Você já ouviu falar em Malcolm Gladwell?

Você já ouviu falar em Malcolm Gladwell?


Em alguns artigos deste blog já tive a oportunidade de indicar alguns livros, que por sinal são uma das minhas grandes paixões. Mas neste caso farei algo diferente, já que indicarei o autor, Malcolm Gladwell, que já escreveu três livros fantásticos, e que agradaram-me enormemente. Malcolm é jornalista, filho de uma psicóloga jamaicana e de um engenheiro britânico, nasceu na Inglaterra, graduou-se no Canadá, e atualmente vive nos Estados Unidos, onde atua no jornal The New Yorker. Em 2005, foi escolhido uma das 100 pessoas mais influentes dos Estados Unidos segundo a revista Times. Além disso, todos os seus livros tornaram-se best sellers, sendo que os três ocuparam o primeiro lugar no The New York Times Books Review. Em relação a área de atuação, ele tem como foco principal estudar os aspectos sociais, psicológicos e psicossociais, ou seja as ciências sociais, mas de forma muito original e criativa.

O primeiro livro se chama “O Ponto de Desequilíbrio”, que mostra como as coisas ou pessoas viram moda, ou seja, como se tornam populares. É espetacular quando ele descreve as características das pessoas que conseguem formar opinão ou fazer seguidores dos seus pensamentos e atitudes. Esta é também uma boa oportunidade para você descobrir se é um bom comunicador. Com o livro, você descobrirá que muito dos programas de TV que você e sua família assistem, podem ter sido programados propositadamente para “viciá-los”.

O segundo livro publicado por Malcolm tem o título “Blink”, e avalia como as decisões e impressões imediata que temos das coisas são muito relevantes. Isto mostra que o nosso subconsciente tem lugar em muitas das decisões que tomamos, e mais do que isto, tem que ser levado a sério. A cada exemplo você compreende que as nossas sensações podem estar certas, mesmo quando não conseguimos racionalizar ou expressar estes pensamentos. Por sinal, o contrário pode acontecer, quando banalizamos a primeira impressão, podemos estar cometendo um grande erro. Esta leitura é válida para todos.

O último livro publicado, mas não menos interessante, se chama “Fora de Série – Outliers”, e mostra as circunstâncias que possibilitaram que algumas pessoas extremamente bem sucedidas se tornassem assim. É fantástico descrobrir que Steve Jobs (fundador da Apple) e Bill Gates (fundador da Microsoft) têm quase a mesma idade, ou que nove dos maiores milionários americanos, como J. P. Morgan e Rockfeller, nasceram na mesma década, em um período pós depressão financeira. Você sabia que os Beatles eram obrigados a tocar quase uma noite inteira sem parar em festivais na Alemanha, que os fizeram ainda mais capazes, já que cumpriram uma regra chamada 10.000 horas, que segundo Malcolm Gladwell, mostra que para se atingir a excelência em algo é necessária a prática  exaustiva desta atividade. Como você deve ter percebido, os indivíduos de sucesso são muito especiais, mas o meio e as circunstâncias em que vivem também têm um papel extremamente relevante. Recomendo a todos que querem entender o sucesso.

Postado por:

Dr. Fernando Valério