A gravidez e as alterações gastrointestinais

Postado em 08.04.2009 - 19:24

A gravidez é um período de extrema felicidade para os Pais e para toda a Família. No entanto, a gestante passa por diversas adaptações físicas, que chegam a influenciar a fisiologia da maior parte dos sistemas, como o cardiovascular, o respiratório e o metabólico. Obviamente, o sistema digestivo também é acometido, e de forma muito nítida, já que há um grande aumento dos hormônios femininos. Este artigo tem como finalidade discutir as principais alterações sofridas no sistema gastrointestinal durante a gestação.

As alterações já se iniciam na boca, com o aumento da incidência de gengivites, que podem acometer mais de 50% das gestantes. Por isso, é importante que a grávida tenha acompanhamento odontológico, e que uma boa higiene diária seja realizada. Saiba que alguns estudos sugerem que a gengivite pode estar associada a partos prematuros, e por isso é importante que a lesão gengival seja tratada e prevenida. Outra alteração na boca, seria a alteração do paladar, mas que não tem repercussão mais séria.

Outra alteração gastrointestinal muito comum é o refluxo gastroesofágico, que acomete entre 30 a 50% das gestantes, principalmente nos primeiro e terceiro trimestre, e que evolui com melhora após o parto. O refluxo pode persistir em mulheres que já tinham esta doença antes da gravidez, e pode se repetir em gestações subsequentes. A principal teoria para explicar este acontecimento é que os hormônios femininos aumentados poderiam causar um relaxamento do esfíncter inferior do esôfago, que funciona habitualmente como uma barreira competente que  impede o retorno do suco gástrico para o esôfago, e desta forma, os sintomas de refluxo. No terceiro trimestre ainda há o aumento da pressão intra-abdominal, já que o feto e útero ocupam grande espaço dentro da cavidade abdominal.

Em relação ao funcionamento intestinal, as alterações mais relacionadas à gravidez são a constipação intestinal, as hemorróidas e a fissura anal. A constipação intestinal, e a flatulência e distensão gasosa associadas podem acometer de 16 a 39% das gestantes, com uma diminuição para 12% após o parto. A constipação e a flatulência são decorrentes da alteração de motilidade intestinal, também relacionada aos hormônios femininos em níveis elevados. A melhor maneira de se tratar a constipação neste período é a dieta rica em fibras (e suplementos de fibras), que aumentam o volume fecal, lubrificam o tubo digestivo e estimulam a motilidade intestinal. O uso de laxantes não é indicado, já que algumas destas medicações são associadas a mal formações congênitas, contração uterina, aumento da retenção de sódio e diminuição da absorção de vitaminas.

As hemorróidas são dilatações das veias anais, e podem acontecer em situações de aumento de pressão, e são mais comuns no terceiro trimestre e no período pós-parto. As hemorróidas afetam de 30 a 40% das gestantes, e podem causar desconforto, prurido e sangramento. Desta forma, as mulheres que já têm algum distúrbio relacionado a hemorróidas previamente a gravidez, devem fazer acompanhamento com Proctologista. Além disso, devido a constipação, com possibilidade de evacuação de fezes volumosas e ressecadas, também há um aumento da incidência de fissuras anais, que são lesões ou feridas ulcerosas na região anal, e que têm como característica principal a dor ao evacuar.

Como se pode observar, a gravidez pode requerer alguns cuidados em relação ao Sistema Digestivo, e quanto maior a orientação melhor será o período gestacional e de pós-parto.

124 Comentários para “A gravidez e as alterações gastrointestinais”

  1. 1 Flávia
    11.05.2009 às 21:46

    Olá, Achei interessantíssimo este site.
    Dr. Fernando, o senhor está de parabéns pela otima maneira de comunicação. Usou uma linguegem simples e clara para que qualquer pessoa leiga possa entendê-lo. Cito também a importância das informações contidas neste site.
    Parabéns pela iniciativa. Obrigada

  2. 2 carlos roberto alves
    19.09.2009 às 19:03

    Ola sou academico de enfermagem curso o 6º periodo e preciso de um trabalho que fala so sobre sistema digestivo no periodo da gestação, o q fala so da fisiologia nao precisa ter doenças, desde ja agradeço a colaboração e atenção, muito obrigado

  3. 3 Dr. Fernando Valério
    21.09.2009 às 09:41

    Caro Carlos, em relação ao seu estudo, você deverá procurar livros específicos de obstetrícia, que citam durante o seu conteúdo todas as alterações sofridas pela mulher durante a gestação, inclusive as gastrointestinais. Procure este material na biblioteca do seu curso. Bom trabalho.

  4. 4 Flávia Andréia
    27.11.2009 às 11:47

    Olá Dr. Fernando, apos o parto venho sentindo dores e ardencia apos a evacuação, noto sangue vermelho vivo no papel e encontrei sangue nas fezes uma fez.
    Estou fazendo tratamento de quimioterapia, cancer na mama direita. O meu oncologista falou q isso e devido o parto normal, mais não passou nada p tomar. Mais fico preocupada.
    O senhor podeira me falar se tem a possibilidade de algo mais sério.

  5. 5 Dr. Fernando Valério
    27.11.2009 às 15:12

    Flavia, saiba que 30% das mulheres grávidas evoluem com quadro de hemorróidas, e que apesar de causarem desconforto, não lhe causam riscos maiores. Por isso, sugiro que você procure um Proctologista para fazer uma avaliação e confirmação do diagnóstico.

  6. 6 tatiane
    06.01.2010 às 16:29

    ola doutor fernando tenho uma filha de 11 meses que nao consegue fazer
    evacuação, noto sangue vermelho vivo e encontrei sangue nas fezes ja troquei alimentaçao dela mesmo assim é muito dificil
    nao sei que fazer mais se o senhor puder me dar um conselho agradeço

    muito obrigada pela sua atençao

  7. 7 Dr. Fernando Valério
    06.01.2010 às 23:34

    Tatiane, a causa mais comum de sangramento anal em crianças é a fissura anal, que é um corte na região do ânus, em geral causado por fezes ressecadas e volumosas. Desta forma, sugiro que você leve a sua filha a um Cirurgião Pediátrico para que ele possa avaliá-la.

  8. 8 melissa
    01.03.2010 às 00:19

    olá Dr. gostaria de saber pq depois do parto cesária minha evacuação ficou ressecada causando dores e fortes crises de flatulência, o q posso fazer pra melhorar?

  9. 9 Dr. Fernando Valério
    01.03.2010 às 00:36

    Melissa, você deve estar evoluindo com algumas alterações funcionais do trato gastrointestinal, e que explicam os sintomas relatados por você. Estas alterações podem ter sido desencadeadas pela gestação ou até mesmo pela cansaço que os cuidados com um novo bebê possam gerar. Desta forma, é interessante que você procure um Gastroenterologista ou um Proctologista para confirmar este diagnóstico e introduzir um tratamento adequado ao seu caso.

  10. 10 Amanda
    03.03.2010 às 13:02

    Caro Dr. Fernando

    Venho sentindo desde o inicio da gravidez, incomodos como muita salivação e retorno do ácido para boca. Estou muito incomodada. Os antiácidos não me ajudam. Os obstetra diz que não posso fazer endoscopia nesse peíodo. Estou preocupada. Gostaria de saber se existe algum exame, menos invasivo que a endoscopia, já que estou gestante, para eu ter certeza que não estou com um problema mais sério. Saliento que tenho odor ruim quando bocejo. Já estou com tosse( com catarro ) e rouquidão. O estômago está sempre inchado.Aguardo um conselho. Obrigado

  11. 11 Dr. Fernando Valério
    03.03.2010 às 16:44

    Amanda, primeiramente lhe parabenizo pela sua gestação. Em relação ao seu caso, não se preocupe. Provavelmente você está apresentando um quadro de refluxo gastroesofágico, o que é algo muito comum na gravidez, tanto por fatores hormonais quanto mecânicos (aumento da pressão abdominal). Desta forma, não acredito que um exame complementar seja tão imprescindível nesta fase. Sendo assim, sugiro que você procure um Gastroenterologista para uma melhor avaliação do seu quadro ou que rediscuta os seus sintomas com o seu obstetra.

  12. 12 Viviane Correia
    24.03.2010 às 06:01

    Ola Dr Fernando
    Estou gravida de tres meses e no começo da gravidez tive prisao de ventre entao passei a tomar mais agua e comer mais alimentos fibrosos e havia melhorado bastante.Mas hoje quando fui evacuar senti uma dor que nao era no anus , um pouco mais dentro e tambem havia sangue vivo no papel higienico.Gostaria muito de saber o que pode ser porque estou muito preocupada .Muito obrigada.

  13. 13 Dr. Fernando Valério
    24.03.2010 às 08:05

    Viviane, devido ao quadro de constipação decorrente da gestação, problemas anais poderão surgir. Os mais comuns são a hemorróida e a fissura anal. Desta forma, é interessante que você mantenha uma boa hidratação e a dieta com fibras, e que procure ser avaliada por um Proctologista.

  14. 14 FRANCI
    07.04.2010 às 12:54

    olá dr. fernando
    estou no quarto mes de gestação e estou com medo, pois ja fazem 5 dias que estou sentindo fortes dores debaixo da costela direita que se estende até as costas, doi muito ao respirar ou comforme me movimento, gostaria de saber o que é ou o que pode ser. obrigado!

  15. 15 Dr. Fernando Valério
    09.04.2010 às 09:33

    Franci, existem inúmeras causas de dor abdominal, associadas a gestação ou não. Desta forma, a primeira medida que você deve tomar é procurar o seu obstetra para uma avaliação. Caso ele não relacione a sua dor a algum problema gestacional, ele lhe encaminhará para um outro especialista.

  16. 16 Jeane
    19.04.2010 às 22:29

    Olá, Dr. Fernando!

    Estou com 34 semanas de gravidez e durante toda a gestaçao não tive problemas de constipaçao, como a maioria das grávidas. Tenho preocupado bastante com a hidrataçao e ingestao de fibras o que causa uma leva diarreia em alguns dias (chego a evacuar 3x no dia). Só que notei nessa semana uma protuberancia no meu anus, na parte externa. Como uma pequena bolsa (+/- 1,5cm). Nao há dores ou incomodo, apenas lembro da existencia do mesmo no momento da higienização. Mas mesmo assim, gostaria que o sr me diga: o que é isso? Pode evoluir pra algo grave? Há tratamento?
    Grata e no aguardo.

  17. 17 Dr. Fernando Valério
    24.04.2010 às 08:36

    Jeane, como você está no final da sua gestação, a pressão sobre os vasos sanguíneos na pelve é muito grande, e por isso é comum a dilatação dos vasos, inclusive os do ânus. Desta forma, provavelmente você evolui com uma pequena hemorróida, o que ocorre em 30% das gestantes. Neste caso, discuta o seu quadro com o seu obstetra e se ele julgar necessário, com um Proctologista. A princípio, mantenha a sua dieta, tenha boa hidratação e evite usar papel higiênico.

  18. 18 juliana ilva
    26.04.2010 às 11:51

    oi doutor tem 3 meses e meio que fiz um parto cesaria e desde entao tenho sofrido demais ao ir no banheiro evacuar sinto forte dores na regiao anal e ja ate ouve um pouco de sangramento, o que posso fazer pra melhorar ou comer algo que melhore? desde ja agradeço.

  19. 19 Dr. Fernando Valério
    27.04.2010 às 10:11

    Juliana, a gestação pode causar algumas alterações intestinais, o que traz prejuízo à região anal, podendo levar ao surgimento de fissuras anais e hemorróidas. Desta forma, recomendo que você procure um Proctologista para ser avaliada e diagnosticada. Para saber mais sobre estas duas doenças acesse os links http://www.drfernandovalerio.com.br/fissura_anal.htm e http://www.drfernandovalerio.com.br/hemorroida.htm

  20. 20 Fabiana
    05.07.2010 às 20:44

    Dr Fernando Válerio,

    É uma dúvida…

    Quando fiquei gravida, tinha uma hérnia humbilical, falei para o meu medico e ele disse que a Hérnia era muito pequena e que não iria prejudicar a minha gravidez.
    Fiz parto normal, ocorreu tudo bem…
    Já se passaram 10 meses, e comecei a sentir dores abdominais.
    Sinto um caroço na barriga, ele se move e fica bem perto do humbigo
    Quando acordo sinto dores fortes na barriga, e esse carocinho fica bem grandinho.
    Já fui ao medico.. como eu tinha problemas em evacuar, ele disse que seria fezes acumuladas, mais meu intestino está funicionando bem… e esse carocinho não some…
    As vezes eu sinto ele subir.. quando estou cum algum peso nas mãos.
    Ele se move.. ele fica se movendo.. as vezes está perto do humbigo.. ou está do lado esquerdo … perto da virilia…
    O que pode ser??? Estou preucupada…
    Obrigada pela atenção.

  21. 21 Dr. Fernando Valério
    06.07.2010 às 23:24

    Fabiana, este abaulamento abdominal pode decorrer de uma fraqueza da parede abdominal, o que caracterizaria a presença de uma hérnia, ou às custas de distensão intestinal, como lhe disse o seu médico. Como você ainda não está segura quanto ao seu diagnóstico, eu sugiro que você seja reavaliada e se necessário algum exame de imagem possa ser realizado.

  22. 22 geisa rui
    27.07.2010 às 11:34

    Dr. Estou com hemorroidas interna e esterna e estou gravida de 35 semanas tenho que fazer uma cesária para elas não ficarem piores do que estão obrigado………….

  23. 23 Dr. Fernando Valério
    27.07.2010 às 15:12

    Geisa, obviamente o parto normal traz maior necessidade de força na região anal e do períneo, aumentando o risco de você desencadear uma crise de hemorróidas. De qualquer forma, a decisão quanto à via do parto deve ser tomada pelo seu Obstetra e por um Proctologista da confiança dele. Aproveito para desejar muitas felicidades neste momento tão especial.

  24. 24 Flávia
    13.08.2010 às 14:54

    Dr. Fernando
    Estou grávida pela 2ª vez. Tive fissura anal logo que ganhei minha filhinha. A médica proctalogista me encaminhou para cirurgia na epoca só que não fiz pq houve uma melhora.
    Agora nessa grávidez estou com o sistomas novamente, sentindo muita dor. Marquei uma consulta com a mesma médica.
    Minha dúvida é o seguinte: O correto é fazer um parto cesária para não complicar mais?

  25. 25 drfernando
    14.08.2010 às 09:07

    Flávia, o esforço para que se tenha um parto normal pode prejudicar realmente a região anal. No entanto, este tipo de parto é sempre mais interessante para Mãe e para o bebê. Desta forma, você deverá discutir este assunto com o seu obstetra para saber a melhor forma de conduzir o seu parto.

  26. 26 Francielle
    18.08.2010 às 09:08

    Bom dia , se a mulher tem refluxo antes da gravidez ,quando ficar gravida pode ter algum problema?, é possivel uma pessoa ter refluxo e nao ter nenhum sintoma e nao saber que tem???

    Aguardo

    Obrigada

  27. 27 Dr. Fernando Valério
    18.08.2010 às 11:52

    Francielle, 40% das gestantes irão apresentar sintomas de refluxo gastroesofágico, seja no primeiro trimestre da gestação (por razões hormonais) ou no terceiro (devido ao volume do bebê). No entanto, aquelas mulheres que já apresentavam o refluxo, tendem a ter um quadro mais intenso durante a gravidez.

  28. 28 cristiana rezende
    25.08.2010 às 18:23

    boa tarde!
    Achei interessantíssimo este site.
    Dr. fenando valerio.
    gostei muito, e o que eu lí, inrequeceu muito o meu trabalho, pois tenho hj um estudo dirigido para discutir em sala de aula, sobre o sistema digestorio da gestante,e o seu artigo foi de grande ajuda e as suas explicaçoes as pessoas comm duvida foram otimas para o meu aprendizado.

    muito obriga
    cris

  29. 29 Dr. Fernando Valério
    25.08.2010 às 23:57

    Cristiana, fico muito satisfeito em saber que o artigo publicado lhe foi útil de alguma forma. Boa apresentação do seu trabalho sobre este tema.

  30. 30 Mayara
    27.08.2010 às 23:28

    Olá Dr. Estou 3 mês da minha primeira gestação e estousentido um bolo na minha garganta desde o inicio, mais há dois dias vomitei e fiquei como se estivesse alguma coisa presa na minha garganta, esta me encomodando muito, me da falta de ar e as vezes penso que vou morrer. Fui no otorrino e nda resolvel. Poderia fazer uma endoscopia mesmo gravida? Obrigada.

  31. 31 Dr. Fernando Valério
    29.08.2010 às 18:49

    Mayara, saiba que a presença de refluxo gastroesofágico é muito comum no primeiro e terceiro trimestres de gestação, e que podem ser tratada com medicação. Sinceramente, eu não realizaria exames endoscópicos em você nesta fase.

  32. 32 Taiane
    13.09.2010 às 17:47

    Olá, Dr Fernando! Em 2009 comecei a ter problemas com fissuras anais, fiz tratamento com banhos de assento e pomadas só que esse problema vai e vem, estou ficando preocupada pois quero me curar sem precisar de cirurgia, nunca tive sangramento, tenho coceira e desconforto no local, mesmo não tratando após uns dias desaparece e volta tudo ao normal, mas volta quando eu menos espero, não tenho prisão de ventre para ter isso, agora estou no 6 mês de gestação e a fissura voltou, não sei como tratar para que não volte, e queria saber se eu tiver a fissura anal latente no parto normal se prejudicaria o bebê de alguma maneira. Isso é extremamente desagradável. Doutor me responda por favor. Obrigada!!!

  33. 33 Dr. Fernando Valério
    14.09.2010 às 19:04

    Taiane, como a sua fissura anal é crônica, é interessante que você procure um Proctologista após o nascimento do seu bebê e do período de amamentação. Após este período, será possível avaliar se o seu quadro poderá ser tratado com medicamentos ou somente com a cirurgia. Em relação ao seu bebê, ele não sofre qualquer risco com o a presença ou não da fissura anal.

  34. 34 Isabel Cristina
    17.09.2010 às 11:50

    Olá Dr. Estou desesperada,tenho pangastrite diagnosticada em 2003,desde então tomo omeprazol todos os dias pois ranitidina não faz efeito,estou grávida de 10 semanas e minha médica disse que não podia tomar omeprazol,estava alternando 1 dia sim e outro não,a 3 dias não tomo,não dormi a noite inteira sentindo queimação ,dor e refluxo,tomei omeprazol e está tão crítico que não adiantou.É tão perigoso assim tomar omeprazol? Estou desesperada,meu estômago não funciona sem ele.Me rsponda por favor.Obrigada!

  35. 35 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 00:59

    Isabel Cristina, sabidamente o uso de omeprazol em gestantes podem trazer complicações fetais, e por isso tal medicação não deve ser usada de forma alguma. Sendo assim, discuta com o seu médico outras medicações possíveis para este momento tão especial da sua vida.

  36. 36 Susana Correia
    26.09.2010 às 18:32

    Olá Dr….

    Sempre tive tendência para prisão de ventre… mas porque tenho tido cuidado, não tenho tido muitos problemas durante a minha gravidez.

    No entanto, estou com 34 semanas, e hoje tive que fazer muita força para defecar…sangrei um poquinho, mas o que mais me preocupa é o estado do bebé. A força que fiz pode fazer mal ao bébé?

    Obrigada

  37. 37 Dr. Fernando Valério
    27.09.2010 às 12:26

    Susana Correia, a presença de sangramento anal pode ser causada pela presença de uma hemorróida ou fissura anal, que são muito comuns no período gestacional. Quanto ao bebê, felizmente ele não se afeta com estas alterações e por isso você não deve se preocupar.

  38. 38 Josselle
    28.09.2010 às 00:07

    olá, Dr. Fernando, na minha gravidez o meu ânus passou a aumentar quando ia ao banheiro, sentia como se criasse uma “bola” numa pelezinha entre o ânus e a vagina e ficava meio dolorido e demorava para diminuir, já se passaram dois anos e ainda tenho isso quando vou ao banheiro ou quando fico muito tempo agaixada sinto meu ânus aumentar, é como se ele saísse pra fora fico assustada e tenho medo de procurar um médico e descobrir que é algo grave, o que será isso?
    dede já, obrigada

  39. 39 Dr. Fernando Valério
    28.09.2010 às 10:02

    Josselle, provavelmente você tenha evoluído com um quadro de hemorróidas, o que ocorre em 30% das gestantes. No seu caso, algum tratamento deve ser recomendado, seja ele ambulatorial ou cirúrgico. Por isso, é importante que você procure um Proctologista para avaliá-la.

  40. 40 sueli
    30.09.2010 às 11:38

    Dr. achei muito útil as informações acima dadas pelo senhor.
    Estou gravida de trinta e cinco semanas e tenho hemorroidas internas e agora elas sairam para fora e está doendo bastante teria algum medicamento ou algo que poderia fazer para aliviar para aliviar os sintomas?

  41. 41 Dr. Fernando Valério
    30.09.2010 às 16:58

    Sueli, as hemorróidas realmente se pronunciam na gestação. Quanto à prescrição de tratamento, por razões éticas não posso fazê-lo neste espaço. Espero que você entenda. Sendo assim, sugiro que você procure um Proctologista.

  42. 42 Andressa
    04.10.2010 às 04:13

    Dr Fernando…entrei no site e adorei mt tdu q li…..
    bom descobri que estou gravida a 3 dias de 5 semanas…mas ja de antes enho prisao de ventre
    so q ja tem uma semana e nao consigo ir no banheiro, sinto acho que e medo pq doi mt e faco muita forca que tenho mais medo de prejudicar meu bebe.
    estou comendo bastante frutas e o medico me passou stimulance que e so fibras. me ajude Dr se eu for ao banheiro fazer mta forca nao prejudica e nao perco o meu bebe neh…
    pois essa gravidez e tao desejada…

  43. 43 Dr. Fernando Valério
    04.10.2010 às 09:34

    Andressa, você tem que ter uma boa dieta com fibras, hidratação adequada e atividades físicas orientadas pelo seu obstetra. O ato de fazer força para evacuar não trará prejuízo ao bebê, mas poderá lhe causar desconforto anal durante a gestação.

  44. 44 Andressa
    04.10.2010 às 10:48

    dr Fernando obrigado….mas uma perguntinha
    estou com umas dores no pe da barriga isso pode ser pq nao fui no banheiro ainda neh?
    bom estou comendo bastante frutas e me alimentando bem
    mas essas dorezinha me encomodam nao eh nda com com o bb neh obrgada mais uma vez

  45. 45 Dr. Fernando Valério
    04.10.2010 às 23:48

    Andressa, o quadro de obstipação pode causar desconforto na região do baixo ventre. Mas como você está grávida, é importante ter o acompanhamento próximo do sue obstetra.

  46. 46 TATIANA DE ABREU
    27.10.2010 às 17:57

    Dr. Fiz cesárea há uma semana e estou sofrendo com dores abdominais devido aos gazes, mal consigo andar dói muito, estou tomando medicamento antigazes mas não resolve. Quando isso passa?

  47. 47 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:53

    Tatiana de Abreu, é difícil determinar quando você apresentará melhora destes sintomas. Mas saiba que os gases são comuns após a realização de procedimentos cirúrgicos abdominais. Avise ao seu Obstetra para que ele intensifique ou troque a sua medicação. Tente caminhar também.

  48. 48 alicha
    28.10.2010 às 12:21

    doutor tenhu um mal cheiro no anus q não sai, tomo banhu direitinhu , uso sabonete intimo me cuido, mas o odor não sai em volta do anus,não sei oq é, depois de umas tres ou quatro horas após o banhu começa a suar e a situação piora oq devo fazer? oq devo usar? oq pode ser doutor ja fiz d td mas o odor não sai.

  49. 49 Dr. Fernando Valério
    28.10.2010 às 15:35

    Alicha, você deve procurar um Proctologista para avaliar se há alguma lesão anal ou de pele que esteja fazendo com que você perceba esta umidade e odor característico.

  50. 50 Lisangela Milanez
    03.11.2010 às 14:17

    Dr Fernando sofro de fissura ja a 9 anos,e tudo começou apos o parto,que por sinal foi normal com forcpes,desde entao a fissura volta sempre no mesmo lugar,inclusive nao consigo ficar em pe por muito tempo.Por que? Eu ja estou com dor à tres meses e parece que nao melhora mais!

  51. 51 Dr. Fernando Valério
    03.11.2010 às 20:35

    Lisangela Milanez, infelizmente a sua fissura se tornou crônica, e como tem longa história, provavelmente necessitará de cirurgia para a cura definitiva.

  52. 52 Andreia
    05.11.2010 às 12:13

    Dr. Fernando, obrigada pelos esclarecimentos. Suas informações foram muito esclarecedoras e seu site com objetivo de promoção de saúde inestimável. Tenho sofrido de flatulência e ainda estou com 08 semanas e 05 dias… É um incômdo que (orgulhosamente, rs) eu desconhecia, inclusive na minha primeira gestação. Estava preocupada. A tendência é piorar com o avançar da gestação? Estou tomando progesterona, pois minha placenta está baixa. Isto está influênciando? Desde já agradeço atenção.

  53. 53 Dr. Fernando Valério
    06.11.2010 às 08:17

    Andreia, o quadro intestinal varia muito para cada gestante. Algumas têm o funcionamento intestinal melhorado com a gravidez. De qualquer forma, mantenha uma dieta leve, se alimentos flatulentos, gorduras, frituras, bebidas gasosas, doces e chocolates. Parabéns aos Pais pela sua gravidez.

  54. 54 Nany
    24.11.2010 às 21:34

    Caro doutor, Quero antes de tudo parabenizá-lo pelo site, pela sua dedicação a orientar as pessoas, e pelo que observei, você não deixa ninguém sem resposta!! Isso é raro!!
    Meu problema é como o de muitos mencionados aqui. Tive uma gravidez excelente, meu bebê nasceu com 4 kilos e 1/2. Ele nasceu nos USA, e lá, eles insistem no parto normal. O problema é que lá eles não ajudam com o corte na vagina para ajudar a passagem do bebê e tive 10 cm de dilatação, mas por ele ser muito grande, não saia por naaada… quase morri… sofri muito e no final fui pra cessária… hoje, ele tem cinco anos e eu desenvolvi uma hemorróida e ela está como uma bolcinha pra fora… está muito dolorido… me falaram pra empurrá-la pra dentro. Empurro e se fico muito em pé, ela sai de novo. Quero marcar uma consulta, mas sei que até chagar o dia, terei que aguentar e suportar muitas dores… me ajuuuuuuuuuuuuuuuuuuda… socooooooooorrooo… como eu faço pra ela desinchar um pouco, pelo menos pra me aliviar até o dia da consulta? Heeeeeelp me, please!!! Obrigada!!

  55. 55 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 08:10

    Nany, você deverá manter o quadro de hemorróidas citado sob algum controle através de uma dieta rica em fibras, boa hidratação, evitando alimentos condimentados e muito ácidos.

  56. 56 Nany
    25.11.2010 às 14:46

    Obrigada Doutor!! Tenho feito isso… estou me alimentando melhor e ingerindo muita água… agora, quanto ao colocar a veia pra dentro, eu não corro o risco dela estourar não, né? Quando ela fica pra fora, a dor é maior e o incômodo também. Quando posiciono ela pra dentro, sinto-me mais aliviada!!! Uiiiiiiiiiiii… nunca me imaginei falando sobre essas coisas e tendo esse problema… achava um horror e ainda acho… só que tenho visto que esse problema é bem comum… a idéia que a gente forma na cabeça desde pequena, é que é uma doença contagiosa, e só o nome assusta… HEMORRÓIDA. Ô coisa feia meu Deus…
    Doutor, só me esclareça esta última dúvida minha e eu serei muito grata!! Obrigada desde já pela atenção e pelo seu lindo trabalho de ajudar e orientar as pessoas!! Que DEus te abençoe grandemente!!

  57. 57 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 16:11

    Nany, quando a veia hemorroidária se rompe, há sempre um sangramento, mas que felizmente é autolimitado na maioria das vezes.

  58. 58 Elisangela
    04.12.2010 às 00:03

    Dr. Fernando parabéns pelo site.
    Tive um parto normal, porém na gravidez evacuava normalmente, após o parto fiquei muito ressecada ja fui ao médico que passou banho de assento e pomada no começo melhorou um pouco a dor, investi tbem na alimentação rica em fibra, porém apesar de não ser mais ressecada sinto muita dor na hora e após a evacuação dores que durão horas. Dr. Fisura anal tem cura?

  59. 59 Dr. Fernando Valério
    05.12.2010 às 08:28

    Elisangela, a fissura anal pode ser curada assim. No entanto, alguns casos serão tratados com condutas clínicas e em outros, os crônicos, poderá haver a necessidade de cirurgia.

  60. 60 Juliana Almeida
    31.12.2010 às 15:43

    dr, gostaria de uma orientaçao.
    Eu sofro de refluxo, HH e principio de esofago de barrett… estou planejando engravidar… como posso controlar o esofago de barrett nessa fase? grávida poderei fazer endoscopia para verificar a evolução do eb?

  61. 61 Juliana Almeida
    31.12.2010 às 15:45

    Dr, pra esclarecer.. já utilizo medicação pra conotrolar o refluxo: lansoprazol e domperidona…
    será que diante do meu quadro devo desistir de ser mãe?

  62. 62 Dr. Fernando Valério
    01.01.2011 às 19:33

    Juliana Almeida, na fase da gestação, como há uma piora do quadro de refluxo no primeiro e terceiro trimestres, é preciso manter alguma medicação, que será indicada pelo seu obstetra ou Gastroenterologista, já que algumas medicações comumente usadas causam alterações fetais. De qualquer maneira, não há contraindicação em você engravidar.

  63. 63 Rebeca Silva
    18.01.2011 às 13:09

    boa tarde,Dr.Fernando Valerio tenho uma filha com 8 anos e quando tive ela eu tive frissura anal mas passou alguns meses e sumiu agora depois de 8 anos fiquei gravida novamente nos meses de gestaçao correu tudo bem meus dois parto foi cezariana e depois que a nenem nasceu passou um mes e volto tudo novamente meu intestino ficar preguiçozo e eu passando com uma medica propia que atende na parte do aparelho digestivo me ezaminando ela me disse que e frissura anal e me passou uma pomada por 30 dias causo nao resolveçe ela disse que tem que fazer cerurgia e eu tenho tanto medo,pois tenho usado e continua na mesma mesmo quando as fezer esta normal ele sangra e fica doendo .

  64. 64 Andreia Silva
    20.01.2011 às 13:08

    Ola D.r Valerio o meu intestino sempre funcionou direito mas depois tive minha primeira filha. nos primeiro meses sempre quando iria evacuar doia muito mas nao fiz tratamento so fiz uma dieta em alimentaçao e melhorou mas depois de 8 anos fiquei gravida novamente e durante a gravides graças ha Deus sempre esteve tao bom achei que tinha melhorado deves . mas depois que a nenem nasceu passou um mes e voltou tudo de novo so que mas forte aida pois sangra sempre qundo vou ao banheiro e a nenem esta com sete meses so que dessa vez estou consultando com uma medica especealizada nessa parte e ela me ezaminando ela disse que em um mes se nao melhora com a pomada que ela me receitou tenho que fazer cirurgia eu gostaria de saber se fazendo cirurgia melhora mesmo por que tem pessoas que dizem que fica pior e eu tenho muito medo. tenho 30 anos minhas duas filha foi cezariana aguardo resp.Obrigado

  65. 65 Silvia Leão
    20.01.2011 às 20:33

    Dr.

    Tenho fissura anal crôníca há alguns anos. Pra falar a verdade não me incomoda tanto. Mas depois que tive parto normal deu uma piorada no aspecto. O primeiro médico que consultei (há muito tempo) me disse que o tratamento era cirurgico. Como estou planejando engravidar de novo, tenho duas perguntas:
    1- depois de qto tempo da cirurgia posso engravidar? (ouvi dizer que a cirurgia é relativamente simples)
    2 – não seria melhor ter outro bb e só depois fazer a cirurgia, pois como a gravidez piora o quadro eu poderia tratar o problema em definitivo posteriormente (já que pretendo só ter mais um filho).
    Abraço

  66. 66 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 10:06

    Silvia Leão, as fissuras crônicas que não responderam a tratamento clínico tem indicação de cirurgia. No seu caso, você poderá engravidar logo após o procedimento cirúrgico. Quanto ao momento da cirurgia, para evitar uma gestação com dor, já que o uso de medicamentos é restrito no período, eu indicaria a cirurgia previamente à gravidez.

  67. 67 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 10:13

    Andreia Silva, provavelmente você apresente um quadro de fissura anal, e caso ela não melhore, haverá realmente a possibilidade de você necessitar de cirurgia.

  68. 68 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:08

    Rebeca Silva, caso a sua fissura não melhore com os tratamentos clínicos existentes e se torne crônica, as possibilidades de você necessitar de cirurgia aumentam muito.

  69. 69 marta
    01.02.2011 às 22:55

    boa noite doutor estou preocupada com minha filhaq meu neto tem 3 meses e meio ela sempre foi ressecada mas agora esta pior ela fica mais de 10 dias sem ir ao banheiro até anda sangrando e ela esta tendo dores horriveis na barriga esta enchada o que faço doutor Deus te abençoe

  70. 70 Dr. Fernando Valério
    01.02.2011 às 22:58

    Marta, como a sua filha está apresentando um quadro de constipação (obstipação) severa acompanhada de sangramento anal, é preciso que ela procure um Proctologista para avaliação. Por enquanto, recomendo dieta rica em fibras e boa hidratação.

  71. 71 Edima
    25.02.2011 às 00:10

    Olá Dr. Fernando.

    Estou grávida de 27 semanas, minha gravidez é tranqüila, tenho 1,55 de altura e estou pesando 57 kg, engordei 4kg , a alguns dias tenho notado uma bolinha na minha virilha direita, pensei que fosse um íngua devido a uma forte inflamação nas amídalas que tive, porém ao mostrar para meu médico, ele disse que era uma hérnia mas eu não precisava me preocupar e que isso ocorreu devido ao peso da minha barriga no qual meu corpo não estava acostumado, porém gostaria de uma segunda opinião. A minha dúvida é a seguinte:

    Posso fazer parto normal e depois fazer a cirurgia da hérnia, meu bebe corre algum risco ou eu?
    Ou devo fazer cesárea e junto fazer a cirurgia da hérnia?
    A hernia pode desaparecer com o tempo sem cirurgia?

  72. 72 Dr. Fernando Valério
    26.02.2011 às 10:20

    Edima, o seu bebê não corre riscos devido a presença da hérnia inguinal. No entanto, controle o seu peso durante o período gestacional e discuta com o seu médico obstetra se ele concorda com a realização do parto normal com a presença da hérnia.

  73. 73 wanderlina
    27.02.2011 às 15:18

    oi boa tarde!Gostaria q vc mim ajudasse no trabalho sobre sistema digesitvo na gravidez..Quero sabe as alterações na gravidez no sistema digestivo…

  74. 74 Dr. Fernando Valério
    27.02.2011 às 16:31

    Wanderlina, a melhor maneira de realizar o seu trabalho é procurar um livro de obstetrícia sobre evolução normal a adaptação do organismo à gestação. No caso das doenças digestivas, elas estão descritas no artigo que você já leu. Sucesso em seu trabalho.

  75. 75 roberta
    01.03.2011 às 16:12

    boa tarde fiz uma cesariana a 7 meses hoje sente um caroço subindo da barriga pro abdome logo quando fiz a cesaria sintia mexe um caroço embaixo do seio esquerdo o que sera

  76. 76 roberta
    01.03.2011 às 16:16

    depois da cesaria tenho que tirar uma utrasson

  77. 77 Lucia Carla
    03.03.2011 às 16:52

    Parabéns pelo site e pelas matérias, em especial os videos, que ficaram super explicativos e de fácil compreensão. Se possível inclua mais temas da sua área, sofro com alguns problemas e a informação é sempre bem vinda para que possamos sempre buscar uma melhor qualidade de vida. Um abraço!

  78. 78 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 09:40

    Lucia, agradeço o seu interesse pelo site e pelo blog. As suas sugestões de novos conteúdos são bem vindas. Obrigado.

  79. 79 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 10:29

    Roberta, o seu médico deverá definir se a ultrassonografia é um exame necessário para a sua avaliação.

  80. 80 Delly
    05.03.2011 às 14:47

    Olá Dr., sempre tive o intestino normal vou ao banheiro todos os dias…estou grávida de 4 meses e na ultima semana quando fui ao banheiro senti muita dor como se tivesse rasgando alguma coisa em mim e sangrou muito, ficou vermelho de sangue no vaso e ao me limpar também. Depois tive tipo uma diarréia leve, uns três dias seguido e agora voltou a doer e sangrar de novo. O que pode ser?
    Desde já agradeço a atenção!!!

  81. 81 Dr. Fernando Valério
    06.03.2011 às 09:11

    Delly, o seu quadro pode sugerir a presença de uma fissura anal, que causa dor, sangramento e sensação de corte no ânus. De qualquer forma, o mais importante é que você seja avaliada por um Proctologista. Não faça automedicação, ainda mais grávida.

  82. 82 jôsi fernandes
    06.03.2011 às 22:54

    Parabéns,gostei muito dos esclarecimentos.
    Para uma boa gestação é necessário a leitura de
    páginas como essas.

    muito obrigada!!!!

  83. 83 Dr. Fernando Valério
    07.03.2011 às 08:33

    Jôsi Fernandes, fico feliz em saber que o artigo lhe agradou e que teve utilidade. Obrigado pelo comentário gentil.

  84. 84 Joana
    07.03.2011 às 11:55

    olá, Dr. Fernando, estou grávida de 25 semanas, antes de engravidar sempre tive problemas de prisão de ventre, mas quando engravidei como tenho mais cuidados com a alimentação, já estava melhor, entretanto esta semana tive que fazer bastante força para defectar isso pode prejudicar de alguma forma o meu bébé?

  85. 85 Dr. Fernando Valério
    08.03.2011 às 10:01

    Joana, felizmente o seu bebê não sofrerá qualquer prejuízo com a sua alteração intestinal. De qualquer forma, mantenha a dieta adequada e boa hidratação.

  86. 86 Delly
    09.03.2011 às 00:34

    Olá Dr. estou aki de novo, cada dia algo novo. Bom, quando comecei a tomar o suplemento vitaminico minhas fezes escureceram e meu médico disse que era por causa do ferro que continha no remédio. Só que hj elas estão mais claras quase amarelas. Será que as vitaminas não estão fazendo efeito?

  87. 87 Dr. Fernando Valério
    10.03.2011 às 12:20

    Delly, alterações de dieta ou de suplementos alimentares realmente podem causar mudança na coloração das fezes.

  88. 88 marta santos
    10.03.2011 às 18:10

    oii Dr Fernando obrigada por seu site e pelo seu carinho em nos responder,,moro em usa,,estou gravida de 4 meses,,meu 2 baby,,to tendo muito problema de gazes,,as vezes diarreia,,
    hoje as minhas fezes estava um pouco mole e totalmente preta,,e vermelha por dentro,,eu nao sei se e devido ontem eu ter comido uma beterraba cozida,,tenho muita dor no pe da barriga,as vezes na cabeca,,ja tem uma semana que to me sentindo muito cansada,,palpitacao no peito,,e eu quase desmaiei na minha classe essa semana,,mas fui correndo pra meu medico ele nao achou nada de anormal,,mas estou sentindo muito cansada ainda,,as vezes ate andar dentro da minha casa me cansa, hoje to sentindo minhs pernas enxadas tambem,,por favor o Senhor me ajudar se for possivel,,queria saber se tem alguma coisa de errado comigo..obrigada,,Dr Deus te abencoee!!!Martinha,,,

  89. 89 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 11:08

    Marta Santos, obviamente você vem evoluindo com grande desconforto abdominal, e que deve ser decorrente de alguma alteração funcional, o que não é grave. No entanto, você está grávida e por isso merece todo cuidado. Desta forma, recomendo uma avaliação do seu obstetra e de um Gastroenterologista.

  90. 90 Lizandra
    14.03.2011 às 03:52

    Dr. Fernando Valério , fico admirada pelo amor que possuí pelo que faz,meus parabéns e que Deus lhe abençoe cada dia mais ! Bom Dr., eu estou com 3 meses e 1 semana de gestação ,e estou com uma prisão de ventre terrível , e hoje fui ao banheiro tentar defecar , quando consegui um sinal rsrs , mais muito duro parecia pedra , tive que fazer uma força horrível e mesmo assim não saia , ai eu automaticamente fazia mais força que foi quando finalmente saiu, minha pressão baixou e eu comecei a chorar com medo de ter machucado minha filha , será que fiz algo de mal para ela ?
    Obs : Minha barriga amassava com a força , e a impressão era essa de esta amassando minha filha :/

    Deus te abençoe Dr. Fernando !
    Obrigada (:

  91. 91 Dr. Fernando Valério
    14.03.2011 às 16:41

    Lizandra, o corpo da mulher sofre diversas alterações durante o período gestacional, inclusive protegendo o bebê de traumas. Desta forma, o seu bebê não sofreu qualquer alteração. Por isso, não se preocupe.

  92. 92 marta santos
    20.03.2011 às 17:41

    Ola D Fernando,,obrigada por me responder,,meu genycologista
    me pediu pra fazer um ultrason abdominal,,e eles encontraram uma altercao no meu figado,,o especialista me falou que era vazos sanguineos no meu figado,,que nao era nada serio , mas pra mim fazer um check up de vez enquando,,o mesmo ja foi detectado ah 3 anos em um emoray que eu fiz do corpo todo,,mas toda informacao foi em ingles,,o senhor poderia me explicar um pouco melhor sobre esse assunto,,pois entendi muito pouco,,se for possivel, pois entendi muito pouco,,desde ja agradeco muitoo,,,, Martinha,,

  93. 93 Dr. Fernando Valério
    20.03.2011 às 20:00

    Marta Santos, provavelmente você apresente em seu fígado uma lesão benigna chamada hemangioma, que não oferece maiores preocupações, e que deve ser acompanhada com ultrassonografia.

  94. 94 maria reginalda de oliveira
    14.04.2011 às 15:07

    bom dia Dr: queria saber o seguinte tenho 42 anos , um filho com 22 e outro com 19 e gostaria ainda de ter um filho quero saber se estou muito velha ou se ainda posso ter um filho com segurança ? outra coisa por favor não tenho medo da gravidez como tenho medo dos enjos que sinto durante 3 meses e a primeira coisa que enjoo é meu maridoe minha casa tudo mim dar nojo até agua é um tormento . por favor mim oriente !! Reginalda

  95. 95 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 08:57

    Maria Reginalda de Oliveira, em relação aos riscos de uma gestação na sua idade, recomendo que discuta o assunto com o seu Obstetra. Em relação aos enjôos no primeiro trimestre da gravidez, eles ocorrem devido devido às alterações hormonais, e acontecem em gestantes de todas a idades.

  96. 96 ana maria
    27.04.2011 às 08:53

    bom dia dr estou muito preocupada com a minha filha ela esta gravida de 13 semanas e apresentou um quadro de hemorroidas internas. foi ao proctologista e ele passou banhos com agua morna e uma pomada,minha preocupação é se isso pode prejudicar o bebe por favor me responda
    obrigada.

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    27.04.2011 às 23:34

    Ana Maria, as hemorróidas ocorrem em 30% das gestações, mas felizmente não trazem qualquer prejuízo ao bebê.

  98. 98 márcia
    30.05.2011 às 11:16

    bom dia dr. estou gravida de 7 meses e desde o inicio da gravidez estou com enjooo e dores no estomago,sempre qdo como dói, meu medico disse q poderia fazer endoscopia…mas se eu fizer é um processo dolorido? e outra coisa assim q eu fizer uma cesaria será q esse enjoo passa instantaneamente? esse problema do estomago tb,caso seja decorrente da gravidez? fico enjoada o dia todo,o medico receitou meclin e omeprazol..mas pssa e depois volta os sintomas,to preocupada com essa dor no estomago.

    grata marcia

  99. 99 Dr. Fernando Valério
    30.05.2011 às 22:58

    Marcia, a endoscopia digestiva não é um exame realizado na gestação se não houver um ótimo motivo para isto. Além disso, como os sintomas melhoram de forma importante com o final do perído gestacional, eles devem ser controlados com dieta e medicamentos que não afetem o bebê.

  100. 100 ana
    02.06.2011 às 11:40

    Dr, parabéns pelo trabalho. Meu intestino sempre funcionou muito bem, com hora biológica. Há 1 mês meu TGI está confuso, gestante de 9 semanas, com sintomas normais como enjoo matinal leve e passageiro, algumas cólicas e gases, mas o TGI oscila funcionandobem e períodos de disenteria, um dia é diferente do outro, mas sempre com essa variação. Hemograma está nl. Há motivos para preocupação?

  101. 101 Dr. Fernando Valério
    02.06.2011 às 15:24

    Ana, as alterações gastrointestinais são comuns no período gestacional, e não devem lhe gerar preocupação.

  102. 102 Patricia
    07.07.2011 às 15:09

    Olá Dr Fernando, estou grávida de 2 meses e estou MUITO ressecada, minhas fezes são duras e volumosas,sempre tive que fazer muita força pra evacuar chegando a sangrar, mas agora estou com medo de fazer tanta força, hoje estou com vontade, tem 2 dias que nao evacuo, mas fui ao banheiro e não sai de jeito nenhum sem fazer força. tem algo que posso tomar para amolecer? Posso fazer uma lavagem? é aconselhável fazer no hospital?
    obrigada

  103. 103 Dr. Fernando Valério
    08.07.2011 às 11:03

    Patricia, a constipação (obstipação) intestinal é um evento bastante comum durante a gravidez. Mantenha uma dieta rica em fibras, boa hidratação e faça atividades físicas correspondentes ao seu período gestacional. Para o seu caso atual, sugiro que entre em contato com um Proctologista ou com o seu Obstetra.

  104. 104 Geiza
    18.10.2012 às 01:19

    Olá,tive um bebe ha 4 anos de cesaria,e ha 8 meses tive outro bebe so que parto normal.Apos o parto normal tenho sentido todos os dias dores na barriga,uma leve diarreia e gases,mtos gases o que pode ser?Tenho medo de ter acontecido algo nas cicatrizes internas,pode ser sintoma de uma nova gravidez?Por favor me responda.Obrigado.

  105. 105 Rosiane
    23.12.2012 às 22:23

    Oi, tudo bem estou com 10 semanas de grávida, á dois dias fui fazer coco e véio tipo ums pedacinhos meio vermelho parecendo casca de tomate oque pode ser?

    desde já muito obrigada!

  106. 106 Mara
    29.12.2012 às 18:21

    Ei Doutor,

    A um ano sofro de hemorroida, todas as vezes que vou ao banheiro fico depois horas com dor, entra mes e sai mes, semanas e semanas, nunca tive uma melhora,(as dores ficam no dia que vou ao banheiro) faco banho de acento, compressa com gelo, remedio pra amenizar a dor, e uma pomada que a medica me receitou.
    Agora estou gravida de 30 semanas e agora que fui me dar conta da gravidade que esta meu caso, pois moro fora do Brasil e, aqui so fazem parto normal, aqui eles dao a peridural pra amenizar a dor, porem a seis anos atras fiz um cirurgia e tive reacao a anestesia, fiquei 15 dias sem ir ao banheiro mesmo tomando varios remedios pra ir ao banheiro. Moro em Londres e, infelizmente nao fazem acompanhamento direito, sempre que reclamo do meu problema com a midwief, uma especie de parteira, e ela que faz o pre-natal, so falam pra eu comer frutas e tomar agua, isso eu ja faco e mesmo assim nao resolve. Por favor doutor, me ajude, preciso de uma solucao, nao aguento mais sentir dor. Obrigada

  107. 107 Dr. Fernando Valério
    03.01.2013 às 15:39

    As hemorroidas são alterações bastante comuns nas mulheres grávidas, e acometem 30% das gestantes. Neste período é importante que se faça uma dieta rica em fibras, com boa hidratação e que se façam atividades físicas compatíveis com o estado gestacional. No entanto, nos casos de crises de hemorroidas, é preciso que um tratamento mais efetivo seja realizado, seja com medidas pessoais, como o banho de assento, até medicamentos que melhorem o fluxo sanguíneo da região e uso de anti-inflamatórios.

  108. 108 Dr. Fernando Valério
    03.01.2013 às 16:23

    Independentemente de se estar grávida ou não, qualquer alteração das fezes e que chamem a atenção, devem ser avaliadas por um Proctologista. Este realizará exame clínico e, se necessário, solicitará exames pertinentes, como por exemplo a pesquisa de sangue nas fezes.

  109. 109 Dr. Fernando Valério
    04.01.2013 às 09:24

    Há uma alteração gastrointestinal muito comum chamada Síndrome do Intestino Irritável, que acomete de 10 a 20% da população, sendo muito comum em jovens e duas vezes mais frequentes nas mulheres. Este quadro se caracteriza por dor abdominal, variação na frequência de evacuação (diarreia ou constipação), alteração na forma e aspecto das fezes, gases intestinais, muco nas fezes, urgência para evacuar, sensação de evacuação incompleta. Este quadro é crônico, mas pode ter os sintomas controlados. É interessante que um Proctologista ou Gastroenterologista seja procurado. Para saber mais sobre esta doença acesse o seguinte link http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm

  110. 110 Gisele
    08.01.2013 às 20:53

    Boa Noite, Dr!
    Estou grávida de 8 semanas e estou sentindo uma bola na garganta, não dói nada, para comer, nem beber, mais parece q tem uma moeda, alguma coisa na garganta, uma sensação horrível, isso é normal? Desde já agradeço! Gisele

  111. 111 Dr. Fernando Valério
    08.01.2013 às 22:21

    A gravidez é obviamente um período especial, mas que pode trazer consigo uma série de alterações, inclusive no aparelho digestivo. Uma destas alterações é o refluxo gastroesofágico, que ocorre devido a alterações hormonais e ao aumento da pressão intra-abdominal devido ao crescimento do feto. Quando este refluxo gastroesofágico é intenso, é possível que ocorram sintomas como tosse seca, pigarro, náusea, saliva espessa e dor torácica.

  112. 112 Gisele
    09.01.2013 às 22:04

    Adorei, muito obrigada pela atenção e resposta! Abraços!

  113. 113 Haysla
    12.01.2013 às 13:32

    Olá DR.

    pesquisei no google caroço na barriga após o parto .. e vi esse link .. e vi tbm uma moça fabiana perguntando ..
    Dr . estou morando na inglaterra , e a medicina daqui e mto atrazada . eles nao pedem exames nem nada .. tive parto normal 4 meses atraz . e estou com um caroço tbm na barriga perto do umbigo , e de vez enquando ele salta sabe e pode se sentir , dai ele mexe . fui ao medico , so q na hr a medica nao consguiu sentir o caroço , eu pedi uma ultrason ou raio x , como ela nao sentio , ela nao quiz pedir .. oq pode ser isso ? tem algo q eu possa flar pros medicos daqui para eles pedirem ?

    Obrigada
    aguardo resposta !

  114. 114 sara
    12.01.2013 às 20:14

    dr fernando tive minha filha a 6 meses e depois disso tenho tido problemas au ir ao banheiro dor ,arde e de vez e quando sai uma pouco de sangue de cor vermelho vivo mais so comecei com isso depois da minha cezariana e tenho medo di ir ao medico e descubrir qui tenho algo serio .
    oque pode ser isso que ta acontecendo comigo?

  115. 115 Dr. Fernando Valério
    13.01.2013 às 09:48

    A gravidez pode levar a uma série de alterações no ritmo intestinal, principalmente a consitapação e o ressecamento das fezes. Estes eventos podem levar ao trauma do ânus, com consequente inflamação da região, levando a sangramento anal e dor. No caso destes sintomas, o importante é que se procure um Proctologista para avaliação.

  116. 116 Dr. Fernando Valério
    13.01.2013 às 09:49

    É comum durante o período da gravidez que se notem abaulamentos na parede abdominal, principalmente na região da cicatriz umbilical. É preciso neste caso esclarecer se há a presença de hérnia umbilical, o que pode ser feito por um Cirurgião Geral.

  117. 117 Haysla
    13.01.2013 às 13:01

    mesmo tendo sido parto normal pode acontecer isso dr ?

  118. 118 Tatiana
    21.01.2013 às 11:04

    Dr. Fernando tenho 37 anos estou grávida de 35 semanas do 1º filho, tenho refluxo desde antes de engravidar só que está cada dia pior, já tomei todos os medicamentos indicados pelo meu obstetra e nada resolve, às vezes amenizam um pouco, e além disso desde 26 semanas tenho sofrido muito tambem com a constipação que esses antiacidos causam e apareceu uma veia inflamada. Esses dois problemas associados com a idade podem indicar que o parto não pode ser normal? Gostaria muito de tentar normal, mas o obstetra me desaconselhou. E quanto ao refluxo não dificultaria para a anestesia em caso de Cesária?

  119. 119 Dr. Fernando Valério
    22.01.2013 às 13:47

    As alterações gastrointestinais decorrem do processo de gravidez, devido a alterações hormonais, físicas e de aumento da pressão intra-abdominal devido a presença do bebê. Portanto, o tipo de parto é menos relevantes para que os sintomas digestivos e anais surjam do que estar em período de gestação.

  120. 120 Jéssica Tamires
    23.01.2013 às 13:18

    Olá doutor, tenho uma dúvida que esta me deixando muito preocupada estou gravida de 10 semanas e meu intestino estava horrível ia no banheiro de 3 em 3 dias, não mudei minha alimentação e a partir desta semana meu intestino melhorou 100% estou indo ao banheiro todos os dias coisa que não acontecia a umas duas semanas atras isso é normal ou pode ter acontecido alguma coisa com meu bebe?
    Desde já agradeço

  121. 121 Dr. Fernando Valério
    23.01.2013 às 14:43

    A gravidez vive fases diferentes em cada período, que são divididos classicamente em trimestres. Da mesma forma, os hormônios relacionados e seus efeitos também variam. Sendo assim, há também uma variação dos sintomas, como a constipação e os vômitos, tão comuns ao período gestacional.

  122. 122 Dr. Fernando Valério
    23.01.2013 às 16:56

    A gravidez gera uma série de alterações físicas e funcionais na gestante, sendo que o refluxo gastroesofágico é um dos mais comuns. Por isso, é interessante que quando o quadro se torne intenso, um Gastroenterologista seja consultado, além do Obstetra responsável pelo quadro. Quanto à indicação do tipo de parto, o Obstetra de cada gestante deve discutir os prós e contras desta decisão.

  123. 123 Mariana
    27.01.2013 às 01:18

    Olá Doutor,

    Notei que é um profissional bastante atencioso, por isso, gostaria de cessar uma dúvida.
    Estou na 12 semana gestacional, e percebi que minhas fezes tem, invariavelmente, extremo mau cheiro. O que me chama a atenção é que isto independe de quais tipos de alimento ingeri no dia anterior. Tenho seguido corretamente as orientações médicas quanto ao consumo de fibras, frutas, legumes e água.

    Seria este um transtorno relacionado a gestação? Digo, é uma queixa recorrente?

    Grata

  124. 124 Dr. Fernando Valério
    28.01.2013 às 10:53

    A consistência das fezes, a sua forma e o seu odor são sempre informações úteis e devem ser levadas em consideração. No entanto, as alterações destas características nem sempre representam um problema. Deve-se observar se houve alguma alteração na dieta, por exemplo. Na gestação, devido a alterações hormonais característicos do período, pode também haver este tipo de alteração.

Deixe um comentário