O álcool engorda? Qual a sua relação com a obesidade?

O álcool engorda? Qual a sua relação com a obesidade?

Vivemos em uma sociedade com índices de sobrepeso e obesidade muito acima do que seria aceitável. De maneira geral, podemos afirmar que, infelizmente, 60% dos adultos e 30% das crianças se encontram nesta situação. Obviamente estas pessoas fazem parte do grupo de risco para inúmeras doenças, como as alterações cardiovasculares e os cânceres. E o como o álcool colabora para que a população adulta tenha este aumento de peso? Primeiramente é preciso entender que todos nós precisamos de energia para que realizemos as nossas atividades biológicas, como respiração, circulação, manutenção de temperatura, digestão e absorção de alimentos, além das atividades físicas. Para a obtenção desta energia fazemos a ingestão diária de macronutrientes, que são os carboidratos (açúcares), lipídios (gorduras) e proteínas. O álcool pode ser considerado uma fonte de energia eficaz, mas que não traz nutrientes em valores adequados. Por esta razão, o álcool é considerado um tipo de “Empty Food” (comida vazia).

Para que se entenda melhor o papel relevante que o álcool tem sobre o ganho de peso é preciso que se mensure a energia que ele fornece em relação aos macronutrientes. Esta energia é medida em calorias. Os carboidratos, que são a nossa principal fonte de energia, geram 4kcalorias/grama. As proteínas se assemelham aos carboidratos quando pensamos em geração de energia, e 1 grama deste nutriente também apresenta 4 kilocalorias. A gordura, que é o alimento mais calórico que ingerimos, apresenta 9 kilocalorias/grama. E o álcool, supreenda-se, apresenta 7 kilocalorias/grama, tornando-o assim um alimento extremamente calórico e energeticamente muito próximo das gorduras.

Está óbvio que o álcool é uma substância que gera muitas calorias quando ingerido, mas ele ainda apresenta algumas características que também colaboram para o ganho de peso. As proteínas, carboidratos e lipídios são, em sua maior parte, digeridos no intestino. Desta forma, durante a sua passagem pela boca e estômago, estes macronutrientes iniciam a sua digestão, mas serão realmente absorvidos no intestino. O álcool, ao contrário, é absorvido em sua maior parte já no estômago. Isto significa que quando iniciarmos a absorção dos nossos nutrientes mais importantes, o álcool já foi digerido e absorvido, e assim já gerou as calorias correspondentes ao seu volume ingerido.

E que tal discutirmos o álcool e as suas calorias na prática? Como isto funciona? Para facilitar a nossa discussão, usarei como exemplo a nossa tradicional “latinha de cerveja”. A lata de cerveja contém em média 18 gramas de álcool. Isto quer dizer que cada lata é capaz de nos proporcionar a ingestão de 126kcal (18 gramas multiplicado por 7 kcal). Agora vamos imaginar que um grupo de amigos se reuniu em um bar e cada um deles tomou 6 latas de cerveja (o que não é raro!). Neste momento eles ingeriram 756 kcal cada um. Pensando que um indivíduo de 70 kilos deve ingerir em média entre 2000 e 2500 kcal em 24 horas (necessidade calórica diária), chegamos a conclusão que este passeio no bar já custou aproximadamente 1/3 de todas as calorias necessárias para o dia todo, mas não agregou nutrientes indispensáveis ao nosso funcionamento biológico. Isto quer dizer que se o nosso colega de bar correr atrás dos nutrientes necessários ele extrapolará a quantidade de calorias necessárias. Este excesso de calorias deverá ser consumido, e caso não o seja, haverá depósito e reserva, causando a obesidade.

E quanto aquela “barriguinha de chopp”, será um “charme” ou um grande risco? Obviamente o aumento do volume abdominal e consequentemente da circunferência abdominal trazem enormes riscos. O aumento da circunferência abdominal é um índice utilizado para a medida da nossa gordura visceral, ou seja, aquela gordura que está presente nos nossos órgãos. Este tipo de gordura, quando em excesso, faz com que ocorra o aumento do colesterol ruim (LDL) e triglicérides, e a queda do colesterol bom (HDL), causando assim um maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, resistência à insulina, diabetes e hipertensão arterial. Como regra, a circunferência abdominal em homens deve ser de no máximo 90cm e nas mulheres de 80cm. Lembro que o álcool não é o único responsável pelo aumento da gordura visceral, mas naqueles que o consomem com frequência e grande quantidade, ele pode ter papel importante.

O meu interesse com este artigo não era o de abolir o uso de bebidas alcoólicas pelos que simpatizam com estas bebidas, mas deixar claro que a ingestão do álcool pode trazer repercussões à nossa manutenção de um peso ideal, e que isto deve ser sempre pensado e lembrado.

Postado por:

Dr. Fernando Valério