Rótulos de alimentos: aprenda a escolher alimentos mais saudáveis

Rótulos de alimentos: aprenda a escolher alimentos mais saudáveis

cappuccino classic0003

cappuccino classic0002

Atualmente, todos temos muito interesse em saber se o que estamos comendo é realmente saudável. Uma maneira de se ter uma boa ideia sobre isto é observar do que é contido cada alimento que compramos no mercado, por exemplo. E é pensando nisso que a indústria disponibiliza todas as informações nutricionais nos rótulos dos seus produtos. Mas aí nos deparamos com outra dificuldade. Será que sabemos realmente avaliar se o que está contido naquele produto é mais ou menos saudável através do lemos no rótulo, e se aquele é realmente o melhor produto? Pensando nisto, resolvi lhes ensinar através de dois produtos muito semelhantes, o cappuccino clássico e o cappuccino de chocolate, a entender qual deles apresenta a melhor composição.  Obviamente, para que o nosso exemplo seja realmente útil, eu comparei dois produtos da mesma marca e com a mesma quantidade de porções. Após esta leitura, acredito que todos terão muito mais facilidade em fazer compras mais nutritivas.

No caso em particular, vamos começar pela primeira informação disponibilizada no rótulo, o número de calorias. As calorias significam a quantidade de energia que um alimento pode disponibilizar para o nosso corpo. Esta é uma medida que todos observam, visto que as calorias ingeridas devem compensar o nosso gasto energético diário. O equilíbrio entre a oferta e o consumo das calorias é que nos mantém em um peso ideal. Portanto, se alguém deseja perder peso, precisa consumir menos caloria do que utiliza durante o dia. No atleta, por outro lado, como há um maior consumo de energia (calorias), a oferta calórica pode ser maior. Por isso, podemos comer mais nos dias em que fazemos ginástica e não ganhamos peso. Quem disponibiliza as calorias para os alimentos são os macronutrientes. Os macronutrientes são compostos pelos carboidratos, proteínas e gorduras. Nos nossos exemplos, como se pode observar, o número de calorias é exatamente igual, ou seja, 84 kcal por porção. Este é o maior perigo, visto que algumas pessoas só observam este dado, e não percebem que um dos produtos apresenta características nutricionais melhores do que o outro. Sendo assim, podemos dizer apenas que a oferta de calorias e energia é igual nos dois produtos, mas que os benefícios à saúde podem não ser. Vamos entender o por que nos próximos parágrafos.

A ordem como os nutrientes está disposta na tabela segue sempre uma ordem decrescente do nutriente que está mais presente para o que está menos presente. Por isso, os carboidratos se apresentam primeiro. No nosso exemplo, a quantidade de carboidrato nos dois cappuccinos é praticamente a mesma, 14 e 15 gramas, e desta forma não haveria diferença entre a escolha de um ou outro. No entanto, o próximo dado é a quantidade de proteínas, e aí começamos a ter que escolher. Como se observa nas tabelas, o cappuccino clássico tem 2,5 gramas de proteína enquanto o de chocolate tem 2 gramas. Este é o primeiro dado nutricional que mostra diferença relevante entre os dois produtos, mas que já passa a sugerir que um dos produtos é melhor que o outro. Agora, vamos passar para o último dos macronutrientes, as gorduras. Lembro que mais importante do que saber a quantidade de gordura de um produto, o mais interessante é saber qual o tipo de gordura está presente, se saturada ou insaturada. Lembro que a gordura saturada é aquela que nos faz mal e que está associada ao aumento de colesterol e a doenças cardiovasculares. Neste ponto há algo muito interessante na distribuição dos tipos de gorduras. O cappuccino clássico apresenta mais gorduras totais (2 gramas), mas menos gordura saturada (1,2 gramas), do que o de chocolate, que tem 1,8 gramas de gorduras totais, mas com maior representação de gorduras saturadas, 1,3 gramas. Portanto, mais um ponto favorável ao cappuccino clássico.

Depois de analisarmos  as calorias e os macronutrientes (carboidratos, proteína e gorduras), vamos dar atenção aos micronutrientes, que são os minerais e vitaminas. Lembro que os micronutrientes não proporcionam energia, e por isso não interferem na quantidade de calorias. Além disso, é possível observar na tabela que não há vitaminas descritas. Isto ocorre porque não há quantidade suficiente de qualquer vitamina no produto que estamos analisando. Por outro lado, vemos que o mineral sódio está presente. Neste caso, há uma grande diferença na quantidade deste sal quando analisamos os dois produtos. Como se observa, o cappuccino de chocolate apresenta 96 mg de sódio contra 64 mg do cappuccino clássico. Lembrando que o sódio é o nutriente mais associado ao desenvolvimento da hipertensão sistêmica e todas as suas consequências, como o infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC), este é um dado muito relevante. De novo, o cappuccino clássico se mostrou mais interessante.

Após analisarmos os dois produtos pudemos perceber que o cappuccino clássico da marca estudada é mais interessante do que o de chocolate quando se quer tomar esta charmosa bebida e ainda pensar na sua saúde. Como se viu, apesar do número de calorias ser exatamente o mesmo, o cappuccino clássico oferece maior quantidade de proteína, mas com menor oferta de gorduras saturadas e de sódio. Desejo que o meu exemplo tenha sido interessante e didático o suficiente para lhes ajudar no seu próximo passeio ao mercado.

 

Dados do autor:
Dr. Fernando Valério
Gastroenterologista, Nutrólogo e Proctologista
São Paulo, SP
Consultas: particulares e Omint

Postado por:

Dr. Fernando Valério