Brazil ou Brasil? Onde você vive?

Brazil ou Brasil? Onde você vive?


Nas últimas semanas fomos surpreendidos por acontecimentos impressionantes em nosso País, mas algo chama muito a minha atenção. Ao mesmo tempo em que o Mundo considera o Brasil o País da moda, nós aqui dentro, ainda vivemos coisas absurdas e descabidas para um lugar que tem tanto destaque internacional. Saiba que brasileiros que vivem fora do Brasil são abordados por investidores, jornalistas e curiosos com interesse sobre aspectos sociais, físicos e econômicos do nosso País. Mas infelizmente, os tupiniquins que ainda estão aqui pagando impostos se perguntam: quando a nossa vida vai mudar? Este artigo mostrará algumas diferenças do Brazil, aquela nação idealizada pelo Mundo e o Brasil, este que ainda sacrifica e desrespeita o seu povo diariamente.

No Brazil, o presidente é um grande estadista, amigo de homens poderosos, como Barack Obama e Sarkosy, além de ser um grande defensor dos direitos humanos, com direito às forças armadas no Haiti e abrigo a presidente deposto em Honduras. Este País maravilhoso será sede de uma Copa do Mundo de Futebol, e mais ainda, dos primeiros jogos Olímpicos da América do Sul, mostrando toda a sua infra-estrutura. No Brazil, distúrbios éticos internacionais são criticados com grande fervor, até mesmo em grupos internacionais importantes, como o G8 (grupo dos Países mais ricos do Mundo), conselho de segurança da ONU e Organização Mundial do Comércio. O Brazil é um País riquíssimo, empresta 10 bilhões de dólares ao FMI e vira credor. No Brazil, a crise econômica mundial é uma marolinha. Este é o País do pré-sal e do primeiro Mundo.

O Brasil, por outro lado, tem um Presidente amigo de gente muito boa como José Sarney (ele ainda está no Senado!), Fernando Collor (o do impeachment?), de Hugo Chaves (o ditador bolivariano). No Brasil, também ajudamos os mais pobres, com bolsa-família, aquele dinheiro que dá o peixe mas não ensina a pescar. Pior, às vezes não dá o peixe para quem realmente precisa, já que não há um controle muito severo de quem recebe o benefício. Este é o País do PAC (plano de aceleração do crescimento), em que obras são superfaturadas, e a infra-estrutura é precária, desde rodovias, ferrovias (elas existem?), aeroportos e portos, o que nos impede de exportar muito do que produzimos com muito esforço. Esta é a nação que cobra impostos gigantescos, mas sem dar retorno disto à população, já que as escolas e hospitais públicos são ineficientes em suas áreas de atuação. Quem vive no Brasil não tem direito a segurança pública e transporte decente. Como eu queria morar no Rio de Janeiro do Brazil, que tem tudo isto e já é uma sede Olímpica. Pena que os braSileiros é que vão pagar esta conta, como já aconteceu nos Jogos Panamericanos. Se condutas pouco éticas internacionais incomodam muito o Brazil, no Brasil o mensalão não existiu, ninguém foi preso, e o José Dirceu virou autor de blog em site popular. No Brasil, o ministro da Fazenda pode dizer que atrasará a restituição do imposto de renda do povo porque está com o caixa em baixa, e nada acontece. Neste País, o Governo gasta mais do que arrecada com contratações públicas sem concurso e aumentos com o funcionalismo. No Brasil, provas de Enem são roupadas por um “ladrão de galinhas”, e aqueles que mais se beneficiariam com uma prova destas, os alunos de escolas públicas, mais uma vez são prejudicados (se não bastasse o ensino medíocre que recebem). O Brazil se preocupa com a segurança do Haiti enquanto o Brasil solta assassinos e estupradores condenados para passarem o final de semana com a “mamãe” (quanta saudade!).

Brasil, escolhe a tua cara!

Postado por:

Dr. Fernando Valério