Hemorróidas: qual o melhor tratamento? Ligadura elástica, THD, PPH (grampeador) ou cirurgia convencional?

Postado em 05.04.2012 - 16:24

O quadro de hemorróidas se caracteriza pela dilatação das veias anais, e é algo extremamente comum, sendo que pelo menos 50% das pessoas com mais de 50 anos já experimentaram ou experimentam os sintomas da doença hemorroidária. Mas a maior preocupação por parte dos pacientes e dos Proctologistas é saber qual a melhor forma de tratar este problema, visto que as opções são muitas, o que pode trazer certa confusão. Para responder a esta questão é importante que se entenda os tipos de hemorróidas. Quanto à localização, as hemorróidas são divididas em internas e externas, de acordo com a localização dos vasos anais comprometidos (vasos internos ou externos ao à borda anal).  Em relação às hemorróidas internas deve-se também classificá-las de acordo com o grau de prolapso (exteriorização do mamilo hemorroidário), sendo que no Grau I não há prolapso, no grau II ele se reduz para dentro do canal anal de forma espontânea, no Grau III há a necessidade de manobra manual e no Grau IV, o prolapso se apresenta de forma irredutível.

Quanto ao tratamento, ele é estabelecido de acordo com o tipo de hemorróida. No caso das externas, caso não haja controle com medidas clínicas, como evitar o uso do papel, a cirurgia é indicada. No caso das hemorróidas internas, a escolha pelo tratamento é mais complexa e depende do grau da hemorróida.  No grau I, em geral 80% dos pacientes melhoram apenas com dieta e mudança de hábitos, como não ler no banheiro. Nos graus II e III, o tratamento costuma se realizar de maneira ambulatorial (no próprio consultório), e tem como principal método a ligadura elástica (opinião comprovada pelos estudos comparativos entre os outros métodos ambulatoriais, inclusive com o laser, a crioterapia e a escleroterapia). A ligadura foi descrita na literatura médica em 1954 e até hoje é considerada o melhor manejo não cirúrgico para as hemorróidas, já que é aplicada de maneira simples, rápida e com bons resultados. Alguns estudos consideram a ligadura elástica um método tão eficaz quanto à cirurgia para estes graus, com a vantagem de não apresentar os efeitos colaterais evidentes da cirurgia, como a dor e o afastamento das atividades diárias. No grau IV, a opção é sempre a cirurgia, sendo que o método que apresenta melhores resultados ainda é a cirurgia convencional.

E quanto ao PPH (Procedimento para Prolapso Hemorroidário) e ao THD (Desarterização Hemorroidária Transanal guiada por doppler), onde estes novos métodos podem ser aplicados com sucesso? Quando foram descritos tinham como objetivo substituir a cirurgia convencional, diminuindo desta forma o tempo de internação, a dor pós-operatória e longo afastamento. No entanto, observou-se que a longo prazo, a cirurgia convencional ainda apresentava os melhores resultados, com os menores índices de recidiva (retorno) da doença anal. Visto isto, estes métodos passaram a ser aplicados para Graus II e III, onde tinham maior sucesso. Mas aí, na minha opinião, há uma contradição: por que aplicar um método cirúrgico para estes graus (II e III) se eles já vinham sendo tratados com sucesso através de métodos ambulatoriais, como a ligadura elástica? Por esta razão, os estudos mais recentes mostram que a melhor indicação para o PPH e para o THD é aplicá-los nos casos de graus II e III que não apresentaram bons resultados com os métodos ambulatoriais. Pessoalmente também compartilho desta opinião.

De qualquer forma, uma informação muito relevante deve ser publicada aqui: somente 20% dos casos de hemorróidas realmente precisam do tratamento cirúrgico para o seu tratamento!

Leia também:

Hemorroidas: sintomas e tratamentos

Ligadura Elástica: a cirurgia é a única opção?

 

27 Comentários para “Hemorróidas: qual o melhor tratamento? Ligadura elástica, THD, PPH (grampeador) ou cirurgia convencional?”

  1. 1 fatima gonzaga
    23.05.2012 às 22:28

    oi td bem gostaria de saber se hemoroidas tem cura quando vou fazer minhas nesescidades as veses sangra qual melhor caminho pra cura nao sou resecada tenho 1 filho com paralizia cerebral com 20 1.80 de altura ppode ser por pega pesso eu tomo deves enquando castanha da india e uso 1 pomada por favor me ajude obrigada

  2. 2 Suellen silva
    10.06.2012 às 14:29

    Olá doutor eu tenho 23 anos e tenho hemorroidas acho que há uns 3 ou 4 anos que ela já está pra fora,ela sangra todas vez que vou evacuar e uma sangue bem vivo e coça muito,as vezes me sinto desconfortável porque ela não só coça quando evacuo ao longo do dia isso acontece quase sempre.Gostaria de saber se preciso fazer a cirurgia?moro em sp capital e gostaria de saber se você trabalha com o sus ou se só particular,porque eu não aguento mais sofrer para evacuar eu chego a chorar de dor….aguardo a resposta.

    Que Deus o abençoe.

  3. 3 Ludmilla
    17.07.2012 às 12:14

    Olà Dr. Eu posso testemuniar como paciente, jà que passei pela cirurgia de hemorroida feita com o método THD. O meu caso era um grau II, que entrava nas indicaçoes para a Desarterização Hemorroidária Transanal guiada por doppler, e posso dizer que depois da cirurgia, no dia seguinte jà estava em casa. Para quem trabalha, para quem possui uma vida ativa e não pode se dar ao luxo de um repouso prolongado, é preferivel o THD, além das dores serem extremamente suportaveis nos dias seguintes. Não tive nenhuma complicação, nenhum problema relevante depois que sai da clinica. Claro que deve tomar alguns cuidados, mas pude voltar a trabalhar normalmente, sem dores. Recomendo.

  4. 4 Glediene
    24.07.2012 às 12:47

    Obrigada pelos esclarecimentos. Ficou 1 dúvida: em BH se faz o PPH ou o THD? Podem ser usados em grau IV onde não há inflamações? Tenho hemorróidas mas não tenho inflameções gostaria de fazer cirurgia por motivo estético. Nesse caso seria só a convencional mesmo?

  5. 5 cristiano
    15.08.2012 às 10:34

    Gostaria de saber com quanto tempo uma pessoa operada de hemorroidia(cirugia com corte)pode voltar a trabalahar.Desde de já Muito obrigado pela atenão.

  6. 6 Rosemary Gonçalvês
    15.10.2012 às 22:16

    Boa Noite

    Fiz todos os exames preciso, e a minha está no grau II e a médica me recomenda fazer a ligadura elastica, gostaria de saber se a algum risco.

    Aguardo resposta

  7. 7 sueli
    30.01.2013 às 14:13

    ola.dr.fiz a cirugia de hemorroida passei por um processo muito complicado.depois voltei ao meu medico para verificar.pq sentia algo como se fosse um ponto. mais ele falou que ñ era nada.e agora depois de 5 anos estou sentindo muita dores e sangra quando vou evacuar.e sai algo pra fora tenho que colocar pra dento.e fica muito dolorido.mim ajude doutor.

  8. 8 Dr. Fernando Valério
    31.01.2013 às 07:34

    As hemorroidas são dilatações nas veias do canal anal, e que podem gerar sintomas como sangramento e prolapso (exteriorização das veias). Quando estes mamilos hemorroidários estão inflamados, a dor também está presente. Quanto ao tratamento, ele depende do tipo e do Grau em que esta hemorroida se apresenta. No caso das hemorroidas externas, o melhor tratamento é o cirúrgicos. Nas hemorroidas internas, dependerá do grau. Nos graus I, o melhor tratamento é a mudança de dieta e evitar alguns hábitos, como ler no banheiro. Nos graus II e III, os tratamentos mais indicados são os ambulatoriais, ou seja, realizados no próprio consultório. O melhor exemplo de tratamento ambulatorial é a ligadura elástica, já que este método apresenta bons resultados. Nos casos de Grau III em que não houve uma boa resposta ao tratamento ambulatorial, métodos cirúrgicos menos invasivos, como o PPH e o THD, podem ser usados. Nos Graus IV bem estabelecidos, o melhor tratamento ainda é a cirurgia convencional. Quanto à cirurgia convencional, ela tem como desvantagem a dor pós-operatória. Além disso, como há a retirada das veias do ânus assim como a pele da região anal, em alguns casos os pacientes podem evoluir com dor anal decorrente de fissura anal.

  9. 9 Renato Bezerra de Menezes Dantas
    03.02.2013 às 17:00

    Boa tarde tenho hemorroide, mas ela ainda não sangrou ,mas no momento ela causou ao redor uma coceira. o que eu faco…

  10. 10 Dr. Fernando Valério
    16.02.2013 às 19:35

    Toda pessoa que apresente sintomas na região anal devem procurar um Proctologista.

  11. 11 maria aparecida coimbra
    25.02.2013 às 15:52

    Boa tarde,mais ou menos uns 15anos eu sofrir muito com prisão de ventre e com isso minha hemorroida saiu,nessa epoca ela ainda tava pequena.
    agora ela estar pra fora á mais de uma semana,estou defecando bem e sm dor,serár que eu vou ter que operar?aguardo resposta.obrigada.

  12. 12 Dr. Fernando Valério
    27.02.2013 às 17:06

    As hemorroidas são dilatações dos vasos da região anal. Com o passar dos anos é visível que o quadro tende a se tornar mais avançado, com intensificação dos sintomas. Por isso, é interessante que todo paciente portador de hemorroida procure um Proctologista para avaliar qual a melhor forma de tratamento daquela fase da doença, evitando-se assim cirurgias no futuro.

  13. 13 ROGER lins
    04.03.2013 às 13:05

    Dr.
    Gostaria de saber se o fato de a hemorroida parar de sangrar já indica que não preciso mais fazer ligadura ou outro procedimento, pois não sinto nenhuma dor. Percebi que ao ingerir mais água, as fezes ficaram suaves e o sangramento parou. Na minha colonoscopia não deu nada. Grato.

  14. 14 kauan
    08.03.2013 às 22:03

    Boa noite,estou apavorado pois irei fazer cirurgia de hemorroida e fissuras gostaria de saber como é o pós operatório e se posso erguer peso pois meu médico disse q ficaria apenas 10 dias de atestado e meu trabalho ergo muito peso.obrigado!

  15. 15 kauan
    08.03.2013 às 22:10

    so para complementar a cirurgia sera por laparascopia e é hemorroida externa.obrigado.

  16. 16 Elizete
    25.03.2013 às 22:03

    Boa noite DR…
    Sofro ha muitos anos de hemorroidas, já fiz 2 ligaduras elasticas e tenho apresentado ultimamente muito sangramento ao evacuar e também qdo estao muito inchadas em qualquer esforço.
    Elas estao exteriorizadas e com uma trombose. Nao gostaria da cirurgia tradicional por medo do pós operatório. Teria alguma outra indicacao para meu caso??
    Muito obrigada

  17. 17 Silvia
    01.04.2013 às 19:39

    Boa tarde Dr., gostaria de saber se fazer exercícios de musculação para as pernas e abdominais sao prejudiciais para quem sofre de hemorróidas.

  18. 18 Edu Silva
    04.04.2013 às 18:21

    Prezado Dr Fernando, gostaria de saber se a hemorroida interna de grau I ou II pode causar ardência e prurido?

  19. 19 hilda martins
    12.04.2013 às 21:11

    BOA NOITE
    ja fiz o exame de colonoscopia e deu tudo normal so que
    tenho hemoroidas e ja fiz 01 ligadura elastica e teria que fazer mais uma ligadura so que eu nao fui fazer pois fiquei com medo e
    ainda sofro muito tenho muito gazes nao conseguindo ir ao banheiro dai começo a forçar e sangra muito ,ai fui no meu medico e ele me deu um tratamento com pomada PROCTYL e FLAVENOS pra tomar um comprimido em 12/12 horas so que continua sangrando. sera que tenho que fazer uma cirurgia convencional ou so mais uma ligadura resolve
    aguardo resposta pois estou muito preocupada e um pouco de medo

  20. 20 kelly
    22.04.2013 às 01:48

    olá, tenho hemorroidas do tipo 1, só me incomodam quando meu intestino solta, uma vez que, tenho o intestino bem regulado. Mas acontece que arde muito quando ocorre esse tipo de situação. Gostaria de saber se posso usar andolba aerososol, quando for defecar para evitar o incomodo.obrigada

  21. 21 Dr. Fernando Valério
    24.04.2013 às 15:58

    Nos casos em que há a irritação das veias anais, principalmente pela dieta e evacuações líquidas, há a necessidade de se usar medicamentos locais e analgésicos nos momentos de crise. Após este período, é interessante que se procure um Proctologista para fazer com que o quadro de hemorroidas seja controlado ou curado. Nos casos de hemorroidas grau I, 80% dos pacientes melhoram somente com o controle do funcionamento intestinal e da dieta.

  22. 22 Dr. Fernando Valério
    24.04.2013 às 15:59

    As hemorroidas podem causar diversos sintomas, como o sangramento anal, a dor anal, o inchaço da região, o prolapso hemorroidário, o ardor, o calor e o prurido na região anal.

  23. 23 Dr. Fernando Valério
    24.04.2013 às 16:01

    Alguns exercícios, principalmente os que aumentam a pressão dentro do abdome (intra-abdominal), podem fazer com que pacientes com hemorroidas entrem em crise, e passem a ter dor local e sangramento. Nos casos extremos, pode ocorrer uma trombose hemorroidária.

  24. 24 Dr. Fernando Valério
    24.04.2013 às 16:03

    As hemorroidas são tratadas de maneira ambulatorial (no consultório) ou através de cirurgia dependendo do seu tipo e grau. Nas hemorroidas externas, a cirurgia tem um espaço maior e é mais resolutiva. No caso das hemorroidas internas, tudo dependerá do grau, podendo-se usar procedimentos ambulatoriais (como a ligadura elástica) para casos iniciais e intermediários, e a cirurgia para os casos mais avançados (grau IV).

  25. 25 Dr. Fernando Valério
    24.04.2013 às 16:04

    O sangramento anal é um sintoma comum das hemorroidas, e por isso deve ser tratado. Dependendo do grau das hemorroidas, um tratamento adequado será indicado pelo Proctologista.

  26. 26 Dr. Fernando Valério
    24.04.2013 às 16:06

    Nos casos de hemorroidas internas mas que não retornam mais ao canal anal (grau IV), a cirurgia está indicada. O método cirúrgico em questão será escolhido pelo Proctologista que acompanha o caso.

  27. 27 Dr. Fernando Valério
    24.04.2013 às 16:07

    O pós-operatório de cirurgia de hemorroidas costuma ser doloroso e restritivo a algumas atividades físicas, principalmente nas duas primeiras semanas de pós-operatório. O importante neste período é manter uma dieta rica em fibras, boa hidratação e usar os medicamentos prescritos adequadamente.

Deixe um comentário