestino não funciona, pratico atividades físicas regularmente inclusive.
    Não tenho saída…

  223. 223 Dr. Fernando Valério
    26.05.2010 às 09:53

    Liz, primeiramente desejo sucesso em sua cirurgia. Quanto ao comentário sobre a medicação usada por você, por razões éticas prefiro não emitir opinião sobre qualquer medicamento, visto que isto poderia estimular a automedicação. Espero que você entenda.

  224. 224 Dr. Fernando Valério
    26.05.2010 às 10:14

    Luiz Antonio, por razões éticas não comento sobre pós-operatórios recentes de procedimentos realizados por outros profissionais. Sendo assim, sugiro que você discuta a sua evolução com o médico que lhe operou. Lembre-se que nunca o examinei e não sei exatamente o que foi realizado na sua cirurgia, o que tornaria a emissão de qualquer opinião um grande risco. De qualquer forma, desejo sucesso em sua recuperação.

  225. 225 Antonio E.Camargo
    26.05.2010 às 21:56

    Boa Noite,Dr.Fernado Valerio

    Gostaria de saber como é a recuperação pós-operatorio da HERNIA DE HIATO (Descobri a memos que 15 dias que tenho uma,estou querendo fazer a cirurgia,mas estou preocupado com a recuperação)Gostaria também de saber qual o tipo de alimentação que posso fazer, que não venha a provocar as dores que sinto a noite.

    Obrigado pela atenção

  226. 226 Dr. Fernando Valério
    27.05.2010 às 10:20

    Antonio Camargo, a cirurgia para o tratamento da hérnia de hiato é realizada através de laparoscopia, com confecção de válvula anti-refluxo e correção do espaço diafragmático (hiato esofágico). A recuperação em geral é boa, mas deve-se manter dieta adequada e recomendada por um período de 30 dias.

  227. 227 Nélio
    28.05.2010 às 00:11

    Olá,DR.FERNANDO,tudo bem?a mais de 10 anos tenho uma fissura anal e uma hemorróida,a fissura anal é a que me encomoda quando estou com o intestino preso,sangra na hora de evacuar,e devido a grande força,minha hemorróida que fica pelo lado de dentro salta para fora e fica alguns dias,não sinto dor por isso,depois de alguns dias ela volta pra dentro e fica normal,na verdade ela não me encomoda tanto assim,qual seria o tratamento pra este tipo de situação,CIRÚRGICO?quero elimina-la de uma vez sem ter problemas futuramente,agradeço sua atenção!!!

  228. 228 Dr. Fernando Valério
    28.05.2010 às 12:24

    Nélio, a fissura anal se caracteriza pela dor ao evacuar. Algumas fissuras anais se tornam crônicas, em geral devido ao excesso de força da musculatura anal. Esta musculatura pode ser relaxada com medicamentos específicos e que precisam ser manipulados ou através de procedimentos cirúrgicos. O índice de cura com a cirurgia é realmente muito alto.

  229. 229 PAULO
    09.06.2010 às 00:36

    dr fernando, boa noite, estava pesquisando sobre cirurgia de hemorróidas e achei o seu blog e gostaria de tirar algumas dúvidas. há dois anos minha esposa fez uma colonoscopia e deu como resultado hemorroida de terceiro grau anterior e e hipertonia no esfincter, será que nessa situação tem que operar mesmo ou existe um outro tipo de tratamento sem que haja cirurgia e caso necessite mesmo de cirurgia, existe algum pós operatório que fique com dores, nao consiga evacuar, ou algo assim ??? quero agradecer antecipadamente e parabenizá-lo pelo blog.

  230. 230 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 10:47

    Paulo, as hemorróidas Graus II e III apresentam a possibilidade de serem tratadas de maneira mais conservadora, através de métodos ambulatoriais. Os estudos que comparam todos os métodos, recomendam que a ligadura elástica seria o mais eficiente e de mais fácil execução. Caso o método ambulatorial não seja eficaz, aí a cirurgia passa a ter indicação.

  231. 231 Bianka
    12.06.2010 às 13:32

    oie doutor!! olha eu novamente aqui, queria tirar uma dúvida, como eu havia dito fiz a cirurgia e graças a Deus não senti dor, hj tem 35 dias, mas uma coisa me incomoda, com 20 dias fui ao medico ai ele disse q faltava um pouco para cicatrizar ainda, me passou uma pomada, mas eu fui num churrasco e comi muita carne, ai minhas fezes endureceram e no machucadinho q o medico pediu para passar a pomada criou tipo uma pequena carninha, ai ja fiquei preocupada, ai com 30 dias retornei ao medico so q um dia antes tive uma diarreia ai parece q abriu um pequena feridinha embaixo, ai ele passou outra pomada manipulada para cicatrização de feridas mais antigas, mas ele disse q essa carninha vai sumir, ai doutor estou preocupada, quanto tempo demora para cicatrização total de uma cirurgia de hemorroidas? sera que eu essas “carninhas” vão sarar? ai, minha vizinha disse q pode ser fistula, mas o dr nao falou nada disso para mim!! to preocupando!
    obrigada!

  232. 232 Simone
    13.06.2010 às 19:37

    Dr. Fernando, boa tarde!
    Fiz a cirurgia em 12/05/2010 e até agora estou sentindo dor para evacuar e após por algumas horas. Estou indo ao banheiro todos os dias e tenho cuidado da alimentação. Ainda tem muito inchaço no local. Foram retirados 03 mamilos. Será que é por isso que a recuperação está demorada? Passei na médica essa semana e ela me disse que vai ficar uma sobra de pele porque estava muito inflamado antes da cirurgia e isso me deixou bastante chateada. Essa sobra de pele é o que chamam de plicoma?
    Desde já , obrigada! Simone

  233. 233 Dr. Fernando Valério
    14.06.2010 às 10:24

    Simone, este excesso de pele que pode permanecer ou surgir após a cirurgia para o tratamento de hemorróidas se chama plicoma anal. Quanto à sua recuperação, a cirurgia de hemorróidas tem um pós-operatório longo e desconfortável. De qualquer maneira, em caso de dúvida sempre discuta a sua recuperação com a sua médica, que é a profissional que conhece o seu caso com mais detalhes.

  234. 234 Dr. Fernando Valério
    14.06.2010 às 10:40

    Bianka, como não a operei e não a examinei, não tenho como afirmar o tempo estimado para a sua cicatrização completa e se este excesso de pele realmente desaparecerá. Sendo assim, você deve confiar no seu médico, já que ele conhece bem o seu caso e pode examiná-la.

  235. 235 Simone
    16.06.2010 às 12:32

    Bom dia Dr. Fernando!
    Agradeço as informações.
    Esse plicoma tem como ser removido?

  236. 236 Dr. Fernando Valério
    17.06.2010 às 10:13

    Simone, o plicoma pode ser tratado com a sua ressecção (retirada) cirúrgica. Em geral o pós-operatório é tranquilo.

  237. 237 Carina
    18.06.2010 às 19:48

    Dr.Fernando por acaso e felizmente acabei encontrando o seu site e tirando muitas dúvidas,pois tenho 30 anos e tenho uma fissura anal,há cinco anos atrás fiz um tratamento mas,já tive várias crises de sangramento e dor.Acredito que seja uma fissura crônica e já marquei um procto para semana que vem.Gostaria de saber se a cirurgia é o mais indicado no meu caso e se o pós operatorio e muitoo doloridoo.Sofro muito com esse problema e não consigo levar uma vida normal tendo sempre que me preocupar com o que estou comendo.Muitooo obrigadaa e que DEus abençõe a sua vida.

  238. 238 thais
    20.06.2010 às 22:44

    OI DR.EU OPEREI FAZ 3 MESES DE HEMORROIDAS INTERNA E EXTERNA E TAMBEM DE FISSURA NÃO FOI A LEIZER FUI AO MÉDICO QUE ME OPEROU ELE FALOU QUE A CIRURGIA ABRIU UM POUCO SABE AINDA DOI SINTO UM ENCOMODO E SANGRA QUANDO VOU EVACUAR ESTOU FAZENDO A DIÉTA TOMANDO LAXANTE TAMARIL DOUTOR ELE PASSOU UMA POMADA PARA MIM SABE POFAVOR TIRE A MINHA DUVIDA ESTE LUGAR QUE ABRIU ELE CICATRIZA É NORMAL AINDA ESTE SANGRAMENTO DEPOIS DESES 3 MESES DESDE JÁ LHE AGRADEÇO .

  239. 239 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 10:16

    Thais, obviamente já seria esperado que todas as lesões estivessem cicatrizadas após 3 meses da realização do procedimento. Desta maneira, procure o médico responsável pela sua cirurgia para que ele possa lhe examinar novamente e fazer uma avaliação das lesões cirúrgicas.

  240. 240 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 10:43

    Carina, a fissura anal crônica com longo tempo de evolução, assim como no seu caso, levam à indicação de tratamento cirúrgico. Em relação ao pós-operatório, ele costuma ser muito tranquilo, visto que você já sente dor anal atualmente.

  241. 241 thais
    24.06.2010 às 17:07

    OBRIGADA DOUTOR POR TER ME RESPONDIDO .

  242. 242 Elline
    27.06.2010 às 13:03

    bom dia doutor
    doutor preciso de ajuda em um certo dia meu anos sagrou tres dias todas vez q irria no banheiro depois desses dias caiu uma carne crescida no meu anus ñ sei oq eh sera q pode ser hemoroidas tou com bastante medo por favor me responda

  243. 243 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:32

    Elline, o seu quadro pode ser compatível com sintomas de hemorróidas. Desta forma, recomendo que você seja avaliada por um Proctologista.

  244. 244 Luisa
    01.07.2010 às 17:40

    Oi, tenho 24 anos apenas e sempre tive problemas com intestino preso, mas faz alguns meses que estou fazendo tratamento , e o intestino está controlado. Só que agora surgiu um novo problema , hemorróidas. Procurei o médico e ele falou que é caso cirurgico. Estou morrendo de medo, não sei o que eu faça, não queria operar. Ele não me passou nem medicamento , só pediu os exames para fazer a cirurgia. E agora?

  245. 245 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 10:06

    Luisa, existem graus de hemorróidas e tipos de tratamentos adequados a cada tipo e grau da doença. Se o seu médico lhe indicou um tratamento cirúrgico, ele acredita que não exista possibilidade de algum procedimento ambulatorial para o seu caso. Se você quiser saber mais sobre esta doença e os tratamentos possíveis, leia mais em http://www.drfernandovalerio.com.br/hemorroida.htm

  246. 246 juliana
    04.07.2010 às 20:08

    oii Dr. fernando comoO vai???
    queria tirar minahs duvidas aqui e gostaria q voce me respondesse,hojee esta fazendo 19 dias da minha operaçao,o problema ta e quando vou ao banheiro demora dmais,e depois morro di dor,e tomo o tilex apos sair do banheiro,tilenol mesMO assim a dor nao passa,sem falar que sangra ate hoje queria saber quando isso vai acabar ,me arrependi di ter feito,fiz a cirurgia por estetica aff……….

  247. 247 Dr. Fernando Valério
    05.07.2010 às 00:03

    Juliana, conforme descrito em meu site e em alguns artigos deste blog, a recuperação pós-operatória de uma cirurgia de hemorróidas pode ser muito desconfortável. Sendo assim, quando o processo de cicatrização se estabelecer, o seu quadro de sangramento e dor apresentarão melhora. De qualquer forma, vale a pena ser reavaliada pelo cirurgião responsável pela sua cirurgia.

  248. 248 juliana
    05.07.2010 às 11:26

    obrigada Dr.Fernando valério por ter respondido,queria te pergunta sobre uma carninha qui deu no local da cirurgia ela tipo ta inchada, a medica falou qui com gelo local desinchava,mais estou indo a consulta com a Dra cristiane toda semana ela fala qui a minha recuperaçao ta dentro do esperado,tudo normal,agora ela passou a avaliaçao pra 15/15 dias no mais Obrigada pela atençao tenha um Bom dia !!!

  249. 249 Dr. Fernando Valério
    06.07.2010 às 10:37

    Juliana, agradeço o seu comentário no blog, mas por razões éticas não comento pós-operatórios e condutas de outros profissionais.

  250. 250 juliana
    07.07.2010 às 19:16

    tudo bem Dr. Fernando só keria saber si tava normal obrigadaa mesmo.

  251. 251 EDILSON SANTOS
    09.07.2010 às 17:54

    Dr. Fernando, fico muito feliz em saber dos avanços em relação aos tratamentos das hemorroidas, gostaria de parabenizá-lo pelas pesquisas e dedicação para fazer com nos portadores de hemorroidas, soframos menos, mas como sou SERGIPANO, gostaria de saber do Sr. se aqui na capital Aracaju-Sergipe, existem profissionais que usem tais metodos: ligadura elástica, laser, crioterapia (congelamento), fotocoagulação e esclerose (injeção de álcool).
    No mais agradeço desde já a ajuda e informação prestadas,
    Grato.
    Edilson

  252. 252 Luzia
    09.07.2010 às 23:29

    Dr. gostaria de saber se a hemorróida 3º grau causa dores no estômago, pq fiz endoscopia e n deu nada, n tenho coragem de me operar. Pode virar CA? Tenho medo de virar câncer!!! Ela já tá evoluindo para 4º grau!
    A hemorróida foi do parto aos 17 anos, n tenho prisão de ventre, hoje tenho 44 anos, seria muito tempo com o problema?
    Sinto diarréia vez por outra!
    Como eu poderia resolver o meu problema?

  253. 253 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:37

    Edilson, agradeço as palavras elogiosas em relação ao conteúdo do blog. Quanto a médicos na sua região e que conheçam os tratamentos ambulatoriais para os casos de hemorróidas, tenho a certeza que há profissionais que os realizam sim.

  254. 254 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:43

    Luzia, saiba que as hemorróidas não apresentam relação com qualquer tipo de câncer. Além disso, elas não têm relação com o seu quadro de dor de estômago. De qualquer forma, tanto para controle do quadro diarréico e para o tratamento das hemorróidas, recomendo que você procure um Proctologista.

  255. 255 fabiana
    14.07.2010 às 18:25

    Caro Dr. Fernando, tive uma trombose hemorroidária no pós-parto do meu filho que foi por cesariana.
    Foi muito grave e chegou a ficar do tamnho de uma bola de golfe, depois regredindo, e hoje 1 ano e meio depois só exteriorizando após evacuação e retornando com ajuda.
    Quero engravidar novamente e meu obstetra achava que deveria operar. O procto da ocasião também. Fui em outra médica muito renomada aqui no RJ que fez uma ligadura elástica (que na minha opinião deve ter saído com a evacuação, pois isto foi a 6 meses e eu não percebi nenhuma diferença).
    Bom, agora a mesma médica me disse que achava que eu poderia engravidar sem fazer nenhum procedimento. Fiquei espantada e não entendi nada. Meu obstetra teme essa conduta e eu também. Ela disse ainda que tenho um “mamilo muito grande que é quase uma papila”…
    Gostaria de saber qual a sua opinião com casos semelhantes ao meu.
    grata
    Fabiana

  256. 256 alex
    14.07.2010 às 22:17

    dr. tive ha augum tempo hemorroidas e curei com remedios mas ficou a pele sobrando quando as hemorroidas mucharam gostaria de saber como faço para retirar essa pele q sobrou se tem augum metodo ñ cirurgico ? e quanto q vou gastar pra fazer isso ?
    obrigado.

  257. 257 valdemiro
    15.07.2010 às 11:39

    Dr.Fernando,
    há dois meses atrás, ao ir, ao banheiro, depois de comer um marisco com bastante pimenta, senti uma forte ardência no anus na hora de defecar e depois que me limpei o papel higiênico estava com sangue.Depois desse dia, isso só ocorreu mais duas vezes. Há uma semana procurei um proctologista e o mesmo falou que eu tinha uma hemorróida interna. Só que não sinto desconforto e não houve mais sangramento quando vou defecar.

  258. 258 Dr. Fernando Valério
    16.07.2010 às 11:22

    Fabiana, se você continua exteriorizando este mamilo hemorroidário às evacuações, pode haver a necessidade de tratamento previamente à nova gestação, seja ele ambulatorial (ligadura) ou cirúrgico.

  259. 259 Dr. Fernando Valério
    17.07.2010 às 10:21

    Alex, em alguns casos pode surgir uma pele na borda anal devido a processos inflamatórios prévios, o que se denomina plicoma anal. Este excesso de pele é tratado através de ressecção (retirada) cirúrgica.

  260. 260 Dr. Fernando Valério
    17.07.2010 às 10:26

    Valdemiro, saiba que as hemorróidas não obrigatoriamente causam dor. No seu caso em específico, você apresenta hemorróidas internas Grau I, que são controladas apenas com cuidados com a dieta.

  261. 261 Marco
    19.07.2010 às 23:15

    Boa noite, Dr. Fernando Valério !
    1ªmente gostaria de parabenizá-lo pelo blog e por ajudar tanta gente.
    Há pouco tempo tive uma giardíase, o que me causou forte diarreia por 4 dias seguidos. Consegui me curar desse problema e me apareceu outro: senti um incômodo na região do ânus, como se fosse uma bolhinha (ou uma vêia inflamada) sensível ao toque… pelo que tenho lido deve se tratar de hemorróida. Sei que não fiz certo, mas não fui ainda ao proctologista e me auto-mediquei com Procto Glyvenol. O incômodo passou e a bolhinha diminuiu de tamanho e não está externalizada… qual grau de hemorróida seria? e qual o melhor tratamento que eu poderia fazer? o tratamento de ligadura elástica é muito caro? será que meu convênio cobre? Gostaria de respostas… Agradeço, desde já, pelo espaço !!!

  262. 262 Dr. Fernando Valério
    20.07.2010 às 09:37

    Marco, devido ao quadro de diarréia provavelmente você apresentou uma trombose hemorroidária, que é uma complicação nas veias da região anal. Este quadro é em geral auto-limitado, e não necessita de tratamento com ligadura elástica.

  263. 263 João Silva
    20.07.2010 às 12:14

    Olá Dr. Fernando,

    Desde já os meus agradecimentos pela sua atenção às inúmeras dúvidas que são colocadas aqui no seu site.

    Fiz uma hemorroidectomia no dia 25 de Janeiro deste ano, na sequência da mesma, passado cerca de um mês e meio tive uma infecção que originou um abcesso anal do lado do anûs.

    O médico fez uma incisão para drenar e limpar a zona. Entretanto este corte que tinha sido feito já cicatrizou mas ficou um pontinho muito pequeno que tem segregado liquido e que não fecha.

    Sinto também uma saliência que quando pressiono sai liquido pelo pontinho e por vezes sinto que os gases saem pelo mesmo.

    Doutor perante este cenário poderá ser uma fistula? E se assim for que tipo de fistula seria e que procedimento é usualmente tomado para a tratar?

    Só consegui consulta para daqui a 3 semanas com o meu médico, o Doutor acha que pode haver uma nova infecção enquanto existir esta eventual fistula?

    Já agora para terminar Doutor, existe alguma probabilidade da fistula fechar por ela própria?

    Muito Obrigado Doutor

    Com os melhores cumprimentos

    João Silva

  264. 264 Gilberto
    20.07.2010 às 21:54

    Boa noite,Dr Fernando!

    Estava pesquisando sobre o problema e encontrei esse blog sobre o assunto, e gostaria de esclarecer uma duvida.

    Tenho hemorróidas a muito tempo, e sempre convivi bem sem problema nenhum, pois sempre que aparecia em mim era um pequeno inchaço do tamanho da cabeça de um dedo, mais que logo desaparecia. Ah 2 meses atrás apareceu novamente mais dessa vez me causou muita dor e tive que ir ao medico para tratar com remédios, fiz o tratamento por 2 meses e ela regrediu, mais mesmo assim o medico disse que será necessário a cirurgia. Pergunto ao Sr, será necessário mesmo o procedimento cirúrgico, pois tenho lido alguns comentários e já estou em duvidas sobre isso. Não tenho nenhum problema intestinal, ao contrario funciona como um relógio. Por favor Dr me ajude com essa duvida.
    Obrigado pela atenção.

  265. 265 Dr. Fernando Valério
    21.07.2010 às 09:04

    João Silva, saiba que a possibilidade de você estar apresentando uma fístula anal é grande, e que o tratamento desta doença é cirúrgico. Quanto à possibilidade de cura espontânea, como a saída de secreção e a ferida externa se cronificaram, é pouco provável que isto ocorra com você.

  266. 266 Dr. Fernando Valério
    21.07.2010 às 09:18

    Gilberto, saiba que você deve ter apresentado um quadro de trombose hemorroidária, mas que é uma complicação que você resolveu clinicamente. Quanto à indicação de cirurgia, ela ocorre em hemorróidas internas em graus avançados (prolapso irredutível) em que tratamentos ambulatoriais não são possíveis, hemorróidas externas e em casos de trombose em que o tratamento clínico não é possível.

  267. 267 Marco
    22.07.2010 às 22:36

    Boa noite, Dr. Fernando Valério.

    Obrigado pela explicação, mas ainda tenho uma dúvida… em relação à bolhinha que me apareceu conforme comentado na msg. nº 261, ela diminuiu bastante, mas não desapareceu… eu tenho receio que daqui a algum tempo ela volte a crescer e inflamar, e que o quadro piore. Tenho muito receio de que, no futuro, o invés de fazer um tratamento ambulatorial (como ex. a ligadura elástica, que parece ser um procedimento mais simples e bem menos doloroso), tenha que partir para um procedimento cirúrgico (que é o “terror” de todos os pacientes)…
    Obrigado mais uma vez pelo espaço, pela competência e gentileza !

  268. 268 Dr. Fernando Valério
    23.07.2010 às 11:29

    Marco, a melhor maneira de se evitar um procedimento cirúrgico é ter o acompanhamento e avaliação de um Proctologista.

  269. 269 josimar
    25.07.2010 às 04:37

    doutor eu ja tive esse sintoma uma vez a muito tempo e molhorou sozinho e agora voltou e uma bolinha no anus esta ardendo estou passando polmada e estou tomando varizin tem dois dias e não vi melhoras o que o senhor acha

  270. 270 Dr. Fernando Valério
    25.07.2010 às 11:11

    Josimar, como você não está apresentando melhora, deverá ser avaliado por um Proctologista para receber um tratamento mais adequado e eficaz.

  271. 271 anderson eduardo
    11.08.2010 às 00:27

    boa noite dr venho pedir por socorro para o sr pois tenho hemorroida a quase 7 anos por esse motivo evito de ir ao banheiro chego a ficar ate 8 dias sem evacuar mas quando vou ao banheiro fico ate 1,5 no banheiro por esse motivo de eu ter hemorroida ja pedir ate emprego tenho uma renda mensal de 510 como porteiro trabalho sentado e so deus sabe o passo por esse sofrimento me da algumas dicas de remedios eficaz gostaria de me livrar dessa infernidade desde ja fica meus agradecimentos ….

  272. 272 Dr. Fernando Valério
    11.08.2010 às 10:46

    Anderson Eduardo, como você apresenta um quadro muito intenso deve ter a ajuda de um Proctologista. Este médico avaliará se é necessária a realização de cirurgia ou não. Para que você tenha uma melhor qualidade de vida, siga as recomendações do seu médico.

  273. 273 Carlos
    12.08.2010 às 19:19

    Olá Dr. Fernando. Há uma semana atrás estava sofrendo dias terríveis com Hemorróidas. Pelo que li aqui acho que é grau IV, pois ela é externa, apresentava dores e sangramentos. Agora devido ao medicamento passado pelo médico. Não sangra mais e nem dói. Entretanto, ainda não fui ao um médico especializado (Proctologista).
    Irei daqui há uns dias e tenho quase certeza que ele irá indicar a cirurgia. Então, gostaria de saber do Sr. Se essa cirurgia realmente é a cura definitiva, pois li muitos comentários aqui de pessoas que fizeram a cirurgia, mas questionam com o Sr. Que ainda sente dores, que ficaram fisuras, que não está sicatrizando e tal. Não encontrei sequer 1 comentário de uma pessoa aqui afirmando que está totalmente curado e que não sente dores. Há pessoas aqui que dizem que irá ter que fazer uma segunda cirurgia. Nos comentários acima. Uma jovem chamada Bianka, disse que foi um sucesso a cirurgia dela. Eu pensei aqui; finalmente achei algúem aqui, que a cirurgia foi um sucesso. Mas daí poucos comentários abaixo, a mesma afirma que está muito preocupada, que não sicatrizou direito, que ficou fissuras e etc. Tá certo que isso irá depender da capacidade de cada médico. Então será muito difícil ter a sorte, de fazer a cirurgia e não haver nenhum problema.

  274. 274 Dr. Fernando Valério
    13.08.2010 às 09:35

    Carlos, caso você apresente hemorróidas externas ou internas de Grau IV, a cirurgia pode ser necessária. Em relação aos comentários sobre a cirurgia, obviamente o índice de cura é muito maior do que o de pessoas que evoluiram com desconforto ou alguma complicação. Como este é um blog de doenças, aqueles pacientes que já não apresentam mais problemas e tiveram boa recuperação deixam de postar aqui e até mesmo de procurar mais informações para um assunto médico que já foi resolvido.

  275. 275 Carlos
    13.08.2010 às 15:54

    É, você tem razão. O índice de cura é muito maior e duvido que caso eu precise de uma cirurgia e a faça, as coisas piorem. Então irei procurar um Proctologista e avaliar minha situação. Se eu precisar de cirurgia eu faço, dane-se a dor. Uma amiga minha que fez a cirurgia falou que foi a pior dor que ela já sentiu na vida. Eu não nego ter medo, porém é melhor fazer a cirurgia e ficar curado, do que sofrer pelo resto da vida. Jesus sofreu muito mais. rsrs

    Abraços !

  276. 276 Romario
    13.08.2010 às 23:18

    Olá Dr. Fernando.
    Estou com problemas de Hemorróidas. Porém moro numa pequena cidade no interior do Ceará. Aqui não temos especialistas dessa doença. (Proctologista) Apenas na Capital.
    Mas aqui tem um médico (Urologista). Ele cuida de tratar das doenças de Hemorróidas e de fazer cirurgias também. Você acha que devo me consultar com esse médico Urologista ou viajar até a capital atrás do especialista mesmo no caso?! Abraço!

  277. 277 karina
    14.08.2010 às 00:58

    DR.Fernando Valério
    Muito bom este site!!
    Fiz uma cirurgia de hemorroidas no dia 21/02/2010 e até hoje sinto muita dor ao evacuar, fui ao médico ele disse que tenho duas fissuras cronicas pós operatória, me passou tamarine,uma pomada para passar, estou tomando tamarine mas dia sim dia tomo ducolax,o médico disse que talvez fosse preciso fazer uma nova cirurgia,gostaria de saber se tem possibilidades de cicatrização, caso seja preciso fazer uma nova cirurgia se a dor é a mesma da hemorróida?Por favor me ajude

  278. 278 Dr. Fernando Valério
    14.08.2010 às 08:38

    Karina, algumas pessoas têm o músculo do ânus mais forte do do que o necessário, o que prejudica a cicatrização de feridas cirúrgicas, como as das hemorróidas. Desta forma, as fissuras podem surgir nestes locais, e podem necessitar de novo tratamento cirúrgico para a resolução do problema.

  279. 279 drfernando
    14.08.2010 às 08:45

    Romario, caso o médico da sua cidade tenha tido boa formação em cirurgias de hemorróidas durante o curso dele de Cirurgia Geral, ele poderá lhe atender de maneira adequada. Mas obviamente, ter um especialista da área é sempre mais adequado.

  280. 280 drfernando
    14.08.2010 às 08:58

    Carlos, concordo com você. É melhor passar pelo desconforto forte por um mês do que viver a vida toda se incomodando com esta doença.

  281. 281 Milena
    14.08.2010 às 14:55

    Olá Dr
    Tenho 21 anos apenas.
    Estava pesquisando sites sobre Hemorróidas e tive a sorte de encontrar seu site. Parabéns, bem explicativo.
    Eu me examinei com um Proctologista e ele disse q estou com Hemorróida grau IV. E q será nescessária a cirurgia.
    Porém por questões financeiras, não tenho condições de fazer a cirurgia particular. Mas posso conseguir pelo SUS. Gostaria de saber de você se é a mesma coisa… Se conhece pessoas que fizeram pelo SUS e deu tudo certo. Pois tenho medo que depois da cirurgia ploblemas acontecam. Como fisuras, não sei se pelo SUS poderei ter retorno, se o atendimento é bom e tenho medo da cirurgia não ser um sucesso. Ajude-me ai Dr. Fernando.

  282. 282 Milena
    14.08.2010 às 14:59

    Ah e também não sei se os médicos do SUS são especialistas na área. Ahhh Dr… Preciso de ajuda. Fica com Deus.

  283. 283 Dr. Fernando Valério
    14.08.2010 às 20:22

    Milena, as hemorróidas internas Grau IV realmente têm indicação de cirurgia. Quanto aos Hospitais do SUS, procure centros que tenham a especialidade de Proctologia e que lhe gerem confiança.

  284. 284 Lauro
    15.08.2010 às 11:54

    Bom Dia,

    Drº, Tenho hemorróidas III, quinta-feira passada fui ao médico local que examinou e disse que estou com uma espécie de caroço de uns 3 cm na parte interna, quando toca-la, senti muita dor, agora quando vou ao banheiro defecar sinto muitas dores, qual o mal pode estar ocorrendo comigo.

    Ats,
    Lauro Lemos

  285. 285 Dr. Fernando Valério
    15.08.2010 às 15:31

    Lauro, abaulamentos dolorosos no canal anal podem ser decorrentes de hemorróidas em crises inflamatórias, tromboses hemorroidárias e abscessos (infecção). Por isso, recomendo ser reavaliado pelo seu Proctologista para se estabelecer um diagnóstico para o seu caso.

  286. 286 karina
    15.08.2010 às 18:19

    Dr. Fernando
    Obrigada por me responder,que Deus o abençoe grandemente.
    Só gostaria de saber se a dor é a mesma da cirurgia de hemorróida? Realmente estou com muito medo de fazer uma nova cirurgia.Este site tem sido de muito valia para as pessoas que tem varios problemas e muitas vezes não possuem um bom convênio e nem mesmo um médico que lhes deem atenção.
    Saiba que tudo que fazemos com amor Deus nos recompensará.
    Obrigada mesmo por tudo
    Abraços

  287. 287 Dr. Fernando Valério
    16.08.2010 às 10:35

    Karina, em geral o pós-operatório de cirurgias para o tratamento de fissuras anais é muito mais tranquilo que para o tratamento de hemorróidas.

  288. 288 karina
    16.08.2010 às 17:21

    Dr. Fernando
    Muito obrigada me sinto mais aliviada, este “muito mais tranquilo”fez muita diferença.
    Deus o abençoe
    Abraços

  289. 289 Laércio
    17.08.2010 às 20:07

    Olá Dr.Fernando.
    Não sei se lembra, mas estávamos nos comunicando via Email. Daí achei seu Blog. (:
    Eu tinha dito ao Sr sobre meu caso, eu me Auto diagnostiquei com Hemorróidas grau IV. Pois como tinha dito, eu apresentava dores, sangramento e o carosinho era totalmente externo. Hoje, graças ao medicamento que tomei, acabaram todos esses sintomas. Porém o carosinho ainda ficou. Bem menor, mas ainda ficou e não voltou para o canal anal. Aí marquei com o especialista para daqui uns dias eu ir me consultar com ele. Daí me pergunto; será que irá ser nescessáia a cirurgia? Pois você me disse por Email que a cirurgia de Hemorróida externa e grau IV, tem a indicação de cirurgia apenas se eu apresentar os sintomas. E que se eu não apresentar sintomas ou a Hemorróida não estiver me trazendo desconforto, a cirurgia não seria nescessária. Então, não estou mais apresentando nenhum sintoma, nem dor e nem sangramento, será que mesmo assim, o médico indicará cirurgia? Não tem nenhum outro método pra Hemorróidas Grau IV e externa? E se o Sr falar aqui que seria nescessário a cirurgia e o médico que irá me consultar, falar que não será? Estou com uma pulga atrás da orelha.

    Grande Abraço Dr. Boa noite !

  290. 290 Dr. Fernando Valério
    17.08.2010 às 23:05

    Laércio, você provavelmente apresentou um quadro de trombose hemorroidária, e que vem se resolvendo. Nestes casos, o sintoma doloroso costuma se resolver mais rapidamente que o abaulamento anal. Quanto ao tratamento, após a sua consulta, o médico que lhe atender definirá qual a melhor conduta para o seu caso.

  291. 291 Laércio
    18.08.2010 às 19:42

    Valeu por me responder Dr.
    Pois é, eu me recuperei rápido mesmo das dores e sangramento. Porém apenas às vezes sinto uma cosseira, mas nada de dor. Gostaria de saber o que causa essa cosseira que sinto às vezes e como combate-la. E irei sim ao médico, meu pai marcou a consulta, porém ainda não me disse o dia. Mas irei sim, tudo pela saúde.
    Tenha uma ótima noite.

    Abraços !

  292. 292 Dr. Fernando Valério
    20.08.2010 às 11:21

    Laércio, a própria trombose hemorroidária pode causar o prurido anal. De qualquer forma, como existem diversas razões para esta coceira (prurido anal), é interessante que você realmente passe pela consulta médica.

  293. 293 Laércio
    23.08.2010 às 00:47

    Olá Dr.
    Então tá certo, marquei a consulta e irei ao medico. Mas sabe, agora nem sei se meu caso seria o grau IV. Pois estou notando que o carosinho está ficando cada vez menor, quase num é mais caroso de tão pequeno. E parece está voltando para dentro do canal anal. Mas acho estranho, pois pra mim que uma crise de Trombose Hemorrodária seria apenas em Hemorróidas grau IV. E também já vi falar que se a Hemorróida voltar para o canal anal, pode-se curar apenas com dieta rica em fibras. Ah e mais uma coisa, o Sr confirmou que enquanto o medico ainda não me consultou, posso ir fazendo minha musculação diária né? Isso não afeta em nada, né isso?

    Abraços !

  294. 294 Dr. Fernando Valério
    23.08.2010 às 12:05

    Laércio, a trombose hemorroidária pode ocorrer em qualquer grau de hemorróidas. Quanto aos exercícios, não exagere nesta fase em que ainda há o processo inflamatório e vascular tão evidentes.

  295. 295 Laércio
    24.08.2010 às 00:51

    Que bom saber disso. Entretanto não entendi a parte de; “não exagere”. Você quer dizer não levantar muito peso ou não correr ou o que exatamente? Achei que; como por enquanto minha Hemorróida está desinflamado, sem dor, sem sangramento, sem encomodos. Achei que poderia fazer os exercícios normalmente.

    Boa noite.

  296. 296 Dr. Fernando Valério
    25.08.2010 às 00:13

    Laércio, exercícios que aumentem a pressão abdominal ou no períneo, devem ser evitados em casos de trombose hemorroidária.

  297. 297 Laércio
    25.08.2010 às 00:55

    Opa
    Beleza Dr.
    Então já que por enquanto não estou com nada, irei continuar com exercícios normais. Se caso eu volte a ter uma crise, dou uma pausa, até que me recupere novamente. Sendo que assim, se meu caso for cirurgia (que não sei)
    Espero fazer logo pra não ter mais que me preocupar com isso.
    Obrigado pela atenção!
    Abraços

  298. 298 fabricio
    26.08.2010 às 02:46

    Boa noite, Há 10 dias apresentei uma hemorroidea externa com muita dor e sangramento…hoje está melhor mas aínda com protrusão externa e sangramento leve (acho que uma trombose).Quanto tempo geralmente demora para a regressão da hemorróidea? no meu caso primeira vez.Existe algum medicamento que posso tomar para agilizar a recuperação?
    um abraço e obrigado

  299. 299 Dr. Fernando Valério
    26.08.2010 às 23:02

    Fabricio, o tempo de recuperação para que a trombose hemorroidária se resolva pode durar de 15 a 30 dias, mas isto depende do grau de trombose que você apresentou.

  300. 300 Sol
    27.08.2010 às 02:16

    Olá Dr,

    Estava sentindo muita dor ao evacuar, fui ao médico e este me informou tratar-se de uma fissura, fiz o tratamento com a pomada e tudo melhorou, porém apresento hemorróidas externas e o médico me informou que nesse caso só poderia ser tratado com cirurgia pois existe uma espécie de pele e que não tem como fazer uso da ligadura elástica. Fui me informar sobre a cirurgia e vi que é bastante dolorida, procurei me informar e descobri a técnica PPH, voltei novamente ao médico e este disse que devido se tratar de uma hemorróida externa, não pode utilizar a técnica citada. Gostaria de saber o que é essa pele extra, o senhor já presenciou algum caso desse? É verdade que a técnica de PPH só pode ser utilizada em hemorróidas internas? Antes de partir pra cirurgia não é possível tratar com o congelamento da hemorróida?

    um abraço e obrigada pelo blog, é de grande ajuda a todos que sofrem desse mal.

  301. 301 Dr. Fernando Valério
    29.08.2010 às 18:12

    Sol, saiba que os casos de hemorróidas internas podem ser tratada com o escleroterapia, crioterapia (congelamento), ligadura elástica, fotocoagulação e laser. Quanto às técnicas para hemorróidas externas, estas se restringem a cirurgia.

  302. 302 felicio
    02.09.2010 às 04:11

    estou com uma duvida, estou no japao, e esses dias atras senti umas dores ao defecar,ai qdo fui me limpar, percebi q tinha uma bolinha, coisa q antes eu nao tinha, a dor q senti foi tremenda,e agora ela sangra direto e doi incomoda,agora como aq o recurso e pouco e caro, queria saber se tem algum tratamento eficaz, ou me de orientaçoes do que fazer,se caso precisar de cirurgia como seria, morro de medo de cirurgia.rs, um abraco

  303. 303 Dr. Fernando Valério
    02.09.2010 às 15:31

    Felicio, saiba que existem diversas alterações na região anal que podem causar sintomas como sangramento e dor anal. Por isso, é realmente necessário que você procure ajuda médica. Assim você terá um diagnóstico da doença e receberá a indicação de tratamento.

  304. 304 Ana Paula
    03.09.2010 às 17:13

    O Senhor poderia me indicar um cirurgiao proctologista que atenda pelo Bradesco Saude rede preferencial aqui em SP – capital. Liguei no seu consultório infelizmente o senhor não atende, e não tenho condições de pagar em R$ a consulta.
    Muito obrigada pelo seu site, tem me ajudado muito a tirar as minhas dúvidas.

  305. 305 Dr. Fernando Valério
    05.09.2010 às 09:55

    Ana Paula, por razões éticas não posso fazer indicações médicas através deste espaço, já que como a abrangência desta informação seria muito grande, poderia caracterizar propaganda.

  306. 306 ADRIANA
    05.09.2010 às 12:17

    OLA DR
    GOSTARAI DE SABER QUAL O TEMPO ESTIMADO PARA RECUPERAÇÃO DE CIRURGIA DE HEMORROIDAS EXTERNAS? GRATA

  307. 307 Dr. Fernando Valério
    05.09.2010 às 22:41

    Adriana, quanto ao tempo de recuperação de cirurgia, isto depende do volume e número das suas hemorróidas. De qualquer forma, uma média de dias varia de 15 a 30 dias para uma recuperação real.

  308. 308 Angela
    10.09.2010 às 15:23

    Oi, Dr Fernando!
    Tenho hemorroidas externas , não doi mas tive sangramento e fui ao médico e com o remedio que ele me passou acabou o sangramento, sera que preciso fazer cirurgia? Pq não sinto dor e do jeito que está não me encomoda em nada.
    Desde já agradeço, seu site é otimo, Deus abençoe.

  309. 309 Dr. Fernando Valério
    11.09.2010 às 10:15

    Angela, as hemorróidas costumam ser tratadas cirurgicamente quando são sintomáticas. Se você não tem qualquer queixa no momento, pode evitar que uma cirurgia seja realizada sem necessidade.

  310. 310 Helena Costa
    16.09.2010 às 12:04

    Olá Dr. Fernando! Tenho um mamilo hemorroidário grau II – interno. Existe tratamento ambulatorial para tal problema?
    Também estou com uma fissura anal e sangramento ao evacuar. Já fiz todos os examens necessários e o médico deve marcar a cirurgia na próxima consulta, mas estou muito desanimada e com medo do pós. Será que eu aguento? E aquele metódo PPH?
    Obrigada!!!
    Helena

  311. 311 Dr. Fernando Valério
    16.09.2010 às 16:17

    Helena Costa, em geral as hemorróidas internas Grau II são tratadas de forma ambulatorial. Estudos recentes mostram que os resultados com a ligadura elástica são tão bons quanto os da cirurgia para este grau, mas com muito menos efeitos colaterais, como a dor do pós-operatório. Quanto à fissura anal, caso ela seja crônica e você não tenha conseguido sucesso com métodos de tratamento clínico, como medicamentos que relaxem a musculatura anal, a cirurgia pode realmente ser indicada.

  312. 312 joao felipe
    17.09.2010 às 02:14

    Dr. tenho sentido dificuldade para evacuar , sinto dores no momento da evacuação , pois geralmente as fezes são bem sólidas. Percebi há algum tempo que tenho uma carnezinha para fora do ânus.Hoje evacuei com bastante dificuldade e sangramentos. Vou procurar um proctologista , mas em qual nível o Sr. acha que está a doença, caso seja hemorróida??? O que é trombose hemorróidica? é dor constante? é verdade que no estágio iv , há um muco no anus e sangra constante?(tipo de sujar a roupa)… eu só sinto dor e sangramento no momento da evacuação.

  313. 313 Dr. Fernando Valério
    17.09.2010 às 07:41

    João Felipe, algumas condições podem causar dor e sangramento anais, como as hemorróidas, a fissura anal, os abscessos anais e as fístulas anais. Por isso, é realmente muito importante que você procure a ajuda de um Proctologista. Quanto à trombose hemorroidária, ela é uma complicação dolorosa das hemorróidas.

  314. 314 neide
    18.09.2010 às 10:05

    hj ta fazendo 3 dias que fiz cirurgia de hemorroida..to sentindo muita dor,e constante,no segundo dia ja consegui evauar,gente e terrivel a dor,o que me alivia e ter força em DEUS,e sei que logo vai passare e o sofrimento vai acabar,foam tres interna e 1 externa mais fissura,mas quem vai fazer essa cirurgia nao desanimem façam sim,agradeço esse site que me deu muita força fiquem comDEUS…..

  315. 315 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 09:50

    Neide, sabidamente a cirurgia para o tratamento das hemorróidas tem como maior complicação o quadro doloroso pós-operatório. De qualquer forma, desejo rápida recuperação a você e sucesso no seu tratamento.

  316. 316 Helena Costa
    21.09.2010 às 18:10

    Dr. Fernando, obrigada pela sugestão, vou ao médico nessa sexta-feira e “negociar” essa cirurgia. Estou com todos os exames prontos e falta somente agendar a data para tal procedimento, mas não estou nem um pouco animada. Mediante essa possibilidade tenho esperança de não precisar operar.
    E volto… para contar como será o final dessa história.
    Acredito que o meu caso poderá ajudar muita gente na mesma situação.
    Um abraço!
    Helena

  317. 317 Dr. Fernando Valério
    21.09.2010 às 23:32

    Helena Costa, desejo sucessso em seu tratamento.

  318. 318 neide
    24.09.2010 às 18:50

    dr,hj ta fazendo 10 dias de cirurgia achei que naoia aguentar a dor,hj,parece que minha barriga ta meia inchada e normal?quantos dias tem que repousar?a dor e mais intensa depois de evacuar,depois de um tempo passa,um abraço,aguardo ansiosa a resposta

  319. 319 leonardo
    24.09.2010 às 23:41

    Boa noite, Dr Fernando.

    Parabéns pelo trabalho!

    Tenho quase certeza que estou com hemorróidas.

    Sintomas:sangue sobre as fezes, muita dor ao evacuar e uma “bolinha” roxa na borda do ânus.

    O que é essa “bolinha” roxa?
    Qual seria o procedimento mais adequado para o meu caso?
    É possível curar definitivamente sem fazer cirurgia?

    Sei que o senhor vai falar para eu ir ao proctologista, mas gostaria que me adiantasse essas informações, só pra eu ficar mais por dentro do assunto.

    Muito obrigado!

  320. 320 Dr. Fernando Valério
    26.09.2010 às 00:49

    Neide, sabidamente a cirurgia de hemorróidas traz muito desconforto. Por isso, os seus sintomas são compatíveis com o tratamento realizado. De qualquer forma, as dúvidas pós-operatórias devem ser discutidas com o médico responsável pelo seu caso.

  321. 321 Dr. Fernando Valério
    26.09.2010 às 00:55

    Leonardo, provavelmente você apresenta uma complicação das hemorróidas chamada trombose hemorroidária. No entanto, para a confirmação e instituição de conduta médica, é necessário que você passe em consulta com um Proctologista.

  322. 322 Ulisses
    27.09.2010 às 03:34

    Prezado Dr. Fernando

    Tenho Hemorroida e caso seja necessario o tratamento cirurgico, favor detalhar melhor a opção na técnica convencional…

    Os mamilos hemorroidários são ressecados, e os vasos que causavam o sangramento suturados (ligados)?? ou o mamilo sera retirado? Qual seria o procedimento visando uma melhor cicatrização?

    Grande Abraço e muito obrigado pelo seu tempo…

    Ulisses

  323. 323 Dr. Fernando Valério
    27.09.2010 às 12:35

    Ulisses, na cirurgia convencional para o tratamento de hemorróidas, os mamilos hemorroidários são retirados e o vasos sanguíneos correspondentes são suturados. As feridas podem ser deixadas abertas ou fechadas, o que depende da preferência do cirurgião.

  324. 324 Laércio
    28.09.2010 às 19:47

    Olá Dr Fernando, quanto tempo.
    Eu fiz minha consulta como eu tinha dito que ia fazer e o médico disse a mesma coisa que você. Ele falou que como eu não sinto mais nada, a cirurgia não seria nescenssária. Apenas se apresentasse os devidos sintomas e também nem tenho mais o carosinho nem nada. Daí venho comendo fibras todo santo dia e não senti mais nada. Entretando voltei a fazer os exercícios na academia e hoje foi meu segundo dia. Daí qunando fui fazer os abdominais que terminei. Eu senti meio que uma pequena ardencia no canal anal e lembrei do que vocÊ tinha me dito uma vez… que quando o quadro hemorroidário tivesse tranquilo, eu estaria apto a voltar aos exercícios físicos… MAS, tivesse cuidado com os abdominais. Daí fiquei com medo de voltar a doença… pois quem já teve essa doença sabe o que é o terror se voltar denovo… Daí tenho que diminuir os exercícios abdomians apenas? Ou quais são os exercícios fora abdominas que também mexe com essa parte?
    Obrigado.

  325. 325 Dr. Fernando Valério
    28.09.2010 às 23:37

    Laércio, saiba que os exercícios que causam aumento da pressão intraabdominal podem levar a um ingurgitamento das veias anais, o que pode causar sintomatologia.

  326. 326 Laércio
    30.09.2010 às 01:23

    Dr
    Eu não entendi o siginificado dessa sintomatologia aí.
    E outra coisa, os médicos especialistas dizem que se um paciente que tem hemorróida estiver com a doença controlada, pode levantar peso na academia. Já alguns sites de saúde, diz o contrario, que não se pode levantar peso. Afinal, pode ou não? Pois pelo que o Sr disse, era só pra ter cuidado com os exercícios que envolvesse a parte abdominal.
    Abraços

  327. 327 mercia
    30.09.2010 às 11:41

    DR operei a 34 dias e ainda não estou bem,nem consiguir sentar direito até hj,não doi na hj de defecar ,mas logo apos parece que endurece td e eu notei que as fezs não estam arrendodas como de costume eslas estão achatadas .Perguntei ao medico se não estava com o canal estreito ele disse que não pois não teve dificuldade p fazer o toque então, o pq das fezes achatadas e esta demora p cicatrizar ?POr favor me dê uma orientaçãopois sempre que vou ao medico ele diz que sta td bem e td vai voltar ao normal com o tempo mas poxa ja sõ 34 dias e este encomodo e olhh=lha que as hemorroidas eram piquenas fiz mais a cirurgia por causas dos piclomas uqe ficavam p fora dificultando a higiêne ..

  328. 328 Dr. Fernando Valério
    30.09.2010 às 16:56

    Laércio, em geral exercícios que aumentem muito a pressão intraabdominal podem causar sintomas de hemorróida, caso você tenha esta propensão.

  329. 329 Dr. Fernando Valério
    30.09.2010 às 17:02

    Mercia, o pós-operatório de hemorróidas pode ser realmente difícil. No entanto, como não a operei ou examinei, não tenho como lhe dizer o que vem ocorrendo com você. Além disso, por razões éticas, não tenho como lhe orientar sobre um pós-operatório de um procedimento realizado por outro profissional.

  330. 330 Laércio
    01.10.2010 às 00:08

    Ok Dr
    Apesar que não entendo até hoje, o que tem a ver o abdomem com as veias anais. Pra mim, seria mais lógico exercícios com as pernas atingirem as veias do canal anal, do que o abdomem. Mas tudo bem… E também, nem sempre os sintomas levam a doença em si. E mais que até hoje eu como fibras, não uso papel na hora da higiene e sim banhos, pomada e etc…não irei fazer esses exercícios que aumente a pressão intraabdominal… não é possível que eu volte a sofrer como antigamente.

    Abraços

  331. 331 marcos
    01.11.2010 às 16:34

    Nunca pensei que o pós-operatório seria tão cruel e traumático. Tenho 1,80 e 96 kg, não sou um homem pequeno e nunca fui de não resistir muito bem a dor. Entretanto esse dois dias pós operação me deixam como uma criança. A dor é tanta que por mais que eu procure uma posição confortável tenho a impressão que aumdenta a cada movimento. tenho vontade de gritar, esmurrar a cama, a marede, o vaso sanitário.
    O medicamento passado pelo médico que me operou não faz efeito algum e ele possui ópio em sua composição. Já não sei o que fazer mais. Quero chorar, xingar… é triste a minha situação.
    Apesar de vários comentários a respeito do assunto dizerem que essa dor passará eu me pergunto:
    Porque não há um remédio para nos livar desse profunda dor….

  332. 332 Dr. Fernando Valério
    01.11.2010 às 17:19

    Marcos, infelizmente a cirurgia de hemorróidas é realmente dolorosa. De qualquer forma, você deve discutir com o seu médico sobre o incremento da medicação prescrita para você.

  333. 333 carlos
    15.11.2010 às 20:12

    dr. queria saber se causas psicologicas(depressao) podem desenvolver as hemorroidas

    obrigado

  334. 334 Dr. Fernando Valério
    15.11.2010 às 23:33

    Carlos, problemas psicológicos não são citados como causas diretas de hemorróidas.

  335. 335 carlos
    18.11.2010 às 23:36

    obrigado por responder dr.

    sou eu denovo Carlos do ultimo comentario, eu perguntei se problemas psicologicos poderiam desenvolver hemorroidas, pelo fato de eu ter passado nos meses atras por um problemao, e um pouco antes de ter me recuperado comecei a sentir uns sintomas de hemorroidas,ai fui ao medico e ele me pediu um exame e deu hemorroida interna de grau 1,eu fiz aquela 1ª pergunta pelo fato de eu ter me surpreendido por estar com esse problema, pois todos os fatores que eu li que podem ajudar a desenvolver as hemorroidas eu nao me encaixo em nenhum deles e eu tenho so 21 anos, eu sei que nao é exclusividade em pessoas mais velhas esse problema, mas acredito que a maioria que tem sao pessoas de mais idade.Por fim queria pedir uma orientaçao para o dr.O meu proctologista por enquanto me receitou uma pomada e mandou eu mudar a dieta,mas acontece que esse problema ja esta me encomodando bastante e esses procedimentos parecem nao estar resolvendo e tenho medo que evolua, queria saber se no grau 1 ja se pode pensar em ligadura elastica, ou isso pode piorar o caso?

    desculpe escrever muito e tomar seu tempo mas agradeceria muito se pudesse me responder

    obrigado

  336. 336 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 07:54

    Carlos, primeiramente saiba que as hemorróidas podem afetar até 20% das pessoas entre 20 e 40 anos de idade. Em relação ao seu caso, se você apresenta hemorróidas internas Grau I, e que não se resolvem com medidas comportamentais, como a dieta, procedimentos ambulatoriais (como a ligadura) passam a ser uma opção de tratamento.

  337. 337 maria helena
    20.11.2010 às 09:13

    grato pela resposta anterior,mas gostaria de saber se no caso da fissura anal mesmo sendo crônica ,se há algum risco de se evoluir para algo maligno, e se a recuperação em caso de cirurgia é tão dolorosa quanto a de hemorroidas.Obrigada Doutor e que Deus te abençõe.

  338. 338 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 11:59

    Maria Helena, os relatos de que uma fissura anal benigna se malignizou são muito raros. Em relação ao procedimento, a evolução da cirurgia para o tratamento da fissura anal é muito mais tranquila do que para a cirurgia de hemorróidas.

  339. 339 carlos
    21.11.2010 às 17:10

    Mais uma vez obrigado dr

    e uma ultima duvida,tratamentos para hemorroidas sao somente locais?,nao existem remedios orais para tratar?pois
    agente ve na televisao medicamentos que dizem tratar hemorroidas.Uma outra pergunta depois de desenvolvido a hemorroida como no meu caso(interna de grau 1) mesmo seguindo a risca os procedimentos dados pelo proctologista
    pode acontecer de ela nao incomodar mais,mas ela nunca vai regredir e voltar ao normal?

    muito obrigado pelas respostas dr. e queria parabenizalo por esse seu blog que tira a duvida de varias pessoas que sofrem com esse problema.Desejo tudo de bom

  340. 340 Dr. Fernando Valério
    21.11.2010 às 22:53

    Carlos, os remédios por via oral em geral lhe tiram das crises de hemorróidas, mas não trazem a cura definitiva. Por outro lado, hemorróidas internas Grau I podem ser controladas e se tornarem assintomáticas com uma boa dieta, higiene anal correta, e evitando-se ler no banheiro.

  341. 341 Estefania
    26.11.2010 às 19:29

    Boa noite. Tenho 18 anos, e tenho hemorróides internas mas não sei qual o grau.
    muitas vezes vou fazer as minhas necessidades e algumas vezes não deito sangue e outras deito imenso.
    isto quer dizer que elas estão a sarar?
    Também gostaria de saber se as hemorroides e uma das causa do cancro dos intestinos?

    Desde já agradeço. Obrigada

  342. 342 Dr. Fernando Valério
    26.11.2010 às 23:27

    Estefania, todo caso de hemorróidas deve ser avaliado por um Proctologista, que determinará se o quadro está controlado ou não, e se há necessidade de algum tratamento específico, seja ele ambulatorial ou cirúrgico. Quanto aos tumores, as hemorróidas não relacionam com estas doenças.

  343. 343 carlos
    28.11.2010 às 13:27

    dr. eu sei que pode variar de pessoa pra pessoa
    mas da pra ter uma noçao de quantos dias depois de começar
    a dieta com fibras pode ficar assintomatico as dores
    de hemorroidas internas grau 1, o problema e que eu nao sinto so dores no reto, ela irradia para as nadegas sinto ate
    dores na bacia isso e comun nesse quadro?, passo bastante tempo sentado estudando mas sempre quando faço isso coloco
    um travesseiro, sera que devo mudar esse habito?

  344. 344 Dr. Fernando Valério
    28.11.2010 às 18:37

    Carlos, cada indivíduo tem um funcionamento intestinal, e este responde com muito variação em relação ao uso de fibras. Mas com uma boa hidratação e exercícios físicos, espera-se que em 5 a 10 dias o paciente perceba alguma variação.

  345. 345 carlos
    28.11.2010 às 20:27

    pois é eu estou agora fazendo exercicios fisicos,e outra coisa que eu comentei o fato de passar muito tempo sentado na cadeira é um habito ruim? eu sempre coloco um travesseiro nao sei se é suficiente?estou pensando em todas as possibilidades pra tentar evitar que esse problema evolua, porque pelo que eu li nas postagens de outras pessoas que tem um grau mais evoluido,que isso incomoda bastante

    obrigado

  346. 346 Dr. Fernando Valério
    29.11.2010 às 15:58

    Carlos, sentar-se por tempo prolongado pode trazer desconforto anal, mas desde que já exista um problema anal, como as hemorróidas. Quanto aos exercícios, quando realizados de maneira mais forte e forçando o períneo, podem gerar sintomas hemorroidários.

  347. 347 Benedito
    30.11.2010 às 13:07

    Tenho cirurgia marcada para a próxima semana.
    Sei que vou ter dor no pós operatório. Mas tenho certeza que valerá a pena 2 ou 3 dias com dor comparado ao incômodo de uma doença hemorroid. nível III.
    Minha pergunta é: Após a cirurgia, em média, quantos dias ficamos sem poder praticar exercícios físicos? No meu caso, sou tenista, em quanto tempo vou poder voltar a jogar?
    Obrigado.

  348. 348 Dr. Fernando Valério
    30.11.2010 às 15:37

    Benedito, em média o tempo de recuperação de uma cirurgia para o tratamento de hemorróidas é de 30 dias. Sucesso em sua cirurgia e uma ótima recuperação.

  349. 349 carlos
    01.12.2010 às 20:59

    dr.
    caso eu conseguiga deixar assintomatica a minha hemorroida de grau 1, e besteira insistir e fazer a ligadura elastica para evitar que futuramente venha incomodar denovo ou piorar?

    obrigado

  350. 350 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 22:45

    Carlos, se você realmente apresenta uma hemorróida Grau I e conseguiu controlar os sintomas, acredito que a ligadura possa aguardar um pouco.

  351. 351 carlos
    09.12.2010 às 20:20

    dr. vou retornar ao proctologista, mas so dia 6 de janeiro
    esta dificil aguentar todas as manhas essas dores(e meu caso é apenas grau 1) e o pior é que eu sinto dores nas nadegas tbm nao so no reto, e nao quero ficar a base de analgesicos todos os dias…,eu sei que oque eu vou falar agora e uma besteira, mas eu pesquisei alguns metodos caseiros que se possa fazer para diminuir as dores, e me debati com um que era o seguinte,pegasse uma bexiga em formato de pera e mergulha ela no sumo de limao e introduz no anus…,logico que eu nao me submeti a isso pois tenho medo de essas coisas piorarem o meu problema, mas a explicaçao era de que a acidez do limao fazia a hemorroida murchar e encolher…isso funciona ou voce desconhece isso?

    obrigado

  352. 352 FERNANDO REZENDE
    10.12.2010 às 22:09

    boa noite doutor
    o uso do infrared e eficaz em hemorroidas nivel 4.ele pode evitar uma cirurgia.depois que fiz as dores sumiram depois de 3 a 4 dias

  353. 353 Dr. Fernando Valério
    11.12.2010 às 08:09

    Carlos, sinceramente desconheço este tratamento “alternativo” citado por você. Mas posso lhe afirmar que tornar o canal anal mais ácido não o ajudará de forma alguma.

  354. 354 Dr. Fernando Valério
    11.12.2010 às 08:18

    Fernando Rezendo, em geral o tratamento com raio infravermelho não é usado para hemorróidas grau IV, já que não é um método eficaz para hemorróidas tão avançadas.

  355. 355 luiz
    13.12.2010 às 10:52

    dr. hemorroidas podem causar dor ou ate inchaço nos testiculos?
    estou com hemorroidas mas um tempo antes de sentir os sintomas
    senti esses primeiros que lhe falei…

    e outra coisa hipoglos serve para hemorroidas?

    obrigado

  356. 356 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 07:17

    Luiz, as alterações de hemorróidas não comprometem os testículos. Por esta razão, recomendo que você procure um Urologista para avaliá-lo.

  357. 357 Fernando
    18.12.2010 às 21:38

    Dr.,

    Fiz a cirurgia a hemorróida nível IV dia 15/12 e tem sido muito dolorosa a recuperação. No primeiro dia as fezes eram duram e foi muito doloroso mas agora consegui manter as fezes moles e até um pouco líquidas, mas o que mais me preocupa é que estou sentindo bastante dificuldade em controlar a expulsão das fezes e dos gases. Será que estou com algum problema na musculatura do ânus, pós-operatório? Nunca tive problema em controlar o momento, mesmo com diarreia, que não é o caso…

  358. 358 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 22:59

    Fernando, a região das veias hemorroidárias tem os receptores de evacuação, que estão se adaptando ao procedimento realizado. Por isso, aguarde o transcorrer do pós-operatório que estas funções fisiológicas de continência se normalizarão.

  359. 359 Fernando
    19.12.2010 às 08:01

    Obrigado pelas informações Dr. fico mais descansado.

    Outra perturbação que observei após a cirurgia é que tenho contracções não voluntárias fortes durante o sono e às vezes durante o dia de um tendão entre o reto e a zona da próstata e tem-se tornado doloroso. Quando vou urinar também acaba por contrair diversas vezes e torna o processo de urinar doloroso. Isto também vai passar doutor, porque me acontece isto?

  360. 360 Dr. Fernando Valério
    20.12.2010 às 08:52

    Fernando, devido a manipulação cirúrgica e processo inflamatório do procedimento e das feridas, a musculatura anal entra em espasmos, o que desencadeia tais sintomas.

  361. 361 Francisco
    27.12.2010 às 11:27

    Olá Doutor,

    Nesta ultima semana notei que sairam algumas bolinhas na região do anus, devo estar com hemorróidas, andei pesquisando aqui neste blog e acho que deve ser externa, não saiu sangue, nem nada, depois do segundo dia que notei foi piorando acredito que estou com trombose, agora só tem uma bola do tamanho da ponta do dedo, dura e roxa, senti uma dor intensa muito forte, liguei para um amigo que tbm tem, ele me disse para usar hemovirtus, gostaria de saber se posso continuar usando até que eu passe por um especialista? no meu caso a cura é somente com cirurgia, ou existe outros tratamentos? ficaria muito grato se tirasse esta dúvida, muito obrigado desde já.

  362. 362 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 14:37

    Francisco, a trombose hemorroidária é em geral tratada com medicamentos e cuidados locais. Quanto ao seu caso, recomendo que procure um Proctologista para confirmar o diagnóstico e instituir um tratamento adequado.

  363. 363 deborah maria
    03.01.2011 às 00:24

    Muito elucidativo o seu site e sobremaneira os comentários com suas intervenções em boa parte deles.Obrigada pelas informaçõesDr.Fernando Valerio.

  364. 364 Cynara Cots
    10.01.2011 às 15:58

    Olá, Dr. Fernando!
    Meu nome é Cynara e sou secretária executiva. Devo fazer a cirurgia no próximo mês, pois tenho hemorróida nivel IV e já chegou num estágio que não dá mais para prorrogar. Depois de ler alguns blogs na internet sobre a recuperação da cirurgia, confesso que fiquei bem assustada. Gostaria de saber se a recuperação é realmente assim tão dolorida e se apenas 1 semana em casa é suficiente para retornar ao meu trabalho. Muito Obrigada!

  365. 365 wagner
    19.01.2011 às 01:05

    Boa Noite!!
    Dr. Acho que por quatro ou cinco vezes eu tive sangramento, e ficou um ano ou mais sem nada agora após fazer uso do medicamento ginkgo biroba conhecido como vaso dilatador natural(ACHO QUE FOI POR CULPA DELE) em pleno dia 31/12/10
    fui evacuar e sentir uma queimar, e após algumas horas foi dar uma olhada, e notei uma bolinha, pouco maior que um amendoim, e que dura até hoje, NÃO TENHO DOR AO EVACUAR, SOMENTE COCEIRA E UM DESCONFORTO, sera que esta hemorroida externa é caso de cirugia, ou só medicamento, posso passar alguma loção?
    MUITO OBRIGADO

  366. 366 Daniel
    19.01.2011 às 09:56

    Dr, bom dia, foi constatada hem. grau 4, fui encaminhado para cirurgia, acontece que não sinto dor e nem sangra, a melhor cura é a cirurgia ou posso tentar outro procedimento?
    Posso afirmar que tenho receio da cirurgia, gostaria de saber se posso tentar a ligadura ou como grau 4 e externas somente a cirurgia é minha salvação?

  367. 367 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 08:54

    Daniel, as hemorróidas externas sintomáticas e as hemorróidas internas grau IV só conseguem ser curadas através de procedimentos cirúrgicos. Os métodos ambulatoriais não são efetivos nestes casos.

  368. 368 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 08:57

    Wagner, provavelmente você apresentou um quadro de trombose hemorroidária, que é uma complicação inflamatória e vascular nos vasos do ânus. Em geral este quadro se resolve sem a necessidade de cirurgia, mas vale a pena procurar um Proctologista para acelerar a sua recuperação.

  369. 369 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 23:21

    Cynara Cots, a cirurgia para o tratamento de hemorróidas é realmente dolorosa, e uma semana é um prazo muito curto para o retorno às atividades habituais.

  370. 370 Valéria
    27.01.2011 às 22:00

    Dr. Fernando,
    Parabéns mesmo por seu trabalho e dedicação aos que te procuram.
    Ágora preciso de uma ajuda extra…fiz uma cirurgia de hemorroidas internas e 2 fissuras que sangravam muito. O problemaé ja fazem 3 meses e aindatenho secreções que me incomodam muito.ja usei pomada cicatrizante e agora estou usando uma pomada antibiotico. Ja fiz todos exames que poderiam diagnosticar algum outro problema, ja que tenho uma digestão bastante incomoda, mas todos os exames estavam ok…so foi diagnosticado Dolicocolon. Meu médico nào consegue me dar um motivo pra essa demora na cicatrização e eu não sei oq devo fazer.

    Muito obrigada

  371. 371 Dr. Fernando Valério
    27.01.2011 às 22:29

    Valéria, como o ânus é uma região altamente contaminada, a infecção da ferida cirúrgica é algo esperado e pode causar a presença da secreção.

  372. 372 Sandra
    31.01.2011 às 21:02

    Boa noite Dr. Valério, parabéns pelo trabalho.
    Existem alimentos “proibidos” para portadores de hemorroidas? Além dos alimentos condimentados, o q mais deve ser evitado?

    Grata,

  373. 373 Dr. Fernando Valério
    31.01.2011 às 23:32

    Sandra, pacientes portadores de hemorróidas devem evitar alimentos condimentados (pimentas, páprica, curry) e ácidos (vinhos, tomate, molhos de tomate, catchup, mostarda).

  374. 374 maria
    07.02.2011 às 15:41

    Doutor a aproximadamente 2 anos fiz a cirurgia para hemorroidas, quase morri de vergonha e de dor, nunca deixou de doer, e depois de 8 meses eu engravidei e tenho que fazer novamente a cirurgia pois o problema aumentou, a doutora disse que é porque ficou muito apertado, e tem outra hemorr, e sangra, realmente preciso operar de novo,pois quando vou ao banheiro doi muito tenho muito medo estou desesperada

    Será que nunca vou ter paz

  375. 375 priscila
    07.02.2011 às 17:59

    dr fernando
    fiz a cirurgia dia 25/10/10 e ate agora (07/02/11)sinto fortes dores durante e apos a evacuaçao ,apesar dos 1ºs 15 dias terem sidos piores que os tres partos normais que tive,ainda sofro muito com dores ,e meu medico disse que se ate abril nao cicatrizar vou ter q fazer nova cirurgia ,o que devo passar na cirurgia para cicatrizar logo ,e o que acontece se eu nao quiser operar mais ,o que acontece?nao recomendo a ninguem ,a pior coisa do mundo…obrigado pela atençao!

  376. 376 Dr. Fernando Valério
    07.02.2011 às 23:23

    Maria, é muito difícil e não ético indicar cirurgia através deste espaço. Mas uma coisa está clara, a sua qualidade de vida está muito comprometida, e algum tratamento deve ser instituído.

  377. 377 Dr. Fernando Valério
    07.02.2011 às 23:32

    Priscila, você pode ter evoluído com uma fissura anal decorrente da cirurgia para o tratamento das hemorróidas. Por isso, uma cirurgia pode realmente ser necessária.

  378. 378 priscila
    08.02.2011 às 10:16

    mas ela e tao dolorida qto a primeira ou é diferente o pós operatório?
    muito obrigado

  379. 379 Dr. Fernando Valério
    08.02.2011 às 22:21

    Priscila, em geral a recuperação de uma cirurgia para o tratamento de fissura anal é bem mais tranquilo do que um de hemorróidas.

  380. 380 Sandra
    17.02.2011 às 12:30

    BOM DIA….
    DR. Fiz a cirugia de hemorroidas em 03/02 estou ainda com gases,mais bem melhor pois dores só para ir ao banheiro….Gostaria de saber do Sr. Qdo posso voltar as rotinas de minha academia, faço musculação qdo posso retornar??? E relações sexuais qdo posso ter?????
    Grata

  381. 381 Dr. Fernando Valério
    17.02.2011 às 17:11

    Sandra, por razões éticas não posso conduzir o pós-operatório ou orientar medidas de um procedimento realizado por outro profissional. Por isso, recomendo que você procure o seu médico.

  382. 382 Sandra
    17.02.2011 às 17:42

    Obrigada pela resposta….Vou só fazer mais uma pergunta hj estou completando 15 dias de cirurgia, e sinto tanto deitada como em pé andando ,um pouco de pressão no ânus, essa sensação dura mto tempo?????
    Grata
    Quero tbém parabenizá-lo pelo seu trabalho junto ao seu blog. Dr. esta de parabéns…..estamos precisando de profissionais como o Dr. neste nosso Pais.

  383. 383 Dr. Fernando Valério
    17.02.2011 às 19:10

    Sandra, com 15 dias de operada o processo inflamatório ainda é grande, e por isso é possível sentir a sensação de peso ou pressão no ânus.
    Agradeço as palavras gentis a respeito do meu trabalho. Isto é muito motivador.

  384. 384 nat
    19.02.2011 às 18:46

    faz pouco tempo q senti algo errado, uma dor chata, e derepente toda vez q evacuava estufava uma coisa pra fora, logo depois entrava. Mas tem dias q não volta e fik doendo, no fim doa dia ta normal d novo, mas sempre q vou ao banheiro evacuar tenho problemas. Faz uns 2 meses q começou, mas antes disso fiz uma cirurgia bariatrica q reguulou meu instestino, porq desde a infancia tive problemas sério de ressecamento. To com muito medo d ter q fazer cirurgia.

  385. 385 fernando
    20.02.2011 às 01:46

    ola doutor, parabens pelo blog, doutor vou contar minha historia e espero q o senhor possa me ajudar,sempre fui de demorar no banheiro, lendo essas coisas e a um bom tempo reparei que depois de evacuar aparecia algo pra fora, mais no comeco indolor e ou voltava ao normal rapido ou com leve ajuda, fui fazer uma coloscopia e o doutor comentou q tinha hemorroidas na epoca senao me engano tipo 2,continuei com o tempo a maiss no banheiro…e comecou a sangrar mas…sempre com ajuda voltava ao normal, nunca tive crise de muita dor essas coisas…ate esses dias q comecou a saangrar e doer muito na hora de evacuar, procurei o meu gastro e tbem um protocolista, fui ao prot primeiro ele falou q viu uma hmorroida e q tinha sinal q tinha trombosado e tal so q estava melhorando,so qeu dia depois tive uma intoxicacao alimentar e procurei o medico gastro e falei da hemorroidas ele olhou e falou q meu caso era externa ,e passou um comprimido e uma pomada e falou q poderia piorar por causa da diarreia, e foi o q aconteceu, so q depois q esse doutor viu no outro dia ela realmente ficava pra fora e dolorida d mais, muito, doe ate qdo tosso, ou urino, mais sempre consegui colocar pra dentro e agora nao,doutor sinal q passou pra grau 4 e so cirurgia ou grau 4, assim dolorido e sem voltar pra dentro tem como tratar..a dor eh de tirar o juizo, desculpe pelo tamanho mais espero q consig tirar umas duvidas q nao achei em lugar nenhum e os dois medico q passei , tratou com uma simples hemoroidas, se essa nao for crise pior nao sei oq seria, estou marcado com outro procto, mais adoraria q respondesse algo aqui,e desde ja desculpa pelo tamanho

    obrigado e parabens

  386. 386 LOURDES
    20.02.2011 às 02:12

    DR. minha hemorroida era de grau IV e fiz cirurgia em 16.2 e até hoje nao consegui evacuar, é normal? o que posso fazer para ajudar? doi muito?

  387. 387 Dr. Fernando Valério
    20.02.2011 às 09:06

    Nat, você pode estar apresentando um quadro de hemorróidas, por isso é recomendado que você procure um Proctologista para avaliá-la. Isto não quer dizer que uma cirurgia seja necessária no momento.

  388. 388 Dr. Fernando Valério
    20.02.2011 às 09:09

    Lourdes, alguns pacientes operados têm dificuldade em apresentar a primeira evacuação após a cirurgia de hemorróidas. Por isso, entre em contato com o médico responsável pela sua cirurgia.

  389. 389 Dr. Fernando Valério
    20.02.2011 às 09:15

    Fernando, você tem duas possibilidades para o seu caso. Se as suas hemorróidas estão apenas inflamadas e apresentando uma trombose hemorroidária, você deverá tratar esta crise e avaliar a seguir se as hemorróidas podem ser tratadas através de algum método ambulatorial. Em casos de hemorróidas grau IV, a cirurgia é o tratamento indicado.

  390. 390 Luiza
    20.02.2011 às 12:47

    Dr. Fernando, minha cirurgia de hemorróidas (que estavam para fora, como peles) foi no dia 15/2. Logo no dia seguinte, antes da alta hospitalar, fui examinada pelo meu médico, que disse que saíram outras duas hemorróidas, mas que voltariam ao normal. Não vejo ainda nenhuma melhora nessas “novas” hemorróidas ou inchaço. Isso é normal? Minha outra dúvida é como o banho de assento gelado pode contribuir na recuperação dessa cirurgia? Obrigada e parabéns pelo trabalho realizado.

  391. 391 Dr. Fernando Valério
    20.02.2011 às 12:59

    Luiza, provavelmente você apresente apenas um edema e inchaço na região anal próxima à cirurgia, e que poderá se resolver com o passar dos dias. Quanto ao banho de assento, ele é feito geralmente com água em temperatura de morna para quente.

  392. 392 Luiza
    22.02.2011 às 00:37

    Sou eu mais uma vez, Dr. Fernando. Meu médico me informou que minha hemorroidectomia foi fechada, no entanto, ainda agora a região tem aspecto dos três mamilos hemorroidários – que tive durante anos – exteriorizados. Hoje fez seis dias de cirurgia, senti menos dor, disposta e deixei de fazer repouso, andei pela casa, subi diversas vezes escadas e agora à noite começou um sangramento entre esses mamilos, assemelhando-se a um corte aberto. Podem ser pontos rompidos da cirurgia? Obrigada.

  393. 393 andrade
    22.02.2011 às 11:55

    ola doutor, parabens pelo blog muito informativo, doutor queria que o senhor me tirasse uma duvida, estou em momento da primeira crise de hemorroida trambosada, a muito tempo tenho uma hemorroida que saia so no momento da evacuacao e eu a introduzia depois e pronto, agora esta pra fora nessa crise que eu falei, so que ja se passou 3 dias de crise e ja diminuiu a dor insuportavel, mais ela esta de um tamanho que nunca vi externa, a minha pergunta eh, isso eh normal, qual geralmente eh o tempo dessas crises, e outra. sera q ela nunca voltara ao grau que estava e eu tenha a oportunidade de fazer outro tipo de tratamento que pelo que eu li aqui existem, ou sempre ficara externa e se as externas so tem tratamento cirurgico e nao esses metodos que o senhor.
    desde ja agrade pela resposta e pelos seu blog

  394. 394 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:47

    Luiza, como a cirurgia para o tratamento das hemorróidas foi realizada há poucos dias, é esperado que você tenha o edema descrito na região anal.

  395. 395 Dr. Fernando Valério
    22.02.2011 às 22:54

    Andrade, como a trombose hemorroidária é um episódio agudo, o quadro tende a retornar para o quadro que antecedia este evento. O tempo para que ocorra esta recuperação depende da intensidade da trombose que afetou os vasos hemorroidários. Na maioria dos casos, o quadro pode ser controlado clinicamente.

  396. 396 fernando
    23.02.2011 às 10:53

    Doutor, muito obrigado pela resposta,fiquei um pouco aliviado, sobre sua explicacoes e enquanto nao chega a minha consulta ainda tenho algumas duvidas, mas mais aliviado, doutor sendo no meu caso que eu falei sempre foi d egrau 3 e com a crise ficou pra fora e o senhor falou q na maioria ou em todos os casos elas voltam ao grau q estava, uma duvida, agora q esta pra fora, vejo que ela eh enorme. mais ou menso o tamanho de meio dedo indicador, se toma a Deus ela for mesmo grau 3 e sendo uma so desde tamanho eh possivel tratar d eoutra maneira que nao seje cirurcigamente pelo tamanho ou deste tamanho so cirurgia mesmo, mais uma vez agradecido pela atencao

  397. 397 fernando
    24.02.2011 às 03:59

    doutor, mandei um email e vi q nao fooi publicado, creio q por eu tocar em outras doencas minhas, mais precisava muito q o senhor me ajudassea tirar uma duvida, nao quero q seje anti etico, mais so q me ajude nesse momento dificil meu, tenho pavor de cirurgia e qdo o medico me informou q meu caso precisaria fazer falei sobre meu panico sobre isso, e ele falou se eu quiser evitar um hoospital, uma anestesia geral, eu poderia fazer essa pequena cirurgia com ele no consultorio com anestesia local, pergunto ao senhor isso eh correto, seguro..doutor meu medo maior eh com a anestesia, essas anestesia para esse caso eh perigosa, ele comentou q tem os mesmo risco de uma anestesia de dentista, eu ja usei algumas de dentista, eh realmente igual e se eu nao tive problema com a de dentista nao corro o risco de ter com essa…doutor espero ansioso pela tua resposta

  398. 398 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 15:17

    Fernando, eu realizo procedimentos cirúrgicos dos meus pacientes somente em ambientes hospitalares e com o auxílio de um anestesista. No entanto, se o consultório do seu médico está aprovado pelo Conselho Regional de Medicina e pela Vigilância Sanitária para realizar este tipo de procedimento, não posso questionar a indicação.

  399. 399 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 15:37

    Fernando, hemorróidas internas Grau III devem receber tratamento ambulatorial, como a ligadura elástica, para que se evite um procedimento cirúrgico. Caso este tipo de tratamento não seja eficiente, você poderá necessitar da cirurgia.

  400. 400 fernando
    25.02.2011 às 19:33

    doutor, muito obrigado mesmo pea atencao, sei que ja mandei varias perguntas, mais agradeco pq as resposta foi por muita vz de muito valia, doutor eu fui ao especialista, alias o especialista aqui nao estava muito disponivel tiver que ir em um gastro que eh cirurgiao geral que esta marcando minha cirurgia, segundo ele sera feito com anestesia raqui e a pedido meu com sedacao, para eu nao ver e nao entrar em panico e piorar a situacao, so queria perguntar uma coisa para o senhor de algo que nao achei na net, nenhum artigo sobre, eu tenho muito, ms muito mesmo medo de cirurgia em particular com a anestesia e suas complicacoes tanto da anestesia qto da cirurgia, eu estou tentando prorrogar a cirurgia para que eu tenha um acompanhamento maior psicologico e tbem de tirar minhas duvidas, com um anestesista ou outro medico pra ver se diminui o estado de panico e medo que estou, doutor estou a procura de algo q seje o correto, ultimas pesquisas , alfgo assim, sobre o perigo da anestesia raqui, e qual eh a taxa, o indice de complicacoes e de obito por ela, e quem eh mais propenso a sofrer comisso, pois eu ja passei por um constrangimento e quase grave qdo fui tomar contraste de iodo, queria saber o indice e taxa de complicacoes e obito e se eh verdade que a droga usada nas aestesia raqui, eh semelhante a usada em dentista, que vi em algum lugar sobre isso, pois eu ja me tratei com anestesia de dentista e nao tive alergia, isso seria um sinal que eu nao seje propenso a ter essas complicacoes graves, correndo risco de vida, agradeceria se o senhor pudesse me responder essa pergunta,]
    desde ja doutor muito obrigado

  401. 401 Dr. Fernando Valério
    26.02.2011 às 10:02

    Fernando, a anestesia raquimedular é muito bem indicada à cirurgia de hemorróidas, e por isso você pode ficar tranquilo. As complicações atuais quando o procedimento é realizado por anestesista capacitado são mínimas.

  402. 402 fernando
    26.02.2011 às 13:12

    ola doutor, teria como voce comentar algo da pergunta anterior que nao vi sua colocacao sobre, se eh vdd q o principio ativo da droga da anestesia usada na raqui eh equivalente ou a mesma do dentista e se por isso quem nao tem alergia a uma nao tera a outra, e tbem se tem como saber se uma pessoa eh propensa a ter alergia a anestesia, quais sao os criterios para saber se eh ou nao alergico e se o senhor tem em numeros a taxa de complicacao nessa anestesia e cirurgia

  403. 403 Dr. Fernando Valério
    26.02.2011 às 16:19

    Fernando, eu não tenho como prever que medicação o anestesista irá utilizar em seu caso. Mas é óbvio que não ter um histórico prévio de alergia é muito interessante.

  404. 404 Kellen
    28.02.2011 às 00:13

    Dr.Fernando, boa noite
    Fiz a cirurgia há 11 dias e Graças a Deus há 4 estou ótima depois de sofrer 6 dias indo ao banheiro com fezes duras pedi a minha médica um remedio para amolece-las e ela receitou o Agiolax. Porém estou preocupada pois estou soltando gases com frequencia e sem querer é devido ao remedio ou da cirurgia em si? Depois conseguirei segurar como antes?É algo mto constragedor devo me preocupar?
    Obrigada

  405. 405 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 10:46

    Kellen, depois da cirurgia de hemorróidas há um período de adaptação funcional da região do ânus.

  406. 406 Alessandro
    11.03.2011 às 21:38

    Dr. Fernando Valério, Boa noite.
    Estou admirado, com a atenção e paciência dada pelo senhor para as pessoas que fazem perguntas (muitas repetidas) no seu Blog. Esse Blog é quase um “consultório”! Parabéns!

    Pergunta:

    - Com quantos dias, depois da cirurgia de hemorroidectomia, se passa pela 1ª consulta pós-operatória? Quinze dias é muito tempo?

    - É seguro usar o remédio Aldoba (spray) sem o médico ter receitado? Pode causar algum problema se usado nas doses indicadas pela bula?

    - Algum problema com o chocolate (bombons e etc.) na dieta pós-operatória?

    Desde já agradeço a sua atenção.
    Um abraço.

  407. 407 KACIA MARQUES
    12.03.2011 às 19:51

    Olá Dr. Fernando,

    Sofro com essas hemorróidas, acho que estão no grau III.
    Pretendo engravidar, e antes quero tratar desse problema.
    Caso eu faça a cirurgia, posso engravidar 06 meses depois, esse tempo é suficiente para sarar tudo direitinho?

    Agradeço,

    Kácia

  408. 408 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:19

    Kacia, seis meses é um tempo mais que suficiente para se recuperar de uma cirurgia de hemorróidas. No entanto, como você descreve o seu quadro como sendo Grau III, você pode deveria discutir com o seu médico sobre tratamentos ambulatoriais, como a ligadura elástica. Este método é realizado no consultório médico e poderia evitar um procedimento cirúrgico.

  409. 409 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:42

    Alessandro, eu costumo realizar a primeira consulta pós-cirúrgica após 7 a 10 dias do procedimento, mas isto pode variar muito de médico para médico. Em relação à medicação, nunca se usa medicamentos sem orientação médica, mesmo que você leia a bula. Quanto aos doces, eles podem lhe causar aumento da frequência evacuatória e diarréia, o que não é interessante para quem fez uma cirurgia no ânus, como as de hemorróidas.

  410. 410 Alessandro
    13.03.2011 às 11:02

    Usando o SUS o cirurgião se recusou a me atender na data marcada. Nas orientações que me foram entregues após a cirurgia, o retorno seria com 9 dias. O médico reclamou por terem marcado o retorno por ele e, me informou que a 1ª consulta pós-operatória é com 15 dias, e não me atendeu (talvez seja o modo dele trabalhar, certo?).

    Eu estou com 11 dias de operado (estava com hemorroidas múltiplas e no nível 4) e estou me sentindo já quase recuperado. Devo ficar preocupado com o prazo alongado da consulta? A diferença é pouca, não é?

    Muito obrigado pela atenção!

  411. 411 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 11:14

    Alessandro, como você está bem, não há qualquer problema em aguardar o seu retorno.

  412. 412 Vanessa
    13.03.2011 às 23:22

    Ola Dr. Fernando!

    Qdo se faz a cirurgia e o prolapso nao desaparece porém diminuiu bastante e após 7 meses, é diagnosticado uma nova cirurgia existe um outro tratamento que nao o da cirurgia para evita maior desconforto no pós hoperatório?

    obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

  413. 413 Dr. Fernando Valério
    15.03.2011 às 17:44

    Vanessa, como você persiste com o prolapso mas ele está bem diminuído, é possível se tentar algum tratamento ambulatorial. Este tratamento é realizado no próprio consultório.

  414. 414 Sandra
    21.03.2011 às 10:52

    Bom dia…
    Dr. Estou de volta rsss
    Tive meu retorno de 30 dias…meu medico me disse que estava tudo ótimo com a cirugia, mais falei para ele sob uma pele que ele tirou do lado de fora, que ainda me incomodava ao ir ao banheiro e ao sentar, então quando ele fez o exame, ele viu que a fissura estava um pouco ainda inflamada, assim que eu entendi. Mandou-me procurar uma farmácia de manipulação para mandar fazer uma pomada para passar 2x ao dia por 3 semanas, estou entrando na 2 semana e não estou sentindo melhora.Gostaria de saber do SR. se essa fissura que ele citou que está ainda persistindo agora com 49 dias é normal???Pois nem penso mais em mexer em nada novamente rsss depois de tanto sofrimento.
    Grata pela sua atenção dispensada a mim novamente

  415. 415 Dr. Fernando Valério
    22.03.2011 às 00:15

    Sandra, a pomada deverá aumentar o fluxo sanguíneo na região da fissura, o que possibilitaria a cicatrização. Desta forma, o seu médico deverá avaliar se a fissura está apresentando melhora através do exame físico. O tempo para a cura pode variar em cada paciente, mas em geral não ultrapassa 30 dias.

  416. 416 Renata
    09.04.2011 às 00:46

    Olá doutor, boa noite

    Depois de pouco mais de um ano, estou de volta.
    Na época conversamos sobre minha cirurgia de hemorróidas.
    Infelizmente, uma permanece firme e forte! rs

    Gostaria de compartilhar algo contigo que já cansei de falar com vários médicos, e eles examinam e não me dizem nada de interessante:

    A hemorróidea que ficou, não me atrapalha em nada. O problema está na passagem (ou melhor, falta de passagem) das fezes.
    Eu tenho vontade de ir ao banheiro 3 vezes ao dia. Mas, fico apenas na vontade (e com cólicas), porque não consigo. Numa dessas “crises”, coloquei uma luva e apalpei a região do ânus e senti algo esquisito: primeiro algo tampa totalmente o canal do ânus e segundo, as fezes descem e formam um calombo. Tenho a impressão que o intestino é grande demais e que no final ele tem uma dobra, onde as fezes tem dificuldade para passar e na maioria das vezes não passam.
    Possuo uma alimentação saudável, faço exercício físico três vezes por semana e minhas fezes não são duras – então não sou ressecada… Muitas vezes, tenho que usar um cotonete pra abrir passagem para a saída das fezes. E quando a passagem está fechada, nem gazes saem…
    Será que consegui ser clara?
    O sr pode me dar um esclarecimento?
    É possível ter uma dobra no final intestino?

    Doutor, mais uma vez agradeço sua atenção e tempo a ajudar.

    Obrigada,
    Renata

  417. 417 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 09:52

    Renata, você pode estar apresentando um quadro de estenose anal, que é o estreitamento da região anal após a cirurgia, e que ocorre devido a uma retração cicatricial. De qualquer forma, só se pode afirmar isto examinando-a, e por isso é importante ter a avaliação de um Proctologista.

  418. 418 Renata
    11.04.2011 às 13:09

    Obrigada doutor.

    Vou consultar sim…criar coragem. Confesso que estou descrente, pois já consultei tantos. Fazem exame de toque, passam dietas (que já faço, então não muda nada), e marcam retorno.

    Este sintoma, eu já tinha antes da cirurgia. Pra mim, a cirurgia não resolveu nada. Infelizmente…
    Fiz a cirurgia numa segunda-feira e na sexta, já estava de volta ao médico pra fazer exames de toques e evitar a estenose. E assim foram por um mês, duas vezes por semana. E depois de 3 meses fui liberada dos exames que após um mês passaram a ser quinzenais.
    As hemorróideas são consequências, a causa ainda não descobriram.
    O que mudou depois da cirurgia, foi que passei a eliminar algo como se fossem tiras. De vários tamanhos e cores (do branco ao marrom). Até achei que fossem vermes; consultei o médico ele solicitou exames (verminoses) e não deu nada. Disse que podem ser fezes. Mas sei que não são, porque são esquisitos e até elásticos….parecem uma membrana…

    Ah…doutor, muito esquisito tudo isso!!

    Desculpe o desabafo! E muito, muito obrigada mesmo pela atenção de sempre!

    Renata

  419. 419 Cláudio
    11.04.2011 às 18:03

    Boa tarde Doutor,
    Fiz a cirurgia há 23 anos completados no último dia 05/04 ,porém a hemorroida voltou há quase 10 anos,tenho sentido muita dor ao evacuar e sangramento ,qdo vou ao banheiro ela sai para fora e doi muito.Estou com a cirurgia marcada para o dia 18/04 e até agora estou sem coragem.Não sei se devo, pois sofri muito com a primeira cirurgia.Devo fazer? tenho que viajar 10 horas depois da cirurgia para retornar a minha casa.Sinceramente estou com muito medo.Preciso de conselhos verdadeiros.Obrigado

  420. 420 Dr. Fernando Valério
    11.04.2011 às 23:12

    Claudio, entendo muito a sua angústia, mas não posso lhe afirmar se você deve ou não se submeter ao procedimento cirúrgico. principalmente porque nunca o examinei e por não conhecer o seu caso com profundidade. Além disso, por razões éticas estes aspectos devem ser discutidos com profundidade com o seu médico.

  421. 421 Dr. Fernando Valério
    11.04.2011 às 23:17

    Renata, entendo o seu quadro, mas a única maneira de resolver os seus problemas é procurando um especialista capacitado.

  422. 422 sandra
    12.04.2011 às 11:14

    Bom dia….
    Dr estou aqui mais uma vez, depois da cirurgia com grampeador e aquela pelinha que tbém foi retirada….e que estava com uma fissura qual estava tratando com uma pomada….Dr. voltei ao medico para minha revisão de 60 dias e a cirurgia esta ótima, mais a fissura nem com a pomada fechou…então nesse mesmo dia ele resolveu fazer cauterização me disse que apesar de estar aberto não tem infecção está limpo o local sei que é um liquido qual provoca como se estivesse queimado o local, fiz a 1 no dia 7/04 e voltei em 11/04 ele disse que ainda estava a mesma coisa fiz outra e farei outra em 14/04.Ai perguntei se não fecha se ele me disse que teria que passar por um outro procedimento cirúrgico para fazer uma abertura maior no anus, para que qdo eu fosse ao banheiro não machuca se o local eu fiquei doidinha em pensar nessa possibilidade depois de tanto sofrimento carnal, e emocional.Sei de sua conduta mais me de uma explicação melhor Dr .pois sinto muito confiante em suas explicações.E se eu não fizer nada deixar assim, pois não está me incomodando em nada.Mais uma vez muito obrigada pela sua atenção.
    Grata

  423. 423 iarles santos
    13.04.2011 às 16:02

    DR.FERNANDO PARABENS PELO SEU TRABALHO CONOSCO POBRES MORTAIS ATORMENTADOS PELAS HEMORROIDAS.SOU UMA JOVEM DE 22 ANOS Q HOJ DO NADA DESCOBRIU UMA CARNE NA ENTRADA DO ANUS.SOFRO DE FORTE CONSTIPACAO AS VEZES, JA CHEGUEI HA FICAR 15 DIAS SEM IR AO BANHEIRO.E HOJ TEMO MUITO IR AO BANHEIRO EVACUAR JA MIM APAVOREI MUITO COM SANGRAMENTO ANAL MAS NUNCA TINHA SURGIDO NADA ATE HOJ!!!!!!SERA Q TEM Q OPERAR??????VOU PROCURAR UM MEDICO NA PROXIMA SEGUNDA PRA VER O CASO OBRIGADA PELA ATENCAO E NOVAMENTE PARABENS
    IARLES SANTOS

  424. 424 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:33

    Iarles Santos, o mais importante nos casos de hemorróidas é procurar a ajuda de um Proctologista. Mas posso lhe adiantar que apenas 20% dos casos de hemorróidas realmente necessitam de cirurgia, já que grande parte dos pacientes é tratada com esquemas ambulatoriais, como a ligadura elástica.

  425. 425 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 09:59

    Sandra, os casos de fissura anal crônica geralmente são causados por excesso da musculatura anal, e que podem ser tratados com o relaxamento desta musculatura, que é o que está propondo o seu médico. Em alguns casos este relaxamento pode ser conseguido com pomadas manipuladas, mas com resultado inferior ao da cirurgia.

  426. 426 sandra
    16.04.2011 às 13:31

    Boa tarde Dr. mais se caso eu não queira fazer essa cirugia, tem algum problema ficar assim, pois não está me atrapalhando em nada.Pois já fiz o tratamento com a pomada de manipulação e 2 x calterização e não adiantou.Sr. Poderia me dizer mais sob essa cirugia como é????
    Grata
    Pela sua dedicação
    Sandra

  427. 427 Dr. Fernando Valério
    17.04.2011 às 09:13

    Sandra, em geral as doenças do ânus são benignas, e apesar de trazerem imenso desconforto em alguns casos, não trazem maior gravidade quando não são tratadas. Ou seja, a indicação de procedimentos cirúrgicos referem-se mais a melhoria da qualidade de vida.

  428. 428 sandra
    18.04.2011 às 10:27

    Bom dia.
    Dr.Como os Sr. já sabe fiz em 02/11 a cirurgia de grampeador que está ótima, e meu medico também tirou essa pele que ficava mais do lado de fora, foi assim que surgiu então essa fissura, que já tentamos alguns procedimentos e não fechou.Como lhe disse não me incomoda em nada.Então posso ficar assim???? sem a cirurgia??Sendo que a cirurgia é mais para uma melhoria de vida.
    Grata
    Sandra

  429. 429 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 21:51

    Sandra, se a fissura anal não lhe causa sintomas, não há necessidade de cirurgia.

  430. 430 Manolo
    21.04.2011 às 02:45

    Ola Doutor
    Tenho 16 anos e a alguns meses tenho notado a presença de uma espécie de caroço que sempre fica exposto na hora que eu defeco…ele se recolhia para dentro do anus umas horas depois,mas agora demora mais tempo podendo levar até dias.Nao costumava doer,mas agora doi como se estivesse inflamado. Pode ser hemorróida?E eu posso precisar de cirurgia?

  431. 431 Dr. Fernando Valério
    21.04.2011 às 09:31

    Manolo, o seu caso pode corresponder a uma hemorróida sim. Quanto à cirurgia, ela só é indicada em 20% dos pacientes com hemorróidas. Por isso, sugiro que você seja avaliado por um Proctologista para saber a melhor forma de tratá-lo.

  432. 432 Luiza
    26.04.2011 às 01:14

    Dr. Valério, fiz hemorroidectomia em 15/2/11. Apresento excesso de pele após a cirurgia, que imagino ser o que se denomina plicoma anal. Como é a cirurgia nesse caso? Obrigada.

  433. 433 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 23:06

    Luiza, a cirurgia para a retirada do plicoma anal é simples e de melhor recuperação do que a cirurgia para retirada das hemorróidas. Neste procedimento, apenas a pele é retirada.

  434. 434 jhony
    29.04.2011 às 23:35

    Dr. Valério, tenho 20 anos e passei por uma cirurgia de hemorroida externa há 6 anos, hoje eu percebi que aparece um tipo de caroço após defecar e com muita dificuldade… acho que é de grau 2.. eu queria saber se vai ser preciso eu passar por outra cirurgia, estou com muito medo pois a primeira cirurgia foi bastante dolorida….
    Espero ancioso pela sua resposta.. obrigado

  435. 435 bruno
    29.04.2011 às 23:37

    tenho hemorroida de terceiro grau será preciso eu fazer uma cirurgia pra ficar bom?

  436. 436 jhony
    29.04.2011 às 23:44

    Dr. valério, ja passei por uma cirurgia de hemorroida externa
    e agora percebi que quando defeco aparece uma espécie de caroço pra fora do anus… acho que é hemorroida de segundo grau.. eu queria saber s vai ser preciso eu passar por outra cirurgia e estou com muito medo pois eu sofri muita dor na primeira cirurgia..
    espero ancioso pela sua resposta Dr. boa noite

  437. 437 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 09:00

    Bruno, em geral as hemorróidas de Grau III podem ser tratadas com métodos ambulatoriais, como a ligadura elástica. Desta forma, a cirurgia fica reservada para casos em que este tipo de tratamento não obteve sucesso.

  438. 438 Dr. Fernando Valério
    01.05.2011 às 09:01

    Jhony, as hemorróidas Grau II são todas tratadas de forma ambulatorial e com sucesso. O tratamento ambulatorial com melhores resultados é a ligadura elástica, que é um método simples realizado no próprio consultório.

  439. 439 jhony
    01.05.2011 às 12:45

    hum… muito obrigado Dr. Válerio, daqui a a uns dias vou fazer uma consulta pra saber se é de grau II mesmo.. tomara que eu não precise passa por nenhuma cirurgia novamente… agredecido pela sua resposta… valeu mesmo!

  440. 440 Cristy
    01.05.2011 às 19:25

    Boa noite, Dr Fernando

    Parabéns por este espaço saiba que é mto importante para nós q passamos pelos problemas advindos das hemorroidas.
    Sei q é dificil e as vezes antietico orientar e falar sobre um pós-operatorio de uma cirurgia q não foi realizada pelo senhor.
    Mas se puder me ajudar serei eternamente grata -estive 3 vezes para o acompanhamento pós operatorio – diagnosticado c/ trombose hemorroidária de 5º grau hoj completo 73 dias de operada- mas devido a frieza e indiferença da medica qto aos meus sintomas e dúvidas n quero mais voltar lá. Porem estou mto preocupada com o apareceu agora; um pouco afastado do canal do ânus apareceu uma protuberancia semelhante a uma prega costurada – fora do lugar – e q está coçando. Pode de ser q algo cicatrizou errado?
    Por favor me ajude.

  441. 441 Dr. Fernando Valério
    02.05.2011 às 10:47

    Cristy, você pode estar apresentando um quadro de plicoma anal, que é um excesso de pele que surge em virtude de processos inflamatórios na região anal. Em geral há uma diminuição deste quadro com o passar dos dias de pós-operatório.

  442. 442 Allan
    02.05.2011 às 13:22

    Drº Fernando gostaria de tirar algumas duvidas, de um tempo para cá sinto que tem um caroço na borda do anus e fico tocando nela para sentir a textura e é como uma verruga pequena, já cheguei a tirar uma foto eu próprio para reconhecer o que poderia ser e quando amplio a imagem ela lembra uma pequena amora avermelhada de leve, isso poderá ser uma hemorróida? Fico intrigado por na minha familia não ter caso do mesmo! E gostaria de saber se a hemorróida depois de tratada ou retirada por cirurgia pode voltar a aparecer ? Des de já agradeço e espero resposta obrigado.

  443. 443 Cristy
    02.05.2011 às 22:31

    Dr. Fernando,
    Desculpe a insistencia , mas este plicoma é normal após 74 dias de operada? E ele coça mesmo? Tem algo q posso fazer para esta pele não aumentar?
    Deus o abençoe e perdão pela insistencia, mas o senhor transmite muita tranquilidade e confiança em suas palavras.
    Mais uma vez mto obrigada.

  444. 444 Dr. Fernando Valério
    02.05.2011 às 23:19

    Cristy, o plicoma pode estar presente neste período de pós-operatório. Em alguns pacientes, infelizmente ele se torna permanente e passa a necessitar de tratamento cirúrgico para a sua retirada.

  445. 445 Dr. Fernando Valério
    02.05.2011 às 23:32

    Allan, o seu caso pode se tratar de hemorróidas sim. Quanto ao tratamento, procure um Proctologista para saber se este é realmente o seu diagnóstico e a melhor maneira de tratá-lo.

  446. 446 RICARDO
    12.05.2011 às 01:26

    Boa noite Dr. Fernando Valerio, minha cirurgia tah marcada pra semana q vem trata-se de fissura posterior e hemorroida grau II é necessario mesmo a cirurgia? E o pos operatorio no meu caso ficarei 15 dias de licença é o suficiente?

    Mto obrigado e no fico no aguardo de um breve retorno.

  447. 447 Dr. Fernando Valério
    12.05.2011 às 16:01

    Ricardo, a fissura anal é tratada cirurgicamente quando se torna crônica. As hemorróidas Graus II em geral são tratadas de maneira ambulatorial, mas o seu médico deve estar aproveitando a anestesia, internação e afastamento profissional para resolver o problema de hemorróidas de forma definitiva.

  448. 448 Samue
    16.05.2011 às 00:06

    BoA noite Dr:Fernando…

    Fui ao medico Após um desconforto No ánus, e ele me dis que eu tinha uma Hemorróida interna e ele me falou que possa ser possivel ter que fazer uma Cirurgia!
    Dr: gostaria de saber por ter esse sintomas e ter passado pelo medico e me dito isso, gostaria de saber do senhor si isso seria mesmo possivel ter que fazer uma cirurgia???

    Tenha uma otima noite abraço….

  449. 449 Dr. Fernando Valério
    16.05.2011 às 23:56

    Samue, existem critérios de indicação para o tratamento cirúrgico de hemorróidas. Você deve discutir com o seu médico os critérios adotados por ele.

  450. 450 Gustavo
    10.06.2011 às 07:17

    olá Dr fernando

    toda vez q vou no banheiro sangra muito, tive ate anemia profunda q acabei tomando 2 bolsas de sangue, fui no medico
    fiz colonoscopía e ele disse q tenho prolapso e hemorroidas mais não me disse o grau delas,mais quando eu vou no banheiro elas sai pra fora as vezes volta sozinha, as vezes tenho q da so um impurrada com o dedo e não sinto nenhuma dor só sangra, qual seria o grau da minha hemorroida?? seria caso de cirurgia ou não??
    muito obrigado fica com Deus.

  451. 451 sergio
    11.06.2011 às 22:32

    oi Doutor,eu operei de hemorroidas em 2006 e até hoje não tive uma boa cicatrização,pois as vezes ainda sangra quando evacuo.
    as vezes fico até duas semanas sem sangrar mas quando tenho um pouco de dificuldade em defecar volta a sangrar de novo.

    sera que vou precisar de operar de novo?

  452. 452 Dr. Fernando Valério
    12.06.2011 às 10:27

    Sergio, o que você precisa é ser reavaliado por um Proctologista. Assim você saberá a melhor forma de tratar os sintomas das hemorróidas que você apresenta, se de forma ambulatorial ou cirúrgica.

  453. 453 Dr. Fernando Valério
    12.06.2011 às 10:52

    Gustavo, hemorróidas internas que prolpsam e retornam espontaneamente ao canal anal são de Grau II. Neste grau, tratamentos ambulatoriais como a ligadura elástica podem ser usados, evitando assim a necessidade de cirurgia.

  454. 454 Wagner
    07.07.2011 às 15:57

    Boa tarde Dr.Fernando,já tenho hemorroidas á alguns anos,mas só apareciam quando eu ia ao banheiro,depois lavava e empurrava pra dentro e tudo bem.Nesta segunda 04/07/2011 notei um caroço duro que começou a incomodar,tomei coragem e fui a um proctologista,lá me examinou e constatou uma trombose interna e por estar num lugar de musculo fica sendo precionada,incomoda e angustia muito,ele me receitou uma pomada(procto-glyvenol) , comprimido(venovaz) e banho de assento,caso não regrida terei que fazer cirurgia.Gostaria de sua opinião á respeito,esse procedimento da borracha tambem se aplica na trombose?desde já agradeço á atenção!obrigado

  455. 455 Dr. Fernando Valério
    08.07.2011 às 11:00

    Wagner, a ligadura elástica ,e indicada para o tratamento das hemorróidas internas. Na vigência da trombose, o método não pode ser aplicado.

  456. 456 Dr. Fernando Valério
    19.08.2011 às 17:31

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  457. 457 SOLANGE
    20.12.2012 às 01:22

    ai doutor.eu to com muito medo de ir ao medico.nao tenho nem coragem de contar ao meu marido.porfavor me ajude.eu nao aguento mais esse medo essa angustia nao sei mais oq fazer porfavor me ajude

  458. 458 Mauricio José de Almeida Castro
    26.12.2012 às 15:44

    Bom dia Dr Fernando Valério

    Fiz uma cirurgia no dia 20 de novembro de 2012. Houve a remoção completa de um mamilo hemorroidário (o maior e mais projetado, que me incomodava) e ligadura dos outros dois (menores). Depois de 10 dias de realizada a cirurgia tive constipação (2 ou 3 dias eliminando fezes muito duras, sendo necessário, inclusive, recorrer ao enema). Depois desses episódios, tive uma pequena projeção que não voltou. Mostrei ao médico e ele descartou a hipótese de plicoma. Disse a área estava muito inflamada ainda e que a projeção iria ceder. Quase 20 dias depois, lá está, do mesmo jeito, aquela pequena “pelota” de carne projetada para fora do ânus. Não doi, mas a coceira é, às vezes, insuportável. Esse problema vai desaparecer espontaneamente ou demanda alguma intervenção? Tenho chance de escapar de uma segunda cirurgia?
    Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.

  459. 459 Dr. Fernando Valério
    03.01.2013 às 16:07

    Sabe-se que atualmente 20% dos pacientes com hemorroida necessitam realmente de cirurgia, enquanto a grande maioria é tratado com orientações dietéticas, hábitos (evitar ler no banheiro) ou tratamentos ambulatoriais, sendo o principal a ligadura elástica. Quanto à ligadura elástica para o tratamento de hemorroidas, os resultados são muito bons quando aplicados para hemorroidas internas Graus II e III. No entanto, de 2 a 4% dos pacientes que realizam as ligaduras podem apresentar quadro de trombose hemorroidária, que se caracteriza pelo abaulamento da região anal, em geral doloroso.

  460. 460 drfernando
    04.01.2013 às 09:27

    As hemorroidas são doenças muito comuns e frequentes, acometendo até 50% das pessoas com mais de 50 anos. No entanto, ainda há hoje o constrangimento e a vergonha em se procurar ajuda médica. Na minha opinião, se o profissional é capacitado e comprometido, ele saberá com certeza fazer com a que a consulta seja produtiva, que o paciente seja examinado de maneira adequada, e que um tratamento eficiente seja indicado.
    Além disso, atualmente somente 20% dos casos realmente necessitam de cirurgia. Por isso, é interessante procurar a ajuda médica enquanto a hemorroida se apresenta em graus leves e moderados.

  461. 461 fabio teixira da silva
    09.01.2013 às 19:44

    Boa noite doutor meu nome é fabio fiz uma cirurgia de hemorroida a um mes segui toda as recomendações medicas comida pastosa repolso absoluto com quinze dias de operado retornei ao meu medico para uma avaliação ele ñ me examinou e me retirou da dieta hoje tenho sofrido muito ao ir ao banheiro doe bastante ainda ñ sei se devido ao ter me alimantado melhor agora esta afetando hoje quando fui no banheiro fiz muita força tenho medo q afete na minha recuperação é normal sentir dor ou continuo com minha dieta como estava obrigado boa noite.

  462. 462 Dr. Fernando Valério
    10.01.2013 às 09:20

    A cirurgia para o tratamento de hemorroidas apresenta como característica um tempo de recuperação de 4 a 6 semanas, quando se pensa em desconforto e dor, além de sangramento da ferida cirúrgica ao evacuar. Quanto à cicatrização completa da pele, esta ocorre entre 6 a 8 semanas.

  463. 463 antonio
    10.01.2013 às 19:27

    ola,tudo bem dr?!
    a 4 dias eu descobri uma dorzinha na parte do anus (uma pontada)e no dia seguinte conheco a inflamar a parte direita do meu anus …..e depois de passar os 4 dias eu marquei com um proctologia e ele me disse q eu estou com grau 3 para 4 externo ….estou com muito medo ….sou jovem ainda e isso esta me encomodando demais ….e o meu medico me passou uma pomada chamada (xyloproct) mandou passar 2 x ao dia e fazer o banho de assento e me aliemntar bem …e ele comentou comigo sobre a cirugia ….mas estou na fase de tratamento sem cirugia ….fazendo oq ele mandou ….e disse q se piorar tem q fazr a cirugia e ele disse q o metodo mais eficaz e a cirugia padaro q tudo mundo faz …pelo custo beneficio e tudo mais ….sera q eu me cuidando bem agora nao precise fazer a cirugia ?…pq se eu fizer a cirugia estarei em casa e nao vou ter ninguem p cuidar dos meus negocios ….e nao queria fazer a cirugia e queria eliminar isso soh com o tratamento ….sera possivel ?

    obrigado pela explicacoes nos posts anteriores …e tirou muito a minha duvidas ….mas ainda tenho essas q nao sai da minha cabeca

    agradeco pela atencao

    antonio

  464. 464 Dr. Fernando Valério
    11.01.2013 às 21:25

    As hemorróidas podem evoluir com crises ou inflamações intensas. Estes quadros podem evoluir para uma alteração vascular chamada trombose hemorroidária. Na maioria dos casos este quadro se resolve de maneira clínica. Nos casos mais intensos e que não respondem bem ao tratamento clínico, pode haver a necessidade de cirurgia.

  465. 465 Ruy
    16.01.2013 às 05:36

    Li todos os comentários anteriores e o que o sr. tem a dizer da eficácia do método THD?

  466. 466 airton machadio
    21.01.2013 às 19:14

    dr fernando
    moro em belem e tenho uma unica hemorroida externa trombosada,e se preciso for irei ate ai com o senhor,desde q o metodo seja eficaz ,e anestesia seja local ,isto o senhor me fala ok?
    desde ja agradeço

  467. 467 Dr. Fernando Valério
    22.01.2013 às 14:32

    O grande e mais temido efeito colateral da cirurgia para o tratamento das hemorroidas é a dor do período pós-operatório. A dor faz com que os pacientes apresentem óbvio desconforto, além de afastamento profissional maior. Por isso, inúmeras técnicas operatórias que buscam a diminuição da agressão e da dor são descritos. Para o tratamento ambulatorial, o método mais descrito é a ligadura elástica. Em relação à cirurgia, os métodos alternativos à cirurgia convencional são o PPH (grampeador) e o THD. Estes dois últimos métodos são interessantes, mas que apresentam melhores resultados em pacientes com hemorróidas Grau III que não apresentaram boa resposta à ligadura elástica. No caso das hemorroidas externas e internas Grau IV, a cirurgia convencional ainda é a mais indicada.
    Para saber mais sobre os métodos citados aqui, indico a leitura do seguinte texto Hemorroidas, qual o melhor tratamento? (http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2012/04/05/hemorroidas-qual-o-melhor-tratamento-ligadura-elastica-thd-pph-grampeador-ou-cirurgia-convencional/)

  468. 468 Dr. Fernando Valério
    23.01.2013 às 16:51

    As tromboses hemorroidárias são eventos em que há um processo inflamatório intenso nas veias anais, com consequente formação de coágulos na região vascular afetada (trombo). Estes eventos causam abaulamento da região afetada e dor local. Na grande maioria dos casos os pacientes são tratados com medicamentos anti-inflamatórios e que melhoram o fluxo da região, além de analgésicos e cuidados tópicos.

Deixe um comentário