Perguntas e Respostas neste blog: como ter um aproveitamento melhor?

Perguntas e Respostas neste blog: como ter um aproveitamento melhor?


Como autor e responsável por este blog tenho o prazer diário de ter o conteúdo médico aqui mostrado sendo visitado por milhares de pessoas, que vivem dentro ou fora do País. Estas visitas, por sinal, geram uma série de questionamentos que são muito interessantes e que podem ser úteis a todos. Por esta razão eforço-me muito para responder pessoalmente a todos os questionamentos feitos, sempre tentando agregar informações relevantes e que não tenham sido abordadas no texto principal de cada tópico. Ou seja, compartilho informações médicas com todos através de perguntas reais geradas por visitantes, que faz com que a informação se dissemine de maneira viral e coletiva, que é o princípio mais interessante da Internet. No entanto, devido ao grande número de perguntas e comentários, acredito que é chegada a hora e estabelecer algumas regras de respostas e perguntas, para que o aproveitamento de todos continue alto e para que eu tenha disponibilidade para continuar gerando novos conteúdos e discutindo assuntos já publicados.

Atualmente, devido ao atendimento médico precário em nosso País ou por simples falta de paciência (pacientes que não aguardam o retorno aos seus médicos), algumas pessoas acabam utilizando este espaço como forma de solicitar informações médicas específicas sobre os seus casos clínicos, como análise de exames realizados, o que pode não trazer benefício de informação a todos. Ou seja, solicitam de certa maneira uma consulta médica. Gostaria que todos soubessem que este tipo de comportamento é considerado antiético pelo Conselho Federal de Medicina, já que caracteriza consulta médica em mídia de massa, e que pode inclusive gerar punição disciplinar a mim. Por isso, não farei mais comentários para dúvidas pessoais e que não possam ser aproveitados por todos.

Desta forma, quanto acreditar que a dúvida de um visitante poderá fazer com que ocorra o incremento de uma discussão relevante sobre o assunto, terei imenso prazer em responder e, além disso, agregar mais informações úteis. Também peço para que os visitantes observem as perguntas e respostas já realizadas e respondidas, porque grande parte dos tópicos médicos já foram bem discutidos e podem conter a informação desejada.

Tenho a certeza que desta maneira todos teremos um melhor aproveitamento deste espaço e que as discussões serão mais profundas e relevantes. Nos casos em que as perguntas fugirem deste contexto mais produtivo, o visitantes que fizeram o questionamento serão encaminhados para esta página, onde entenderão porque não tiveram a sua dúvida respondida. Estou certo de que todos entederão esta postura que visa beneficiar o maior número de pessoas.

Postado por:

Dr. Fernando Valério