Perguntas e Respostas neste blog: como ter um aproveitamento melhor?

Postado em 21.05.2010 - 10:45


Como autor e responsável por este blog tenho o prazer diário de ter o conteúdo médico aqui mostrado sendo visitado por milhares de pessoas, que vivem dentro ou fora do País. Estas visitas, por sinal, geram uma série de questionamentos que são muito interessantes e que podem ser úteis a todos. Por esta razão eforço-me muito para responder pessoalmente a todos os questionamentos feitos, sempre tentando agregar informações relevantes e que não tenham sido abordadas no texto principal de cada tópico. Ou seja, compartilho informações médicas com todos através de perguntas reais geradas por visitantes, que faz com que a informação se dissemine de maneira viral e coletiva, que é o princípio mais interessante da Internet. No entanto, devido ao grande número de perguntas e comentários, acredito que é chegada a hora e estabelecer algumas regras de respostas e perguntas, para que o aproveitamento de todos continue alto e para que eu tenha disponibilidade para continuar gerando novos conteúdos e discutindo assuntos já publicados.

Atualmente, devido ao atendimento médico precário em nosso País ou por simples falta de paciência (pacientes que não aguardam o retorno aos seus médicos), algumas pessoas acabam utilizando este espaço como forma de solicitar informações médicas específicas sobre os seus casos clínicos, como análise de exames realizados, o que pode não trazer benefício de informação a todos. Ou seja, solicitam de certa maneira uma consulta médica. Gostaria que todos soubessem que este tipo de comportamento é considerado antiético pelo Conselho Federal de Medicina, já que caracteriza consulta médica em mídia de massa, e que pode inclusive gerar punição disciplinar a mim. Por isso, não farei mais comentários para dúvidas pessoais e que não possam ser aproveitados por todos.

Desta forma, quanto acreditar que a dúvida de um visitante poderá fazer com que ocorra o incremento de uma discussão relevante sobre o assunto, terei imenso prazer em responder e, além disso, agregar mais informações úteis. Também peço para que os visitantes observem as perguntas e respostas já realizadas e respondidas, porque grande parte dos tópicos médicos já foram bem discutidos e podem conter a informação desejada.

Tenho a certeza que desta maneira todos teremos um melhor aproveitamento deste espaço e que as discussões serão mais profundas e relevantes. Nos casos em que as perguntas fugirem deste contexto mais produtivo, o visitantes que fizeram o questionamento serão encaminhados para esta página, onde entenderão porque não tiveram a sua dúvida respondida. Estou certo de que todos entederão esta postura que visa beneficiar o maior número de pessoas.

372 Comentários para “Perguntas e Respostas neste blog: como ter um aproveitamento melhor?”

  1. 1 Geny de Souza Cruz
    24.05.2010 às 13:16

    Sinto desconforto e inchaço do lado direito do abdomem, que só melhora apos a evacuação. O que será isso? Já fiz ultrasonografia do abdomem total foi descartado problemas de visicula.Tenho uma hernia de hiato (recidivada), mas no ultimo exame de endoscopia, não apresentou nem mesmo uma gastrite, e porque sinto este problema, percebo inclusive que tenho uma certa intolerancia a alimentos gordurosos.
    Agurdo orientações.
    Atenciosamente
    Geny

  2. 2 Walleska Lima
    24.05.2010 às 23:17

    Boa noite Dr. Fernando! Hoje minha mãe fez uma cirrurgia na visicula e ela me disse que durante a cirurgia ela ouvia os medicos e sentia dor, disse tambem que sentia vontade de falar mas não podia pois seu corpo estava completamente imovel, como pode ela sentir mas não se mexer? Como só a mente dela estava acordada? Pesso desculpas se o sr. já respondeu alguma pergunta do tipo, li algumas perguntas mas não encontrei nem uma do tipo. Por favor se possivel me explique.

  3. 3 Dr. Fernando Valério
    25.05.2010 às 10:06

    Walleska, no caso da sua Mãe possivelmente a anestesia que causa o bloqueio da musculatura funcionou bem, o que não ocorreu com a sedação, que foi superficial. Por isso, ele acabou percebendo o procedimento mas não conseguia se comunicar. Felizmente este é um evento raro e não deve ser tomado como regra ou algo costumeiro.

  4. 4 Dr. Fernando Valério
    25.05.2010 às 10:20

    Geny, como os seus exames se mostram normais, há grandes chances de você estar apresentando alguma alteração funcional no trato digestivo ou uma simples inadequação da sua dieta. Desta forma, sugiro que você discuta o seu caso com um Gastroenterologista.

  5. 5 Helena Lescano
    27.05.2010 às 23:00

    Doutor, quero lhe parabenizar pelo seu espaço e a sua paciência em responder aos questionamentos dos internautas. Entrei aqui para pesquisar sobre o remédio “Pylopac IBP” e me deparei com suas respostas sobre os mais diversos assuntos na sua área, respostas estas de conteúdo, o que demonstra que é extremamente estudioso. A existência de médico como o senhor me conforta.Tudo de bom.

  6. 6 regina
    01.06.2010 às 13:16

    Olá D.Fernando, eu tenho 30 anos, já fiz cirurgia da vesícula a 03 anos, e sofro de hemorróidas e intestino preso… Normalmente sinto muita dor abdominal na parte direita. Isso é normal ou pode ser causada por causa das hemorróidas e prisão de ventre.

  7. 7 Dr. Fernando Valério
    03.06.2010 às 14:58

    Regina, o quadro de hemorróidas não causa dor abdominal. Desta forma, o quadro de constipação e de dor abdominal podem ter relação. Procure um Proctologista para avaliar as suas duas queixas.

  8. 8 ester gonzalez
    05.06.2010 às 12:44

    bom dia dr. sou de foz do iguaço ja fis a cirugia da fistula peritonal dia 07/04/10…so que ja cuase 2 meses y nao cicatrizou ainda a cirugia ..y sempre que vou facer coco dou de+ depois nao antes doctor so depois de facer isso e normal .y cuanto tempo demora pra cicatrizar isso? aguardo tua resposta doctor

  9. 9 ester gonzalez
    05.06.2010 às 12:47

    eu sobro muito con isso dr.ate sicologicamente .So queria saber si e normal esa dor por q ele falou q tenho q facer outra cirugia ainda so que ja to con medo. aguardo tua resposta doctor

  10. 10 marciano carvalho
    05.06.2010 às 17:34

    Boa tarde DR. Fernando, nestes 4 meses emagreci 8KG, sou dependente de insulina tomo diariamente, so que ultimamente venho tendo pela manha mau estar abdominal, e vontade de vomitar, fiz um ecoAbdominal e o resultado deu:Figado ok,Pancreas ok, Rim D ok,RIM E OK Baço OK, bexica Ok mais apresentou poolipos vesicular medindo 0.3cm de calibre. estes mau estar pela manha e perca de peso seria ou estaria ligados aos polipos, e sera que tenho fazer cirurgia. Marciano Carvalho 10/01/1959 atenciosamente

  11. 11 nayara
    06.06.2010 às 19:54

    olá D.Fernando minha avó tem 79 anos a três dias atrás ela foi ao médico levar um exame de hemograma completo a prncípio as taxas estavão normais só a GGT que estava alterada em 55ul eu queria saber se é muito grave essa alteração? e infelizmente ele nos deu a notícia q ela tem cancer no intestino, e que está bem avançado mas o que nos deixou com o pé atras, é que ele disse isso sem pedir radiografia.Ele atraves do hemograma pode localizar a doença?

  12. 12 Amanda
    06.06.2010 às 23:07

    Boa Noite Dr. Fernando

    Eu li as suas postagens sobre a bactéria conhecida como Helicobacter pylori que é a principal responsável pelo desenvolvimento das úlceras pépticas.
    E gostaria de saber como é possivél um jovem de 20 anos ter úlceras gástricas (estômago) tão novO sendo que pelas estasticas,a ulcera no estomâgo são entre 40 anos e 70 anos.
    Já estou fazendo os exames necessários como endoscopia, mas fiquei aflito quando vi a faixa de idade.

    Aguardo Respostas !

    Desde já, agradeço.
    Tenha um Boa Noite !

  13. 13 Ligia
    07.06.2010 às 19:17

    Fiz uma biopsia gastrica e o resultado foi Macroscopia:dois fragmentos brancos com 2 e 3mm. Microscopia:o exame histologico mostra retalhos de mucosa gastrica;tipo antro;com lesoes de gastrite cronica com sinais de actividade. A pesquisa de microorganismos de tipo Helicobacter pyroli foi positiva(++) queria saber o que isto quer dizer

  14. 14 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 14:49

    Amanda, a úlcera péptica pode ser encontrada em jovens, visto que ela é muito relacionada à infecção pelo Helicobacter pylori (90% dos casos), e que pode ter sido adquirida ainda na infância.

  15. 15 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 14:51

    Nayara, a confirmação do câncer de intestino é dada através de um exame endoscópico (colonoscopia) e através de biópsia da lesão. O exame laboratorial mais usado para estes casos é a dosagem do antígeno carcinoembrionário (CEA), que em geral se apresenta aumentado, principalmente em tumores mais avançados.

  16. 16 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 14:59

    Ligia, a sua endoscopia mostra que você está apresentando uma inflamação do estômago (gastrite) e que pode estar relacionada a uma infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Leve o exame ao médico que o solicitou e ele lhe orientará sobre o melhor tratamento para o seu caso.

  17. 17 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 15:14

    Marciano, os seus pólipos de vesícula biliar não devem estar relacionados com os sintomas abdominais. Além disso, como o pólipo é pequeno e não apresenta indicação de cirurgia no momento, e sim acompanhamento com ultrassonografia.

  18. 18 Dr. Fernando Valério
    09.06.2010 às 15:22

    Ester Gonzales, a fístula perianal tem tempo de cicatrização diretamente proporcional ao tamanho da fístula operada. Quanto à necessidade de outra cirurgia, em casos de fístula complexa, um segundo tempo cirúrgico pode ser necessário.

  19. 19 DAIANETEIXEIRA
    19.06.2010 às 11:25

    DR TENHO 21 ANOS,FIZ UMA A ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA E A CONCLUSÃO FOI:
    ESOFAGITE DE POSSIVEL ETIOLOGIA EOSINOFÍLICA.
    PANGASTRITE ENDOSCÓPICA ENANTEMATOSA DE GRAU LEVE.
    ULCERA DUODENAL EM ATIVIDADE,INCIDINDO EM BULBO DEFORMADO.
    CICATRIZ ANTIGA (S2DE SAKITA),INCIDINDO EM BULBO DEFORMADO.
    TESTE DE UREASE:POSITIVO.

    PODERIA ME ESCLARECER? OBRIGADO

  20. 20 Dr. Fernando Valério
    23.06.2010 às 10:35

    Daiane Teixeira, o seu exame mostrou a presença de uma úlcera péptica e de uma inflamação que acomete todo o estômago (pangastrite). Estas lesões são compatíveis com a presença de uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que se mostrou positiva no teste da urease. Para saber mais sobre a infecção por esta bactéria, acesse o link http://www.drfernandovalerio.com.br/blog/2010/03/28/helicobacter-pylori-e-as-suas-relacoes-com-a-gastrite-ulcera-e-cancer-de-estomago/
    Quanto à esofagite, ela pode representar a presença de um refluxo gastroesofágico.

  21. 21 DAIANETEIXEIRA
    23.06.2010 às 20:56

    muito obrigado pelo esclarecimento,é importante que tenhamos um profissional capacitado para nos orientar.continue com esse blog pois é importantissimo.

  22. 22 Márcia
    26.06.2010 às 00:19

    Dr. Fernando, boa noite!
    É possível uma ultra abdominal dar um resultado normal e alguns dias depois ter algum órgão que foi visualizado com alteração? É possível os gases causarem incômodos apenas do lado direita da barriga, próximo às costelas e um estufamento abdominal considerável?
    Abraços e parabéns pelo seu blog.

  23. 23 Márcia
    27.06.2010 às 18:13

    Dr. Fernando, há alguma restrição quanto ao antihistamínico antes de fazer uma endoscopia digestiva??

  24. 24 Lucimara
    28.06.2010 às 12:45

    Olá Dr. Fernando.
    Há 2 anos descobri que tinha uma gastrite leve de antro detectada em uma endoscopia pedida pelo meu gastro, eu sentia muito enjôos pela manhã, cheguei a vomitar um dia, tonturas, queimação e azia, ele me receitou omeprazol somente por 1 mês.
    No final do ano passado os sintomas voltaram e por conta própria voltei a tomar o omeprazol. Como não parou os sitomas voltei no médico e o mesmo me disse que era assim mesmo, a gastrite vai e volta. Mas eu acreditava que tinha algo mais: mudei de médico ( Dr. Paulo Branco) que me disse pelos meus sintomas que eu tinha além da gastrite SII. Me receitou uma fórmula, muita agua, comer de 3 em 3 horas , exercícios físicos. Gostaria de saber se esta fómula é mesmo boa, tenhgo muitos gases, estufamento, enjoos, etc.
    A fómula contem: Omeprazol, enzimas pancreaticas, pool de lactobacilus, domperidone e mesalazina, durante 1 mês.
    Minha pargunta é: E depois deste 1 mês? estarei curada??? e esta fómula é boa mesmo?
    Desde já agradeço.

  25. 25 Lucimara
    28.06.2010 às 12:47

    No e-mail anterior esqueci de mencionar que na formula tambem contém Brometo de pináverio.

  26. 26 Maria Sueli
    29.06.2010 às 11:11

    Bom dia Dr Fernando.Meu marido tem muita diarreia foi ao médico e ele pediu colonoscopia.O diagnóstico deu 1-COLITE CRONICA E AGUDA 2-RETITE CRONICA EXSULCERADA COM EOSINÓFILOS 3-POLIPO HIPERPLASICO.Gostaria q o senhor me explicasse o q vem ser isso porque a consulta dele ainda vai demorar.Obrigada

  27. 27 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:14

    Maria Sueli, o seu Marido apresenta uma inflamação do intestino grosso (colite) e do reto (retite). Estes quadros causam diarréia, dores abdominais, e evacuação com secreção e sangue. O tratamento destas lesões é realizado de forma medicamentosa. Quanto ao pólipo, ele é benigno e não gera preocupações, além de não ser a causa dos sintomas descritos.

  28. 28 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:19

    Marcia, os gases intestinais são capazes de causar desconforto em algumas regiões específicas do abdome. O mais importante, no entanto, é definir uma causa para o aumentos dos gases intestinais.

  29. 29 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 11:37

    Marcia, o uso de antihistamínicos não impede a realização de endoscopia digestiva, mas o médico responsável pelo exame deve ser avisado.

  30. 30 Monica
    29.06.2010 às 13:49

    Dr Valerio,
    Tenho 41 anos e tenho sangramento retal há muito tempo,em 2006 foi retirado um pólipo do estomago,porém não tive o resultado da patologia a não ser o q o médico disse,beligno.Em 03/2008 retrei 01´pólipo do intestino onde o resutado foi:
    1-mucosa colônica composta por glandulas tubulares e retas sem atipias e córion exibindo discreto infiltrado linfoplasmocitário e leve edema.Intensa melanose colônica.
    2-Hiperplasia polipóide da mnucosa retal composta por glândula tubulares e retas,sem atipias e córion exibindo leve edemas e discreto infiltrado linfoplasmocitário.
    Como em 10/2008 houve novo sangramento,o medico viu q era uma hemorróida e n fiquei tão preocupada,mais estou tendo mto sangramento com coágulos por mês fico uns 15 dias sangrando e por n possuir mais plano de saúde ,to c dificuladades de fazer uma novo colonocospia,mais estou tentando o medo é estar con cancer e não ter mais cura.
    Me ajude respondendo se pode ser possível?
    Grata,

  31. 31 carlos
    29.06.2010 às 16:41

    ola dr.desde ja agradeço bem tenho sii a 2 anos tive muitas dores mas tava trabalhando e nao senti mas nada achei q tava sarado mas tenho depressao e estou tentando me curar perdi o emprego e estava comendo normal pois nao sentia nada mas voltou as dores com distençao abaixo da costela direita e esquerda e nas costa tbem estou preucupado porq fico pensando outras coisas peço ajuda obrigado

  32. 32 Dr. Fernando Valério
    29.06.2010 às 17:03

    Lucimara, agradeço o seu comentário em meu blog, mas por razões éticas e por não conhecer o seu caso em profundidade, não comento prescrições realizadas por outros profissionais. Tenho a certeza que você entederá esta postura.

  33. 33 Dr. Fernando Valério
    30.06.2010 às 10:38

    Monica, como você está apresentando sangramento anal com coágulos, é muito importante que procure realizar a colonoscopia, visto que as chances do sangramento ter origem no intestino são boas.

  34. 34 Dr. Fernando Valério
    30.06.2010 às 10:44

    Carlos, como você apresenta a Síndrome do Intestino Irritável, que é uma doença crônica, é esperado que os sintomas apareçam em determinados momentos. Sendo assim, procure a ajuda de um Gastroenterologista ou Proctologista para ser medicado e orientado.

  35. 35 regina
    30.06.2010 às 13:42

    ola,dotor a minha pergunta e,eu sinto forte dores no estomago,tudo q como me faz male como-se meu aparelho digestivo nao funcionasse bem,sinto um gosto horrivel na minha boca,sobe de dentro de mim p/ boca e nariz um gosto azedo come se eu estivesse chupado limao,consultei com um medico e ele me pedio varios exames de sangue,ultrassonografia do abdome, ressonancia magnetica, diz q os exames nao deu nda de anormal,mas como pode se continuo sentino isso..baseado no q falei q exame o sr,me indicaria a fazer pois ja nao aguento mais.
    me responda pór favor..

  36. 36 Dr. Fernando Valério
    03.07.2010 às 09:38

    Regina, o melhor exame para avaliação de quadros de dores gástricas (estômago) e de sintomas de refluxo, como os descritos por você, é a endoscopia digestiva alta.

  37. 37 Márcia
    06.07.2010 às 21:33

    Boa noite!
    Dr. Fernando, ter o índice de colesterol HDL baixo (71.0 mg/dL) juntamente com o colesterol VLDL (8.5 mg/dL) também baixo, traz algum risco para a saúde? Sempre ouço dizer que o LDL é quem não poder estar elevado. Mas até que ponto esses também podem estar abaixo do desejado?
    Obrigada pelos esclarecimentos desde já.
    Abraços

    Márcia

  38. 38 Dr. Fernando Valério
    07.07.2010 às 08:45

    Márcia, ter os colesteróis ruins (LDL e VLDL) em níveis normais já é muito bom como forma de monitoramento do risco de doenças cardiovasculares. Quanto ao HDL, ele pode ser estimulado com dieta e exercícios físicos. Discuta estes exames com o seu Clínico ou Cardiologista.

  39. 39 Conceição
    08.07.2010 às 22:29

    Dr. Fernando, boa noite!
    O que significa vesícula biliar pouco distendida? Não encontrei nenhuma referência em seu conceituado blog e nem uma justificativa plausível na rede.
    Obrigada!
    Abraços

  40. 40 Glaucia Andrea
    11.07.2010 às 10:56

    Dr Fernando, minha filhinha de 03 anos e 9 meses parece que esta traumatizada para evacuar, ela segura as fezes ate não poder mais, sente cólica e as vezes passa um dia todo evitando ir ao banheiro. Ela toma remedio desde aproximadamente os 06 meses de vida para ajudar na evacuação. Atualmente não come frutas e de verdura so aceita alface, ate um mes atras so tomava leite de soja mas agora so quer leite de vaca e as colicas aumentaram. Toma diariamente 1 colher de sopa de Benefiber e 2,5ml de pentalac, mesmo assim o sofrimento dela é terrivel, ja tentei suspender essas medicações e ai tudo piora, as fezes ficam duras e quando evacua chega a sair um pouquinho de sangue no papel higienico. Eu sei que devo tratar com habitos alimentares
    mas ela não aceita. Enfim estou apavorada e não sei mais o que fazer devo procurar um especialista, um psicologo … indique-me alguem por favor. obrigada

  41. 41 Anderson
    12.07.2010 às 13:41

    Dr. Fernando, sei que é meio constrangedor, mas o que pode significar fezes esverdeadas em um adulto? Fiz, recentemente, vários exames de sangue e tc do abdome e o parecer foi todo normal. Sinto dores no lado direito do abdome, próximo às costelas, porém ninguém consegue detectar a causa. O senhor poderia me auxiliar? Estou preocupado com a cor das fezes.
    Abraços e obrigado.

  42. 42 Fernanda
    12.07.2010 às 17:05

    Boa tarde, Dr Fernando.

    No último dia 04/07 fui ao hospital Beneficiência Portuguesa pois meu cóccix estava bem saltado para fora (minha irmã até falou que parecia que eu tinha um joelho no cóccix). Como sou cadeirante e minha sensibilidade foi afetada, não sabia se tinha deslocado algum osso. Foi tirado raio x, mas não constava nada. Fiz ultrassom que mostrou que eu tinha celulite abaixo da pele, onde eu tinha uma pequena escara. Fiz exame de urina e tinha dado que eu estava como infecção urinária (480.000 leucócitos). Os médicos falaram que tomando o antibiótico isso melhoraria e, se não melhorasse, deveria consultar um ortopedista novamente.
    Passado o período em que tomei Cipro XR 1000 (de 04/07/10 a
    10/07/10, a região do cóccix continua com uma espécie de caroço (do tamanho de um ovo de codorna) e se aperta, fica meio dolorido. A temperatura é um pouco mais alta do que outra parte do corpo. Depois do banho esse caroço fica mais alto do que durante o dia.
    Esses sintomas lhe parecem familiares?
    Se possível, gostaria de maiores esclarecimentos, pois até o momento nenhum médico nos esclareceu nem deu a solução ou que especialista devemos procurar.
    Desde já agradeço seu retorno.

  43. 43 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:31

    Conceição, o termo vesícula distendida significa dizer que ela está repleta de bile, o que pode estar relacionado ao simples jejum para a realização da ultrassonografia caso nenhuma outra lesão tenha sido descrita.

  44. 44 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 09:57

    Glaucia Andrea, recomendo que você peça ao Pediatra da sua filha uma indicação de um Gastropediatra. Este especialista avaliará as causas destas alterações digestivas. Quanto ao sangramento, é muito comum em crianças a presença de uma fissura anal, o que é explicado pela consistência endurecida das fezes.

  45. 45 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 10:09

    Anderson, a variação da coloração das fezes pode representar apenas uma mudança de dieta ou alguma alteração funcional do trato digestivo, o que também explicaria o desconforto abdominal. Desta forma, sugiro a avaliação de um Gastroenterologista para a sua avaliação.

  46. 46 Dr. Fernando Valério
    14.07.2010 às 10:17

    Fernanda, o seu quadro deve ser avaliado com detalhamento, visto que você apresenta uma situação especial. Quanto à infecção urinária, deve-se avaliar se ela realmente tem relação com o quadro das costas. Ainda sobre esta lesão, é preciso saber que você tem uma escara ou não, e se ela está infectada. Além disso, é possível a presença de um cisto pilonidal na região. Sendo assim, procure ser avaliada por um Cirurgião para esclarecer melhor o seu quadro.

  47. 47 leandro
    14.07.2010 às 17:10

    doutor tem 2 dias que fiz eletrocauterização de algumas verrugas que tinha no corpo do meu pênis, so que ficou muito ferido o local queria saber se posso usar algum tipo de pomada cicatrizante, e se o senhor tem alguma pra indicar.
    obrigado!

  48. 48 marileide de melo silva torres
    14.07.2010 às 17:33

    oi dro.fernando boa tarde?
    dro. eu sinto do lado do abdomem como que estar enxado ja fiz tres abdomem total em uma deu que era muita gases nas outras duas naõ deu nada vou sempre no sanitario faso mnhas nesidades bem agora naõ e dirento e as vezes que sinto iso
    tenho medo poe favor me ajudi
    obrigado.

  49. 49 Dr. Fernando Valério
    16.07.2010 às 11:18

    Leandro, a cauterização realmente pode causar estas lesões descritas por você. De qualquer maneira, por razões éticas, uma pomada cicatrizante deve ser prescrita pelo médico que realizou o procedimento.

  50. 50 Dr. Fernando Valério
    16.07.2010 às 11:20

    Marileide, como você apresenta dores abdominais e aumento dos gases intestinais, talvez seja interessante realizar algum estudo da sua região intestinal, como a colonoscopia. Discuta esta possibilidade com o seu médico.

  51. 51 Márcia
    16.07.2010 às 20:06

    Dr.Fernando, há algum exame específico para diagnosticar a causa do aumento de gases intestinais. Tenho sentido muitas dores abdominais e pélvicas. Já consultei gastro, gineco, fiz diversos exames, inclusive ultra e tc abdominal e o laudo é normal. Não estou mais suportando sentir dores todos os dias.
    Obrigada desde já.
    Abraços

  52. 52 Dr. Fernando Valério
    17.07.2010 às 10:49

    Márcia, não existe um exame específico para mostrar a presença de gases intestinais, e sim para as doenças que causam este acúmulo, que variam desde endoscopias até exames de imagem (tomografia, ultrassonografia e raio X). De qualquer forma, uma das maiores causas deste sintoma são alterações funcionais do trato digestivo e a própria dieta.

  53. 53 Tiago
    17.07.2010 às 17:40

    Olá Dr. Fernando, parabéns pelo Blog. A alguns anos eu tive um problema com um alimento (pizza) que me gerou uma hérnia de hiato de pequenas proporções, a qual me causava bastante refluxo , todo o tempo ficava dando pequenos arrotos, neste caso vinha junto com acidez do estômago, portanto gostaria de deixar claro para as pessoas que tem escrito para o senhor sobre seus problemas que, sei que é muito chato essa sensação, a qual faz até com que fiquemos desanimados e com receio de comer. Bom pessoal, é chato mesmo e por isso digo que uma dieta vale muito nestes casos, e não é de um dia para o outro como gostaríamos, eu fiz dieta na qual não tomava café, nem leite, ficava na água mesmo, e me alimentava principalmente de arroz, peito de frango e purê de batata, tudo com zero de gordura e pouco e somente sal. No café da manha e lanche da tarde procurava não comer pão, devido a fermentos e tal, talvez um pão de queijo, mas sempre com muita moderação, largava tudo que eu percebia que me irritava ou gerava, mesmo que pequena, piora dos sintomas. Sendo assim, digo a quem interessar que foram 2 meses nesta dieta, a qual me curou a ponto de poder voltar, aos poucos, a comer tudo que estava acostumado, até feijão, o qual era pra mim impossível suportar. Bom, isso foi só pra dizer que tem que se puxar mesmo, mas vale a pena. É claro que não sei se esta dieta é boa mesmo, isso deixo para os médicos, eu fui a vários ate ter a clareza de que aquilo foi causado por uma bactéria que enfraqueceu meu hiato, depois segui os conselhos médicos, os quais me deram uma lista dos alimentos que não eram aconselháveis, inclusive, e principalmente, CIGARROS viu, pois eu sou fumante, e não consegui parar na época, mas tentei ao máximo diminuir o seu uso, pois parte do que se traga vai não só para os pulmões, mas para o estômago também. Também notei que falam muito de medicamentos, o que me salvou nesta época foi “MILANTA PLUS”, desculpe a propaganda, mas conheço este remédio desde criança e é ótimo, alivia na hora, mas fale com seu médico. Obrigado, e novamente parabéns Dr. Fernando Valério pelo seu Blog, bem legal.

  54. 54 Tiago
    17.07.2010 às 18:07

    Bom, antes havia falado sobre algo que vivenciei e que consegui curar, graças a Deus. Mas então doutor, esse episódio da hérnia de hiato foi superado, mesmo que ela provavelmente, segundo outros médicos, estará sempre comigo (já faz uns 4 anos isso). O fato é que agora, umas duas semanas já, ou quase isso, tenho tido muitos gases e estes principalmente do tipo que sai por cima, refluxo mesmo, só que não tem acidez vindo junto, apenas gases, os quais me dão uma sensação ruim é claro, pois parecem se formar todo o tempo, e eu vou arrotando e eles não terminam nunca, depois de comer sinto que são mais constantes e em maior volume, para dormir tem sido bem incomodo, estou até usando dois travesseiros e durmo meio que encostado para ficar mais alto, o que facilita um pouco a saída destes inconvenientes gases. Não estou tomando nenhuma medicação, apenas dei um tempo de leite, feijão e alimentos que geralmente provocam mais gases, mas não esta adiantando nada. De resto estou normal, não sinto nada além disso. Sendo assim, minha dúvida é: Será que pode ser vermes, será que eles produzem tantos gases assim, pois são gases que sobem como já disse, a flatulência, ou os gases que saem por baixo, hehe, estão normais ao que parece, minhas fezes estão com aspecto normal também, e tenho ido aos pés normalmente como de costume, uma ou no máximo duas vezes ao dia, o meu normal. Pois bem, o que o senhor acha? Qual é o seu parecer sobre isso? Obrigado e novamente parabéns pela sua atitude em criar este espaço, aguardo sua resposta.

  55. 55 Dr. Fernando Valério
    20.07.2010 às 09:13

    Tiago, em relação ao seu caso, a possibilidade de parasitoses (vermes) existe, mas outras causas devem ser pensadas. Desta forma, você deveria procurar um Gastroenterologista para ter uma avaliação melhor do seu quadro. Além disso, gostaria de lhe dizer que gases intestinais não têm relação com o refluxo gastroesofágico, e por isso a recomendação para que você seja reavaliado por um especialista.

  56. 56 thiago
    22.07.2010 às 14:54

    Dr. a ingestão do alimento simutaneamente a bebiba nas reifeiçoes pode causar distensão abdominal?

  57. 57 Dr. Fernando Valério
    23.07.2010 às 11:13

    Thiago, alimentar-se de maneira rápida, agitada, falando muito durante as refeições, com ingestão simultânea de bebidas (principalmente gasosas) e alimentos, pode realmente causar distensão abdominal.

  58. 58 Lia
    23.07.2010 às 13:05

    Boa tarde Dr.
    Estou com fissura anal, e ontem começei a passar uma pomada
    chamada Proctosan, que em deu alívio imediato.
    Hj pela manhã comsegui evacuar sentindo menos dor, e após
    a pequena evacuação me lavei e passei a pomada, mas não fez
    o mesmo efeito de ontem, tá meio ardido, dolorido , principalmente estando sentada.
    Gostaria de saber se existe outra pomada com maior efeito e
    os banhos de assento são de apenas água morna, nao acrescento mais nada?
    Muito obrigada desde já.

  59. 59 Roberto
    24.07.2010 às 07:26

    Td bem dr.Fernando.
    Meu nome é Roberto,tenho 42 anos,e estou com uma ferida que sinto que é pequena no anus.Faz alguns anos que tenho mas de uns dias pra cá ela esta me encomodando.Quando evacuo,dói um pouco,e percebo que pinga um pouco de sangue,nada tão exagerado,quando vou limpar sai sangue no papel.O que posso estar fazendo pra eliminar essa ferida.
    No meu caso sera necessário uma cirurgia?
    Os mamilos não estão saindo pra fora.
    Por favor me de uma resposta.
    Desde já agradeço.

  60. 60 Dr. Fernando Valério
    24.07.2010 às 10:02

    Lia, os banhos de assento tem como função ter um efeito antiinflamatório, o que é alcançado com a água morna/quente (40°C). Quanto à indicação de medicamentos, não posso fazê-la neste espaço, já que isto caracterizaria atitude antiética.

  61. 61 Dr. Fernando Valério
    24.07.2010 às 10:12

    Roberto, em relação ao seu caso você deverá procurar um Proctologista para avaliar as causas do seu sangramento e desconforto anal. Dependendo do diagnóstico, algum tratamento será indicado para você. Por enquanto, mantenha uma dieta rica em fibras, boa hidratação e evite alimentos condimentados e ácidos.

  62. 62 Anderson
    27.07.2010 às 13:53

    Boa tarde!
    Dr., é possível sentirmos dor no estômago mesmo sem ter gastrite?? E se em uma endoscopia não acusar nada, é possível uma biópsia de HP dar positiva??
    Abraços e agradecido.

  63. 63 Mª Conceição
    27.07.2010 às 13:56

    Dr. Fernando, algum tipo de parasita intestinal pode ser responsável por excesso de gases? Pode também dar dores no abdome?
    Obrigada pela atenção.

  64. 64 Dr. Fernando Valério
    27.07.2010 às 15:19

    Anderson, é possível que você apresente quadro de dor de estômago com uma endoscopia normal, o que ocorre muito comumente em quadros como a dispepsia funcional e a Síndrome do Intestino Irritável. Quanto ao Helicobacter pylori, ele pode estar presente em uma pessoa completamente assintomática.

  65. 65 Dr. Fernando Valério
    27.07.2010 às 15:20

    Maria Conceição, as parasitoses intestinais ou verminoses podem evoluir com gases intestinais, alteração da forma das fezes e do hábito intestinal, além da dor abdominal.

  66. 66 Márcia Araujjo
    05.08.2010 às 11:28

    Fiz uma endoscopia e a conclusão foi:
    1. Hérnia Hiatal por deslizamento (pequena)
    2. Antrite Endoscópica enantematosa discreta

    Resultado da Biópsia:
    H. Pylori : Negativa
    Mucosa gástrica antral com alterações inflamatórias mínimas.

    Pergunta: Estou muito mal????
    Obrigada,
    Márcia

  67. 67 Dr. Fernando Valério
    06.08.2010 às 16:52

    Márcia Araújo, o seu caso não é grave e não apresenta risco, mas para o seu tratamento é necessária uma adequação da dieta e do uso de medicações que diminuam a acidez gástrica.

  68. 68 luisa
    10.08.2010 às 18:04

    Boa tarde, Dr adorei o seu blog minha mae ficou internado e eu junto me alimentando a base de pao foi qdo fiquei ressecada e notei sangue vivo nas fezes em pequena qtde fui ao medico no dia 4/08 foi feito o toque e naum foi constatado nada de anormal estou fazendo 2 coletas de fezes para pesquisa de sangue, lendo o seus cometarios fiquei mais tranquila, naum tive alteração nem no tamanho e nem na cor naum constatei muco nas fezes e nem emagrecimento nem fadiga notei q diminui o sangramento e nem e sempre q o sangue na cor viva se faz presente por favor se puder me orientar fico grata.

  69. 69 Dr. Fernando Valério
    11.08.2010 às 10:48

    Luisa, qualquer pessoa com quadro de sangramento anal deve ser avaliada por um Proctologista. No seu caso, o médico que a examinou deverá estabelecer a causa do sangramento e orientá-la.

  70. 70 Luiz Henrique
    11.08.2010 às 18:46

    Boa tarde,
    Dr Fernando a mais ou menos 3 anos retirei um adenoma tubulo vioso de alto grau no colo retal.
    Realizei outra colonoscopia a 2 anos onde não apareceu mais nenhun adenoma porem o meu intestino continua com funcionamento inregular, jà fiz uso de medicamento contra vermes e continuo com o problema.
    Devo procurar outro medico?

    Desde Já agradeço

  71. 71 Dr. Fernando Valério
    13.08.2010 às 09:55

    Luiz Henrique, como o seu intestino não apresenta mais lesões, possivelmente você apresente alguma alteração funcional ou de dieta. Por isso, recomendo que você discuta o seu caso com um Proctologista.

  72. 72 Maria Luiza
    19.08.2010 às 00:27

    Dr. Fernando Valério , sempre tive prisão de ventre , mas , a mais ou menos dois meses começei a defecar mais fino, e toda vez que vou ao banheiro tenho a sensação de que as fezes não saíram todas.Vou fazer uma colonoscopia , o que o dr. acha que pode ser ?
    obs:não sinto dores,ardência,sangramento ou coceira.

  73. 73 Dr. Fernando Valério
    20.08.2010 às 11:30

    Maria Luiza, é difícil determinar através deste espaço as reais causas da sua alteração intestinal. De qualquer forma, é interessante realmente realizar a colonoscopia devido a alteração do hábito intestinal.

  74. 74 Luciana Torres
    23.08.2010 às 13:14

    Drº Fernando,fiz alguns exames que deram algumas alterações por esse motivo fui encaminhada para o gastro.
    Meu exame de sangue deu gama glutamutil transferase deu 112, refiz o exame e o a gama glutamutil transferase deu 62 abaixou mas segundo o referencial ainda continua alterado.
    Também acusou hepatite A reagente, falta fazer um ultrasom de abdomem superior que farei dia 03/09/2010 e retornarei a consulta dia 10/09/2010,gostaria que se possível me adiantase alguma coisa pois estou bastante anciosa OBS:mINHA MÃE DISSE QUE TIVE HEPATITE QUANDO TINHA 8 MESES PODE SER POR ISSO ESTA HEPATITE REAGENTE .
    Agradeço desde já a atenção e aguardo resposta.

  75. 75 Rose Crivel
    24.08.2010 às 17:09

    Prezado Dr. Fernando.
    Meu filho Guilherme, foi operado de Cisto Pilonidal, em Agosto/2008 com 17 anos, à uns 2 meses, ele reclamou que estaria sentido que estava únido o lugar, constatei que havia uns peq. Furos, depilei em volta, e apliquei a pomada eruxol, a msm receitada pelo médico na época da cirurgia, voltou a cicatrizar, nesta época (junho/2010) eu falai para ele parar com a acadêmia, pois devido ao excesso de peso, poderia esta fazendo com que abrisse novamente. Hj ele reclamou, que voltou a abrir, depois que cicatrizou, ele voltou para a acadêmia.

    - Pr fvr. será que voltou a abrir devido a musculação que ele faz?
    - Será nescessário outra cirurgia?
    - O médico que operou ele, se aposentou, como vou ter que procurar outro médico, encontrei neste espaço, uma oportunidade de tirar estas dúvidas, pois se o caso for de outra cirusgia, vou ter que esperar nas Féria de final de ano.

    Desde já agradeço a atenção ora despensada.

    Cachoeiro de Itapemirim – ES.
    Rose Crivel

  76. 76 Dr. Fernando Valério
    25.08.2010 às 00:03

    Luciana, em relação ao seu exame, saiba que a sorologia para hepatite é complexa para ser avaliada por um leigo, e pode representar apenas contato com o vírus ou vacinação prévia, sem ter um infecção atual na verdade. Por isso, aguarde o retorno em seu médico.

  77. 77 Dr. Fernando Valério
    25.08.2010 às 00:22

    Rose Crivel, saiba que primeiramente será necessário definir se o seu filho apresenta um quadro de cisto pilonidal recidivado, o que infelizmente ocorre em 10 a 15% das pessoas operadas, ou se esta é apenas uma infecção de ferida operatória. Quanto aos exercícios, não acredito que sejam a causa do problema.

  78. 78 Marlene Vieira
    25.08.2010 às 14:04

    Boa tarde Dr.Fernando,
    Fiz uma ultra-sonografia abdominal total e na minha vesicula biliar deu como resultado: “COM PUCA REPLEÇÃO,CONTRAIDA, APRESENTANDO VARIAS IMAGENS HIPERREFRINGENTES DE CALCULOS, MEDINDO ENTRE 5 A 12 MM DE DIAMETRO, PRODUZINDO SOMBRAS ACUSTICAS POSTERIORES “, Pode por favor me esclarecer, é necessario cirurgia.
    Grata
    Marlene Vieira
    POR FAVOR ME RESPONDA

  79. 79 Dr. Fernando Valério
    25.08.2010 às 23:45

    Marlene Vieira, como você apresenta vários cálculos na vesícula biliar, e de dimensões variadas, é interessante que você seja submetida a tratamento cirúrgico para evitar problemas no futuro.

  80. 80 eder jose da silva
    30.08.2010 às 16:40

    Olá Dr.Fernando!!! Estes dia fiz uma endoscopia alta e meu resultado deu hernia de hiato e algo descrito como( Mucosa de aspecteo róseonacarado) no esofago. Duvida: Isto pode ser serio ou pode haver uma predisposição para esofago de barret e se tenho algum risco de cancer… Por favor se puder me ajude nesta duvida dede de já agradeço Att:Eder José

  81. 81 wildson
    30.08.2010 às 18:38

    doutor eu tenho uma hernia inguinal a mais ou menos 8 anos nunca fiz nem uma cirurgia se que ja faz bastante tempo q era pr mim ter feito a cirurgia mais quero sabe se vou correr algum risco quando eu for fazer

  82. 82 Dr. Fernando Valério
    30.08.2010 às 23:50

    Eder, as suas lesões esofágicas não dizem que você tem o esôfago de Barrett e também não sugerem este risco no futuro. Desta forma, você deve manter o tratamento de refluxo gastroesofágico caso necessário e de acordo com a orientação do seu médico.

  83. 83 Dr. Fernando Valério
    30.08.2010 às 23:54

    Wildson, as hérnias inguinais devem ser operadas, visto que com o tempo elas tendem a aumentar de volume, expondo você ao risco de estrangulamento e encarceramento do conteúdo herniário.

  84. 84 marcos aparecido
    31.08.2010 às 09:57

    Dr. descobri rescentemente que tenho gaetrite leve que causada por uma hernia,e tambem faço musculaçao por orientaça da minha fisioterapeuta.
    Mas oque eu quero saber, é , se com esses problemas eu possso tomar augum suplemento alimentar para aumentar minha massa muscular?

  85. 85 Dr. Fernando Valério
    31.08.2010 às 11:38

    Marcos Aparecido, saiba que todo suplemento alimentar deve ter orientação médica, ainda mais se já há um problema digestivo presente. Por razões éticas, não posso fazer esta orientação através deste espaço. Por isso, peço que procure um gastroenterologista para avaliá-lo.

  86. 86 sonia
    05.09.2010 às 16:40

    dr tenho hemórroida interna a um ano estou me tratando com pomadas mas não está resolvendo nada sinto muita coseira e
    ardor será que a melhor opção é a cirugia? só me dá uma dica pois dia 15 do 9 terei uma consulta desde já muito
    obrigada

  87. 87 Dr. Fernando Valério
    05.09.2010 às 22:43

    Sonia, as hemorróidas internas podem realmente causar os sintomas citados por você. No entanto, é difícil determinar através deste espaço se você se beneficiaria ou não com um procedimento cirúrgico.

  88. 88 Daniel
    06.09.2010 às 21:49

    Boa noite DR. Fernando,gostaria de tirar uma duvida com senhor,ha 4 meses atras tive um quadro de diarreia com muco e pouco de sangue,fiz colono,que so apareceu hemorroidas,agora tenho alguns disturbios intestinais.dias vou aos pes 4 vezes outros 1,gases e sinto muito movimento abdominal e quase sempre muco.agora fiquei sem ir aos pes um dia e o muco que fica em volta das fezes estava escuro.será sangue?
    Obrigado.

  89. 89 Dr. Fernando Valério
    07.09.2010 às 18:41

    Daniel, como o seu exame de colonoscopia se mostrou normal (sem alterações intestinais), o seu quadro deve corresponder a alguma alteração funcional do trato digestivo, que por sinal apresentam fezes com muco em 1/3 dos casos. Estas alterações podem ser tratadas com medicamentos, dieta e exercícios físicos. Procure um Gastroenterologista ou Proctologista para discutir esta possibilidade.

  90. 90 carmem bachiego
    08.09.2010 às 17:13

    tenho dores nas mãos , pes,pernas, quando eu me levanto nem consigo apoiar os pés no chão e nem feichar as mãos dereito oque será isso, tenho dores de cabeça muito forte quando da esta dor de cabeça nenhum remedio passa por gentileza tem como responder estas dores nas mãos ,pernas e pes meu marido tambem tem eu tenho 39 anos e meu marido 36sera ke é atrite reumatica obrigado pela gentileza

  91. 91 Dr. Fernando Valério
    09.09.2010 às 22:14

    Carmem Bachiego, existem inúmeras alterações inflamatórias que podem causar estes sintomas, principalmente as doenças reumatológicas e por isso é importante que você seja avaliada por um Clínico Geral.

  92. 92 Vaéria
    13.09.2010 às 21:28

    Doutor, eu queria saber se pílulas anticoncepcionais sao contra-indicadas para quem já teve trombose hemorroidária?

  93. 93 Dr. Fernando Valério
    14.09.2010 às 19:08

    Valéria, não há contraindicações entre o uso das pílulas anticoncepcionais e o risco de tromboses hemorroidárias. No entanto, em pessoas que têm histórico pessoal ou familiar de trombose periférica (membros inferiores, por exemplo), este tipo de medicação poderá trazer riscos.

  94. 94 claudio ehl
    15.09.2010 às 10:45

    Dr, bom dia,

    Fiz há um ano cirurgia de religamento do intestino ao reto, devido há uma diverculite.

    Antes da cirurgia no enema opaco deu ainda raros diverticulos proximo à colostomia, onde o médico falou que iria retirar.

    Em maio fiz uma colonoscopia que deu normal, mas em junho tive uma obstrução intestinal no delgado devido à brida.

    Não fiz cirurgia, pois voltou ao normal.

    Em julho fiz o exame de trânsito intestinal, que tb deu normal.

    Mas às vezes sinto dores e desconforto do lado esquerdo e abaixo do umbigo.

    O que devo fazer ?????

  95. 95 Dr. Fernando Valério
    15.09.2010 às 23:20

    Claudio, como você apresenta um quadro de aderências e bridas e decorrência das cirurgias prévias, pode realmente apresentar este tipo de sintoma. Desta forma, é importante que você discuta a presença destes sintomas com o seu médico, e se indicado por ele, realizar exames que comprovem os sintomas ao quadro de aderências.

  96. 96 jose lima
    17.09.2010 às 15:46

    Caro dr.fiz uma ecorafia abdominal,em que resultado é:figado sem alterações,não há dilatações das vias biliares.esicula alitiásica.Aerocolia relatiamente acentuada e que não possibilita mesmo uma correcta avaliação do pâncres eretroperitoneu mediano superior.Aconselha um tac.Baço um pouco globoso, medindo cerca de 13cm de diâmetro bipolar. A sua textura é homogénea. Não há liquido livre no abdómen superior. O meu médico de familia mediante este resultado aconselha consulta no IPO. estou preocupado. Agradeço um comentário. O meu muito obrigado

  97. 97 Dr. Fernando Valério
    19.09.2010 às 09:37

    José Lima, o seu exame de ultrassonografia foi prejudicado tecnicamente por uma grande quantidade de gases intestinais. No entanto, como há alterações possíveis em relação ao pâncreas e baço, é interessante que você realize uma tomografia computadorizada de abdome e exames laboratoriais.

  98. 98 Jamyle
    22.09.2010 às 09:47

    Bom dia Dr. Fernando, fiz uma endoscopia alta e foi diagnosticado a presença da H. Pylori! estou fazendo o tratamento com o Pyloritrat IBP, mas depois que tomo os medicamentos sinto a boca amargando. Isso é normal ou tenho que parar de tomar os medicamentos? Agradeço pela atenção!!!

  99. 99 Paula
    22.09.2010 às 17:48

    Óla DR.gostaria de tirar uma duvida,fiz colonocospia e o resultado da biopsia foi:retite cronica inespecifica,não ulcerada ,sem granulomas,sem criptite.e também pólipo inflamtório.O que isso quer dizer?pode ser retocolite ulcerativa ,sendo que a biopsia diz não ulcerativa.
    aguardo sua resposta.obrigada.

  100. 100 Dr. Fernando Valério
    23.09.2010 às 00:27

    Jamyle, o tratamento para a erradicação do Helicobacter pylori é realmente grande, e pode causar os sintomas descritos por você como efeitos colaterais.

  101. 101 Dr. Fernando Valério
    23.09.2010 às 10:22

    Paula, a princípio a sua retite é inespecífica, e portanto não podemos relacioná-la à retocolite ulcerativa. Quanto ao seu quadro, ele deverá ser tratada com antiinflamatórios específicos prescritos pelo seu médico.

  102. 102 Cecilia
    29.09.2010 às 13:38

    Boa tarde Dr. Fernando

    Fiz recentemente uma endoscopia e o resultado foi Esofagite erosiva grau I. O médico me receitou tomar Pariet por 2 meses. Já estou no quarto dia do tratamento e estou sentindo um amargor insuportável na boca. Já tinha esse problema antes, mas agora piorou muito.
    Lendo o depoimento de outras pessoas, vi que isso é normal, mas gostaria de saber se existe algo que eu possa fazer para aliviar esse desconforto, pois com a boca amarga, vem também o mau cheiro que me atrapalha muito.

    Desde já agradeço.

  103. 103 Dr. Fernando Valério
    29.09.2010 às 23:30

    Cecilia, por razões éticas não posso prescrever medicações através deste espaço. Por isso, peço que você entre em contato com o seu médico e discuta os seus sintomas.

  104. 104 anderson
    30.09.2010 às 00:23

    Ola dotor parabens pelo coteudo do seu site muito interessante,bom dotor eu tenho 30 anos e a um tempo venho sofrendo com uma dor no lado esquerdo parte inferior do abdomen tenho dierreia as vezes e estranho as vezes sinto dores muito forte do mesmo lado e meu corpo fica gelado e fico suando uma sensaçao estranha e muito ruin o que sera dotor, muito obrigado dotor e boa sorte.

  105. 105 Dr. Fernando Valério
    30.09.2010 às 16:54

    Anderson, os seus sintomas são comuns a algumas doenças do aparelho digestivo, ou seja, algumas alterações inflamatórias, vasculares e funcionais podem ser responsáveis pelo seu quadro. Por isso, recomendo que procure um Gastroenterologista para uma avaliação mais pessoal a você.

  106. 106 elaine cristina
    03.10.2010 às 20:09

    Dr. Fernando operei de hernia(ao lado do umbigo)faz 06 anos e há 06 meses comecei a sentir o mesmo desconforto,fiz ultrassom e confirmou uma nova hernia proxima a que foi operada,gosto de atividades fisica e abdominais,isso aumenta o problema e corro algum risco.Desde já agradeço.

  107. 107 Dr. Fernando Valério
    04.10.2010 às 09:31

    Elaine Cristina, se você faz exercícios que aumentem a pressão intraabdominal, recomendo que se programe para realizar nova cirurgia.

  108. 108 Eliana Lopes
    06.10.2010 às 12:43

    Boa tarde Dr.Fernando realizei uma ecografia abdominal, one o meu figado apresenta morfologia, dimensões conservadas, contornos regulares, apenas com incipientes sinais de infiltração esteatósica.
    A minha duvida depreende-se com os sinais de infiltração esteatósica,mencionado no relatório da ecografia, pelo que percebi é gordura no figado! Tenho pesquisado na internete sobre este assunto mas não fiquei bem esclarecida, visto o meu figado não apresentar alterações a nivel de dimensões e contornos. Corro o risco de evoluir para cirrose ou hepatite? que cuidados devo ter? que tipo de alimentação devo adoptar? obrigado.

  109. 109 Dr. Fernando Valério
    06.10.2010 às 23:27

    Eliana Lopes, a esteatose hepática significa que o quadro o seu fígado deposita gordura em excesso. Em alguns casos esta gordura pode causar alteração no tecido hepático normal, o que se chama esteato-hepatite. Os quadros mais intensos evoluem para a fibrose e cirrose. Para evitar este quadro, mantenha uma boa dieta, peso adequado e cuidado com medicamentos e bebidas alcoólicas.

  110. 110 vanessa neves
    11.10.2010 às 16:09

    Boa tarde Dr.
    gostaria de me esclarecer a respeito de sintoma que estou tendo.
    Já marquei médico clínico e um gastro.
    Bem hj a tarde eu percebi que nas minhas fezes continha uma espécie de muco esbraquiçado e transparente. Nunca tinha percebido ou ouvido falar da ocorrência de algo assim.
    Há umas três semanas atrás, por apenas um dia, senti dor abdominal, principalmente acima do umbigo e um pouco de dor de estomago.
    Gostaria de entender o que pode ser isso, pois fiquei muito preocupada.
    Desde já agradeço a atenção.

  111. 111 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 01:08

    Vanessa, existem algumas alterações intestinais que causam tais sintomas, desde quadros funcionais até inflamatórios. Por isso, realmente recomendo que você procure ajuda médica e tenha um diagnóstico confirmado. De qualquer forma, eles podem ser tratados com medicação específica a cada caso.

  112. 112 carlos
    12.10.2010 às 20:01

    Dr. Fernando, gostaria que se possivel o senhor me esclarecesse algumas dúvidas. Fiz dois exames: transaminase pirúvica ( 316u/l )e transaminase oxalacética (368u/l}. Gostaria de saber o que isso significa, quais os sintomas, qual a causa e qual o tratamento mais indicado. E o que é exatamentwe isso? E o que causou essa alteração, pra ser obtido um valor tão alto. Desde já agradeço. Carlos.

  113. 113 Dr. Fernando Valério
    12.10.2010 às 22:02

    Carlos, estas são enzimas do fígado, e que podem ter relação com infecções, inflamações, acúmulo de gordura no fígado, e cálculos de vesícula. Por isso, é interessante que você realize exames laboratoriais e de imagem para tentar entender o que ocorreu para que os exames se alterassem.

  114. 114 LEONARDO
    13.10.2010 às 00:10

    Dr. Fernando, Boa noite,

    Bom, me chamo Leonardo, tenho 34 anos.

    A um ano, por conta de um mal estar (vomito, diarréia, enjôo, etc) recorri ao meu medico (clinico geral e cardiologista) que me requisitou uma ultra total do abdômen, tendo como resultado 02 pedras na vesícula.

    A seis meses fiz a cirurgia de retirada da vesícula por vídeo-laparoscopia, tendo a mesmo sido realizada pela manhã com alta no mesmo dia, contando ainda com um excelente pós-operatório.

    Ocorre que, pós cirurgia de retirada da vesícula, emagreci 9kg (tinha 80kg / 1,73 m) e sempre tenho cólicas e diarréia (semana sim semana não) e tanto o clinico, quanto o cirurgião falam para eu ficar tranqüilo que é normal e com o tempo o organismo irá se readaptar com a ausência da vesícula.

    Nos últimos seis meses tenho vivido a base de (FLORATIL, ALCACHOFRA, XANTINON, CHÁ DE BOLDO, BUSCOPAN, PLASIL) por conta do emagrecimento passei a fazer musculação 04 vezes por semana e tomando 01 comprimido de CENTRUM pela manhã e 01 comprimido de VITERGAM MASTER a noite, o que de nada vem adiantando, pois continuo sem apetite e sem aumentar de peso.

    Realizei em 16.09.2010 um Hemograma Completo e a única taxa alterada é o Colesterol Total com 213 mg/dl em 28.09.2010 outra ultra do abdômen total, onde o resultado foi normalíssimo (FIGADO, PANCREAS, BAÇO, RINS, BEXIGA, PROSTATA, AORTA ABDOMINAL, VEIA CAVA INFERIOR E DEMAIS ORGÃOS E ESTRUTURAS ABDOMINAIS ESTUDADOS ECOGRAFICAMENTE NORMAIS).

    A 04 anos fui acometido pelo TRANSTORNO DE PÂNICO, onde venho sendo acompanhado por um psiquiatra, que na ultima consulta (final de setembro/2010) me disse que estou curado do PÂNICO porem fiquei com um toque de HIPOCONDRIA e que por conta disso estou dando muita atenção a essas cólicas e diarréias. (TOMO DIARIAMENTE ESCITALOPRAN DE 10 mg).

    Enfim Dr. Fernando, estou muito preocupado com a minha saúde, onde apesar de 03 médicos (CLINICO CARDIOLOGISTA, CIRURGIÃO GASTRO E O PSIQUIATRA) me dizerem que eu nada tenho, resolvi recorrer a um especialista isento de qualquer envolvimento pessoal.

    Estou com medo de estar com alguma doença maligna no intestino, estomago ou outra mazela que esteja causando esse sintoma (diarreia/fesez pastosas).

    Será apenas SII?

    Preciso muito de seu parecer médico e instruções do que fazer.

    Aguardo ansiosamente,

  115. 115 Márcia
    13.10.2010 às 21:57

    Boa noite! Dr. Fernando, há +- 2 meses, aumentei o número de vezes em que faço minhas refeições, pois preciso ganhar peso. Observo, porém, que não consigo adquirir nada. Há possibilidades do organismo não estar absorvendo os nutrientes dos alimentos?

  116. 116 Dr. Fernando Valério
    13.10.2010 às 23:54

    Leonardo, pelo que entendi do seu caso você já apresentava alguns sintomas digestivos antes mesmo da cirurgia. Desta forma, o procedimento cirúrgico teria intensificado um quadro prévio. Como os exames estão normais segundo o seu relato e pelo que observei nos exames laboratoriais, a possibilidade de você estar apresentando a Síndrome do Intestino Irritável é grande, principalmente porque você é jovem, teve Síndrome do pânico e um trabalho que costuma ser estressante, já que envolve riscos. Sendo assim, você deveria receber tratamento específico para o seu quadro, e observar a resposta. Caso exista alguma dúvida quanto ao diagnóstico, é possível se realizar uma endoscopia do intestino grosso (colonoscopia), mas eu aguardaria um pouco para isto. Especificamente em relação a cirurgia realizada, 10% dos pacientes podem evoluir com diarréia crônica, mas isto deveria ocorrer apenas após o procedimento ter sido realizado, e não antes.

  117. 117 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 00:11

    Márcia, você pode ter uma tendência a não ganhar peso com facilidade ou ter algum problema digestivo que dificulte a absorção e aproveitamento dos nutrientes. Sugiro que você seja avaliada por um Endocrinologista para uma avaliação mais criteriosa.

  118. 118 helena
    14.10.2010 às 11:25

    Eu fiz um exame de colonoscopia e deu hiperplasia nodular linfoide no ileo terminal leve.Estou preocupada, é grave?

  119. 119 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 16:51

    Helena, este diagnóstico em geral reflete apenas um processo inflamatório, por vezes inespecífico e sem a necessidade de tratamento. De qualquer forma, o médico que solicitou o exame deve avaliá-lo.

  120. 120 Regina
    14.10.2010 às 23:00

    Dr. Fernando valério, estou com um polipo de 3,9mm na vesicula, meu colesterol deu 218mg/dl, e meu triglicerídeo 99mg/dl, queria saber se é caso cirurgico?, ou de acompanhamento e de quanto em quantos meses devo fazer a ultrasom abdominal??

  121. 121 Ana Cruz
    14.10.2010 às 23:33

    Boa Noite, Dr Fernando! Estou me preparando para fazer uma colecistectomia, na Ecografia que fiz apresentou vesícula contraída, eu gostaria de saber se há chances de ser retirada por vídeo, mesmo estando contraída? Sendo que tenho há mais de cinco anos estes problemas.
    Aguardo retorno.
    Desde já agradeço.
    Ana Cruz

  122. 122 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 23:52

    Regina, pólipos de vesícula biliar menores que 5mm devem ser acompanhados com ultrassonografia, com intervalos que variam de 6 meses a um ano.

  123. 123 Dr. Fernando Valério
    14.10.2010 às 23:53

    Ana Cruz, a princípio a cirurgia pode ser realizada por vídeo-laparoscopia do mesmo modo que qualquer outra cirurgia para a retirada da vesícula biliar.

  124. 124 Ana Cruz
    15.10.2010 às 12:52

    Agradeço o esclarecimento, só gostaria de fazer uma outra pergunta, qual o risco de passar por esta cirurgia se tiver engravidado nos ultimos 15 dias? e ainda não constar em exames.

  125. 125 filipa
    15.10.2010 às 16:22

    ola diz uma endoscopia abdominal alta no qual me fizeram uma biopsia que acusou hiperplasia foveolar. gostava de saber o que é ao certo e quais os sintomas. pois tenho andado com enjoos , nauseas e com ma disposiçao. obrigado

  126. 126 izilda
    16.10.2010 às 10:54

    Dr.Fernando,fiz endóscopia e o resultado foi,gastrite enantématica antral leve e bulboduodenite enantemática leve.Tambem fiz uma colonoscópia e o resultado foi colite microerosiva leve do Ileo terminal e ceco.gostaria que sr me desse algumas informaçoes,muito agradecida.

  127. 127 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 00:21

    Ana Cruz, se você estiver grávida, é melhor aguardar para realizar o procedimento cirúrgico, já que esta é uma fase muito frágil do período gestacional.

  128. 128 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 00:24

    Filipa, a hiperplasia foveolar pode representar um quadro de inflamação do estômago e cursa com sintomas de dispepsia (má digestão).

  129. 129 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 00:36

    Izilda, os seus exames mostram que você apresentava inflamações no estômago, duodeno e intestino grosso. Todos estes quadros são tratados com medicamentos.

  130. 130 izilda
    17.10.2010 às 01:33

    Dr.Fernando,estou tomando omeoprazol de 20 e mesalazina de 800, será que o procedimento está correto ou devo consultar outro médico. Obrigada

  131. 131 Eduardo
    17.10.2010 às 10:02

    Dr Fernando
    Há cerca de 5 dias atras tive um crise de dores abdominais e nas costas do lado direito, vomito que me levaram a uma emergencia no hospital. apos ser medicado com buscopan e profenid, a dor amenizou muito fix exame de sangue e contatou leucocitose(>18mil) urina escura(cha mate),porem me snti bem melhor , sai do hospital e fui orientado a retornar no dia seguite para ultrasonografia, me alimentei normalmente ,tomei laxante e luftal ,como preparativo para o exame no dia seguinte.
    Acordei otimo sem dor nenhuma urina normal ,porem no exame constatou-se 2 calculos sendo um de 1,5 cm e outro de 0,5 cm,: Vesicula hidropica de paredes espessas e regulares apresentando no seu interior imagens calculosas calicinais de ate´1.6 cm
    Figado baço pancreas vias biliareases etc Ok
    porem como conclusao; Colicistografia calculosa associada a processo inflamatorio agudo da vesicula biliar(colecistite aguda) necessaria cessetação clinico/laboratorial.
    Em seguida os medicos resisdentes desse pronto socorro, me disseram que eu eteria que retirar a vesicula por meio de uma cirurgia aberta imediatamente,para evitar complicaçoes.
    Questionei a respeito da possibilidade de tratamento medicamentoso visto que há uma infecção por conta da leucocitose ,ou mesmo de uma videolaparoscopia, haja visto que meu estado era nitidamente melhor nao tive febre nem ivtericia estava me alimentado ja normalmente 2 dias apos dar entrada no hospital.
    E me disseram que o prpcedimento diferente ao cirurgico aberto nao era o correto se negando a me medicar para posterior avaliação talvez ate um a video laparoscopia que disseram nao se aplicar ao caso.
    Enfim , abandonei o hospital sem alta.
    Hoje 5 dias apos o incidente estava me sentindo otimo ,ja me alimentando normalmente apesar de estar há 4 dias sem ir ao banheiro apos o laxante, porem hj senti dor nas costas ,refletindo para o figado vesicula como um calor azia, enfim Dr peço por facvor sua orientação ha ja visto que nao estou tomando nenhum medicamento e talvez ainda esteja com a infalmação da vesicula,se devo voltar aum pronto socorro em urgencia , ou me medicar e consultar um medico sem tanta urgencia,pois infelizemmnte nao possuo convenio ,somente o SUS

    Agradeço sua tenção e agurado ancisoso sua resposta , no momento sinto colicas.

  132. 132 Alex
    17.10.2010 às 10:44

    Dr. bom dia, em primeiro lugar saiba que seu trabalho neste espaço é de uma humanidade fantastica. Obrigado por este trabalho de informar sobre algumas doenças. Dito isso, gostaria de saber se o esofago em quebra nozes, afeta a garganta, tipo deixa ela vermelha,globo e arde, tenho buscado informação desta doença, mas acredite muitos médicos não a conhece.
    Agradeço!

  133. 133 drfernando
    17.10.2010 às 23:25

    Izilda, por razões éticas não comento sobre medicações prescritas por outros profissionais.

  134. 134 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 23:28

    Eduardo, você deve estar apresentando um quadro infeccioso e inflamatório da vesícula, ou até mesmo do pâncreas. Portanto, é necessário que procure um Pronto Socorro com prontidão.

  135. 135 Dr. Fernando Valério
    17.10.2010 às 23:29

    Alex, o esôfago em quebra nozes representa uma alteração da contratilidade esofágica severa, o que pode predispor ao refluxo do conteúdo ingerido, fazendo com que ocorram repercussões em orofaringe.

  136. 136 Adriana
    18.10.2010 às 10:30

    Dr. Obrigado por me responder,
    Entao posso nao ter inflamacao da mucosa e ter gastrite????? tambem estou esperando o resultado da biopisa, o medico busca na biopsia??? celulas de cancer, virus, bacterias?
    muito obrigado mas uma vez.

  137. 137 Dr. Fernando Valério
    18.10.2010 às 22:30

    Adriana, a gastrite representa a inflamação da mucosa do estômago.

  138. 138 Susana
    21.10.2010 às 11:43

    Tenho sentido dor forte lado direito abaixo costelas e por vezes propagasse as costas , enjoo tudo piora quando como gordura legumes e fruta…Por vezes acordo noite com dores e mau estar enjoo rrivel e o coraçao muito acelerado…Por vezes ate parece que nao consigo respirar com dor…
    O que poderá ser doutor? Sera visicula?O que acha que devo fazer sera passagiro ou devo recorrer medico.

  139. 139 Cristiane
    22.10.2010 às 01:45

    Dr.Fernando tenho uma amiga que esta hospitalizada,fez retirada do câncer no intestino e recuperou-se. Mas com quimio ela teve que tirar um ovário que cresceu demais devido a quimio e depois tirou utero,ovário(tirarão toda essa região.
    Quando voltou para casa ficou um dia e retornou pois o intestino baixou por causa, dizem os médicos do vão que ficou da retirada do útero,deu obstrução,operou…..foi para o quarto e passou 4 dias e fez mais 2 operações (uma porque obstruiu e outra para fazer limpeza pois inflamou a região da operação) e hoje Dr. ela fez mais uma porque esta com aquela bolsinha para sair as fezes e não saiu,eles tiveram que abrir para retirar as fezes que estava já causando inflamação intestinal. Enfim dr, não sabemos mais o que pensar de tantas operações estamos pensando em trocar ela de hospital,estamos com medo de perde-la pois o médico disse que é como o intestino dela estivesse murchando. Em palavras claras dr, o que sera que esta acontecendo? Negligencia? operações demasiadas? Não sei o que pensar e o que esperar por favor dr, de uma luz (ela anda febril e faz uma semana que não toma agua e se alimenta pela sonda,mas tem muita vontade de viver!!!!! Obrigado.

  140. 140 Dr. Fernando Valério
    22.10.2010 às 16:12

    Susana, existem várias razões digestivas para os sintomas descritos por você, como por exemplo, cálculos de vesícula. Por isso, é importante que você procure um Gastroenterologista para definir as razões para os seus sintomas.

  141. 141 Dr. Fernando Valério
    22.10.2010 às 16:41

    Cristiane, as grandes cirurgias abdominais sempre podem gerar a presença de aderências no futuro, o que levaria a quadros suboclusivos ou obstrutivos do intestino. Por isso a sua amiga evolui com tais alterações, e que infelizmente podem necessitar de procedimentos cirúrgicos.

  142. 142 Tamires
    24.10.2010 às 02:44

    Dr. Fernando,em março estava com o hábito intestinal alterado as vezes com constipada, as vezes com fezes amolecidas, sendo que sempre foi normal (acredito que tenha sido por causa da faculdade, em época de prova, muda tudo, sou muito ansiosa) tive uma diarréia e no mesmo dia a noite fui fazer xixi e ao soltar um pum, saiu algo q pensei que era fezes amolecidas, no entando ao olhar o papel higiênico era algo parecido com catarro c raios de sangue vivo e ao olhar o vaso tinha a mesma coisa, fui ao médico ele me recomendou alguns exames e fibras, no entanto alterei minha alimentação, mas não cheguei a fazer os exames porque meu plano tava atrasado e também não tive mais nada. Então hoje acordei com dor de barriga, muito peristaltismo, e tive fezes amolecidas de novo, voltei a dormir e senti a mesma coisa, fui ao banheiro e quando vi o papel não tinha fezes como mais cedo era o tal do “catarro” com sangue de novo. Dr. eu queria saber o que poderia ser, será parasitose, ou algum quadro inflamatório. ahh e também sinto umas pontadas no ânus de vez enquando que incomodam um pouco. Desde já agradeço a atenção.

  143. 143 Tamires
    24.10.2010 às 03:43

    Esqueci de falar que desde março perdi em torno de 5 quilos.

  144. 144 Dr. Fernando Valério
    24.10.2010 às 16:22

    Tamires, o sintoma de sangramento com as fezes ou secreção, independente da presença de fezes, recomenda um exame da região anal e intestinal. Desta forma, você deverá realizar os exames solicitados pelo seu médico.

  145. 145 Paticia L.
    27.10.2010 às 05:12

    Dr.Fernando..
    Tive bb a exatos 6 meses (parto cesariana), antes e durante a gestação tive problemas com intestino preso, porém nunca foi um incomodo mto grande, desde que o bb nasceu sinto meu abdómen dolorido (constante), tenho náuseas, sinto a barriga pesada, sempre com aquela sensação de intestino cheio, continuo com a dificuldade de ir ao banheiro, mudei minha alimentação e fez o efeito ao contrario passei ir mtas vezes ao dia. Vi um vídeo seu falando sobre a síndrome do intestino irritável, ocorre que estou em pleno tratamento psicoterapico devido a um trauma na gestação (morte na família) fiquei com transtorno de ansiedade e psicossomatica…cheguei ir ao clínico fiz ultra abdominal e uma serie de exames de sangue e tudo estava normal, gostaria de saber se oque tenho pode ser essa síndrome, se devo ir ao um gastro…ainda não tomo nenhum remédio (antidepressivo) pq estava amamentando, sofro com mtas dores e não sei como proceder. O que posso fazer para aliviar os sintomas.

    Desde já agradeço sua atenção

  146. 146 Paticia L.
    27.10.2010 às 05:16

    Complementando os sintomas, sinto como se fosse sufocar e logo em seguida suor frio, arrepios e cólicas.

  147. 147 Dr. Fernando Valério
    27.10.2010 às 22:39

    Patricia L, a presença dos sintomas relatados é compatível com a possibilidade da Síndrome do Intestino Irritável. Por isso, é importante que você seja avaliada por um Gastroenterologista ou Proctologista.

  148. 148 Daniel Umberto Coelho
    29.10.2010 às 14:08

    Ola boa tarde tenho uma menina de 11 anos e ontem ela teve alta de uma cirurgia do apendice pois tanto no hospital quanto agora em casa ela se queixa de um mau estar no estomago sente nauseas o tempo todo so de sentir o cheiro de um alimento eu questionei com o medico ele orientou que iria passar com o decorrer dos dias mas ela nao consegue se alimentar corretamente e agora esta com diarreia eu acho que ela precisa de algum remedio que controle seu estomago para acalmar as ancias de vomito para que ela venha tomar liquido e se alimentar que se acha sem obrigado.

  149. 149 Dr. Fernando Valério
    30.10.2010 às 07:27

    Daniel Coelho, caso a sua filha esteja mantendo este quadro, seria interessante que ela fosse reavaliada por algum médico da equipe que a operou. Em geral o quadro é transitório e decorrente do próprio procedimento e do uso de medicamentos, mas a persistência dos sintomas faz com que a avaliação médica seja necessária.

  150. 150 iales souza da silva
    02.11.2010 às 11:04

    bom dia D.fernando valério,estou agôniada, e por causa da da diculdadede de se conseguir um médico gastro pêlo orgão publico, estou á 6 mêses sem saber o que tenho,á 1 mês eu fiz um ultrason do abdome total e não deu nada, aparentemente parece estar tudo bem, mas desde do primeiro dia que passei mal, sinto ância de vomito contante e dores abdominais do lado esquerdo e muintos gases, tanto que estes gases atacam minha coluna e minha perna,e todo vez que eu sinto vontade de defecar, sinto ância de vomito mais forte. No primeiro dia que passei mal vômitei,deu febre e muinta diarreia até o terceiro dia,quando então apareceu uma amiga minha e desse que achava que estava com verme, tipo ameba, na começo eu sentia um bolo na garganta e acreditei que realmente poderia ser ameba então tomei remédio para matálas, secnodazol de 1000, uma duas vezes, dando um tempo de 15 dias,sente uma melhora a diarréia passou e ãncia de võmito ficou bem leve, mas os gases pioraram e até hoje sinto ãncia de vômito e toda que vou ao banheiro sempre piora, fiz uexame de fezes, sangue e urina á 2 meses e deu ameba eu não acreditei depois de tomado tanto mádicamento não ter as matádo, mas tomei de novo remédio, e repite o exame de fezes e não deu mais nada, mas ainda me sinto mal ,com as mesmas dore no abdome e ância de vômito cada vez pior, por favor,se o sr puder responder estou á espera isso é muinto importante para mim ,obrigada pela oportunidade de expor os meus problemas.

  151. 151 Dr. Fernando Valério
    02.11.2010 às 22:27

    Iales, existem diversas causas para os sintomas de gases intestinais, desde a dieta, infecção, problemas inflamatórios e funcionais do intestino. Por isso, é importante que se procure um Gastroenterologista para avaliar o quadro com maior profundidade e atenção. Além disso, outros exames laboratoriais e de imagem podem ser necessários.

  152. 152 Marcia Hemeque
    04.11.2010 às 00:04

    Dr. Fernado
    Tenho uma filha de 13 anos e a um e meio que ela já menstrua. Mas nos últimos seis meses ela vem sentido dores abdominais muito fortes e tb no anus.
    Já passei em vários médicos fiz vários exames e ultrason e os dois últimos médicos que eu a levei diagnosticaram que seria popularmente conhecida com dor do meio.
    Mas mesmo assim tenho muitas duvidas sobre este assunto. È normal mesmo esta dor?, Pode ter outro problema relacionado com estes sintomas? Como amenizar ou tratar estas dores?

    Atenciosamente

    Márcia

  153. 153 viviane caifa
    04.11.2010 às 12:54

    Boa tarde Dr.Fernando valerio,
    fui atendida nas urgencias com febre alta de 40°, e unscaroços na verilha do lado esquerdo,fiz exames de sangue e radiografia do corpo todo, o medico que me atendeu disse que era grave o que eu tinha e me passou para uma gastro-enterologie, a mesma disse a mim que eu estou com uma inflamaçao no figado e uma infecçao no ventre, e os caroços na verilha nao era ingua,disse que era grave o meu caso, que poderia ser um tumor ou mesmo um cancer, ela me pediu exames de sangue e exame de colonoscopia,fiz esse exame de colonoscopia ontem pela mesma medica,teve 7 retiradas para biopsia,mas o que esta me deixando mais desinquieta é que ela mandou a secretaria marcar um retorno so pra daqui 1 mes, sendo que ela disse que era grave e agora fico aqui pensando mil coisas em 1 mes,minha duvida é,, é normal casos graves aguardar 1 mes para resultado de colonoscopia com biopsia!ela me deixou tao assustada com as palavras e na hora do exame nao disse nada para me tranquilizar ou me deixar pior,silencio total,eu e meu marido so pensamos no pior.as vezes penso se fosse grave ela teria dito ontem na hora do exame,ou o procedimento é assim mesmo Dr.Fernando valerio?temos que aguardar para saber se temos algo de grave ou nao! obrigado

  154. 154 viviane caifa
    04.11.2010 às 13:04

    esqueci me de resaltar,meu atendimento foi feito nas urgencias do hospital em luxembourg-franca,as vezes fico meio apavorada com os medicos daqui,eles sao diretos e falam coisas sem ter a certeza deixando o pasciente em desespero ate que sai os resultados final,nao vejo amor nem compreensao neles,podem quem quiser falar mal dos medicos do brasil,como vejo em varios sites por ai,mas os medicos brasileiros agem com humanidade, amor e compreesao,ao contrario do que tenho vivido fora do meu pais,espero que o resultado dos meus exames seja todos bons,e que deus me de forca e saude para nao mais precisar de medicos enquanto aqui estiver.

  155. 155 Dr. Fernando Valério
    04.11.2010 às 22:30

    Marcia Hemeque, a dor do meio do ciclo menstrual realmente ocorre, e pode ser a causa da dor da sua filha.

  156. 156 Dr. Fernando Valério
    04.11.2010 às 22:35

    Viviane Caifa, recomendo que você pegue o resultado da biópsia e leve para o médico que vem lhe atendendo. Assim você poderá ter um acompanhamento mais preciso do seu caso e com mais agilidade.

  157. 157 iales souza da silva
    10.11.2010 às 09:31

    bom dia dr.fernando valério, é iales que estar falando de novo, dá outra vez que eu escrevi esquece de informa minha idade,tenho 24 anos e uma filha de 4 anos e sou de salvador,ainda não pude procurar um médico gastro, pois estou para fazer uma endoscopía, fui á um médico clínico geral publico e só consegui pegar um requisição para fazer o exame de endoscopía, na realidade nem cheguei á falar com com o médico a assistesnte dele é que me deu a requisição, a minha duvida é saber se eu devo fazer a endoscopía normal ou com biópsia, quer dezer em alta, pois não sei eu estiver com bactéria se vai ser possível ver pelo exame simples que a endoscopía normal, pois ainda continuo sentindo ância de võmito e dores leves no abdome do lado esquerdo constantemente e muintos gases, sinto até dores em cima do peito e dores leves na cabeça, dezem que é por causa dos gases,estou extremamente preocupada, e quado fico nervosa a dor piora e a ância de vômito também,e quase todas vezes, que eu sinto votade de defecar, sinto vontade de vômitar, apezar que durante estes 5 mêses, que estou assim, só vômitei o primeiro dia que passei mal, depois que eu tomei remédio de verme o secnodazol ,melhorei muinto e a dearréia nunca mais sente só mesmo a ância de vômito e as dores leves no abdome esquerdo, por favor me diz que devo fazer a endoscopía normal ou com biópsia o que o senhor acha da minha situação, estou fazendo tudo por conta própia, pois se eu for de depender de um médico gastro público, vou morrer assim, é muinto difícil marcar uma consulta mas vou tentar conseguir depois que eu fizer o exame da endoscopía,que vou fazer pago,me diz um hospital ou clínca, que esse exame possa ser bem feito, estou para ir no sequiba(serviço de quimioterapia da bahia) ,que fica na avenida princesa isabel , é o lugar mais barato que eu achei, mas dezem que lá é bom, apezar do valor o que devo fazer, me ajuda, estou á esperra de respostas isso é muinto importante pra mim, obrigada pela oportunidade de expor o meus problemas, tenha um bom dia.

  158. 158 lindalva
    10.11.2010 às 11:41

    Dr, fernando bom dia. stou com ulcera grau 2 e a bacteria h pillory. mais fiquei preocupada . com uma antrite severa.e esofagite. ja marquei um gastro . sempre dou uma olhada no seu blog e adorei.quero tirar algumas duvidas. obrigada.

  159. 159 Dr. Fernando Valério
    10.11.2010 às 15:55

    Iales, caso você queira pesquisar a presença da bactéria Helicobacter pylori, você deve realizar uma endoscopia com biópsia para pesquisa da bactéria. Quanto a lugares para realizar o exame, por razões éticas não posso fazê-lo.

  160. 160 Dr. Fernando Valério
    10.11.2010 às 16:06

    Lindalva, saiba que mais de 90% das úlceras são causadas pela bactéria Helicobacter pylori. Por isso, o tratamento da lesão ulcerosa consistirá em erradicar a bactéria. Quanto a esofagite e gastrite, elas serão tratadas com medicamentos que diminuam a acidez do estômago.

  161. 161 kaic luan
    16.11.2010 às 18:58

    to com a bactéria h-pylori tomei o remédio pyloripac ibp 28 ja terminei o tratamento ja tem 2 dias. Quero saber se a pessoa ainda continua sentindo reações como: tonturas, enjôo, estômago alto como se estivesse impachado?
    obrigado.

  162. 162 Dr. Fernando Valério
    16.11.2010 às 22:22

    Kaic Luan, como a medicação é realmente muito forte, você pode sentir os efeitos colaterais dos remédios por alguns dias.

  163. 163 Marcia
    16.11.2010 às 23:43

    Olá,meu nome é Marcia tenho 29 anos, estou com uma grande duvida e se puderem me ajudar ficarei muita grata, o que acontece é que em maio tive um epsodio de diarréia com sangue(um único epsodio) depois observei muco e desordem ,dias ia ao banheiro duas vezes no outro nenhuma, fiz colono e deu : MUCOSA DO ÍLEO TERMINAL DENTRO DOS LIMITES DA NORMALIDADE. MUCOSA RETAL: RETITE CRÔNICA INESPECIFICA,NÃO ULCERADA, SEM GRANULOMAS,SEM CREPTITE. o médico disse se tratar de RETOCOLITE, começei a usar pentasa supositorio, como troquei de cidade,procurei outro médico pra saber se deveria continuar o tratamento, é para minha surpresa ele disse que eu não tenho retocolite e sim retite como diz no exame,e que eu não terei isso pra vida toda como a retocolite. disse pra eu usar o pentasa mais um mês pra fechar 3 mês de tratamento.gostaria de ressaltar que não tenho diarréia,minhas estão normais ,vou aos pés uma vez por dia,mas observei sangue mais algumas vezes,e também já vi um pouco de inflamação.não tenho dores nem febre,só gases e a barriga um pouco barulhenta.a única coisa que os médicos concordam é que a inflamação é leve.
    Grata

  164. 164 vinicius
    17.11.2010 às 00:13

    ola Dr. Fernando Valério boa noie
    tdu ben con voc? nunca entrei nesse saite primeira vez descobri ele no google por acazo hehe .no web saite onde ten o nome email coloquei o saite daqui mesmo n sei oq é isso . bon dotor é o seguinte ate tenho vergonha de dizer mas vo falar ne c n como vc vai poder me ajudar ne . olha só to con muito mas muito pelo ou pentelho n sei qual é o certo vc deve saber na parte do meu
    anus e me coça muito deves enquando oq sera isso fernando ? sera algun tipo d verme? me da uma dica q n aguento mas á lembando tenho 26 anos e acho q isso nao é normal n espero um retorno seu abraços.

  165. 165 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 13:27

    Marcia, a retocolite também evolui com uma inflamação do reto, mas a diferença é que ela é uma doença crônica e com consequências mais sérias. A retite pode ser apenas um episódio isolado na vida, e de causa inespecífica. Pelo resultado da sua biópsia, por enquanto deve-se pensar apenas em retite para o seu diagnóstico.

  166. 166 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 13:28

    Vinicius, a coceira na região anal é denominada prurido anal. Existem diversas causas para este problema, com respectivos tratamentos. Por isso, recomendo que você procure um Proctologista para ajudá-lo.

  167. 167 lela
    17.11.2010 às 15:11

    Doutor,

    estou sentindo enjoo a 3 dias, sinto fome e não tenho vontade de comer,sensação de estufamento, tentei vomitar e a única coisa que saiu foi saliva com secreção que parecia sangue,lembro que tive esses mesmos sintomas durante a minha gravidez, minha filha está com 2 meses, fui para a emergencia e o médico apertou a minha barriga e a única coisa que senti foi vontade de vomitar, não passou nemnhum exame, só receitou um remédio para refluxo gastroendofágico(acho que é esse o nome, não lembro bem)estou com muito medo de que seja algo grave, o que devo fazer e o que pode ser,é normal sair sangue?

  168. 168 lela
    17.11.2010 às 15:17

    ah, tenho muito medo de tentar vomitar pois não quero ver o que vai sair.

  169. 169 Dr. Fernando Valério
    17.11.2010 às 22:24

    Lela, obviamente não é normal que se apresente vômitos com sangue. Por isso, procure um Gastroenterologista para avaliá-la. Possivelmente ele solicitará uma endoscopia digestiva alta para você.

  170. 170 Gabriela
    18.11.2010 às 18:45

    Olá.. A mais ou menos umas 3 semanas eu venho sentindo uma dor orrivel nas costa, e de 1 semana pra ca, venho sentindo algo no meu abdomem. Algo se mexendo levemente, e fazendo algum volume(pouco). quando passo a mao seinto esta bolinha, mas nao doi nem nada, e e acima do umbigo.Sera que posso estar gravida e nao ter tido atraso emstrual, e o bebe esta crescendo e nao estou me dando conta, pelo menos ate agora. Mas é acima do umbigo que sinto este negocio se mexer e nao doi. Obrigada.

  171. 171 Dr. Fernando Valério
    18.11.2010 às 20:57

    Gabriela, estas alterações podem ser decorrentes de problemas gastrointestinais. Quanto a gestação, sugiro que você procure o seu Ginecologista para avaliar este quadro e solicitar exame laboratorial se necessário.

  172. 172 Ana Cruz
    19.11.2010 às 20:53

    Olá Doutor, fiz uma colecistectomia no dia 17, estou me recuperando, porém sinto muita dor no ombro direito, gostaria de saber se tem alguma relação? desde já agradeço a atenção.

  173. 173 andrea regina da silva
    19.11.2010 às 22:54

    boa noite dr. estou fazendo acompanhamento medico pra me tratar de esofagite,estou fazendo uso do NEXIUM(20mg) 1 cp. V.O 12/12hs e motilium antes das refeições,por 6 semanas meu medico me avisou que se caso não melhorar terei que fazer outro exame clinico para uma operação do estomago.se possivel gostaria de saber se realmente não existe outro medicamento para que eu possa evitar a possivel operação.muito obrigado

  174. 174 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 08:10

    Ana Cruz, às vezes na cirurgia de vesícula há um acúmulo de líquido próximo do músculo diafragma, que é irritado. Este músculo gera dor, que é irradiada para o ombro e pescoço. Além disso, a própria distensão deste músculo causada por esta cirurgia, já poderia fazer isto. O importante é que este é um sintoma passageiro.

  175. 175 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 08:12

    Andrea Regina, atualmente há uma tendência a se manter com o tratamento clínico para o tratamento do refluxo. Sendo assim, caso esta medicação não surta efeito, é preciso avaliar novas possibilidades. Além disso, é interessante que você mantenha uma dieta adequada.

  176. 176 Dalviene
    20.11.2010 às 17:39

    Boa tarde DR.fiz uma endoscopia com biopsia resultado edema,atividade inflamatoria ausente, infiltrado linfoplasmocitário escasso, inflitrado neutrofílico ausente, isso e grave me responde pofavor e que so vou no medico em janeiro naõ tenho convenio,muito obrigado.

  177. 177 Dr. Fernando Valério
    20.11.2010 às 18:24

    Dalviene, este resultado mostra apenas um pequeno inchaço na mucosa do estômago, sem processo inflamatório associado. Ou seja, a biópsia é praticamente normal.

  178. 178 Dalviene
    21.11.2010 às 10:09

    obrigado Dr. Fernando.Assim posso ficar mais tranquila.

  179. 179 Maria Marta
    21.11.2010 às 11:53

    Dr. Fernando, bom dia. Gostaria que mim orientasse sobre o exame que fiz de esofagogastroduodenoscopia. Pois constatou que o teste de uréase deu negativo, tanto que a cor para o procedimento para a h.pylori estava amarelo, depois de dois dias ficou vermelho, realmente eu estou com a bacteria sim ou não?

  180. 180 Dr. Fernando Valério
    21.11.2010 às 22:50

    Maria Marta, o teste da urease se caracteriza pela cor roxa quando dá positivo.

  181. 181 Ana Cruz
    23.11.2010 às 00:00

    Olá Dr. Fernando, como já havia comentado antes, fiz uma colecistectomia no dia 17,mas continuo com a barriga bem inchada, quanto tempo leva para voltar ao normal a barriga?

  182. 182 Dr. Fernando Valério
    23.11.2010 às 00:01

    Ana Cruz, o abdome distendido pode perdurar por até 30 dias após a cirurgia laparoscópica.

  183. 183 Jorge Luiz
    23.11.2010 às 11:24

    Prezado Dr. Fernando,

    Tenho um diagnóstico de Apendagite – Inflamação no apêndice do eplipóico.
    Primeiramente fui medicado com Temiram e Flagyl de 12 em 12 horas, por 7 dias.
    Depois tomei por 18 dias consecutivos: Nimesulida, de 12 em 12h e Buscopan composto de 6 em 6 horas.
    Não surtiu efeito e a dor continua. O que devo fazer?
    Obrigado

  184. 184 Cristine
    23.11.2010 às 15:32

    Boa tarde Doutor

    Fiz uma colonoscopia e foi retirado fragmetnos do meu reto pois na colonoscopia deu imfamação do reto com erosões. peguei a amostra e levei a um laboratorio pra fazer a biopsia que deu como conclusão: Retite cronica inespecifica
    Gostaria de saber o que é isso

    Desde já agradeço e aguardo resposta

  185. 185 Vera Lucia
    23.11.2010 às 20:43

    Não aguento mais de dor no peito , pescoço , sinto câimbra , não sei o que é pois já fui em médicos , fiz ultrassom e não sei o que pode ser , assim que tomo um relaxante a dor passa , e quando eu tento carregar uma bolsa de lado tudo dói .
    Será que é o que?

  186. 186 Dr. Fernando Valério
    23.11.2010 às 23:00

    Jorge Luiz, como a dor persiste você deverá ser reavaliado, e se necessário, um novo exame de imagem realizado, para que se tenha a certeza de que o quadro decorre apenas da apendagite.

  187. 187 Dr. Fernando Valério
    23.11.2010 às 23:07

    Cristine, você apresenta um quadro de inflamação do reto, mas sem uma causa específica. Este quadro é tratado com medicamentos.

  188. 188 Dr. Fernando Valério
    23.11.2010 às 23:31

    Vera Lúcia, existem doença inflamatórias que causam tais sintomas. Sugiro que você procure um Proctologista.

  189. 189 Cristine
    24.11.2010 às 01:09

    Doutor obrigado por esclarecer.Gostaria de saber se é algo serio pois nao consigo achar nada a respeito. Estou utilizando Mesacol supositorio de 500 mg dois ao dia

  190. 190 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 07:08

    Cristine, a princípio o quadro de retite inespecífica não é grave, e pode ser tratado.

  191. 191 Sandra
    25.11.2010 às 09:23

    Bom dia Dr.Fernando. Parabéns pelo blog, fiquei surpresa coma agam de informações que encontrei aqui. Bom, a mais ou menos 2 semanas atrás acordei com uma dor abdominal fortíssima, procurei um médico e fiz uma endoscopia (onde foi diagnosticada uma gastrite aguda, inclusive com pontos de sangramento no estomago que me fez rever meus hábitos, vou tomar pantical 40 mg por 10 semanas e na ultrassom abdominal foi diagnosticada vesicula com polipos de 5mm a 8mm, caso cirurgico. Minha pergunta é: o médico disse que posso operar tranquilamente em janeiro (tenho uma viagem marcada) e não senti mais nhum desconforto, voltei a minha vida normal, faço academia,…apenas mudei drasticamente minha alimentação.Existe a possibilidade de que eu venha a ter outra crise (dor) por retardar a cirurgia?

  192. 192 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 09:55

    Sandra, as cirurgias são indicadas geralmente quando os pólipos atingem 1cm. Em estudos mais rigorosos, alguns médicos indicam a cirurgia com pólipos de 6mm. De qualquer forma, esta cirurgia pode ser programada e não há urgência.

  193. 193 arthur
    25.11.2010 às 10:28

    bom dia doutor a 1 ano e meio atras senti dores no estomago fiz endoscopia e acusou pangastrite leve com ausencia de h pylory , qual a origem da pangastrite ja que nao tenho h pylory e nem me alimento tao mal assim

  194. 194 arthur
    25.11.2010 às 10:43

    bom dia doutor a 1 ano e meio atras senti dores no estomago fiz endoscopia e acusou pangastrite leve com ausencia de h pylory apos 1 ano , estou sentindo enjoo so pela manha ao acordar depois passsa sera sinto uma queimaçao no estmago
    que piora ao sentar e dobrar o estomago pq sinto esse enjoo so pela manha sera que a panagastrite pode ter piorado tantoa ssim a o medico me passou pantoprazol de 12 em 12 horas

  195. 195 Dr. Fernando Valério
    25.11.2010 às 16:01

    Arthur, a gastrite pode ser causada pelo excesso de acidez do estômago, dieta inadequada, jejum prolongado, estresse e medicamentos.

  196. 196 arthur
    30.11.2010 às 17:30

    doutor tenho pangastrite leve cronica todo dia cordo meio enjoado e acho que com refluxo pois acordo com gosto azedo na boca essa pangastrite pode estar causando esse enjoo toda manha quando acordo

  197. 197 Dr. Fernando Valério
    30.11.2010 às 22:49

    Arthur, a pangastrite é uma inflamação de toda a mucosa do estômago, e por isso pode estar causando os sintomas citados por você.

  198. 198 arthur
    01.12.2010 às 07:09

    doutor ainda sobre a pergunta acima mais pq essa pangastrite causa enjoo mais quando acordo pela manha e o fato de estar deitado ou estar a um bom tempo sem comer e essa pangastrite leve pode evoluir para ulcera muito rapidamente ou leva um bom tempo obs: depois que levanto e tomo cafe cerca de 1 hora depois vai melhorando

  199. 199 Michelle Ferreira
    01.12.2010 às 14:22

    Dr Fernando Valério,
    Tenho um tio que tem abscesso peri-retal, a uma distancia de mais ou menos de 10cm acima do anus. Gostaria de saber qual seria o melhor procedimento neste caso e se uma laparotomia abdominal seria necessária um desvio de transito intestinal .Estamos com muitas duvidas pois ele é um paciente de 54 e com sindrome de down. Por favor nos ajude com essa dúvida.
    obrigada
    Michelle

  200. 200 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 14:24

    Micehelle Ferreira, este abscesso deverá ser drenado de maneira cirúrgica, e se possível a intervenção deve ser realizada por via anal, sem a necessidade de exploração abdominal (laparotomia).

  201. 201 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 14:30

    Arthur, a pangastrite é uma inflamação da mucosa do estômago, e que causa o esvaziamento gástrico mais lento, o que explicaria as náuseas. A possibilidade de úlcera até existe, mas com o tratamento correto este quadro é improvável.

  202. 202 venilton
    01.12.2010 às 18:46

    Venilton
    Boa Tarde Dr.
    Passei por cirugia da hernia inginal em 20/11/2010 e sai do hospital em 22/11, hoje é dia 01/12 e não tirei os pontos ainda pq. está saindo um pouco de sangue, não tenho dor, mas sempre está minando sangue, estou tomando anti-inflamatório e anti-biótico, gentileza informar se é normar e o que devo fazer para parar de sangrar.
    Obrigada desde já.

  203. 203 Dr. Fernando Valério
    01.12.2010 às 22:43

    Venilton, complicações na ferida operatória, como o sangramento, podem ocorrer. Por isso, siga as orientações do seu cirurgião em relação aos cuidados com a ferida.

  204. 204 tiago
    02.12.2010 às 08:51

    doutor pq a gastrite causa enjoo em mim todo dia de manha visto que quando acordo o estomago esta vazio. o que explica esse enjoo ja que nao comi nada durante a noite e todo dia amanheço enjoado

  205. 205 Dr. Fernando Valério
    02.12.2010 às 09:41

    Tiago, você acorda assim porque o estômago não se esvazia completamente. Além disso, o processo inflamatório causa um reflexo de vômito e náusea.

  206. 206 Giordano
    02.12.2010 às 23:50

    Olá, doutor.
    Meu irmão teve episódios frequentes de diarréia (sem sangue) e vomitou por 2 vezes sangue vivo misturado ao vômito.
    Foi internado. Fez uma endoscopia ontem que, segundo o médico, não mostrou alterações significativas na parede estomacal.
    Já está bem melhor hoje e iniciou a ingestão de alimentos sólidos.
    Porém, ficamos encabulados da endoscopia não ter encontrado nada que justificasse a presença do sangue no vômito.
    Poderia ser um exame falso negativo?
    Como proceder agora?

    Obrigado

  207. 207 miguel
    03.12.2010 às 08:48

    dr todo dia acordo enjoado com muito pigarro uma tosse de vez enquando parece que pra limpar a garganta do pigarro mais nao sinto tanta ardencia no peito mais sim uma queimaçao no estomago , mesmo nao tendo queimaçao no peito isso pode ser refluxo? e o fato de acordar enjoado, pq so fico enjoado ao acordar e durante o dia passa o fato de deitar pode causar enjoo?

  208. 208 João Carlos
    03.12.2010 às 08:55

    Bom dia Dr. Fernando. Ando me sentindo mal nos últimos dias, sinto a minha boca azeda, enjôo, fico arrotando o tempo todo e com um pouco de dificuldade. Sinto também queimação e dores na região do estômago. Tudo o que como me faz mal. O que eu tenho? Devo procurar auxílio médico? Parabéns pelo site e desde já agradeço se puder me ajudar.

  209. 209 Dr. Fernando Valério
    03.12.2010 às 10:57

    Giordano, é difícil primeiramente afirmar se o que vocês viram foi sangramento. Considerando que sim, é preciso avaliar se a lesão sangrante não cicatrizou ou se não foi vista na endoscopia, o que aí sim caracterizaria um exame falso negativo.

  210. 210 Dr. Fernando Valério
    03.12.2010 às 11:05

    Miguel, existe um tipo de refluxo gastroesofágico chamado de refluxo laríngeo, que causa sintomas como rouquidão, pigarro, tosse seca, saliva espessa. O refluxo laríngeo não necessariamente apresenta sintomas torácicos.

  211. 211 Dr. Fernando Valério
    03.12.2010 às 11:08

    João Carlos, genericamente podemos dizer que sofre de dispepsia (má digestão), que se caracteriza por dor de estômago, gases, distensão abdominal, saciedade precoce e sensação de plenitude após as refeições. Desta forma, é importante que você procure um Gastroenterologista.

  212. 212 ANNIE CARDOSO
    06.12.2010 às 15:15

    Dr. há dois meses fiz cirurgia de vesicula, depois disso de vez em quando fico enjoada, é normal?

  213. 213 Dr. Fernando Valério
    06.12.2010 às 22:54

    Annie Cardoso, este não é um sintoma comum após 30 dias de cirurgia, mas pode ocorrer. Avise ao seu médico sobre este sintoma.

  214. 214 Lais
    06.12.2010 às 23:57

    Dr,boa noite
    Meu marido fez um ulrassom e foi dectado vários pólipos na vesícula biliar, com tamnhos de 7mm ,entre outros.
    Em seu exame de sangue foi alterado o valor da “transaminase piruvica” (segunda vez seguida que dá alteraão neste e também no exame de gama.
    Ele foi diagnosticado,há uma semana, com refluxo gástrico.
    Qual a relação entre os fatos? No caso da vesícula, qual o melhor procedimento? Eo que indica essa alteração em seu exame de sangue ?
    Obrigada pela atenção

  215. 215 Dr. Fernando Valério
    07.12.2010 às 06:54

    Lais, em relação aos pólipos de vesícula, como são vários e maiores que 6mm, caso ele apresente sintomas relacionados aos pólipos, pode haver a indicação de cirurgia. A alteração de gama-GT favorece esta indicação. Quanto ao refluxo, atualmente a tendência é tentar o controle dos sintomas com tratamento medicamentoso.

  216. 216 Dienes
    07.12.2010 às 17:47

    Dr, Boa tarde

    Eu estava fazendo aplicação de enzima na barriga, fiz umas 6 aplicações. Logo depois da última aplicação fiquei sabendo que estava grávida. Isso pode prejudicar o bebê?? Tenho feito o pré natal tudo certinho e nas utrassom td indica que está bem. Mas ainda sim fico muito preocupada.

    Obrigada Dr

  217. 217 Adrian Reis
    07.12.2010 às 23:53

    Prezado Dr valério tenho 33 anos. Venho sofrendo com um problema de reluxo, fiz duas indoscopias na 1 pequena inframação no esofago, na 2 tinha uma lesão elevada foi feito uma biopsia onde foi constatado uma lesão elevada, inflamção sem atipias e sinais de malignidade, foi pedido um himuno istoquimico conclusão: inflamação em lamina, quadro crinico..hiperpasicos. O que segnifica e qual tratamento? Agradeço e espero uma resposta.Deus te abençoe…

    Forte abraço!

  218. 218 Dr. Fernando Valério
    09.12.2010 às 08:58

    Dienes, como a sua dúvida é obstétrica, sugiro que o assunto seja discutido com o seu Obstetra.

  219. 219 Dr. Fernando Valério
    09.12.2010 às 09:01

    Adrian Reis, o seu quadro sugere a apenas a presença de um processo inflamatório no esôfago (esofagite), que deverá ser tratada com medicamentos e dieta.

  220. 220 RENATO
    09.12.2010 às 13:18

    DR.Fernando Valério.
    No ano passado tive condiloma, muito pequeno na área externa do anús,foi tratado.Em seguida fiz uma retocolonoscopia e não apareceu nada.Esse ano fiz uma colonoscopia e tinha algumas lesões.levando em conta que a 1 ano não faço mais sexo anal.Ou seja não tive um novo contágio.Faço exames todo mês de HIV e sempre negativo, inclusive outras DSTS.Acabei de fazer a cirurgia para a retirada do condiloma que foi para análise e era condiloma,Graças a Deus.Queria saber se a pomada Xiloproct que estou usando altera o cheiro das fezes e estou muito preocupado por ter voltado, levando em conta que não tive nenhum comportamento de risco.Gostaria de saber se o condiloma sobrevive no intestino?Me disseram que o PH do intestino não é bom para ele se manter.Oque o Dr. tem a falar sobre isso.Estou mega desesperado, me ajuda por favor.
    Grato

  221. 221 silvana de vargas
    09.12.2010 às 18:17

    Olá doutor… eu fui operada neste sábado dia 04/12 as 16:00 e foi retirada a visicula, pois estava inflamada e havia dobrado de tamanho, ao retirarem a visicula encontraram sangue dentro dela poderia me dizer o q isso significa?
    Eu saí do hospital na terça-feira a tarde e continuo inchada da barriga, pernas e pés, incrível como estou inchada parece que tenho 68 anos de idade com os pés redondinhos… e quem passa por mim me pergunta está de qtos meses?
    será que este inchaço vai sumir devagarinho? tenho caminhado sim, pela manhã e a tarde, sinto muitas dores nas costas(lombar) devido ao inchaço, pareço realmente uma mulher grávida. Mas isso some e quantos dias leva pra que eu volte ao normal, sem inchaço? Meus pontos estão muito bem sem edemas nada de manchas as enfermeiras me disseram que está muito bem o meu corte, apenas me encomoda o inchaço?

    Se puder me ajudar agradeço

    abraço

    Silvana.

  222. 222 Dr. Fernando Valério
    11.12.2010 às 07:59

    Silvana de Vargas, a cirurgia para a retirada da vesícula causa distensão abdominal e presença de gases. Quanto ao edema, ele pode ocorrer por várias razões, e por isso é importante que o seu médico seja avisado. Quanto ao sangramento na vesícula, o importante agora é aguardar o resultado da biópsia da peça cirúrgica.

  223. 223 RENATO
    11.12.2010 às 11:02

    Dr.Fernando, me responda a minha pergunta
    Peço a grande gentileza
    Desde já agradeço muito sua atenção
    Minhas fezes estão com um cheiro estranho, pode ser por causa da cirurgia recente ou mesmo a pomada xiloproct.
    Estou também muito Stressado e tomando tamarine.

    Fico no aguardo de sua resposta

  224. 224 Dr. Fernando Valério
    12.12.2010 às 08:51

    Renato, a alteração no odor das fezes é geralmente causado por alterações da dieta, do uso de medicamentos, e de processos infecciosos, inflamatórios ou funcionais. Caso esta alteração persista, entre em contato com o seu médico para comunicá-lo.

  225. 225 Adrian Reis
    14.12.2010 às 00:23

    Boa noite Dr.Mais uma vez gostaria de tirar uma dúvida.Meu médico passou medicamento pra o tratamento da bcteria pylori e o refluxo, mas de um tempo pra cá venho sentindo os mesmo sintomas com mais freqoência, dores, queimação no estômago e na região do torax.Gostaria saber se o medicamento pode ñ ter feito o efeito esperado? Desde já agradeço.. Deus te abençoe um feliz natal e próspero 2011

    Obs: num outro exame foi comentado quadro clinico hiperplasico.Prá esse problema o medicamento são os mesmo?

    Obrigado… forte abraço!

  226. 226 Dr. Fernando Valério
    15.12.2010 às 07:59

    Adrian Reis, primeiramente é preciso saber se a bactéria foi realmente erradicada. Caso a resposta seja positiva, é preciso avaliar se o Helicobacter pylori tinha alguma relação com o seu quadro e se não há outra causa para estes sintomas.

  227. 227 josimaria karla da silva
    16.12.2010 às 17:02

    Olá Dr.fiz uma cirugia de vesicuila a dez dias atrás ficou muito feia tres pontos se romperam quando devo voltar a malhação?

  228. 228 Adrian Reis
    16.12.2010 às 23:16

    Prezado Dr.Bebo cerveja aos fins de semana, pode trazer alguma complicação pra esse meu problema? por favor gostaria de um conselho.

    Desde já agradeço mais uma vez….. Forte abraço!

  229. 229 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 09:49

    Josimaria Silva, como você foi operada há pouco tempo, a liberação para a prática de exercícios físicos deve ser dada pelo seu cirurgião.

  230. 230 Dr. Fernando Valério
    18.12.2010 às 10:02

    Adrian Reis, bebidas alcoólicas sempre trazem muito desconforto ao estômago, e por isso mesmo devem ser evitadas.

  231. 231 aline
    20.12.2010 às 01:20

    boa noite Dr. estou sentindo uma dor meio desconfortavel como se fosse uma colica ja há uns 2 meses nao fui ao medico ja fiz alguns exames ao tempo atras e sei que tenho ovario policistico mas essas dores elas vao e depois volta a minha barriga tha dura e sinto essas dores tanto do lado esquerdo como do direito e como se fosse um puxao no meu umbigo desejo que vc possa esta me esclarecendo asa duvidas do que poderá ser esses sintomas

  232. 232 Dr. Fernando Valério
    20.12.2010 às 09:00

    Aline, o seu desconforto abdominal pode ser decorrente de problemas ginecológicos, gastrointestinais e urológicos. Caso o seu Ginecologista não atribua a dor aos ovários policísticos e você apresente alguma alteração digestiva, seria interessante procurar um Gastroenterologista para avaliá-la.

  233. 233 Adrian Reis
    20.12.2010 às 10:23

    Obrigado Dr.Desde já Desejo um feliz natal pra vc e familia. Que Deus venha te abençoa grandemente na sua ária médica.

    Abraço!!

  234. 234 Jaque
    20.12.2010 às 13:55

    Olá Dr. Estou fazendo um tratamento para verminose, pois estou eosinofilia.
    Tomei Annita e comecei a expelir oxiúrus, sete dias depois tomei Pyr Pan e usando a pomada Foldan, agora estou tomando a segunda dose do Annita. Acontece que todas as noites tenho passado mal com sufocamento e acordo várias vezes pra tomar água pra ver se alivia, agora estou começando com dor na virilha e continuo expelindo oxiúrus mesmo quando faço só urino. Também tenho muita dor de cabeça. Não sei se associo tudo isso aos vermes ou já estou ficando paranóica. Como posso saber se estou expelindo os vermes ou quais os tipos que tenho? Consultei com outro médico do plantão e me receitou também Helmiben NF pra tomar depois do Annita. Não é muito remédio? Me ajude por favor. Preciso de uma orientação.
    Obrigada.

  235. 235 Marcondes
    21.12.2010 às 00:25

    Boa noite, Dr. tenho sentido um desconforto após me alimentar, não chega a ser dor, mas como se o estomago estivesse com dificuldades na digestão, ando meio sem apetite e após comer sinto as vezes vontade de vomitar, não tenho azia, só sinto com se estivesse de estomago cheio o dia todo. Se puder responder.

    Desde já agradeço.

  236. 236 Dr. Fernando Valério
    21.12.2010 às 08:57

    Jaque, para saber se você está evacuando algum parasita, basta colher o material e fazer um exame de fezes.

  237. 237 Dr. Fernando Valério
    21.12.2010 às 09:09

    Marcondes, saiba que você está apresentando um quadro de dispepsia (má digestão), que pode ser causada por uma série de distúrbios, sejam eles de dieta, funcionais ou inflamatórios. Recomendo que você seja avaliado por um Gastroenterologista.

  238. 238 paulo
    27.12.2010 às 14:14

    dr fui operado da visicula e tenho diabetes tp 2, tomo meritor 2/1000 faz uns seis meses, e tenho diarreia diversas veses ao dia.Nos ultimos 15 dias estou evacuando verde gostaria de saber o que é isso pois me deixou muito preocupado

  239. 239 Dr. Fernando Valério
    27.12.2010 às 14:45

    Paulo, existem diversas causas para um quadro de diarréia crônica e alteração da forma e coloração das fezes, que variam de dieta, inflamações, infecções e alterações funcionais. Recomendo que você procure a ajuda de um Proctologista.

  240. 240 regina celia vieira cardoso
    28.12.2010 às 22:10

    oi gostaria de sabe se tem cura no exame que eu fiz deu gastrite cronica antral leve atividade leve associada a helicobacter pylori gastrite medindo 0,3cm de diametro e serio por far vou eu choro tia e noite e o meu primeiro exame dr fernando fala pra e serio vou morre tenho 2 filhos queiria tem + 1 posso tem me responde por far vou de manaus

  241. 241 regina celia vieira cardoso
    28.12.2010 às 22:18

    eu janto normal eu almoço merendo tudo eu nao sinto nada so quando eu nao comou nada ai começa doer poquinho o meu tem cura cronica antral leve atividade leve associada a helicobacter pylori gastrite framento de tecido pardo claro e elastico,referido como de mucosa gastrica medindo 0,3cm diametro o que esso dr e serio vou morrer

  242. 242 Dr. Fernando Valério
    29.12.2010 às 10:13

    Regina Celia Vieira Cardoso, a gastrite crônica causada pelo Helicobacter pylori tem cura, basta que a bactéria seja erradicada através de antibióticos, que serão prescritos pelo seu médico.

  243. 243 ANA
    29.12.2010 às 18:18

    QR.FIZ UMA COLECISTECTOMIA DIA 23/12/2010 E APÓS O PROCEDIMENTO O CIRURGIÃO VEIO ME FALAR QUE A MINHA VESICULA APRESENTAVA UM POUCO DE ADERENCIA DEVIDO AO ANTIGOS PROCESSOS INFLAMATORIOS,GOSTARIA DE SABER SE NESSE CASO A VESICULA É RETIRADA TOTAL OU PARCIAL E SE PODE PREJUDICAR O MEU FIGADO OU ALGUM OUTRO ORGÃO.AGRADEÇO DESDE JÁ;E DESEJO UM FELIZ ANO NOVO PRA VC E FAMILIA

  244. 244 Raphaella
    30.12.2010 às 11:09

    Dr. bom dia!

    Segundo minha mãe, tive Hepatite quando criança.
    È possível que eu seja uma portodara de doença crônica ? Eu posso doar sangue ? Tenho a possibilidade de ficar doente ?
    Nunca tive nem um problema no fígodo, apenas quando criança vomitava muito, mas depois de adulta nunca mais passei por isso, e tenho um hábito alimentar regular , não , não fumo.

    Grata,

    Raphaella

  245. 245 Dr. Fernando Valério
    30.12.2010 às 23:35

    Ana, as aderências junto à sua vesícula biliar representam processos inflamatórios prévios deste órgão, mas não contraindicam a retirada total da vesícula e nem causam problemas a outros órgãos.

  246. 246 Dr. Fernando Valério
    30.12.2010 às 23:48

    Raphaella, alguns tipos de hepatite pode se tornar crônicas, e por isso você pesquisar o tipo de hepatite que teve. Quanto à doação de sangue, os bancos de sangue têm critérios para a aceitação do sangue doado, e a hepatite crônica é um fator de contraindicação.

  247. 247 Juliana Mendonça de Farias
    01.01.2011 às 14:32

    Dr. Boa tarde!

    Estou há três meses com dor abdominal contínua em lugares diferentes, o que dificulta um diagnóstico preciso do médico. Fiz ultrassom abdominal, endoscopia e colonoscopia. O ultrassom não deu nada, na endoscopia indicava gastrite e esofagite ( doenças que eu já tinha) e na colonoscopia foi diagnosticado um adenoma tubular no cólon. Tal adenoma poderia ser o motivo das minhas dores? Além disso, desde que apareceu tais dores nasceu uma espécie de íngua na virilha que não dói, isto é comum?

  248. 248 Adelson Carvalho
    01.01.2011 às 15:51

    Carissímo Dr. Fernando Valério

    Minha esposa deve gastrite de antro e infecção por H.Pylori, fez o tratamento com Pyloripac e 28 dias de Lanzoprazol, após o três dias do término do tratamento, voltou a sentir náuseas e enjôos. Pergundo se é normal ou se o tratamento não fez o efeito esperdo.

    Desde já agredeço pela atenção,

    Adelson Carvalho

  249. 249 Dr. Fernando Valério
    01.01.2011 às 19:45

    Juliana Mendonça de Farias, o seu quadro intestinal deve decorrer de alguma alteração funcional. O adenoma tubular encontrado em seu intestino através da colonoscopia não é capaz de causar dor abdominal.

  250. 250 Dr. Fernando Valério
    01.01.2011 às 19:49

    Adelson Carvalho, algumas possibilidade existem para o caso da sua esposa. Ela pode não ter tratado a infecção pelo Helicobacter pylori. Os sintomas podem não ter relação com a bactéria. Os remédios usados no tratamento podem causar uma gastrite medicamentosa, mas que é autolimitada.

  251. 251 andreia
    04.01.2011 às 12:23

    ola dotor primeira vez que participo,meus finhos,esposo estao com diarreia e vomito e corpo ruim o que posso dar para eles.

  252. 252 Dr. Fernando Valério
    04.01.2011 às 18:15

    Andreia, agradeço a sua visita ao blog, mas saiba que por razões éticas não posso indicar medicamentos através deste espaço. Sugiro que vocês procurem um Pronto Socorro caso o quadro esteja intenso (principalmente em relação às crianças).

  253. 253 Mara
    05.01.2011 às 12:18

    Óla dr Fernando ,tenho 30 anos fiz uma colono e o medico disse ter visto algo que tipo pressiona ou toca meu intestino,ele tirou uma foto,pediu uma ecografia para ver se tava tudo bem com meu útero,também procurei gineco que disse estar tudo bem,o proctolpgista disse para eu não me preocupar que esta tudo bem,que ele não deveria nem ter me falado,e não quiz me dar a foto e disse não precisar fazer nenhum exame a mais,será Dr que posso ficar tranquila,isto me assustou mas ele disse que tumor de intestino se da de dentro para fora e não é meu caso.ele acha que meu útero toca meu intestino.poderia o aparelho usado na colono fazer isto?
    Obrigado.

  254. 254 Dr. Fernando Valério
    05.01.2011 às 22:58

    Mara, eu acredito que o colonoscopista teve apenas uma impressão de que havia uma massa comprimindo o intestino. De qualquer forma, acho interessante que você seja submetida a um exame de imagem mais apurado, como a tomografia computadoriza.

  255. 255 Ana Cruz
    06.01.2011 às 00:51

    Olá Dr. Fernando, passei por uma colecistectomia a quase dois meses, e voltaram as dores no ombro,gostaria de saber se é normal e se tem relação coma cirurgia ainda?
    Obrigado.

  256. 256 Dr. Fernando Valério
    06.01.2011 às 23:17

    Ana Cruz, o esperado é que se as dores no ombro fossem decorrentes da doença na vesícula, que o sintoma desaparecesse após a cirurgia. Desta forma, é interessante que você discuta o seu caso com o seu Cirurgião.

  257. 257 Nathifa
    07.01.2011 às 22:15

    Olá Dr. Fernando
    Parabéns pelo espaço.
    A minha duvida é a seguinte: porque quando vamos realizar exame de raio x de coluna total, é indicado tomar laxantes para esvaziar o intestino?

    Obrigada desde já.

  258. 258 Dr. Fernando Valério
    08.01.2011 às 08:50

    Nathifa, os laxantes são usados em alguns exames radiológicos para que a presença de fezes no intestino não prejudiquem a avaliação das estruturas que estão sendo analisadas no exame.

  259. 259 SILVIA DOMENI
    09.01.2011 às 22:10

    Olá doutor, me chamo silvia e gostaria da sua informção por gentileza. Tenho 32 anos e ao fazer uma endoscopia no mês de dezembro foi diagnosticado uma gastrite de antro e corpo. O médico passou o remédio chamado: Pyloritrat ibp, mas acontece que as reações são horriveis.Como já sofro de dor de cabeça passei a tê-las constantemente, ânsia, dor de barriga e uma sensação horrivel de querer vomitar e além de uma moleza. Gostaria de saber se é normal embora a bula diga que há casos que ocorrem essas reações. Agradeço a atenção, a paciência e que o senhor continue sendo esse excelente profissional. Boa noite.

  260. 260 sirlei
    10.01.2011 às 21:02

    recebi o reusultado do exame de colonoscopia dizendo o seguinte: exame colonoscópico total, franqueamento do aparelho até o ceco, cólon com preparo adequado e pequena quantidade de resíduos líqquidos mucosa colo-retal de aspecto, vascularização, calibre, trofismo e prequeamento normais:lesão polipóide de sigmóide, séssil, de 8mm (polipectomia)
    conclusão: LESÃO POLIPÓIDE DE SIGMÓIDE A\E

  261. 261 Boa tarde Drº Fernando
    13.01.2011 às 15:47

    Fiz a video de retirada das pedras e da visícula dia 10/01/11 agora vou ter fazer um exame p/ ver o figado e o pancreas….não entendi o motivo desse exame,e tenho q. me internar de vespera p/ fazer o tal exame.eles não me explicaram o motivo?o senhor pode me ajudar…

    Obrigada.

    MARIA ANTONIA A.

  262. 262 Juliana
    14.01.2011 às 18:18

    Dr.
    tenho sentido algumas dores do lado esquerdo do abdomen. Já deixei um recado para você aqui no blog sobre esse assunto e voce me aconselhou a ver se nao era algum problema ginecologico ou renal. Já fiz exames e não é nem um nem outro. Esses dias estava lendo seu site e verifiquei que tenho alguns dos sintomas da diverticulite. Dores do lado esquerdo do abdomen, começaram aos poucos e agora estao aumentando, ardencia ao urinar, e diarréia. Será que pode ser diverticulite?
    Fica com Deus!!

  263. 263 DAMIANA MARIA PEREIRA MARTINS DA SILVA
    14.01.2011 às 18:19

    OLÁ DR FERNANDO:
    FIZ UMA CIRURGIA ABERTA DA VESÍCULA DIA 15/12/2010 E 28 DIAS APÓS AINDA VOMITO MUITO PORQUE?FIQUEI FIQUEI 05 DIAS NA U.T.I E MAIS 12 DIAS INTERNADA, TIVE PANCREATITE AGUDA. PORQUE NÃO PARO DE VOMITAR? NÃO TENHO FEBRE NEM DORES SÓ MUITO ENJOO E ANCIA E DOR NA BOCA DO ESTÕMAGO.

    OBRIGADA DESDE JÀ

  264. 264 simone chaves marcelo
    15.01.2011 às 23:17

    Dr.Fernando,
    foi surprendida cm um pólipo na visícula biliar ao fazer uma ecografia do abdome total; o pólipo tem a medida de 4,1mm, nunca senti dor ou mal-estar; estou muito preocupada,por fovor me responda as minhas duvidas:
    Como saber se o pólipo maligno?
    O tratamento e só a cirurgia?
    Existem outros tratamentos?
    Espero ansiosa as respostas.
    Obrigada.
    Simone Chaves
    Brasília-DF

  265. 265 iéte
    16.01.2011 às 22:09

    Dr Fernando gostaria de suas informações sobre o meu caso fiz axames e no meu exame e o resultado fou uma castrite causada pelo Helicobacter pylori, tomei as medicação indicadas pelo minha medica que por sinal não foi baratofiz dieta alimentar, mas nada foi resolvido e as dores não passaram ,após um ano estou sentindo frio de fez enquando muita acidez o tempo todo e muito forte e enjoo o tempo todo amanhã deverei procurar um medico mas como sempre serão meses de consultas e exames …Dr isso não tem cura o que faço para aliviar ate chegar a cura muito obrigado Dr Fernando.

  266. 266 Dinalmir
    18.01.2011 às 23:00

    Dr Valerio, boa noite!

    Hoje estou lhe escrevendo para lhe parabenizar pelo esforço, a dedicação, o compromisso e acima de tudo pela compaixão demonstrada pelos que sofrem, pois num mundo onde o amor da maioria se esfriou ainda há pessoas assim como o senhor que se preocupa com o bem estar das pessoas e é por esse motivo que o senhor é bem sucedido na vida. Uma outra razão é para expressar a minha felicidade de estar o que eu considero curada graças as orientações sábias que o senhor me proporcionou. Tive uma inflamação crõnica no intestino por muitos anos. Procurei a nedicina convencional e só piorava o problema. Durante os 4 meses de tratamento com remédio natural com acompanhamento de um profissional não senti nenhum sintoma. Após o tratamento voltei a sentir tudo de novo. me desesperei e fui a Goiania muito mau.Consultei um gastro que passou uma bateria de exames os quais não acusaram nada. Resultado: o médico me disse novamente que eu tinha síndrome do intestino irritável e me receitou alguns remedios. Acontece que durante o tempo que estive lá não senti nenhum sintoma, comia de tudo. A partir daí passei a relacionar o meu problema ao cloro adicionado á agua que eu bebia na minha cidade, pois durante o tempo que estive lá só tomei agua mineral. Ao retornar passei a ingerir agua clorada novamente e voltei a sentir tudo de novo. Voltei a tomar água mineral e apartir dai nunca mais senti nada.Até a minha comida, suco é feita com a gua mineral O senhor acha que tem alguma coisa a ver? Será que todo o meu problema foi causado pela água clorada?
    Um abraço e tudo de bom para o Senhor.

  267. 267 andreia
    20.01.2011 às 19:45

    Doutor, estou com diarreia 6 dias me receitaram benefiber, isso não vai fazer efeito de ir toda hora no banheiro, fibras????
    Posso tomar repoflor junto???

    Onrigada,

  268. 268 Lucilene
    21.01.2011 às 12:46

    Olá ,DR. Achei super interessante esse site, muito pessoas? Mas eu agora querendo fazer parte dessa turma!
    Minha pegunta é essa , sempre tive problema de estômago, o resultado deu gastrite crônica.Mas sempre minha comida sobe ….mas os medico falam que eu nao tenho refluxo? ..acho muito estranho pq sempre que como sinto muita azia , refluxo ao dormir , parece que eu estou sempre cheia .pra falar a verdade nem sei o que comer ! ja tomei os medicamentos pra Hpylori tab e continuo tendo os mesmo sintomas.

  269. 269 Lucilene
    21.01.2011 às 12:47

    Parabens pelos seu site , quero fazer parte dele!

  270. 270 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 10:00

    Lucilene, para comprovar o diagnóstico de refluxo você deverá realizar exames específicos e funcionais para esta doença, como a pHmetria de 24 horas. Discuta estes exames com o seu Gastroenterologista.

  271. 271 Dr. Fernando Valério
    22.01.2011 às 10:07

    Andreia, algumas fibras são solúveis e absorvem o líquido intestinal, fazendo com que as fezes se tornem mais pastosas e menos líquidas, diminuindo assim a frequência evacuatória. Estas fibras são utilizadas em casos de diarréia crônica.

  272. 272 celia vieira
    22.01.2011 às 15:48

    oi gostaria de sabe se tem cura o meu tramento com pyloripac IBP é muito pelulas eu comecei segunda feira são 9 cartelas de pilulas meu exame deu bacteri Helicobacter pylori os remedio que eu to tumando vai dizeflamar o meu estomago a minha boca fica amarga o dia todo é normal

  273. 273 celia vieira
    22.01.2011 às 15:59

    posso comer tudo quando eu terminar o tratamento eu tomo vitaminada de banana faz mal pra me eu não sinto mais aquela dor forte que eu sentia e dificil so sabado eu sentir de novo a dor mais foi pouquinho

  274. 274 celia vieira
    22.01.2011 às 17:09

    QUANTOS DIA ESSA BACTERIA Helicobacter pylori morre eu não aguento mais essa dor eu to fazendo o tratamento mais ta muito cedo pra fala

  275. 275 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 08:39

    Celia Vieria, o tempo de tratamento mínimo para que a bactéria Helicobacter pylori seja erradicada é de 7 dias. Em relação ao tratamento, ele é efetivo em mais de 95% dos casos. Quanto ao horário e tipos de medicamentos, por razões éticas não discuto a posologia de remédios neste espaço, evitando assim a automedicação. Por isso, entre em contato com o seu médico para ter esta orientação.

  276. 276 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:01

    Dinalmir, o cloro usado na água que recebemos em nossa torneiras está em quantidade muito reduzida e não deveria lhe causar problemas. No entanto, quando se mora muito perto de estações de tratamento de água, é comum que esta venha enriquecida de cobre por causa das máquinas e tubulações. Nestes casos, recomenda-se utilizar um filtro em sua entrada de água a partir da rua. De qualquer maneira, parabéns pela sua melhora.

  277. 277 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:29

    Iéte, primeiramente você deve avaliar se a bactéria Helicobacter pylori foi tratada com sucesso. Caso a resposta seja positiva, a sua médica deverá avaliar outras causas para os seus sintomas que não a bactéria já tratada.

  278. 278 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:36

    Simone Chaves, os pólipos de vesícula são em geral lesões benignas e que não trazem qualquer problema, ainda mais quando são menores que 5mm. Por isso, você deve ficar tranquila e fazer apenas acompanhamento com ultrassonografia.

  279. 279 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:52

    Juliana, as crises de diverticulite são mais comuns em pessoas maiores que 40 anos, e portanto se você estiver abaixo desta idade, este não é o diagnóstico mais esperado para o seu caso.

  280. 280 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 09:54

    Damiana, o seu quadro cirúrgico deve ter sido realizado em caráter de urgência, e foi acompanhado de uma inflamação e infecção importante chamada pancreatite, que com certeza lhe fez receber inúmeras medicações. Por isso, apresentar alguns sintomas é algo aceitável, mas que devem ser tratados. Recomendo que você discuta o seu caso com o seu cirurgião.

  281. 281 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 10:18

    Maria Antonia, como não conheço o seu caso clínico com profundidade, não tenho como lhe explicar a razão da Senhora realizar novos exames após a retirada da vesícula. Discuta este assunto com o seu cirurgião.

  282. 282 Catia
    23.01.2011 às 13:03

    Olá doutor, já fiz uma operação para retirada de cisto pilonidal, gostaria de saber se posso voltar a ter este cisto e se existe algum exame que possa detecta-lo, pois venho sentindo os mesmos sintomas de quando eu o tive.
    Grata.

  283. 283 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 22:42

    Catia, infelizmente o cisto pilonidal é uma doença que pode recidivar em 10% dos casos operados.

  284. 284 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 23:19

    Sirlei, o seu exame mostrou a presença de um pólipo no intestino. O importante é aguardar a biópsia para saber o tipo celular desta lesão.

  285. 285 Dr. Fernando Valério
    23.01.2011 às 23:28

    Silvia Domeni, os medicamentos para o tratamento para a infecção do Helicobcater pylori são fortes e realmente podem causar grande desconforto.

  286. 286 sandra
    25.01.2011 às 14:26

    Dr.tenho fibromialgia, meu intestino é descontrolado, na maioria das vezes preso, outras como agora, estou com muita cólica e diarréia, tomo pantoprazol 40mg e luftal max todos os dias já fazem 4 anos. Gostaria de saber se nos dias que estou com cólicas e diarréia devo ficar sem tomar o pantoprazol e luftal max ou não? ou se o pantoprazol pode estar me fazendo mal por tomar a tanto tempo? Quando estou assim tomo gatorade, agua de côco, suco de limão, mas a diarréia continua, devo tomar remédio pra cólicas, qual? Minha medicação diaria é bromazepan 3 mg pantoprazol 40mg e luftal max e as vezes tomo miosan ou flanax quando tenho muita dor, muito obrigado pela atenção se possível me mande uma resposta, atenciosamente sandra

  287. 287 Dr. Fernando Valério
    25.01.2011 às 16:51

    Sandra, entendo como a fibromialgia pode trazer transtornos, mas por razões éticas não posso comentar ou indicar medicações neste espaço. Espero que você entenda. Quanto à sua hidratação, ela está correta.

  288. 288 Barbara Gonçalves
    28.01.2011 às 13:58

    Dº Fernando, boa tarde!
    Hj tinha uma ultrassonografia total do abdome, fiz o jejum começando pelas 11:00h já q o exame estava marcado para às 17:00h. Quando foi 13:00, esqueçi e provei um pedaçinho de manga (pequeno). Liguei pra saber e a recepcionista foi ríspida e logo dizendo q eu não poderia fazer o exame.A médica q me pediu o exame vai avaliar a vesícula. É realmente verdade isso? Esse pedaçinho poderia realmente interferir na resultado do exame? Por favor o senhor poderia me ajudar??

    desde já agradeço.

  289. 289 celia vieira
    28.01.2011 às 20:43

    oi dr essa dor esta mais forte depois que eu comecei a tumando o pyloripac IBO lonprazol 30mg é noemal essa dor eu não to +++aguentando doi de mais me ajuda bjos

  290. 290 vieira
    28.01.2011 às 20:50

    uma durou 7 dias e o outro durou 28 pyloripac IBO lonprazol 30mg é noemal essa dor eu não to +++aguentando doi de mais me ajuda bjos

  291. 291 regina celia vieira
    28.01.2011 às 23:40

    qual é o sitoma desse remedio lonprazol

  292. 292 Dr. Fernando Valério
    29.01.2011 às 09:01

    Barbara Gonçalves, obviamente um pedaço pequeno de fruta não comprometeria o exame. No entanto, o laboratório tem o direito de exigir que o protocolo de preparo para o exame seja cumprido pelo paciente.

  293. 293 Dr. Fernando Valério
    29.01.2011 às 09:06

    Celia Vieira, saiba que os remédios para o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori são fortes, e que podem causar desconforto. De qualquer forma, é muito importante que você comunique ao médico que prescreveu a medicação sobre a sua evolução.

  294. 294 Gisela Costenaro
    29.01.2011 às 13:35

    Olá Dr.
    Há anos tenho crises de gases, e as vezes obstrução intestinal. Neste momento faz 4 dias que estou com crises, minha barriga fica inchada, dura, não consigo liberar gases, as vezes arroto e a dor se espalha para as costas, principalmente região lombar e até a altura do peito na frente. Tenho vontade de ir ao banheiro mas n consigo, apesar de que n estou com o intestino preso tds esses dias…n sei o que faço…já tomei dimeticona, alivia pouco , depois volta os sintomas…já tomei chás….ah e tb está dando sensação de vazio no estomago, como se fosse uma gastrite leve.Estou meia perdida…será visícula ou apêndice…obrigada desde já. Gisela

  295. 295 Dr. Fernando Valério
    29.01.2011 às 16:40

    Gisela Costenaro, você apresenta um quadro de constipação (obstipação) crônica, e que deve ser tratada por um especialista. Além disso, é importante estabelecer uma causa para tais sintomas.

  296. 296 Elaine
    02.02.2011 às 11:30

    Olá Dr.

    Sou a Elaine tenho 37 anos.
    Já algum tempo noto um risquinho marrom que fica na minha calcinha na parte de trás sepre que evacuava, mas comecei a notar que mesmo quando não evacuava o risquinho marrom aparecia, então pinguei água oxigenada e a mancha espumou ou seja é sangue.
    Em março de 2010 foi numa procto, ela fez o exame físico e disse que eu era muito tensa e por isso do sangue, ela me passou Kawa Kawa, tomei por um mês.
    Também em agosto quando saí do meu emprego percebi que houve alteração no comportamento do meu intestino, antes ele era irregular, agora porém está um relóginho mais está mais fino.
    Estou preocupada, principalmente por causa do sangue, será que tudo isso é normal?
    Muito obrigada

  297. 297 Dr. Fernando Valério
    02.02.2011 às 22:32

    Elaine, a presença de sangue no ânus ou nas fezes é sempre considerada anormal. Por isso recomendo que você procure um Proctologista para avaliação.

  298. 298 Tiago
    09.02.2011 às 00:48

    Ola Dr, Minhas fezes todos dos dias estão saindo com presença de muco Muito, mais de um lado das fezes, noto isso pois evacuo bem duro,e também ao evacuar sinto muita dor como se estivesse rasgando pode ser uma papilite e uma fissura anal? Devo ir a um proctologista? Estou preocupado com essa presença de muco, todos os dias quando evacuo! Desde já muito obrigado!

  299. 299 Dr. Fernando Valério
    09.02.2011 às 22:50

    Tiago, a presença de muco pode representar alguns problemas anais e intestinais. Como você apresenta dor anal, vale a pena procurar um Proctologista.

  300. 300 Julia
    12.02.2011 às 10:19

    oi doutor, fiz a cirurgia de hemorroida em dezembro e gostaria de saber que após a cirurgia podemos ter relação anal

  301. 301 cátia silva
    13.02.2011 às 08:37

    DR. estou tomando medicamento pela segunda vez p combater o h. pylori e faltam tres dias para acabar o omeprazol .tenho que fazer exames de:sangue eas e raio x do toráx para fazer um risco cirurgico para retirada de um pólipo no utero.posso fazer os exames mesmo tomando omeprazol ou este medicamento interfere nos exames?devo marcar o exame para outro dia , visto que me trato pela rede pública e existe uma certa lentidão nas marcações,ou devo fazer o exame e colocar uma observação em anexo. o exame é amanhã me responda se possível dr.grata.

  302. 302 natali
    14.02.2011 às 10:00

    doutor estou sentindo a tres semanas dores na barriga agora ela esta do lado esquerdo e passa para as costas quando doi sinto vontade de ir ao banheiro e vou ate quatro vezes seguido o medico passou buscopam mas a dor nao passa entao receitou diclofenaco e foi o que melhorou mas apos alguns dias a dor voltou o que pode ser tenho trinta e dois anos

  303. 303 elaine
    14.02.2011 às 14:16

    Doutor a 1mês atras eu tive hemorroida graças a deus consegui tratar corretamente desde então eu só tido muitaaa diarreia
    Estou com uma ronquidão a mas de 3semanas e tbeim tenho sentido muita dor de cabeça estou desesperada pois não sei o que é?já fui ao medico e fiz exames mais nada consta

  304. 304 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 09:26

    Julia, caso você já tenha cicatrizado a área operada completamente, a relação anal pode ser tentada. Mas lembro que alguns pacientes têm maior sensibilidade nas áreas que foram operadas.

  305. 305 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 09:39

    Cátia Silva, você poderá realizar os seus exames pré-operatórios, visto que o tratamento da infecção pela bactéria Helicobacter pylori não interfere nestes resultados.

  306. 306 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 09:54

    Natali, saiba que existem diversas causas para o surgimento de dor abdominal (infecciosas, inflamatórias e funcionais). Além disso, diversos sistemas podem ser afetados, como o urinário, gastrointestinal e ginecológico. Por isso, discuta a evolução do seu quadro com o seu médico.

  307. 307 Dr. Fernando Valério
    15.02.2011 às 10:01

    Elaine, você deverá procurar um médico para avaliar se há relação entre o quadro de diarréia e os outros sintomas. Através deste espaço não tenho como lhe afirmar qual a causa dos seus sintomas.

  308. 308 ti
    24.02.2011 às 22:25

    Olá dr. estou com secreção nas fezes…faço tratameto no estomago (H. PYLORI)esta eliminação é normal?o que pode ser e que medico procuro?
    Obrigada

  309. 309 Dr. Fernando Valério
    24.02.2011 às 23:00

    Ti, em geral o tratamento da infecção pelo Helicobacter pylori não causa este sintoma. Desta forma, recomendo que você procure um Proctologista para avaliá-la.

  310. 310 DENISE
    27.02.2011 às 10:45

    Bom dia Dr.Fernando

    Meu marido sentia dorest na barriga e inchava,resolveu fazer exame fezes sangue oculto e deu antamoeba hystolistica,tomou quinoflox e repetiu o exame e nao deu mais,astá bem melhor 90 p.c.,pois tinha tipo diarréia direto,e agora as fezes melhoraram e nao sente mais barriga inchada, mas apos evacuar diz que sente um pouco de dor na barriga, sera que teria que tomar um outro remédio para vermes.

    obrigada

    Denise

  311. 311 Dr. Fernando Valério
    27.02.2011 às 16:37

    Denise, o importante antes de fazer uso de qualquer medicação é procurar o médico que o acompanhava, e que já efetuou um tratamento com sucesso.

  312. 312 Elisangela
    01.03.2011 às 19:37

    Dr Fernando

    Bridas podem causar estrangulamento do intestino?

  313. 313 susana
    04.03.2011 às 14:11

    boa tarde dr Fernando
    o meu pai e uma pessoa com 52 anos tem apeneia do sono e e epiléptico mas o k me incomoda nele e k passa os dias a arrotar e a dar gases.. eu nao sei se e normal mas xega a um ponto k ja nao nos sentimos bem junto dele sera k isso tera um motivo???
    obrigada

  314. 314 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 09:31

    Susana, existem diversas causas para a presença de gases intestinais, como dieta e problemas digestivos. Por isso, é recomendado que se procure um Gastroenterologista para esta avaliação.

  315. 315 Dr. Fernando Valério
    05.03.2011 às 10:16

    Elisangela, bridas e aderências intestinais podem causar obstrução e estrangulamento intestinal.

  316. 316 Zé Miguel
    05.03.2011 às 21:14

    Caro Dr.Valério, tive uma trombo flebite no braço direito em 2008 e desde então tomo varfine com inr entre 1.5/2.0, já tentei reduzir ou parar com a medicação mas a taxa cai acabo por retomar a medicação, será que terei de tomar varfine para sempre? Desde Março de 2010 que me apareceu uma dor nas costelas no lado direito, tenho receio que seja principio de embolia pulmonar mas também já li que o varfine provoca gases. Já fiz uma ecografia nesta zona e não acusou nada de anormal. Se puder ajudar agradeço.

  317. 317 Dr. Fernando Valério
    06.03.2011 às 09:08

    Zé Miguel, entendo a sua dúvida, mas por razões éticas não comento sobre medicamentos neste espaço, assim como a sua posologia. Espero que entenda. Quanto à embolia, este é um quadro agudo e severo, e portanto não acho que seja o seu caso.

  318. 318 Zé Miguel
    11.03.2011 às 07:16

    Sr.Dr. Fernando Valério agradeço a sua resposta, desconhecia as razões éticas que o impedem de comentar medicamentos neste espaço, se soubesse não o teria feito.
    Claro que entendo. Lembrei-me de falar no meu caso porque tenho dificuldades em obter informações. Se a origem dos meus problemas for na pleura que exame terei de fazer? Será que este problema poderá estar relacionado com a coluna?
    Os meus agradecimentos.

  319. 319 leia
    11.03.2011 às 22:48

    obrigado pela as imfonaca eu qeria saber mais sobre pros operatoro de hemorridas mistas jesuse te amo

  320. 320 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:39

    Leia, a cirurgia de hemorróidas é um procedimento simples, mas com um pós-operatório muito desconfortável, e que em geral dura de 20 a 45 dias. Neste período, uma dieta com fibras e cuidados locais devem ser feitos.

  321. 321 Dr. Fernando Valério
    13.03.2011 às 10:58

    Zé Miguel, há um controle muito rigoros por parte do Conselho Federal de Medicina a respeito de opiniões públicas de médicos, seja em revistas, televisão, rádios e internet. A consulta em massa não é permitida, e por isso algumas opiniões não podem ser emitidas aqui. Na verdade, este espaço é tem como objetivo discutir as doenças de maneira geral e não os casos clínicos individuais.
    De qualquer forma, quanto ao seu caso, sugiro que procure um Pneumologista ou cirurgião torácico.

  322. 322 Silvia
    13.03.2011 às 22:01

    Boa noite Dr.
    MInha mãe fez uma cirurgia de retirada de vesicula na sexta feira dia 04/03 que foi muito bem.
    Já voltou a comer um pouco e não sente mais dores como sentia, porém o intestino não está funcionando desde a ultima segunda feira.
    Já faz dias que está tomando um laxante que o médico receitou e hoje também tentou um tipo “enema” mas não deu certo.
    Por favor, o Dr poderia me esclarecer se há alguma relação da cirurgia com essa prisão de ventre ou não?
    Antes ela já tinha intestino preso mas não ficava tanto tempo assim.
    Agradeço muito sua ajuda!

  323. 323 Andreia
    14.03.2011 às 18:07

    Dr. Fernando, gostaria de lhe colocar uma questão. Aqui há uns meses foi-me diagnosticada uma gastrite crónica superficial activa do tipo erosivo localizada no antro. Nas biópsias realizadas vinha a presença de alguns helicobacteri pylori. Após tratamento com omeprazol e antibióticos para erradicar a bactéria e dieta q faço permanentemente, continuo com desconforto intestinal e muitos gases para o final do dia. Haverá alguma de melhorar esta situação ou ficarei pra sempre assim?
    Cumprimentos

  324. 324 Dr. Fernando Valério
    15.03.2011 às 17:24

    Andreia, primeiramente você deverá realizar algum exame para avaliar se a bactéria foi realmente erradicada. Caso a resposta seja positiva, uma nova causa para os seus sintomas deve ser estabelecida, e um novo tratamento instituído.

  325. 325 Dr. Fernando Valério
    15.03.2011 às 17:48

    Silvia, todo procedimento cirúrgico abdominal pode causar o retardo no funcionamento intestinal, o que se denomina íleo adinâmico. Por exemplo, isto é muito comum em no pós-operatório de cesarianas. Por isso, este sintoma deve ser tratado mas não deve gerar maior preocupação.

  326. 326 Silvia
    15.03.2011 às 20:10

    Muito obrigada pela ajuda Dr.

  327. 327 Telma
    20.03.2011 às 08:09

    Ola dr Fernando desejo tudo de bom para si!\
    No inicio do mes edtive uns dias com a boca amarga quando terminava de comer mas la passou,ontem voltou novamente estes sintomas incomodos,eu tomo 2 medicamentos para a ansiedade e panico,prozac e xanax mas ja os tomos ha muitos meses penso nao estar relacionado.Gostaria que me dissesse o que pode levar a ter a boca amarga.
    Obrigada pela a atencao e parabens pelo seu site.
    Telma

  328. 328 Dr. Fernando Valério
    20.03.2011 às 11:55

    Telma, a sensação de boca amarga pode ser decorrente de problemas orais, da dieta e de problemas digestivos. Recomendo que você procure um Gastroenterologista para uma avaliação.

  329. 329 marcos
    06.04.2011 às 15:35

    Boa noite Dr no comeco do ano fiu a praia e peguei uma virose no dia 26 de janeiro de la para frente nao me senti mais bem passe por 2 meses de diareia e fraqueza e nausea fui varias vezes ao medico que fez vairios exames e nao achou nada ate que ele me endicou um remedio para cortar as fezes questran, tomei ele por dois dias e medeu uma forte dor na visicola fui para o hospital e fez uma ecografia que constatou que estava com a visicola enflamada e com pedras grandes meu medico que e gastro disse que tinha que operar fiz a cirurgia faz 7 dias e tive diareia 2 dias sera que e normal Dr estou com muito medo pois achei que a diareia teria terminado e voltou meu medico disse que tenho que ter calma e evitar comoda gordurosa ……

  330. 330 Dr. Fernando Valério
    07.04.2011 às 20:04

    Marcos, se a sua diarréia era causada por um processo inflamatório na vesícula, ela deverá melhorar. No entanto, se não houver melhora, outros diagnósticos deverão ser pensados.

  331. 331 João Sales Oliveira
    08.04.2011 às 19:02

    Boa noite Doutor Fernando!

    estou preocupado com meu exame de urina. exame que resolvi solicitar em um hospital.

    aspecto limpido a ligeiramente turvo
    cor amarelo claro ao amarelo
    determinação do ph 6.0
    densidade 1024
    pesquisa proteina ausente
    pesquisa glicose ausente
    pesquisa cetonas ausente
    pesquisa de bilirrubina ausente
    pesquisa hemoglobina traços
    pesquisa de urobilinogenio normal
    leucocitos 3000
    hemacias 16000
    cilindros 0
    cristais presença de cristais de oxalato de cálcio
    pesquisa de nitrito negativo
    OBSERVAÇÕES: raras celulas

    O Senhor pode falar se é muito sério?

    obrigado

  332. 332 João Sales Oliveira
    08.04.2011 às 19:21

    Continuando,

    esqueci de comentar: Tenho HPB – Hiperplasia Prostática Benigna ; Sem necessidade de operar ou tomar remédio!

  333. 333 João Sales Oliveira
    09.04.2011 às 13:40

    Bom dia Doutor!

    Continuação; faltava o exame abaixo

    acabei de receber ultra-sonografia (que fiz DIGIMAGEM ITAIM BIBI). O RESULTADO FOI:
    FÍGADO COM VOLUME, CONTORNOS E TEXTURA NORMAIS. VASCULARIZAÇÃO SUPRA-HEPÁTICA E PORTAL SEM ALTERAÇÕES.
    VIAS BILIARES INTRA- E EXTRA-HEPÁTICAS COM CALIBRE CONSERVADO.
    VESÍCULA BILIAR COM DISTENSÃO ADEQUADA E PAREDES DE ESPESSURA FINA. AUSÊNCIA DE CÁLCULOS.
    PÂNCREAS COM MORFOLOGIA E TEXTURA PRESERVADAS. AUSÊNCIA DE DILATAÇÃO DO WIRSUNG.
    BAÇO APRESENTANDO VOLUME E TEXTURA NORMAIS.
    RINS TÓPICOS, COM DIMENSÕES, TEXTURA E RELAÇÃO CORTICOMEDULAR CONSERVADAS.
    AUSÊNCIA DE DILATAÇÃO DOS SISTEMAS PIELOCALICIAIS OU DE IMAGENS SUSGETIVAS DE CÁLCULOS.
    MEDIDAS:
    RIM DIREITO: 9,9 CM PARÊNQUIMA RENAL: 1,0 CM
    RIM ESQUERDO: 10,6 CM PARÊNQUIMA RENAL: 1,3 CM

    AUSÊNCIA DE LÍQUIDO LIVRE NA CAVIDADE ABDOMINAL E DE COLEÇÕES PATOLÓGICAS.

    AORTA ABDOMINAL COM CALIBRE PRESERVADO
    VEIA CAVA INFERIOR PERMEÁVEL E COM CALIBRE NORMAL. AUSÊNCIA DE SINAIS DE LINFONODOPATIA.

    COMENTÁRIO:
    ESTRUTURAS ANALISADAS SEM ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS.

    MUITO OBRIGADO PELA VOSSA ATENÇÃO.

    09/04/2011

  334. 334 João Sales Oliveira
    09.04.2011 às 13:57

    O senhor vai ficar bravo comigo, peço desculpas; são as preocupações.

    ESAME DE SANGUE:

    SERIE VERMELHA
    HEMACIAS 4.78
    HEMOGLOBINA 14.9
    HEMATOCRITO 44.6
    VOLUME GLOBULAR MEDIO 93.3
    HEMOGLOBINA GLOBULAR MEDIA 31.2
    CONCENTRAÇÃO DA HEMOGLOBINA GLOB MEDIA 33.4
    INDICE DE ANISOCITOSE (RDW) 13.0

    obs: hemacias normociticas e normocromicas.

    SERIE BRANCA:

    CONT LEUCOCITOS 7.3
    BASOFILOS O
    EOSINOFILOS 1
    NEUTROFILOS MIELOCITOS 0
    NEUTROFILOS METAMIELOCITOS 0
    BASTOES 3
    SEGMENTADOS 57
    LINFOCITOS 30
    MONOCITOS 9
    S/OBS

    CONTAGEM DE PLAQUETAS: 224 mil/mm3

    S/COM.:

    DESCULPE DOUTOR, PRECISO DE VOSSA OPINIÃO. NÃO COLOQUEI TUDO DE UMA SÓ VEZ PORQUE OS EXAMES FORAM LIBERADOS EM DATAS #

    OBRIGADO

  335. 335 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 09:47

    João Sales de Oliveira, agradeço o seu comentário, mas este espaço destina-se a discutir aspectos de doenças, e a pura avaliação dos seus exames caracterizaria uma consulta médica pela Internet, o que é vetado pelo Conselho Federal de Medicina, e que pode gerar a processo disciplinar ético. Espero que entenda e leve os exames para o médico que os solicitou.

  336. 336 João Sales Oliveira
    10.04.2011 às 10:43

    BOM DIA DOUTOR

    DESCULPE-ME, JAMAIS QUERIA UMA CONSULTA E SIM SABER SE DEVERIA CONSULTAR UM MÉDICO DEVIDO A MEU EXAME DE URINA. DESCULPE-ME!

  337. 337 Dr. Fernando Valério
    10.04.2011 às 15:05

    João Sales Oliveira, não se preocupe. Os critérios éticos estabelecidos são tênues quanto aos seus limites, e até mesmo nós médicos podemos nos atrapalhar com eles. De qualquer forma, recomendo que leve os exames para o médico que os solicitou.

  338. 338 Silvia
    14.04.2011 às 22:32

    Boa noite Dr!
    Já lhe escrevi em outra oportunidade, e venho novamente solicitar uma segunda opinião…
    Minha mãe fez cirurgia de vesicula dia 04/03, e desde então não come muito bem, tem muitas náuseas, e as vezes vômitos.
    Antes da cirurgia ela já estava dessa forma, e achávamos que quando operasse, iria melhorar.
    Ela melhorou um pouco, porém ainda sente esses desconfortos, inclusive para ir ao banheiro, que as vezes demora 1 semana.
    Está com dores do lado esquerdo do abdomên, o médico disse que não é normal ficar assim após a cirurgia, solicitou um raio x que ela fará na próxima semana, porém estou muito preocupada.
    Agora eu comprei uma vitamina e está tentando voltar a comer, mas está dificil…
    Minha prima também fez a cirurgia e disse que sentiu a mesma coisa após ter feito(exceto a dor abdominal), muita náusea e vômitos.
    Gostaria da sua opinião, se é normal ou não, pois antes da cirurgia ela fez 2 tipos de raio x abdominal e não havia dado nada, apenas a pedra na vesicula.
    Agradeço muito novamente a sua ajuda.

  339. 339 Dr. Fernando Valério
    16.04.2011 às 08:43

    Silvia, em geral os pacientes evoluem com melhora dos sintomas quando eles são causados por algum problema na vesícula. Desta forma, a sua Mãe deve apresentar um outro diagnóstico e que poderia causar tais sintomas. Os quadros funcionais são comumente causadores destes sintomas, como a Síndrome do Intestino Irritável. Sugiro que você leia um artigo que publiquei sobre o tema em http://www.drfernandovalerio.com.br/sindrome_intestino.htm

  340. 340 Oralda Kélia
    18.04.2011 às 03:44

    Boa noite, Dr. Fernando.

    Meu irmão (18 anos) é portador de Crhon e em julho/2010 (quando descobrimos) fez uma cirurgia retirando aproximadamente 1/3 do intestino grosso, uma parte do delgado e a apêndice, com 12 dias ele recebeu alta e não receitaram nenhum medicamento. Como ele teria que retornar com outro médico, já com o GASTRO, este não receitou nenhum medicamento. Com isso, achamos que estava tudo ok!!! Mas, há dois meses, observamos que a diarréia continuava, então, resolvemos procurar outro GASTRO, este pediu uma colonoscopia e hemograma completo, o resultado foi a recidiva da inflamação. E este médico receitou a Mesalazina 400mg, porém com a falta desta, foi substituida pela Mesalazina 500mg.

    Minhas dúvidas:

    Este tratamento é paliativo? ou com o tempo será possível suspender a medicação?

    A ingestão da mesalazina associada com a nimesulida é contraindicado? obs: ele machucou o maxilar foi receitado a nimesulida de 12 em 12h.

  341. 341 Erika
    18.04.2011 às 12:52

    Bom dia
    Dr.Fernando

    Fiz uma colonoscopia, porque sinto uma dor no do lado esquerdo do abdomen faz 5 meses .
    o Resultado foi : hiperplasia linfoide ileo
    o que é isso ? é grave

    Grata
    Erika

  342. 342 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 21:51

    Oralda Kélia, a doença de Crohn é um processo inflamatório crônico do trato digestivo, e portanto os medicamentos têm como principal objetivo controlar os sintomas da doença, mas não curá-la. No entanto, em períodos de melhor controle da doença, poderá haver pausa nos medicamentos. Quanto à nimesulida, por razões éticas não comento sobre medicamentos específicos neste espaço, evitando assim a automedicação.

  343. 343 Dr. Fernando Valério
    18.04.2011 às 21:57

    Erika, este quadro não é grave e ocorre do lado direito do abdome. Sendo assim, não explica o seu quadro doloroso.

  344. 344 Oralda Kélia
    19.04.2011 às 03:00

    Boa noite, Dr. Fernando.

    Agradeço pelo esclarecimento e orientação quanto à automedicação que foi muito válida.

    Tenha uma semana abençoada.

  345. 345 jeferson
    19.04.2011 às 13:43

    cisto mesorenal esquerdo o que é e ausencia de linfonodomegalia o que é

  346. 346 Dr. Fernando Valério
    20.04.2011 às 00:31

    Jeferson, cisto mesorenal significa a presença de estrutura cística próxima ao rim. Ausência de linfonodomegalia significa dizer que não há linfonodos aumentados.

  347. 347 Danielly
    21.04.2011 às 04:21

    Meus esposo fez uma cirurgia da retirada da pedra e da vesicula e a visicula sta afetando o figado ,teve k cauterizar parte do figado..
    faz faz 5 dias k ele operou, mas senti fortes dores, barriga inchada e não solta gazes e nem faz necessidade fisiologicas..ele sta usando supositorio liquido e sta tomando lacto purga mas sta tendo mtas crises…o que devo fazer?? qual o profissional da area?? pois a cirurgia foi feita pelo SUS.tudo medicos unversitarios….
    tenho urgencia desde ja agradeço!!!

  348. 348 Danielly
    21.04.2011 às 04:24

    Dr esqueci de dizer a cirurgia foi em video..

  349. 349 Dr. Fernando Valério
    21.04.2011 às 09:32

    Danielly, a cirurgia para a retirada da vesícula costuma ocorrer com recuperação mais tranquila. Por isso, peço que você leve o seu Marido para um serviço de urgência para uma avaliação.

  350. 350 Danielly
    22.04.2011 às 13:42

    Bom Dia Doutor…levei ele em um Hospital particular ele recebeu alta hj..nossa sou mto grata a Deus pela vida dele!! …ele stava com fecoma fecal uma coisa simples que ele quase morreu por inesperiencia de residentes em um Hospital Universitario aqui no MS..nossa saude sta uma vergonha!!!
    a Cirurgia da Visicula sta Tudo em graças a Deus..
    Obrigada por me responder!!

  351. 351 Dr. Fernando Valério
    22.04.2011 às 21:11

    Danielly, fico feliz em saber que tudo terminou bem e que se tratava apenas de um quadro de constipação mais severa, gerando a formação de um fecaloma. Fica uma lição aqui: a história clínica de um paciente deve ser sempre valorizada.

  352. 352 Nerlan
    22.04.2011 às 23:45

    Olá Dr, fiz colonoscopia e deu retite crônica inespecífica. O proctologista não passou nenhum medicamento, os sintomas de secreção com sangue acabou, a constipação também e secreção; estou usando, por conta própria mesalazina supositório. Porém, quando faço sexo anal, sai muito sangue coagulado. O que faço dr? Ainda posso utilizar o mesacol? Agradeço a resposta.

  353. 353 Dr. Fernando Valério
    23.04.2011 às 19:58

    Nerlan, até que o sangramento anal esteja resolvido você não pode realizar o sexo anal. Quanto à medicação, não use qualquer medicamento sem orientação de um médico. Por isso, seja reavaliada por um Proctologista.

  354. 354 Maria Fernanda
    24.04.2011 às 11:42

    Dr. Fernando bom dia e feliz páscoa!

    Minha mãe foi operada de hérnia unguinal em julho de 2010, por cirurgia aberta, sem colocação de tela, e em janeiro deste ano outra hérnia surgiu pouco acima da outra retirada, mas agora encarcerada e estrangulada, o que fez com que entrasse em cirurgia em urgêngia para a retirada da mesma. Ela tem 65 anos, diabética, 1,65m e 110 kg, portanto obesa, e desde a cirurgia (a 50 dias) ela não se recuperou. Saiu do hospital com dreno, mas com 20 dias o dreno caiu e o médico decidiu então retirá-lo, a partir daí ela passou a apresentar febre de 37,5 – 38 C todos os dias…já fez ultrassom que apresentou inflamação ( 1200 ml de líquido), o que fez com que o médico decidisse puncionar o local e retirou 800 ml de líquido, os 400 ml restantes estavam muito endurecidos, mandou fazer drenagem linfática e bolsa quente no local até o retorno após duas semanas para puncionar o restante. Mas para a nossa surpresa, o volume parece estar aumentando, cada vez mais. Indagamos o médico e ele disse que por ela ser obesa está secretando e temos que ter paciência e ir puncionando e drenando. Só que puncionar é extremamente dolorido e sofrido. Estamos sem saber no que pensar. Será isso mesmo? Será que outra hérnia pode estar surgindo? Ela está até ficando com depressão de tanto sofrimento. Poderia o sr nos explicar o que acontece com pós operatório assim? Será que outra cirurgia para tirar toda inflamação não seria menos dolorido? Só para lembrar que nesta ele colocou tela. Obrigada dr pela atenção dada ao nosso caso.

  355. 355 Márcia
    24.04.2011 às 23:12

    Dr. Fernando, boa noite!
    Há alguma relação entre alterações intestinais/verminose com os lábios ressecados e rachados? Muitas pessoas estão dizendo que é por causa do estômago que meus lábios só vivem assim. Já consultei Dermato e não obtive esclarecimento, só creme para passar.
    Obrigada por seus esclarecimentos desde já!
    Abraços

  356. 356 Dr. Fernando Valério
    24.04.2011 às 23:22

    Maria Fernanda, as cirurgias para correções de hérnia, principalmente em pessoas obesas, pode causar acúmulo de líquido na ferida operatória. Desta forma, a sua Mãe pode estar apresentando um quadro chamado seroma. É importante que se tenha certeza de que este líquido não está infectado.

  357. 357 Dr. Fernando Valério
    24.04.2011 às 23:26

    Márcia, as verminoses não costumam causar alterações nos lábios, que provavelmente são causadas por outros problemas.

  358. 358 Maria Fernanda
    25.04.2011 às 10:58

    Dr. Fernando, obrigada pela resposta.

    Na primeira e única punção feita até agora, o médico disse não ter identificado pus…ou seja, ele disse ser uma inflamação e não infecção. Mas mesmo assim dr. Fernando, desculpe a insistência, mesmo sabendo que está formando seroma, isso terá uma consequência grave? Entrará em cirurgia novamente para retirar isso, já que parece que aumentou ao invés de diminuir. Nos últimos quatro dias ela passou a tossir com muita intensidade, isso pode ter aumentado o seroma?

  359. 359 Lílian
    25.04.2011 às 13:29

    Bom dia Dr.! Fiz uma endoscopia digestiva e o resultado deu H pylori positivo+++ e antrite leve. Já estou com médico marcado para dia 06/05, mas isso é grave? Sinto alguns desconforto no estômago quando termino de me alimentar e se demorar de me alimentar também. Fico arrotando constantemente, principalmente após as refeições até mesmo em jejum costuma acontecer. Será por conta desse resultado?

  360. 360 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 00:18

    Maria Fernanda, em geral o seroma se resolve de maneira espontânea, e como não há infecção, sugiro a você paciência enquanto o quadro não se resolve.

  361. 361 Dr. Fernando Valério
    26.04.2011 às 00:22

    Lilian, o seu quadro digestivo pode ser decorrente da gastrite e da infecção pela bactéria Helicobacter pylori. A infecção deverá ser tratada com antibióticos e medicamentos que diminuam a produção de ácido pelo estômago.

  362. 362 Maria Fernanda
    27.04.2011 às 19:41

    Dr. Fernando boa noite,

    Minha mãe fez mais uma punção, desta vez tirou mais 1 L de seroma e o médico pediu que ela fizesse 10 sessões de Câmara Hiperbárica. Ela já iniciou e fez duas, mas está sofrendo por ter claustrofobia…está difícil…mas continuamos tendo paciência sim. Obrigada Dr.

  363. 363 Dr. Fernando Valério
    27.04.2011 às 23:44

    Maria Fernanda, espero que a sua Mãe fique melhor.

  364. 364 LÍGIA
    28.04.2011 às 12:04

    BOM DIA DR.
    ESSE MÊS É A SEGUNDA VEZ QUE TENHO DIARREIA SENDO QUE A PRIMEIRA DUROU 1 DIA E MEIO COM MUITAS COLICAS.(ISSO PODE TER SIDO UM SALGADO Q EU COMI MAS 6 PESSOAS COMERAM E SÓ FORAM NO BANHEIRO POUCAS VEZES) ANTES DISSO HOUVE UM SANGRAMENTO MAIS NÃO FOI MUITO IMAGINEI Q FOSSE PQ FAZIA UNS DOIS DIAS Q EI NÃO IA NO BANHEIRO E AGORA NOVAMENTE EM MENOS DE 4 HORAS FUI NO BANHEIRO 4 VEZES COM DOR ABDOMINAL E SAIU SANGUE NOVAMENTE UMA VEZ FOI NAS VEZES E AS OUTRAS FORA ALGUMAS VEZES SAI COMO SE FOSSE UM CATARRO TBM SEM ESTAR COM DIARREIA EU SEMPRE TIVE EM INTESTINO PREGUIÇOSO FICO ATÉ 3 DIAS SEM IR AO BANHEIRO. ESTOU COM MEDO PQ LI QUE PODE SER CANCER TBM. JÁ VOU MARCAR MÉDICO MAS NÃO SEI SE MARCO COM UM COLOPROCTOLOGISTA OU GASTROENTEROLOGISTA. QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE OS SINTOMAS E O MÉDICO.ESPERO ANCIOSA PELA RESPOSTA. DESDE JÁ AGRADEÇO. FIQUE COM DEUS

  365. 365 valesca
    03.05.2011 às 19:10

    “”Gostaria de saber INFLAMAÇÃO CRÔNICA A MODERADA EM MUCOSA DE TRANSIÇÃO ESÔGAGO-GASTRÍACA, COM PRESENÇA DE METEPLASIA INTESTINAL INCIPIENTE, AUSÊNCIA DE H.P.”"(frag. mucosa esofágica
    “”MUCOSA GÁSTRICA TIPO CORPO SEM INFILTRADO INFLAMÁTORIO DIGNO DE NOTA, AUSÊNCIA DE H.P”"(frag. mucosa gástrica corpo
    “”
    “”GASTRITE CRÔNICA DISCRETA EM MUCOSA TIPO ANTRAL, EM DISCRETA ATIVIDADE, PRESENÇA DE RAROS GRUPOS DE H.P”"(mucosa gastrica corpo e antro). Exame realizado pra controle da metaplasia diagnosticada a um ano, tomo pantoprazol 40mg.
    Ainda não consegui levar ao gastro, espero q enquanto isso o Sr. possa me esclarecer.

  366. 366 Dr. Fernando Valério
    05.05.2011 às 17:22

    Valesca, você apresenta um quadro de gastrite crônica que pode estar associada a infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Além disso, tem alterações decorrentes de refluxo gastroesofágico, como esofagite e metaplasia intestinal, que serão tratadas com medicamentos e dieta pelo seu médico.


  367. gosto muito desse site!!

  368. 368 Dr. Fernando Valério
    09.05.2011 às 11:15

    Caso o cisto pilonidal não esteja infectado ou com abscesso, não há problemas em realizar atividades físicas antes do procedimento cirúrgico.

  369. 369 Elisangela Nicoleti
    12.05.2011 às 15:33

    Boa Tarde Dr, Fernando Valério, há 22anos atrás descobri que tinha doença de crohn e RCU,na época tinha muita dores nas articulações de braços e pernas, e sangramento na s fezes, assim que eu passava por aqualquer tipo de emocional, eu tinha diarreia altomatica eu fazia tratamento com dr. julio rossine, dr. jorge jibe, não lenbro o sobrenome,e dr. paulo camelo, enfim fazia colono , tras intenstinal e enema opaco, a cada 6 meses no minimo, depois de um periodo eu fiquei bem e sem nenhuma crise, ai me mudei para o litora e em 10 anos so tive 2 crises muito forte uma faz 6 meses, deu na endoscopia emorragia no estroma do reto ao ilieo, e o medico da cidade me passo azulfin 4 x, omeprazol 4x, mesacol 800 4x, corticoide 4 x, mas as dores so aumetaram e deu uma dor muito absurda na boca do estomgo mas persistente, tonturas, enjoos, mal estar, e intestino inrregulare, uma hora e diareeia sem motivo, outra costipação de gases com aumento do abdomem sem , mais nem menos,e dores muitas fortes, o medico disse que era normal por causa da doença do intestino, ai fiz uma endoscopia rescente e deu
    -EM CORPO E ANTRO NOTA-SE NODULARIDADE DA MUCOSA ASSOCIADA A INTENSO ENANTEMA . PILORO CENTRADO.
    - GASTRITE ENDOSCOPICA ENANTEMATICA INTENSA DE CORPO E ANTRO
    BULBOUONITE ENDOSCOPICA ENANTEMATICA MODERADA.
    E A BIOPSIA AINDA NÃO SAIU,
    o que quer dizer isso, e e normal doer tanto assim e esses remedios não estão de ecesso?, vou procurar outro medico ,pois este fas desde uma fimose ate aplicações de vaso, ou seja estou a deus darar.
    se puder me orientar e me ajudar agradeço muito..

  370. 370 Dr. Fernando Valério
    12.05.2011 às 16:05

    Elisangela Nicoleti, a sua endoscopia mostrou a presença de lesões inflamatórias no estômago e que serão tratadas com dieta e medicamentos. Recomendo uma avaliação do quadro intestinal, que pode ser a causa dos sintomas, visto que a retocolite é uma doença crônica.

  371. 371 Dr. Fernando Valério
    19.08.2011 às 17:24

    Caro visitante deste blog, primeiramente agradeço o seu interesse em relação aos assuntos médicos publicados neste espaço. Quanto às suas dúvidas complementares, de acordo com a determinação do Conselho Federal de Medicina publicada neste data no Diário Oficial, é vedado a qualquer médico prover assistência médica à distância, seja ela por telefone ou internet. Desta forma, seguindo as recomendações do Conselho que rege a minha profissão, não responderei a perguntas individuais e que possam caracterizar consultas médicas “on line”. Sendo assim, em caso de necessidade de acompanhamento médico e de busca de informações sobre saúde, todo indivíduo deverá realizar consulta médica formal e pessoal com profissional da sua confiança. De qualquer maneira, tenho certeza que os artigos publicados neste blog já são muito explicativos e úteis à Sociedade. Grato pelo entendimento da questão aqui exposta.

  372. 372 Stela Márcia
    14.01.2013 às 20:08

    Dr. Fernando, há mais ou menos uns 10 anos, fiz uma cirurgia por videolaparascopia para a retirada da vesícula. Atualmente estou fazendo um acompanhamento através de ultra som pois estou com esteatose hepática e a conclusão do Utra som foi: Colecistectomia Prévia “SIC”. O que é isso? Fiz também uma colonoscopia e deu Colite Crônica inespecífica.

    Abraços e Obrigada.

Deixe um comentário